x
Convex Datacenter
Página 7 de 8 PrimeiroPrimeiro 12345678 ÚltimoÚltimo
Resultados 73 a 84 de 91
    Usuário Avatar de URSO 4X4
    Entrada
    25/07/2009
    Local
    floripa/SC
    Agradecimentos: 0

Sres,a quem possa interesar,pensei em tornear novamente a peça que sai do cambio,onde originalmente parafusa a cruzeta,e eu soldei o soporte para tulipa da kombi,colocar uma flange parafusada fixa,e colocar como falei encima uma cruzeta no meio.
    Outra opção seria colocar duas cruzetas,tenho que pegar a estria macho peugeot que entra na reduzida jpx,soldar um yoke para cruzeta,e fazer o mesmo do outro lado so que não tem espaço fisico para duas cruzetas e mais o eixo.
    Então acho que a solução mais viavel,sería a primeira ja que olhando redutores de caminhões usam uma cruzeta central,as caçambas também usam uma cruzeta central para acionar o pistão;
    mais uma vez espero suas opiniões antes de refazer o serviço,grato mais uma vez

Usuário
    Entrada
    28/05/2004
    Local
    Campos dos Goytacazes/RJ
    Agradecimento: 1
    Citação Postado originalmente por URSO 4X4 Ver Post
    Sres,a quem possa interesar,pensei em tornear novamente a peça que sai do cambio,onde originalmente parafusa a cruzeta,e eu soldei o soporte para tulipa da kombi,colocar uma flange parafusada fixa,e colocar como falei encima uma cruzeta no meio.
    Outra opção seria colocar duas cruzetas,tenho que pegar a estria macho peugeot que entra na reduzida jpx,soldar um yoke para cruzeta,e fazer o mesmo do outro lado so que não tem espaço fisico para duas cruzetas e mais o eixo.
    Então acho que a solução mais viavel,sería a primeira ja que olhando redutores de caminhões usam uma cruzeta central,as caçambas também usam uma cruzeta central para acionar o pistão;
    mais uma vez espero suas opiniões antes de refazer o serviço,grato mais uma vez
    Fotos ajudariam muito a visualização do que foi feito e o que pode ser melhorado!

Usuário
    Entrada
    28/05/2004
    Local
    Campos dos Goytacazes/RJ
    Agradecimento: 1
    Citação Postado originalmente por julhos Ver Post
    Meus amigos Kim e Roger, desde já peço desculpas pela minha ignorância e falta de conhecimento, no entanto não estou conseguindo "visualizar" essa tal porca de forma alguma.
    Já estou com a reduzida e todas as peças na mão pronto para dar andamento a adaptação, no entanto não estou conseguindo compreender como fazer e onde colocar essa porca.
    Gostaria de ter certeza antes de dar segmento ao serviço já que depois de usinar e meter solda pode ser tarde de mais.

Desde já um grande abraço a todos,

Julio Cesar.
    Julhos, a solução encontrada pelo Valmirzuge pode servir para você clarear as idéias. Ou não?

Usuário Avatar de URSO 4X4
    Entrada
    25/07/2009
    Local
    floripa/SC
    Citação Postado originalmente por Roger Nunes Ver Post
    Fotos ajudariam muito a visualização do que foi feito e o que pode ser melhorado!
    Ok amanha postarei fotos obrigado

