PDA

Ver Versão Completa : Engesa FII, o "Fuzileiro"!

Páginas : 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13 14 15 16 17 18 [19]

Vicente Guimaraes
22/01/2014, 12:32
Que trambulho é esse?

reslima
22/01/2014, 12:35
Comprou onde? Já tinha procurado esse e só conseguiria comprar importando o que acredito ser uma réplica da china. O que comprou veio com a logo da land rover na tampa traseira?
Abraço.

Agora sou um cara que tem um engesa e um discovere V5
.

.

.

.

.

.

.

447884

reslima
22/01/2014, 12:36
Se for original, pode ter certeza que sim.

E presta ISSO????

Ivan Luiz
22/01/2014, 14:01
Como nem tudo são flores...

Fixação do coletor de escapamento
447863

Penso em choque térmico!

Trocou o cabeçote só por causa das orelhas ou tinha mais problemas?

Marcus Brandão
22/01/2014, 14:08
Oi Kim. Bem vindo de volta!
Esses celulares Discovery são miuto parecidos com os Caterpillar. Se bem feitos são excelentes.
No site Aliexpress eles são vendidos abaixo de 80 doletas. Se não prestar o prejuizo é mínimo. Mas agora é só esperar as impressões do Kim.
No Youtube dá pra assistir o teste do CAT.

Kim
22/01/2014, 20:53
Caros amigos!

Vamos lá!

Tio, se preta eu não sei, mais na busca que fiz, esse foi um dos resultados:

https://www.youtube.com/watch?v=ID20CVirkc0

Ivam!
Foi somente pelas orelhas, estava perfeito, porém, um novo é melhor, e com o custo de R$ 500,00 com válvulas nova.

Marcus, paguei para ver!!!

Compra no site:
Produto Direto (http://www.produtodireto.com/)

Fabio Diniz
23/01/2014, 17:12
Saudações Kim... Sempre bom, saber o que anda fazendo... novidades na certa!:drunk:

ABraços

Tio Eddie
23/01/2014, 17:15
Tio, se preta eu não sei,

Bem, vou esperar o teu chegar e ouvir tuas impressões...

Depois vejo se compro um tb - amarelo...

[]s

Kim
24/01/2014, 23:16
O link do fone

Celulares e Smartphones :: Smartphone Discovery V5 com Dual Chip, Android 2.3, Wi-Fi, Resistente à prova d'água, Poeira e Impacto - Celulares e Smartphones :: Smartphone Discovery V5 com Dual Chip, Android 2.3, Wi-Fi, Resistente à prova d'água, Poeir (http://www.produtodireto.com/produto/Celulares_e_Smartphones/1465/Smartphone_Discovery_V5_com_Dual_Chip_Android_23_W i-Fi_Resistente_a_prova_dagua_Poeira_e_Impacto)

Kim
06/03/2014, 10:33
Bom dia!

453699

CAVESO
06/03/2014, 11:48
Grande kim, saudades amigão!

A Tatoo é sua?

O cel do produto direto é original?

Abs

Kim
06/03/2014, 12:11
Opa Caveso!
A tatoo é minha sim!

O cel, ainda não chegou...

CAVESO
06/03/2014, 12:12
Engesa na veia e para sempre! kkkkkkkkkkkkkkkkk

Mas esse cel tem cópia ou todos originais?

Kim
06/03/2014, 12:27
Cara, acho que é original, estou esperando chegar, eu e mais umas vinte pessoas...
Quando chegar, tenho que avisar uma putsa galera...

reslima
06/03/2014, 12:32
Caveso, respondendo o que sei desse celular, dizem que existe "cópia" dele também, mas não sei dizer com certeza, pois todos que achei pra comprar vem da china. De qualquer forma, o meu chegou tem uns dias e estou muito satisfeito com ele, é claro que não mergulhei ele em nada e nem joguei pra cima pra ver se aguenta, mas pelo valor pago, pra mim é um ótimo smartphone. Comprei pelo aliexpress e paguei U$ 80,00, quase R$ 200,00.
A propósito Kim, bacana a iniciativa da tatoo.
Abraço a todos.
Renato

CAVESO
06/03/2014, 12:41
Renato,

Ele vem desbloqueado?

foi taxado?

reslima
06/03/2014, 12:44
Sim, desbloqueado, 2 chips. No meu caso não foi taxado, não sei se o chines fi duma égua informou um valor menor ou se apenas levei sorte.
Abs.

CAVESO
06/03/2014, 12:47
Os chinas sempre mandam com valor menor e como gift.....rs

Kim
06/03/2014, 12:59
Reslima, comprou um?

Manda uma foto dele!

reslima
06/03/2014, 13:22
Opa, comprei, fotos abaixo. Repare no garoto propaganda bonitão.
453743 453744

ROBERTO SCHOLLER
06/03/2014, 13:28
Bom dia!

453699

Show de bola!!! :palmas:

Kim
06/03/2014, 13:28
Orra, verde também?

Comprou quando, em que data?

Eu vi o lançamento deste tem no fórum, a muito tempo a trás...

reslima
06/03/2014, 13:49
Eu conheci a uns 3 meses, através de um vídeo no youtoba. De lá pra cá, vinha namorando vários do mesmo gênero no site aliexpress, inclusive achei um modelo "Jeep", bem mais simples que o Discovery a U$ 35,00. Pois é, na hora de escolher fiquei entre o preto e o verde, achei o verde mais bacana, depois que vi o preto que um amigo aqui comprou. Eu e outro amigo compramos mês passado e já tem uns 10 dias que os dois chegaram.

453749

Kim
06/03/2014, 13:56
Comprei o meu dia 21 de janeiro...

Pelo site Produto Direto.

Nada até agora.

Qual site comprou?

reslima
06/03/2014, 14:06
Comprei no aliexpress.com

Edintruder
09/03/2014, 20:04
Esse valor da CT já está incluso o frete!

xxxtripod
09/03/2014, 21:42
Vixe, sumiu o link!

Ismael Reghin Filho
13/05/2014, 09:25
Opa!!!
Esse celular parece ser legal.

Comprei um celular da Samsung, o Galaxy Xcover GT-S5690, a prova de queda e de água. Ele até que era legal (fininho) e bem resistente (caiu da minha mão e saiu esfregando pelo asfalto grosso e não aconteceu nada). Foi feito pra ser vendido na Europa, comprei no Paraguai. Mas ele veio com um problema, memória interna pequena e na hora de add apps, não são todos que conseguia colocar no cartão de memória, daí que a memória interna dele enchia fácil e ele começava a travar, então, ou usava apenas como telefone, ou passava raiva com os apps, larguei mão.

Esse celular se não tiver estes problemas é uma compra interessante, pra nós (oficina e lama).
Aguardarei ansioso os comentários sobre a questão que citei acima e na esperança que não tenha o mesmo problema.

Kim
13/05/2014, 10:33
Caros amigos!

NÃO RECOMENDO A COMPRA DO DISCOVERY V5.

NÃO RECOMENDO!

Encheu de água no dia que chegou...
Ainda funciona, mais encheu de água.

tuna
13/05/2014, 10:43
Caros amigos!

NÃO RECOMENDO!

Que Jerda! o meu tá funcionando legal ainda, mas depois de ser avisado pelos amigos,não procedi nenhum dos testes que aparecem na propaganda dele hehe

[]'s

CAVESO
13/05/2014, 12:16
Vixe....o meu já está pago mas não chegou ainda :parede:

reslima
13/05/2014, 16:27
O meu até aguentou uns goles de cerveja e de água, mas já quebrou o LCD... kkkkkkkkkk
O próximo que comprar será de adamantium... kkkkkk

CAVESO
13/05/2014, 16:35
Ou seja: o cel land rover na verdade é um ecosport...rsssss

Era pegadinha do malandro! rsss

uxio69
13/05/2014, 19:27
Caros amigos!

NÃO RECOMENDO!

kkkkkk
Quando li, entendi que não era pra comprar o Land Rover Discovery! :chorandoderir:

Fabio Diniz
13/05/2014, 19:33
Pessoal, desculpa a intromissão, mas este lance de celular, nunca será resolvido. Sempre tentarão nos engabelar com as tais promessas, duravel, resistente a isso, aquilo, tela inquebravel etc... Bom, eu ja passei por perrengues com 'ns' celulares. ( sou desastrado com estes trocinhos.kkkk Acredito que o lance mesmo, é pensar numa capa resistente, ai sim, protegerá alguma coisa. Ou então, continuar nestes ching ling, e permanecer naquela de custo beneficio.kkk Eu fiz isso, e durou bem viu. Hj tenho um gallaxy duos music (legitimo ) mas te falar que fico de olho no bicho pra não perde-lo.kkk
Abraços

guilhermeabreu
14/05/2014, 00:24
Eu sou do tempo das cavernas e por isto meu celular é só para telefonar e receber ligações , tenho um SAMSUNG que comprei por R$90,00 a 6 anos nunca deu defeito e nunca molhei , pois ele vive dentro do meu bolso da calça e normalmente qdo tomo banho , tiro a roupa com isto nunca ele fica molhado ele não tem nenhuma tecla por fora com isto nunca ele liga sozinho ou faz outra coisa qualquer , só funciona qdo eu o pego na mão .

RECOMENDO ESTE , rsrsrsrsrsrs .

uxio69
14/05/2014, 01:34
nunca molhei , pois ele vive dentro do meu bolso da calça e normalmente qdo tomo banho , tiro a roupa com isto nunca ele fica molhado:chorandoderir:....

Ismael Reghin Filho
15/05/2014, 02:06
Só funciona na mão!!!
Muito bom.
Ele deve ter leitor de "Impressão Digital", hehehe...

Kim
15/05/2014, 16:26
Quando estiver com meu not, vou postar as fotos do aparelho cheio de água!!!

Drzão, eu tiro a roupa para tomar banho!
É que há a propaganda do celular na água, eu abri a torneira e o coloquei embaixo da água que saia. Parecia um copo enchendo.

Tio Eddie
15/05/2014, 16:58
Esse celular Land Rover deve vir sem snorkel ou com snorkel desconectado. Ainda bem que apagou e não deu calço hidráulico né Kim!

Agora vê se compra TOYOTA da próxima vez rsrsrrsrrss

[]s

uxio69
15/05/2014, 18:47
Esse celular Land Rover deve vir sem snorkel ou com snorkel desconectado. Ainda bem que apagou e não deu calço hidráulico né Kim!

