Ver Versão Completa : Kia Sorento
Páginas :
1
2
3
4
5
6
7
[
8]
9
10
11
12
13
14
15
16
17
Renato Feijao
20/06/2016, 12:30
Pessoal,
Gostaria de tirar uma dúvida. O cambio tiptronic da sorento, quando usado em modo manual, ela passa a marcha quando desejamos sustentar as rotações altas do motor? Como medida de segurança? Ou não ela segura na mesma marcha até eu desejar subir marcha?
Grato !
Ou não ela segura na mesma marcha até eu desejar subir marcha?
Grato !
Ela segura até passar na alavanca.
junior_martins
22/06/2016, 02:28
Ela segura até passar na alavanca.
A minha troca sozinha quando o motor atinge o limite de giro mesmo estando no tiptronic.
A minha troca sozinha quando o motor atinge o limite de giro mesmo estando no tiptronic.
Aí eu não sei...já que nunca levei o motor no limite de giro. Mas até é um comportamento desejável.
lucianosj
23/06/2016, 10:42
Prezado Luciano,
Quais foram as desvantagens até o presente momento que você observou no carro ? Você já colocou ele em trilhas elevadas, que exigem uma potencia do carro?
Abraços !
Olá Renato, bom dia!
Os contras até agora são:
- Manutenção cara nas concessionárias e se for fazer por conta é difícil encontrar peças;
- Seguro caro, mas coerente com o carro;
- Achei que o consumo fosse ser melhor na cidade, mas é bem parecido com a Pajero Sport 2.8 2005/2006 que tive, por volta dos 8,9 Km/L, isso andando uns 40% em estrada (ainda não andei muito em estrada por falta de oportunidade) e sou pé leve, só vou a 120Km/h em ultrapassagens, cruzeiro de 100Km/h;
- Barulho na tampa da mala por folga, vou corrigir isso;
- Barulho no extintor de incêndio, achei o suporte muito simples e frouxo, pouca pressão;
- Acionamento da buzina é muito duro (A Pajero é bem macia com couro no volante);
- Computador de bordo não tem consumo, só autonomia.
Os prós são:
- Motor muito forte e de resposta muito boa em retomadas (na Pajero a 100Km/h o conta-giros ficava em 2500rpm nela fica em 2000 - acredito que na estrada ela seja mais econômica em função disso, mas ainda não testei);
- Mais confortável e agradável de dirigir e a carroceria não sacode tanto quanto na Pajero que é mais alta;
- No caso da minha, 6 airbags, teto solar e ar digital (muito bom por sinal);
- Achei mais silenciosa que a Pajero, mas acredito que em função do motor ser mais moderno (TGV) e com isolamento muito bom;
- Acionamento da tração em um seletor, muito mais prático;
- Câmbio automático de 5 marchas com possibilidade de troca manual TipTronic (na Pajero eram apenas 4 marchas sem possibilidade de troca manual);
- Não lembro de mais nada!!!
Não costumo fazer trilhas, apenas gosto de carro a diesel, motivo pelo qual estou no meu terceiro carro, pois o barulho do motor e a força em baixa rotação são minha paixão atualmente, mas confesso que com o Downsizing que está ocorrendo nos carros à gasolina está me atraindo com o ganho de torque e potência, mas vamos aguardar pra ver como fica.
Abraço
Aproveitando o gancho do Luciano,
A manutenção nas ccs é cara, mas até agora consegui tudo fora. Já são 4 anos e duas Sorento em casa.
A minha MT 140cv na cidade fazia 8km/l e na estrada mais de 13km/l. A AT 170cv faz 7km/l na cidade e quase 13km/l na estrada. Na cidade eu não ando muito na manha....
Tive um rangido na tampa traseira, que aparecia quando ela ficava muito tempo no sol.
Comprei a mais nova pelos mimos: teto, ar digital dual zone, 6 AB, ABS e o câmbio. Se não fosse TipTronic, não queria
carro AT, mas ainda prefiro a condução da MT.
Tem gente que não gosta, mas eu também gosto do barulho do motor Diesel... Temos uma D20, já tivemos uma Sportage diesel...e mais as duas Sorento.
Renato Feijao
24/06/2016, 11:36
Olá Renato, bom dia!
Os contras até agora são:
- Manutenção cara nas concessionárias e se for fazer por conta é difícil encontrar peças;
- Seguro caro, mas coerente com o carro;
- Achei que o consumo fosse ser melhor na cidade, mas é bem parecido com a Pajero Sport 2.8 2005/2006 que tive, por volta dos 8,9 Km/L, isso andando uns 40% em estrada (ainda não andei muito em estrada por falta de oportunidade) e sou pé leve, só vou a 120Km/h em ultrapassagens, cruzeiro de 100Km/h;
- Barulho na tampa da mala por folga, vou corrigir isso;
- Barulho no extintor de incêndio, achei o suporte muito simples e frouxo, pouca pressão;
- Acionamento da buzina é muito duro (A Pajero é bem macia com couro no volante);
- Computador de bordo não tem consumo, só autonomia.
Os prós são:
- Motor muito forte e de resposta muito boa em retomadas (na Pajero a 100Km/h o conta-giros ficava em 2500rpm nela fica em 2000 - acredito que na estrada ela seja mais econômica em função disso, mas ainda não testei);
- Mais confortável e agradável de dirigir e a carroceria não sacode tanto quanto na Pajero que é mais alta;
- No caso da minha, 6 airbags, teto solar e ar digital (muito bom por sinal);
- Achei mais silenciosa que a Pajero, mas acredito que em função do motor ser mais moderno (TGV) e com isolamento muito bom;
- Acionamento da tração em um seletor, muito mais prático;
- Câmbio automático de 5 marchas com possibilidade de troca manual TipTronic (na Pajero eram apenas 4 marchas sem possibilidade de troca manual);
- Não lembro de mais nada!!!
Não costumo fazer trilhas, apenas gosto de carro a diesel, motivo pelo qual estou no meu terceiro carro, pois o barulho do motor e a força em baixa rotação são minha paixão atualmente, mas confesso que com o Downsizing que está ocorrendo nos carros à gasolina está me atraindo com o ganho de torque e potência, mas vamos aguardar pra ver como fica.
Abraço
Luciano,
Agradeço as resposta serão muito eficientes, estou com um dúvida que observei. O cambio tiptronic, a questão de passada de marchas. Você consegue manter a marcha ou o computador passa quando chega em uma determinada rotação do motor? Exemplo, eu estava fazendo um teste em uma Fiat Toro, e quando chegava a 4500 rpm o carro passava mesmo estando no tiptronic.
Gostaria também de saber se você já fez trilha com ela ou elas (rsrsrsr), afinal, no meu caso, ela será usada para essa finalidade também em alguns momentos.
Agradeço a contribuição !!!
Arildo MT
24/06/2016, 14:16
Luciano,
Agradeço as resposta serão muito eficientes, estou com um dúvida que observei. O cambio tiptronic, a questão de passada de marchas. Você consegue manter a marcha ou o computador passa quando chega em uma determinada rotação do motor? Exemplo, eu estava fazendo um teste em uma Fiat Toro, e quando chegava a 4500 rpm o carro passava mesmo estando no tiptronic.
Gostaria também de saber se você já fez trilha com ela ou elas (rsrsrsr), afinal, no meu caso, ela será usada para essa finalidade também em alguns momentos.
Não conheço os carros em questão, mas isso geralmente ocorre para proteção do motor, 4500 rpm pra um motor diesel é muita coisa, motores diesel mais antigos não aguentam rodar acima de 3000 rpm, se for por longo prazo é c*g*ada na certa, os mais novos projetos hsd com commom rail rodam a rpm mais alta, mas ao sinal de perigo a rpm é reduzida pela ecu.
Danielcmte
25/06/2016, 22:23
Pessoal tudo bem? boa noite e sou novo por aqui.
Possuo uma Sorento 2012 V6 3.5 AT Gasolina.
A pergunta eh, ela possua correia dentada, ou corrente de comando?
Qual correia se troca com 80mil km.?
Correia acionadora eh a mesma dentada?
O sensor de Nivel de combustivel, existe algum similar?
Agradeco se puderem tirar minha Duvida
Oliver2014
26/06/2016, 10:39
Bom dia foreiros. Estou querendo comprar uma sorento 4x4, pesquisei muito no fórum sobre o consumo do veículo e observei que existem muitas informações divergentes, por exemplo, sei que gasta muito, mas as pessoas que postam afirmam que faz 7 ou 8 mas andando a 140, este não é o meu perfil, queria uma informação dos donos sobre o consumo andando a 100 no máximo 110. Desde já agradeço a atenção.
Oliver2014
26/06/2016, 10:41
Bom dia foreiros. Estou querendo comprar uma sorento 4x4 3.5 a gasolina, pesquisei muito no fórum sobre o consumo do veículo e observei que existem muitas informações divergentes, por exemplo, sei que gasta muito, mas as pessoas que postam afirmam que faz 7 ou 8 mas andando a 140, este não é o meu perfil, queria uma informação dos donos sobre o consumo andando a 100 no máximo 110. Desde já agradeço a atenção.
Bom dia Oliver,
A maioria dos frequentadores do fórum tem Sorento Diesel. Pelo que sei, as versões a gasolina não passam de 10km/l na estrada.
Daniel: a acionadora é dos acessórios (DH, AC)...a dentada é do comando. O V6 antigo se não me engano tinha dentada.
Danielcmte
26/06/2016, 12:44
Bom dia Oliver,
A maioria dos frequentadores do fórum tem Sorento Diesel. Pelo que sei, as versões a gasolina não passam de 10km/l na estrada.
Daniel: a acionadora é dos acessórios (DH, AC)...a dentada é do comando. O V6 antigo se não me engano tinha dentada.
Obrigado meu caro Ffsias. Ja valeu
Oliver a minha faz 5km/l na cidade e 10 km/l na estrada. Na estrada ando com no maximo 120km/h, a maxima aqui da Bandeirantes.
Abracos
Oliver2014
26/06/2016, 15:05
Boa tarde foreiros. Ffsias e Danielcmte muito obrigado pelas informações, se fizer 9 a 10 andando a 110 para mim está ótimo. Nada melhor do que opiniões de quem conhece os veículos, nunca me fiei em revistas e testes, sempre procuro informações nos foruns e com certeza o 4x4brasil é o melhor no seguimento de SUVs e caminhonetes. Um abraço a todos.
Gabriel Sorento
26/06/2016, 15:40
Prezados, essa é a minha primeira participação no grupo. Acabo de comprar uma Sorento 3.8 V6 ano 2009 com apenas 34.000km rodados e todas as revisões feitas na Kia.
Inicialmente quero trocar todos os fluidos, câmbio, diferencial, etc. Alguma recomendação sobre isso?
O carro tem dois detalhes:
- o comando de altura do banco elétrico não está funcionando;
- os retrovisores elétricos não estão funcionando;
Alguma dica para solucionar essa questão?
Obrigado e parabéns pelo grupo, tem muita informação boa por aqui.
Gabriel Sorento
26/06/2016, 19:29
A propósito: há relatos do câmbio automático travar em quinta marcha. Acharam a solução? Qual era o problema?
junior_martins
27/06/2016, 00:39
Prezados, essa é a minha primeira participação no grupo. Acabo de comprar uma Sorento 3.8 V6 ano 2009 com apenas 34.000km rodados e todas as revisões feitas na Kia.
Inicialmente quero trocar todos os fluidos, câmbio, diferencial, etc. Alguma recomendação sobre isso?
Bom dia Gabriel, eu no seu lugar não trocaria nada, apenas o oleo do motor e fluido de freio, em relação a parte elétrica, nada que um bom eletricista não resolva. O botão do banco da minha tambem esta ruim, não vai pra traz. Abraços e boa sorte com o carro.
lucianosj
28/06/2016, 07:39
Luciano,
Renato, bom dia!
Então, eu nunca fiz trilha com meus carros, por isso não saberia informar o comportamento nessas situações.
Quanto ao câmbio, nunca tentei fazer isso, mas farei para ver o que acontece.
Abraço
Gabriel Sorento
28/06/2016, 08:20
Obrigado, Junior. A questão do banco parece ser crônico da SORENTO, te todos os carros que vi para comprar, apenas um estava com todos os movimentos do banco funcionando normalmente. Os outros sempre tinham uma falha em algum deles.
E quanto ao câmbio automático, a falha é comum ou foi apenas um defeito pontual que alguns colegas tiveram? Descobriram a solução?
GENETICO10
28/06/2016, 20:41
Aí eu não sei...já que nunca levei o motor no limite de giro. Mas até é um comportamento desejável.
A minha também troca no limite de giro. Segundo informações da CCS e do manual isso é para proteção do motor.
junior_martins
30/06/2016, 19:13
Obrigado, Junior. A questão do banco parece ser crônico da SORENTO, te todos os carros que vi para comprar, apenas um estava com todos os movimentos do banco funcionando normalmente. Os outros sempre tinham uma falha em algum deles.
E quanto ao câmbio automático, a falha é comum ou foi apenas um defeito pontual que alguns colegas tiveram? Descobriram a solução?
Boa noite Gabriel, em relação ao câmbio eu particularmente nunca passei por essa situação, seria interessante você verificar o nível de óleo da caixa, mas o correto seria passar o scanner pra ver se possui algum erro armazenado na central. Abraços
Gabriel Sorento
30/06/2016, 22:46
Boa noite Gabriel, em relação ao câmbio eu particularmente nunca passei por essa situação, seria interessante você verificar o nível de óleo da caixa, mas o correto seria passar o scanner pra ver se possui algum erro armazenado na central. Abraços
Obrigado pela resposta, Junior! Meu carro não tem problema algum, o defeito foi relatado aqui por dois usuários e eu fiquei curioso. Mas pelo visto é uma falha pontual, pouco comum, não é defeito crônico do carro. Forte abraço.
junior_martins
30/06/2016, 23:09
Ainda não. Quero ver se a troca do filtro e a limpeza vão dar alguma diferença. Vou ir na ccs na segunda para comprar a junta da flange da EGR....agora vou começar a testar todas as possibilidades.
Boa noite ffsias, já fez a limpeza da borboleta e o isolamento da egr.? Se sim como ficou.? Essa junta pra isolar vende aonde.? Abraços
Boa noite ffsias, já fez a limpeza da borboleta e o isolamento da egr.? Se sim como ficou.? Essa junta pra isolar vende aonde.? Abraços
Olá Junior,
Sim, fiz a limpeza e isolei a EGR. Normalizou o funcionamento totalmente, acabou o lag no acelerador. A junta eu mesmo fiz. Comprei uma junta original na ccs pra usar de molde e recortei uma carcaça de fonte de PC, que tem a chapa bem fina, e coloquei na flange posterior a EGR, antes de passar pelo cooler. Agora vou recortar mais uma para colocar antes da EGR, assim ela não fica acumulando fuligem.
Abraço,
GENETICO10
02/07/2016, 03:29
Olá Junior,
Sim, fiz a limpeza e isolei a EGR. Normalizou o funcionamento totalmente, acabou o lag no acelerador. A junta eu mesmo fiz. Comprei uma junta original na ccs pra usar de molde e recortei uma carcaça de fonte de PC, que tem a chapa bem fina, e coloquei na flange posterior a EGR, antes de passar pelo cooler. Agora vou recortar mais uma para colocar antes da EGR, assim ela não fica acumulando fuligem.
