Ver Versão Completa : Kia Sorento
Páginas :
1
2
3
4
5
6
[
7]
8
9
10
11
12
13
14
15
16
17
Olá Nando,
Não conhecia esta oficina que tu mencionou, vou dar uma olhada.
Eu conheço uma, onde o dono era mecânico da ccs da Kia, mas nunca fiz nada de motor, só embreagem e freios da Sportage. Fica na R. Santa Maria, 27. (51) 3384-5919
Carlos4x4
14/08/2015, 08:30
Cezar,
onde vc mandou chipar sua Sorento, o torque melhora em baixa rotação também ou só se tem ganho na alta, pois aumentei os pneus da minha. Como fica o consumo de combustivel e outras considerações que achar pertinente, quanto $$$$$$. Grato.
Carlos.
Cezar Castellões
14/08/2015, 13:37
Cezar,
onde vc mandou chipar sua Sorento, o torque melhora em baixa rotação também ou só se tem ganho na alta, pois aumentei os pneus da minha. Como fica o consumo de combustivel e outras considerações que achar pertinente, quanto $$$$$$. Grato.
Carlos.
Bom dia Carlos,
Na minha Sorento diesel 170cv 08/08 , usei o CRmapp que tem o diferencial de preservar o limite máximo de pressão no rail estipulado para Euro 3 (para não forçar os retentores do bico e do sitema de alta) mas alterar a curva de injeção conforme a rpm, privilegiando maiores pressões nas faixas de baixa e médias rotações e, com isso, "emular" o sistema Euro 5 , ainda que não ultrapassando o limite de pressão original do Euro 3.
Com isso ocorre um aumento considerável no torque de baixa e médias RPMs, tornando a aceleração bem mais rápida e com essa ação mais evidente até cerca de 3200 rpm e, daí em diante, mantendo o gerenciamento da injeção bem próximo do original de modo a não ultrapassar os limites de pressão do sistema, inclusive da bomba injetora.
Como resultado o ganho de torque na baixa e média rpm tem um aumento de até 20% (ajustável nas posições 1 a 5 internas do chip) e o consumo na estrada cai bastante, melhorando cerca de 1KM/litro - (A minha Sorento , atualmente no ajuste 4 do módulo, e na estrada (Rio-Teresópolis, com subidas de serra...) fazia na faixa de 9 a 10 e atualmente faz de 10 a 11,2 Km/l .
No trânsito da cidade (muitos engarrafamentos) o consumo fica inalterado desde que se use o carro normalmente.
A grande diferença é que o veículo fica bem mais ágil, com retomada muito mais vigorosa, facilitando e dando mais segurança nas ultrapassagens.
Com relação ao módulo (chip), a instalação é super fácil, tomando cerca de 5 minutos e é "plug and play", você mesmo instala (vem com instrução completa) e não precisa cortar nenhuma fiação pois vem com conectores idênticos aos do carro, além de o custo aquisitivo ser bem reduzido.
No passado já ofereci a alguns amigos do fórum, sendo que muitos adquiriram e, caso vc tenha interesse, tenho ainda algumas unidades disponíveis ainda com ótimo preço (dólar antigo)
Envie-me email para coc2002@gmail.com que passarei maiores detalhes, inclusive material técnico sobre o equipamento.
Grande abraço,
Cezar
Olá Cezar,
Me interessei pelas informações sobre o chip.... Vou te mandar email também.
Abraço!
alejsdias
14/08/2015, 18:34
Cezar acabei de mandar um email pra você tambem me interessei nesse chip
Boa tarde pessoal,
Vocês conhecem alguém que tenha trocado a caixa AT por uma MT na Sorento?
Luthiano
16/08/2015, 19:06
Turma, um conhecido meu, chefe se oficina da kia/BH, tá vendendo uma sorento 08/09 VGT EX top igual a minha, prata com os para-choques mais escuros. O carro está com 58 mil km, com manutenção toda em dia e pelas fotos que ele me mandou parece que não tem detalhes. A minha comprei com 64 mil km tá ótima, mas se seu soubesse que ele ia vender a dele tinha esperado. Ele pede 65 mil, mas acho que negocia. Se alguém se interessar, tá na mão!
Boa noite Borges, gostaria de mais informações sobre este veículo, como faço pra obter mais detalhes?
Estou a procura de uma Sorento DIESEL
Nandotrilha
20/08/2015, 10:14
Olá Nando,
Não conhecia esta oficina que tu mencionou, vou dar uma olhada.
Eu conheço uma, onde o dono era mecânico da ccs da Kia, mas nunca fiz nada de motor, só embreagem e freios da Sportage. Fica na R. Santa Maria, 27. (51) 3384-5919
Bom dia!! Tentei contato com esse número de tel e dá em uma residencia, não sabem informar sobre oficina. Tens algum outro numero. E quanto a Korea Motors, vc chegou a ver ? Tem uma unidade na Av. Brasil, B Navegantes e outra Av. Dr. Carlos Barbosa, 250, Medianeira..
Boa tarde Nando,
Tenta este: 3028-1792
Ainda não passei por ali, quero ver esta que fica na Carlos Barbosa.
jrborges
20/08/2015, 15:01
Boa noite Borges, gostaria de mais informações sobre este veículo, como faço pra obter mais detalhes?
Estou a procura de uma Sorento DIESEL
Oi Luthiano, já foi vendida a de BH.
Tenho a minha eX VGT 170 cv 2009 que é muito nova também, hoje com 71 mil km originais, e que estou pensando em trocar por uma Pajero Full 2011 diesel 7 lugares, porque a família vai aumentar no fim do ano.
Se tiver interesse estou à disposição - borges.web@gmail.com - 77-36111175
Abraço,
alejsdias
21/08/2015, 10:39
Cezar instalei o CRmapp hoje e fiz um teste e realmente a melhora e instantânea parece que o carro fica mais firme a princípio estou muito satisfeito com o resultado completei o tanque e vamos ver como ficará o consumo depois posto mais detalhes na medida que forem constatadas.
Cezar Castellões
22/08/2015, 12:10
Cezar instalei o CRmapp hoje e fiz um teste e realmente a melhora e instantânea parece que o carro fica mais firme a princípio estou muito satisfeito com o resultado completei o tanque e vamos ver como ficará o consumo depois posto mais detalhes na medida que forem constatadas.
Olá Alexandre,
Chegou mais rápido que pensei !
Com relação ao consumo, melhora tanto na cidade como na estrada mas é muito mais evidente na estrada.
Para uma análise precisa, procure dirigir do modo habitual para não mascarar os resultados.
Digo isso porque com a melhora da performance nas arrancadas e acelerações, é normal que o motorista fique um pouco mais empolgado e dirija com mais agilidade que o habitual até porque a direção fica bem mais agradável e, no início, não dá para resistir !
Depois passe os resultados.
Abraços, e JUÍZO !!
Cezar
alejsdias
22/08/2015, 18:25
Olá Alexandre,
Chegou mais rápido que pensei !
Com relação ao consumo, melhora tanto na cidade como na estrada mas é muito mais evidente na estrada.
Para uma análise precisa, procure dirigir do modo habitual para não mascarar os resultados.
Digo isso porque com a melhora da performance nas arrancadas e acelerações, é normal que o motorista fique um pouco mais empolgado e dirija com mais agilidade que o habitual até porque a direção fica bem mais agradável e, no início, não dá para resistir !
Depois passe os resultados.
Abraços, e JUÍZO !!
Cezar
Verdade Cezar a empolgação é inevitável rssss mas vou tentar manter a forma de dirigir para ter uma melhor referência no consumo e o juízo temos que ter neh, agora uma dúvida nas instruções que você mandou sugere usar molykote no caso de uso de óleo semi-sintético uso óleo sintético 5w30 nesse caso você também acha melhor usar o molikote?
Buenas Pessoal,
estou ha algum tempo pensando em comprar uma Sorento diesel. Encontrei uma na cidade onde moro, Toledo PR.
Ocorre que o veículo possui placa de Joao Pessoa, MOR-70.. Algum amigo forista conhece o veiculo ou foi dono? rsrrsrs
Cezar Castellões
23/08/2015, 22:28
Verdade Cezar a empolgação é inevitável rssss mas vou tentar manter a forma de dirigir para ter uma melhor referência no consumo e o juízo temos que ter neh, agora uma dúvida nas instruções que você mandou sugere usar molykote no caso de uso de óleo semi-sintético uso óleo sintético 5w30 nesse caso você também acha melhor usar o molikote?
Olá Alexandre,
A coisa funciona assim:
Posição 1, 2 ou 3 = òleo normal (semisintético)
Posição 4 = óleo normal (semisintético)
Posição 5 = óleo sintético OU óleo semisintético+molykote
Posição 4+modo esportivo (jumper 11 ativado) = sintético OU semisintético+molykote
Posição 5+modo esportivo (jumper 11 ativado) = Só EM VEÍCULOS COM ALGUMAS MODIFICAÇÕES IMPORTANTES
OBS: Àcima da posição 4 e em caso de comportamento muito arisco do veículo no trânsito em decorrência do elevado torque ("cantando" pneu com facilidade, especialmente em pistas molhadas) ou funcionamento anormal, retorne 1 posição do jumper).
OBS: Com modo esportivo ativado, a curva de torque nas baixas RPMs é bastante incrementada, aumentando sensivelmente a agilidade no trânsito das cidades, o que pode anular a economia de combustível no trânsito da cidade.
Abçs,
Cezar
Luthiano
26/08/2015, 15:04
Caros foristas boa tarde!
Encontrei um Sorento à venda só que ele está em outra cidade e surgiu uma oportunidade de uma viagem até lá vou ver o veículo. Gostaria da ajuda de voces para me direcionarem o que devo observar no carro para constatar se o veículo está bom ou não, algum defeito crônico/conhecido do veículo que possa influenciar em $$$ na negociação, ou qualquer outra dica que um interessado em sorento deve verificar.
O veículo é um 2009 EX top de linha.
Muito grato!
dilbertmm
29/08/2015, 20:03
Olá pessoal, sou novo no forum e estou a procura de uma Sorento Diesel. Acabei por achar uma 2007 diesel EX 2.5 manual mas só um detalhe que me chamou atenção e não consegui achar a resposta até o momento em sites brasileiros: o dono insiste em dizer que a Sorento só tem o AIRBAG do motorista e realmente não há menção do dispositivo no painel do passageiro mas isto confere? Buscado em sites internacionais encontrei a venda o modulo do airbag do passageiro. Será que alguem sabe a resposta? Ou seria mais facil levar até uma revenda KIA? Agradeço.
A 2007 MT é a básica...só tem o do motorista mesmo. A que tem AB duplo vem com a marca no painel.
dilbertmm
29/08/2015, 20:18
Valeu mesmo FFSIAS!!!
Acho que vou ter de sair a procura de outra Sorento. Minhã mãe foi categórica, 2 airbags no minimos...
A top, pelo menos a 09, tem 4: no painel, mais os de cortina.
GENETICO10
01/09/2015, 13:24
Olá, nobres foristas. Minha Sorento está apresentando um problema intermitente no acionamento do 4 x 4. Ora eu aciono o botão e ela engata. Ora eu aciono o botão e nada acontece. Alguém tem alguma dica do que pode tá acontecendo? Antecipadamente grato a todos.
Cezar Castellões
01/09/2015, 19:22
Olá GENETICO 10,
Verifique se o interruptor está em bom estado. às vezes, por ser pouco utilizado, pode apresentar mal contato por corrosão nos contatos e atuar aleatoriamente quando acionado.
GENETICO10
01/09/2015, 21:36
Olá GENETICO 10,
Verifique se o interruptor está em bom estado. às vezes, por ser pouco utilizado, pode apresentar mal contato por corrosão nos contatos e atuar aleatoriamente quando acionado.
Olá, Cezar. vou verificar o interruptor. Cezar, você pode me explicar como funciona o acionamento do 4 x 4 da Sorento? Grato mais uma vez.
DJFreire
02/09/2015, 08:13
Olá, Cezar. vou verificar o interruptor. Cezar, você pode me explicar como funciona o acionamento do 4 x 4 da Sorento? Grato mais uma vez.
Olá, Genetico10,
A tração e ligada pelo interruptor que aciona um motor (Motor de Tração) que faz a seleção da tração.
Na caixa de tração tem um pino seletor que encaixa no motor de tração, quando vc vira a chave ele gira o pino seletor.
Fácil Localização.
Segue uma Foto do Motor de Tração (fonte google)
510803
Foto da caixa de tração sem o motor (pino seletor) (fonte google)
510805
Não pode esquecer de verificar o sistema de vácuo, do lado direito do cofre do motor, perto do farol.
jrborges
02/09/2015, 17:13
Pessoal, anunciei minha Sorento e posto aqui o link para o caso de alguém se interessar:
http://www.4x4brasil.com.br/forum/vendem-se-veiculos/151662-sorento-ex-turbo-diesel-vgt-170cv-2008-9-muito-nova.html
abs
GENETICO10
02/09/2015, 21:27
Olá, Genetico10,
A tração e ligada pelo interruptor que aciona um motor (Motor de Tração) que faz a seleção da tração.
Na caixa de tração tem um pino seletor que encaixa no motor de tração, quando vc vira a chave ele gira o pino seletor.
Fácil Localização.
510803
510805
Grande Cesar. valeu pela aula.
GENETICO10
02/09/2015, 21:29
Não pode esquecer de verificar o sistema de vácuo, do lado direito do cofre do motor, perto do farol.
Ffsias, por favor, explica melhor esse sistema de vácuo. O farol é o do lado do carona? Grato.
GENETICO10
02/09/2015, 21:35
Olá, Genetico10,
Fácil Localização.
510803
510805
KKKK. Pura falta de atenção: Valeu pela aula D J Freire.
Ffsias, por favor, explica melhor esse sistema de vácuo. O farol é o do lado do carona? Grato.
Não, é o do lado do motorista. Observa que tem um dispositivo em baixo dele.
Cezar Castellões
03/09/2015, 10:02
KKKK. Pura falta de atenção: Valeu pela aula D J Freire.
Olá GENÉTICO,
Também aprendi com o post do DJFreire, ótima aula ! Nunca tinha verificado isso.
Cezar Castellões
03/09/2015, 11:18
Bom dia a todos,
Resolvi postar fotos da colisão sofrida na semana passada na Linha Amarela aqui no Rio, quando, na pista de 100Km/k tivemos que frear de emergência para não colidir com um caminhão só que o veículo que vinha atrás, um Cobalt, não conseguiu e colidiu fortemente na traseira da Sorento.
Felizmente nada sofremos além do susto e o motorista do Cobalt teve apenas leves escoriações pois seus air bags atuaram precisamente.
Após conversar e acertar os reparos pela seguradora do Cobalt ( Porto seguro), segui viagem normalmente.
O Cobalt ficou na pista pois toda a parte mecânica foi destruída, e houve empeno sério da estrutura do veículo, tanto que teve perda total.
Observando abaixo do para choque traseiro da Sorente, apenas a barra de reforço anti colisão ficou avariada e apoiou-se no estepe. A porta do porta malas funcionou corretamente e sem qualquer problema (ainda que deva ser trocada pois afetou o vinco) e não houve quebra de vidros ou lanternas.
Realmente o Sorento nos dá uma ótima proteção com sua estrutura bastante robusta, montada sobre chassis.
Abraços,
Cezar
DJFreire
03/09/2015, 14:51
Olá GENÉTICO,
Também aprendi com o post do DJFreire, ótima aula ! Nunca tinha verificado isso.
Estou a disposição aprendi muito com os post daqui principalmente do ffsias. Agora quero retribuir quando for possível.
Opa! Estamos aí para ajudar sempre!
GENÉTICO, esta é a válvula:
510961
Leonardlucios
04/09/2015, 16:05
Estou querendo comprar um utilitário para eu trabalhar e também para puxar o meu barco, ele pesa com carreta quase 1400 kg, preciso de um carro SUV ou caminhonete que seja diesel pela economia e durabilidade, 4x4 porque preciso para tirar o barco de rampas de terra...e que seja forte e de mecânica fácil e não muito cara. Penso em gastar no máximo R$ 60K.
Eu queria uma S10 executive pela confiabilidade, mas não curto caminhonete, prefiro um SUV e gostaria que fosse automática, mas muitos falam que esses carros automáticos não aguentam que o cambio automático se der pau eu vou gastar uma fortuna....Pensei em Mitsubishi mas o seguro é de quebrar as pernas vi umas Pajero HPE 2009, o carro é um show, mas tem este inconveniente e um amigo que tem uma Pajeto Sport me disse que a mecânica é cara....
Tem as Ranger, Frontier, Hilux está fora custa muito caro....
Hoje fui ver uma SUV Kia Sorento 2.5 Diesel automática 4x4 reduzida e fechado adorei muitos acessórios e opcionais, banco de couro um luxo ano 2009 R$ 57K, mas KIA falam muito mal...Escolha difícil o que os amigos dizem???? Ja me ferrei com carro usado recentemente por isso estou muito cabreiro, algum colega pode me ajudar?
Abs
Leonard
GENETICO10
05/09/2015, 01:16
Opa! Estamos aí para ajudar sempre!
