Citação:
Postado originalmente por
Robertorcv
Meu pequeno comentário gerou belas discussões!!! Que maravilha...
A verdade é: nenhuma Pick-up a diesel da nova safra está isenta de problemas, todas estão dando dor de cabeça aos proprietários. Alguém comentou lá atras sobre uma Hilux 2008, mas esqueceu que em 2008 o motor era "menos fresco" do que os de hoje. Tive uma S10 tornado 2008, vendi ela com 120,000 km sem ter ido na Css também, era só troca de óleo e filtros. Foram trocados somente itens de desgaste natural e um conector de um bico injetor...Hoje ela está com 250.000 mil Km e o motor está Standard! Se lançassem uma Flex com motor V6 e 4x4 eu iria ser o primeiro a comprar...manutenção mais barata e consumo praticamente igual. Aqui hoje o S10 custa 2,70 e a Gasosa 2,83...
João,
Comprei as pastilhas Trw, porém não as coloquei mesmo...ganhei da Gm outras em garantia.
Galera, realmente muito bom a gente debater estes assuntos.
Cada um tem uma perpectiva, um ponto de vista.
Ontem fui fazer minha revisão de 10mil KM (4 x R$64,00), fui buscar a s10 e estava conversando com o mecanico chefe da CSS Sinoscar de Novo Hamburgo - RS, sobre a durabilidade dos motores a Diesel.
Ele estava me explicando que de 2009/2010 pra cá, com o Diesel S10/S50 e o S500/S1800 ocorre um fenomeno na mistura dele, que é a criação de uma borra no tanque e carbonização do motor. Ele me mostrou uma garrafa 2L com 1 L do S10 e S500, e formou 1 cm de uma baba preta em baixo, bem espessa.
Ele comentou que todos os problemas relacionados a S10 que estão dando problemas no motor, estão relacionados a quem nao cuida o combustivel, ou nem sabe a diferença do S10/S50 e S500/S1800. Tambem tem os usuarios que eventualmente misturam, numa viagem um ou outro combustivel. E o problema de água no Diesel S10/S50 que decanta nos tanques dos postos.
De acordo com ele, nao tem historia... se misturou, tem que fazer uma limpeza do sistema de injeção e do tanque... Se rodar somente com S10/S50 tudo bem... ou somente S500/S1800 em uma emergencia, mas se misturou, ja era. É pior coisa que se pode fazer.
Comentou outro item, se estiver viajando, e nao tiver s10/s50, deve-se esvaziar o maximo possivel o tanque e daí colocar o S500/S1800 o minimo possivel ate chegar ao proximo posto com S10/S50. E em hipotese nenhum misturar os dois no tanque.
Ele me garantiu, se rodar sempre, apenas com S10 não da problema. Trocar sempre os filtros de combustivel, oleo...
Me deu a referencia:
http://www.br.com.br/wps/wcm/connect...df?MOD=AJPERES
Diesel S10 e suas diferenças para o Diesel S50 | Petropuro
http://www.petropuro.com.br/blog/wp-.../diesels10.jpg
Muitas pessoas tem nos perguntado sobre as diferenças entre o Diesel S10 e o Diesel S50. De maneira simples o que mudou foi a quantidade de enxofre presente no diesel, que passou de 50 partes por milhão (S-50) para 10 partes por milhão (S-10), o que reduz a quantidade de NOx, SOx e outros materiais particulados quando da sua queima. IMPORTANTE: a cor do S-10 é a mesma do S-50 (incolor a levemente amarelado, enquanto o S-500 é vermelho e o S-1800 amarelo escuro a laranja com traços de marrom) para saber se é S-10 ou S-50 é preciso verificar a indicação da bomba.
Mas as perguntas não param por aí, elas sempre vem acompanhadas de e o que isso muda para o meu veículo? É apenas a diminuição da emissão de gases poluentes? O Diesel S-10 traz algum benefício além de contribuir para o meio ambiente?
Sim! O Diesel S-10 passa por um processo de refino diferente, o que eleva seu nível de cetano. Enquanto o Diesel S-500/1800 tem cetano de 42, o Diesel S-50 apresenta 46 e o S-10 tem cetano de 48. Isso melhora a qualidade da ignição, principalmente a partida a frio e o desempenho do veículo.
Outra vantagem (que para alguns pode não ser inicialmente uma vantagem, já iremos falar sobre isso) é o fato do Diesel S-10 ser mais solvente que o Diesel comum (S-500/1800), isso significa que ele possui mais hidrogênio, e assim um comportamento ligeiramente mais solvente de sujeiras. Segundo a própria Petrobrás:Mal comparando, é como se ele fosse mais próximo de um querosene e, sabidamente, o querosene é mais capaz de limpar uma superfície que o óleo diesel tradicional.
Para os veículos novos, que desde o início estão sendo abastecidos com o Diesel S-10 (ou que já começaram sendo abastecidos com o S-50 e agora migraram para o S-10) isso é uma grande vantagem, já que se tomadas as devidas precauções (abastecer em postos com filtros adequados, que filtrem o diesel no ato do abastecimento; manter o tanque cheio quando for ficar estacionado períodos maiores; não deixar o veículo parado com combustível no tanque por mais de 15 dias, etc) a tendência é que haja uma menor formação de sedimentos no tanque e nos componentes do sistema de combustível.
Fica aqui novamente a nossa dica: Antes de trocar e passar a utilizar os diesel S-50 e S-10, faça uma lavagem completa do tanque com sistema próprio para tal finalidade como o ULITEC, troque os filtros e limpe todo o sistema de injeção/combustível.
Cuide bem do combustível do seu veículo, abasteça em postos que possuem filtros desidratantes, que sejam de sua confiança e aproveite as vantagens do Diesel S-10.
Veja como proceder a lavagem de tanque clicando aqui, e não se esqueça de conferir também o post sobre os tipos de filtros que são utilizados nos postos clicando aqui.
- See more at: Diesel S10 e suas diferenças para o Diesel S50 | Petropuro
Tem uma reportagem bem legal: Falando do problema da Borra no Biodiesel.
pagina 10 a pagina 13
http://www.metalsinter.com.br/Campanhas/cc_07_10.pdf