Abraço,
Olá ffsias. Brother, verifique para que eu possa tirar uma dúvida, se a sua Sorento de 170 cv solta muito vapor quando se retira a tampa de reposição de lubrificante ( aquela que fica no cabeçote ) com o motor em funcionamento. Se possível grave um vídeo e coloque aqui pra todos verem.
Eu te ficaria muito agradecido.
GENETICO10
02/07/2016, 04:03
Olá Gabriel. Então vamos lá:
1) Fluido do câmbio automatico: o manual recomenda trocar com 80 KKM, porém quando levei meu carro para fazer a revisão o consultor informou que o referido fluido só se troca em caso de serviço/reparo no câmbio; fora isso apenas se completa quando necessário.
2) Mau funcionamento do Banco Elétrico: quando eu tive esse problema a 1ª vez eu levei em um cara que trabalha consertando antenas elétricas, alarmes codificação de chaves etc.. ele apenas desmontou a moldura do banco, desconectou e retirou o interruptor que tem as teclas que movimentam o banco, abriu o interruptor, pegou uma pinça com um pequeno chumaço de BOMBRIL enrolado na ponta e retirou toda a crosta que estava dos contatos metálicos; em seguida ele pegou um cotonete embebido com LIMPA CONTATO ELÉTRICO e passou nos contatos. Feito isso ele montou a peça novamente e conectou no banco, testou todos os movimentos e depois prendeu novamente na moldura e montou tudo novamente colocando a moldura no banco ( essa moldura do banco é presa com 4 parafusos, 2 na parte da frente e 2 na parte de traz) . E tudo voltou a funcionar novamente. Agora eu retiro o interruptor 1 vez a cada 3 meses e borrifo com WD40 e nunca mais tive problema.
3) Retrovisor Elétrico: se nenhum dos dois lados estiverem funcionando verifique se não tem nenhum fusível queimado. Mas atenção, verifique todos os fusíveis, pois o Sorento tem fusíveis que interferem em mais de uma função do carro. Caso o problema persista pode ser o comando do retrovisor ( aquele botão que usamos para movimentar o espelho) com crosta nos terminais, aí é preciso retirar da moldura abrir e limpar. Ou ainda pode ser também os conectores elétrico do próprio retrovisor. Caso vc venha a Salvador ( kkkkkk) mande mensagem por aqui que te levo no cara que consertou o banco e a antena elétrica meu caro. Até o acionamento remoto das travas ele conseguiu reprogramar. Espero ter ajudado.
Forte abraço a você e a todos os demais foristas
Olá ffsias. Brother, verifique para que eu possa tirar uma dúvida, se a sua Sorento de 170 cv solta muito vapor quando se retira a tampa de reposição de lubrificante ( aquela que fica no cabeçote ) com o motor em funcionamento. Se possível grave um vídeo e coloque aqui pra todos verem.
Eu te ficaria muito agradecido.
Olá Genetico10,
Está aí o vídeo. alí sai bastante ar, mas não está saindo vapor de óleo junto.
https://youtu.be/tz1a5MUXLRc
Gabriel Sorento
02/07/2016, 17:41
1) Fluido do câmbio automatico: o manual recomenda trocar com 80 KKM, porém quando levei meu carro para fazer a revisão o consultor informou que o referido fluido só se troca em caso de serviço/reparo no câmbio; fora isso apenas se completa quando necessário.
2) Mau funcionamento do Banco Elétrico: quando eu tive esse problema a 1ª vez eu levei em um cara que trabalha consertando antenas elétricas, alarmes codificação de chaves etc.. ele apenas desmontou a moldura do banco, desconectou e retirou o interruptor que tem as teclas que movimentam o banco, abriu o interruptor, pegou uma pinça com um pequeno chumaço de BOMBRIL enrolado na ponta e retirou toda a crosta que estava dos contatos metálicos; em seguida ele pegou um cotonete embebido com LIMPA CONTATO ELÉTRICO e passou nos contatos. Feito isso ele montou a peça novamente e conectou no banco, testou todos os movimentos e depois prendeu novamente na moldura e montou tudo novamente colocando a moldura no banco ( essa moldura do banco é presa com 4 parafusos, 2 na parte da frente e 2 na parte de traz) . E tudo voltou a funcionar novamente. Agora eu retiro o interruptor 1 vez a cada 3 meses e borrifo com WD40 e nunca mais tive problema.
3) Retrovisor Elétrico: se nenhum dos dois lados estiverem funcionando verifique se não tem nenhum fusível queimado. Mas atenção, verifique todos os fusíveis, pois o Sorento tem fusíveis que interferem em mais de uma função do carro. Caso o problema persista pode ser o comando do retrovisor ( aquele botão que usamos para movimentar o espelho) com crosta nos terminais, aí é preciso retirar da moldura abrir e limpar. Ou ainda pode ser também os conectores elétrico do próprio retrovisor. Caso vc venha a Salvador ( kkkkkk) mande mensagem por aqui que te levo no cara que consertou o banco e a antena elétrica meu caro. Até o acionamento remoto das travas ele conseguiu reprogramar. Espero ter ajudado.
Genético10, muito obrigado pelas informações detalhadas!!!
Quanto ao espelho, o direito só vai pra cima, ao passo que o esquerdo só vai pra esquerda.
Vou ver tudo isso que você falou.
Obrigado novamente e forte abraço!
Caros foristas, sou um recente proprietário de um Sorento 10/11 V6. Já andei passando por vários posts, mas em 149 páginas está difícil de encontrar. O carro está com 67 mil km rodados e verifiquei que o antigo proprietário não trocou a correia dentada.
Gostaria de indicações do kit desta correia, tentei procurar da marca Gates no ML mas observei que o kit não é completo, alguém tem alguma dica? Esse motor tem as mesmas especificações da Santafé 2011, é realmente o mesmo motor?
Abraços!
wtminc,
Este motor não é com corrente?
wtminc,
Este motor não é com corrente?
Olá, ffsias, no manual está prevista a troca da correia dentada com 60000 km, vendo fotos do motor na Internet, parece sim utilizar correia.
Inclusive esse foi um anúncio que eu vi no ML com o kit, que se diz da Gates mas parece que nem a correia é da marca: Kit Correia Dentada/tensor Kia Sorento 3.5 V6 24v Gas - R$ 790,00 no MercadoLivre (http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-721559867-kit-correia-dentadatensor-kia-sorento-35-v6-24v-gas-_JM)
Abraços!
A questão é que a Sorento, até onde sei, teve dois motores V6. O primeiro, até 2006, com correia. Depois disto, com corrente.
GENETICO10
04/07/2016, 02:48
Olá Genetico10,
Está aí o vídeo. alí sai bastante ar, mas não está saindo vapor de óleo junto.
https://youtu.be/tz1a5MUXLRc
Valeu grand ffsias. Muito obrigado pela ajuda. Vou mostrar ao mecânico.
A questão é que a Sorento, até onde sei, teve dois motores V6. O primeiro, até 2006, com correia. Depois disto, com corrente.
Olá, ffsias!
Liguei na Kia e realmente esse ano/modelo é corrente! Questionei sobre haver a menção no manual de revisões e o pessoal da css disse que é relacionado a correia poly-v. Aproveitei e cotei as peças (só as peças):
- Poly-V: R$ 310,00
- Rolamento: R$ 297,00
- Tensionador (que disseram ser raro a necessidade da troca com 60mkm - ainda bem...rs :rolleyes:): R$ 1.660,00
Agora vou pesquisar em outros lugares essas peças, pois ainda achei salgado.
Abraços e obrigado!
vtminc,
A poly-v é barbada. Te aconselho a comprar só a correia e trocar os rolamentos caso algum esteja estragado. O tensor é raro ter problema de fato. Compra fora, vai ser mais barato.
Abraço.
vtminc,
A poly-v é barbada. Te aconselho a comprar só a correia e trocar os rolamentos caso algum esteja estragado. O tensor é raro ter problema de fato. Compra fora, vai ser mais barato.
Abraço.
Muito obrigado ffsias!
Aproveitando: estou tentando encontrar o manual de serviço da geração II XM, achei um da geralçao III FL que tem muita coisa igual, mas tem detalhes que não batem. Encontrei no site Kia club (http://en.kiaclub.cz/)
Obrigado!
sorentoniteroi
05/07/2016, 11:47
Bom dia amigos!
Sou de Niterói-RJ e comprei o meu KIA SORENTO PRATA 2012 a 2 semanas !
Estava apenas com 29 mil rodados e todas as revisões na KIA ! Muito novo !!!
É um modelo bem completo porque tem:
- 7 lugares
- Teto Solar Panorâmico
- 10 Airbags
- Kit Multimídia original da KIA
- Ar Digital
- Bancos Elétricos
Eu estou gostando muito do carro porque o meu antigo era um LOGAN 2008 !!! HEHEHEH
Minhas dúvidas:
1) Faço a revisão de 30 mil na KIA ? Eu vi pelo manual que a de 10mil km o antigo proprietário
gastou R$240,00 e na de 20mil km gastou R$580,00 ...
2) Eu não estava acostumado com SUV mas achei a suspensão um pouco dura !
Senti a vibração das ruas ! Será a CALIBRAGEM dos PNEUS ?
No manual diz 33 com o carro vazio e 38 com carro cheio........
3) O único detalhe que notei que o antigo proprietário colocou uma OUTRA câmera de ré
no carro que esta instalada ao lado da original mas que joga a imagem com muita qualidade
no Kit Multimidia .....
Eu não consegui fazer a tal câmera de ré no retrovisor funcionar .....
Não sei se o cara cortou o acesso para a usar a outra ......
Será que a do Retrovisor é mais fraca e por isso ele trocou ????
Não tem como funcionar as 2 ao acionar a RÉ ?????
4) Gostaria de colocar 2 acessórios no carro, mas queria a opnião de vocês !
ESTRIBO LATERAL
Estribo Lateral Aluminio Sorento 2011 2014 Mod Orig Prata - R$ 600,34 no MercadoLivre (http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-681350876-estribo-lateral-aluminio-sorento-2011-2014-mod-orig-prata-_JM)
TRAVA PARA O ESTEPE ( EVITAR ROUBOS)
Trava Protetor Estepe Para Mahindra Santa Fe Sorento - R$ 159,90 no MercadoLivre (http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-774000546-trava-protetor-estepe-para-mahindra-santa-fe-sorento-_JM)
Qualquer outra DICA será BEM VINDA !!!
Muito obrigado e abraço em todos !!!!!
bmarconi
05/07/2016, 15:15
Prezados, recentemente tive um pequeno problema com a minha Sorento, que felizmente foi facilmente resolvido em uma concessionária, mas poderia ter me dado muitas dores de cabeça numa viagem, por exemplo.
O carro começou a perder potência e depois de algum tempo a funcionar de forma irregular, como se um dos cilindros não estivesse funcionando direito, acompanhado de um pequeno barulho metálico.
O problema foi apenas uma pequena crosta de sujeira/oxidação nos conectores dos bicos injetores. Bastou desconectar, limpar e encaixar de novo para tudo voltar a funcionar perfeitamente.
Desta forma, deixo aqui como sugestão para manutenção preventivas das nossas viaturas.
junior_martins
05/07/2016, 18:19
Boa tarde Genetico10, tudo bem.? Estou com problema na antena eletrica, faz um barulho ao descer e subir, era o mesmo defeito da sua.? Como resolveu.? Abraços.
junior_martins
05/07/2016, 18:27
Olá Junior,
Abraço,
Boa noite ffsias, quando for novamente mexer na egr teria como mandar uma foto das partes onde você isolou.? Você já trocou o kit de distribuição da sua.? Com quantos km é recomendada a troca ou inspeção.? Abraço.
Boa noite Junior,
Vou tirar a foto e posto aqui. Ainda não fiz a troca do kit e não lembro de cabeça se o manual cita alguma coisa. Na última vez que estive no mecânico, ele me falou para já ir pensando na troca, pois já está quase com 100mil km.
Este problema da antena...Recolhe ela e desativa. Eu fiz isto nas duas Sorento e coloquei uma interna, daquelas que vão coladas no parabrisa.
Abraço!
Junior,
Eu isolei aqui:
532075
E vou isolar aqui:
532076
junior_martins
05/07/2016, 21:12
Junior,
Eu isolei aqui:
532075
E vou isolar aqui:
532076
Esse da segunda foto que você isolou não é a saida dos gases de escap.? Em relação a kit de distribuição, o da minha S10 no manual eles pedem pra fazer inspeção aos 120 mil km, a Sorento já esta com 108600, o kit original custa "apenas" R$ 2.800 e o paralelo que não sei a marca R$ 1.700. Irgggg
Ali é uma derivação do coletor de escapamento, que vai pra EGR.Observa que a saída do escapamento é onde está a sonda lambda, depois de passar pela turbina.
Danielcmte
05/07/2016, 21:40
Caros foristas, sou um recente proprietário de um Sorento 10/11 V6. Já andei passando por vários posts, mas em 149 páginas está difícil de encontrar. O carro está com 67 mil km rodados e verifiquei que o antigo proprietário não trocou a correia dentada.
Gostaria de indicações do kit desta correia, tentei procurar da marca Gates no ML mas observei que o kit não é completo, alguém tem alguma dica? Esse motor tem as mesmas especificações da Santafé 2011, é realmente o mesmo motor?
Abraços!
CARO wtminc
Esse motor nao possui correia dentada, o kit que eh vendido no mercado livre como correia dentada na verdade eh a Correia Poly V, com uma polia. Correia essa que se troca apos inspecao de um mecanico de confianca. A propria KIA nao informa isso ao proprietarios, o que Achei tremenda falta de respeito a nossa inteligencia e ao nosso bolso, alem de ser uma enganacao.
GENETICO10
06/07/2016, 08:04
Boa tarde Genetico10, tudo bem.? Estou com problema na antena eletrica, faz um barulho ao descer e subir, era o mesmo defeito da sua.? Como resolveu.? Abraços.
Olá, Junior. Da primeira vez ainda tava na garantia e a ccs trocou sem custo. Da segunda vez ela fazia barulho e não subia todos os gomos. Então eu levei no cara citado acima e ele retirou a antena e me mandou buscar no dia seguinte. o que ele fez eu não vi, mas sei que foi trocado o primeiro gomo que sobe quando aciona a antena, aquele que tem uma pequena bolota no topo. O cara que se chama Góis me cobrou a fortuna de 30 Reais pelo serviço.
junior_martins
06/07/2016, 14:53
Olá, Junior. Da primeira vez ainda tava na garantia e a ccs trocou sem custo. Da segunda vez ela fazia barulho e não subia todos os gomos. Então eu levei no cara citado acima e ele retirou a antena e me mandou buscar no dia seguinte. o que ele fez eu não vi, mas sei que foi trocado o primeiro gomo que sobe quando aciona a antena, aquele que tem uma pequena bolota no topo. O cara que se chama Góis me cobrou a fortuna de 30 Reais pelo serviço.
Poxa vida, pena eu estar bem longe de Salvador. Mesmo assim obrigado.
jrborges
07/07/2016, 19:02
Boa noite pessoal, alguém já teve problema na movimentação do banco elétrico do motorista? O meu não só está reclinando o apoio das costas mas não volta pra frente... Alguma dica? Desde já agradeço!
jrborges
07/07/2016, 19:06
Já achei uma dica do Genetico10 há pouco tempo postada:
Vou tentar!!
abraços
Nunca tive problema com a minha, mas quando estava a procura, uma das que olhei estava com problema. O ajuste elétrico é legal, mas nada como o bom e velho ajuste mecânico.