Usuário Avatar de julhos
    Entrada
    28/01/2009
    Local
    Cidade Maravilhosa/RJ
    Boa tarde pessoal.
    Fiquei um tempo afastado no entanto decidi ressuscitar o Engesa e finalizar, de uma vez por todas, o meu projeto de adaptação da reduzida JPX.
    Li e reli o tópico e decidi colocar de lado o meu projeto inicial e copiar a ideia do Valmir que pareceu ser bem mais simples e barata do que a minha.
    Ao invés de retrabalhar o eixo entalhado do meu câmbio, comprei uma Yoke que servirá como luva e será soldada sobre a luva original da reduzida JPX. Além disso, ao invés de perder tempo confeccionando uma flange ou mesmo soldando aço fundido, que com o tempo quebra, optei por novamente seguir a ideia do Valmir e simplesmente comprar a saída / focinho do cambio 240f / 280f que será aparafusado a travessa da reduzida do JPX.
    Um mecânico amigo meu comentou, mas não tinha plena certeza, que existe um eixo entalhado com a estria do JPX (que é clark) e cabe "plug&play" na Clark 240V não sendo necessário assim confeccionar a tal luva. Alguém já ouviu falar sobre esse tal eixo?
    Fora isso, minha maior dúvida no momento, é sobre o tópico levantado pelo Kim em relação ao tal parafuso que deveria fixar o eixo entalhado não deixando que o mesmo deslize.
    Vi que o Valmir fez uma espécie de parafuso, mas não entendi bem a sua função. O objetivo é "puxar" o eixo entalhado contra a carcaça do câmbio para que o mesmo não deslize para dentro do câmbio? Pois após uma rápida olhada em meu câmbio acredito que o eixo não deslizará para dentro pois existe um anel sigma junto ao rolamento que parece funcionar como limitador.
    De qualquer forma irei tentar entrar em contato com o Valmir e descobrir se o sistema tem funcionado bem até o momento.

Desde já obrigado a todos pela ajuda!
    -Troller T4 (Fandangos)-Laranja,Trepator 35",Px Cobra & LSD.
    -Engesa F1 (Sororoca)-Laranja Nepal,Lodo 285,Guincho Mile Marker & Bloqueio Ensimec.

Usuário Avatar de valmirzuge
    Entrada
    20/02/2010
    Local
    Boqueirao do Leão/RS
    Julhos,

Eu achei que nao precisaria desse parafuso, ainda bem que o kim me alertou e passamos a achar uma soluçao pra isso. Esse parafuso faz a funçao da porca que está no entalhado e prende-o firmemente ao rolamento, se nao fizer isso vai correr o eixo pra dentro da caixa e oscilar, detonando os roletes e consequentemente o cambio todo.
    Creio ser bem dificil achar um eixo que seja "plug&play" para esse conjunto, acho que ainda vale a pena investir o serviço de torno e fazer tudo bem acertado. O problema maior é achar um torneiro bom e disposto a fazer o serviço.
    Estou muito contente com a adaptaçao, já faz um ano e meio e nunca mais o cambio/tcase foi mexido, e olha que faço muito trilha, e trilha pesada.

Citação Postado originalmente por julhos Ver Post
    Boa tarde pessoal.
    Fiquei um tempo afastado no entanto decidi ressuscitar o Engesa e finalizar, de uma vez por todas, o meu projeto de adaptação da reduzida JPX.
    Li e reli o tópico e decidi colocar de lado o meu projeto inicial e copiar a ideia do Valmir que pareceu ser bem mais simples e barata do que a minha.
    Ao invés de retrabalhar o eixo entalhado do meu câmbio, comprei uma Yoke que servirá como luva e será soldada sobre a luva original da reduzida JPX. Além disso, ao invés de perder tempo confeccionando uma flange ou mesmo soldando aço fundido, que com o tempo quebra, optei por novamente seguir a ideia do Valmir e simplesmente comprar a saída / focinho do cambio 240f / 280f que será aparafusado a travessa da reduzida do JPX.
    Um mecânico amigo meu comentou, mas não tinha plena certeza, que existe um eixo entalhado com a estria do JPX (que é clark) e cabe "plug&play" na Clark 240V não sendo necessário assim confeccionar a tal luva. Alguém já ouviu falar sobre esse tal eixo?
    Fora isso, minha maior dúvida no momento, é sobre o tópico levantado pelo Kim em relação ao tal parafuso que deveria fixar o eixo entalhado não deixando que o mesmo deslize.
    Vi que o Valmir fez uma espécie de parafuso, mas não entendi bem a sua função. O objetivo é "puxar" o eixo entalhado contra a carcaça do câmbio para que o mesmo não deslize para dentro do câmbio? Pois após uma rápida olhada em meu câmbio acredito que o eixo não deslizará para dentro pois existe um anel sigma junto ao rolamento que parece funcionar como limitador.
    De qualquer forma irei tentar entrar em contato com o Valmir e descobrir se o sistema tem funcionado bem até o momento.