Agora vê se compra TOYOTA da próxima vez rsrsrrsrrss

[]s

TOYOTA???? :shock: :discordo:

Tio, não faça isso com Kim. Ele é gente boa. Merece carro muito melhor, que não capota fácil, nem oferece risco. Vá de Mitsubishi! :concordo:

Hilux é a picape mais insegura à venda no Brasil. Pra tombar é bem fácil. Veja o vídeo abaixo. Primeiro é a Triton e depois a Hilux. Só não capotou por habilidade do piloto.

http://www.youtube.com/watch?v=CG-7gRtOvGY

Fonte: Rede Brasileira de Notícias ? TOYOTA ? HILUX É CONSIDERADA O VEÍCULO MAIS PERIGOSO DO BRASIL (http://rbnnews.com.br/toyota-hilux-e-considerada-o-veiculo-mais-perigoso-do-brasil/)

hercilio.neto
15/05/2014, 20:28
TOYOTA???? :shock: :discordo:

Tio, não faça isso com Kim. Ele é gente boa. Merece carro muito melhor, que não capota fácil, nem oferece risco. Vá de Mitsubishi! :concordo:

Hilux é a picape mais insegura à venda no Brasil. Pra tombar é bem fácil. Veja o vídeo abaixo. Primeiro é a Triton e depois a Hilux. Só não capotou por habilidade do piloto.

http://www.youtube.com/watch?v=CG-7gRtOvGY

Fonte: Rede Brasileira de Notícias ? TOYOTA ? HILUX É CONSIDERADA O VEÍCULO MAIS PERIGOSO DO BRASIL (http://rbnnews.com.br/toyota-hilux-e-considerada-o-veiculo-mais-perigoso-do-brasil/)

Semana passada passei uns dias em Jericoacoara no Ceará.
Me chamou a atenção o fato dos trânsferes de Fortaleza serem na sua grande maioria (praticamente a totalidade) feitos por Hilux.
Perguntei ao motorista o motivo dessa preferencia e a resposta foi taxativa: "É a única que aguenta".
E completou: As outras (citou S10, Ranger, L200 e Frontier), é só colocar o pneu na areia e a temperatura já sobe. Não aguentam.
Pode haver algum exagero da parte dele, mas o fato é que praticamente só tem Hilux.
E para quem vai de ônibus, a partir de Jijoca a opção é o pau-de-arara. Bandeirante com bancos na caçamba.

Ismael Reghin Filho
16/05/2014, 19:14
Vou soar meio suspeito, por falar bem da Triton L200.
Tive uma e andei 70.000km com ela. Meu Pai e meu irmão tiveram Hilux e andei com ambas.

As Toyotas Bandeirantes são espetaculares do ponto de vista da resistência, pois foram criadas para isso. Um veículo resistente, sem frescura e capaz de chegar aos lugares mais inóspitos. As estradas antigamente eram mais precárias.

As Hilux, não. Já pertencem aquela categoria de camionetes mais luxuosas e nisso elas são extremamente eficazes. Carregam uma certa carga e trafegam por estradas que hoje já não são tão ruins.

As camionetes da Mitsubishi, como a Triton, são dessa segunda categoria. Mas tem algo a mais do meu ponto de vista. Ela foi uma empresa que ganhou anos a fio o Rally Paris-Dacar e colocou parte do seu conhecimento na engenharia da Triton. Ela possui aquelas barras que ficam embaixo do veículo, ligando o eixo dianteiro a centro de gravidade do veículo, bem maiores do que as outras. Sua suspensão é mais bem trabalhada no quesito da estabilidade e por isso são mais estáveis do que as outras. É tecnologia de Rally.

Por isso, elas são melhores nesse teste demonstrado. Tudo isso é claro, levando o veículo ao seu extremo. Se dirigidas com atenção, segurança e eficiência, qualquer uma delas irá satisfazer seu proprietário. Seja Mitsubishi, Toyota, Nissan, Ford, GM, Vw... Só vai depender od gosto particular de cada um.

uxio69
19/05/2014, 18:51
Semana passada passei uns dias em Jericoacoara no Ceará.
Me chamou a atenção o fato dos trânsferes de Fortaleza serem na sua grande maioria (praticamente a totalidade) feitos por Hilux.
Perguntei ao motorista o motivo dessa preferencia e a resposta foi taxativa: "É a única que aguenta".
E completou: As outras (citou S10, Ranger, L200 e Frontier), é só colocar o pneu na areia e a temperatura já sobe. Não aguentam.
Pode haver algum exagero da parte dele, mas o fato é que praticamente só tem Hilux.
E para quem vai de ônibus, a partir de Jijoca a opção é o pau-de-arara. Bandeirante com bancos na caçamba.

Oi Hercílio,

Seu comentário foi interessante. Vc já tem outro parâmetro pra avaliar melhor.

Aqui no fórum, faz algum tem que li no tópico das picapes, um post de uma fazendeiro de Goiás. Procurei esse post e não achei. Esse Fazendeiro já teve todo tipo de picape, pois usa muito nas fazendas. Segundo a experiência dele, picape só presta Hilux e Triton.

A Hilux pra fazer viajens à cidade, pois no asfalto é a mais confortável.

A Triton pra fazer o trabalho pesado na fazenda, pois é a mais resistente pra suportar trafegar nas estradas de barro com peso na caçamba.

Ranger e S-10, não aguentavam serviço muito pesado. Ele não falou da Frontier.

Por isso que pra mim a Triton tinha uma imagem de ser mais robusta.

Como esse tópico é antigo, deve ter uns 2 anos, acho que ele não se referia às novas Ranger e S-10.

Abs,

Uxío

CAVESO
03/06/2014, 13:15
Senhores proprietários de smartphone Land xing ling,

Meu smart chegou, mas com manual em mandarim..rsss

Como faço pra ligar esse troço?

Quanto tempo deixo a bateria na carga?

Help me...rss

Vicente Guimaraes
03/06/2014, 13:45
Esse negócio de Land não funciona...

No Encontro de Engesas 3 Lands deram pau... nenhum engesa/camper/marrua falhou :)

DeMelo
03/06/2014, 15:47
Esse negócio de Land não funciona...

No Encontro de Engesas 3 Lands deram pau... nenhum engesa/camper/marrua falhou :)

Por isso tenho uma bandeirante e não troco por nenhuma pick-up, muito menos por Land. Pode ser desconfortável, mas vc sabe que chegará ao destino com ela, ainda que dê algum problema, provavelmente qualquer oficina de fundo de quintal resolverá.
É isso aí!!

CAVESO
03/06/2014, 15:56
kkkkkkkkkkkkkkkkk

tuna
03/06/2014, 16:39
Porra Caveso, o meu não veio nem manual :putz: liguei no botão do superior ao lado esque da entrada do fone de ouvido e funcionou, deixei na carga por 8 horas e tá funcionando beleza até agora...

[]'s

CARLOS SIQUEIRA
03/06/2014, 17:57
Agora está explicado! O Caveso perdeu a aposta feita com o Guilherme em um encontro, pois não conseguiu montar o "Yellow" antes da Copa, não sabe nem ligar um telefone!!!!!! Kkkkkkkkkk!!!!! Vou sugerir marcar um encontro em Muriaé para você e o "Yellow" participarem, kkkkkk!!!!

[]'s

guilhermeabreu
04/06/2014, 22:07
Agora está explicado! O Caveso perdeu a aposta feita com o Guilherme em um encontro, pois não conseguiu montar o "Yellow" antes da Copa, não sabe nem ligar um telefone!!!!!! Kkkkkkkkkk!!!!! Vou sugerir marcar um encontro em Muriaé para você e o "Yellow" participarem, kkkkkk!!!!

[]'s

CARO AMIGO CARLINHOS SIQUEIRA

Esta foi ótima , quem sabe mudaremos o destino do IXº ENCONTRO DOS ENGESAS E OUTROS 4X4 DE 2015 PARA MURIAÉ ?????????????????? Só assim para vermos o CAVESO de perto .

Abração

reslima
05/06/2014, 08:33
Caveso, tentei responder tua MP, mas tua caixa está cheia.
Abraço.

Kim
01/08/2014, 12:18
Opa galera!

Tudo tranquilo por aqui!

paje_tapuya
01/08/2014, 16:12
Caros amigos!

NÃO RECOMENDO!

Para isso também se usa camisinha...
Trabalho em campo amigo, nunca falta uma camisinha no bolso. No início a mulher estranhava, até um dia que cheguei ensopado e com o cell seco e funcionando. Capichi?

Kim
01/08/2014, 17:12
Opa Paje!

Mais a proposta do aparelho era ser a prova e água, impacto, poeira radioativa, buracos na camada de ozônio, russos...

Mais não deu!

kkkkk

Kim
04/08/2014, 13:29
Caros amigos engeseiros de muitos anos!

Venho com grande dor, anunciar que o Engesa Fuzileiro mudou de mãos.

Mais é com grande alegria, que anuncio ser o novo proprietário um engeseiro convicto, que fará sempre o melhor para o jipão, como também o usufruirá bem dele.

Passo a ele o direito de escrever e atualizar os post aqui, pois não se trata de mim, mais de um jipe que tenho e o terei sempre com muito carinho.

E a todos engeseiros, não deixarei de ser, somente preciso de um tempo para reorganizar minhas coisas.

Um abraço a todos.

Kim.

guilhermeabreu
04/08/2014, 13:59
ÔHHHHHHH KIM

A pior notícia do ano , é com muito pezar que recebo esta notícia , mas a vida é assim nem sempre é como queremos , cabeça erguida e bola pra frente que um dia qualquer vc estará por aqui novamente com novos projetos e ótimas idéias .

FORTE ABRAÇO KIM

JRoberto
04/08/2014, 17:47
Que venham novos e melhores tempos.

Abraços.

Luti
04/08/2014, 22:18
Caros amigos engeseiros de muitos anos!

Venho com grande dor, anunciar que o Engesa Fuzileiro mudou de mãos.

Mais é com grande alegria, que anuncio ser o novo proprietário um engeseiro convicto, que fará sempre o melhor para o jipão, como também o usufruirá bem dele.

Passo a ele o direito de escrever e atualizar os post aqui, pois não se trata de mim, mais de um jipe que tenho e o terei sempre com muito carinho.

E a todos engeseiros, não deixarei de ser, somente preciso de um tempo para reorganizar minhas coisas.

Um abraço a todos.

Kim.
Kim, tenho certeza que logo logo tudo se ajeita.... e em breve teremos notícias de um novo projeto de um Engesa melhor ainda...abraços

hercilio.neto
04/08/2014, 23:02
Putz.
Esse é um dos melhores tópicos para acompanhar, sempre que tem post novo eu leio. E já faz tempo.
Aqui se reúne uma galera divertida e com belas ideias. Um pessoal que materializa o sonho com aço, fibra de vidro e o que tiver pela frente.

