Ver Versão Completa : Engesa FII, o "Fuzileiro"!
Páginas :
1
2
3
4
5
6
7
[
8]
9
10
11
12
13
14
15
16
17
18
19
Tio Eddie
06/03/2011, 17:10
Que epopéia Kim!
Mas quem sabe sabe e chega rodando!..rsrss
[]s
Opa Tio Eddie!
Foi um sufoco!!!!
Estava com medo de estar triturando tudo!!!:parede:
De longe chamava a atenção.
Mais, estou lançando um produto novo no mercado!!!!!!!
Altamente revolucionário!:mrgreen:
Mudará o mercado 4x4!!!:concordo:
Coroa com sobredente!
https://lh6.googleusercontent.com/_FaOIAI9KB0o/TXPw2AcGPUI/AAAAAAAAIB0/5pgJMj-chQ4/s800/06032011523.jpg
E pinhão em pó!!!
https://lh5.googleusercontent.com/_FaOIAI9KB0o/TXPw2rKravI/AAAAAAAAIB4/19pyWvn7mgs/s800/06032011524.jpg
https://lh4.googleusercontent.com/_FaOIAI9KB0o/TXPw3aSHWJI/AAAAAAAAIB8/ZDKkR-PWkZI/s800/06032011527.jpg
Tio Eddie
06/03/2011, 17:59
KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK
Mais um produto tabajara!
Mas aguentar os 38" não é bolinho né?
É Tio, não é bolinho não!!!
Agora, não sei se continuo com as 11x45, ou mudo para 9x44!!
Eita dúvida!!!!
9x44???????????
Me chamaram???????????
Tô precisando de um jogo desses.....
Tem sobrando aí?
Esses 38 não perdoam, hein!
Abs
Viu CAVESO????
Moeu tudo!!!:parede:
E olha que peguei o jipe em janeiro!
Pessoal, o que acham da 9x44 com 38", num motor de no máximo 4.000 rpm?
No meu caso 38" com 9/44 ainda esta longa !
Se montasse meu diferencial hoje usaria 8/43 !
Não pra ter mais força na trilha, mas pra melhorar o escalonamento nos deslocamentos !
Mas meu motor é gasolina e a quinta OD, não sei como isso se comporta no diesel !
[]´s
JCJ
Então JCJ!
Estou na dúvida!
Opine sobre a tabela que postei a alguns post atraz!
Vi as tabelas e continuo achando que para mim, a 8/43 seria a melhor opção.
No meu caso a gasolina o torque maximo chega a 2600 rpm. Pra vc chega mais cedo a 1400rpm pode ser que a 9/44 lhe atenda.
E acho que esta calculadora é mais prática !
http://www.grimmjeeper.com/metric_gears.html
(Utilize ponto e não virgula pra separar as casas decimais, tipo 4.88 se usar 4,88 ela entende 4)
[]´s
JCJ
Kct, vou primeiro aprender a usar a tabela JCJ!!!!!!!
Abraços.
Kim.
Eduardo Velo
07/03/2011, 13:21
Kim , td blz no carnaval de Paranavaí ?? já ficou chupeta ?? ... rsrs
Qto a relação 9x44 dana 44 , é bem provável que o Igor tenha na Rota 4x4 ...
abs ... Edu
paje_tapuya
07/03/2011, 14:15
https://lh5.googleusercontent.com/_FaOIAI9KB0o/TXPw2rKravI/AAAAAAAAIB4/19pyWvn7mgs/s800/06032011524.jpg
https://lh4.googleusercontent.com/_FaOIAI9KB0o/TXPw3aSHWJI/AAAAAAAAIB8/ZDKkR-PWkZI/s800/06032011527.jpg
Já tirei duas t-case fase 1 assim do Hulk. hehehehe Perkinho turbo com 33". Faz estrago, acho que a nova vai segurar a onda...
Kim,
Rapaz 9/44 eu acho que fica curto pacas... Uso 13/43 e ainda acho curto.. E antes que esqueça bem vindo ao clube de pneus grandes + motor torcudo kkkk
Entende agora pq o meu quebra? Ou melhor quebrava depois dos ensimec e souber Nao quebrou mais nada kkkkk
Quando chegar em casa faço os comparativos de relação pela tabela e posto. Agora To no celular Nao da pra usar a tabela Kkk
Abracos
MaGao!
O semi que quebrou foi o dianteiro!
Atraz foi a c&p!
Estou querendo a 9x44, pois sinto que em subidas pede 4¤ marcha e o motor aquece um pouco.
Nada fora do normal.
Olhe a tabela que postei.
MaGao!
O semi que quebrou foi o dianteiro!
Atraz foi a c&p!
Estou querendo a 9x44, pois sinto que em subidas pede 4¤ marcha e o motor aquece um pouco.
Nada fora do normal.
Olhe a tabela que postei.
Entao Kim, o que quebrou foi o dianteiro tambem e a c&p traseira que So Nao esbagacou pq parei antes com um zumbido alto...
Eu Vo da uma olhada na tabela e TE digo.
Abracos
Olhem o comparativo!
Opa,
Segue uma planilhazinha personalizada para o Fuzila,onde você poderá comparar as velocidades finais e rotações do motor da viatura com a configuração atual em relação as outras três opções de C&P que estão sendo discutidas aqui (11/45 versus 8/43,9/44 e 11/47 (respectivamente, 4,09 versus 5,38, 4,89 e 4,27).
Essa planilha é de autoria do Rodrigo da lista Toyoteiros
Abs
guilhermeabreu
07/03/2011, 22:02
KIM
Esta tabela que o AURELIO postou não estou conseguindo abrir , mas de qualquer forma é uma ótima noção do que vc precisa .
Mas apesar de toda esta teoria e reais valores enumerados nesta tabela que não abrí , mas imagino os números , eu acabei chegando a minha própria conclusão com OS EXPERIMENTOS , pois o meu cunhado HUGO4X4 postou a mesma tabela para o meu caso , com todas as rotações de motor/relações de C&P/velocidade em cada marcha , MAS EU SÓ CHEGUEI ONDE ESTOU HOJE COM AS 13X46 = 3,54 COM MEU MWM 2.8 DEPOIS DE EXPRIMENTAR A 9X44 , 12X47 , 11X47 .
A 9x44 original era muito curta , as 11x47 excelente em retomadas mas de final ruim , a 12x47 um pouco melhor de final mas as retomadas não ficavam gostosas , E FINALMENTE OPTEI PELAS 13X46 = 3,54 retomadas ruins , MAS DE FINAL EXCELENTE E VELOCIDADE CIUZEIRO EXCELENTE para meu uso que é mais de asfalto/trabalho 90% e trilhas e passeios 10% .
A 2.600 rpm estou a 100 km/h e a 3.000 rpm estou a 118km/h EXCELENTES NÚMEROS PARA VELOCIDADE CRUZEIRO . Neste caso é a minha prioridade do uso do meu ENGESA .
CONCLUSÃO :
Sugiro a vc decidir PRIMEIRO o que é mais importante pra vc : se força em baixa rotação e velocidade final baixa ( ÓTIMO PARA TRILHAS E TRABALHOS PESADOS ) ou menos força e velocidade final mais alta ( ÓTIMO PARA VIAGENS E PASSEIOS ) .
Acho que a 9x44 cairá bem pra vc , logo : como falei no início no meu caso foi melhor O EXPERIMENTO DO QUE AS CONTAS DOS CÁLCULOS FEITOS , pq o cálculo vc sabe a qtos rpm estará usando as marchas e as respectivas velocidades , MAS NÃO ESTA SENTINDO O ANDAR DO CARRO , AS REAÇÕES DE : ARRANCADAS , RETOMADAS , VELOCIDADE CRUZEIRO , TRILHAS , neste caso só EXPERIMENTANDO MESMO .
Cheguei até a propor pro ROGERIO NUNES uma mensalidade a ser paga para ele ficar fazendo estas trocas de C&P de tantas vezes que tive que fazer ísto , MAS VALEU A PENA .
ABRAÇÃO e bom final de carnaval , estou em casa hoje pq amanhã estarei de plantão de 24hs em pleno carnaval , já viu né o que vou pegar .
Aurelio!
Muito boa a tabela!!!
Será muito bem guardada!!!
Drzão!
Tenho 5a over, que diferencia do cambio que tem, deixando longa a relação para cruzeiro!
Vou pesquisar mais!
Kim.
Eduardo Velo
08/03/2011, 01:18
Sei que esse assunto já foi muito comentado , principalmente entre Engesas , mas tem muitos jipes , incluindo engesas , que andam com 37 " com Dana 44 com relações originais até e não quebram ... e tem quem quebra usando 35 " e no meu caso foi com 33" ...
Como foi a quebra do C&P Kim ??? Vc acha que pode ter havido falha na montagem ... ??
No meu foi falha na montagem 2 vzs ... uma vez a porca do pinhão soltou e a outra deve ter sido folga excessiva entre os dentes pq o pinhão ficou cheio de facas em vez de engrenagens ... depois dessa passei a usar 31 " , mesmo assim já quebrou dentes das engrenagens da satélite ...
Tem um Engesa Fase 1 da Rota que faz Jalapão , Lençóis , Chapada ... anda com pneus 35 " com eixos originais e não quebram ... os Wanglers usam Dana 30 com semi eixos mais finos que de Engesa e andam com 35 " sem problemas ... to começando achar que tem fator sorte envolvida nessa história ... rsrs ...
Como o Doc comentou e concordo com ele , escolha o que vc vai fazer da vtr antes de escolher a relação , mas seja qual for , não vai interferir na quebra ou não , é a condução da vtr que vai mandar ... uso relações longas e tenho que tomar muito cuidado com arrancadas e retomadas no asfalto , principalmente em subidas íngremes ...
Kim,
Comi edu falou.. Nao aconteceu de quebrar que nem o seu. O meu afinou o pião de uma forma que eu conseguia cortar carne com ele kkkkk
Detalhe antes de acontecer fiz um passeio em areia e em um determinado lugar precisão arrancar umas pedras pq os carros normais Nao passavam... Ai ja viu tome sacão com a cinta.. E tome sacão ate sair .. Depois disso que na volta aconteceu Hehe. Outra coisa eu Nao alivio no asfalto com retomadas ou algo do tipo.. Única cosa que Nao faço é cantar pneu.. E olhe q nesses dias depois que li o que vc fazia de segunda.. Fiz umas vezes de terceira kkkk Eh legal mais o pneu vai Pro saco kkkk
Meu irmao ta com seus pneus e mesmo kit tres bone e mete o pe tambem hehhe pode ter sido montagem mesmo Nao?
Abracos
Opa Edu!
A função principal do jipe, será viagens, e algumas trilhas, mais nada radical, ou que venha a debulhar tudo.
Como demonstrado nas tabelas postadas, creio que a 9x44 (que já imaginava) ficará melhor, tendo em vista que com a relação 11x45, teoricamente a velocidade final está próxima dos 209km/h, enquanto que com a 9x44, estarei a 175km/h.
Se analisarem a tabela, verão o que sinto na prática, um vazio entre a 3a e 4a marcha, pois o escalonamento dá um salto de 2,643 para 1,519, onde sai com o motor cheio e ao colocar a marcha, o mesmo "sofre" um pouco.
Sobre o diferencial, ainda não analisei o que sobrou, mais aparentemente foi erro de montagem, com folga excessiva mesmo.
Bem, estou estudando as possibilidades, inclusive de um D70 na traseira e manter o D44 na dianteira, como no marruá.
Verei o que fazer.
Abraços.
Kim.
Kim,
Põem d70 agora Nao... Regula direito e seja feliz depois de quebrar novamente tu põem.
O meu ta agüentando meu pe kekkek ate minha tcase que era o fusível esta tranquilo agora.
Abracos
Opa,
Se for mandar dana 70 e colocar bloq e flutuante à venda, senha 1!
Abs
Caramba!!!!:shock:
Num perde tempo!!!!:mrgreen:
Sujeitinho aproveitador........kkkkkkkkkkkkkkkkkk
CAVESO!
Não querendo desanimá-lo, mais uso eixos do FI, que tem a bolota deslocada!
Ajuda muito com t-case toy band.
CAVESO!
Não querendo desanimá-lo, mais uso eixos do FI, que tem a bolota deslocada!
Ajuda muito com t-case toy band.
Ih, é verdade! :parede:
Esqueci desse detalhe.......
Pessoal!
Uma pergunta.
Como faço para retirar o semi eixo de dentro da tubeira???
A caixa satélite original, é um pouco mais fácil, pois pode-se colocar uma barra de ferro do lado oposto, mais e o Kaiser???