Desde já obrigado a todos pela ajuda!

Usuário Avatar de julhos
    Entrada
    28/01/2009
    Local
    Cidade Maravilhosa/RJ
    Boa tarde Valmir e novamente obrigado pela ajuda!
    Conforme havíamos conversado por mensagem privada e visando facilitar a vida dos demais que possivelmente se interessem em realizar tal adaptação, o tal "focinho" que será utilizado como flange é do câmbio 280f 4x2 que possuía freio de mão na caixa de câmbio (por isso ele possui furação em ambos os lados diferente do 240f 4x2).
    Engesa F1 + motor de Silverado GM 4.1 MPFI + 240V-flange-1.jpg Engesa F1 + motor de Silverado GM 4.1 MPFI + 240V-flange-2.jpg
    Mas agora restam as dificuldades com os cardãs, o tal parafuso para não deixar o eixo "deslizar" e o suporte do conjunto.
    No caso da transmissão do meu F1, todo o conjunto era fixado por uma travessa que era aparafusada em um suporte na t-case. Como a t-case original foi removida e a t-case do JPX não possui suporte posterior (extremidade) estou pensando em utilizar as "orelhas" da travessa que originalmente fixam o conjunto no JPX. Sendo que no caso do Valmir eu notei que ele removeu tais orelhas.
    Engesa F1 + motor de Silverado GM 4.1 MPFI + 240V-suporte-travessa.jpg
    Valmir você possui alguma foto de como foi feita a fixação do conjunto em seu carro?
    No caso de utilizar a própria travessa do JPX alguém me aconselha algum calço resistente e com bom custo x benefício? Eu pretendo fazer algo realmente robusto mas tenho receio de ficar muito rígido e com isso quebrar na flange.
    -Engesa F1 (Sororoca)-Laranja Nepal,Lodo 285,Guincho Mile Marker & Bloqueio Ensimec.

Usuário Avatar de julhos
    Entrada
    28/01/2009
    Local
    Cidade Maravilhosa/RJ
    Minha outra dúvida seria sobre a melhor solução em relação a modificação dos cardãs.
    Eu pretendo utilizar peças feitas e o mínimo de serviço de torneiro possível. No caso do Valmir ele relatou que cortou as forquilhas originais da transmissão do engesa e refez suas bases no torneiro a fim de aparafusá-las na flange de acoplamento do JPX.
    Eu até já comprei o conjunto "forquilhas + cruzeta + luva" do JPX visando simplesmente substituí-las, no entanto as cruzetas originais do Engesa parecem ser MUITO mais robustas e por tal razão estou descartando a possibilidade.

Usuário Avatar de julhos
    Entrada
    28/01/2009
    Local
    Cidade Maravilhosa/RJ
    Ainda de acordo com o tópico, as cruzetas do Engesa F1 originalmente são 82mm na saída dianteira (semelhante ao Jeep Willys e JPX) e 92mm na saída traseira. Eu pretendo manter essa configuração.
    Minha ideia, também já comentada no tópico, seria utilizar a flange (garfo) original da Toyota Bandeirante, que também trabalha com cruzetas 92 mm, e manter o restante do conjunto original Engesa. Eu queria apenas remover o garfo original e substituí-lo por um que pudesse ser aparafusado.
    Será que as cruzetas original do engesa serão "plug&play" na flange (garfo) da toyota e JPX? Espero que sim.
    Esses são os conjuntos que comprei. Ambos originais JPX:
    Engesa F1 + motor de Silverado GM 4.1 MPFI + 240V-yoke.jpg
    Essa é a flange da Toyota que pretendo adaptar no conjunto de cardã original engesa e aparafusá-la na saída da t-case do JPX:
    Engesa F1 + motor de Silverado GM 4.1 MPFI + 240V-flange-toyota.jpg
    A furação infelizmente não bate, mas pretendo resolver isso abrindo uma nova furação ou fazendo estojos.
    Engesa F1 + motor de Silverado GM 4.1 MPFI + 240V-flange-toyota-furacao.jpg
    Essa é a flange original JPX:
    Engesa F1 + motor de Silverado GM 4.1 MPFI + 240V-flange-jpx.jpg
    Sugestões?