Olá estou analisando a troca de carro e na dúvida entre uma Kia Sorento 2010 e uma Santa Fé 2010 alguém conhece as diferrenças, qual recomendam?
Quais são as principais diferenças entre as versões Diesel 140 e 170cv? Vantagens e desvantagens?
Quais são as principais diferenças entre as versões Diesel 140 e 170cv? Vantagens e desvantagens?
Pequenas diferenças no motor, vantagens ou desvantagens é muito relativo.
JCARODRIGUES
25/07/2016, 10:31
Ola! Já estou com o carro a + 3 anos e estou satisfeito, já rodei + 65K e venho fazendo algumas adptações, por exemplo: o batente da suspensão traseira eu coloquei o "Batente Feixe Mola Traseira Renault Master Ano 2013 A 2015" que encontra no (http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-762410205-batente-feixe-mola-traseira-renault-master-ano-2013-a-2015-_JM) por um preço de 46,36 a unidade, é de borracha maciça, vai durar por muitos anos, é só cortar no meio para ficar na altura certa, o encaixe na base é igual. O valor do original da sorento no ML é 800,00, quem aguenta..
Pequenas diferenças no motor, vantagens ou desvantagens é muito relativo.
Pode citar algumas?
Pode citar algumas?
Turbinas e sistema de EGR são diferentes, posição da bomba de vácuo e mais alguns detalhes mínimos. Não vejo vantagem, nem desvantagem, entre elas. Temos uma 140 MT e uma 170 AT. Andei por 2 anos na 140cv e passei para meu pai quando comprei a de 170 (e já se passaram mais dois anos). A 140 é mais econômica, mas é MT....
junior_martins
04/08/2016, 04:24
Pode citar algumas?
Bom dia isilva, estou vendendo a minha 08/09 VGT 170cv sem absolutamente nada pra fazer, 4 pneus Continental colocados a 3 semanas, super econômica, faço 10km na cidade e 14 na estrada. Qualquer coisa entre em contato. Estou vendendo porque vou pegar uma Freelander 2014 SD4 de uma amiga. Abraços
Juarez Mattos
06/08/2016, 16:25
Boa tarde pessoal! Qual oleo para motor e cambio mais indicado para Sorento 2012?
junior_martins
10/08/2016, 04:11
Boa tarde pessoal! Qual oleo para motor e cambio mais indicado para Sorento 2012?
Bom dia Juarez, motor é 5W20 ou 5W30 ambos tem que ser 100% Sintéticos, de cambio é o ATF SP-IV. Abraços
dfbeserra
11/08/2016, 11:56
Caros amigos foristas, a muito tempo venho acompanhado o fórum, desde a época que era proprietário de uma blazer 2001 mwm 4x4. As dicas do fórum foram muito importantes diversas vezes que precisei dar um UP na viatura.
E ultimamente venho estudando minuciosamente esse tópico da KIA Sorento pois estou pretendendo comprar uma 2007 motor 140cv e minha duvida agora é quanto a bomba injetora desse modelo pois não lembro de ter lido a respeito.
Gostaria de saber se ela é mecanica ou eletronica. alguem tem essa informação?
Abraço a todos
dfbserra,
A Sorento é common rail, não tem bomba injetora. A bomba de alta pressão é acionada pela corrente do comando.
Abraço,
dfbeserra
11/08/2016, 12:24
dfbserra,
A Sorento é common rail, não tem bomba injetora. A bomba de alta pressão é acionada pela corrente do comando.
Abraço,
muito obrigado ffsias, sua experiência e prestatividade nas respostas são muito valiosas aqui no fórum.
Essa dúvida surgiu pois telefonei para uma autorizada bosch para saber o orçamento de uma revisão na bomba e bicos. O atendente me falou que para passar o valor eu teria que informar se a bomba é eletronica ou mecanica. Mesmo informando o modelo do carro o cara não sabia.
Então é só informar ao colega lá na autorizada que é sistema common rail que ele deve saber certo??
mais uma vez obrigado
Então é só informar ao colega lá na autorizada que é sistema common rail que ele deve saber certo??
Com certeza, falando o sistema ele deveria já saber os componentes. Aqui me pediram R$600,00 para fazer só limpeza nos bicos.
dfbeserra
11/08/2016, 15:49
Com certeza, falando o sistema ele deveria já saber os componentes. Aqui me pediram R$600,00 para fazer só limpeza nos bicos.
Mesmo valor de uma autorizada de recife, R$150,00 cada bico.
Caro ffsias, como falei antes estou ainda procurando uma sorento p comprar. De acordo com sua experiencia quais sinais devo observar no motor para não ter o prejuizo de retifica em pouco tempo?
De acordo com sua experiencia quais sinais devo observar no motor para não ter o prejuizo de retifica em pouco tempo?
Observa se existe ruído excessivo, se a lenta está parelha. Este motor é bem silencioso e tem aceleração bem suave, sem muita vibração. Verifica também se está expelindo muita fumaça, dando uma aceleradas fundas e rápidas. Vazamentos também não são bom sinal.
junior_martins
12/08/2016, 04:15
dfbserra,
Abraço,
Bom dia ffsias, qual a função da bomba de alta pressão.?
junior_martins
12/08/2016, 04:25
E ultimamente venho estudando minuciosamente esse tópico da KIA Sorento pois estou pretendendo comprar uma 2007 motor 140cv e minha duvida agora é quanto a bomba injetora desse modelo pois não lembro de ter lido a respeito.
Gostaria de saber se ela é mecanica ou eletronica. alguem tem essa informação?
Abraço a todos
Bom dia dfbeserra (http://www.4x4brasil.com.br/forum/members/113975-dfbeserra.html), estou vendendo minha Sorento 08/09 completa, de uma olhada nos classificados aqui no site, todas as revisões feitas na Kia e recentemente coloquei 4 pneus Continental, não ia vender mas decidi porque vou pegar uma Freelander de uma amiga, a Sorento esta com 109 mil km. Qualquer coisa me ligue, lá no anuncio tem meu telefone. Abraços
Bom dia ffsias, qual a função da bomba de alta pressão.?
Ela pressuriza a linha até os bicos injetores. Ao contrário dos motores diesel antigos, os common rail trabalham com altas pressões na linha de combustível (após a bomba de alta). Até ela a pressão é baixa, só para tirar o combustível do tanque. Tanto que não se faz sangria de bicos, como é feito no motores mais velhos.
junior_martins
14/08/2016, 06:31
Ela pressuriza a linha até os bicos injetores. Ao contrário dos motores diesel antigos, os common rail trabalham com altas pressões na linha de combustível (após a bomba de alta). Até ela a pressão é baixa, só para tirar o combustível do tanque. Tanto que não se faz sangria de bicos, como é feito no motores mais velhos.
Entendo o que você disse mas pra mim é a mesma coisa, apenas adicionaram a eletrônica no gerenciamento de tudo isso, mesmo porque existem vários motores atuais a Diesel que tem bomba elétrica dentro do tanque pra mandar pra de "alta". Abraço
Entendo o que você disse mas pra mim é a mesma coisa,
Não é junior_martins. Nos motores com bomba injetora, é ela que faz a distribuição da injeção, que comanda quando deve ser feita a injeção e o volume de Diesel. No common rail, quem comanda é a eletrônica, atuando diretamente nos bicos e nos sensores, mandando informações para a bomba de alta, para manter a pressão necessária. A bomba para tirar o combustível do tanque é preciso em todos os sistemas, seja mecânica ou elétrica.
Temos, além das Sorento, uma D20....Não existe nada em comum entre os sistemas.
Abraço,
Renato Feijao
15/08/2016, 09:01
Senhores,
Peço a ajuda em uma dúvida:
Estou olhando sorento para vender e Actyon Sport da Ssangyoung, então decidi sobre a sorento, mas ao fazer teste drive notei que no modo manual as marchas são trocadas automaticamente, não permitindo foçar a rotação do motor.
Não fiz teste no 4x4 ligado, poderiam me dizer se é normal o tiptronic?
E no caso de precisar forçar a rotação como é feito nela?
Possuo uma grand vitara automática e com essa consigo forçar a rotação.
Grato !
junior_martins
16/08/2016, 23:18
Não é junior_martins. Nos motores com bomba injetora, é ela que faz a distribuição da injeção, que comanda quando deve ser feita a injeção e o volume de Diesel. No common rail, quem comanda é a eletrônica, atuando diretamente nos bicos e nos sensores, mandando informações para a bomba de alta, para manter a pressão necessária. A bomba para tirar o combustível do tanque é preciso em todos os sistemas, seja mecânica ou elétrica.
Temos, além das Sorento, uma D20....Não existe nada em comum entre os sistemas.
Abraço,
Minha Sorento não tem bomba dentro do tanque, é a VGT 08/09.
junior_martins
16/08/2016, 23:23
Senhores,
Peço a ajuda em uma dúvida:
Estou olhando sorento para vender e Actyon Sport da Ssangyoung, então decidi sobre a sorento, mas ao fazer teste drive notei que no modo manual as marchas são trocadas automaticamente, não permitindo foçar a rotação do motor.
Não fiz teste no 4x4 ligado, poderiam me dizer se é normal o tiptronic?
E no caso de precisar forçar a rotação como é feito nela?
Possuo uma grand vitara automática e com essa consigo forçar a rotação.
Grato !
Boa noite Renato Feijão, até onde já testei mesmo estando no tiptronic ela troca no limite de giro do motor, se queres força ai tem que passar pro 4x4 low. Abraços
Minha Sorento não tem bomba dentro do tanque, é a VGT 08/09.
Não é no tanque, mas é no mesmo corpo da de alta pressão. Já a D20, que tem bomba injetora tradicional, fica do lado do bloco do motor.
Este ano fechei 20 anos lidando com carros diesel, além do que já fiz no trabalho. O sistema antigo é muito mais simples e não foi só a adição da eletrônica que foi alterada.
marilise
17/08/2016, 17:36
olá ffsias, tenho uma sorento que está com problemas de aceleração.
na verdade é que depois que estaciono, desligo ela, e quando volto a ligar ela não acelera por um tempo, depois de uns minutos ela volta ao normal, e, andando ela não apresenta esse problema, já fiz limpeza de bicos e todo sistema de diesel, verifiquei todos os sensores, até o intercooler fiz novo, e o problema é que não é sempre que ela mostra esse defeito, gostaria muito de conseguir entrar em contato com vc ou qualquer outra pessoa que possa me ajudar, desde já agradeço
Olá Marilise,
Para fazer uma verificação a fundo do que pode estar acontecendo, é preciso um scanner, e este eu não tenho. Tu já trocou o filtro de combustível? Limpeza do tanque? Quando preciso de mecânico especializado em Diesel, e mais especificamente em Kia, levo em um aqui em Porto Alegre. Ele tem muita experiência em carros da Kia pois trabalhava na ccs daqui.
marilise
17/08/2016, 17:53
olá, já fiz tudo isso, inclusive o scanner não apresenta a falha, já tentei entrar em contato com muitas pessoas que fariam tudo o que já fiz, praticamente foi desmontada toda e nada, continua fazendo
A minha apresentou falha na aceleração, depois de fazer uma limpeza na EGR. Mas era durante a condução, parecia que ficava um "vazio" ao pressionar o acelerador.
marilise
17/08/2016, 20:57
a minha fica sem aceleração logo que ligo ela , e apenas por alguns minutos, então ela volta ao normal e quando ela não acelera nem o ponteiro do arpm responde, o estranho é que na garagem ela nunca fez isso, talvez pq ela fica 12h parada, que geralmente só guardo ela à noite e tiro de manhã e não é toda vez que ligo ela que acontece isso, estou dando uma olhada em todos os posts e não vi ninguém com problema parecido, mas agradeço se alguém tiver uma luz pra me ajudar e lembrando que até o módulo foi trocado
Renato Feijao
17/08/2016, 23:36
Boa noite Renato Feijão, até onde já testei mesmo estando no tiptronic ela troca no limite de giro do motor, se queres força ai tem que passar pro 4x4 low. Abraços
Mas no low ela passas as marchas ?
Rafa_Esteves
18/08/2016, 18:27
Boa noite pessoal. Me perdoem se alguém já fez essa pergunta aqui. Tenho um Sorento 2.4 gasolina 11/12 automático e de uns tempos para cá tenha escutado um barulho estranho vindo ali debaixo da manopla do câmbio quando eu piso no freio e o câmbio está em Drive (D) com o carro em movimento para redução de velocidade.
Faz um: " toc-toc-toc".
Levei na concessionária e falaram que é normal.
Alguém sabe o que pode ser?
Alvaro Rosa
18/08/2016, 20:05
Já vendeu Junior? quando tá pedindo?
Alvaro Rosa
18/08/2016, 20:07
Tenho uma Santa Fé mesmo ano e deixo a calibragem um pouco mais baixa;
As câmeras de ré no retrovisor são de baixa qualidade( comparadas com as outras do kit.)
Pessoal boa noite!!, sou proprietário de uma SORENTO 08/09 AUTOMATICA desde setembro de 2015, "carro maravilhos" decidir fazer essa aquisição por causa desde fórum, pois já acompanho a um bom tempo, só elogios.
Estou com um problema na minha, pois quando e gato a marcha ela da um estalo, tanto na R como D mais quando esta em movomento não faz barulho algum, já troqueio a cruzeta do cardan "apesar de ser blindada fiz uma adaptação" ficou muito bom, mais o problema está vindo do diferencial, será que é alguma regulagem?
Conto com a experiência de vocês para resolver esse problema.
almir.lemos
19/08/2016, 08:28
Amigo tenho um sorento 2007 4x4 diesel...e o meu carro esta aparentemente com o mesmo problema...ainda não resolvi...mas já sei o que causa esse problema...pelo menos na minha.... A peça chama-se sensor de temperatura na caixa automatica...para vc se certificar se é isso...verifique se pela manha com o carro ainda frio....veja se o barulho não desaparece...pois é só o motor alcançar a temperatura p/ o problema aparecer...espero ter ajudado...pois não sei se o seu problema é o mesmo do meu...boa sorte.
alejsdias
21/08/2016, 20:36
No manual da minha diz que não faz troca no limite eu testei e realmente não trocou não lembro até quantos rpm foi mas não trocou.
Renato Feijao
23/08/2016, 11:15
No manual da minha diz que não faz troca no limite eu testei e realmente não trocou não lembro até quantos rpm foi mas não trocou.
Mas você testou no low ?
junior_martins
24/08/2016, 04:12
Já vendeu Junior? quando tá pedindo?
Bom dia Alvaro, me liga que a gente conversa. Abraço
junior_martins
24/08/2016, 04:18
Se não trocou foi porque o giro não subiu, e no modo tiptronic tem que subir pra trocar, coisa que no D não precisa tanto.
marioarantes
24/08/2016, 14:59
Salve pessoal, estou com um problema e gostaria de saber se alguém já passou por algo parecido.
Sempre sonhei com uma Sorento e há duas semanas eu comprei uma Kia Sorento 3.5 V6 24v 278cv 4x4 Aut de um parente. Como já conhecia o carro e sabia que todas as revisões estavam em dia, não tive nenhum receio. Até que na última semana o carro apresentou uma dificuldade muito grande de engatar a ré, mesmo colocando o câmbio no R, o carro ia para frente e tinha que forçar muito para ele sair do lugar para trás.
