Achei hoje a noticia na internet....é de 14 de janeiro de 2009.
Para os que gostam do motor da Ranger, quase que certamente a sua sucessora continuará vindo com NGD3.0E
http://www.autodata.com.br/news.php?recid=9616
Navistar e Ford encerram acordo
Terminou de maneira amigável a pendenga judicial que há dois anos envolvia a Ford e a Navistar International nos Estados Unidos, segundo o jornal Chicago Tribune, da quarta-feira, 14. Conforme antecipado por
AutoData, a parceria de quase trinta anos terminará no fim 2009, três anos antes do estabelecido. Pelo contrato inicial a Navistar forneceria motores diesel para as picapes Ford da série F até o fim de 2012.
Daniel Ustian, presidente da Navistar, e Mark Fields, presidente da Ford para as Américas, asseguram que as empresas manterão parcerias em outras áreas, como a joint venture Blue Diamond, que produz peças e caminhões médios.
Pelo estabelecido no acordo, a Ford terá de pagar quantia, ainda não divulgada, à Navistar. Ambas as empresas negaram comentar o impacto financeiro que o litígio provocou. As relações das duas empresas começaram a deteriorar nos últimos dois anos. Em 2007 a Ford entrou com ação judicial contra a Navistar acusando-a de descumprir o contrato de divisão dos custos de garantia, provocados por problemas no sistema de injeção dos motores 6.0, e de aumentar o preço dos novos Power Stroke 6.4, que equipam os modelos 2008 das picapes da Série F.
Em fevereiro do mesmo ano foi a vez de a Navistar acusar formalmente a Ford de falta de pagamento dos novos motores, suspendendo o fornecimento. Dias depois, por decisão judicial, retomou as entregas, mas a Ford foi obrigada a pagar US$ 80 milhões como parte do processo em andamento. Mais uma vez, em junho de 2007, a Navistar entrou com ação contra a Ford, cobrando US$ 11 milhões gastos para desenvolver os motores Lion, que equipariam as picapes F-150 e outros modelos da Série F. A alegação era de quebra de contrato pois a Ford estaria desenvolvendo seus próprios motores baseados nos Lion.
Mercosul - O acordo assegura ainda que os negócios das empresas no Mercosul não serão afetados pela decisão das matrizes. Roberto Alves, gerente de vendas e marketing da MWM International, subsidiária do Grupo Navistar, assegura que o fornecimento dos motores Power Stroke 3.0 para a picape Ranger, produzida na Argentina, está confirmado enquanto a plataforma atual estiver em produção: “A previsão inicial da Ford é mantê-la até 2012 e, caso esse cronograma seja sustentado, buscaremos continuar fornecendo para o novo modelo”.
Os negócios com a Ford representam perto de 19% do volume produzido pela empresa. Em 2008 a MWM International atingiu o US$ 1,1 bilhão em faturamento e produziu 143 mil motores, dos quais 26 mil para a Ranger.