Ver Versão Completa : Kia Sorento
Páginas :
1
2
3
[
4]
5
6
7
8
9
10
11
12
13
14
15
16
17
A Kia fez algumas alterações no Bongo e passou a usar o motor 2.5, ao que parece o mesmo da Sorento (D4CB), só que com potência menor.
Kia Sun Motors (http://sunmotors.com.br/site/kia_bongo.php)
Será que seremos "beneficiados" com a volta deste motor a linha de produtos?
kako Carvalho
30/07/2012, 11:34
A Kia fez algumas alterações no Bongo e passou a usar o motor 2.5, ao que parece o mesmo da Sorento (D4CB), só que com potência menor.
Kia Sun Motors (http://sunmotors.com.br/site/kia_bongo.php)
Será que seremos "beneficiados" com a volta deste motor a linha de produtos?
ffsias,
Nesta minha peregrinação, em uma das vezes conversando com um técnico da KIA , ele demonstrando a durabilidade do motor da Sorento, falou exatamente isso, é o mesmo motor , ele disse que só tem um novo mapeamento eletrônico.
kako.
é o mesmo motor , ele disse que só tem um novo mapeamento eletrônico.
Isto é bom, pelo menos as peças de uso comum já serão mas fáceis de achar por mais tempo.
""Isto é bom, pelo menos as peças de uso comum já serão mas fáceis de achar por mais tempo.""
Estou gostando da novidade.
SDS.
Roberto
mombergue
01/08/2012, 00:14
Prezados Foristas, tenho a impressão de que em alguma parte daki do fórum li que o motor 2.5 da Sorento a diesel (140 ou 170, talvez ambas) sejam um motor de fabricação alemã (BMW). Isso procede? Aguardo respostas dos demais confrades neste assunto, aproveitando a deixa, quero aproveitar e comentar que estou com uma 2.5 LX manual 2006 "NA MÃO", um amigo me disponibilizaria ela por 55K, ela é 2006, está marcando 98000 km e parece ser uma KM original, isto é sem voltar. Estou num baita dilema, pois já tenho na garagem uma Hilux SRV AT também 2006 e gostei muito da Sorento (estou com ela já há uma semana), mais macia, mais automóvel, acho q mais econômica, resultando em mais conforto que a Hilux, entretanto deve ser uma "mandioca" na hora de vender. Vejo ela como uma compra com "custo-benefício" bem interessante. Não se esquecendo que ela mantém um design ainda atual, não ficando para trás, a exemplo de minha ex SUV, uma ML-320 (2000) que de longe as pessoas já percebem q é um carro decano. Assim, aguardo os comentários. Tirando o "mercado", que sei é bem diferente da HILUX, de resto, acho uma boa aquisição. Grande abraço a todos, e aguardo comentários.....
Prezados Foristas, tenho a impressão de que em alguma parte daki do fórum li que o motor 2.5 da Sorento a diesel (140 ou 170, talvez ambas) sejam um motor de fabricação alemã (BMW). Isso procede? Aguardo respostas dos demais confrades neste assunto, aproveitando a deixa, quero aproveitar e comentar que estou com uma 2.5 LX manual 2006 "NA MÃO", um amigo me disponibilizaria ela por 55K, ela é 2006, está marcando 98000 km e parece ser uma KM original, isto é sem voltar. Estou num baita dilema, pois já tenho na garagem uma Hilux SRV AT também 2006 e gostei muito da Sorento (estou com ela já há uma semana), mais macia, mais automóvel, acho q mais econômica, resultando em mais conforto que a Hilux, entretanto deve ser uma "mandioca" na hora de vender. Vejo ela como uma compra com "custo-benefício" bem interessante. Não se esquecendo que ela mantém um design ainda atual, não ficando para trás, a exemplo de minha ex SUV, uma ML-320 (2000) que de longe as pessoas já percebem q é um carro decano. Assim, aguardo os comentários. Tirando o "mercado", que sei é bem diferente da HILUX, de resto, acho uma boa aquisição. Grande abraço a todos, e aguardo comentários.....
Não tive Sorento, mas já tive uma Hilux SRV at 07, e quando fui me desfazer da mesma, fiz um test drive na sorento aut. Gostei muito, mas não senti segurança quanto a manutenção da coreana. Isso aqui em Fortaleza. Morando em SP, certamente seria diferente.
rfrignani
02/08/2012, 18:52
Boa noite pessoal,
enfim comprei a Sorento, 2006/07, Aut e com motor de 140CV...estou gostando bastante..obrigado aos que me ajudaram com as dicas.
Hj fui levar para a vistoria no interior e o pessoal não achou o numero do motor, alguem sabe me informar onde fica?...viramos tudo e não achamos.
grande abraço
obrigado
Rodrigo
Hj fui levar para a vistoria no interior e o pessoal não achou o numero do motor, alguem sabe me informar onde fica?...viramos tudo e não achamos.
Parabéns!
Quando fui fazer a vistoria de transferência da minha o vistoriador disse "esta é muito difícil" e tirou o número de outro lugar, só tirou o decalque do chassi.
rfrignani
02/08/2012, 21:48
Parabéns!
Quando fui fazer a vistoria de transferência da minha o vistoriador disse "esta é muito difícil" e tirou o número de outro lugar, só tirou o decalque do chassi.
Valeu!
Vc sabe me dizer de onde ele tirou o número?
abs
Me lembro que ele também tirou o decalque daquela plaqueta que tem no cofre do motor, à esquerda de quem olha o carro de frente, mas não sei se ali tem o número. Pode ter sido também do documento, já que o número também estava ali.
rfrignani
03/08/2012, 08:23
Me lembro que ele também tirou o decalque daquela plaqueta que tem no cofre do motor, à esquerda de quem olha o carro de frente, mas não sei se ali tem o número. Pode ter sido também do documento, já que o número também estava ali.
Blz, hj vou levar em um CS Kia para ver o que eles me falam
abraço
Blz, hj vou levar em um CS Kia para ver o que eles me falam
abraço
Achei uma informação na internet que o número fica na frente do motor, entre as polias.
joaomarques
03/08/2012, 21:07
Caros foristas,
Acabei de chegar de uma viagem com a sorento(2008, aut, 140 cv, 90k km), rodei aproximadamente 6k km, Alagoas-Sergipe-Bahia- Minas Gerais e Rio de Janeiro (capital e Petrópolis).
Média de consumo 11 km/litro, maioria díesel S 50.
Notei mais fumaça branca nas localidades mais frias e quando pisava mais fundo para fazer uma ultrapassagem saía uma fumaça preta(menor com o S 50) que logo depois parava.
Na semana que vem vou levar na Css para ver as unidades injetoras, bomba etc. Alguém sugere algo dessas fumaças?
Mas no geral foi só alegria, o carro veio abarrotado, espaço execelente.:)
Fumaça branca a minha nunca fez, e olha que fez frio aqui.
Como está o teu filtro de combustível? Faz pouco que trocou?
Caros foristas,
Acabei de chegar de uma viagem com a sorento(2008, aut, 140 cv, 90k km), rodei aproximadamente 6k km, Alagoas-Sergipe-Bahia- Minas Gerais e Rio de Janeiro (capital e Petrópolis).
Média de consumo 11 km/litro, maioria díesel S 50.
Notei mais fumaça branca nas localidades mais frias e quando pisava mais fundo para fazer uma ultrapassagem saía uma fumaça preta(menor com o S 50) que logo depois parava.
Na semana que vem vou levar na Css para ver as unidades injetoras, bomba etc. Alguém sugere algo dessas fumaças?
Mas no geral foi só alegria, o carro veio abarrotado, espaço execelente.:)
Bom dia amigos foristas
A última vez que estive num mecânico aproveitei para perguntar sobre este caso da fumaça branca, fui informado que nessas condições em que ocorre de aquecimento,e logo após o mesmo desaparece,é o setup de fábrica feito pela Kia para o diesel em dias frios onde a mistura fica mais rica até o aquecimento do motor (envolvendo aí vários tipos de diesel do mundo todo para onde esse caso é exportado) e que fazer essa correção para o nosso diesel ele não se arrisca a fazer pois envolve muitos outros parâmetros que podem ser desregulados tentando um acerto deste.
O que notei e faço em dias frios é sair sempre com o motor ainda frio, bem leve em marcha mais alta, rotação baixa,e assim não poluir tanto a frente de casa e emitir menos poluição.
E não adianta reclamar pois até pelo CONTROLAR órgão de São Paulo que controla as emissões de veículo passa esse carro pois os testes sempre Tem de ser feitos com o motor quente,e se ele estiver com os filtros limpos bom combustível vai passar.
Agora com relação a fumaça preta se for do no começo de um aceleração está dentro dos parâmetros, se persistir durante toda uma aceleração e não limpar o ar deixando um rastro longo por onde você passou aí está precisando de uma boa limpeza e regulagem ( só depois dos 70 mil, antes do se o diesel for muito ruim)
joaomarques
04/08/2012, 16:31
Bom dia amigos foristas
A última vez que estive num mecânico aproveitei para perguntar sobre este caso da fumaça branca, fui informado que nessas condições em que ocorre de aquecimento,e logo após o mesmo desaparece,é o setup de fábrica feito pela Kia para o diesel em dias frios onde a mistura fica mais rica até o aquecimento do motor (envolvendo aí vários tipos de diesel do mundo todo para onde esse caso é exportado) e que fazer essa correção para o nosso diesel ele não se arrisca a fazer pois envolve muitos outros parâmetros que podem ser desregulados tentando um acerto deste.
O que notei e faço em dias frios é sair sempre com o motor ainda frio, bem leve em marcha mais alta, rotação baixa,e assim não poluir tanto a frente de casa e emitir menos poluição.
E não adianta reclamar pois até pelo CONTROLAR órgão de São Paulo que controla as emissões de veículo passa esse carro pois os testes sempre Tem de ser feitos com o motor quente,e se ele estiver com os filtros limpos bom combustível vai passar.
Agora com relação a fumaça preta se for do no começo de um aceleração está dentro dos parâmetros, se persistir durante toda uma aceleração e não limpar o ar deixando um rastro longo por onde você passou aí está precisando de uma boa limpeza e regulagem ( só depois dos 70 mil, antes do se o diesel for muito ruim)
Caros, ffsias e MarBO,
A fumaça branca era só com o motor frio e a preta só no começo de uma aceleração rápida (em uma ultrapassagem forçada).
Com relação aos componentes foram trocados na revisão de 90k km em Alagoas (final de junho) quando saí rumo ao RJ; Postei sobre esta revisão com valores em uma mensagem anterior.
Mas valeu pelas observações, de qq maneira vou levar na CSS para ver as unidades, pois um a autorizada bosh em MG achou estranho o tremor do motor.
Em relação ao díesel observei que o carro se dá melhor com o S 50, e vocês? Qual díesel adaptou-se melhor ao motor?
Em relação ao díesel observei que o carro se dá melhor com o S 50, e vocês? Qual díesel adaptou-se melhor ao motor?
Eu estava usando o diesel comum (mas aditivado) e sentia muito cheiro no escapamento. Notei que também estava largando um pouco de fumaça nas acelerações mais fortes, passei ela no opacímetro e deu acima do especificado. Troquei o filtro e aparentemente melhorou.
Na quarta abasteci pela primeira vez com o S50 e parece que o motor está mais redondo, mas pode ser só impressão, já que percebo que o funcionamento dele muda bastante entre tempo frio e quente (e agora estamos com um pouco de calor), mas o cheiro mais forte no escapamento diminuiu consideravelmente.
mombergue
05/08/2012, 13:03
Eu estava usando o diesel comum (mas aditivado) e sentia muito cheiro no escapamento. Notei que também estava largando um pouco de fumaça nas acelerações mais fortes, passei ela no opacímetro e deu acima do especificado. Troquei o filtro e aparentemente melhorou.
Na quarta abasteci pela primeira vez com o S50 e parece que o motor está mais redondo, mas pode ser só impressão, já que percebo que o funcionamento dele muda bastante entre tempo frio e quente (e agora estamos com um pouco de calor), mas o cheiro mais forte no escapamento diminuiu consideravelmente.
Vamos lá... a respeito da fumaça branca na partida a frio.... Observei que isso se deve a deficiencia do serviço das velas aquecedoras (queimadas ou com resistência já abaixo do requerido pelo sistema), pois na minha (LX 140) isso quase q foi eliminado com a repetição do aquecimento (ligando e desligando a chave de ignição por várias vezes, deixando o conjunto de velas trabalharem mais que uma vez, no meu caso fiz isso umas 8 vezes), na minha isso deu resultado, tentem nas suas viaturas e depois me avisem qual o resultado.
Também estava "encanado" com as "fumaças", preta e branca.... A branca já dei um jeito, entretanto a emissão de fumaça preta quando a gente dá uma "abotoada" no acelerador isso é absolutamente normal, ou seja, dá aquela "baforada" de mais ou menos uns 2 ou 3 segundos e já para ou fica imperceptível, afinal não estamos andando com carro a gasolina, e essa encanação é bem normal para quem migra da gasolina para o diesel. Vamos relaxar. Preocupar somente se a coisa for excessiva.
Tenho tbm uma Hilux 3.0 e ela nao solta a tal da fumaça branca pela manhã. Fiz o teste simultaneamente com as duas na garagem. Notei também que o sistema de queima da Sorento é diferente, pois o odor da queima da Sorento é mal-cheiroso em excesso, FEDE, já o da Hilux é suportável.
No mais, a Sorento é bem mais gostosa de dirigir do que a Hilux. A minha é de 140CV, fico imaginando a de 170CV como deve ser bem interessante dirigi-la. Penso em dar uma apimentada na minha, jogar ela pra uns 160/170 CV, pq antes dos 2.000RPM ela é morta, pelo menos com cambio mecânico. No mais, abraços e bom domingo a todos.
[QUOTE=mombergue;1750743]Penso em dar uma apimentada na minha, jogar ela pra uns 160/170 CV, pq antes dos 2.000RPM ela é morta, pelo menos com cambio mecânico. .[/QUOTE
A minha também é uma de 140cv e macânica. Esta apimentada tu pensa em fazer como? Será que não vai reduzir a vida útil do motor?
Abraço,
mombergue
06/08/2012, 09:27
[QUOTE=mombergue;1750743]Penso em dar uma apimentada na minha, jogar ela pra uns 160/170 CV, pq antes dos 2.000RPM ela é morta, pelo menos com cambio mecânico. .[/QUOTE
A minha também é uma de 140cv e macânica. Esta apimentada tu pensa em fazer como? Será que não vai reduzir a vida útil do motor?
Abraço,
Existem no mercado varias empresas que "chipam" os veiculos a diesel, e em média isto dá um ganho "seguro" de 20% (real), então espero levar ela pros 168 cv com um chip... Agora tem é que ver a questão de preço e de como o serviço seria feito, eu prefiro as "caixinhas" em relação a reprogramação... Na verdade so farei se for no sistema de "caixinha", pq vc tira na hora q quiser e pode até colocar em outro carro, vender pra outra pessoa q tenha o mesmo tipo de veículo, entendo ser mais viável e seguro também. Mesmo porque a gente não fica esmerilhando toda hora, queria um pouquinho a mais de potencia justamente porque ela é meia mortinha antes dos 2.000 rpm.... Abraços..
Diego Matos
06/08/2012, 23:56
Também estava "encanado" com as "fumaças", preta e branca.... A branca já dei um jeito, entretanto a emissão de fumaça preta quando a gente dá uma "abotoada" no acelerador isso é absolutamente normal, ou seja, dá aquela "baforada" de mais ou menos uns 2 ou 3 segundos e já para ou fica imperceptível, afinal não estamos andando com carro a gasolina, e essa encanação é bem normal para quem migra da gasolina para o diesel. Vamos relaxar. Preocupar somente se a coisa for excessiva.
A minha apresenta os mesmos sinais, fumaça branca em dias muito frio e fumaça preta nas pisadas mais fortes, porem após o uso do S50 melhorou muito, já estou usando o S50 a uns dois meses, mais ou menos um tanque por semana(80 litros), o consumo tambem melhorou, de 8,5km/litro que vinha fazendo na cidade com o diesel comum para 9,5 e até 9,8... isto no meu trajeto q é entre porto alegre e vale dos sinos, via BR 116, que em alguns dias de chuva cheguei a levar 2 horas para rodar um pouco mais de 30km...
Tenho uma duvida quanto a capacidade do tanque da sorento, estes dias fui abastecer e entrou 86,7 litros e no manual marca capacidade de 80 litros...ou o manual esta errado ou o posto esta me roubando...
Tenho uma duvida quanto a capacidade do tanque da sorento, estes dias fui abastecer e entrou 86,7 litros e no manual marca capacidade de 80 litros...ou o manual esta errado ou o posto esta me roubando...
Eu sempre paro de abastecer assim que a pistola desarma na primeira vez. Será que o cara não continuou até a boca?
O meu pai disse que o consumo da Sportage dele também melhorou com o S50.
mombergue
07/08/2012, 12:29
Eu sempre paro de abastecer assim que a pistola desarma na primeira vez. Será que o cara não continuou até a boca?
O meu pai disse que o consumo da Sportage dele também melhorou com o S50.
Se o frentista tiver paciencia e for tirando todo o ar do tanque, realmente cabe mais litragem do que consta no manual. Porque enche inclusive as mangueiras do retorno, suspiro e bocal do tanque, fica tudo "asfixiado" pelo diesel.. rs rs... Eu gosto de fazer isso pra tirar a média "exata"... Abraços..........
mombergue
07/08/2012, 12:33
A minha apresenta os mesmos sinais, fumaça branca em dias muito frio e fumaça preta nas pisadas mais fortes, porem após o uso do S50 melhorou muito, já estou usando o S50 a uns dois meses, mais ou menos um tanque por semana(80 litros), o consumo tambem melhorou, de 8,5km/litro que vinha fazendo na cidade com o diesel comum para 9,5 e até 9,8... isto no meu trajeto q é entre porto alegre e vale dos sinos, via BR 116, que em alguns dias de chuva cheguei a levar 2 horas para rodar um pouco mais de 30km...
Diogão, nos explique essa média ai de 9,5/9,8 na cidade, isso é consumo urbano ou misto? Falou de cidade mas mencionou a BR-116 que é Rodovia, (não conheço esse trajeto). E outra a sua é 140CV ou 170cv? Parece ser AT, certo? Abraço!!
Porque enche inclusive as mangueiras do retorno, suspiro e bocal do tanque, fica tudo "asfixiado" pelo diesel.. rs rs... Eu gosto de fazer isso pra tirar a média "exata"... Abraços..........
Mas aí é que está o erro. O respiro é para estar livre para "respirar", senão qual sua função? Não abasteço até a boca desde meu primeiro carro a gasolina que veio equipado com canister. Todos sabem que se ele for encharcado de combustível já era, sem contar que é um combustível perdido.
Minha médias são bem regulares, mesmo não abastecendo até a boca.
joaomarques
08/08/2012, 20:42
[QUOTE=mombergue;1750743]Vamos lá... a respeito da fumaça branca na partida a frio.... Observei que isso se deve a deficiencia do serviço das velas aquecedoras (queimadas ou com resistência já abaixo do requerido pelo sistema), pois na minha (LX 140) isso quase q foi eliminado com a repetição do aquecimento (ligando e desligando a chave de ignição por várias vezes, deixando o conjunto de velas trabalharem mais que uma vez, no meu caso fiz isso umas 8 vezes), na minha isso deu resultado, tentem nas suas viaturas e depois me avisem qual o resultado.
momberg, valeu pela dica, mas
Essa repetição do aquecimento tem que fazer sempre nas primeiras partidas ou não?
Quanto a essa fumaça branca vim da Css e disseram que é o nosso díesel, muita água etc etc. Fui lá só pq a garantia acaba no último dia do ano., mas disseram que estava td perfeito.(como sempre)
Mas vou relaxar como vc disse. Pois a preta é só quando dou uma forçada mesmo principalmente quando estou numa serra etc
ROBERTO NERY
08/08/2012, 21:57
Kako Carvalho, como ficou resolvido o problema do motor ? Já saiu o laudo do perito da KIA ? um abraço, Roberto.
kako Carvalho
08/08/2012, 22:58
Kako Carvalho, como ficou resolvido o problema do motor ? Já saiu o laudo do perito da KIA ? um abraço, Roberto.
Olá Roberto,
Ainda não posso falar muito, mas o perito concluiu que o problema no motor foi causado pela quebra dos parafusos que fixam a biela, provocado por falha na lubrificação e superaquecimento do motor , por uso de óleo lubrificante fora das especificações e de base mineral ao invés do sintético de nosso carro. A Kia já sabe disso, mas só deve ter o laudo escrito amanhã, onde vai me comunicar oficialmente que é atendimento em garantia e será trocado todo o motor , inclusive o cabeçote. Em síntese é isso, mas até chegarmos á esta solução, muitas coisas aconteceram , que só me sinto á vontade para comentar após estar com o carro reparado.
Grato por sua preocupação,
Abs, Kako Carvalho
ROBERTO NERY
09/08/2012, 10:32
Quando comprei meu carro fiz a revisão na POLE 111 em Campo Grande por causa do preço, eles colocaram óleo mineral 10W40, fiquei preocupado e troquei com 5000 Km pelo da TOTAL 5W40 Sintético, na Klahn eles utilizam também o óleo errado, não sei porque, o representante da fábrica deveria fiscalizar estes fatos para evitar problemas como este ocorrido com você.
Diego Matos
09/08/2012, 22:08
Diogão, nos explique essa média ai de 9,5/9,8 na cidade, isso é consumo urbano ou misto? Falou de cidade mas mencionou a BR-116 que é Rodovia, (não conheço esse trajeto). E outra a sua é 140CV ou 170cv? Parece ser AT, certo? Abraço!!
É, a média atual é esta mesmo, entre 9,5 e 9,8 km/l na cidade.
Sou representante comercial e faço visitas a clientes semanalmente, são sempre os mesmos clientes, portanto sempre o mesmo trajeto, da para ter uma noção melhor da qualidade superior do diesel s50 em relação ao diesel s500 que usávamos até pouco tempo. Para quem não conhece meu trajeto entender um pouco melhor, ando uns 800 km semanais nos quais são uns 250 na BR 116 entre Porto Alegre e Novo Hamburgo em horário de muito movimento, coisa de 30km levar 1,5 a 2 horas e nesta rodovia tem algumas sinaleiras, por isso não considero consumo misto...
