Conectar

Ver Versão Completa : Peças E Adaptações Para Jimny

Páginas : 1 2 3 4 5 6 [7] 8 9 10 11 12

rokamura
19/01/2011, 12:50
Rokamura não é de se admirar o cara não conhecer o Jimny..rs nem a propria autorizada suzuki conhece..rs hum dia desses eu ligei pra la pra saber o preço de uma peça...e o cara pergou se meu carro era a diesel..rsrs (simplismente não tem suzuki jimny diesel no Brasil, nem foi homologado) se eu sei..ele deveria saber ou não??

Os acessórios eles compram onde nós compramos..rs
A diferença é que se vc colocar o positron numa outra loja vc perde a garantia, se eles colocam vc não perde...mas isso ai acontece nas demais marcas

Bom ainda relevo pq minha NF é 0002, a NF 0001 foi pro filho do dono da concessionária. A Loja esta terminando a reforma e a Suzuki daqui está atendendo na Mitsubishi até instalarem em definitivo. Foda é passar sabado a manha toda e perder a segunda de manhã resolvendo esses pepinos.. :(

rmalato
19/01/2011, 13:38
Novela: Seguro...:pipoca:

Liguei direto na Mapfre e disseram não fazer seguro do Jimny :(, a funcionária da concessionária me passa 2 orçamentos de seguro: da Mapfre...:confused:

Simulei na internet no BB :), liguei e disseram não fazer o seguro...:cry: mas pelo que lembro, alguns aqui fizeram no BB...:confused:

Liguei no meu corretor e disse que só a Tokio Marine fazia...:-?

Que confusão.:putz:

rokamura
19/01/2011, 15:07

Liguei direto na Mapfre e disseram não fazer seguro do Jimny :(, a funcionária da concessionária me passa 2 orçamentos de seguro: da Mapfre...:confused:

Simulei na internet no BB :), liguei e disseram não fazer o seguro...:cry: mas pelo que lembro, alguns aqui fizeram no BB...:confused:

A Mapfre não faz seguro do Jimny pelas corretoras, somente pela concessionária.
Simulei e contratei pela BB. A Apolice ainda esta com o status de "a liberar". Acho que a atendente está desinformada.

Maurício Fernandes
19/01/2011, 15:14
Pessoal, vai um relato para quem tá comprando o Jimny agora.

Sob alegação de perda de garantia resolvi instalar o alarme com o pessoal da Suzuki mesmo, mesmo pagando R$130,00 a mais pelo alarme original.

Sábado passado levei o carro na concessionária e acompanhei a instalação.

De cara vi no manual de instalação escrito Gran Vitara/SX4. Na instalação o instalador alegou que o esquema impresso não vinha com as instruções pro Jimny, o que tava dificultando a instalação.

Depois de quase 3 horas ele concluiu testou e deixei o alarme acionado enquanto pagava o serviço. Como o instalador é tercerizado ele foi embora em seguida.

Ao sair da concessionária, o alarme não desarmava, tive que acionar o botão de desliga do alarme. Tentamos ligar pro instalador e o celular dele desligado.

Só resolvi tudo isso na segunda-feira. Levei o carro novamente, e ligaram pra Suzuki e constataram que o alarme não era totalmente compativel com o Jimny, e que se abrisse o carro com a chave o alarme era desativado automaticamente.

Resultado, acabaram instalando o Positron Keyless.... Funciona direitinho e não deu problema algum.

Muito questionável essa perda de garantia... Decepção!

rokamura, posta isso lá no outro tópico (jimny 2010...) já discutiram sobre alarmes lá.

Rogê
19/01/2011, 17:06
esses parafusos ate funcionam, mas o malandro pode soltar os 5 parafusos e levar o sistema todo (estepe e suporte).

para solução definitiva faça como eu, que retirei a tampa da porta traseira e coloquei 3 contra porcas em 3 parafusos, deixando apenas 2 sem contra porcas, assim o vagabundo nao tem como soltar o suporte de estepe, que sai facinho facinho com qualquer chave 14

abç

Rogê
19/01/2011, 17:08
esses parafusos ate funcionam, mas o malandro pode soltar os 5 parafusos e levar o sistema todo (estepe e suporte).

para solução definitiva faça como eu, que retirei a tampa da porta traseira e coloquei 3 contra porcas em 3 parafusos, deixando apenas 2 sem contra porcas, assim o vagabundo nao tem como soltar o suporte de estepe, que sai facinho facinho com qualquer chave 14

abç
eu tinha seguro ITAU ano passado no meu Jimny, paguei algo em torno de 2400,00..este ano fiz com a Suzuki (que é Mapfre) e paguei 1800,00....valeu a pena

abç

Rogê
19/01/2011, 17:10
Bom pessoal, acabei de fazer a revisao dos 20000km do meu Jimny 2010 e lá vao as minhas impressoes:

Em primeiro lugar a garantia de 3 anos SÓ COBRE MOTOR E CAMBIO, NADA MAIS QUE ISSO. Qdo fiz a revisao dos 10000km gastei algo em torno de 1000 reais, pois os caras da Rakki me empurraram um monte de coisas absurdamentes desnecessárias (lubrificaçao de vidros, limpeza de ar, limpeza de bicos, etc).

Desta vez, na segunda revisao, gastei apenas 430 reais, pois como a garantia cobre apenas motor e cambio resolvi apenas trocar óleo e filtro e assim carimbar o manual. Eles tentaram me empurrar um monte de coisas desnecessarias novamente, como lubrificação de vidros, etc... Eles tb queriam me cobrar 170 reais pelo alinhamento e balanceamento, e alguem acha que iriam me devolver o dinheiro caso nao precisasse fazer o alinhamento???? Pois é, eu tenho certeza que nao iriam devolver. Assim, logo após pegar o carro da revisao levei a uma loja de confiança e advinhem, foi necessário fazer apenas o balanceamento,nao precisava alinhar, assim gastei apenas 20 reais ao invés dos 170 que eles queriam me cobrar.

Entao, como a garantia cobre apenas motor e cambio, qualquer outro serviço vou fazer fora da concessionaria, desta forma as revisoes ficarao em média 1/3 do preço que eles querem cobrar.

Meu mecanico de confiança disse que o carro esta 100% e nao precisa fazer nada, nem mesmo limpeza de bico,ja que fui aprovado na revisao da CONTROLAR com 0,02% de CO2, qdo a Suzuki diz que o carro emite 0,5%, isso significa que a queima esta excelente e nao necessita de limpeza. Corroboro isso com os 11km/l que faço na cidade com ar ligado, se tivesse com os bicos sujos o consumo seria muito maior.

Entao ai vai minha dica, nas revisoes troquem apenas o necessário para carimbar o manual, ou seja, oleo e filtro de oleo/ar, o resto façam fora em um mecanico de confiança. Aos 40mil km eles tentarão me empurrar a troca de oleo tb dos diferenciais, vcs acham que eu vou fazer lá????? Os diferenciais nao tem garantia de 3 anos nao, entao nao vale a pena trocar lá, farei isso na ALternativa 4x4 ou na RC 4x4 (aqui em sp).

Bom, é isso, essas sao as minhas impressoes e meu modo de agir, qualquer um pode gastar 1200 reais nas revisoes, mas eu gastei 400 e to com o manual carimbado...

abraços a todos que tem Jimny e tb aos que estao querendo adquirir.

rmalato
19/01/2011, 17:19
eu tinha seguro ITAU ano passado no meu Jimny, paguei algo em torno de 2400,00..este ano fiz com a Suzuki (que é Mapfre) e paguei 1800,00....valeu a pena

abç

Uau!!! Só se for meu perfil... 37, solteiro, garagens, sinistros zero, bonus 2, unico condutor... pela mapfre 2610 normal e 3010 reduzida... :parede:

Rogê
19/01/2011, 17:26
Uau!!! Só se for meu perfil... 37, solteiro, garagens, sinistros zero, bonus 2, unico condutor... pela mapfre 2610 normal e 3010 reduzida... :parede:
ah, desculpe, 1800 é a franquia, o seguro ficou em 2300,00.

é que esta no nome de minha esposa, 35a, com bonus classe 8 (hehe).

abç

rmalato
19/01/2011, 20:23
Pessoal, tudo correndo dentro do planejado e sexta eu pego meu Jimny!!! :dance::twisted:

Daí uma questão que ainda não vi alternativa... o rádio... :pensativo:

O painel tem bordas arredondadas e precisa de um acabamento extra... mas... quem foi que já trocou o rádio??

Porque vejo todo mundo falando mas ninguém confirma que trocou por rádios 1 Din e também não tem fotos por aqui!!! :putz:

E o pessoal que viajou pra Argentina, como foi que fez, foi cantando mantra??? :?::?::mrgreen::mrgreen::mrgreen:

Achei na internet uma empresa australiana (http://www.audioexpress.com.au/site/index.php?option=com_virtuemart&page=shop.product_details&flypage=flypage.tpl&product_id=136&Itemid=1) que pelo jeito fez um novo painel de plástico só que com cantos quadrados. Parece que fizeram uma grade interna pra acomodar o rádio e um porta trecos. Escrevi email e eles não enviam pro Brasil... :parede::parede::parede:

http://www.audioexpress.com.au/site/images/P_images/panels/jimny-panel-r.jpg

Treco
19/01/2011, 21:16
Pessoal, pastilhas e lonas de freio.
Pra quem nao quiser as originais, as pastilhas sao as mesmas do samurai R$ 50,00 em Autopecas ou as pastilhas do fiat 147 (menos que R$ 30,00). As do fiat 147 soh precisa desbastar um pouco nas "quinas superiores" com um esmeril.
As lonas de fusca servem no jimny. Possuem a mesma furacao mas sao maiores, por isso precisa cortar para adaptar.
Abs.

Davi 4WD
19/01/2011, 21:26

Quanto ao seguro o meu é da MAPFRE (R$ 2.400,00) e foi feito por corretor de seguros e não pela concessionária. Eu já tinha carro segurado pela MAPFRE e fiz o endosso para o Jimny. Quanto ao BB só depois de eu ir pessoalmente à agência onde eu tenho conta é que conseguiram descobrir que era possível segurar o danado, mas mesmo assim o preço da MAPFRE foi melhor.

rokamura
20/01/2011, 00:09
Quanto ao seguro o meu é da MAPFRE (R$ 2.400,00) e foi feito por corretor de seguros e não pela concessionária. Eu já tinha carro segurado pela MAPFRE e fiz o endosso para o Jimny. Quanto ao BB só depois de eu ir pessoalmente à agência onde eu tenho conta é que conseguiram descobrir que era possível segurar o danado, mas mesmo assim o preço da MAPFRE foi melhor.

O BB cobre se vc apresenta a proposta...
Hilário é que a Mapfre está associada ao BB... hehe.

rokamura
20/01/2011, 10:13
Pessoal, tudo correndo dentro do planejado e sexta eu pego meu Jimny!!! :dance::twisted:

Daí uma questão que ainda não vi alternativa... o rádio... :pensativo:

O painel tem bordas arredondadas e precisa de um acabamento extra... mas... quem foi que já trocou o rádio??

Porque vejo todo mundo falando mas ninguém confirma que trocou por rádios 1 Din e também não tem fotos por aqui!!! :putz:

E o pessoal que viajou pra Argentina, como foi que fez, foi cantando mantra??? :?::?::mrgreen::mrgreen::mrgreen:

Achei na internet uma empresa australiana (http://www.audioexpress.com.au/site/index.php?option=com_virtuemart&page=shop.product_details&flypage=flypage.tpl&product_id=136&Itemid=1) que pelo jeito fez um novo painel de plástico só que com cantos quadrados. Parece que fizeram uma grade interna pra acomodar o rádio e um porta trecos. Escrevi email e eles não enviam pro Brasil... :parede::parede::parede:

Tb Achei esse paça, muito legal. Mas o preço que ele me passou tb não é convidativo AUS$300,00 quase R$500,00

.Lex.
20/01/2011, 12:20
rmalato peguei meu jimny semana passada e olhei em algumas lojas aqui de BH sobre qual seria a melhor solucao pro radio. Preciso de um que toque atraves de usb. Procurei modulos, mas so achei com saida auxiliar. Tanto o radio 1din quanto o 2din vai precisar de acabamento. Geralmente fazem ele reto. Isso complica pq o do jimny eh arredondado nas pontas.

Liguei na concessionaria eles falaram que tem um porta-objeto, e um outro item que parece ser um relogio digital no lugar de "1 dos dins" do radio. Eles tem a foto no sistema deles, mas ainda nao fui la confirmar. Se eu confirmar que o acabamento (porta-objeto) serve para adicionar o radio 1din com as bordas preenchidas vou pedir um. :concordo:

HebertDias
20/01/2011, 13:09
rmalato peguei meu jimny semana passada e olhei em algumas lojas aqui de BH sobre qual seria a melhor solucao pro radio. Preciso de um que toque atraves de usb. Procurei modulos, mas so achei com saida auxiliar. Tanto o radio 1din quanto o 2din vai precisar de acabamento. Geralmente fazem ele reto. Isso complica pq o do jimny eh arredondado nas pontas.

Liguei na concessionaria eles falaram que tem um porta-objeto, e um outro item que parece ser um relogio digital no lugar de "1 dos dins" do radio. Eles tem a foto no sistema deles, mas ainda nao fui la confirmar. Se eu confirmar que o acabamento (porta-objeto) serve para adicionar o radio 1din com as bordas preenchidas vou pedir um. :concordo:

Lex,

Este acabamento deve ser igual ao que vem nos Jimnys antigos, o meu tem e um buraco porta treco e o relogio, aqui mais tem uma forma bem mais simples se voce so tem interesse na usb fica com seu radio e compra um transmisso FM de R$ 40,00 no OI e funfa no acendedor de cigarros e fica de boa!

http://lista.mercadolivre.com.br/trnsmissor-fm_OrderId_PRICE_PciaId_MINAS-GERAIS

http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-169718043-transmissor-fm-com-controle-remoto-_JM

Maurício Vitara
20/01/2011, 14:56
Contribuição...

Vareta de nivel de óleo = vareta Fiesta motor Endura, basta fazer uma nova marcação de nivel nela com 8mm mais para "cima".

[]'s

.Lex.
20/01/2011, 15:37
Lex,

Este acabamento deve ser igual ao que vem nos Jimnys antigos, o meu tem e um buraco porta treco e o relogio, aqui mais tem uma forma bem mais simples se voce so tem interesse na usb fica com seu radio e compra um transmisso FM de R$ 40,00 no OI e funfa no acendedor de cigarros e fica de boa!

Eu particularmente prefiro o radio 1din que rode mp3 por usb bonitinho... nao tive boas experiencias anteriores com essas gambiarras pra tocar mp3.

Mas nao sei quanto a esse dai...o som fica bom? Essa pergunta eh meio relativa ... pq a caixa de som do jimny eh uma *****. :grin:

HebertDias
20/01/2011, 16:43
Eu particularmente prefiro o radio 1din que rode mp3 por usb bonitinho... nao tive boas experiencias anteriores com essas gambiarras pra tocar mp3.

Mas nao sei quanto a esse dai...o som fica bom? Essa pergunta eh meio relativa ... pq a caixa de som do jimny eh uma *****. :grin:

Ele nao e nada mais que um transmissor FM fica como voce escuta radio, fica bom tem um amigo que usa e roda numa boa pede pra testar em alguma loja, tem um amigo com uma loja no Santa Amelia se quiser te passo o contato e voce ve com ele!

Treco
20/01/2011, 18:09
Contribuição...

Vareta de nivel de óleo = vareta Fiesta motor Endura, basta fazer uma nova marcação de nivel nela com 8mm mais para "cima".

[]'s

Valeu Mauricio, eu tava precisando justamente dessa vareta.
Abs

Maurício Fernandes
20/01/2011, 18:09
Contribuição...

[]'s

:palmas::palmas::palmas::palmas::palmas::palmas::p almas:
essa é a legítima função do tópico.
só explica que motor é esse do fiesta.

aviso aos navegantes:
a vareta do jimny motor do 2001 em diante é diferente da do modelo anterior.

Treco
20/01/2011, 18:56

Kit embreagem:

Disco de embreagem: Igual aos discos de Palio/Fiorino (Plug £ Play)
Plato: Tambem servem os de Palio/Fiorino, porem precisa das seguintes adaptacoes:
A furacao eh um pouco deslocada da furacao do volante do motor do jimny. Tem que adaptar a furacao do plato.
Tem que cortar um pouco a "aranha" (aquele diafragma) do plato (trabalho simples no torno) para que o sistema encaixe perfeitamente.
Para isso, o ideal eh levar o plato original para o torneiro pegar as medidas da abertura da aranha.
O colar soh encontrei o original, pelo menos a Suzucar vende o colar separado por uns R$100.
O kit da fiat custa menos que R$300,00.
Abs.

Maurício Vitara
21/01/2011, 08:35
:palmas::palmas::palmas::palmas::palmas::palmas::p almas:
só explica que motor é esse do fiesta.

aviso aos navegantes:
a vareta do jimny motor do 2001 em diante é diferente da do modelo anterior.

Xará, este motor do Fiesta "deve" ser aquele antigo importado. Pois quem arrumou a vareta foi um amigo que tem loje e me passou apenas que o motor era o Endura. Ficou perfeito, igual ao original.

sandro-natal
21/01/2011, 16:54
O Jimny possui 4 braços de suspensão, dois na frente e dois atrás.
Cada braço possui uma bucha maior e duas menores.
Meu Jimny, com 10 anos de vida está com todas elas danificadas.
Estou adaptando as buchas da Dakota (R$ 48,00 cada), tendo que cortá-las um pouco para caberem nos braços.
Postarei aqui os resultados e as referências das peças.
Abraço,
Sandro

RicardoBR
24/01/2011, 11:32
Galera, help!

Acho que fiz confusão nos amortecedores do jimny.
Comprei o traseiro da besta GS e coloque na frente do jimny com as molas originais dele. Mas vi que deu fim de curso muito facilmente. Assim acho que coloquei errado..
Então a pergunta é: o correto é o traseiro da besta na traseira do jimny, ou dianteiro da besta na traseira do jimny?
E para corrigir o erro, boto o da F-1000 na frente? Mas qual da F-1000, o traseiro ou dianteiro?

Desde já valeu pela ajuda!

Treco
24/01/2011, 12:46
Galera, help!

Acho que fiz confusão nos amortecedores do jimny.
Comprei o traseiro da besta GS e coloque na frente do jimny com as molas originais dele. Mas vi que deu fim de curso muito facilmente. Assim acho que coloquei errado..
Então a pergunta é: o correto é o traseiro da besta na traseira do jimny, ou dianteiro da besta na traseira do jimny?
E para corrigir o erro, boto o da F-1000 na frente? Mas qual da F-1000, o traseiro ou dianteiro?

Desde já valeu pela ajuda!

Ricardo, eu coloquei o amortecedor traseiro da besta 12 lugares na traseira do meu jimny, sendo o carro com BL 3". Nao entendo porque seu amortecedor nao tem curso suficiente, porque esse amortecedor tem um curso muito grande.
Quando vc diz fim de curso, eh porque nao abre o suficiente ou bate facilmente?
Se estiver batendo, e estando na dianteira, talvez o conjunto molas + amortecedor nao esteja suportando o peso da dianteira.
Na dianteira eu nao me lembro mais de qual carro eu adaptei, mas foi um amortecedor dianteiro.
Pra vc ter uma ideia do curso do amortecedor da besta no jimny, olha o video:
http://www.youtube.com/watch?v=3oFgmFK7OZM

.Lex.
24/01/2011, 18:18
Alguem sabe como desenroscar a manopla de cambio do Jimny? Tem algum macete? Alguem ja tentou?

MATOSWR
24/01/2011, 21:39
Lex

A do cambio é de resca, só girar. A do 4x4 é presa só com um parafuso, tira ele e puxa para cima. A do cambio tem duas coifas, uma interna e uma externa. veja as fotos.
vlw

Maurício Fernandes
24/01/2011, 22:32
Alguem sabe como desenroscar a manopla de cambio do Jimny? Tem algum macete? Alguem ja tentou?

gira sentido anti horário.

.Lex.
24/01/2011, 23:53
Vlw matoswr e mauricio.
Fiquei com medo de forcar alguma coisa errada..
Mas tem que prender a parte de baixo antes com algum alicate de pressao? Se girar so a manopla forcando mesmo pode estragar alguma coisa?

RicardoBR
25/01/2011, 10:04
Ricardo, eu coloquei o amortecedor traseiro da besta 12 lugares na traseira do meu jimny, sendo o carro com BL 3". Nao entendo porque seu amortecedor nao tem curso suficiente, porque esse amortecedor tem um curso muito grande.
Quando vc diz fim de curso, eh porque nao abre o suficiente ou bate facilmente?
Se estiver batendo, e estando na dianteira, talvez o conjunto molas + amortecedor nao esteja suportando o peso da dianteira.
Na dianteira eu nao me lembro mais de qual carro eu adaptei, mas foi um amortecedor dianteiro.
Pra vc ter uma ideia do curso do amortecedor da besta no jimny, olha o video:
http://www.youtube.com/watch?v=3oFgmFK7OZM

É Treco,

ele bate facilmente. Essa semana devo tirar as molas para ver qual a real situação delas. Mas devo mesmo é botar esses amortecedores traseiros da besta atrás do meu jimny e comprar algum outro para a dianteira. Só me resta qual. Vou comparar o da F-1000 e Chevy500, pelo que vi aqui no fórum são as opções mais fáceis.

Valew pela dica meu brother!

RicardoBR
28/01/2011, 19:18
Eh Treco, de fato as molas estavam "cansadas", e beeem cansadas..
Troquei pelas molas dianteiras do chevette. Nooossa, subiu muito e ficou excelente.
Também coloquei as molas dianteiras do chevette + amortecedores traseiros da kombi na traseira do meu jimny, deu um UP legal, depois posto as fotos.

rokamura
28/01/2011, 20:05
Hoje recebi o engate da Newtrack e o Snorkel da Marisco.
Se der tempo começo a ver a instalação deles amanhã.

http://lh4.ggpht.com/_Bi0M_hUOPk4/TUM9HhBqM_I/AAAAAAAABMc/o5ApaMe5Gjs/foto.JPG

VICTORP
28/01/2011, 21:02
É Treco,

ele bate facilmente. Essa semana devo tirar as molas para ver qual a real situação delas. Mas devo mesmo é botar esses amortecedores traseiros da besta atrás do meu jimny e comprar algum outro para a dianteira. Só me resta qual. Vou comparar o da F-1000 e Chevy500, pelo que vi aqui no fórum são as opções mais fáceis.

Valew pela dica meu brother!

cara, meu carro ta com os amortecedores traseiros da besta, molas traserias de logus ( mola reforçada pa GNV, meu carro ta no gnv) dianteira tem moals dianteias de chevete e amortecedores de variate. ganhei umas 3" em relação a orginal, peneu 235/75 15, e agora to fazendo mais uns calos de 2" pra ficar legal mesmo.. o carro ta otimo, detalhe ainda nem corrigi o caster, pretendo fazer isso logo.

Rogê
28/01/2011, 22:04
Hoje recebi o engate da Newtrack e o Snorkel da Marisco.
Se der tempo começo a ver a instalação deles amanhã.

http://lh4.ggpht.com/_Bi0M_hUOPk4/TUM9HhBqM_I/AAAAAAAABMc/o5ApaMe5Gjs/foto.JPG
cara q massa...qto vc pagou neste snorkel??
o engate nao tem erro, da pra colocar facinho.mas quero que vc me diga como colocará o snorkel (tem que furar a lata, como vc vai furar, tratar a lata, etc...) conte tudo

hj coloquei uma proteção de caixa de reducao no meu Jimny feito pela RC 4x4, paguei 180 reais, mas nao gostei muito nao. na verdade ele protege bem a caixa, mas deixa aquela "tomada" cheia de fios ainda exposta. acho que este protetor deveria ser bem maior, para tb proteger esta parte que é muito sensível (e no meu ver um erro de projeto da Suzuki, pois qualquer pedra ou galho ou qualquar coisa que bater lá vai arrebentar um fio qualquer que me deixará sem o 4X4 e sem reduzida). Acho que a RC tem este protetor feito pro Jimny antigo, que nao tem 4x4 automatico.

abç

rokamura
28/01/2011, 22:09
cara q massa...qto vc pagou neste snorkel??
o engate nao tem erro, da pra colocar facinho.mas quero que vc me diga como colocará o snorkel (tem que furar a lata, como vc vai furar, tratar a lata, etc...) conte tudo

hj coloquei uma proteção de caixa de reducao no meu Jimny feito pela RC 4x4, paguei 180 reais, mas nao gostei muito nao. na verdade ele protege bem a caixa, mas deixa aquela "tomada" cheia de fios ainda exposta. acho que este protetor deveria ser bem maior, para tb proteger esta parte que é muito sensível (e no meu ver um erro de projeto da Suzuki, pois qualquer pedra ou galho ou qualquar coisa que bater lá vai arrebentar um fio qualquer que me deixará sem o 4X4 e sem reduzida). Acho que a RC tem este protetor feito pro Jimny antigo, que nao tem 4x4 automatico.

abç

Oi Rogê, boa dica quanto ao protetor, tb vi esse da RC, tava pensando na economia, mas pela foto tb achei meio fraquinho, vou ver outras opções ou fazer sob medida por aqui mesmo por R$480,00

Quanto ao Snorkel acho que vou passar pra suzuki mesmo instalar pra não ter problemas de perda de garantia. Ele vem com uma guia em fibra de vidro pra fazer o furo lateral e mais nada, nem instruções. Se não ficar caro vou mandar pintar na cor do carro tb.

Rogê
28/01/2011, 22:18
Oi Rogê, boa dica quanto ao protetor, tb vi esse da RC, tava pensando na economia, mas pela foto tb achei meio fraquinho, vou ver outras opções ou fazer sob medida por aqui mesmo por R$480,00

Quanto ao Snorkel acho que vou passar pra suzuki mesmo instalar pra não ter problemas de perda de garantia. Ele vem com uma guia em fibra de vidro pra fazer o furo lateral e mais nada, nem instruções. Se não ficar caro vou mandar pintar na cor do carro tb.
mas qto vc pagou no snorkel?

Entao, o protetor eu nao achei fraco, é de chapa galvanizada e parece que dá conta de proteger a caixa, o ruim é que deixa aquela tomada exposta (vc viu embaixo do carro a tomada que aciona a cxde trasmissao?) entao, eu acho uma parte bem sensivel do carro e eu queria um protetor que realmente protegesse todo o sistema. vou usar um pouco esse e depois, quem sabe, trocar. Agora quero aquele bagageiro que a new track fez pro Jimny, 500 paus, pelo que andei sondando esta num bom preço.

diz ai pra gente depois qual foi o custo total do snorkel (peça + mao de obra pra instalação). A cor preta é bem legal, se eu fosse pintar pintaria na cor do kit e nao na cor do carro.

abç

Rogê
28/01/2011, 22:20

seu carro é vermelinho, deixa o snorkel preto ou pinta na cor do kit, vai dar um contraste bem legal. depois poe fotos dele pronto, vai ficar bem legal.

abç

rokamura
28/01/2011, 22:23
seu carro é vermelinho, deixa o snorkel preto ou pinta na cor do kit, vai dar um contraste bem legal. depois poe fotos dele pronto, vai ficar bem legal.

abç

Ok, vou pensar. O Snorkel saiu R$480,00 + 30 de PAC.

J Carlos
30/01/2011, 13:40
mas qto vc pagou no snorkel?

Entao, o protetor eu nao achei fraco, é de chapa galvanizada e parece que dá conta de proteger a caixa, o ruim é que deixa aquela tomada exposta (vc viu embaixo do carro a tomada que aciona a cxde trasmissao?) entao, eu acho uma parte bem sensivel do carro e eu queria um protetor que realmente protegesse todo o sistema. vou usar um pouco esse e depois, quem sabe, trocar. Agora quero aquele bagageiro que a new track fez pro Jimny, 500 paus, pelo que andei sondando esta num bom preço.

diz ai pra gente depois qual foi o custo total do snorkel (peça + mao de obra pra instalação). A cor preta é bem legal, se eu fosse pintar pintaria na cor do kit e nao na cor do carro.

abç

É isso mesmo Rogê, ele não protege a tomada, um erro grave. Estou pensando em fazer um complemento para deixá-lo mais largo.

HebertDias
31/01/2011, 09:38
É isso mesmo Rogê, ele não protege a tomada, um erro grave. Estou pensando em fazer um complemento para deixá-lo mais largo.

Provavel que ele tenha feito o desenho com base no Jimny anterior, a caixa dos anteriores nao tem esta tomada desta forma.

MATOSWR
31/01/2011, 10:39
Com certeza também não é do anterior...o meu jimny é 2001 e o protetor dele tem o dobro deste tamanho...quem fez foi o Fabil aki do forum..ficou muito bom e resistente. Esse aí deixa a mostra o principal. Acho que é melhor comprar outro..pois remendar não vai ficar garantido.

Rogê
31/01/2011, 15:50
isso mesmo..o meu é exatamente este...protege a cx, mas nao a tomada....vou usar um pouco e depois trocar...

ah, comprei o bagageiro da newtrack, qdo chegar coloco fotos e as minhas observações

abç

Alfredo Stavale
02/02/2011, 18:19
minha proteção da tcase tb deve ter quase o dobro desse tamanho ai. essa proteção ai da foto do amigo, parece com a da giz - fabricante chines de acessorios pro jimny.

Indiana Jimny
02/02/2011, 23:13
Oi Pessoal!

Quero deixar o registro aqui de como me livrei do Shimmy (Aquela vibração em uma determinada faixa de velocidade) no meu carro.

Esse problema parece ser um defeito de série e nem os jimny`s das safras de 2008 pra cá estão isentos. Há citações sobre isso nas páginas 21 e 86 desse tópico e no “Jimny 2010 compensa?” Página 61.

No caso do meu carro, apenas a troca dos rolamentos dos munhões não foi suficiente. A vibração que no meu jimny acontecia entre 65 e 75Km/h, só saiu hj com um Balanceamento Local. Foi balanceada apenas a roda dianteira esquerda (lado do piloto) a outra estava Ok. O serviço foi feito na Imperial Rodas em Maceió – AL pelo técnico José Carlos (O Irmão) e supervisionado pelo Alexander e me custou apenas R$ 15,00.

Tá dado o recado

rmalato
03/02/2011, 09:57
Eu estou usando uma de fabricação caseira e outra que comprei na Expressrodas prá desanimar os vagabundos.

Pesquisando várias soluções, resolvi comprar a mesma trava na Express Rodas e os caras são super enrolados.

Telefonei antes pra garantir que a peça existia e disseram que sim. Fiz a compra no site e retornei a ligação, daí a única peça que constava no site era erro de estoque. A peça chegaria no dia seguinte do fornecedor. Muito bem, silêncio total depois... Sabe quando postaram a peça? 7 dias depois da compra e ainda deve levar mais uns 10 dias corridos pra chegar em Belém. Falta de respeito e esperteza... é isso que mais me aborrece. :evil::evil::evil:

rokamura
05/02/2011, 17:25
Gabarito para fazer o buraco na lataria
https://lh5.googleusercontent.com/_Bi0M_hUOPk4/TU2hixrY0SI/AAAAAAAABOw/-D9vOBObn5Y/Snorkel03.jpg

A marcação
https://lh3.googleusercontent.com/_Bi0M_hUOPk4/TU2ex81m_SI/AAAAAAAABNU/HYCA4SP0kZM/Snorkel01.jpg

O Furo
https://lh6.googleusercontent.com/_Bi0M_hUOPk4/TU2eyTuf-_I/AAAAAAAABNY/iSC0nlpWSac/Snorkel02.jpg

A proteção acima do pneu precisa ser retirado para ter acesso ao tudo de captação de ar. A peça tem que ser cortada na ponta para encaixar o pedaço de tubo de borração 2,5"
https://lh6.googleusercontent.com/_Bi0M_hUOPk4/TU2eydr_OjI/AAAAAAAABNc/IUYAOhmGF50/s640/Snorkel04.jpg

O filtro de ar tem que ser removido para soltar o tudo interno de captação de ar
https://lh4.googleusercontent.com/_Bi0M_hUOPk4/TU2eypzgczI/AAAAAAAABNg/g-ECw1jP-Mg/Snorkel05.jpg

O Snorkel precisa ser fixado primeiro. Depois disso ligar o tubo de borracha que já está conectado ao tubo de captação de ar.
https://lh3.googleusercontent.com/_Bi0M_hUOPk4/TU2eysi_UFI/AAAAAAAABNk/vEORXy8xPK0/s640/Snorkel06.jpg

https://lh6.googleusercontent.com/_Bi0M_hUOPk4/TU2f6INA2OI/AAAAAAAABN8/CeK2HV7G8mw/s640/Snorkel07.jpg

https://lh4.googleusercontent.com/_Bi0M_hUOPk4/TU2f6BPiIpI/AAAAAAAABOA/Wqs2kDJO6oU/Snorkel08.jpg

https://lh5.googleusercontent.com/_Bi0M_hUOPk4/TU2f6BaH4MI/AAAAAAAABOE/0yWGWSvdl9U/s640/Snorkel09.jpg

https://lh3.googleusercontent.com/_Bi0M_hUOPk4/TU2f6AiNcTI/AAAAAAAABOI/VVSCYkTQK0k/Snorkel10.jpg

Marco-Maga
05/02/2011, 18:18
Gabarito para fazer o buraco na lataria
https://lh5.googleusercontent.com/_Bi0M_hUOPk4/TU2hixrY0SI/AAAAAAAABOw/-D9vOBObn5Y/Snorkel03.jpg

A marcação
https://lh3.googleusercontent.com/_Bi0M_hUOPk4/TU2ex81m_SI/AAAAAAAABNU/HYCA4SP0kZM/Snorkel01.jpg

O Furo
https://lh6.googleusercontent.com/_Bi0M_hUOPk4/TU2eyTuf-_I/AAAAAAAABNY/iSC0nlpWSac/Snorkel02.jpg

A proteção acima do pneu precisa ser retirado para ter acesso ao tudo de captação de ar. A peça tem que ser cortada na ponta para encaixar o pedaço de tubo de borração 2,5"
https://lh6.googleusercontent.com/_Bi0M_hUOPk4/TU2eydr_OjI/AAAAAAAABNc/IUYAOhmGF50/s640/Snorkel04.jpg

O filtro de ar tem que ser removido para soltar o tudo interno de captação de ar
https://lh4.googleusercontent.com/_Bi0M_hUOPk4/TU2eypzgczI/AAAAAAAABNg/g-ECw1jP-Mg/Snorkel05.jpg

O Snorkel precisa ser fixado primeiro. Depois disso ligar o tubo de borracha que já está conectado ao tubo de captação de ar.
https://lh3.googleusercontent.com/_Bi0M_hUOPk4/TU2eysi_UFI/AAAAAAAABNk/vEORXy8xPK0/s640/Snorkel06.jpg

https://lh6.googleusercontent.com/_Bi0M_hUOPk4/TU2f6INA2OI/AAAAAAAABN8/CeK2HV7G8mw/s640/Snorkel07.jpg

https://lh4.googleusercontent.com/_Bi0M_hUOPk4/TU2f6BPiIpI/AAAAAAAABOA/Wqs2kDJO6oU/Snorkel08.jpg

https://lh5.googleusercontent.com/_Bi0M_hUOPk4/TU2f6BaH4MI/AAAAAAAABOE/0yWGWSvdl9U/s640/Snorkel09.jpg

https://lh3.googleusercontent.com/_Bi0M_hUOPk4/TU2f6AiNcTI/AAAAAAAABOI/VVSCYkTQK0k/Snorkel10.jpg

Vc colocou este snorkel na concessionaria né?? :pensativo:

MATOSWR
05/02/2011, 21:02
´Boas fotos rokamura.
Agora perguntas..rs

1. Marisco?
2. Já veio nesta cor?
3. Fecharam o dreno da caixa do filtro de ar? (detalhe na foto que postei)
se não a água vai entrar por lá.

abraços

rokamura
06/02/2011, 19:26
´Boas fotos rokamura.
Agora perguntas..rs

1. Marisco?
2. Já veio nesta cor?
3. Fecharam o dreno da caixa do filtro de ar? (detalhe na foto que postei)
se não a água vai entrar por lá.

abraços

Sim Marco, na concessionária, mas ela é nova e o instalados um terceirizado..

Oi Matos, é sim da Marisco, ele vem um preto fosco, mas eu mandei numa funilaria pra pintar. Quanto ao dreno acho acho que isso ficou pra traz... só vedar é?

Maurício Fernandes
06/02/2011, 20:09
Eu desativei a peça original (chamaremos de snorkel original) que fica dentro do paralamas. Ou seja, a captação de ar após o filtro foi ligada com uma mangueira direto no snorkel do marisco, por dentro do paralamas.
Quanto ao furinho, não esquenta não. QUando vou para trilha boto uma fita isolante. isso ajuda a manter o filtro limpo também.

deglmann
06/02/2011, 20:47
Rokamura,
Seu Jipe ficou "dá hora".
Parabéns.
Deixa te perguntar uma coisa: Até que altura da água podemos rodar? Qual o limite?
Tenho visto uns videos no Youtube em que os caras entram na água até o bicho boiar... rsss...
Abraço e valeu pelas fotos da colocação do Snorkel.
Mario

rokamura
06/02/2011, 21:03
Rokamura,
Seu Jipe ficou "dá hora".
Parabéns.
Deixa te perguntar uma coisa: Até que altura da água podemos rodar? Qual o limite?
Tenho visto uns videos no Youtube em que os caras entram na água até o bicho boiar... rsss...
Abraço e valeu pelas fotos da colocação do Snorkel.
Mario

Obrigado Deg.
Tb vi vários videos, mas na verdade não coloquei o jipe nem na lama ainda. Nunca fiz trilha nem nada, ainda por testar. hehe

MATOSWR
07/02/2011, 00:48
Eu desativei a peça original (chamaremos de snorkel original) que fica dentro do paralamas. Ou seja, a captação de ar após o filtro foi ligada com uma mangueira direto no snorkel do marisco, por dentro do paralamas.
Quanto ao furinho, não esquenta não. QUando vou para trilha boto uma fita isolante. isso ajuda a manter o filtro limpo também.

boa da fita Maurício, mas da pra fechar com um parafuso um pouco maior que o furo...
só não entra na água com ele aberto...se não com certeza vai entrar agua...

Lendo revistas da epoca que o jimny foi lançado vi que ele podeira atravessar água com até 60m!? achei muito não lembro de ter visto isto no manual

Cuidado com a água...o snorkel só evita calço hidraulico....mas a ficar andando na água acaba comprometendo peças como o motor de arranque, alternador, e se der bobeira entrar nos suspiros dos diferenciais e caixas...

Maurício Fernandes
07/02/2011, 08:03
Nos suspiros da caixa e diferenciais instalei uma mangueira que vai até o cofre do motor.
Os originais aguentaram bem, mas após determinado tempo começa a deixar entrar água.

Felipepeixotogouvea
07/02/2011, 16:57
oi pessoal... queria so saber se a informacao de um colega nosso a um bom tempo dizia que o alternador do uno com ar condicionado da bosch servia, no jimny queria saber que serve para o jimny 2010 , e nesse caso seria o uno antigo ne ?.

aqui esta a afirmacao de nosso colega VICTORP 12-06-2010

"ai galera, problema!! tive que trocar o alternador do meu Jimny, e achei um boch, nacional que deu de adaptar,
é o mesmo do fiat Uno, com ar condicionado, da certinho!!!!porem to axando que a minha bobina estourou.,..
ta com uma falha enorme. e parece falha de corrente, alguem sabe uma bobina que de no jimny, ou onde achar uma...??
se nao conseguir vou adaptar uma de outro carro mesmo, memso que nao fique ali no local original, pq o
encaixe dos soquetes dos cabos qualquer eletrecista faz, e os cabos dew vela tbm, mas se achase uma dele mesmo ou
que desse nele seria melhor... "

deglmann
07/02/2011, 17:22
Roka, blz.
Eu também não coloquei o J. na lama e nem água...
Aqui na minha cidade toda vez que chove tem enchentes.
Qualquer hora estou postando uma aventura na água.
Snorkel será o próximo investimento, depois uma Bloc.Diferencial.
Abraço
Mario

Treco
07/02/2011, 23:45
oi pessoal... queria so saber se a informacao de um colega nosso a um bom tempo dizia que o alternador do uno com ar condicionado da bosch servia, no jimny queria saber que serve para o jimny 2010 , e nesse caso seria o uno antigo ne ?.

Felipe, essa informação era pros jimnys antigos mas acho que os alternadores são os mesmos para os novos tbm. Mas o que houve com o seu alternador? Os caras da concessionária condenaram ele? Não faça nada sem antes mostrar o alternador a um bom eletricista de autos. Não vai ser a primeira lama que vai estragar um alternador. O alternador do meu carro mesmo tá todo lascado e gerando direitinho.
Abs.

MATOSWR
08/02/2011, 00:07
Alternador dura muito..e suas peças são substituives...se passar na lama e bom lavar ele depois, passar um oleo spray ..a vontade...pra limpar
A bobina do Jimny na suzucar...compre com a do Jimny..acho q não vale adaptar...pois cada veiculo tem uma bobina diferente...(mesmo que pareça igual)

wellington

Maurício Fernandes
08/02/2011, 12:23
Matoswr, a bobina é quase sempre igual. A diferença fica por conta do cachimbo.
Já coloquei bobina de corsa no meu jimny e agora estou com a de gol.
essa bobina do jimny é caríssima.
inclusive eu tenho uma para vender, se alguém quiser. faço baratinho.

MATOSWR
08/02/2011, 12:40
Maurio vc testou a bobina no osciloscopio? elas são diferentes na sua capacidade de transformação da corrente eletrica. Geralmetne isso pode ser percebido nos valores de resistencia primaria e secundária.

Consertei um uno uma vez cujas bobinas tinha valores de resistencia dentro do padrão, mas o carro morria as vezes do nada.. depois de passar por varios mecanicos testamos as bobinas...e eram elas..

Maurício Fernandes
08/02/2011, 15:00
Perfeito. isso mesmo. por isso eu disse que "a bobina é quase sempre igual".

VICTORP
08/02/2011, 20:24

"

ai felipe,
cara, se o alternador for o mesmo do 2002 da sim, o meu ta com o do uno, ficou mt bom, ele é ate um pouco mais foret do que o original, 5 amperes mais.

Felipepeixotogouvea
08/02/2011, 20:28
fui na RYO em barueri.. cheguei la 11 da manha pedimos para olhar o carro segunda feira voltei as 16:30 e o carro nem tinha saido do lugar ainda ou seja nem olharam ai ontem ligaram para o meu pai... a resposta : ar condicionado nao tem jeito a garantia nao pega sei la o que disseram acho que enrolaram mas disseram que tinha que trocar tudo, a embreagem foi resolvida com um tal de reposicionamento de graca, e a cotacao do alternador foi modicos 5 mil:???: puta que paril 5 mil querem colocar um novo e provavelmente nem abriram a porra do alternador, bem o meu pai deixou num amigo de confianca que trabalhava com eletrica automotiva e disse que o cara e bom que deve resolver isso hoje ou amanha e ai eu vou saber o real estrago. :p...

Rogê
08/02/2011, 21:16
fui na RYO em barueri.. cheguei la 11 da manha pedimos para olhar o carro segunda feira voltei as 16:30 e o carro nem tinha saido do lugar ainda ou seja nem olharam ai ontem ligaram para o meu pai... a resposta : ar condicionado nao tem jeito a garantia nao pega sei la o que disseram acho que enrolaram mas disseram que tinha que trocar tudo, a embreagem foi resolvida com um tal de reposicionamento de graca, e a cotacao do alternador foi modicos 5 mil:???: puta que paril 5 mil querem colocar um novo e provavelmente nem abriram a porra do alternador, bem o meu pai deixou num amigo de confianca que trabalhava com eletrica automotiva e disse que o cara e bom que deve resolver isso hoje ou amanha e ai eu vou saber o real estrago. :p...
Felipe, que ano é seu carro? como tudo isso deu problema?? só de vc fazer aquele coisa de colocar na lama?
abç

Felipepeixotogouvea
08/02/2011, 21:43
Entao o jimny e um puta de um 4x4 mas nao e anfibio... tem gente que faz e eu quero algum dia fazer ele capaz de.

um amigo colega meu comentou aquilo ali esmirilha o carro. aquilo ali e para destruir o veiculo trilha trilha mesmo nunca ia dar esse problema e entendo ...
mas valeu a pena cada segundo tinha que fazer pelo menos uma vez na vida :p

o meu carro e 10/10 comprei em junho tem 18 mil km. so o pos venda da ryo que ate agora nao foi tao bom afinal de contas 5 mil reais e muito :/

Ricardo Passoni
08/02/2011, 22:24
Felipe o alternador do Jimny é da marca Denso e o A/C tambem , por isso parecer ser igual aos carro equipados com a mesma marca , devem funcionar adaptando , mas como seu Jimny é novo veja como fica a garantia !, e com certeza por ja ter passado isso que esta relatando é regulador de voltagem , que a www.gauss.ind.br deve ter a venda ( veja catalogo ) e limpar as escovas do mesmo , so tem que desmontar , um bom auto eletrico resolve ! , não sei se é so comigo mas toda vez que entro em agua e lama onde o motor fica barro puro da o problema de regulador !!:parede:
Abraços

Joao Baeta
08/02/2011, 22:30
:arrow: Felipe....
A lama entra qualquer lugar no motor....
Me lembro muito bem... Quando mandei varetar o radiador do meu ex-GV.... Metade era pura terra... Ou seja...Lama que secou ali!
Antes eu nem sabia... Mas agora adiante... Nao entro rapido na lama... Vou com calma... E conciente!
Do que vc fez na arrancada..... Nem faço com o meu Samurai .... Só se for um das ultimas hipoteses....
Agora... Veja o estrago que deu e +... da olhada no radiador... :concordo:

Abs

Felipepeixotogouvea
09/02/2011, 19:15
estou tao feliz que nem pinto no lixo o meu carro e foda :p...

o amigo do meu pai pegou, abriu e limpou voltou a funcionar soldou o cabo de volta no ar condicionado e pronto carrinho novo em folha huahuuha :p...

Renatopami
09/02/2011, 19:28
Que bom que deu tudo certo Felipe.......:concordo:
Abs!!!!

Treco
09/02/2011, 22:13
estou tao feliz que nem pinto no lixo o meu carro e foda :p...

o amigo do meu pai pegou, abriu e limpou voltou a funcionar soldou o cabo de volta no ar condicionado e pronto carrinho novo em folha huahuuha :p...

Felipe, lembre-se: Toda vez que vc pegar lama e alagado seu alternador e seu motor de partida serão afetados. Após algumas trilhas eles vão dar sinal de que precisam ser abertos e limpos (O alternador não gera e o motor de partida não bate de primeira). Para esse tipo de serviço (limpeza) fuja das consecionárias. Eles ganham dinheiro em peças e vão fazer de tudo para condenar as peças e empurrar novas pro cliente.
Outra coisa, suas pastilhas de freio tbm detonam muito mais rápido em trilhas. Não sei quanto é a pastilha na consecionária mas em qualquer autopeças as pastilhas de Samurai (iguais aos jimnys) custam menos de R$50,00.
Abs.

Treco
09/02/2011, 22:22
Foi uma puta sacanagem o que a consecionária fez. Condenar um alternador novo que era óbvio que era sujeira e ainda orçar tudo em R$ 5 mil.

edvande
10/02/2011, 00:06
Alguém sabe me dizer aonde eu encontro o filtro de cabine (filtro do ar condicionado) do Jimny? É no porta luvas?

HebertDias
10/02/2011, 08:38
Nos ate 2003 fica atras do porta luvas, ao lado do passageiro, perto do tunel, da uma pesquisada pois tem ate fotos pelo forum ai!

Foi dada a dica do filtro do palio 98 "daria".

Alguém sabe me dizer aonde eu encontro o filtro de cabine (filtro do ar condicionado) do Jimny? É no porta luvas?

Maurício Fernandes
10/02/2011, 08:54
o meu não tem filtro.
isso já foi discutido aqui no forum em algum lugar...

Maurício Vitara
10/02/2011, 09:46
Pessoal, levantei meu jimny e vou colocar pneus maiores nele. Tenho 04 pneus BF All Terrain na medida original 215/75 R15, dificil de encontrar nas revendas.

Está com 780kms rodados, adquiridos em DEZ/2010..está com os pelos e tarje amarela na rodagem....NOVOS!

R$1.500,00....quem interessar segue meus contatos

Vivo 11 9648 8300
Nextel 100*35297 / 11 7751 7887
mauricio.asa@terra.com.br

VICTORP
10/02/2011, 10:50
Nos ate 2003 fica atras do porta luvas, ao lado do passageiro, perto do tunel, da uma pesquisada pois tem ate fotos pelo forum ai!

Foi dada a dica do filtro do palio 98 "daria".

é até onde me consta, o jimny não tem filtro de ar condicionado!

HebertDias
10/02/2011, 10:59
é até onde me consta, o jimny não tem filtro de ar condicionado!

Pode olhar que o seu deve ter o lugar la pode estar sem!
O meu tem filtro ele so nao veio na maior parte dos carros no Brasil (Segunco concess em BH), eu nao lembro onde mais tem umas fotos ai!

http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?p=708429&highlight=filtro+condicionado+jimny#post708429

HebertDias
10/02/2011, 11:01
O Mauricio se nao for encher demais poderia descrever e botar fotos ai da mudanca???

Valeu!

Pessoal, levantei meu jimny e vou colocar pneus maiores nele. Tenho 04 pneus BF All Terrain na medida original 215/75 R15, dificil de encontrar nas revendas.

Está com 780kms rodados, adquiridos em DEZ/2010..está com os pelos e tarje amarela na rodagem....NOVOS!

Vivo 11 9648 8300

Rogê
10/02/2011, 12:50
seu Jimny é de que ano? Os caras de RC 4x4 me disseram que para colocar calços de 2" no Jimny HD deve-se trocar a barra de direção.

como vc fez? abç

Rogê
10/02/2011, 12:50

Vivo 11 9648 8300
seu Jimny é de que ano? Os caras de RC 4x4 me disseram que para colocar calços de 2" no Jimny HD deve-se trocar a barra de direção.

como vc fez? abç
http://www.4x4brasil.com.br/forum/images/speedfire/misc/progress.gif

edvande
10/02/2011, 21:36
achei as fotos do forum, e ele tem o filtro de cabine (filtro de pólen), parece ser mais fácil que os VW, GM, FIAT, só não é mais fácil que PEUGEOT... vejam: http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?t=4417&page=2

Maurício Vitara
10/02/2011, 23:26
O Mauricio se nao for encher demais poderia descrever e botar fotos ai da mudanca???

Valeu!

Hebert, como o meu Jimny está com amortecedores originais zeros, instalei molas do vitara com 2' maiores, utilizei prolongadores nos amortecedores dianteiros, fiz suportes superiores para os amortecedores traseiros e suportes para compensar as barras panhard...

Ficou no limite e não senti muita diferença...

O jimny é 2002

[]'s

HebertDias
11/02/2011, 08:48
Hebert, como o meu Jimny está com amortecedores originais zeros, instalei molas do vitara com 2' maiores, utilizei prolongadores nos amortecedores dianteiros, fiz suportes superiores para os amortecedores traseiros e suportes para compensar as barras panhard...

Ficou no limite e não senti muita diferença...

O jimny é 2002

[]'s

Mauricio valeu pelas fotos,

E mais uma pergunta, as molas que voce fala sao aquelas da Alternativa?
As do vitara sao P&P, isso e melhor que chevette uai!
E o suporte da panhard foi facil de fazer?

Valeu

Maurício Vitara
11/02/2011, 08:53
Mauricio valeu pelas fotos,

E mais uma pergunta, as molas que voce fala sao aquelas da Alternativa?
As do vitara sao P&P, isso e melhor que chevette uai!
E o suporte da panhard foi facil de fazer?

Valeu

As molas são da Alternativa sim, elas são um pouco mais "duras", mas por um lado foi bom, pois achei o jimny mais firme.

O suporte foi bem fácil, tanto da panhard, quanto dos amortecedores traseiros...

sandro-natal
11/02/2011, 13:35
Matoswr, a bobina é quase sempre igual. A diferença fica por conta do cachimbo.
Já coloquei bobina de corsa no meu jimny e agora estou com a de gol.
essa bobina do jimny é caríssima.
inclusive eu tenho uma para vender, se alguém quiser. faço baratinho.

Maurício,
Qual a adaptação que você fez nos cabos e conectores para instalar as bobinas do Gol? É Gol a partir de qual ano?
Você sabe quais são as resistências do primário e do secundário da bobina do Gol e da do Jimny? São próximas?
Temo perder desempenho ou aumentar consumo se as características das bobinas forem diferentes.
Abraço,
sandro-natal

Maurício Fernandes
11/02/2011, 16:26
Sandro, foi feito no mecânico e não entendo destes detalhes. a bobina é do gol 2.0 16v. antes tinha uma do corsa.

sandro-natal
15/02/2011, 14:53
Maurício,
Fui nas lojas olhar as bobinas do Corsa e do Gol, são muito diferentes, é uma bobina só para os 4 cilindros, e elas são muito mais altas, não encaixariam adequadamente sobre o cabeçote, além dos conectores serem diferentes. Seu eletricista deve ter feito uma adaptação bem trabalhosa. Você teria uma foto para eu ver?
Procurei no mercado daqui de Natal as bobinas do Jimny, que são duas, e só encontrei duas bobinas do Grand Vitara antigo, em uma sucata, Mundão dos Importados, e que são idênticas às do Jimny, mas o cara vende por 280 reais cada uma, um roubo! Também encontrei do TR-4, que são iguais, apenas com o cachimbo mais alto, e o cara faz por 500 reais as duas, novas na caixa (em outra loja estava 600 reais apenas uma!). Se optar pela da TR-4, posso retirar o cachimbo e aproveitar o velho. Cotei também na Carrera (435 cada) e na Suzucar (360 reais cada bobina).

Alfredo Stavale
15/02/2011, 15:29
Maurício,
Fui nas lojas olhar as bobinas do Corsa e do Gol, são muito diferentes, é uma bobina só para os 4 cilindros, e elas são muito mais altas, não encaixariam adequadamente sobre o cabeçote, além dos conectores serem diferentes. Seu eletricista deve ter feito uma adaptação bem trabalhosa. Você teria uma foto para eu ver?
Procurei no mercado daqui de Natal as bobinas do Jimny, que são duas, e só encontrei duas bobinas do Grand Vitara antigo, em uma sucata, Mundão dos Importados, e que são idênticas às do Jimny, mas o cara vende por 280 reais cada uma, um roubo! Também encontrei do TR-4, que são iguais, apenas com o cachimbo mais alto, e o cara faz por 500 reais as duas, novas na caixa (em outra loja estava 600 reais apenas uma!). Se optar pela da TR-4, posso retirar o cachimbo e aproveitar o velho. Cotei também na Carrera (435 cada) e na Suzucar (360 reais cada bobina).

Compra no Ebay UK, compra a original, vai sai mais barato que ficar adaptando bobina fora de especificação ou comprar aqui o brasil.

rmalato
15/02/2011, 17:56
Pessoal, uma sugestão...

Já que praticamente todos os carros estão ainda em boas condições... poderíamos ver no manual de serviço, as peças que podem/precisam ser substituídas durante as revisões e assim poderíamos comprar/importar peças em grupo, tentando assim, planejar o que fosse possível e programando o bolso pra evitar surpresas com os preços das concessionárias suzuki, que acham???

sandro-natal
15/02/2011, 19:37
Consegui recuperar as bobinas. O antigo dono havia quebrado as duas bobinas, exatamente no encaixe de plástico, em forma de bico, que conecta no cachimbo que vai para a vela. Ele também colocou uma cola para melhorar a fixação em uma das bobinas. Eu raspei a cola, e com isso consegui aproximar mais a mola do cachimbo ao parafuso da bobina. Além disso, percebi um mal contato no cachimbo da outra bobina, e era na mola. Mexi um pouco nela, e depois montei tudo. O carro ficou bom.
As bobinas e os cabos estavam com os valores de resistência dentro das faixas recomendada pelo manual de manutenção do Jimny.
P.S.: Fiz tudo isso porque eu queria colocar o carro para andar e levá-lo a oficina para trocar as velas. Mas que boa surpresa! Portanto, vocês já sabem: se o bico de plástico da bobina estiver quebrado, não tem problema, basta que você assegure um contato perfeito entre o parafuso e a mola...

sandro-natal
16/02/2011, 22:46
Troquei o interruptor de ré por um de caminhão/ônibus Mercedes até 86. Aproveitamos o cabinho do conector da cebolinha original, no qual colocamos terminais de encaixe fêmea na ponta que cortamos, e o conectamos no interruptor novo.
O do 206 achamos diferente, portanto a dica de que o mesmo é uma peça substituta deverá ser reavaliada.
Abraços

TMorais
19/02/2011, 23:01
Moderadores,

Solicito que esse tópico fique em destaque e um dos primeiros da página.:concordo:

Att
Morais

Maurício Fernandes
19/02/2011, 23:35
pedido antigo.
os moderadores são teimosos.
espere até terem um jimny para ver se não vai ficar junto com o tópico de peças do samurai ou do GV.

.Lex.
20/02/2011, 12:32
galera.. resolvi postar aqui mesmo! :D
Vou ter a oportunidade de viajar em breve pro exterior. Apesar das leis alfandegarias nao permitirem a entrada de "pecas" de carro, excluindo som, salvo engano. Mesmo assim, vou comprar algumas coisas pro jimny. Inicialmente pensei em coisas puramente esteticas, como isso aqui:

http://www.suzuki-shop.co.uk/index.cfm/fa/shopdetails/Product_ID/81

isso:
http://image.classictrucks.com/f/10309265+w750+st0/0810clt_11_z+1955_ford_f100+8_ball_shift_knob.jpg

http://www.suzuki-shop.co.uk/images/uploaded/Jimny%20Centre%20Armrest%2099000-990YC-583.gif

http://www.suzuki-shop.co.uk/index.cfm/fa/shopdetails/Product_ID/107/Category_Brand_ID/18/Category_ID/12

Vale lembrar q os precos de alguns itens estao ainda caros, mas provavelmente vou achar mais baratos no local.

E ai? O que vcs acham?
Algum outro item/peca que pela experiencia vcs acham q vai ser preciso mais tarde e possa ser levado na mala? :pensativo:

Renatopami
20/02/2011, 13:33
Gostei dos para-barros......será que tem para as quatro rodas?
O tapete de borracha para o porta malas e legal também...
ABS!!!

.Lex.
20/02/2011, 13:39
Gostei dos para-barros......será que tem para as quatro rodas?

Nesse site o kit sao para as 4 rodas!

Joao Baeta
20/02/2011, 14:20
galera.. resolvi postar aqui mesmo! :D
Vou ter a oportunidade de viajar em breve pro exterior. Apesar das leis alfandegarias nao permitirem a entrada de "pecas" de carro, excluindo som, salvo engano. Mesmo assim, vou comprar algumas coisas pro jimny. Inicialmente pensei em coisas puramente esteticas, como isso aqui:

http://www.suzuki-shop.co.uk/index.cfm/fa/shopdetails/Product_ID/81

isso:
http://image.classictrucks.com/f/10309265+w750+st0/0810clt_11_z+1955_ford_f100+8_ball_shift_knob.jpg

http://www.suzuki-shop.co.uk/images/uploaded/Jimny%20Centre%20Armrest%2099000-990YC-583.gif

http://www.suzuki-shop.co.uk/index.cfm/fa/shopdetails/Product_ID/107/Category_Brand_ID/18/Category_ID/12

Vale lembrar q os precos de alguns itens estao ainda caros, mas provavelmente vou achar mais baratos no local.

E ai? O que vcs acham?
Algum outro item/peca que pela experiencia vcs acham q vai ser preciso mais tarde e possa ser levado na mala? :pensativo:

:arrow:Ô Lex.....
No site... Achei umas coisas bem cafonas...... E caros :putz:!!
O site é para quem é detalhistas e quer ser conhecido no bairro!!:mrgreen:
Nem compraria nada disso.... :concordo:

rmalato
20/02/2011, 14:21
http://shop.ebay.co.uk/i.html?_nkw=jimny+mudflaps&_sacat=0&LH_BIN=1&_dmpt=UK_CarsParts_Vehicles_CarParts_SM&_odkw=jimny+mudflaps&_osacat=0&_trksid=p3286.c0.m270.l1313

Aparador de barro que vi no ebay UK... é disso que to falando.... eu pensei em comprar... quem mais tiver interesse, podíamos fazer uma compra maior.

.Lex.
20/02/2011, 14:46
:arrow:Ô Lex.....
No site... Achei umas coisas bem cafonas...... E caros :putz:!!
O site é para quem é detalhistas e quer ser conhecido no bairro!!:mrgreen:
Nem compraria nada disso.... :concordo:

Pois eh joao..tem coisas bem esquisitas. Porem acredito q algumas coisas adicionam na estetica do carro sem necessariamente deixa-lo cafona, jipe de shopping, etc.

O preco nesse site eh muito caro mesmo. Pretendo comprar no ebay ou em lojas fisicas, q o preco dve ser melhor.

rmalato
24/02/2011, 13:50
Pessoal, meu Jimny é semi novo... comprei com 15000km (agora tá 18000) mas o consumo não muda... sempre 7,5km/l.... já fiz de tudo... troquei de posto, já mudei a forma de dirigir... mas nada... conversando com um outro forista ele sugere checar velas e filtro de ar.... SE for o caso da troca das velas, qual comprar, NGK ou Bosch???

O meu mecânico nunca viu o carro antes e não tenho referência em Belém pra uma revisão...

O catálogo da bosch 09/10 diz:
http://img580.imageshack.us/img580/328/capturadetela20110224s1.png

No catálogo NGK diz:
http://img109.imageshack.us/img109/328/capturadetela20110224s1.png

Daí achei isso aqui (http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-170260003-vela-bosch-super-4-eletrodo-suzuki-2900-unidade-_JM), aqui (http://www.eletrocarsp.com.br/loja/produto-184756-24915-), aqui (http://www.eletrocarsp.com.br/loja/produto-184756-23646-), aqui (http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-170693500-vela-ignico-jimny-13-16v-_JM), alguma sugestão???

As velas na eletrocarsp estão no menor preço que encontrei na internet, por 16,00 cada e são NGK. As bosch não consegui achar pelos códigos, apenas o anúncio do mercado livre no tipo 4 eletrodos

O filtro de ar original na suzukar custa quase o dobro de outro genérico vendido na própria suzukar. O Alfredo Stavale disse que troca as velas com 10k...

O que tá valendo a pena é na eletrocarsp por conta do frete PAC.

Abraços!!

rmalato
24/02/2011, 14:38
Pesquisando....

No manual de serviço que baixei de algum link que alguém colocou...

99500_81A10_01E_1.pdf , a partir da página 652...

http://img155.imageshack.us/img155/4522/capturadetela20110224s1i.png

Também encontrei que a recomendação de uso das velas é NGK...

http://img4.imageshack.us/img4/328/capturadetela20110224s1.png

VICTORP
20/03/2011, 12:50
pessoal, minha Luz de ré ta ficando acessa as vezes... alguem sabe o que pode ser? e onde fica o defeito? presumo ser algum sensor, conector... alguem ja teve esse problema?

Renatopami
20/03/2011, 15:05
Victorp......:concordo:
Pode ser a cebolinha da cx de marcha.....já aconteceu isso com uma toyota que tive....ABS!!

Maurício Fernandes
20/03/2011, 15:06
Victor, deve ser mal contato, começo verificando os fios da lanterna.

alvaro.jrc
20/03/2011, 17:16
rmalato, no motor novo devem ser as mesmas do motor antigo visto que não mudou quase nada.. Se forem iguais, são as velas do Honda Fit ano 2004, compra em qualquer concessionária honda.

Pessoal, meu Jimny é semi novo... comprei com 15000km (agora tá 18000) mas o consumo não muda... sempre 7,5km/l.... já fiz de tudo... troquei de posto, já mudei a forma de dirigir... mas nada... conversando com um outro forista ele sugere checar velas e filtro de ar.... SE for o caso da troca das velas, qual comprar, NGK ou Bosch???

O meu mecânico nunca viu o carro antes e não tenho referência em Belém pra uma revisão...

O catálogo da bosch 09/10 diz:
http://img580.imageshack.us/img580/328/capturadetela20110224s1.png

No catálogo NGK diz:
http://img109.imageshack.us/img109/328/capturadetela20110224s1.png

Daí achei isso aqui (http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-170260003-vela-bosch-super-4-eletrodo-suzuki-2900-unidade-_JM), aqui (http://www.eletrocarsp.com.br/loja/produto-184756-24915-), aqui (http://www.eletrocarsp.com.br/loja/produto-184756-23646-), aqui (http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-170693500-vela-ignico-jimny-13-16v-_JM), alguma sugestão???

As velas na eletrocarsp estão no menor preço que encontrei na internet, por 16,00 cada e são NGK. As bosch não consegui achar pelos códigos, apenas o anúncio do mercado livre no tipo 4 eletrodos

O filtro de ar original na suzukar custa quase o dobro de outro genérico vendido na própria suzukar. O Alfredo Stavale disse que troca as velas com 10k...

O que tá valendo a pena é na eletrocarsp por conta do frete PAC.

Abraços!!

VICTORP
20/03/2011, 18:19
Victor, deve ser mal contato, começo verificando os fios da lanterna.

mas fica as 2 ligadas..será?

Rogê
20/03/2011, 22:02
Mauricio, já vendeu os pneus?

abrass

Rogê
20/03/2011, 22:24

Vivo 11 9648 8300
Mauricio, já vendeu os pneus?

abrass

VICTORP
20/03/2011, 22:29
galera.. alguem me ajuda com as luzes de ré!!!

Rogê
21/03/2011, 15:28
Victor, deve ser uma coisa muito simples oq esta acontecendo...qualquer auto eletrico por resolver isso por uns módicos 10 reais. provavelmente é o interruptor que esta velho e fica dando contato. qdo se engata a ré é acionado um interruptor pra acender a luz. eu acredito que seja apenas trocar este interruptor e tudo voltará ao normal.

Rogê

sandro-natal
21/03/2011, 18:30
Victor,
Tive o mesmo problema no mês passado. Troquei a cebolinha e resolveu. Outro colega meu também (o Jimny dele é idêntico ao meu, mesmo ano, fabricado no mesmo dia), e também trocou.
Eu coloquei a cebolinha do caminhão Mercedes 1985. Já ele teve a sorte de encontrar a original em uma auto-elétrica daqui de Natal.
Abraço.

Fabio Geo
22/03/2011, 10:51
Saudações colegas, penso em instalar um guincho na viatura, porém observo que são poucos os que o fizeram....alguém instalou os para-choques da Todo Terreno ou da RC4x4? a opções de para-choques de impulsão para o Jimny?....:?:

VICTORP
22/03/2011, 16:30
Victor,
Tive o mesmo problema no mês passado. Troquei a cebolinha e resolveu. Outro colega meu também (o Jimny dele é idêntico ao meu, mesmo ano, fabricado no mesmo dia), e também trocou.
Eu coloquei a cebolinha do caminhão Mercedes 1985. Já ele teve a sorte de encontrar a original em uma auto-elétrica daqui de Natal.
Abraço.

sabe onde fica essa cebolinha?

Maurício Fernandes
22/03/2011, 16:50
sobre a caixa de câmbio. Dá para ver levantando o capô.

Rogê
23/03/2011, 19:25
pessoal, achei pneus mud na medida 215 75 r15. Na falta de bloqueio ja encomendei 4, chegam em 30 dias. Vou comprar 4 rodas de ferro baratinhas (80 pilas cada) e montar um jogo com esses pneus, ai qdo for pra trilha eu troco as rodas em casa mesmo. paguei 560 reais em cada.

Bloqueio de diferencial só acima de 2 mil, o mais em conta que achei foi 2400...600 pilas eu acho que é lenda urbana, mas se alguem achar me avise por favor, se for de boa qualidade compro na hora e pago a vista no dinheiro.

abç

Rogê
23/03/2011, 19:36
Pessoal, eu postei isso em outro tópico, mas este é o lugar correto pois aqui é que se discute peças e adaptações, entao lá vai, foi mal.

solucionei a questao da bateção das portas qdo passa por buracos ou estradas de terra. Primeiro tentei desrosquear um pouco as borrachas, mas fiquei encanado delas se soltarem e eu perder as borrachas. Ai colei aquelas bolhas de silicone que usamos para que as portas de casa nao batam nas paredes. Funcionou 100%!!! vejam as fotos.

abs

Joao Baeta
23/03/2011, 19:39
:arrow:Rogê....
Pra que o bloq diferencial?
Mete o traseiro que ta muito bom! :concordo:

Rogê
23/03/2011, 19:43
:arrow:Rogê....
Pra que o bloq diferencial?
Mete o traseiro que ta muito bom! :concordo:
isso, to falando em bloqueio traseiro e nao central. será que eu acho + barato?

Joao Baeta
23/03/2011, 19:47
isso, to falando em bloqueio traseiro e nao central. será que eu acho + barato?
:arrow:Mais barato que pode achar é Lock-Right... Mas é 100% bloqueado.... Isso dificulta no dia dia..... Deve custar uns 500 a 600 pratas.... (Rodrigo Portugal tem acho)
Melhor soluçao -> ARB!
Mas é $$$$

Rogê
23/03/2011, 20:02
:arrow:Mais barato que pode achar é Lock-Right... Mas é 100% bloqueado.... Isso dificulta no dia dia..... Deve custar uns 500 a 600 pratas.... (Rodrigo Portugal tem acho)
Melhor soluçao -> ARB!
Mas é $$$$
pq dificulta no dia a dia?

MATOSWR
23/03/2011, 22:54
pessoal, achei pneus mud na medida 215 75 r15. Na falta de bloqueio ja encomendei 4, chegam em 30 dias. Vou comprar 4 rodas de ferro baratinhas (80 pilas cada) e montar um jogo com esses pneus, ai qdo for pra trilha eu troco as rodas em casa mesmo. paguei 560 reais em cada.

Bloqueio de diferencial só acima de 2 mil, o mais em conta que achei foi 2400...600 pilas eu acho que é lenda urbana, mas se alguem achar me avise por favor, se for de boa qualidade compro na hora e pago a vista no dinheiro.

abç

Pô Rogê...depois conta aí o que achou do Mud..
eu to na dúvida entre comprar ele..ou o All Terrain ..q nessa medida aqui na minha cidade ta custando 450 cada...(por encomenda)... como pretendo usar para viagens mais longas...acho q hum all terrain vai ser mais confortalve e economico..além de ser 50%offroad. Mas achei esse modelo ai muito bonito..

Rogê
23/03/2011, 23:40
Pô Rogê...depois conta aí o que achou do Mud..
eu to na dúvida entre comprar ele..ou o All Terrain ..q nessa medida aqui na minha cidade ta custando 450 cada...(por encomenda)... como pretendo usar para viagens mais longas...acho q hum all terrain vai ser mais confortalve e economico..além de ser 50%offroad. Mas achei esse modelo ai muito bonito..
Matos, com crteza o AT que vc quer comprar é bem mais versatil. eu quse comprei tb, mas desisti e preferi esse. Eu nao faço muitas trilhas, por isso optei em ter 2 jogos de rodas (as rodas sao baratinhas, de ferro sai 80 reais cada). Ai, qdo eu precisar troco as rodas em casa mesmo, depois destroco, fica mais facil.

abç

sandro-natal
24/03/2011, 00:00
Rogê, não encontrei em canto nenhum as rodas de ferro do Jimny, cheguei a comprar erradas do Samurai ou Vitara, não sei qual, instalei os pneus 215 75 15 BF AT nelas e vi que eles tocavam nos terminais de direção. Estou rodando ainda com elas porque a borracha dos terminais foi lixada com o contato com os pneus, sem ter tocado a parte metálica deles, (estão a 0,5 mm de distância das rodas). Mas isso é errado, o offset dessas rodas é muito positivo e os pneus ficam muito para dentro, o que além do problema com os terminais, ainda fica feio. Me passa o contato do local onde você encontrou essas rodas, vou querer comprar 5.
Tenho um outro jogo de rodas de liga leve com pneus originais 205 70 15 AT, para uso urbano e em dunas e praias. Como estou no momento fazendo umas trilhas com um pouco de erosão e lama, não quero colocá-las ainda.
Abração.

abç

Maurício Fernandes
24/03/2011, 09:47
Tenho o bloqueio 100% e paguei R$600,00.
Lenda urbana é dizer que dificulta o dia a dia.
Dá para dirigir na boa, sem problema algum.
Levei 3 anos para comprar o bloqueio com medo de que dificultaria a direção urbana.
Me arrependi por não ter instalado antes.

MATOSWR
24/03/2011, 11:07
Comprei um jogo de rodas originais do Jimny e eles estão aki aguardando pneus rsrs quero ira para a Argentina e para o Jalapão esse ano..como vou rodar muito no asfalto acho que o All Terrain é a melhor opção. Mas o mud é bem mais bonito rs

sandro-natal
24/03/2011, 13:30
Tá todo mundo comprando rodas de ferro pro Jimny e eu não consigo achar nenhuma!...
Por favor, me passem o contato de quem te vendeu, preciso de 5 rodas logo. Abração.

Mauro B
24/03/2011, 15:03
Tá todo mundo comprando rodas de ferro pro Jimny e eu não consigo achar nenhuma!...
Por favor, me passem o contato de quem te vendeu, preciso de 5 rodas logo. Abração.

E rodas de liga? Alguma dica?

MATOSWR
24/03/2011, 23:31
Eu comprei as de ferro...q na minha opinão para trilha são melhores. Dica..eu comprei aki no forum na seção de anuncio..tem q ficar de olho pq as vezes aparece.

só me falta pneus rs

edvande
25/03/2011, 00:09
Vou testar isso amanhã mesmo... já tem solução para a tremeção dos vidros quando estão abertos?

Pessoal, eu postei isso em outro tópico, mas este é o lugar correto pois aqui é que se discute peças e adaptações, entao lá vai, foi mal.

solucionei a questao da bateção das portas qdo passa por buracos ou estradas de terra. Primeiro tentei desrosquear um pouco as borrachas, mas fiquei encanado delas se soltarem e eu perder as borrachas. Ai colei aquelas bolhas de silicone que usamos para que as portas de casa nao batam nas paredes. Funcionou 100%!!! vejam as fotos.

abs

Rogê
25/03/2011, 18:57
Rogê, não encontrei em canto nenhum as rodas de ferro do Jimny, cheguei a comprar erradas do Samurai ou Vitara, não sei qual, instalei os pneus 215 75 15 BF AT nelas e vi que eles tocavam nos terminais de direção. Estou rodando ainda com elas porque a borracha dos terminais foi lixada com o contato com os pneus, sem ter tocado a parte metálica deles, (estão a 0,5 mm de distância das rodas). Mas isso é errado, o offset dessas rodas é muito positivo e os pneus ficam muito para dentro, o que além do problema com os terminais, ainda fica feio. Me passa o contato do local onde você encontrou essas rodas, vou querer comprar 5.
Tenho um outro jogo de rodas de liga leve com pneus originais 205 70 15 AT, para uso urbano e em dunas e praias. Como estou no momento fazendo umas trilhas com um pouco de erosão e lama, não quero colocá-las ainda.
Abração.
Ah, entao Sandro, eu nao testei as rodas pra saber se servem no Jimny, apenas fiz uma pesquisa de mercado pra saber qto custa uma roda de ferro 5 furos aro 15, e sai em média 80 reais. Aqui em sp tem uma fabrica, eles sao revendedores de algumas marcas e tb sao fabricantes, vc pode entrar em contato com eles. Eu ja iria fazer o contato, mas vou ficar fora do pais por 2 semanas a trabalho, entao deixei pra ver isso qdo voltar.

http://www.rodassantarita.com.br/

se vc conseguir alguma informação me avisa.

abç

Rogê
25/03/2011, 18:59
Vou testar isso amanhã mesmo... já tem solução para a tremeção dos vidros quando estão abertos?
Edvande, pros vidros eu ainda nao tenho a solução. Como eles usam um sistema de trilhos e nao cabos de aço como na maioria dos carros eu ainda nao sei como solucionar. Os bancos ja nao fazem barulho tb, eu dei uma apertada nos trilhos.

abç

Rogê
25/03/2011, 19:05
Tenho o bloqueio 100% e paguei R$600,00.
Lenda urbana é dizer que dificulta o dia a dia.
Dá para dirigir na boa, sem problema algum.
Levei 3 anos para comprar o bloqueio com medo de que dificultaria a direção urbana.
Me arrependi por não ter instalado antes.
putz q legal Mauricio, e de qual marcar é o seu? deve fazer muita diferença na lama.

Maurício Fernandes
25/03/2011, 19:45
Do rodrigo portugal. é cópia do lock rigth.
www.rc4x4.com.br

edvande
27/03/2011, 23:25
Edvande, pros vidros eu ainda nao tenho a solução. Como eles usam um sistema de trilhos e nao cabos de aço como na maioria dos carros eu ainda nao sei como solucionar. Os bancos ja nao fazem barulho tb, eu dei uma apertada nos trilhos.

abç

Os bancos eu também resolvi... eu tava querendo arrumar uma "trava" que vem no modelo 2010/2011 que trava a madeira do "guarda macaco". A concessionário de Brasília fez pedido para mim mas nunca chegou, me falaram que tem como fazer uma "porca de encaixe rápido", já ouviu falar nisso?

Abraços.

deglmann
29/03/2011, 08:41
Edvande, blz

Com relação a tampa da caixa de ferramenta/macaco, faz o seguinte:

Compre um (1) metro de velcro e cole uma parte na carreceria e outra na madeira. O problema fica resolvido por menos de R$ 5,00.

O barulho desaparece!!!

Abraço
Mario

MATOSWR
31/03/2011, 13:49
Tive problemas com o evaporador do meu arcondicionado. Ele tava vazando gás. Ai tive que por a mão na massa. Primeiro conseguir um evaporador (comprei na suzucar – semi-novo R$450,00). Como sempre chegou super rápido.

Agora mãos a massa, trocar o evaporador. Desmontei todo o painel e coluna de direção. Retirei a caixa do evaporador...e que susto..o mesmo tava muito sujo (veja a comparação na foto). Limpei a caixa e montei tudo. Levei para colocar gás e óleo no sistema (+120 reais) Como quase todos meu Jimny não tem filtro. Mas para que não acontecesse de sujar tudo novamente eu consegui contato com o Wagner Fabro.
Eu havia tirado as medidas da caixa do evaporador, enviei e ele fez um filtro sob medida. Comprei logo dois para aproveitar o frete. Abaixo as fotos e o contato do Wagner é wagnerfabro@hotmail.com para quem precisar de filtro. O cara é super gente fina.

Ah..esquei o trabalho de desmontar, limpar e montar tudo levou um dia. Fiz sozinho, mas já tenho um conhecimento de mecânica. Se não tiver não tente, pode quebrar algo.

danpeig
31/03/2011, 17:30
Ontem recebi da China o módulo de MP3 da marca Yatour para uso no radio/CD player original do Suzuki Jimny (o meu é modelo 2011).

O dispositivo é conectado diretamente à porta CeNet do radio da Clarion e funciona como se fosse um CD-Changer. Atendeu a todas as minhas espectativas.

Postei na minha página um guia com a descrição e um monte de fotos do produto e da instalação:

http://www.danbp.org/w/index.php?title=Suzuki_Jimny

Peço desculpas por não ter disponibilizado tudo no Forum, a formatação é muito limitada. De qualquer forma, minha página já existe a mais de 10 anos e nunca ficou fora do ar.

Abraços,

sbcarlos
01/04/2011, 15:11
Valeu pelas dicas!
Comprei um outro adaptador para Ipod no Ebay. Ainda mão chegou, mas se não der certo vou recorrer a esse q vc usou.
E os alto-falantes traseiros? Não tem intenção de colocá-los?
Vc notou melhora significativa com os novos alto-falantes?
Abços!

Ontem recebi da China o módulo de MP3 da marca Yatour para uso no radio/CD player original do Suzuki Jimny (o meu é modelo 2011).

O dispositivo é conectado diretamente à porta CeNet do radio da Clarion e funciona como se fosse um CD-Changer. Atendeu a todas as minhas espectativas.

Postei na minha página um guia com a descrição e um monte de fotos do produto e da instalação:

http://www.danbp.org/w/index.php?title=Suzuki_Jimny

Peço desculpas por não ter disponibilizado tudo no Forum, a formatação é muito limitada. De qualquer forma, minha página já existe a mais de 10 anos e nunca ficou fora do ar.

Abraços,

sbcarlos
01/04/2011, 15:17
Caros amigos,
Gostaria muito de colocar um bloqueio diferencial traseiro no meu Jimny. Acontece q ele é zero e não quero comprometer a garantia. Alguém sabe se é possível colocar bloqueio na própria concessionária? E o preço?
Caso eu faça a instalação por conta própria isso comprometerá a garantia?
Qual o bloqueio q vcs recomendam?
Desde já agradeço a atenção dos nobres colegas.
Abços!

danpeig
04/04/2011, 10:36
Valeu pelas dicas!
Comprei um outro adaptador para Ipod no Ebay. Ainda mão chegou, mas se não der certo vou recorrer a esse q vc usou.
Abços!

Os alto-falantes traseiros são um plano para o futuro, tenho pena de desmontar todo o revestimento do carro que ainda está muito novo. Se algum dia tiver que tirar os bancos traseiros pra algo ou levantar o carpete pra passar algum fio vou aproveitar e instalar.

Quanto aos alto-falantes, a diferença é gritante. Fiquei surpreso com o desempenho de um par de caixinhas que custou menos que R$ 100,00.

Para instalar qualquer adaptador na porta CeNet não se esqueça de antes, desligar o chicote de alimentação elétrica. Se não o rádio não reconhece direito o acessório.

sbcarlos
04/04/2011, 11:11
Caro danpeig,
Eu já havia comprado os alto-falantes da Selenium, mas comprei os de 100W, aí o som ficou pior do q os originais! rs
Não me dei conta da potência do rádio e acabei colocando alto-falantes muito potentes para o som. Sem contar q eles não encaixam direito no espaço e vc tem q adaptar uns "calços" nos furos de fixação. Pensei até em colocar um módulo de potência para compensar, mas acho q não vale a pena, já q eu quero apenas um som razoável para ouvir nas viagens e esse original dá conta.
Já encomendei os alto-falantes q vc instalou no seu, deve chegar hj. Por enquanto vou deixar só na frente, mas tô animado em colocar atrás tb, até pra melhorar um pouco os ruídos nos plásticos traseiros (nas laterais) colocando uma forração melhor. Minha dúvida é se já tem a preparação pros alto-falantes traseiros (os fios pra conectar). Pelo q já pesquisei em foruns estrangeiros tem sim, mas ainda não vi relatos dos Jimny´s vendidos aqui no Brasil.
Quando eu fizer a instalação dos traseiros postarei as fotos do passo-a-passo aqui para servir de referência pros colegas. Suas fotos foram muito úteis pra mim.
Quanto ao módulo Cenet, eu comprei um q apenas faz a adaptação pro Ipod e esse seu é bem melhor, já q permite cartão SD e Pendrive, além de poder plugar qq MP3 player. Tô pensando seriamente em encomendar um desses tb.
Abços!

Os alto-falantes traseiros são um plano para o futuro, tenho pena de desmontar todo o revestimento do carro que ainda está muito novo. Se algum dia tiver que tirar os bancos traseiros pra algo ou levantar o carpete pra passar algum fio vou aproveitar e instalar.

Quanto aos alto-falantes, a diferença é gritante. Fiquei surpreso com o desempenho de um par de caixinhas que custou menos que R$ 100,00.

Para instalar qualquer adaptador na porta CeNet não se esqueça de antes, desligar o chicote de alimentação elétrica. Se não o rádio não reconhece direito o acessório.

sbcarlos
04/04/2011, 11:19
Mandei um email pra Suzuki sobre o assunto, segue a resposta:

"Prezado Sr. Luis,

Agradecemos o envio de seu e-mail.

Em atenção ao mesmo informamos que não possuímos o item em questão como opcional.

Conforme consta em seu Manual de Garantia e Manutenção, a garantia estará comprometida na Instalação ou uso de produtos e acessórios que afetem a carroceria, estrutura, distribuição elétrica, segurança ou desempenho do veículo etc e caso componentes originais, peças e acessórios do veículo forem alterados ou substituídos por outros seminovos ou não genuínos da SVB;

Atenciosamente,

SVB Automotores do Brasil S.A
faleconosco@suzukiveiculos.com.br
SAC Suzuki - 0800 770 3380"

Caros amigos,
Gostaria muito de colocar um bloqueio diferencial traseiro no meu Jimny. Acontece q ele é zero e não quero comprometer a garantia. Alguém sabe se é possível colocar bloqueio na própria concessionária? E o preço?
Caso eu faça a instalação por conta própria isso comprometerá a garantia?
Qual o bloqueio q vcs recomendam?
Desde já agradeço a atenção dos nobres colegas.
Abços!

Renatopami
04/04/2011, 21:25
Uma boba pergunta.....:mrgreen:
Não existe mesmo nenhum som original com tela toutch para o jimny?
Um carro vendido em mais de 100 países.....nada mesmo?
ABS!!

Felipepeixotogouvea
05/04/2011, 17:00
eu fui fazer a revisao de 30 mil ontem, na concecionaria de barueri... me ofereceram um kit multimidia para o jimny... com camera de re televisao bluetuuuuuhf :p.... e outras coisas... devia ser touch... mas por migeros 4500 reais... quase que mandei tomar no c....

mas como sempre converso com eles desconversei... falei que com isso colocava protetor na transmissao,snorkel, aerofolio(se for realmente pratico).

e ainda colocava um guincho e que nao valia a pena claro... :p....

rmalato
07/04/2011, 08:58
Felipe, qual o preço da revisão de 30k nessa concessionária?

Felipepeixotogouvea
07/04/2011, 10:25
liguei antes e me informaram 650... mas na hora do vamos ver... ele fez por 596.

rmalato
07/04/2011, 11:16
Opa Felipe, valeu pela informação, mas você poderia relatar como foi a revisão?

Exigiram a troca de alguma peça DURANTE a revisão? Cobraram alguma coisa ALÉM do valor, como lavagem, algum ajuste não relatado anteriormente?

Desculpe as perguntas mas é que estou no limite da minha revisão de 30mil e aqui em Belém só tem 1 concessionária Suzuki e quando telefonei pra perguntar o preço o cara já começou dizendo que eles tem uma porção de acessórios pro Jimny (já tá querendo me empurrar coisas) e em seguida, repetiu 5 vezes antes de dar o preço que...

"o preço da revisão de 30mil, SÓ A REVISÃO!!! Sem a troca de nada, como pastilhas de freio..."

Então começo a desconfiar que vai rolar "terrorismo" (kkkk...) e o cara vai querer me obrigar a substituir peças... enfim, tenho que ficar de olho...

Pra conhecimento, o preço da revisão passado foi de R$482,00 (Monte Fuji - Belém/PA - 91 3075-9600 - Chefe da oficina é quem passa as informações - Zé Luis).

danpeig
07/04/2011, 13:52
Valeu pelas dicas!
Abços!
No lado direito do Jimny existe um terminal para os cabos dos alto-falantes traseiros. O desenho do terminal está indicado no diagrama elétrico do som lá no meu site.

A partir desse terminal é possível puxar um fio por baixo do carpete até o lado esquerdo do carro e conectar o som.

Felipepeixotogouvea
07/04/2011, 16:23
odeio te informar isto... mas todas as vezes eu acompanho de perto a revisao... mas dessa vez o gerente ficou de me passar o valor da protecao da transmissao de fabrica(antes dizia que era protetor de carter ate ver o nome correto) e ficou 40 minutos na frente do computador ate achar quando me dei conta a revisao tinha terminado e nao consegui acompanhar o servico... mas o valor seria se nao me engano pois estou sem a OS agora. foi so a troca do oleo mesmo. e as pecas para fechar as tampas, alem do filtro de ar.

(editado)ps: como o seu vendedor mesmo disse o resto e opcional... faz so o necessario para carimbar o manual... mas que isso... so se voce se achar mais seguro e achar interessante.so o importante para cobrir a garantia.

sbcarlos
08/04/2011, 09:28
Caro Daniel,
Esse terminal traseiro fica localizado aonde? Na parte reservada ao alto-falante traseiro direito? Pensei que os terminais já estivesses nos locais, como os alto-falantes dianteiros.
Abços!

No lado direito do Jimny existe um terminal para os cabos dos alto-falantes traseiros. O desenho do terminal está indicado no diagrama elétrico do som lá no meu site.

A partir desse terminal é possível puxar um fio por baixo do carpete até o lado esquerdo do carro e conectar o som.

danpeig
11/04/2011, 11:33
Caro Daniel,
Esse terminal traseiro fica localizado aonde? Na parte reservada ao alto-falante traseiro direito? Pensei que os terminais já estivesses nos locais, como os alto-falantes dianteiros.
Abços!

Os terminais só existem do lado do passageiro, próximos ao local de instalação da caixa de som. Você tem que puxar o cabo para o outro lado do carro.

sbcarlos
13/04/2011, 11:56
Entendi. Mais uma vez obrigado pelas informações.
Abço!

Os terminais só existem do lado do passageiro, próximos ao local de instalação da caixa de som. Você tem que puxar o cabo para o outro lado do carro.

Rogê
14/04/2011, 15:40
pessoal, parece que o parachoque dianteiro do fiesta europeu 1993 - 95 serve direitinho do JImny e nao fica feio nao. Pode ser uma boa alternativa para se colocar um pneu maior na frente sem ter que ficar cortando o parachoque original. Achei esses parachoques por 150 reis no ML, baratinho.

alguem ja usou um desses?

abç

Mauro B
14/04/2011, 15:52
pessoal, parece que o parachoque dianteiro do fiesta europeu 1993 - 95 serve direitinho do JImny e nao fica feio nao. Pode ser uma boa alternativa para se colocar um pneu maior na frente sem ter que ficar cortando o parachoque original. Achei esses parachoques por 150 reis no ML, baratinho.

alguem ja usou um desses?

abç

Postou foto em algum lugar?

VICTORP
24/04/2011, 15:53
Galera.. ferrou!! quebrei minha ponta de exixo traseria... alguem sabe onde encontro uma de preferencia usada.. pq nova deve ser uma fortuna!!

MATOSWR
25/04/2011, 20:29
Ja consultou a suzucar ou a alternativa4x4?

rmalato
27/04/2011, 09:50
Bem, relatarei minha primeira revisão (comprei o carro semi novo)

O carro fez a terceira revisão e fez por tempo, 18 meses.

Concessionária Monte Fuji em Belém/Pará.

