Postado originalmente por
Arildo eletricista
Vejo também por ai a linha de raciocínio, apenas discordo sobre o ponto chave, o tempo do óleo subir é importante (nisso quanto mais fino melhor), porem na minha visão, penso que a redução do ruido ocorre pela viscosidade pressurizando mais ou menos os tensores das correntes e atuando nos tuchos hidráulicos, e como cada motor é diferente (mesmo que sejam do mesmo modelo), cada um tem suas particularidades das peças e seus desgastes, alem de ser um motor mundial, usando óleos diversos em países e climas diversos, 5w 30, 5w40, 10w 30, 10w 40, 10w 50, 15w 30, 15w 40, 15w 50, 20w 40, 20w 50, 20w 60, no meu caso 5w40 ficou insuportável e assustador e 15 w40 apenas regular, e 10w40 ficou 100% legal, ainda pode ter a variável de aditivos entre marcas diferentes, talvez se for trocar logo o óleo, o sr' possa tentar um 15w 40 ou 20w 50, mais uma vez desculpem desvirtuar o assunto aqui, podem replicar o post em outro local ou apagar se for o caso.