GENÉTICO, esta é a válvula:
510961
Olá, grande ffsias, vou abusar um pouco da vossa sapiência ( hehehe!!! ).
como já postei anteriormente minha Sorento está apresentando um problema intermitente no acionamento do 4 x 4.
Acontece o seguinte, ora ela engata, ora não. Porém, quando eu consigo engatar o 4 x 4 hi e desligar o carro com o 4 x 4 engatado ao dar partida novamente, mesmo que no dia seguinte, o 4 x 4 funciona. Sinistro isso.
Segui o conselho do Cesar castelões e verifiquei o estado dos contatos elétricos do botão de acionamento do 4 x 4 e os mesmos estão ok, mesmo assim usei limpa contato e dei uma geral. Mas, o problema continua.
Ffsias, você pode me explicar como é que que esse sistema de vácuo funciona e qual a finalidade dele? Isso tem a ver com roda livre ou algo assim? Eu preciso entender esses pormenores para ver como vou resolver esse problema.
Desde já, agradeço a você, ao Cesar, ao D J Freire e a todos os demais foristas que quiserem contribuir, pela ajuda prestada.
Muito obrigado.
GENETICO10
05/09/2015, 01:23
Olá GENÉTICO,
Pois é Cesar. Precisamos trocar mais informações a respeito de como funciona e como atua o sistema de engate/desengate do 4 x 4 da Sorento. A parte elétrica, a parte mecânica e parte do sistema de vácuo.
Quem puder ajudar estamos todos querendo aprender e repassar esse aprendizado para os demais forsitas e todos os interessados.
GENETICO10
05/09/2015, 01:28
Estou a disposição aprendi muito com os post daqui principalmente do ffsias. Agora quero retribuir quando for possível.
É isso aí DJ.
Lancei aqui a proposta de trocarmos mais informações sobre o sistema de atuação do 4 x 4 da Sorento para aprendermos mais um pouco sobre nossas viaturas.
GENETICO10
05/09/2015, 01:38
Bom dia a todos,
Resolvi postar fotos da colisão sofrida na semana passada na Linha Amarela aqui no Rio, quando, na pista de 100Km/k tivemos que frear de emergência para não colidir com um caminhão só que o veículo que vinha atrás, um Cobalt, não conseguiu e colidiu fortemente na traseira da Sorento.
Felizmente nada sofremos além do susto e o motorista do Cobalt teve apenas leves escoriações pois seus air bags atuaram precisamente.
Após conversar e acertar os reparos pela seguradora do Cobalt ( Porto seguro), segui viagem normalmente.
O Cobalt ficou na pista pois toda a parte mecânica foi destruída, e houve empeno sério da estrutura do veículo, tanto que teve perda total.
Observando abaixo do para choque traseiro da Sorente, apenas a barra de reforço anti colisão ficou avariada e apoiou-se no estepe. A porta do porta malas funcionou corretamente e sem qualquer problema (ainda que deva ser trocada pois afetou o vinco) e não houve quebra de vidros ou lanternas.
Realmente o Sorento nos dá uma ótima proteção com sua estrutura bastante robusta, montada sobre chassis.
Abraços,
Cezar
É, rapaz. Tamanho e qualidade construtiva fazem muita diferença. Senão, vejamos:
Sorento = 2 toneladas e carroceria sobre chassi... Cobalt = sei lá quanto pesa e carroceria monobloco.
Sorento = 5 estrela no crash test ... Cobalt = alguém sabe dar essa informação?
Sorento = 6 air bags... Cobalt apenas 2
E por aí vai...
Ffsias, você pode me explicar como é que que esse sistema de vácuo funciona e qual a finalidade dele? Isso tem a ver com roda livre ou algo assim? Eu preciso entender esses pormenores para ver como vou resolver esse problema.
Sim, sai uma mangueira e entra no diferencial dianteiro. Mas é diferente da roda livre da Sportage. Nela entrava uma mangueira em cada roda. Uma vez estava com problema de engate na tração e era uma destas mangueiras que estava rompida.
Abraço,
GENETICO10
06/09/2015, 01:40
Sim, sai uma mangueira e entra no diferencial dianteiro. Mas é diferente da roda livre da Sportage. Nela entrava uma mangueira em cada roda. Uma vez estava com problema de engate na tração e era uma destas mangueiras que estava rompida.
Abraço,
Ok. Você pode explicar melhor esse seu problema de engate da tração e como resolveu? Grato, novamente.
Ok. Você pode explicar melhor esse seu problema de engate da tração e como resolveu? Grato, novamente.
Não cheguei a me aprofundar muito nesta parte, então pode ser que use alguns termos técnicos errados...
O sistema de 4x4 tem dois acionamentos: na caixa de transferência e nas rodas dianteiras.
Na Sportage a tração é acionada por alavanca, do modo tradicional. Ela aciona a caixa de transferência. No caso da minha Sportage, ela acionava a caixa e inclusive ligava a luz indicadora no painel, mas não acionava as rodas. Levantava no macaco com a tração engatada e as rodas estavam livres. O cardã dianteiro também travava, sinal de que a caixa de transferência estava ok.
Fui verificar então o acionamento das rodas-livre. Alguns 4x4 tem este acionamento manual: tu tens que engatar a tração, descer do carro e travar cada roda dianteira na mão. Na Sportage elas são acionadas por vácuo, uma mangueira em cada roda. E estas mangueiras estavam ressecadas e rachadas, não davam vácuo. Foi só trocar e acabou o problema.
Na Sorento, nunca precisei mexer nesta parte, mas é só uma mangueira, pelo que percebi, que entra no diferencial dianteiro.
Abs.
Cezar Castellões
08/09/2015, 20:17
Olá pessoALL,
Realmente ainda não mexi nem pesquisei nada nessa parte da Sorento.
Não tinha visto nada de acionar tração direto no diferencial, apenas mangueira de respiro bem elevados para o caso de travessia de alagados.
De qualquer modo acho interessante investigar isso.
Abçs,
Cezar
Achei este vídeo....está em inglês, mas é do assunto.
https://www.youtube.com/watch?v=8xVs8PVqV_Q
alejsdias
08/09/2015, 21:30
Pessoal estava pensando em criar um grupo no WhatsApp para facilitar a interação da galera o que vocês acham da ideia, quem tiver a fim deixe o numero que já vou adicionando.
Alexandre Dias
Fala Alexandre! Como estão teus testes com o chip?
Achei mais uma página sobre o 4x4:
http://www.underhoodservice.com/4wd-awd-hub-service-on-kia-sportage-and-sorento-models/
"Quando o interruptor 4WD é selecionada, uma bomba de ar elétrica é comandado para pressurizar o engate, acoplando o pinhão diferencial dianteiro para o eixo motor, enquanto o motor montado na caixa de transferência move os garfos de mudança. Em seguida, finalmente, a embraiagem magnética fecha, proporcionando binário ao eixo motor frontal. Isso tudo é controlado e monitorado com o módulo de transferência caso controle (TCCM). Com qualquer sistema, o veículo tem de ser parado para se envolver faixa de baixa 4WD."
alejsdias
09/09/2015, 17:45
Fala Alexandre! Como estão teus testes com o chip?
Achei mais uma página sobre o 4x4:
http://www.underhoodservice.com/4wd-awd-hub-service-on-kia-sportage-and-sorento-models/
"Quando o interruptor 4WD é selecionada, uma bomba de ar elétrica é comandado para pressurizar o engate, acoplando o pinhão diferencial dianteiro para o eixo motor, enquanto o motor montado na caixa de transferência move os garfos de mudança. Em seguida, finalmente, a embraiagem magnética fecha, proporcionando binário ao eixo motor frontal. Isso tudo é controlado e monitorado com o módulo de transferência caso controle (TCCM). Com qualquer sistema, o veículo tem de ser parado para se envolver faixa de baixa 4WD."
ffsias até agora fiz apenas uma media de consumo com apenas 350 km sendo uns 100km de estrada e o resto na cidade e esse 100km na estrada foi pé embaixo e fez praticamente a mesma media sem o modulo 8.35 km/l porem o desempenho do carro é espetacular o torque em baixas rotações e a retomada realmente melhoram de forma muito explicita estou muito contente com os resultados até agora.
Alexandre Dias
Valeu!
Mesmo que não melhore o consumo, mas dando mais "disposição", já é muito bom. Afinal, não é barato o acessório. Ainda estou pensando....
Abraço,
alejsdias
09/09/2015, 19:41
Realmente não é barato mas eu sentia muito em baixas rotações até mesmo uma certa insegurança em ultrapassagens pra mim ficando no mesmo consumo já está bom pois sinto o carro na mão, mais firme realmente parece outro carro, não me arrependi.
Abraço
Alex Nascimento
18/09/2015, 14:31
Saudações amigos!
Estou precisando trocar a bomba manual do filtro de combustível da minha Sorento 2.5 cdri 2007/2008 e não estou encontrando no mercado. Alguém pode indicar contatos de vendedores de peças.
Alguém ja teve problemas com essa peça ou com o filtro de combustível da marca wega?
A minha vtr está apresentando apagão intermitente acima de 80km/hr na estrada, Funciona depois de alguns instantes forçando a partida. Depois que acontece esse problema, acende a luz amarela da injeção, no dia seguinte apaga.
Pela manhã demora pra pegar, depois fica pegando de primeira forçando um pouco a partida. Testei bico, BI, verifiquei se tinha sujeira no tanque de combustível, tudo normal.
O mec está suspeitando dessa bomba manual ou do filtro de combustível, já troquei duas vezes o filtro da marca wega com data de fabricação de 2009, disseram que não tinha data de validade.
Desde de já agradeço a ajuda de todos! Abraço!
Oi Alex,
Tive problema com esta bomba na primeira vez que troquei o filtro da minha 2007. Minha primeira providência foi procurar uma nova, que só achei em ccs: R$1700,00. E isto a 3 anos...
Difícil que este teu problema seja nela. Ela tem duas válvulas tipo "estilete", que abrem e fecham conforme se bombeia. Na minha uma destas travou aberta e ela ficou sem sucção, então não conseguia sangrar o filtro novo. Desmontei ela toda e coloquei a lâmina no lugar, desde então nunca mais deu problema.
Sobre o filtro, uso sempre usei o Wega e nunca tive problema.
Abraço!
Alex Nascimento
20/09/2015, 10:51
Oi Alex,
Tive problema com esta bomba na primeira vez que troquei o filtro da minha 2007. Minha primeira providência foi procurar uma nova, que só achei em ccs: R$1700,00. E isto a 3 anos...
Difícil que este teu problema seja nela. Ela tem duas válvulas tipo "estilete", que abrem e fecham conforme se bombeia. Na minha uma destas travou aberta e ela ficou sem sucção, então não conseguia sangrar o filtro novo. Desmontei ela toda e coloquei a lâmina no lugar, desde então nunca mais deu problema.
Sobre o filtro, uso sempre usei o Wega e nunca tive problema.
Abraço!
Olá ffsias!
A bomba foi desmontada e só observamos uma válvula tipo estilete que aparentemente está funcionando normal, será que a minha é outro modelo?
Reinstalamos e fizemos o teste no lugar... Deixamos a mangueira da saída de diesel deconectada para observar a vazão da bomba enquanto acionamos o bombeamento manual. A suspeita é que quando estamos bombeando, a vazão é fraca e algumas vezes falha, como estivesse espirrando.
Outra dúvida é sobre aquele sensor que fica na lateral superior da bomba, ele interfere no funcionamento?
Vou tentar conseguir uma bomba manual de outra sorento pra fazer o teste.
Outra suspeita é o sensor do camomm rail. Tem alguma forma mais eficiente para testar. O scaner sinaliza insuficiência de pressão.
Agradêço mais uma vez a atenção!
Esta bomba não tem outra função a mais, só a de sangrar o sistema. Ela não tem muita pressão. O parafuso tampão superior deve ser aberto para sair o ar quando se troca o filtro, e por ali sai pouco combustível. A bomba que trabalha no funcionamento do motor é outra.
O sensor é o pré aquecimento do diesel.
Mas se o scanner já está acusando baixa pressão no rail, tu deveria concentrar os testes nele.
Abraço.
bmarconi
23/09/2015, 16:32
Eu uso filtro de diesel da Wega há mais de três anos e nunca tive problemas com ele.
Em uma ocasião tive problemas com os apagões que tanto afligem esse veículo, mas foi apenas por conta de sujeira no pescador da bomba de combustível, cuja borra havia se acumulado e estava atrapalhando a sucção e, por consequência, a pressão no sistema, levando às falhas.
bmarconi
23/09/2015, 16:40
Em tempo: no meu caso o scanner apresentava exatamente o diagnóstico de baixa pressão de combustível.
O chefe da oficina da concessionária Kia de Vitória da Conquista/BA me atendeu de forma excelente e disse que para esse problema (apagões repentinos) o diagnóstico do scanner costuma ser sempre o mesmo, baixa pressão, então ele sugeriu que se iniciasse a análise na bomba/pescador de combustível, depois no filtro, só então seguindo para a bomba, rail, bicos e sei lá mais o que.
No meu caso específico bastou limpar o pescador da bomba e, por medida de extrema cautela, troquei também o filtro (nesse caso da Mahle, original), pois estava no meio de uma viagem longa com a família e achei melhor ser cuidadoso.
Isso aconteceu exatamente um anos atrás, já voltei para os filtros Wega e não tive mais problemas.
Aleksandro
24/09/2015, 10:03
Olá amigos! Tenho uma Sorento EX 2008/2009 com motor 170CV, e a viatura após um abastecimento apresentou perda de potência. Imaginei que seria a qualidade do diesel, apesar de estar usando S10. Infelizmente a troca do combustível não resolveu, e descobri que estava com falta de pressão na admissão, pois a mangueira que sai do intercooler para o coletor de admissão não está estufando quando acelero.
Achei que fosse o intercooler furado, mas mandei testar e está OK.
Não sei como fazer para diagnosticar o problema de não estar pressurizando o sistema de admissão.
Aí peço a ajuda dos foristas para não ter que levar na CCS e eles trocarem metade da viatura.
Tem algum modo de checar o funcionamento da turbina sem ter que desmontar?
É possível ser sujeira no sistema EGR?
Alguém já passou por problema como este?
Desde já agradeço, a viatura é muito boa, mas as CCS são difíceis. Eles não tem contato com motores diesel e fica complicado trabalhar com eles.
bmarconi
25/09/2015, 15:09
Vc já verificou se não há algum pequeno furo ou rachadura nas mangueiras/mangotes do intercooler?
Como elas são originalmente revestidas por uma trama de tecido, às vezes é difícil identificar furos no início, e isso tb pode gerar uma perda de potência, proporcional ao tamanho do vazamento de ar e perda de pressão.
Qdo os furos são maiores, há uma aumento substancial de fumaça preta quando das acelerações mais fortes, mas nem sempre isso é bem perceptível no início.
Eu já precisei trocar duas vezes a mangueira que sai do intercooler.
Aleksandro
26/09/2015, 11:09
Vc já verificou se não há algum pequeno furo ou rachadura nas mangueiras/mangotes do intercooler?
Como elas são originalmente revestidas por uma trama de tecido, às vezes é difícil identificar furos no início, e isso tb pode gerar uma perda de potência, proporcional ao tamanho do vazamento de ar e perda de pressão.
Qdo os furos são maiores, há uma aumento substancial de fumaça preta quando das acelerações mais fortes, mas nem sempre isso é bem perceptível no início.
Eu já precisei trocar duas vezes a mangueira que sai do intercooler.
Bom dia BMARCONI,
Valeu pela dica, mas o teste no intercooler foi feito com as mangueiras no lugar. Estão sem vazamentos.
Observei que a válvula do atuador da turbina não está se movendo quando acelero. Tentei o teste que foi passado algumas postagens atrás e parece que a válvula não está segurando o vácuo.
Abraço
Cezar Castellões
26/09/2015, 17:37
Esta bomba não tem outra função a mais, só a de sangrar o sistema. Ela não tem muita pressão. O parafuso tampão superior deve ser aberto para sair o ar quando se troca o filtro, e por ali sai pouco combustível. A bomba que trabalha no funcionamento do motor é outra.
O sensor é o pré aquecimento do diesel.
Mas se o scanner já está acusando baixa pressão no rail, tu deveria concentrar os testes nele.
Abraço.
Boa tarde pessoall,
Estou recuperando de cirurgia mas lendo o assunto dessa bomba manual, parece ser ou falta de arruela de borracha que realmente vede entrada de ar pelo parafuso ou falha na junta ou sede do filtro de comb.(tbem uso Wega).
Abraços,
Cezar
Boa tarde pessoal!
Hoje troquei o filtro de combustível da minha. Notei que a Wega fez alterações no filtro, tanto externa quanto internamente. Tomara que não cause problemas. O modelo dela é o 05/4. O da esquerda era o que estava instalado. Observem que a junta ficou mais saliente no novo e ele não tem mais aquele plástico branco na parte interna, que parece um funil.