Arranca fora o kaiser e bate kekeke
O kaiser só sai se tirar o semi antes...kkkkkkkkkkk
Tio Eddie
10/03/2011, 00:39
:shock::shock::shock:
Sistema BRUTO :pensativo:
Lembrem que o semi está em 2 pedaços!
A parte externa sai fácil...
O problema é o pedaço que está no lado do diferencial!
Se não retirar, a caixa satélite num sai.:parede:
Ixi... Tem esse detalhe kkkkkkk é fio.. torneiro tira isso :P
Paulo Cesar
10/03/2011, 11:35
Oi Kim
Nunca vi pessoalmente o mecanismo interno do bloqueio da Kaiser, porem, vendo o vídeo abaixo do funcionamento do Bloquio da Kaiser, ele dá a entender que é possivel ver os dentes do eixo de um lado olhando pelo outro lado, consequentemente, ao retirar o eixo que esta bom, você terá acesso a ponta do semi-eixo do outro lado, bastando então usar uma barra de ferro para empurrar o semi-quebrado para fora.
http://www.youtube.com/watch?v=X-OIErxM8-s
abs.
Paulo
Supercharger
10/03/2011, 14:55
O problema é o pedaço que está no lado do diferencial!
Tira o eixo da viatura e põe ele "em pé".
Igual tirar água do ouvido ! :mrgreen:
[]´s
JCJ
E bata num toco até o macrotorque sair pela tubeira.....:odedo:
Kim, passei teu telefone pra um amigo meu que está interessado nas 11x41. Espero que não tenha feito mal.
Abração.
E bata num toco até o macrotorque sair pela tubeira.....:odedo:
CAVESO!
Na frente é Kaiser, só se eu bater muito, muito mesmo, até o Kaiser falar que é Macro, igual a bandido no Bope!!!:odedo:
Reslima!
Negócio fechado!
Irei ai tomar uma, para vc me pagar a comissão!:mrgreen::mrgreen:
Pessoal 9x44 a caminho!
uvantuil
10/03/2011, 21:20
fala grande kim e ae tudo joia??/
fala grande kim e ae tudo joia??/
Opa!!!
Tranquilo!!!:concordo:
Só triste, por que o Engesão tá na garagem!!!!:parede:
Mais, resolvendo tudo!!!!
Abraços.
Kim.
Opa, blz Kim! É só vir e nós tomamos sim! Aí vc ja conhece meu filho tbem! :concordo:
Não se incomode com as brincadeiras q faço de vez em qdo, ok? :odedo:
Abs...
Opa, blz Kim! É só vir e nós tomamos sim! Aí vc ja conhece meu filho tbem! :concordo:
Abs...
Ce tá em casa!!!!:odedo:
Acho que conseguirei ir de engesa!!!:dance:
Pessoal!!!
Descobri uma coisa!!!:shock::shock:
Os shopings que tem por aqui, num posso ir!!!:parede:
A plaquinha indica 2,20m!:twisted::odedo:
Abraços.
Kim.
Tio Eddie
10/03/2011, 22:48
Hummm.....shops pra que mesmo?
Hummm.....shops pra que mesmo?
Ângulo da ataque e saída!!!!!:twisted:
Vulgo rampa!!:odedo:
Saber se a tração funciona!!!
Tio Eddie
10/03/2011, 23:09
ah...
Ver se o engesa sobe a rampa do shops traçado e bloqueado? isso?
O duro é se precisar de ajuda do guincho né...:odedo:
Ah, postei umas coisinhas proC lá no tópico da Milona....:mrgreen:
[]s
ah...
Ver se o engesa sobe a rampa do shops traçado e bloqueado? isso?
O duro é se precisar de ajuda do guincho né...:odedo:
Ah, postei umas coisinhas proC lá no tópico da Milona....:mrgreen:
[]s
E eu já num ví!!!!!
Parece que faz parte do seu curso intensivo de como ficar obeso e se tornar alcoólatra em 10 dias!!!!!
Vou ai tomar (literalmente) umas aulas!!!!
Abraços.
Kim.
Alexandre Souto
11/03/2011, 03:06
Abs...
Eu vou aproveitar a deixa do Sr. Resilma e falar.....
:( Eu importo com as brincadeiras sim, inclusive a de me chamar de amorzinho na frente de todos aqui no fórum, minha vida particular não é pra todos saberem.... Magoei!!!! KKKKKKK cambada!!!!! :odedo:
Kim, tu conseguiu uma proeza hem rapaiz! Mais rápido que eu....
Tenho uma solução para a retirada do semi-semi-eixo....
Tomba o Engesa, para o lado contrário, claro... ai c vê se ela ta lá mesmo, depois c tomba pru outro lado e "pede pra sair"! Fácil demais!!!
Peguei esta dica com o mesmo cara que deu a dica para o Cavesgo, aquela do pó de arroz nos pneus para calibragem..... Adorei! :mrgreen:
Abs na madruga e com muita inspiração!!!!!
Kim,
Depois que instalei o Macrotorque é o 2o conjunto de C&P traseiro que vai pro saco.
O primeiro moeu na volta de Lavras Novas.
O segundo ainda estou rodando com ele, mas tenho certeza que vai estourar dentre os próximos dias, pois faz um barulho infernal, seja acelerando ou tirando o pé.
Acabo de comprar com o Marilson de jogos de 9x44 da Yukon e assim pela primeira vez ter no Engesa C&Ps zero KM.
Minha preocupação é saber se pode haver algum vício no Macrotorque que gere esse desgaste prematuro, ou se o desgaste ocorreu apenas por serem C&Ps já desgastadas e que não estavam com ajuste ideal em função desse desgaste.
Se for um vício do bloqueio, corro o risco de ter o mesmo problema de desgaste, mesmo que com C&P de maior resistência com a Yukon.
Se for problema de ajuste e desgaste das C&P usadas, não deveria ter novamente esse desgaste prematura com a contrapartida de tem uma montagem ideal da C&P.
Enfim, em função dessa dúvida estou avaliando a possibilidade de colocar o atual Macrotorque na dianteira e partir para um novo bloqueio no diferencial traseiro :pensativo:
Quando estava com esse Macrotorque no Brancão chegou a avaliar o desgaste da C&P montada nele quando desmontou?
[]s
Opa Edu!
A função principal do jipe, será viagens, e algumas trilhas, mais nada radical, ou que venha a debulhar tudo.
Como demonstrado nas tabelas postadas, creio que a 9x44 (que já imaginava) ficará melhor, tendo em vista que com a relação 11x45, teoricamente a velocidade final está próxima dos 209km/h, enquanto que com a 9x44, estarei a 175km/h.
Se analisarem a tabela, verão o que sinto na prática, um vazio entre a 3a e 4a marcha, pois o escalonamento dá um salto de 2,643 para 1,519, onde sai com o motor cheio e ao colocar a marcha, o mesmo "sofre" um pouco.
Sobre o diferencial, ainda não analisei o que sobrou, mais aparentemente foi erro de montagem, com folga excessiva mesmo.
Bem, estou estudando as possibilidades, inclusive de um D70 na traseira e manter o D44 na dianteira, como no marruá.
Verei o que fazer.
Abraços.
Kim.
Blz Kim
Da uma ajuda ai. Não consegui fazer os calculos .
Estou com D44, C&P 13X46. Pneus 265x70x16. Caixa eaton com relaçoes:
1a = 4,079 2a= 2,289 3a= 1,472 4a= 1,000 5a= 0,809
Motor MWM 2.8
Uso 90% em cidade/viagem; 10% trilha leve
Esta muito longa.
Como ficaria a velocidade comparativa com C&P 13X46; 11X45 e 9X44 ?
PS. Assim que tiver novidades do console de teto te aviso.
Abs.
(...)Não consegui fazer os calculos. Estou com D44, C&P 13X46. Pneus 265x70x16. Caixa eaton com relaçoes: 1a = 4,079 2a= 2,289 3a= 1,472 4a= 1,000 5a= 0,809 Motor MWM 2.8. Uso 90% em cidade/viagem; 10% trilha leve Esta muito longa. Como ficaria a velocidade comparativa com C&P 13X46; 11X45 e 9X44 ? (...)
Opa.
Segue tabela personalizada para seu caso.
As relações para você comparar com a 13x46 são, 44x9, 45x11 e 47x11.
Lembrando mais uma vez que o autor dessa tabela é o Rodrigo Moraes de Campinas. Apenas personalizei para os amigos.
Abs
Opa pessoal!
Cheguei à minha casa!
Estive em viagem, fui à propriedade de um amigo, e de lambuja, na casa do Tio Eddie!
Logo atualizarei as informações.
De pronto, posso agradecer ao Aurélio, que tem sido muito prestativo aos amigos engeseiros e demais!!
Abraços.
Kim.
Caros!
Comprei um par de 9x44.
Mais, há diferenças entre os pinhões.
Um é mais que o outro no diâmetro do pinhão, onde uma coroa é mais espessa que a outra.
Tem problema?
Caros! Comprei um par de 9x44. Mais, há diferenças entre os pinhões. Um é mais que o outro no diâmetro do pinhão, onde uma coroa é mais espessa que a outra. Tem problema?
Opa.
Segue foto da "solução" para isso.
Abs
Opa Aurélio!
Essa solução é minha velha conhecida, sem problemas.
Meu medo, é que um pinhão tem o diâmetro menor que o outro.
Vou postar fotos.
Abraços.
Kim.
Opa.
O ideal é parafusar a coroa na caixa satélite ou no bloqueio, instalar o pinhão e montar o conjunto na carcaça do diferencial para medir o quanto vai ter que tirar.
A "solução" do post anterior foi adotada poque na busca aqui na região por uma caixa satélite de 30 estrias para o eixo dianteiro, só consegui um bloqueio 75% para caixa alta e a C&P que comprei do Danilo é para caixa baixa (ou vice-versa; empre me confundo com isso! :parede: )
Enfim, está montado e ajustado.
Abs
Aurélio.
Olha o problema.
https://lh4.googleusercontent.com/_FaOIAI9KB0o/TYFDeFtSVZI/AAAAAAAAII8/dQWdX4NKIcM/s800/16032011624.jpg
O menor é zero, mais é menor.
Os dois são D44 9x44.
https://lh4.googleusercontent.com/_FaOIAI9KB0o/TYFDd0nDzwI/AAAAAAAAII4/lcxGRsyTw_s/s800/16032011622.jpg
https://lh4.googleusercontent.com/_FaOIAI9KB0o/TYFDdwOHmaI/AAAAAAAAII0/cbJA2WNS7uk/s800/16032011623.jpg
Será que posso montar os dois????
Kim,
Pelo que eu conheço (pouco maisssss) Isso não tem problema.. so vai interferir na Regulagem do piao..
Me corrijam se eu estiver errado..
Abraços,
MaGao!
Se for isso, sem problema!
Mais o diâmetro não vai interferir no giro final da coroa?
Qual seria mais resistente?
Kim, deixa eu tentar entender, em um dos conjuntos, o pinhão é mais estreito, mas a coroa é mais alta e no outro o pinhão é mais grosso e a coroa mais baixa, certo????
Opa.
Os pinhões de diâmetro maior são mais resistentes, mas isso é válido quando a diferença é muito grande, o que não é o seu caso. Por exemplo um pinhão de 13 "dentes" é mais resistente que um pinhão de 8 "dentes".
De toda forma, Kim, não vai haver interferência no giro final da coroa, pois ambos são 44x9.
O Reslima levantou uma questão importante, ou seja, se o pinhão de menor diâmetro for o "par" da coroa menor e vice-versa, não haverá problemas na montagem do conjunto desde que o tamanhlo da caixa satélite/bloqueio sejam adequados (a famosa caixa alta/caixa baixa). É uma questão de ajustes.
Abs
Reslima!
As coroas são diferentes entre si.
A do pinhão menor, é mais alta.
Bem, vou retirar o eixo amanhã e verei, mais estou aberto a opiniões.
Kim, tava trocando idéia com um cara que pode responder bem isso pra você!!! não me atrevo a dizer pq posso fazer confusão aqui na hora de postar, como fiz na hora que conversava com ele... :mrgreen:
Skull (4x4) Crusher!!!!