Kim,
Desejo boa sorte na sua caminhada.
Que as coisas se ajeitem o mais rápido possível e que em breve você possa voltar com uma nova empreitada, como essa, desse incrível jipe "Fuzileiro".

Ao novo proprietário.
Que o Fuzileiro traga muita alegria... e muitos amigos.

forte abraço

Edintruder
05/08/2014, 00:02
Qual é a viatura do momento Kim? Foi por isso que arrumasses o trator?

Vicente Guimaraes
06/08/2014, 10:55
Putz o Fuzila foi vendido... Isso é um "Furo de Reportagem"

Mas boa sorte para o novo proprietário, está com uma bela máquina nas mãos.

Kim, ficamos aguardando as novidades :)

tuna
06/08/2014, 11:10
Aguardando... tanto o novo propritário com as novidades, quanto a nova viatura do Kim :mrgreen:

[]'s

Fabio Diniz
06/08/2014, 12:02
Aguardando... tanto o novo propritário com as novidades, quanto a nova viatura do Kim :mrgreen:

[]'s

x2

Kim, tudo de bom pra vc... Se as coisas se ajeitem logo e tudo corra bem para ti e sua familia.

Abraços

André Mázzia
09/08/2014, 16:35
oi pessoal, eu sou o feliz novo proprietário do Fuzila!!!
também acompanhava sempre que podia o tópico do fuzileiro, sempre cheio de informações e entusiasmo.
já conhecia o Kim há pelo menos uns 2-3 anos quando estive em Paranavaí por outros motivos e entrei em contato com ele para conhecer pessoalmente o Kim e o fuzila.
na época pelo que me lembro ainda estava em fase de termino de montagem.
bom, agora é dar seguimento na saga do fuzila.
como vcs devem saber, peguei ele sem mecanica, agora estamos quebrando a cabeça para achar a melhor mecanica a ser colocada, e agradeço sugestões!!!
temos algumas coisas para mexer, eixo, relação, etc,e tc, etc.
a essência do fuzil nunca vai mudar, rodas 17" e pneus 37" dão o tom do tamanho do brinquedo. pequenas alterações estéticas como cor da capota estão nos meus planos.
por ora vai ficar no donivel para colocar mecanica.
tenho uma mecanica completa da SW4 2009, mas pelo que me falaram até agora é meio complicado adaptar, não tem muito espaço e o conjunto de power train é muito comprido.
confesso que tinha muita vontade de usar essa mecanica, mas estou pensando em algo mais básico e totalmente mecanico.
estou aberto a sugestões.
não vou conseguir alimentar o tópico tão bem e com tantos detalhes como o Kim fez, mas prometo que posto o andamento da montagem e as alterações que fizer.
os fãs do fuzila podem ficar tranquilo!!!
obrigado a todos e estamos por aqui!!!
abraços

canzilao
09/08/2014, 17:08
Eu tive o prazer de andar no fuzila com o kim no comando ano passado e o bicho é realmente um monstro, o danado foi feito pra dar show.
Se o Kim vendeu teve seus motivos, e que sejam passageiros esses motivos de força maior.
Ao André muitas alegrias com o Fuzila, ele é parte de uma família muito numerosa aqui no forum, e vamos continuar acompanhando o topico sempre.

André Mázzia
09/08/2014, 17:14
pessoal, aproveitei o tempo agora e estou "fuçando" um pouco...
vi um engesa o "rankatoco" que foi montado o motor da hilux com cambio automático e tração.
então "é possivel"? tem espaço para adptar esse motor no fase 2 Fuzila??
se no fase 2 me disseram que não dava, como foi adptado no fase 1???
alguem tem mais alguma informação dessa proeza???
abraços

Léo_Babiski
10/08/2014, 10:28
Rankatoko, 31.9690.6949. Ele possui oficina, dá uma ligada que o cara é gente fina, ou add no face: https://www.facebook.com/rankatoco.offroad?fref=ts .

Com relação ao motor eletronico diesel, adaptei o mwm tce num jpx e nunca mais quero saber de B.I.

Abs.

Vicente Guimaraes
11/08/2014, 11:27
Ola André Mazzia

Boa sorte com o Fuzileiro!!! Bem vindo ao clube dos engeseiros... :curtir: Sempre realizamos encontros da turma, fique atento :) o próximo será em Tiradentes-MG

Você é de onde? podia atualizar isso no seu perfil.. ;)

O Fuzileiro está com motor Cummins? vc não pretende mantê-lo? é um baita motor.

Abcs

Vicente

guilhermeabreu
11/08/2014, 18:38
Ola André Mazzia

Boa sorte com o Fuzileiro!!! Bem vindo ao clube dos engeseiros... :curtir: Sempre realizamos encontros da turma, fique atento :) o próximo será em Tiradentes-MG

Você é de onde? podia atualizar isso no seu perfil.. ;)

O Fuzileiro está com motor Cummins? vc não pretende mantê-lo? é um baita motor.

Abcs

Vicente

AMIGO VICENTE

Pelo que lí acima ele pegou sem mecânica e ele fala em qual eixo , é provável que o KIM vendeu ele em partes .

ANDRÉ MÁZZIA

Prazer em falar com vc , aqui vamos encher seu saco de tantas opiniões , mas como o FUZILEIRO é BRUTO DEMAIS , vai aí minhas primeiras sugestões :

1- Ele pede um motor MWM 6cc da SILVERADO fácil de achar e não tão caro assim , este motor que vc tem é um sonho , mas quem tentou colocar esta enrolado com a eletrônica dele , vc teria que ter o chicote completo da HILUX de onde saiu , se tiver é meio caminho andado , pois vc já tem este motor/câmbio/t-case , mas em primeiro lugar antes de perguntar aos outros VC , VC MESMO tem que medir o comprimento de tudo isto e ver se vai caber , QUEM VAI VER SE VAI CABER OU NÃO SERÁ VC MESMO , pois se não sobrar espaço para o cardã traseiro , ESQUECE DESTE CONJUNTO , pois será um eterno quebrar de cruzetas se insistir em colocar e ficar com um ângulo muito acentuado e curto demais , aí a LEI DE MURPHY prevalecerá .

2- Qto aos eixos , tem que ser um compatível com o motor , sugestão : eixos da SILVERADO ou F-1000 4x4 mais difíceis de achar , mas vc nunca terá problemas com eixo .

Por enquanto esta bom demais estas duas opiniões e opiniões pesadas$$$$$$$$$$$$$ lógico . Mas será pra vc fazer uma só vez sem ficar batendo cabeça com quebras futuras .

Abração e boa sorte nesta GRANDE EMPREITADA .

André Mázzia
11/08/2014, 21:11
guilherme;
comprei o fuzila sem a mecanica.
preciso definir um power train completo.
essa mecanica da hilux que eu tenho é completa, desmontei de uma sw4 completa pois meu sonho era montar um fase4, mas $$$$$$$ o sonho acabou......
o Fuzila é muito bruto mesmo, mas estou pensando em utilizar uma mecanica o mais "mecanica" possivel, não quero ter dor de cabeça ainda mais por que o objetivo é expedição.
estou vendo os prós e contras da seguinte configuração: mwm 4cc mecanico + caixa e transf. da toyota bandeirantes. mecanico e bruto, como o fuzileiro.
não preciso mexer nos eixos, apenas trocar a relação c&p.
estou amadurecendo a idéia.
o que vc acha?
abs;

Kim
11/08/2014, 21:41
Opa Galera!

Atualizações...

473835

473836

Agora sem motor e cambio.

guilhermeabreu
12/08/2014, 00:18
guilherme;
comprei o fuzila sem a mecanica.
preciso definir um power train completo.
essa mecanica da hilux que eu tenho é completa, desmontei de uma sw4 completa pois meu sonho era montar um fase4, mas $$$$$$$ o sonho acabou......
o Fuzila é muito bruto mesmo, mas estou pensando em utilizar uma mecanica o mais "mecanica" possivel, não quero ter dor de cabeça ainda mais por que o objetivo é expedição.
estou vendo os prós e contras da seguinte configuração: mwm 4cc mecanico + caixa e transf. da toyota bandeirantes. mecanico e bruto, como o fuzileiro.
não preciso mexer nos eixos, apenas trocar a relação c&p.
estou amadurecendo a idéia.
o que vc acha?
abs;

ANDRÉ MÁZZIA

Falo com propriedade pq meu ENGESA F-I tem esta mecânica , MOTOR MWM 2.8 sprint mecânico + CAIXA original CLARK 240V + T-CASE da BAND .

O meu ENGESA não é tão bruto qto o FUZILEIRO e te digo que para vc fazer tudo TRILHAS E EXPEDIÇÕES esquece este motor pq ele é fraco para isto , a não ser que vc use uma relação REDUZIDA como a original 9:44 = 4,88 , aí o motor fica bom pra trilha , mas em compensação vc vai fazer expedições a uma velocidade cruzeiro de 80 a 90km/h , pq com esta relação vai dar de velocidade final 105km/h esgoelando o motor a 3.400rpm , co isto vc terá motor pra pouco tempo se fizer uma expedição de uns 2.000km andando a 100km/h .

Com este motor sei te dizer tudo sobre desempenho e velocidade cruzeiro e relações de diferencial , por isto falei que este motor e fraco para o FUZILEIRO , o FRANZLANA tem um ENGESA F-III que é um pouco maior do que o FUZILEIRO e tinha um motor MWM 2.8 que moeu o motor por ser fraco para o ENGESÃO dele , ele lascou um MWM 6cc que inclusive eu é que dei a dica de onde comprar por um preço justo .

CONCLUSÃO :

E respondendo mais objetivamente a sua pergunta : " o que vc acha ?"

Resposta : Acho o MWM 2.8 fraco para o FUZILEIRO .

Outra ÓTIMA dica além do MWM 6cc que já te dei , tem o motor TOYOTA 14B da BAND , que vc turbinando vira o BICHO e usa todo o conjunto da BAND , MOTOR + CAIXA + T-CASE da BAND , facilita muito pq não terá adaptação alguma , apenas para fixação deste conjunto no chassi e acha com certa facilidade . E neste caso tb não precisaria de reforçar os eixos , apenas adequar a relação do diferencial .

Acho que esta dica cai como uma luva pra vc .

Abraço

Edintruder
12/08/2014, 08:13
O 2.8 Sprint tem que dar conta sim, usa uma relação longa e uma CT com reduzida, pois o Fuzila não é mais pesado que uma S-10... É mais fácil transplantar a mecânica completa da S-10 ou da Frontier do que ficar adaptando motor em caixa e caixa em ct.

Colocar o 6 cilindros fica bom pro asfalto, porém é loteria achar esse motor em bom estado. Todos que eu vejo estavam em picapes pauleadas por agroboys, garotinhos mimados filinhos de papai rico ou em picapes de trabalho sem nenhuma manutenção.