512841512842512843
Biancolini
01/10/2015, 21:51
Leonard, tbm ouvi muitas coisas sobre KIA. mas um amigo meu que tinha uma sorento elogiou muito e me incentivou a compra, fazem dois anos e meio que estou com a minha, algumas manutenções normais, muita ajuda aqui do forum o carro é realmente excelente, infelizmente como meu amigo coloquei a minha a venda pq estou construindo, se não fosse isso trocaria ela ano q vem por uma mohave;
Se vai suprir sua necessidades compre sem medo, carro bom e economico por ser diesel, paguei r$ 2 mil de seguro pra esse ano;
espero ter ajudado
Att
Biancolini
GENETICO10
02/10/2015, 08:01
Boa tarde pessoal!
Hoje troquei o filtro de combustível da minha. Notei que a Wega fez alterações no filtro, tanto externa quanto internamente. Tomara que não cause problemas. O modelo dela é o 05/4. O da esquerda era o que estava instalado. Observem que a junta ficou mais saliente no novo e ele não tem mais aquele plástico branco na parte interna, que parece um funil.
512841512842512843
Olá, Ffias. Veja bem. Eu também uso os filtros da WEGA. Quando me venderam o filtro sem aquele "funil branco" a Sorento começou a apresentar entrada de ar falsa. Coloquei novamente o filtro usado e o problema desapareceu. Voltei na loja e expliquei o problema motrando os dois filtros e a diferença entre eles. Trocaram pelo filtro com o funil e o problema desapareceu. Agora eu não sei se o problema foi originado pela mudança no tipo de filtro ou se foi defeito específico do filtro que comprei.
Olá, Ffias. Veja bem. Eu também uso os filtros da WEGA. Quando me venderam o filtro sem aquele "funil branco" a Sorento começou a apresentar entrada de ar falsa. Coloquei novamente o filtro usado e o problema desapareceu. Voltei na loja e expliquei o problema motrando os dois filtros e a diferença entre eles. Trocaram pelo filtro com o funil e o problema desapareceu. Agora eu não sei se o problema foi originado pela mudança no tipo de filtro ou se foi defeito específico do filtro que comprei.
Olá Genetico10,
E qual o sintoma no funcionamento por causa deste problema? Por enquanto ela está funcionando normalmente.
Genetico10,
Mandei uma mensagem para a Wega e eles já me responderam. Informaram que a alteração não tem interferência no funcionamento do filtro, mas que tiveram muitos questionamentos por causa disto, e que o próximo lote voltará a ter o "funil". Achei estranho o fato deles terem dito que voltarão a usar a peça, mesmo afirmando que não causa diferença no funcionamento.
Pensando sobre o que tu relatou, da entrada de ar falso, acredito que as juntas é que poderiam ser as responsáveis por deixar o ar passar, já que aquela peça é interna.
Abraço,
Biancolini
02/10/2015, 15:22
Boa tarde galera
Hoje ao dar um trato na viatura, quando fui dar uma limpada no cofre do motor notei que as mangueiras saindo da turbina passando pelo intercooler e admissão estão "suadas" de óleo, sendo na admissão pouco, notei na entrada do intercooler maior quantidade tendo pingado na proteção, alguém já teve esse tipo de problema tbm.
- Falei com o meu mecânico ele pediu para eu passar lá para fazer uma avaliação.
Att
A minha estava desta maneira quando comprei, pingando óleo na entrada do intercooler. Cheguei a instalar um sistema de respiro no motor, que existia nas de 140cv (separador de óleo), mas hoje ela está sem. Continuou pingando, pouco mas continuou.
Pode ser a turbina passando óleo, pressão excessiva no cárter (que faz subir vapor de óleo para a admissão de ar)...tem que investigar...
Biancolini
02/10/2015, 15:49
Boa tarde ffsias, parece ser um problema crônico então nas sorentos , falei com um cara q tem um 2008 aqui na minha cidade e mesma coisa as mangueiras suadas de óleo, não chega a ser um "vazamento" leve, mas com o tempo suja a proteção do motor, e é maior mesmo na entrada do intercooler, deve estar cheio de óleo, então vc tbm de tempos em tempos tem que dar um trato pra limpar?
Vou semana que vem com tempo na oficina para investigar mesmo, o mecânico comentou algo sobre entrada falsa de ar que ajuda a acontecer isso, vou ver semana que vem e posto a constatação
Abraço
Acho que problema crônico não chega a ser, já que a 2007 que temos não tem este problema. Mas ela é a de 140cv com turbina wgt.
GENETICO10
03/10/2015, 08:14
Olá Genetico10,
E qual o sintoma no funcionamento por causa deste problema? Por enquanto ela está funcionando normalmente.
Olá, Ffsias. quando eu toquei o filtro de combustível, toda vez que parava o carro, quando dava partida novamente, o carro não pegava, como se estivesse sem diesel. Então eu precisava abrir o capô, folgar o parafuso de sangria e bombear manualmente até chegar diesel, aí o carro pegava novamente. Bom, esse problema surgiu justamente quando colocamos o filtro sem o dito "funil de plástico". Reinstalamos o filtro velho e o problema desapareceu. Voltei a loja onde o comprei, levando os dois filtros expliquei o problema e mostrei a diferença entre anbos. devolvi o filtro e peguei outro com o " funil', reinstalei e o problema não mais apareceu. Agora, o que eu não sei é se o problema foi especifico daquele filtro de todos os filtros estão vindo sem o "funil". Mas, como você instalou o filtro sem o "funil" e não teve problemas estou achando que o problema era defeito apenas daquele filtro ou daquele lote.
GENETICO10
03/10/2015, 08:19
Genetico10,
Mandei uma mensagem para a Wega e eles já me responderam. Informaram que a alteração não tem interferência no funcionamento do filtro, mas que tiveram muitos questionamentos por causa disto, e que o próximo lote voltará a ter o "funil". Achei estranho o fato deles terem dito que voltarão a usar a peça, mesmo afirmando que não causa diferença no funcionamento.
Pensando sobre o que tu relatou, da entrada de ar falso, acredito que as juntas é que poderiam ser as responsáveis por deixar o ar passar, já que aquela peça é interna.
Abraço,
Ffsias, a que jutas você está se referindo?
Ffsias, a que jutas você está se referindo?
As duas juntas de borracha na parte de cima do filtro. Se ali não houver vedação, vai acabar entrando ar no sistema ou vazamento de diesel.
Biancolini
03/10/2015, 10:40
Acho que problema crônico não chega a ser, já que a 2007 que temos não tem este problema. Mas ela é a de 140cv com turbina wgt.
- Digo crônico nas 170cv, pq até hoje soube que a maioria delas faz isso.
- Ontem fui na oficina, pra trocar os discos dianteiros, mas as pastilhas nas 4 rodas, Demos uma olhada nela por baixo, ele falou para desmontarmos o intercooler pra lavar e testar, talvez tenha vazamento nele, ajudando a ocasionar esse vazamento de óleo, semana que vem vou ver e comento aqui.
Continuando no assunto do filtro de combustível....
Tinha guardado o filtro original, que estava na minha Sorento quando comprei. Ele possui aquela peça interna, apesar de diferente do Wega, mas a altura das juntas de borracha são iguais ao novo filtro. No antigo eram bem baixas.
Liguei pra ccs e o filtro original custa "só" um pouco mais que o dobro do Wega.
GENETICO10
04/10/2015, 09:55
Continuando no assunto do filtro de combustível....
Tinha guardado o filtro original, que estava na minha Sorento quando comprei. Ele possui aquela peça interna, apesar de diferente do Wega, mas a altura das juntas de borracha são iguais ao novo filtro. No antigo eram bem baixas.
Liguei pra ccs e o filtro original custa "só" um pouco mais que o dobro do Wega.
KKK..!
Aqui em Salvador o Wega custa R$ 95,00 e o original na ccs R$ 280,00, bem mais que o dobro. Detalhe é que uma das ccs Kia daqui fechou as portas. Agora só tem uma. Aí já viu a facada.
Boa tarde Cesar, antes de mais nada faço votos para pronta recuperação da sua cirurgia, gostaria também de parabeniza-lo pelo chip que vc me vendeu para aumentar a potência do meu Sorento 2005 140 CV. O carro realmente aumenta a potência na baixa e quando entra na velocidade cruzeiro parece que nem precisa acelerar para manter a velocidade e isto me dá uma grande economia de combustível.
Abraços
Cezar Castellões
05/10/2015, 20:25
Boa tarde Cesar, antes de mais nada faço votos para pronta recuperação da sua cirurgia, gostaria também de parabeniza-lo pelo chip que vc me vendeu para aumentar a potência do meu Sorento 2005 140 CV. O carro realmente aumenta a potência na baixa e quando entra na velocidade cruzeiro parece que nem precisa acelerar para manter a velocidade e isto me dá uma grande economia de combustível.
Abraços
Obrigado Ghunter,
Realmente estou de molho após uma grande cirurgia realizada dia 15/set.
Com o CRmapp você terá boa economia na estrada e também na cidade.
Use na posição 4 para óleo semi sintético e, se tiver com óleo sintético (ou semi sintético +Molykote), pode ativar o modo esportivo para maior torque nas baixas e para competições, Rallies, etc (... e bons pneus, etc).
Estas 2 opções são muito eficientes e seguras e trarão boa economia de combustível e muito maior segurança nas ultrapassagens.
Aprecie com moderação !!! KKK
Abraços,
Cezar - coc2002@gmail.com
Robert_porcel
07/10/2015, 01:47
Olá pessoal comprei hoje minha primeira Sorento e estou empolgado, eh uma ex 2.5 2008, está em ótimo estado mas verifiquei que está tendo um vazamento de óleo, alguma sugestão quanto este vazamento? Eh normal?
Olá Robert,
Bem vindo!
Onde é o vazamento?
Cezar Castellões
07/10/2015, 12:49
Boa tarde pessoALL,
Com relação àqueles vazamentos ref. turbina e conexões do Intercooler, na minha troquei todas as abraçadeiras originais e utilizei umas tradicionais, mais largas e com aperto por parafuso, dessas que vendem nas lojas de materiais de construção.
Como são bem mais largas que as automotivas normais, não cortam as borrachas internas dos mangotes e permitem um aperto bem maior.
Dessa forma não tenho mais o pinga pinga de óleo próx à entrada do intercooler.
Também é interessante observar que, se o vazamento de ar é muito grande nos mangotes, além do motor perder eficiência, essa menor pressão de ar faz com que muita quantidade de óleo acabe por vazar do eixo da turbina pois a pressão de saída não cresce de forma suficiente.
Muitas vezes a turbina está OK mas perdas de ar nas conexões de saída e/ou furos nos intercoolers ou defeitos no revestimento interno dos mangotes (corados por abraçadeiras muito finas), acabam por se traduzir numa perda de óleo bem àcima do normal, muitas vezes se condenando a turbina.
Fica aqui esse alerta.
Abçs,
Cezar -coc2002@gmail.com
Boas informações Cezar, vou verificar estas conexões e quem sabe, trocar as braçadeiras originais.
Pessoal,
Quando troquei os pneus da Sorento, a um ano quando comprei, escolhi colocar o Hankook original (aro 17), mas achei que ela ficou mais dura....mesmo com pneus novos.
Quais os pneus que vocês tem usado, na medida original?
Biancolini
08/10/2015, 08:51
Bom dia galera
Assunto do óleo no intercooler, vou desmontar estou achando que tem furo nele, tbm troquei as abraçadeiras da minha colocando das "algeminhas" que falam com mais aperto. verificando isso posto aqui.
ffsias - como meu uso é 99% estrada quando troquei os pneus a dois anos a trás optei pelos KUMHO KL 21 245/65 R17, agora está na hora de trocar novamente e fiz a compra desses mesmo, achei na internet PNEUMAR, em promoção paguei mais barato do que qdo troquei a dois anos, chegaram ontem, quero ver se troco semana que vem.
- uma dúvida qual é o código correto da correia para Sorento, é com o final 2265 ou 2285, estou comprando as peças para revisão dos 120Mkm, e ainda estou na dúvida o óleo da caixa troca ou não?
Att
Biancolini,
A correia é a 7PK2285.
O óleo da caixa é uma dúvida...as ccs dizem que não troca. Eu não confio muito....
Valeu pela informação dos pneus. São macios estes da Kumho?
Prezados Senhores,
Tenho uma SORENTO DIESEL 2008/09. Um belo (???!!!) dia a minha sorento amanheceu e não pegou de forma alguma. Coloquei em uma oficina indicada por um amigo aqui no Jardim América (RJ) e lá está há dois meses. Inicialmente o dono alegou que um curto no meu chicote causou a pane do módulo eletrônico e que o mesmo estaria com defeito, testou bicos, testou tudo....e nada. O Chicote foi consertado e o módulo substituído e o carro continua sem dar partida de forma alguma... Quero tirá-lo de lá e colocar com alguém que entenda de fato, seja confiável e tenha um preço honesto (pedi muito?)...Sou do Rio de Janeiro e não aguento mais tanta enrolação... Alguém faria a gentileza de indicar alguma oficina/mecânico com estes predicados?
Biancolini
08/10/2015, 19:24
Biancolini,
Valeu pela informação dos pneus. São macios estes da Kumho?
Valeu ffsias, vou levantar o custo da troca de óleo da caixa, se não fizer agora nos 120Mkm, faço nos 130Mkm, já que tem bastante coisa pra fazer e comprei os pneus tbm.
Os pneus são macios, alias bem macios pq vou substituir com 30Mkm rodados com eles, mas são bons gruda bem, e na chuva tem um bom escoamento da água.
Att
Cezar Castellões
08/10/2015, 19:52
Prezados Senhores,
Tenho uma SORENTO DIESEL 2008/09. Um belo (???!!!) dia a minha sorento amanheceu e não pegou de forma alguma. Coloquei em uma oficina indicada por um amigo aqui no Jardim América (RJ) e lá está há dois meses. Inicialmente o dono alegou que um curto no meu chicote causou a pane do módulo eletrônico e que o mesmo estaria com defeito, testou bicos, testou tudo....e nada. O Chicote foi consertado e o módulo substituído e o carro continua sem dar partida de forma alguma... Quero tirá-lo de lá e colocar com alguém que entenda de fato, seja confiável e tenha um preço honesto (pedi muito?)...Sou do Rio de Janeiro e não aguento mais tanta enrolação... Alguém faria a gentileza de indicar alguma oficina/mecânico com estes predicados?
Boa noite Miguez,
Tive bons resultados com uma oficina aqui perto em Jacarepaguá.
O problema é que essas "mechidas" dos mechânicos pode ter complicado a coisa.
Amanhã vou tentar contactar o responsável pela oficina para checar se ele poderia prover algum help indo até vc, antes de rebocar o carro.
Envie-me seu telefone pelo e-mail coc2002@gmail.com que falarei com ele e dadei um retorno ou, se autorizares, passa seu telefone para ele.
Vamos torcer !!
Cezar Castellões
Olá pessoal.
Alguém com algum relato sobre o uso destes filtros?
http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-698854299-kit-filtro-separador-racor-ssngyong-actyon-kyron-rexton-_JM
Bom dia pessoal,
Alguém tem experiência de tirar o tecido de proteção que envolve a alavanca do freio de mão do Sorento? eu necessito retirá-lo para poder regular a altura do freio.
Obrigado antecipadamente.
Wollgu,
Já tentei regular ali pelo acabamento...mas não consegui retirar todo. Retira o porta objetos do console, que facilita o acesso. Daí tu acessa o parafuso por dentro dele.
Obrigado ffsias,
O console que vc se refere é a do meio onde tem o apoio dos copos? Não é o porta trecos onde nós apoiamos o braço?
É o do apoio de braço. O vão fica bem grande, facilitando o serviço.
Obrigado ffsias,
a tua dica foi de grande valia
Pessoal,
Pra quem entende de máquinas virtuais, recomendo baixar esta. É uma do Win XP com o GDS da Kia, software usado pelas ccs para diagnóstico. Claro que sem o scanner, o diagnóstico em tempo real não é possível, mas as demais informações são muito úteis. O arquivo é um torrent e recomedo usar o VMWare Player para montar. Está em russo....mas não tem mistério, já que o GDS é multi-linguagem.
GENETICO10
30/10/2015, 21:51
Prezados Senhores,
Olá Miguez...
Eu tive um problema com a minha sorento que foi o seguinte:
Parei o carro a noite ao chegar em casa normalmente e pela manhã quando dei partida nada.
Testei bateria , cabo da bateria, fusíveis, relés, e tudo estava ok.
Meu carro é com câmbio automático.
O que acontecia era que quando eu dava partida, com a alavanca na posição P ou N era como se a alavanca de cambio estivesse na posição D ou R.
Na época em que isso aconteceu, o carro ainda estava na garantia. Acionei o seguro e reboquei para a ccs.
Depois de 4 dias, me ligaram informando que o carro estava pronto e que já poderia ir retirar.
Perguntei ao mecânico, qual a causa daquela pane e ele me informou que foi problema no "sensor de posicionamento da alavanca do câmbio".
Ou seja, mesmo o cambio estando em P ou N o sensor detectava como se a alavanca estivesse em D ou R, e por isso o carro não pegava.
Realmente para dar partida no Sorento com cambio automático a alavanca tem que estar na posição P ou N, senão ele não dá partida.