Conversa com ele!!! :concordo:
Abração!!!
guilhermeabreu
16/03/2011, 23:34
KIM
Com certeza vc pode montar sem susto , pois as relações são as mesmas , ou seja uma vai girar o mesmo número de voltas da outra embora tenham tamanhos diferentes e lógico que a de pinhão menor teria que ter a coroa mais grossa/espessa para que haja a compensação no espaço que são aplicadas , a de pinhão mais grosso tem o pinhão mais forte e a coroa mais fraca em relação a outra , ou seja a de pinhão menor , tem o pinhão mais fraco e a coroa mais forte , ísto considerando que os materiais terem a mesma tempera e mesma liga . Caso o pinhão menor tiver uma liga/tempera/cementação melhor ele é que terá mais resistencia do que o pinhão de maior diametro . Mas não estamos aqui para discutir ísto . Com o tempo vc vai ver qual que irá durar mais , a tendencia é que o traseiro acabe primeiro né ???????????? rrsrsrsrsrsrsrsrsrsrsrs , não importando qual seja ele , seja o de maior pinhão ou de menor pinhão .
Acredito que cada fabricante tenha optado por projetos diferentes e se as marcas são de qualidade não vejo problema em vc montar como esta pois as duas tem especificações identicas para DANA44 , é só fazer a montagem como vc sempre fez com relógio comparador e mão de obra de boa qualidade .
É que apesar de ser médico , SEMPRE GOSTEI DE FÍSICA E MECANICA , era aluno muito aplicado nesta matéria , estudei em colégio público de excelente qualidade de ensino , ísto antigamente , hoje o colégio público esta uma ZORRA TOTAL .
Dê notícias .
ABRAÇO
Skull Crusher
17/03/2011, 17:57
Fala Kim!
Bom, seguinte:
Independentemente dos diâmetros e espessuras de coroa, se forem garantidas as medidas-padrão e se as duas relações forem originalmente concebidas como 44/9, poderão ser montadas sem problemas na sua caixa-satélite e/ou bloqueio.
Sendo elas casais, pode montar. Das variáveis na concepção de dentição, via de regras dentes maiores são mais resistentes, levando-se em conta que ambos os casais são confeccionados com o mesmo tipo de material (SAE8620) e com o mesmo tratamento termoquímico de cementação/carbonitretação/nitretação e têmpera seguida de revenimento.
Espero ter ajudado!
[]s
Tio Eddie
17/03/2011, 18:27
tratamento termoquímico de cementação/carbonitretação/nitretação e têmpera seguida de revenimento.
"Doutor, esse tratamento todo quer dizer que meu problema é muito grave?"
Será que ainda consigo dar umas voltas de jipe neste final de semana antes de ir???
[]s
Skull Crusher
17/03/2011, 18:44
"Doutor, esse tratamento todo quer dizer que meu problema é muito grave?"
Será que ainda consigo dar umas voltas de jipe neste final de semana antes de ir???
[]s
KKKKKK x10! :dance:
Skull!
Nesse caso, seria melhor colocar a de pinhão de maior diâmetro no diferencial traseiro???
Teria maior resistência??
Abraços.
Kim.
Skull Crusher
17/03/2011, 21:04
Pode ser sim Kim.
O problema com os D44 é como se sai com o veículo (vc tem torque pra gastar, viatura pesada e pneu pra fazer alavanca)...se sair manso e aceleram suave, eles até irão durar...mas se enfiar o pé (modo Gnecchi...kkk...ouviu aí Gnecchi?...rssss)..aí...bump...quebra mesmo!
[]s e juízo bicho!
Skull!
Então não poderei mais sair queimando pneu????:mrgreen::mrgreen:
E que marca deixava no asfalto!!!
Na terra, é só acelerar, que ficava uma putsa marca!!!
Muito obrigado!
Tio Eddie
17/03/2011, 21:28
Então não poderei mais sair queimando pneu????:mrgreen::mrgreen:
E que marca deixava no asfalto!!!
Burnout com 38"...:twisted::twisted::twisted:
Depois os pneus são isso, aquilo, gastam rápido, C&P de cristal ou de farinha...:odedo:
Vai entender :pensativo:
Kim,
Sucesso com a nova relação e manera no pé :concordo:
Opa.
Segue tabela personalizada para seu caso.
As relações para você comparar com a 13x46 são, 44x9, 45x11 e 47x11.
Lembrando mais uma vez que o autor dessa tabela é o Rodrigo Moraes de Campinas. Apenas personalizei para os amigos.
Abs
Obrigadao Aurelio. Foi de muita ajuda.
Kim, vc colocando 9x44 praticamente equivale a eu colocar 11x45. Da as mesmas velocidades. Vou esperar vc esperimetnar e dar a sua opiniao, pois o meu proposito de uso é igual ao seu.
Abs.
Prezado sargento Renan Ok 46,
Aproveitando o papo de C&P: existem materiais diferentes empregados nessas C&Ps ou todas são do mesmo material.
Todas as C&P são forjadas?
Qual é mais resistente?
Abs leigos
guilhermeabreu
18/03/2011, 19:50
Aproveitando o papo de C&P: existem materiais diferentes empregados nessas C&Ps ou todas são do mesmo material.
Qual é mais resistente?
Abs leigos
CAVESO
Pelo que o Skull Crusher descreveu , toda C&P são feitos da mesma maneira com a mesma técnica ( DEVERIA ) , mas acredito que tem fábricas que tem maior controle de qualidade ou propriamente qualidade melhor no uso dos materiais e nas nas técnicas de produção com ísto temos vários fabricantes , uns confiáveis e outros não , pela simples maneira de produzir suas peças .
Caros!
Venho aqui desmistificar a diferença de pinhão.
Durante a semana, deixei as relações no meca e fui desmontar o eixo, retirar do jipe.
Arrumei uma carretinha, levei-o ao meca.
Fui atender a propriedade, e hoje tive uma surpresa.
Após o almoço, fui ao meca verificar o andamento da bagaça.
A notícia dada é que o pinhão é de uma 9x53, portanto não é o casal.
A diferença que existe na coroa é pouca para o tamanho do pinhão.
Estatus: tudo parado!
Kim,
Ue não tinha comprado 9x44 ? Foi em loja?
Abraços,
MaGao!
Não comprei em loja, comprei com uma pessoa que conheci quando estava comprando um cambio de toy band.
Kim, que foda ein! Deixa te perguntar, vc confiou no cara e não conferiu os números gravados nas relações pra saber se eram casais?
Vc ja viu algumas relações zero KM dessas a venda na zezo4x4? Se não estou enganado, tem lá...
Abração...
Eu desisti de comprar C&P usada por causa dessas possíveis interferências..... ser ou não ser casal, montar relação já com desgaste.... depois a porra não dura nada e gastamos grana com a C&P e com a montagem.
Aqui em Sampa custa uns R$500 para montar a C&P num mecânico especializado com relógio comparador, etc..... sem contar que nego tá pedindo muito pelas C&P usadas.
Então parta para C&P novas com resistência maior que as originais que no final das contas sai o mesmo investimento :concordo:
Skull.... tenho o pé leve sim :odedo::lol:
Kim.... recebi aqui o skema da montagem da caixa de direção da S10. Obrigado pelo envio. Hj devo terminar de juntar todas as peças para marcar de encostar a viatura para receber radiador novo, ventoinha nova, caixa de direção da S10, C&Ps novas e estou avaliando de colocar um outro bloqueio na traseira (talvez E-Locker) e passar o Macrotorque para a dianteira.
[]s
Skull Crusher
22/03/2011, 19:52
Qual é mais resistente?
Abs leigos
Recruta
As nossas aqui, se tiverem qualidade mínima, são forjadas de blanks de SAE8620 e depois cementadas, temperadas e revenidas.
Lá na terrinha, eles tem para competição conjuntos em SAE 9610, mais tenazes, porém com menor resistência ao desgaste. O pessoal dos Top Fuel e Funny cars usam porque é o que aguenta a puxada deles com os motorzinhos de 8000 HP.
[]s
Pessoal!
As coisas voltarão a funcionar!
O vendedor, ao saber do problema, se prontificou a efetuar a devolução do valor pago.
Já comprei outra relação.
Já está instalando no diferencial traseiro.
Abraços.
Kim.
paje_tapuya
25/03/2011, 14:52
Pessoal!
As coisas voltarão a funcionar!
O vendedor, ao saber do problema, se prontificou a efetuar a devolução do valor pago.
Já comprei outra relação.
Já está instalando no diferencial traseiro.
Abraços.
Kim.
Goode! Veryyy Goooode! hehehehehe
Tio Eddie
26/03/2011, 21:50
E ae Kim,
Conseguiu montar?
[]s
A alegria transformou-se em um dia nublado!!!!:evil:
O cara montou e, regulou...
Mais não entregou!!!!!:evil::evil::evil:
Agora, só poderei 3a feira!
Caraleeeeeeoooo!
Tio Eddie
26/03/2011, 22:22
É...
Um dia a gente se fode,
No outro....
FOdem com a gente !
Terça tá ai!
[]s
Kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk
Quase isso!!!!!!!!!!!!!
Kim,
Como anda teus rolamentos ? ja deu uma verificada ?
Abraços,
MaGao!
Andar???????
Faz tempo que não tem nada andando...
Brincadeiras à parte, verifiquei sim os rolamentos, e estão todos bom. Sem surpresas.
Kim,
eu estou desmontando kit da enfer atras.. verificar os rolamentos.. tem 1 roda que esta bambiando quando andando.. acho que se foi um rolamento =/ mais ta aguentando bem.. pois não paro em quebra molas
kkkkkk
Abraços,
guilhermeabreu
27/03/2011, 18:44
Kim,
eu estou desmontando kit da enfer atras.. verificar os rolamentos.. tem 1 roda que esta bambiando quando andando.. acho que se foi um rolamento =/ mais ta aguentando bem.. pois não paro em quebra molas
kkkkkk
Abraços,
QUE NEM QUE EU
Passo direto nos quebra molas e o povo olha pra tras pra ficar apreciando/babando de como um carro passa num quebra molas que nem parece , SÓ UM GALEIZIM .
Gui,
Então.. depois que coloquei as molas da rota.. ficou SHOWWWWWW!!! acho que todo engesa tem que ter molas da rota.. fica muito estavel e macio.. muito bom mesmo! agora imagina eu saltando um quebra molas com 37" kkkkkkk galera fica olhando tudo assustado!
Abraços,
Bem, penso numas molas da rota para a traseira, pois estas estão corcoveando um pouco!
Na dianteira está equilibrado!:concordo:
Rolamentos, Ok!
Bem pessoal, hoje passei o dia no sítio, então, não sei se já está pronto.
Amanhã saberei (eu acho)!
Tio Eddie
01/04/2011, 12:26
Como não!
Tens uma novidade.....Não tá pronto ainda .......rsrsrsrs
Sem pedradas por favor!
[]s
NOVIDADES!!!!!
Peguei o eixo!
Fui, juntamente com o advogado constituído até oficina, depois de muita conversa, feito uma verificação do eixo, o mesmo foi entregue.
Vou levar em outro meca.
O stress foi grande.
Tive que que assinar uma negatória de ação.
Mais estou com eixo!
E com o bloqueio completo!
Tio Eddie
01/04/2011, 16:38
Opa, agora sim!
Respira, relaxa e deixa o outro meca montar SEM A 12 encostada na cabeça né....rsrsrs
Na outra oficina foi detectado um problema.
Os "pescosos" dos rolamentos da caixa satélite estão com folga.
Isso pode ter sido o problema da c&p.
Os rolamentos saem com a mão.
Amanhã será resolvido.
Opa.
Reforma, modificações e adaptações jã são complicadas por sua natureza. Quando acontecem imprevistos como esse a gente tende mesmo a se descontrolar.
Mas, como já disseram, quando nos estressamos ficamos mal e o sujeito que faz a besteria fica na boa.
Fique firme, mantenha a calma e conto conosco.
Abraços
Paulo Cesar
01/04/2011, 21:28
NOVIDADES!!!!!
Peguei o eixo!
Mais estou com eixo!
E com o bloqueio completo!
Kim
Se o bloqueio esta completo, então o safado achou as peças que tavam faltando...
Opa Paulo!
Na verdade, o meca da Donivel mandou fazer as peças.
Ficaram boas!
Eduardo Velo
02/04/2011, 21:51
Na outra oficina foi detectado um problema.
Os "pescosos" dos rolamentos da caixa satélite estão com folga..
Kim ,os rolamentos que vc ta falando são os do conjunto , que são presos com as capas meia lua ??? , eles é que fazem o ajuste e devem entrar com interferencia por isso se usa o expansor de carcaça ... e por isso te perguntei se não era montagem ... as vzs vc faz isso em meio dia e comemora no almoço como o Roger Nunes falou , mas se ficar dificil acertar o ajuste , leva de 08 a 12 hrs de dedicação ... rs aí tem meca que fica de saco cheio e já viu né ... rs
abs ... Edu
Bem, venho agradecer a todos que ligaram.:concordo:
Não imaginam a força que esse fórum tem, o cara me pediu para que parassem, pois não imaginava como eu tinha conhecidos!