Após isso, ele passou a sofrer um pouco para encaixar as marchas, as vezes arranhando e trepidando um pouco, já para reduzir, começaram uns pequenos trancos. Levei o carro na AKTA SP e antes mesmo de me darem bom dia já me informaram que meu carro estava fora da garantia pois a revisão dos 60 mil foi feita com 66. Pedi que eles olhassem o que estava acontecendo e 3 dias de pois me ligaram informando que precisavam trocar o câmbio e que a peça + mão de obra custaria R$60.000,00. Devo ter passado uma meia hora aos berros no telefone e fui buscar o carro. Ao ligar o carro na concessionária, a luz da injeção ficou acesa e mesmo com o carro parado, o painel diz que ele está engatado na 4 marcha.
Alguém já passou por algo assim? É realmente necessário trocar o câmbio? Acabei deixando o carro na JK Transmissões (butantã) para colher uma segunda opinião.
Abraços
marioarantes,
Jamais confie em somente uma análise, principalmente se for de ccs. Mesmo que tua caixa estivesse completamente destruída,nunca que tu ira gastar este valor. Nestes casos é muito mais negócio comprar uma caixa de algum carro sinistrado.
Abraço,
junior_martins
25/08/2016, 01:33
Salve pessoal, estou com um problema e gostaria de saber se alguém já passou por algo parecido.
Sempre sonhei com uma Sorento e há duas semanas eu comprei uma Kia Sorento 3.5 V6 24v 278cv 4x4 Aut de um parente. Como já conhecia o carro e sabia que todas as revisões estavam em dia, não tive nenhum receio. Até que na última semana o carro apresentou uma dificuldade muito grande de engatar a ré, mesmo colocando o câmbio no R, o carro ia para frente e tinha que forçar muito para ele sair do lugar para trás.
Após isso, ele passou a sofrer um pouco para encaixar as marchas, as vezes arranhando e trepidando um pouco, já para reduzir, começaram uns pequenos trancos. Levei o carro na AKTA SP e antes mesmo de me darem bom dia já me informaram que meu carro estava fora da garantia pois a revisão dos 60 mil foi feita com 66. Pedi que eles olhassem o que estava acontecendo e 3 dias de pois me ligaram informando que precisavam trocar o câmbio e que a peça + mão de obra custaria R$60.000,00. Devo ter passado uma meia hora aos berros no telefone e fui buscar o carro. Ao ligar o carro na concessionária, a luz da injeção ficou acesa e mesmo com o carro parado, o painel diz que ele está engatado na 4 marcha.
Alguém já passou por algo assim? É realmente necessário trocar o câmbio? Acabei deixando o carro na JK Transmissões (butantã) para colher uma segunda opinião.
Abraços
Bom dia marioarantes, você conheçe essa JK transmissões ? Em qual Akta você levou.? Eu te recomendo levar na "Cambio Faria" na rua Clélia - Lapa. Concessionária Hyundai/Kia é o seguinte, acabou a garantia pelo tempo ou o proprietário perdeu o prazo de revisão, eles nem querem mais olhar na sua cara, essa é a pura verdade.!! NÃO EXISTE CARRO COM 5 ANOS DE GARANTIA, eles te tomam isso em cada revisão, seja qual montadora for.!!! Se você mandar importar um cambio novo, zero na caixa, não vai pagar isso. Abraço
alejsdias
25/08/2016, 22:39
Se não trocou foi porque o giro não subiu, e no modo tiptronic tem que subir pra trocar, coisa que no D não precisa tanto.
Testei no 4x2 e deixei o giro subir bem sei lá, mas no meu manual diz que não muda as marchas para cima apenas para baixo.
junior_martins
26/08/2016, 06:29
Testei no 4x2 e deixei o giro subir bem sei lá, mas no meu manual diz que não muda as marchas para cima apenas para baixo.
Deixa no 4x2 passa pro tiptronic na marcha 1 e pisa fundo sem dó e sem mexer na alavanca, ai me diz se troca sozinha ou não, se não trocar é porque esta com algum defeito, seu motor não vai explodir fique tranquilo. Abraço
Renato Feijao
27/08/2016, 09:14
Deixa no 4x2 passa pro tiptronic na marcha 1 e pisa fundo sem dó e sem mexer na alavanca, ai me diz se troca sozinha ou não, se não trocar é porque esta com algum defeito, seu motor não vai explodir fique tranquilo. Abraço
Até onde já pesquisei e em teste drives que fiz a marcha realmente passava. Visto que o carro não queria "explodir" o motor...
Nunca cheguei na faixa vermelha de rpm, mas certamente o motor da Sorento corta o giro no limite máximo seguro, assim como em outros motores, sem ser passando as marchas. Imagina uma MT, onde quem troca é o motorista. O motor não vai subir rotação até explodir.
junior_martins
28/08/2016, 03:02
Calma amigos, a expressão explodir foi apenas um modo de dizer. Quando se atinge o limite máximo de rpm o câmbio automaticamente sobe uma marcha pra aliviar a rotação, a diferença do modo tiptronic pro "D" é que o motor mantem o giro mais alto antes de passar pra próxima marcha, sendo assim, atingindo o rpm máximo ela troca pra seguinte, 1 pra 2, 2 pra 3, 3 pra 4 e 4 pra 5, mesmo arrancando em 1 no tiptronic. Abraços
caiobrunosousa
29/08/2016, 00:08
Boa noite galera do forum, sou novo por aqui e minha sorento 2006 apresenta alguns vazamentos, ainda nessa semana estarei levando para css para reparos, gostaria de saber se vale a pena arrumar esses vazamentos na css ou em alguma oficina de confiança?
https://www.youtube.com/watch?v=K9FZQviHDOw
junior_martins
29/08/2016, 20:54
Boa noite galera do forum, sou novo por aqui e minha sorento 2006 apresenta alguns vazamentos, ainda nessa semana estarei levando para css para reparos, gostaria de saber se vale a pena arrumar esses vazamentos na css ou em alguma oficina de confiança?
https://www.youtube.com/watch?v=K9FZQviHDOw
Boa noite Caio, se você tiver um mecânico de confiança sem duvidas no seu mecânico, as ccs vão te passar uma lista enorme de coisas pra substituir sem necessidade. Abraço
A 2007 daqui de casa está com uma umidade no cárter. Não baixa óleo nem pinga, mas fica com o carter sujo de óleo. Pelo que olhei, sem desmontar nada, parece ser vazamento pela polia do virabrequim.
junior_martins
30/08/2016, 05:00
A 2007 daqui de casa está com uma umidade no cárter. Não baixa óleo nem pinga, mas fica com o carter sujo de óleo. Pelo que olhei, sem desmontar nada, parece ser vazamento pela polia do virabrequim.
Se for pela polia pode trocar o retentor. Abçs
Se for o retentor é bem fácil, mas vai dar uma trabalheira. Tem que desmontar o radiador , acho que não tem espaço pra trabalhar sem tirar ele.
Abraço.
junior_martins
31/08/2016, 18:22
Se for o retentor é bem fácil, mas vai dar uma trabalheira. Tem que desmontar o radiador , acho que não tem espaço pra trabalhar sem tirar ele.
Abraço.
Não precisa remover o radiador, tira a ventoinha junto com a polia viscosa e já vai ter acesso.
lucianosj
01/09/2016, 09:37
Pessoal, bom dia!
O que me dizem do kit a venda no ML (http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-718593512-kit-filtros-sorento-25-16v-crdi-diesel-apos-2008-_JM#D[S:ADV,L:VIPCORE_RECOMMENDED,V:2]).
Vale a pena?
Kit de filtros:
KIT FILTROS PARA REVISSAO KIASORENTO 2.5 16V CRDI DIESEL (EX/LX/LXE)D4CB APOS 2008
CONTENDO
FILTRO AR =281133E000 - 281133E500 - JP000750
FILTRO LUBRIFICANTE = 263104A000 - JP000984
FILTRO COMBUSTIVEL =319222B900 - JP001053
FILTRO CABINE = 971332E900 - JP000959
junior_martins
02/09/2016, 03:56
Pessoal, bom dia!
O que me dizem do kit a venda no ML (http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-718593512-kit-filtros-sorento-25-16v-crdi-diesel-apos-2008-_JM#D[S:ADV,L:VIPCORE_RECOMMENDED,V:2]).
Vale a pena?
Kit de filtros:
KIT FILTROS PARA REVISSAO KIASORENTO 2.5 16V CRDI DIESEL (EX/LX/LXE)D4CB APOS 2008
CONTENDO
FILTRO AR =281133E000 - 281133E500 - JP000750
FILTRO LUBRIFICANTE = 263104A000 - JP000984
FILTRO COMBUSTIVEL =319222B900 - JP001053
FILTRO CABINE = 971332E900 - JP000959
Se for a marca JAPANPARTS sai fora que é dor de cabeça. Abçs
Matheus Abreu
12/09/2016, 18:44
Boa noite galera do Fórum, tenho uma Sorento 2.5 Diesel 07/08 com 81kkm (já com a revisão de 80kkm realizada na ccs), porém nunca foi trocada a correia poly v e hoje realizei a troca fora da CCS, só que por infelicidade toda vez que esterço totalmente o volante a correia começa a chiar muito... retornei a oficina e o mecânico diagnosticou que o esticador e as polias estavam ruins (mas o bendito nem mesmo tirou elas do motor para verificar). Se for o esticador e polias, apenas trocando os rolamentos resolve o barulho do chiado? Alguém já teve esse tipo de problema? Obs.: Estou recente em São Luís/MA e até então não tenho um mecânico de confiança... Obrigado!
Sorento 2.5 Diesel MT 07/08
Fusca 1300L 80/80
Bom dia Matheus.
Eu precisei trocar somente o rolamento de uma das polias. Ela não fazia este barulho antes da troca?
alejsdias
13/09/2016, 10:51
Realmente troca a marcha Junior ontem fiz o teste novamente e trocou rss
Matheus Abreu
13/09/2016, 20:27
Bom dia Matheus.
Eu precisei trocar somente o rolamento de uma das polias. Ela não fazia este barulho antes da troca?
ffsias,
Ela não fazia esse barulho antes da troca. O que observei hj, que ela só faz esse barulho ao esterçer a direção se o ar condicionado estiver ligado. Hoje fui e liguei para mais de uma dúzia de auto peças e nenhuma tinha as polias e/ou rolamentos 6303 2rsh para pronta entrega. Os rolamentos são esses mesmos? São apenas quatro polias+tensor que levam o rolamento? Farei o pedido na internet.
O código dos que comprei é 6303 2RS (sem H). Sei que as polias usam ele, já o tensor não sei dizer.
Cezar Castellões
14/09/2016, 19:43
ffsias,
Ela não fazia esse barulho antes da troca. O que observei hj, que ela só faz esse barulho ao esterçer a direção se o ar condicionado estiver ligado. Hoje fui e liguei para mais de uma dúzia de auto peças e nenhuma tinha as polias e/ou rolamentos 6303 2rsh para pronta entrega. Os rolamentos são esses mesmos? São apenas quatro polias+tensor que levam o rolamento? Farei o pedido na internet.Boa tarde,
Pelo sintoma, sua correia ainda está frouxa por o esticador estar mal posicionado ou em razão da correia aplicada ser ligeiramente maior em comprimento. Provavelmente não seria falha do rolamento pois nesse caso o barulho do rolamento seria bem diferente e constante.
Não lembro agora se nosso esticador possui posição fixa ou é ajustável. Talvez algum colega possa melhor informar.
Cheque também se a correia é compatível.
Abçs,
Cezar
Olá Cezar,
O esticador não tem ajuste, é com mola. Se ele está fraco, acredito que só trocando. Mas se não tinha barulho antes, eu suspeitaria mais da correia nova. Rolamento certamente não deve ser. Eu coloquei da Dayco e não tive problemas.
Abraço,
Matheus Abreu
14/09/2016, 20:41
Cezar, boa noite.
Coloquei a Dayco 7PK2285 informações do catalogo:
Aplicação: CHRYSLER / DODGE / JEEP Cherokee 5.2 V8 96 > 98
CHRYSLER / DODGE / JEEP Gran Cherokee 5.2 V8 96 > 98
KIA Sorento 2.5 16V T. Diesel 06 > . . .
Matheus Abreu
14/09/2016, 20:53
ffsias,
levei em outro mecânico e ele me recomendou os seguintes passos:
Possível problema na correia trocada (já realizado o pedido de uma nova), só não lembro se era goodyear ou continental.
Caso continue com o barulho é a realização da troca do esticador (alguém conhece alguma marca confiável que não seja Kia - ou outro carro compatível?)
obs.: os rolamentos estão bons.
Acho que este esticador tu só vai achar na Kia. Mesmo usando o mesmo motor (D4CB) em outros modelos, a disposição das polias e correia é diferente, então só vai servir o dela mesmo.
Tem no Mercado Livre:
http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-763218711-tensionador-esticador-da-correia-kia-sorento-2005-2009-_JM
Pessoal boa noite, tive esse mesmo problema, e descubrir que a correia 7PK2285 ela é maior que a original, por isso que ela nao consegue ser tencionada, pois a correta e a 7PK2254 e so achei na cc kia (350,00), ja testei 2 correias da 7PK2285 continetal e dayco e deu o mesmo problema.
Outra coisa os rolamentos é melhor comprar completo, pois troquei só o rolamento e um deles se soltou da rodana e ai ja viu quebrou a correia e por sorte nao tive mais prejuizo.
Matheus Abreu
15/09/2016, 10:58
Jovita bom dia, sua Sorento é a VGT ou WGT?
ffsias, muito obrigado pela indicação do tensor!
Pessoal, depois da informação levantada pelo Jovita fiz uma pesquisa na internet e percebi que a numeração de correia para sorento é bem confusa... nos catálogos brasileiros (Gates, Continental e Dayco) todas indicam a correia 7PK2285, porém quando olhei no catálogo da Gates americano a Sorentos 140cv antes 11/2003 = 7PK2285, pós 12/2003=7PK2265, e nas Sorentos 170cv a correia é 7PK2255. Nessas pesquisas descobri um site muito bom para ver os códigos de peças Search for auto parts, spare parts exchange, buy spare parts (https://7zap.com/en/)
Matheus,
Temos duas, uma WGT e uma VGT, e a correia é a mesma. Usei em ambas a 7PK2285 e não tive problemas.
caiobrunosousa
15/09/2016, 13:01
Boa tarde pessoal, tenho uma sorento 2006 estava funcionando tudo tranquilo, porém quando cheguei ao trabalho desliguei o carro e quase 1 hora depois que eu iria sair não pegou mais, bateria é nova tem cerca de 2 meses, o motor não funciona, alguém sabe o que pode ser?
Continuando o assunto "correia":
Pelo catálogo da Kia:
140cv: 252124A100 (7pk2265)
170cv: 252124A400 (7pk2255)
Uma boa leitura sobre o sistema Common Rail:
Diesel, um motor de muitas peculiaridades | Best Cars | Pagina 3 (http://bestcars.uol.com.br/bc/mais/tecnica/diesel-um-motor-de-muitas-peculiaridades/3/)
junior_martins
20/09/2016, 00:50
Realmente troca a marcha Junior ontem fiz o teste novamente e trocou rss
Que bom, sinal que esta tudo ok.
Abraços
Matheus Abreu
20/09/2016, 11:19
ffsias, ótima leitura!
Retornando ao assunto das correias, hoje estive na Kia para fazer a troca das sapatas do freio de mão e conversei com mecânico e ele disse que independente do motor 140cv ou 170cv se usa a 7PK2254 como o Jovita já havia informado anteriormente. Agora indo para meu problema foi resolvido na própria Kia, o mecânico havia montado a correia errada, sendo que em uma das polias ele fez o contato com a face estriada, ficando frouxa. Agora só alegria!
Olá Matheus!
Até nem estranho a informação do mecânico, eu também achava ser a mesma correia. Porém eu tenho o sistema da Kia, e consultando pelo número do chassi das duas daqui de casa, o código da correia é diferente.
Agora, o cara montar a correia virada.... ainda bem que não deu mais nenhum problema.
Matheus Abreu
20/09/2016, 12:47
ffsias,
Esse sistema que vc tem é o site do 7zap? Se não é fácil de conseguir na internet?
Desde que me mudei de cidade tem sido difícil encontrar um mecânico que saiba trabalhar corretamente, ainda bem mesmo... porque o prejuízo seria só meu!
Matheus,
São dois sistemas. O Microcat que é o catálogo de peças e o GDS, que é o de manutenção. O GDS, se tiver o scanner da Kia, dá pra fazer todo o diagnóstico do carro. Eu coloquei em uma postagem passada os links, não sei se só do GDS ou dos dois.
Pessoal só para informação, a umas 3 semanas atrás minha esposa abasteceu a sorento com gasolina😈, e ainda rodou uns 15 km, depois disso ela parou, fiz o procedimento junto com o mecânico de tirar a gasolina e fazer a limpeza, depois pegou blz sem nenhum problema.
Duas semanas passada do acontecido fui fazer uma viagem com ela aqui perto em minha região depois de uns 40kms rodado acendeu a luz do óleo parei imediatamente, chamei o guincho levei para o mecânico, depois de analisado o problema o mecânico iniciou seu serviço retirando o cárter e detectamos o acúmulo de muita sujeira ao ponto de ter entupido o pescador de óleo e com isso o motor não estáva fazendo a lubrificação correta.
A informação que quero passar é a seguinte se acontecer isso com um de vcs, é obrigatório fazer a limpeza do cárter para o prejuízo não ser maior.
Ja aconteceu esse problema com algum de vcs?
Abastecer errado não, apesar de alguns frentistas questionarem se estava certo colocar Diesel....
Esta sujeira foi somente pelo uso da gasolina?
Matheus Abreu
22/09/2016, 07:36
Matheus,
São dois sistemas. O Microcat que é o catálogo de peças e o GDS, que é o de manutenção. O GDS, se tiver o scanner da Kia, dá pra fazer todo o diagnóstico do carro. Eu coloquei em uma postagem passada os links, não sei se só do GDS ou dos dois.
ffsias,
Procurei nos tópicos anteriores e não encontrei, na internet nada que dê para fazer o download free do Microcat Kia. Quanto ao GDS você comprou o plug e junto veio o software para Sorento? Obrigado
Matheus,
O GDS (torrent) está no post #1593. O Microcat eu baixei da net mesmo.
O GDS só funciona integralmente com o scanner da Kia/Hyundai, e este eu (ainda) não comprei. Tenho um scanner, mas ele não funciona com o GDS. Porém ele tem muita informação sobre diagnóstico e manutenção, mesmo sem estar ligado ao scanner.
vitorios
22/09/2016, 14:13
Olá pessoal! Boa tarde! Sou novo no fórum, e tenho acompanhados os causos e discussões sobre as Sorentos. O que é muito bacana pois achei muito difícil de encontrar informações tão especializadas quanto achei aqui no fórum. Bem, recentemente adquiri uma Sorento Diesel 2006 MT, também sou novo com uma Sorento, mas como jipeiro já tive um vitarinha (que me rendeu muitas alegrias nas dunas aqui de Natal/RN, minha cidade) e um sidekick 4p aut, o qual me fez adquiri uma SUV.
Até o momento tem sido só alegria com a Sorento, a viatura é muito boa e extremamente confortável. Mas há alguns dias percebi que quando solto a embreagem o barulho do motor fica mais alto, parecendo um barulho de engrenagem roendo, mas ai é só pisar na embreagem que o motor volta a ficar silencioso. Alguém já passou por esse problema? Obs: o câmbio é manual e as marchas estão passando perfeitamente.
Desde já agradeço a todos. E espero puder contribuir para o bom andamento de nossas viaturas. 👍😉
Saudações potiguares!
Abraço.
Vitório,
Tenta identificar melhor o barulho. Pelo que tu diz, parece ser o rolamento da embreagem. Ele trabalha sempre apoiado na prensa, e quando é submetido a pressão, ele para o barulho. Tive um ruído semelhante com a 07 MT. Inclusive achei que era a embreagem que tinha ido, mas era só o rolamento.
Abraço,
Ffsias , boa noite, olha o mecânico acha que sim, ela é pouco rodada está com 85.000, peguei com 69.000 e o dono anterior rodava pouco, acreditamos que deveria estar carbonizada e com a gasolina deve ter descarbonizado descendo a sujeira para o cárter. Seria possível?
Outra coisa, hoje colocamos para funcionar e detectamos que a turbina não estava funcionando como deveria e estava com um barulho. Será que pelo problema da bomba tenha danificado a turbina?
A gasolina deve ter lavado os cilindros e feito uma lambança ao se misturar com o óleo.
A deficiência na lubrificação pode ter atingido a turbina, ou até mesmo obstruído a tubulação que leva o óleo para lá.
vitorios
24/09/2016, 09:46
Opa ffsias!
Vou verificar melhor. Torcendo pra ser só o rolamento! 😆
Essa semana vou procurar um mecânico pra olhar isto, aliás se alguém tiver algum de confiança aqui em Natal/RN e puder indicar, já agradeço. Hehehe👍😉
Preparando pra uma expedição rumo ao sul do país no final do ano aí quero deixar a viatura no jeito!
Depois passo o feedback!
Valeu!
Abraço!
alejsdias
24/09/2016, 17:07
Abastecer errado não, apesar de alguns frentistas questionarem se estava certo colocar Diesel....
Esta sujeira foi somente pelo uso da gasolina?
Frentista sempre duvida que a minha Sorento é diesel kkkkkkkkkk
alejsdias
24/09/2016, 17:13
Opa ffsias!
Vou verificar melhor. Torcendo pra ser só o rolamento!
Essa semana vou procurar um mecânico pra olhar isto, aliás se alguém tiver algum de confiança aqui em Natal/RN e puder indicar, já agradeço. Hehehe
Preparando pra uma expedição rumo ao sul do país no final do ano aí quero deixar a viatura no jeito!
Depois passo o feedback!
Valeu!
Abraço!
Faz um teste da partida mas não deixa o carro pegar dá só um toque na partida umas 3 vezes se fizer barulho é o volante da embreagem (bimassa)
Matheus Abreu
24/09/2016, 21:19
Matheus,
O GDS (torrent) está no post #1593. O Microcat eu baixei da net mesmo.
O GDS só funciona integralmente com o scanner da Kia/Hyundai, e este eu (ainda) não comprei. Tenho um scanner, mas ele não funciona com o GDS. Porém ele tem muita informação sobre diagnóstico e manutenção, mesmo sem estar ligado ao scanner.
ffsias, show de bola... Estranhei a busca do fórum não ter encontrado seu Post. Muito obrigado
Erick Mikiewicz
25/09/2016, 22:42
Boa noite!
Sou novo no fórum e gostaria de tirar uma dúvida, creio que já deve haver a resposta em uma das 158 páginas sobra a Kia/Sorento, mas é meio trabalhoso ler de tudo um pouco pra achar a resposta de uma única pergunta (kkkkk).
Seguinte, tenho uma Sorento 3.8 V6 4x4 2009, e gostaria de saber: em até que velocidade posso usar a tração dela? Sei que a redução é pra só para passar obstáculos em pequena velocidade, e que só se pode ativar o 4x4 até 80km/h, mas, depois de ativado o 4x4 normal, até que velocidade posso usar?
Obrigado!
junior_martins
26/09/2016, 02:10
Boa noite!
Sou novo no fórum e gostaria de tirar uma dúvida, creio que já deve haver a resposta em uma das 158 páginas sobra a Kia/Sorento, mas é meio trabalhoso ler de tudo um pouco pra achar a resposta de uma única pergunta (kkkkk).
Seguinte, tenho uma Sorento 3.8 V6 4x4 2009, e gostaria de saber: em até que velocidade posso usar a tração dela? Sei que a redução é pra só para passar obstáculos em pequena velocidade, e que só se pode ativar o 4x4 até 80km/h, mas, depois de ativado o 4x4 normal, até que velocidade posso usar?
Obrigado!
Boa noite Erick, recomenda-se não passar de 100 km/h, o que não se pode fazer é usar esterçada em asfalto, tipo quando ela fica amarrada e parece que não vai de jeito nenhum, ai sim estraga. Eu já andei em LOW na estrada a 120 e 150 km/h e não tive problema algum, sempre que chove eu uso o LOW. Abraços
Arildo MT
26/09/2016, 12:51
Boa noite Erick, recomenda-se não passar de 100 km/h, o que não se pode fazer é usar esterçada em asfalto, tipo quando ela fica amarrada e parece que não vai de jeito nenhum, ai sim estraga. Eu já andei em LOW na estrada a 120 e 150 km/h e não tive problema algum, sempre que chove eu uso o LOW. Abraços
Esta abastecendo com nitroglicerina :shock:
junior_martins
28/09/2016, 00:35
Esta abastecendo com nitroglicerina :shock:
Fala Arildo, tudo certo ?
Que nada, só não uso Diesel comum nem marítimo, kkkkkkkkk
Estou vendendo a viatura, inclusive esta anunciada aqui nos classificados, se souber de alguem. Abraços
Pessoal,
Acabo de fazer meu cadastro após usar o fórum apenas para consultas por alguns anos.
Moro em Porto Alegre e realizei recentemente o sonho da casa própria, mas ao me mudar para o extremo-sul da cidade (zona rural) tenho destruído meus carros (corsa sedan e spacefox) pq para chegar em casa pego 2 km de chão batido que inclui subida de morro, muitos buracos, estrada de terra que raramente é patrolada...quando a cidade enfrentou uma semana de chuvas no ano passado, simplesmente fiquei ilhado em casa, sem poder trabalhar.
Estava há tempos de olho em uma Ranger 4x4 diesel que atenderia melhor meu uso (60 km/dia para trabalhar com esses 4km de chão batido/barro/subida de morro e viagens para interior do estado ou litoral de SC nunca inferiores a 1.000 km ida e volta)) e já quase desistindo devido a questões de manutenção FORD, preço absurdo dos usados e por ser quase impossível encontrar uma diesel usada com baixa km, me deparei com um anúncio de uma Sorento 2006 manual por um preço muito convidativo! Comecei a estudar a caminhonete e li as primeiras 30 páginas aqui do fórum.
Vi a questão de entupimento de filtro de combustível e bicos injetores por causa da tinta que se solta do tanque nos modelos mais antigos. Isso se tornou mais um atrativo para optar pelos modelos mais novos, já com esse problema do tanque resolvido e 170 cv.
o que pergunto para me ajudarem a escolher a caminhonete é:
1) a partir de quando a questão da tinta do tanque foi resolvida?
2) li que o motor de 170 CV seria de 2008/2008 em diante. Confere (li em uma matéria que as concessionárias começaram a receber os de 170 cv em maio/2008)?
3) dá muita diferença em desempenho/consumo da 140 para a 170 cv?
4) alguém que tenha uma 2009 poderia me dizer uma média do valor do seguro (sem placa e renavam fica difícil cotar)?
5) por adquirir um veículo já com certa idade, o que vai pesar mais no meu bolso na manutenção?
6) embora todas sejam modelo EX, tem muita diferença no conjunto de acessórios. Todas completas (com teto solar) possuem 6 air bags ou são coisas separadas?
o que pergunto para me ajudarem a escolher a caminhonete é:
1) a partir de quando a questão da tinta do tanque foi resolvida?
2) li que o motor de 170 CV seria de 2008/2008 em diante. Confere (li em uma matéria que as concessionárias começaram a receber os de 170 cv em maio/2008)?
3) dá muita diferença em desempenho/consumo da 140 para a 170 cv?
4) alguém que tenha uma 2009 poderia me dizer uma média do valor do seguro (sem placa e renavam fica difícil cotar)?
5) por adquirir um veículo já com certa idade, o que vai pesar mais no meu bolso na manutenção?
6) embora todas sejam modelo EX, tem muita diferença no conjunto de acessórios. Todas completas (com teto solar) possuem 6 air bags ou são coisas separadas?
3) Temos uma 140 MT e uma 170 AT. Comprei a de 140 e depois passei para meu pai, para comprar a de 170. Diferença de 1km/l para menos (170cv) nas mesmas condições, comigo dirigindo. Desempenho imperceptível, já que a mais fraca é MT.
4) Seguro de 3mil, para meu perfil (na 2009)
5) A manutenção vai depender do estado do carro. Eu não tive gastos significativos até hoje. Já são 4 anos com a primeira.
6) Até onde sei, as com teto são completas (ar digital, teto, 6AB).
Nunca tive problema com o tanque, em nenhuma delas.
Muitíssimo obrigado pela resposta!
3) Temos uma 140 MT e uma 170 AT. Comprei a de 140 e depois passei para meu pai, para comprar a de 170. Diferença de 1km/l para menos (170cv) nas mesmas condições, comigo dirigindo. Desempenho imperceptível, já que a mais fraca é MT.
5) A manutenção vai depender do estado do carro. Eu não tive gastos significativos até hoje. Já são 4 anos com a primeira.
caiobrunosousa
05/10/2016, 20:43
Boa noite, alguém sabe onde encontrar a maçaneta externa do lado direito para vender? Pois não encontro em lugar algum.
Procura no Mercado Livre. Fora isto, só em CCS ou desmanches.
bmarconi
06/10/2016, 15:11
Só achei em CCS. Pouco mais de R$300
Boa noite, alguém sabe onde encontrar a maçaneta externa do lado direito para vender? Pois não encontro em lugar algum.
Boa noite, tenta esse site da própria Kia
Www.promopecaskia.com.br, são peças já de veículos Kia fora de linha muita coisa barata.
GENETICO10
08/10/2016, 08:35
Matheus,
Temos duas, uma WGT e uma VGT, e a correia é a mesma. Usei em ambas a 7PK2285 e não tive problemas.
Grande ffisias e demais foristas:
Quando precisei troca a correia da minha, ( vgt 170 cv 2008) eu tirei a que estava no carro e levei em uma autopeça. A que deu no tamanho exato foi uma 7pk 2265 da marca continental. Agora paguei apenas R$ 95,00 aqui em Salvador. Aproveitei o preço comprei duas. Quanto aos rolamentos da polia deve-se colocar trava de rolamento ( aquela cola vermelha) pincipalmente se o rolamento só foi trocado após ter quebrado dentro da polia.
GENETICO10
08/10/2016, 08:51
Amigâo, eu entendi direito? Você já usou a 4 x 4 reduzida a 120, 150 Km/h? É isso mesmo?
GENETICO10
08/10/2016, 08:59
Procura no Mercado Livre. Fora isto, só em CCS ou desmanches.
Pega o codigo na CCS e compra no e-bay. demora para chegar, porém é muito mais barato. Recentemente precisei trocar o enssor de nível de combustivel, na CCS R$ 500,00. No ebay de uma revenda na Coréia, U$ 28,00 ( 28 dolares). detalhe 60 dias para chegar.