Espero que isso te ajude de alguma forma.
GENETICO10
31/10/2015, 17:56
[QUOTE=GENETICO10;2326621]Olá Miguez...
Eu tive um problema com a minha sorento que foi o seguinte:
Parei o carro a noite ao chegar em casa normalmente e pela manhã quando dei partida nada.
Testei bateria , cabo da bateria, fusíveis, relés, e tudo estava ok.
Meu carro é com câmbio automático.
O que acontecia era que quando eu dava partida, com a alavanca na posição P ou N era como se a alavanca de cambio estivesse na posição D ou R.
Na época em que isso aconteceu, o carro ainda estava na garantia. Acionei o seguro e reboquei para a ccs.
Depois de 4 dias, me ligaram informando que o carro estava pronto e que já poderia ir retirar.
Perguntei ao mecânico, qual a causa daquela pane e ele me informou que foi problema no "sensor de posicionamento da alavanca do câmbio".
Ou seja, mesmo o cambio estando em P ou N o sensor detectava como se a alavanca estivesse em D ou R, e por isso o carro não pegava.
Realmente para dar partida no Sorento com cambio automático a alavanca tem que estar na posição P ou N, senão ele não dá partida.
Espero que isso te ajude de alguma forma.
Veja esses 2 vídeos abaixo. eles são do cambio automático AL4 ( CITROEN/PEUGEOUT ), mas exemplificam bem o que aconteceu com o cambio da minha Sorento.
https://www.youtube.com/watch?feature=player_detailpage&v=4-ORZRV1XEY (vídeo 1 ponto 6:00 ).
https://www.youtube.com/watch?feature=player_detailpage&v=QMNqFz2BB94 ( vídeo 2, ver todo ).
fvencato
03/11/2015, 21:38
Boa noite a todos,
Comprei minha Sorento 2008/2009 170cv em maio/14, devido a questões pessoais acabei vendendo ela em fevereiro desse ano, porém o comprador não realizou os pagamento e a muito custo consegui recuperá-la em outubro desse ano. Só que a situação que a caminhonete voltou é de chorar. Troquei óleo, filtros e as coisas menores, mas esta saindo muita fumaça preta sempre que acelero forte e ela perde potência, levei no Bosch Service e o diagnóstico foi que teria que trocar a turbina e os 4 bicos injetores, sendo que os valores foram de R$ 5.800,00 para troca dos bicos e R$ 3.850,00 da turbina recondicionada (nos dois casos inclui a mão de obra). Moral da história estou ferrado.
Levei o carro para o sul e deixei numa oficina credenciada pelo seguro onde levava meu carro anterior e o mecânico fez um orçamento para troca da turbina por R$ 3.900,00 e disse que só avaliaria o restante após a troca da turbina.
Fiz algumas pesquisas na internet e e acabei achando um local aqui em SP que vende turbina recondicionada a R$ 1.500,00, vou passar lá para verificar o produto. Se alguém conhecer alguns locais onde posso cotar turbina e bicos injetores a preços "normais", pois fiz uma cotação para desencargo e consciência na em duas autorizadas Kia no Rio Grande do Sul e os preços foram o seguinte:
Concessionária A
Bico injetor: 5.930,00 x 4= 23.720,00
Turbina: 14.520,00
Total: 38.240,00 sem mão-de-obra
Concessionária B
Bico Injetor: 4.790,00 x 4= 19.160,00
Total: 33.680,00 sem mão-de-obra
Depois disso não tenho mais comentários.
GENETICO10
03/11/2015, 22:21
Boa noite a todos,
Comprei minha Sorento 2008/2009 170cv em maio/14, devido a questões pessoais acabei vendendo ela em fevereiro desse ano, porém o comprador não realizou os pagamento e a muito custo consegui recuperá-la em outubro desse ano. Só que a situação que a caminhonete voltou é de chorar. Troquei óleo, filtros e as coisas menores, mas esta saindo muita fumaça preta sempre que acelero forte e ela perde potência, levei no Bosch Service e o diagnóstico foi que teria que trocar a turbina e os 4 bicos injetores, sendo que os valores foram de R$ 5.800,00 para troca dos bicos e R$ 3.850,00 da turbina recondicionada (nos dois casos inclui a mão de obra). Moral da história estou ferrado.
Levei o carro para o sul e deixei numa oficina credenciada pelo seguro onde levava meu carro anterior e o mecânico fez um orçamento para troca da turbina por R$ 3.900,00 e disse que só avaliaria o restante após a troca da turbina.
Fiz algumas pesquisas na internet e e acabei achando um local aqui em SP que vende turbina recondicionada a R$ 1.500,00, vou passar lá para verificar o produto. Se alguém conhecer alguns locais onde posso cotar turbina e bicos injetores a preços "normais", pois fiz uma cotação para desencargo e consciência na em duas autorizadas Kia no Rio Grande do Sul e os preços foram o seguinte:
Concessionária A
Bico injetor: 5.930,00 x 4= 23.720,00
Total: 38.240,00 sem mão-de-obra
Concessionária B
Bico Injetor: 4.790,00 x 4= 19.160,00
Total: 33.680,00 sem mão-de-obra
Depois disso não tenho mais comentários.
Verifique os preços no site OURO DIESEL e no MERCADO LIVRE
Que bronca...
Uma coisa é certa: ccs é a última alternativa. Procura estas peças em outros lugares. Turbina tem o conjunto rotativo novo pra vender, é muito mais em conta. Os bicos foram condenados no carro ou foram desmontados?
Cezar Castellões
06/11/2015, 10:19
Verifique os preços no site OURO DIESEL e no MERCADO LIVRE
BOM DIA,
A minha uma vez dei tal sintoma mas era apenas um dos mangotes da turbina que levava ar ao intercoler.
No início pegava de primeira e quando a aceleração passava se 1200 rpm saia uma fumaceira danada e o carro não desenvolvia nada.
Normalmente é muito difícil ocorrerem tantas falhas assim. Desconfie pois dar falha em 4 injetores + turbina não é razoável. às vezes é um problema bem menor.
Aconselho checar toda linha de ar(mangueiras e abraçadeiras) da turbina ao intercooler e deste à admissão e depois perseguir mais no problema.
Quando ocorre essa falha que citei é necessário limpar-se os bicos ou, algumas vezes, usar um bom aditivo (tipo Bardahl Power Diesel) num tanque.
Por fim, procure um outro mecânico para uma nova opinião.
Boa sorte !
Ricardo Coimbra
15/11/2015, 09:00
Amigos, tenho um sorento 2004, v6 gasolina.
Preciso das molas traseiras dele, mas não acho as originais pra comprar.
Alguem sabe de alguma mola de outro carro que sirva no sorento?!?!
Abracos
Ricardo,
As molas não são as mesmas em todos os anos?
joselbjr
16/11/2015, 11:59
Olá. Sou novo no fórum!! Desculpa se posto no lugar errado!
Tenho uma sorento v6 2011 e estou com um barulho metálico crônico ao ligar o carro, que some a medida que ele esquenta. É barulho de ferro batendo mesmo!
Eu vi num fórum gringo que é do esticador da corrente e abrimos a tampa do motor e o esticador parece estar em ótimas condições. O mecânico tá achando que o problema é nas polias!! Igual ao problema dos Azeras.
Alguém sabe dizer se a sorento têm algum problema crônico deste tipo???
alejsdias
17/11/2015, 17:56
Olha...não sei se estas servem, mas instalei os da Blazer 96 e ficou bom. Tive que cortar um pedaço pra encurtar, mas ficou certinho.
ffsias você colocou o batente da Blazer em qual Sorento na 2009? o batente da minha foi pro vinagre
ffsias você colocou o batente da Blazer em qual Sorento na 2009? o batente da minha foi pro vinagre
Nas duas, na 07 e na 09, são iguais. Só tive que cortar para deixar com o mesmo tamanho, o da Blazer é mais comprido. E firmei ele dentro do "copo" com silicone.
alejsdias
17/11/2015, 20:37
Nas duas, na 07 e na 09, são iguais. Só tive que cortar para deixar com o mesmo tamanho, o da Blazer é mais comprido. E firmei ele dentro do "copo" com silicone.
ffsias então o batente é só encaixado no "copo" eu tirei e encaixei o batente avariado, você cortou na base onde encaixa no "copo" ou na outra extremidade?
ffsias então o batente é só encaixado no "copo" eu tirei e encaixei o batente avariado, você cortou na base onde encaixa no "copo" ou na outra extremidade?
Cortei na base do novo. O original tem uma borda mais saliente que encaixa no copo, é a única fixação dele ali. Como o da Blazer não tem esta saliência, coloquei o silicone para fixar melhor. Até agora, sem nenhum problema. Também dá pra tentar colocar o copo da Blazer, mas não achei para vender.
alejsdias
17/11/2015, 21:13
Cortei na base do novo. O original tem uma borda mais saliente que encaixa no copo, é a única fixação dele ali. Como o da Blazer não tem esta saliência, coloquei o silicone para fixar melhor. Até agora, sem nenhum problema. Também dá pra tentar colocar o copo da Blazer, mas não achei para vender.
Boa, amanhã vou tentar depois comento se consegui obrigado pela dica
Coloca o antigo e o novo, lado a lado, pra saber onde cortar, para que fiquem no mesmo tamanho.
Como está a tua com o chip?
alejsdias
18/11/2015, 09:32
Nem me lembro como ela era sem o chip rsssssssssss, percebi um pequeno aumento no consumo na cidade nada gritante mas estou usando na posição 4 com o modo esporte acionado.
Que dúvida cruel....Estou quase que decidido em colocar o chip, meu único receio é afetar a durabilidade do motor.
alejsdias
18/11/2015, 10:30
Cara não me arrependo quanto a durabilidade o Cezar disse que a dela está com o chip a anos não acredito que prejudique.
Vou fechar com o Cezar hoje...vou testar nas duas: de 140 e de 170cv. Uma manual, a outra AT.
Ricardo Coimbra
18/11/2015, 18:57
Galera, desculpa a demora e a ausência!! Não sei se serve dos outros anos não. Acho que se 04 a 09 sim.
porem não acho nenhuma.
vou tentar a dica da Blazer.
sobre o marcador de combustível, que o meu não marca certo nem a pau. Será que tem algum paralelo?!
Ricardo,
As molas tu acha no Mercado Livre, dianteiras e traseiras. Da Blazer, tenho dúvidas, até pelo tamanho diferente. O que usamos da Blazer foi o batente do eixo traseiro.
Ricardo Coimbra
18/11/2015, 19:10
Mas já procurei no ML e nada. Aliás, mola, sensor de posição da borboleta do acelerador, módulo de ativação da tração e a boia do combustível. Nada disso TO achando
Olha só, a 3.5 é à gasolina:
http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-720230687-mola-traseira-kia-sorento-ex-25-35-4x2-4x4-diesel-ate-09--_JM
Tu queres é o motor de acionar a tração?
http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-705882209-motor-de-traco-kia-sorento-25-4x4-diesel-2006-_JM
alejsdias
18/11/2015, 19:32
Troquei os batentes pelo batente da Blazer 96 paguei R$63,00 no par, pesquisei e achei o original me recuso a falar o valor olhem com seus próprios olhos, segue algumas fotos dos batentes.
ffsias valeu a dica.
516800
516803 516807 516808 516809 516813
Ricardo Coimbra
18/11/2015, 19:38
Olha só, a 3.5 é à gasolina:
http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-720230687-mola-traseira-kia-sorento-ex-25-35-4x2-4x4-diesel-ate-09--_JM
Essa sa eu vi lá. Mas serve pra minha a gasolina tb?!
se sim, vou comprar agora!
Ricardo Coimbra
18/11/2015, 19:42
Tu queres é o motor de acionar a tração?
http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-705882209-motor-de-traco-kia-sorento-25-4x4-diesel-2006-_JM
O motor não. Atrás da moldura do ar tem um central que aciona ela. Meu motor eh novo e, aliás, eh o mesmo da Ranger viu gente!
Ricardo Coimbra
18/11/2015, 20:02
516818516819Esse tb não consegui ainda: sensor de posição da borboleta do acelerador
Show de bola os batentes, o preço do novo é absurdo....principalmente pelo material que estamos levando.
As molas, pelo que está anunciado, são as mesmas. Já o sensor de posição da borboleta é que acho que vai ser difícil...a maioria das Sorento são Diesel.
Se tu não se importa, me passa o número do teu chassis que vou consultar no catálogo e vejo o código destas peças. De repente é compartilhada com outro carro e tu não sabe.
Ricardo Coimbra
18/11/2015, 20:46
Show de bola os batentes, o preço do novo é absurdo....principalmente pelo material que estamos levando.
As molas, pelo que está anunciado, são as mesmas. Já o sensor de posição da borboleta é que acho que vai ser difícil...a maioria das Sorento são Diesel.
Se tu não se importa, me passa o número do teu chassis que vou consultar no catálogo e vejo o código destas peças. De repente é compartilhada com outro carro e tu não sabe.
Passo sim. No proximo post já mando. Só tenho que ir lá no carro buscar!!! Valeu mesmo a ajuda
gutogreis
20/11/2015, 02:26
KKK..!
Aqui em Salvador o Wega custa R$ 95,00 e o original na ccs R$ 280,00, bem mais que o dobro. Detalhe é que uma das ccs Kia daqui fechou as portas. Agora só tem uma. Aí já viu a facada.
Olá Genético10!!
Também sou de Salvador!! Tenho uma sorento 2006. queria saber se vc indica alguma oficina que saiba trabalhar bem com nossas viaturas a diesel aqui em Salvador?
gutogreis
20/11/2015, 02:55
Troquei os batentes pelo batente da Blazer 96 paguei R$63,00 no par, pesquisei e achei o original me recuso a falar o valor olhem com seus próprios olhos, segue algumas fotos dos batentes.
ffsias valeu a dica.
516800
516803 516807 516808 516809 516813
Nossa!! Vc achou de 63 o par? aqui em Salvador achei de 160,00 o par dos batentes da Blazer!! :(
gutogreis
20/11/2015, 09:41
Engraçado... na Minha Sorento2006, o filtro de Combustivel é o mesmo da Mohave, estranho né? :o
Engraçado... na Minha Sorento2006, o filtro de Combustivel é o mesmo da Mohave, estranho né? :o
É uma mistura que as vezes penso que pode ser coisa de ccs que não tem a peça certa.
A 07 que temos, usa o mesmo filtro da 09, mas pelo catálogo deveria ser outro.
gutogreis
20/11/2015, 21:35
É uma mistura que as vezes penso que pode ser coisa de ccs que não tem a peça certa.
A 07 que temos, usa o mesmo filtro da 09, mas pelo catálogo deveria ser outro.
Estranho mesmo ffsias!! A proposito meu caro, quando eu acelero um pouco mais forte na minha Sorento, sai uma fumaça preta pelo escapamento. Vc tem ideia do que seja?
Fumaça preta é excesso de diesel. É constante ou só na pisada do acelerador? Os filtros então em dia?
gutogreis
21/11/2015, 12:04
Fumaça preta é excesso de diesel. É constante ou só na pisada do acelerador? Os filtros então em dia?
Só quando dá aquela pisada mais forte no acelerador!! troquei todos os filtros recentemente junto com o oleo, só não troquei ainda o filtro de combustivel.
GENETICO10
21/11/2015, 21:02
Olá Genético10!!
Também sou de Salvador!! Tenho uma sorento 2006. queria saber se vc indica alguma oficina que saiba trabalhar bem com nossas viaturas a diesel aqui em Salvador?
Olá, Guto.
A manutenção da minha faço na Rad Escap, com o Dionísio na Vasco da Gama, lado direito logo após o viaduto, sentido Dique do Tororó. Apenas lembrando que eu sempre acompanho de perto os serviços. Tels.: (71) 99977-5383; 98887-5383;
98259-4658; 99303-6691.
GENETICO10
21/11/2015, 22:03
O motor não. Atrás da moldura do ar tem um central que aciona ela. Meu motor eh novo e, aliás, eh o mesmo da Ranger viu gente!
Olá, Ricardo.
Qual o código da peça? Acho que esse módulo de acionamento das Sorento a gasolina é diferente das Sorento a diesel.
gutogreis
22/11/2015, 17:16
Olá, Guto.
A manutenção da minha faço na Rad Escap, com o Dionísio na Vasco da Gama, lado direito logo após o viaduto, sentido Dique do Tororó. Apenas lembrando que eu sempre acompanho de perto os serviços. Tels.: (71) 99977-5383; 98887-5383;
98259-4658; 99303-6691.
Bom cara!! Valeu pela dica!! Esse Dionisio é bom mesmo com carros a diesel? Vou dar uma checada por lá!! Abraço!!
GENETICO10
22/11/2015, 17:29
Bom cara!! Valeu pela dica!! Esse Dionisio é bom mesmo com carros a diesel? Vou dar uma checada por lá!! Abraço!!
Bem, como te disse faço a manutenção da minha lá com Dionísio. Agora, sempre acompanho os serviços de perto.
Olhando no YouTube tem um cara em Narandiba chamado TEOBALDO da oficina Teomave que postou vários vídeos inclusive sobre Kia Bongo e Hyundai HR. Dê uma olhada lá. Agora, com esse eu nunca fiz serviço, mas o cara parece entender bem do assunto.
junior_martins
23/11/2015, 05:29
Amigos, bom dia, comprei uma Sorento EX 2.5 VGT 08/09 e preciso de algumas peças. Alguem conhece alguma loja em São Paulo que tenha preços acessíveis, como filtros, freios.? Um abraço a todos.
FELIPEMACHADO
26/11/2015, 12:09
Ola amigos , sou novo no forum. Tenho uma sorento 2009 2.5 TD. 170cv
Relatei aqui no forum diversos depoimentos com o mesmo problema que eu passo atualmente. O famoso "apagão" ganho se quer fazer uma ultrapassagem e a "bomba ninja" de fumaça preta saindo pelo escape.
Já anotei diversas coisas que devo fazer, como trocar filtros de combustivel, filtro de oleo, valvula de alivio, limpeza de tamque de combustivel e essa vedação da EGR para parar de alimentar esses gases poluidos.
O meu grande problema é AONDE encontro uma oficina especializada e de confiança em sao paulo.
Moro em barueri entao gostaria de pedir á vocês alguns contatos de oficinas boas.
Desde já agradeço á todos e parabens pelo forum muito bom mesmo. Ja aprendi muito sobre meu carro lendo todas as msg.
um abraço . Felipe
Boa tarde pessoal,
A Sorento tem dois conectores de diagnóstico: o OBD2 no painel e outro diferente no compartimento do motor. Achei este adaptador, que transformar o OBD em ALDL 20 pinos (da Kia). Alguém sabe se o scanner comum é compatível com esta tomada?
Fabio Pimentel
06/12/2015, 22:45
Ola, a minha sorento 2009 saia muita fumaça preta quando acelerava, levei na oficina e o mecânico detectou um corte na mangueira entre o intercooler e a turbina, gastei cinquenta reais para trocar a mangueira e udas braçadeiras. e estou bem satisfeito, acelerar, olhar pelo retrovisor e não ver fumaça não tem preço. O corte ficava embaixo daquela parte que tem uma malha.
Só quando dá aquela pisada mais forte no acelerador!! troquei todos os filtros recentemente junto com o oleo, só não troquei ainda o filtro de combustivel.
marceloxs
11/12/2015, 09:49
Ola pessoal estava lendo o tópico do Sorento aqui, e estou pensando de comprar uma, hoje eu tenho uma Grand Cherokee Laredo 97 e estou querendo um carro mais novo e com motor diesel, aqui perto tem um cara com um Sorento 2009 2.5 170cv Manual, queria saber um resumo no geral do pessoal que possui esse carro se vai ser uma boa aquisição ou se acham que e melhor olhar outras opções? O consumo desse carro eu andei lendo que e algo em torno de 7 km/l na cidade e 10 km/l na estrada, essa informação procede? uma questão que eu queria era os 7 lugares mas infelizmente parece que não e possível nessa versão, alguém sabe se tem como colocar se o Detran implica com essa alteração? Caso não seja possível irei manter original com 5 lugares, não e algo que atrapalhe de fazer o negocio essa questão do terceiro banco. Desde já agradeço a todos.
Marceloxs,
Acredito que por aqui tu só vai ouvir falar bem da Sorento. Problemas pontuais ocorrem em todos os carros, mas ela é muito boa. O consumo é por aí na cidade, mas na estrada faço 13km/l, mas no meu ritmo (velocidade da via). Tenho duas em casa e nunca apresentaram problemas significativos.
De 7 lugares não tem...e acho que nem tem como adaptar.
marceloxs
14/12/2015, 11:34
Marceloxs,
Acredito que por aqui tu só vai ouvir falar bem da Sorento. Problemas pontuais ocorrem em todos os carros, mas ela é muito boa. O consumo é por aí na cidade, mas na estrada faço 13km/l, mas no meu ritmo (velocidade da via). Tenho duas em casa e nunca apresentaram problemas significativos.
De 7 lugares não tem...e acho que nem tem como adaptar.
Obrigado ffsias, mas em meio a minhas pesquisas aqui acabei ficando com uma pajero full, por ser de 7 lugares e ser automática, mesmo assim obrigado pela presteza em esclarecer essa duvida, realmente e um carro fantástico o sorento mas como minha necessidade e os 7 lugares não me atenderia 100%.
JOELSTER DODGE
16/12/2015, 19:39
boa noite! aprendendo muito com esse tópico, , muito obrigado
GENETICO10
24/12/2015, 20:40
Feliz natal e próspero ano novo a todos.
Obrigado Genetico10,
Para você e todos os colegas do fórum também, um feliz Natal!
Olá Amigos. Tenho uma Sorento 2008 170cv diesel aut, estou pensando em preparar ela pra trilha, mas nada pesado, só passeio off-Road, andei pesquisando muito na internet e não vi nenhuma postagem de alguém q tenha feito isso. A ideia seria elevar a suspensão (2,5"??), colocar Snorquel (mais estético do que necessariamente funcional) e pneus A/T. Alguém já fez isso ou viu alguma assim? Ou é uma ideia muito maluca? Ela tem bloqueio de diferencial? Se não, tem como instalar? Agradeço os comentários. Até mais.
Olá Cacio,
Acho que nenhum integrante do fórum usa sua Sorento para off road, nem fez modificações assim. Acho que em fóruns russos tu consegue mais deste tipo de informação. No Youtube tem diversos vídeos deles fazendo off road com Sorento.
Sobre os pneus, acho que teria que colocar as rodas 16. Até onde sei, ela não tem bloqueio.
Fabio Pimentel
31/12/2015, 19:13
Alguém sabe informar se é normal o ar-condicionado da Sorento parar de funcionar e voltar depois de cerca quinze minutos, a minha é uma 2.5 2009.
alejsdias
05/01/2016, 15:39
Alguém sabe informar se é normal o ar-condicionado da Sorento parar de funcionar e voltar depois de cerca quinze minutos, a minha é uma 2.5 2009.
Não é normal tem algo errado com seu ar condicionado, o meu parou de gelar estava com um micro-vazamento após achar foi soldado e começou a ficar assim gelava e parava voltei onde arrumaram e era excesso de pressão no sistema acertaram a pressão e virou uma geladeira.
alejsdias
05/01/2016, 15:48
Olá Amigos. Tenho uma Sorento 2008 170cv diesel aut, estou pensando em preparar ela pra trilha, mas nada pesado, só passeio off-Road, andei pesquisando muito na internet e não vi nenhuma postagem de alguém q tenha feito isso. A ideia seria elevar a suspensão (2,5"??), colocar Snorquel (mais estético do que necessariamente funcional) e pneus A/T. Alguém já fez isso ou viu alguma assim? Ou é uma ideia muito maluca? Ela tem bloqueio de diferencial? Se não, tem como instalar? Agradeço os comentários. Até mais.
Cacio nesse anuncio tem uma que o cara disse que colocou pneus maiores e trocou as molas quando estava procurando pra comprar cheguei a ligar pro cara mas ela tem sinistro no documento e ele tinha feito o motor que havia fundido, agora está em uma agencia no interior.
http://www.webmotors.com.br/comprar/kia/sorento/2-5-ex-4x4-16v-diesel-4p-automatico/4-portas/2006-2007/15621568
alejsdias
05/01/2016, 15:57
Eita ou está anunciado em duas lojas ou é trambique, achei o anuncio da loja de SP que eu liguei quando estava procurando.
http://www.webmotors.com.br/comprar/kia/sorento/2-5-ex-4x4-16v-turbo-intercooler-diesel-4p-automatico/4-portas/2007/14956702
Cacio nesse anuncio tem uma que o cara disse que colocou pneus maiores e trocou as molas quando estava procurando pra comprar cheguei a ligar pro cara mas ela tem sinistro no documento e ele tinha feito o motor que havia fundido, agora está em uma agencia no interior.
http://www.webmotors.com.br/comprar/kia/sorento/2-5-ex-4x4-16v-diesel-4p-automatico/4-portas/2006-2007/15621568
Boa Noite, eu tenho o adaptador, mas não percebi nenhuma diferença entre os conectores, nos dois conectores eu consigo ler os mesmos sensores, acredito que o scaner da Kia deve ter alguma função a mais no conector de 20 pinos.
O comentário acima é para o questionamento abaixo
Boa tarde pessoal,
A Sorento tem dois conectores de diagnóstico: o OBD2 no painel e outro diferente no compartimento do motor. Achei este adaptador, que transformar o OBD em ALDL 20 pinos (da Kia). Alguém sabe se o scanner comum é compatível com esta tomada?
Obrigado pela resposta RBarth!
joaomarques
18/01/2016, 16:31
Pessoal depois de ter possuído uma Sorento 2008, 140cv, díesel, automática e ter aprendido muita coisa aqui nesse fórum acabei adquirindo uma 2009, 170cv,, díesel, automática. Gostaria de saber se ela também tem aquele problema de apagão/fumaça preta. Na 2008/140cv sofri até descobrir o isolamento da EGR (Kia e Bosh sempre falando em trocar bico$, bomba, etc, ainda bem que ão troquei), depois foi só alegria. Essa 2009/170cv também tem a tal da válvula? Fica nos mesmo lugar e o isolamento é idêntico?
Agradeço quem puder contribuir...Parabéns a todos amantes desse carro...
Abraços
Joaomarques, ambas possuem EGR. Na de 170 ela fica no mesmo lugar, mas em outra posição, inclusive parece ser a mesma peça. Nunca tivemos problemas em nenhuma delas aqui em casa (140 e 170cv).
Abraço,
allima27
23/01/2016, 19:42
Olá Todos!
Minha AT2009 teve um desgaste no diferencial e começou um barulho chato. Alguém pode me recomendar um local onde recuperar ou comprar novos Pinhão e Coroa? 12x40
Alguém sabe onde conseguir o Rolamento TR369035HL? (36.5x90x35.5).
Sou o Segundo dono e troquei o óleo dos 2 diferenciais assim que comprei. 12mil KM depois começou o barulho.
allima27
23/01/2016, 21:26
Boa tarde pessoALL,
Com relação àqueles vazamentos ref. turbina e conexões do Intercooler, na minha troquei todas as abraçadeiras originais e utilizei umas tradicionais, mais largas e com aperto por parafuso, dessas que vendem nas lojas de materiais de construção.
Como são bem mais largas que as automotivas normais, não cortam as borrachas internas dos mangotes e permitem um aperto bem maior.
Dessa forma não tenho mais o pinga pinga de óleo próx à entrada do intercooler.
Também é interessante observar que, se o vazamento de ar é muito grande nos mangotes, além do motor perder eficiência, essa menor pressão de ar faz com que muita quantidade de óleo acabe por vazar do eixo da turbina pois a pressão de saída não cresce de forma suficiente.
Muitas vezes a turbina está OK mas perdas de ar nas conexões de saída e/ou furos nos intercoolers ou defeitos no revestimento interno dos mangotes (corados por abraçadeiras muito finas), acabam por se traduzir numa perda de óleo bem àcima do normal, muitas vezes se condenando a turbina.
Fica aqui esse alerta.
Abçs,
Cezar -coc2002@gmail.com
Ótima informação!
Notei a perda de óleo nas laterais do intercooler. Já tinha substituído algumas braçadeiras das mangueiras de água pois estavam vazando.
Obrigado pela dica!
joaomarques
26/01/2016, 21:15
Joaomarques, ambas possuem EGR. Na de 170 ela fica no mesmo lugar, mas em outra posição, inclusive parece ser a mesma peça. Nunca tivemos problemas em nenhuma delas aqui em casa (140 e 170cv).
Abraço,
Vlw ffsias
almir.lemos
10/02/2016, 17:11
Pessoal tenho uma informação muito importante...tenho um sorento 2007 diesel 4x4 a 6 anos desde zero..portanto já conheço a mecanica desse carro muito bem pois nesses anos quase tudo relatado aqui por amigos que tem o carro é fato...mas fica a dica mais preciosa...nunca usem bio-diesel neste motor...pois o carro até gosta mas infelizmente a qunatidad de enxofre e agua nesse diesel é uma festa...tive muitos problemas de apagoes com esse carro e depois de muito penar...acabei descobrindo que o grande vilão de fato era o bio-diesel...até um bico tive que trocar...ou seja fiz todas as limpezas...e fui aconsenlhado a só usar o s-10...pronto o carro esta uma maravilha..outra dica...passei muito tempo usando oleo 5w40 que no manual conta como correto tambem...mas o bom mesmo pra esse motor éo 5w-30 uso o da elf p/ diesel....o carro roda redondinho...tenho outras dicas...que passo mas adiante...que quiser saber mais ou duvidas me fale...que respondo numa boa...
almir.lemos
10/02/2016, 17:12
Pare de usar bio-diesel é o grande vilão deste motor...
Arildo MT
10/02/2016, 21:13
Pessoal tenho uma informação muito importante...tenho um sorento 2007 diesel 4x4 a 6 anos desde zero..portanto já conheço a mecanica desse carro muito bem pois nesses anos quase tudo relatado aqui por amigos que tem o carro é fato...mas fica a dica mais preciosa...nunca usem bio-diesel neste motor...pois o carro até gosta mas infelizmente a qunatidad de enxofre e agua nesse diesel é uma festa...tive muitos problemas de apagoes com esse carro e depois de muito penar...acabei descobrindo que o grande vilão de fato era o bio-diesel...até um bico tive que trocar...ou seja fiz todas as limpezas...e fui aconsenlhado a só usar o s-10...pronto o carro esta uma maravilha..outra dica...passei muito tempo usando oleo 5w40 que no manual conta como correto tambem...mas o bom mesmo pra esse motor éo 5w-30 uso o da elf p/ diesel....o carro roda redondinho...tenho outras dicas...que passo mas adiante...que quiser saber mais ou duvidas me fale...que respondo numa boa...
Neste caso o problema não é somente o bio diesel, pois o biodiesel faz parte do s10, alem do s10 absorver mais agua que o comum, agora o enxofre em excesso+agua+biodisel em motores commom rail com dpf, catalizador, egr, é problema.
Mas uma das características do S10 é justamente o nível mais baixo de enxofre. Sobre esta questão da água, é um dos motivos de só abastecer em postos com pré-filtro. Nunca tive problemas.
allima27
11/02/2016, 19:13
Olá todos, no manual de manutenção comenta algo sobre a troca do óleo do diferencial a cada 20.000kms? é Item de revisão?
Carlos4x4
17/02/2016, 09:18
Oleo do diferencial segundo o manuel deve ser trocado a cada 40.000 km, sendo item de revisão.
Olá todos, no manual de manutenção comenta algo sobre a troca do óleo do diferencial a cada 20.000kms? é Item de revisão?
DanielBarreto51
19/02/2016, 13:10
Pessoal,
Tenho lido toda informação possível sobre o carro na internet, e o assunto recorrente é a falta e preço das peças.
Qual a opinião de vcs quanto a isso? Realmente é difícil a manutenção do carro?!
Onde vcs compram as peças, é mesmo muito mais caro que de outros carros ( Pajero por exemplo )?
Daniel,
Não tive problemas de falta de peças...já preço, é um carro importado, e preços de peças variam conforme o dólar. Não tem nada de difícil na manutenção. Seria bom ler este tópico todo, mesmo que grande. Acho muito difícil tu encontrar algo mais completo do que o posta aqui.
Fabio Pimentel
26/02/2016, 09:06
Meu mecânico aqui em Porto Alegre compra as peças de revenda autorizada do Paraguai, são peças genuínas e com um preço muito em conta.
Fabio Pimentel
26/02/2016, 09:24
No ultimo dia 21/02/16 subi a serra no RS, pra quem conhece, Rota do Sol, apos passar pelo segundo túnel perdi potencia, parecia algo estrangulando o motor, tudo que e carro mil passou de viagem por mim, logo apos passar o topo o carro estabilizou, em momento algum saiu fumaça preta ou acendeu qualquer luz no painel, apenas vi que a temperatura subiu um pouco, mas também voltou ao normal. No dia seguinte fui ao mecânico e não acusou nada nos aparelhos. Mas acho que tivesse mais um dois Km de serra não subia.
bmarconi
26/02/2016, 15:40
Esse problema parece um que enfrentei com um TR4 que eu tinha e apresentou superaquecimento do câmbio automático.
Após a temperatura abaixar, tudo voltou ao normal.
No ultimo dia 21/02/16 subi a serra no RS, pra quem conhece, Rota do Sol, apos passar pelo segundo túnel perdi potencia, parecia algo estrangulando o motor, tudo que e carro mil passou de viagem por mim, logo apos passar o topo o carro estabilizou, em momento algum saiu fumaça preta ou acendeu qualquer luz no painel, apenas vi que a temperatura subiu um pouco, mas também voltou ao normal. No dia seguinte fui ao mecânico e não acusou nada nos aparelhos. Mas acho que tivesse mais um dois Km de serra não subia.
bmarconi
26/02/2016, 15:42
Era uma situação semelhante à de embreagem patinando. A rotação do motor até subia, mas o veículo continuava perdendo força.
Verifique o nível e as condições do fluido da transmissão.
allima27
01/03/2016, 16:19
Meu mecânico aqui em Porto Alegre compra as peças de revenda autorizada do Paraguai, são peças genuínas e com um preço muito em conta.
Poderia conseguir com o teu mecânico os contatos dessa revenda no Paraguai?
Cezar Castellões
01/03/2016, 18:41
Caro Fabio Pimentel,
Verifique se o filtro de combustível não está comprometido, quase entupindo, reduzindo o fluxo para bomba injetora, ou ainda a mangueira da linha de sucção obstruída, dobrada ou imprensada.
Na subida de serra há necessidade constante de maior potencia e essa restrição no filtro de combustível ou na linha de sucção, poderia reduzir bastante a vazão de conbustível, limitando o crescimento da pressão por falta de combustível suficiente na entrada da bomba injetora.
Na descida, a injeção de combustível é reduzida e com isso normaliza-se o fluxo e tudo desaparece.
Para testar só em subida longa e ingrime ou no dinamômetro.
Na oficina, acelerando, não surgirá o problema.
Abçs,
DanielBarreto51
21/03/2016, 16:53
Não uso, nem nunca usei serviços de ccs. Também nunca tive um carro a diesel. Não podemos ficar sem as ccs com motor diesel?
Ou ainda, se tiver um Sorento, preciso de atendimento autorizado mesmo!?
bmarconi
21/03/2016, 16:53
Prezados, alguém sabe onde acho (loja confiável na internet) as maçanetas externas da Sorento (modelo antigo)?
Sabem também se é igual à de algum outro modelo?
Obrigado pela atenção
Costa Junior
26/03/2016, 00:19
mINHA Maçaneta externa sorento 2008 enquiçou e nao consegui comprar uma nova. fui num mecanico em natal e ele conseguiu consertar ja tem mais de 10 meses. a porta nao abria.
Costa Junior
26/03/2016, 00:28
boa noite. tenho uma sorento 2007/2008 a diesel 2.5 140 CVe gostaria de saber qual o consumo das maquinas de voces. QUANDO comprei, o proprietario me disse que fazia 10 km por litro. a minha so fazia 7,5 e ja consegui melhorar para 8,5km por litro. agradeço pela atenção
Tenho uma de 140cv em casa e na cidade ela faz entre 8 e 8,5. Na estrada dava quase 14km/l.
almir.lemos
27/03/2016, 10:07
GALERA ALGUEM JÁ SABE UM SUBSTITUDO DO OLEO DO CAMBIO AUTOMATICO DO SORENTO 2007...OLEO ORIGINAL RED1...ALGUEM SABE ME INFORMAR SE ESSE OLEO É O DEXTRON II ou DEXTRON III O U QUAL OLEOEU POSSO USAR...
almir.lemos
27/03/2016, 10:13
GALERA ALGUEM JÁ SABE UM SUBSTITUDO DO OLEO DO CAMBIO AUTOMATICO DO SORENTO 2007...OLEO ORIGINAL RED1...ALGUEM SABE ME INFORMAR SE ESSE OLEO É O DEXTRON II ou DEXTRON III O U QUAL OLEOEU POSSO USAR...
Elton Severo
31/03/2016, 14:20
Fabio, seu mecânico é bom, tu recomenda ? Poderia me passar o endereço ?
DanielBarreto51
31/03/2016, 15:40
Mecânico Bom:
Onde vivem? Como são? O que comem? Veja hoje no globo repórter !!
:lol:
Andre Regali
03/04/2016, 21:43
Boa noite, tenho uma Sorento 2.5 aut e já pesquisei muito a respeito, e o único óleo a venda no Brasil com as especificacões do "Apolloilred-1" é o Motul Multi ATF.
Não utilizem o Dextron II ou III, pois eles são óleos minerais.
alejsdias
04/04/2016, 21:10
Boa noite, tenho uma Sorento 2.5 aut e já pesquisei muito a respeito, e o único óleo a venda no Brasil com as especificacões do "Apolloilred-1" é o Motul Multi ATF.
Não utilizem o Dextron II ou III, pois eles são óleos minerais.
Andre Regali você já trocou o óleo da sua transmissão, quantos litros de óleo vão na troca?
H3nr1qu3
08/04/2016, 11:23
tenho uma sorento 2006 diesel automatica top de linha, porem depois de quase 10 anos sentando graxa na bichinha estou com um problema que nao sei oq é, ela comecou a esquentar ferveu o motor, fiz todo o concerto porem agora ela começo a consumir agua e oleo, quase mais q o proprio disel na verdade a cada 300 km tenho que colocar um litro de oleo e agua todo dia antes de sair com ela, se alguem souber oq pode ser me fale porfavor, vou levala na consesionaria fazer o reparo mas nao quero ser pasado pra tras por eles, mais uma vez, se alguem souber algo agradeço
Andre Regali
09/04/2016, 22:23
Boa noite alejsdias. Ainda nâo troquei, pois ela ainda nâo tem 80k, as trocas sâo feitas de 80 e 80k. Sâo 10 litros, mas a troca correta que é feita na máquina que ê uma especie de "hemodiálise" consome cerca de 14 litros. Caso a troca seja feita por gravidade como fazemos na troca de óleo do motor, vai sair cerca de 6 litros apenas, pois parte vai ficar no conversor de torque, e misturar óleo velho com o novo nâo é uma boa idéia.
Andre Regali
09/04/2016, 22:35
Boa noite H3nr1qu3. Quando voçe disse " fiz todo o concerto". O que foi feito? Normalmente quando mantemos o liquido de arrefecimento tudo em dia e do nada a temperatura sobe acima do normal é a válvula termostática que nâo abriu. Ou perda do líquido por rompimento de mangueiras.
prazzolin
11/04/2016, 08:29
bom dia , preciso e ajuda, tenho sorento diesel 2008 2.5 , ,uito boa camionete , porém semana passada ela começou a não passar de 3.000 giros , já levei em especialistas de , boma , bico ,motor , caixa , ninguém resolveu o problema . oque será que aconteceu?
Minero22
11/04/2016, 08:42
A minha aconteceu algo parecido: perda de potência, falta de aceleração (naão chega nem nos 3000 rpm). Fiz a limpeza do pré-filtro dentro do tanque de combustível, saiu uma borra que podia estar obstruindo a entrada do diesel na bomba, mas o problema persiste. A luz de "check" do painel acendeu, e no diagnóstico eletronico aparece o problema código P-1186, que indica baixa pressão na bomba de combustível ou curto-circuito no sensor de temperatura do motor. Vou levar hoje no mecânico para testar a pressão da bomba de combustível antes de comprar o sensor de temperatura. Se alguem tiver alguma dica agradeço.
H3nr1qu3
11/04/2016, 08:50
foi trocada toda parte superior do motor e todas as peças que dao problema com o super aquecimento como mangueiras filtros e toda aparte superior do motor, mas agora acho q é possivel q esteja entrando agua no carter, e por conta diso ela esta queimando a agua e o oleo junto com o diesel.
Andre Regali
11/04/2016, 21:29
Boa noite H3nr1qu3. Se a agua esta misturando ao oleo do carter, basta olhar ao abrir a tampa de abastecimento no cabeçote e ver a formação de goticulas de água junto com uma espuma esbranquiçada, que é a mistura de água com o óleo. Isso quando é pouca agua passando, quando é muito, basta ver na vareta de nível o óleo parecendo uma creme esbranquiçado, e ai corre para o mecânico.
A passagem da água para o óleo se dá por juntas queimas, ou mau instaladas no cabeçote. Cabeçote empenado, ou também trincas no mesmo. Se o serviço que voçê fez faz pouco tempo talvez esteja em garantia.
Andre Regali
11/04/2016, 21:46
Boa noite prazzolin. Pode parecer bobeira, mas um colega do Mato Grosso passou por uma situação parecida, já tinham condenado bomba, bico, turbina, e era simplesmente o filtro de ar obstruido por um saco plástico sugado na estrada.
Infelizmente estes motores modernos tem muita eletrônica, e dependemos de um scaner de diaginose para sermos mais acertivos. Passe numa concessionária e solicite uma leitura dos dados.
Boa noite prazzolin. Pode parecer bobeira, mas um colega do Mato Grosso passou por uma situação parecida, já tinham condenado bomba, bico, turbina, e era simplesmente o filtro de ar obstruido por um saco plástico sugado na estrada.
Infelizmente estes motores modernos tem muita eletrônica, e dependemos de um scaner de diaginose para sermos mais acertivos. Passe numa concessionária e solicite uma leitura dos dados.
A concessionária trocou a válvula chamada EGR na minha Sorento devido ao mesmo tipo de problema. Devido a relatos deste fórum mandei, oficina particular, limpar o tanque (muito sujo) e trocar todos os filtros da linha de diesel. Não tive mais problemas. Qual a origem do problema? Não sei.
Andre Regali
12/04/2016, 22:35
Boa noite Ralmaca.
A minha eu desativei o sistema EGR, a solução técnica de recircular parte dos gases do escape, que é cheio de fuligem, devolta na linha de ar limpo da admissão não me agrada. Porque usamos o filtro de ar afinal? Depois de certo tempo ela pode travar numa posição intermediária e comprometer o desempenho.
Com relacao ao tanque de combustível, gostaria de registrar aqui uma dica, me desculpem mas não li todas as páginas do forum onde algum colega ja pode ter feito ou dito. As partículas que se desprendem lentamente das paredes do tanque, são o revestimento anti ferrugem, que vão aos poucos acumulando no pescador e podem obstruir o fluxo de Diesel, afetando o desempenho e até cortar o funcionamento do motor. Pois bem, por acaso limpando o meu tanque de forma preventiva, percebi que estas partículas tem propriedades magnéticas... Ai tive a idéia de colocar alguns imas dentro do tanque, próximo do pescador. Não é que funcionou...Agora regularmente abro o acesso da bóia e vejo que todas as partículas ficam grudadas nos imas. Acabou o medo de ficar sem Diesel por obstrução, mas mantenho a troca regular do filtro de combustível sempre de 10.000 em 10.000km.
junior_martins
13/04/2016, 00:08
Boa noite pessoal, tenho uma Sorento 08/09 VGT que esta apresentando vazamento de óleo do motor pela bomba de vácuo que neste carro não é no alternador, fica atras do cabeçote. Alguem já teve esse problema.? A luz de freio vinha acendendo com frequencia e agora permanece acesa e o freio endureceu de vez. O carro esta com 106 mil km. Obrigado
junior_martins
13/04/2016, 20:05
Alguem...?
junior_martins,
Se o pedal está duro, é sinal que a bomba não está gerando vácuo. Eu nunca tive problemas nesta parte.
Caros Foristas, bom dia!
Sou de Brasília/DF. Me cadastrei há pouco tempo e até agora aproveitei para devorar o fórum. Tentei absorver o máximo de dicas, cabendo destaque para os auxílios do FFSIAS e do marBO.
Comprei minha Sorento EX 08/09 170cv em dez/2015, ainda com 58.000 km. O carro pertencia ao meu pai. Revisões até 60.000km na KIA. Já fiz longviagens com ela. as A partir dos 70.000km passei a fazer as revisões fora da CCS (esta última semana passada).
Pois bem... ela apresenta vazamento de óleo, estando o protetor de cárter, parte debaixo da turbina, tudo encharcado. Hoje a levei em um mecânico que me apresentou o seguinte problema: "A turbina está jogando o óleo do motor por todo o sistema da turbina. Teremos que fazer a limpeza de todo o sistema e observar. O orçamento ficou em R$ 400,00".
Lembrei de uma publicação em que um forista já passou por algo semelhante e resolveu o problema trocando os anéis das mangueiras por anéis mais fortes, seria isso? Preciso da vossa ajuda.
1- Alguma oficina indicada em Brasília/DF, de "confiança" para um segundo orçamento?
2- O valor para retirada e limpeza de todo os sistema está adequado?
3- Seguem as fotos, onde fica evidente que a parte debaixo está bem suja de óleo.
Abraços!
http://www.4x4brasil.com.br/forum/attachment.php?attachmentid=527098&stc=1http://www.4x4brasil.com.br/forum/attachment.php?attachmentid=527099&stc=1http://www.4x4brasil.com.br/forum/attachment.php?attachmentid=527100&stc=1http://www.4x4brasil.com.br/forum/attachment.php?attachmentid=527101&stc=1http://www.4x4brasil.com.br/forum/attachment.php?attachmentid=527102&stc=1http://www.4x4brasil.com.br/forum/attachment.php?attachmentid=527103&stc=1http://www.4x4brasil.com.br/forum/attachment.php?attachmentid=527104&stc=1
Boa tarde rpetek!
A minha VGT também apresentava este vazamento, coisa que nunca ocorreu na outra (WGT). Antes de mexer na turbina, desmontei as mangueiras para limpar e apertei bem as braçadeiras antigas, não cheguei a trocar. Não retirei o intercooler pois teria que retirar muita coisa té chegar nele. Também fiz a troca do óleo, pois estava desconfiado que não era o recomendado. Depois disto não tive mais problemas.
Abç!
Grande ffsias, então vou seguir nessa linha.
Primeiro, pagar pela limpeza de todo o sistema.
Com relação às braçadeiras, creio que terei mesmo que trocar por aquelas que apertam com chave, já que as originais são no estilo "presilha".
O óleo troquei semana passada na revisão de 70.000km e coloquei o motul sintético 5w 30. Na ocasião também troquei os filtros, óleo dos diferenciais e lubrifiquei os cardans.
Caso alguém tenha indicação de mecânica em Brasília, peço responder.
Abraços
junior_martins
23/04/2016, 01:33
junior_martins,
Se o pedal está duro, é sinal que a bomba não está gerando vácuo. Eu nunca tive problemas nesta parte.
Bom dia ffsias, troquei a bomba de vácuo, ela se despedaçou, 106 mil km já, agora percebi que a mangueira que vem bomba de vácuo até o hidro vácuo tem uma válvula dentro, essa tal válvula permite somente a sucção de ar, correto.? Pois bem ainda acende a luz de freio quando piso bem fundo no pedal do freio e volta a se apagar quando solto o pedal. Outra coisa, troquei a válvula eletromagnética da VGT porque a Sorento esta fraca em baixas rotações, o defeito ainda persiste, o motor não enche antes dos 3000 rpm, em alguns casos preciso até colocar na reduzida pra sair de alguma ladeira. Alguma sugestão.? Só me resta trocar o atuador da VGT. Att
almir.lemos
23/04/2016, 07:34
Estou com um problema a algum tempo...meu sorento é 2007 diesel...automatico a caixa tem dado uns trancos só quando o carro esta quase parando na redução das marchas de força...o charles engenheiro da kia aqui no rj...me disse que isso é o sensor de temperatura da caixa...realmente faz sentido...pois o motor logo quando liga ou seja estando frio esses socos não aparecem, primeira pergunta: Aonde fica esse sensor da caixa automatica? Onde posso comprar? Alguem tem foto ou ja teve esse problema? Se alguem poder ajudar agradeço..gratos a todos
alejsdias
23/04/2016, 16:26
Almir não sei se você leu todo o fórum, quando comprei minha Sorento ela estava assim quando eu para dava um pequeno tranco levei o carro na concessionaria onde comprei e o carro ficou lá 30 dias fizeram de tudo tiraram a central multimidia e colocaram o radio original trocaram bateria mandaram o carro pra KIA que fica em ITU onde comprei o carro e nada de achar o defeito a ultima coisa feita no carro foi desmontar e montar novamente o cardã e do nada PAH o tranco sumiu peguei o carro e o gerente me disse que não tinha a menor ideia qual era o defeito mas deveria ser alguma coisa no cardã.
Estou com um problema a algum tempo...meu sorento é 2007 diesel...automatico a caixa tem dado uns trancos só quando o carro esta quase parando na redução das marchas de força...o charles engenheiro da kia aqui no rj...me disse que isso é o sensor de temperatura da caixa...realmente faz sentido...pois o motor logo quando liga ou seja estando frio esses socos não aparecem, primeira pergunta: Aonde fica esse sensor da caixa automatica? Onde posso comprar? Alguem tem foto ou ja teve esse problema? Se alguem poder ajudar agradeço..gratos a todos
junior_martins,
Eu troquei o atuador, pois estava furado. Já fez outras verificações em busca de problemas, tirando a turbina?
Sobre esta questão da temperatura influenciar no funcionamento da caixa, eu percebo que a minha tem funcionamento mais suave e linear em temperaturas mais amenas. Diga-se de passagem , eu percebo nítida diferença de comportamento na caixa e na suspensão em dias muito quentes.
O sensor de temperatura fica dentro da caixa, no corpo de válvulas.
Bom dia Carlos 4X4,
Já tive isso na minha Sorento e era apenas falta de pressão das abraçadeiras originais que fixam os mangotes que conectam da saída da turbina até o intercooler.
São 2 mangotes antes da entrada do intercooler e substituí as abraçadeiras originais (que não davam um bom aperto) por abraçadeiras largas com parafusos de aperto). Aproveite para ver o estado desses mangotes e também do mangote de saída do intercooler que alimenta de ar o bocal da admissão.