Vamos ao jipe!
Hoje, como combinado, recebi o eixo às 11:00h, devidamente regulado.
Montei-o, e fui para o sítio, pois precisava revisar um painel de automoção.
Ficou muito bom, a velocidade de cruzeiro a meia aceleração, ficou em torno de 100km/h no gps.
Está trabalhando em uma rotação suave, muito bom!!!
Não pede 4a nas subidas, nem esquenta demasiadamente como antes.
Acho que a 9x44 foi uma excelente opção.
Vamos ver no decorrer da semana, os demais testes, e trocar a dianteira!
Abraços.
Kim.
Tio Eddie
02/04/2011, 22:36
Muito bom Kim!
Agora vem o eixo dianteiro certo?
[]s
Edu!
O problema da folga foi resolvido com recartilho e loctite próprio para folgas, chamam de enchimento, vai de 0,10 até 0,95 se não me engano (foi o que me disseram)
Segundo o meca, o ajuste ficou muito bom, eu não pude acompanhar, mais foi garantido!
Foi refeito todas as regulagens, não levando em consideração o que tinha sido feito antes.
Ficou com 0,16 no relógio comparador, sendo que o padrão é de 0,13 a 0,20.
Vamos ver daqui para frente.
Abraços.
Kim.
Opa Tio!!
Isso mesmo!
Mais espero que seja sem estress!!!
O meca, estava contando de uma F1000 que foi lá, tinha duas relações diferentes, estragou bastante a caixa de tração.
Revisaram tudo!!!
Trocaram as relações.
Marco-Maga
03/04/2011, 01:22
Kim,
E ai, como ficou a 9x44 que vc comprou, deu certo??
Precisando de algo é só falar...:concordo:
Kim! Ta pronto?! Que bom que resolveu o problema, outro dia que esteve aqui, ainda conversavamos sobre mecânicos picaretas... é fódimais!!!!
Agora é só vir aqui pra Beltrão com o fuzila!
Abs...
Opa grande Marco!
Até o momento, somente alegria!!!!
Abraços.
Kim.
Davi Gonçalves
03/04/2011, 10:48
Assinando o tópico...
Animal este engesa...
abraço
Eduardo Velo
03/04/2011, 15:38
Kim , se recartilharam , então a folga era no EIXO dos rolamentos da cx sat. ... esforço radial ... . Agora , com os ajustes corretos não deve ter problemas ... é só não abusar ... rs
Opa Edu!
Acho que ficou bom!
O rolamento encaixou com 2T na prensa!
Essa semana, começo a vazar óleo diesel no cano do segundo cilindro.
Havia sido soldado, por isso começou a vazar.
Bem, troquei o cano, que liga a BI ao bico, o funcionamento do motor melhorou, parece que ficou até mais silencioso (ou impressão minha).
Observando o cano retirado, o mesmo estava com obstrução, que acho ser devido a solda feita.
Sobre a 9x44, ainda em teste.
Umas fotos para descontrair, meu brinquedo, e do Edu, juntos!!!!
Tio Eddie
06/04/2011, 21:02
A diferença entre os homens e os meninos é o tamanho (e o preço) de seus brinquedos!
L I T E R A L M E N T E
Esse ditado é uma grande verdade!!!!
Vcs nem imaginam a felicidade do garoto!!!!
Galera!
Hoje fui ao sítio receber o lote de 23.000 pintinhos!
tenho um aquecedor a lenha, para manter a temperatura do barracão a 33 graus.
Tenho que levar a lenha até o barracão, com um tratorzinho, mais choveu bastante por esses dias, então, onde tenho que passar, é um barro bem mole, e afunda.
Olhem as fotos!
RODRIGO TOMITÃO
07/04/2011, 12:39
e ai Kim , bão, que bom que ta resolvido o problema da c&p
O engesa puxou o trator ou o contrário?
Supercharger
07/04/2011, 13:42
Aê Cavesgo, pela foto da patesca acho que o Engesa foi socorrer o trator.
[]´s
Gustavo.
RODRIGO T.!
Fui com advogado e testemunha pegar o eixo.
Assinei um termo que não o processaria, nem ele a mim.
O outro meca resolveu o problema em uma manhã.:concordo:
CAVESO!
Tá de gozação????
Puxei o tractor!
Supercharger!
Isso mesmo!
O guincho é bruto!!
Arrastou o jipe, que só parou quando o pneu dianteiro encostou no barranco.
a frente chegava a abaixar!
Guilherme Kyrillos
07/04/2011, 16:48
Kim, saudações.
Quando você trocou o motor a gasolina por um a diesel, como fez com o conta-giros?
Continua usando o conta-giros original? Colocou outro conta-giros próprio para motores a diesel? Ou regulou o conta-giros antigo do motor a gasolina para trabalhar com o motor a diesel?
Pergunto, pois, queria regular o conta-giros da minha Camper, que originalmente tinha motor 6cc a gasolina, para agora trabalhar com o MWM/diesel. Isso é possível?
[]ss
Opa Guilherme!
O conta giro é ligado no alternador, independente do comb.
A diferença está na valoração, onde no álc/gas, vai até 6.000rpm, e no diesel, não passa de 4.000rpm.
Pode ligar o seu, mais o ponteiro não chegará na metade, sei pois já tive uma A10 6cil, com motor perkins Q20B.
Hoje estou usando o alternador da Zafira se não me engano, de 120A, onde foi feito uma saída para alternador, e uso o conta giro da cronomac com escala até 4.000rpm.
Não precisa regular nada, os rpm de hoje são p&p nos alternadores.
Abraços.
Kim.
Guilherme Kyrillos
07/04/2011, 19:20
Opa Guilherme!
O conta giro é ligado no alternador, independente do comb.
A diferença está na valoração, onde no álc/gas, vai até 6.000rpm, e no diesel, não passa de 4.000rpm.
Pode ligar o seu, mais o ponteiro não chegará na metade, sei pois já tive uma A10 6cil, com motor perkins Q20B.
Hoje estou usando o alternador da Zafira se não me engano, de 120A, onde foi feito uma saída para alternador, e uso o conta giro da cronomac com escala até 4.000rpm.
Não precisa regular nada, os rpm de hoje são p&p nos alternadores.
Abraços.
Kim.
Kim, deixa eu tentar explicar melhor.
Minha Camper originalmente TINHA motor 6cc a gasolina.
Atualmente com o motor diesel, ao ligar o motor o conta-giros original dela já inicia marcando 2000 giros.
Ou seja, agora com o motor diesel, o conta-giros marca 1000 giros A MAIS do que com o motor 6cc a gasolina.
Eu queria usar o conta-giros original da Camper, mas não sei como fazer para ENSINAR ele a lêr o funcionamento do motor diesel.
Talvez seja preciso trocar o mecanismo desse conta-giros (que só sabe lêr o 6cc) por um outro mecanismo preparado para lêr o motor diesel, como ocorria em outras Camper's. Será que é isso.
CARAMBA, desculpe por tratar aqui no seu tópico um assunto tão diferente.
Um grande abraço.
Kim, deixa eu tentar explicar melhor.
Minha Camper originalmente TINHA motor 6cc a gasolina.
Atualmente com o motor diesel, ao ligar o motor o conta-giros original dela já inicia marcando 2000 giros.
Ou seja, agora com o motor diesel, o conta-giros marca 1000 giros A MAIS do que com o motor 6cc a gasolina.
Eu queria usar o conta-giros original da Camper, mas não sei como fazer para ENSINAR ele a lêr o funcionamento do motor diesel.
Talvez seja preciso trocar o mecanismo desse conta-giros (que só sabe lêr o 6cc) por um outro mecanismo preparado para lêr o motor diesel, como ocorria em outras Camper's. Será que é isso.
CARAMBA, desculpe por tratar aqui no seu tópico um assunto tão diferente.
Um grande abraço.
Guilherme!
Vou te ensinar a corrigir esse problema.
Vá a uma loje de eletrônica e compre um potenciometro de no máximo 10K.
Vá a uma auto elétrica e instale o potenciometro, mais de uma forma que possa ser retirado com facilidade.
Ligue o motor e vá baixando o valor do potenciometro, ate o painel ficar entre 750 a 800 rpm, ou o valor indicado pelo fabricante do motor.
Feito isso, retire o potenciometro, que é frágil a água, leve à loja de eletronicos e peça para achar o valor que ele está registrando (multímetro), e compre o resistor adequado.
Esse procedimento, serve somente para "diminuir" valores, para aumentar, eu ainda não sei.
Coloque o resistor na linha, onde retirou o potenciometro e está pronto.
Tente isso!
Abraços.
Kim.
hercilio.neto
07/04/2011, 21:16
No meu Toyota Bandeirante eu coloquei um conta giro da cronomac.
Comprei na Tor Off Road. Não foi caro e funciona direitinho.
hercilio.neto!
O Guilherme quer manter o RPM original!
Abraços.
Kim.
Kim, fenajeep esse ano, ein? ein? ein? ein? ein? vamos nos falando? abração...
opa! to dentro!
so uma pergunta ? como chego la? kkkkkkk tem q ir pra floripa e depois ir de carro?
Abraços
guilhermeabreu
08/04/2011, 11:03
Guilherme!
Vá a uma auto elétrica e instale o potenciometro, mais de uma forma que possa ser retirado com facilidade.
Ligue o motor e vá baixando o valor do potenciometro, ate o painel ficar entre 750 a 800 rpm, ou o valor indicado pelo fabricante do motor.
Feito isso, retire o potenciometro, que é frágil a água, leve à loja de eletronicos e peça para achar o valor que ele está registrando (multímetro), e compre o resistor adequado.
Esse procedimento, serve somente para "diminuir" valores, para aumentar, eu ainda não sei.
Tente isso!
Abraços.
Kim.
PÔ KIM !!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!
Assim vc quer fundir os neurônios da cabeça do meu XARÁ .
Guilherme , o meu ENGESA era com motor 4cc a álcool , coloquei o motor MWM 2.8 como já sabe , comprei o CONTA GIROS para o motor MWM 2.8 da marca CRONOMAC na DONATTI .
Pronto , tudo resolvido , fiz uma aferição com um CONTA GIRO mecanico na ponta do eixo de manivelas ( VIRABREQUIM ) , batei certinho .
ABRAÇO
Eduardo Velo
08/04/2011, 11:41
opa! to dentro! so uma pergunta ? como chego la? kkkkkkk tem q ir pra floripa e depois ir de carro? Abraços
Tem aeroporto em Navegantes ... são uns 40 km até a fenajeep em Brusque ...
http://maps.google.com.br/maps?f=q&source=s_q&hl=pt-br&geocode=&q=Aeroporto+de+Navegantes,+Navegantes+-+Santa+Catarina&aq=0&sll=-26.877751,-48.645058&sspn=0.034528,0.055017&ie=UTF8&hq=Aeroporto+de+Navegantes,+Navegantes+-+Santa+Catarina&hnear=Aeroporto+de+Navegantes+(NVT)+-+Navegantes+-+Santa+Catarina&ll=-26.878976,-48.650551&spn=0.032614,0.055017&t=h&z=14
abs ... Edu
Fumos então!!!!
Estamos juntando uns amigos aqui do Paraná, a intenção é ficar em Balneário Camboriú, 44km de Brusque, onde é realizada a Fenajeep! Dependendo o número de pessoas daqui da cidade e quem mais queira, há uma probabilidade de alugar uma casa lá por 3 dias.
Abraço.
Renato
opa! to dentro!
so uma pergunta ? como chego la? kkkkkkk tem q ir pra floripa e depois ir de carro?
Abraços
Reslima,
Vou com familia.. teria que ser em hotel mesmo kkkk
Abraços,
Também irei com a família!
Na última vez, fiquei no hotel beira rio, a algumas quadras da fenajeep.
Pretendo ir de jipe!
Opa KIM, deixa eu te perturbar...
O meu Engesa está com Q20b turbo, tinha uma alternador de 90 Ah da VW e agora troquei por um de 120 Ah tb de VW... o meu conta-giro da Wiltec é para diesel e tem um potenciômetro acoplado a ele para regulagem mas, se regulo a marcha lenta, ele dá um Puuta pulo quando acelera... e se eu regulo para o giro final, ele zera em marcha lenta... será defeito do potenciômetro?? problema de junta do conta giro?? Acho meu painel tão ''biitinho'' e os relógios são novinhos... olhe as fotos...
Guilherme!
Tente isso!
Abraços.
Kim.
Deixa eu complementar o que escrevi.
O potenciometro vai ligado no fio que vai ligado no alternador, isso na explicação que passei.