Atendimento:
- Uma série de atropelos.
- O chefe da oficina, chamado José Luiz é uma pessoa até bem intencionada, mas a qualidade do atendimento, bastante deficiente.
- Ao chegar na oficina, ele não tinha caneta, pediu a mim (mas eu havia tirado tudo do carro), então pegou a do segurança da loja.
- Informou o valor da revisão como R$492,00 mas não parava de insistir pra que eu colocasse alarme, máscara de farol, apoio de braço.
- Na hora de sair da loja, ele não tinha cartão, daí anotou o telefone dele em um pedaço de papel.
- Quando liguei pra saber se estava pronto o carro, ele disse que estava conferindo as lâmpadas do 4x4 que estavam apagadas e que ainda levaria mais meia hora, daí eu insisti, ele gritou pro mecânico: "Quando vc vai olhar aquelas lâmpadas!"
- Na hora de pagar a conta ele pediu paciência porque quem estava no caixa era o funcionário do estoque porque a funcionária do caixa estava de férias, e o cara se enrolou pra passar o cartão de crédito, por uns 10 minutos.
- Fez um orçamento pra reparar um arranhão no parachoque e retocar pintura, praticamente sem pensar, e chutou R$600,00, eu somente sorri.
- Ao anotar o nível do combustível ele anotou "tanque na reserva", havia 1/2 tanque.

Revisão:
- Custou R$382,36 sendo R$120,00 de mão de obra + R$262,36 de produtos. Segundo ele ficou mais barato porque não precisou trocar filtro de ar e mais alguma coisa que nem lembro.

Preços:
- Estopa - 1un - R$ 5,00
- Kit Lubrificação - 1un - R$ 41,00 (Isso achei absurdo, uma sacolinha com vários frascos pequenos de spray de silicone, graxa e desengripante que só percebi quando estava em casa, colocados atrás do banco).
- Brake fluido dot 4 24x - 1 un - R$ 26,42
- Filtro CJOLEO WAKO - 1un - R$ 64,86
- Junta 14x20x1,5 - 1un - R$ 5,00
- Oleo m-super 2000 4W-30 ecopower 23x1L - 4un - R$ 120,08

Pendências:
- Reclamei do consumo alto e pedi pra verificar se podia ter alguma coisa desregulada, ele disse que era assim mesmo, que o carro consome muito.
- Pedi pra olhar um barulho na embreagem - entregou o carro e nem comentou se fez algo;
- Barulho nos bancos traseiros, aquela coisa dos encostos de cabeça - Ele disse que levaria 1 dia inteiro pra desmontar o banco e não fez;
- As lâmpadas dos botões do 4wd que apagaram - disse pra voltar outro dia que faria o serviço mas que lâmpadas não estão cobertas pela garantia.

Moral da estória... paguei quase R$ 400,00 por 1 troca de óleo, 1 fluido de freio e 1 carimbo no manual pra manter uma garantia que não cobre uma tonelada de coisas...

O carro está com 20.000 km, a próxima revisão será por tempo novamente, no mês de outubro, vou me programar pra fazer a revisão em São Luis, quem sabe será melhor... e se pensar melhor, nem faço...

É isso, espero ajudar.

Abraços a todos!

Complementando, deixei o carro as 09:30hs e retirei as 16hs.

Renatopami
27/04/2011, 10:14
Eu já estou me preparando para a primeira revisão(10 mil km).....pagar 411,00 por uma troca de óleo + carimbo no manual.....Mas eu não tenho muita paciência não.....no meu ultimo carro,o atendimento foi tão ruim que parei de fazer revisão aos 20 mil km.....carro devolvido sujo,arranhado,etc...

Rogê
27/04/2011, 12:07
amigo, a garantia só cobre motor em cambio....entao, qdo faço minha revisao, só troco o necessário para carimbar o manual, ou seja, sótroco mesmo o oleo e o filtro. mas mesmo assim é caro mesmo, algo em torno de 400 reais.

tem um colega aki que comprou um Jimny zero e só fez a primeira revisao...depois disso ele só leva no mecanico de confiança. e ta com o carro redondinho e gastando menos da metade do dinheiro....

abç

danpeig
02/05/2011, 11:47
Bom,

Se interessar a alguém, segue o link para um texto que escrevi descrevendo o procedimento para a extensão dos respiros do diferencial e da caixa de transferência do Jimny.

Link: Extensão dos respiros do diferencial e da caixa de transferência (http://www.danbp.org/w/index.php?title=Extens%C3%A3o_dos_respiros_do_dife rencial_e_da_caixa_de_transfer%C3%AAncia)

A extensão dos respiros é interessante se você pretende mergulhar o veículo na água em uma profundidade acima da metade das rodas.

É interessante notar que a caixa de câmbio do Jimny já vem com uma extensão do respiro de fábrica. Os diferenciais e caixa de tranferência, por sua vez, contam apenas com uma válvula de retenção.

Peço desculpas pela sujeira na parte de baixo do carro. Juro que da próxima vez lavo tudo antes de tirar as fotos.

deglmann
02/05/2011, 18:01
Brooke,

Parabéns pelo trabalho e divulgação. Para quem faz trilhas um pouco mais radical é uma ótima dica!

Valeu...

Mario
p.s. é... o seu jipe estava meio sujo mesmo... kkk

rokamura
23/05/2011, 18:03
Pessoal, alguém por aqui tem daquelas centrais multimídia pro Jimny? Queria ver relato sobre qualidade do aparelho, que na minha opinião tem um preço bem salgado.

danpeig
24/05/2011, 18:00
Opa,

Também gostaria de ter informações sobre essa central multimidia também. Quando fui comprar o módulo para MP3 pensei em adquirir uma dessas mas fiquei com um pé atrás quanto a funcionalidade do GPS.

Não sei se os mapas do GPS seguem o padrão de um fabricante de renome ou são daqueles que uma vez instalados nunca mais são atualizados.

RENATO MOECKE FILHO
28/05/2011, 10:15
Qual a diferença de ligar o snorkel direto com uma mangueira na acaptação de ar após o filtro e ligar o snorkel no tubo de captação de ar, fazendo um corte na ponta?
obrigado
abraço

Regina Pich
28/05/2011, 12:48
É primeira vez que estou no forum 4x4. Estou pensando seriamente em compra um Jimmy 2011. Qual custo benificio deste Jimmy e se realmente produz, e, é economico com dizem?
VALE APENA PESSOAL?
Obrigada, e conto com ajuda de vcs?
Abç.

Renatopami
28/05/2011, 23:54
É primeira vez que estou no forum 4x4. Estou pensando seriamente em compra um Jimmy 2011. Qual custo benificio deste Jimmy e se realmente produz, e, é economico com dizem?
VALE APENA PESSOAL?
Obrigada, e conto com ajuda de vcs?
Abç.
Olá Regina....o jimny é um jipe autêntico....dirigibilidade bruta....pula muito e acusa as imperfeições do asfalto e buracos na direção....faz 10 km/l de combustível....em média...
O ideal seria vc fazer um bom test drive antes da compra,pois costumo dizer que não se trata de um automóvel e sim um jipe...apesar da aparência de bonitinho,tenho a impressão que o carro dure mais de uma década fácil fácil....espero ter ajudado....Abs!!

Lauro Samurai
30/05/2011, 14:33
Não coloquem amortecedor de kombi no jimny, compromete a estabilidade, entre outros. Os melhores amortecedores para suzuki são Tokiko ou Kayaba. Não é recomendável fazer adaptações.

.Lex.
03/06/2011, 13:34
Pessoal..meu jimny eh modelo 2010, com aquelas rodas de liga leve e pneus do HR.

Acham que compensa montar um jogo de rodas com um pneu pra offroad + rodas de aco?
Compensar no sentido de consumo, forca e tal (o motor 1.3 aguenta?).

Quanto sai essa brincadeira de montar um jogo de roda pra trilha +/-, alguem sabe? :rolleyes:

vlw :p

rmalato
04/06/2011, 10:18
LEX... Comece pensando nos preços dos pneus... Aqui em Belém outro dia levei o carro do meu primo pra balancear e tinha MUD pra vender lá... cada um custava cerca de R$550,00... só em pneus lá se vão R$2200,00... quanto de gasolina vc coloca com esse dinheiro??? Aqui a média da gasolina é R$2,85... 2200 / 2,85 = são cerca de 770 litros de gasol...veja a média de consumo do seu carro e avalie., abs!!!

Renatopami
04/06/2011, 11:21
Eu queria muito colocar BF All no jimny....são pneus de qualidade....duram fácil fácil 100 mil km....meu receio é que são pneus muito....muito pesados.....o consumo deve ir para as alturas.....

.Lex.
04/06/2011, 11:40
Roda de aco + pneu pesado o bolso vai sofrer :shock:

Por enquanto nao compensa entao.. :pipoca: heheh

Salese
04/06/2011, 21:14
Roda de aco + pneu pesado o bolso vai sofrer :shock:

Por enquanto nao compensa entao.. :pipoca: heheh

em quanto ficaria esse sofrimento?
pra qnt iria a autonomia? tens alguma base...

.Lex.
05/06/2011, 10:38
em quanto ficaria esse sofrimento?
pra qnt iria a autonomia? tens alguma base...

Bom...a media do consumo do meu jimny na cidade dificilmente chega a 8 por litro. Na pratica, acho que fica a miseros 6km\l.
Com pneu pesado + roda de aco o consumo vai piorar, certo? Entao vai cair mais ainda.
Mas o peso do investimento inicial tambem eh grande.. se contar 500 cada pneu + 200 cada roda ja fica 2800 so pra montar.
Isso pq nem faco trilha tanto assim...por hora, nao compensa.

Salese
05/06/2011, 16:47
Bom...a media do consumo do meu jimny na cidade dificilmente chega a 8 por litro. Na pratica, acho que fica a miseros 6km\l.
Com pneu pesado + roda de aco o consumo vai piorar, certo? Entao vai cair mais ainda.
Mas o peso do investimento inicial tambem eh grande.. se contar 500 cada pneu + 200 cada roda ja fica 2800 so pra montar.
Isso pq nem faco trilha tanto assim...por hora, nao compensa.

Realmente analisando seus calculos nao compensa mesmo colocar um veiculo deste para rodar no dia a dia na cidade, eu tinha um Punto 1.4 trabalhava o dia todo com ele no transito de sao paulo a media era de 8,9 no ALCOOL...
agora para o off concerteza ele vira sim e muito...

agora como o rapaz comentou la em cima, nao existe um custo beneficil para veiculos off, a nao ser que seja comparado veculos de mesmo porte, nao podemos comparar os gastos de um Troller com um Gol 1.0 depende muito de qual sera sua utilização...

abs

Salese
05/06/2011, 16:49
Resumindo, quem entra para o 4x4 tem uma unica certeza, ira gastar sim e muito...

TudaDochell
05/06/2011, 19:18
Salve moçada,
Tenho um Jimny HR 0k com 1 semana de vida. Está virgem, ainda não viu lama, cascalho ou agua. O carro é show de bola.

Quase desisti da compra do jipe quando vi que o maldito rádio da Clarion não tinha nem suporte a CD com MP3. Eu sei que é Jipe, mas comprei o Jiimny para ser usado também no dia a dia, além do divertimento do final de semana. Mp3 no trânsito de SP e nas viagens é mandatório.

Bom, mandei colocar uma central multimedia da caska, a K133DG. O preço da central é salgado pra caramba. Você vai encontrar de 2000 a 3000 reais por ai, sem instalação. No meu caso, ainda tem a licença do GPS IGO8 que também é salgada.

A instalação é outro parto, pois os caras da suzuki fizeram o favor de mudar o acabamento do painel para não entrar nada que não fosse original "suzuki approved". Adaptadores não existem no mercado nacional.

Para instalar, tiveram de limar o faceplate original da central no Dremmel. Quem fez o trabalho foi a proauto suzuki de são paulo, junto da instalacao de outros acessórios, como peito de aço e protetor do cardã. O trabalho ficou ótimo, mas não excelente. Olhos mais críticos conseguem ver os arremates.

A central tem tudo, MP3, DVD, GPS, TV digital ISDB-T, entrada para Ipod, tela de 7" wide, touchscreen. Tem entrada para sensores externos de estacionamento e camera de ré. Desses, instalei a câmera de ré, pois o estepe é um problema para o sensor de estacionamento.

A central é nota 8. Só não é nota 10 pois não possui entrada USB convencional, somente a mini, que precisa de adaptador para ler seu pendrive. Ou seja, mais uma coisa para ficar pendurada.
Outro problema da central, entre outros detalhes, é o acabamento do firmware. Tem alguns bugs, além do fato dos chineses serem uns verdadeiros incompetentes em fazer a ergonomia da interface gráfica. Tudo fica uma zona, você tem que clicar nos lugares mais estranhos. Mas a gente se acostuma.

O grande problema são as caixas acústicas. Que lixo. Preciso trocar. E se desse para colocar um subwoofer ou mais duas caixas em algum lugar ficaria melhor. Mas espaço é um problema no pequeno notável.

Resumo da ópera. Caska: custo x benefício não favorável, mas um bom produto.

Um grande abraço a todos

PS: Alguem sabe se é possível colocar mais porta trecos dentro do Jimny para aproveitar o espaço ? Console de teto ? Alguma coisa do tipo ? A patroa (poder supremo absoluto) precisa de mais espaço fora da bolsa dela.... :putz: E eu pensava que o carro iria ser para mim...:freaking: Mas a mulher apaixonou...

Opa,

Também gostaria de ter informações sobre essa central multimidia também. Quando fui comprar o módulo para MP3 pensei em adquirir uma dessas mas fiquei com um pé atrás quanto a funcionalidade do GPS.

Não sei se os mapas do GPS seguem o padrão de um fabricante de renome ou são daqueles que uma vez instalados nunca mais são atualizados.

danpeig
06/06/2011, 17:49
Salve moçada,
Tenho um Jimny HR 0k com 1 semana de vida. Está virgem, ainda não viu lama, cascalho ou agua. O carro é show de bola.

Quase desisti da compra do jipe quando vi que o maldito rádio da Clarion não tinha nem suporte a CD com MP3. Eu sei que é Jipe, mas comprei o Jiimny para ser usado também no dia a dia, além do divertimento do final de semana. Mp3 no trânsito de SP e nas viagens é mandatório.

Bom, mandei colocar uma central multimedia da caska, a K133DG. O preço da central é salgado pra caramba. Você vai encontrar de 2000 a 3000 reais por ai, sem instalação. No meu caso, ainda tem a licença do GPS IGO8 que também é salgada.
....

Valeu pelo retorno. Depois desse texto decidi que vou ficar com o meu adaptador de MP3 para o Clarion e o GPS portátil.

sandro-natal
08/06/2011, 11:14
Bem que Alan mecânico, piloto de gaiola, me disse que trilha com água acaba com os rolamentos da viatura, que lama, buraco e areia prejudicam MUITO MENOS o jipe... Depois de 3 finais de semana consecutivos fazendo passeios em Pium com as lagoas cheias, os DOIS rolamentos das rodas traseiras estragaram (claro que temos que considerar os 11 anos de vida dos mesmos...). Referência Koyo DG357222DW. Estavam por 100 pilas CADA UM, mas depois vi uma dica no site Difflock :: View topic - Rear Wheel Bearing - Koyo DG357222DW (http://forum.difflock.com/viewtopic.php?t=26778&sid=c1624cc959026d9c5813ab799d494e1a) e decidi substituí-los pelo rolamento 6207-2RS, com blindagem dos dois lados, que segundo o pessoal do site, dura até mais, além de ser mais barato. Como na retirada do rolamento original, temos que destruir o anel de aço que o segura no semi-eixo, o que teria que ser confeccionado de qualquer jeito, concluí que o trabalho e os custos para adaptar o rolamento 6207-2RS seriam praticamente os mesmos. Paguei 85 contos NOS DOIS rolamentos SKF 6207-2RS1 e mais 220 reais no serviço, incluído o serviço do torneiro mecânico de confecção dos espaçadores. Custo total de 305 reais, e perspectiva de repetir esse serviço somente depois de 2021...

.Lex.
10/06/2011, 13:38
Coloquei o Clarion DX501 no jimny. Ainda falta o acabamento final, mas posso GARANTIR pra quem pretende trocar o som:

Vale a pena a comodidade do bluetooth, ipod, mp3 e tal, mas se nao trocar as caixas de som de fabrica da vontade de sair do carro. :shock: Praticamente todas as musicas saem distorcidas - num volume normal com vidros fechados. Acho que ate mais do que antes, se eh que isso eh possivel :pipoca:

Rogê
12/06/2011, 20:14
Pessoal, levei meu carro na alternativa 4x4 (em sp) e levantei meu Jmny HR 2010. Foi colocado as molas do Vitara com 2 polegadas mais alta, e 4 alongadores para os amortecedores. O carro ficou bem alto. Vou tirar fotos e postar para vcs verem. A direção ficou mais arisca, vou conferir a cambagem para ver se é assim msm....ms o carrinho ficou alto heim. Gastei 1400 paus.

abç

Treco
17/06/2011, 09:00
Pessoal, estou precisando do diferencial traseiro do jimny. A relação de dentes do pinhão/coroa do que estou procurando é de 11/45. Alguém sabe onde posso encontrar esse diferencial?
Obrigado.

Indiana Jimny
26/06/2011, 20:49

abç
Pessoal, levei meu carro na alternativa 4x4 (em sp) e levantei meu Jmny HR 2010. Foi colocado as molas do Vitara com 2 polegadas mais alta, e 4 alongadores para os amortecedores. O carro ficou bem alto. Vou tirar fotos e postar para vcs verem. A direção ficou mais arisca, vou conferir a cambagem para ver se é assim msm....ms o carrinho ficou alto heim. Gastei 1400 paus.

abç

Olá Rogê,

vc ficou de relatar sobre os Bf`s Mud Km2 que havia encomendado

E agora tbm podia postar umas fotos desse Up da Alternativa 4x4

Com o Jimny levantado cabem até pneus maiores

Abraço

sandro-natal
28/06/2011, 13:35
Estou indo comprar um tarugo redondo de poliuretano de 2 1/2" de diâmetro, vou cortar 8 fatias de 1" de altura, fazer um furo de 10 mm no centro e instalar os 8 calços na carroceria do Jimny.
O pneu BF AT 215 75 15 está pegando no carro quando passo em um obstáculo com velocidade.
Confeccionar os calços dessa forma dá certo?
Um abraço,
Sandro

sandro-natal
28/06/2011, 15:47
Não encontrei poliuretano aqui em Natal, só Nylon Tecnil, nas mesmas medidas. Serve?

sandro-natal
29/06/2011, 09:18
Decidi não usar tecnil. Vou pedir PU fora. O fornecedor questionou sobre a dureza, ele tem de 95 a 50, shore A. alguém poderia me ajudar na escolha da dureza? Vou repetir esta mensagem no tópico sobre suspensão para ver se consigo a resposta mais rápido. Obrigado!

Fabio Geo
06/07/2011, 21:34
Saudações,
venho acompanhando o fórum a um tempo e observei que as opções para instalação de bagageiro no Jimny recaem nos da marca RC4x4 ou Newtracker....minha pergunta, optar pelo fixado diretamente nos parafusos/"prisioneiros" (caso RC4x4) ou no que faz uso de abraçadeiras (Newtracker)?...se não estou enganado a carga transportada não deve ultrapassar 30kg, não é?....grato

J Carlos
06/07/2011, 22:19
Comprei o da Newtrack, são 50 Kg distribuídos no bagageiro, é fácil de instalar e retirar, mas a partir de 60km o vento faz um barulho chato. Primeira foto é ele original e a segunda modificado.
300947 300948

Ivo Paris
06/07/2011, 23:01
Acabei comprando um jogo de rack da eqmax, modelo alpha 2, serviu como luva, ficou bonito o visual do jipe, porque é em alumínio.
Mas no meu caso o uso do rack é bem esporádico, pretendo comprar uma concha tipo thule pra encaixar em cima, quando precisar viajar com o Jimny.
Acho que o rack é leve e facilita bastante o trabalho de lavar o teto do veículo.
Já usei bagageiro completo da newtrack antes, que por sinal é um ótimo produto, mas era um pouco desajeitado, alem disso, ficava carregando todo aquele peso prá usar 2x por ano...

Ivo Paris
06/07/2011, 23:06
Valeu pelo retorno. Depois desse texto decidi que vou ficar com o meu adaptador de MP3 para o Clarion e o GPS portátil.
Daniel

Quanto a esse adaptador, vi no seu site, é tranquilo a compra pelo aliexpress? Paga com paypal?
Já achei o kit multimedia do jimny por uns 350-400 doletas, mas não sei se arrisco...

danpeig
10/07/2011, 23:13
Daniel

Quanto a esse adaptador, vi no seu site, é tranquilo a compra pelo aliexpress? Paga com paypal?
Já achei o kit multimedia do jimny por uns 350-400 doletas, mas não sei se arrisco...

Opa, eu comprei por esse site.
Paguei pelo PayPal e em 20 dias estava em casa.

marcelo de lima oliveira
14/07/2011, 23:23
Um noiado FDP fez isto no meu carro com uma corrente. O que vcs fariam? Troco a chapa toda da porta ou dá para fazer o serviço somente no local do furo? Alguém conhece um bom funilero aqui em Santo Amaro (São Paulo)? Obrigado pela contribuição!

CGAUER
15/07/2011, 21:54
Caramba Marcelo. Como aconteceu isso?

Se tiver seguro, acione. Devem trocar a porta toda.

Moro tbm aqui na zona sul... A quantidade de zumbis está ficando alarmante.

Abraços

Clemente

Um noiado FDP fez isto no meu carro com uma corrente. O que vcs fariam? Troco a chapa toda da porta ou dá para fazer o serviço somente no local do furo? Alguém conhece um bom funilero aqui em Santo Amaro (São Paulo)? Obrigado pela contribuição!

marcelo de lima oliveira
15/07/2011, 22:57
o cara deu uma pancada com uma corrente de moto no retrovisor e a ponta da corrente furou a porta. O cara estava drogado e o ocorrido foi com a minha esposa. A franquia do meu seguro é alta (3100 reais). Cara, estou doído com isso... cuido muito deste carro, vc não faz idéia!

danpeig
18/07/2011, 11:46
Opa,

Tive meu Jimny inocentemente abalroado por um ônibus fretado. Após uma extensa pesquisa e mais de 6 orçamentos encontrei uma oficina boa, com cabine de pintura. Deixei meu carro lá e fizeram um excelente serviço cumprindo inclusive o prazo combinado. Não era a mais barata mas a com melhor serviço pelo preço ofertado. Conseguiram até pintar o para-choques com o cinza original da versão HR.

A oficina fica na Alexandre Dumas, segue o link para a página deles: 2R (http://www.2rauto.com.br/servicos.php)

Pra não desvalorizar o carro recomendo fazer a funilaria da lateral sem trocar a peça. O Jimny tem pintura em dois tons (interno e externo). Se trocar a peça o tom interno vai distoar podendo dar a impressão de uma batida mais grave.

Abraços

DRAGO
20/07/2011, 19:57
Snorkel e estribo na suzuki recife?
R$2.200,00 com instalação.
achei salgado...

Espedito
29/07/2011, 16:17
Boa tarde pessoal, as informações que li aqui foram fundamentais para eu decidir comprar meu Jimny 2010....o carro é 10....Tô usando direto em trilhas!

Só que fui na rua Escobar para fazer a primeira troca de óleo e nenhuma loja tunha o filtro de óleo do Jimny!!!

Alguem pode me ajudar onde conseguir o filtro de óleo do Jimny 2010 no RJ? A princípio não queria comprar pela net!

Forte abraço!

Renatopami
29/07/2011, 18:29
Boa tarde pessoal, as informações que li aqui foram fundamentais para eu decidir comprar meu Jimny 2010....o carro é 10....Tô usando direto em trilhas!

Só que fui na rua Escobar para fazer a primeira troca de óleo e nenhuma loja tunha o filtro de óleo do Jimny!!!

Alguem pode me ajudar onde conseguir o filtro de óleo do Jimny 2010 no RJ? A princípio não queria comprar pela net!

Forte abraço!
Comprou usado?Está fora da garantia?
Verifica o preço do filtro na concessionária suzuki....às vezes custa 50 pila....vale mais à pena do que ficar gastando gasolina atrás de um genérico.......fora que filtro de óleo possui uma válvula interna....eu iria de original sem pensar.....minha humilde opinião....ABS!!!

deglmann
29/07/2011, 21:13
Olá pessoal.

Hoje coloquei o snorkel no meine xipe un veiz. Ficou bem bacana. Solicitei que fosse pintado na cor do carro (branco). O melhor da história é que fiquei rodando com um SX4 o dia inteiro até o Jimny ficar pronto. SX4 baita carro - é Suzuki.

Foi engraçado que um amigo perguntou o preço e eu disse: Uns 60 mil. Ele respondeu: Com esse valor eu compro um 408. Mostrei para ele um video no youtube do SX4 subindo uma p*ta duna e disse para ele: o 408 faz isso? Estou esperando a resposta ainda desde hoje cedo.....kkkk

Abraço
Mario

edvande
01/08/2011, 18:20
Coloquei o Clarion DX501 no jimny. Ainda falta o acabamento final, mas posso GARANTIR pra quem pretende trocar o som:

Vale a pena a comodidade do bluetooth, ipod, mp3 e tal, mas se nao trocar as caixas de som de fabrica da vontade de sair do carro. :shock: Praticamente todas as musicas saem distorcidas - num volume normal com vidros fechados. Acho que ate mais do que antes, se eh que isso eh possivel :pipoca:

Tem como você colocar uma foto de como ele ficou? Porque falta o acabamento, você não encontrou a peça? Você se refere ao modelo CX501, certo?

Abraços,

.Lex.
01/08/2011, 21:30
Tem como você colocar uma foto de como ele ficou? Porque falta o acabamento, você não encontrou a peça? Você se refere ao modelo CX501, certo?

Abraços,

Isso, CX501, desculpe. A questão do acabamento é porque o molde do jimny é arredondado. Pra se fazer um certinho pra ele precisaria de um trabalho artesanal pra fazer a capinha no tamanho exato. Eu comprei uns pedaços de borracha preto e enfiei no buraco que tinha, só pra não entrar poeira quando estiver em trilha. Ficou justo no painel, faz o que precisa, e custou uns 3 reais. Bati as fotos agora de noite com flash, então a diferença de cor fica muito maior do que normalmente. Tirei uma sem flash pra ver a iluminação.

.Lex.
02/08/2011, 19:38
Galera, alguém ja comprou da Apio (loja japonesa)? É confiável/entregam mesmo?

Vlw!

danpeig
06/08/2011, 21:12
Opa galera,

Experiencias desagradáveis mas que devem ser divulgadas.

Na última semana tive o estepe do meu Jimny furtado na rua de casa. Estacionei o carro às 23h30 da noite em um bairro estritamente residencial (acreditem, tem vigia na rua) e quando saí às 5h30 da manhã para pegar um voo o dito cujo não estava mais lá.

Dispositivos de segurança existentes no estepe roubado: Cabo de aço de 3mm com cadeado (passava pelos furos livres da roda no suporte) e 3 parafusos supostamente anti-roubo como na foto anexa.

O cabo de aço foi cortado após 3 tentativas de corte em lugares diferntes e os parafusos viraram brinde pro ladrão (nunca acreditei muito nesses parafusos, por isso usei 3).

Prejuízo: Esse é o resultado da pesquisa de preços que fiz:

- Suzuki RAKKI Nações Unidas:
Roda original de alumínio + pneu 215 scorpion: R$ 2450,00 (se não me engano, só o pneu era R$ 800,00) - Não tinha a pronta entrega.
Parafusos originais: R$ 20,00 cada.

- Suzuki RYO Alphaville (na minha opinião atendimento 100% superior à RAKKI).
Roda original de alumínio + pneu 215 scorpion: R$ 2350,00 - Não tinha a pronta entrega.

- Suzucar
Roda original de alumínio: R$ 1000,00
Pneu Bridgestone Dueler 205 novo (original do Jimny japones): R$ 600,00
Parafusos originais: R$ 15,00 cada.

- Casa Fernandes de Pneus Campo Belo:
Pneu Pirelli Scorpion 215: R$ 550,00 (valor inclui montagem).

Despesa final: R$ 1550,00 (Pneu Fernandez + Roda Suzukar) + novos dispositivos de segurança.

Conclusões:
- Os parafusos com segredo do lado externo não funcionam, se forçar uma chave de uma bitola maior eles acabam virando. Talvez os Mc Gard sejam melhores nesse quesito.
- O suporte do Jimny não permite prender correntes mais grossas de uma forma segura. O ideal é levar em um serralheiro para acrecentar um travão (foi o que fiz) e fixar melhor o suporte (tem várias sugestoes boas no forum).
- O valor da roda original é MUITO MUITO alto, pensem bem antes de investir no sistema de segurança.
- Encontrei rodas originais "semi-novas" mais baratas mas não comprei porque o vendedor não conseguiu comprovar a origem idônea através de NF. Todos os desmanches são obrigados a manter a NF do veículo de origem ou documento de baixa referente às peças. Você pode consultar.

Informação: as medidas das porcas do Jimny são 12mm x 1.25 com cabeça hexagonal de 19mm e encaixe cônico de 60°.

Curiosidade: Segundo uma das concessionárias que liguei, não há muitos roubos de estepe de Jimny (esse ano só duas pessoas compraram estepes novos). No caso do Grand Vitara e do Tracker é diferente, são dezenas por ano.

PS: AS PORCAS DA FOTO NÃO SÃO SEGURAS.

WhiteJimny
07/08/2011, 13:21
Poxa Daniel, sinto muito pelo ocorrido.

Tenho visto por casos assim que estamos ficando com duas alternativas:
1. estacionar somente na garagem de casa/prédio e em estacionamentos seguros
2. comprar uma roda velha e um pneu velho e colocar no estepe.

Por vezes eu já deixei de sair à noite com o Jimny sabendo que não teria como estacioná-lo em um lugar seguro.

Já pensei em encher de travas, porcas e até fazer uma "armadura" com chapa de alumínio, mas ainda se corre o risco de ficar sem o estepe ou do gatuno danificar a roda de alumínio e até mesmo a porta traseira do Jimny na tentativa de roubar o estepe.

Maurício Fernandes
07/08/2011, 15:56
Isso só vai mudar quando todos pararem de comprar peças em ferro velhos. Ou, pelo menos que o estado controle esse comércio de peças usadas. As próprias montadoras deveriam numerar várias peças do carro (além do motor, cintos e vidros). O resultado disso é um seguro altíssimo. Aqui em Porto Alegre o seguro é muiiiiiiiiiiiiiiiiiiiito caro.
Estes dias perto de casa um ladrão roubou o carro de um casal que chegava em casa. Pasmem: antes de o ladrão arrancar, parou um carro com mais dois ladrões e ASSALTARAM O LADRÃO. O primeiro ladrão chegou a querer argumentar dizendo que o "produto" já era dele. Levaram até a arma do primeiro ladrão.

danpeig
07/08/2011, 20:18
Correção: as medidas das porcas do Jimny são 12mm x 1.25 com cabeça hexagonal de 17mm e encaixe cônico de 60°.

danpeig
09/08/2011, 12:11
A quem possa interessar.

Segue link para o procedimento oficial da Suzuki para a solução do problema da vibração na direção (shimmy) em velocidades de aproximadamente 70km/h.

Link: http://vaxxi.net/Jimny/Jimny_Wobble_Service_Bulletin.pdf

Anexo um resumo do fluxograma de solução proveniente do mesmo PDF.

Atenciosamente,

CGAUER
09/08/2011, 13:03
Daniel,

que M heim!

Ainda é um tanto raro ver Jimnys em SP, mas dois dos 4 ou 5 que ví semana passada ,estavam sem os estepes.

O que fiz em todos os 4x4 que tive, é comprar um parafuso bem forte em aço 12.9 de ± 12mm. Arredondo sua cabeça e faço um furo para um bom cadeado. Insiro então o parafuso através da roda, fixando-o com por trás do suporte com uma borboleta ou porca e então travo tudo com o cadeado, que pela localização torna seu acesso a ferramentas de corte inviável.

A realidade mostra que para uso urbano o estepe hoje é desnecessário. No Defender, em razão das viagens longas pelo Chile e AR, tenho sempre instalado um bom compressor de ar Australiano da ARB modelo grande. Em resumo, tive com ele dois pneus furados em 2008 e o compressor garantiu sempre a chegada até um borracheiro. Os pneus radiais dificilmente deixam a pressão escapar de uma vez.

Estou seriamente pensando em instalar um compressor ARB grande no Jimny e abandonar o estepe. Levaria então um kit de reparo rápido e pronto. Menos peso, menor risco em SP e ainda fico com tudo pronto para instalar lockers ARB nos eixos, se um dia tiver a necessidade.

Abraços

Clmente

Opa galera,

Experiencias desagradáveis mas que devem ser divulgadas.

Na última semana tive o estepe do meu Jimny furtado na rua de casa. Estacionei o carro às 23h30 da noite em um bairro estritamente residencial (acreditem, tem vigia na rua) e quando saí às 5h30 da manhã para pegar um voo o dito cujo não estava mais lá.

Dispositivos de segurança existentes no estepe roubado: Cabo de aço de 3mm com cadeado (passava pelos furos livres da roda no suporte) e 3 parafusos supostamente anti-roubo como na foto anexa.

O cabo de aço foi cortado após 3 tentativas de corte em lugares diferntes e os parafusos viraram brinde pro ladrão (nunca acreditei muito nesses parafusos, por isso usei 3).

Prejuízo: Esse é o resultado da pesquisa de preços que fiz:

- Suzuki RAKKI Nações Unidas:
Roda original de alumínio + pneu 215 scorpion: R$ 2450,00 (se não me engano, só o pneu era R$ 800,00) - Não tinha a pronta entrega.
Parafusos originais: R$ 20,00 cada.

- Suzuki RYO Alphaville (na minha opinião atendimento 100% superior à RAKKI).
Roda original de alumínio + pneu 215 scorpion: R$ 2350,00 - Não tinha a pronta entrega.

- Suzucar
Roda original de alumínio: R$ 1000,00
Pneu Bridgestone Dueler 205 novo (original do Jimny japones): R$ 600,00
Parafusos originais: R$ 15,00 cada.

- Casa Fernandes de Pneus Campo Belo:
Pneu Pirelli Scorpion 215: R$ 550,00 (valor inclui montagem).

Despesa final: R$ 1550,00 (Pneu Fernandez + Roda Suzukar) + novos dispositivos de segurança.

Conclusões:
- Os parafusos com segredo do lado externo não funcionam, se forçar uma chave de uma bitola maior eles acabam virando. Talvez os Mc Gard sejam melhores nesse quesito.
- O suporte do Jimny não permite prender correntes mais grossas de uma forma segura. O ideal é levar em um serralheiro para acrecentar um travão (foi o que fiz) e fixar melhor o suporte (tem várias sugestoes boas no forum).
- O valor da roda original é MUITO MUITO alto, pensem bem antes de investir no sistema de segurança.
- Encontrei rodas originais "semi-novas" mais baratas mas não comprei porque o vendedor não conseguiu comprovar a origem idônea através de NF. Todos os desmanches são obrigados a manter a NF do veículo de origem ou documento de baixa referente às peças. Você pode consultar.

Informação: as medidas das porcas do Jimny são 12mm x 1.25 com cabeça hexagonal de 19mm e encaixe cônico de 60°.

Curiosidade: Segundo uma das concessionárias que liguei, não há muitos roubos de estepe de Jimny (esse ano só duas pessoas compraram estepes novos). No caso do Grand Vitara e do Tracker é diferente, são dezenas por ano.

PS: AS PORCAS DA FOTO NÃO SÃO SEGURAS.

Fernando Massad
09/08/2011, 13:52
Estou seriamente pensando em instalar um compressor ARB grande no Jimny e abandonar o estepe. Levaria então um kit de reparo rápido e pronto. Menos peso, menor risco em SP e ainda fico com tudo pronto para instalar lockers ARB nos eixos, se um dia tiver a necessidade.

Abraços

Clmente

Pois é Clemente, o problema é que a legislação considera o estepe equipamento de uso obrigatório....:freaking::shock:....aí não pode andar sem ele.....

Abç!!!

danpeig
09/08/2011, 13:58

Clemente,

O estepe é um acessório obrigatório aqui no Brasil. Você já viu alguém ser multado por andar sem ele?
Estava realmente pensando em deixar o dito cujo em casa e circular mais leve.

Essa idéia do compressor é muito boa.

Abraços

CGAUER
10/08/2011, 14:11
Caros,

Muitos carros não tem estepe, como o Smart, Audi TT, os Porsches, etc... A maioria destes vem com compressor.

Cabe tecnologia dentro do smart? - Bit no carro (http://info.abril.com.br/noticias/blogs/bitnocarro/zoom/cabe-tecnologia-dentro-do-smart/)

Existe uma resolução que permite o uso de compressores no lugar do estepe:

"Exceções: Embora esteja um tanto caduca em vários aspectos, a legislação brasileira até permite a alguns carros de rodarem sem o estepe. A resolução nº 14 do Contran (Conselho Nacional de Trânsito), de fevereiro de 1998, que obriga o uso do estepe, abre uma exceção no artigo 2: podem circular sem a roda reserva os modelos equipados com pneus capazes de rodar vazios (caso dos "runflat") ou com dispositivos automáticos de enchimento emergencial.

O caso é que pouquíssimos veículos são equipados com essas tecnologias. E todos que as têm são caros, como o Audi TT Coupé e o Porsche 911. "As novidades tecnológicas sempre equipam primeiro os veículos de preço mais elevado. Mas depois chegam aos populares", avalia José Carlos Quadrelli, gerente-geral de engenharia de vendas da Bridgestone."

Lei do estepe obriga montadoras a adaptar carros - 31/08/2007 - UOL Carros (http://noticias.uol.com.br/carros/ultnot/2007/08/31/ult634u2638.jhtm)

Abs

Clemente

Clemente,

O estepe é um acessório obrigatório aqui no Brasil. Você já viu alguém ser multado por andar sem ele?

Abraços

CGAUER
10/08/2011, 14:12
Caros,

Muitos carros não tem estepe, como o Smart, Audi TT, os Porsches, etc... A maioria destes vem com compressor.

Cabe tecnologia dentro do smart? - Bit no carro (http://info.abril.com.br/noticias/blogs/bitnocarro/zoom/cabe-tecnologia-dentro-do-smart/)

Existe uma resolução que permite o uso de compressores no lugar do estepe:

"Exceções: Embora esteja um tanto caduca em vários aspectos, a legislação brasileira até permite a alguns carros de rodarem sem o estepe. A resolução nº 14 do Contran (Conselho Nacional de Trânsito), de fevereiro de 1998, que obriga o uso do estepe, abre uma exceção no artigo 2: podem circular sem a roda reserva os modelos equipados com pneus capazes de rodar vazios (caso dos "runflat") ou com dispositivos automáticos de enchimento emergencial.

O caso é que pouquíssimos veículos são equipados com essas tecnologias. E todos que as têm são caros, como o Audi TT Coupé e o Porsche 911. "As novidades tecnológicas sempre equipam primeiro os veículos de preço mais elevado. Mas depois chegam aos populares", avalia José Carlos Quadrelli, gerente-geral de engenharia de vendas da Bridgestone."

Lei do estepe obriga montadoras a adaptar carros - 31/08/2007 - UOL Carros (http://noticias.uol.com.br/carros/ultnot/2007/08/31/ult634u2638.jhtm)

Abs

Clemente

Clemente,

Abraços

rmalato
10/08/2011, 19:31
Ei daniel, o meu está com essa trepidação na hora de frear desacelerando de 70/80 e alguma trepidação quando circula nessa faixa de velocidade. Pergunta: só a concessionária resolve isso ou um bom mecânico faz também???

Indiana Jimny
10/08/2011, 22:02
http://www.4x4brasil.com.br/forum/suzuki/20424-pecas-e-adaptacoes-para-jimny-130.html#post1366133

danpeig
11/08/2011, 09:33
Ei daniel, o meu está com essa trepidação na hora de frear desacelerando de 70/80 e alguma trepidação quando circula nessa faixa de velocidade. Pergunta: só a concessionária resolve isso ou um bom mecânico faz também???

Rodrigo,

O meu ficou assim após o rodizio de pneus. Com esse boletim técnico, qualquer mecânico pode fazer o serviço que consiste dos seguintes procedimentos:

- Balanceamento das rodas dianteiras.
- Se houver vibração durante a frenagem, retificar ou substituir os discos de freio.
- Substituição das buchas traseiras do link dianteiro (essas buchas são vendidas na concessionária).
- Adição de calços nos pinos do munhão das rodas dianteiras (as medidas dos calços estão no boletim técnico e estes podem ser usinados ou comprados na autorizada).

.Lex.
26/08/2011, 17:08
Meu xuning no jimny ficou pronto! :twisted:

Gostei do resultado! :cool:

Abc

Jorginho
27/08/2011, 13:14
Boa tarde.
Alguém pode me explicar esse video? Que controle de tração é esse? Tô comprando um HR ele vem com esse controle? Senão qto custa por e se atrapalha no asfalto normal, ou seja, quem souber sobre o assunto por favor poste :concordo:
Jimny with lockers vs Jimny with no lockers - YouTube (http://www.youtube.com/watch?v=AXZqWt5JhYk)

.Lex.
27/08/2011, 13:43
Boa tarde.
Alguém pode me explicar esse video? Que controle de tração é esse? Tô comprando um HR ele vem com esse controle? Senão qto custa por e se atrapalha no asfalto normal, ou seja, quem souber sobre o assunto por favor poste :concordo:
Jimny with lockers vs Jimny with no lockers - YouTube (http://www.youtube.com/watch?v=AXZqWt5JhYk)

Jimny original não vem com bloqueio. Da uma pesquisada no forum/google que tem explicando melhor o que é o bloqueio.

Pra instalar é aconselhável só dps que passou a garantia de fábrica, pq modifica peças que invalidam a garantia.

Esse vídeo a diferença não foi "só" do bloqueio, mas também do modo de condução do cara do jimny vermelho pro preto.

Abraço!

rmalato
30/08/2011, 08:38
Ontem fiz alinhamento e balanceamento pra ver se melhora o "shimy" e apreoveitei pra umas fotos, só pra registro...
309652309653309654309655309656

Jorginho
30/08/2011, 20:57
Me tirem uma dúvida, qualquer marca de pneu 215/75 r15 cabe no Jimny HR original?
Pq vi uns irados e mais grossos mas que tem a numeração igual a do original. Olha esse exemplo:

309753

.Lex.
30/08/2011, 21:02
Esteticamente, eu não achei tão mais bonitos os pneus 215/75 BF MUD no jimny. Segue foto(se não me engano, é de Portugal):

Jorginho
30/08/2011, 21:24
Esteticamente, eu não achei tão mais bonitos os pneus 215/75 BF MUD no jimny. Segue foto(se não me engano, é de Portugal):

Lex, o problema dessa foto é que o para-lamas (para-choque) da frente não é o do HR...

.Lex.
30/08/2011, 21:44
Lex, o problema dessa foto é que o para-lamas (para-choque) da frente não é o do HR...

Verdade, não tinha reparado. Mas vale pra mostrar a medida do pneu com o bfmud no jimny +/-.

Abc!

Jorginho
30/08/2011, 22:38
Verdade, não tinha reparado. Mas vale pra mostrar a medida do pneu com o bfmud no jimny +/-.

Abc!

Agora, se as medidas dos dois para-lamas do Jimny mais antigo (o da foto) com o HR forem identicas, o leque de opções de pneus aumenta consideravelmente ja que vi varias fotos de jimnys com suspenção original mas com pneus maiores q os originais, clarooo nada exagerado tipo 33 e tal, mas irado mesmo assim...

rmalato
09/09/2011, 14:47
Talvez alguns já saibam...mas os pneus que vem no HR tem duas faces, uma com as letras na cor da borracha e que normalmente fica pro lado de fora e o lado de dentro tem as linhas do nome do pneu em branco...

Jorginho
09/09/2011, 14:58
Talvez alguns já saibam...mas os pneus que vem no HR tem duas faces, uma com as letras na cor da borracha e que normalmente fica pro lado de fora e o lado de dentro tem as linhas do nome do pneu em branco...

Cara, eu reparei sim, olhei de baixo de um na concessionária e vi, isso será meu "plano B" se não conseguir pneus mais grossos pro JIMNY HR, sem ter que mexer na suspensão ou raspar o para-lama. Tá osso de achar pneus que cabem, na internet, qdo tiver com a viatura em mãos, já conheço umas 3 lojas específicas de pneus 4x4 aqui em Fortal. Se conseguir, venderei os 5 pneus originais se alguém interessar fique atento hehehe. :karate:

rmalato
12/09/2011, 15:30
Acho que este é o melhor tópico pra postar (ultimamente tá tudo virado por aqui :-?)...

Fiz a minha rede de bagagem. :cool:

Pesquisei muito e em vários lugares e não achei nada nacional ou similar que acomodasse. :putz:

Então resolvi aprender a fazer rede de pesca :putz:e fiz até onde achei que seria suficiente. Talvez faça outra maior depois.

A maior dificuldade era encontrar pontos de amarração na lataria sem ter que danificar tanto ou nada. Também pesquisas em vão. Tem gente que diz que fez e não mostra. :banido::evil:

Depois de muito estudar a lataria, encontrei embaixo da "soleira" da porta traseira 5 furos na lataria que poderiam servir. Então outra busca pra conseguir algo que pudesse usar no lugar.:semideia

Hoje, cansado de muito tentar, resolvi montar de qualquer jeito, não ficou muito bonito, mas acho que servirá ao propósito. :cool:

Depois com mais tempo dou mais detalhes. :cool:

311357

Rodrigo Rey
13/09/2011, 01:23
Galera...

Queria a opinião de vocês... vou colocar um par de Hella 500FF no meu Jimny e queria a opinião de vocês se eu coloco em cima ou embaixo do para choque de impulsão...

Gostaria que levassem em conta tanto a estética qto a funcionalidade...

Segue duas montagens que fiz para vocês verem...

Fabio Geo
13/09/2011, 09:06
Saudações Rodrigo, sugiro que o instale na altura do farol....não apenas por estética, mas visando o melhor aproveitamento do equipamento...ganhos em iluminação lateral e frontal....aproveito para ti perguntar de que veículo é este parachoque de impulsão, precisou furar ou soldar??? Grato

Galera...

Queria a opinião de vocês... vou colocar um par de Hella 500FF no meu Jimny e queria a opinião de vocês se eu coloco em cima ou embaixo do para choque de impulsão...

Gostaria que levassem em conta tanto a estética qto a funcionalidade...

Segue duas montagens que fiz para vocês verem...

Rodrigo Rey
13/09/2011, 13:24
esse para choque é da S10 e não precisou furar nem soldar nada... mas foi feito um adaptador que fixou a furação original do para choque com os ganchos de ancoragem da frente... mas o da esquerda que é o maior ele ainda está funcional... se quiser depois coloco alguma foto do suporte que o cara fez...
eu instalei na auto 333 Av. Duque de Caixias, 333 no centro de SP e foi 550 mangos em 2x

Fabio Geo
13/09/2011, 16:30
Valeu Rodrigo....posta as fotos do adaptador e da adaptação para podermos ver.....grato

Mauro B
02/10/2011, 07:25
Pessoal

Perdi (ou me roubaram) uma daquelas 5 molduras plásticas de acabamento do capô. Alguém sabe onde consigo comprar outra?

Rodrigo Rey
05/10/2011, 00:36
já tentou na Suzucar?

Jorginho
05/10/2011, 16:47
Boa tarde.
Está rolando uma polêmica, dizem que se por um pneu BF Goodrich 215 75 15 MUD em um Jimny HR parece q pode raspar ligeiramente se forçar em alguma trilha ou declive, q o bom seria o BF Goodrich 215 75 15 AT, so que pra trocar o Pirelli 215 75 r15 que vem de fabrica por um BF Goodrich 215 75 15 AT não tem vantagem, ou o pneu é mais largo deixando o jipe mais :violao:?

sandro-natal
20/10/2011, 16:18
316818316822316820316821
Meu Jimny 00/01 está com o funcionamento do motor irregular. O motor falha um pouco e às vezes não consegue acelerar direito, parece querer desligar.
O mecânico retirou a bomba de gasolina fora e constatou um furo na peneira plástica.
Provavelmente a causa seria entrada de sujeira por esse furo.
Alguém teria alguma experiência semelhante a essa?
Existe alguma adaptação para substituir ou reparar a tela rasgada?
Observar que a bomba é montada de modo que a peneira fique próxima do fundo do tanque, e é por ela que a bomba suga a gasolina.
Seguem fotos.

sandro-natal
20/10/2011, 19:51
Encontrei peça similar nacional!
Depois que fui na Suzuki e eles só vendiam a peça com a bomba junto por 856 reais e prazo de 15 dias para chegar, eu procurei no mercado local.
Descobri que tem peças similares. Basta que a posição de montagem seja na horizontal e o encaixe tenha a mesma dimensão, que dá certo.
316831Peneira furada do Jimny

Segue foto da peneira do Fiesta Flex que comprei por 18 reais. Encaixou beleza na bomba de gasolina.
316832Peneira do Fiesta. Observem que o encaixe tem o mesmo formato e dimensão. A única diferença é que na montagem, a peça gira uns 30 graus, mas como esse giro é no plano do nível do combustível, é irrelevante.

Mais uma foto da peneira do Fiesta:316833

A peneira do Jimny é mais gordinha, porque a armação interna é maior, mas isso não tem importância.

Valeu! Amanhã vou finalizar o serviço e comento o resultado.

J Carlos
21/10/2011, 09:32
Esse tópico é muito bom, deveria ser fixo lá no início da página, como pode ser feito isso ?
Sandro, não esquece de informar o resultado. R$ 856,00 para R$ 18,00 é de lascar.

sandro-natal
23/10/2011, 01:34
A adaptação deu certo, acabei de voltar da trilha e o carro estava normal.

CGAUER
23/10/2011, 14:46
Excelente contribuição.

Valeu!

Abraços

Clemente

A adaptação deu certo, acabei de voltar da trilha e o carro estava normal.

J Carlos
23/10/2011, 17:35
É o administrador que abre um tópico fixo ? o Jimny merece um fixo para peças e adaptações. Administrador da essa força aí :shock:

Jorginho
03/11/2011, 16:45
É o administrador que abre um tópico fixo ? o Jimny merece um fixo para peças e adaptações. Administrador da essa força aí :shock:

Inclusive o ADMINISTRADOR deveria trocar o nome do tópico "Jimny 2010 compensa" pra "Jimny HR" ou "Jimny Compensa".
E por esse tópico como fixo. É o mais importante disparado.

Gileno
08/11/2011, 13:40
Olá pessoal,
inaugurando minhas postagens aqui no fórum... mas há um bom tempo já acompanho os tópicos.
Tenho um 02/03 e na minha última trilha, acredito que devido à trepidação e saculejo, o reservatório do flúido da direção hidráulica soltou e roçou na polia do ar/direção. Com isso furou o reservatório e, já sabem neh? hidráulico vazando a trilha inteira. Minha sorte é que eu ví antes de vazar tudo, parei num posto, comprei 1 litro de flúido e passei a trilha inteira completando.
Foi 1 litro inteirinho...hehehe
A bomba não chegou a rodar sem flúido, mas se rodasse, se eu não tivesse visto o vazamento, isso teria algum prejuízo para a bomba da direção?

Outra coisa que aconteceu...hehehe... descobrí (numa das completadas do flúido da direção) que o pólo positivo da bateria estava tocando no capô! Olha só o perigo! O esquente foi tanto que fez um furo em uma daquelas saliências internas do capô, parecia um ponto de solda...queimou e fez o furo. Perigo de incêndio, queima de componentes, etc. Mas, ainda bem, não houve nada, nada queimou (exceto o ponto no capô), nem incendiou.
Os pólos da bateria estavam voltados para o lado do paralama, onde o capô é mais baixo. Eu invertí a bateria e, por precaução, coloquei uma borracha em cima do positivo.

Bom, é isso aí.

Inté

marcos meyer
16/11/2011, 22:15
Caros adoradores do Jimny,

Sempre visito este fórum, principalmente este tópico, para tirar algumas dúvidas sobre problemas que ocorreram na minha viatura. Já resolvi o assunto elevação para inserir pneu perfil 235/15, referências sobre correias, mas agora preciso de mais ajuda:

1 - Especificações de embreagem: comprei uma mecarm MK 9101 s, mas o meu mecânico reclamou que o coloar ficou um pouco maior e as garras não irão encaixar nos guarfos. Alguma sugestão?

2 - Pq vazamento no retento do semi eixo. Alguma dica para comprar esta peça?

Grato,

Marcos Meyer - Vitória /ES

rmalato
18/11/2011, 11:21
Decidi trocar os falantes do Jimny seguindo a dica do Daniel Peig, no site dele tem os detalhes: Substituindo os alto-falantes originais do Jimny - DanBP.org (http://www.brookepeig.com/w/Substituindo_os_alto-falantes_originais_do_Jimny)

Fica a dica, os triaxiais da Selenium 4TR5A que ele usou estão por um preço bom, ele relata que comprou por cerca de R$90,00.

Encontrei na Saraiva por R$65,55.

Quando fizer a troca, faço um tutorial também e publico aqui.

Abraços a todos.

Mauro B
18/11/2011, 13:08

Sempre visito este fórum, principalmente este tópico, para tirar algumas dúvidas sobre problemas que ocorreram na minha viatura. Já resolvi o assunto elevação para inserir pneu perfil 235/15, referências sobre correias, mas agora preciso de mais ajuda:

1 - Especificações de embreagem: comprei uma mecarm MK 9101 s, mas o meu mecânico reclamou que o coloar ficou um pouco maior e as garras não irão encaixar nos guarfos. Alguma sugestão?

Grato,

Marcos

Qual foi a escolha que você fez para instalar os pneus 235/75? Kit, amortecedores/molas ou calços?

Treco
18/11/2011, 13:28
Oi Marcos,

O retentor é tranquilo. É só tirar e levar numa loja de retentores/rolamentos que tem.
Esse kit embreagem é do jimny mesmo?
Dá uma comparada com a embreagem velha pra ver se realmente tem diferença.
A original do jimny não é pra dar problema nenhum.
Uma dica: quando o disco de embreagem se acabar, o disco de embreagem da fiorino serve pro jimny e tem em qualquer auto peças.

Grato,

J Carlos
18/11/2011, 14:35
Pois é Treco, você apresenta mais uma dica e o jimny continua sem um tópico fixo.

HBO
18/11/2011, 16:54
muito boa a dica da tela.. pessoal.. esta informação da embreagem procede????

Treco
18/11/2011, 17:14
muito boa a dica da tela.. pessoal.. esta informação da embreagem procede????

Do disco de embreagem?

Sim, eu uso de Fiorino. E o melhor, o disco pode ser vendido separadamente, enquanto que a embreagem original, só com o platô junto.
Se tiver dúvida é só levar o disco numa auto peças e comparar com da fiorino.

Att,

Maurício Fernandes
18/11/2011, 21:22
essa do fiorino não sabia.
gastei uns mil reais trocando todo o conjunto (com cabo e mao de obra).
e o rolamento? e o platô?