Quando mal apertados ocorre perda de pressão do turbo, reduzindo o torque e, se na entrada do intercooler, facilitam o vazamento de óleo de lubrificação do mancal, sujando o piso da garagem e consumindo óleo por perda (vazamento).
No entanto se a perda de óleo persistir (nesse caso se acumulando dentro do intercoolet e detectável pela redução do nivel de óleo do carter), o problema seria da turbina.
Mas... seja otimista e aperte as abraçadeiras !
ABÇs, Cezar - byCOC
Caro FFSIAS, finalmente achei um caso relatado cono o meu. Do forista Cezar!
Cezar, cacei esse post no forum
Bom dia Carlos 4X4,
Já tive isso na minha Sorento e era apenas falta de pressão das abraçadeiras originais que fixam os mangotes que conectam da saída da turbina até o intercooler.
São 2 mangotes antes da entrada do intercooler e substituí as abraçadeiras originais (que não davam um bom aperto) por abraçadeiras largas com parafusos de aperto). Aproveite para ver o estado desses mangotes e também do mangote de saída do intercooler que alimenta de ar o bocal da admissão.
Quando mal apertados ocorre perda de pressão do turbo, reduzindo o torque e, se na entrada do intercooler, facilitam o vazamento de óleo de lubrificação do mancal, sujando o piso da garagem e consumindo óleo por perda (vazamento).
No entanto se a perda de óleo persistir (nesse caso se acumulando dentro do intercoolet e detectável pela redução do nivel de óleo do carter), o problema seria da turbina.
Mas... seja otimista e aperte as abraçadeiras !
ABÇs, Cezar - byCOC
Caro FFSIAS, finalmente achei a publicação a qual eu fazia menção. É do forista Cezar.
Cezar, cacei como nunca esse post! Hahaha
Obrigado Drosssor51, vou providenciar a válvula para as duas. Se não conseguir original, vou colocar esta que tu indicou.
Abraço!
Ffsias, boa noite meu caro!
Vc acabou colocando essa válvula?
Teve percepção de alguma mudança?
Abraços Foristas!
Ffsias, boa noite meu caro!
Vc acabou colocando essa válvula?
Teve percepção de alguma mudança?
Abraços Foristas!
Boa noite rpetek!
Coloquei, mas não percebi melhora na situação. Inclusive ficou pingando um pouco de óleo, que condensava nela. Acabei retirando.
Abraço!
boa noite estou querendo comprar um kia sorento meu primeiro carro a diesel pois viajo p o nordeste e estou lendo o forum e todo mundo fala bem deste carro estou negociando um 2009/2009 53 mil o que vcs acham agradeço a ajuda 2.5 automatico 90 mil kms.
drosssor51
26/04/2016, 17:15
Boa tarde Amigos.
Com o recorrente problema de turbina na Sorento do meu velho, penso em substituir o sistema VGT por uma garrett de WG original das sorentos de 140cv (A do meu pai é uma 2008 MT 170cv)
Três turbinas já foram trocadas.
1 recondicionada - durou 1 ano
2 conjunto rotativo novo (JRone) - durou 7 meses
3 recondicionamento do CR novo na garantia - durou e semanas.
O carro está desmontado no momento, penso em colocar uma turbina WG.
O que acham???
Saudações - Diego
Qual o problema que está ocorrendo na turbina? São vazamentos?
Não sei se a troca é possível, teria que comparar ambas as versões para ver como ficariam as conexões.
o sorrento usa motor euro5, alguem tentou ou sabe se é possivel eliminar a VALVULA EGR deste motor?
o sorrento usa motor euro5, alguem tentou ou sabe se é possivel eliminar a VALVULA EGR deste motor?
ou melhor isolar a egr.
boa noite estou querendo comprar um kia sorento meu primeiro carro a diesel pois viajo p o nordeste e estou lendo o forum e todo mundo fala bem deste carro estou negociando um 2009/2009 53 mil o que vcs acham agradeço a ajuda 2.5 automatico 90 mil kms.
Konde, carro de muito bom gosto, potente e econômico para categoria. O Fórum é maravilhoso e tem muitas dicas.
Recomenda ver as páginas abaixo:
Peças de Revisão: Pág. 58
Rolamentos: Pág. 71
Problemas relacionados a perda de potência: Pág.74 e 79 (tem uma aula do Forista Wolleo);
Abraços e boa sorte na escolha.
drosssor51
27/04/2016, 15:54
Qual o problema que está ocorrendo na turbina? São vazamentos?
Não sei se a troca é possível, teria que comparar ambas as versões para ver como ficariam as conexões.
Boa tarde ffsias
Sim vazamentos, perda de potência e fumaça preta.
Acredito que a turbina não esteja mandando ar suficiente, e também ultimamente acredito no funcionamento incorreto do VGT.
Sim vazamentos, perda de potência e fumaça preta.
E é ponto pacífico que sempre é na turbina o problema? Tem turbina 0km pra vender no ML. R$2100 a VGT.
Ola pessoal estava lendo o tópico do Sorento aqui, e estou pensando de comprar uma, hoje eu tenho uma Grand Cherokee Laredo 97 e estou querendo um carro mais novo e com motor diesel, aqui perto tem um cara com um Sorento 2009 2.5 170cv Manual, queria saber um resumo no geral do pessoal que possui esse carro se vai ser uma boa aquisição ou se acham que e melhor olhar outras opções? O consumo desse carro eu andei lendo que e algo em torno de 7 km/l na cidade e 10 km/l na estrada, essa informação procede? uma questão que eu queria era os 7 lugares mas infelizmente parece que não e possível nessa versão, alguém sabe se tem como colocar se o Detran implica com essa alteração? Caso não seja possível irei manter original com 5 lugares, não e algo que atrapalhe de fazer o negocio essa questão do terceiro banco. Desde já agradeço a todos.
Marcelo, tudo em paz?
Em qual mecânica de Brasília costuma levar seus veículos 4x4?
Abraço!
drosssor51
28/04/2016, 17:33
E é ponto pacífico que sempre é na turbina o problema? Tem turbina 0km pra vender no ML. R$2100 a VGT.
Sim, sempre na turbina.
Vi essa turbina nova mas desconfio da marca, nossa preferência foi por um conjunto rotativo novo.
Lendo algumas paginas sugeridas pelos colegas, vamos isolar a EGR, as peças que fazem o isolamento (EGR Killer) estão prontas, e a turbina acredito que chegue amanhã.
Removemos e lavamos a borboleta de entrada do coletor de admissão, removemos o arrefecimento dos gases re circulados pela EGR e vamos tentar tirar o coletor de admissão.
Vamos ver no que vai dar....
Sim, sempre na turbina.
Vi essa turbina nova mas desconfio da marca, nossa preferência foi por um conjunto rotativo novo.
O conjunto rotativo era de qual marca?
Cezar Castellões
29/04/2016, 16:39
Boa tarde rpetk,
Pelas fotos enviadas é quase certo que suas mangueiras estão com muita fuga de pressão de ar nas conexões, o que resulta numa redução da pressão da saída da turbina (com redução compliância da exaustão), aumento significativo de fuga de óleo de lubrificação nos mancais da turbina, causando aspersão desse óleo pelas paredes internas das mangueiras e fuga para o exterior das mesmas nos pontos de conexão frouxa ou deficiente.
Nota-se pelas fotos, especialmente a última, e ainda naquelas que mostram locais vizinhos às presilhas ou abraçadeiras.
A limpeza proposta trará o benefício de extrair qualquer resíduo de óleo no interior do intercooler (desde que retirem o intercooler para lavagem) além de aspectos puramente cosméticos da limpeza dos locais afetados.
No entanto, a simples conexão correta das mangueiras desde que não estejam cortadas, permitirá sanar o problema e sugiro o uso daquelas abraçadeiras mais largas e de aperto por parafusos que proporcionam forte fixação e previnem (por serem mais largas) que a mangueira sofra corte pela abraçadeira convencional (estreita).
Abçs,
Cezar-coc2002@gmail.com
Cezar Castellões
29/04/2016, 17:08
Boa tarde drossor51,
Certamente que a substituição da turbina original (VGT) das Sorentos 170cv por outra com a configuração whastegate (WG) trará grande perda em dois pontos principais:
A) Turbo Lag ... Uma vez escolhida a turbina compatível com o volume de exaustão da descarga/ capacidade volumétrica do motor e máxima rpm de operação, o aumento da pressão nas baixas rpms será deficitário e a curva de torque do motor expressará uma acentuada perda de torque nas baixas rpms.
Com isso, o tempo de atuação da turbina será muito elevado, prejudicando em muito a retomada de velocidade e dirigibilidade no trânsito das cidades.
B) Perda de potência nas baixas rpms: Com a VGT original, o ganho de potencia cresce antes de 2000 rpms, tornando o veículo (que é bem pesado) ágil nas acelerações e levando pouco tempo para "demarrar", ou seja, o tempo de aceleração é bem curto.
Com a tradicional e superada WG, uma vez que seja ajustada para as mesmas características do veículo acima relacionadas, terá o corte de pressão próxima a 0,5 bares (para não ultrapassar os limites originais) à rotação próxima a 4000 rpms, tornando o regime de baixas rpms com pouco enchimento (pela geometria fixa da WG) fazendo que nas acelerações o crescimento desejável da pressão ocorra nas proximidades de 2700 rpms, tornando o carro lerdo nas baixas rpms.
Além disso são muitas alterações necessárias e resultados certamente sofríveis.
Melhor será tirar e limpar bem coletor de admissão, checar intercooler e borboleta de admissão do gás recirculante (borboleta/acionador da EGR - pode estar semi-ativada), checar mangotes ou mangueiras de acoplamento ao intercooler e deste à saída da turbina e manter a turbina VGT original mas que seja CORRETAMENTE AJUSTADA ( no parafuso do atuador à vácuo) de sorte que à 2500 rpm em regime de carga ( na estrada - com resistência aerodinâmica - 100km/h), a pressão na entrada da admissão (saída do intercooler) seja na faixa de 0,5 bares.
Abçs,
Boa tarde Amigos.
Com o recorrente problema de turbina na Sorento do meu velho, penso em substituir o sistema VGT por uma garrett de WG original das sorentos de 140cv (A do meu pai é uma 2008 MT 170cv)
Três turbinas já foram trocadas.
1 recondicionada - durou 1 ano
2 conjunto rotativo novo (JRone) - durou 7 meses
3 recondicionamento do CR novo na garantia - durou e semanas.
O carro está desmontado no momento, penso em colocar uma turbina WG.
O que acham???
Saudações - Diego
Cezar Castellões
29/04/2016, 17:49
o sorrento usa motor euro5, alguem tentou ou sabe se é possivel eliminar a VALVULA EGR deste motor? Boa tarde edwint,
Nossas Sorentos 170cv ( 2008 e 2009) ainda são EURO 3 e para alcançar esse nível de emissão e particulados, o sistema de injeção atinge até 1350 bares.
Apesar de não ser recomendado por aumentar o nível de poluentes, especialmente CO, HC,HC+NOx+materiais particulados, alguns têm isolado a mesma apenas colocando-se uma lâmina fina bloqueando os gases de exaustão já resfriados que retornam ao bocal de admissão da válvula borboleta acionada eletronicamente por um acionador (vácuo ou solenóide) conforme o fabricante/ modelo.
Afora a questão ambiental, as vantagens técnicas desta isolamento da EGR são interessantes:
A câmara de combustão trabalha mais aquecida e a não formação de compostos abrasivos formados devido ao excesso de carbono e nitrogênio oriundos dos gases recirculados, favorecem especialmente 3 pontos:
a) Menor contaminação do óleo de lubrificação das paredes dos cilindros com materiais abrasivos gerados nessa reação do ar aquecido com os gases de recirculação ricos em carbono e nitrogênio, aumentando a vida útil do óleo e das camisas dos cilindros.
b) Maior presença de Oxigênio antes da queima, proporcionando maior enchimento efetivo do motor e maior potência de saída, chegando entre 5 e 10% nas baixas rpms e nos picos de aceleração.
c) Como os gases de recirculação ficam "presos" no tubo resfriador desses gases- resfriados pela água do radiador circulante em tubos selados , o aquecimento nas proximidades do coletor de admissão é reduzido substancialmente, favorecendo maior densidade do ar de admissão e elevando a potência geral do motor. Além disso, o aquecimento da água de refrigeração é reduzida, favorecendo o funcionamento do radiador, embora em diminutas proporções.
Esse bloqueio também isola a admissão do motor de possível aspiração de água em caso de corrosão severa do tubo de água que resfria esses gases de recirculação, especialmente em motores com muitos anos de fabricação e que possam ter funcionado por longo tempo com baixa carga de aditivos anticorrosivos na água do radiador.
O sistema EGR, ainda que necessite de maior manutenção, é preterido em favor de sistemas que utilizam solução de URÉIA (ARLA) injetadas nos catalizadores especialmente em veículos de carga e submetidos a regimes mais severos de trabalho.
Este sistema de injeção de ARLA preserva melhor aqueles veículos com menor manutenção (ou mais espaçadas) e apresentam maior potência mecânica/ litragem, sem poluir e mantendo padróes de poluição compatíveis com EURO 3, 4 e 5, obtendo resultados até melhores que o EGR, ainda que necessitem de abastecimento de ARLA periodicamente.
Isolar ou não o sistema EGR ? Minha opinião é que não se isole pois devemos todos preservar nosso planeta.
Cezar sempre nos dando aula. Tenho algumas postagens salvas, para facilitar futuras consultas.
Já pensei em fazer o isolamento, tanto na de 140 quanto na de 170cv. Principalmente quando descobri que a válvula estava trancada na de 140cv.
Cezar Castellões
29/04/2016, 21:11
Cezar sempre nos dando aula. Tenho algumas postagens salvas, para facilitar futuras consultas.
Já pensei em fazer o isolamento, tanto na de 140 quanto na de 170cv. Principalmente quando descobri que a válvula estava trancada na de 140cv.
Boa noite ffsias,
Há alguns anos tive um problema com a válvula EGR que havia emperrado semi-fechada, deixando uma pequena passagem de gases da exaustão recirculando para a admissão.
Observei que isso prejudicava muito o rendimento do motor e nessa oportunidade limpei a borda do vent (borboleta) que estava com uma borra que não permitia vedar corretamente e assim tudo ficou normalizado.
Por curiosidade pude comparar a performance do motor com o sistema devidamente corrigido e ativo (que retornou o rendimento normal do motor) contra a isolação total da recirculação desses gases que fiz, experimentalmente, com uma fina chapa de inox no acoplamento entre o tubo que traz o gás recirculado esfriado, como se fosse uma junta, porém fechada ou "cega", no ponto de conexão à entrada da válvula da EGR.
Com o sistema isolado pela "junta cega", pude comprovar o maior desempenho do motor, especialmente nas acelerações, onde o sistema eletrônico "abre" a válvula mediante pequena haste que efetua leve giro da borboleta.
Asssim, mesmo com todo o sistema agindo, acionando a haste e abrindo a válvula, não havia como esses gases serem introduzidos pois a chapa bloqueava a entrada desses gases. O sistema eletrônico nada percebia.
Coincidentemente nesta mesma semana, apesar da Sorento apresentar uma resposta mais dinâmica e ágil, fiz a vistoria da Sorento no Detran e, com a EGR ainda bloqueada pela "junta cega", não passava, repetidamente, no teste dos gases, especialmente na quantidade de óxidos nitrosos NOx e HC.
Nessa mesma tarde, apenas retirei o "gatilho (junta cega)" e no dia seguinte fui refazer o teste e passou muito bem, sem qualquer problema.
Ou seja: Bloquear a ação da EGR melhora o rendimento do motor porém afeta prejudicialmente a emissão de poluentes .
Por isso ando com a EGR funcionando normalmente e melhoro o rendimento do motor, tanto em potencia como em economia, utilizando o CRMapp e tenho feito as revisões de gases anualmente, com o mesmo instalado, sem qualquer problema.
Abraços,
drosssor51
06/05/2016, 16:50
Cezar... que aula.
Meus problemas são um pouco diferentes, não estamos conseguindo acertar o carro, a turbina estourou repetidas vezes.
A turbina com WG, teria como objetivo "matar" o sistema de acionamento da VGT, pois, por características de desempenho, acredito não funcionar corretamente. (já foi descartada)
Agora... a descarbonização da admissão e dutos da EGR serão feitas na Sorento.
Vamos aguardar os próximos acontecimentos.
Saudações - Diego Rossi
H3nr1qu3
23/05/2016, 19:19
ola, essa semana mandei minha sorento para uma autorizada kia dar uma olhada, ela vinha apresentando alguns sintomas como consumir agua e oleo, super aquecer o motor e respingar agua pelo escapamento, entao o pessoal da consecionaria me ligou hoje passar o orçamento e falou que o problema estava no reservatorio expansivo, gargalo do cabeçote e junta do gargalo, e mais algumas peças, alguem ja teve o mesmo problema?? foi esta mesma a soluçao? parece uma soluçao plausivel para quem entende de motor a diesel?
