Postado originalmente por
Daniel Albuquerque
opa, acho que não me expressei bem, eu quis dizer que uma taxa de compressão mais alta é sinônimo de uma maior eficiência, sei que a taxa dos MWM sprint rondam os 17,5 mas é porque eles são motores projetados para não dar problema com o nosso diesel (se é que podemos chamar de diesel esta mistura "grossa" presente nas bombas), infelizmente nosso diesel não permite o uso seguro de taxas muito maiores que isto.
mas taxas menores que 17 em motores diesel sinalizam para uma possível dependência integral do turbo, além da altíssima potência específica.
não é à toa que adoro os MWM, meu pai trabalhava em uma S10 (que eu já descrevi anteriormente) que já está com mais de 320.000kms e nunca teve seu motor aberto, e que anda em regime de trabalho severo visto que é um carro que roda mais de 10hrs por dia direto e à velocidade de cruzeiro em viagens de 140km/h ~ 175km/h (media de 160km/h). além de ser super-econômico pois nunca fez nenhuma media abaixo de 10km/l, e isto no pé do meu pai que trabalha sempre em rotação de desempenho.
abraços!