É um motor muito caro de deixar em ordem se comparado ao 4 cilindros, mas se encontrares um com procedência, ficaria do capeta!

A opção de usar esse conjunto da Hilux é boa sim. Basta acertar as relações que melhor casem com o motor.

Se motor pequeno fosse problema, não teriam tantas picapes 2.0TD andando a quase 200km/h e Sprinter com motor 2.3TD viajando com 4 toneladas a 120km/h.

Vicente Guimaraes
12/08/2014, 09:04
Meu objetivo também são expedições e viagens longas.

Ninguem falou do tradicional Perkins Q20B, que foi o motor diesel original do Engesa. Porque será que os engenheiros da Engesa, que não eram fracos, optaram por este motor? preço baixo, resistência absurda, manutenção barata e fácil, bom torque.

No meu Engesa com este motor turbinado já fiz uma viagem (Diamantina-MG) indo a velocidades médias de 100km/h numa boa, a cerca de 2500 rpm. Agora vou alongar o diferencial para ficar ainda mais elástico, colocando a relação 3,07 que veio no Engesa Fase 3. O motor tem muito torque em baixa rotação. Já saí de 4ª marcha sem querer. Lógico que é um motor de design antigo mas é bruto demais.

Uma opção econômica, onde vais gastar de 30% a 50% menos.... Este motor com cambio clark e reduzida Toyota forma um conjunto seguro e inquebrável.

Abcs

Vicente

Marcus Brandão
13/08/2014, 10:11
André, pra ajudar a dar um nó em sua cabeça vou mandar mais um barbantinho:
Opções de power são inúmeras e variadas, escolha aquilo que fizer melhor sua cabeça pois vc precisa mesmo é de segurança e confiabilidade, ainda mais se a idéia é expedição.
O fuzila foi uma viatura montada com todo carinho e com o que havia de melhor e ainda com o pitaco de todos nós "os especialistas" e teve algumas quebras. Mesmo o carro do Edu que é o mais original possível e com manutenção de qualidade deu pau na BI. (o meu tem o mesmo motor e deu pau na BI na mesma época).
Bem, o que quero dizer é que você deve usar aquilo que te dê maior confiança pra que a viagem não seja uma preocupação constante.
Agora o "Barbantinho":
Caso o Fuzila esteja com os eixos na posição original vc não poderá usar a CT da band. Terá que usar a da hilux (por engrenagem pra não quebrar) pois o diferencial traseiro é no centro e o dianteiro à direita.
Boa sorte!

uxio69
14/08/2014, 01:21
Posso pitacar tb? :mrgreen:

André, parabéns pela compra. O fuzila é admirável! :palmas:

Antes de vc decidir o PT, vc tem que decidir o que vai fazer com o Fuzila.

Se vai fazer basicamente trilha, a configuração é uma. Se vai rodar no dia-a-dia, estrada, etc., a configuração é outra.

O Galego é só pra trilha e usa o motor MWM 2.8 Sprint, roda 17 e pneu 37, porém minha relação é 5,38.

Pra trilha essa relação é perfeita, porém pra viajar complica, pois no máximo consigo 100-110km/h. Os pneus Trepador Competition não ajudam nada no asfalto.

O motor MWM tem muitas vantagens, e recomendo. É mecânico, ainda está em produção, ótima relação peso x potência-torque, fácil de manutenção (em qualquer farmácia vc acha peça), fácil adaptação, etc.

Dê uma fuçada neste tópico que acho que vai te ajudar: http://www.4x4brasil.com.br/forum/engesa-camper-e-marrua/103823-duvida-qual-motor-usar-q20b-ou-mwm-2-8-a.html (http://www.4x4brasil.com.br/forum/engesa-camper-e-marrua/103823-duvida-qual-motor-usar-q20b-ou-mwm-2-8-a.html)

Veja primeiro qual vai ser o destino do Fuzila e assim ficará mais fácil pra vc tomar as melhores decisões!

Ah, e fique tranquilo com nossas sugestões. Tenha certeza que vamos complicar mais que simplificar! :mrgreen:

E se Magão ou Marcus Brandão pitacarem, releve! São 2 :screwy:! :chorandoderir:

Abs,

Uxío

guilhermeabreu
14/08/2014, 14:26
Apenas ratificando o que o OXIO falou e que coicide com o que falei acima em outras palavras .

O MWM é excelente , tenho em meu ENGESA mas eu uso para tudo e neste caso específico meu ACHO ELE FRACO , MAS QDO MEU ENGESA estava com pneus 265x75x16 e relação 4,88 era o verdadeiro bicho era de tirar paralepípedo do chão mas de final em torno de 100km/h esgoelando e agora com a relação 3,54 fica bem chôcho .

No meu caso vou trocar a relação para ficar um pouco mais curta para melhorar nas retomadas .

André Mázzia
14/08/2014, 15:07
pessoal, então para vamos por partes:
- o fuzila é para viagens, expedições e algumas trilhas leves e passeios, nada de trilha pesada, ok? configuração de pneus 37".
o que vcs me dizem se eu usar a mecânica que eu tenho? é o PT de uma hilux sw4 2009. é eletrônico.....
vai funcionar? como não terá airbag e abs, como ficam esses modulos, é possivel desativar? o gerenciamento eletronico do motor afeta esses modulos??
a preocupação inicial que era se caberia ou não, pelo que me parece é possivel colocar no fase 2, o comprimento dá.
e ai?? ficaria com uma mecânica boa, mas e a confiabilidade da eletrônica???
é hora de pensar!!!!
abs;

Marcus Brandão
14/08/2014, 16:01
Pensar em que, doido? Tá com tudo na mão, mede e se der monta.
o Uxio usa o dele pra trilhas e não usa em viagem.
veja que ele usou um dispositivo de nome mais feio que o dele pra diminuir o comprimento da CT, talvez vc precise. Caso fique muito inclinado não vai ser legal pra expedições que é o seu foco e ainda precisará de juntas especiais pro cardan.
Veja se seu eixo é na mesma posição do PT que você tem e só aí comece a pensar em como vai fazer pra começar a fazer tudo errado com a nossa ajuda.
Não se esqueça: Tudo que o Uxio disser vc deve aproveitar. Movimentará o caixa dos guincheiros da sua cidade.
KKKKKKKK.
brincadeira. A nossa intenção só não é melhor que nossa resiliência com esses carros velhos e muito queridos.
Não sei nada de eletrônica. ainda faço barba na navalha.
Não sei se esse motor eletrônico funciona com a elétrônica pela metade
Não se canse de perguntar mas lembre-se que quem vai usar a viatura e com muito ciúme é vc.
repito: veja se a posição da saída da CT é a mesma no carro e na CT. se não for vai ter que trocar a CT ou o eixo.
meça, mesmo com um barbante e veja se sobra uns 70 cm pro Cardan. Menos que isso vc vai ter que angular demais e ai não tem cruzeta que aguente viajar.
Uso um motor Q20 b mas gostaria de usar um mwm 2.8. apesar disso só troco se o meu morrer e parece beeeem distante.
Divirta-se e mande muitas fotos.

Edintruder
14/08/2014, 16:17
Uma pergunta, vais colocar a carroceria do fuzila em cima do chassis do PT ou vais transplantar a mecânica?

guilhermeabreu
14/08/2014, 17:50
pessoal, então para vamos por partes:
- o fuzila é para viagens, expedições e algumas trilhas leves e passeios, nada de trilha pesada, ok? configuração de pneus 37".
o que vcs me dizem se eu usar a mecânica que eu tenho? é o PT de uma hilux sw4 2009. é eletrônico.....
vai funcionar? como não terá airbag e abs, como ficam esses modulos, é possivel desativar? o gerenciamento eletronico do motor afeta esses modulos??
a preocupação inicial que era se caberia ou não, pelo que me parece é possivel colocar no fase 2, o comprimento dá.
e ai?? ficaria com uma mecânica boa, mas e a confiabilidade da eletrônica???
é hora de pensar!!!!
abs;

ANDRÉ

Neste seu caso este PT que tem é ótimo , tem como destivar estas perfumarias , mas tem que ter o chicote completo para vc transplantá-lo no FUZILEIRO .

Sua pergunta : este PT eletrônico é confiável ????

RESPOSTA : Lógico que sim pois ele esta no carro mais confiável que nós temos hoje em dia , vai fundo e seja feliz com esta maravilhosa máquina que vc terá em suas mãos , e sem falar que este PT já esta com vc .

VAI FUNDO E SEJA FELIZ ANDRÉ , ARREGAÇA AS MANGAS LOGO E MÃOS A OBRA SEM PESTANEJAR .

Abraço

André Mázzia
14/08/2014, 19:44
caros;
tenho a opção de remover a carroceira do fuzila de cima do chassis engesa e montar em cima do chassis da hilux, apenas encurtando o entre eixos, mas isso é uma mudança bem radical na configuração do fuzila.
Ficaria basicamente uma hilux completa, chassis, eixos, cx direção, abs, painel, piloto automático......tudo hilux e com lata de engesa.
A outra opçao é deixar o fuzila em cima do chassis engesa e apenas colocar a mecanica da hilux.
não sei o que seria mais fácil......
no caso de aproveitar o chassis engesa que o fuzila já está tenho que mexer nos dois eixos, a bola traseira tem que ser central e do eixo dianteiro tem que ser esquerda.
uma duvida: os eixos da hilux aguentam os pneus 37" que o fuzila usa??

André Mázzia
14/08/2014, 19:47
cade o Kim para dar uns palpites????!!!
abs;

guilhermeabreu
14/08/2014, 23:04
cade o Kim para dar uns palpites????!!!
abs;

ANDRÉ

Se quer o FUZILEIRO para viagens longas e expedições troca estes pneus 37 por menores no máximo 33 , vc terá muito menos problemas .

Meu ENGESA havia colocado pneus 33 e era lindo demais BRUTO DEMAIS e mesmo com os 33 o desgastes dos componentes eram enormes sem falar na AQUAPLANAGEM , sai da estrada por duas vezes e hoje estou com o 31 , não é uma BRASTEMP mas não fica muito feio pequeno MAS DA UMA SEGURANÇA E TRANQUILIDADE MUITO MAIOR , primeiro minha segurança e de minha família DEPOIS A ESTÉTICA .