João!
A ligação dentro do alternador, como foi feita?
O problema deve estar ai!
Primeiramente, tente uma pessoa que entenda da area, pois se funcionava antes, tem que funcionar agora.
Verifique se a saída foi colocada no diodo correto.
comece assim.
Abraços.
Kim.
A proposito.. meu conta-giros é cronomac.. so que ele tem uma regulagem.. quando ligo o carro fica em 500giros.. e vai até 3000 quando soco o pé.. pelo manual do proprietario do motor esse motor vai ate 3500.. mais quando giro a regulagem não acontece nada.. hehe
qual é a real faixa de giro na lenta do s4t plus ? =)
Abraços,
Quando era o alternador de 90 Ah, a tomada do conta giros era adaptada e tinha esse problema... achei que era por isso.... mas depois troquei pelo de 120 Ah com tomada original do conta giros e continua a mesma coisa... levei a um eletricista para ele ver, deu uma passada rápida de olho no sistema, tentou regular o potenciômetro, não conseguiu e me disse que era incompatibilidade do sistema (??????) não entendi como pode ser imcopatível???
Não é bem assim.
Tem que ver se a tomada original, não é para o módulo que alimenta o painel, aí não funciona.
Me passa a marca e modelo do alternador, para eu conversar com o eletrecista do Fuzila!
Ahhhh, módulo do painel... tem razão... não tinha pensado nisso...:parede::parede:
o meu conta giros está nas fotos anteriores e o meu alternador é um Bosch 120 Ah, segundo o dono do Golf ou do passat alemão, é da VW... foto abaixo.
E muito obrigado pelo seu auxilio.:concordo::concordo:
João!
Vou ver se consigo fazer um passo a passo de como instalar a saída do conta giros e postar no fórum.
Até final de semana estará pronto!
Tô no aguardo... "BRIGADÃO"..
guilhermeabreu
09/04/2011, 01:02
ENTENDO QUASE NADA DE ELÉTRICA AUTOMOTIVA .
Vide elétrica do meu reboque que quase nunca funciona , é só parar por 6 meses e qdo vou usar novamente , piso no freio acende seta , ligo a seta acende a lanterna e outros bichos mais , diz o eletrico que é falta de terra .
MAS VAMOS AO QUE INTERESSA :
Vejo vcs falarem para regular o contagiro pelo potenciomentro colocando o contagiro em 850 rpm se caso for esta a recomendação do manual do motor , como um exemplo .
Na minha opinião ísto esta errado pq o motor funcionando em marcha lenta o RPM dele é feito pela bomba injetora , depende da regulagem da bomba injetora e não do potenciometro regulando o mesmo .
Na minha opinião teria que ver o RPM da marcha lenta com um conta giro mecanico , se deu 900 RPM em marcha lenta , AÍ SIM REGULARIA O POTENCIOMETRO PARA QUE O CONTA GIRO MARCASSE OS 900 RPM REAL QUE O MOTOR ESTA FUNCIONANDO .
Pq simplesmente se o motor estiver funcionando em 1000 RPM e segundo o manual do motor a marcha lenta deve ser em 700 RPM se vc regular o pontenciometro para 700 RPM , ele marcará errado pq o motor esta com 1000 RPM realmente .
SERÁ QUE ESTOU FALANDO ÁGUA ??????????
Opa Drzão!
Está completamente correto Dr. Guilherme!
Mais partimos da premissa que o motor está correto!
Só queremos que o contagiros acompanhe o motor.
Algumas vezes, isso pode ocorrer, ficarem desiguais.
Abraços.
Kim.
Guilherme Kyrillos
09/04/2011, 18:18
Kim e amigos, saudações.
ACHO MELHOR APROVEITAR A BOA VONTADE DO KIM, que se propõe consultar o eletricista, e ABRIR UM TÓPICO COM ESSE TEMA.
Kim, abre um tópico, parece que a dúvida é geral. kkkk
[]ss
Tio Eddie
09/04/2011, 18:52
Kim,
Como anda a saga da C&P?
[]s
paje_tapuya
09/04/2011, 19:03
IIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIII... acabei de desconfiar do meu... rsrsrsrsrs
guilhermeabreu
09/04/2011, 19:33
A TODOS
Esta nota é só para quem já tem instalado o CONTA GIROS e tem dúvidas se esta marcando correto .
Para se ter a confiança de que seu CONTA GIROS esta marcando correto , é só pegar um CONTA GIROS MECANICO e colocar ele na extremidade do EIXO VIRABREQUIM e pronto , vc acelera e mantem o RPM em 3000 rpm ou 2000 RPM nos motores de baixo giro e pede para o outro que esta no EIXO com o COTA GIRO MECANICO dizer em qtos RPM esta , assim fiz no meu e fiquei tranquilo a partir daquele dia .
João!
Olhe a foto, provavelmente o alternador que tem deve ser igual.
A saída "W" é a própria para a ligação de contagiros.
Ficou para segunda ou terça mesmo, terão que esperar.
Tio!
Ainda não me decidi.
Então Kim, esse é igualzinho ao meu, que tb tem a saída W, e a resposta do conta giros é IGUAL a do outro (90Ah) que tinha uma saída adaptada... ELE NÃO DÁ MARCHA LENTA, SÓ COMEÇA A FUNCIONAR DEPOIS DE 1300 RPM, MESMO ASSIM NÃO SEI SE A AFERIÇÃO É CERTA.
João,
no meu foi a solda no diodo errado.. depois de abrir e soldar teoricamente no certo.. ficou bom..
Abraços,
Magão, como disse no post anterior, o alternador de 90 ah era adaptado, mas o de 120ah que uso hoje a saída W é de fábrica e o comportamento é o mesmo.
Opa galera da nação 4x4!!!!
Adivinhem o que é isso!
Esse pozinho na morsa!
https://lh4.googleusercontent.com/_FaOIAI9KB0o/TaTlS5qgaJI/AAAAAAAAIL4/Of8IYLXwU64/s400/12042011004.jpg
mais uma dica!
https://lh4.googleusercontent.com/_FaOIAI9KB0o/TaTlTrf9dHI/AAAAAAAAIME/QrIOQSUN8iY/s800/12042011006.jpg
O da esquerda é o sadio!
Skull Crusher
12/04/2011, 21:24
Eita...lá se foram as cruzetinhas do Kim....rs
Fio, vai de 1480 que para de quebrar!
[]s ao padrinho do Sapão!
"carqué coisa" grita que ajudamos aê!
Skull!!!
Olha a danada aqui!
https://lh3.googleusercontent.com/_FaOIAI9KB0o/TaTlTz3Pc9I/AAAAAAAAIMM/pcWey79qnhY/s800/12042011007.jpg
Ela era nova!
Tanto que o cara que fez o cardam não acreditou no que aconteceu!
Ficou tão comovido que deu garantia da cruzeta, uma zerada.
JL Cardans.
(44) 3423-6942
Para quem não sabe onde fica, está localizada ao lado da Mul-diesel!!!:shock::putz:
BEm, hoje, anddando com o jipe, escutei um barulho estranho, de algo raspando/rangendo.
Fui em loja de escapamento de um amigo, pedi a vala emprestada, ergui uma roda do jipe e comecei uma avaliação, para descobrir de onde vinha o barulho.
Quando vi a cruzeta, não conseguia acreditar, isso que estava engraxando a cada 15 dias.
Bem, mais um problema (quase) resolvido!:concordo:
Abraços.
Kim.
Skull Crusher
12/04/2011, 21:48
Kim
1- quando for comprar cruzetas, caia fora das Spicer e migre pras Arvin Meritor...bem melhores
2- engraxe sempre com graxa à base Bissulfeto de Molibdênio, que tem lubrificação emergencial
Forte abraço meu camarada!
uvantuil
13/04/2011, 08:17
Kim fuzileiro é du caraio mesmo... caraca.....
guilhermeabreu
13/04/2011, 08:30
O FUZILEIRO É MÁQUINA DE MOER PEÇAS
Não da pra acreditar mesmo , mas com o tempo VC VAI MANEIRAR O PÉ COMO EU FIZ E PAREI DE QUEBRAR A TODO INSTANTE .
Mesmo assim os amigos daqui falam que sou meio doido pra andar que ando muito forte , EU NÃO ACHO , acho que ando na maciota rsrsrsrsrsrsrsrs .
uvantuil
13/04/2011, 08:45
O FUZILEIRO É MÁQUINA DE MOER PEÇAS
Não da pra acreditar mesmo , mas com o tempo VC VAI MANEIRAR O PÉ COMO EU FIZ E PAREI DE QUEBRAR A TODO INSTANTE .
Mesmo assim os amigos daqui falam que sou meio doido pra andar que ando muito forte , EU NÃO ACHO , acho que ando na maciota rsrsrsrsrsrsrsrs .
Risos, KIM construiu um Máquina de teste de resistência de componentes de sistemas de tração.
O que resistir a fuzila = aguentar o paris dakar, o sertões, aplicações severas offshore.....
Bem pessoal!
Mais algumas atualização.
Hoje, como estou tranquilo no sítio, resolvi ver num alinhador o desgaste irregular do pneu dianteiro.
Estava 6mm, deixou com 1mm, até ai tudo bem.
Maisss.....
Quando ergueu a frente, os pneus moveram levemente para baixo.
Estava com folga nos mancais.
Conversei com o alinhador, será revisto.
Fui para casa, desmontei os munhões, revisei os mancais e rolamentos de roda.
Está tudo Ok!
Somente um ajuste mesmo.
Aproveitei e retirei o semi eixo de dentro da tubeira.
Com
Com um arame de solda oxigênio e um espeto de churras, saiu!
O arame de solda, usei para atravessar o bloqueio e empurrar o pedaço de semi.
Quando chegou no retentor externo, o Eduardo - K2000, usou o espeto que tem ponta, para alinhar o semi, e assim sair, funcionou muito bem!
Já está de volta no lugar, tudo Ok!
Agora, é só socar o pé!
Abraços.
Kim.
Cuidado com o socar o pé!! hihihi
Só num pode ter buracão escondido!!!!:mrgreen:
:cry::(:cry::(:cry::(
Acho que a 9x44 se foi!!!!!!!:putz:
Tio Eddie
17/04/2011, 22:18
JÁ ?????
Conte tudo!
rrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrr rrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrr
uuomuomuomuomuomuomuomuomuomuomuomuomommmmmmmmm
Rrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrr rrrrrrrrrrrrr
uomuomuomuomuomuomuomuomuomuomuommmmmmmmmmmmmmmm
Foi assim.
Quando saí da casa de meu sogro para pegar a estrada, começou a roncar.
Para ir, hoje na parte da manhã, ainda a patroa que foi na boléia, tudo tranquilo!
Fui para o sítio, levar a galerinha para andar de fapinha, voltei, tudo tranquilo.
Para ir embora, roncou!!!!
Tio Eddie
17/04/2011, 22:29
Rocou mas ainda tá andando né?
Rolamentos? Planetárias? C&P (de novo)? Barriga vazia cheia de fome?
No aguardo dos próximos capitulos....
Caramba......
Dana 70 nesse troço, sô! rssss
Será o jeito?
Tio Eddie
17/04/2011, 22:42
Caramba......Dana 70 nesse troço, sô! rssss
Será o jeito?
Downsizing de pneus é uma opção, amarrar uns balões cheios de hélio no pé, pra ficar mais leve...:twisted:
Sacanagens a parte, tem torque demais, e pneus grandes para forçar tudo....só trocar C&P não parece uma boa opção, acho que precisa rever o dimensionamento mesmo....:pensativo:
Oia nóis dando pitaco...:mrgreen:
[]s
Achei um par de eixo de F250, com as rodas, os cardans e caixa de transferência, mais o bolso está raso...
Hoje estou triste.
Olha que estava andando na moral, bem na moral!
Num deu 500km andando!
Tio Eddie
17/04/2011, 22:51
Fica triste não.....já já tudo se resolve.
A pergunta: Eixo maior, alem do trampo, não pode fazer com que apareça outro fusível?
Sim!!!
Cardam;
Caixa de transferencia;
Cambio
Eixo piloto.
Tio Eddie
17/04/2011, 23:01
O que me chama atenção é que as cruzetas estão aguentando....(mas estão mesmo?)
As cruzetas não deveriam (ou poderiam) estourar antes?
[]s pensativos
Na verdade ficou um motor de F250 com pneus maiores que os da picape e eixos dana 44....
Eu acho que caixa e t-case agunetam numa boa...
Essas relações gringas, forjadas, não dariam conta? :pensativo:
Kim,
Se souber de alguma caixa automática ZF 4hp22 detonada, para retirada de peças, me avise por favor.
