Forester: consumo e câmbio
Minha forester faz na cidade entre 9,5 e 10 km/litro (com ar-condicionado) e na estrada mais ou menos a mesma coisa. O detalhe é que, na estrada, o carro anda a 140, 160 com facilidade e isso interfere no consumo. Além disso, ando com o ar-condicionado ligado o tempo todo. Quanto ao câmbio, na primeira viagem que fiz com o carro (para Itacaré, em julho), não sabia como lidar com os três modos de condução: drive, sport e manual. Em estradas, o drive causa em aclives a desagradável busca por velocidade constante com alternância entre 3ª e 4ª marchas e o modo sport torna o carro mais ágil, mas aumenta o consumo.
Resolvi o problema usando o modo manual. Pude perceber no modo manual a excelente retomada do forester e hoje, na estrada, uso em 90% do tempo, o modo manual. Na cidade, uso o drive. Quanto à força do veículo, posso dizer que ele anda bem, principalmente se observarmos que ele é um 2.0. Ele arranca bem e tem excelente retomada, mas, evidentemente, não se compara com o turbo. Dos exatos 16.100 km rodados do meu carro, cerca de 10.000 km foram rodados em viagens, na verdade 2 viagens! Uma à Bahia e outra ao sul do país. Viajei com minha mulher e dois filhos pequenos e o carro se mostrou impecável: confortável, econômico e seguro. Recomendo. Recomendo também a forester turbo (que faz cerca de 6 km/litro) e, principalmente, recomendo os carros da Subaru: são de outro mundo.