Edintruder
15/08/2014, 08:20
André, os eixos da Hilux aguentam, mas o diferencial não. O ideal é reduzir para 33 como o Guilherme falou ou quem sabe uns 35, porém é um diferencial pequeno para o motor da Hilux e sim, quebra fácil. A melhor alternativa sem dúvida é colocar a carroceria no chassis da Hilux PORÉM se foi PT, talvez não consigas emplacá-la, visto que nos docs ficará Hilux modelo engesa. Reduzir o entre-eixos é simples, e basta girar o diferencial que alinha as cruzetas. Terás uma mecânica 100% e com uma baita carroceria. Outro detalhe é o Body lift, que resolverá qualquer falta de espaço entre a mecânica e a carroceria.

Mauricio Rotta
15/08/2014, 09:17
Rapaz, vc ta com um dos melhores jipes do Brasil na tua mão, vai querer inventar mais o que? Se vc for ouvir todos os palpites desse fórum vc morre de velho e não anda com o jipe, faça o que a tua cabeça mandar e esqueça pitacos irresponsáveis. Na minha opinião jipe foi feito pra andar e não pra enriquecer dono de oficina. Motor pra esse jipe vc ja tem, coloca e vai curtir.

Marcus Brandão
15/08/2014, 15:58
Rotta, seu guaipeca, tá de volta? Seja bem-vindo.
irmão, fecho com o Rotta. Bota o motor e começa. Tem certeza que o eixo dianteiro é na esquerda???
se for na direita vai de CT HILUX que é forte, curta e fácil de conseguir. Saída traseira central e dianteira na direita.
Vc tá lascado com esses pitacos.

Italo Padilha
15/08/2014, 18:16
Rotta apoiado! :concordo:
Só tire as dúvidas críticas e manda bala!
Abraços,

guilhermeabreu
15/08/2014, 23:20
Rapaz, vc ta com um dos melhores jipes do Brasil na tua mão, vai querer inventar mais o que? Se vc for ouvir todos os palpites desse fórum vc morre de velho e não anda com o jipe, faça o que a tua cabeça mandar e esqueça pitacos irresponsáveis. Na minha opinião jipe foi feito pra andar e não pra enriquecer dono de oficina. Motor pra esse jipe vc ja tem, coloca e vai curtir.

MAURICIO

Como falei este conjunto de motor e caixa que ele já tem que é um espetáculo inclusive estimulei ele a arregaçar as mangas logo , agora com este motor e pneus 37 com certeza ele vai enriquecer os mecânicos dos trajetos das espedições que ele vai passar pq vai quebrar mais do que andar .

Fazer expedição de uns 5.ooo a 10.000km com pneus 37 não entra na minha cabeça tal absurdo sem falar que nestas expedições terá alguma trilha lógico .

Com todo respeito a sua opinião .

Edintruder
16/08/2014, 08:09
Mas tem um detalhe que estão esquecendo, o eixo dianteiro original desse engesa está ruim. Dessa forma o ideal é transplantar o chassis que leva o 4x4 operando com todos os calços e soluções de engenharia prontos e montados.

guilhermeabreu
16/08/2014, 12:45
Mas tem um detalhe que estão esquecendo, o eixo dianteiro original desse engesa está ruim. Dessa forma o ideal é transplantar o chassis que leva o 4x4 operando com todos os calços e soluções de engenharia prontos e montados.

X2 as suas palavras .

E não teria adptação alguma .

Aí vão falar : E DO FUZILEIRO NÃO VAI RESTAR NADA ??????

Respondo :

Para que se fazendo desta forma vai ficar MUITO MAIS CONFIÁVEL , a aparencia do FUZILEIRO estará lá , aqui em Campos tenho um amigo que tem uma RURAL 58 que é a mais bonita do Brasil , simplesmente IMPECÁVEL , numa reforma que ele fez colocou todo powertrain e eixos da PAGERO , e ninguem fala que não é mais a RURAL do PULINHO NOVARINO , onde vai fica um aglomerado de gente BABANDO a beleza ÍMPAR dela , qdo ele esteve no 1º FESTIVAL BRASIL OFF-ROAD no Shoping Center Norte , o dia em que ele foi com ela para pegar as coisas que ele havia comprado lá , aglomerou tanta gente em volta da RURAL que as pessoas perguntavam se alguem havia morrido alí pois esvasiou o evento pq as pessoas todas estavam em volta da RURAL do PAULINHO NOVARINO .

Então deixa de saudosismo e vamos por em prática o que fica mais eficiente confiável e barato , pois o ANDRÉ já tem o defunto do qual vai retirar os principais ORGÃOS VITAIS de um puta de um NOVO FUZILEIRO , mantendo a ROBUSTEZ , BELEZA , EFICIENCIA E APARÊNCIA que sempre nos passou .

Minha opinião

André Mázzia
16/08/2014, 17:44
bom pessoal;
as opiniões são muitas mesmo, agradeço a participação de todos, mas vamos lá:
sobre usar a mecânica 3.0D4D, pelo que estudamos hj cedo, é possivel colocar o powertrain completo da hilux no engesa. dessa forma posso dizer que muito provavelmente deverei usar essa mecanica.
a duvida realmente está na questão de usar o chassis da hilux, ou seja, montar a carroceria do fuzila em cima do chassis da hilux, ou, simplesmente colocar o pt da hilux no engesa.
essa decisão traz uma série de desdobramentos, mas os custos serão próximos.
agora é amadurecer essa ideia de aproveitar ou não o chassis.
podem dar pitaco, o espaço é para isso mesmo!!!!
abs;

Rodrigo Baratti
17/08/2014, 15:08
bom pessoal;
as opiniões são muitas mesmo, agradeço a participação de todos, mas vamos lá:
sobre usar a mecânica 3.0D4D, pelo que estudamos hj cedo, é possivel colocar o powertrain completo da hilux no engesa. dessa forma posso dizer que muito provavelmente deverei usar essa mecanica.
a duvida realmente está na questão de usar o chassis da hilux, ou seja, montar a carroceria do fuzila em cima do chassis da hilux, ou, simplesmente colocar o pt da hilux no engesa.
essa decisão traz uma série de desdobramentos, mas os custos serão próximos.
agora é amadurecer essa ideia de aproveitar ou não o chassis.
podem dar pitaco, o espaço é para isso mesmo!!!!
abs;

André, vc tem um grande Jeep nas mãos.
O Fuzila está muito bem montado e com um bom chassi, qto menos mexer melhor.
Use o PowerTrain da Hilux e um eixo rígido dianteiro, o do troller vai muito bem.

[]'s

Lauro Paiva
27/08/2014, 18:37
Kim, tem um celular que é quase tudo isso, o MTT, ele é francês, eu tive um que caiu no rio tapajós a mais de 7 metros de "fundura como se diz por lá, e assim que ele chegou no seco o telefone tocou e funcionou.

Parabéns pelo Fuzileiro, é um grande jipe!!!

Vicente Guimaraes
29/08/2014, 13:55
Concordando com o Dr,Guilherme sobre o tamanho do pneu, mesmo para trilha um 37 arregaça tudo... se não tiver super eixos.

No meu engesa , que tem foco em expedições, coloquei o 285x75x16 (tem a altura total do 33" mas é mais fino na banda de rodagem), pensei também no 31" r15 e no 31" r 15

Vicente Guimaraes
29/08/2014, 14:29
André algumas obs

abs;

Melhor, quando menor adaptação melhor

abs;

Vc tem que decidir se quer mesmo um Engesa de verdade ou uma Hilux com cara de Engesa :)

Eu sou muito purista e gosto de manter a essência das coisas. Veja, o maior triunfo do Engesa é o seu Chassi... praticamente indestruível. Além da suspensão super resistente, robusta e de altíssimo curso. Eu manteria o chassis e a suspensão do engesa... Feitos para a guerra, veículo militar e, apesar disso, o carro é muito macio (logico que não tanto quanto uma Hilux moderna) mas é MUITO MAIS resistente.

Pergunte ao Dr. Guilherme, que tem Hilux e Engesa, se a Hilux aguenta o tranco nas estradas de terra que ele enfrenta no dia a dia.

Sugestão, mantenha o chassis e faça a adaptação do PT da Hilux. Vc terá um Engesa com alma e corpo de Engesa e o coração de uma Hilux.

Nota: Eu sou um apaixonado por carros, motos e 4x4. Eu fui, com o amigos Rogerio Nunes de Campo, num encontro de Ford Rural e F75 ano passado...

Tinha uma Rural linda que me chamou atenção... toda reformada parecendo Okm só as rodas/pneus que eram diferentes. Aí descobri que o cara fez o seguinte, pegou uma SW4 batida e adaptou a carroceria de uma Rural. O carro era todo SW4... até o painel, banco, teto, tudo... Eu pensei... que puta carro sem alma... Nem é Rural nem é SW4... O carro era só aparência.

Ao contrário, haviam também outras Rurais reformadas e todas originais, espetaculares, lindas, com tudo original até os botões do painel. Isso é arte e alma no tratamento de um carro antigo. Respeito pela história do carro, etc.

Bom essa é a minha visão e opinião e é óbvio (e aceitável) que muitas pessoas vão discordar.

uxio69
29/08/2014, 17:15
Vicente,

Concordo com vc. Abir mão do chassi e suspensão do Engesa pra colocar o da Hilux, beira a insanidade! :shock:

Mas como André já disse que quer o Fuzila pra viagens, expedições e trilhas leves, pode ser uma opção interessante. Tem que avaliar e estudar bem.

Aqui em Salvador tem o Engesa de Semi-Eixo que é quase assim. PT e eixos da Hilux, porém chassi e suspa do Engesa.

Abs,

Uxío

hercilio.neto
29/08/2014, 20:16
Concordo com o Vicente.
O projeto tem que ser desenvolvido conforme a proposta.

Se a proposta é ter um veículo hibrido que utiliza mecânica moderna e o visual clássico, voce estará no caminho certo se optar pelo chassi da Hilux.
Temos ótimos exemplos aqui no fórum, como a Bandlux do Marco_sc, que está sendo montada.
Particularmente, recomendo a leitura desse tópico do santistadoente:
http://www.4x4brasil.com.br/forum/frota-4x4-brasil/91614-ford-f-75-mitsubishi-triton-automatica-mecanica-completa-caminho.html
É uma F75 que foi montada sobre o chassi e mecânica da Mitsubishi Triton. Uma coisa linda.

Se a proposta é ter um Engesa legítimo, tente manter ao máximo as características marcantes do jipe.
O próprio Engesa foi fabricado utilizando muitos componentes de outros veículos.
Se voce trocar justamente o chassi e a suspensão, estará alterando um dos pontos fortes do Engesa.

eduardoml
18/08/2015, 10:25
Kim, se me permitir tocar no assunto, o Brancão era F1, certo? Você notou alguma diferença prática entre ele e o fuzileiro que possa ser atribuída à diferença de comprimento?
Agradeço a atenção

Kim
18/08/2015, 22:24
eduardoml!