Abs
Kim,
tem algo errado ai..
qual o torque do teu motor?
meu engesa ta aguentando o tranco sem essas quebras de C&P então.. por exemplo..
meu irmão moeu.. mais foi o rolamento do pião que quebrou..
meu estava começando abrir folga no pino da caixa satelite.. comprei um bloqueio.. eheh
tem algo de errado ai.. pra vc ter ideia.. até queimar pneu no asfalto.. eu ja fiz.. e não quebrou..
Abraços,
Tio!
Cruzetas????
http://www.4x4brasil.com.br/forum/showpost.php?p=1420740&postcount=1938
O que me chama atenção é que as cruzetas estão aguentando....(mas estão mesmo?)
As cruzetas não deveriam (ou poderiam) estourar antes?
[]s pensativos
Tio..
veja os 3 videos abaixo completos..
http://www.youtube.com/watch?v=YV2-UjolC7U
http://www.youtube.com/watch?v=CbJsqqj-b18
http://www.youtube.com/watch?v=xtTlVKdVWAA
todos engesas com DANA44 + flutuante ensimec t-rex bone.. + eixo dianteiro hibrido + tcase toy/240v e outros com tcase toy + caixa toy.. + 2.8mwm
e olhe que esse pessoal da rota fazem trilhas pesadas..
não acho que isso de mais reforçada pião e coroa.. tem merda de montagem ai..
Abraçs,
MaGao!
Estou andando na maciota!
Sem trancos ou trocas bruscas.
Também não estou entendendo o que acontece...
Tio Eddie
17/04/2011, 23:21
MaGao,
Conheço o pessoal da Rota e sua viaturas....Grandes, atualmente com 38" e eles não alisam.
Concordo contigo que tem algo errado e que crescer apenas pode não resolver o problema!
[]s
A regulagem da C&P foi feita direitinho?
Tio Eddie
17/04/2011, 23:32
A regulagem da C&P foi feita direitinho?
A regulgem eu não sei dizer, mas esta não foi a C&P do episódio do pino do bloqueio? :pensativo:
Kim,
Problema de montagem.. CERTEZA! não sou mecanico.. maissssss
a regulagem dos meus diferenciais são feitas com BATON de mulher kkkk sem ferramenta alguma.. e estão ai firmes e fortes.. nunca quebrei.. =)
meu irmão quebrou pq o rolamento do pião NOVO! simplismente ESFARELOU!.. rolamento falsificado so pode..
e olhe que vc sabe o que faço com o engesa.. kkkk não aliso.. e é um TRATOR!
disseram que a minha tcase de JPX não aguentava.. realmente não aguentou.. até eu achar uma que estivesse em perfeitas condições.. desde a ultima vez q troquei.. ano passado até agora está 100% sem problema algum.. ou seja. não era a tcase q não aguentava.. era ela com alguma avaria..
quer mandar o eixo pra ca ? agente monta ele e manda devolta.. é longe.. mais nada que 15 dais não resolva kkk
Abraços,
uvantuil
18/04/2011, 07:12
kim conheço pouco mas partindo para lógica da coisa.... pneu maior... motorzão... no meio disso alguma coisa que ta errada ta estourando o que ve pela frente e é mais fraco.... que ta sendo o que ta moendo ae no fuzila
a d20 de trabalho do meu pai... vivia dando problemas num pinos que vão dentro do diferencial o mecânico trocou por outros mais fortes.... ae foi o diferencial e cruzetas para vala.... quando o pai forçou o sistema num atoleiro na estrada do sitio....
Uvantuil,
Temos 02 engesas praticamente nos moldes do do Kim.. so o motor que é um S4T Plus em ambos os carros.. e não anda quebrando coroa e pião assim não.. ou melhor nunca quebrou o meu.. somente o do meu irmão por conta de um rolamento que estourou..
tem q verificar o que é isso..
Abraços,
uvantuil
18/04/2011, 07:58
Kim tem que parar o fuzila e ver exatamente o que ta rolando de errado pois o que ta sendo "sacrificado" é a parte mais fraca do sistema atual.. .se ele reforçar e isso e ainda continuar com parada errada vai moer outra coisa... e o preju poderá ser maior....
Simples!!!!!!
SOCA UM DIFERENCIAL DO MERCEDES AXOR:odedo::odedo::odedo::odedo::twisted::twisted: :twisted::twisted::odedo::odedo::odedo:
Abs
Pessoal!
Constatado!
C&p mesmo, mais, só será aberto após o feriado.
Até lá, andarei pouco com a viatura, será feito uma analise critica para saber o Por que.
Abraços.
Kim.
Tio Eddie
18/04/2011, 13:10
Kim,
Fala com o pessoal da Rota, reavalia o que está pegando.
Mesmo com pneuzão, motorzão não dá pra ficar quebrando assim.
Outra coisa, achei estranho o Fuzila ter ficado sem força, mesmo sem acionar a turbina. Vê isso direitinho também, pois deveria rodar bem de boa, e FORTE na lenta sem acionar a turbina, como acontece com a Milona.
[]s
Paulo Cesar
18/04/2011, 19:07
Kim,
Dá uma olhada na coroa e no pinhão e verifique se for possível, se ocorreu algum desgaste antecipado na parte mais interna ou externa antes da quebra.
Abs.
haundrich
18/04/2011, 20:14
Como está o grau de inclinação do diferencial? O óleo chega alcançar o rolamento do pinhão?
Tem limalha, pó ou cavaco no óleo?
haundrich
18/04/2011, 20:15
post duplicado afff
Opa grande galera da nação 4x4!
Bem, vou responder a todos, mais não um a um, de uma forma generalizada, pois o assunto é um só.
Liguei para o Igor da Rota 4x4, conversamos longamente, sobre a c&p e a configuração.
O assunto se deu em torno da regulagem.
Realmente, ele citou como único problema a regulagem, pois se ficar for de especificação alguns centesimais, com a configuração que ali está, não aguenta mesmo.
A folga deve estar entre 0,20 e 0,25, e não como a Dana pede, 0,13 a 0,20, pois com o pneu maior, há um aquecimento maior e, a termo dilatação entra em ação, roendo tudo!
Como estava na cidade de Maringá-Pr, fui a um amigo que tem uma oficina especializada em 4x4, a MCR 4x4, onde fui conversar, para saber se fazia ou indicava alguém.
Prontamente o Roger se ofereceu para fazer o serviço, sem custo inicial, onde somente pagaria se não quebrasse nos próximos meses (ainda a ser estipulado)
O Roger deu o mesmo diagnóstico do Igor, falta de regulagem específica.
Quanto à inclinação do cardam em relação ao focinho do diferencial, quase não há, pois foi corrigido quando na montagem.
Para colocar óleo no diferencial, macaqueei o eixo do lado direito (lado do bujão) e assim coloquei o óleo, assim coube uns 300ml a mais.
Coloquei também uma bisnaga de graxa grafitada para homocinética, uso isso sempre.
Tio, sobre o SMS que te mandei.
Hoje fui no bombista, sentamos e conversamos.
Ele já sabia da procedência do motor, que era de um 715 cargo.
Ele me explicou, que como a relação é curta, não "pesa" para o funcionamento do motor e, assim, a turbina não funciona perfeitamente.
O que será feito:
Após a troca da relação, será calibrada a turbina para a relação de c&p que estarei usando.
Assim, aproveitarei melhor o rendimento do motor, com menos gasto de combustível e melhor rendimento.
Bem galera, somente depois do feriado que teremos novidades.
Abraços.
Kim.
ps. sobre a MCR
Clique em Paraná, o segundo endereço.
http://www.adams.ind.br/website/index.php?option=com_content&view=article&id=46&Itemid=2
Tio Eddie
18/04/2011, 22:45
Boas,
PArece que tudo está bem encaminhado! Agora Fé e paciência...
[]s
Aguardando novidades...:pipoca::pipoca: positivas de preferência...:concordo::concordo:...
Ah Kim, e o conta giros, tem alguma informação???
[]s.
Tio!
Muuuuuuuita fé e paciência!!!
João R.
Ainda não mechi com o problema de giro, o eletrecista está com muito serviço devido ao feriado, possivelmente após o feriado será mais fácil.
Abraços.
Kim.
guilhermeabreu
18/04/2011, 23:38
GRANDE KIM
Estou aqui mais de coruja , pois sei muito bem o que ficar quebrando quebrando e quebrando , me até dor no fígado .
Mas acho que agora vc esta indo no caminho certo , mas imagina vc com o motor funcionando fora de uma calibragem ideal que parece que não esta utilizando toda a sua força , e com a nova calibragem e melhor funcionamento será o teste final para a nova regulagem da C&P .
Estou aqui na torcida para que tenha descoberto o SANTO GRAAL .
ABRAÇÃO e ansioso para saber das novas e boas notícias .
Opa Dr. Guilherme!
Muito obrigado pela torcida.
Mudando um pouquinho de assunto, acho que o Raul virá a Paranavaí este feriado, convidei-o para se hospedar em minha casa.
Virá em visita à Donivel.
Será uma honra te-lo aqui.
Pessoal!
Vou deixar um questionamento.
O MaGao, João R., Carlos, Edu, Dr. Guilherme, Tio Eddie e os demais...
Nos motores a diesel o pessoal usa 13x43 ou 13x46, certo?
A F1000, nessa base.
A toy band é um pouco mais curta.
Então, pergunto?
A 11x45 não seria um pouco curta?
A 9x44 parece que vai esgoelar o motor!
Esqueçam as tabelas.:putz:
Vamos por analogia.
Abraços.
Kim.
Parece vergonha (e é), mas até hoje não sei nada de relações x efeitos no carro.
Dá preguiça só de pensar em epsquisar...rsss
Mas terei que aprender na marra..rsss
Abs só assisitndo as aulas...
Tio Eddie
19/04/2011, 00:08
Kim,
F-1000
Gasolina/Álcool 6cc - 4,09:1
MWM 229 aspirada - 3,92:1
MWM 229 TD Turbo de fábrica - 2,72:1
4x4 TODAS - 3,07:1
As 4x4, 3,07:1 são bastante reduzidas com pneus nas medidas orignais (255/75R15, 215/80R16 e 7.00-16), ficam show com 33" e boas com 265/75R16. Acho que com os 35" ficariam longas, (não usei pra dizer) com os 265 dá uns 130-140 sem esguelar tudo, mas quase...rsrsrs
As Turbo de fábrica, 2.72:1 são as que mais andam nas medidas originais de pneus
Logo nas femil diesel as relações com pneus "pequenos" são longas
Veja se ajuda a começar a pensar.....
[]s
guilhermeabreu
19/04/2011, 00:14
Opa Dr. Guilherme!
Muito obrigado pela torcida.
Mudando um pouquinho de assunto, acho que o Raul virá a Paranavaí este feriado, convidei-o para se hospedar em minha casa.
Virá em visita à Donivel.
Será uma honra te-lo aqui.
Pessoal!
Vou deixar um questionamento.
O MaGao, João R., Carlos, Edu, Dr. Guilherme, Tio Eddie e os demais...
A F1000, nessa base.
Então, pergunto?
Vamos por analogia.
Abraços.
Kim.
KIM
Como tenho sempre falado aqui , eu tenho utilizado a experiencia do erro/acerto ( analogia ) do que fica melhor para mim , não faço contas de TABELAS , simplesmente pq as contas das tabelas NÃO REPRESENTAM O QUE EU SINTO QDO DIRIGO COM AS RELAÇÕES QUE DEVERIAM FICAREM BOAS PELA TABELA .
Não sei se me fiz entender .
Na minha opinião KIM , a relação ideal é aquela que vc terá que colocar no seu FUZILEIRO para que vc tenha um dirigir confortável sem exigir demais do motor , ou melhor SE VC QUER ELE REDUZIDO PRA FAZER FORÇA E POUCA VELOCIDADE FINAL , OU SE QUER VELOCIDADE FINAL/CRUZEIRO BOA E CONFORTÁVEL PARA O MOTOR E PERDER NO ÍTEM FORÇA .
No meu caso depois de tantas trocas de relações , ACABEI OPTANDO PELA DE VELOCIDADE CRUZEIRO CONFORTÁVEL ENTRE 100/120 KM/H E FINAL DE 130 KM/H , pq com a relação que estou agora que é a 13x46=3,54 NA TABELA EM 3.800 RPM ESTA EM 150KM/H , só que o motor não empurra o meu ENGESA numa rotação meior do que 3.300 rpm no plano por causa do arrasto aerodinamico , logo ele consegue empurrar até os 3.300 rpm que me da 130 km/h , MAIS UM EXEMPLO DE QUE TABELA NÃO FUNCIONA , na tabela daria , só que o ENGESA não chega naquela rotação por falta de força no motor com esta relação .