Minha Sorento é uma EX auto 140cv...
Este fim de semana que passou fui para o litoral, 230 km ida e volta, sai de casa pensando em andar no limite de velocidade da estrada "110" para medir o consumo, na ida tudo bem, 110 piloto acionado e um pouco de raiva mais um pouca de reclamação da nega veia, "mais não chega nunca", na volta andei uns cinco km a 110 e não aguentei mais, apertei o pé até 170 e só tirei quando já estava próximo de casa, resultado 8,9 km/l... resultado é que não consigo fazer média na estrada melhor que na cidade... minha ex-frontier fazia 10,5 na cidade e 7,8 na estrada nas idas ao uruguai, e o novo proprietário dela faz 12 na estrada, mas não passa de 100 nem a pau...
resultado é que não consigo fazer média na estrada melhor que na cidade..
Eu já sou o contrário, na cidade ando rápido demais e na estrada sempre no limite. Na cidade tenho feito 8km/l e na estrada consegui 13,5km/l. Na cidade é aquela história: o sinal abre e saio de pé em baixo....e o consumo lá em cima.
mombergue
11/08/2012, 17:12
Eu já sou o contrário, na cidade ando rápido demais e na estrada sempre no limite. Na cidade tenho feito 8km/l e na estrada consegui 13,5km/l. Na cidade é aquela história: o sinal abre e saio de pé em baixo....e o consumo lá em cima.
Gostei dessa média de 13,5, não consegui ainda, minha melhor média foi de 9,7Km na estrada andando meio ligeiro, max 140... Essa de 13,5 é simplesmente fantástica.... Me dá a receita!!!!!!!!!
mombergue
11/08/2012, 17:14
É, a média atual é esta mesmo, entre 9,5 e 9,8 km/l na cidade.
Sou representante comercial e faço visitas a clientes semanalmente, são sempre os mesmos clientes, portanto sempre o mesmo trajeto, da para ter uma noção melhor da qualidade superior do diesel s50 em relação ao diesel s500 que usávamos até pouco tempo. Para quem não conhece meu trajeto entender um pouco melhor, ando uns 800 km semanais nos quais são uns 250 na BR 116 entre Porto Alegre e Novo Hamburgo em horário de muito movimento, coisa de 30km levar 1,5 a 2 horas e nesta rodovia tem algumas sinaleiras, por isso não considero consumo misto...
Minha Sorento é uma EX auto 140cv...
Este fim de semana que passou fui para o litoral, 230 km ida e volta, sai de casa pensando em andar no limite de velocidade da estrada "110" para medir o consumo, na ida tudo bem, 110 piloto acionado e um pouco de raiva mais um pouca de reclamação da nega veia, "mais não chega nunca", na volta andei uns cinco km a 110 e não aguentei mais, apertei o pé até 170 e só tirei quando já estava próximo de casa, resultado 8,9 km/l... resultado é que não consigo fazer média na estrada melhor que na cidade... minha ex-frontier fazia 10,5 na cidade e 7,8 na estrada nas idas ao uruguai, e o novo proprietário dela faz 12 na estrada, mas não passa de 100 nem a pau...
Amigão.... obrigado pela resposta.... Vc nao tem medo de explodir este motor não? 170Km/h por 200KM de distância... Viu a média do ffias? 13,5 Km/l acho muito bom.... Ai começa a valer a pena o diesel... Pq tenho em casa uma Hilux SRV Auto e a media não sai de 10Km/L acho péssimo.....
Pessoal de BH.
Já tem posto com S-50 dentro de BH na Bias Fortes com Alvares cabral.
Que evoluçao em?
Gostei dessa média de 13,5, não consegui ainda, minha melhor média foi de 9,7Km na estrada andando meio ligeiro, max 140... Essa de 13,5 é simplesmente fantástica.... Me dá a receita!!!!!!!!!
A receita é andar na manha. Esta viagem que fiz foi em uma estrada com limite de 80km/h (como a maioria das daqui). Minha velocidade neste caso foi, em média, 90km/h. Subia nos 100km/h para ultrapassar alguém e me distanciar...baixava nos 80km/h quando tinha radar. No final fez mais do que o Aircross que tive, que na mesma situação fez na melhor média 13km/l.
Diego Matos
12/08/2012, 00:12
Amigão.... obrigado pela resposta.... Vc nao tem medo de explodir este motor não? 170Km/h por 200KM de distância... Viu a média do ffias? 13,5 Km/l acho muito bom.... Ai começa a valer a pena o diesel... Pq tenho em casa uma Hilux SRV Auto e a media não sai de 10Km/L acho péssimo.....Mas acho que a dele é mecânica, ai a média fica melhor mesmo, quanto a quebrar o motor não tenho medo não, até hoje não vi carro quebrar por andar em alta velocidade, e sim por não ter manutenção, não é o meu caso, hoje não faço mais na kia, mas sigo tudo que é recomendado pelo manual, e quanto a andar em alta velocidade sempre foi assim, desde minha ex frontier, quando ia ao uruguai (+- 500km) não baixava de 150 km/h e quando chegava na reta entre Rosario do Sul e Livramento(+- 100 km de reta) fincava o pé no fundo e só tirava quando chegava, e nunca nem aqueceu, ta certo que era um MWM mas acredito que o motor da sorento aguente também... se não aguentar volto para o MWM...hehehe
Abraço...
Mas acho que a dele é mecânica, ai a média fica melhor mesmo,
Sim, a minha é mecânica.
Sobre andar por muito tempo no limite, apesar de ter saber que o motor foi concebido para chegar neste ponto acho que pode reduzir a vida útil dele mais rápido, além de forçar o aparecimento de algum problema que esteja na eminência de estourar. Tá tudo no limite: bomba de água, de óleo, correias....
mombergue
12/08/2012, 13:44
Sim, a minha é mecânica.
Sobre andar por muito tempo no limite, apesar de ter saber que o motor foi concebido para chegar neste ponto acho que pode reduzir a vida útil dele mais rápido, além de forçar o aparecimento de algum problema que esteja na eminência de estourar. Tá tudo no limite: bomba de água, de óleo, correias....
Ffias, a sua é a de 140 ou 170 hp?
mombergue
14/08/2012, 00:00
É a de 140.
Ffias, então a minha não faz isso nem a pau... hoje a média combinada foi de 9,5Km... E outra coisa, como a minha "chacoalha" em pisos irregulares... Na verdade estou fazendo um "test drive" com uma de um garagista, (ainda nao a comprei). Como ja dito tenho tbm uma Hilux SRV 2006 que é muito mais "firme"... A sua é "bobona" tbm? Chega a irritar o tanto que ela "quica" em asfaltos ruins e irregulares.... Noto que talvez eu esteja com algum probleminha nos amortecedores.... Sei lá... Como são ao Sore´s de vcs? Grato. Mombergue
Esta média foi uma ida à praia, praticamente só no plano. Gastei 17 litros para fazer 236 km. Como era a primeira viagem abasteci, peguei a estrada e quando voltei abasteci novamente, queria saber a média sem misturar com a cidade. Depois fiz uma viagem pra Serra, em torno de 200km, e misturando com o que já tinha rodado na cidade (por volta de 300km) ela ficou em 9,5km/l.
Ela não é das mais "suaves"....sente um pouco as imperfeições da pista, mas não percebo nada de anormal. Fiz teste nos amortecedores a poucos dias e estão ok.
Abraço,
kako Carvalho
14/08/2012, 18:24
Contagem regressiva
Caros Foristas,
Estive hoje na CCs e a D. Kia, para tentar minimizar o estrago, enviou um motor completo, já montado e a previsão é de pegar o carro até sexta. Agora, estou tentando saber como ficarão minhas revisões, visto que meu carro está com 58.500 km e terei um motor novo.
Kako
Diego Matos
15/08/2012, 20:53
[QUOTE=mombergue;1755947]Ffias, então a minha não faz isso nem a pau... hoje a média combinada foi de 9,5Km... E outra coisa, como a minha "chacoalha" em pisos irregulares... Na verdade estou fazendo um "test drive" com uma de um garagista, (ainda nao a comprei). Como ja dito tenho tbm uma Hilux SRV 2006 que é muito mais "firme"... A sua é "bobona" tbm? Chega a irritar o tanto que ela "quica" em asfaltos ruins e irregulares.... Noto que talvez eu esteja com algum probleminha nos amortecedores.... Sei lá... Como são ao Sore´s de vcs? Grato. Mombergue[/QUOTE
A minha quicava bastante quando comprei, ai troquei os amortecedores dianteiros e o carro mudou completamente... comprei originais marca mobis na pickup car em porto alegre por +- 650,00 0 par pq ccs era 3x este valor...
Abraço
Se tem uma coisa que acho irritante nela é o aviso de chave no contato.......Ainda vou acabar com aquela campainha.
kako Carvalho
27/08/2012, 21:40
Bom pessoal, ainda na expectativa de pegar o carro, depois de alguns contratempos, acho qua até sexta sai, como veio o motor completo e montado da Kia, a CCs pensou que todas as peças acessórias viriam junto, conclusão faltaram as juntas de admissão e descarga e a mangueira que vai na bomba injetora quando foi retirada quebraram as prisílias ou garras e a mangueira não existe no catálogo separada , só junta á bomba, que veio com o motor sem a mangueira !!! Parece samba do crioulo doido e é !!!! Finalmente amanhã chegam as juntas e a bendita mangueira, aí é montar o bichinho...
Estou agora com uma dúvida, queria instalar um engate e fiquei na dúvida da ligação elétrica , alguém que já instalou, sabe se a Kia encrenca com relação á garantia ???
Abs,
Kako
Pessoal, gostaria da opinião de vc´s....
Ainda vale a pena comprar uma sorento a diesel? modelo 08/08?
Quais os problemas que tenho que analisar na possível compra?
Sugestões e dicas!!
Obrigado desde já!!!
Abraços,
Rodrigo.
Estou a procura de um KIA SORENTO 3.5 V6 .558
Cor: Branco / Preto
COm teto Solar
Interior Caramelo
Seminovo ANO 2012
Estou em busca e não encontro, não quero o 0km quero seminovo, se alguem souber de algum que esteja vendendo em SÃO PAULO me avisem por favor !
mombergue
07/09/2012, 12:49
Caros Amigos, estou com um conhecido com uma Sorento AT 170CV e ele está com problemas para conseguir os filtros (oleo lubrif, combustível e ar), aqui em Prudente não tem concessionária KIA e assim fica dificil, alguem teria as conversões que poderiam ser utilizadas? Grato. Mombergue
Oiram Rasec
12/09/2012, 13:25
Caros Amigos, estou com um conhecido com uma Sorento AT 170CV e ele está com problemas para conseguir os filtros (oleo lubrif, combustível e ar), aqui em Prudente não tem concessionária KIA e assim fica dificil, alguem teria as conversões que poderiam ser utilizadas? Grato. Mombergue
Tenho utilizado os filtros da WEGA, segue abaixo tabela com os códigos.
Kia (Filtro de Ar)
Aplicação
Motor
Ano
Código Wega
Como Instalar
Posição
Sorento 2.5 CRDI
D4CB
04 -- 05
JFA K10
--
D
Sorento 2.5 CRDI
D4CB
2006
JFA K10
--
D
Sorento 2.5 CRDI
D4CB
08 -->
JFA K10
--
D
Sorento 2.5 CRDI
D4CB
2007
JFA K10
--
D
Kia (Filtro de Óleo)
Aplicação
Motor
Ano
Código Wega
Como Instalar
Posição
Sorento 2.5 CRDI
D4CB
04 -- 05
JFO K06
--
D
Sorento 2.5 CRDI
D4CB
2006
JFO K06
--
D
Sorento 2.5 CRDI
D4CB
08 -->
JFO K06
--
D
Sorento 2.5 CRDI
D4CB
2007
JFO K06
--
D
Kia (Filtro de Combustível)
Aplicação
Motor
Ano
Código Wega
Como Instalar
Posição
Sorento 2.5 CRDI
D4CB
04 -- 05
JFC K05/1
--
D
Sorento 2.5 CRDI
D4CB
2006
JFC K05/2
--
D
Sorento 2.5 CRDI
D4CB
08 -->
JFC K05/4
--
D
Sorento 2.5 CRDI
D4CB
2007
JFC K05/3
--
D
Kia (Filtro de Cabine)
Aplicação
Motor
Ano
Código Wega
Como Instalar
Posição
Sorento 2.5 CRDI
D4CB
04 -- 05
AKX 1990
--
D
Sorento 2.5 CRDI
D4CB
04 -- 05
AKX 1990/C
--
D
Sorento 2.5 CRDI
D4CB
2006
AKX 1983
--
D
Sorento 2.5 CRDI
D4CB
08 -->
AKX 1983
--
D
Sorento 2.5 CRDI
D4CB
2007
AKX 1983
--
D
Olá, pessoal. Recém chegado no fórum e já abusando um pouquinho, rsrs...Bem, estou namorando um Sorento diesel já com motor de 170cv, automática. Daí gostaria de pedir ajuda aos mais experientes, mesmo eu já tendo lido alguma coisa nesse tópico.
Qual o preço médio de uma viatura dessas (com teto solar), considerando estar impecável e na casa dos 50.000 km rodados ou até menos ?
Algum problema crônico observado nas últimas unidades, 08/09 e 09/09 ?
Além das rodas 17, teto solar e comandos de som no volante, tem mais alguma diferença entre a TOP e a intermediária ?
Agradeço as dicas, desde já.
PS. Darei preferência para a que tiver pelo menos mais 1 ano de garantia, já que as últimas vencem em 2014.
rfrignani
02/10/2012, 21:47
Boa noite pessoal,
Enfim minha sorento 06/07 AT de 140cv chegou nos temidos 60.000Km e vou ter que fazer a revisão.
Alguem sabe me dizer qual é o preço da revisão nas CCS? Se alguem tiver a relação dos itens que são trocados eu agradeço.
obrigado
Rodrigo
thiagocapela
03/10/2012, 13:50
Boa noite pessoal,
Enfim minha sorento 06/07 AT de 140cv chegou nos temidos 60.000Km e vou ter que fazer a revisão.
Alguem sabe me dizer qual é o preço da revisão nas CCS? Se alguem tiver a relação dos itens que são trocados eu agradeço.
obrigado
Rodrigo
Rodrigo,
Segundo a tabela da KIA Macaé -RJ a revisão de 60.000 Km fica em R$ 1.626,90.
Thiago Martins
Macaé-RJ
Sorento 09 AT
rfrignani
05/10/2012, 08:00
Rodrigo,
Segundo a tabela da KIA Macaé -RJ a revisão de 60.000 Km fica em R$ 1.626,90.
Thiago Martins
Macaé-RJ
Sorento 09 AT
Bom dia,
vc tem a relação das peças que são trocadas nessa revisão?
obrigado
Rodrigo
kako Carvalho
05/10/2012, 19:16
Caros foristas, finalmente depois de 90 dias de idas e vindas, peguei minha viatura á uns 15 dias, desde que peguei o carro estou com um problema que já deixei na CCs , mas na revisão não conseguiram resolver, em uma subida muito íngreme, o carro vai perdendo a força e literalmente para na subida e só depois de muito sofrimento ela sobe, mas bem devagar, isto com o pé no fundo.. Alguém tem ideía do que pode ser ????
Kako
thiagocapela
09/10/2012, 14:56
Caros foristas, finalmente depois de 90 dias de idas e vindas, peguei minha viatura á uns 15 dias, desde que peguei o carro estou com um problema que já deixei na CCs , mas na revisão não conseguiram resolver, em uma subida muito íngreme, o carro vai perdendo a força e literalmente para na subida e só depois de muito sofrimento ela sobe, mas bem devagar, isto com o pé no fundo.. Alguém tem ideía do que pode ser ????
Kako
Caros Amigos,
Semana passada adquirir um Sorento 2009 EX Diesel, Automático, computador de bordo, teto solar, central multimídia e todos os demais acessórios de um carro TOP. E ai então estava muito satisfeito com o carro que foi comprado no setor de usado na BMW AutoKraft no RJ por R$ 60.000,00. No entanto constatei que o carro estava com o nível de óleo muito baixo e levei o carro na KIA para uma avaliação por parte dos mecânicos. O meu espanto ao saber que o carro com 71269 Km rodados saindo muito recentemente da revisão de 70000km sendo todas as revisões na KIA estava com o motor condenado. Nesses 1000 km que rodou dês da última revisão o motor queimou/vazou quase 4 litros de óleo.
Eis o ponto onde gostaria de compartilhar da opinião dos senhores. O carro atendeu minhas expectativas, claro exceto esse grave problema no motor. Em contato com o vendedor da BMW o mesmo se prontificou a devolver a quantia pagar no carro, acredito que os R$ 60.000,00 é um bom preço para o porte do carro, no entanto fica a dúvida em relação a troca do motor pela KIA, se o motor fosse trocado eu acredito que estaria fazendo um bom negócio, por esta pegando um carro 2009 Top com motor 0km, mas a decisão que a KIA vai tomar é incerta e diferente do companheiro kako Carvalho que passou por um problema parecido com a viatura mas conhecia todo o histórico do seu carro e tinha toda base para argumentar com a Kia eu não sei o que pode ter acontecido para esse motor está queimando tanto óleo.
Minha grande dúvida é: Devolvo o carro e pego meu dinheiro de volta ou tento encarar a garantia da KIA para trocar o motor?
kako Carvalho
09/10/2012, 23:54
Caros Amigos,
Semana passada adquirir um Sorento 2009 EX Diesel, Automático, computador de bordo, teto solar, central multimídia e todos os demais acessórios de um carro TOP. E ai então estava muito satisfeito com o carro que foi comprado no setor de usado na BMW AutoKraft no RJ por R$ 60.000,00. No entanto constatei que o carro estava com o nível de óleo muito baixo e levei o carro na KIA para uma avaliação por parte dos mecânicos. O meu espanto ao saber que o carro com 71269 Km rodados saindo muito recentemente da revisão de 70000km sendo todas as revisões na KIA estava com o motor condenado. Nesses 1000 km que rodou dês da última revisão o motor queimou/vazou quase 4 litros de óleo.
Eis o ponto onde gostaria de compartilhar da opinião dos senhores. O carro atendeu minhas expectativas, claro exceto esse grave problema no motor. Em contato com o vendedor da BMW o mesmo se prontificou a devolver a quantia pagar no carro, acredito que os R$ 60.000,00 é um bom preço para o porte do carro, no entanto fica a dúvida em relação a troca do motor pela KIA, se o motor fosse trocado eu acredito que estaria fazendo um bom negócio, por esta pegando um carro 2009 Top com motor 0km, mas a decisão que a KIA vai tomar é incerta e diferente do companheiro kako Carvalho que passou por um problema parecido com a viatura mas conhecia todo o histórico do seu carro e tinha toda base para argumentar com a Kia eu não sei o que pode ter acontecido para esse motor está queimando tanto óleo.
Minha grande dúvida é: Devolvo o carro e pego meu dinheiro de volta ou tento encarar a garantia da KIA para trocar o motor?
Caro Thiago, Diferentemente do que parece que você entendeu, o meu carro, não é meu desde 0 Km , tive o problema do motor do meu carro, aos 58.500 Km, e comprei com 50.500 Km , se der uma pesquisada, vai ver que meu problema foi agravado , pela má ingerência no processo por parte da Klhan Motors Jacarepaguá, na pessoa do Ger. de Serviços, Sr. Monteiro, que por sinal foi demitido após o episódio. Entre idas e vindas , a Kia depois de minha intensa pressão, até na KIA Motors, Korea , e uma valorosa ajuda do Ger. da Via Barra, Sr. Charles, onde foi meu primeiro atendimento, tive que encarar uma perícia, ser pressionado no bom sentido pelo perito á não colocar a KIA na justiça em troca de um laudo favorável, mesmo sabendo que estava coberto de razão, enfim uma aventura kaficaniana. Com a minha forçada experiência em Garantia/Kia , pela descrição de seu problema não vejo muito onde eles te negarem atendimento , o risco é de não autorizarem a troca do motor completa e sim só os componentes afetados, se for o caso , somente hoje acho que estou com o carro 100% , o problema de falta de potência que estava sofrendo , era provocado por um bico injetor colocado com folga excessiva.
Uma coisa importante, nestes casos, é a CCs que está te atendendo, pois eles são os olhos da Kia e em geral tem a opinião decisiva. Se precisar de algum esclarecimento qualquer, me avise , também sou do Rio...
Abs,
Kako
Augusto Schimidt
16/10/2012, 18:30
Boa noite amigos foristas!
Acabo de adquirir minha viatura, uma Sorento EX Top 2008 com 84 mil km, meu primero carro a diesel, preta, único dono, na verdade a compra ocorreu a uma semana atrás. O fórum foi de grande ajuda na escolha da viatura ( desde já agradeço aos amigos pelas informações) e tenho certeza que diz uma ótima escolha mesmo lendo alguns comentários de pessoas que tiveram problemas com o carro.
Falando do carro, é espetacular, muito confortável ( pula um pouco mas ainda assim é confortável ), o motor é sem comentários muito forte e econômico, já fiz a primeira média e ficou 10,15 km/l com 60% estrada e 40% cidade com 50% do tempo com o ar ligado e com diesel comum de qualidade garantida. Estabilidade muito boa, faz muito bem as curvas da serra que temos entre Curitiba e Matinhos, confesso que esperava menos neste ponto por ser um carro alto mas fiquei impressionado.
Por enquanto é isso, estou muito feliz com a viatura e com o tempo vou postando mais impressões do carro e trocando umas idéias com os amigos.
Abraço e todos.
Augusto Schimidt
16/10/2012, 18:32
Putz, agora que vi que tenho que trocar meu avatar....hehehehe....ainda é da minha ex GV III.
Depois seria interessante ver o que voce achou que perdeu e ganhou nessa troca
Abç
Augusto Schimidt
17/10/2012, 18:30
Em ganho acredito que o motor seja uma das principais diferenças, este motor de 170cv da Sorento é muito forte, já o da GV é bem fraquinho para o peso carro, apesar de ter 140cv, e olha que a minha era mecânica. O conforto da cambio AT, o acabamento interno, e itens como ar dual zone, teto solar, piloto automático, banco elétrico do motorista fazem muito pontos a favor da Sorento.