Sua pergunta tem fundamento!
Sobre a diferença, sim, existe.
O modelo FI, é um pouco mais corcoveador, porém excelente para trilhas, enquanto o modelo FII, é macio, não "enrola a camisa nas costas", para quem pretende uma expedição, é show, não cansa.

Mais sendo indiscreto, o que pretende?

Att.

Kim.

eduardoml
19/08/2015, 13:08
eduardoml!

O modelo FI, é um pouco mais corcoveador, porém excelente para trilhas, enquanto o modelo FII, é macio, não "enrola a camisa nas costas", para quem pretende uma expedição, é show, não cansa.

Att.

Kim.

Muito obrigado Kim! Curti o seu canal e o som da sua viatura!

Eu estou na fase de pesquisa/compra da viatura e achei uma F-I praticamente original e uma F-II com diesel e câmbio de hilux e etc.
A diferença de preço é significativa, o F-I me permite manter minha v-strom (que é meu unico veículo atualmente) enquanto o outro não (está nos 45 dilmas).
O Flavio e o Vicente já me disseram realmente que o F-II é mais confortável para viagens, mas saber de alguém que já teve a experiência com os dois (em dimensões originais) também ajuda bastante!

Meu propósito principal é expedição, coisa que eu já faço com minha moto, mas queria poder levar mais coisas do que posso hoje. Capacidade pra trilhas é super importante também, só que eu não tenho ideia se vou realmente passar por algum lugar que só seria viável com o F-I.

Meu foco é no Engesa mesmo, é uma coisa de criança e não tem jeito, eu não consigo sentir a mesma atração por nenhum outro veículo haha. O tópico que eu criei pra relatar minha choradeira é esse http://www.4x4brasil.com.br/forum/engesa-camper-e-marrua/151368-estou-de-olho-em-um-engesa-e-gostaria-de-dicas-sobre-o-que-olhar-e-ouvir-na-viatura.html

Edintruder
19/08/2015, 13:20
Esse tipo de tópico é bom para dar pitacos! kkk vou até lá assinar!

Lauro Paiva
20/08/2015, 20:19
eduardoml!

Att.

Kim.

GRANDE KIM,

BOM TE VER POR AQUI NOVAMENTE, E COMO ANDA DE PROJETOS:?:
TEM IDO VER O PORQUINHO
DESCULPA O ASSUNTO :offtopic: ABRAÇOS

Kim
21/08/2015, 23:56
Grande Lauro!!

Cara, tu não tá criando um porquinho...

PQP!!!

Será um senhor cachaço!!!!:shock::shock:

Tenho acompanhado o Cachaço e o Engesa do Martin!

Vamos nos falando caro amigo!

Att.

Kim.

Lauro Paiva
22/08/2015, 00:38
grande lauro!!

Cara, tu não tá criando um porquinho...

Pqp!!!

Será um senhor cachaço!!!!:shock::shock:

Tenho acompanhado o cachaço e o engesa do martin!

Vamos nos falando caro amigo!

Att.

Kim.

fds que vem vou ate paranavaí com o odin
vs esta convocada para uma sessão etílica alcoólica para tratar de assuntos automobilísticos concernentes ao insano desejo de cachacolificacao.

Kim
29/02/2016, 12:22
E ai grandes amigos do mundo 4x4!

O Fuzileiro ficou ducaralho!!!

Vou pedir para o André postar fotos dele!

Jipe para o resto da vida.

Att.

Kim.

eliasFerreira
29/02/2016, 14:34
Manda aí, então!

Lauro Paiva
29/02/2016, 20:05
Fotos!!!!!!
Fotos!!!!
e mais fotos!!!!

André Mázzia
28/07/2016, 19:35
Pessoal a partir de retomo o tópico criado pelo mestre Kim!!!!

André Mázzia
28/07/2016, 19:41
Vamos lá: a proposta foi manter o engesa vivo com o que ele tem de melhor - a suspensão. Então mantivemos tudo Engesa e colocamos somente o power train da hilux sw4.
Essa mecânica vem de uma sucata que adquiri para montar um fase 4 - 4 portas mas que se mostrou inviável pelo custo da carroceria.
Deste modo ficamos então com um legítimo engesa com PT da hilux sw4 2009 automático.
Para isso foi necessário algumas alterações nos eixos.

hercilio.neto
28/07/2016, 22:26
Ôpa!!
teremos notícias do Fuzileiro.

Edintruder
29/07/2016, 08:03
Grande André!
Ficamos todos muito felizes pela tua participação aqui nessas páginas.

Continue, por favor!

André Mázzia
29/07/2016, 08:46
isso ai pessoal, vou usar o fórum para fazer uma retrospectiva, as tomadas de decisões, os resultados, compartilhar com os senhores!!!!
abs

André Mázzia
29/07/2016, 08:59
Vamos iniciar pela cronologia dos fatos desde a aquisição, de forma breve para contextualizar:
Eu já conhecia o fuzileiro pelo Fórum e por que, certa vez fui a Paranavaí e entrei em contato com o mestre Kim para conhecer o fuzila.
Quando fiquei sabendo da venda, fui até Paranavaí novamente para ver o carro e saber se existia alguma possibilidade de aquisição.
Nessa ocasião o Donizete da Donivel nos acompanhou, troquei umas ideias sobre o carro, afinal de contas ele havia montado e feito a funilaria e pintura, portanto conhecia o carro como poucos.
Ele me fez uma estimativa de custo para a reforma que serviu de subsidio para tomada da decisão da compra.
Propus uma troca ao Kim com algum valor em dinheiro.
Resultado, negócio fechado!!!
Eu pegaria o Fuzileiro sem mecânica, sem motor, sem cambio e sem caixa de transferência.
Como relatado acima a decisão foi a escolha de usar o PowerTrain completo da Hilux SW4 2009.
Segue fotos da mecânica sendo retirada pelo Kim, já lá na Donivel
Continua.......

eliasFerreira
29/07/2016, 17:53
Opa!
Tô de zóio!

André Mázzia
29/07/2016, 23:29
depois de muito pensar, palpites a analisar escolhi usar a mecânica que eu já tinha, que veio de uma SW4 2009 adquirida em um leilão em 12/02/2011.
a ideia inicial era montar um fase 4 mas depois de algumas analises de custos e viabilidade desisti.
A sucata baixada adquirida é esta das fotos:

André Mázzia
29/07/2016, 23:35
o Fuzileiro estava com o eixo dianteiro destruído, e o acerto com o Kim era dele me dar uma carcaça da pickup willys para montar um eixo novo.
também fizemos um acerto dele trocar o eixo traseiro por um eixo do engesa fase 2 com bola central.
essas eram as condições para acertar a colocação da mecânica power train completo da hilux.
fabricar um eixo dianteiro com bola do lado esquerdo (motorista) e eixo traseiro com bola central.
outro acerto era que o mestre Kim daria o suporte técnico na montagem dos principais elementos mecânicos.
com essas definições acertei com o Donizete da Donivel os valores para os serviços.
no próximo post vou colocar quais serviços acertados e os valores!!!!

abs;

hercilio.neto
30/07/2016, 00:24
Aguardando os próximos capítulos, hehe.
Fiquei curioso a respeito do novo powertrain, tendo em vista que a SW4 tem tração integral com diferencial central.

André Mázzia
30/07/2016, 08:42
Vou fazer um parenteses pois essa questão que o Hercílio colocou é importante.
A escolha da SW4 se deu pela intenção de montar um Engesa 4 portas, em cima do chassis e mecânica completa da Hilux, com piloto automático, abs e tudo mais que a SW4 oferece.
Escolhi a SW4 pelo sistema de suspensão traseiro ser de molas helicoidais, ao contrário da pickup que é sistema de feixe de molas.
Confesso que não sabia dos detalhes da transmissão, fui entender quando estava montando o Fuzileiro.
Na pickup temos a configuração digamos "normal", 4x2 / 4x4 / e reduzida.
A SW4 é 4x4 permanente com opção de bloqueio central e reduzida.
o conceito é o mesmo da Land Rover Defender.
Tem seus prós e contras.
att;

André Mázzia
30/07/2016, 17:29
o Fuzileiro fora adquirido em agosto de 2014.
A lata do Fuzileiro apresentava diversos pontos de batidos, ralados, pontos de ferrugem, trincados pelo excesso de vibração do motor cumins e com a marca do tempo na pintura, aparentemente queimada ou mais fosca.
Fiz um orçamento com o Donivel na ocasião que fui a Paranavaí para ver o carro.
O Donizete da Donivel foi o cara que montou o Fuzileiro e fez a funilaria para o Kim, portanto o cara mais apto a refazer o serviço, conhecendo a base e os materiais utilizados, conhecendo detalhes construtivos.
Para fazer a lata, tirar os pontos de ferrugem, amassados e trincados, digamos "dar um banho de tinta" foi orçado em R$ 5.000,00 de mão de obra e aproximadamente R$ 1.500,00 de material.
Esse valor seria para fazer uma pintura geral na carroceria sem retirada de vidros (para brisas e laterais) e fazer uma pintura de preto na parte de baixo, chassis, eixos para dar uma aparência legal.
Esse valor, junto a outros por obtido por mim, foram decisivos para tomada de decisão na compra do Fuzileiro.
Deixo aqui uma dica aos amigos: Façam contrato com os prestadores de serviço, deixem claro o que querem, como querem, preço e prazos estimados.
Nos serviços contratados da Donivel eu não fiz contrato. Entretanto eles tem um sistema de controle com ordem de serviço que pode ser validado como um "contrato de prestação de serviços" e os serviços são detalhados e valorados.
Segue fotos dos primeiros orçamentos formato papel de pão!!!!

André Mázzia
30/07/2016, 17:36
Segue as fotos.
essa era a ideia inicial de montar o Engesa 4 portas sobre uma SW4.

André Mázzia
30/07/2016, 17:52
Portanto, eu teria basicamente os seguintes serviços a serem feitos na Donivel:

- Reforma da lata - R$ 5.000,00
- Material para pintura - R$ 1.500,00
- Adaptar a mecânica da Hilux SW4 - Serviço que negociamos da seguinte forma: em troca da mão de obra para adaptação do power train da Hilux eu daria o chassis e a lata (assoalho com o painel corta fogo) da SW4 que eu iria montar o engesa 4 portas.
- Fabricar um eixo dianteiro - o Kim forneceria a carcaça e daria o suporte técnico para fabricação do eixo dianteiro com a bola do lado do motorista. Aproveitei e comprei um high steer da Ensimec.
- Trocar o eixo traseiro - o Kim tinha um amigo em SC que queria um eixo do Fase 1 e eu precisava do eixo do fase 2. Na nossa negociação o Kim ficou responsável pela troca e foi buscar o eixo.
- Aumentar o entre eixos em 50mm - isso foi ideia minha e modesta a parte ficou bem legal!!!!