Qdo estava com a relação 11x47 ele chegava aos 145 km/h a 4300 rpm , mas ha de convir que 4.300 rpm para um motor díesel mesmo sendo de alto giro , teria motor para pouco tempo usando neste regime e eu usava/judiava COM CERTEZA .
Hoje estou mais sossegado e andando a 100/110 as vezes 120 km/h e estou muito satisfeito e sabendo que estou poupando meu equipamento a 120 km/h esta com 3100 rpm , BOM DEMAIS .
Espero ter ajudado em alguma coisa com este meu relato .
ABRAÇÃO
CARLOS SIQUEIRA
19/04/2011, 07:41
Kim, que "zica"!!! O meu relato, como solicitado: instalei o meu motor (Q20b), com as 13x46 (3,54), seguindo sugestão do Afonso da TT4, que vendeu-me o mesmo. Um outro amigo, que estava com um F1, na mesma oficina, com estas relações, motor 226 e pneus 35", aconselhou-me as 13x43(3,34). Conversando com o Edu, este falou que o seu f3-Jordânia veio com as 3,07(14x43 ou 13x...), e andava muito, mesmo sem turbo. Consegui as 14x43 aí em Foz, usadas, pois nem em catálogo, constam aqui no Brasil, ficaram ótimas, mas são motores toalmente diferentes, que necessitam porém, ajustes, compatíveis com os desejos de seus proprietários, como disse o Guilhermão.
[]'s, boa sorte!!!!
Então pessoal!
Pelo que estão relatando, motores a diesel, na configuração original, usam relação abaixo de 4,09.
Veja o Carlos, colocou 13x43, 3,30, com um Q20B, que originalmente tem 87cv.
O Dr. Guilherme tem 13x46=3,54, com um mwm sprinter de 135 cv.
Ai eu pergunto:
O que eu fui fazer com uma 9x44 com um motor de 150cv?????:parede:
paje_tapuya
19/04/2011, 08:18
Kim, que "zica"!!! O meu relato, como solicitado: instalei o meu motor (Q20b), com as 13x46 (3,54), seguindo sugestão do Afonso da TT4, que vendeu-me o mesmo. Um outro amigo, que estava com um F1, na mesma oficina, com estas relações, motor 226 e pneus 35", aconselhou-me as 13x43(3,34). Conversando com o Edu, este falou que o seu f3-Jordânia veio com as 3,07(14x43 ou 13x...), e andava muito, mesmo sem turbo. Consegui as 14x43 aí em Foz, usadas, pois nem em catálogo, constam aqui no Brasil, ficaram ótimas, mas são motores toalmente diferentes, que necessitam porém, ajustes, compatíveis com os desejos de seus proprietários, como disse o Guilhermão.
[]'s, boa sorte!!!!
Carlos, seu pneu é 33", não é isso?
haundrich
19/04/2011, 08:19
A F1000, nessa base.
Então, pergunto?
Vamos por analogia.
Abraços.
Kim.
Fez o cálculo de relação final, no solo, considerando o tamanho do seu "pneuzinho" ?
CARLOS SIQUEIRA
19/04/2011, 18:30
Kim e Flávio, estou agora com as 14 x 43 (3,07) e com pneus 33". No caso, tem-se que levar em conta o giro dos motores, que no Q20b e 226, é baixo, entre 2000 a 2500 rpm, já nos outros bem mais alto.
[]'s
paje_tapuya
19/04/2011, 18:40
Kim e Flávio, estou agora com as 14 x 43 (3,07) e com pneus 33". No caso, tem-se que levar em conta o giro dos motores, que no Q20b e 226, é baixo, entre 2000 a 2500 rpm, já nos outros bem mais alto.
[]'s
O meu é 13x46 e minha velocidade de cruzeiro é 90km/h pelo gps. Acho que trocando a t-case já vai soltar mais um pouquinho, não é. Aquela caixa de f-1 "amarra" muito o carro.
Pessoal!
Estou procurando umas relações.
http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?p=1426062#post1426062
Quem puder ajudar, ficarei agradecido!
haundrich
19/04/2011, 21:43
Então pessoal!
Pelo que estão relatando, motores a diesel, na configuração original, usam relação abaixo de 4,09.
Ai eu pergunto:
Complementando a listinha,
Hoje tenho 45x11=4,09, com mwm de 135CV, quinta 1:1, pneu 33, e acho que deveria migrar para 47x12=3,92, porque a 120km/h o motor está girando muito alto para mim. Já tive 13x46=3,54 e achei longo demais para 33pols
haundrich!
O RPM de viagem do motor que tenho é 1300.
2000, estaria forçando-o.
No seu, a 3500 rpm, com 33", estaria a 84km/h, usando a 12x47, com 11x45, estará a 81km/h.
haundrich
19/04/2011, 23:12
Segue aqui planilha que construí para ter ALGUMA referência nessa questão de coroa e pinhão. O resto é gosto do piloto.8-)
Detalhe para o resultado torque transmitido ao solo: além da velocidade, é o um indicativo que diz para mim o quanto de força tenho, quando usei a relação tal, e a resposta do bixão naquela subida tal, a 100 por hora por exemplo ou naquele barranquinho....:dance:
Pessoal, olhem o que achei!
http://www.picapesgm.com.br/forum/viewtopic.php?t=569&sid=380aeb04adfa59dd5dde162c5c5d2cc3
Tomei a liberdade de copiar o linck do fórum pkp Gm.
Abraços.
Kim.
Kim,
Aqui em maceio de acah 0km essas relações. Eu uso 13x43.. Foi 1050,00.. Nao tenho falta de força.. E o máximo que consiguo Eh 120km/h.. Lembrando que uso 240v.. Com essa relação vc vai decolar hehhee. Abracos
De precisar eu vejo por aqui relação.. Estou no hospital agora.. Mais amanha recebo alta e acho q consigo ver se tem dois casais 13x43.
Abracos
guilhermeabreu
20/04/2011, 11:10
Então pessoal!
Ai eu pergunto:
KIM
Sim amigo , vc foi fazer uma MÁQUINA DE MOER PEÇAS usando esta relação com o torque que seu motor tem .
Todo motor díesel em picapes sai de fábrica com relações abaixo de 4,0 ou até 4,1 .
ABRAÇÃO
guilhermeabreu
20/04/2011, 11:13
O meu é 13x46 e minha velocidade de cruzeiro é 90km/h pelo gps. Acho que trocando a t-case já vai soltar mais um pouquinho, não é. Aquela caixa de f-1 "amarra" muito o carro.
CARO PAGE_TAPUYA
Não PAGE , com certeza vc trocando a T-CASE não vai soltar nada , a T-CASE do F-I não amarra nada , o que AMARRA é a RELAÇÃO CURTA DEMAIS PARA SEU USO .
Vc só ficará com ele mais solto se trocar a sua relação de C&P por outra mais longa .
Gui,
mesmo assim.. motor com 150cv + redução alta.. acima de 4.x vai ser melhor ainda.. o esforço feito para se rodar o conjunto é menor ainda.. não era para quebrar..
isso tem cara ou de montagem errada ou de relação ja fodida.
Abraços,
guilhermeabreu
20/04/2011, 11:27
Complementando a listinha,
Hoje tenho 45x11=4,09, com mwm de 135CV, quinta 1:1, pneu 33, e acho que deveria migrar para 47x12=3,92, porque a 120km/h o motor está girando muito alto para mim. Já tive 13x46=3,54 e achei longo demais para 33pols
POIS É AMIGO HAUNDRICH !!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!
Vc tem a mesma configuração do meu , concordo plenamente com vc que a 11x45 = 4,09 fica um pouco curta pra velocidade cruzeiro , usei a 11x47=4,27 , a 120 o motor ficava urrando a 3200 rpm .
Migrei para a 12X47 = 3,92 a diferença foi muito pequena , CONTINUEI ACHANDO QUE ESTAVA CURTA AINDA , AINDA MAIS VC COM A 11X45=4,09 MUDAR PARA 12X47=3,92 , no seu caso não justifica o dinheiro gasto nesta mudança .
Já havia usado a 13x46=3,54 E TB ACHEI QUE FICOU UM POUCO LONGA DEMAIS , mas no final escolhí ela mesmo .
ME READAPTEI A ANDAR COM A 13X46=3,54 E HOJE ANDO A 100 KM/H COM 2400 RPM E A 3000 RPM ESTOU A 118 KM/H , tenho andado na cidade e trabalhado fora da cidade 50 km em outra cidade andando na faixa dos 100/110 km/h na casa dos 2.600 a 2.800 rpm ÓTIMO PARA O MOTOR , ESTA ME ATENDENDO PERFEITAMENTE , SÓ NAS ULTRAPASSAGENS/RETOMADAS QUE DEMORA UM POUCO MAIS , MAS NADA QUE NÃO DÊ PARA SE ACOSTUMAR .
Sugiro a vc ír para a 13x46 de novo , MAS CASO VC QUEIRA ÍR PARA A 12X47 , EU TENHO AQUI PARA O DANA 44 E TENHO A 10X39 PARA O DANA 30 QUE FAZ O CONJUNTO ORIGINAL DO ENGESA F-II .
ABRAÇÃO
guilhermeabreu
20/04/2011, 11:51
Gui,
mesmo assim.. motor com 150cv + redução alta.. acima de 4.x vai ser melhor ainda.. o esforço feito para se rodar o conjunto é menor ainda.. não era para quebrar..
isso tem cara ou de montagem errada ou de relação ja fodida.
Abraços,
GRANDE MAGAO
Correto , mas se analizar este ponto de vista que eu vou citar agora vai ver que pode ter as consequencias que o KIM esta tendo .
Explicando o que vc falou :
Estando com uma relação mais curta o sistema de engrenagens sofrerá menor esforço em ter que mover o carro , ísto em uma situação normal com motor normal e pneus normais , MAS SE TEM UM PNEUZÃO E UM MAIOR ATRITO NO SOLO FICARÁ MAIS FÁCIL DE QUEBRAR AS ENGRENAGENS TB pq o torque do motor sendo muito maior do que o original aliado a relação curta de engrenagens TERIA QUE FAZER O PNEU GIRAR/QUEIMAR NO ASFALTO , e não queima , ELE MOE AS ENGRENAGENS DA C&P .
Concorda com este raciocínio .
Num carro original , se vc alongar demais a relação o esforço das engrenbagesns será maior , SÓ QUE O MOTOR ORIGINAL NÃO TERÁ TORQUE PARA QUEBRAR AS ENGRENAGENS POIS FORAM PROJETADOS PARA TAL , e no caso do carro original qdo se acelera mais as rodas patinam pois o projeto foram para elas patinarem e não quebre=arem as engrenagens .
Qdo modificamos nossos jipes , NÃO CALCULAMOS NADA , queremos AS COISAS MAIS FORTES POSSÍVEIS , só que no caso do KIM ninguem havia colocado um motor deste num jipe com DANA 44 , agora estamso assistindo uma VERDADEIRA MÁQUINA DE MOER PEÇAS .
Entendeu meu ponto de vista ???? Reafirmo : concordo com sua exposição , mas lembro que esta exposição na minha ótica de ver é para carros originais e LEIS DA FÍSICA TB .
Exagerando neste último exemplo que vou dar :
IMAGINA O JIPE DO KIM COMO ESTA COM A RELAÇÃO CURTA E ENCOSTAR ELE NUMA PAREDE E ACELERAR FUNDO , SENDO QUE O MESMO ESTA NA TERRA , VAI ACONTECER QUE AS RODAS IRÃO PATINAR NA TERRA .
IMAGINA A MESMA SITUAÇÃO COM UMA RELAÇÃO LONGA VAI ACONTECER A MESMA COISA .
IMAGINA A MESMA SITUAÇÃO COM A RELAÇÃO CURTA , MAS O JIPE NO ASFALTO , VAI PATINAR AS RODAS QUEIMANDO OS PNEUS OU " MOER AS ENGRENAGENS E NÃO PATINAR AS RODAS OU MOER AS ENGRENAGENS E PATINANDO AS RODAS " .
IMAGINA A MESMA SITUAÇÃO COM A RELAÇÃO LONGA , VAI ENFORCAR O MOTOR E NÃO VAI QUEBRAR AS ENGRENAGENS , pq nesta situação no asfalto as rodas terão muito atrito não vão patinar e o motor não terá torque suficiente para quebrar as engrenagens , AÍ O MOTOR MORRE .
Desculpe por me alongar tanto .