De perda por enquanto só acho que a cor, que na Sorento é preta e na GV era prata sendo muito mais fácil de cuidar e manter limpo, e 4X4 integral da GV que transmitia muita confiança e segurança.
A principio é isso, e como falei ainda estou em lua de mel com a Sorento e por enquanto tudo são flores...rsrsrs....espero que continue assim por muitos e muitos anos....hehehe
De perda por enquanto só acho que a cor, que na Sorento é preta e na GV era prata sendo muito mais fácil de cuidar e manter limpo, e 4X4 integral
Carro preto é fogo pra cuidar. Quanto ao 4x4 permanente também gostaria que fosse assim. Acho que ela patina demais em subidas com piso molhado. O motor tem muito torque e tem que maneirar muito nas arrancadas.
JCARODRIGUES
18/10/2012, 21:48
Beto 4x4, por gentileza de mais algumas dicas da troca dos rolamento e correia poli, onde comprou e endereço.
Augusto Schimidt
19/10/2012, 18:49
Amigos forista,
hoje abasteci a Sorento novamente e fez 11,2 km/l sendo 60% estrada e 40% cidade, sem ar desta vez e andando na manha. Achei excelente este consumo, só para ter uma idéia, eu tinha uma Grand Tour 1.6 mecânica ( que tem fama de economica ) neste mesmo percurso fazia de 13 a 13,5 km/l de gasolina, isto é, um carro bem mais leve, mais baixo, bem menos potente, sem 4x4 e na gasolina faz pouco coisa a mais que a Sorento.
Feliz demais com a minha "negona".
kako Carvalho
27/10/2012, 19:36
Maré Negra : Caros Foristas,
Meu inferno astral continua, na última terça a temperatura de minha viatura foi ao extremo e ao fazer as verificações de praxe, constatei vazamento de fluído de arrefecimento, mais uma vez fui mal atendido na KLHAN JACAREPAGUÁ , e me dirigi á Via Barra, onde fui atendido mais uma vez prontamente lá .... O diagnóstico é vazamento pelo radiador, foi preciso dixar então o carro lá para descobrir o que aconteceu !!! Ainda não tenho o diagnóstico , mas já tenho um possível não atendimento em garantia , em função da KM do meu carro 60.000 Km , informação esta que tive na Klhan e depois confirmada na Via Barra , como um "entendimento" da D. KIA , pois como o Radiador, não consta nos ítens de desgaste natural qeu ficam fora da garantia de 5 anos, parece-me mais uma "embromachion" da KIA... Como sempre foram feitas as revisões e usados os aditivos corretos, não tem porque não ser coberto estou certo ??? Desgaste por desgaste o motor por exemplo sofre muito mais do que o radiador que só tem circulação de fluído. Bom á partir daí já notifiquei via site e e-mail do atendimento KIA , minha discordância com esta possível não cobertura da garantia e na segunda devo ter uma posição da Via Barra quanto ao defetio e se vamos á briga de novo ou não com a D. KIA !!!
Aguardo Comentários,
Kako Carvalho.
kako Carvalho
29/10/2012, 13:57
Maré Negra : Caros Foristas,
Meu inferno astral continua, na última terça a temperatura de minha viatura foi ao extremo e ao fazer as verificações de praxe, constatei vazamento de fluído de arrefecimento, mais uma vez fui mal atendido na KLHAN JACAREPAGUÁ , e me dirigi á Via Barra, onde fui atendido mais uma vez prontamente lá .... O diagnóstico é vazamento pelo radiador, foi preciso dixar então o carro lá para descobrir o que aconteceu !!! Ainda não tenho o diagnóstico , mas já tenho um possível não atendimento em garantia , em função da KM do meu carro 60.000 Km , informação esta que tive na Klhan e depois confirmada na Via Barra , como um "entendimento" da D. KIA , pois como o Radiador, não consta nos ítens de desgaste natural qeu ficam fora da garantia de 5 anos, parece-me mais uma "embromachion" da KIA... Como sempre foram feitas as revisões e usados os aditivos corretos, não tem porque não ser coberto estou certo ??? Desgaste por desgaste o motor por exemplo sofre muito mais do que o radiador que só tem circulação de fluído. Bom á partir daí já notifiquei via site e e-mail do atendimento KIA , minha discordância com esta possível não cobertura da garantia e na segunda devo ter uma posição da Via Barra quanto ao defetio e se vamos á briga de novo ou não com a D. KIA !!!
Aguardo Comentários,
Kako Carvalho.
Confirmado a necessidade de troca do Radiador, ainda sem uma posição quanto ao atendimento em garantia, cujo prazo para resposta é 01/11/2012.
Kako carvalho
edson luiz de moura
29/10/2012, 22:43
boa noite sou de mogi das cruzes s.p gostaria de uma ajuda de vcs amigos,comprei uma kia esportege 2001 turbo int 2.0 e quando comprei saia uma fumaça quando ligava ela pela manhã ai quando forço o carro para fazer uma subida em um morro, e agora com dois meses percebi subir morro só de 2° e desde sabado sai uma fumaceira escura e mudando as vezes branca que não consigo enxergar nada atrás e um cheiro ardido de oléo como um carro gasolina quando o motor foi para o espaço em fim a cada 9 km um litro de oleo e em mogi não tem quem mexa com está bomba , será que é a bomba e a torbina desregulada obrigado pela ajuda edson canela
kako Carvalho
02/11/2012, 10:13
:euforico:Final Feliz, surpreendentemente , pois havia ligado e o 0800 , indicava mais 5 dias úteis de espera, ontem no fim da tarde recebi um telefonema para pegar a viatura !!! Atendimento na Via Barra excelente e tenho que creditar ao empenho em resolver o problema ao Gerente Técnico de lá, Sr. Charles... Agora é curtir o carro espero sem mais problemas
Kako carvalho
Confirmado a necessidade de troca do Radiador, ainda sem uma posição quanto ao atendimento em garantia, cujo prazo para resposta é 01/11/2012.
Kako carvalho
kako Carvalho
02/11/2012, 19:03
Caros Amigos,
Nas minhas aventuras nas CCs, fiz a revisão de 60.000 KM, mas como o motor é novo , fizeram uma básica como se fosse de 10.000 Km, só trocando óleo,filtro de combustível, etc... E esqueceram da correia Poli V , que não foi trocada e nem veio nova junto com o motor, então eu fiquei caladinho e escapei da facada na ccs , mas agora preciso trocar, já que já rodou 60.000 Km, meu antigo meca, já jogou a toalha e disse que não mexe em motor diesel e gostaria então de alguma indicação dos amigos do Rio de Janeiro , de um meca de confiança e que mexa nas nossas viaturas...
Grato,
Kako
:euforico:Final Feliz, surpreendentemente , pois havia ligado e o 0800 , indicava mais 5 dias úteis de espera, ontem no fim da tarde recebi um telefonema para pegar a viatura !!! Atendimento na Via Barra excelente e tenho que creditar ao empenho em resolver o problema ao Gerente Técnico de lá, Sr. Charles... Agora é curtir o carro espero sem mais problemas
Kako carvalho
kako Carvalho
03/11/2012, 18:13
Tipo de Rosca
Caros forista, comprei um engate da Engetran e ao tentar instalar os parafusos só entram duas voltas e depois travam, eles são da bitola igual ao local onde temos de fixar o engate, mas me parece que são de rosca diferente, algum forista que já tenha instalado no seu carro poderia me ajudar a identificar que tipo de rosca é a certa para eu poder comprar os certos ???
Grato,
Kako
JCARODRIGUES
05/11/2012, 21:15
Ola pessoal!
Mais informações sobre a correia poli vocês podem tirar as duvidas no endereço HYUNDAI Correa acanalada en V JEEP Correa acanalada en V 7PK2285 V-Ribbed Belt picture Yiparts.com (http://www.yiparts.com/Part/es/CBWSS) mostra a referência e os carros que usam.
kako Carvalho
12/11/2012, 19:32
:freaking:PQP , tá feia a coisa,
Caros foristas, a maré não está boa para meu lado, depois de tudo que já passei, meu carro começou a apresentar o seguinte problema : A tentar ligar o carro ele simplesmente não dá nenhum sinal , e nas 3 vezes que apresentou o problema depois de algum tempo ele volta a funcionar e o detalhe é que estou á 800 Km do Rio e segundo a informação do Ger. técnico da Via barra, o problema pode ser : Automático do motor de partida ; Relê de partida ( que segundo ele é um simples de 5 pinos) e ou ser o inibidor da transmissão automática, que leva a informação se o carro está nas posições P ou N ... Minha aventura agora então é tentar voltar ao Rio e reparar lá...Como só podem ter o diagnóstico com o defeito atuando, espero resolver no Rio.
Kako
Kako carvalho
Augusto Schimidt
13/11/2012, 15:38
Caracas Kako, tá feia a coisa pro seu lado mesmo. Boa sorte no retorno e que tudo de certo.
Augusto Schimidt
13/11/2012, 15:47
Enchi tanque mais tres vezes só que agora com o S50 e vou dizer não vi nenhuma diferença até o momento, a não ser o consumo que no último tanque fez 8,9 km/l no mesmo percurso de sempre e na mesma maneira de dirigir, quando que com o Diesel comum estava fazendo acima de 10 km/l. Hoje abateci novamente com o S50 no mesmo posto que sempre abasteço com diesel comum e faço mais de 10 km/l, vamos ver se muda algo ou é apenas psicológico, se não mudar nada vou voltar ao comum e ser feliz.
Já abasteci 4 tanques com S50 e a única coisa de diferente que percebi foi o cheiro no escapamento que ficou mais suave. De resto tudo igual, inclusive consumo.
Augusto Schimidt
26/11/2012, 22:22
Com o tanque que abasteci no meu posto de confiança fiz 10,3 km/l sendo 80% cidade, ou seja, o consumo voltou ao normal. O que acho que aconteceu foi que nos postos que abasteci anteriormente o S50 era velho ou não era o S50, por isso gastou mais.
Hoje andei 1100 km, metade com S50 e metade com comum pois não tinha o S50 no posto que parei. Com velocidades entre 120 e 140 km/h com o S50 fez 9,3 km/l o que achei ótimo. Quando abasteci com diesel comum o carro perdeu desempenho, perdeu a "patada" na hora da ultrapassagem, com reduzidas em subidas que com o S50 isso não acontece, aumento de fumaça preta quando pisa fundo para ultrapassar e o consumo foi o mesmo. Enfim, acredito que se vc quer desempenho use o S50 (estrada de pista simples, muitas ultrapassagens), se quer gastar menos para encher o tanque vai de comum ( cidade onde desempenho não influencia muito). Percebemos muito mais a perda que ganho, por isso, quando andamos com o S50 não vemos muita diferença mas quando voltamos ao comum aí sim ela aparece. Lembrando que são dados da minha viatura e que talvez isso não aconteça com os demais......Eu já me decidi, S50 na cabeça, sempre.
joaomarques
28/11/2012, 16:03
Caros foristas,
Adquiri em junho deste ano, uma sorento 2008 diesel automática,e:
início de Julho : revisão de 90k km,
início outubro: revisão de 100k km
e ontem precisei trocar o motor da trava da porta traseira que fazia barulho quando era para destravar, o que a css fez dentro da garantia sem custo algum (esperei uns 15 dias para chegar".
Hoje a viatura está com 106k km e não tenho nada a reclamar tanto do carro como do atendimento na css. Li alguns comentários sobre o óleo utilizado nas trocas, na css sempre colocaram o mineral 15w40 (da total ou texaco) e não estou tendo problema algum nestes 16k km rodados em 5 meses.
Boa sorte a todos.
Danivgmatos
28/11/2012, 17:44
Tenho um Kia Sportage e sou apaixonada por ele!!! Ele anda muuuuuuuuito!!! Não pretendo sair mais dessa linha de SUV´S principalmente quando se trata da KIA.Nota 1000 em conforto, segurança, estabilidade, manutenção e beleza. Está mais do que comprovado que em se tratando de todos os itens acima listados, de longe os SUV´S são a melhor opção de compra. Que estabilidade nas curvas!!! e olha que transito quase todos os dias na BR 381 e minha velocidade média é de 120km/h. Imagina se eu fizer isso com uma pick'up me lascarei na certa! Pra mim, as pick'ups estão muuuuuuito a quem de tamanha qualidade. Minha única reclamação é a seguinte: Por que a Kia parou de fabricar modelos com motores 2.7??? Nunca mais vou poder vender o meu. Posso até comprar um outro, mais trocá-lo? jamais!!!
Pro pessoal de Porto Alegre e região: vocês tem algum mecânico de confiança por aqui? Acho que vou ter que fazer a embreagem da minha viatura....
kako Carvalho
10/12/2012, 20:30
Kako carvalho
Tô parecendo o Zé do caixão, só trago notícia ruim, mas PQP , vai dar problema assim... Seguinte meu problema de falta de potência, do tipo em uma ladeira muito íngreme o carro para, e tenho de descer de ré !!! e nas trocas de 2ª para 3ª e 3ª par 4ª marchas, se estou com pé no fundo, o giro chega nos 4500 rpm, traço vermelho !!! Confirmado na CCS problema em 03 bicos injetores, dois muito ruins... Seguindo a orientação da CCs, já que segundo eles a D. KIA , é ruim de dar garantia nos bicos, procurei uma autorizada Bosch, para teste e diagnóstico de danos, mas a única que tem o maquinário necessário, só analisa e não tira os bicos, mas só em conversas pré-liminares, quando digo que meus bicos ficaram 03 meses, fora do motor , sem nenhum acondicionamento especial, todos falam na bendita oxidação e pelo menos uma limpeza necessária, amanhã vou na CCs ver se consigo que eles tirem e levem para o tal teste... Ainda tem o problema do motor de arranque, que estou aguardando chegar para substituição, pois já fiquei algumas vezes na mão e consegui identificar o problema no automático, mas a KIA só troca todo o arranque.
Tá mole ou Não ???
Kako.
Que uruca em Kako.....
Este teu problema de falta de força era em qualquer situação, motor quente ou frio? Eu noto uma leve perda de força em dias quentes, parece que ele não se dá muito bem com calor. Já no início da manhã e em dias amenos, com temperatura por volta de 22°, ele anda bem mais disposto e solto.
kako Carvalho
11/12/2012, 17:57
Que uruca em Kako.....
Este teu problema de falta de força era em qualquer situação, motor quente ou frio? Eu noto uma leve perda de força em dias quentes, parece que ele não se dá muito bem com calor. Já no início da manhã e em dias amenos, com temperatura por volta de 22°, ele anda bem mais disposto e solto.
Caro ffsias, o problema comigo é indiferente se frio ou quente, na máquina da CCs, 03 bicos mostram estar com problemas dois deles bem ruins, que só vieram á dar depois de terem ficado os 03 meses parados oxidando, estive hoje na CCs, e o Ger. Técnico só vai estar na próxima semana, parece que mais uma "briguinha" , com a d. KIA se aproxima, já que segundo pude assuntar, e como consta em nosso manual, eles costumam classificar os injetores como desgaste natural !!!
Vamos ver semana que vem,
Kako
Augusto Schimidt
22/12/2012, 09:33
Kako,
conseguiu resolver o problema?
kako Carvalho
25/12/2012, 20:10
Kako,
conseguiu resolver o problema?
Rapaz, É o seguinte, do motor de arranque estou aguardando chegar para ser trocado, mas o problema dos Injetores, estou no início da "briga", já acionei a Kia e estou aguardando a resposta, parece ser mais fácil eles autorizarem o reparo dos bicos trocando acho que bengala e outro componente, do que me dando novos bicos que pela KIa ficam em R$ 3.000,00, mais ou menos por bico !!!
JCARODRIGUES
27/12/2012, 11:11
Ai galera!
Fiz a troca de todos os óleos da Sorento 2006, com 104K, lubrificação dos rolamentos, troca da correia e polias e viajei para Salvador sem problema algum:
Oléo da caixa automática da Shell;
Óleo do freio Dot 4;
Óleo da direção, no reservatório estava novo, porém o da caixa de direção estava escuro;
Óleo das transmissões;
Lubrificação dos rolamentos dianteiro, os traseiros é o próprio óleo do diferencial que lubrifica;
Troca da correia (65,00) e 4 rolamentos das polias (13,00 cada);
Troca das buchas das barras estabilizadoras diant e tras;
Mão de obra 350,00
Tudo ficou em torno de 1.000,00
O carro na estrada parece um trator.
Beto 4x4, por gentileza de mais algumas dicas da troca dos rolamento e correia poli, onde comprou e endereço.
Olá JCARODRIGUES, fazia um bom tempo que eu não entrava no forum. Respondendo sua pergunta sobre os rolamentos da polia: Rolamentro FAG blindado (primeira linha):
Código: 6303 2RS HLH
Valor R$ 16,00 cada.
Como troquei recentemente minha Sorento 05 por outra 08 com 75milKm, vou trocar os quatro rolamentos para garantia de não ter problemas por bastante tempo. abç. Beto
Pro pessoal de Porto Alegre e região: vocês tem algum mecânico de confiança por aqui? Acho que vou ter que fazer a embreagem da minha viatura....
Olá! Me recomendaram a Pladin, da Sertório. Trocaram as buchas da suspensão traseira da minha e vou trocar lá os rolamentos das rodas dianteiras, bem como as buchas das balanças dianteiras também. Estou fazendo uma geral na minha..hehehe. sds Beto
Augusto Schimidt
27/12/2012, 11:50
Beto4x4,
vc sabe quais os códigos dos rolamentos dianteiros? Acho que terei que trocá-los.
A minha é 2008 como a sua e depois que voltei de viagem no Natal começei a escutar um ronco parecido com rolamento mas é mais parecido com ronco de pneu MUD no asfalto. Vou levar no meu mecânico para ele verificar.
Augusto Schimidt
27/12/2012, 12:00
Rapaz, É o seguinte, do motor de arranque estou aguardando chegar para ser trocado, mas o problema dos Injetores, estou no início da "briga", já acionei a Kia e estou aguardando a resposta, parece ser mais fácil eles autorizarem o reparo dos bicos trocando acho que bengala e outro componente, do que me dando novos bicos que pela KIa ficam em R$ 3.000,00, mais ou menos por bico !!!
Caramba, como é caro um bico injetor!!! O pior é ficar com o carro parado, isto mata.
Boa sorte aí com Kia e depois posta o resultado para nós.
Abraço
Olá! Me recomendaram a Pladin, da Sertório. Trocaram as buchas da suspensão traseira da minha e vou trocar lá os rolamentos das rodas dianteiras, bem como as buchas das balanças dianteiras também. Estou fazendo uma geral na minha..hehehe. sds Beto
Valeu Beto, vou verificar. Meu pai fez um serviço em uma loja da Pladin que existia em um posto da Shell ali na Av. Ipiranga. Ele não gostou muito....
Pessoal, vejo que muitos proprietários, assim como eu, se queixam da suspensão "firme de mais" da Sorento. Não tenho dúvidas quanto a excelente estabilidade nas curvas e tal, pois já testei no limite e cheguei a conclusão que é, muitas vezes, melhor que muitos carros de passeio e talvez alguns esportivos. No entanto, eu gostaria de ter mais conforto nas vias não asfaltadas e inclusive já pensei em por um sistema de molas pneumáticas para ver se chegarei ao resultado esperado. Alguém tem alguma sugestão ou já fez alguma coisa para melhorar esse quesito?
Beto4x4,
vc sabe quais os códigos dos rolamentos dianteiros? Acho que terei que trocá-los.
A minha é 2008 como a sua e depois que voltei de viagem no Natal começei a escutar um ronco parecido com rolamento mas é mais parecido com ronco de pneu MUD no asfalto. Vou levar no meu mecânico para ele verificar.
Augusto, é bem isso mesmo, o barulho é similar ao de pneu lameiro! Segue o código:
Dianteiro: (dupla esfera) (dimensão: 45x84x41x39) Part number: 50310 3E200
SKF - BH0155 (não encontrei no catálogo)
VTO – 458441 ( o mesmo da Sportage 2005, Tucson, Sonata, Santa Fé)
(é o mesmo do Soul e Cerato)
Mas, o mais fácil é procurar pelos rolamentos traseiros da besta GS (é o mesmo). Comprei semana passada, paguei R$ 150,00 cada.
Augusto Schimidt
27/12/2012, 15:51
Augusto, é bem isso mesmo, o barulho é similar ao de pneu lameiro! Segue o código:
Dianteiro: (dupla esfera) (dimensão: 45x84x41x39) Part number: 50310 3E200
SKF - BH0155 (não encontrei no catálogo)
VTO – 458441 ( o mesmo da Sportage 2005, Tucson, Sonata, Santa Fé)
(é o mesmo do Soul e Cerato)
Mas, o mais fácil é procurar pelos rolamentos traseiros da besta GS (é o mesmo). Comprei semana passada, paguei R$ 150,00 cada.
Valeu mesmo Beto,
vou esperar passar essa loucura de final de ano e em janeiro já encosto ela para realizar a troca.
Obrigado mais uma vez e abraço.
GENETICO10
02/01/2013, 19:32
Rapazes, quando precisei trocar os rolamentoa dianteirao do meu sorento 2008, comprei direto na cobra automotiva por R$ 75,00 cada, ficando em R$ 150,00 o par mais R$ 80,00 de mão de obra. Segue o código: DAC 4276 ( rolamento dianteiro Kia Sorento).
Forte abraço a todos. - Cobra Automotiva (http://www.cobraautomotiva.com.br/)
Augusto Schimidt
04/01/2013, 17:22
Rapazes, quando precisei trocar os rolamentoa dianteirao do meu sorento 2008, comprei direto na cobra automotiva por R$ 75,00 cada, ficando em R$ 150,00 o par mais R$ 80,00 de mão de obra. Segue o código: DAC 4276 ( rolamento dianteiro Kia Sorento).
Forte abraço a todos. - Cobra Automotiva (http://www.cobraautomotiva.com.br/)
Obrigado Genetico10.
Mandei um e-mail para eles para consultar sobre a disponibilidade e valor do frete.