Em linhas gerais os serviços principais foram esses, evidente que surgiram algumas outras necessidades que serão expostas no decorrer da cronologia.

Alguns serviços não seriam feitos pela Donivel mas com profissionais indicados e utilizados por eles, como o caso do torneiro mecânico, eletricista, bombista, escapamento entre outros.

segue foto do chassis com a mecânica no lugar enviado a Donivel.
O Chassis fora enviado completo, com os eixos, escapamento, tanque de combustivel.
Reparem que eu já havia "descarnado" as laterais da caixa de ar para montar a carroceria do engesa por cima, vestindo o assoalho da SW4:

André Mázzia
30/07/2016, 18:01
Então agora a brincadeira começa!!!!
Nessa foto o Fuzila já está sem a mecânica cumins que fora retirada pelo Kim e a espera, na fila, para o inicio dos trabalhos.
Na outra foto o Power Train completo da SW4 aguardando as analises do comprimento do conjunto, medidas e, saber se realmente caberia no Fase 2.

André Mázzia
30/07/2016, 18:21
Vamos iniciar os trabalhos então!!!
Pedi ao Rodrigo para abaixar ao máximo a carroceria do Fuzila.
Queria que a altura dele, que é inevitável, fosse a mais técnica possível.
Para isso tiramos as molas para analisar o quanto poderia abaixar.
O Fuzila foi concebido para os pneus 37" e toda a altura dele parti disso.
Na foto percebe-se que apesar de estar sem as molas ainda é possível abaixar mais um pouco.
Quando o Kim fez a carroceria ele alargou o lugar do banco traseiro para colocar um banco maior, agora eu iria estreitar para que a carroceria descesse mais e encaixasse os pneus dentro das caixas de rodas.
Segue as fotos com o recorte nos paralamas traseiros e depois a outra foto mais baixo e encaixado.

hercilio.neto
30/07/2016, 22:04
Temos aqui no fórum alguns exemplos de veículos cuja lataria foi adaptada sobre a base (chassi, powertrain e suspensão) de carros mais modernos. Mas os jipes como Willys, Bandeirante e Engesa não "casam" as posições do eixo, do motor e do painel com as picapes modernas.
Foi inteligente optar por eixos rígidos na dianteira e manter a suspensão original, mas não entendi porque quer rebaixar o jipe.

André Mázzia
31/07/2016, 12:33
Hercilio, o fuzila não foi rebaixado, nessas fotos ele está sem as molas para verificar se no fim do curso da suspensão não pegaria em nada.
Att.

André Mázzia
31/07/2016, 17:17
Pessoal, dando sequencia vamos por partes, as vezes não seguindo exatamente a cronologia dos fatos, mas por itens que consigo isolar e mostrar o processo de fabricação e montagem de forma completa.
Nesse post vou relatar a fabricação do eixo dianteiro, e no próximo o aumento no entre eixos de 50mm.
Vamos ao eixo primeiro:
Como relatado anteriormente o Fuzila estava com o eixo dianteiro condenado, no acerto que fizemos o Kim forneceria uma carcaça da pickup para fabricação de um novo eixo.
Decidida a mecânica, agora o eixo precisaria ter a bola do lado direito, lado do motorista.
Sempre deixei claro ao Rodrigo que gostaria que tudo fosse revisado, trocado e feito da forma que garantisse a menor possibilidade de quebra.
Vamos lá!!
A carcaça foi levada ao torneiro e com a supervisão do Kim foi trocada a posição da bola, com uma ideia que consiste em um corte a menos na tubeira, ideia do mestre Kim.
Acertado o lado da bola do diferencial, trocamos a C&P colocando uma relação 4,89 com sistema antideslizante.
foram trocados todos os rolamentos, retentores, e tudo mais que era necessário, revisado totalmente.
Aproveitei e instalei um high steer da Ensimec.
Foram feitas barras de direção novas, terminais novos, tudo zero.
Os discos estavam em boas condições, duplos ventilados e pinças da S10.
Questionei o rodrigo sobre as buchas da panhard e agulhas e o mesmo afirmou que estavam em boas condições.
Rodrigo desenvolveu uma barra panhard com regulagem, caso queira mudar a altura do Fuzila tem-se a opção de regular e centralizar o eixo em função da mudança de altura, apesar de eu não ter a intenção de mudar a altura foi uma solução interessante.
Unica coisa que me deixou uma duvida no eixo dianteiro foi a Homocinética.
Não entendi direito o motivo mas a homicinética foi emendada.
A Solda foi feita no torneiro mecânico, bem feita e alinhada.
Não me recordo exatamente o motivo, questionei o Rodrigo mas não lembro do motivo alegado por ele.
Perguntei ao Kim e ele me disse que essa solda serviria como um fusível preservando outras partes.
Não entendi direito, preferia que não tivesse solda, mas aceitei o argumento do mestre Kim.
Resumindo então o eixo dianteiro, bola invertida, high steer instalado, barras de direção novas, terminais, rolamentos, tudo trocado e revisado!!!
segue fotos dos serviços executados:

André Mázzia
31/07/2016, 17:26
Vamos ao aumento do entre eixos de 50mm.
Serviço relativamente simples.
As agulhas foram aumentadas em 50mm, retirando-se a ponta e resoldando uma maior, nas fotos vcs verão como foi feito.
foi mudado a posição da base das molas permitindo que somente o eixo fosse deslocado para trás.
Achei a solução simples, fácil de fazer e bem inteligente.
Único detalhe que percebi depois de trocado o tanque é que o parafuso que prende a barra panhard do eixo traseiro ficou encostando no tanque de combustível.
Isso certamente vai fazer algum barulho e vai danificar o tanque que é o de plastico da CLA.
Mas esse detalhe eu mesmo vou arrumar por aqui mudando o suporte do tanque e levando uns 30mm para trás.
Vamos as fotos para vcs entenderem como foi feito:

André Mázzia
31/07/2016, 17:35
Eixo traseiro:
Mestre Kim fez a troca com um amigo do eixo que estava no Fuzila com bola deslocado por um eixo com bola central.
O eixo traseiro conta com o kit flutuante e semi eixos reforçados Ensimec, assim como no eixo dianteiro também são os semi reforçados da Ensimec.
No eixo traseiro o serviço foi de revisão completa, trocado coroa e pinhão por um com relação 4,89 com sistema antideslizante, trocado todos os rolamentos, retentores e o que mais fosse necessário.
O freio traseiro foi mantido o sistema de tambor que já estava.

haundrich
01/08/2016, 04:39
Fala Andre ! Quais os contras do AWD da SW4? E o aumento de 50mm das agulhas das longitudinais, é por causa do CA mais comprido?

Edintruder
01/08/2016, 12:55
Muito top!!!

André Mázzia
01/08/2016, 19:45
Fala Haundrich;
Quanto tempo héin cara, lembra que estive em Gioerê para ver aqueles eixos?
O Engesa que é seu era do Emilio Bacaro aqui de Londrina, hoje eu tenho uma Defender que também era dele, sempre carros top e bem cuidados.
Sobre a caixa AWD da SW4, acho que o ponto forte é a estabilidade que melhora bastante pois vc está o tempo todo tracionado nas 4 rodas.
Acho que os pontos negativos ficam por conta da utilização no Engesa, em tese não precisaria da tração permanente.
Ela vai gerar um peso a mais, maior consumo de combustível, desgaste de mais peças e tem o diferencial central, totalizando 3 diferenciais.
Não sabia desse detalhe quando instalei, inclusive coloquei um sistema de bloqueio deslizante na frente que vou ter que retirar pois fazendo curva está estalando.
Vou deixar o sistema de tração permanente pelo menos por ora.
Se eu perceber que está desgastando alguma coisa por conta disso ai eu mudo, senão vai ficar AWD mesmo.
E sobre as agulhas, é por que se vc olhar o FASE 2 o eixo traseiro é meio puxado para o centro, resolvi mudar para deixar mais centralizado na caixa de roda, detalhe mesmo.
Vlw, e apareça mais vezes!!!
abs;

André Mázzia
01/08/2016, 20:00
Vamos a coluna de direção.
Pedi para instalar a coluna de direção da Hilux para manter os controles do volante e piloto automático.
Não sei se vai funcionar e nem sei que fizeram a instalação corretamente, mas a solicitação foi essa.
A posição ficou excelente, boa ergonomia, não tem regulagem, mas ficou personalizada para o piloto aqui!!!
Segue fotos.
O volante veio sem a porca mas já providenciei por aqui.
O centro do volante, onde fica o air bag, está estourado. Vou levar em alguma tapeçaria e fazer outro centro, talvez a logo marca da ENGESA fique legal, já que vou ter que manter esse volante por conta dos controles, a logo resolve o problema da identidade do volante.
A saga continua!!!!
Abs;

haundrich
02/08/2016, 08:16
puxa, é mesmo, você esteve aqui, estou lembrando.
Sábado eu estava em Londrina, e ainda fiz uma comprinha na Cinfel, a tampa traseira do F2..
Não experimentei ainda, tenho impressão que t-case AWD aumenta um pouco o consumo sim, mas não chega a ser perceptível, não aparece na conta de bomba a bomba. Em compensação, os pneus devem desgastar menos e durar mais.. Sei disso porque tenho uma suv awd e o desgaste é uniforme, com um leve acentuado na tradicional pneu dianteiro direito. Estou muito contente com isso.
Estou pesquisando sobre essa t-case toy , pois tenho interesse.

André Mázzia
02/08/2016, 14:32
Vamos a outra etapa, escapamento!
Levei o escapamento completo da Hilux para que se necessário fosse usada alguma parte.
O fornecedor indicado pelo Donivel foi a Japauto.
Custo cerca de R$ 1.000,00.
Solicitei que utilizassem o flexível que tem na saída da turbina no caso da Hilux, uma espécie de flexível trancado de aço inoxidável.
Bom, disseram que não era necessário visto que seria utilizado coxins etc e tal, preferia que utilizassem, mas.....
Definimos por onde passaria o escapamento e como terminaria a saída final.
Quando ficou pronto de cara vi que o silencioso estava encostado no suporte da agulha e já estava pegando sem ligar o carro.
Pronto, ficaria para arrumar depois.....
Como eu iria trazer o Fuzileiro embora para Londrina fiz uma lista de pendencia e entre elas estava a solicitação que fosse arrumado o escapamento.
O pessoal da Japauto até foi lá na Donivel e mexeu alguma coisa, mas não ficou bom e ainda ficou pegando.
O escapamento pega em basicamente três pontos.
Conselho, tem serviços que não valem a pena fazer a distância!!
Agora vou ter que arrumar por aqui mesmo.
A distância inviabiliza qualquer garantia que por ventura eu tenha no serviço executado.
Preju!
Segue fotos:

haundrich
02/08/2016, 18:05
André

Eu usei silencioso original da S-10, e escape saindo lateral antes do pneu traseiro direito. O silencioso é daquele oval, coube certinho, e não incomodou em nenhuma trilha até o momento. Usei a mangueira flexível de inox.