Usuário Avatar de Léo_Babiski
    Entrada
    07/07/2006
    Local
    Belo Horizonte/MG
    Está sofrendo à toa... usa o flange do J com cruzeta de willys/f1000 (skf 25,00). Rodo com esse conjunto desde 2009 quando comprei o jipe. A espiga da luva jpx é a mesma da c10.
    Vamu que Vamu !

Usuário Avatar de julhos
    Entrada
    28/01/2009
    Local
    Cidade Maravilhosa/RJ
    Citação Postado originalmente por Léo_Babiski Ver Post
    Está sofrendo à toa... usa o flange do J com cruzeta de willys/f1000 (skf 25,00). Rodo com esse conjunto desde 2009 quando comprei o jipe. A espiga da luva jpx é a mesma da c10.
    Léo na verdade minha maior preocupação é fazer uma adaptação com bom custo x benefício. Meu objetivo, antes de partir para uma adaptação com substituição das espigas, garfos e cruzetas, é tentar aproveitar ao máximo as peças que já possuo (originais).
    Pretendo manter a cruzeta de 92mm pois esta já está montada no conjunto garfo + cardã original do meu carro. Minha intensão é apenas "casar" uma flange, que também terá que ser de 92mm, no conjunto original. O problema está sendo encontrar uma flange, com base de aparafusar, que case exatamente com o garfo original do cardã do engesa (talvez a da toyota caiba mas ainda não testei).
    Já na dianteira pretendo fazer exatamente a mesma coisa, ou seja, utilizar a flange do JPX (que já tenho) e tentar montá-la no conjunto garfo + cardã original do engesa utilizando a cruzeta de um deles (teoricamente é a mesma).
    Provavelmente terei que alterar o comprimento dos cardãs, embora eu espere que não, e neste caso penso em aumentar o tamanho das luvas dos garfos a fim de obter maior curso (após a reduzida o próximo passo será aumentar radicalmente o curso de suspensão e já quero estar preparado para isso) embora ainda não tenha certeza de como fazê-lo. Talvez comprar outro garfo com luva, cortar o garfo propriamente dito e soldar uma luva na outra e depois encamisar ambas em um tubo um pouco mais grosso.

Usuário Avatar de Léo_Babiski
    Entrada
    07/07/2006
    Local
    Belo Horizonte/MG
    Entendi Julhos, provavelmente trocar apenas a espiga resolve seu problema, e se, realmente precisar mexer nos cardans, é mais uma boa justificativa para tal. Eu não me recordo ao certo se o troller usa a mesma cruzeta da band, da uma conferida no flange do trolha. abs.
    Vamu que Vamu !

• Classificados ANUNCIE GRÁTIS

AQUI VOCÊ ENCONTRA TUDO

Informações de Tópico

Usuários Navegando neste Tópico

Há 1 usuários navegando neste tópico. (0 registrados e 1 visitantes)

Tópicos Similares

1. vendo motor 4.1 mpfi da silverado
      Por tiagoandres no fórum Vendem-se Peças e Acessórios
      Respostas: 7
      Última resposta: 13/02/2009, 08:40
    2. Compro Motor 4.1 MPFI Silverado completo
      Por ArthurC no fórum Compram-se Peças e Acessórios
      Respostas: 0
      Última resposta: 24/10/2006, 11:26
    3. Motor de Silverado 4.1 MPFI
      Por tiagoandres no fórum Rural, F-75 e F-85
      Respostas: 4