RoadRunner
20/04/2011, 13:04
Kim
deixei pm :pipoca:
[]s
Gui,
realmente.. mais ainda assim não concordo kkkkkkkk com as peças dele ta quebrando tão facilmente.. digo pq tenho +- a mesma caracteristica.. e não poca assim..
Kim,
Uma pergunta.. existe folga da tcase para até o momento de rodar os pneus? o meu é bem justo.. evitando um dente bater em outro e quebrar grosseiramente falando..
Abraços,
guilhermeabreu
20/04/2011, 19:57
Gui,
realmente.. mais ainda assim não concordo kkkkkkkk com as peças dele ta quebrando tão facilmente.. digo pq tenho +- a mesma caracteristica.. e não poca assim..
Kim,
Uma pergunta.. existe folga da tcase para até o momento de rodar os pneus? o meu é bem justo.. evitando um dente bater em outro e quebrar grosseiramente falando..
Abraços,
MAGAOZINHO
Estamos com o mesmo pensamento e falando com palavras diferentes , TB CONCORDO COM VC QUE O FUZILEIRO ESTA QUEBRANDO MAIS RÁPIDO DO QUE DEVIA , mesmo estando com este motorzão não é possível uma C&P durar só 500 km e andando na maciota como ele relatou , TEM QUE TER UM DENTE DE COELHO AÍ NESTE MATO .
ABRAÇÃO e torcendo para que o KIM acerte e/ou descubra este mal destruidor que esta tendo lá .
Bem pessoal!
Levarei o eixo a um profissional da area!
Será feito uma analisa do que aconteceu.
Estou acompanhando a conversa de vcs por aqui, está muito boa!
Usarei algumas coisas como prâmetro.
Sobre as relações, estou esperando algumas respostas.
Abraços.
Kim.
haundrich
25/04/2011, 09:37
Valeu Guilhermão
Sua informação de ter voltado para a 3.54 é fortíssima.
Pergunta: com essa relação 13x46 no seu, você sai em segunda marcha ou entra na primeirinha obrigatória?
Entrarei em contato por MP
abraço
haundrich
POIS É AMIGO HAUNDRICH !!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!
Vc tem a mesma configuração do meu , concordo plenamente com vc que a 11x45 = 4,09 fica um pouco curta pra velocidade cruzeiro , usei a 11x47=4,27 , a 120 o motor ficava urrando a 3200 rpm .
Migrei para a 12X47 = 3,92 a diferença foi muito pequena , CONTINUEI ACHANDO QUE ESTAVA CURTA AINDA , AINDA MAIS VC COM A 11X45=4,09 MUDAR PARA 12X47=3,92 , no seu caso não justifica o dinheiro gasto nesta mudança .
Já havia usado a 13x46=3,54 E TB ACHEI QUE FICOU UM POUCO LONGA DEMAIS , mas no final escolhí ela mesmo .
ME READAPTEI A ANDAR COM A 13X46=3,54 E HOJE ANDO A 100 KM/H COM 2400 RPM E A 3000 RPM ESTOU A 118 KM/H , tenho andado na cidade e trabalhado fora da cidade 50 km em outra cidade andando na faixa dos 100/110 km/h na casa dos 2.600 a 2.800 rpm ÓTIMO PARA O MOTOR , ESTA ME ATENDENDO PERFEITAMENTE , SÓ NAS ULTRAPASSAGENS/RETOMADAS QUE DEMORA UM POUCO MAIS , MAS NADA QUE NÃO DÊ PARA SE ACOSTUMAR .
Sugiro a vc ír para a 13x46 de novo , MAS CASO VC QUEIRA ÍR PARA A 12X47 , EU TENHO AQUI PARA O DANA 44 E TENHO A 10X39 PARA O DANA 30 QUE FAZ O CONJUNTO ORIGINAL DO ENGESA F-II .
ABRAÇÃO
uvantuil
25/04/2011, 09:45
Kim... e ae como ficou o esquema do fuzileiro?
Handrick,
Creio que ele saia de segunda sem problemas.. eu uso 13x43 com pneus 37" e saiu de segunda sem problemas.. não uso primeira pra nada.. até nas ladeiras altas no meio fazendo meia embreagem.. a segunda da tranquilão.. se brincar canta pneu kk
Abraços,
Valeu Guilhermão
Pergunta: com essa relação 13x46 no seu, você sai em segunda marcha ou entra na primeirinha obrigatória?
abraço
haundrich
guilhermeabreu
25/04/2011, 12:44
Valeu Guilhermão
abraço
haundrich
GRANDE FLÁVIO
Normalmente saio de 2ª , a não ser se estiver em uma subidinha , aí tenho que saír de 1ª , mas no plano saio sempre de 2ª , como minha marcha lenta esta em 850 rpm e o motor fica balançando um pouco tenho que acelerar um pouquinho , já até me acostumei , andei ontem na CAMPER do ÍGOR LUSTOSA e ví que a marcha lenta dele esta em 1100 rpm e o motor funciona redondo , vou levar o meu no bombista pra deixar a marcha lenta em 1000 rpm assim acho que ficará melhor ainda para sair de 2ª .
Neste quesito de saír em 2ª , da tranquilo não se prenda por este motivo , ainda mais se o seu tb esta com 1000 rpm de marcha lenta .
MAGAOZINHO , realmente da até pra cantar pneu ,mas judiando da embreagem , se fizer ísto com muita frequencia acredito que a embreagem vai pro saco , mas no uso diário normal sem problema algum , como vc tb relatou .
Bem galera, voltando com o Fuzila!
A c&p fou mandada para o Saad, tive que comprar uma 9x44, pois a que saiu, foi direto para o arquivo redondo, que fica em baixo da mesa.
Poderia usar o pinhão na cozinha, pois os dentes estavam afiados, parecia aquela faca que ginsu!!!
troquei a c&p, bem como o bloqueio macrotorque, pois há diferenças na caixa satélites.
Eixo retirado, lavado e aguardando nova c&p!
Será colocado todos os rolamentos novos, novamente.
Espero estar andando daqui uma semana.
Abraços.
Kim.
RogérioNunes
28/04/2011, 17:43
Kim, essa condição que saiu a C&P é característica de regulagem errada e/ou pré-carga/torque incorreto na porca do pinhão fazendo com que folgue em trabalho causando o estrago.
Bem galera, voltando com o Fuzila!
A c&p fou mandada para o Saad, tive que comprar uma 9x44, pois a que saiu, foi direto para o arquivo redondo, que fica em baixo da mesa.
Poderia usar o pinhão na cozinha, pois os dentes estavam afiados, parecia aquela faca que ginsu!!!
troquei a c&p, bem como o bloqueio macrotorque, pois há diferenças na caixa satélites.
Eixo retirado, lavado e aguardando nova c&p!
Será colocado todos os rolamentos novos, novamente.
Espero estar andando daqui uma semana.
Abraços.
Kim.
Bem pessoal!
O jipe está parado, então, comecei a inventar moda.
O guincho que coloquei no parachoque traseiro é usado, numa das vezes que fui usar notei que estava com problema num sistema que tem dentro do carretel, uma espécie de freio, que quando leve, roda rápido o carretel, pois a força do motor vai direto para ele; Quando pesado/força, o torque vai para o eixo e então sistema de planetárias.
O sistema estava travado, desmontei, e agora não sei as posições, pois como disse estava travado e, quando destravou, pulou tudo.
Poderia me ajudar?
Abraços.
Kim.
ps.: ainda não montei o eixo, aguardo as peças, na verdade, o Correio!
xicoffck
02/05/2011, 20:21
Bem pessoal!
O sistema estava travado, desmontei, e agora não sei as posições, pois como disse estava travado e, quando destravou, pulou tudo.
Poderia me ajudar?
Putz, ai complica...
mas por acaso não procurace na net uma vista explodida do guincho?
ou as vezes até o manual original tenha disponivel na net, e nele provavelmente com=ntem a vista explodida com a ordem de montagem!
espero ter ajudado!
abraços e boa sorte no quebra cabeça!
Caro xicoffck!
A Work já me ajudou uma vez, onde me enviou a vista explodida do guincho, pois o comprei completamente desmontado!
Porém, não tem o detalhe de montagem do que preciso, uma espécie de freio dentro do carretel.
Não sei se em repouso freia e acionado libera, ou se em repouso libera, e acionado freia.
A função, e deixar o carretel rápido quando sem peso (cabo tracionando).
Quando pesa, o torque vai para o conjunto de satélites.
Espero ajuda.
Abraços.
Kim.
As fotos!!
289918289921289923289924289925
Pessoal!
Acabei de receber uma ajuda do Tio Eddie!
Warn xd9000i Winch Rebuild (http://www.wanderingtrail.com/Repairs_Rebuilds/warn_winch/warnwinch.html)
M8000 Warn Winch Rebuilt - 4x4 Preservation (http://www.4x4preservation.com/forums/showthread.php?t=381)
Supercharger
02/05/2011, 23:36
Não sei se em repouso freia e acionado libera, ou se em repouso libera, e acionado freia.
Kim, em repouso o sistema expulsa as sapatas de freio, pressionando-as contra a face interna do tambor. Não tem nada a ver com as planetárias. É por causa deste sistema que você ao guinchar o jipe em uma subida, ao parar de guinchar não desce o morro de novo, desenrolando o carretel.
Repare no sistema, que o motor não toca o carretel diretamente. A primeira 1/4 ou 1/2 volta do motor servem para girar a primeira peça com a rampa, causando afastamento e consequentemente tirando a pressão das sapatas de freio. Ou seja, a primeira 1/4 ou 1/2 volta destrava o freio e somente após começa a impulsionar o carretel de fato. Parou o motor, a mola gira a peça da rampa novamente e trava o freio.
Como disse, não tem nada a ver com o sistema de reduções planetárias. O lance de desenrolar o cabo "levinho", na mão, é feito desacoplando uma luva que engata o sistema de planetárias aos mancais da base do guincho. Quando a luva desacopla, a caixa de redução planetária roda livre, solidária ao carretel, então não precisa movimentar as engrenagens, que por serem reduzidas gera restrição. Com a tal luva acoplada, a caixa de planetárias fica travada ao mancal, daí o único meio do carretel girar é girando o sistema de redução, o que também só acontecerá com o sistema de freios destravado, ou seja, se o motor girar.
Espero ter ajudado.
Saudações,
Gustavo.
Opa Supercharger!
Muito obrigado pela explicação, era isso que precisava para finalizar a montagem.
Provavelmente à noite estará funcionando, e corretamente.
Abraços.
Kim.
Tio Eddie
03/05/2011, 12:44
Kim, só agora consegui logar no fórum...:karate:
Pelo visto o assuunto guincho está nos finalmentes. Diz uma coisa, os links ajudaram?
[]s
Opa Tio!
Ajudou muito, muito mesmo!!!
Muito tancks!
Logar tá um pouco complicado por enquanto, mais espero que volte à normalidade.
Abraços.
Kim.
Atualizando...
Sem nenhuma modificação ainda!!!!
:rolleyes::x:parede::freaking:
E a mola do capitão?
Nada ainda....
CARLOS SIQUEIRA
11/05/2011, 12:18
Parabéns Kinzão:torcendo::violao::torcendo:, muita saúde a você e toda a sua família!! E paciência:rolleyes::putz:, muita paciência com o Fuzila!!!
[]'s
Parabéns Kim!
Muito engesa, chupeta e quarto 13 pra você!
Meu abraço!
Tio Eddie
11/05/2011, 12:36
Kim com anos em festa!!!
Muitas felicidades, muitos anos de vida, poucos dias de Fuzila no toco e muito suce$$o!
Forte abraço!
Ah, aproveita a festa e o pacote de cuecas e meias (ou vai ganhar gravata???)
Opa galera!!!!
Muito obrigado pelas felicitações!!!!
Tio!
Só ganhei um sinto!
Sinto muito, mais está mais velho!!!!!:putz:
Da esposa e filho, ganhei um snorkel de 3".
Parabéns, Kim... paz, saúde e muito sucesso pra vc...
Abraços.
guilhermeabreu
11/05/2011, 22:43
AMIGO KIM
Parabens tudo de bom pra vc , que continue assim sempre nos dando alegria , muita saúde e paz .
Quase que fizemos ano no mesmo dia .
ABRAÇÃO
Opa Drzão!
Muito obrigado pelas palavras, e realmente, são próximas as datas!
Obrigado a todos!
Kim.
Kimzão, mesmo atrasado aceite meus parabéns :torcendo:
[]´s
Em tempo, vem com o Fzo pra fenajeep mesmo? Quero dar uma voltinha nele... :rolleyes: