PDA

Ver Versão Completa : Kia Sorento

Páginas : 1 2 3 4 [5] 6 7 8 9 10 11 12 13 14 15 16 17

ROBERTO NERY
31/07/2013, 19:27
Estive na loja hoje comprei o filtro de combustível, mais a marca foi Japanparts FC-H03S (na caixa fala que é equivalente ao WEGA JFCK05/4), o de óleo foi o WEGA JFO K06 e o de ar PROFLUX equivalente ao WEGA JFAK10, passei na oficina da Rua Camerino, mais o Gilmar que é o responsável me falou que só trabalha com suspensão e outros serviços mecânicos que não envolvam o motor a Diesel, se algfuém for na VIA PRIME em Jacarepaguá informe o que achou da oficina.

kako.carvalho.1
31/07/2013, 20:05
Estive na loja hoje comprei o filtro de combustível, mais a marca foi Japanparts FC-H03S (na caixa fala que é equivalente ao WEGA JFCK05/4), o de óleo foi o WEGA JFO K06 e o de ar PROFLUX equivalente ao WEGA JFAK10, passei na oficina da Rua Camerino, mais o Gilmar que é o responsável me falou que só trabalha com suspensão e outros serviços mecânicos que não envolvam o motor a Diesel, se algfuém for na VIA PRIME em Jacarepaguá informe o que achou da oficina.

Roberto, Moro no Pechincha e esta rua é transversal á Rua em que nasci, na Taquara, vou ver se consigo dar um pulo lá nesta semana ainda...

Carlos4x4
01/08/2013, 08:10
Oi pessoal.
Vamos tentar atualizar esta lista.

Pessoal
Primeira correção .Resumo SORENTO até o memento.

#92 Freio Igual da BESTA com menos 2mm

#196 Óleo carter MOTUL 5w40

#333 Óleo carter ELF 5w40

#340 Óleo 100% sintético

#352 Pastilhas dianteiras Pastilhas traseiras WILLTEC PW - 584 e PW - 585

#443 Pastilhas dianteiras Pastilhas traseiras ECOPADS 1260 e 1261

#443 Pastilhas REMSA Espanholas

#530 Pastilhas MCK

#466 Bateria 100 A/H

#554 Correia GOODYEAR 7PK2285 Igual CHEROKEE V8 - 94

#598 Correia DAYCO 7PK2265 com 4 polias / 4 rolamentos

#604 Correia GATES GOODYEAR

#604 Rolamento FAG blindado 6303RS HLH

#582 Filtro Ar Condic. Igual ao do Tracker – São 2 unidades

#604 Filtro de Oleo MITSUBUSHI 069782

#604 Filtro de Oleo VEGA JFO K06

#604 Filtro de Oleo TECFIL PSL 327

#632 Filtro de Oleo MOBIS 26310 4a010

#632 Filtro de combus. WEGA JFC K05

#632 Filtro de ar WEGA JFA 0K10

#632 Fluido C. Automático APOLLOIL ATF RED-1 5 marchas

#632 Fluido cambio DEXRON III ????? 4 marchas

Estava tudo numa tabela, certinho. Não consegui importa-la.

At.
Roberto

ROBERTO NERY
07/08/2013, 22:01
Estive hoje na VIA PRIME, conversei com o Fábio que é responsável pela oficina e gostei do local. Eles possuem um aparelho da BOSCH que faz a leitura de praticamente todos os carros inclusive ele me mostrou que o aparelho lê o SORENTO. No local havia um AZERA, fazendo serviço, dois caminhões da HYUNDAI, um carro da SUBARU, fui lá porque queria fazer as trocas dos filtros e óleo, como o elevador estava ocupado troquei apenas o filtro de combustível e os outros trocarei no posto ao dar uma geral no carro.

Sorento SP
09/08/2013, 12:02
Amigos, nimguem teria uma LUZ para me ajudar ....:cry: Hoje, levei em uma mecanica e profissional diagnosticou que seria problema nos bicos injetores (limpeza e regulagem). por bico R$ 550,00 + R$ 180,00 scaner. Total do Orçamento de R$ 2.730,00. Seria isso mesmo á media de gasto?:(

EnioEG, fiz uma limpeza nos bicos na Rose Diesel (Rosediesel (http://www.rosediesel.com.br/)) e me cobraram R$300 cada (total de R$1200). A minha estava vibrando muito quando chegava nas 1500 rotacoes, ate que tive que trocar a valvula EGR. Mas antes disso fiz a limpeza dos bicos pq achava que era isso o problema.

rqreis
20/08/2013, 23:17
Olá Pessoal,

Tenho um Sorento Diesel VGT de 2008, comprado 0 km.
Fiz todas as manutenções de fábrica em período de garantia, e tive em toda a história do carro dois problemas chatos: 1) troca do compressor de ar-condicionado (2 vezes), 2) um problema no módulo da tração 4x4. Tudo trocado e consertado durante a garantia, sem custo.

A garantia do meu carro se encerrou no mês passado... E, durante uma viagem neste último final de semana, senti a direção pesada. Pensei que um pneu estivesse furado. Estava tudo normal. Na 2a feira, levei na autorizada aqui em Belém (Top Kia) e o diagnóstico foi nada animador: precisa trocar a caixa de direção e o rolamento da roda dianteira. Tudo isto por R$ 7 mil (!) :shock:

Fiquei apavorado com este orçamento. Não conheço outra oficina que dê suporte à Kia aqui em Belém. Estou com medo de investir tudo isto no conserto do carro, na incerteza se outro problema grave acontece no futuro. Na prática, pensei em passar em frente o veículo, mas aí não tenho $ para comprar um outro do mesmo porte.

O que vocês me indicam?

Um abraço,

Rodrigo
Belém/PA

ffsias
21/08/2013, 08:50
Rodrigo,

Procure outra oficina para fazer um diagnóstico, não faça direto na ccs. Estou para trocar a embreagem da minha e na concessionária me pediram "só" R$3600,00 no kit, que eu consegui fora por R$1300,00.

Abraço,

Filipe

ROBERTO NERY
22/08/2013, 21:45
Rodrigo,

Procure outra oficina para fazer um diagnóstico, não faça direto na ccs. Estou para trocar a embreagem da minha e na concessionária me pediram "só" R$3600,00 no kit, que eu consegui fora por R$1300,00.

Abraço,

Filipe

Onde você conseguiu por este preço, por um acaso foi na loja que citei anteriormente. Obrigado, Roberto.

ffsias
23/08/2013, 08:07
Não Roberto, foi em uma aqui de Porto Alegre, dica do Diego a alguns posts atrás. É na pick up car.

Cezar Castellões
23/08/2013, 12:24
Bom dia pessoALL,
Ao pessoal que perguntou sobre oficinas aqui no Rio, tenho tido boa impressão da Mecânica MS no Recreio, próximo do shopping Barra World, onde o mecânico de nome MAX conhece bem os serviços de suspenção, freio e oficina bem equipada que também faz lanternagem. (tel: 3411-9444///2113-3666).
Também ontem experimentei os serviços do mecânico LUIZ (7605-7285//9460-6242) que, também fazs serviços de freio/suspenção, conhece bem só que a sua oficina está começando agora e ainda não tem muitos recu..rsos, deixando, ás vezes, à desejar.... inclusive sua prensa estava c/ probls mas usou a de um conhecido próximo.
Mesmo assim, troquei ontem com o LUIZ o rolamento de roda dianteira (usei a dica aqui do Fórum indicando o rolamento COBRA mod. DAC4276 que encaixou perfeitamente, apesar de meu cubo de rodas estar precisando ser trocado porque o rolamento anterior "girou" no eixo do cubo e já estou encomendando um cubo completo (com rolamento inclusive)).
Mesmo assim sanamos o problema sabendo que esse rolamento não vai durar muito pois está parcialmente calçado devido ao desgaste de parte do eixo do cubo. Apesar da falta de recursos, o mecânico é muito experiente nessa área.

Preço do Rolamento = R$ 95,00 ( Com o Nilo da Ramiro auto peças - RECREIO - 2437-9327)
Mão de obra do Luiz = R$ 100,00 ( barato demais !)... no MAX me orçaram R$ 250,00 (só que oficina bem mais completa).

Encomenda do cubo de roda dianteiro já montado (CUBO+ROLAMENTO ORIGINAL)... R$ 500,00 na Majo autopeças (majo.pecas@hotmail.com, tel (44) 3642-7910 /// (44) 8824-3133, com o Valdison ...(Excelente preço, 1/3 do valor cobrado na CCS)

No mais estou com pouco tempo mas tenho acompanhado o forum nos fins de semana.

Abçs,
Cezar - bycoc@ig.com.br

GENETICO10
23/08/2013, 22:11
Bom dia pessoALL,
Ao pessoal que perguntou sobre oficinas aqui no Rio, tenho tido boa impressão da Mecânica MS no Recreio, próximo do shopping Barra World, onde o mecânico de nome MAX conhece bem os serviços de suspenção, freio e oficina bem equipada que também faz lanternagem. (tel: 3411-9444///2113-3666).
Também ontem experimentei os serviços do mecânico LUIZ (7605-7285//9460-6242) que, também fazs serviços de freio/suspenção, conhece bem só que a sua oficina está começando agora e ainda não tem muitos recu..rsos, deixando, ás vezes, à desejar.... inclusive sua prensa estava c/ probls mas usou a de um conhecido próximo.
Mesmo assim, troquei ontem com o LUIZ o rolamento de roda dianteira (usei a dica aqui do Fórum indicando o rolamento COBRA mod. DAC4276 que encaixou perfeitamente, apesar de meu cubo de rodas estar precisando ser trocado porque o rolamento anterior "girou" no eixo do cubo e já estou encomendando um cubo completo (com rolamento inclusive)).
Mesmo assim sanamos o problema sabendo que esse rolamento não vai durar muito pois está parcialmente calçado devido ao desgaste de parte do eixo do cubo. Apesar da falta de recursos, o mecânico é muito experiente nessa área.

Preço do Rolamento = R$ 95,00 ( Com o Nilo da Ramiro auto peças - RECREIO - 2437-9327)
Mão de obra do Luiz = R$ 100,00 ( barato demais !)... no MAX me orçaram R$ 250,00 (só que oficina bem mais completa).

Encomenda do cubo de roda dianteiro já montado (CUBO+ROLAMENTO ORIGINAL)... R$ 500,00 na Majo autopeças (majo.pecas@hotmail.com, tel (44) 3642-7910 /// (44) 8824-3133, com o Valdison ...(Excelente preço, 1/3 do valor cobrado na CCS)

No mais estou com pouco tempo mas tenho acompanhado o forum nos fins de semana.

Abçs,
Cezar - bycoc@ig.com.br

Olá Cesar, veja este link...
AL-788 CUBO DE RODA DIANTEIRA KIA SORENTO (30 DENTES) CJ COMPLETO COM ROLAMENTO por R$359,38 (http://www.foxrolamentos.com.br/produto.php?cod_produto=3182269)

kako.carvalho.1
25/08/2013, 21:18
Ajuda Com Molas.

Olá Amigos, Após alguns adiamentos, tenho que trocar as molas da viatura, e estou na dúvida, tenho duas opções: Originais, ao custo de R$ 590,00 mais a instalação, ou R$ 800,00 Molas Tigre, instalada ... Alguém tem alguma experiência, com outra opção ???

Kako

Carlos4x4
27/08/2013, 14:12
Wolleo,
manda notícias de como anda sua Sorento depois de eliminar a EGR, apresentou mais algum defeito, alteração de consumo, melhorou/piorou o rendimento. Quando a minha sair da garantia penso em fazer o mesmo.Abs.
Carlos
Vai neste post um modelo do flange bloqueador (tampão) e uma foto do coletor limpo já instalado.
Como já comentei, o tampão do escapamento fiz de inox e o do coletor de alumínio.

Cezar Castellões
27/08/2013, 16:57
Olá Cesar, veja este link...
AL-788 CUBO DE RODA DIANTEIRA KIA SORENTO (30 DENTES) CJ COMPLETO COM ROLAMENTO por R$359,38 (http://www.foxrolamentos.com.br/produto.php?cod_produto=3182269)
Olá Genético 10,

Já tinha visto essa peça na internet mas ela não vem com a roda dentada que é necessária nos Sorento com ABS (para que o sensor de ABS gere os pulsos conforme a roda gire).

O que comprei, da majo (majo.pecas@hotmail.com) é original, completo e com a roda dentada, além de vir com rolamento original.

De qualquer modo, obrigado pela pronta resposta.

Abçs,
Cezar Castellões.

GENETICO10
07/09/2013, 00:59
Olá Genético 10,

Já tinha visto essa peça na internet mas ela não vem com a roda dentada que é necessária nos Sorento com ABS (para que o sensor de ABS gere os pulsos conforme a roda gire).

O que comprei, da majo (majo.pecas@hotmail.com) é original, completo e com a roda dentada, além de vir com rolamento original.

De qualquer modo, obrigado pela pronta resposta.

Abçs,
Cezar Castellões.

Quando precisar, estamos sempre as ordens.

Wolleo
13/09/2013, 16:41
Carlos 4x4, a viatura está perfeita, com potência e o consumo normal, sem alterações.

Carlos4x4
15/09/2013, 10:20
Valeu Wolleo, até rimou, quando a viatura sair da garantia, que vai até 09/2014, será a primeira coisa a fazer.
Tenho uma tracker 2003 também a diesel, motor peugeot, e logo que der vou eliminar a EGR. A turbina e intercooler de sua Sorento fica suja com óleo, a minha ficava e na última revisão a cc modificou o sistema, tinha uma mangueira que saia da tampa de válvula do motor e se conectava em algum ponto que não sei dizer, mas que a turbina aspirava esses gases junto com o óleo que saia do motor, me falaram que modificaram o destino desta mangueira retornando-a para o cárter. Fiz isso final de semana passada com minha tracker onde a mangueira era originalmente ligada diretamente na turbina, liguei a mangueira em uma valvula corta fogo, aquelas que ficavam diretamente colocadas em cima da tampa de válvula do motor.
Envie seu email para mantermos contato: cca960@hotmail.com
Abs.
Carlos.

Carlos 4x4, a viatura está perfeita, com potência e o consumo normal, sem alterações.

kako.carvalho.1
19/09/2013, 15:17
Galera, Para quem tiver uma tentativa de facada das CCs, como eu tive de troca das balanças, lá na Majo, tem as buchas originais coreanas, as 8( duas na superior e duas na inferior, nos dois lados) por R$ 91,00.
Sobre as molas como não consegui opinião dos amigos, resolvi colocar as Tigre, por R$ 800,00, ainda não testei na estrada, mas na cidade a mudança já aparece, na altura e estabilidade. Eles fazem na hora, á partir da sua..

Kako.

kako.carvalho.1
19/09/2013, 15:55
Galera, Para quem tiver uma tentativa de facada das CCs, como eu tive de troca das balanças, lá na Majo, tem as buchas originais coreanas, as 8( duas na superior e duas na inferior, nos dois lados) por R$ 91,00.
Sobre as molas como não consegui opinião dos amigos, resolvi colocar as Tigre, por R$ 800,00, ainda não testei na estrada, mas na cidade a mudança já aparece, na altura e estabilidade. Eles fazem na hora, á partir da sua..

Kako.

Pessoal Informação truncada, as 8 buchas na verdade saem á R$ 364,00 , mais R$ 48,00 de frete, os R$ 91,00 , é o custo de cada unidade somada ( uma da inferior e outra da superior).

Corrigida informação,
Kako

Marcelo Schuch
24/09/2013, 19:36
Prezados amigos, alguém de vcs tem ou já viu algum sorento a diesel com mais d 150 mk rodados ? Se sim, algum problema de motor ou caixa ( at ) ? pergunto pq estou começando a me interessar pela viatura, depois de ler todos os posts sobre o sorento e verificar q não da grandes problemas,se bem cuidado. Faço em média 50mk por ano e se compro um com média de 70 a 80 km logo vai passar dos 150mk. Obrigado e grande abraço a todos.

Mauro Cezar
28/09/2013, 09:39
Otanir,

Tenho uma V6 2008 que até agora funciona normalmente. Já verificou o nível do óleo da caixa automática? Percebi que o meu vem baixando com o tempo. Começou próximo do máximo e já está perto do mínimo. Segundo o manual, podem ocorrer problemas nas trocas de marcha.

Abs,
Mauro Cezar.

Bom dia Amigos, bom dia ffsias...

Fiz o teste ontem, o Quick-down ou kick-down ???, não funcionou, esmaguei o acelerador e nada, pisei inclusive 2 vezes seguidas e segurei apertado e nada... não alterou a marcha..., tb não senti nenhum botao embaixo do acelerador que efetuasse este processo, acredito que este processo seja gerenciado por alguma oura automatizacao..., Parei o carro desliguei tudo e em alguns segundos religuei novamente, fui até em casa com toda a transmissão funcionando normalmente, inclusive fazendo o kick-down.... Tô falando que só funciona qd o carro quer....
Tem uma diferença nitida que percebo, qd acelero e o motor sobe o giro rapidamente aos 3 ou 4 mil giros, a marcha vai reduzir e o carro tem potencia,.... as vezes, acontece do giro subir de 2mil a perto dos 3 mil giros.. e o carro apenas vai na marcha que esta... sem reduzi-la....
Uma outra maneira de se perceber qd isto vai acontecer, é logo na saída, se saio lentamente e vou aumentando a velocidade bem gradativamente, a marcha é esticada com uma certa potencia e vai entrando as demais, funcionamento normal,... MAS... com esta mesma saída, em 1. marcha... o motor logo jogar a 2. marcha, sem esticar um pouquinho a 1. marcha, pode esquecer.. o sistema chega em 4. ou 5. marcha.. a 40 por hora... e mais nada se reduz... a impressao que da é que o cambio quer logo por a 5 marcha... mesmo sem muita velocidade...

ROBERTO NERY
25/10/2013, 13:28
No manual do Sorento a Diesel existe duas especificações de óleo 5W40 e 5W30, a TOTAL tem os dois sendo que o melhor especificado é o abixo discriminado, foi lançado recentemente e tem preço muito melhor que MOBIL que é um "roubo".

A TOTAL tem este óleo QUARTZ INEO MC3 5W30
Especificações abaixo:
ACEA : C3 API: SN

Mercedes-Benz: Aprovação MB 229.51 e compatível com 229.31
BMW: LL-04
Volkswagen: 502.00/505.01
Hyundai-KIA: Atende os requisitos para Hyundai (Quartz INEO MC3 é
mencionado nos manuais do proprietário Hyundai)
General Motors: Dexos 2™
FIAT: Satisfaz os requerimentos técnico

Preço em torno de R$ 38,00, comprei uma caixa com 24 litros para guardar para as minhas próximas trocas (cada troca são 8 litros no Sorento), quantos litros leva o Korango. No Rio de Janeiro tem para vender na "LubriRace", Rua São Francisco Xavier, 605 - Maracanã - tel. (21)2428-7928 e (21)7818-6804 falar com Jorge Mello, ele é distribuidor da Total no Rio.

Site da TOTAL com vários especificações de óleos:
Restitution.aspx (http://www.lubadmin.com/Restitution.aspx?Marque=2&Famille=4&Type=2&Language=6&Site=7&Parametre1=2)

Site da TOTAL:
óleo motor, fluido freio, TOTAL Quartz - TOTAL Lubrificantes do Brasil : Veículos Leves (http://www.totalbras.com.br/Lub/lubBR.nsf/VS_OPM/0E197671826FE0ACC1256F380032414A?OpenDocument)

Augusto Schimidt
25/10/2013, 15:01
Na minha uso o ELF 5W40 e paguei da última vez 21 reias o litro.

Se eu não estiver enganado, a ELF é a mesma Total, inclusive a embalagem é praticamente a mesma.

ROBERTO NERY
25/10/2013, 19:11
Na minha uso o ELF 5W40 e paguei da última vez 21 reias o litro.

Se eu não estiver enganado, a ELF é a mesma Total, inclusive a embalagem é praticamente a mesma.

Entrei no site da ELF, este que você usa também serve é o equivalente ao TOTAL QUARTZ 9000 5W40, mais o que possui a melhor especificação para o DIESEL é o Solaris FE 5W-30 também da ELF que se aproxima das especificações do INEO MC3 5w30 da Total.
De qualquer forma este preço para um óleo 100% sintético por R$21,00 está ótimo, aqui no Rio você não acha por menos de R$ 30,00.

aldoarendt
28/10/2013, 11:27
Bom Dia amigos. Comprei recentemente uma kia sorento ex 2.5 diesel automática. De cara me deparei com um problema A homocinética do lado direito esta com o semi eixo desconectado e quando engato o 4x4 escuto o barulho de motor elétrico tanto no reduzido como no 4x4 simples, mas não tenho giro do eixo cardam. Gostaria de saber se os colegas sabem de alguma homocinética paralela que sirva na sorento, Como motor é um Mitsubishi imaginei que algumas peças possam ser compatíveis com outras caminhonetes.

kako.carvalho.1
29/10/2013, 11:57
ROLAMENTOS POLIA
Galera, ajuda por favor, quantos rolamentos temos de trocar das polias ??? fui dar uma verificada, mas tem esticador também e uns roletes menores, também trocamos ???

kako.carvalho.1
29/10/2013, 17:54
ROLAMENTOS POLIA
Galera, ajuda por favor, quantos rolamentos temos de trocar das polias ??? fui dar uma verificada, mas tem esticador também e uns roletes menores, também trocamos ???

Temos 03 polias , mais o esticador e a do Ar Condicionado, como os outros foristas trocaram 04 polias, fiquei com esta dúvida ???

ffsias
29/10/2013, 21:19
Me lembro de ter lido que eram dois rolamentos....inclusive já comprei eles, só não troquei ainda. O tensor não tem como trocar, pelo que pude perceber...só trocando ele inteiro.

kako.carvalho.1
30/10/2013, 19:46
Me lembro de ter lido que eram dois rolamentos....inclusive já comprei eles, só não troquei ainda. O tensor não tem como trocar, pelo que pude perceber...só trocando ele inteiro.
Olá ffsias, Beleza, mas na página 72, 03 foristas conversando, dizem que o tensor tem o mesmo modelo de polia, como temos além do tensor, mais 03 polias e a do Ar condicionado, minha dúvida está aí, ???

Kako

ffsias
30/10/2013, 21:27
Eu não desmontei ainda....olhando o tensor por fora não percebi o rolamento, mas olhando na internet achei uma imagem que parece ter mesmo um rolamento ali que é possível trocar. Vou procurar ima imagem que tenho daquele sistema de polias...não achei.

Abraço,

joaomarques
31/10/2013, 19:32
Pessoal,
Tanto na CSS durante a garantia até janeiro desse ano, quanto fora da garantia sempre usei óleo mineral na Sorento Díesel 2008.
E aí?

JBMinuze
01/11/2013, 18:39
Oi aldoarendt. Fiquei curioso com o desfecho deste problema que deu na tua Sorento. Acho que o problema é dentro da caixa de transmissão e não na homocinética. Pode até ter soltado alguma trava que fica dentro da caixa. Bem, espero que tu resolvas logo e que poste aqui a solução para nosso conhecimento. Abraço.

Busdriver
08/11/2013, 21:42
Caros amigos boa noite, me cadastrei no site pois senti que aqui só tem fera !!!,
E como sou um novo proprietário de um Kia Sorento modelo 2007, 3.8 Gasolina 4x4, primeira vez com Kia, comprei de particular, sabendo de um único problema, mesmo assim sem nenhuma reclamação estou ADORANDO O CARRO.
Acredito ainda que aqui possa haver com certeza algum samaritano que poderia tirar algumas dúvidas minhas.
Detectei alguns problemas e gostaria de saber se alguém já os teve, e como corrigir, ou seja ao levar em um mecânico já quero ir com a solução.

Problema 1:
(Já comprei sabendo deste problema), pois não afeta o rendimento do carro, mas ... Bom ao Parar o veiculo utilizando o freio de pedal, ele dá um breve solavanco, tanto na posição cambio D Drive bem como em modo sequencial, ao se parar da um solavanco, o proprietário ao me vender comentou sobre este solavanco, e disse que já tinha até encomendado as buchas/borrachas com seu mecânico, e disse que era só trocar,. Mas não o fiz, pois não conhecia o mecânico dele. Hoje estou pensando em arrumar, pois ao passar do tempo este solavanco começou a me incomodar.

Otanir
Sâo Paulo - Capital

Otanir,
Comprei uma Sorento 2007/2008 3.8 (tel:2007/2008 3.8) V6 assim como você tenho o mesmo problema do solavanco ao freira ou arrancar quando com a alavanca em D.
Ainda tens o carro? Será que comprei o seu carro ou tenho o mesmo problema? O meu carro esta com a loja para consertarem na garantia.

obrigado.
busdriver

rbraga
11/11/2013, 11:35
Bom dia,
adquiri recentemente um kia sorento 2008 e reparei que está pulando muito forte em pistas irregulares, os amortecedores que estão instalados nela não são os originais, são amortecedores da marca offshock. Gostaria de saber dos usuarios do kia sorento o comportamento dele em pistas irregurares, se é macio ou pula muito. Receio em trocar os amortecedores pelos originais e não resover meu problema. Obrigado

JEAN RS
15/11/2013, 21:13
Boa noite

sou novo proprietário sorento 2009, anteriormente tinha uma RAV4, notei muita diferença com relação a suspenção e dirigibilidade, na comparação, bem mais estou satisfeito com a nova aquisição, mas notei alguns itens que devo observar e tentar resolver

1º a suspenção esta balançando muito, vibração quando passa em buracos na estrada sinto ressonar na direção, trepida demais, não sei se são os pneus 245/60 all terrian 50/50, o qual faz muito barulho no asfalto, esta se jogando muito nas curvas não sei se é amortecedor, pois já estão 100kk, estou pensando em trocar os amortecedores pelos offshock para ver se melhora pois parece que a frente esta toda solta

2º vazamento nas mangueiras da turbina pinga óleo no chao

3º barulho irritante no painel lado carona

4º carroceria ringindo bastante, cheio de nheco necho, barulhos nas portas, tampa traseira, etc... vou ter que ir resolvendo por partes

bem estes são algumas inquietações que terei que resolver, se alguém já passou por isso e resolveu favor me retorne

saudações a todos

senajr
16/11/2013, 00:33
ROLAMENTOS POLIA

Prezado Kako,

Acho que você, pela data do post, você já resolveu o problema. Caso não, segue a solução que adotei na minha sorento 2005 a diesel.

Eu troquei os rolamentos das quatro polias inclusive a do tensor (é possível retirar a polia e trocar o rolamento). Veja o post 942 sobre a referência dos rolamentos SKF.

senajr
16/11/2013, 00:47
Eu não desmontei ainda....olhando o tensor por fora não percebi o rolamento, mas olhando na internet achei uma imagem que parece ter mesmo um rolamento ali que é possível trocar. Vou procurar ima imagem que tenho daquele sistema de polias...não achei.

Abraço,

Olá ffsias,

Segue fotos da polia e do rolamento da sorento 2005 (acho que é igual em todas).
Não sei se vai dar certo, mas, segue também uma página de um arquivo que tenho com algumas informações técnicas do motor da sorento 2.5 CRDI. Não posto inteiro porque tem 22 Mb.

Sds,
439446439447439448439449439450439452

ffsias
20/11/2013, 14:47
Olá senajr,

Ótimas imagens, ao que parece as polias são as mesmas. Tenho que achar um tempo pra fazer este serviço, já que eu mesmo vou fazer. Não perece ser difícil tirar o rolamento da polia.

Valeu!

Abraço,

Cerqueira
22/11/2013, 16:56
Olá, sou novo no fórum e espero que possam me ajudar...tenho uma sorento 2005 automática diesel motor 140cv...colocaram um frasco de aditivo para diesel no tanque e completou o tanque...resumindo o carro quando exige retomada, arrancada e em subidas solta muita fumaça preta e em determinadas subidas não passa de 40km/h...levei até uma mecanica bosch e me disseram que tem que limpar os bicos e descarbonizar, isso o dono da mecanica que disse, o mecanico falou: se o carro fosse dele gastava mais 5 a 6 tanque de diesel se voltasse ao normal blz!...mas se não voltasse teria que iniciar a resolver limpando os bicos e etc...Venho lendo os posts daqui do forum e le um onde o forista descreve uma solução de limpeza do coletor de admissão, EGR e seu bloqueio, legal!...seria esta uma das primeiras manutenções que resolveria o problema de minha sorento?...Agradeceria muito se alguém pudesse me ajudar, pois não me resta alternativa se não conseguir resolver, seria a de picotar o carro e vender as peças, pois a concessionária relatou possível problema com a bomba de alta e que esta peça custa R$ 12.000,00 nova na CSS!!! brincadeira!?...Fora os bicos R$ 2.500 a 3.000...No aguardo de alguem que possa me ajudar, obrigado!

ffsias
23/11/2013, 20:56
Olá Cerqueira,
Algumas Sorento tiveram problema com o tanque. Ele soltava o revestimento interno e começava a entupir tudo. Será que este aditivo não liberou alguma sujeira? Acho que era melhor olhar o filtro de combustível e ver o estado dele antes de meter a mão no motor.

ffsias
25/11/2013, 16:33
E outra: não compra nada em ccs sem pesquisar fora.

Ouro Diesel Soluções em Injeção Diesel Bomba Alta Pressao Kia Sorento 0 445 010 101 Originais de todos os fabricantes mundiais (http://www.ourodieselimports.com.br/kia-sorento-bomba-alta-pressao-common-rail-0445010101.html#)

Cerqueira
28/11/2013, 16:04
Olá ffsias, primeiramente muito obrigado pela ajuda, com relação ao problema o carro foi feito um tanque sob medida de inox com 50mil km após o problema do tanque tradicional que descreveu, capricho do ex dono...pois bem, achei uma mecânica aqui em São Paulo, mais preciso em Santo André que chama TEC VAN DIESEL, e o mecânico está fazendo um orçamento que provável ser bicos, bomba e válvula, estão orçando e aguardo o retorno, estou no início do 4° tanque de combustível com diesel pódium da BR...melhorou um pouco a questão da fumaça, mas a força ainda continua pouca em subidas...tudo está levando para o problema nos bicos e ou bombas...pode ser que fique entre R$2 e 5mil...mais aceitável do que o orçamento da css!!! Conversei com o mecânico e acho que vou pedir para fazer o serviço de isolamento da EGR, limpeza do coletor de admissão, conforme o procedimento do forista wolleo...o mecânico disse que é possível fazer...há!...outra coisa que percebi do defeito que encasquetei que era cambio...rsrs, mas me falaram que era a falta de combustível e bloqueio de segurança que faz este tranco quando da retomada de velocidade de 80 para 120km/h...Só fiquei agora mais esperto com a questão do orçamento do conserto, pois estamos na mão dos mecânicos, falo assim pois se ele falar que todos os bicos estão com defeito fica muito mais caro, mas como saberei dizer se caso apenas um estiver com defeito, entende!?...é complicado, mas quem mandou comprar um carro desse porte e não pensar nos problemas!?...não é?...agora é resolver da melhor forma e pagar! Mais uma vez obrigado pela ajuda e vou postar aqui o resultado. Abraço.

ffsias
30/11/2013, 21:44
Hoje fiz o freio dianteiro, troquei discos e pastilhas:

http://img.photobucket.com/albums/v450/ffsias/20131130_164101_zps324af318.jpg
http://img.photobucket.com/albums/v450/ffsias/20131130_161410_zpsa0bbb297.jpg
http://img.photobucket.com/albums/v450/ffsias/20131130_161355_zps02cd618c.jpg

Biancolini
03/12/2013, 05:02
Bom dia galera, a tempo acompanho o forum porem só agora me cadastrei, sou proprietário de uma Sorento EX 08/09, a poucos dias notei o barulho como se estivesse com pneus off-road andando no asfalto, como a concessionária mais proxima fica a 150km, fui num mecânico meu conhecido e detectamos rolamento dianteiro direito, li nas pag.71 sobre as especificações dos rolamentos, mas na auto peças que fui onde trabalha um amigo meu ele em contato com o fornecedor disse que troca o cubo completo e não só o rolamento!!!!, agora a peça chegou mas mesmo assim já negociei com o mecânico para vermos se realmente é troca do cubo completo ou se é possível trocar somento o rolamento, gostaria da opinião de quem já fez esse serviço em seu carro.
- e em algum post eu vi alguem que trocou o rolamento, mas por já ter sido trocado ele vai ter que trocar o cubo e alega ser diferente do modelo que alguem sugeriu pra ele pelo fato de ter abs, alguem sabe a descrição do modelo correto do cubo da Sorento.

Grato
Biancolini

Augusto Schimidt
03/12/2013, 16:34
Bom dia galera, a tempo acompanho o forum porem só agora me cadastrei, sou proprietário de uma Sorento EX 08/09, a poucos dias notei o barulho como se estivesse com pneus off-road andando no asfalto, como a concessionária mais proxima fica a 150km, fui num mecânico meu conhecido e detectamos rolamento dianteiro direito, li nas pag.71 sobre as especificações dos rolamentos, mas na auto peças que fui onde trabalha um amigo meu ele em contato com o fornecedor disse que troca o cubo completo e não só o rolamento!!!!, agora a peça chegou mas mesmo assim já negociei com o mecânico para vermos se realmente é troca do cubo completo ou se é possível trocar somento o rolamento, gostaria da opinião de quem já fez esse serviço em seu carro.
- e em algum post eu vi alguem que trocou o rolamento, mas por já ter sido trocado ele vai ter que trocar o cubo e alega ser diferente do modelo que alguem sugeriu pra ele pelo fato de ter abs, alguem sabe a descrição do modelo correto do cubo da Sorento.

Grato
Biancolini

Este barulho realmente é do rolamento dianteiro, é bem característico. Sim, é possível trocar apenas o rolamento, a não ser que seu cubo também esteja com problema mas acho difícil.

Eu troquei a mais ou menos 20 mil km e agora começei a escutar novamente este barulho que parece pneu mud, está no começo ainda mas já dá para notar. Vou verificar e se for rolamento dianteiro novamente vou ver se compro de outra marca, se achar é claro.

Algumas páginas atrás eu postei sobre esta troca do rolamento.

Abraço.

Biancolini
04/12/2013, 12:53
Boa tarde Augusto, depois de desmontado vimos que é possível trocarmos apenas o rolamento, tirado o mesmo e pra aproveitar já comprei pra trocar os dois dianteiros, o cubo que veio não tem os dentes por cima que faz a leitura pro ABS, de 460 pila do cubo, paguei 350 pila nos dois rolamentos e da mesma marca q o original, acho q hoje a tarde a viatura fica pronta.

Grato pela ajuda
próxima mexida agora verificar o EGR.

um abraço
Biancolini

Augusto Schimidt
04/12/2013, 14:58
Boas noticias Biancolini.

Me diz uma coisa, qual é código do rolamento original?

Comprei a marca cobra mas já está apresentando barulho novamente.

Abraço.

Biancolini
04/12/2013, 21:28
Augusto vou perguntar pro meu amigo amanhã dai ter passo

fiz a troca dos rolamentos dianteiros mas não notei grande diferença. acho que vou trocar os traseiros
alguem sabe referencia deles? codigo, tamanho, semelhante a algum outro de outro carro?

Valeu
Biancolini

Biancolini
05/12/2013, 10:13
Augusto o rolamento é da KBC - DAC-427639. o código são as medidas dele.
troquei mas ainda ta fazendo o barulho, menos mas tá, vou fazer um rodizio dos pneus e dar uma olhada no nível do óleo do diferencial.

GENETICO10
05/12/2013, 13:40
troquei mas ainda ta fazendo o barulho, menos mas tá, vou fazer um rodizio dos pneus e dar uma olhada no nível do óleo do diferencial.

Exatamente, troque por kbc ou timkem, esses são os melhores. Troquei os meus dianteiros duas vezes pelos da marca cobra ( chineses) e não duraram 4 meses. o traseiro direito eu troquei por outro da kbc e até agora 18 meses depois estão normais. Você encontrará rolamento kbc com otimo preço na "Rolamentos automotivos)
Segue o link ROLAMENTOS AUTOMOTIVOS (http://rolamentosautomotivos.com.br/categoria.php?cod_categoria=601328)

GENETICO10
05/12/2013, 13:48
Augusto vou perguntar pro meu amigo amanhã dai ter passo

fiz a troca dos rolamentos dianteiros mas não notei grande diferença. acho que vou trocar os traseiros
alguem sabe referencia deles? codigo, tamanho, semelhante a algum outro de outro carro?

Valeu
Biancolini

Trocar rolamento traseiro é complicado, pois tem que sacar o semi-eixo traseiro e é necessario fazer uma peça específica para sacar o rolamento. Precisa de um bom torneiro para executar o serviço. Digo por experiencia própria.

Veja este vídeo no youtube para ter uma idéia da complicação. O princípio de substituição do rolamento traseo da sorento é o mesmo.
Replacing Toyota Hilux Rear Wheel Bearings - YouTube (http://www.youtube.com/watch?v=LYg6z5coNmk)

Augusto Schimidt
05/12/2013, 17:28

Obrigado Biancolini,

vou trocar por estes desta vez.

[]'s

Augusto Schimidt
05/12/2013, 17:32
Exatamente, troque por kbc ou timkem, esses são os melhores. Troquei os meus dianteiros duas vezes pelos da marca cobra ( chineses) e não duraram 4 meses. o traseiro direito eu troquei por outro da kbc e até agora 18 meses depois estão normais. Você encontrará rolamento kbc com otimo preço na "Rolamentos automotivos)
Segue o link ROLAMENTOS AUTOMOTIVOS (http://rolamentosautomotivos.com.br/categoria.php?cod_categoria=601328)

Valeu a dica Genetico,

realmente estes rolamentos da cobra não são lá estas coisas, troquei os meus em fevereiro de 2013 e já foram pro saco, 20 mil km rodados, que droga:freaking:. Original é sempre original, não adianta tentar inventar muita moda, nem é tão mais caro pelo link que vc passou.

[]'s.

Biancolini
07/12/2013, 10:42
Fiz a troca dos rolamentos dianteiros, mas o barulho continua , fui em outra oficina que tem um elevador que consegue erguer a sorento, e descobri que o rolamento q tá fu... é do diferencial aonde conecta com o cardã, segunda ela vai pra oficina realizar esse reparo.

Só pra complementar na concessionária o rolamento dianteiro sai pela bagatela de R$572,00 e ainda tinha que esperar 7 dias pq eles tinham que pedir.

um abraço

Augusto Schimidt
07/12/2013, 11:42
Fiz a troca dos rolamentos dianteiros, mas o barulho continua , fui em outra oficina que tem um elevador que consegue erguer a sorento, e descobri que o rolamento q tá fu... é do diferencial aonde conecta com o cardã, segunda ela vai pra oficina realizar esse reparo.

Só pra complementar na concessionária o rolamento dianteiro sai pela bagatela de R$572,00 e ainda tinha que esperar 7 dias pq eles tinham que pedir.

um abraço

Biancolini,

quando for fazer o serviço tira umas fotos para melhor ilustrar qual é este rolamento.

Concessionária não tem como comprar peças, é um verdadeiro assalto.

[]'s.

ffsias
07/12/2013, 18:01
E falando com o dono de uma revenda de rolamentos...ele disse que cada vez mais os automóveis tem vindo com rolamentos específicos...ou com rolamentos que não tem como tirar, só trocando a peça inteira. Eles (os revendedores) tem sentido muito esta mudança no volume de vendas.

GENETICO10
08/12/2013, 18:20

um abraço

Olá, Biancolini.
Rolamentos do diferencial traseiro, ou da caixa de transferencia dianteira?
Seguinte: minha sorento estava com um ruído bastante acentuado na roda traseira lado direito. Levei na ccs e condenaram todos os rolamentos do diferencial. Achei bastante estranho o diagnósticos deles, pois esses rolamentos trabalham banhados em óleo e é muito dificil darem problema. fui em uma oficina que trabalha com diferenciais e o mecânico após avaliar o diferencial disse que não havia nenhum problema com os mesmos e que o barulho que eu estava ouvindo era do rolamento da roda ( que na verdade fica no semi-eixo). Indaguei sobre o barulho que se ouvia vindo do diferencial quando se girava as rodas traseiras levantadas e ele disse que é uma características do acoplamento das engrenagens e estrias do semi-eixo ao diferencial. Continuei com a pulga atrás da orelha e ele me mostrou uma Hilux, uma Ranger e uma L 200 Triton, todas 4 x 4 e todas faziam o mesmo tipo de ruído vindo do diferencial traseiro quando se girava as rodas traseiras com o carro levantado. Resumindo se fosse seguir a recomendação da ccs, teria trocado todos os rolamentos do diferencial traseiro sem necessidade quando o problema estava no rolamento da roda traseira. Troquei o Rolamento da roda e o ruído sumiu. O grande problema foi achar um torneiro mecânico que soubesse extrair o rolamento do semi-eixo, até que pesquisando na net vi o vídeo que coloquei no post 1051 e mostrei para o torneiro que fez a peça e agora está ganhando uma grana trocando rolamento de semi-eixo, inclusive prestando serviço para várias ccs.
Sendo assim, verifique tudo direitinho para não gastar dinheiro e não resolver o problema.
Espero ter ajudado de alguma forma.
Forte abraço.

JailsonMendes
08/12/2013, 23:54
Pessoal boa noite,

Gostaria de aproveitar a oportunidade e perguntar se alguém sabe me dizer se o compressor de ar quando liga faz um barulho chocho e se devo me preocupar com isto, se é normal? Este barulho começou a uns 30mil km atrás. Se precisar trocar sevem me informar onde encontro um mais em conta? Na concessionária me pediram 3mil.

Tenho uma Sorento 2008 a Diesel 2.5, já está com 170mil km, sou muito feliz com ela até então.

obrigado pelo retorno.

GENETICO10
11/12/2013, 05:35
Pessoal boa noite,

Gostaria de aproveitar a oportunidade e perguntar se alguém sabe me dizer se o compressor de ar quando liga faz um barulho chocho e se devo me preocupar com isto, se é normal? Este barulho começou a uns 30mil km atrás. Se precisar trocar sevem me informar onde encontro um mais em conta? Na concessionária me pediram 3mil.

Tenho uma Sorento 2008 a Diesel 2.5, já está com 170mil km, sou muito feliz com ela até então.

obrigado pelo retorno.

Olá, Jailson. No caso do compressor, passe primeiro numa ccs e informe o nº do chassi do seu carro e solicite o código da peça. Assim fica mais fácil procurar um similar a preço mais em conta. Também pode procurar no Mercado Livre que tem, só que usado. Pesquisando na net achei o seguinte: fabricante fornecedor = DOOWON 10PA17C. Códigos kia no e-bay e no Alibabá 16256-24330 16250-23500 e 6B092-0004. Espero ter ajudado.
Veja este link: Compressor Ar Condicionado Kia Sorento R$ 1400.0 - Auto Peças Vila Ema (http://autopecasvilaema.mercadoshops.com.br/compressor-ar-condicionado-kia-sorento_155xJM)
Forte abraço.

JailsonMendes
12/12/2013, 00:52
Valeu pela dica meu jovem.

Biancolini
12/12/2013, 13:06
Boa tarde, valeu a dica GENETICO, mas infelizmente o problema era nos rolamentos do diferencial.
eu liguei na ccs, e els queriam q eu manda-se o carro pra lá, dai eu perguntei oq eles fariam e o cara me disse bem isso mesmo, que colocaria no elevador e avaliaria pra saber aonde fazia o barulho, sendo assim fui na oficina de um amigo aqui em minha cidade e fizemos isso, tbm achei que fosse o rolamento da roda, mas com ela erguida rodando, e com o estetoscópio descobrimos o barulho no diferencial mesmo, ela foi desmontada na segunda, e na quarta ele me entregou show de bola tá uma "uva", só escuto o glé glé glé do motor agora.
Tbm achei estranho dar problema nesse rolamento por ele se banhado, mas infelizmente foi esse mesmo.
São dois rolamentos na verdade um grande e um pequeno, nos dois paguei R$540,00, mais R$295,00 de mão de obra com o óleo do diferencial.
OBS: pedi pro mecanico guardar as caixinhas, qdo eu pegar lá posto aqui os códigos.

um abraço

kako.carvalho.1
17/12/2013, 18:07
Ajuda da Galera do Rio, onde encontro o Filtro de combustível Wega JFC-K05-4 ???

Kako

GENETICO10
21/12/2013, 06:41
Ajuda da Galera do Rio, onde encontro o Filtro de combustível Wega JFC-K05-4 ???

Kako
Tente Mercado Livre ou Eletrocar SP.

GENETICO10
21/12/2013, 06:42
Aí galera, FELIZ NATAL E PRÓSPERO ANO NOVO A TODOS.

mombergue
22/12/2013, 12:10
Boa tarde pessoal, há algum tempo atras estava de namoro com uma Sorento 06/06 LX MT, o tempo passou, comprei uma Hilux, depois uma Amarok, tive que dar um passinho atrás e comprei uma Sorento EX AT 06/06. Estou com ela, e já comprei com o diagnóstico de intercooler com entrada de ar. Quando se acelera em baixa rotação faz um fumaceiro preto que dói. Tem q andar na manha. Já achei o intercooler usado vou trocar. Gostaria acho ela um pouco, (pouco não, muito) mole. Assim que peguei ela mesmo antes de vencer, troquei o oleo, coloquei o 10W40 semi-sintético da Total (126.000 km), andei lendo que o certo seria 0 5W30, mas levando em consideração a KM acho que o 10W40 tbm vai bem. Adicionei dois frascos de Militec. Troquei todos os filtros. Acho que o óleo 10w40 nesta Km, acrescido de Militec, vão trabalhar bem. A suspensão vai ter que ser trabalhada, gostaria de dicas sobre onde comprar peças de qualidade, ou se alguém já fez alguma adaptação para melhorar a estabilidade dela, pois balança muito. Meu uso é todo on-road, nada de off. Gostaria de dicas. Agradeço antecipadamente!!

ffsias
22/12/2013, 16:35
mombergue,

Dá uma olhada no manual. As de 140cv o manual recomenda óleo 10W30. Eu usei o 5W30 no inverno mas agora já voltei pra ele, e achei que o motor ficou com o giro mais suave.

Abraço,

mombergue
22/12/2013, 18:42
ffsias, então, eu dei uma olhada no manual, e ele admite até o 15W40, já ouvi posts muito esclarecedores aqui, sobre a brutal diferença que dá usar um oleo 5w30 e o 10w30, fiquei meio preocupado, mas como disse, para garantir a lubrificação mandei logo dois militec´s "pra dentro". Preciso de dicar para compra de peças em especial para a suspensão dianteira. Abraço!!

ffsias
22/12/2013, 20:38
Dá pra usar o 15W40, mas tem que observar a temperatura ambiente. O dono anterior colocou esta viscosidade e eu achava que na primeira partida, pela manhã, o barulho denotava falta de lubrificação, principalmente no turbo. Já o 5W30 achei que ocorria o contrário. Em temperaturas altas, parecia que o barulho aumentava. Vou usar agora só o 10W30.

Carlos4x4
24/12/2013, 09:02
Oi pessoal, feliz natal a todos.
Já falei em tópico anteriores sobre o tipo de óleo para a sorento, esses óleos da total são todos próprios para carros a gasolina podendo ser usado para o diesel, mas não atendem a classificação exigida pelo manual. Como a minha sorento ainda está na garantia, tenho que usar o óleo que a concessionária recomenda, dá última revisão foi o 05w30, no entanto, recebi uma dica de um colega aqui do forum de um novo óleo da shell L5 10w40 CJ 100% sintetico comprei um balde de 20 litros por R$500,00. Também vi num posto ipiranga um novo óleo 100% sintético XP 10w40 CI ao custo de R$360,00 o balde de 20L. Opinião pessoal, melhor custo benefício seria o da ipiranga com trocas a cada 7.500km do óleo e do filtro de óleo, trocando-se o filtro de combustivel a cada 15.000km, para quem usa o diesel S500, S50 e S10.
Abs.

ffsias
24/12/2013, 09:14
O problema é achar o óleo certo. Aqui a ccs me vendeu o 10w30, onde falava só em motores ciclo otto. Acabei comprando o Mobil 10w40 Flex, que apesar do nome também é recomendado para Diesel. Vou procurar estes da Shell que tu citou, o nome é L5 mesmo?

Abraço,

Carlos4x4
24/12/2013, 09:19
Monbergue, minha sorento até que é bem firme 2008/2009, tem uma produto(é uma fita de polimero, gel, uretano, sei lá o que) que se chama uretane power cushion,TTC do Brasil (http://www.ttcdobrasil.com/), acho que é assim que se escreve, que voce coloca nas quatro molas que promete melhorar a estabilidade nas curvas e outras coisas mais, alguém aqui do forum já colocou e gostou. Acho que daria para mandar fazer outras molas um pouco mais firme que ficasse do seu gosto.
Boa tarde pessoal, há algum tempo atras estava de namoro com uma Sorento 06/06 LX MT, o tempo passou, comprei uma Hilux, depois uma Amarok, tive que dar um passinho atrás e comprei uma Sorento EX AT 06/06. Estou com ela, e já comprei com o diagnóstico de intercooler com entrada de ar. Quando se acelera em baixa rotação faz um fumaceiro preto que dói. Tem q andar na manha. Já achei o intercooler usado vou trocar. Gostaria acho ela um pouco, (pouco não, muito) mole. Assim que peguei ela mesmo antes de vencer, troquei o oleo, coloquei o 10W40 semi-sintético da Total (126.000 km), andei lendo que o certo seria 0 5W30, mas levando em consideração a KM acho que o 10W40 tbm vai bem. Adicionei dois frascos de Militec. Troquei todos os filtros. Acho que o óleo 10w40 nesta Km, acrescido de Militec, vão trabalhar bem. A suspensão vai ter que ser trabalhada, gostaria de dicas sobre onde comprar peças de qualidade, ou se alguém já fez alguma adaptação para melhorar a estabilidade dela, pois balança muito. Meu uso é todo on-road, nada de off. Gostaria de dicas. Agradeço antecipadamente!!

Biancolini
24/12/2013, 10:01
Bom dia galera. passei pra desejar um FELIZ NATAL a todos, e conforme prometido as especificações dos rolamentos do diferencial traseiro.
Grande - TR369035 HL -
Pequeno - KB30306C -
444530444532

mombergue
24/12/2013, 15:57
Monbergue, minha sorento até que é bem firme 2008/2009, tem uma produto(é uma fita de polimero, gel, uretano, sei lá o que) que se chama uretane power cushion,TTC do Brasil (http://www.ttcdobrasil.com/), acho que é assim que se escreve, que voce coloca nas quatro molas que promete melhorar a estabilidade nas curvas e outras coisas mais, alguém aqui do forum já colocou e gostou. Acho que daria para mandar fazer outras molas um pouco mais firme que ficasse do seu gosto.

Olá Carlos, que coincidência, fui buscar a minha Sore ai em Rio Preto, era de um advogado criminalista. Vou ver este produto que você indicou. Agradço!

mombergue
24/12/2013, 16:08
Caros foristas, hoje fuçando, achei um site de catalogo on-line, interessante para saber o que é fornecido e numeros originais, vejam:

Kia Parts - Genuine OEM Kia Auto Parts Online (http://www.kiapartsnow.com/)

Abraços!!

Carlos4x4
24/12/2013, 19:53
Como já disse acho o melhor custo benefício o ipiranga, mas o o óleo da shell é uma especificação acima: ipiranga CI e shell CJ, segue endereço dos sites onde tem a ficha tecnica dos dois óleos.
http://www.naclub.com.br/uploads/produtos/11081001581.pdf
http://www.lubcenter.com/FICHAS%20TECNICAS/shell/fispq%20shell/RIMULA%20R5%20LE%2010W40-21%203277-7468.pdf

O problema é achar o óleo certo. Aqui a ccs me vendeu o 10w30, onde falava só em motores ciclo otto. Acabei comprando o Mobil 10w40 Flex, que apesar do nome também é recomendado para Diesel. Vou procurar estes da Shell que tu citou, o nome é L5 mesmo?

Abraço,

Carlos4x4
24/12/2013, 19:56
Alguém já trocou o óleo do câmbio automático da sorento, o manual só fala para conferir, não preve trocas em nenhuma das revisões, mas tenho pesquisado a respeito e as informações que tive recomendam a troca, opinem.

ffsias
24/12/2013, 20:37
Obrigado Carlos, já havia achado no site da Shell. Só que já fiz pesquisa a procura de óleo e ninguém tem....O mais comum é achar o 15w40 para o Diesel.

mombergue
25/12/2013, 16:29
Alguém já trocou o óleo do câmbio automático da sorento, o manual só fala para conferir, não preve trocas em nenhuma das revisões, mas tenho pesquisado a respeito e as informações que tive recomendam a troca, opinem.

Carlos, o ideal é trocar sim!!! Óleo "eterno" não existe. Com o tempo vai perdendo as suas propriedades com certeza. O oleo indicado no manual e não encontrei, o substituto dele pelo que andei dando uma olhada é o Motul Multi ATF. Pretendo fazer a troca deste oleo/fluido ainda este ano, só estou procurando um precinho melhor, eis que no varejão ele custa salgados 80,00 reais em média. Mas mesmo assim é barato perto do perigo que é não trocar. Abraço!

ROBERTO NERY
25/12/2013, 18:05

Kako

No manual do Sorento a Diesel existe duas especificações de óleo 5W40 e 5W30, a TOTAL tem os dois sendo que o melhor especificado é o abixo discriminado, foi lançado recentemente e tem preço muito melhor que MOBIL que é um "roubo".

Especificações abaixo:

Preço em torno de R$ 38,00, comprei uma caixa com 24 litros para guardar para as minhas próximas trocas (cada troca são 8 litros no Sorento), quantos litros leva o Korango. No Rio de Janeiro tem para vender na "LubriRace", Rua São Francisco Xavier, 605 - Maracanã - tel. (21)2428-7928 e (21)7818-6804 falar com Jorge Mello, ele é distribuidor da Total no Rio.

Restitution.aspx (http://www.lubadmin.com/Restitution.aspx?Marque=2&Famille=4&Type=2&Language=6&Site=7&Parametre1=2)

Site da TOTAL:
óleo motor, fluido freio, TOTAL Quartz - TOTAL Lubrificantes do Brasil : Veículos Leves (http://www.totalbras.com.br/Lub/lubBR.nsf/VS_OPM/0E197671826FE0ACC1256F380032414A?OpenDocument)

ROBERTO NERY
25/12/2013, 18:08
Esta loja que citei na Rua São Francisco Xavier, 605 vende os filtros todos do Sorento (óleo, ar , ar condicionado e filtro de combustível ) todos com bom preço.

joaopg
02/01/2014, 11:21
Prezados, Bom Dia;
Estou retornando ao fórum, após 2 anos sem um 4x4 Diesel. No passado tive um Gran Sportage 4x4 TDI, e a equipe e participantes do 4X4Brasil me ajudaram muito. Agora preciso mais uma vez das orientações.
Acabei de adquirir um Sorento EX 08/09 Automática (VGT 4x4 170cv) com 109.000km. Como não tenho o histórico detalhado do ex-dono (adquiri em concessionaria no Rio de Janeiro - EuroBarra) estou querendo fazer uma revisão geral no carro. Pelo adesivo colado no carro, a última troca de óleo, foi usado o padrão (fora da especificação do manual) 15w40, e o pouco que mexi, os filtros de ar do motor e do ar condicionados estavam péssimos. Demonstrando que o carro não foi bem atendido nos últimos 20.000km. Antes disso há os carimbos da concessionaria (Premium - Rio de Janeiro).

Tenho sentido alguns problemas, como:
1 - quando estou iniciando a aceleração do carro, as vezes, entre 20 e 40km/h, ao trocar de marcha, parece que o carro perde a referencia de aceleração, e fica sem aceleração. O giro cai para 1000rpm e fica assim por uns 3 segundos. Isso só ocorre quando estou dirigindo bem "relax", pois quando piso com um pouco de força não vejo essa falha acontecer. Me parece falha no acelerador eletrônico, vocês já observaram isso?
2 - desgaste acentuado na parte interna nas rodas dianteiras, mas já foi identificado folga nos braços axiais. Já estou providenciando a troca.
3 - alguns trancos na mudança de marcha ou mesmo alterando a posição do cambio. Acho que pode ser o cardam que deve estar com as cruzetas ruins ou sem lubrificação. Tive esse mesmo problema com a Sportage, mas ela tinha 290.000km.
4 - barulho na direção, ao girar o mesmo, independente da quantidade do giro. Perece com um barulhinho de motor elétrico, ou que a carcaça de plastico esta raspando em algo. Neste feriado estive olhando melhor por baixo da direção e vi que um dos forros térmicos (debaixo do carpete) havia se desprendido e estava roçando a barra de direção. Arrumei,mas não fez diferença.
5 - falha no ajuste da altura de altura do banco do motorista (ajuste elétrico). Ambos ajustes de altura (dianteiro e traseiro) do banco elétrico do motorista estavam fora de funcionamento. Em visita ao eletricista, conseguimos repor o ajuste da altura dianteira, mas detectamos que a caixa de acionamento (botões) já foi adaptado, pois não tem os dois movimentos independentes, e um dos motores está queimado. Está difícil de achar as partes para arrumar!!
6 - Ar-condicionado gelando quase nada, mas que melhorou bastante depois de uma carga de gás. Por orientação do mecânico especializado em refrigeração automotiva que sempre utilizo, ele me orientou a trocar o filtro do gás de refrigeração (um sistema de filtragem que fica ao lado do radiador do ar-condicionado) que com o tempo vai entupindo e perdendo a função. Essa ainda não troquei, mas estou pensando nisso (não é minha prioridade).

Quanto a Revisão Geral, pretendo fazer tudo que o manual solicita para os 120.000km, e agora para os 110.000km apenas a troca de óleo do motor, Filtros de Ar do motor e do ar-condicionado (já troquei devido ao péssimo estado do que estava instalado), filtros de Diesel e Óleo, e água do radiador (aplicando o aditivo)
Tenho lido os tópicos e até agora não vi se alguém postou uma listagem com referencia das correias, filtros, esticador, óleos, aditivo para radiador, etc. Vi muita discussão, mas nenhuma indicação de produto final, tipo modelo e fabricante. Alguém pode me indicar o melhor (custo-beneficio) para o óleo do motor (se possível galão de 20l).
Outra coisa, alguém já trocou o óleo da caixa e da transmissão? Esse eu estou pensando em fazer em alguma concessionaria (o problema é que sou de Resende-RJ, e a concessionaria lá é bem fraca. Tem alguma boa por perto, pode ser Rio de Janeiro ou Vale do Paraíba, no interior de São Paulo.

Desde já, muito obrigado pela atenção e ajuda. Conforme eu consiga a especificação de algumas partes eu divulgarei aqui.

Feliz 2014 para todos!!!

João Paulo
Sorento EX 2.5 08/09 (VGT 170cv)

ROBERTO NERY
08/01/2014, 18:21

Especificações abaixo:

Site da TOTAL:

Está loja também vende todos os filtros do carro.

kako.carvalho.1
08/01/2014, 20:00
Caro Roberto, Pelo que entendi na sua apresentação, você trocou sua Sorento , pelo Mohave ??? ou tem os dois,... Também estou estudando essa troca, você poderia me dizer o que acha do Mohave ???

Especificações abaixo:

Site da TOTAL:

Está loja também vende todos os filtros do carro.

ffsias
08/01/2014, 20:45
A especificação dos óleos recomendados é diferente entre os motores de 140cv e 170cv.

ROBERTO NERY
10/01/2014, 00:07
Caro Roberto, Pelo que entendi na sua apresentação, você trocou sua Sorento , pelo Mohave ??? ou tem os dois,... Também estou estudando essa troca, você poderia me dizer o que acha do Mohave ???

Foi isso mesmo, comprei uma MOHAVE 09/10 com 47.000 Km, comprei em Maceió e trouxe para o Rio dirigindo, o carro é espetacular, um verdadeiro foguete 250HP com 50 k de torque, quando você acelera forte você literalmente "senta no banco", o carro tem vários opcionais como controle de estabilidade e capotagem, memória para bancos,volante e espelhos, para duas pessoas. Se quiser como você mora no Rio, me contate que deixo você dar uma volta.Eu antes de comprar dei uma volta em uma que estava a venda em Niterói e fiquei encantado. No tópico da Mohave, diferente do acontece neste eu não vi nenhum problema relatado, apesar que temos que levar em conta que são bem menos carros e talvez poucas pessoas alimentem o tópico. http://www.4x4brasil.com.br/forum/suv-s-sport-utility-vehicles/75967-quem-tem-mohave-25.html ,qualquer coisa me mande um Email. dulcetti@gmail.com.

joaopg
10/01/2014, 16:38
Prezado Roberto, Boa tarde;

Obrigado pela resposta, porem nesse meio tempo, tenho feito outras pesquisas e busquei me informar melhor sobre classificação de óleos para poder definir qual olho comprar. Estou preparando um material legal para postar aqui sobre codificações de filtros, possíveis modelos de óleos, etc. Mas ainda falta alguns itens para fazer uma material legal.
Quanto ao óleo, infelizmente o Total que você indicou não atende as especificações solicitadas no Manual, pois alem de 5W30 ou 5W40 o óleo deve atender ou ser superior a classificação API CH. Essa classificação é importante quando olhamos as caracteristicas diferente da viscosidade propriamente dita, ou seja, essa classificação marra critérios como espessura do filme, capilaridade entro outras.
O Oleo da Total: Quartz INEO MC3 5W30 apresenta API CF (para motores diesel temos que olhar a classificação "C", pois a "S" e para motores a gasolina ou Etanol. O grau de classificação segue a ordem alfabética, sendo que A é a mais antiga e consequentemente a pior.
Para atender o solicitado para a Sorento (170cv) até o momento só achei o Mobil 1 Turbo Diesel Truck 5W40, que apresenta uma classificação API CJ-4, que é a melhor classificação exitente atualmente. O valor é salgado mesmo, pr volta dos R$52,00 o litro!!!João Paulo

Carlos4x4
18/01/2014, 10:17
Muito bem exposto, já havia falado sobre isto em tópicos anteriores, realmente o único óleo que atende as especificações do manual é este mobil que vc citou, no entanto, existem dois novos lançamentos da shell e da ipiranga, classificação 10w40 CJ(SHELL) e 10w40 CI(IPIRANGA), que se vc analisar a ficha técnica deles vai verificar que é muito próximo da classificação do mobil, sendo em alguns quesitos até melhor. Encontrei o da shell balde de 20 litros por R$500,00 direto com um distribuidor e o da ipiranga balde de 20 litros por R$360,00 num posto ipiranga na beira da estrada. Detalhe os dois óleos são 100% sintéticos. Segue a ficha técnica de todos eles para vocês fazerem a comparação e tirarem suas próprias conclusões. Abs. Ficamos no aguardo do seu material para enriquecer este assunto.
http://mobil.cosan.com.br/sites/default/files/Mobil_Delvac_1_5W-40_v1.pdf
http://www.lubcenter.com/FICHAS%20TECNICAS/shell/fispq%20shell/RIMULA%20R5%20LE%2010W40-21%203277-7468.pdf
http://www.naclub.com.br/uploads/produtos/11081001581.pdf

Prezado Roberto, Boa tarde;

Obrigado pela resposta, porem nesse meio tempo, tenho feito outras pesquisas e busquei me informar melhor sobre classificação de óleos para poder definir qual olho comprar. Estou preparando um material legal para postar aqui sobre codificações de filtros, possíveis modelos de óleos, etc. Mas ainda falta alguns itens para fazer uma material legal.
Quanto ao óleo, infelizmente o Total que você indicou não atende as especificações solicitadas no Manual, pois alem de 5W30 ou 5W40 o óleo deve atender ou ser superior a classificação API CH. Essa classificação é importante quando olhamos as caracteristicas diferente da viscosidade propriamente dita, ou seja, essa classificação marra critérios como espessura do filme, capilaridade entro outras.
O Oleo da Total: Quartz INEO MC3 5W30 apresenta API CF (para motores diesel temos que olhar a classificação "C", pois a "S" e para motores a gasolina ou Etanol. O grau de classificação segue a ordem alfabética, sendo que A é a mais antiga e consequentemente a pior.
Para atender o solicitado para a Sorento (170cv) até o momento só achei o Mobil 1 Turbo Diesel Truck 5W40, que apresenta uma classificação API CJ-4, que é a melhor classificação exitente atualmente. O valor é salgado mesmo, pr volta dos R$52,00 o litro!!!João Paulo

JEAN RS
18/01/2014, 13:41
Ola
tenho observado na minha sorento que quando aciono 4x4 e faco curvas em baixa velocidades em terreno seco, a rodas trazeiras dao umas travadas, isso e normal, alguem ja notou isto, e tb quando acelero estou ouvindo alguns estralos na roda dianteira creio que seja homocinetica ou isto e normal, bem uma ultima pergunta, quando acionada a tracao 4X4 high, ate que velocidade pode rodar?

JEAN RS
18/01/2014, 13:48
outra coisa estou notando que aha muito barulho na carroceria e amortecedores, alguem ja pediu nas css para reapertar a o carroceria? e isso resolveu? Parou a barulheira? tambem estou com umidade e um pouco de vazamento nas mangueiras do turb o enormal ou tenho que reapertar

ffsias
18/01/2014, 14:25
O sistema de 4x4 da Sorento não é para ser usado em terreno com boa aderência. Ele não tem o diferencial central e pode causar desde quebra até acidente. O high é o 4x4 sem a reduzida (low).

joaopg
20/01/2014, 21:57
Prezado Carlos, Boa Noite;

Dei uma estudada nesses três óleos que você indicou, e se for cumprir a risca o que diz o manual ainda ficamos restrito aos óleos da Mobil, agora com essa outyra possibilidade: Mobil Delvac 1 5W40, que pode ser adquirido em galão de 20l (provavelmente tem um valor menos salgado que o Mobil 1 Turbo Diesel Truck 5W40). Porém é bem adequado consideramos os 10W40 (no caso o "Shell Rimula R5 LE 10W-40" ou "IPIRANGA BRUTUS EXTREMA PERFORMANCE 10W40") pois por se tratar de um veiculo mundial o Manual contempla a utilização desse carro em paises onde pode-se chegar a temperatura realmente baixa, diferente da maioria dos lugares do Brasil, Com exceção das serras gauchas ou catarinenses. Fora esses lugares, não vejo problemas da utilização do 10W40 (respeitando o critério de API CJ ou superior).
Aproveitando nossa discussão vou escrever sobre os demais itens vou escrever sobre alguns componentes de troca que estou conseguindo identificar e trocar fora da concessionaria (ex: outros fluidos do veiculo e filtros). Preciso levantar as referencias de correias e do esticador se der.

João Paulo

bmarconi
22/01/2014, 10:24
Prezados,

Sou leitor assíduo deste fórum mas só agora achei ter algo útil para postar, referente ao meu sorento 2006/2007, diesel, 140 cv. Vou aproveitar para postar minhas impressões sobre o mesmo, com base na minha experiência.

Comprei esse veículo pouco mais de um ano e meio atrás, com cerca de 84.000km e agora está com 105.000km. Esses pouco mais de 20.000 km foram rodados em condições variadas, mas cerca de 65% na cidade, em percursos curtos.

No geral considero o veículo muito bom, apesar de achar que a média de consumo, entre 7 e 7,5 km/l deveria ser melhor. Também acho que a suspensão é um pouco mais desconfortável do que seria ideal, mas não chega a ser algo de outro mundo, quando comparado com as qualidades.

O principal ponto positivo para mim é o desempenho em estradas, inclusive em aclives e ultrapassagens, onde o motor é realmente excelente.

Agora, vamos aos problemas. Algumas semanas atrás passei a enfrentar, subitamente, problemas com fumaça preta e perda de potência, sobretudo por volta das 2000 RPM's. Apesar do meu medo de problemas com a válvula EGR, bomba injetora ou bicos, fiquei muito feliz ao descobrir que havia sido apenas uma rachadura na mangueira que liga o intercooler ao turbo, fazendo com que menos ar fosse admitido e a consequente queima incompleta de diesel e perda de potência.

Aí vem a dica para deixarmos de lado as peças originais da Kia: a mangueira foi substituida por uma da Ford Ranger, fácil de achar, a um custo bom (R$50,00) e que se encaixou perfeitamente, sem precisar de gambiarras.

Agora, por falar em gambiarras, gostaria de algumas dicas, se alguém já tiver enfrentado:

Existe algum amortecedor compatível com os originais? Alguém já usou os da offlimits/offshox? Em caso positivo, qual a impressão?

E problemas com congelamento do sistema de ar-condicionado, alguém já vivenciou? Em caso positivo, qual foi a solução?

Desde já agradeço a atenção.

GENETICO10
24/01/2014, 02:23
Boa tarde, valeu a dica GENETICO, mas infelizmente o problema era nos rolamentos do diferencial.
eu liguei na ccs, e els queriam q eu manda-se o carro pra lá, dai eu perguntei oq eles fariam e o cara me disse bem isso mesmo, que colocaria no elevador e avaliaria pra saber aonde fazia o barulho, sendo assim fui na oficina de um amigo aqui em minha cidade e fizemos isso, tbm achei que fosse o rolamento da roda, mas com ela erguida rodando, e com o estetoscópio descobrimos o barulho no diferencial mesmo, ela foi desmontada na segunda, e na quarta ele me entregou show de bola tá uma "uva", só escuto o glé glé glé do motor agora.
Tbm achei estranho dar problema nesse rolamento por ele se banhado, mas infelizmente foi esse mesmo.
São dois rolamentos na verdade um grande e um pequeno, nos dois paguei R$540,00, mais R$295,00 de mão de obra com o óleo do diferencial.
OBS: pedi pro mecanico guardar as caixinhas, qdo eu pegar lá posto aqui os códigos.

um abraço
Olá, Biancolini, ode você conseguiu os rolamentos? Poderia me passar o nome e o telefone da loja? Antecipadamente grato.

Biancolini
06/02/2014, 18:59
Boa tarde GENETICO, comprei os rolamentos aqui na minha cidade mesmo, mas a loja consegui eles em São Paulo.
Comprei na AUTO REAL (42)3532-1035.

Guigao
14/02/2014, 01:00
Caros foristas, vendi minha nave (motivos pessoais). Um grande carro, só quem tem, sabe o que falo... Um grande abraço a todos e que constituem essa maravilha que é esse fórum, continuem nesse padrão! Abraço a todos.

Ex: Sorento 2.5 TVG 170 Hp Mec. 2008/2008

GENETICO10
15/02/2014, 18:05
Boa tarde GENETICO, comprei os rolamentos aqui na minha cidade mesmo, mas a loja consegui eles em São Paulo.
Comprei na AUTO REAL (42)3532-1035.

Valeu, Biancolini. Grato pela informação. Eu comprei na MAJO AUTOPEÇAS. Aproveitei e troquei logo os 4 rolamentos do diferencial ( os 2 rolamentos do pinhão e os 2 laterais da coroa)

jemf42
18/02/2014, 21:50
Boa noite Pessoal.
Pretendo comprar uma Sorento Ex diesel AT 2009, como nunca tive carro da Kia estou um pouco receoso quanto a manutenção, consumo, e futuramente mercado para venda. Estou com receio da acelerada depreciação do veículo. Pelo que li a grande maioria está bem satisfeito com o veículo, eu acho que vou gostar. Alguém poderia contribuir com algumas opiniões a respeito?

drosssor51
24/02/2014, 21:10
Boa noite...

Se alguém puder me ajudar, ficarei grato..!

Como reconhecer visualmente uma Sorento 2008 M/T como 140cv ou como 170cv?
Existe alguma peça ou modelo de turbina visualmente diferente?

Obrigado

drosssor51
25/02/2014, 16:01
Pessoal, boa tarde.

Meu pai acabou de comprar uma kia Sorento 2008 M/T com geometria variável, ela esta com 67mkm com aspecto impecável.
Confesso que fiquei meu muito satisfeito com a potência e torque, conforme alguns relatos, realmente parece um carro 2.0.
O silêncio do motor a diesel impressiona, principalmente para mim, que ando de F1000 com MWM 229...kkk

O primeiro passo agora é efetuar a troca de óleo imediata, independente do hodômetro.

Lendo o manual e pesquisando na net, encontrei alguns que atendem as especificações exigidas pelo fabricante.

São eles:
Castrol Magnatec
Sobre Castrol Magnatec 5W-40 | Totalmente sintético para motores gasolina e diesel (http://www.castrol.com/castrol/sectionbodycopy.do?categoryId=9006771&contentId=7077676)

Castrol EDGE
Castrol EDGE Turbo Diesel 5W-40 | Características e Motores Recomendados | Castrol EDGE (http://castroledge.com.pt/oils/turbo-diesel-5w-40)

Texaco/ Havoline ultra s
https://www.texaco.com.br/negocios/lubrificantes/produtos/produto.aspx?id=0f6374e8-ebba-4afa-87f8-bd03255e8bd2

Alguém já usou algum destes lubrificantes?
Alguma dica para um iniciante em Sorento??

abç

Paulo M C Lopes
27/02/2014, 07:01
Pessoal, boa tarde.

Meu pai acabou de comprar uma kia Sorento 2008 M/T com geometria variável, ela esta com 67mkm com aspecto impecável.
Confesso que fiquei meu muito satisfeito com a potência e torque, conforme alguns relatos, realmente parece um carro 2.0.
O silêncio do motor a diesel impressiona, principalmente para mim, que ando de F1000 com MWM 229...kkk

O primeiro passo agora é efetuar a troca de óleo imediata, independente do hodômetro.

Lendo o manual e pesquisando na net, encontrei alguns que atendem as especificações exigidas pelo fabricante.

São eles:
Castrol Magnatec
Sobre Castrol Magnatec 5W-40 | Totalmente sintético para motores gasolina e diesel (http://www.castrol.com/castrol/sectionbodycopy.do?categoryId=9006771&contentId=7077676)

Castrol EDGE
Castrol EDGE Turbo Diesel 5W-40 | Características e Motores Recomendados | Castrol EDGE (http://castroledge.com.pt/oils/turbo-diesel-5w-40)

Texaco/ Havoline ultra s
https://www.texaco.com.br/negocios/lubrificantes/produtos/produto.aspx?id=0f6374e8-ebba-4afa-87f8-bd03255e8bd2

Alguém já usou algum destes lubrificantes?
Alguma dica para um iniciante em Sorento??

abç

Olá gente
Sendo amplo a todos, tentarei resumir minha experiencia e o que aprendi neste foro, meio que uma revisão geral sobre nossas kia Sorento diesel:

A minha é uma EX 2007 Mecanica 2.5 CRDI , apesar de ter dúvidas a princípio se 140 CV ou 170 CV, creio poder afirmar hoje que é uma 140 CV, é o que consta no documento e na nota fiscal.

Minha dúvida inicial surgiu por ser este ano 2007, o ano de transição de 140 para 170 CV, então houve tb a mudança do turbo WGT para VGT, creio ser esta a mudança que possibilitou os 170 CV no mesmo motor D4CB, inclusive com alterações na programação do comando central e talvez na eletronica (chip) na central de comando.

Apesar dos problemas que vou relatar, meio coletânea de minhas experiências e relatos de todos, quero declarar que este jipão mais confortável, é a meu ver apaixonante, fácil de estacionar por sua grande capacida de angulo de direção e rodas posicionadas bem perto da frente e da trazeira, então uma capacidade de giro fantástico levando em conta o tamanho. Além da economia . especialmente os de 140 CV, motor altamente elástico mesmo sendo um 16 V, suspensão apesar de transmitir os defeitos do piso, passa uma sensação de estabilidade que não encontrei em nenhum dos SUVs mais badalados, suspensão esta regulada pela Porsche, em piso liso então é um avião na estrada.
Amortecedores originais se desgastam mesmo por volta dos 50mil K, em meu caso os dianteiros vazaram óleo nas soldas dos cilindros com os olhais inferiores, a meu ver solda de má tecnologia, nestes originais que parecem ser NAKATA da Malásia li em algum lugar. Atualmente uso KYB japoneses (KAYABA), e muito satisfeito.
Com respeito a filtros recomendo muita atenção, mesmo comprando na concessionária, as vezes te aplicam qualquer coisa, até do Kia Bongo já quizeram me vender, algumas não são nada confiáveis, haja visto relatos de aplicação de óleos fora do padrão exigido pelo manual, que recomenda claramente óleo 5w 40w para nossas condi''cões de temperatura, já que o Brasil varia muito de 40 a -5 graus C dependendo da região. E ATENÇÃO sintético puro API SJ ou superior, Então em termos de óleo são vários aceitáveis, MOBIL, TOTAL, HAVOLINE, etc.. desde que correspondam as exigencias e que sejam para diesel, naturalmente que estes são um pouco mais difíceis de achar, não pode é querer encontrar em posto Petrobrás, Ypiranga etc.. este tipo de óleo.
Já vi gente colocando óleo Brutus da Ypyranga 15 w 40 w semi sintético, óleos para motores pesados de caminhões clássicos.
Estes motores 16 válvulas com sistema common rail e turbinas WGT e VGT nescessitam que o óleo seja fino imediatamente na partida (5W) para permitir a correta lubrificação dos turbos e como diz no manual sempre aguardar pelo menos 1 minuto em marcha lenta ao ligar, e tb ao desligar.
Voltando ao assunto filtros de combustível, os mais comuns de encontrar fora os originais (que são fabricados pela Mahle) são os WEGA, aqui vem o cuidado!!!! até 2003 seriam os JFC K05/1 , daí até 2006 usam os JFC K05/2, e de 2007 e 2008 os JFC K05/3 ainda para alguns 2006 e alguns 2007 140 CV, então é meio confuso mesmo, já os de 170 CV usam JFC K05/3 em 2007 e JFC K05/4, dái em diante parece que as diesel usam sempre os /4, mas sempre é bom olhar o filtro original do carro e olhar alguma tabela de conversão para garantir, kia versus Wega. Cuidado com os filtros das sorentos a gazolina !!! são diferentes..
Já os filtros de óleo não tem problemas são sempre o mesmo modelo da Wega, os de cabine tb, e os de ar, tudo tranquilo.
Estas variações permeiam toda a montagem da Kia neste período, não se esqueçam que compartilham as peças com carros da Hiunday tb, já que do mesmo grupo na Coréia do sul. então é uma salada de códigos das peças realmente.
Por hoje vou parar um pouco, cansaço. e temos ainda muita info:
Os famosos apagões de motor, era o tanque? ou o diesel? ou algo mais?
E as peças do rail, sensores e válvulas? Elas tb sofrem com os nossos diesels, coloquei no plural porque isto é uma verdadeira lambança Brasileira, existem vários óleos diesel pelo país....E estes carros foram feitos para rodar na Europa, etc.. mesmo na América latina se encontra oleo diesel de boa, aqui é uma salada por região, sabiam..? Pode ter faltado a famosa tropicalização, lembram? mas mesmo assim nossas Sorentos resistem bem, só precisam de alguns cuidados especiais.
Abraços e em breve tomo a liberdade de encher mais as cabeças de VCs, RSRS..

drosssor51
27/02/2014, 19:07
Bons relatos Paulo.

Já que você falou sobre filtros, ainda pesquisando na net, achei uma marca chamada Japanparts.. fiquei meio desconfiado mas o cara disse que era o mesmo do original...

ainda desconfiado...

Paulo M C Lopes
01/03/2014, 16:10
Gente
Estes filtros Japan Parts são bem conhecidos, inclusive alguém me comentou que a marca foi comprada por uma outra marca forte conhecida, não lembro agora, mas são muito usados, inclusive algumas CSS da SSangyong o usam para Kyron, Action etc.. (cartuchos) , são bem confiáveis, eu particularmente apesar de ter feito contato uma vez com o vendedor (Mato grosso do Sul) acredito traz do Paraguai, Quero dizer que evito usar outras marcas de filtro para o óleo do motor, porque a diferença de preço não compensa creio, só experimento outras marcas nos filtros de combustível, ar do motor, cabine. Mesmo assim só usei Wega, por não ter encontrado outro aqui no Rio, Descobri recentemente um distribuidor da Mahle, que são os fabricantes do filtro original para a Kia, ando tentando descobrir se vendem os modelos da Sorento aqui no Brasil, estou por tentar no site da Mahle Metal leve, que é quem vende os Mahle no Brasil.
O motivo de não arriscar com o filtro de óleo é a sensação de que quando o sensor de pressão de óleo do motor avisa alguma coisa, em geral já pode ser tarde, já os outros (combustível, ar, cabine) não são tão sujeitos a danos se o cidadão tiver um mínimo de senso dos períodos de troca.Não são tão críticos a meu ver.
Em contários de 2 ou 3 anos atrás Wolleo e outros feras, falavam dos problemas de apaguões de nossas Sorento e ( acontece com outros suvs diesel tb, inclusive pickups nacionais).
E depois de muito ler e fuçar, cheguei à conclusão de que são vários os fatores, tipo desastre de aviação, como sempre , primeiro começa mesmo com o tanque, pois é metálico, ainda na garantia enferrujou, gerou entupimentos e aconteceram os apaguões, isso lá por 2009, foi trocado o tanque na garantia e desentupido tudo, então de vez em quando retirar a bóia pescador com cuidado (embaixo do banco trazeiro 0 para limpar tudo e observar o estado do tanque é importante, segundo procurar abastecer em postos de aparente boa manutenção de seus tanques e qualidade de combustível, atualmente estamos na fase do S10, depois de passarmos por S50, diesel aditivado, diesel com inclusão de biodiesel, etc.. toda a "viagem"da Petrobrás", melhorou o diesel, sim, mas que processo maluco e sofrido de retirada do enxôfre etc..!! Infelizmente coisa de brasileiro e sua mania de marketing, antes de resultados técnicos, rsrs..
O mais importante causador do problema a meu ver é que os postos deveriam ter uma manutenção mais correta de seus tanques, explico, aos que não sabem , os postos deveriam ter todos tanques de plástico, isto não é uma verdade em todos eles, segundo a manutenção dos sistemas de depuração/decantação de impurezas quase não existe em sua maioria, quero dizer sistemas de tubos e bombas que sugam a parte de baixo dos tanques retirando as impurezas, ferrugem, água, etc.. que ficam no fundo deles, da onde vem a água do nosso diesel, só Deus sabe, as ferrugens e impurezas sabemos de outros tanques, e tubulações do caminhão , do distribuidor de segunda etapa, ou de terceira em algumas cidades do interior, ou na periferia de grandes cidades, batismos realizados por alguns, etcc...
Em posts anteriores aqui do forum, li que alguns em São Paulo conseguiram fabricar tanques para a Sorento em material plástico, não me lembro quem, tem que fuçar nos posts passados, eu ainda vou fazer isso,.
Reparem que todos os veículos diesel no Brasil sofrem com a má qualidade de controle da cadeia de distribuição, apenas nosso carro por não ser tropicalizado, quero dizer preparado para esta condição absurda, sofre mais com isso. A Sorento tem um filtro cilíndrico , uma tela plastica no pescador para deter partículas grandes, e depois olhei para ver se haveria algun outro pré-filtro mas não encontrei, e como nào existe na Sorento filtro separador, contamos apenas com a cabeça do filtro de combustível que entre outras coisas é aquecedora tb, preparação para lugares frios, mas ali existem 2 palhetas de aço que fazem o controle de admissão exaustão do combustível ( ou seja a bomba manual) mestas palhetas se agarram sujeiras e ferrugem, gerando problemas tb, isso já foi largamente citado em postos anteriores.
Então nosso filtro trabalha com decantação deixando a água e outros mais pesados na parte de baixo do filtro, aonde então o sensor avisa no painel sobre a presença de água que em geral nunca vem só, impurezas tb.
Nossos caminhões e ônibus, usam filtros , pré filtros e o scambau a quatro, tanques especiais, mas mesmo assim com toda a experiencias dos camioneiros, mesmo assim volta e meia problemas na bomba de alta, bomba injetora, etc.. que mais sofrem com a nossa famosa mistura nos distribuidores, quem viaja tem que tomar mais cuidado ainda nos postos das estradas e no interior, aí então é terra de faroeste, terra sem lei entendem?
Ando com 2 idéias malucas:
Aplicar um pré-filtro de diesel tipo de caminhão antes do nosso filtro de combustível, apenas estou preocupado de sobrecarregar a bomba de baixa pressão que em meu carro parece ser incorporada à bomba de alta pressão, em caso de pegar um diesel um diesel muito sujo e este filtro se tapar..
Aí veio a segunda idéia, fabricar uma espécie de saco tipo camisinha que poderia ser tirado para limpar, e colocar no bocal de abastecimento, tipo com material tipo tela de sei lá que nome, aquela de filtros de cafeteira elétrica, um nylon ou coisa similar, estou em vias de realizar, depois passo mais dicas, acho que se der certo vai ser uma revolução para os carros diesel para o Brasil, rsrs..
Naturalmente que os mecanicos e as concessionárias não vão gostar muito, rsrs...

Depois conto a verdadeira odisséia dos sensores e atuadores Bosch que passei recentemente e as soluções, cuidado com os catálogos Bosch que aparecem no site da Bosch , estando tudo errado nas peças de reposição para nosso carro, isto ainda vai dar panos para manga e muita história. Acabei comprando peça errada, válvula limitadora de pressão da galeria do rail por erro crasso no catálogo da Bosch , vcs acreditam.
SIM PORQUE NOSSO COMMON RAIL É TODO DA BOSCH, BOMBA DE ALTA, VÁLVULA DOSADORA, SENSOR DE PRESSÃO, ATUADORES, TUDO DA BOSCH, portanto se o carro estiver fora da garantia, nem pensem em levar para uma concessionária, a não ser que vc não importe em torrar sua grana, e ficar esperando solução para o seu carro por semanas, pois o que percebi é que na rede de concessionárias ninguém sabe muito de carro diesel, com exceções, do eng. Charles (consultor técnico) no Rio e alguns poucos, é um escândalo.
Poe último digo que nossa Sorento tem seus problemas operacionais, mas por isso mesmo digo é um carro diferenciado, robustez, economia, sensação de segurança na estrada, atravessa enchentes como ninguém, trilha leve, aquele tipo que vc precisa passar para chegar a um lugar lindo, enfim não consigo sair dela, ja tive chance de pegar KYron, land rover freeland diesel, e nem pensar.. nosso carro é um jipe mesmo com mais conforto e um avião na estrada, e que além do mais não faz feio em nenhum outro quesito..
Tenho dito!!!!

Até rsrs..

Cerqueira
03/03/2014, 13:30
Olá pessoal, minha sorento diesel 2005 está vazando água do reservatório de arrefecimento, já levei em dois mecânicos, os dois repararam um tal caninho de metal que fica abaixo da EGR e não se resolveu, ontem percebi que quando ligo o ar-condicionado o carro no dia seguinte está sem agua, notei também que quando estou em 100 e retomo para 120 começa um barulho de borbulhamento no painel...a partida também está ruim, me disseram que são as velas, mas que provavelmente iria precisar de retifica no cabeçote, tenho muitas dúvidas pois abrir motor retificar cabeçote a cada troca de vela é preocupante, não é?

drosssor51
03/03/2014, 18:37
Olá pessoal, minha sorento diesel 2005 está vazando água do reservatório de arrefecimento, já levei em dois mecânicos, os dois repararam um tal caninho de metal que fica abaixo da EGR e não se resolveu, ontem percebi que quando ligo o ar-condicionado o carro no dia seguinte está sem agua, notei também que quando estou em 100 e retomo para 120 começa um barulho de borbulhamento no painel...a partida também está ruim, me disseram que são as velas, mas que provavelmente iria precisar de retifica no cabeçote, tenho muitas dúvidas pois abrir motor retificar cabeçote a cada troca de vela é preocupante, não é?

Cerqueira, boa tarde.

Pelo pouco que entendo de motores e agora que estou conhecendo a Sorento 2.5 (meu pai acabou de pegar uma)

Borbulhas no sistema de arrefecimento podem acontecer por 2 motivos basicamente:

- Compressão do cilindro vazando através do arrefecimento (junta do cabeçote), mas nem sempre requer retifica, precisa ser medido em bancada e analisar se o empenamento (se houver) está dentro da tolerância do motor 2.5 crdi.

- Arrefecimento abastecido somente com água, a Sorento, para uma melhor rendimento, trabalha com temperatura acima de 100 graus, portanto se houver água pura no sistema, com certeza virará uma chaleira.

Uma dica simples é sempre monitorar se há água no óleo ou vice versa, uma atitude simples pode salvar um motor.

abç..... good luck

Allemos64
05/03/2014, 00:17
Ola amigos,
Sou novo aqui no forum. Na verdade o encontrei graças ao sr. Google, ao fazer uma pesquisa sobre um problema que meu carro apresentou hoje.
Tenho uma Sorento 2008/2008 EX 2.5 Turbo diesel Automatica. Comprei esse carro a 7 meses e estou apaixonado pelo careão. É meu primeiro SUV e meu primeiro carro a Diesel.
Está hoje com cerca de 85.000Km (Comprei com 79.000km) e a garantia venceu em Out/2013. Até então todas as revisões haviam sido feitas em concessionárias e eu resolvi não fazer a de 80.000km na concessionária em função do preço e pelo término do período da garantia.
Apenas troquei o óleo do motor e o filtro de óleo em uma oficina de confiança. Faltou ainda rrocar os filtros de combustível e de ar do motor.
O meu problema para o qual prexiso de alguma ajuda/dica é que hoje retornava de uma viagem de pouco mais de 600km. A certa altura, parei para completar o tanque (estava com 1/2) o que o fiz com Diesel comum. Rodei mais algo em torno de 120km quando o problema apareceu pela 1a. Vez: reduzi a velocidade para passar em um pedagio e ao ascelerar para retomar velocidade, o carro não respondeu. Apesar de ele reduzir marchas, parecia que algo estava "entupido" e o giro do motor não subia e ele não ganhava velocidade. Nenhum aleeta acendeu no painel. Rodei por uns 2km assim. Parei. Desliguei o motor por um minuto. Liguei novamentw e tudo voltou ao normal.
Novamente após rodar por mais 70km, já chegando em SP, o mesmo problema voltou a acontecer, mas dessa vez, acendeu o indicador 'Check' do sistema de injeção. Parei novamente o carro e consultei o manual que diz apenas que 'há algum problema com o sistema de emissão e deve ser levado a uma concessionária Kia para verificação', mas que poderia seguir rodando. Desliguei e liguei o motor e, com o sinal 'Check' ainda aceso, consegui chegar em casa.
A minha dúvida é se esse "sintoma" pode ser de algum problema mais grave com os bicos injetores ou bomba injetora, ou pode ser algum filtro entupido ou mesmo problemas com a qualidade do Diesel que abasteci na estrada? (Apesar de ser um desses mega-postos bem conceituados, vai saber o que aprontam nos combustíveis por aí).
Alguma dica dos amigos mais experientes?

Juka Bala
05/03/2014, 13:04
Provavelmente é filtro de combustível entupido... quando foi a última troca?

Ola amigos,
Sou novo aqui no forum. Na verdade o encontrei graças ao sr. Google, ao fazer uma pesquisa sobre um problema que meu carro apresentou hoje.
Tenho uma Sorento 2008/2008 EX 2.5 Turbo diesel Automatica. Comprei esse carro a 7 meses e estou apaixonado pelo careão. É meu primeiro SUV e meu primeiro carro a Diesel.
Está hoje com cerca de 85.000Km (Comprei com 79.000km) e a garantia venceu em Out/2013. Até então todas as revisões haviam sido feitas em concessionárias e eu resolvi não fazer a de 80.000km na concessionária em função do preço e pelo término do período da garantia.
Apenas troquei o óleo do motor e o filtro de óleo em uma oficina de confiança. Faltou ainda rrocar os filtros de combustível e de ar do motor.
O meu problema para o qual prexiso de alguma ajuda/dica é que hoje retornava de uma viagem de pouco mais de 600km. A certa altura, parei para completar o tanque (estava com 1/2) o que o fiz com Diesel comum. Rodei mais algo em torno de 120km quando o problema apareceu pela 1a. Vez: reduzi a velocidade para passar em um pedagio e ao ascelerar para retomar velocidade, o carro não respondeu. Apesar de ele reduzir marchas, parecia que algo estava "entupido" e o giro do motor não subia e ele não ganhava velocidade. Nenhum aleeta acendeu no painel. Rodei por uns 2km assim. Parei. Desliguei o motor por um minuto. Liguei novamentw e tudo voltou ao normal.
Novamente após rodar por mais 70km, já chegando em SP, o mesmo problema voltou a acontecer, mas dessa vez, acendeu o indicador 'Check' do sistema de injeção. Parei novamente o carro e consultei o manual que diz apenas que 'há algum problema com o sistema de emissão e deve ser levado a uma concessionária Kia para verificação', mas que poderia seguir rodando. Desliguei e liguei o motor e, com o sinal 'Check' ainda aceso, consegui chegar em casa.
A minha dúvida é se esse "sintoma" pode ser de algum problema mais grave com os bicos injetores ou bomba injetora, ou pode ser algum filtro entupido ou mesmo problemas com a qualidade do Diesel que abasteci na estrada? (Apesar de ser um desses mega-postos bem conceituados, vai saber o que aprontam nos combustíveis por aí).

drosssor51
05/03/2014, 13:07
Ola amigos,

Tivemos um problema parecido em casa, com um L200....

Perdia força, soltava fumaça branca e acendia aluz da injeção...

a solução foi trocar o filtro de combustível e trocar o combustível....
drenamos o tanque e colocamos outro diesel.

jeansantolin2
06/03/2014, 23:39
Boa noite, sou novo aqui no fórum e possuo uma Sorento EX 2006 2.5 Diesel. Estou com um problema e preciso de uma ajuda...
A cerca de 3 meses percebi que o nível do óleo estava baixando e que possuía um pequeno vazamento. Em janeiro mandei consertar o vazamento (era um retentor segundo o mecânico), porém depois disso percebi que o carro esta baixando mais ainda o nível do óleo, esta baixando cerca de 1/2 litro a cada 500km e aparentemente o vazamento foi concertado. Levei no mecânico que fez o conserto e ele verificou o carro novamente, ele disse que o retentor trocado não estava mais vazando e que provavelmente o carro estava queimando óleo. Segundo ele vários fatores podem fazer o carro queimar óleo, porém só abrindo o motor e analisando para saber.
Não pude deixar o carro lá para ele realizar a analise e conserto, porém ele informou que se eu mante-se o nível sempre acima do mínimo não haveria problemas e poderia consertar outra hora.
Gostaria de saber se realmente não há problemas em rodar com o carro baixando o nível do óleo e se alguém poderia me indicar algum mecânico bom e honesto aqui em Curitiba?
Agradeço a ajuda de quem puder, pois estou um pouco perdido do que fazer...

Paulo M C Lopes
07/03/2014, 07:42
Olá

Estes problemas de apaguões etc. , já foram largamente comentados aqui em posts de páginas anteriores, inclusive eu alguns tópicos atrás (páginas imediatamente anteriores falei sobre)
Primeira causa : Nosso diesel de merda!..
Soluções:
Começar tirando todo o diesel do carro, acessar pelo assento trazeiro direito do carro, tirar a bóia com cuidado, limpar tudo, pescador, etcc.. .. colocar o carro num pequeno aclive para que todo o diesel venha para a a parte de trás do tanque, verificar o estado do tanque internamente com uma lanterna, ver se tem muita ferrugem ou impurezas, depois tratar de jogar um ar comprimido com cuidado na tubulação que vai oara a frente em direção ao filtro de combustível, mas antes desconectar o tubo de entrada do filtro de combustível, ISTO É FUNDAMENTAL, MEU CARRO DAVA O MESMO PROBLEMA.
VE SE FAZ TUDO ISTO NUMA OFICINA AONDE UM MECANICO CALMO E DE CONFIANÇA,
BOM DEPOIS DISSO TRATE DE TROCAR IMEDIATAMENTE O FILTRO DE COMBUSTÍVEL, NUNCA DEIXE DE TROCAR DE 10 MIL EM 10 MIL km, NOSSO DIESEL É UMA LOTERIA AMIGO, COMO ESTÁ CONSERTANDO E LIMPANDO O SISTEMA DE COMBUSTÍVEL DA TUA SORENTONA, PODE COMPRAR O FILTRO DA MARCA WEGA , TEU CARRO DEVE SER O MODELO DE 170 VC, POIS É 2008, PODES CONFIRMAR?
ENTÃO O MODELO DO FILTRO DEVE SER O CÓDIGO JFC KO5/4, E VC PODE ENCONTRAR NO SITE www.diskpecas.com.br por exemplo, mas tem que confirmar que teu carro vai usar este filtro, as 2007 140 HP COMO A MINHA USAM O MODELO JFC KO5/3.
BOM AGORA O MAIS IMPORTANTE: SE DEPOIS DE TUDO O CARRO CONTINUAR PARANDO, E DEPOIS PEGANDO FICANDO POR UM BOM TEMPO COM A LAMPADA LARANJA ACESA DE CHECK.
ENTÃO A ORIMEIRA PEÇA QUE VC VAI TROCAR SERÁ O SENSOR DE PRESSÃO QUE FICA NA GALERIA(FLAUTA) DO COMMON RAIL, ELE SE CONECTA ELÉTRICAMENTE À CENTRAL DE COMANDO, E SE PORVENTURA ESTIVER EM CURTO JÁ, NÀO TEM JEITO, EU OPTEI DEPOIS DE ESTUDAR BASTANTE O SISTEMA COMMON RAIL DA bOSCH , POR TROCAR ESTE SENSOR, A VALVULA DOSADORA DE COMBUSTÍVEL, QUE NO MEU CARRO FICA APARAFUZADA NA BOMBA DE ALTA PRESSÃO, O CARRO MUDOU LOGO APÓS COMPLETAMENTE, MAS MESMO ASSIM AINDA DEU 2 APAGADAS EM UMA SEMANA, ENTÃO TROQUEI FINALMENTE A VÁLVULA LIMITADORA DE PRESSÃO DO RAL , QUE NO MEU CARRO FICA NA EXTREMIDADE DIANTEIRA DA FLAUTA, A MINHA NÃO É COM CONEXÃO ELÉTRICA À CENTRAL, É MECANICA.
ENTÃO POR MÁGICA MEU CARRO FICOU COMO NOVO, COM A POTENCIA EM GERAL RECUPERADA, FUNCIONAMENTO MUITO MAIS TRANQUILO, E MACIO, ACONTECE QUE NO COMMON RAIL OS SENSORES E ATUADORES SÃO QUEM REALMENTE COMANDAM TUDO, ENTÃO O SENSOR DE PRESSÃO ESTAVA RUIM E INFORMAVA À CENTRAL QUER HAVIA PRESSÃO DEMASIADA , ENTÃO A CENTRAL MANDAVA A VÁLVURA DOSADORA PARAR DE ENVIAR DIESEL PARA A FLAUTA, AÍ O MOTOR COM A GALERIA(FLAUTA) VAZIA APAGAVA.
O MESMO ACONTECIA COM A VÁLVURA LIMITADORA DE PRESSÃO (MECANICA) , APENAS NÃO COM TANTA FREQUENCIA, A FUNÇÃO DELA É QUANDO A PRESSÃO AUMENTA MUITO NA FLAUTA APOS UMA ACELERADA BRUSCA POR EXEMPLO, ELA TEM UM SISTEMA DE MOLA E DÁ PASSAGEM DO COMBUSTÍVEL EM DIREÇÃO AO REAPROVEITAMENTO DE DIESEL, COMO ELA JA ESTAVA COM A MOLA MEIO CANSADA, 73 MIL km, ENTÃO ELA ABRIA A PASSAGEM ANTES DA HORA , ALGUMAS VEZES.
O SISTEMA ESTAVA JA CANSADO, FUI TROCANDO UMA PEÇA POR VEZ NA ORDEM CITADA, E FINALMENTE MEU CARRO ESTÁ COMO NOS VELHOS TEMPOS DE ZERO.
BOM NESTE PROCESSO GASTEI COMO r$ 1.500,00 REAIS, MAS VALEU A PENA, NUNCA TIVE GASTOS FORTES COM MINHA SORENTO, ALÁS SE VC FOR ESPERTO E SABER O QUE COMPRAR E ANDE COMPRAR É UM DOS CARROS MAIS ECONOMICOS QUE JÁ TIVE.
cUIDADO COM O CATÁLOGO ELETRONICO DA bOSCH QUE APARECE NO SITE DELES, TÁ CHEIO DE ERROS NAS INDICAÇÕES DE PEÇAS PARA NOSSAS SORENTOS, POR CAUSA DISSO COMPREI UMA PEÇA ERRDAD, JÁ QUE INDICAVAM UMA GALERIA FINAL 035, MAS NA VERDADE ERA A DE FINAL 061, ENTÃO AS PEÇAS QUE TEM QUE TEABALHAR EM CONJUNTO, TEM QUE SER AS PRÓPRIAS PARA O SEU SISTEMA, INCLUSIVE LEVANDO EM CONTA A BOMBA DE ALTA PRESSÃO.
tENHO AINDA MUITA COISA PARA DIZER , MAS VOU PARAR, ESTÁ FICANDO MUITO LONGO , E VC VAI ACABAR SE ASSUSTANDO, MAS DEPOIS QUE VC ENTENDE A COISA, É TUDO BEM LÓGICO E SIMPLES.
a DISPOSIÇÃO PARA CONTINUAR TENTANDO TE ORIENTAR.

ffsias
08/03/2014, 17:46
Hoje troquei o filtro de combustível. Apesar da minha ser a de 140cv ela usa o JFC K05/4, conforme o catálogo da própria Kia. Como já tive problema com uma das válvulas do cabeçote do filtro, tirei todo o conjunto fora para fazer a troca.

ffsias
09/03/2014, 20:54
Complementando: resolvi abrir o filtro pra ver como estava o elemento. Realmente não dá pra ficar economizando. Só abasteço em dois postos, que sei que são de confiança, possuem filtragem do Diesel antes da bomba...e mesmo assim o filtro está bem escuro e apresentava um pouco de partículas de sujeira visíveis.

drosssor51
11/03/2014, 16:27
ffsias, boa tarde.

A substituição do filtro foi na ccs??? se puder por o custo da troca e marca das peças, agradeço.

Abç

ffsias
11/03/2014, 19:59
ffsias, boa tarde.

A substituição do filtro foi na ccs??? se puder por o custo da troca e marca das peças, agradeço.

Abç

Olá drosssor51!

Não foi em ccs, eu mesmo troquei. Custou R$60,00 o filtro da marca Wega.

Abraço,

Biancolini
11/03/2014, 22:18
Boa noite, gostaria de saber se alguem usa esse óleo da mobil super 5w 30 API SN para pick-up e suv´s
achei o preço bom tbm R$28,00 o litro.

Sds

Paulo M C Lopes
14/03/2014, 14:16
Olá
Eu recomendaria usar sintético puro, para ter os 10000 km para troca, a A mobil tem óleo 100% sintético 5w40 e 10w40, 5w30 próprio para diesel que creio ser seu caso, verificar no manual características C do óleo , acho que vale a pena pagar um pouco mais pelo sintético puro, e olho no filtro de óleo.
sorte, não sei qual o ano de teu carro e motor , então não dá para ser mais preciso.

drosssor51
20/03/2014, 11:52
Olá drosssor51!

Não foi em ccs, eu mesmo troquei. Custou R$60,00 o filtro da marca Wega.

Abraço,

Obrigado ffsias

Pessoal... procurando alternativas para filtro de combustível - Sorento 2008 2.5 crdi 170 cv M/T

Cód original - 319222B900

JFC K05/4

Mahle - Kc 101/1
Japanparts - Fc H03s
Wega - 2046

Alguém usa alguma destes alternativas???

att. Diego

Allemos64
21/03/2014, 12:22
Olá

Estes problemas de apaguões etc. , já foram largamente comentados aqui em posts de páginas anteriores, inclusive eu alguns tópicos atrás (páginas imediatamente anteriores falei sobre)
Primeira causa : Nosso diesel de merda!..
Soluções:
Começar tirando todo o diesel do carro, acessar pelo assento trazeiro direito do carro, tirar a bóia com cuidado, limpar tudo, pescador, etcc.. .. colocar o carro num pequeno aclive para que todo o diesel venha para a a parte de trás do tanque, verificar o estado do tanque internamente com uma lanterna, ver se tem muita ferrugem ou impurezas, depois tratar de jogar um ar comprimido com cuidado na tubulação que vai oara a frente em direção ao filtro de combustível, mas antes desconectar o tubo de entrada do filtro de combustível, ISTO É FUNDAMENTAL, MEU CARRO DAVA O MESMO PROBLEMA.
VE SE FAZ TUDO ISTO NUMA OFICINA AONDE UM MECANICO CALMO E DE CONFIANÇA,
BOM DEPOIS DISSO TRATE DE TROCAR IMEDIATAMENTE O FILTRO DE COMBUSTÍVEL, NUNCA DEIXE DE TROCAR DE 10 MIL EM 10 MIL km, NOSSO DIESEL É UMA LOTERIA AMIGO, COMO ESTÁ CONSERTANDO E LIMPANDO O SISTEMA DE COMBUSTÍVEL DA TUA SORENTONA, PODE COMPRAR O FILTRO DA MARCA WEGA , TEU CARRO DEVE SER O MODELO DE 170 VC, POIS É 2008, PODES CONFIRMAR?
ENTÃO O MODELO DO FILTRO DEVE SER O CÓDIGO JFC KO5/4, E VC PODE ENCONTRAR NO SITE www.diskpecas.com.br por exemplo, mas tem que confirmar que teu carro vai usar este filtro, as 2007 140 HP COMO A MINHA USAM O MODELO JFC KO5/3.
BOM AGORA O MAIS IMPORTANTE: SE DEPOIS DE TUDO O CARRO CONTINUAR PARANDO, E DEPOIS PEGANDO FICANDO POR UM BOM TEMPO COM A LAMPADA LARANJA ACESA DE CHECK.
ENTÃO A ORIMEIRA PEÇA QUE VC VAI TROCAR SERÁ O SENSOR DE PRESSÃO QUE FICA NA GALERIA(FLAUTA) DO COMMON RAIL, ELE SE CONECTA ELÉTRICAMENTE À CENTRAL DE COMANDO, E SE PORVENTURA ESTIVER EM CURTO JÁ, NÀO TEM JEITO, EU OPTEI DEPOIS DE ESTUDAR BASTANTE O SISTEMA COMMON RAIL DA bOSCH , POR TROCAR ESTE SENSOR, A VALVULA DOSADORA DE COMBUSTÍVEL, QUE NO MEU CARRO FICA APARAFUZADA NA BOMBA DE ALTA PRESSÃO, O CARRO MUDOU LOGO APÓS COMPLETAMENTE, MAS MESMO ASSIM AINDA DEU 2 APAGADAS EM UMA SEMANA, ENTÃO TROQUEI FINALMENTE A VÁLVULA LIMITADORA DE PRESSÃO DO RAL , QUE NO MEU CARRO FICA NA EXTREMIDADE DIANTEIRA DA FLAUTA, A MINHA NÃO É COM CONEXÃO ELÉTRICA À CENTRAL, É MECANICA.
ENTÃO POR MÁGICA MEU CARRO FICOU COMO NOVO, COM A POTENCIA EM GERAL RECUPERADA, FUNCIONAMENTO MUITO MAIS TRANQUILO, E MACIO, ACONTECE QUE NO COMMON RAIL OS SENSORES E ATUADORES SÃO QUEM REALMENTE COMANDAM TUDO, ENTÃO O SENSOR DE PRESSÃO ESTAVA RUIM E INFORMAVA À CENTRAL QUER HAVIA PRESSÃO DEMASIADA , ENTÃO A CENTRAL MANDAVA A VÁLVURA DOSADORA PARAR DE ENVIAR DIESEL PARA A FLAUTA, AÍ O MOTOR COM A GALERIA(FLAUTA) VAZIA APAGAVA.
O MESMO ACONTECIA COM A VÁLVURA LIMITADORA DE PRESSÃO (MECANICA) , APENAS NÃO COM TANTA FREQUENCIA, A FUNÇÃO DELA É QUANDO A PRESSÃO AUMENTA MUITO NA FLAUTA APOS UMA ACELERADA BRUSCA POR EXEMPLO, ELA TEM UM SISTEMA DE MOLA E DÁ PASSAGEM DO COMBUSTÍVEL EM DIREÇÃO AO REAPROVEITAMENTO DE DIESEL, COMO ELA JA ESTAVA COM A MOLA MEIO CANSADA, 73 MIL km, ENTÃO ELA ABRIA A PASSAGEM ANTES DA HORA , ALGUMAS VEZES.
O SISTEMA ESTAVA JA CANSADO, FUI TROCANDO UMA PEÇA POR VEZ NA ORDEM CITADA, E FINALMENTE MEU CARRO ESTÁ COMO NOS VELHOS TEMPOS DE ZERO.
BOM NESTE PROCESSO GASTEI COMO r$ 1.500,00 REAIS, MAS VALEU A PENA, NUNCA TIVE GASTOS FORTES COM MINHA SORENTO, ALÁS SE VC FOR ESPERTO E SABER O QUE COMPRAR E ANDE COMPRAR É UM DOS CARROS MAIS ECONOMICOS QUE JÁ TIVE.
cUIDADO COM O CATÁLOGO ELETRONICO DA bOSCH QUE APARECE NO SITE DELES, TÁ CHEIO DE ERROS NAS INDICAÇÕES DE PEÇAS PARA NOSSAS SORENTOS, POR CAUSA DISSO COMPREI UMA PEÇA ERRDAD, JÁ QUE INDICAVAM UMA GALERIA FINAL 035, MAS NA VERDADE ERA A DE FINAL 061, ENTÃO AS PEÇAS QUE TEM QUE TEABALHAR EM CONJUNTO, TEM QUE SER AS PRÓPRIAS PARA O SEU SISTEMA, INCLUSIVE LEVANDO EM CONTA A BOMBA DE ALTA PRESSÃO.
tENHO AINDA MUITA COISA PARA DIZER , MAS VOU PARAR, ESTÁ FICANDO MUITO LONGO , E VC VAI ACABAR SE ASSUSTANDO, MAS DEPOIS QUE VC ENTENDE A COISA, É TUDO BEM LÓGICO E SIMPLES.
a DISPOSIÇÃO PARA CONTINUAR TENTANDO TE ORIENTAR.

Olá Paulo,

Que aula, hein!!! Rsrsss.
Realmente me assusta, pois eu não entendo nada de mecânica e menos ainda desse motorzão a diesel da Sorento.
Mas vou levar seu comentário para o conhecimento do meu mecânico avaliar.
Ela não tem problemas de "apagar", só chega mesmo a perder potência e acender a luz "check" no painel.
E conforme relatei, o problema aconteceu após eu ter completado o tanque, certo.
Aí ontem completei o tanque novamente e o problema voltou a ocorrer, rodando aqui em SP mesmo. Em trânsito urbano.
Ai desliguei o carro por uma horas e novamente apagou a luz check e o problema sumiu. Será que pode estar relacionado à essa questão do abstecimento? (Obs.: ontem abasteci com diesel S-10 Ipiranga).
Mas vou começar fazendo a troca do filtro de combustível que já está com mais de 15.000km .
Obrigado pelas dicas e vou continuar pedindo ajuda aqui, sempre que precisar.
Abs.

Biancolini
25/03/2014, 08:23
Bom dia galera
fiz a revisão dos 100.000 da minha sorento na ccs, liguei antes e dei a desculpa q não sabia se ainda estava na garantia então eu já havia comprado o filtro de combustivel e oleo me disseram que eu poderia levar sem problema, por ser a dos 100mil fizeram o flush no motor e qdo eu cheguei vieram com a desculpa q o filtro de combustivel que eu levei não era bom e queriam colocar o deles a uma bagatela de R$280,00, não autorizei então gostaria de saber do pessoal que usa o filtro wega se já tiveram algum problema, segundo o mecanico da ccs ele entope e dá problema na bomba, ele disse que tinha ido socorrer um cara e na sorento dele tinha esse filtro da wega, como argumentei ele falou então deixe o que está, q é o filtro q eu troquei na ccs na revisão dos 90mil, e estou com o novo da wega comigo pensando se uso ele ou não, oq vcs acham?
- sobre o óleo da mobil q eu postei a foto anteriormente, segundo o mecânico da ccs é recomendado para as sorento a diesel.
- e coloquei junto ao óleo na troca um condicionador de metais o molikote alguem usa tbm.

um abraço
Bianco

Augusto Schimidt
25/03/2014, 11:59
Bom dia galera
fiz a revisão dos 100.000 da minha sorento na ccs, liguei antes e dei a desculpa q não sabia se ainda estava na garantia então eu já havia comprado o filtro de combustivel e oleo me disseram que eu poderia levar sem problema, por ser a dos 100mil fizeram o flush no motor e qdo eu cheguei vieram com a desculpa q o filtro de combustivel que eu levei não era bom e queriam colocar o deles a uma bagatela de R$280,00, não autorizei então gostaria de saber do pessoal que usa o filtro wega se já tiveram algum problema, segundo o mecanico da ccs ele entope e dá problema na bomba, ele disse que tinha ido socorrer um cara e na sorento dele tinha esse filtro da wega, como argumentei ele falou então deixe o que está, q é o filtro q eu troquei na ccs na revisão dos 90mil, e estou com o novo da wega comigo pensando se uso ele ou não, oq vcs acham?
- sobre o óleo da mobil q eu postei a foto anteriormente, segundo o mecânico da ccs é recomendado para as sorento a diesel.
- e coloquei junto ao óleo na troca um condicionador de metais o molikote alguem usa tbm.

um abraço
Bianco

Eu uso os filtro da wega a 40 mil km e nunca tive qualquer problema sequer. Troco a cada 10 mil todos eles.

Abraço.

ffsias
25/03/2014, 16:29
Eu também uso Wega e nunca tive problema. Tirando o fato de que peças em casa já são mais caras, o filtro original vem com o sensor junto, o que eu acho desnecessário e só ajuda a elevar o preço.

le-brazil
25/03/2014, 18:45
Bom dia galera

um abraço

Bianco

Meu mecânico de confiança (com mais de 30 anos de experiência) não recomenda a prática do flush, pois desprende resíduos internos do motor e os coloca em circulação junto com o óleo lubrificante.

Ele recomenda providenciar a troca do filtro do óleo lubrificante (pode usar o wega) o quanto antes para evitar que os resíduos que o flush desprende no interior do motor entupam o filtro, o que pode fazer com que libere a válvula by-pass e comece a lubrificar o motor sem ser filtrado.

ffsias
27/03/2014, 00:08
Pessoal,

Fiz um orçamento para troca dos amortecedores da Sorento pelos da Offshox e sai R$2700,00 os 4. Será que vale a pena? Alguém com alguma experiência nestes amortecedores?

Abraços,

Augusto Schimidt
27/03/2014, 11:32
Amigos,

ontem troquei novamente o rolamento de roda da minha Sorento. Após desmontagem contamos que o mecânico que trocou anteriormente inverteu a posição da trava do rolamento e isso fez com que a trava "mordesse" a blindagem do rolamento e danificando-a, causando assim o ronco e a troca prematura.

Fica a dica, quando trocar o rolamento de roda dianteiro alertar ao mecânico para ficar atento a posição da trava do rolamento.

Seguem fotos do rolamento novo.

Biancolini
27/03/2014, 11:49
Meu mecânico de confiança (com mais de 30 anos de experiência) não recomenda a prática do flush, pois desprende resíduos internos do motor e os coloca em circulação junto com o óleo lubrificante.

Ele recomenda providenciar a troca do filtro do óleo lubrificante (pode usar o wega) o quanto antes para evitar que os resíduos que o flush desprende no interior do motor entupam o filtro, o que pode fazer com que libere a válvula by-pass e comece a lubrificar o motor sem ser filtrado.

Blz, eu só soube do flush depois que eles já tinham feito, mas o filtro de óleo foi trocado na revisão junto com o óleo, vou aguardar uns 2000Km então e substituir novamente.

GENETICO10
09/04/2014, 07:55
Após completar o tanque da minha Sorento 2008 diesel o ponteiro do marcador de combustível travou em 3/4 e não baixa desse ponto. retirei a bóia limpei e recoloquei no lugar mas o problema persiste. Detalhe: quando desligo a chave o ponteiro desce normal até zero e quando ligo vai até 3/4. Rodei com o carro até a reserva e o pnteiro continua travado em 3/4. Alguma sugestão do que possa ser? Grato a todos.

ffsias
09/04/2014, 08:11
Genetico10,

Nas vezes em que tive problemas parecidos, mas não na Sorento, o caso era na boia. Tenta unir os fios dela diretamente, com a chave ligada, pra ver se o ponteiro se movimenta livremente. Fechando o circuito o ponteiro deve ir no "cheio".

GENETICO10
09/04/2014, 09:39
Genetico10,

Nas vezes em que tive problemas parecidos, mas não na Sorento, o caso era na boia. Tenta unir os fios dela diretamente, com a chave ligada, pra ver se o ponteiro se movimenta livremente. Fechando o circuito o ponteiro deve ir no "cheio".

A bóia já foi testada e aparentemente está ok. Fora do tanque ao movimentar a posição da boia o ponteiro do marcador variou de reserva até cheio. Após colocar a boia de volta no tanque, o marcador continua travado em 3/4.

mombergue
11/04/2014, 22:46
Legião Sorento... Por questão de manutenção preventiva, troquei o oleo do câmbio automático da Sore 06/06 2.5 WGT AT (transmissão Aisin Warner A5SR1). O ATF que consta no manual é o APOLLOIL RED que não se acha nem a pau. Tem o da Total sintético que pouca gente tem, o Motul Multi ATF também atende. Mas como opção mais fácil e rápida, pesquisei todas as aplicações dos Fluidos compatíveis e cheguei a conclusão (junto com o meu mecânico de confiança) de que o ATF vendido nas CSS Toyota também atende, trata-se do Toyota ATF T-IV, que é fabricado pela Mobil, designativo comercial ATF-3309 e custa bem menos, hoje paguei R$ 51,00 o litro. Comprei o filtro também de um importador de Ponta Porã, original Kia, com metade do preço, a quem interessar passo o fone "in box"... Abraço a todos...

Carlos4x4
13/04/2014, 13:54
Legião Sorento... Por questão de manutenção preventiva, troquei o oleo do câmbio automático da Sore 06/06 2.5 WGT AT (transmissão Aisin Warner A5SR1). O ATF que consta no manual é o APOLLOIL RED que não se acha nem a pau. Tem o da Total sintético que pouca gente tem, o Motul Multi ATF também atende. Mas como opção mais fácil e rápida, pesquisei todas as aplicações dos Fluidos compatíveis e cheguei a conclusão (junto com o meu mecânico de confiança) de que o ATF vendido nas CSS Toyota também atende, trata-se do Toyota ATF T-IV, que é fabricado pela Mobil, designativo comercial ATF-3309 e custa bem menos, hoje paguei R$ 51,00 o litro. Comprei o filtro também de um importador de Ponta Porã, original Kia, com metade do preço, a quem interessar passo o fone "in box"... Abraço a todos...

Monbergue, pesquisei bastante também a respeito de trocar o oleo do cambio da minha sorento 2008/2009 automática, que se encontra com 80.000km e ainda na garantia, obtive as mais variadas respostas entre trocar e não trocar. As concessionárias disseram para não trocar e as mecânicas especializadas em cambio para trocar, mas acabei comprando o motul multi atf e vou trocar quando o carro sair da garantia ou quando der 100.000km, comprei 10 litros que é o que o manual diz que comporta, mas quanto litros vc conseguiu colocar, me passa o telefone do contato do filtro. O filtro a que vc se refere é o do cambio automático ou outro. Meu email cca960@hotmail.com. Abs.

Carlos4x4
13/04/2014, 14:10
Galera, instalei ontem na minha Sorento um material que se chama ttc cushion, ele vai entre os elos das molas e promete melhorar a estabilidade e trepidação entre outras coisas, até agora andei muito pouco pra emitir opinião, sei que aumentou a altura do carro em 1 cm e, aparentemente, não sei se é psicológico, parece ter melhorado o nivel de trepidação que é transmitido para o interior do carro. Segue link TTC do Brasil (http://www.ttcdobrasil.com/) paguei 390,00 já com o frete. Abs.

GENETICO10
16/04/2014, 23:37
A bóia já foi testada e aparentemente está ok. Fora do tanque ao movimentar a posição da boia o ponteiro do marcador variou de reserva até cheio. Após colocar a boia de volta no tanque, o marcador continua travado em 3/4.

Era o sensor de níve de combustivel ( bóia)l. Depois de desmontar e testar o painel de instrumento foi verificado que o mesmo estava OK. Comprei um sensor de nível na ccs por R$ 280,00. Após a substituição o marcador de combustível voltou a funcionar como antes.

joaomarques
18/04/2014, 12:04
Acabei de fazer rodízio dos pneus, alinhamento, banceamento e troca das pastilhas traseiras.
Pastilhas $60 mão de obra 50
Rodízio, balanceamento e alinhamento $65

mombergue
19/04/2014, 15:01
Carlos, é sim o filtro do câmbio... o nome do importador é Fortunato e o fone é (067) 3431-0790, fale diretamente com ele... já tenha o nr do chassi em mãos... Comprei mais de 2 mil reais de peças com ele, mandei o deposito antes, tudo veio conforme o combinado... Trocando o oleo pelo carter do câmbio, você só conseguirá trocar de 3 a 4 litros por vez... Ou seja, vc via misturar o oleo novo com o velho, de novo... de novo... ou seja, vai acabar disperdiçando um pouco de oleo, pois salvo uma máquina que "pluga" no sistema e faz uma espécie de "diálise"... Não se consegue trocar todo o oleo de uma só vez...

JEAN RS
22/04/2014, 00:50
Boa noite

Estou tendo problemas de falhas no motor como relatados nos post anteriores, levei na autorizada bosh e me fizeram um orçamento de 2500,00 para limpeza geral dos bicos e tanque, vi que nos post anteriores foi conseguido resolver o problema trocando algumas peças, da flauta, agora estou com uma tremenda duvida, sigo as orientações da bosh, ou tento resolver trocando estas peças, com relação a suspensão ainda não consegui resolver o problemas de trepidação da direção!!

Carlos4x4
24/04/2014, 21:39
Ok. Será que dá pra se aventurar a trocar o oleo de cambio baseado neste video?https://www.youtube.com/watch?v=4DadjdHgU0I

Carlos, é sim o filtro do câmbio... o nome do importador é Fortunato e o fone é (067) 3431-0790, fale diretamente com ele... já tenha o nr do chassi em mãos... Comprei mais de 2 mil reais de peças com ele, mandei o deposito antes, tudo veio conforme o combinado... Trocando o oleo pelo carter do câmbio, você só conseguirá trocar de 3 a 4 litros por vez... Ou seja, vc via misturar o oleo novo com o velho, de novo... de novo... ou seja, vai acabar disperdiçando um pouco de oleo, pois salvo uma máquina que "pluga" no sistema e faz uma espécie de "diálise"... Não se consegue trocar todo o oleo de uma só vez...

JEAN RS
25/04/2014, 07:33
bom dia

Estou com um novo problema com relação a homocinetica LE Dianteiro, a qual esta escapando do semi-eixo quando faço curvas, ja fui na mecanica duas vezes, e a homocinetica esta boa, o semi eixo tem um pouco de desgaste na ponta, e mesmo assim reencaixamos e montamos, e continua saindo, tenho que ter cuidado para nao forçar, alguem ja teve nesta situaçao, o que fizeram?

kako.carvalho.1
25/04/2014, 10:13
Acabei de fazer rodízio dos pneus, alinhamento, banceamento e troca das pastilhas traseiras.
Pastilhas $60 mão de obra 50
Rodízio, balanceamento e alinhamento $65

Olá João, me dá uma ajuda, preciso fazer estes mesmos serviços, e achei o preço, muito bom, onde você fez ??? As pastilhas conseguiu aqui no Rio ??

le-brazil
25/04/2014, 22:18
Jean, caberia pedir ao mecânico para checar os coxins do motor e a centralização do conjunto caixa/diferencial que pode estar deslocado mais para um lado. Aí, o entalhado do semi-eixo entra pouco e tende a desencaixar.

RodolphoDMP
26/04/2014, 13:41
Alguém conhece os amortecedores MCK ?? Sabem se funcionam bem ??

mombergue
28/04/2014, 22:19
Carlos, eu acho que se seguir direitinho dá certo....

Ok. Será que dá pra se aventurar a trocar o oleo de cambio baseado neste video?https://www.youtube.com/watch?v=4DadjdHgU0I

joaomarques
30/04/2014, 19:51
Olá João, me dá uma ajuda, preciso fazer estes mesmos serviços, e achei o preço, muito bom, onde você fez ??? As pastilhas conseguiu aqui no Rio ??
Kako eu precisei trocar em viagem. Fiz em Maceió.
Lembro que tinham dado um valor inicial da peça por $140, mas na hora de instalar observaram que era outra. Quando acharam a que era baixou para $60.
No RJ troquei as dianteiras, par de disco e óleo de freio e saiu na época por $890.
Achei que poderia ser mais barato, mas fiz assim mesmo.
Hoje estou precisando de trocar amortecedores,traseiros principalmente, bieleta tras e aqueles batentes traseiros. Vc sabe onde encontro.
Se precisar posso levar para vc as pastilhas.
Só falar.Ainda pelo nordeste.
Abs,
João

Beto4x4
01/05/2014, 15:10
Vou aproveitar a pergunta do colega para dar uma dica sobre a questão de amortecedores de nossas Sorento:
Depois de muitas pesquisas, testes, cheguei numa solução que me atendeu em muito a questão de conforto, sem comprometer a estabilidade da Caminhonete. A dica é a seguinte:
Coloquei na traseira os Turbo gás do Omega SUPREMA (SW). Dica de ouro gente! Para meu gosto, ficou muito melhor. Parece uma Suprema mesmo.
Se alguém quiser arriscar, peço que depois poste aqui o resultado. Aliás, o custo do par é metade do original (que é duro).
abç
Beto

Ralmaca
01/05/2014, 16:46
Com a minha Sorento 2008/2009 também tive o problema da perda de potência. 53000km. Como está ainda na garantia, a CCS trocou o sensor de velocidade. Segundo o técnico, trata-se do sensor que corta a potência do carro quando ele atinge a velocidade limite (ou de segurança). Não deram mais informação (nem a pau). Rodei em estrada, em torno de 900 Km, sem ter qualquer problema. O carro está ótimo. O serviço feito em 2 horas.

kako.carvalho.1
01/05/2014, 18:42
Kako eu precisei trocar em viagem. Fiz em Maceió.
Lembro que tinham dado um valor inicial da peça por $140, mas na hora de instalar observaram que era outra. Quando acharam a que era baixou para $60.
No RJ troquei as dianteiras, par de disco e óleo de freio e saiu na época por $890.
Achei que poderia ser mais barato, mas fiz assim mesmo.
Hoje estou precisando de trocar amortecedores,traseiros principalmente, bieleta tras e aqueles batentes traseiros. Vc sabe onde encontro.
Se precisar posso levar para vc as pastilhas.
Só falar.Ainda pelo nordeste.
Abs,
João
João, na verdade as pastilhas já até troquei, que comprei quando estive no Uruguai, e ainda acho que rodam um pouco, e no Mercado Livre, encontra-se, com certa facilidade, o mecânico que estou levando disse também que consegue. Quanto as peças, a minha Referência, também aqui do Forúm, é da Majo autopeças, já até comprei umas buchas da Susp. ( que acabei não usando), de verdade o que fiquei espantado com o preço, foi o alinhamento , balanceamento e rodízio, á R$ 65,00, que achei, barato demais...

Abs,
Kako.

joaomarques
02/05/2014, 07:05
João, na verdade as pastilhas já até troquei, que comprei quando estive no Uruguai, e ainda acho que rodam um pouco, e no Mercado Livre, encontra-se, com certa facilidade, o mecânico que estou levando disse também que consegue. Quanto as peças, a minha Referência, também aqui do Forúm, é da Majo autopeças, já até comprei umas buchas da Susp. ( que acabei não usando), de verdade o que fiquei espantado com o preço, foi o alinhamento , balanceamento e rodízio, á R$ 65,00, que achei, barato demais...

Abs,
Kako.
Kako, também achei barato. Mas da penultima vez que fiz gastei $95.
Agora e quanto aos amortecedores tem alguma dica, preço, local?
Vou correr atrás da orientação do Beto quanto aos amortecedores da suprema.
Abs,
João

kako.carvalho.1
02/05/2014, 10:19
Abs,
João

João, amortecedor, achei esta das Supremas, bem interessante, e pesquisando no forum também não tenho indicação,fora os originais..

Abs,
Kako

GENETICO10
07/05/2014, 18:24
Abs,
João

Olá, galera do forum. Estou trocando todaos os amortecedores da minha Sorento. Comprei os 4 da marca Kayaba, na Majo autopeças. Após a instalação posto aqui com ficou a viatura. Abraço a todos.

GENETICO10
07/05/2014, 18:27

Com relação aos amortecedores não sei informar, mas já coloquei pastilhas de freio dessa marca na minha sorento e foram uma porcaria. Tive que substiruir todas dianteira e traseira com menos de 5kk.

kako.carvalho.1
07/05/2014, 19:23
Com relação aos amortecedores não sei informar, mas já coloquei pastilhas de freio dessa marca na minha sorento e foram uma porcaria. Tive que substiruir todas dianteira e traseira com menos de 5kk.

Olá Amigos,
Alguém já usou pastilhas de freio da Marca OriginAll Parts ????

joaomarques
09/05/2014, 15:40
Olá, galera do forum. Estou trocando todaos os amortecedores da minha Sorento. Comprei os 4 da marca Kayaba, na Majo autopeças. Após a instalação posto aqui com ficou a viatura. Abraço a todos.
Genetico10 Qual vlr diant e traseiro? Precisou de molas tb?
Vlw

GENETICO10
10/05/2014, 01:57
Genetico10 Qual vlr diant e traseiro? Precisou de molas tb?
Vlw

Dianteiro: R$ 760,00 o par. Traseiro R$ 420,00 o par. As molas não foram preciso trocar.

GENETICO10
10/05/2014, 02:04
Ao verificar o nivel do atf do cambio da minha sorento observei que o mesmo estava baixo. Levei na ccs e lá fiquei sabendo que não mais se troca o atf do mesmo. Apenas se completa o nível.

GENETICO10
10/05/2014, 02:11
Olá Amigos,

Já usei da marca MCK e foram uma porcaria. Depois passei a usar Wiltec e não tenho do que me queixar. Paguei R$ 90,00 jogo dianteio e R$ 65,00 jogo traseiro + R$ 40.00 de mão-de-obra.

joaomarques
15/05/2014, 22:32
Olá amigos,
Preciso de mais um batente 462969
Só consegui um na css.
Sabem onde posso comprar?

Valeu

GENETICO10
19/05/2014, 18:04
Olá amigos,
Preciso de mais um batente 462969
Só consegui um na css.
Sabem onde posso comprar?

Valeu

Tente na Majo autopeças.

joaomarques
20/05/2014, 13:17
Prezados
Em retorno de uma viagem a Sorento deu um apagão repentinamente quando a velocidade era de 120km/h.
Diga-se,de passagem, que uma semana antes deu este mesmo problema. A diferença era que daaquela vez apos a parada do carro na primeira tentativa o carro funciou.Levei o caro na Css e disseram que nao foi detectado nada.Dessa segunda vez o veiculo foi no reboque para a Kia css.
Hoje me disseram via fone que era um problema de sincronizacao do motor.
Quando me disserem mais precisamente o que é relato para os senhores...

GENETICO10
20/05/2014, 18:41
Prezados
Em retorno de uma viagem a Sorento deu um apagão repentinamente quando a velocidade era de 120km/h.
Diga-se,de passagem, que uma semana antes deu este mesmo problema. A diferença era que daaquela vez apos a parada do carro na primeira tentativa o carro funciou.Levei o caro na Css e disseram que nao foi detectado nada.Dessa segunda vez o veiculo foi no reboque para a Kia css.
Hoje me disseram via fone que era um problema de sincronizacao do motor.
Quando me disserem mais precisamente o que é relato para os senhores...

Quando tive problema de perda de potencia e alguns apagões na minha Sorento, o problema foi ni filtro de combustivel que colapsou devido Diesel de má qualidade. Troquei o filtro e o problema foi resolvido. Espero ter ajudado.

Carlos4x4
24/05/2014, 19:33
Estou pensando em colocar mais um filtro de combustivel, com decantador, na minha sorento. Andei pesquisando e encontrei um da purifil P450R, o que vcs acham. Deem uma olhada neste link https://www.youtube.com/watch?v=oYku8gp7yhA

joaomarques
31/05/2014, 18:04
Quando tive problema de perda de potencia e alguns apagões na minha Sorento, o problema foi ni filtro de combustivel que colapsou devido Diesel de má qualidade. Troquei o filtro e o problema foi resolvido. Espero ter ajudado.
A corrente do motor quebrou.
Prejuízo grande.

ffsias
31/05/2014, 22:07
A corrente do motor quebrou.
Prejuízo grande.

Que droga....Tu já sabe a extensão dos danos?

joaomarques
31/05/2014, 22:55
465331
Que droga....Tu já sabe a extensão dos danos?
Ffsias ainda não me passaram a relação de peças a serem trocadas,mas com certeza a corrente e balancins já sei. Vou aproveitar e pedir para trocar as outras 2 correntes.
Manutenção em dia, mas ainda deu nisso.
Assim que me passarem a lista posto aqui.
...

ffsias
31/05/2014, 23:34
Tem motores que quando a corrente arrebenta o estrago é grande. Os pistões batem nas válvulas e arrebenta com tudo....empena...quebra.... Se isto não ocorreu, já é muito bom. Marca de cima pra eles não trocarem o que não precisa.

Ailtonmsilva
02/06/2014, 18:01
Estou querendo comprar um kia sorento, alguém poderia me orientar quanto ao melhor modelo?
Obrigado

Augusto Schimidt
02/06/2014, 18:51
Olá Amigos,

Kako,

já faz algum tempo a sua pergunta mas que sabe ainda te ajude.

Coloquei esta marca de pastilha a 5 dias e estou gostando. Freiam muito bem e não fazem barulho, ainda rodei pouco ( uns 400 km) mas andei na estrada e cidade e aprovei. Vamos ver como fica com o tempo.

[]'s

kako.carvalho.1
02/06/2014, 19:16
Kako,

Coloquei esta marca de pastilha a 5 dias e estou gostando. Freiam muito bem e não fazem barulho, ainda rodei pouco ( uns 400 km) mas andei na estrada e cidade e aprovei. Vamos ver como fica com o tempo.

[]'s

Caro Augusto, ajuda sim, acabei de entrar para ver se tinha alguma "manifestação", valeu, vou comprar...

kako.carvalho.1
02/06/2014, 19:24
Kako,

[]'s

Augusto, onde comprou as suas , onde tinha visto não tem mais ...

Augusto Schimidt
03/06/2014, 11:01
Kako,

comprei pelo Mercado Livre.

Pastilha Freio Dianteira Kia Sorento 02/09 2.4 2.5 3.5 3.8 - R$ 80,00 no MercadoLivre (http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-563132559-pastilha-freio-dianteira-kia-sorento-0209-24-25-35-38-_JM#redirectedFromParent)

gutogreis
04/06/2014, 00:18
Amigos,

Acabei de Adquirir uma Sorento 2006, Diesel, 4x4, Aut., 2.5, 140CV.

Ela está com 125 mil Km. É a minha primeira 4x4!!

Peço a vocês algumas dicas... O que devo trocar imediatamente para manutenção preventiva? Alguma dica especial com relação ao carro?

Desde já muito obrigado pela atenção!!

gutogreis
04/06/2014, 09:42
Amigos,

Peço a vocês algumas dicas... O que devo trocar imediatamente para manutenção preventiva? Alguma dica especial com relação ao carro?

Diga-se de passagem, o antigo dono não fazeia as manutenções no carro.

kako.carvalho.1
04/06/2014, 17:51
Kako,

comprei pelo Mercado Livre.

Pastilha Freio Dianteira Kia Sorento 02/09 2.4 2.5 3.5 3.8 - R$ 80,00 no MercadoLivre (http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-563132559-pastilha-freio-dianteira-kia-sorento-0209-24-25-35-38-_JM#redirectedFromParent)

Valeu augusto, era este mesmo vendedor que tinha, é que o outro anúncio finalizou...

ffsias
05/06/2014, 08:26
Amigos,

Cara, primeiro faz o básico: filtros, óleo..verifica o estado da correia que aciona os equipamentos (alternador, DH, etc). Revisa freios, suspensão...Afinal, é um carro usado e tu mesmo disse que o dono antigo não fazia a manutenção.

Abs.

gutogreis
06/06/2014, 20:04
Cara, primeiro faz o básico: filtros, óleo..verifica o estado da correia que aciona os equipamentos (alternador, DH, etc). Revisa freios, suspensão...Afinal, é um carro usado e tu mesmo disse que o dono antigo não fazia a manutenção.

Abs.

Valeu Meu Caro!! É isso mesmo que já estou fazendo!!! Encontrei os filtros da Marca Wega e Japan!! Sabem me dizer qual a melhorzinha?

Mas uma vez obrigado pela atenção!!

gutogreis
06/06/2014, 20:21
Vou aproveitar a pergunta do colega para dar uma dica sobre a questão de amortecedores de nossas Sorento:
Depois de muitas pesquisas, testes, cheguei numa solução que me atendeu em muito a questão de conforto, sem comprometer a estabilidade da Caminhonete. A dica é a seguinte:
Coloquei na traseira os Turbo gás do Omega SUPREMA (SW). Dica de ouro gente! Para meu gosto, ficou muito melhor. Parece uma Suprema mesmo.
Se alguém quiser arriscar, peço que depois poste aqui o resultado. Aliás, o custo do par é metade do original (que é duro).
abç
Beto

Meu caro, Poderia dizer qual o ano do Omega Suprema para os Amortecedores?

ffsias
07/06/2014, 19:53
Valeu Meu Caro!! É isso mesmo que já estou fazendo!!! Encontrei os filtros da Marca Wega e Japan!! Sabem me dizer qual a melhorzinha?

Eu usei até agora da Wega, sem nenhum problema.

Biancolini
10/06/2014, 21:29
Boa noite a turma

Gostaria de saber com qual frequência vcs completam a água daquele reservatório ao lado do radiador??, pergunto pq quando comprei o carro até ler no manual sobre esse reservatório fiquei um bom tempo sem cuidar, e quando fui ver estava vazio, então coloquei água com aditivo no mesmo e foi completado a água no radiador tbm q estava meio baixa, nunca tive super aquecimento no carro no indicador do painel o ponteiro nunca passou da metade, depois de completado o reservatório ele fica sempre abaixo do meio, a pouco tempo achei q estava baixando meio rápido então descobri uma mangueira com vazamento a qual vou trocar essa semana.
mas tenho duvida sobre o quanto baixa o nível em outras Sorentos.

Sds
Bianco

ffsias
10/06/2014, 22:15
Eu tenho a minha a 2 anos e nunca precisei completar. Diga-se de passagem acho que vou comprar outra, desta vez AT.

Augusto Schimidt
11/06/2014, 15:57
Boa noite a turma

Gostaria de saber com qual frequência vcs completam a água daquele reservatório ao lado do radiador??, pergunto pq quando comprei o carro até ler no manual sobre esse reservatório fiquei um bom tempo sem cuidar, e quando fui ver estava vazio, então coloquei água com aditivo no mesmo e foi completado a água no radiador tbm q estava meio baixa, nunca tive super aquecimento no carro no indicador do painel o ponteiro nunca passou da metade, depois de completado o reservatório ele fica sempre abaixo do meio, a pouco tempo achei q estava baixando meio rápido então descobri uma mangueira com vazamento a qual vou trocar essa semana.
mas tenho duvida sobre o quanto baixa o nível em outras Sorentos.

Sds
Bianco

Também estou com a minha a quase 2 anos e nunca precisei completar, está sempre igual, no nível.

[]'s.

Biancolini
11/06/2014, 20:23
Pois é eu até na revisão dos 100 mil perguntei na concessionária se era normal baixar e ele falaram q sim, hoje fiz a troca da mangueira que estava furada, e aproveitei e mandei trocar o fluido tbm, vou acompanhar agora pra ver como fica esse nivel.

ffsias
13/06/2014, 14:59
Amanhã vou olhar duas Sorento AT...vou passar a minha para o meu pai (que é MT) e pegar um top. Tomara que tenha a mesma sorte. A minha não deu um problema sequer em 2 anos....

joaomarques
19/06/2014, 21:09
Tem motores que quando a corrente arrebenta o estrago é grande. Os pistões batem nas válvulas e arrebenta com tudo....empena...quebra.... Se isto não ocorreu, já é muito bom. Marca de cima pra eles não trocarem o que não precisa.
Ffsias...Não empenou nada. Só a corrente e aguns balancins, primeiro orçamento 10.800 até radiador colocaram,além de bomba de óleo,3 correntes...O radiador disseram que ao soltarem a mangueira quebrou a parte plástica que pega na mangueira.Vou fazer o reparo.
Vou trocar apenas os balancins que quebraram, a corrente que também quebrou e outras perparts menores. Total agora é de 5.000, isso incluído uma M.O. de 1200.
Estava quase trocando por uma 2009, mas vou trocar por outro carro . Quando ficar pronta posto o resultado.
Abs

ffsias
19/06/2014, 21:34
Joaomarques, que bom que não saiu tão caro. Vai trocar por outro por causa deste incidente?

Eu estou trocando a minha por uma 2009, gostei demais deste carro e outro similar a diesel é bem mais cara.

Abs.

GENETICO10
21/06/2014, 13:08

Estu usando o de combustivel e o de ar da Wega e sem problema. O de óleo lubrificante estou usando agora da marca Vox ( é o mesmo da L 200) sem problema também.

ffsias
21/06/2014, 13:40
Genetico10,

Até hoje eu só usei o filtro de óleo original da Kia. Este da L200 é de igual medida?

ffsias
23/06/2014, 10:35
Pessoal,

Comprei a Sorento 08/09, agora posso fazer uma comparação mais efetiva entre a de 140cv e de 170cv.

Motor: diferenças visiveis no sistema EGR, possui ventoinha de refrigeração do cooler na de 170cv. Porém estou acostumado a arrancadas com vigor, coisa que não consegui com a AT. Aquela aceleração progressiva, que sobe o giro do motor junto com a velocidade, não tem na AT.

Acabamento: a 07 é visivelmente mais bem acabada, eles olhavam melhor para detalhes. Na 08 foram retirados os tapetes de borracha dos porta objetos, o porta copos e tomada de força do banco traseiro (console), o porta objetos do apoio de braço não é forrado com veludo, as luzes das portas tem lente de uma só cor. Estes itens eu já consegui em um desmanche...fiz um rancho e coloquei quase tudo.

No mais está muito bem conservada e anda bem. Peguei ela e já cai na estrada pois comprei em outra cidade.

Abs.

JCARODRIGUES
24/06/2014, 17:47
O guto, eu também comprei uma igual com 103 mil e é a minha primeira, agora está com 138mil e não deu nenhum problema até agora, pois eu mantenho a manutenção em dia, é um excelente carro, me surpreende a cada dia. Vou te dar algumas dicas:
a. Troque o óleo da transmissão automática, vai em uma oficina que trabalhe com transmissão automática, pois tem que tirar o óleo com uma bomba, eu coloquei um sintético e o especialista me avisou para eu trocar a cada 50 mil.
b. troque os óleos das caixas de transmissão (óleo para transmissão).
c. troque o óleo do diferencial (cada 20 mil, óleo 90).
d. troque o óleo da direção (estava novo o do reservatório, porém quando trocou o que fica na caixa estava escuro).
e. troque a correia poli V e os rolamentos das polias, não precisa trocar as polias, são muito caras, os rolamentos cada foi 13,00).
f. o óleo do motor a cada 5 mil (óleo 15w/40w)
g. filtro óleo igual a da L200.
h. filtro combustível a cada 20 mil, pesquisa na net 06,07,08 e 09 servem).
i. filtro de ar a cada 20mil.
já postei na página 70, anuncio 834 sobre a revisão, qualquer duvida é só perguntar.

drosssor51
25/06/2014, 12:35
Pessoal... boa tarde.

Meu pai tem uma Sorento 2008 MT 170cv com 70Mkm....

O carro está 100% ao rodar.... o motor tem força, silencioso... tudo certo.

Porém suja um pouco o chão de óleo, procuramos a origem e constatamos que o intercooler esta com óleo.
Após a constatação, verificamos as causas possíveis, dentre elas o RESPIRO do motor e a TURBINA.

Fizemos um teste e o respiro do motor não manda óleo para admissão.. portanto sobrou a turbina.

ALGUÉM JÁ TROCOU A TURBINA, OU FEZ ALGUM TIPO DE MANUTENÇÃO COMO TROCA DE REPARO..????
ALGUÉM TEVE OU TEM O MESMO PROBLEMA??

Vlw.. abç.

kako.carvalho.1
25/06/2014, 21:38
Pessoal... boa tarde.

Meu pai tem uma Sorento 2008 MT 170cv com 70Mkm....

O carro está 100% ao rodar.... o motor tem força, silencioso... tudo certo.

Porém suja um pouco o chão de óleo, procuramos a origem e constatamos que o intercooler esta com óleo.
Após a constatação, verificamos as causas possíveis, dentre elas o RESPIRO do motor e a TURBINA.

Fizemos um teste e o respiro do motor não manda óleo para admissão.. portanto sobrou a turbina.

ALGUÉM JÁ TROCOU A TURBINA, OU FEZ ALGUM TIPO DE MANUTENÇÃO COMO TROCA DE REPARO..????
ALGUÉM TEVE OU TEM O MESMO PROBLEMA??

Vlw.. abç.
Olá Drosssor,
Eu tenho uma 08/09, hoje com 108 mil Km, mas motor com 48.000 km, quando o motor foi trocado pela KIA , não trocaram a Turbina, que apresentou o mesmo problema que parece ser o seu, pingava um óleo meio ralo bem escuro, e segundo a Ccs, se não for reparado inunda o Intercooler com este óleo, para você ter ideia a Turbina foi trocada aos 100.000 Km, e até hoje, quando paro o carro um pouco inclinado ainda pinga um pouco.No meu caso como ainda está na garantia, após alguns problemas e e-mail á Kia/Korea, trocaram na garantia, mas segundo o ger. da CCs que virou meu amigo, existe reparo na turbina que pode ser feito.

Abs,
Kako.

drosssor51
25/06/2014, 21:58
Olá Drosssor,
Eu tenho uma 08/09, hoje com 108 mil Km, mas motor com 48.000 km, quando o motor foi trocado pela KIA , não trocaram a Turbina, que apresentou o mesmo problema que parece ser o seu, pingava um óleo meio ralo bem escuro, e segundo a Ccs, se não for reparado inunda o Intercooler com este óleo, para você ter ideia a Turbina foi trocada aos 100.000 Km, e até hoje, quando paro o carro um pouco inclinado ainda pinga um pouco.No meu caso como ainda está na garantia, após alguns problemas e e-mail á Kia/Korea, trocaram na garantia, mas segundo o ger. da CCs que virou meu amigo, existe reparo na turbina que pode ser feito.

Abs,
Kako.

Kako... Se me permite algumas perguntas... porque foi trocado o motor?
E no motor novo já trocaram a turbina?

Achei uma empresa em SP que faz o serviço de reparo com garantia. por um preço razoável.
Também estou a procura da empresa Borg Warner, fabricante da turbina da Sorento de 170cv, para fazer um cotação, pois na CCS me pediram absurdos 12mil reais na turbina nova.

ffsias
25/06/2014, 22:13
Eu li um relato parecido no Best Cars, sobre pingos de óleo no intercooler:

"A concessionário não dispõe do óleo correto para o motor (eles usam um óleo na mesma faixa de viscosidade, porém é para gasolina e não atende a especificação mínima no diesel) por este motivo o motor apresenta evaporação elevada de óleo no blow by, e este óleo condensa no intercooler, que fica muito em baixo no motor e as conexões desta peça transpiram óleo, que pinga em minha calçada. A concessionária, que por sinal dispõe de ótimos profissionais, solicitou ao importador um conjunto de peças para instalar uma válvula separadora de óleo de blow-by, que era de série na versão anterior (WGT). Na revisão de 40.000 eles irão instalar este componente para devolver o óleo do blow-by para o cárter. "

Ainda não consegui identificar esta válvula...

kako.carvalho.1
25/06/2014, 22:34
Kako... Se me permite algumas perguntas... porque foi trocado o motor?
E no motor novo já trocaram a turbina?

Achei uma empresa em SP que faz o serviço de reparo com garantia. por um preço razoável.
Também estou a procura da empresa Borg Warner, fabricante da turbina da Sorento de 170cv, para fazer um cotação, pois na CCS me pediram absurdos 12mil reais na turbina nova.

Rapaz,
É uma história meio longa, que tá toda documentada nos meus post, mas resumindo: a biela "errou" o caminho e saiu pelo lado, abrindo um buraco no bloco, aí fui atendido por uma CCs , cujo Gerente, era um pilantra que quis empurrar para eu acionar meu seguro como tendo sido calço Hidráulico... Através de minhas idas e vindas, descobri que este problema ocorreu com um lote de bielas, principalmente na Europa e USA, onde foram feitos recall, mas aqui, tupiniquim, eles retiravam o cárter e com lanterna identificavam os lotes das bielas com problema e trocavam-nas sem ninguém saber. por conta do atendimento desonesto da CCs, a KIA se negou a trocar o motor e tive de brigar 03 meses, só resolvendo no momento que acionei a KIA/Korea, tendo tido até perícia extrajudicial, para determinar o veredicto.
Quanto a Turbina, não foi trocada a época, eles enviaram um motor completo e montado, aproveitando os "periféricos", do meu antigo, como Turbina, Polias e Bicos Injetores.

é isso, Qualquer coisa Prende o grito,
Abs,
Kako.

drosssor51
25/06/2014, 23:29
Eu li um relato parecido no Best Cars, sobre pingos de óleo no intercooler:

"A concessionário não dispõe do óleo correto para o motor (eles usam um óleo na mesma faixa de viscosidade, porém é para gasolina e não atende a especificação mínima no diesel) por este motivo o motor apresenta evaporação elevada de óleo no blow by, e este óleo condensa no intercooler, que fica muito em baixo no motor e as conexões desta peça transpiram óleo, que pinga em minha calçada. A concessionária, que por sinal dispõe de ótimos profissionais, solicitou ao importador um conjunto de peças para instalar uma válvula separadora de óleo de blow-by, que era de série na versão anterior (WGT). Na revisão de 40.000 eles irão instalar este componente para devolver o óleo do blow-by para o cárter. "

Ainda não consegui identificar esta válvula...

ffsias.... em casa colocamos uma segunda válvula separadora de óleo... Ela está posicionada sequencialmente em relação a original.
Após a instalação desta segunda válvula, não passa mais óleo pela duto de admissão, e consequentemente não suja mais a turbina. Agora quem suja a turbina é a própria...kkkk.... e "alaga" o intercooler.
O em casa colocamos o óleo recomendado pelo manual do proprietário, e exatamente como citado acima, não encontro-o na CCS, somente em algumas lojas especializadas em lubrificantes.

vlw.. Abç

ffsias
25/06/2014, 23:49
Drosssor51,

Onde fica esta válvula separadora? É na mangueira que vai ligada à tampa de válvulas? Já tentei identificar, olhando tanto o motor de 140 CV quanto o de 170 CV e não consegui.

Abs!

drosssor51
26/06/2014, 01:02
Drosssor51,

Onde fica esta válvula separadora? É na mangueira que vai ligada à tampa de válvulas? Já tentei identificar, olhando tanto o motor de 140 CV quanto o de 170 CV e não consegui.

Abs!

Retirando a tampa do motor.... Você deve procurar bem junto a tampa do cabeçote (frente a frente com o carros do lado esquerdo do bloco)

É uma peça preta metálica que liga-se diretamente a tampa de válvulas (tampa do cabeçote).
Dela sai uma mangueira que entra no tubo de conexão do filtro de ar à admissão da turbina.
Também sai uma mangueira mais fina, saindo para baixo, que leva o vapor de óleo condensado de volta ao cárter.

Na sorento de 170 cv essa peça é oca.... não tem nada de "force" a condensação do vapor de óleo do motor.
Acoplamos uma válvula, com mesma função, só que pertencente ao maxxion 2.5 da ranger, S10, Sprinte... land rover....

Essa válvula está em série com a original... e tem um"Y" no retorno de óleo para o cárter.... o que a original não condensa, a segunda o faz.

Não sei me fiz entender..

abç..

ffsias
26/06/2014, 07:53
Retirando a tampa do motor.... Você deve procurar bem junto a tampa do cabeçote (frente a frente com o carros do lado esquerdo do bloco)

É uma peça preta metálica que liga-se diretamente a tampa de válvulas (tampa do cabeçote).
Dela sai uma mangueira que entra no tubo de conexão do filtro de ar à admissão da turbina.
Também sai uma mangueira mais fina, saindo para baixo, que leva o vapor de óleo condensado de volta ao cárter.

Na sorento de 170 cv essa peça é oca.... não tem nada de "force" a condensação do vapor de óleo do motor.
Acoplamos uma válvula, com mesma função, só que pertencente ao maxxion 2.5 da ranger, S10, Sprinte... land rover....

Essa válvula está em série com a original... e tem um"Y" no retorno de óleo para o cárter.... o que a original não condensa, a segunda o faz.

Não sei me fiz entender..

abç..

Perfeito, entendi. É onde eu pensava que DEVERIA estar a tal válvula pela minha experiência com motores ciclo otto, só que não tem. A mangueira sai da tampa de válvulas e vai direto para a tomada do filtro de ar. Vou olhar no catálogo e encomendar uma.

Valeu pela explicação!

Abraço!

ffsias
26/06/2014, 08:01
A minha está deste jeito:

http://mlb-s1-p.mlstatic.com/sucata-kia-sorento-05-pecas-motor-cmbio-diferencial-lataria-13954-MLB2928843976_072012-F.jpg

http://www.ersatzteile-autoteile.eu/images/product_images/original_images/2914_0.JPG

drosssor51
26/06/2014, 13:14
Adicionalmente colocamos uma desta:

Valvula Anti Chama Mercedes Sprinter/ Ranger E Dakota Diesel - Motor em Peças para Carros - MercadoLivre Brasil (http://veiculos.mercadolivre.com.br/pecas-motor/valvula-anti-chama-mercedes-sprinter%2F-ranger-e-dakota-diesel)

Nesta imagem ela está de ponta cabeça.

sorento d4cb vgt usado do motor-Montagem de Motores-ID do produto:131933026-portuguese.alibaba.com (http://portuguese.alibaba.com/product-free/sorento-d4cb-vgt-used-engine-131933026.html)

Esse motor tem a válvula original... está meio difícil de ver... mas está lá.

ffsias
26/06/2014, 13:35
Obrigado Drosssor51, vou providenciar a válvula para as duas. Se não conseguir original, vou colocar esta que tu indicou.

Abraço!

ffsias
26/06/2014, 14:50
Pessoal,

Estou me acostumando com veículo AT... É normal o motor cair em marcha lenta quando estamos nos aproximando de um semáforo, por exemplo, estando com marcha engatada? Ele não deixa o giro alto, usando freio motor, como em carro com câmbio MT?

Augusto Schimidt
26/06/2014, 15:47
Pessoal,

Estou me acostumando com veículo AT... É normal o motor cair em marcha lenta quando estamos nos aproximando de um semáforo, por exemplo, estando com marcha engatada? Ele não deixa o giro alto, usando freio motor, como em carro com câmbio MT?

Sim ffsias, é normal fazer isto quanto em "D". Mas se colocar no manual através do trip tronic vai perceber que funciona, e muito bem, o freio motor.

Fica tranquilo que é normal.

[]'s.

ffsias
26/06/2014, 15:53
Fica tranquilo que é normal.

[]'s.

Obrigado Augusto!

kako.carvalho.1
26/06/2014, 16:58
Pessoal,

É Normal, F Fsias, parece que o motor vai apagar, só tem de acostumar nas retomadas, para não dar trancos...

Abs,
Kako

ffsias
26/06/2014, 18:58
Obrigado Kako, este feedback de quem tem ajuda muito. Só tinha dirigido automóveis AT (Jetta e Cruze) e mesmo assim por muito pouco tempo. O pé esquerdo agora está no descanso, mas o direito vai ter que aprender a trabalhar de uma nova maneira.

Abraços!

GENETICO10
27/06/2014, 09:02
Genetico10,

Até hoje eu só usei o filtro de óleo original da Kia. Este da L200 é de igual medida?

Filtro de lubrificante da marca VOX. encaixa perfeitamente, sendo apenas um pouco mais comprido. Ressalto que troco o óleo da minha sorento (170cv) a cada 6 meses ou 5 mil km. Como alguém aí ja falou, caro é fazer o motor. Outra coisa, tive acesso a um boletim interno da kia sobre o fluido da transmissão automática para não trocar o mesmo aos 80 mil km. O ATF deve apenas ser completado.

ffsias
27/06/2014, 09:16
Filtro de lubrificante da marca VOX. encaixa perfeitamente, sendo apenas um pouco mais comprido. Ressalto que troco o óleo da minha sorento (170cv) a cada 6 meses ou 5 mil km. Como alguém aí ja falou, caro é fazer o motor. Outra coisa, tive acesso a um boletim interno da kia sobre o fluido da transmissão automática para não trocar o mesmo aos 80 mil km. O ATF deve apenas ser completado.

Obrigado! Eu também troco nestes mesmo períodos. Sobre o óleo da transmissão, a minha está no nível, mas vou comprar pelo menos 1 litro para deixar guardado.

arturo
29/06/2014, 11:47
Pessoal,minha Sorento 2008/09,perdeu força repentinamente numa subida e quando terminou estava à 40km/h e fumaceira preta.achei que pudesse ser bomba e/ou bicos mas ao entrar em contato com a KIA de Santa Maria(rs),o responsável me falou que o carro havia saído da revisão dos 100 mil com ruido de motor desgastado e que eu havia sido informado,o que é mentira,só fui saber após ele me dizer pelo telefone,estava na ordem de serviço,em letras pequenas,lá embaixo e sem a minha assinatura.Gostaria de saber do pessoal se já aconteceu com voces de um carro na garantia sair da revisão desta maneira?A revenda não deveria ter ,além de me avisado,identificar e sanar o problema?

kako.carvalho.1
29/06/2014, 14:11
Pessoal,minha Sorento 2008/09,perdeu força repentinamente numa subida e quando terminou estava à 40km/h e fumaceira preta.achei que pudesse ser bomba e/ou bicos mas ao entrar em contato com a KIA de Santa Maria(rs),o responsável me falou que o carro havia saído da revisão dos 100 mil com ruido de motor desgastado e que eu havia sido informado,o que é mentira,só fui saber após ele me dizer pelo telefone,estava na ordem de serviço,em letras pequenas,lá embaixo e sem a minha assinatura.Gostaria de saber do pessoal se já aconteceu com voces de um carro na garantia sair da revisão desta maneira?A revenda não deveria ter ,além de me avisado,identificar e sanar o problema?

Arturo,
Primeiro, eu nunca ouvi uma coisa destas, "barulho de motor desgastado" !!! É uma completo absurdo !!! 100.000 Km, para motores á Diesel, não é nada.Se você ainda está fazendo as revisões nas CCs, presumo que ainda esteja na garantia, pois as nossas viaturas tem garantia, de 5 anos, não importa a KM, aciona o 0800 da Kia, e pressiona, pois por experiência própria nestes casos mais graves, a KIA, sempre reluta em atendimento em garantia, e como pode acompanhar em posts antigos, a KIA KOREA , é sempre mais fácil de resolver.

Att,
Kako

ffsias
29/06/2014, 21:27
Já tivemos outros relatos de perda de força e fumaça, e até onde me lembro o motor em si não tinha nada.

Uma pergunta: alguém sabe quais são os fios no chicote do som que são do comando do rádio no volante? Estou instalando a multimidia e estou entre três fios (são só dois).

Abs.

Biancolini
30/06/2014, 04:39
Kako, segundo fui informado pelo funcionário da KIA quando fui fazer a revisão dos 100Mkm na minha Sorento a história não é bem assim são 5 anos de garantia OU 100Mkm, sendo q eu atingi os 100 mil antes dos 5 anos ele me falou é agora ela não tem mais garantia.
Tem que dar uma pesquisada bem certa sobre isso.

um abraço
Bianco

kako.carvalho.1
30/06/2014, 08:38
Kako, segundo fui informado pelo funcionário da KIA quando fui fazer a revisão dos 100Mkm na minha Sorento a história não é bem assim são 5 anos de garantia OU 100Mkm, sendo q eu atingi os 100 mil antes dos 5 anos ele me falou é agora ela não tem mais garantia.
Tem que dar uma pesquisada bem certa sobre isso.

um abraço
Bianco
Biancolili,
Bom dia,
Até onde eu sei, as nossas tem garantia de 5 anos, e depois de 2010, é que passaram a ter a limitação de 100.000 km, a minha turbina inclusive, foi trocada com 105.000km...

Abs,

arturo
30/06/2014, 10:54
Obrigado pelas respostas.Hoje entrei em contato com a KIA de Porto Alegre,para ondei mandei o veiculo,e me falaram que o problema é na turbina e a garantia cobre,pois a mesma vai até outubro(60 meses).Seguirei noticiando para voces,abraços.

arturo
02/07/2014, 20:30
Recebi a noticia da kia sud,que a turbina sera trocada em garantia num prazo de até 15 dias,após receber o carro de volta,postarei como ficou,abraço a todos.

ffsias
03/07/2014, 09:40

Ressuscitando este assunto: No manual fala em trocar o óleo aos 80mil km. Também entrei neste dilema...trocar ou não.

kako.carvalho.1
03/07/2014, 12:51
Ressuscitando este assunto: No manual fala em trocar o óleo aos 80mil km. Também entrei neste dilema...trocar ou não.

Eu nunca Troquei, vou fazer a Rev. dos 110.000 Km, e vou assuntar na CCs...

Kako.

ffsias
03/07/2014, 13:29
Pois é Kako...

É meu primeiro AT...já li aqui mesmo no fórum que existe um boletim da Kia dizendo para não trocar o óleo, mas o manual fala em troca.

Não sei se é normal, mas ao parar o carro, vindo em D e passando para N ou R, ela dá um tranquinho, como se o estivesse forçando para frente e desengatado a marcha. Pesquisei sobre trancos e li que o excesso de óleo pode causar isto. Fui olhar o nível e estava muito acima...mas esqueci que deve ser verificado com o motor ligado. Liguei o motor e o nível está ok, bem certo na marcação da vareta.

kako.carvalho.1
03/07/2014, 13:36
Pois é Kako...

É meu primeiro AT...já li aqui mesmo no fórum que existe um boletim da Kia dizendo para não trocar o óleo, mas o manual fala em troca.

Não sei se é normal, mas ao parar o carro, vindo em D e passando para N ou R, ela dá um tranquinho, como se o estivesse forçando para frente e desengatado a marcha. Pesquisei sobre trancos e li que o excesso de óleo pode causar isto. Fui olhar o nível e estava muito acima...mas esqueci que deve ser verificado com o motor ligado. Liguei o motor e o nível está ok, bem certo na marcação da vareta.

ffsias, por experiência própria, este tranco, diminui bastante se você ao parar esperar alguns segundos, e depois fazer esta operação, não sei te explicar porque , mas no meu caso sempre fica mais suave..
Kako.

ffsias
06/07/2014, 22:38
Kako, tua dica funcionou. Esperando um pouco o tranco some. Obrigado pela dica.

Já a minha outra Sorento, a que passei para meu pai...hoje resolveu dar um problema. Travou o câmbio com alguma marcha engatada e a alavanca aparentemente se move só em duas marchas, mas não entra em ponto morto. Eu cheguei a desmontar todo o console e ia tirar o seletor de marchas, mas como o mecânico que trocou o rolamento da embreagem mexeu ali, resolvi chamar ele antes. Muito estranho....parece que o seletor escapou dos garfos. Diz ele que não sentiu nada de anormal...eu mesmo andei nela na sexta e não percebi nada. Largou na garagem ontem e hoje deu este problema.

Zica braba...tomara que não seja nada muito grave.

GENETICO10
07/07/2014, 08:24
Obrigado! Eu também troco nestes mesmo períodos. Sobre o óleo da transmissão, a minha está no nível, mas vou comprar pelo menos 1 litro para deixar guardado.

Ok, Só atente para o fato de o ATF ser o original RED -1 vendido na ccs aqui de Salvador a R$ 70,00 o litro. Cuidado para não misturar com outro tipo de ATF. Quando completei o nivel da minha aos 60kk pegou pouco mais de meio litro. Mais um detalhe: para verificar o nível do ATF veja a maneira correta no manual do veículo.
Forte abraço.

GENETICO10
07/07/2014, 08:35

Olá, ffsias. Como já postei anteriormente eu pedi na revisão de 60kk a substituição do ATF pois a minha Sorento já está com 5 anos - uso ela mais para viagem e principalmente nas rodovias, quase nunca na cidade, por isso a baixa kkm - Na ccs o chefe da oficina que é meu amigo me informou sobre um boletim interno da kia para apenas completar o níve aos 80kkm. Ele informou que essa troca era apenas para as Sorentos antigas de 140 cv.

ffsias
07/07/2014, 08:53
Ele informou que essa troca era apenas para as Sorentos antigas de 140 cv.

Olá Genético10<

Me recordava desta citação do boletim que tu já tinha falado. Eles acabam deixando os proprietários na dúvida: o manual diz que deve ser trocado (e não faz distinção entre motores)...tem esta tua informação interna...

kako.carvalho.1
08/07/2014, 22:55
Olá amigos, Estou precisando comprar as duas ponteiras de direção( as que saem da Cx de direção) , estou venda já na MAJO autopeças, alguém tem outro lugar que possamos ver ???

kako.carvalho.1
09/07/2014, 23:09
Galera, Help !!!!!Estou com um barulho quando faço uma leve, mais muito leve mesmo, virada no volante para a direita, como se eu estivesse passando em um daqueles sinalizadores, um VRUMMMMMMMMMMM..

Desconfiei dos rolamentos, mas o mecânico disse que estão bons, fiz rodízio de pneus, troquei pastilhas, e nada, continua o bendito barulho.

Alguém tem ideia do que seja, as minas duas ponteiras de direção estão precisando ser trocadas, será que podem ser elas ???

Aguardo,
Kako.

ffsias
10/07/2014, 07:56
Kako,

Meu pai teve um problema parecido na Sportage, pelo menos o barulho e a situação em que ele aparecia eram as mesmas, e diz o mecânico que eram as pastilhas (novas) que pegavam na borda dos discos dianteiros. Eles já estavam um pouco gastos (com uma borda saliente) e as pastilhas novas pegavam ali e faziam barulho.

kako.carvalho.1
10/07/2014, 08:52
Kako,

Meu pai teve um problema parecido na Sportage, pelo menos o barulho e a situação em que ele aparecia eram as mesmas, e diz o mecânico que eram as pastilhas (novas) que pegavam na borda dos discos dianteiros. Eles já estavam um pouco gastos (com uma borda saliente) e as pastilhas novas pegavam ali e faziam barulho.

ffsias, valeu o retorno, acho que pode ser realmente isso, como troquei as pastilhas e continuam ... Vou aguardar, quando for trocar as ponteiras, vou dar uma conversada com o Meca.

Abs,

bmarconi
11/07/2014, 14:39
Meu carro apresentou problema semelhante e o culpado era o rolamento.
Recentemente adquiri algumas peças em uma loja em SP, chamada PP IMPORTS, tel 11 4061 6580.
Recebi, via transportadora, no prazo ajustado e não tive do que me queixar.

drosssor51
11/07/2014, 18:10
Boa noite...

Pessoal da Sorento...
Alguém já teve problemas com a solenoide que aciona a geometria variável da turbina?

A Sorento do meu pai estava com a solenoide furada, sentíamos que ela era meio "patona" entre 1000~2000 rpm... mas nunca tínhamos nos preocupado, pois compramos o carro assim...

Arrumamos a solenoide, mas a regulagem da geometria variável não está boa.

Pega bem em baixa, mas corta em 3000 rpm, quando desligo o vácuo da solenoide ela volta a ser com era, lenta até 2000 rpm... depois é uma patada só.

Alguém já passou por isso?

abç

le-brazil
11/07/2014, 20:02
Kako, tua dica funcionou. Esperando um pouco o tranco some. Obrigado pela dica.

Já a minha outra Sorento, a que passei para meu pai...hoje resolveu dar um problema. Travou o câmbio com alguma marcha engatada e a alavanca aparentemente se move só em duas marchas, mas não entra em ponto morto. Eu cheguei a desmontar todo o console e ia tirar o seletor de marchas, mas como o mecânico que trocou o rolamento da embreagem mexeu ali, resolvi chamar ele antes. Muito estranho....parece que o seletor escapou dos garfos. Diz ele que não sentiu nada de anormal...eu mesmo andei nela na sexta e não percebi nada. Largou na garagem ontem e hoje deu este problema.

Zica braba...tomara que não seja nada muito grave.

Isso pode acontecer quando há diferença de diâmetro externo nos pneus. O rodízio dos pneus deve ser feito mais seguido que em veículos 4x2 para que haja um desgaste mais uniforme dos pneus.
Também pode acontecer quando o veículo ficar estacionado em subidas/descidas ou com o volante muito esterçado para algum lado.
Nesses casos, as folgas mínimas necessárias entre os componentes internos do câmbio são eliminadas (as peças ficam literalmente prensadas umas contra as outras) e podem ocorrer esses travamentos (mais comuns em veículos 4x4).

Há um macete simples conhecido pelos mecânicos para liberar o câmbio dos veículos awd que em muitos casos resolve..
Consiste simplesmente em: com o veículo parado em local plano e devidamente calçado, erguer uma das rodas com o macaco e girar a roda suspensa para frente e para trás. Pode ser necessário fazer o procedimento em mais de uma das rodas, mas geralmente basta em apenas uma.

ffsias
11/07/2014, 20:58
Le-brazil, pneus não é pois são novos, devem ter uns 5 mil km rodados. Ele colocou pra trás e depois novamente pra frente. O que ocorreu foi que o varão do seletor saltou fora de um dos garfos. Ele não conseguiu explicar o porque, já que não tem folga nenhuma nos componentes. O câmbio não foi forçado... Saltou do nada. Foi só desmontar o seletor e encaixar no lugar.

ffsias
16/07/2014, 20:29
Boa noite...

Pessoal da Sorento...
Alguém já teve problemas com a solenoide que aciona a geometria variável da turbina?

A Sorento do meu pai estava com a solenoide furada, sentíamos que ela era meio "patona" entre 1000~2000 rpm... mas nunca tínhamos nos preocupado, pois compramos o carro assim...

Arrumamos a solenoide, mas a regulagem da geometria variável não está boa.

Pega bem em baixa, mas corta em 3000 rpm, quando desligo o vácuo da solenoide ela volta a ser com era, lenta até 2000 rpm... depois é uma patada só.

Alguém já passou por isso?

abç

drosssor51,

Acho que a minha também está com problema neste atuador...Fiz o teste que o Cezar indicou uns posts para trás e ele me parece estar com vazamento. Vocês conseguiram trocar só o atuador?

Abraço.

Bruno Saraiva - Natal/RN
21/07/2014, 19:08
Olá pessoal, vi que há uns posts atrás houve identificação dos rolamentos da transmissão da SORENTO(diferencial)grande e pequeno, como sei que rolamentos podem ser comprados tbm pelas medidas alguém tem as medidas desses rolamentos? Facilita para uma pesquisa, pois antes de desmanchar a transmissão da sorento já podeira levá-las em mão.

drosssor51
23/07/2014, 21:00
drosssor51,

Acho que a minha também está com problema neste atuador...Fiz o teste que o Cezar indicou uns posts para trás e ele me parece estar com vazamento. Vocês conseguiram trocar só o atuador?

Abraço.

Achei uma empresa que reparou o atuador... mas ele perdeu muito a "precisão".... não trabalha como deveria.... não percorre o curso total da geometria variável.... está estranho....!!!

nada como peças originais...!

ffsias
24/07/2014, 00:02
Valeu drosssor51!

Este atuador custa 1500,00 na CCS. Ainda vou testar pra ter certeza.

drosssor51
24/07/2014, 20:22
Valeu drosssor51!

Este atuador custa 1500,00 na CCS. Ainda vou testar pra ter certeza.

ffsias... um teste bem fácil... é simplesmente ligar o motor em marcha lenta e observar o atuador da geometria variável.
Peça para alguém desliga-la e continue observando o atuador.
Segundos após o desligamento a solenoide atuará, percorrendo todo o curso da geometria variável.

ffsias
24/07/2014, 21:30
Pois então acho que tenho um problema....ele não percorre todo o curso....

drosssor51
24/07/2014, 22:52
Pois então acho que tenho um problema....ele não percorre todo o curso....

Se ela está atuando é um ótimo sinal.... a solenoide está boa. A minha não estava funcionando..
Por isso foi reparada.

Ela tem um porca para regulagem de curso, ma não aconselho mexer se a regulagem for original.

A sua apresenta algum problema de falta potência, em alta ou em baixa rotação?

ffsias
25/07/2014, 08:13
A sua apresenta algum problema de falta potência, em alta ou em baixa rotação?

Então...acho ele um pouco amarrada na arrancada, mas eu tinha uma MT...e ali a disposição é outra quando arranca. Em alta não vejo nada de anormal. A porca de regulagem está com o lacre (tinta)...acredito ser original.

JBMinuze
27/07/2014, 06:16
Bom dia amigos.
A minha Sorento resolveu acender a luz do airbag no painel, de repente. Estacionei pela manhã em um terreno, isolado, ninguem mexeu, ficou no sol todo o dia e à tarde quando liguei a chave ela acendeu normalmente depois apagou e uns segundos depois acendeu novamente e permeneceu acesa direto. Alguem tem alguma dica sobre o assunto? A Sorento tem algum sensor nos bancos (como o fusion que tem esse problema)? Não realizei nenhuma manutenção em caixa de direção ou sofri qualquer batida ou pancada no veículo. Desde já obrigado.

ffsias
05/08/2014, 15:40
Pessoal,
O atuador da turbina está pifado mesmo.... R$1500 na Kia, porém encomendei um no Aliexpress por R$170...vai ter mais o imposto de importação que deve pegar mais uns 100% (chutando)...Vamos ver o que acontece.

arturo
12/08/2014, 11:45
Amigos do fórum,a turbina foi trocada em garantia,bem como o tensor da corrente do ponto,que era a causa do barulho de motor desgastado segundo a autorizada de Santa Maria.O carro está um balaço,agradeço a atenção de todos e à KIA SUD de Porto Alegre,voces todos merecem 10,abraço!

drosssor51
13/08/2014, 19:49
Pessoal,
O atuador da turbina está pifado mesmo.... R$1500 na Kia, porém encomendei um no Aliexpress por R$170...vai ter mais o imposto de importação que deve pegar mais uns 100% (chutando)...Vamos ver o que acontece.

ffsias..... alguma novidade com o atuador novo??? chegou?

dependendo de seus relatos vou ver se encomendo 1 também... o preço é bem convidativo.

ffsias
13/08/2014, 20:01
ffsias..... alguma novidade com o atuador novo??? chegou?

dependendo de seus relatos vou ver se encomendo 1 também... o preço é bem convidativo.

Ainda não...estou no prazo citado no anúncio para o envio. O vendedor é bem classificado e atencioso, tomara que venha de uma vez.

Hoje fui na ccs perguntar sobre a troca do óleo da caixa AT e eles me falaram do tal "boletim" que orientava a não trocar o óleo. Mas falando com todos os mecânicos que conheço, foram unanimes em falar que a troca deve ser feita. Tá R$65 o litro na ccs.

Minero22
14/08/2014, 12:05
Amigos, troquei minha antiga L-200 2001 por um Kia Sorento 08/08, diesel automático, e estou gostando muito. Preciso de ajuda no seguinte:
Meu carro não está acionando a tração 4x4. Quando giro o botão pra o modo 4x4 não acontece nada, nem a luz indicadora no painel acende (ela acende só quando ligo o veículo, para checar se a lâmpada não está queimada). Quando ponho no modo "4x4 Low" a luz indicadora no painel fica piscando, mas a tração não engata. Parabéns a todos pelos posts, têm sido muito úteis.

ffsias
15/08/2014, 09:08
Minero22, pelo visto o acionamento do 4x4 está com problema. A reduzida só engata se a 4x4 estiver engatada. Como o acionamento é elétrico, vais ter que verificar se é problema elétrico ou mecânico (na caixa). Não lembro se este sistema tem fusível, mas é bem provável que tenha. Uma coisa que faço de vez em quando, é acionar a tração e a reduzida (engatar e desengatar). São sistemas muito pouco utilizados e não acho bom movimentá-los esporadicamente.

kako.carvalho.1
19/08/2014, 21:56
:freaking:Caros Foristas, quem diz que o RAIO , não cai no mesmo lugar ???? Pois bem o motor de minha viatura, com exatos, 52.000 Km, trocado aos 59.000 Km, descrito conforme diversos posts, ontem indo para Minas, pela BR 040, simplesmente apagou e acendeu a LUZ do óleo, ato contínuo, motor trancado, depois de longa espera no Posto de Gasolina, pelo PÉSSIMO ATENDIMENTO da TÓKIO MARINE , e o motor frio, voltou a funcionar com um barulho parecendo roçar ferro com ferro, que travou de novo depois de aquecido.
Deixei hoje na Via Verde, tendo um parecer inicial, de travamento de alguma coisa da parte de cima do motor, embora o mesmo parece querer virar, que não o faz por conta da parte de cima...
Resumo da ópera, minha garantia vai até 10/09, o que será que a D. KIA , vai fazer ???

Att,
Kako

Augusto Schimidt
20/08/2014, 18:48
Que azar Kako!

Quanto a garantia, acho que deve cobrir pois ainda está vigente.

Boa sorte e nos mantenha informado.

[]'s.

joaodopet
28/08/2014, 23:55
Pessoal, tenho dúvidas sobre esse carro:
Fui olhar uma 2008 EX sem teto solar em uma revenda hoje, e com o carro parado, movi o seletor da tração mas não acendeu nenhuma luz, se mover para 4x4 low a luz fica piscando no painel. Cheguei o carro 2m pra frente e 2m pra trás com o seletor em 4x4 hi mas não fez nada. Tem algum procedimento para engatar a tração desse carro?
Outra coisa, a chave do carro saiu da ignição mesmo com o carro em D ou N. Isso é normal ou tem algum problema? A alavanca se move mesmo com a chave fora da ignição, ou não?
Obrigado!

ffsias
29/08/2014, 08:30
joaodopet,

A chave sai em qualquer posição da alavanca, e ela se move independente da chave estar na ignição. Para engatar a reduzida (4x4x LO), tem que colocar a alavanca em N e estar parado. A 4x4 HI engata e desengata sem precisar nada.

Augusto Schimidt
29/08/2014, 11:46
joaodopet,

A chave sai em qualquer posição da alavanca, e ela se move independente da chave estar na ignição. Para engatar a reduzida (4x4x LO), tem que colocar a alavanca em N e estar parado. A 4x4 HI engata e desengata sem precisar nada.

É isso mesmo!

kako.carvalho.1
29/08/2014, 17:27
:freaking:Caros Foristas, quem diz que o RAIO , não cai no mesmo lugar ???? Pois bem o motor de minha viatura, com exatos, 52.000 Km, trocado aos 59.000 Km, descrito conforme diversos posts, ontem indo para Minas, pela BR 040, simplesmente apagou e acendeu a LUZ do óleo, ato contínuo, motor trancado, depois de longa espera no Posto de Gasolina, pelo PÉSSIMO ATENDIMENTO da TÓKIO MARINE , e o motor frio, voltou a funcionar com um barulho parecendo roçar ferro com ferro, que travou de novo depois de aquecido.
Deixei hoje na Via Verde, tendo um parecer inicial, de travamento de alguma coisa da parte de cima do motor, embora o mesmo parece querer virar, que não o faz por conta da parte de cima...
Resumo da ópera, minha garantia vai até 10/09, o que será que a D. KIA , vai fazer ???

Att,
Kako
Galera,
Atualizando do front, confirmada falha de lubrificação, causada pela bomba de óleo, estrago total da parte de cima do motor, que foi tão grande, que resolveram trocar todo o motor de NOVO !!!!!!!!!! Pelo menos ao que parece, graças ao bom e honesto atendimento da Via Verde, e uma ajuda minha com uma reclamação direto na Kia Korea, desta vez não terei problemas quanto ao atendimento em garantia, agora é aguardar e acompanhar o serviço.

Abs,
Kako.

ffsias
29/08/2014, 19:43
Pelo menos tu vai ter um motor novo Kako....outra vez, mas novo. Tomara que dê tudo certo.

joaodopet
30/08/2014, 00:31
joaodopet,

É isso mesmo!
Blz, olhei outro veículo e realmente é assim!
Outra dúvida, como diferencio um carro de 140cv pro de 170cv?
Achei que todo ele a partir de 2007 já era 170cv...Como faço para saber?
O que acham esse "chip"?
Chip De Potência Tdc Diesel Vw Amarok Prado Pajero Full - R$ 799,99 no MercadoLivre (http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-575255565-chip-de-potncia-tdc-diesel-vw-amarok-prado-pajero-full-_JM)
Alguém já usou ou sabe de alguém que tem? O que dizem? É seguro? O carro tem 40k km.