Pelas fotos, não consigo ver o grampo de trava da porca castelo .

André Mázzia
03/08/2016, 07:58
Haundrich;
O silencioso que usei se não me engano é da F 250, o tamanho é bom, foi erro de instalação mesmo, o cara entregar já encostado na agulha é de lascar.
Fazer a distância sem supervisão dos serviços fica difícil.
Se fosse aqui ele não faria uma curva sem a minha aprovação, pode ter certeza disso!!!
Quanto a porca, em que local?
Estou com problema em algumas porcas que estão sem trava, vou ter que trocar várias delas.......
Vlw
Abs;

haundrich
03/08/2016, 19:08
Opa, ali na na porca castelo que fixa a agulha da longitudinal, parecido com isso

André Mázzia
03/08/2016, 22:14
Haundrich, tem tanta coisa para refazer e consertar que nem reparei nisso, lembro que no meu outro Engesa tinha os grampos.
Bem lembrado, mais um item na lista!!!!
vlw
Abs;

André Mázzia
04/08/2016, 21:29
Bom, vamos agora a adaptação da mecânica, vou fazer de forma bem resumida apontando os itens mais importantes.
Uma vez invertida a posição da bola do diferencial dianteiro, tem-se a medida exata de quanto se pode abaixar o motor.
isso foi feito.
Sem as molas e com as molas a carroceria foi levantada e abaixada para ver qual seria a necessidade real da altura dos calços.
Eu peguei aqui em Londrina com um mecânico experiente em adaptações do motor da hilux alguns macetes e passei ao Donivel.
Basicamente a necessidade de inverter o cárter do óleo, como fazer para dar o menor trabalho e, o detalhe do pescador da bomba de óleo.
Com isso resolve-se alguns problemas.
O resto é suporte, inclinação, posição do cambio e altura para não pegar no túnel.
No caso do fuzila foi cortado o túnel e refeito para subir mais a caixa de transferência e encaixar melhor.
Pontos negativos, a experiência nesse tipo de adaptação conta muito. Se fosse fazer de novo eu colocaria o motor um pouco mais para frente, parece pouca coisa, mas uns 40 mm mais para frente é uma diferença grande no cardã traseiro, que poderia ficar um pouco maior.
Nada que comprometa, mas são detalhes que podem ser melhorados.
O intercooler que na hilux é em cima foi posicionado na frente, refeito o radiador e conjugado o radiador do cambio com o radiador de água.
Vou ter que mexer nos coxins, pois estão pegando no suporte e reposicionar as mangueiras, algumas estão torcidas, outras podem ser otimizadas pensando melhor na posição e o encaminhamento, detalhes que o dono tem que fazer mesmo.
Acho que em linhas gerais é isso, segue algumas fotos:

André Mázzia
05/08/2016, 00:18
Próximo tópico, as rodas!!!!!
Abs

haundrich
05/08/2016, 17:35
Que aro está usando no fuzila?

André Mázzia
07/08/2016, 22:40
Vamos lá, sobre as rodas agora!!!
Por coincidência eu havia comprado uma roda modelo daytona da fabricante americano us wheels aro 17" quando pensava em fabricar o engesa 4 portas.
Quando comprei o Fuzileiro ele veio com as mesmas rodas, mas somente 4, portanto a que eu havia comprado fechou o jogo de 5 rodas com o mesmo modelo e marca.
AS rodas são lindas e muito bem feitas, muito reforçada, com paredes bem espessas, de aço.
Entretanto, quando retiramos as rodas pude perceber que duas rodas do Fuzila estavam com o centro trincado.
Bom, que o cumins já tinha quebrado várias peças eu já sabia, mas as rodas foram surpresa para mim.
Vamos lá, depois de alguma analise, chegamos a conclusão dos fatores que levaram a trinca do centro da roda:
os cubos flutuantes da Ensimec na apresentam uma superfície plana para o encosto da roda na campana, fazendo com que ela se deforme ao apertar soltando com o esforço de tração gerando as trincas.
Vejam nas fotos:

André Mázzia
07/08/2016, 22:45
Para solução definitiva, entrei em contato com o Marilson da Marisco 4x4, onde eu já havia comprado a primeira roda.
Ele me explicou como seria a troca do centro e repintura da roda.
Serviço ficou muito bem feito, rápido e com um valor razoável.
o Centro foi trocado e da forma que ficou ele assenta de forma correta sobre a campana não gerando mais deformação e provocando novas trincas.
Recomendo o serviço do Marisco 4x4.
Segue as fotos das rodas recuperadas:

André Mázzia
09/08/2016, 10:10
Pessoal;

Falando sobre os grandes temas dessa empreitada, com os dois próximo que vou descrever, que são a elétrica/eletrônica e funilaria/pintura encerramos os grandes temas.

Quero fechar com o item FUNILARIA, pois esse infelizmente foi o serviço que mais me deixou problemas.

A partir dai vou relatar como forma de diário tudo que venho arrumando e refazendo dia a dia. Estou escrevendo e vou transcrever para cá, uma espécie de dossiê com todo o histórico das coisas boas ou não que fizemos no Fuzileiro!
Agradeço aos que de alguma forma acompanham o tópico, seja por aqui mesmo, seja por mensagens privadas.
abraço a todos!!!

Edintruder
09/08/2016, 10:45
André, não perco um capítulo sequer!

lucasmontanher
10/08/2016, 10:08
Show de bola os relatos!!

Legal que parece que o Fuzila ganhou um novo dono tão cuidadoso quanto o Kim!!!

E agora tá mais fácil de eu conhecer ele, pois vai ser meu vizinho haha

Parabéns André... Só acompanhando aqui também! :drool:

[]'s

André Mázzia
15/08/2016, 08:18
Oi Lucas, legal, vc está em Cambé, quando quiser conhecer o Fuzila me de um toque, estamos perto mesmo!!!
Essa semana vou relatar como foi a elétrica/eletrônica, uma coisa que era para ser muito simples (apesar da complexidade dos inúmeros fios) tornou-se algo aterrorizante.
Abraço a todos!!!

lucasmontanher
15/08/2016, 10:04
Oi Lucas, legal, vc está em Cambé, quando quiser conhecer o Fuzila me de um toque, estamos perto mesmo!!!
Essa semana vou relatar como foi a elétrica/eletrônica, uma coisa que era para ser muito simples (apesar da complexidade dos inúmeros fios) tornou-se algo aterrorizante.
Abraço a todos!!!

Opaaa, quando eu estiver indo pra Londrina com tempo, te aviso sim!!!

Me diz uma coisa, onde você tá fazendo a "ressuscitação" dele???

haundrich
15/08/2016, 10:54
Estou para ir para Londrina na próxima semana, tô afim de ver o bixão como está

André Mázzia
22/08/2016, 09:30
Flávio, estive fora na semana passada, achei que iria sobrar um tempo para postar mas foi muito corrido.
caso esteja aqui em Londrina nessa semana me ligue para vc ver o Fuzila, sem problemas!!!
abs;

haundrich
22/08/2016, 12:10
opa ! Valeu (y) !

Arranca Toco
23/08/2016, 13:02
Boa tarde André!

Tive a chance de conhecer o Fuzileiro em Paranavaí na época em que estava com o motor Cummins através do Donizete e do Rodrigo. A última vez que vi este Engesa ele já estava sem o powertrain la na Donivel hehehehe.... Boa sorte na empreitada, a mudança está sendo bem radical.
Acompanhando sua saga!!!!

Forte Abraço
Cesar

André Mázzia
23/08/2016, 20:28
Bom, vamos lá a elétrica e eletrônica.
É sabido que a Donivel não faz instalações elétricas ou eletrônicas, mas indicam um pessoal que sempre faz para eles, a Auto Elétrica América.
Pois bem, há época que fiz o orçamento preliminar para a reforma, a estimativa de custo para fazer a elétrica era cerca de R$ 1.500,00, mais alguns fios e outras coisas, eu tinha considerado gastar uns R$ 2.000,00.
Esses valores eram baseados em serviços similares, ou seja, adaptações de camionetas e outros enviados pelo Donivel.
Blz, R$ 2.000,00 estava dentro da previsão.
A bateria que era um item caro, eu iria usar a mesma do Fuzila, uma bateria nova, de mais de 100A da marca Eletran que ainda estava na garantia. O Kim fez questão de me entregar o certificado de garantia e mostrar que a bateria era nova.
Entretanto, até agora já custou cerca de R$ 10.000,00.
Vamos lá, aos fatos!!!
É sabido que a mecânica que eu usei foi de uma Hilux 2009, obtida como sucata, portanto seria de esperar alguma avaria no chicote, módulos, ou outros.
A desmontagem de toda a elétrica e eletrônica foi feita aqui em londrina.
O mecânico separou supostamente todos os componentes do chicote e eu levei para guardar no meu escritório, em local seguro e que ninguém, absolutamente ninguém, mexe.
Tive o cuidado de abrir todo o chicote, organizar e tirar fotos de todas as peças.
Depois de fotografadas, organizadas, eu as guardei.
Até que enfim, chegou o dia de enviar tudo que existia de elétrica e eletrônica para a Donivel.
Segue fotos das peças:

haundrich
30/08/2016, 19:11
Não entendi,.. Esses chicotes vieram junto com o motor, ou você teve que comprar separado?
Agora vi que o Fuzilla está na Donivel..
:pipoca:

Leonardo Raffi
12/07/2019, 13:20
kim o que descobriu da chapa soldada com numeracao no chassi.....

Kim
01/04/2024, 20:38
Opa!
tudo certo por aqui?
Já faz algum tempo que não apareço por aqui, nesse ambiente.
Mas, depois de alguns anos, venho trazer algumas atualizações.
O Cummins que pertencia ao Engesa Fuzileiro, hoje esta na F250
581467
Que recebeu lift de suspensão e pneus 37", munha companheira de trabalho;
Também, consegui achar uma GM A10, que meu finado pai comprou em 1983, passou a diesel em 1987 e agora esta comigo.
581468
Aqui as duas juntas:
581469
E, uma curiosidade, a Perkona ao lado de uma Dodge
581470
Por enquanto é isso!
Estou pensando em abrir um tópico para a Perkona - F250, e um para a PerKIMha - A10.
Abraços.
Kim