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  • #61
    Usuário Avatar de valmirzuge
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    Julhos,

    É exatamente como o kim explicou. Acho que voce está equivocado com a entrada da reduzida jpx, a minha era com luva estria fina, o torneiro cortou fora e soldou a luva com estria grossa da foto, que encaixou no eixo entalhado do cambio 240v. Amanha vou na oficina tirar mais umas fotos.
    Kim, o mecanico me falou que com esta flange nao há necessidade da porca do eixo, alem disso o eixo ficará bem justo dentro da flange da reduzida, nao havendo possibilidade de folga horizontal, vamos ver no que vai dar.

  • #62
    Usuário Avatar de Kim
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    Valmirzuge!

    Bem, na minha opinião, deveria ter a porca sim.
    A porca é que segura o eixo da árvore primária, sem ela, o eixo correrá dentro das engrenagens causando estragos consideráveis nelas, bem como mandará o eixo piloto para o céu das peças usadas...

    Olhe a imagem


    O eixo vai da direita, até dentro da primeira engrenagem da esquerda.

    Causando isso


    Isso


    Peça mais opiniões, para não ter prejuízos.

  • #63
    Usuário Avatar de valmirzuge
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    kim,

    Acho que voce tem razao, o eixo apesar de nao poder correr pra fora, pode correr pra dentro da caixa. Agora nao sei como resolver isso, pois a luva já está soldada no eixo da reduzida, mas ele é todo oco, entao talves dê para usinar ele por tras pra colocar a porca, vai ser bem complicado.

  • #64
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    Todo conjunto do trem de engrenagens superior do cambio é preso pela porca na ponta do eixo entalhado,se não tiver, o conjunto fica solto provocando o desalinhamento das engrenagens,dificuldade de engrenar as marchas e até a quebra do cambio.
    A porca aperta a engrenagem contra o rolamento e este estando preso a carcaça por um anel de retenção,não deixa o eixo se deslocar longitudinalmente.

    Engesa F1 + motor de Silverado GM 4.1 MPFI + 240V-foto0277.jpgEngesa F1 + motor de Silverado GM 4.1 MPFI + 240V-foto0254.jpg



    Citação Postado originalmente por valmirzuge Ver Post
    kim,

    Acho que voce tem razao, o eixo apesar de nao poder correr pra fora, pode correr pra dentro da caixa. Agora nao sei como resolver isso, pois a luva já está soldada no eixo da reduzida, mas ele é todo oco, entao talves dê para usinar ele por tras pra colocar a porca, vai ser bem complicado.

  • #65
    Usuário Avatar de valmirzuge
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    Roger

    Eu já entendi e confirmei com o mecanico, pensei na seguinte soluçao: furar o eixo da reduzida e usinar um parafuso de aço no comprimento certo, colocando uma porca larga na ponta que sirva no entalhado da caixa, assim daria para introduzi-lo pela trazeira do eixo e dar o aperto por fora.
    Engesa F1 + motor de Silverado GM 4.1 MPFI + 240V-luva1.jpg

  • #66
    Usuário Avatar de Kim
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    Pode ser!

    Faça em barra sextavada,
    Engesa F1 + motor de Silverado GM 4.1 MPFI + 240V-barra-sextavada.jpg

    use locktite, pois na por porca original, existe uma aba para travar, como nas porcas de homocinética.

  • #67
    Usuário Avatar de valmirzuge
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    kim,

    pensei num pingo de solda, como vai ser na parte externa da extremidade do eixo fica facil de remover com esmerilhadeira. Semana que vem levo a ideia pro torneiro e volto a contar as novidades.

  • #68
    Usuário Avatar de URSO 4X4
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    Eu fiz no meu javali o cambio 240v e a reduzida do jpx separadas unidas por um eixo de peugeot e outro da vw,ja que na saída do cambio usinei uma tulipa da kombi com seu deslizante,agora fiz uns testes fortes e quebrou a solda do eixo,(um lado vw outro peugeot)tudo indica que o torneiro fez um serviço ruim,mais fico na duvida se não foi por elas trabalharem separadas e isso na hora que trepidava quebrou por elas fazerem força em sentido oposto.
    Agora estou pesquisando antes de soldar novamente ou usar outro recurso,para unir os dos cambios como esta descrito acima,deveria fazer novos cardans,mudar assoalho pelo fato das alavancas e refazer os coxins da t case,sinceramente espero que não seja essa a unica solução pois então fora o custo vou que refazer meio jipe.
    Srs aceito sugestões,palpites e soluções que eu desconheça ou simplesmente não tenha pensado nas mesmas.
    desde ja agradeço

  • #69
    Usuário Avatar de julhos
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    Citação Postado originalmente por Roger Nunes Ver Post
    Todo conjunto do trem de engrenagens superior do cambio é preso pela porca na ponta do eixo entalhado,se não tiver, o conjunto fica solto provocando o desalinhamento das engrenagens,dificuldade de engrenar as marchas e até a quebra do cambio.
    A porca aperta a engrenagem contra o rolamento e este estando preso a carcaça por um anel de retenção,não deixa o eixo se deslocar longitudinalmente.
    Meus amigos Kim e Roger, desde já peço desculpas pela minha ignorância e falta de conhecimento, no entanto não estou conseguindo "visualizar" essa tal porca de forma alguma.
    Já estou com a reduzida e todas as peças na mão pronto para dar andamento a adaptação, no entanto não estou conseguindo compreender como fazer e onde colocar essa porca.
    Gostaria de ter certeza antes de dar segmento ao serviço já que depois de usinar e meter solda pode ser tarde de mais.

    Desde já um grande abraço a todos,

    Julio Cesar.
    -Troller T4 (Fandangos)-Laranja,Trepator 35",Px Cobra & LSD.
    -Engesa F1 (Sororoca)-Laranja Nepal,Lodo 285,Guincho Mile Marker & Bloqueio Ensimec.

  • #70
    Usuário Avatar de Walter da Camper
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    É bem provável que a quebra tenha sido ocasionada pela movimentação desigual entre as caixas. O câmbio acompanha a torção do motor sobre seus coxins e a t-case separada não o faz, recaindo a diferença sobre o eixo.
    Se tiver que manter a reduzida divorciada do câmbio, terá que usar um eixo com 2 cruzetas (ou quem sabe 2 tulipas...)

    Citação Postado originalmente por URSO 4X4 Ver Post
    Eu fiz no meu javali o cambio 240v e a reduzida do jpx separadas unidas por um eixo de peugeot e outro da vw,ja que na saída do cambio usinei uma tulipa da kombi com seu deslizante,agora fiz uns testes fortes e quebrou a solda do eixo,(um lado vw outro peugeot)tudo indica que o torneiro fez um serviço ruim,mais fico na duvida se não foi por elas trabalharem separadas e isso na hora que trepidava quebrou por elas fazerem força em sentido oposto.
    Agora estou pesquisando antes de soldar novamente ou usar outro recurso,para unir os dos cambios como esta descrito acima,deveria fazer novos cardans,mudar assoalho pelo fato das alavancas e refazer os coxins da t case,sinceramente espero que não seja essa a unica solução pois então fora o custo vou que refazer meio jipe.
    Srs aceito sugestões,palpites e soluções que eu desconheça ou simplesmente não tenha pensado nas mesmas.
    desde ja agradeço

  • #71
    Usuário Avatar de valmirzuge
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    aí vai as fotos da minha adaptacao.

    Engesa F1 + motor de Silverado GM 4.1 MPFI + 240V-tcase1.jpgEngesa F1 + motor de Silverado GM 4.1 MPFI + 240V-tcase2.jpgEngesa F1 + motor de Silverado GM 4.1 MPFI + 240V-tcase3.jpgEngesa F1 + motor de Silverado GM 4.1 MPFI + 240V-tcase4.jpgEngesa F1 + motor de Silverado GM 4.1 MPFI + 240V-tcase5.jpg

  • #72
    Usuário Avatar de URSO 4X4
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    Citação Postado originalmente por Walter da Camper Ver Post
    É bem provável que a quebra tenha sido ocasionada pela movimentação desigual entre as caixas. O câmbio acompanha a torção do motor sobre seus coxins e a t-case separada não o faz, recaindo a diferença sobre o eixo.
    Se tiver que manter a reduzida divorciada do câmbio, terá que usar um eixo com 2 cruzetas (ou quem sabe 2 tulipas...)
    Acredito q vc esteja certo estou pensando em colocar uma cruzeta central,assim ela absorveria as diferencias,aguardo mais opiniões.
    desde ja obrigado

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