Galera, conforme prometido, aproveitando esse período de folgas extras, logo cedo chamei um táxi [...a Hilux ficou na garagem de um hotel, no Rio] e fui "passear" nas concessionárias aqui de Aracaju.
Primeiro, fui na concessionária Nissan. Dei sorte, a loja estava com poucos clientes. Solicitei a "apresentação" da
Frontier SEL AT. Só tinha a destinada para os testes. Fui sincero... falei que tinha uma
Hilux SRV AT, mas que como sou apaixonado por picapes, gostaria de "conhecer" a novidade. A consultora de vendas sugeriu o
test drive. Foi a senha!
A "pista de prova" era urbana e não permitiu acelerar até algo tipo 140 ph, mas foi possível constatar que a picape tem uma arrancada muito forte. Pisei [bem] fundo, num dos momentos e os pneus "cantaram" uma beleza; senti as costas grudarem no encosto do banco!
Resumindo minhas impressões:
* Pontos "altos":
design [externo]com linhas modernas, espaço muito bom no banco traseiro, robustez da tampa traseira [principalmente as reforçadas dobradiças],
size das rodas [16"] e a instrumentação de painel. Além disso, achei legal o relevo [baixo] no pára-choques traseiro, facilitando pessoas de baixa estatura acessarem a caçamba.
* Pontos "médios": acabamento interno [...o couro utilizado na tapeçaria poderia ter sido de melhor qualidade] , tamanho da caçamba [tem praticamente as mesmas dimensões 1.513x1.494x454 milímetros, contra 1.520x1.515x450 milímetros da Hilux].
* Pontos "fracos":
ND. Um simples
test drive NÃO permite pontuar "defeitos"! Talvez, até por ignorância de minha parte, "confio" mais no sistema de acionamento de tração por alavanca. Na
Frontier SEL, esse dispositivo é através de um botão. Mesmo assim destaco um detalhe: funciona por "giro" no sentido horário e, da posição H4 para L, é necessário um
push, para evitar que se tente acionar acidentalmente ou quando o veículo estiver numa velocidade incompatível com o LOW. Apenas ouso afirmar que, se EU tivesse de escolher, ainda prefiro a
Hilux SRV AT. Mas esclareço que essa minha opção é tão somente pessoal, mesmo porque ainda é muto cedo para avaliar.
Bom, aproveitei e solicitei as informações mais importantes para justificar esse meu relato.
Preço: R$ 120.700,00 -
Prazo de entrega [previsto]: 20 a trinta dias [dependendo da cor]. Cheguei a pedir uma "simulação" na hipótese de um valor de entrada de R$ 85.000,00. A resposta foi essa aqui: [R$ 85.000,00 + 18 prestações de R$ 2.342,88 ou 24 prestações de 1.825,21.
Fazendo as contas, chega-se aos seguintes números:
* À vista: R$ 120.700,00
* Entrada de R$ 85.000,00 + 18 prestações: 127.171,84 [+ 5,36% em relação ao valor AV]
* Entrada de R$ 85.000,00 + 24 prestações: 128.805,04 [+ 6,71% em relação ao valor AV].
Agora, o resumo do passeio nas revendas Mit e Toy:
Na concessionária Motopop NÃO tinha
Triton nem para
test drive! Disseram que há filas de interessados e que estão recebendo poucas unidades. Insisti para saber o preço e o prazo "real" para entrega da versão AT [diesel]. A resposta: R$ 130.000,00. O rapaz que me entendeu preferiu não arriscar e precisar um prazo para entrega. Fui quase chato e perguntei: Há chance de receber em 45 dias? O sujeito se limitou a responder: Talvez um pouco mais!
No cafezinho lá na Toyota onde comprei a
Hilux, repeti as perguntinhas básicas. Preço: R$ 119.900,00 - Prazo de entrega: 45 dias [com tolerância de mais quinze!].
Essa é a minha colaboração para enriquecer o tópico. Certamente outras virão, afinal tem gente "de olho" nas novidades do mercado. Faço com prazer, afinal sou um apaixonado por picapes. A seguir, uma tabelinha que editei para facilitar e orientar os interessados em comprar as picapes "tomáticas". No arquivo anexado como imagem, a
Data Sheet da
Frontier SEL AT.
[]s