Grande ffisias e demais foristas:
Quando precisei troca a correia da minha, ( vgt 170 cv 2008) eu tirei a que estava no carro e levei em uma autopeça. A que deu no tamanho exato foi uma 7pk 2265 da marca continental. Agora paguei apenas R$ 95,00 aqui em Salvador. Aproveitei o preço comprei duas. Quanto aos rolamentos da polia deve-se colocar trava de rolamento ( aquela cola vermelha) pincipalmente se o rolamento só foi trocado após ter quebrado dentro da polia.
Fala GENETICO10!
Pois é, a diferença deve ser mínima, mas se o tensor já estiver um pouco cansado, a maior já pode dar problema. Eu tenho uma reserva da 7PK2285.
GENETICO10
10/10/2016, 11:11
Fala GENETICO10!
Pois é, a diferença deve ser mínima, mas se o tensor já estiver um pouco cansado, a maior já pode dar problema. Eu tenho uma reserva da 7PK2285.
Mas a 2265 é um pouco menor que a 2285. Quando fui comprar medi as duas.
Mas a 2265 é um pouco menor que a 2285. Quando fui comprar medi as duas.
Justamente por isto. Se o tensor já não estiver muito bom, a maior pode dar problema.
Matheus Abreu
14/10/2016, 08:49
ffsias, bom dia.
Só a título de curiosidade quanto ao seguro, qual o valor da sua franquia? A minha está segurada na Zurich, ficou em R$ 1.050 com a franquia em R$ 12.000.
Att.,
Matheus Abreu
ffsias, bom dia.
Só a título de curiosidade quanto ao seguro, qual o valor da sua franquia? A minha está segurada na Zurich, ficou em R$ 1.050 com a franquia em R$ 12.000.
Att.,
Matheus Abreu
Bom dia Matheus,
A franquia ficou em R$2200,00.
bmarconi
20/10/2016, 16:51
Prezados, estou com um problema com o compressor do ar-condicionado do meu carro, então gostaria de fazer quatro perguntas:
1. Alguém sabe como consigo a referência da citada peça para evitar comprar errado?
2. Alguém conhece algum lugar confiável e "barato" onde possa achar tal peça?
3. Alguém sabe se o compressor é compatível com o de algum outro modelo, para facilitar minha busca?
4. Alguém sabe se é possível recondicionar ou consertar o compressor?
Desde já agradeço.
Bmarconi,
Me passa o número do chassi que pesquiso o código correto. Já olhou nele se não tem na placa de identificação?
bmarconi
21/10/2016, 15:30
Prezado ffisias:
o chassis é knajc52187565951.
Tentei ver pela própria peça mas não consegui.
Bmarconi,
Me passa o número do chassi que pesquiso o código correto. Já olhou nele se não tem na placa de identificação?
bmarconi
21/10/2016, 15:32
corrigindo KNAJC521875659451
538000
O código é 977013E050.
bmarconi
25/10/2016, 14:44
Muito Obrigado ffisias
[QU
OTE=ffsias;2399321]538000
O código é 977013E050.[/QUOTE]
Sorento3,8
26/10/2016, 11:46
Olá! Existe roda livre manual para a Sorento 2008? Tenho uma gasolina,e adoro ela.Mas quero ter uma tração mais confiável
junior_martins
27/10/2016, 05:22
Amigâo, eu entendi direito? Você já usou a 4 x 4 reduzida a 120, 150 Km/h? É isso mesmo?
Foi mal Genetico, é High.
andernadal
31/10/2016, 16:13
Olá pessoal.
Tenho uma Sorento 2012 EX 3.6 4x4 AT, a qual comprei usada a alguns meses.
Percebi um barulho na parte inferior, que parece um pequeno estalo. Isso ocorre quando eu acelero e removo o pé do acelerador logo pela manhã. A tarde quando retorno do trabalho o barulho quase não ocorre.
Conversei com um amigo que tem uma Sorento 2011, com as mesmas características da minha, e ele comentou que é um barulho da transmissão e que é normal, a dele sempre apresentou isso.
Alguém já percebeu esse barulho? É realmente normal?
junior_martins
02/11/2016, 18:48
Olá pessoal.
Tenho uma Sorento 2012 EX 3.6 4x4 AT, a qual comprei usada a alguns meses.
Percebi um barulho na parte inferior, que parece um pequeno estalo. Isso ocorre quando eu acelero e removo o pé do acelerador logo pela manhã. A tarde quando retorno do trabalho o barulho quase não ocorre.
Conversei com um amigo que tem uma Sorento 2011, com as mesmas características da minha, e ele comentou que é um barulho da transmissão e que é normal, a dele sempre apresentou isso.
Alguém já percebeu esse barulho? É realmente normal?
Boa noite andernadal, posso te dizer que normal não é, talvez possa ser um ruido de barra estabilizadora que você andando ele faz barulho na primeira torção e depois para, já verificou ou reapertou o quadro dianteiro, verificou possíveis folgas.? Abraços
andernadal
04/11/2016, 16:42
Boa noite andernadal, posso te dizer que normal não é, talvez possa ser um ruido de barra estabilizadora que você andando ele faz barulho na primeira torção e depois para, já verificou ou reapertou o quadro dianteiro, verificou possíveis folgas.? Abraços
Obrigado, vou verificar esses itens que você comentou.
Abs
Boa tarde aos amigos, sou proprietário de uma Sorento 4cc, 2012. Estou providenciando algumas manutenções, pois não pretendo fazer esta revisão na Kia. Quero trocar o filtro de combustível, gostaria de saber se ele fica junto à bomba, dentro do tanque de combustível e qual modelo de reposição existe para comprar.
Fico grato pela atenção, abraços a todos!
Renato Feijao
09/11/2016, 18:24
Pessoal,
Gostaria de tirar uma dúvida, tenho uma Sorento 2008 e comando de controle do ar dela é manual, se eu comprar o comando de controle dela digital, funciona ? Alguém já fez isso ? Já testou ?
É só trocar apenas isso, ou não ?
Abraço !
Certamente não funciona pois faltarão os sensores e os cabeamento. O AR é digital e automático, ao contrário do outro.
Abs.
Renato Feijao
10/11/2016, 09:36
Certamente não funciona pois faltarão os sensores e os cabeamento. O AR é digital e automático, ao contrário do outro.
Abs.
Ffsias,
Obrigado pelo retorno !
Outra dúvida:
Alguém colocou o cruise control nela ? Vi que só tem na versão gasolina a diesel no brasil não vem, mas também vi que no EUA a versão diesel tem o cruise control.
bmarconi
10/11/2016, 12:42
A minha, Diesel 06/07 tem, de série.
Renato Feijao
10/11/2016, 22:19
Bmarconi, a sua é o modelo LX isso ?!
Alguém colocou o cruise control nela ? Vi que só tem na versão gasolina a diesel no brasil não vem, mas também vi que no EUA a versão diesel tem o cruise control.
O cruise é de série nas completas, mesmo diesel.
bmarconi
11/11/2016, 15:52
Modelo EX.
Completa.
A minha, Diesel 06/07 tem, de série.
Costa Junior
11/11/2016, 19:29
boa noite. minha sorento 2007/2008 diesel 4x4 tá roncando rolamentos. ja troquei os dois dianteiros . parou de roncar por uns 15 dias e voltou a roncar. Agora nao sei se são os das rodas trazeiras, ou o do diferencial. Alguém pode me ajudar ? Alguem aqui ja trocou o rolamento do diferencial trazeiro?
gutogreis
11/11/2016, 20:44
Pessoal, tenho uma Sorento EX 2006 diesel. ela está com 140 mil km. Até então, só usava minha viatura para laser aos finais de semana e pequenas viagens. Porém, agora em 2017, Vou precisar rodar muito com ela todos os dias! tô com um pouco de receio a dar um problema mais grave. No entanto, sei que é um carro duro na queda. Enfim... quero saber dos irmãos quais são as manutenções que devo fazer para me previnir? Tipo... quais os principais itens que devo trocar ou mandar revisar para previnir um problema mais serio que me resulte em prejuizo financeiro grave?
gutogreis
11/11/2016, 21:06
Pessoal, tenho uma Sorento EX 2006 diesel. ela está com 140 mil km. Até então, só usava minha viatura para laser aos finais de semana e pequenas viagens. Porém, agora em 2017, Vou precisar rodar muito com ela todos os dias! tô com um pouco de receio a dar um problema mais grave. No entanto, sei que é um carro duro na queda. Enfim... quero saber dos irmãos quais são as manutenções que devo fazer para me previnir? Tipo... quais os principais itens que devo trocar ou mandar revisar para previnir um problema mais serio que me resulte em prejuizo financeiro grave?
A minha é Automatica 4x4
Não tem mistério, é manter a manutenção periódica em dia: filtros, usar o óleo certo, verificar a correia dos acessórios...Revisar suspensão, freios... Estes dias o mecânico queria que eu fizesse limpeza de bicos (a minha está com 97mil km), mas não fiz.... Pra que mexer no que não tem problema? Eu só abasteço em posto confiável (a princípio) e somente neles (são 2).
gutogreis
11/11/2016, 21:47
GENETICO10 poderia me orientar um bom mecanico para sorento aqui em Salvador? e tb quem faz reparos eletricos na sua?
gutogreis
11/11/2016, 21:52
Não tem mistério, é manter a manutenção periódica em dia: filtros, usar o óleo certo, verificar a correia dos acessórios...Revisar suspensão, freios... Estes dias o mecânico queria que eu fizesse limpeza de bicos (a minha está com 97mil km), mas não fiz.... Pra que mexer no que não tem problema? Eu só abasteço em posto confiável (a princípio) e somente neles (são 2).
ffsias muito obrigado meu caro! Gosto muito da minha Sorento, não tava querendo troca-la
Atualmente o que mais me incomoda na minha é a suspensão. Mesmo trocanado uqase tudo ela ainda sim bate muito seco em buraros. e tbm solta muita fumaça quando piso mais forte. outra coisa... já tem um bom tempo que não uso a 4x4 dela, se usar agora corre risco de algum travamento? Pode me ajudar?
Também acho a minha muito dura (aro 17)....a outra, que é aro 16 não parece ser tanto. Sobre a troca, é um dilema. Não quero (ou queria) sair do Diesel nem quero um carro maior do que ela, mas tá difícil. Sobre a tração, é bom acionar de vez em quando. O que dá problema, que já vi reclamarem, é o motor de acionamento.
É um carro que me cativou, pelo desempenho e pelo design. Não gosto destas camionetas muito firulentas e com cara de carro pequeno. Mas, tenho olhado o Renegade e agora o Compass....quem sabe no futuro....
gutogreis
12/11/2016, 09:08
GENETICO10 poderia me orientar um bom mecanico para sorento aqui em Salvador? e tb quem faz reparos eletricos na sua?
Tô precisando muito de sua indicação para mecanico e eletricista para Sorento aqui em Salvador. Os mecanicos em que vou não me passam confiança. Lhe fico muito grato!
Gutogreis, não tem ninguém credenciado pela Bosch?
Matheus Abreu
13/11/2016, 11:50
Esse motor de acionamento da tração pode ter problemas intermitentes? A minha ficou por cerca de algumas semanas sem a tração 4x4 (não acionava), de uma semana para cá voltou a acionar normalmente.
Quanto a dureza da suspensão da Sorento, pretendo trocar pelos amortecedores offshox, minha única dúvida é quanto ao seguro do carro, caso venho a precisarde acionar o seguro por algum sinistro estes amortecedores podem me prejudicar? Atualmente para suavizar as batidas secas estou calibrando os pneus 225/75R16 com 30libras.
Costa Junior
13/11/2016, 20:01
alguem ja trocou oo rolamento do diferencial da sorento? tenho uma 2008 e parece que o rolamento do diferencial ta roncando.
Esse motor de acionamento da tração pode ter problemas intermitentes? A minha ficou por cerca de algumas semanas sem a tração 4x4 (não acionava), de uma semana para cá voltou a acionar normalmente.
Quanto a dureza da suspensão da Sorento, pretendo trocar pelos amortecedores offshox, minha única dúvida é quanto ao seguro do carro, caso venho a precisarde acionar o seguro por algum sinistro estes amortecedores podem me prejudicar? Atualmente para suavizar as batidas secas estou calibrando os pneus 225/75R16 com 30libras.
O motor até pode destravar e voltar a funcionar , já que este parece ser o problema....ele trava por falta de uso. Pode ser também a bomba de vácuo do diferencial dianteiro, que fica perto da bateria.
Já pensei em colocar estes amortecedores. Até fiz orçamento, mas não fechei a compra. Será que eles melhoram esta "dureza" sem afetar a estabilidade dela?
bmarconi
14/11/2016, 16:34
gutogreis,
A minha é Diesel, automática, 2006/07 e está com pouco mais de 150 mil km, tendo apresentado poucos problemas até hoje. Vou dar minhas sugestões de manutenção, complementando as opiniões de outros foristas e também com base na minha experiência pessoal com a Sorento.
1. Manter filtros sempre novos. Já tive problema de entupimento de um filtro de combustível, por causa de sujeira no tanque. Também vale a pena verificar se o tanque está sujo, pois pode levar a entupimento do pescador da bomba de combustível;
2. Verificar correia e polias/rolamentos;
3. Verificar mangueiras/braçadeiras tanto do intercooler quanto do sistema de arrefecimento;
4. Verificar buchas da suspensão e o batedor da suspensão traseira;
5. Verificar os conectores dos bicos injetores, pois sujeira/oxidação e vibração podem levar a falhas. Basta desconectar e limpar as extremidades
Bom, essas são as sugestões que me vêm na memória. Caso me lembre de alguma outra, posto aqui.
Matheus Abreu
14/11/2016, 21:30
O motor até pode destravar e voltar a funcionar , já que este parece ser o problema....ele trava por falta de uso. Pode ser também a bomba de vácuo do diferencial dianteiro, que fica perto da bateria.
Já pensei em colocar estes amortecedores. Até fiz orçamento, mas não fechei a compra. Será que eles melhoram esta "dureza" sem afetar a estabilidade dela?
Essa bomba a vácuo tem algo relacionado aos freios? Fiz recentemente uma troca das pastilhas e fluidos.
Ffsias, creio que esses amortecedores aliados a molas mais resistentes devem dar jeito com essa "dureza" das Sorentos. Outra opção que via foi um tal de cushion uretane (mas fiquei ressabiado uma vez que teremos duas constantes elásticas na mesma mola, podendo gerar a quebra da mola). Caso alguém tenha alguma alternativa eficaz e que não prejudique em segurança e no seguro do automóvel, fico grato!
Essa bomba a vácuo tem algo relacionado aos freios? Fiz recentemente uma troca das pastilhas e fluidos.
Ffsias, creio que esses amortecedores aliados a molas mais resistentes devem dar jeito com essa "dureza" das Sorentos. Outra opção que via foi um tal de cushion uretane (mas fiquei ressabiado uma vez que teremos duas constantes elásticas na mesma mola, podendo gerar a quebra da mola). Caso alguém tenha alguma alternativa eficaz e que não prejudique em segurança e no seguro do automóvel, fico grato!
Não, são duas bombas separadas. A do freio é a que fica no alternador (140cv) ou atrás do cabeçote (170cv). A do diferencial é uma pequena, fica no vão entre a bateria e o farol..
As molas mas resistentes (seriam mais duras?) acredito que fariam ela ficar mais dura ainda. Eu comprei os uretane, mas hoje só estou usando atrás. Comprei para ver se tirava aquele "pipocar" dela, ao passar por saliências pequenas. Melhorou, mas muito pouco.
gutogreis
16/11/2016, 12:08
Não, são duas bombas separadas. A do freio é a que fica no alternador (140cv) ou atrás do cabeçote (170cv). A do diferencial é uma pequena, fica no vão entre a bateria e o farol..
As molas mas resistentes (seriam mais duras?) acredito que fariam ela ficar mais dura ainda. Eu comprei os uretane, mas hoje só estou usando atrás. Comprei para ver se tirava aquele "pipocar" dela, ao passar por saliências pequenas. Melhorou, mas muito pouco.
Também estava pensando em colocar o uretane para melhorar o conforto em trepidações. MAs ffsias vc tá dizendo que melhora muito pouco? vc achou que vale a pena?
gutogreis
16/11/2016, 12:11
gutogreis,
A minha é Diesel, automática, 2006/07 e está com pouco mais de 150 mil km, tendo apresentado poucos problemas até hoje. Vou dar minhas sugestões de manutenção, complementando as opiniões de outros foristas e também com base na minha experiência pessoal com a Sorento.
1. Manter filtros sempre novos. Já tive problema de entupimento de um filtro de combustível, por causa de sujeira no tanque. Também vale a pena verificar se o tanque está sujo, pois pode levar a entupimento do pescador da bomba de combustível;
2. Verificar correia e polias/rolamentos;
3. Verificar mangueiras/braçadeiras tanto do intercooler quanto do sistema de arrefecimento;
4. Verificar buchas da suspensão e o batedor da suspensão traseira;
5. Verificar os conectores dos bicos injetores, pois sujeira/oxidação e vibração podem levar a falhas. Basta desconectar e limpar as extremidades
Bom, essas são as sugestões que me vêm na memória. Caso me lembre de alguma outra, posto aqui.
bmarconi (http://www.4x4brasil.com.br/forum/members/82780-bmarconi.html) Muitíssimo obrigado pelas dicas! Cada vez mais que pesquiso sobre outros carros dentro das minhas possibilidades, mais me convenço em ficar com a minha Sorento. Vou buscar uma autorizada Bosch conforme o amigo ffsias orientou e pedir um check up.
Também estava pensando em colocar o uretane para melhorar o conforto em trepidações. MAs ffsias vc tá dizendo que melhora muito pouco? vc achou que vale a pena?
Acho que não vale pelo preço que cobram, mas dá uma diferença. Porém deixou ela mais firme ainda.
Matheus Abreu
16/11/2016, 19:59
ffsias,
Valeu por esclarecer minha dúvida.
errei ao escrever, as molas deverão ser "menos duras"... vou pesquisar mais a respeito desse assunto para ver o que pode ser feito para obtermos mais conforto sem prejudicar a segurança. Fiz uma viagem que os ocupantes sofreram demais pela dureza do carro, parece que as molas tem um curso muito curto.
Fiz uma viagem que os ocupantes sofreram demais pela dureza do carro, parece que as molas tem um curso muito curto.
Acho que os responsáveis pela dureza são os amortecedores, a minha já está chegando nos 100k km, se não tiver perspectiva de vendê-la, acho que vou trocá-los.
AdrianoBlumenau
16/11/2016, 23:41
Pessoal, boa noite.
Estou com uma dúvida em relação aos modelos existentes da Kia Sorento, e tenho quase certeza que poderão me ajudar.
Estou interessado no veiculo, minha família vai aumentar e necessito de mais espaço.
Estive verificando varias Sorentos EX, porém algumas tem isso certos mimos e outras não tem. A Kia não é a única, porem no meu ver é a mais difícil de identificar os modelos existentes.
Vi varias EXs, com teto solar, mas sem AC Dual Zone e com Couro Caramelo.
Outras sem teto, AC manual e Couro preto.
Sei que a Kia, a exemplo do Cerato tem os modelos EX1, EX2 e EX3, para identificar os Mimos e isso deve acontecer com a Sorento, mas não consigo achar informação de referencia.
Será que voces podem ajudar???
Grato desde já...
Abraços
Cristiano Fontenele
17/11/2016, 10:29
Tenho uma sorento 11/12 2.4 Estou percebendo um pequeno tranco quando a transmissão para da 2a para 3a marchar e solto o pé do acelerador.
Fui na autorizada trocaram o óleo da transmissão R $1050,00 e continua do mesmo jeito.
Falaram que está tudo certo com o carro e não deram solução.
Alguém já teve esse problema e poderia me ajudar?
Meu carro ainda está na garantia até 21/dez queria resolver logo.
Pessoal, boa noite.
Estou com uma dúvida em relação aos modelos existentes da Kia Sorento, e tenho quase certeza que poderão me ajudar.
Estou interessado no veiculo, minha família vai aumentar e necessito de mais espaço.
Estive verificando varias Sorentos EX, porém algumas tem isso certos mimos e outras não tem. A Kia não é a única, porem no meu ver é a mais difícil de identificar os modelos existentes.
Vi varias EXs, com teto solar, mas sem AC Dual Zone e com Couro Caramelo.
Outras sem teto, AC manual e Couro preto.
Sei que a Kia, a exemplo do Cerato tem os modelos EX1, EX2 e EX3, para identificar os Mimos e isso deve acontecer com a Sorento, mas não consigo achar informação de referencia.
Será que voces podem ajudar???
Grato desde já...
Abraços
Adriano,
Estou atrás de uma pelos mesmos motivos que você e tive a mesma dúvida. É um saco todos modelos serem EX mesmo diferentes não é?
O que o pessoal me orientou (não sei se é 100%, mas parece ser):
Existem 2 níveis de acabamento - não tem necessariamente a ver com opção de câmbio, embora eu só tenha reparado nas completaças com câmbio automático.
1º nível: air bag duplo e ar condicionado analógico;
2º nível: 6 air bag (frente, atrás e de cortina), ar condicionado digital dual zone e teto solar.
Resumindo: as mais completas tem teto solar.
GENETICO10
17/11/2016, 18:38
Olá. tem o Teobaldo da oficina TEOMAVE. Tem vários vídeos dele no youtube.
Tem também o Dionísio da Vasco da Gama.
Que tipo de reparos elétricos? Se for antena, banco, retrovisor, trava, tem o Góis na subida da Ladeira da Água Brusca lado direito.
GENETICO10
17/11/2016, 18:47
alguem ja trocou oo rolamento do diferencial da sorento? tenho uma 2008 e parece que o rolamento do diferencial ta roncando.
Olá. Eu já troquei os 4 rolamentos do diferencial. Os 2 laterais e o frontal do pinhão são fáceis de extrair. O problema com a minha foi na hora de tirar o rolamento traseiro do pinhão. Não saiu nem com reza brava. Teve que ser retirado com lixadeira usando disco de corte.
Os rolamentos eu comprei com o Valdson da Majo autopeças. Os 4 saíram menos da metade do preço da autorizada.
GENETICO10
17/11/2016, 18:49
Tô precisando muito de sua indicação para mecanico e eletricista para Sorento aqui em Salvador. Os mecanicos em que vou não me passam confiança. Lhe fico muito grato!
Guto desculpe a demora em responder.
GENETICO10
19/11/2016, 03:04
Olá, grande ffisias...
...confirme se estou certo:
1) O 4 X 4 HI é acionando por um impulsor ( parecido com o impulsor de partida) que fica junto da caixa de transferência traseira.
2) O 4 X 4 reduzido é que é acionado por essa bomba de vácuo que fica atrás do farol lado do motorista.
3) Poderia por a foto dessa bomba de freio das de 170 cv que fica atrás do cabeçote, conforme você informa acima?
Forte abraço a você e a todos os demais foristas.
Olá, grande ffisias...
...confirme se estou certo:
1) O 4 X 4 HI é acionando por um impulsor ( parecido com o impulsor de partida) que fica junto da caixa de transferência traseira.
2) O 4 X 4 reduzido é que é acionado por essa bomba de vácuo que fica atrás do farol lado do motorista.
3) Poderia por a foto dessa bomba de freio das de 170 cv que fica atrás do cabeçote, conforme você informa acima?
Forte abraço a você e a todos os demais foristas.
Olá Genetico10,
Tanto o 4x4 HI quanto o LO são acionados pelo motor elétrico, da caixa de transferência. A bomba vai ligada ao diferencial dianteiro é o que faz as vezes da roda livre dos 4x4 antigos. Uma vez a Sportage que tive, não estava acionando o 4x4. Ela tem alavanca mecânica (não é acionamento elétrico), mas o eixo dianteiro é travado também com vácuo. Tinha uma mangueira furada e não bloqueava.
Peguei uma foto na internet. É esta peça redonda atrás do cabeçote. Se tu seguir o tubo do solenóide da turbina, vai dar nela.
539104
Abraço!
michel ramos
19/11/2016, 19:07
Ola Junior qual a km, cor algo para fazer, retrovisor com rebatimento elétrico, ar digital, air bag de cortina valor
obrigado.
GENETICO10
20/11/2016, 00:38
Olá Genetico10,
Tanto o 4x4 HI quanto o LO são acionados pelo motor elétrico, da caixa de transferência. A bomba vai ligada ao diferencial dianteiro é o que faz as vezes da roda livre dos 4x4 antigos. Uma vez a Sportage que tive, não estava acionando o 4x4. Ela tem alavanca mecânica (não é acionamento elétrico), mas o eixo dianteiro é travado também com vácuo. Tinha uma mangueira furada e não bloqueava.
Peguei uma foto na internet. É esta peça redonda atrás do cabeçote. Se tu seguir o tubo do solenóide da turbina, vai dar nela.
539104
Abraço!
Grande ffisias, valeu pelo esclarecimento quanto ao acionamento do 4 x 4 e da roda livre.
Você poderia explicar melhor para que serve e como funciona essa bomba de freio?
Grato novamente.
para que serve e como funciona essa bomba de freio?
Tu queres dizer a bomba que vai ligada no diferencial dianteiro?
Ela serve para travar os semieixos no diferencial. A roda livre serve para isto. Ou tu trava manualmente cada roda no semieixo (antigos), ou com sistema automático (vácuo). A Sportage era direto na ponta de eixo, o cano do vácuo entra nas rodas (em cada uma) e travava ela no semi eixo.
Na Sorento o sistema é diferente. O acionamento não é por roda, mas direto no diferencial dianteiro. As rodas estão sempre ligadas aos semieixos, e eles é que ficam desconectados do diferencial. A bomba serve para fazer o travamento.
GENETICO10
21/11/2016, 07:22
Tu queres dizer a bomba que vai ligada no diferencial dianteiro?
Ela serve para travar os semieixos no diferencial. A roda livre serve para isto. Ou tu trava manualmente cada roda no semieixo (antigos), ou com sistema automático (vácuo). A Sportage era direto na ponta de eixo, o cano do vácuo entra nas rodas (em cada uma) e travava ela no semi eixo.
Na Sorento o sistema é diferente. O acionamento não é por roda, mas direto no diferencial dianteiro. As rodas estão sempre ligadas aos semieixos, e eles é que ficam desconectados do diferencial. A bomba serve para fazer o travamento.
Não. Estou me referindo a bomba de freio. Essa da foto do motor aí de cima que você postou.
Forte abraço e grato novamente.
Aquela ali, referi como sendo do freio, mas não é só dele. Ela gera o vácuo necessário para o motor/carro: servo freio, atuador da turbina e borboleta do coletor de admissão. Ela é uma bomba simples. Nas de 140cv, ficava no alternador e nas de 170cv colocaram no cabeçote.
Abraço!
gutogreis
21/11/2016, 19:21
Olá. Eu já troquei os 4 rolamentos do diferencial. Os 2 laterais e o frontal do pinhão são fáceis de extrair. O problema com a minha foi na hora de tirar o rolamento traseiro do pinhão. Não saiu nem com reza brava. Teve que ser retirado com lixadeira usando disco de corte.
Os rolamentos eu comprei com o Valdson da Majo autopeças. Os 4 saíram menos da metade do preço da autorizada.
Também sempre compro com a Majo Auto peças! para o pessoal que tem dificuldades em achar peças da Sorento eu recomendo!
GENETICO10
25/11/2016, 10:46
Aquela ali, referi como sendo do freio, mas não é só dele. Ela gera o vácuo necessário para o motor/carro: servo freio, atuador da turbina e borboleta do coletor de admissão. Ela é uma bomba simples. Nas de 140cv, ficava no alternador e nas de 170cv colocaram no cabeçote.
Abraço!
Grande ffsias.
Grato mais uma vez por seus esclarecimentos.
caiobrunosousa
27/11/2016, 17:26
Boa tarde amigos, bom terei que trocas as 2 maçanetas(porta direita e esquerda) externas, entrei em contato com a kia e me informaram que seria o código 826603E010XX MACANETA EXTERNA PT DT LD / 826503E010XX MACANETA EXTERNA PT DT LE valor de cada uma R$302,83, porém quando retirei a maçaneta do carro tem o seguinte código 826603E020 embaixo do código que a kia me passou, no site www.promopecaskia.com.br tem uma maçaneta com esse código 826603E020 para vender R$102,13 mais barata do que na concessionária, vocês sabem me dizer se essa maçaneta com esse código 826603E020 consigo colocar no lugar das maçanetas quebradas?
Bom para entender melhor segue uma foto da maçaneta traseira, com os códigos um embaixo do outro.
539616
Mas se o código da peça que está no carro é o mesmo que tem no promopeçaskia, certamente que serve.
No catálogo o código 826603E010XX é das Sorento até 06.
Cezar Castellões
28/11/2016, 17:58
Boa tarde PessoALL,
Resolvi disponibilizar para venda minha Sorento EX 2.5 CRDi - 170 cv (original), automática, 08/08, com pouco mais de 100KKm e em ótimo estado geral e mecânica sem detalhes.
Além de pneus e bancos em perfeito estado, vai com CRMapp instalado e setado para 205 CV. Ótimo torque, baixo consumo ( 8,5 KM/L cidade e 11,5 KM/L estrada.
Veículo no Recreio dos Bandeirantes - Rio de Janeiro, RJ
Contato, fotos, etc: (21) 99935-9222 , coc2002@gmail.com
Motivo: Carro novo mais baixo.
Abçs, Cezar
Minero22
05/12/2016, 17:25
A partida da minha Sorento 2008 VGT diesel está começando a ratear... Aquele barulho de dentes "raspando" na cremalheira sem engatar direito. Alguém sabe onde posso encontrar as peças da partida (bendix, bobina de partida, etc.)???
A etiqueta da peça está bem ruim de ler, mas parece que o motor de partida é Valeo 1250128.
Obrigado e abraço a todos!
GENETICO10
08/12/2016, 09:49
A partida da minha Sorento 2008 VGT diesel está começando a ratear... Aquele barulho de dentes "raspando" na cremalheira sem engatar direito. Alguém sabe onde posso encontrar as peças da partida (bendix, bobina de partida, etc.)???
A etiqueta da peça está bem ruim de ler, mas parece que o motor de partida é Valeo 1250128.
Obrigado e abraço a todos!
Olá, Minero22.
Eu tive um problema semelhante na minha Sorento, quando dava partida surgia esse barulho no motor de partida. Só que o defeito era no comutador da ignição que continuava mandando sinal elétrico para o motor de partida. Com isso o impulsor do motor de partida não retornava e ficava fazendo esse ruído característico. Era necessário desligar e voltar a dar partida no carro várias vezes até o barulho desaparecer. Verifique se não é esse o seu problema para não gastear dinheiro trocado o motor de partida que é bem mais caro que o comutador.