Abraço.
frederico caminha
09/01/2013, 16:12
Boa tarde MarBo,
me chamo FredericoEstou afim de comprar uma Sorento dieselque tem para venda aqui em cidade proxima da minha, ela é:
2008/09, automatica, 170 cv, top (teto 10 airbag, abs), UNICO dono com 70.000 KM, cara pede R$89 mil, todas revisões na concessionaria, manual(segundo ele tudo certinho)que tu achas?
Que recomentações voce me daria ao ver o carro, vou segunda proxima agora, dia dia 14/01/13.
Conheci a pagina quando comprei uma spotage que foram 2 alegrias: quando comprei e a maior quando VENDI, gastei quase outro carro arrumando 3X o motor(isso buscando peças no PY direto na autz Kia)não gostaria de ter o mesmo desgosto, pois fiquei muitissimo chateado com a situação que o carro me fez passar. Se puderes me ajudar ficarei muito grato.
Frederico caminha
frederico caminha
09/01/2013, 18:06
Boa tarde Walter, sou de Palmas (interior do PR) e estou afim de pegar uma Sorento 08/09, com 70 mil KM, unico dono, manual a Top (teto etc), podes me ajudar neste caso?
Vi uma ai em curitiba para vender com 40 mil KM mas fiquei com medo pois esta muito POUCO rodado, parecendo suspeita esta rodagem, que achas???
Fico agradecido do apoio
Frederico caminha
Boa tarde Walter, sou de Palmas (interior do PR) e estou afim de pegar uma Sorento 08/09, com 70 mil KM, unico dono, manual a Top (teto etc), podes me ajudar neste caso?
Vi uma ai em curitiba para vender com 40 mil KM mas fiquei com medo pois esta muito POUCO rodado, parecendo suspeita esta rodagem, que achas???
Fico agradecido do apoio
Frederico caminha
Ola Walter. Eu tbem acho meio estranho esse carro estar com tão pouca kilometragem . Se realmente for original é uma baita sorte.
Verifica com o vendedor se ele tem as revisoes e a data. Assim voce pode ter uma idéia .
Abraço.
Augusto Schimidt
10/01/2013, 11:49
Verifica também quanto tempo levou entre as revisões e quando foi a última, se tiver o manual é claro, assim dá para ter uma idéia se a km foi baixada. Este carro vc viu no site só carrão? Se sim as que tem lá com esta km são mecanicas e o preço cobrado não vale. Quando comprei a minha 08/08 paguei R$ 71.000,00 com 83 mil km rodados, isso foi em outubro de 2012, depois levei no especialista para avaliar o carro e minha km era original.
Boa sorte na sua busca mas procure com calma para não ter dor de cabeça depois.
Walter . Tbem achei o preço muito alto além de ser cambio mecanico.
Bom , sou novo por aqui e conheci o forum porque comprei uma 2008 ex aut. diesel á um mês com 67 mil km , kit multimidia e comecei a pesquisar sobre o carro . Comprei de particular e di na troca uma s10 2005 . Bom só para voce ter uma idéia sobre preço ele estava pedindo RS 75.000.00 e o preço medio aqui nas garagens em S/C fica entre 74 á 78 mil as 2008 .
Como falou o Augusto vá com calma . Pesquise .
Augusto Schimidt
13/01/2013, 08:49
Pessoal, vejo que muitos proprietários, assim como eu, se queixam da suspensão "firme de mais" da Sorento. Não tenho dúvidas quanto a excelente estabilidade nas curvas e tal, pois já testei no limite e cheguei a conclusão que é, muitas vezes, melhor que muitos carros de passeio e talvez alguns esportivos. No entanto, eu gostaria de ter mais conforto nas vias não asfaltadas e inclusive já pensei em por um sistema de molas pneumáticas para ver se chegarei ao resultado esperado. Alguém tem alguma sugestão ou já fez alguma coisa para melhorar esse quesito?
Beto,
demorei para achar pq não lembrava onde tinha visto mas agora achei e talvez isso te ajude. É conhecido como Urethane Cushion. É um tipo de amortecimento igual aos que temos nos tênis, lembra do "rainha system"? Eles tem representante em Curitiba e eu falei com eles e na época ficou R$ 380,00 para as quatro molas. No site deles tem muita informação e bastate vídeos também, quem usa diz que melhora muito.
Segue site:
http://ttcpowercushion.yolasite.com/
frederico caminha
14/01/2013, 09:43
Vou amanhã ver a Sorento e digo alguma coisa mais concreta, o cara da garagem mandou um laudo sobre os docs, aonde afirma q é de fato unico dono etc...
Mas vou na Kia ver o que me dizem lá, com o manual debaixo do braço, ver se tudo confere.
Obrigado pelo apoio.
abraço
Frederico Caminha
Augusto Schimidt
22/01/2013, 19:12
Amigos,
esta semana fiz revisão dos 90 mil km na minha Sorento mas não fiz na CC fiz em meu amigo que tem um centro automotivo! Para se ter uma idéia de preço na CC me pediram R$ 1.300,00 para esta revisão ( a mais básica ), comprei as peças e no total gastei menos de R$ 500,00. Também fiz a troca da famosa correia poly V, este nem cotei na CC pq pelos relatos dos amigos daqui é uma facada, como peguei meu carro usado não tinha certeza de que o antigo dono tinha feito esta troca e por sorte eu fiz, pois, as peças ainda eram originais, tanto a correia quantos os rolamentos das polias que já estavam muito desgastados. Nesta gastei R$ 100,00 de peças e mais R$ 100,00 de MO. Não preciso nem dizer que o ficou outro, motor ficou bem mais silêncioso, gira mais macio agora.
Seguem os códigos das peças que usei:
- Óleo 5w40 da ELF
- Filtro de combustível WEGA JFC K05/4
- Filtro de óleo WEGA JFO K06 ( podem usar o da FRAM também que é o PH6355 A )
- Correia Deyco 7PK2285
- Rolamentos de polia 6303 2RS da SKF
- Filtro de ar da WEGA (esqueci de pegar o código deste )
- Filtro de cabine
Fica a dica.
Abraço.
GENETICO10
23/01/2013, 11:31
Amigos,
esta semana fiz revisão dos 90 mil km na minha Sorento mas não fiz na CC fiz em meu amigo que tem um centro automotivo! Para se ter uma idéia de preço na CC me pediram R$ 1.300,00 para esta revisão ( a mais básica ), comprei as peças e no total gastei menos de R$ 500,00. Também fiz a troca da famosa correia poly V, este nem cotei na CC pq pelos relatos dos amigos daqui é uma facada, como peguei meu carro usado não tinha certeza de que o antigo dono tinha feito esta troca e por sorte eu fiz, pois, as peças ainda eram originais, tanto a correia quantos os rolamentos das polias que já estavam muito desgastados. Nesta gastei R$ 100,00 de peças e mais R$ 100,00 de MO. Não preciso nem dizer que o ficou outro, motor ficou bem mais silêncioso, gira mais macio agora.
- Óleo 5w40 da ELF
- Correia Deyco 7PK2285
- Filtro de cabine
Fica a dica.
Abraço.
Olá, Augusto, minha Sorento 2008 acabou de completar 50KKm e na proxima, provalvelmente terei que trocar a coreia e os rolamentos. No caso da sua, não precisou trocar também o tensor da correia? O seu mecânico chegou a verificar?
Antecipadamente grato pela atenção dispensada.
Augusto Schimidt
23/01/2013, 16:04
Fala Genetico, blz?
Cara, esta é uma boa pergunta...rsrs...vou ver com ele mas como ele mexeu no tensor para retirar e instalar a nova deve ter verificado sim e está bom, ou então, ele teria me dito que havia um problema alí. Qualquer coisa eu posto aqui.
Abraço.
Beto,
demorei para achar pq não lembrava onde tinha visto mas agora achei e talvez isso te ajude. É conhecido como Urethane Cushion. É um tipo de amortecimento igual aos que temos nos tênis, lembra do "rainha system"? Eles tem representante em Curitiba e eu falei com eles e na época ficou R$ 380,00 para as quatro molas. No site deles tem muita informação e bastate vídeos também, quem usa diz que melhora muito.
Segue site:
http://ttcpowercushion.yolasite.com/
Valeu Augusto, vou dar uma olhada. Dei uma pesquisada e estou achando uma alternativa interessante de por um par de amortecedores Rancho. A vantagem é que posso ir ajustando conforme o terreno. Se eu por, coloco o resultado aqui, ok!
abraço!
Beto
Olá, Augusto, minha Sorento 2008 acabou de completar 50KKm e na proxima, provalvelmente terei que trocar a coreia e os rolamentos. No caso da sua, não precisou trocar também o tensor da correia? O seu mecânico chegou a verificar?
Antecipadamente grato pela atenção dispensada.
Olá. O tensor tem o mesmo modelo de polia, portanto, a princípio, é só trocar o rolamento também. abç.
Beto
.
GENETICO10
11/02/2013, 08:34
Olá. O tensor tem o mesmo modelo de polia, portanto, a princípio, é só trocar o rolamento também. abç.
Beto
.
Valeu pela informação Beto.
Vou passar essas informações para o mecânnico quando chegar a hora.
No mais, um bom carnaval a todos.
Dannilo Silveira
11/02/2013, 14:01
Caros Amigos,
Fiquei muito tempo fora do fórum, mas retorno e atualizo minha situação:
SORENTO 2008/2009 DIESEL EX AUT. no momento com 98000 Km
Problemas apresentados:
1. troca do filtro de combustivel por duas vezes (problema resolvido quando parei de usar biodiesel)
2. problema no intercooler e válvula EGR (reparos feitos dentro da garantia - 15 dias sem carro)
3. comando do banco elétrico do motorista (reparo feito pela garantia)
Problema atual: após o problema 2, o carro está fumaçando demais quando se pisa um pouco (pouco mesmo) a mais.
O mecânico de fora da KIA me disse que o problema poderia ser resíduo no escapamento ou no catalizador?
Gostaria da opinião dos amigos.
Augusto Schimidt
11/02/2013, 14:56
Esta semana troquei os rolamentos da roda dianteira da minha, comprei da cobra e ficou R$ 370,00 os dois, pior que tive que comprar na minha cidade e paguei mais caro devido a urgência. A MO ficou R$ 220,00 achei caro mas o problema é que o ficou dois dias parado na rampa de alinhamento da oficina e aí acabei pagando pelos alinhamentos não realizados....
Segue código do rolamento:
- Rolamento cobra DAC4276 (dupla esfera cônica)
GENETICO10
18/02/2013, 19:25
Esta semana troquei os rolamentos da roda dianteira da minha, comprei da cobra e ficou R$ 370,00 os dois, pior que tive que comprar na minha cidade e paguei mais caro devido a urgência. A MO ficou R$ 220,00 achei caro mas o problema é que o ficou dois dias parado na rampa de alinhamento da oficina e aí acabei pagando pelos alinhamentos não realizados....
Segue código do rolamento:
- Rolamento cobra DAC4276 (dupla esfera cônica)
Olá, Augusto. Brother, aqui em Salvador existe uma filial da Cobra Automotiva e eu comprei 2 rolamentos dianteiro para o sorento e paguei R$ 85,00 cada mais R$ 80,00 de mão de obra pelo serviço.
Augusto Schimidt
19/02/2013, 08:16
Pois é Genetico, aqui na minha cidade não tem revenda da cobra e o rolamento teve que vir de Londrina que fica a mais de 400 km daqui e aí o preço vai lá para as alturas. A MO foi cara mesmo e o pior que caímos no mesmo problema de cidade pequena, não é todo mecânico que fazer um serviço deste por ser um carro de valor mais alto, e aí quem faz mete a faca sem dó, fazer o que com o carro parado tiver pagar o que foi mas realmente foi caro para caramba.
JBMinuze
22/02/2013, 15:12
Olá foristas. Venho pedir uma opinião de alguém que possa me aconselhar. Tenho uma Sorento 08/09 Top que está agora com 56k. Penso que dentro de uns 3 ou 4 meses vou completar os 60k e deverei fazer a revisão mais cara que já me informaram na autorizada, ficará prá mais de 4 mil. A garantia vai até Dez/13. Minha dúvida é se vale a pena eu fazer essa revisão dos 60k fora da kia e perder a garantia ou devo entregar meu pescoço. Nessa revisão é feita a troca da correia e rolamentos do comando de válvula e tensor.
Não gostaria de perder a garantia pois creio que um gato andou urinando no teto solar e apareceu uma ferrugem na lateral do teto, parte de metal e já fiz contato com a kia para o conserto, porém eles vão fotografar e mandar para a kia resolver. Desde já agradeço qualquer opinião. Abraços
Augusto Schimidt
22/02/2013, 19:53
Bom, como vc disse que está acionando a garantia para resolver um problema, não tem outra saída, vai ter que fazer na CC. Não acho que fique 4 mil esta revisão, ela é cara mas nem tanto assim, pede para ver o que será trocado antes de autorizar o serviço, estão te enfiando a faca, cabo e o braço junto....
A tua é gasolina ou Diesel? Pois a correia não aciona o comando na Diesel.
Quando peguei a minha estava nesta situação, mais uns 6 meses de garantia e precisando da revisão dos 60mil. Não mandei fazer...O que era preciso eu mesmo fiz e a correia ainda não havia necessidade de trocar.
JBMinuze
24/02/2013, 08:42
Obrigado pelas respostas Augusto e ffsias. Complementando, a minha é diesel, TGV e tem todas as revisões feitas em autorizada até agora.Citei a informação que me deram na Kia. Disseram que iam trocar a correia e os rolamentos. Se no diesel o comando não é acionado por correia então deve ser por um sistema de engrenagens ou pela chamada cadeia silenciosa (tipo corrente de moto)??? Com a colaboração de vocês e já sabendo que essa correia dura bem mais que esses 60k (conforme postagem acima), vou fazer uns orçamentos e falar com outras oficinas especializadas em importados para decidir melhor. O problema de ferrugem é um descascamento da tinta preta e oxidação em uma chapa de metal que fica na lateral do teto solar, não chegando a afetar o teto do carro. desconfio que foi urina de gato pois seguidamente havia rastros do felino sobre o capô e parabrisas. Aguardo com satisfação novas colaborações e deixo meu abraço aos amigos de forum.
Sim, o comando é acionado por corrente. A correia de borracha é só para os acessórios: bomba de água, ar condicionado.... Eu verifiquei a minha e não havia a menor necessidade de troca. E quando precisar, outros colegas já fizeram fora das ccs e o valor é muito mais baixo.
JBMinuze
24/02/2013, 15:50
Sim, o comando é acionado por corrente. A correia de borracha é só para os acessórios: bomba de água, ar condicionado.... Eu verifiquei a minha e não havia a menor necessidade de troca. E quando precisar, outros colegas já fizeram fora das ccs e o valor é muito mais baixo.
Valeu pelas informações. Acho que vou mesmo é deixar para mais uns 10 a 15 mil km prá fazer esse serviço e vou procurar uma boa oficina. O motor está redondinho, não tem nenhum ruido estranho, não é muito exigido, sempre verifico o óleo , faço as trocas normais e mantenho o nível máximo regularmente, pois sempre há uma decaída normal do nível.
Nas férias fui até Recife, uma viagem de uns mil km e o consumo total foi de 10,6 que achei muito bom visto que sempre uso o ar ligado.
A Sorento é muito boa de estrada e com o piloto fica melhor ainda. Nas subidas a gente sente o empurrão contra o banco para manter a velocidade programada. Também já andei na areia aqui em Aracaju e não tive maiores problemas. Estou muito satisfeito e é bem melhor que a S10 que já tive.
Abraço
JBMinuze
24/02/2013, 16:46
Kako
Kako, creio que nessa altura você já deve ter resolvido todos os problemas que acometeram tua Sorento em 2012 e que acompanhei lendo os posts antigos pois achei interessante e instrutivo.
Quanto a esse problema de perder a força na subida, tive essa experiência com um Clarus da Kia ano 1998, que comprei em 2006. Apresentou esse problema de perder a força e ficar tossindo nas subidas, embora com toda a aceleração. Eu passava vergonha até prá subir um viaduto. Como ele estava no GNV, levei a uma especializada e eles descobriram que o problema era de obstrução do escapamento por deteorização do catalizador. O mesmo se desfez e obstruiu o silenciador. Pois bem, após a troca do catalizador e limpeza ficou normal.
Sei que não deve ser o teu caso mas apresento apenas como um exemplo desse problema.
Saudações.
GENETICO10
27/02/2013, 13:54
Olá foristas. Venho pedir uma opinião de alguém que possa me aconselhar. Tenho uma Sorento 08/09 Top que está agora com 56k. Penso que dentro de uns 3 ou 4 meses vou completar os 60k e deverei fazer a revisão mais cara que já me informaram na autorizada, ficará prá mais de 4 mil. A garantia vai até Dez/13. Minha dúvida é se vale a pena eu fazer essa revisão dos 60k fora da kia e perder a garantia ou devo entregar meu pescoço. Nessa revisão é feita a troca da correia e rolamentos do comando de válvula e tensor.
Não gostaria de perder a garantia pois creio que um gato andou urinando no teto solar e apareceu uma ferrugem na lateral do teto, parte de metal e já fiz contato com a kia para o conserto, porém eles vão fotografar e mandar para a kia resolver. Desde já agradeço qualquer opinião. Abraços
Olá, Mizune. a correia e os rolamentos eu acho que você poderá trocar fora da ccs, pois são itens de desgate natural e não são cobertos pela garantia. o mesmo acontece com os rolamentos das rodas, pastilhas de freios, rodas, pneus etc.
Tem vários posts aqui no forum falando sobre esse assunto. Vale dar uma verificada.
kako Carvalho
27/02/2013, 22:15
Kako, creio que nessa altura você já deve ter resolvido todos os problemas que acometeram tua Sorento em 2012 e que acompanhei lendo os posts antigos pois achei interessante e instrutivo.
Quanto a esse problema de perder a força na subida, tive essa experiência com um Clarus da Kia ano 1998, que comprei em 2006. Apresentou esse problema de perder a força e ficar tossindo nas subidas, embora com toda a aceleração. Eu passava vergonha até prá subir um viaduto. Como ele estava no GNV, levei a uma especializada e eles descobriram que o problema era de obstrução do escapamento por deteorização do catalizador. O mesmo se desfez e obstruiu o silenciador. Pois bem, após a troca do catalizador e limpeza ficou normal.
Sei que não deve ser o teu caso mas apresento apenas como um exemplo desse problema.
Saudações.
caro JB, Meus último problemas de Radiador e motor de arranque foram resolvidos com atendimento em garantia, porém os dos bicos injetores, a Kia se recusou á atender em garantia, baseada no manual do carro, mas misteriosamente a resposta me foi enviada no dia em que ia retiar o carro da CCs, na revisão de 70.000 km, e misteriosamente o carro não apresenta mais o problema de falta de potência e voltou á ter um consumo razoável de 8,5 á 9 km/l , na cidade. Não sei o que fizeram , mas alguma coisa foi feita e como meu nível de stress, com todos os problemas já ultrapassou todos os limites, estou preparando o processo contra a Kia e que só devo dar entrada mas para o final do ano, quando devo vender ocarro. No mais estou tentando curtir um pouco o carro.
Abs, kako.
fauzisaheli
01/03/2013, 00:35
Ola Amigos! meu nome é Fauzi sou de cascavel,PR.. Mais novo proprietario de um Kia Sorento Ex 2.5 T. diesel 2006 ( Branco ) e por optar por essa cor difcil de se encotrar, o Motor é de 140cv :/ e nao o TGV de 170cv ... Gostaria de saber se algum de voces sabe me dizer quaal á diferença desse novo motor da Sorento 2.5 crdi tgv 170cv para o antigo de 140cv... Oque mudou ? apenas á Turbina, de uma Wg P/ TGv ? é possivel substituir a minha atual para essa mais potente? quais adaptações será neçessario? Obrigado...!
fauzisaheli
01/03/2013, 00:45
Opaa! esqueci de dizer, aqui na minha cidade tem uma empresa chama Injediesel power chips...
Me ofereceram uma reprogramação na central por R$: 1.800,00 Aumento de +40 HP chegando até 180 Hp
SERIA isso Possivel ? um ganho de potencia de 40 Hp e 12kgf de torque apenas com uma reprogamação na central ?:neutral:
Não mexe em time que está ganhando. A minha é uma de 140cv, dá e sobra. Acabei de chegar de uma viagem de pouco mais de mil km, na estrada fez 13,5km/l.
lfschmitz
03/03/2013, 11:50
Interessado em comprar uma Sorento
Olá, senhores. Venho em busca de opiniões de quem conhece o carro.
Estou há cerca de seis semanas pesquisando um SUV 4x4 automático a diesel. Estava entre Pajero Full 2p (06 ou 07) e Sorento 2009. Pajero Full 4p não me serve, por ser muito grande, pesada e pouco ágil.
Pajero desse modelo é mosca branca, e quando se acha, pedem 20% acima da FIPE mesmo sendo nítido que é carro esmerilhado de playboy. Por mais que eu ache o carro bacana, está muito difícil achar um decente e por preço adequado.
Por outro lado, tenho duas Sorento em vista, ambas de único dono, topo de linha e do ano que procuro, ainda com um ano de garantia. Os preços que menciono são para pagamento à vista.
- Uma está a cerca de 500km da minha casa, em outro estado, o dono jura que tem menos de 40mil km. Pede 78k, acredito que consiga tirar por 76k. O problema é que isso me custaria pelo menos um dia de trabalho, fora o risco de trazer o carro sem seguro (eu realmente não conseguiria em um dia fechar negócio, transferir a documentação e ainda fazer a vistoria do seguro). Ficar dois dias está fora de cogitação, por questões profissionais.
- Outra está em uma cidade vizinha, tem 126mil km (o dono diz que viaja muito à Argentina pelo fato de a esposa dele ser de lá), está com pneus novos. Relata ter feito duas revisões na Kia da Argentina (diz ele que a garantia está preservada até fev/14 - vou confirmar na concessionária, pois sou cliente do mesmo revendedor Kia há mais de 5 anos e tenho bom relacionamento com o povo da oficina). Ele pediu 70k, mas acredito que eu consiga por 69k ou um pouco menos.
A FIPE - consultei hoje, 03mar - é de R$82.300. Achei interessante que a FIPE no mês passado (fev/13) era de quase 86k...
Se a concessionária me confirmar que a garantia está mantida, estou propenso a ficar com essa mais rodada, desde que me faça por no máximo 68mil (afinal, mesmo com um carro mais rodado, são 15% de deságio em relação à FIPE, e o carro tem bancos elétricos, teto solar e tudo o mais). Embora o outro carro seja muito menos rodado, são R$7-8 mil de diferença.
Na opinião dos senhores, há algum motivo de preocupação para uma Sorento com 126mil km? Em relação ao preço, parece um bom negócio?
Rodo entre 2500 e 3000km/mês. Comparando meu sedã a gasolina e a Sorento diesel, a economia de combustível será anulada devido ao maior capital investido e ao seguro 60% mais caro - no final das contas, meu gasto anual será semelhante. Mas não é a economia o meu objetivo: quero um 4x4 para alguns passeios leves e porque rodo freqüentemente curtos trechos de estrada muito ruim, e entre ter dois carros (um 4x4 mais velho na faixa de 30-35k mantendo um sedã para o dia-a-dia) e ter apenas um SUV que atenda a ambas as necessidades, optei pela segunda opção.
Vossas observações e considerações serão muito bem-vindas!
JBMinuze
03/03/2013, 14:53
Ifschmitz. Tenho uma TGV, top, preta ano 08/09 com NF de 18/12/08. Comprei em maio de 2011, com 34.500 (+-) de uma empresa de aluguel e revenda em Salvador, onde ficou parada desde o início de de 2011 para venda. Todas as revisões estavam corretas e com a kilometragem de cada revisão bem compativel com as datas. Paguei, na época, 87 mil, eles recebendo um fiesta 1.0 08/09, pelo valor fipe de um pouco mais de 25k. Em resumo estou muito satisfeito e recomendo que vc adquira a de menor quilometragem, verificando bem se é real essa km. A diferença de rodagem entre as duas é muito grande e um carro com maior quilometragem, mesmo diesel, apresenta maior desgaste naturalmente. No mais desejo que seja qual for sua escolha, seja a escolha certa e o faça feliz.
JBMinuze
03/03/2013, 15:00
Ola Amigos! meu nome é Fauzi sou de cascavel,PR.. Mais novo proprietario de um Kia Sorento Ex 2.5 T. diesel 2006 ( Branco ) e por optar por essa cor difcil de se encotrar, o Motor é de 140cv :/ e nao o TGV de 170cv ... Gostaria de saber se algum de voces sabe me dizer quaal á diferença desse novo motor da Sorento 2.5 crdi tgv 170cv para o antigo de 140cv... Oque mudou ? apenas á Turbina, de uma Wg P/ TGv ? é possivel substituir a minha atual para essa mais potente? quais adaptações será neçessario? Obrigado...!
Fauzi, creio que a diferença deve ser mesmo só o tipo de turbina. Andei lendo que a TGV, permite comprimir o ar mesmo em baixas rotações, o que não acontece com as outras turbinas. Além disso essa potência de 170 hp só estrá disponível se o motor estiver a 3400 rpm ou mais, senão fica com menos potência, proporcional a rotação, até o mínimo de 140. Foi isso que entendi.
JBMinuze
03/03/2013, 15:07
Olá, Mizune. a correia e os rolamentos eu acho que você poderá trocar fora da ccs, pois são itens de desgate natural e não são cobertos pela garantia. o mesmo acontece com os rolamentos das rodas, pastilhas de freios, rodas, pneus etc.
Tem vários posts aqui no forum falando sobre esse assunto. Vale dar uma verificada.
Valeu GENÉTICO10. Vou até a cc antes da revisão conversar com eles e apresentar uns levantamentos que estou fazendo em cc de outros estados e em oficinas de importados. Se eles quiserem abusar, vou mandar fazer fora. Troquei as pastilhas D e T, com 45k em uma ofn e não gastei nem metade do preço da cc. Abraço
lfschmitz
03/03/2013, 15:28
Ifschmitz. Tenho uma TGV, top, preta ano 08/09 com NF de 18/12/08. Comprei em maio de 2011, com 34.500 (+-) de uma empresa de aluguel e revenda em Salvador, onde ficou parada desde o início de de 2011 para venda. Todas as revisões estavam corretas e com a kilometragem de cada revisão bem compativel com as datas. Paguei, na época, 87 mil, eles recebendo um fiesta 1.0 08/09, pelo valor fipe de um pouco mais de 25k. Em resumo estou muito satisfeito e recomendo que vc adquira a de menor quilometragem, verificando bem se é real essa km. A diferença de rodagem entre as duas é muito grande e um carro com maior quilometragem, mesmo diesel, apresenta maior desgaste naturalmente. No mais desejo que seja qual for sua escolha, seja a escolha certa e o faça feliz.
Essa é a principal questão: vale a pena, então, pagar R$8mil a mais por 80mil km a menos? Na realidade, considerando os gastos devido à distância (deslocamento, trabalho perdido pois sou profissional liberal, etc.), aredito que a diferença real de preço passará de R$9mil.
Outra questão: não é problemático um carro desses rodar tão pouco? Pelo que o dono comentou, ficava semanas sem tirar o carro da garagem. Sou leigo, mas lembro que antigamente se dizia que resseca tudo, que o combustível estraga no tanque e que o lubrificante passa da validade (digamos, troca-se o lubrificante com 10mil km, mas demora tanto pra atingir a quilometragem de troca que o óleo já está há quase dois anos no motor).
Estou remoendo essa questão, pois temo pagar quase 10 contos a mais e não ter nenhuma vantagem real com isso...
Geysonlima
13/03/2013, 12:12
Bom dia!
Tenho um Kia Sorente e apresentou o mesmo problemade falta de potencia, em quando o problema era apresentado o rotação não ultrapassavade 3.000 giros no entanto depoisde inúmeras tentativas para solucionar o problema o carro mudou o problemade falta de potencia em baixadas e aclives agora o veículo apresenta problemasomente em aclives, sento esse problemas intermitente. Em muitos os casos nãoconsigo realizar subidas com o carro. Estoucompletamente desanimado lembrando que esse problema já foi apresentado quandoo carro tinha 6000 km rodados e trocaram o filtro de combustível e o problemafoi aparentemente solucionado, agora com 26000 km rodados o problema voltou aaparecer.
Augusto Schimidt
13/03/2013, 13:01
Bom dia!
Tenho um Kia Sorente e apresentou o mesmo problemade falta de potencia, em quando o problema era apresentado o rotação não ultrapassavade 3.000 giros no entanto depoisde inúmeras tentativas para solucionar o problema o carro mudou o problemade falta de potencia em baixadas e aclives agora o veículo apresenta problemasomente em aclives, sento esse problemas intermitente. Em muitos os casos nãoconsigo realizar subidas com o carro. Estoucompletamente desanimado lembrando que esse problema já foi apresentado quandoo carro tinha 6000 km rodados e trocaram o filtro de combustível e o problemafoi aparentemente solucionado, agora com 26000 km rodados o problema voltou aaparecer.
A sua é a diesel ou gasolina.
Se for diesel, vc trocou o filtro novamente depois da troca com 6 mil km?
Isto é sintoma de filtro entupido mas pode ser outra coisa. Te aconselho a verificar quando foi a última vez que trocou o filtro de combustivel e trocá-lo novamente, se não resolver aí é melhor lever em algum mecânica bom em motores diesel ou se ainda estiver na garantia leva na CC correndo.
Geysonlima
13/03/2013, 14:19
Olá Augusto,
O carro é diesel, depois de 6 mil o filtro foi trocado na revisão de 20.000 km o carro está na garantia só estou levando na Concessionária. Mas já trocaram tanto coisa como o filtro a base do filtro de comb. solenóide, mas agora o carro não consegue subir um aclive daqui de casa o carro não passa de 1500 rotações e sai muita fumaça do cano de descarga sendo esse um problema intermitente, já estou entrando na justiça pois só esse ano eu enviei o carro mais de 6 vezes na concessionária. sendo que o carro só tem 29.600 km rodados.
Obrigado
Cezar Castellões
16/03/2013, 12:45
Olá Augusto,
O carro é diesel, depois de 6 mil o filtro foi trocado na revisão de 20.000 km o carro está na garantia só estou levando na Concessionária. Mas já trocaram tanto coisa como o filtro a base do filtro de comb. solenóide, mas agora o carro não consegue subir um aclive daqui de casa o carro não passa de 1500 rotações e sai muita fumaça do cano de descarga sendo esse um problema intermitente, já estou entrando na justiça pois só esse ano eu enviei o carro mais de 6 vezes na concessionária. sendo que o carro só tem 29.600 km rodados.
Obrigado
Olá Geyson,
Verifique se o atuador pneumático da turbina VGT está OK, sem problemas de passagem de ar entre o eixo de acionamento e o guarda-pó flexível de borracha que veda o eixo do atuador, sem permitir fuga de ar :
1 - localize o atuador pneumático da VGT, fixado na turbina e que parece um solenoide mas que recebe uma conexão na parte superior onde é ligado o tubo de vácuo variável, controlado pela valvula proporcional que "modula" a depressão que atua nesse atuador.
2- desconecte o tubinho da parte superior do atuador e, com auxilio de um tubinho externo, sugue para verificar se existe rompimento ou fuga de ar (o correto é que ao sugar não ocorra fuga de ar, indicando boa vedação no eixo do atuador).
3 - caso exista fuga de ar há duas hipóteses: a) o guardapó está rompido ( trocar em garantia o atuador) ou b) reposicionar a dobra existente entre o eixo e o guarda-pó (que funciona bem se a borracha não estiver deformada).
Nos casos onde o vazamento de ar é grande (borracha rompida ou com grande deformação), ocorre expressiva perda do vácuo, o que faz com que o indicador vermelho de freio se acenda no painel após sucessivos premir do pedal de freio, o que pode, inclusive, prejudicar a frenagem nas descidas de serra.
RELAÇÂO com o PROBLEMA de FALTA de POTENCIA: Quando o atuador da VGT não é ativado ou sem ação, a turbina não adquire pressão nas baixas RPMs, deixando o carro fraco e sem força, além de aumentar a fumaça negra (falta de oxigenio).
Normalmente ocorre nos aclives/subida de serra, onde o carro tem dificuldade de aumentar a rpm quando sobre carga, ficando sem força.
Quando a vedação no eixo do atuador da VGT se dá por deformação da borracha do guarda pó, muitas vezes torna-se intermitente, pois a borracha se amolda quando quente e veda bem esporadicamente.
Apenas passei aqui a experiencia própria pois minha sorento apresentou o mesmo problema que for resolvido por mim pelo correto posicionamento da vedação entre o guarda pó e o eixo do atuador, o que fiz com uma minuscula pinça, dobrando o tubo final do guarda-pó para dentro , acabando com o problema.
De qualquer modo, verifique se o atuador não está com vazamento de ar (teste da sucção), pois o KIA deverá trocar em garantia.
ABçs, Cezar
Geysonlima
16/03/2013, 15:43
Olá Geyson,
Verifique se o atuador pneumático da turbina VGT está OK, sem problemas de passagem de ar entre o eixo de acionamento e o guarda-pó flexível de borracha que veda o eixo do atuador, sem permitir fuga de ar :
1 - localize o atuador pneumático da VGT, fixado na turbina e que parece um solenoide mas que recebe uma conexão na parte superior onde é ligado o tubo de vácuo variável, controlado pela valvula proporcional que "modula" a depressão que atua nesse atuador.
2- desconecte o tubinho da parte superior do atuador e, com auxilio de um tubinho externo, sugue para verificar se existe rompimento ou fuga de ar (o correto é que ao sugar não ocorra fuga de ar, indicando boa vedação no eixo do atuador).
3 - caso exista fuga de ar há duas hipóteses: a) o guardapó está rompido ( trocar em garantia o atuador) ou b) reposicionar a dobra existente entre o eixo e o guarda-pó (que funciona bem se a borracha não estiver deformada).
Nos casos onde o vazamento de ar é grande (borracha rompida ou com grande deformação), ocorre expressiva perda do vácuo, o que faz com que o indicador vermelho de freio se acenda no painel após sucessivos premir do pedal de freio, o que pode, inclusive, prejudicar a frenagem nas descidas de serra.
RELAÇÂO com o PROBLEMA de FALTA de POTENCIA: Quando o atuador da VGT não é ativado ou sem ação, a turbina não adquire pressão nas baixas RPMs, deixando o carro fraco e sem força, além de aumentar a fumaça negra (falta de oxigenio).
Normalmente ocorre nos aclives/subida de serra, onde o carro tem dificuldade de aumentar a rpm quando sobre carga, ficando sem força.
Quando a vedação no eixo do atuador da VGT se dá por deformação da borracha do guarda pó, muitas vezes torna-se intermitente, pois a borracha se amolda quando quente e veda bem esporadicamente.
Apenas passei aqui a experiencia própria pois minha sorento apresentou o mesmo problema que for resolvido por mim pelo correto posicionamento da vedação entre o guarda pó e o eixo do atuador, o que fiz com uma minuscula pinça, dobrando o tubo final do guarda-pó para dentro , acabando com o problema.
De qualquer modo, verifique se o atuador não está com vazamento de ar (teste da sucção), pois o KIA deverá trocar em garantia.
ABçs, Cezar
Cezar,
Muito obrigado pela ajuda de verdade o suaexplicação está clara e coerente.
Vou encaminhar o seu texto para o gerente da Kiaonde está o carro, segundo o gerente da concessionária a Kiaesta encaminhado um engenheiro de São Paulo para tentar resolver oproblema, pois a equipe dele não sabe o que fazer.
Lembrando que eles tiveram que trocar o tubo emoutubro de 2012, pois tinha um vazamento de óleo no turbo.
Muito obrigado mais uma vez.
Abraços Geyson
Caros foristas,
Estou necessitando comprar um kit de embreagem para minha Sorento 08/08 2.5 EX mec. VGT, algum dos senhores podem me fornecer informações de onde posso comprar esse kit? O disco de embreagem do carro empenou e não tem como recauchutar, só trocando. Na concessionária, aqui em São Luís, eles estão cobrando cinco mil e tantos no kit de embreagem (um assalto), e não estou encontrando nas lojas de autopeças local. Pesquisando na internet está difícil de encontrar também.
Grato pela atenção, aguardo notícias.
GUILHERME.
Cezar Castellões
21/03/2013, 17:30
Caros foristas,
Estou necessitando comprar um kit de embreagem para minha Sorento 08/08 2.5 EX mec. VGT, algum dos senhores podem me fornecer informações de onde posso comprar esse kit? O disco de embreagem do carro empenou e não tem como recauchutar, só trocando. Na concessionária, aqui em São Luís, eles estão cobrando cinco mil e tantos no kit de embreagem (um assalto), e não estou encontrando nas lojas de autopeças local. Pesquisando na internet está difícil de encontrar também.
Grato pela atenção, aguardo notícias.
GUILHERME.
Olá Guilherme,
Tenta com o Sr. Valdisom da Majo (majo.pecas@hotmail.com). Tenho conseguido pecas da Sorento 08/09 a um bom preço.
Abçs,
Cezar
Hand Scan - Scanner Automotivo para Veiculos Padrao - R$ 550.48 na LojadoMecanico (http://www.lojadomecanico.com.br/produto/72005/3/49/hand-scan---scanner-automotivo-para-veiculos-padrao-)
Será que este equipamento serva para a Sorento? Vocês sabem qual o protocolo dela?
CarvalhoRN
19/04/2013, 10:48
Pessoal,
Tenho uma Sorento 08 170cv 79000 km, peguei com 50000 km e estou achando ela um pouco fraca na saída, como se houvesse um atraso entre apertar o pedal e ela desenvolver. Quando ando na do meu pai (mesmo ano e motor 40 000 km) ela parece mais disposta (uma bala) e até mais silenciosa. Fui na Kia e o chefe da oficina tentou me convencer que é impossível dois carros exatamente iguais e que dependia de como esses carros andavam anteriormente, ou seja, a diferença na tocada.
Ambos os carros tiveram problemas de diferencial (parece ser recorrente para este modelo), a dele já foi concertada e estou aguardando as peças para a minha. O mecânico falou que podia dar um reset no câmbio mas que não era garantia que meu carro ficaria mais "disposto" nas saídas, fiz ontem e não percebi nada de diferente (rodei uns 10km).
Ah, foram feitas todas as revisões (na Kia) em meu carro até os 70 000 km e estou para fazer a de 80 000, contudo a garantia vai até o próximo mês e não estou muito disposto a gastar R$1700 sabendo que posso pagar a metade em uma boa oficina.
O que será? Qual teste posso fazer para saber se realmente ela esta com problema?
Augusto Schimidt
19/04/2013, 11:25
CarvalhoRN,
é meio complicado, apenas lendo o que vc esvreveu, dizer o que é um pouco fraca na saída. A Sorento, como alguns outros carros a diesel, realmente são mais preguiçosas na saída até os 1500...2000 rpm mas depois disso vira um canhão e o motor empurra com vontade. Tem pessoas que chegam a chipar para melhor esta saída mas não muda muita coisa pelo que li. A sua sempre foi assim ou vc começou a perceber isso somente agora? Quanto a do seu pai, ele tirou 0km ou pegou usada? Derrepente, se usada, a do seu pai está chipada e ele não sabe.
Mas em todo caso, aproveita a garantia, leva na CC e bate na mesma tecla para ver se eles resolvem.
Cezar Castellões
21/04/2013, 13:24
Pessoal,
Tenho uma Sorento 08 170cv 79000 km, peguei com 50000 km e estou achando ela um pouco fraca na saída, como se houvesse um atraso entre apertar o pedal e ela desenvolver. Quando ando na do meu pai (mesmo ano e motor 40 000 km) ela parece mais disposta (uma bala) e até mais silenciosa. Fui na Kia e o chefe da oficina tentou me convencer que é impossível dois carros exatamente iguais e que dependia de como esses carros andavam anteriormente, ou seja, a diferença na tocada.
Ambos os carros tiveram problemas de diferencial (parece ser recorrente para este modelo), a dele já foi concertada e estou aguardando as peças para a minha. O mecânico falou que podia dar um reset no câmbio mas que não era garantia que meu carro ficaria mais "disposto" nas saídas, fiz ontem e não percebi nada de diferente (rodei uns 10km).
Ah, foram feitas todas as revisões (na Kia) em meu carro até os 70 000 km e estou para fazer a de 80 000, contudo a garantia vai até o próximo mês e não estou muito disposto a gastar R$1700 sabendo que posso pagar a metade em uma boa oficina.
O que será? Qual teste posso fazer para saber se realmente ela esta com problema?
Olá Carvalho RN,
Verifique o post àcima (#882) e faça o procedimento 2 pois poderia estar com grande vazamento de ar e na marcha lenta e na baixa rpm a carcaça móvel do VGT estar aberta demais por inoperancia do sistema de atuação à vácuo --- Nesse caso, além da fuga de ar detectavel conforme procedimento #2, observe que a a alavanca onde atua o pistão de vácuo não fica lá embaixo, proximo do parafuso de ajuste do limite inferior do movimento dessa parte móvel e sim fica bem mais alto, afastado do parafuso.
Quando tudo está em ordem, essa ponta da alavanca (que se move para cima nas altas rpms), fica lá embaixo, proxima do limite do parafuso de ajuste minimo, na marcha lenta e, conforme o regime de rpm aumenta, vai subindo, se distanciando desse batente feito pelo parafuso de ajuste, abrindo espaço para uma mair saida dos gases, sem travar o motor nas altas rpms.
No entanto esse problema que vc citou pode ter inumeras outras causas, especialmente no sistema de injeção(bicos, pressão, etc).
ABÇs,
Cezar
CarvalhoRN
23/04/2013, 07:50
Agradeço aos foristas Augusto Schimidt e Cezar Castellões pelo pronto retorno. Como havia dito precisarei fazer o serviço do diferencial, estou aguardando peças, e vou solicitar uma avaliação mais detalhada, inclusive nos pontos aqui sugeridos. Quando houver um retorno do caso, postarei.
Olá pessoal, a pouco mais de 15 dias me tornei mais um proprietário de uma Sorento (Diesel LX 2.5 ano 2006) e nesse intervalo ele apresentou por 04 vezes o famoso defeito do "apagão", ou seja, o carro morre e depois de alguns segundos vc da partida e o motor pega. Bom segui as instruções do próprio forum, isto é, troquei filtros e limpei o tanque, mas o problema persiste principalmente se for em alta rotação. Hoje, inclusive, forcei ele em alta rotação e apresentou o defeito ficando tb com a luz indicadora de advertêcia acessa. Gostaria de saber com vcs, qual pode ser o problema e se alguem indica alguma oficina especializada em SP que conheça o tipo de defeito e o veiculo. Agradeço antecipadamente a todos. Enio
Olá Guilherme,
Tenta com o Sr. Valdisom da Majo (majo.pecas@hotmail.com). Tenho conseguido pecas da Sorento 08/09 a um bom preço.
Abçs,
Cezar
Cezar, primeiramente queria lhe agradecer pela dica da loja de autopeças. Comprei o kit de embreagem por um preço quase 50% menor que o da concessionária (peça original), já o subistiuí e está tudo perfeito. Recomendo a Majo autopeças, e quero ressaltar que o Sr. Valdisom foi muito atencioso, solícito e profissional. Fica a dica da oportunidade de fugir do assalto que é comprar peças em concessionárias KIA. Abraço a todos os foristas.
GUILHERME.
Bom dia!
Caro Geysonlima, assim com você, eu e muitos proprietários de Sorento diesel passaram e/ou passam por esse horrível problema. Curiosamente, desde que iniciei o abastecimento de minha Sorento com diesel, ainda S50, hoje o S10 (e só abasteço com esse), nunca mais tive esse problema. O gerente da oficina KIA me disse que o diesel S10 necessita de um sistema de filtração melhor (sempre que abasteço tem um filtro que é acionado ao lado da bomba) que o diesel comum, e que como se deteriora mais rapidamente que o diesel metropolitano, ele não permanece muito tempo nos reservatórios dos depósitos e dos postos, o que o faz mais limpo e com isso menos sujeira pro filtro do carro limpar.
Abraço, Guilherme.
Fala galera, sou novo no fórum, e gostaria de tirar algumas duvida com vocês.
Estou querendo adquirir meu primeiro 4x4. E estou namorando uma
Sorento 08/08 EX 3.8 V6 24V 267cv 4x4 Aut.
,está torno de 37mil rodados. (Ainda vou conferir o manual de revisões e levar na kia p ver se é original mesmo essa KM) O que vcs acham deste modelo, pois li muito aqui no fórum e vi pouca informação a respeito do modelo gasolina 3.8 v6. Quanto a manutenção (igual a versao diesel?) , consumo (igual a versao diesel?), e se existe algum problema crônico neste modelo. E qual o valor em média desse modelo. vale a pena?! pela fipe é
R$ 57.739,00. Agradeço a atenção, Abraços.
Olá, Pessoal !
Para compartilhar, eis um teste de uma revista italiana, de 2010, do Kia Sorento 2,2 CRDi (diesel), câmbio mecânico>>pena que não tem no Brasil com esse motor...
Kia Sorento 2.2 CRDi - TUA PER SEMPRE, Quattroruote (http://www.quattroruote.it/prove/tua-per-sempre-kia-sorento-22-crdi?interstitial=1)
Sds.
Carlos4x4
05/05/2013, 17:52
Carvalho, adquiri minha sorento a um mês, depois de um namoro de mais de ano, diesel 2008/2009, automática, top. Acabei de ler todos os posts agora, quanto conhecimento adquirido, agradecimentos a todos os foristas por tantas informações postadas. Dúvidas: 01) como é meu primeiro carro automático, não sei se é normal, mas quando vou parar numa esquina, percebo que o carro parece que tem alguma coisa solta, tipo sensação que quando você freia o tanque de combustível desloca seu volume pra frente, ou algo chega atrasado depois que paro, dando um "empurrão" no carro, as vezes acontece também quando saio. É normal, ou tem algo a ver com o diferencial que você citou?; 02) como se dá o travamento das portas, é após ligar a chave, as minhas não estão travando será que a garantia cobre?; 03) percebi um pequeno vazamento de óleo na turbina, vou perguntar ao dono anterior se ele fez algum reparo. Estou satisfeito com o carro, está apenas com 60.000km. Abs.
Quanto a manutenção (igual a versao diesel?) , consumo (igual a versao diesel?),
Manutenção e consumo (principalmente consumo) bem diferentes da versão diesel. Este motor deve fazer uns 5km/l na cidade. A minha, que é diesel, faz por volta de 8,5km/l e andando com vontade.
Olá, Pessoal !
Para compartilhar, eis um teste de uma revista italiana, de 2010, do Kia Sorento 2,2 CRDi (diesel), câmbio mecânico>>pena que não tem no Brasil com esse motor...
Kia Sorento 2.2 CRDi - TUA PER SEMPRE, Quattroruote (http://www.quattroruote.it/prove/tua-per-sempre-kia-sorento-22-crdi?interstitial=1)
Sds.
Que raiva....aqui do nosso lado, na Argentina, eles tem este avião a disposição. 197cv e 44,5kgf/m de torque. Mas...como a kia tirou a reduzida...saímos perdendo.
Augusto Schimidt
05/05/2013, 21:56
Carvalho, adquiri minha sorento a um mês, depois de um namoro de mais de ano, diesel 2008/2009, automática, top. Acabei de ler todos os posts agora, quanto conhecimento adquirido, agradecimentos a todos os foristas por tantas informações postadas. Dúvidas: 01) como é meu primeiro carro automático, não sei se é normal, mas quando vou parar numa esquina, percebo que o carro parece que tem alguma coisa solta, tipo sensação que quando você freia o tanque de combustível desloca seu volume pra frente, ou algo chega atrasado depois que paro, dando um "empurrão" no carro, as vezes acontece também quando saio. É normal, ou tem algo a ver com o diferencial que você citou?; 02) como se dá o travamento das portas, é após ligar a chave, as minhas não estão travando será que a garantia cobre?; 03) percebi um pequeno vazamento de óleo na turbina, vou perguntar ao dono anterior se ele fez algum reparo. Estou satisfeito com o carro, está apenas com 60.000km. Abs.
Carlos 4x4,
primeiramente parabéns pela aquisição é um ótimo carro, a minha hj está com 95 mil km e já rodei 15 mil km com ela desde que comprei e só tenho uma coisa para dizer, estou muito feliz com ela e até agora só manutenção preventiva e neste quesito eu não economizo, pois, é muito mais barato manutenção preventiva do que a corretiva.
Tentando responder suas dúvidas,
1) O cambio da Sorento é um dos melhores AT que já tive, e olha que é meu quarto carro AT, e não ocorre este efeito que vc menciona. Talvez seja apena falta de costume com o cambio.
2) Normal, a Sorento não trava as portas quando original, talvez um alarme faça isso.
3) Nenhum tipo de vazamento é normal, principalmente na turbina, isso merece atenção e aconselho a buscar um profissional muito bem qualificado para verificar, na minha não vaza nada e olha que rodei 15 mil km em 6 meses e andando forte.
Se a sua km for realmente original ela está zero bala, só não esqueça que com 60 mil km deve-se trocar a correia poly V, na minha, como comprei usada, troquei com 90 mil e era original mas estava no osso. Dá uma olhada nos tópicos atrás que explico qual correia usar dentre outras coisas.
Qualquer dúvida é só falar.
Amigos, nimguem teria uma LUZ para me ajudar ....:cry: Hoje, levei em uma mecanica e profissional diagnosticou que seria problema nos bicos injetores (limpeza e regulagem). por bico R$ 550,00 + R$ 180,00 scaner. Total do Orçamento de R$ 2.730,00. Seria isso mesmo á media de gasto?:(
que lokura é essa de 550 de limpeza por bico ...nem novo custa tudo isso ........
...nem novo custa tudo isso ........
Cada bico da Sorento é mais de R$1500,00, mas achei estranho dar um orçamento "por bico".
nesse caso eu procuraria no aftermarket um equivalente da siemens-deka so para citar uma marca
Manutenção e consumo (principalmente consumo) bem diferentes da versão diesel. Este motor deve fazer uns 5km/l na cidade. A minha, que é diesel, faz por volta de 8,5km/l e andando com vontade.
obrigado pelas informações ffsias, alguém mais pode dar algumas informações?! obrigado foristas.
Carlos4x4
07/05/2013, 08:38
Augusto, quando comprei a sorento o dono anterior já havia feito a revisão dos 60.000km, inclusive fiquei com a nota fiscal da mesma, foram trocadas todas as correias e rolamentos, algo em torno de R$3.000,00. Ontem liguei pra ele pra saber a respeito da turbina, me informou que na revisão dos 60.000km foi trocada a turbina na garantia. Vou levar na cc pra verificar, pode ser apenas alguma coisa mal encaixada/apertada, detalhe, a revisão foi feita em Barueri/SP e moro em São José do Rio Preto/SP será que a cc não vai me falar que devo levar onde foi feita a troca? Vocês já leram no manual que quando é alterada a propriedade da sorento devemos comunicar a Kia enviando uma das folhas do manual devidamente preenchida. Abs.
Cezar Castellões
07/05/2013, 13:12
Augusto, quando comprei a sorento o dono anterior já havia feito a revisão dos 60.000km, inclusive fiquei com a nota fiscal da mesma, foram trocadas todas as correias e rolamentos, algo em torno de R$3.000,00. Ontem liguei pra ele pra saber a respeito da turbina, me informou que na revisão dos 60.000km foi trocada a turbina na garantia. Vou levar na cc pra verificar, pode ser apenas alguma coisa mal encaixada/apertada, detalhe, a revisão foi feita em Barueri/SP e moro em São José do Rio Preto/SP será que a cc não vai me falar que devo levar onde foi feita a troca? Vocês já leram no manual que quando é alterada a propriedade da sorento devemos comunicar a Kia enviando uma das folhas do manual devidamente preenchida. Abs.
Bom dia Carlos 4X4,
Já tive isso na minha Sorento e era apenas falta de pressão das abraçadeiras originais que fixam os mangotes que conectam da saída da turbina até o intercooler.
São 2 mangotes antes da entrada do intercooler e substituí as abraçadeiras originais (que não davam um bom aperto) por abraçadeiras largas com parafusos de aperto). Aproveite para ver o estado desses mangotes e também do mangote de saída do intercooler que alimenta de ar o bocal da admissão.
Quando mal apertados ocorre perda de pressão do turbo, reduzindo o torque e, se na entrada do intercooler, facilitam o vazamento de óleo de lubrificação do mancal, sujando o piso da garagem e consumindo óleo por perda (vazamento).
No entanto se a perda de óleo persistir (nesse caso se acumulando dentro do intercoolet e detectável pela redução do nivel de óleo do carter), o problema seria da turbina.
Mas... seja otimista e aperte as abraçadeiras !
ABÇs, Cezar - byCOC
Cada bico da Sorento é mais de R$1500,00, mas achei estranho dar um orçamento "por bico".
ffsias,
O orçamento total foi de R$ 2730,00, acredito que ele separou por bico apenas para montar o valor (04 bicos) (R$ 2.200,00) + mão de obra (R$ 350,00) + scanner (R$ 170,00). O maior problema é não ter a certeza da solução definitiva da ocorrência, como visto aqui no forum teve muita gente que gastou uma "fortuna" e não conseguiu definitivamente sanear o problema. Por isso, volto a insistir será que o problema seria os bicos injetores mesmo?
Carlos4x4
07/05/2013, 22:39
Ok Cezar, tenho uma tracker diesel que já passei por situações parecidas, mandei a sorento para fazer uma cristalização e micropintura nuns riscos, quando pega-la de volta vou verificar. Abs.
Cezar Castellões
08/05/2013, 09:00
ffsias,
O orçamento total foi de R$ 2730,00, acredito que ele separou por bico apenas para montar o valor (04 bicos) (R$ 2.200,00) + mão de obra (R$ 350,00) + scanner (R$ 170,00). O maior problema é não ter a certeza da solução definitiva da ocorrência, como visto aqui no forum teve muita gente que gastou uma "fortuna" e não conseguiu definitivamente sanear o problema. Por isso, volto a insistir será que o problema seria os bicos injetores mesmo?
Bom dia EnioEG,
Esse caso de "apagar" repentinamente quando em alta rotação não tem nada a ver com limpeza de bicos injetores.
Normalmente bicos sujos ou parcialmente obstruidos causam mal funcionamento em qualquer momento, ocasionando perda de potência e torque, irregularidades de marcha lenta e às vezes fumaça pela falha de vedação.
Aconselho que procure um bom mecânico diesel e que verifique, entre outras coisas, o sensor de posição do virabrequim e inspecione toda linha de vácuo, especialmente o switch que fica logo acima do motor, além de checar e fazer limpeza dos conectores elétricos do sensor de pressão do rail e dos conectores do regulador de pressão instalado na extremidade do common rail.
No mais, procure ler com scanner as indicações de falha para poder "cercar o problema" - o bom mecânico saberá identificar.
Desculpe mas esse defeito pode ser algo muito simples mas que demande horas de pesquisa "in loco".
Abçs, Cezar - byCOC
acredito que ele separou por bico apenas para montar o valor (04 bicos)
Quem faz limpeza de bicos, faz nos 4...por isto achei estranho. Já sobre o problema, apesar de minha pouca experiência com este motor, parece ser corte de combustível (por defeito mecânico ou elétrico), e só com scanner pra saber se o defeito ficou gravado. Pode ser que a pressão no rail caia, o que causaria este problema, mas é só um chute...
No mais, procure ler com scanner as indicações de falha para poder "cercar o problema" - o bom mecânico saberá identificar.
Acabamos postando juntos...
Se tem um equipamento que eu queria, é um scanner....
Para ilustrar o valor de cada bico:
Ouro Diesel Soluções em Injeção Diesel Bico Injetor Kia Sorento 2.5 CRDi 0 445 110 279 Originais de todos os fabricantes mundiais (http://www.ourodieselimports.com.br/kia-sorento-2-5-crdi.html#)
Mas....queria saber o que é este conjunto:
Ouro Diesel Soluções em Injeção Diesel Conjunto Válvula Common Rail Original Bosch - Conjunto de Válvula Common Rail - F.00V.C01.033 Originais de todos os fabricantes mundiais (http://www.ourodieselimports.com.br/common-rail-bosch-1.html#)
Seria o "interior" do bico?
Bom dia EnioEG,
Esse caso de "apagar" repentinamente quando em alta rotação não tem nada a ver com limpeza de bicos injetores.
Normalmente bicos sujos ou parcialmente obstruidos causam mal funcionamento em qualquer momento, ocasionando perda de potência e torque, irregularidades de marcha lenta e às vezes fumaça pela falha de vedação.
Aconselho que procure um bom mecânico diesel e que verifique, entre outras coisas, o sensor de posição do virabrequim e inspecione toda linha de vácuo, especialmente o switch que fica logo acima do motor, além de checar e fazer limpeza dos conectores elétricos do sensor de pressão do rail e dos conectores do regulador de pressão instalado na extremidade do common rail.
Desculpe mas esse defeito pode ser algo muito simples mas que demande horas de pesquisa "in loco".
Abçs, Cezar - byCOC
Olá Cezar e ffsias.
Obrigado pelos esclarecimentos e dicas.
Hoje levei em outro mecanico especialista em diesel filiado a Rede Bosh Service, após efetuar a leitura com o scanner,o equipamento acusou entre outras coisas "curto circuito", porem ele disse exatamente o que o Cezar mencionou, "pode ser alguma coisa bem simples", mas terá que investigar o veiculo e para isso necessitaria do esquema eletrico do automovel e isso demandaria tempo.
Achei a oficina bastante honesta e deixei o veiculo lá para análise e posteriormente eles me informarão qual é o diagnóstico. Acredito que até amanhã tenha algum posicionamento e posto aqui para vcs.
No mais, vamos aguardar.
Abç.
Enio
Cezar Castellões
08/05/2013, 18:27
.... Pode ser que a pressão no rail caia, o que causaria este problema, mas é só um chute...
Olá ffsias,
Também pensei que poderia ser algo como alguma pane no controle da bomba que faria a pressão subir em demasia e abrir a valvula de segurança (ou alívio) direto do rail para o retorno, baixando muito a pressão do rail.
Só que nesses casos a pressão residual ainda permite que o motor funcione em marcha lenta e acelere até 60 a70 KM/h, e qdo desligamos o carro a pressão cai a zero e a bilha interna da valvula de alivio veda novamente na sede da valvula e assim o carro pega normalmente até o próximo evento o, que não seria o caso pois o parece que o motor morre na alta, não fica na marcha lenta.
Também seria possível uma entrada falsa de ar no filtro de combustível ou na linha de sucção e, quando exige-se maior vazão (maior pisada com maior rpm), a bolsa de ar formada no interior do filtro faria que a bomba parasse de sugar, fazendo o motor morrer. Só que pelo exposto parece que o carro liga normalmente, sem qualquer dificuldade, o que também praticamente afastaria esta hipótese onde o motor custaria a pegar novamente só na chave, tendo que abrir o capô e bombear manualmente o ar retido no interior do filtro de combustível.
Por isso convém: a) garantir que não há qualquer mal-contato nos conectores do rail e da bomba; b) tentar escanear e identificar os códigos de erro; c) verificar e reapertar filtro de combustível e as mangueiras da linha de sucção (entrada e saída do filtro e do pescador do tanque); d) Checar a chave de vácuo (tipo um relé direcional do vácuo) que fica sobre o motor, perto do parafuso da tampa do motor, prox. ao motorista (quando ocorre falha, o sistema corta o motor ... já tive esse problema !); e) pedir uma segunda opinião de um outro mecânico experiente.
No mais é torcer que seja alguma coisa simples.
Abçs, Cezar - byCOC
Cezar Castellões
08/05/2013, 18:40
Olá EnioEG,
Você postou enquanto eu estava digitando..
Mas é isso mesmo, já que o scanner apontou isso, uma boa checagem nos chicotes e conectores pode ajudar.
Espero que não seja um problema interno de algum injetor com a bobina dando fuga para a carcassa (creio que não, pois quando ocorre no "vivo", costuma queimar o fusível do driver do injetor e não funcionaria sem trocá-lo), mais fácil é ser algum "curto" entre 2 pinos adjacentes em algum conector do rail ou de injetor.
Vamos ver ...
Cezar
Pessoal,
Estou virando a internet, buscando material sobre a mecânica e reparo da Sorento, e acabei achando um material bem interessante, não sei se já haviam postado. Pena não entrar em detalhes sobre os bicos injetores. Pelo que andei pesquisando, não é preciso trocar o conjunto todo, mas pode ser somente o bico e agulha propriamente ditos.
shop manual Sorento - Download - 4shared (http://www.4shared.com/zip/0ya0Qtpf/shop_manual_Sorento.html)
Olá pessoal,
Sou novo no fórum e gostaria de saber se alguém já comprou da majo auto peças. Fiz uma consulta para o volante bi-massa de uma sorento 2005 a diesel e o preço está muito bom, porém, ele não tem para pronta entrega e o pagamento é a vista. Estou em Natal/RN e o fornecedor no Paraná. Por isso estou querendo alguma informação a respeito. Em Natal o volante custa R$ 10.400,00 (KIA DUNNAS).
Ainda, alguém sabe se existe diferença significativa entre os 2 modelos do volante bi-massa para a sorento 2005, CRDI a diesel, 140 CV, MT. Explico, é que quando fiz a consulta a majo, informei o nº do chassi e recebi a resposta que existem 2 modelos e que eu precisaria desmontar o sistema para ver qual era que estava instalado, ou seja, se este for o único jeito a viatura fica parada por pelo menos uns 30 dias.
Eu estou a procura do kit de embreagem....mas tá difícil. Olhei no sistema o volante da minha e é só um modelo (o outro é para a AT).
Se tu não te importar, me passa o nº do teu chassi que verifico se são dois modelos mesmo. A minha é 2007 e o volante dela entrou na linha em 2006.
Olá ffsias,
Grato pela ajuda.
O número de chassi é KNAJC521555477667.
Pelo site abaixo consta a referência de 2 peças como sendo números originais do fabricante 232004A040 e 232004A050
Este site tem catalogadas as peças de várias montadoras e seus modelos. Car Part JAPANPARTS VL-K01 Flywheel (http://www.findpart.org/part/jap-vlk01)
Você já comprou da majo auto peças ou conhece se alguém comprou desta loja?
Grato. Senajr.
Eu estou a procura do kit de embreagem....mas tá difícil. Olhei no sistema o volante da minha e é só um modelo (o outro é para a AT).
Encontrei este kit de embreagem. Só não sei se é para AT ou MT e o site não especifica.
Regicar Auto Peças (http://www.regicarautopecas.com.br/#/flog/album/c-mbios-kit-embreagem/image-kit-embreagem-sorento-2-5-turbo-diesel-2005-2008-todos$id=518591&c=1368391494732)
Senajr,
Já tinha encontrado este site de busca de peças, mas fiquei em dúvida quanto aos resultados. Sobre a Majo, não conhecia esta autopeças.
Já tinha encontrado este kit de embreagem, mas achei estranho o fato deles especificarem número de estrias e diâmetro, dá a entender que existe outra peça diferente para a mesma aplicação. Kit de embreagem é só para MT (câmbio manual).
Sobre a tua, vou te enviar por MP uma imagem do catálogo do sistema da Kia. Nele cita a 232004A040 como peça original e a 232004A052 como substituta da original (houve mudança de peça, mas são pra o mesmo carro).
Senajr,
Não consegui anexar o arquivo via MP, vai pelo 4Shared:
imagem - Download - 4shared (http://www.4shared.com/photo/ZkPSkW3m/imagem.html)
Já tinha encontrado este kit de embreagem, mas achei estranho o fato deles especificarem número de estrias e diâmetro, dá a entender que existe outra peça diferente para a mesma aplicação. Kit de embreagem é só para MT (câmbio manual).
Tem um fornecedor em Salvador que está oferecendo um kit de embreagem da borg & beck (HK 2225 ou HK 2471) que, acredito, serve no seu carro. O problema é que não é para venda direta e, sim, por arremate.
Também achei este...anúncio novo no ML. Os códigos são um para volante comum e outro para o bi-massa. Diga-se de passagem, pelo que andei lendo, este volante costuma não durar muito tempo (bi-massa) e alguns tem trocado pelo comum ou então soldado e balanceado o original. O valor, como tu já levantou, é absurdo. No tópico da Frontier achei o pessoal comentando sobre isto, inclusive um colega que também tem Sorento.
Olá ffsias e Cezar,
Boa noite,
Acabei de receber a informação do mecanico de que os problemas infelizmente são dos bicos injetores e valvula dosadora.
O pior foi o orçamento R$ 8678,00, sendo que cada bico custa R$ 1.885,00, a valvula R$ 528,00, scaneamento R$ 160,00 e Mao de obra R$ 450,00.
Me informou que os bicos estão com muito retorno (acho que é isso), por isso causa o apagão.
Bom já vi no post anterior do ffsias que os bicos consigo mais barato, alguem saberia me informar ou dizer onde encontra a valvula?
Abç.
Enio
os problemas infelizmente são dos bicos injetores e valvula dosadora.
Enio,
Aproveita que tu vai ter que fazer os bicos e pergunta pra teu mecânico se é possível trocar só o bico e agulha (não o bico inteiro). O código da Bosch para o bico é 0 433 171 848.
Olha estes links:
Ouro Diesel Soluções em Injeção Diesel DLLA153P1608 - Bico Injetor Kia Sorento Originais de todos os fabricantes mundiais (http://www.ourodieselimports.com.br/dlla153p1608-bico-injetor-kia-sorento.html)
Ouro Diesel Soluções em Injeção Diesel F 00V C01 352 - Conjunto De Valvulas Kia Sorento Originais de todos os fabricantes mundiais (http://www.ourodieselimports.com.br/f-00v-c01-352-conjunto-de-valvulas-kia-sorento.html)
Ouro Diesel Soluções em Injeção Diesel Conjunto Válvula Common Rail Original Bosch - Conjunto de Válvula Common Rail - F.00V.C01.033 Originais de todos os fabricantes mundiais (http://www.ourodieselimports.com.br/common-rail-bosch-1.html)
Abç.
Então ffsias,
Perguntei para o mecanico e ele me informou que algumas empresas fazem a troca e a regulagem somente da agulha e dos bicos, mas que não eram recomendado, uma vez que, o procedimento ainda encontra-se em fase de homologação, inclusive a bosch não recomenda. enfim...
Estou pesquisando o preço dos bicos e achei nesse site Bareta - (http://www.baretaautopecas.com.br/site/) por R$ 4800,00 no cartão ou R$ 4500,00 no deposito, mas fiquei um pouco preocupado por não conhecer a empresa. Será que algum forista já comprou desse estabelecimento?
Abraço.
Enio
Estranho Enio, já que a própria Bosch coloca as peças no mercado. A diferença entre só o reparo e os bicos completos é muito grande. Estes dias fiz uma consulta com esta autopeças, mas a procura do kit de embreagem.
Este teu mecânico é de oficina grande? Ou é mais independente?
É uma Oficina credenciada pela Bosch segue site: Dani Diesel | Bosch Truck Service (http://www.danidiesel.com.br/).
Aqui se eu precisar vou levar nestas:
J.C.LUI - DIESEL SERVICE - J.C.LUI (http://www.jclui.com.br/)
Egon Frichmann - PÁGINA INICIAL (http://www.egonfrichmann.com.br/)
Indicaram um mecânico para meu pai que era funcionário de uma ccs da Kia...inclusive ele deixou a Sportage dele lá. Mas não sei se ele tem equipamento para trabalhar como deve, principalmente no sistema de injeção. Estive no "laboratório" deles (Egon Frichmann) e o maquinário é muito completo.
Olá Cezar Castellões,
Sou novo no forum e estou com um problema no volante bi-massa da minha sorento. Durante minhas pesquisas me deparei com um post seu fazendo referência a loja MAJO AUTO PEÇAS (Sr. Valdisom). Entrei em contato e ele tem a peça, porém, o pagamento deve ser a vista e como o valor é alto (R$ 4.200,00) e eu estou em Natal/RN e ele está no Paraná, estou tentando obter alguma referência de alguém que já tenha comprado deste fornecedor.
Agradeço qualquer ajuda.
Senajr
Cezar Castellões
14/05/2013, 20:54
Olá ffsias e Cezar,
Boa noite,
Acabei de receber a informação do mecanico de que os problemas infelizmente são dos bicos injetores e valvula dosadora.
O pior foi o orçamento R$ 8678,00, sendo que cada bico custa R$ 1.885,00, a valvula R$ 528,00, scaneamento R$ 160,00 e Mao de obra R$ 450,00.
Me informou que os bicos estão com muito retorno (acho que é isso), por isso causa o apagão.
Bom já vi no post anterior do ffsias que os bicos consigo mais barato, alguem saberia me informar ou dizer onde encontra a valvula?
Abç.
Enio
Olá EnoEG,
Veja no video Common Rail test Kia Sorento 2.5 - YouTube (http://www.youtube.com/watch?v=owONRFuc3xU) que o retorno normal em marcha lenta é de aprox 10ml a cada 40..50 segundos nesse método prático de avaliar o retorno dos bicos usando seringas.
Peça para avaliar tambem em marcha lenta e confira o nível de retorno pois dificilmente os 4 bicos estariam com o mesmo problema, especialmente num veiculo com baixa kilometragem e com manutenção do filtro de comb.de 10k em 10K KM.
Também, como disse o ffsias, seria interessante trocar-se apenas o reparo das agulhas ao invéz do bico inteiro (coisa que exige boa pericia do mecanico e ferramentas adequadas).
Dificilmente o defeito seria causado simultaneamente pela valv.dosadora e por fuga em bico (só se o óleo diesel fosse muuuito corrosivo e abrasivo).
Entretanto e infelizmente, nos dias atuais a "thurma", na falta de maior prospecção do problema, prefere trocar tudo sem se preocupar muito com o bolso do freguês.
É como na Eletrônica: Antigamente se consertavam as placas eletrônicas, o que se exigia bons conhecimentos técnicos mas hoje em dia a "thurma" só sabe trocar as placas (quando não troca algumas desnecessariamente).
ABÇs,
Cezar
Cezar Castellões
14/05/2013, 21:02
Olá Cezar Castellões,
Sou novo no forum e estou com um problema no volante bi-massa da minha sorento. Durante minhas pesquisas me deparei com um post seu fazendo referência a loja MAJO AUTO PEÇAS (Sr. Valdisom). Entrei em contato e ele tem a peça, porém, o pagamento deve ser a vista e como o valor é alto (R$ 4.200,00) e eu estou em Natal/RN e ele está no Paraná, estou tentando obter alguma referência de alguém que já tenha comprado deste fornecedor.
Agradeço qualquer ajuda.
Senajr
Olá enajr,
Já comprei várias vezes com sucesso e indiquei recentemente para outro forista que também foi bem atendido.
Veja na pag. 75 o post #892 desse colega.
Boa sorte,
Cezar
Olá enajr,
Já comprei várias vezes com sucesso e indiquei recentemente para outro forista que também foi bem atendido.
Veja na pag. 75 o post #892 desse colega.
Boa sorte,
Cezar
Valeu Cezar,
Assim sendo vou seguir com a compra.
Agradeço também ao ffsias pela informação da referência da peça.
Sds,
Senajr.
Carlos4x4
14/05/2013, 23:09
Enio, dá uma olhada no mercado livre da Argentina, vc deve encontrar os bicos por menos da metade do preço, dá pra pagar a viagem/passeio e ainda sobra. Quando precisei pra tracker diesel que tinha e agora esta com o meu irmão encontrei no mercado livre da Argentina, mas acabei comprando o motor completo por aqui mesmo e não cheguei a negociar, mas acho que vale a pena dar uma pesquisada, se achar o link posto aqui. Abs.
Olá ffsias e Cezar,
Boa noite,
Abç.
Enio
Carlos4x4
14/05/2013, 23:24
Enio,
dá uma olhada Reparacion Inyector Diesel Kia Sorento 2.5 Bosch 0445110186 - Capital Federal - en MercadoLibre (http://servicio.mercadolibre.com.ar/MLA-435228027-reparacion-inyector-diesel-kia-sorento-25-bosch-0445110186-_JM)
dá uma olhada no mercado livre da Argentina,
Eu tentei contato por email com uma ccs da Kia lá da Argentina, mas retornou...Acho que mesmo nas ccs é capaz de conseguir mais barato.
Carlos4x4
23/05/2013, 09:48
Dá uma olhada neste site, parece ser interessante. MD :: Inyeccion Diesel (http://www.mdinyecciondiesel.com.ar/index.html)
Eu tentei contato por email com uma ccs da Kia lá da Argentina, mas retornou...Acho que mesmo nas ccs é capaz de conseguir mais barato.
danilo.dualiby
23/05/2013, 18:02
Guigao achou a embreagem da Sorento? to precisando tbm, se achou me passe o contato. danilo.dualiby@gmail.com Obrigado
Carlos4x4
25/05/2013, 11:38
Aos experts em câmbio automático, quando parado no farol devo colocar em "N"?
Augusto Schimidt
25/05/2013, 18:50
Sempre li que não se deve ficar colocando o cambio em neutro quando vai ficar parado por um curto espaço de tempo, como no semáfaro por exemplo, e eu procedo assim! Apenas quando o transito pára de vez, aí sim coloco em N ou P. Li que o desgaste de colocar em N e depois voltar para D é maior que deixar em D direto. Como não especialista no assunto, sigo como recomendaram os entendidos.
Amigos,
- Óleo 5w40 da ELF
- Correia Deyco 7PK2285
- Filtro de cabine
Fica a dica.
Abraço.
Boa noite Augusto,
No site da SKF consta este 2 rolamentos. Você lembra se a última letra da referência era H ou L?
Me parece que o L é melhor pois suporta uma velocidade maior. Você comprou em loja na sua cidade ou pela net? Se foi pela net, poderia informar qual foi a loja?
Grato,
senajr.
http://skfwebtools.com/GC6000/images/cat/common/bold.jpg
Dimensões
Capacidades de carga
Carga
Velocidades
Massa
Designação
principais
dinâmica
estática
limite de
Velocidade
Velocidade
fadiga
de referência
limite
d
D
B
C
C0
Pu
* - Rolamento SKF Explorer
mm
kN
kN
r/min
kg
-
17
47
14
14,3
6,55
0,275
-
11000
0,12
6303-2RSH *
17
47
14
14,3
6,55
0,275
34000
17000
0,12
6303-2RSL *
Augusto Schimidt
26/05/2013, 10:32
Boa noite Augusto,
No site da SKF consta este 2 rolamentos. Você lembra se a última letra da referência era H ou L?
Me parece que o L é melhor pois suporta uma velocidade maior. Você comprou em loja na sua cidade ou pela net? Se foi pela net, poderia informar qual foi a loja?
Grato,
senajr.
Dimensões
Capacidades de carga
Carga
Velocidades
Massa
Designação
principais
dinâmica
estática
limite de
Velocidade
Velocidade
fadiga
de referência
limite
d
D
B
C
C0
Pu
* - Rolamento SKF Explorer
mm
kN
kN
r/min
kg
-
17
47
14
14,3
6,55
0,275
-
11000
0,12
6303-2RSH *
17
47
14
14,3
6,55
0,275
34000
17000
0,12
6303-2RSL *
Senarj,
o que comprei não tinha nem H nem L, pelo que me lembro, mas seguindo o que vc falou, o H deve ser HI e o L de LOW , sendo assim, o que contém o H deve ser para rotações mais altas, seria bom confirmar com o vendedor, se ele souber é claro.
O meu eu comprei em loja física em Curitiba, não achei na minha cidade mas Curitiba é próximo daqui, e não quis tentar pela net para não correr o risco de comprar errado e não ter como devolver.
Se vc já estiver com a polia desmontada pede para o mecânico tirar o rolamento e vc leva ele junto em uma casa de rolamentos ou loja de venda de peças para carro que com certeza ele encontram o modelo que vc precisa.
Abraço.
Boa noite Augusto,
A referência original é 6303RWA-A fabricado pela GMB KOREA CORP. Eu tirei a polia e peguei a referência. Valeu pela dica.
Vou procurar mais informações e se conseguir posto.
Abraço,
Senajr.
JBMinuze
30/05/2013, 18:49
Boa noite a todos. Volto aqui para contar sobre a ferrugem no teto solar que relatei no post #862. Depois de fotografarem , levou um mês para vir a autorização da Kia para fazer o serviço em garantia. Aí marcaram para levar o carro em 06/maio, com entrega para 14/maio. Não ficou pronto na data. Alegaram que a autorização era para reparação e eles tiveram que fazer a substituição da chapa, por isso a necessidade de nova autorização. Finalmente em 25/maio peguei o carro pronto. O serviço, aparentemente ficou bom. A causa da ferrugem, segundo eles, foi o entupimento de uma tubulação que esgota a umidade que, porventura, penetrar no teto solar e que foi o segundo caso de Sorento com esse problema que eles consertaram. Agora a próxima parada é a revisão dos 60K que vou faze na própria ccs, com orçamento de uns 2800 em 4x, incluindo 3 rolamentos, correia filtros, óleo etc... A partir de agora vou abrir mais o teto solar, principalmente depois de chuva ou lavagem, para que haja uma secagem melhor. Satisfação em participar deste Blog onde tenho aprendido muito.
Olá pessoal, venho relatar um fato ocorrido com meu Sorento 2.5 que possivelmente poderá acontecer com os dos amigos aqui do fórum.
Faz algumas semanas que meu carro vinha perdendo potência e fumaçando preto ao pisar fundo, em torno de 2000rpm.
Comecei fazendo os testes mais simples:
Filtro de AR – OK
Filtro de COMBUSTÍVEL – OK
Retorno dos bicos INJETORES – OK
Já preocupado, fiz algumas pesquisas pela internet e descobri que o mesmo fato ocorre com essas viaturas em diversos países, ou seja, nada a ver com a qualidade do diesel.
Bom, o grande vilão é a válvula EGR, que faz a recirculação dos gases do escapamento para o coletor de admissão. Inacreditável, fiquei muito surpreso por uma solução tão suja para o controle de emissão de poluentes.
Aguardei a chegada do feriado e fiz a desmontagem do coletor de admissão; nunca vi algo parecido, parecia mais um coletor de escape tamanha quantidade de fuligem e carvão.
Solução:
Limpeza do coletor de admissão
Tampão no flange do( escapamento – EGR)
Tampão no flange do(EGR – coletor de admissão)
Resultado:
Volta da potência, até mais ...
Nada de fumaça negra
Melhor consumo (maior eficiência na combustão)
Resposta mais rápida na aceleração (maior eficiência do turbo)
Menor contaminação do óleo do motor
Menos agentes abrasivos entrando na câmara de combustão
Passo a passo:
Retirada do atuador eletromagnético da EGR
Desmonte do tubo(cachimbo) que conecta o coletor de escape à válvula EGR
Retirada dos parafusos que sustentam o cooler dos gases vindos da EGR
Desmonte do coletor de admissão
Limpeza do coletor de admissão (car80 e diesel)
Montagem na ordem inversa com a troca de uma junta para o coletor de admissão (fiz uma de velumóide) e duas juntas cegas(tampão) para os flanges entre o coletor de escape e o cachimbo(aço inox); e entre o cooler e coletor de admissão(alumínio)
Nas fotos podemos ver os parafusos necessários para a soltura do cooler para tão somente retirar o coletor de admissão, podemos ver o tampão do coletor de admissão, o cachimbo com o local onde instalei o tampão, coletor sujo, atuador da EGR e outros. Uma visão geral do trabalho (5hs).
Fica aí a dica,
abração a todos,
Wolleo
41521241521341521441521541521641521741521941522041 5221415222415223415224
Augusto Schimidt
05/06/2013, 10:20
Show de bola Wolleo,
pode ser a resposta a muito aqui com problema parecido. Infelizmente as fotos não estão aparecendo, quando clico no anexo dá a mensagem de arquivo inválido, será que vc pode postar em outro formato?
Abs.
Olá Augusto,
engraçado, para mim aparecem as fotos. Elas estão em .jpg, tem alguma outra forma que eu possa postar? É a primeira vez que tento postar fotos.
Se alguém tiver uma solução, aguardo as instruções.
As fotos são de grande valia, dá para ter um noção boa do trabalho.
abs
Augusto Schimidt
05/06/2013, 19:12
Pelo que li, o fórum mudou o esquema de anexar e voltou a ser como era antes.. Na hora de postar tem que mudar para o modo avançado, ir em administrar anexos e inserir a foto por la......tenta por lá para gente ver se funciona.
Abs
Aí vão as fotos do trabalho de limpeza e bloqueio da EGR.
Mais fotos, só para lembrar, não foi necessário desconectar as mangueiras de circulação de água do cooler; é só abaixar o conjunto todo para liberar a retirada do coletor de admissão.
Bela dica Wolleo,
Vou checar a situação da minha.
As fotos estão show.
Vai neste post um modelo do flange bloqueador (tampão) e uma foto do coletor limpo já instalado.
Como já comentei, o tampão do escapamento fiz de inox e o do coletor de alumínio.
Prezados Augusto e ffisias,
Valeu pela ajuda na questão do volante bi-massa da minha sorento. Você pela dica da majo autopeças (o Sr. Valdisom foi muito atencioso e honesto) e o ffisias pela informação da referência da peça original.
Valeu mesmo.
Vai neste post um modelo do flange bloqueador (tampão) e uma foto do coletor limpo já instalado.
Como já comentei, o tampão do escapamento fiz de inox e o do coletor de alumínio.
Wolleo,
A função dos tampões no escapamento e no coletor foi para eliminar o EGR?
Isso, é uma forma de não haver mais a recirculação dos gases do escape sem retirar nenhuma peça do carro. O atuador EGR continua funcionando, porém não circula mais gases pela válvula. Os gases do escape vão diretamente à turbina e o ar (limpo e frio) vindo do intercooler não é mais misturado aos gases do escape. É bom tampar também entre o cooler da EGR e o coletor de admissão por dois motivos, além de a pressão do turbo não ter que alimentar um espaço morto (circuito EGR), é uma prevenção de um improvável vazamento de água do cooler da EGR para dentro da admissão, no caso de corrosão ou algo assim.
Aí esta a foto de onde foi bloqueado o cooler para a admissão.
Olá amigos ffisias, Cezar, Carlos e demais membros.
Só para atualizar a informação, ainda, não consegui solucionar o problema da minha Sorento.
Me entregaram o veiculo na quarta feira passada (véspera do feriado) daí resolvi testar a "viatura" e logo na primeira viagem o problema retornou. Após rodar aproximadamente uns 250 km, forçando o motor em torno de 140 a 150 km por hora, não tive nenhum problema, mas após reduzir p/ uns 110 km e retomar a aceleração com redução 02 duas marchas, ou seja, quando passei da 5º p/ 4º e na sequencia p/ a 3º com aumento do torque do motor o veiculo simplesmente apagou!!!! Sendo necessário o desligamento das chaves por uns 30 segundos aproximadamente, daí vc liga pega já na primeira e anda normalmente.
Outro fato é que acabei retornando sempre em baixa rotação no máximo 2500 rpm, nesta situação rodei aproximadamente 250 km e não apresentou problema.
Poderia ser o alarme o causador desse defeito? Sei lá.... Vamos ver. Depois posto retornando a novela, Abç a todos.
Olá ENIOEG, meu carro já apresentou o mesmo problema relatado por você.
No meu caso verifiquei o retorno dos bicos injetores e constatei 3 deles com problemas, retorno muito exagerado.
Tentei recondicioná-los, mas todos os experts em injetores não me recomendaram, pois falaram que a BOSCH não disponibiliza as peças para solucionar o problema de retorno e, os que fariam o recondicionamento me cobraram muito caro, em torno de 600,00 por bico. Minha solução foi comprar 3 novos na TECVAN DIESEL, se não me engano, saíram em torno de 1000,00 cada.
Depois de trocados nunca mais tive o problema do apagão.
Por acaso você já fez o teste do retorno, este da seringa?
abraço
Olá ENIOEG, meu carro já apresentou o mesmo problema relatado por você.
No meu caso verifiquei o retorno dos bicos injetores e constatei 3 deles com problemas, retorno muito exagerado.
Tentei recondicioná-los, mas todos os experts em injetores não me recomendaram, pois falaram que a BOSCH não disponibiliza as peças para solucionar o problema de retorno e, os que fariam o recondicionamento me cobraram muito caro, em torno de 600,00 por bico. Minha solução foi comprar 3 novos na TECVAN DIESEL, se não me engano, saíram em torno de 1000,00 cada.
Depois de trocados nunca mais tive o problema do apagão.
Por acaso você já fez o teste do retorno, este da seringa?
abraço
Boa Tarde Wolleo,
Na verdade eles trocaram os 04 bicos injetores + a valvula dosadora, mas mesmo assim o problema persiste. Como disse nos post anterior sugeri que investigassem o alarme positron que tvz possa estar causando a pane. Vamos ver....
Boa Tarde Wolleo,
Na verdade eles trocaram os 04 bicos injetores + a valvula dosadora, mas mesmo assim o problema persiste. Como disse nos post anterior sugeri que investigassem o alarme positron que tvz possa estar causando a pane. Vamos ver....
Pessoal, olá. Vou passar uma dica que peguei de um especialista que conhece bastante o motor da Sorento. Eu também passei por esse problema do apagão, tanto na 2005 como na 2008 que tenho hoje. Nesta última, foi feito limpeza no tanque, foi trocado o filtro do diesel, usei S50, S10 e mesmo assim tive seis apagões entre Porto alegre e Gramado e mais cinco na volta! kkkk.
Não estou afirmando nada, mas talvez alguns "especialistas" estão diagnosticando trocar bicos, ou outras coisas caras para "valorizar o serviço", mas no entanto, a troca da válvula de alívio que fica na extremidade do "common rail" pode ser a solução do problema. As informações da peça estão nas fotos em anexo.
Esta válvula de alívio vem de fabrica calibrada para abrir em +\- 1500 bar. No meu caso, estava abrindo em 400 bar, ou seja, mesmo o sistema "mandando ver" diesel para se chegar a potência que se quer, a tal válvula não deixa a pressão subir e esse desequilíbrio é detectado pela ECU que desarma o motor.
Espero ter ajudado!
416035416036 416037416038
Muito bem lembrado Beto4x4, no meu caso fiz o teste de pressão da abertura desta válvula e estava dentro da especificação. Lembro-me que na época os "especialistas" tinham condenado a bomba de alta, mas depois de vários testes eu cheguei mesmo à conclusão de que 3 dos bicos estavam com um retorno muito excessivo, impressionantes 50ml em 15s e com isso dava a perda de pressão no commonrail, até que depois de trocados os bicos, nunca mais deu o problema.
Se possível, teria como informar onde comprou e valor desta válvula, é bom ter estes contatos.
abraço
Bom dia amigos,
Eu pensando que o fórum estava devagar...não recebi mais os emails de novas postagens...e preciosas informações sendo postadas.
Wolleo: ótima explicação! A um tempo atrás eu já tinha pesquisado sobre a EGR e sobre seus problemas com fuligem, estava pra fazer este serviço também. Poderia dizer o que tu quis indicar nas fotos 01 e 05 do post #950? Acho que vou fazer isto. Percebo que a minha perde um pouco de força em dias quentes e estou desconfiado desta válvula.
Senajr: que bom que conseguiu resolver. Eu ainda não me decidi onde comprar o kit de embreagem da minha.
EnioEG e Beto 4x4: quando tu relatou o problema, meu primeiro pensamento foi que o problema poderia ser esta válvula de alívio, que quando exigida estaria abrindo antes do tempo.
Abraços,
ffsias, nas fotos 1 e 5 do post#950 estou indicando os 3 parafusos necessários para a soltura do sistema EGR com seu cooler, assim podendo consecutivamente fazer a retirada do coletor de admissão. É que de primeira vista parece complicado fazer esta retirada, porém depois de solto este 3 parafusos, já fica possível empurrar o cooler da EGR para baixo e remover com facilidade o coletor. Em minhas pesquisas, antes de fazer este trabalho, tinha lido em alguns fóruns estrangeiros que era preciso retirar o motor de arranque para ter acesso a EGR; mas nada disso é preciso, por isso resolvi escrever este tópico.
O mais complicado é fazer a retirada do cachimbo que vem do escapamento, é uma peça de difícil acesso para manuseio por passar por trás do motor, mas nada impossível, paciência e uma boa alavanca resolve.
Abraço e boa sorte.
sistema EGR com seu cooler,
Então a válvula propriamente dita tu não retirou? Pra isto seria necessário drenar o sistema de arrefecimento?
Abraço,
Isso, retirei nada, nem drenei o sistema de arrefecimento; simplesmente retirei o coletor de admissão para limpeza e depois bloqueei a entrada e a saída do sistema EGR com o tal flange cego.
Caros amigos boa noite, me cadastrei no site pois senti que aqui só tem fera !!!,
E como sou um novo proprietário de um Kia Sorento modelo 2007, 3.8 Gasolina 4x4, primeira vez com Kia, comprei de particular, sabendo de um único problema, mesmo assim sem nenhuma reclamação estou ADORANDO O CARRO.
Acredito ainda que aqui possa haver com certeza algum samaritano que poderia tirar algumas dúvidas minhas.
Detectei alguns problemas e gostaria de saber se alguém já os teve, e como corrigir, ou seja ao levar em um mecânico já quero ir com a solução.
Problema 1:
(Já comprei sabendo deste problema), pois não afeta o rendimento do carro, mas ... Bom ao Parar o veiculo utilizando o freio de pedal, ele dá um breve solavanco, tanto na posição cambio D Drive bem como em modo sequencial, ao se parar da um solavanco, o proprietário ao me vender comentou sobre este solavanco, e disse que já tinha até encomendado as buchas/borrachas com seu mecânico, e disse que era só trocar,. Mas não o fiz, pois não conhecia o mecânico dele. Hoje estou pensando em arrumar, pois ao passar do tempo este solavanco começou a me incomodar.
Problema 2:
Acontece somente quando o carro quer, Alavanca no modo D Drive, acelero e arranco com o carro, ele vai engatando as marchas sozinho, o que acontece é que se já tiver a uma certa velocidade e eu precisar de arrancar com mais potência, mesmo afundando o pé no acelerador, o carro não enche o motor com potencia, tipo para uma ultrapassagem, e fica lerdão, vai acelerando lentamente e até vai aumentando a velocidade, tenho a impressão de que algo acontece na transmissão que não deixa o motor acelerar,. Outras vezes, costumo parar, desligar o veiculo e religar, daí tudo volta ao normal, arrancadas excelentes, e retomadas maravilhosas, como se nada tivesse acontecido. Só para constar, se eu mudar para o modo sequencial, ele engata conforme desejo. Existe algum tipo de configuração que eu não saiba, e estou fazendo errado ? Ao parar em sinais/semaforos, as vezes costumo colocar em N Neutro, será que é isso que faz desativar alguma coisa.?
Problema 3:
Percebi em 2 situações, no sitio forcei uma arrancada na grama para testar os freios, eu sabia que iria escorregar, pelo menos imaginava assim, minha surpresa ao estancar o freio pisando no pedal, foi que a roda dianteira esquerda, deu uns solavancos, e fez aquele barulho de pastilha ferro com ferro, sei que é ABS, imagina qd vc freia o carro aos socos, ou seja, freia/solta/freia/solta... simultaneamente, então a roda fez isso, e foi um barulho, muito estranho, deu a impressão que o sistema detectou travamento de roda, e forçou a "soltagem" do freamento mesmo eu acionando o pedal, porém com a roda direita, tive a impressão que isto não aconteceu.
Hoje porém aconteceu isto em alta velocidade, dei uma arrancada rápida, a uns 80/90 km/h, e o transito na minha frente, vermelhou tudo, com o motor em modo de tração na marcha sequencial devia estar em 3 marcha pois foi uma puxada violenta, tive que subitamente frear o veiculo para não passar por cima dos demais a minha frente, me assutei pois o freio fez este tal barulho, e achei que não iria segurar, mas desviei e segurei, - Tão logo na sequencia ao estar em local com mais espaço, na Marginal Tiete em SP, com velocidade, aos 90km/H, tentei segurar rapidamente para testar o freio , e segurou normalmente. Não apresentando o mesmo problema.
Já olhei as pastilhas dianteiras e ainda estão na meia vida.
Desculpe pelo imenso texto, mas é o único jeito de expor os problemas, se alguém puder me ajudar, e não brigar comigo pelo tamanho do texto, desde já agradeço.
Otanir
Sâo Paulo - Capital
Quanto a Sua pergunta 01, acontecia comigo, e eu nem imaginava no porta malas, em cima do carpete tenho uma lona pesada e dobrada, o que acontece é que ela escorrega e ao bater no banco ou na tampa, faz exatamente o que vc citou... quem sabe vc nao tem algo solto no porta malas...
quanto a pergunta 02, o meu tb nao travava, foi so adicionar um alarme/modulo especifico, positron que resolvi o problema...
valeu...
Otanir,
O problema 2) não seria que o câmbio não está reduzindo no modo D quando tu acelera? O item 3) me parece ser alguma coisa com o módulo do ABS. Se não me engano ele comanda as rodas individualmente.
Otanir,
O problema 2) não seria que o câmbio não está reduzindo no modo D quando tu acelera? O item 3) me parece ser alguma coisa com o módulo do ABS. Se não me engano ele comanda as rodas individualmente.
Olá ffsias, bom dia, o problema 02, é isso mesmo, normalmente funciona assim, a uma certa velocidade, qd se acelera, o motor sobe o giro, criando potencia por alguns segundos, de repente ele reduz a marcha e manda a potencia para as rodas..., a minha Sorento, faz isso SIM !!!, mas as vezes, ela NÃO faz...Depende do astral do carro entende .... daí somente parando e religando o motor dentro de alguns segundos.... Somente para constar, a dirigibilidade do cambio ou seja as trocas automáticas, tanto pra cima quanto pra baixo funcionam normalmente...quando se está no D.
Otanir,
Quando tu faz o quick-down a marcha desce sempre?
Otanir,
Quando tu faz o quick-down a marcha desce sempre?
Pesquisei e aprendi essa agora, bom se é dar um pisão e esmagar o acelerador no fundo, não testei isso ainda, mas hoje com certeza farei o teste e posto aqui. Costumeiramente eu apenas acelero um pouco mais, e sempre que funciona o motor sobe o giro, fazendo a redução sozinho, mas como postado anteriormente... só acontece qd o carro quer !!!
grato,
Olá pessoal, só atualizando o calvario da minha Sorento LX 2.5 ano 2006.... Hoje estive na oficina para verificar como estava o andamento e a previsão de reparo da minha "viatura", me informaram que encontraram mais um problema na bomba de alta que eram um "anel" estourando, sendo ele o possivel vilão dos apagões, porem como acabei de ler aqui no foram a nova informação trazida pelo Beto 4x4 vou pedir para eles trocarem também essa peça (valvula de alvio), assim, eu evito mais um possivel retorno na oficina.
Logo que pegar o veiculo posto aqui para vcs.
Abraço a todos.
Pesquisei e aprendi essa agora, bom se é dar um pisão e esmagar o acelerador no fundo, não testei isso ainda, mas hoje com certeza farei o teste e posto aqui. Costumeiramente eu apenas acelero um pouco mais, e sempre que funciona o motor sobe o giro, fazendo a redução sozinho, mas como postado anteriormente... só acontece qd o carro quer !!!
grato,
Bom dia Amigos, bom dia ffsias...
Fiz o teste ontem, o Quick-down ou kick-down ???, não funcionou, esmaguei o acelerador e nada, pisei inclusive 2 vezes seguidas e segurei apertado e nada... não alterou a marcha..., tb não senti nenhum botao embaixo do acelerador que efetuasse este processo, acredito que este processo seja gerenciado por alguma oura automatizacao..., Parei o carro desliguei tudo e em alguns segundos religuei novamente, fui até em casa com toda a transmissão funcionando normalmente, inclusive fazendo o kick-down.... Tô falando que só funciona qd o carro quer....
Tem uma diferença nitida que percebo, qd acelero e o motor sobe o giro rapidamente aos 3 ou 4 mil giros, a marcha vai reduzir e o carro tem potencia,.... as vezes, acontece do giro subir de 2mil a perto dos 3 mil giros.. e o carro apenas vai na marcha que esta... sem reduzi-la....
Uma outra maneira de se perceber qd isto vai acontecer, é logo na saída, se saio lentamente e vou aumentando a velocidade bem gradativamente, a marcha é esticada com uma certa potencia e vai entrando as demais, funcionamento normal,... MAS... com esta mesma saída, em 1. marcha... o motor logo jogar a 2. marcha, sem esticar um pouquinho a 1. marcha, pode esquecer.. o sistema chega em 4. ou 5. marcha.. a 40 por hora... e mais nada se reduz... a impressao que da é que o cambio quer logo por a 5 marcha... mesmo sem muita velocidade...
A minha é manual, o que tenho comentado contigo é meu conhecimento geral sobre câmbios automáticos, mas me parece que existe algum problema na tua caixa. Era bom verificar o nivel do óleo e se ele já foi trocado. Outro colega do fórum gastou R$800, 00 no óleo do câmbio para a Sorento dele.
kako.carvalho.1
17/06/2013, 11:12
Olá Amigos, após grande dificuldade em postar com meu perfil, tive de fazer um alternativo!! Vamos lá, fiz uma viagem de uns 4.000 km, á 15 dias, show de bola, porém um problema que começou a me incomodar, foi uma certa balançada em altas velocidades, que parava quando diminuía e firmava mais o volante. Aí que ficou a dúvida, penso ser molas já cansadas, pois tirando meu motor, estou com 80.000 km rodados, o que acham ?? E sendo molas, o que me aconselham, coloco as originais fora das CCs, lógico , ou alguém tem alguma alternativa melhor custo X benefício ??
Aguardando opiniões,
Abs,
kako
Olá Amigos, após grande dificuldade em postar com meu perfil, tive de fazer um alternativo!! Vamos lá, fiz uma viagem de uns 4.000 km, á 15 dias, show de bola, porém um problema que começou a me incomodar, foi uma certa balançada em altas velocidades, que parava quando diminuía e firmava mais o volante. Aí que ficou a dúvida, penso ser molas já cansadas, pois tirando meu motor, estou com 80.000 km rodados, o que acham ?? E sendo molas, o que me aconselham, coloco as originais fora das CCs, lógico , ou alguém tem alguma alternativa melhor custo X benefício ??
Aguardando opiniões,
Abs,
kako
Olá amigo bom dia, minha sorento tb fez isso comigo, em uma certa viagem, mas acredito que no meu caso foi vento lateral em uma estrada muito aberta, pois noutra viagem não aconteceu... Você reparou se tinha vento lateral no seu caso...?
kako.carvalho.1
17/06/2013, 11:54
Olá amigo bom dia, minha sorento tb fez isso comigo, em uma certa viagem, mas acredito que no meu caso foi vento lateral em uma estrada muito aberta, pois noutra viagem não aconteceu... Você reparou se tinha vento lateral no seu caso...?
Amigo, comigo aconteceu diversas vezes, inclusive aqui na cidade do Rio na Linha Amarela...
Guigao achou a embreagem da Sorento? to precisando tbm, se achou me passe o contato. danilo.dualiby@gmail.com Obrigado
Já danilo.duailiby. Pag. 75, #892. Desculpa a demora no retorno, estava fora do país. E você, já resolveste o problema da embreagem? Abraço.
JBMinuze
24/06/2013, 14:28
Boa tarde. Fui fazer o alinhamento e descobri uma pequena folga nos braços da direção dos dois lados. Como vou fazer a revisão dos 60K, pergunto se alguém sabe se tem regulagem ou é só substituição e, se a garantia cobre essas peças. Desde já agradeço qualquer opinião.
ROBERTO NERY
25/06/2013, 21:53
Boa tarde. Fui fazer o alinhamento e descobri uma pequena folga nos braços da direção dos dois lados. Como vou fazer a revisão dos 60K, pergunto se alguém sabe se tem regulagem ou é só substituição e, se a garantia cobre essas peças. Desde já agradeço qualquer opinião.
Aconteceu o mesmo com meu carro, ao fazer alinhamento tinha uma pequena folga na caixa de direção. fui até a autorizada e após verificação trocaram a caixa toda por uma nova. Demorou mais de 30 dias pois tiverem de encomendar e esperar a entrega.
ROBERTO NERY
25/06/2013, 21:54
Esqueci de informar o principal, fui tudo na garantia, não gastei nada.
JBMinuze
29/06/2013, 14:19
Valeu Roberto Nery. Vou levar para a revisão agora dia 1º/7. Aí eles vão ver se é na Caixa de Direção ou se é só nos braços como me disse o rapaz do alinhamento. De todo o jeito a garantia vai até o final do ano. Mas com tua informação já fico mais tranquilo. Um abraço.
Carlos4x4
01/07/2013, 17:55
Comprei recentemente minha sorento 2008/2009 diesel, ela se encontra com pequeno vazamento de óleo na turbina e pós intercooler, o proprietário anterior me informou que a turbina foi recentemente trocada na garantia. Levei a sorento em um concessionária e me informaram que o vazamento era por excesso de óleo no motor, que deveria colocar óleo até a metade do nível da vareta, informação que o mecânico da concessionária obteve em curso que fez na Kia, procede?
Carlos4x4
01/07/2013, 17:59
CHAMADA PARA RECALL. Alguém leu a revista quatro rodas deste mês, na página 130, seção RECALLS tem a seguinte informação ".....Assim como nos Hyundai, o mau funcionamento do interruptor das luzes de freio pode provocar o não acendimento e dificuldades de movimentação da alavanca de câmbio. No caso da Carens, são unidades produzidas entre março de 2008 e novembro de 2009. Já no Carnival, de novembro de 2006 a junho de 2007. No Sorento, entre maio de 2007 e dezembro de 2008....."
Carlos4x4
01/07/2013, 18:07
Alguém já postou a respeito dos óleos utilizados nas nossas Sorentos, andei dando uma pesquisada e não encontrei nenhum óleo em lojas e nem na internet que atende a especificação "mínima" pedida pelo manual, qual seja, 0w30 ou 5w40 API Service CH-4, ou acima(página 7-42), todos os óleos sintéticos que encontrei tem classificação API CF, EXCETO o Mobil 1 Delvac que tem classificação CI+.
JBMinuze
02/07/2013, 15:41
O óleo utilizado aqui na ccs kia de Aracaju é o SELENIA Motor Oil, da Petronas, 5W-40 API SM. É um óleo sintético e custa mais de 40 reais o litro.
Carlos4x4
02/07/2013, 16:18
Este óleo é próprio para gasolina, a classificação para o diesel se dá quando tem a letra CF, CG, CH, CI, os óleos próprios para diesel tem que trazer essa classificação, exemplo lubrax avante 10w40, API CI-4. Pode conferir. No meu carro colocaram da total 5w40, que é o que a própria kia indica, mas classificação é CF e não CH como pede no manual.
O óleo utilizado aqui na ccs kia de Aracaju é o SELENIA Motor Oil, da Petronas, 5W-40 API SM. É um óleo sintético e custa mais de 40 reais o litro.
JBMinuze
04/07/2013, 07:20
É isso mesmo. Ainda ontem fui pegar a Sorento depois da rev 60 K e perguntei sobre o óleo que foi colocado. Ele confirmou que esse óleo (SELENIA Motor Oil, da Petronas, 5W-40 API SM) é pra gasolina e é semissintético. Mas disse que pode ser usado no diesel sem problemas. Na próxima troca vou procurar outro óleo específico pra diesel.
JBMinuze
04/07/2013, 07:22
CHAMADA PARA RECALL. Alguém leu a revista quatro rodas deste mês, na página 130, seção RECALLS tem a seguinte informação ".....Assim como nos Hyundai, o mau funcionamento do interruptor das luzes de freio pode provocar o não acendimento e dificuldades de movimentação da alavanca de câmbio. No caso da Carens, são unidades produzidas entre março de 2008 e novembro de 2009. Já no Carnival, de novembro de 2006 a junho de 2007. No Sorento, entre maio de 2007 e dezembro de 2008....."
Levei minha Sorento pra revisão dos 60 dia 1/7 e eles já fizeram esse recall. Trocaram o interruptor do pedal.
pomerode4x4
10/07/2013, 13:09
Olá pessoal
Fiz o recall ontem também e não levou nem 30 minutos :concordo:
Mudando um pouco de assunto, meu sorento 2007 está precisando de chinelos novos... sempre usei os hankook 245/65r17, porém gostaria de mudar para um pneu um pouco mais garrudo, mas que não demais também, pois ando 80% no asfalto.
Estive olhando e para aro 17 não tem muita opção, pelo menos não encontrei aqui na região. Encontrei vários na medida 265/65r17, daí tem os bf goodrich at, o que eu já acho muito off road para meu uso. Será que se eu optar por um radial gt savero 265/65r17 é uma boa? Ou posso me incomodar por ser mais largo?
Carlão 4x4
12/07/2013, 23:39
Olá pessoal
Fiz o recall ontem também e não levou nem 30 minutos :concordo:
Mudando um pouco de assunto, meu sorento 2007 está precisando de chinelos novos... sempre usei os hankook 245/65r17, porém gostaria de mudar para um pneu um pouco mais garrudo, mas que não demais também, pois ando 80% no asfalto.
Estive olhando e para aro 17 não tem muita opção, pelo menos não encontrei aqui na região. Encontrei vários na medida 265/65r17, daí tem os bf goodrich at, o que eu já acho muito off road para meu uso. Será que se eu optar por um radial gt savero 265/65r17 é uma boa? Ou posso me incomodar por ser mais largo?
Olá, Pomerode.
Tenho um Sorento 09 V6, faz dois meses que troquei os pneus para 265/65-r17, são kumho modelo kl61. Ficou otimo de aparência e não raspa na lataria, teve o ganho de 1 cm na altura e 3,5% de alongamento na relação final de KM rodado.
Se tem intenção de trocar os pneus por desta medida pode faze-lo que não terá problemas.
Abraço.
Carlão.
Sorento 09 V6
Ex- Sportage grand 99
pomerode4x4
15/07/2013, 20:11
Olá, Pomerode.
Tenho um Sorento 09 V6, faz dois meses que troquei os pneus para 265/65-r17, são kumho modelo kl61. Ficou otimo de aparência e não raspa na lataria, teve o ganho de 1 cm na altura e 3,5% de alongamento na relação final de KM rodado.
Se tem intenção de trocar os pneus por desta medida pode faze-lo que não terá problemas.
Abraço.
Carlão.
Sorento 09 V6
Ex- Sportage grand 99
Valeu Carlão!
vou para os 265/65 :brinde:
Abraço!
Carlos4x4
16/07/2013, 19:55
Pomerode,
posta fotos do antes e depois, quando for trocar os meus também estou pensando em ir de 265/65/17.
le-brazil
18/07/2013, 16:59
Mantenham as medidas originais dos pneus. Depois não se queixem de danos na caixa e no motor.
Pneus maiores alteram o diâmetro externo e diminuem o torque. O resultado é falta de força nas arrancadas e subidas além do surgimento da tal fumaça nas arrancadas.
ROBERTO NERY
25/07/2013, 12:40
Cesar, moro também no Rio de Janeiro, gostaria de saber se você conhece alguma oficina ou mecânico que saiba mexer no Sorento, nem que seja somente serviços básicos, pois o meu carro termina a garantia dia 13/08/2013 e não pretendo continuar usando as concessionárias devido os preços absurdos cobrados. Você é um especialista do veículo pois já li todos os seus posts e acredito que possa me ajudar, já perguntei ao Kako se também conhece, no momento meu carro está ótimo mais nuca se sabe, eu não conheço nem um que saiba trocar o filtro de combustível por exemplo. Obrigado pela atenção. Roberto
Olá pessoal,
Ontem resolvi abrir a EGR, já que ainda não tive tempo para fazer o isolamento da dita válvula. Tirei só o solenoide para ver se estava trancada...e dito e feito, estava mesmo. Notei nítida melhor no desempenho dela depois de destravar a EGR.
Abraços,
kako.carvalho.1
29/07/2013, 09:06
Caro Roberto, Estou na mesma situação sua, meu carro ainda tem um pouco mais de garantia, mas até agora a troca da Correia e as pastilhas de freio, fiz fora das CCs, no meu meca antigo, que já falou que mexer nos Sorento, não dá !!!!! Estou querendo trocar as molas e os rolamentos das polias e estou querendo alguém também que mexa... Por falar em Molas, alguém já trocou ??? Coloco as originais mesmo ???
Kako.
ROBERTO NERY
31/07/2013, 12:37
Depois de muito procurar na Internet achei uma oficina especializada em KIA e HYUNDAI , fica em Jacarepaguá, veja bem nunca fiz nada lá, hoje telefonei e falei com Fábio que é gerente da oficina, o qual me informou que trabalham com veículos a diesel e tem todos os equipamentos necessários.O site é Via Prime Veículos e Oficina especializada Hyundai, Kia, Subaru - Início (http://www.viaprimeveiculos.com.br/) o telefone 3382-6700, Rua Bacaris, 434 - Taquara.
Acabei de descobrir outra oficina e auto peças, EUROASIA - Peças Para Automóveis Importados (http://www.euroasia.com.br/) , eles possuem auto peças em São Cristóvão telefone: (21)2128-0000 - falar com Milena, oficina na Rua camerino, 67 a 69 no Centro - falar com Gilmar, acabei de ligar, preços: Filtro de combustível WEGA R$ 122,00, de ar R$ 74,00 e de óleo R$ 40,00 tudo da WEGA.
Acabei de descobrir outra oficina e auto peças, EUROASIA - Peças Para Automóveis Importados (http://www.euroasia.com.br/) , eles possuem auto peças em São Cristóvão telefone: (21)2128-0000 - falar com Milena, oficina na Rua camerino, 67 a 69 no Centro - falar com Gilmar, acabei de ligar, preços: Filtro de combustível WEGA R$ 122,00, de ar R$ 74,00 e de óleo R$ 40,00 tudo da WEGA.
Acabei de mandar um questionamento para esta auto-peças, perguntando sobre o kit de embreagem da Sorento. Na ccs me pediram R$3600,00....um vendedor do ML me consegue por R$2500,00 (diz ser original)...e uma ccs do Paraguai tem por U$960,00.