Na maioria das vezes é problema na junta do cabeçote, mas que pode ocasionar outros danos, principalmente por causa do arrefecimento prejudicado. O que seria este tal "gargalo" do cabeçote?
Boa noite ffsias,
Há alguns anos tive um problema com a válvula EGR que havia emperrado semi-fechada, deixando uma pequena passagem de gases da exaustão recirculando para a admissão.
Hoje desmontei a válvula e a minha também estava emperrada. Não se movia para dentro por nada. Consegui soltar, só ainda não andei com ela para ver se vou perceber alguma diferença. Como estou usando o chip, e para meu gosto ela está muito bem, acho que não vou perceber muita diferença.
Abraço,
caiobrunosousa
29/05/2016, 20:15
Boa noite, tenho uma sorento 2006 e apareceu esse vazamento, gostaria de saber se é alguém ja passou por isso? e o que pode ser?529440
junior_martins
30/05/2016, 15:47
[QUOTE=ffsias;2365773]junior_martins,
Eu troquei o atuador, pois estava furado. Já fez outras verificações em busca de problemas, tirando a turbina?
Caro FFSIAS, já verifiquei tudo e ela ainda esta fraca até os 2300 rpm, depois disso vai que vai, como faço pra verificar esse atuador.? Já me disseram ser ele tambem, mas o valor dessa peça não me permite erros, se não for ela vou gastar quase 2 mil e não resolver o problema. Em subidas é um sacrificio, muitas vezes coloco na reduzida pra sair. Att
junior_martins
30/05/2016, 16:05
Ola amigos , sou novo no forum. Tenho uma sorento 2009 2.5 TD. 170cv
Relatei aqui no forum diversos depoimentos com o mesmo problema que eu passo atualmente. O famoso "apagão" ganho se quer fazer uma ultrapassagem e a "bomba ninja" de fumaça preta saindo pelo escape.
Já anotei diversas coisas que devo fazer, como trocar filtros de combustivel, filtro de oleo, valvula de alivio, limpeza de tamque de combustivel e essa vedação da EGR para parar de alimentar esses gases poluidos.
O meu grande problema é AONDE encontro uma oficina especializada e de confiança em sao paulo.
Moro em barueri entao gostaria de pedir á vocês alguns contatos de oficinas boas.
Desde já agradeço á todos e parabens pelo forum muito bom mesmo. Ja aprendi muito sobre meu carro lendo todas as msg.
um abraço . Felipe
Boa tarde Felipe, resolveu os problemas com a Sorento.? Se precisar de uma força me chama no whats 11 997320513
Abraços.
[QUOTE=ffsias;2365773]
Caro FFSIAS, já verifiquei tudo e ela ainda esta fraca até os 2300 rpm, depois disso vai que vai, como faço pra verificar esse atuador.? Já me disseram ser ele tambem, mas o valor dessa peça não me permite erros, se não for ela vou gastar quase 2 mil e não resolver o problema. Em subidas é um sacrificio, muitas vezes coloco na reduzida pra sair. Att
Olá Junior,
Para testar o atuador, retira a mangueira que saí da válvula solenóide até ele e faz sucção (chupa) com a outra ponta ainda conectada no atuador. Ele deve se mover. Caso o ar esteja fluindo sem resistência e sem mover a haste, é sinal que ele está com problema.
Eu comprei no ML (Valvula Turbina Kia Sorento 170cv Pn 5303 970 0122 Crdi - R$ 500,00 no MercadoLivre (http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-742826254-valvula-turbina-kia-sorento-170cv-pn-5303-970-0122-crdi-_JM)). CCS não dá pra meter...é facada.
A questão é que a troca deve ser feita com cuidado, marcando exatamente as posições de ajuste da anterior, para que não haja danos e a turbina trabalhe de forma correta.
Abraço,
Cezar Castellões
02/06/2016, 10:39
[QUOTE=junior_martins;2373087]
Olá Junior,
Para testar o atuador, retira a mangueira que saí da válvula solenóide até ele e faz sucção (chupa) com a outra ponta ainda conectada no atuador. Ele deve se mover. Caso o ar esteja fluindo sem resistência e sem mover a haste, é sinal que ele está com problema.
Eu comprei no ML (Valvula Turbina Kia Sorento 170cv Pn 5303 970 0122 Crdi - R$ 500,00 no MercadoLivre (http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-742826254-valvula-turbina-kia-sorento-170cv-pn-5303-970-0122-crdi-_JM)). CCS não dá pra meter...é facada.
A questão é que a troca deve ser feita com cuidado, marcando exatamente as posições de ajuste da anterior, para que não haja danos e a turbina trabalhe de forma correta.
Abraço,
Isso mesmo !
Normalmente quando está com problemas a fuga de ar acontece na junção do guarda pó de borracha com a haste de acionamento.
Se tiver com fuga de ar (nessa junta ou algum rompimento da borracha) o resultado é exatamente o que vc está percebendo em seu veículo.
Caso esteja com fuga de ar nessa junção, vc pode tentar resolver amarrando a ponta do guarda pó com linha tipo "rococó" (o pessoal das antigas que soltava pipa sabe bem o que é...) ou abraçadeira de naylon bem fina, mas vai precisar tirar a caixa do filtro de ar pois o acesso é difícil.
A vantagem é não precisar realizar o ajuste de um novo atuador, o que é muito difícil de fazer e pode trazer grandes problemas se mal realizado.
Abçs
No meu caso, eu mesmo troquei o atuador, seguindo as orientações da literatura técnica da Kia. Inclusive comprei um vacuômetro para testar a peça nova depois de instalada. Prender só o guarda pó, não estava adiantando, até porque ele tem elasticidade diferente da membrana interna do atuador.
Cezar Castellões
05/06/2016, 12:36
No meu caso, eu mesmo troquei o atuador, seguindo as orientações da literatura técnica da Kia. Inclusive comprei um vacuômetro para testar a peça nova depois de instalada. Prender só o guarda pó, não estava adiantando, até porque ele tem elasticidade diferente da membrana interna do atuador.
Boa tarde ffsias,
Há alguns anos, acessando um site técnico estrangeiro da KIA ( não lembro mais qual), li o procedimento deste ajuste e desde então tenho ajustado com uma pressão positiva de 0,5 Bares à 2500 rpm e com carga (acelerando tudo) na estrada.
Tem dado bom resultado tanto em consumo quanto em rendimento do motor.
Nas diversas experiências que fiz na época que estava avaliando o projeto do CRmapp, notei o seguinte:
Quando colocamos pressão maior, o veículo fica com mais potencia e torque nas baixas rpms mas custa a subir de giro, ficando "amarrado" e o consumo dispara.
Quando ajustado com pressão mais baixa, o turbo lag aumenta, custando a ganhar torque, o rendimento do motor cai e o consumo cai levemente.
Gostaria, se possível, que você nos passasse o link dos procedimentos da KIA citados em seu post ou, se em papel, escaneasse e compartilhasse conosco.
Abraços,
Gostaria, se possível, que você nos passasse o link dos procedimentos da KIA citados em seu post ou, se em papel, escaneasse e compartilhasse conosco.
Abraços,
Boa tarde Cézar,
Segue os arquivos com o procedimento. Um extraído do GDS, o outro foi traduzido do idioma russo (peguei em um fórum deles), pelo Google Translate.
Abraços,
Parabéns a todos que contribuem para este tópico! Estou namorando uma 2009 EX e devorei as paginas tentando conhecer mais o carro. Muita informação valioda. PArabéns a todos!!
Estou avaliando o risco de pegar um carro deste nível incrível, porém de mecanica cara e confesso desconfiar da marca (sem a conhecer) .. Mas, o motor a diesel me encanta!
Esta semana verei uma com 122k rdados único dono e outra 80k com revisões em concessionaria.
Alguém o RJ poderia informar os valores de IPVA e seguro?
Espero voltar aqui muitas vezes mais!
Abraço a todos!
Renato Feijao
08/06/2016, 22:43
Prezados, boa noite !
Gostaria de pedir a ajuda dos senhores e/ou senhoras, possuo um Grand vitara, mas estou com uma forte queda para um sorento 2008/2008 170cv EX. Até ai tudo bem.
O único detalhe do mesmo é a blindagem que ele tem, e é ai que estou preocupado, gostaria de saber sobre a questão do carro blindado afeta muito uma trilha ? Ou a potencia do motor compensa isso?
Gostaria das opiniões e se alguém tiver o mesmo blindado que se manifeste.
Grato !
lucianosj
09/06/2016, 17:56
Parabéns a todos que contribuem para este tópico! Estou namorando uma 2009 EX e devorei as paginas tentando conhecer mais o carro. Muita informação valioda. PArabéns a todos!!
Estou avaliando o risco de pegar um carro deste nível incrível, porém de mecanica cara e confesso desconfiar da marca (sem a conhecer) .. Mas, o motor a diesel me encanta!
Esta semana verei uma com 122k rdados único dono e outra 80k com revisões em concessionaria.
Alguém o RJ poderia informar os valores de IPVA e seguro?
Espero voltar aqui muitas vezes mais!
Abraço a todos!
Boa tarde isilva!
Eu adquiri uma Sorento 2008/2009 EX diesel 170cv é o IPVA ficou em torno de 2000 reais esse ano e o seguro, com classe de bônus 9 e minha esposa como principal condutora ficou em 3200 reais em 5x.
Sou morador de Niterói, já que o CEP influencia.
Abraço e boa sorte na compra, pois é um excelente carro, muita força e silenciosa para um motor diesel.
Sou ex proprietário de uma Pajero Sport 2005/2006, modelo japonês 2.8 com 38 Kgf e 145cv, mas a Sorento está em outro nível, muito superior em motor.
Pessoal, prazer em participar deste fórum e esse é meu primeiro post aqui, adquiri a Sorento em abril, mas estou adorando o carro, pena a manutenção ser realmente salgada.
Pessoal, olá. Vou passar uma dica que peguei de um especialista que conhece bastante o motor da Sorento. Eu também passei por esse problema do apagão, tanto na 2005 como na 2008 que tenho hoje. Nesta última, foi feito limpeza no tanque, foi trocado o filtro do diesel, usei S50, S10 e mesmo assim tive seis apagões entre Porto alegre e Gramado e mais cinco na volta! kkkk.
Não estou afirmando nada, mas talvez alguns "especialistas" estão diagnosticando trocar bicos, ou outras coisas caras para "valorizar o serviço", mas no entanto, a troca da válvula de alívio que fica na extremidade do "common rail" pode ser a solução do problema. As informações da peça estão nas fotos em anexo.
Esta válvula de alívio vem de fabrica calibrada para abrir em +\- 1500 bar. No meu caso, estava abrindo em 400 bar, ou seja, mesmo o sistema "mandando ver" diesel para se chegar a potência que se quer, a tal válvula não deixa a pressão subir e esse desequilíbrio é detectado pela ECU que desarma o motor.
Espero ter ajudado!
416035416036 416037416038
Fui resgatar este post do Beto4x4, pois existe uma diferença entre as versões de 140cv e 170cv. Esta válvula das fotos só existe na de 140cv, na de 170cv ele é eletrônica. Hoje pude comprovar olhando as "flautas" dos dois motores.
Boa tarde isilva!
Eu adquiri uma Sorento 2008/2009 EX diesel 170cv é o IPVA ficou em torno de 2000 reais esse ano e o seguro, com classe de bônus 9 e minha esposa como principal condutora ficou em 3200 reais em 5x.
Abraço e boa sorte na compra, pois é um excelente carro, muita força e silenciosa para um motor diesel.
Sou ex proprietário de uma Pajero Sport 2005/2006, modelo japonês 2.8 com 38 Kgf e 145cv, mas a Sorento está em outro nível, muito superior em motor.
Pessoal, prazer em participar deste fórum e esse é meu primeiro post aqui, adquiri a Sorento em abril, mas estou adorando o carro, pena a manutenção ser realmente salgada.
Muito obrigado pelo relato! Achei o seguro caro, IPVA era o que esperava.
A pajero Sport 2.8 Já esteve na minha mira também, mas o Sorento já a desbancou.
Renato Feijao
13/06/2016, 09:47
Boa tarde isilva!
Prezado Luciano,
Quais foram as desvantagens até o presente momento que você observou no carro ? Você já colocou ele em trilhas elevadas, que exigem uma potencia do carro?
Abraços !
Boa noite pessoal,
Tenho notado um comportamento que não se repete sempre, mas tem acontecido com certa frequência... Andando normalmente, ao reduzir a velocidade em um cruzamento (praticamente parando), ao acelerar novamente percebo uma hesitação...o giro não sobe de imediato. É uma fração de segundo e ela arranca normalmente. Ela não perdeu força, não está emitindo fumaça...nenhum outro sintoma anormal. Já passei o scanner e nenhum erro foi encontrado. Me parece uma situação diferente dos apagões relatados por outros colegas, já que o motor em nenhum momento desligou ou teve perda de força em marcha. Se alguém tiver uma sugestão...
Pra quem está namorando uma, recomendo a leitura deste comparativo:
http://www.fourwheeler.com/project-vehicles/131-0302-2003-4x4-of-the-year/
Abraços,
Vc sabia que o batente do Corsa pick up serve tb?
Vc sabia que o batente do Corsa pick up serve tb?
Não, este eu não sabia.
Abraço!
GENETICO10
17/06/2016, 19:44
Boa noite pessoal,
Tenho notado um comportamento que não se repete sempre, mas tem acontecido com certa frequência... Andando normalmente, ao reduzir a velocidade em um cruzamento (praticamente parando), ao acelerar novamente percebo uma hesitação...o giro não sobe de imediato. É uma fração de segundo e ela arranca normalmente. Ela não perdeu força, não está emitindo fumaça...nenhum outro sintoma anormal. Já passei o scanner e nenhum erro foi encontrado. Me parece uma situação diferente dos apagões relatados por outros colegas, já que o motor em nenhum momento desligou ou teve perda de força em marcha. Se alguém tiver uma sugestão...
Pra quem está namorando uma, recomendo a leitura deste comparativo:
2003 4x4 of the Year - Truck, SUV Road Test & Specifications - 4x4 Comparison - 4Wheel & Off-Road Magazine (http://www.fourwheeler.com/project-vehicles/131-0302-2003-4x4-of-the-year/)
Abraços,
Olá ffsias. Desde que comprei a minha Sorento que ela sempre apresentou um comportamento semelhante que acontece principalmente quando se passa em uma lombada ( quebra mola aqui na Bahia. rss ). Dá a impressão que o câmbio vacila entre uma marcha e outra. Porém, basta aliviar o pé do acelerado e pisar novamente que tudo volta ao normal. Mas isso só acontece com o câmbio no modo automático, nunca no modo manual. A ccs consultada na época disse ser "uma característica normal do veículo" . Espero ter ajudado de alguma forma.
GENETICO10
17/06/2016, 19:51
Não, este eu não sabia.
Abraço!
O" peito de moça" da DOBLO também serve e não precisa fazer nenhuma adaptação. Tô usando na minha.
Abraço a todos.
Olá ffsias. Desde que comprei a minha Sorento que ela sempre apresentou um comportamento semelhante que acontece principalmente quando se passa em uma lombada ( quebra mola aqui na Bahia. rss ). Dá a impressão que o câmbio vacila entre uma marcha e outra. Porém, basta aliviar o pé do acelerado e pisar novamente que tudo volta ao normal. Mas isso só acontece com o câmbio no modo automático, nunca no modo manual. A ccs consultada na época disse ser "uma característica normal do veículo" . Espero ter ajudado de alguma forma.
Boa noite Genetico10!
Isto começou a ocorrer depois que destravei a EGR, não tinha observado antes disto. Agora é isto mesmo, alivia o pé e volta ao normal. Por precaução, antecipei a troca do filtro de combustível e desmontei o corpo da borboleta, no coletor de admissão. Estava muito sujo de óleo, muita borra....acho que a turbina está indo pro espaço. :neutral: E vou acabar isolando a EGR para tirar a dúvida se pode ser alguma coisa relacionada a ela.
Abraço!
GENETICO10
18/06/2016, 16:12
Boa noite Genetico10!
Isto começou a ocorrer depois que destravei a EGR, não tinha observado antes disto. Agora é isto mesmo, alivia o pé e volta ao normal. Por precaução, antecipei a troca do filtro de combustível e desmontei o corpo da borboleta, no coletor de admissão. Estava muito sujo de óleo, muita borra....acho que a turbina está indo pro espaço. :neutral: E vou acabar isolando a EGR para tirar a dúvida se pode ser alguma coisa relacionada a ela.
Abraço!
Já tentou ver se acontece também com o câmbio no modo manual?
Já tentou ver se acontece também com o câmbio no modo manual?
Ainda não. Quero ver se a troca do filtro e a limpeza vão dar alguma diferença. Vou ir na ccs na segunda para comprar a junta da flange da EGR....agora vou começar a testar todas as possibilidades.
junior_martins
18/06/2016, 18:12
Boa noite amigos, já fiz o anuncio aqui no site mas ainda não esta ativo, estou vendendo minha Sorento 08/09 vgt, quem tiver interesse pode me ligar ou chamar no whatsapp 011 997320513
Um abraço a todos.