Forte abraço.
Minero22
09/12/2016, 07:50
Olá, Minero22.
Eu tive um problema semelhante na minha Sorento, quando dava partida surgia esse barulho no motor de partida. Só que o defeito era no comutador da ignição que continuava mandando sinal elétrico para o motor de partida. Com isso o impulsor do motor de partida não retornava e ficava fazendo esse ruído característico. Era necessário desligar e voltar a dar partida no carro várias vezes até o barulho desaparecer. Verifique se não é esse o seu problema para não gastear dinheiro trocado o motor de partida que é bem mais caro que o comutador.
Forte abraço.
Obrigado pela dica, pode ser o comutador de partida sim, mas não que ele fique travado, e sim que esteja com mau contato e aí fica "ligando e desligando" quando aciono a partida. Vou verificar
Renato Feijao
09/12/2016, 13:50
Pessoal,
Estou achando minha sorento com consumo alto, nos cálculos feitos ela está fazendo 7,46 KM/l de diesel.
Existe algum procedimento que eu possa fazer para melhorar ?
Não dirijo de forma agressiva na cidade, pisando muito não.
O motor é o 140 CV.
Alguma sugestão ?
Existe algum grupo de Whats do carro para troca de informações ?
Esta média está fazendo a minha, que é 170cv AT. A de 140cv, MT, fazia por volta de 8,5 na cidade. É que depende muito do trânsito, relevo....
Renato Feijao
09/12/2016, 16:54
Esta média está fazendo a minha, que é 170cv AT. A de 140cv, MT, fazia por volta de 8,5 na cidade. É que depende muito do trânsito, relevo....
Pois é, eu to achando estranho, pois já me informaram que ela fazia bem mais...
Outra dúvida, qual o melhor oleo e referência para ela ?
Pois é, eu to achando estranho, pois já me informaram que ela fazia bem mais...
Outra dúvida, qual o melhor oleo e referência para ela ?
Segue o manual: na de 140cv eu uso o 10w40, conforme consta nele.
alejsdias
14/12/2016, 14:21
Pessoal,
Estou achando minha sorento com consumo alto, nos cálculos feitos ela está fazendo 7,46 KM/l de diesel.
Existe algum procedimento que eu possa fazer para melhorar ?
Não dirijo de forma agressiva na cidade, pisando muito não.
O motor é o 140 CV.
Alguma sugestão ?
Existe algum grupo de Whats do carro para troca de informações ?
Renato Feijao cheguei a criar um grupo no Whats mas ninguem demonstrou interesse em participar.
Bom dia, Tenho uma Sorento 2007, começou a apresentar um problema de soco, solavanco, em baixa velocidade, abaixo de 10km/h, no transito ao frear o carro e parar, da um solavanco, ao acelerar outro solavanco, da a impressão que o eixo traseiro esta solto. (Já troquei as buchas dos bracinhos e não tem folga), este solavanco não acontece pela manhã com o sistema frio, mas apos andar alguns kilometros, tenho a impressão que o sistema começa a aquecer e os solavancos começam. Já fiz o teste de desengatar colocar no Neutro, se frear mesmo que firme o solavanco não acontece, ja fiz o teste de parar rápido puxando e soltando o freio de mão.. e o solavanco não acontece. Somente acontece engatado. Ontem elevei o carro para trocar o óleo do motor, e percebi que existe uma marca no cardã, de uns 2 cm, tive a impressão que é ali o problema, ou seja o cardã vai pra frente e para tras, alguém sabe se esta folga existe mesmo ou o cardã está com problemas? ou é algo dentro do diferencial?
Olá estou com o mesmo problema, 2007 cambio automatico gasolina. motor frio nao acontece, é so rodar alguns Km e os trancos ao parar, as vezes ao soltar o freio para andar... e algumas vezes na saída. Achava que era as buchas dos braços, mas fiz o teste desengatada, pucando e soltando freio de mao e trancos nao acontecem. Pisando no freio desengatada tb nao acontece. Grato,
Estou com um problema a algum tempo...meu sorento é 2007 diesel...automatico a caixa tem dado uns trancos só quando o carro esta quase parando na redução das marchas de força...o charles engenheiro da kia aqui no rj...me disse que isso é o sensor de temperatura da caixa...realmente faz sentido...pois o motor logo quando liga ou seja estando frio esses socos não aparecem, primeira pergunta: Aonde fica esse sensor da caixa automatica? Onde posso comprar? Alguem tem foto ou ja teve esse problema? Se alguem poder ajudar agradeço..gratos a todos
Olá estou com o mesmo problema, 2007 cambio automatico gasolina. motor frio nao acontece, é so rodar alguns Km e os trancos ao parar, as vezes ao soltar o freio para andar... e algumas vezes na saída. Achava que era as buchas dos braços, mas fiz o teste desengatada, pucando e soltando freio de mao e trancos nao acontecem. Pisando no freio desengatada tb nao acontece. Grato,
caiobrunosousa
28/12/2016, 15:40
boa tarde pessoal, tenho uma sorento 2006 diesel e ela fica no sitio, hoje quando cheguei para dar uma volta nela, notei que estava fraca, ela anda normalmente mas estava diferente como de costume, olhei o motor e notei que está indo passando oleo onde fica a caixa que tem op filtro de ar, é normal isso?541172541173541174
GENETICO10
30/12/2016, 10:23
Bom dia, Tenho uma Sorento 2007, começou a apresentar um problema de soco, solavanco, em baixa velocidade, abaixo de 10km/h, no transito ao frear o carro e parar, da um solavanco, ao acelerar outro solavanco, da a impressão que o eixo traseiro esta solto. (Já troquei as buchas dos bracinhos e não tem folga), este solavanco não acontece pela manhã com o sistema frio, mas apos andar alguns kilometros, tenho a impressão que o sistema começa a aquecer e os solavancos começam. Já fiz o teste de desengatar colocar no Neutro, se frear mesmo que firme o solavanco não acontece, ja fiz o teste de parar rápido puxando e soltando o freio de mão.. e o solavanco não acontece. Somente acontece engatado. Ontem elevei o carro para trocar o óleo do motor, e percebi que existe uma marca no cardã, de uns 2 cm, tive a impressão que é ali o problema, ou seja o cardã vai pra frente e para tras, alguém sabe se esta folga existe mesmo ou o cardã está com problemas? ou é algo dentro do diferencial?
Olá, Otanir...
- O cardã tem realmente essa folga longitudinal e isso é normal.
- Quanto ao barulho que vc se refere, a minha de 170 cv, quando apresentou esse barulho, era simplesmente ferrugem e falta de lubrificação ( graxa) nas cruzetas do cardã traseiro ( aquele que vai ligado ao diferencial traseiro).
- O problema foi resolvido retirando o cardã, limpado a ferrugem das cruzetas com WD-40, e usado graxa de alta aderência em spray.
- Lembrando que as cruzetas que estava no cardã da minha não tinham bico graxeiro por isso tive que usar graxa em spray. Usei a de alta aderência por ser mais resistente as intempéries.
- Espero ter ajudado.
- Forte abraço.
GENETICO10
30/12/2016, 10:28
Aeeeeee galera do forum...
Feliz Ano Novo a todos e todos os seus.
Tudo de bom em 2017 e além.
Renato Feijao
31/12/2016, 16:34
Pessoal,
Gostaria de saber qual até onde a Sorento a diese alguém ? Trilhas, dunas... até onde posso ir com ela ?
Alguém tem algum link ou listagem de peças originais / substitutas ou adaptações para a Kia Sorento a Diesel ?
Abraços e Um Feliz 2017 a todos..
Pessoal,
Gostaria de saber qual até onde a Sorento a diese alguém ? Trilhas, dunas... até onde posso ir com ela ?
Alguém tem algum link ou listagem de peças originais / substitutas ou adaptações para a Kia Sorento a Diesel ?
Abraços e Um Feliz 2017 a todos..
Adaptações eu não sei, até nem sou muito adepto, mas resistência ela tem. Procura no Youtube, tem diversos videos, principalmente russos, e os caras fazem de tudo com ela.
Esta questão levantada sobre os trancos, a minha também faz de vez em quando, mas é somente se eu venho em marcha e freio mais forte e seguro. Quando solto o freio, ela dá aquele tranco. Parece que a caixa não cai em ponto morto e fica tracionando, quando solta o freio ela libera.
Feliz ano novo pessoal!!!!
Renato Feijao
01/01/2017, 19:25
ffsias,
Até acho que o carro tem essa capacidade, mas queria saber da galera aqui o que já fizeram com o carro.
caiobrunosousa
14/01/2017, 21:28
Boa noite amigos, alguém ja teve problema de perder potência e sair muita fumaça preta? minha Sorento 2006 Ex está na concessionária, e não encontram o defeito, primeiro disseram que era óleo e filtros foram trocados,depois disseram que era turbo e bicos, foram feitos os serviços mas o problema continuou e não mudou nada, agora estão dizendo que so trocando o cabeçote, parece que estão tentando advinhar o problema, alguém ja teve esse problema de perder potencia e fumaça preta?
DJFreire
15/01/2017, 09:25
Bom dia amigos foristas, estou de férias curtindo com minha Sorento 2006 já se foram mais de 3000 km, hoje estou em SP preparando retorno para Brasília, porem tive um problema e pergunto se alguem já passou por isso ou se tem alguma ideia do que seja. Vou relatar o fato;
- 6 hs peguei o carro no estacionamento para porta do prédio, o carro ligou normalmente, quando engatei a ré observei que não ligou a camera de ré, do estacionamento até a porta do prédio observei que o contra giros não estava funcionando tmb, parei o carro na porta do prédio e subi para buscar minhas filhas, quando desci, fui ligar o carro ao girar a chave faz o barulho da ignição, acende a luz da bomba e apaga, mas a luz da bateria nem a do óleo não acende e não dá partida. o marcador de combustível tbm não funciona.
- já verifiquei o fuzivel
Se alguem tiver alguma ideia e/ou sugestão, pq vou ter que procurar um eletricista/mecânico. As dicas aqui do forum já me salvaram muitas vezes de mecânicos fazerem serviços errados.
Desde já
Agradeço e retorno com desfecho
almir.lemos
15/01/2017, 12:45
Bico injetor...ferrado...tive isso no meu sorento
DJFreire
15/01/2017, 23:20
Bico injetor...ferrado...tive isso no meu sorento
Boa noite Almir,
Só uma duvida, no seu caso o painel ficou apagado e o motor nem girava?
Obrigado pela dica
DjFreire, acho que a resposta dele foi para o Caio Bruno.
Este teu problema, não tem como ter como origem os bicos. A bateria está em dia? Estes motores sentem muito quando a bateria está ruim.
almir.lemos
16/01/2017, 08:07
Não....o carro só enfumaçava muito...acho que no seu caso deve ser algo diferente...
bmarconi
16/01/2017, 12:45
Verifique os mangotes do intercooler.
Como os originais são recobertos por uma malha de tecido, às vezes fica difícil identificar eventuais furos ou rasgos e levam a essa perda de potência e MUITA fumaça preta.
GENETICO10
24/01/2017, 06:08
Bom dia amigos foristas, estou de férias curtindo com minha Sorento 2006 já se foram mais de 3000 km, hoje estou em SP preparando retorno para Brasília, porem tive um problema e pergunto se alguem já passou por isso ou se tem alguma ideia do que seja. Vou relatar o fato;
- 6 hs peguei o carro no estacionamento para porta do prédio, o carro ligou normalmente, quando engatei a ré observei que não ligou a camera de ré, do estacionamento até a porta do prédio observei que o contra giros não estava funcionando tmb, parei o carro na porta do prédio e subi para buscar minhas filhas, quando desci, fui ligar o carro ao girar a chave faz o barulho da ignição, acende a luz da bomba e apaga, mas a luz da bateria nem a do óleo não acende e não dá partida. o marcador de combustível tbm não funciona.
- já verifiquei o fuzivel
Se alguem tiver alguma ideia e/ou sugestão, pq vou ter que procurar um eletricista/mecânico. As dicas aqui do forum já me salvaram muitas vezes de mecânicos fazerem serviços errados.
Desde já
Agradeço e retorno com desfecho
Verifique se os bornes da bateria estão bem apertados. Caso estejam, verifique se a bateria está boa.
Quando tive problema semelhante com o painel da minha, era justamente os bornes folgados.
Matheus Abreu
06/02/2017, 08:26
Bom dia foristas, alguém já usou filtros da marca Wega para a Sorento Diesel? Desde já agradeço!
Bom dia foristas, alguém já usou filtros da marca Wega para a Sorento Diesel? Desde já agradeço!
Acredito que todos só usem esta marca. O original é muito mais caro.
caiobrunosousa
06/02/2017, 13:08
Boa tarde amigos, vocês poderiam me enviar a sequencia que coloco as mangueiras nessa peça?543098
alejsdias
06/02/2017, 20:22
Semana passada troquei os filtros de ar e combustível o carro está voando, aproveitei e troquei também o da cabine ar condicionado e higienizei o sistema virou outro carro.
Matheus Abreu
06/02/2017, 20:26
Semana passada troquei os filtros de ar e combustível o carro está voando, aproveitei e troquei também o da cabine ar condicionado e higienizei o sistema virou outro carro.
Vou trocar da minha essa semana, colocarei o militec e Bardal Power diesel... Ver se melhora mais!
Boa tarde amigos, vocês poderiam me enviar a sequencia que coloco as mangueiras nessa peça?543098
Em cima entra, a de baixo sai para a turbina.
PH ABREU
07/02/2017, 12:30
Boa tarde caros colegas.
Adquiri uma Sorento EX 2.5 VGT Diesel 2008/2009 top em Agosto de 2016. O carro passou por todas as revisões na ccs e está em estado de novo. O antigo proprietário estava com ela parada a alguns meses e por conta disso assim que comprei troquei todos os fluidos e filtros para garantir. As polias e correias são novas, assim como a bateria.
Me inscrevi do fórum tão logo adquiri o veículo, pois sou novato em mecânica Diesel, li o máximo possível dos posts, problemas soluções etc...
No final do ano percebi um vazamento de óleo na mangueira de entrada do intercooler, com base no que li no fórum poderia ser turbina ou motor.
Fiz uma adaptação jogando o suspiro do motor para o fundo do carro por uma mangueira, se o óleo continuasse saindo pelo intercooler o problema era na turbina.... mas então pude perceber que o intercooler secou e o óleo passou a gotejar diretamente da mangueira do suspiro.
Saía pouco, não me parecia normal, mas não era suficiente para baixar o nível, então relaxei um pouco.
Virado o ano e mais alguns km rodados reconectei o sistema original para realizar a vistoria do Detran-RJ e rodei com o carro assim por uma semana, como resultado voltou o gotejamento de óleo no intercooler.
Retirei a mangueira do suspiro para nova verificação, e a fumaça branca e o óleo que saem aumentaram muito.
Gostaria da ajuda dos mais experientes, se realmente vou ter que fazer a retífica do motor, e se alguém já passou por isso, o que foi feito, como foi feito, custo, tempo sem a viatura, e se possível indicação de marcas de peças, onde comprar e alguma indicação ou referência de oficina para confirmação do problema (viatura está no RJ).
Muito obrigado!
PH ABREU
07/02/2017, 12:33
Fiz o post #2000 e como prêmio ganho um motor ferrado.... :parede: