Ver Versão Completa : Peças E Adaptações Para Jimny
Páginas :
1
2
3
4
5
6
7
8
[
9]
10
11
12
No meu entrou normal pq o meu HR é o que vem com calço de carroceria de 1.
Pessoal,
Como muitos de vocês já devem ter notado (ou um dia vão notar), o para-brisas do Jimny é particularmente frágil. Não sei se é o ângulo que fica quando está instalado ou se é a espessura do vidro, o fato é que este forum está cheio de relatos de usuários com trincas.
Eu fui uma infeliz vitma desta casualidade enquanto estava dirigindo na Marginal Pinheiros, em São Paulo, em um belo domingo de sol. Nenhum caminhão estava por perto mas uma pedra de 1cm que provavelmente ficou alojada no sulco da roda de um carro atingiu meu vidro bem no canto e deu origem a uma fissura que cresceu uns 20cm por dia até tomar o painel inteiro.
Vidro partido significa multa, principalmente em estradas do interior monitoradas pela Policia Federal então tratei logo de buscar uma reposição. Infelizmente o meu seguro, feito pela Mapfre Gold em convênio com a Suzuki não cobria os vidros, me dei mal.
O resultado da minha pesquisa segue abaixo:
- Vidro orginal instalado na concessionária da Suzuki: R$ 2500,00.
- Vidro original, só o vidro, na concessionária da Suzuki: R$ 1390,00 (não tinha a pronta entrega).
- Vidro instalado com marcação de chassis na CarGlass: R$ 1790,00 (sem previsão de entrega).
- Vidro instalado com marcação de chassis na AutoGlass: R$ 790,00 (emcomendei o vidro e depois de 3 semanas de enrolação me disseram que não o tinham).
- Vidro instalado com marcação de chassis na Auto Vidro Jabaquara (AVJ): R$ 490,00 (tinham disponível a pronta entrega).
Vocês já sabem o fornecedor que escolhi. O vidro que comprei na AVJ é novo, vidro verde laminado produzido no Brasil pela FANAVID. A instalação foi realizada em 2h, deixaram um pouco de resíduos de cola que depois tirei com solvente. A marcação de chassis é exatamente igual à original com direito ao logo da Suzuki.
Resumo da história:
- Preços variam até 500%.
- Instalação na concessionária em geral é uma loteria, o serviço pode ficar bom ou porco. Infelizmente normalmente acabo recebendo a segunda opção.
- Existe fornecedor nacional de vidros para o Jimny (FANAVID). Fiquem espertos, não precisa importar.
- Verifiquem se o seu seguro realmente cobre o vidro. O meu era o Gold, topo de linha e não cobria.
Velho, aconteceu exatamente a mesma coisa comigo na bendita Pinheiros, logo depois de passar a Eusébio Matoso sentido Marginal Tietê. Que coincidência.
Foi um pedrisco também. Não tinha carro algum perto, somente um caminhão pouco a frente e umas duas ou três pistas pra direita. Não deu pra ver o que era, mas fez um barulhão que gelei.
Pegou logo abaixo do limpador de parabrisa. Chegando em casa, percebi o trinco. Bem na base do vidro. Mal dava para ver.
Apesar do trinco estar estabilizado (começava e terminava na base), também resolvi trocar. Primeiro verifiquei na concessionária daqui (Valentus - São José dos Campos). Passaram o preço de 990 reais. Liguei na CarGlass daqui de São José dos Campos e passaram o preço de 490 reais. Mas aí lembrei que o seguro cobria vidros, lanterna e retrovisores. Liguei e fiquei feliz. Apenas 180 reais (franquia).
Pedi o atendimento em domicílio. Veio o pessoal da AutoGlass aqui em casa. Trouxeram um vidro chinês (a marca é algo parecido com Xing-Ling). No começo fiquei receoso e eles me informaram que, caso eu desejasse, o seguro seria obrigado a fornecer um vidro da mesma marca do original.
Inspecionando melhor, percebi que, além do selo do Inmetro, havia o selo verdinho TÜV (tipo Inmetro da Alemanha). Na hora falei que podia instalar aquele mesmo.
O cara fez um serviço top, limpíssimo e sem excessos.
Estou bem satisfeito. Engraçado é os preços diferirem tanto. Isso aconteceu comigo há menos de 1 mês. O jipe ainda está com um leve cheiro da cola.
Outra coisa: ficou sem a marcação do número do chassi no parabrisa. Isso é obrigatório? Preciso de ácido fluorídrico...
Thiago
Também tive que trocar o meu. Paguei a franquia de 180 e foi feita a identificação. A seguradora era a Tokio.
Pessoal,
...
- Existe fornecedor nacional de vidros para o Jimny (FANAVID). Fiquem espertos, não precisa importar...
Valeu danpeig! Esse é o tipo de informação que é importante ter aqui nesse tópico.
Abç
sandro-natal
28/11/2012, 15:33
Puxa! Vou encomendar um com a Fanavid! O meu eu consegui estabilizar a trinca com resina, mas prefiro um novinho! Valeu pela dica, Daniel!
Pessoal,
Comprei um filtro de ar para meu jimny 2012, comprei um generico pois na concessionaria custa incriveis R$130,00, o problema é que comparando o original made in japan o genérico parece bem mais fino e não me pareceu que filtra igual o original que é bem mais bem feito. Alguem ja comprou um generico? sabe se existe algum risco do filtro deixar passar poeira e danificar o motor??
Vlw.
J Carlos
22/01/2013, 22:44
Em algum lugar aqui alguém já falou de bateria, mas... Anota aí: troquei a bateria que ainda era original de 38Ah por uma Heliar ref. HL50JE de 50 Ah. Não é necessário nenhuma adaptação.
Em algum lugar aqui alguém já falou de bateria, mas... Anota aí: troquei a bateria que ainda era original de 38Ah por uma Heliar ref. HL50JE de 50 Ah. Não é necessário nenhuma adaptação.
Também tive que fazer essa alteração e dá beleza....
trotamundos
24/01/2013, 15:46
Pessoal,
Como muitos de vocês já devem ter notado (ou um dia vão notar), o para-brisas do Jimny é particularmente frágil. Não sei se é o ângulo que fica quando está instalado ou se é a espessura do vidro, o fato é que este forum está cheio de relatos de usuários com trincas.
Eu fui uma infeliz vitma desta casualidade enquanto estava dirigindo na Marginal Pinheiros, em São Paulo, em um belo domingo de sol. Nenhum caminhão estava por perto mas uma pedra de 1cm que provavelmente ficou alojada no sulco da roda de um carro atingiu meu vidro bem no canto e deu origem a uma fissura que cresceu uns 20cm por dia até tomar o painel inteiro.
Vidro partido significa multa, principalmente em estradas do interior monitoradas pela Policia Federal então tratei logo de buscar uma reposição. Infelizmente o meu seguro, feito pela Mapfre Gold em convênio com a Suzuki não cobria os vidros, me dei mal.
O resultado da minha pesquisa segue abaixo:
- Vidro orginal instalado na concessionária da Suzuki: R$ 2500,00.
- Vidro original, só o vidro, na concessionária da Suzuki: R$ 1390,00 (não tinha a pronta entrega).
- Vidro instalado com marcação de chassis na CarGlass: R$ 1790,00 (sem previsão de entrega).
- Vidro instalado com marcação de chassis na AutoGlass: R$ 790,00 (emcomendei o vidro e depois de 3 semanas de enrolação me disseram que não o tinham).
- Vidro instalado com marcação de chassis na Auto Vidro Jabaquara (AVJ): R$ 490,00 (tinham disponível a pronta entrega).
Vocês já sabem o fornecedor que escolhi. O vidro que comprei na AVJ é novo, vidro verde laminado produzido no Brasil pela FANAVID. A instalação foi realizada em 2h, deixaram um pouco de resíduos de cola que depois tirei com solvente. A marcação de chassis é exatamente igual à original com direito ao logo da Suzuki.
Resumo da história:
- Preços variam até 500%.
- Instalação na concessionária em geral é uma loteria, o serviço pode ficar bom ou porco. Infelizmente normalmente acabo recebendo a segunda opção.
- Existe fornecedor nacional de vidros para o Jimny (FANAVID). Fiquem espertos, não precisa importar.
- Verifiquem se o seu seguro realmente cobre o vidro. O meu era o Gold, topo de linha e não cobria.
Apenas para registro:
Tive o parabrisa e o vidro-janela quebrados recentemente. Felizmente o seguro cobria ambos, com uma pequena franquia, mas por curiosidade perguntei os preços.
R$ 700 o parabrisa
R$ 925 o janela (sim, é mais caro que o parabrisa)
São preços para vidros chineses importados pela Auto Glass, em Joinville-SC.
sandro-natal
01/02/2013, 10:19
Motor do Jimny.
Pessoal, gostaria de compartihar uma informação que descobri enquanto buscava um novo cabeçote para o meu Jimny.
Quando a Suzuki mudou do motor G13BB para o M13A, no lançamento do Jimny modelo 2001, eles modificaram o cabeçote.
No G13BB era 16 válvulas, com comando de válvulas simples (SOHC), e no M13A passou a ser 16 válvulas, com comando duplo de válvulas (DOHC).
No entanto, sem divulgação alguma, em 2002 ou 2003 (ainda não descobri exatamente quando) a Suzuki mudou as medidas do comando em 2002. No modelo 2001 o comando era o 69G, que tem peças mais robustas, e os retentores de válvulas tem 6,0 mm, a corrente é mais larga, etc. No modelo 2003 (talvez no 2002) o comando passou a ser o 54G, com peças mais finas, e o retentor de válvulas com 5,5 mm, corrente mais fina, etc. Esse comando continua sendo usado até hoje, no motor M13AA VVT.
Portanto alerto que quando forem adquirir peças para o seu motor, façam antes uma pesquisa no catálogo de peças da Suzuki, entrem com o número do seu chassis e comprem a peça certa.
Fabio Geo
01/02/2013, 23:12
Saudações,
Sandro-natal, onde encontro para baixar este catálogo de peças para o jimny? Grato por partilhar as informações...
Portanto alerto que quando forem adquirir peças para o seu motor, façam antes uma pesquisa no catálogo de peças da Suzuki, entrem com o número do seu chassis e comprem a peça certa.
O catálogo de peças é o Suzuki EPC.
Adicionando uma informação de outro tópico sobre o cabo de embreagem. O cara disse que da Towner serve, mas não especificou o ano do Jimny dele :-(
absss
Quando a Suzuki começar a vender as gavetas porta-trecos que servem pra adaptar rádios 1DIN pro Jimny, todo mundo deverá passar por um problema com os cabos... aqui está minha sugestão de solução...
Os cabos que conectam o rádio original do Jimny (2DIN) têm um padrão da suzuki e os nossos rádios usam outro padrão... pra não cortar o cabo original, eu preferi cortar o cabo universal que veio com meu rádio sony 1DIN.
Mas existe um adaptador que só encontrei por hora, no Ebay...
ISO SOT 2840 N Lead Cable Adaptor for Nokia CK 600 Suzuki Jimny | eBay (http://www.ebay.com/itm/ISO-SOT-2840-n-Lead-cable-adaptor-for-Nokia-CK-600-Suzuki-Jimny-/321015894618?pt=UK_Holders_Mounts&hash=item4abe09d25a)
Olá amigos, estou com um probleminha no meu Jimny 2011, a suspensão dianteira está rangendo muito, já apertei todos parafusos da suspensão e nada. Alguém já teve esse problema? Como solucionou? Abraços.
Oi tudo bem?
Eu tambem tenho um Jimny 2012 e tenho o mesmo problema que voce. Quando uso o jipinho fora da estrada ou em uma estrada em má condição escuto um rangido na suspensão. Ja perguntei no concesionario e me falaram que ajustaram a suspensão mas o barulho se mantem. O engraçado é que quando uso o jipinho fora de estrada o barulho começa e continua alguns kilometros mesmo em estrada normal e depois ele some sozinho...
O engraçado é que o carro é praticamente novo e uso pouco, hoje so tem 5000 kms.
Alguem neste forum pode por favor nos dar uma dica?
Abraços
Uma boa lavagem / pulverização por baixo após a brincadeira resolve o nhec nhec. Além de diminuir bem a probabilidade de ferrugem.
Oi tudo bem?
Eu tambem tenho um Jimny 2012 e tenho o mesmo problema que voce. Quando uso o jipinho fora da estrada ou em uma estrada em má condição escuto um rangido na suspensão. Ja perguntei no concesionario e me falaram que ajustaram a suspensão mas o barulho se mantem. O engraçado é que quando uso o jipinho fora de estrada o barulho começa e continua alguns kilometros mesmo em estrada normal e depois ele some sozinho...
O engraçado é que o carro é praticamente novo e uso pouco, hoje so tem 5000 kms.
Alguem neste forum pode por favor nos dar uma dica?
Abraços
Esse vidro da Auto Glass é bom! Conversei com um dono de loja e ele me disse que vidro chinês pra carro importado é bem tranquilo. Melhor que nacional. O problema é chinês querer copiar vidro de gol, pálio, etc
Apenas para registro:
Tive o parabrisa e o vidro-janela quebrados recentemente. Felizmente o seguro cobria ambos, com uma pequena franquia, mas por curiosidade perguntei os preços.
R$ 700 o parabrisa
R$ 925 o janela (sim, é mais caro que o parabrisa)
São preços para vidros chineses importados pela Auto Glass, em Joinville-SC.
Obrigado Thix4 pela sua resposta. Vou testar a pulverização. Achei uma boa ideia.
Só que acho estranho que ele fez este barulho mesmo novo. Tinha apenas 4 meses de uso e já fazia este nhec nhec...
Aproveito para te fazer outra pergunta. Este jipinho tem a particularidade de fazer pequenos estalos por exemplo quando troco de marcha dá para escutar ou quando solto a embreagem dá para escutar tambem (ás vezes) um estalinho na transmissão.
Talvez seja falta de costume pois sempre tive carros com tração diantera onde caixa de marchas e transmissão (diferencial) estão no mesmo conjunto. Penso que neste caso (veiculo de tração traseira) é mais propenso a estes pequenos estalos devido ao eixo de transmissão que une a caixa de marchas com a transmissão traseira.
Será que acontece com todos os 4x4?
Abraços
Cara, também sai de uma carrocinha nacional pro Jimny, meu primeiro 4x4. Antes, qualquer barulhinho já era motivo de preocupação. Depois, aprendi um pouco mais com o que devo esquentar a cabeça.
Como sabe, o Jimny tem vários barulhos desde zero (vidros entre-abertos, banco do passageiro, etc) e todos solucionáveis. O nhec nhec da suspensão pode aparecer em um Jimny novo sim. É poeira, terra. Faça a pulverização com água e sabão neutro pra ver se resolve. Normalmente provém de contatos ferro com ferro. Até depois que coloquei o calço de mola de 4 cm diminuiu bem.
Se não for, pode ser alguma coisa solta. Verifique o aperto da suspensão e parafusos da estabilizadora e panhards.
Estalos não são comuns. Teve uma época que fiquei encucado com um TOK que fazia bem de leve (só eu escutava) no diferencial traseiro quando soltava o acelerador com o carro engatado e em movimento. Levei na concessionária e disseram que é normal.
Outro estalo relativamente comum e relativamente mais forte pode acontecer na hora de engatar ou desengatar a reduzida. Se não estiver completamente parado na hora do primeiro acionamento, não vai engatar. Daí tem que andar tipo 1 metro pra frente ou pra trás com o carro pra desenroscar. Este segundo engate pode ser seguido de um estalo.
De resto, o meu vai suave. Não é para estalar câmbio e muito menos motor. Barulho chato de nhec nhec é algo na suspensão, provavelmente sujeira. Já tok tok na suspensão é sinal de algo folgado.
Vamos falando,
Thiago
Brigadão Thiago. Agora estou mais tranquilo...
t+
Abraços
Ivo Paris
17/02/2013, 07:42
O meu também faz esse estalo que parece ser no diferencial traseiro. Fui revisar ontem na concessionária e também me disseram que é normal. Pra desencucar, me mostraram um jimny zero no stand de vendas, que fez barulho bem parecido. Parece que é característica do sistema.
Acontece sempre que você inverte o sentido, prá ré ou prá frente, na primeira arrancada em cada sentido, quando se precisa de um pouco mais torque, como numa rampa por exemplo.
Ivo Paris
19/02/2013, 07:57
395915
Protetor da Tcase original Suzuki, instalado em Rib Preto, concessionária Ibiza, ref. $680
Cocatriz
19/02/2013, 09:49
Esse estalo, me parece ser na forquilha do eixo cardã, no meu samuka 93, eu ouvia também. mas é bem discreto e geralmente só o motorista e dono do carro percebe.
Oi Pessoal
Obrigado pelas suas respostas... efetivamente os nossos jipinhos tem suas peculiaridades.
Queria aproveitar e perguntar que tipo de gasolina vocês usam? Hoje acelerei um pouco mais que de costume e na troca de marcha o motor fez aquele barulho de gasolina de baixo octanagem. A ultima vez coloquei gasolina num posto Ipiranga de Teresópolis Sera que é um problema de octanagem ou de gasolina de baixa qualidade?
Abraços
Thierry, tem um tópico falando só de consumo e regulagens do jimny. Dá um pulo lá e posta esse comentário q a turma pode te ajudar.
Att,
Oi Pessoal
Obrigado pelas suas respostas... efetivamente os nossos jipinhos tem suas peculiaridades.
Queria aproveitar e perguntar que tipo de gasolina vocês usam? Hoje acelerei um pouco mais que de costume e na troca de marcha o motor fez aquele barulho de gasolina de baixo octanagem. A ultima vez coloquei gasolina num posto Ipiranga de Teresópolis Sera que é um problema de octanagem ou de gasolina de baixa qualidade?
Abraços
Acabei de fazer a última revisão na concessionária, agora é por conta própria, concessionária só em último caso...
Cobraram quase R$600,00 pela revisão de 60.000 sendo que o carro tem 38.000.
Ítens da nota
Kit lubrificação R$ 42,64
Filtro de ar R$ 139,76
Filtro Óleo R$ 80,59
Junta R$ 6,00
Óleo Motor R$ 131,16
Óleo Freio R$ 28,00
Mão de obra 120,00
Fui informado que a próxima (70.000) custará R$1.400,00 porque "as velas são caras"... e eu pergunto, o que mais será trocado???
- "Nada! É uma revisão normal mas com troca das velas!"
Outro absurdo de concessionária... sabem quanto custa o "pedaço" do escapamento que tem o catalisador???
R$ 3.424,00... só isso!!! Mas não tem problemas... acima de 1000 a loja parcela em 6x :slap:
Leiam o relato no outro tópico... e preparem-se.... um dia vcs passarão por isso... :bye:
PS: Não adianta pedir... a Suzuki não dá garantia no catalisador... :twisted:
http://www.4x4brasil.com.br/forum/suzuki/55403-jimny-2003-com-barulho-dentro-catalizador.html
J Carlos
23/02/2013, 21:39
Alguém já trocou o filtro do arcondicionado do jimny ?
Achei interessante estes links sobre a gasolina aditivada.
Diferenças entre gasolina comum, aditivada e premium/podium | Noticias Automotivas - Carros (http://www.noticiasautomotivas.com.br/diferencas-entre-gasolina-comum-aditivada-e-premium-podium/)
Gasolina comum no Brasil acaba em 2014 | BLOG DO ADEMAR – MECÂNICA SEM COMPLICAÇÕES (http://caademar.wordpress.com/2011/11/07/gasolina-comum-no-brasil-acaba-em-2014/)
Agora que vi, os anexos do artigo sobre a gasolina é super velho, rsrsrsrs
Outro absurdo de concessionária... sabem quanto custa o "pedaço" do escapamento que tem o catalisador???
R$ 3.424,00... só isso!!! Mas não tem problemas... acima de 1000 a loja parcela em 6x :slap:
Leiam o relato no outro tópico... e preparem-se.... um dia vcs passarão por isso... :bye:
PS: Não adianta pedir... a Suzuki não dá garantia no catalisador... :twisted:
http://www.4x4brasil.com.br/forum/suzuki/55403-jimny-2003-com-barulho-dentro-catalizador.html
rmalato,
Cara realmente não sei pq estão cobrando tão caro em peças básicas... Eu infelizmente tive meu step roubado, eles arrombaram a fechadura do passageiro e bem neste dia a trava estava la dentro e acharam e levaram, ai imaginei que uma roda com pneu custaria no máximo uns 1000 reais e alguma coisa para trocar o tambor da porta, e foi ai que levei um susto... ficou em incriveis R$ 6.827,00, sem exagero, veja o orçamento abaixo:
NUMERO
DESCRIÇAO
VALOR
43200-63842-27N
RODA
R$ 2.344,36
43110-81ª20-000
PNEU
R$ 638,43
A.75
TRAVE DO ESTEPE
R$ 190,00
37103-58851-P4Z
JOGO DE CILINDRO
R$ 2.680,00
MO
MÃO DE OBRA
R$ 975,00
A minha sorte ou melhor a minha salvação foi que o seguro vai pagar... mesmo assim a franquia vou ter que arcar.
Outro coisa que fiquei impressionado é cobrarem R$140,00 em um filtro de ar.... tomara que com a fabricação no Brasil essas peças diminuam de valor.
Abs.
J Carlos
25/02/2013, 08:17
Aqui tem filtro: Auto Peças Suzuki Jimny Tel [011] 3653 1652 ou [011] 3653 1655 (http://www.eletrocarsp.com.br/loja/catalogo-184756-599-jimny)
J Carlos, mas seu Jimny é HR, certo??? É igual ao meu, até na cor! :brinde:
Que eu saiba, Jimny não tem filtro do ar condicionado.
Tem em algum lugar por aqui (acho que neste tópico ou naquele que fala do Jimny 2010 compensa?) o relato de um colega que desmontou todo o painel pra fazer limpeza nos dutos do ar (acho que era um Jimny 2001) e constatou que não vem com filtro, mas ele encomendou um filtro em uma loja (artesanal) e o prendeu com fita isolante.
Ou os novos já vem com filtro???
rmalato,
Cara realmente não sei pq estão cobrando tão caro em peças básicas... Eu infelizmente tive meu step roubado, eles arrombaram a fechadura do passageiro e bem neste dia a trava estava la dentro e acharam e levaram, ai imaginei que uma roda com pneu custaria no máximo uns 1000 reais e alguma coisa para trocar o tambor da porta, e foi ai que levei um susto... ficou em incriveis R$ 6.827,00, sem exagero, veja o orçamento abaixo:
NUMERO
DESCRIÇAO
VALOR
43200-63842-27N
RODA
R$ 2.344,36
43110-81ª20-000
PNEU
R$ 638,43
A.75
TRAVE DO ESTEPE
R$ 190,00
37103-58851-P4Z
JOGO DE CILINDRO
R$ 2.680,00
MO
MÃO DE OBRA
R$ 975,00
A minha sorte ou melhor a minha salvação foi que o seguro vai pagar... mesmo assim a franquia vou ter que arcar.
Outro coisa que fiquei impressionado é cobrarem R$140,00 em um filtro de ar.... tomara que com a fabricação no Brasil essas peças diminuam de valor.
Abs.
Meu amigo, eu tenho a porca da McGard pra estepe, mas eu também deixo o cachimbo dentro do carro... :fight:
Tem um kit da McGard que tem 5 porcas, daí você coloca em todas as rodas, mas não tem pra vender no Brasil, só no Ebay. Acho que vale a pena também, o problema é o cachimbo que a gente sempre deixa dentro do carro!!! :freaking:
Igual a esse kit Kit Porca Anti-furto Mcgard Suzuki Jimny E Outros. R$ 150,00 - R$ 130,00 en MercadoLibre (http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-459999853-kit-porca-anti-furto-mcgard-suzuki-jimny-e-outros-r-15000-_JM)
Um destes serviria: suzuki mcgard | eBay (http://www.ebay.com/sch/i.html?_odkw=jimny+mcgard&_osacat=0&_from=R40&_trksid=p2045573.m570.l1313&_nkw=suzuki+mcgard&_sacat=0)
J Carlos
25/02/2013, 14:16
É estranho um ar sem filtro, mas o espaço existe e o filtro prá vender também: SUZUKI - AUTO CONFORTO (http://www.autoconforto.com.br/t/filtro-de-cabine/suzuki/)
J Carlos, mas seu Jimny é HR, certo??? É igual ao meu, até na cor! :brinde:
Que eu saiba, Jimny não tem filtro do ar condicionado.
Tem em algum lugar por aqui (acho que neste tópico ou naquele que fala do Jimny 2010 compensa?) o relato de um colega que desmontou todo o painel pra fazer limpeza nos dutos do ar (acho que era um Jimny 2001) e constatou que não vem com filtro, mas ele encomendou um filtro em uma loja (artesanal) e o prendeu com fita isolante.
Ou os novos já vem com filtro???
J Carlos
25/02/2013, 14:18
O filtro cabe certinho no espaço. 397113397114
Sim rmalato, é um HR 2010
Cocatriz
25/02/2013, 16:58
Não é tão estranho ar sem filtro, meu carro atual (renault Scénic 1999) tem o espaço do filtro mas nunca teve filtro instalado, eu quem pediu para colocar na ultima revisão.
Esse filtro é importante pra quem tem alergias, principalmente polen e coisas assim... como esse bando de samango daqui ( eu incluso ) tá acostumado a cheirar poeira e cuspir tijolo ele não faz muita diferença...
Não é tão estranho ar sem filtro, meu carro atual (renault Scénic 1999) tem o espaço do filtro mas nunca teve filtro instalado, eu quem pediu para colocar na ultima revisão.
Esse filtro é importante pra quem tem alergias, principalmente polen e coisas assim... como esse bando de samango daqui ( eu incluso ) tá acostumado a cheirar poeira e cuspir tijolo ele não faz muita diferença...
kkkkkk Boa!!!!
Amanha eh dia, chega o pneu bf all terrain 215/75 R15 - pelo que vi vou ter que levantar no minimo 1'' alguma dica de local ou faca vc msm....
https://www.youtube.com/watch?v=18kcy-RV01g&list=UUAN6MxTu0yEK1YUygwVHmCw&index=1
https://www.youtube.com/watch?v=zyWbV2QfppM&list=UUAN6MxTu0yEK1YUygwVHmCw& index=4
Coloquei há pouco tempo atrás o original na ccs e aproveitei pra aprender a trocar. Não vem de fábrica não.
Parece que o do Fiat Pálio tem o mesmo tamanho. Na próxima vou levar o meu pra comparar.
abss
Legal o vídeo! Realmente faltou pneu! Ou bloqueio!
https://www.youtube.com/watch?v=zyWbV2QfppM&list=UUAN6MxTu0yEK1YUygwVHmCw& index=4
Legal o vídeo! Realmente faltou pneu! Ou bloqueio!
Logo farei o vídeo com os Bfs
Logo farei o vídeo com os Bfs
É seu esse video do morro?
Tinha visto ele a um tempão no youtube..rsrs
Sim sou eu....! Meu cabação mas....
Olá pessoal,
Estava navegando pela web e vi um estribo num Jimny lá de portugal que achei bem interessante.
Ele fica no lugar da saia lateral do carro, ai não diminui o tamanho do veículo devido a instalaçao por baixo de um estribo comum.
Alguem sabe se tem algum desse no Brasil?
Dêem uma olhada
http://i963.photobucket.com/albums/ae113/AfonsoTTMaia/Jimny/Estribos2.jpg
Olá pessoal,
Estava navegando pela web e vi um estribo num Jimny lá de portugal que achei bem interessante.
Ele fica no lugar da saia lateral do carro, ai não diminui o tamanho do veículo devido a instalaçao por baixo de um estribo comum.
Alguem sabe se tem algum desse no Brasil?
Dêem uma olhada
http://i963.photobucket.com/albums/ae113/AfonsoTTMaia/Jimny/Estribos2.jpg
Bovo
Dez! Será que dá pra importar? Será que alguém se habilitaria a fabricar um igual?
Fabio Geo
05/03/2013, 08:56
Saudações,
O pessoal da tecnotrilha desenvolveu um rockslider para o jimny (tecnotrilha.com.br (http://www.tecnotrilha.com.br/)) dá uma olhada.....
Bovo
Dez! Será que dá pra importar? Será que alguém se habilitaria a fabricar um igual?
Será que algum torneiro faz isso?
Saudações,
O pessoal da tecnotrilha desenvolveu um rockslider para o jimny (tecnotrilha.com.br (http://www.tecnotrilha.com.br/)) dá uma olhada.....
Olá Fábio, acho que é igual hein... vou pedir umas fotos lá.
valeu
Olá Fábio, acho que é igual hein... vou pedir umas fotos lá.
valeu
Se conseguir mais fotos marbovo posta aee!! Tbm me interessei! So achei meio caro!! valeus
Fabio Geo
05/03/2013, 22:00
Saudações,
Marbovo e Atomic algumas modificações/melhorias cobram seu preço e no caso do rockslider da tecnotrilha, li em algum lugar aqui no forum, que a instalação se faz por meio de duas linhas de rebites/parafusos fixados na caixa de ar e assoalho.....
humm, que foda, Seguem as fotos que me mandaram:
http://thumbp12-bf1.mail.yahoo.com/tn?sid=2118413809&mid=AD7ci2IAAQRfUTYdfADC1mzCx%2BQ&midoffset=2_0_0_1_7754348&partid=2&f=1610&fid=Inbox&w=819&h=501
http://thumbp12-bf1.mail.yahoo.com/tn?sid=2118413809&mid=AD7ci2IAAQRfUTYdfADC1mzCx%2BQ&midoffset=2_0_0_1_7754348&partid=3&f=1610&fid=Inbox&w=819&h=501
http://thumbp12-bf1.mail.yahoo.com/tn?sid=2118413809&mid=AD7ci2IAAQRfUTYdfADC1mzCx%2BQ&midoffset=2_0_0_1_7754348&partid=4&f=1610&fid=Inbox&w=819&h=501
http://thumbp12-bf1.mail.yahoo.com/tn?sid=2118413809&mid=AD7ci2IAAQRfUTYdfADC1mzCx%2BQ&midoffset=2_0_0_1_7754348&partid=5&f=1610&fid=Inbox&w=819&h=501
http://thumbp12-bf1.mail.yahoo.com/tn?sid=2118413809&mid=AD7ci2IAAQRfUTYdfADC1mzCx%2BQ&midoffset=2_0_0_1_7754348&partid=6&f=1610&fid=Inbox&w=819&h=501
http://thumbp12-bf1.mail.yahoo.com/tn?sid=2118413809&mid=AD7ci2IAAQRfUTYdfADC1mzCx%2BQ&midoffset=2_0_0_1_7754348&partid=7&f=1610&fid=Inbox&w=819&h=501
Bovo, tenho um par de rocksliders tecnotrilha usados. 300ão é seu.
Outra coisa: estou rodando com 235 e parachoque original do Jimny novo. Tá certo que tenho 4" de lift. Mas dá pra andar na cidade e trilhas leves numa boa. Veja minha solução master jedi plus abaixo:
http://farm9.staticflickr.com/8509/8535769290_afbabc5fd1.jpg
http://farm9.staticflickr.com/8369/8535770074_47c264f168.jpg
Terminei a gambiarra. Agora tenho porta-malas de verdade. Adeus bancos traseiros. Desculpem a foto no escuro, mas foi agora há pouco. O LED na traseira é tão forte que mesmo um lado só aceso até dói a vista,
Usei MDF de 6mm com borracha EVA. Pra fazer as curvas use o carpete como guia.
http://farm9.staticflickr.com/8517/8534689063_07ac583a48.jpg
http://farm9.staticflickr.com/8374/8535796928_d5edf4e6aa.jpg
Ficou show o porta malas hein, pena eu não te coragem de tirar os bancos(bem que eles ficam deitados por padrão no meu..rsrs).
Cara, não entendi o que você fez na segunda foto do primeiro post...
Valeu pelo slider, mas vou deixar pra depois...tenho que comprar os pneus e parachoque ainda..rsrsrs
tem como acessar o compartimento onde fica o macaco?
No meu praticamente não uso. Só atrapalha. E, de vez em quando, ainda tenho que levar um dog ali. Mas vou te falar que pra tirar ou colocar os bancos de novo não leva 20 minutos contados no relógio.
Na segunda foto usei um esticador de cabo de aço pra afastar um pouco o parachoque.
Tem como acessar o macaco, é só seguir os cortes do projeto. Veja que tem um esquema ali pra cortar uma tampa. aliás, aí tá com 370 mm, mas pode ser feito com até 70 cm (700 mm x 220 mm)a gosto do freguês.
Ficou show o porta malas hein, pena eu não te coragem de tirar os bancos(bem que eles ficam deitados por padrão no meu..rsrs).
Cara, não entendi o que você fez na segunda foto do primeiro post...
Valeu pelo slider, mas vou deixar pra depois...tenho que comprar os pneus e parachoque ainda..rsrsrs
Fala galera, infelizmente acabei quebrando um pedaço do meu parachoque na tentativa de subir uma duna, que com certeza nao dava mais achei que dava. Devido ao angulo de ataque bateu na parte de baixo e quebrou!!! Então pensei nas possibilidades que tinha:
1- Reparar o parachoque
2- Colocar um de ferro
3- Colocar o de fibra do 4sport com aquela chapa de aço na parte de baixo. Deixando assim a frente igual ao 4sport.
Estou mais tentado na opção de deixar igual ao 4sport,por achar mais bonito e talvez ter que mecher nas molas devido ao peso do parachoque de ferro, isso procede? E alguem ja comprou ou sabe algum local que venda sem ser a suzuki esse parachouqe do 4sport???
Queria deixar o meu igual a esse da foto. Acho lindo! VAleus
399800
Fala galera, infelizmente acabei quebrando um pedaço do meu parachoque na tentativa de subir uma duna, que com certeza nao dava mais achei que dava. Devido ao angulo de ataque bateu na parte de baixo e quebrou!!! Então pensei nas possibilidades que tinha:
1- Reparar o parachoque
2- Colocar um de ferro
3- Colocar o de fibra do 4sport com aquela chapa de aço na parte de baixo. Deixando assim a frente igual ao 4sport.
Estou mais tentado na opção de deixar igual ao 4sport,por achar mais bonito e talvez ter que mecher nas molas devido ao peso do parachoque de ferro, isso procede? E alguem ja comprou ou sabe algum local que venda sem ser a suzuki esse parachouqe do 4sport???
Queria deixar o meu igual a esse da foto. Acho lindo! VAleus
Atomic
Você tem seguro? Quando quebrei o meu, fui indenizado pelo valor do orçamento da troca e consertei o para-choque.
Além dessa opção, você pode pensar em cortar o para-choque e deixá-lo menor.
Atomic
Você tem seguro? Quando quebrei o meu, fui indenizado pelo valor do orçamento da troca e consertei o para-choque.
Além dessa opção, você pode pensar em cortar o para-choque e deixá-lo menor.
Tenho seguro da Tokio Marine!! Não entendi seu relato... vc foi indenizado pelo valor do orçamento da troca? Não entendi!!!
Pois é.. tem a opção de cortar mais ai perderia os milhas e acho que fica meio feio!!!
Tenho seguro da Tokio Marine!! Não entendi seu relato... vc foi indenizado pelo valor do orçamento da troca? Não entendi!!!
Pois é.. tem a opção de cortar mais ai perderia os milhas e acho que fica meio feio!!!
Foi exatamente a Tokio que me propôs a indenização em vez do conserto. Aceitei, consertei o p.choque, e "personalizei" o carro (pintei com 2 cores).
Alguém no fórum colocou faróis de neblina sobre o p.choque.
Veja, antes de tomar a decisão, se a seguradora não iria trocar o,p.choque em vez de consertar. Neste caso tente conversar sobre a possibilidade de receber a diferença entre o valor e a franquia, pois deve ser suficiente para comprar um de aço. O do 4sport deve ser muito caro.
Foi exatamente a Tokio que me propôs a indenização em vez do conserto. Aceitei, consertei o p.choque, e "personalizei" o carro (pintei com 2 cores).
Alguém no fórum colocou faróis de neblina sobre o p.choque.
Veja, antes de tomar a decisão, se a seguradora não iria trocar o,p.choque em vez de consertar. Neste caso tente conversar sobre a possibilidade de receber a diferença entre o valor e a franquia, pois deve ser suficiente para comprar um de aço. O do 4sport deve ser muito caro.
Me informei com meu corretor e ele me informou que a seguradora nao consertaria o parachoque e sim trocaria, mais para isso teria que pagar a franquia de R$2.500,00. Estou aguardando o orçamento da Suzuki Sol com o valor do parachoque e a chapa de aço frontal do 4sport, quando souber posto aqui!!!!
Me informei com meu corretor e ele me informou que a seguradora nao consertaria o parachoque e sim trocaria, mais para isso teria que pagar a franquia de R$2.500,00. Estou aguardando o orçamento da Suzuki Sol com o valor do parachoque e a chapa de aço frontal do 4sport, quando souber posto aqui!!!!
Consulte o preço do original tb., para poder negociar com a Tokio.
brunomaya
26/03/2013, 21:25
Oi Pessoal.
Essa semana instalei um snorkel no meu Jimny. O pessoal do armazém 4x4, recebeu um modelo importado, feito em plástico ABS, com cabeça móvel. A instalação é tranquila, mas precisa de algumas ferramentas, principalmente de uma serra copo de pelo menos 75mm de diametro, e seguir as instruções que vem no molde de papel. Não senti nenhuma perde de desempenho, pelo contrário, devido ao desenho da cabeça que fica virado para frente, senti que as acelerações tiveram uma pequena melhora. Valeu!!!402768402769402770402771402772402773402774 40277540277640277740277840277940278040278140278240 2784402786402787402788402789
Oi Pessoal.
Essa semana instalei um snorkel no meu Jimny. O pessoal do armazém 4x4, recebeu um modelo importado, feito em plástico ABS, com cabeça móvel. A instalação é tranquila, mas precisa de algumas ferramentas, principalmente de uma serra copo de pelo menos 75mm de diametro, e seguir as instruções que vem no molde de papel. Não senti nenhuma perde de desempenho, pelo contrário, devido ao desenho da cabeça que fica virado para frente, senti que as acelerações tiveram uma pequena melhora. Valeu!!!
Quanto custou?
Oi Pessoal.
Essa semana instalei um snorkel no meu Jimny. O pessoal do armazém 4x4, recebeu um modelo importado, feito em plástico ABS, com cabeça móvel. A instalação é tranquila, mas precisa de algumas ferramentas, principalmente de uma serra copo de pelo menos 75mm de diametro, e seguir as instruções que vem no molde de papel. Não senti nenhuma perde de desempenho, pelo contrário, devido ao desenho da cabeça que fica virado para frente, senti que as acelerações tiveram uma pequena melhora. Valeu!!!402768402769402770402771402772402773402774 40277540277640277740277840277940278040278140278240 2784402786402787402788402789
Muito legal, eu sempre fico na dúvida se quando eu for colocar eu ponho um desse ou um que fique virado pra tras
Muito legal, eu sempre fico na dúvida se quando eu for colocar eu ponho um desse ou um que fique virado pra tras
PS: já ouvi falar mesmo que com snorkel a performance do carro aumenta um pouco mesmo, já que pega um ar menos sujo e etc e tal...
fireball
27/03/2013, 13:22
Ficou paracido com os da Defender... talvez com a boca para frente com a velocidade do carro o ar entre com um pouco de pressão...
Mais quando pegar uma chuva forte não pode entrar água?
Ficou paracido com os da Defender... talvez com a boca para frente com a velocidade do carro o ar entre com um pouco de pressão...
Mais quando pegar uma chuva forte não pode entrar água?
Pelo que ouvi falar eles tem uns sulcos que fazem com que a água saia
https://encrypted-tbn3.gstatic.com/images?q=tbn:ANd9GcRnEZJ0ETFCgpywtJBlrWt4KEL4lcvO8 UwEv2AOZQDxIXvCRq0z7g
brunomaya
27/03/2013, 17:22
Então pessoal, o desenho da cabeça é igual aos usados nas LR Defender. Tem umas ranhuras que fazem escoar a água da chuva. O fato de ficar virado para frente e em uma posição mais alta, ajuda o motor a captar ar mais denso (frio) e em maior quatidade. Hoje peguei mais de 200 km de estrada e senti uma pequena melhora no desempenho, e o consumo ficou pelo que vi no ponteiro não teve alteração. Já ouvi reclamarem de perda de desempenho com os modelos em fibra e com a cabeça virada para trás. E nesse modelo tem a opção de virar para trás, mas pelo que já li sobre isso é para locais com neve, e assim impedir que ela acumule dentro do snorkel. Por enquanto estou bem satisfeito.
Como falei comprei com o pessoal do armazém 4x4, segue o link da loja.
Snorkel Trekmaster Suzuki Jimny - Suzuki - Equipamentos para Off-Road - Armazem 4x4 (http://www.armazem4x4.com.br/snorkels/snorkel-trekmaster-suzuki-jimny.html)
Abraço.
Quando eu for colocar vou dar uma olhada no preço do "original" do jimny, legal que tem na cor do carro
http://www.cuelho.com.br/wp-content/gallery/novo-suzuki-jimny/02_jimny.jpg
João Paulo Abreu
28/03/2013, 00:05
Olá Galera! Acompanho o forum a muito tempo, mas este é o meu primeiro post. Tenho um Jimny 2012 e pretendo substituir os pneus originais que vem nele para obter um melhor desempenho off road e principamente melhorar o vão livre do solo, pensei na medida 235/75r15, porém sei que é necessário um lift, e como este é meu carro de uso diário tenho receio que esses pneus fiquem muito pesados ou que tornem a relação longa.Gostaria de saber dos proprietários de Jimny's de 2008 em diante que possuem pneus 235/75r15 como ficou o comportamento do carro em relação ao desempenho, se ele fica muito lento pra sair e retomar,ou se a mudança de desempenho é pouca e compensa colocar esta medida. Desde já agradeço pela atenção de todos.
Obs: Uso o carro para trilhas leves, passeios e dunas.
Olá Galera! ...pneus 235/75r15... Obs: Uso o carro para trilhas leves, passeios e dunas.
E aí João, se vc vai aproveitar seu carro principalmente em praias e dunas, eu não aconselho aumentar os pneus. Se vc colocar pneu 235, vai ter que levantar bem a suspensão (que vai afetar a estabilidade) e diminuir o desempenho do carro ao subir as dunas. Nas dunas vc precisa de velocidade e os pneus maiores vão atrapalhar um pouco.
Vc poderia experimentar pneus 215. Eu utilizava 215 nas dunas do Ceará.
Att,
Oi Pessoal.
Essa semana instalei um snorkel no meu Jimny. Valeu!!!
Muito legal seu snorkel. Valeu pelas fotos pra ilustrar a montagem.
Att,
Marcus C.
24/04/2013, 10:27
O pessoal do forum do SX4 encontrou uma revenda de peças na Arábia Saudita que envia também para o Brasil. O site tem até um catálogo explodido das peças, dá pra comprar desde parafuso do motor até as molduras internas do painel. Vale a pena pra quem tiver dificuldade em encontrar alguma peça específica ou desconfiar dos preços na concessionária. Acho que algumas peças saem bem mais barato importando por aí, mesmo pagando o imposto.
LA | Suzuki | Catalog | PartSouq.com Auto Parts All Over the World (http://partsouq.com/en/catalog/suzuki/region?catalog=LA)
http://www.4x4brasil.com.br/forum/suzuki/61086-suzuki-sx4-25.html
Abs,
Marcus
Marcus C.
24/04/2013, 10:33
O pessoal do forum do SX4 encontrou uma revenda de peças na Arábia Saudita que envia também para o Brasil. O site tem até um catálogo explodido das peças, dá pra comprar desde parafuso do motor até as molduras internas do painel. Vale a pena pra quem tiver dificuldade em encontrar alguma peça específica ou desconfiar dos preços na concessionária. Acho que algumas peças saem bem mais barato importando por aí, mesmo pagando o imposto.
LA | Suzuki | Catalog | PartSouq.com Auto Parts All Over the World (http://partsouq.com/en/catalog/suzuki/region?catalog=LA)
Abs,
Marcus
Ah, mas pra comprar a peça certa é bom ter o código da peça de algum catálogo da suzuki.
Ah, mas pra comprar a peça certa é bom ter o código da peça de algum catálogo da suzuki.
Adoro a globalização.. ;)
tiagomorais
25/04/2013, 11:24
HISTÓRICO:
Arrombaram meu jimny e danificaram as duas fechaduras da portas laterais...
PERGUNTA:
Existe alguma fechadura similar no mercado, para substituir as danificadas?
Passei por um carro EFFA, cujo motor é suzuki, e achei a fechadura da porta parecida...alguém sabe informar se é compatível?
É isso aqui que você está falando?
2005 98-11 SUZUKI JIMNY LEFT PASSENGER NEARSIDE DOOR LOCK AND HANDLE - FREE P&P | eBay (http://www.ebay.co.uk/itm/2005-98-11-SUZUKI-JIMNY-LEFT-PASSENGER-NEARSIDE-DOOR-LOCK-AND-HANDLE-FREE-P-P-/160855474118?pt=UK_CarsParts_Vehicles_CarParts_SM&hash=item2573bbbfc6)
2005 98-11 SUZUKI JIMNY RIGHT DRIVER OFFSIDE DOOR LOCK WITH HANDLE - FREE P&P | eBay (http://www.ebay.co.uk/itm/2005-98-11-SUZUKI-JIMNY-RIGHT-DRIVER-OFFSIDE-DOOR-LOCK-HANDLE-FREE-P-P-/160855475407?pt=UK_CarsParts_Vehicles_CarParts_SM&hash=item2573bbc4cf)
tiagomorais
25/04/2013, 12:18
Não...
estou falando do "miolo" da fechadura...onde insere-se a chave para travar ou destravar a porta...
não procurei saber o valor na concessionária, ainda...
Não...
estou falando do "miolo" da fechadura...onde insere-se a chave para travar ou destravar a porta...
Ah cara, acho que só na ccs mesmo
Marcus C.
25/04/2013, 17:08
Não...
tiagomorais, vê isso aqui:
FRONT DOOR LOCK | Body | SN413522 | LA | Suzuki | Catalog | PartSouq.com Auto Parts All Over the World (http://partsouq.com/en/catalog/suzuki/part?catalog=LA&model_code=SN413522&group=180)
Só o cilindro da porta (lado direito)custa $32.28.
PartSouq - Auto Parts All Over the World - Search results (http://partsouq.com/en/search/search?q=82270-76870)
Mas passa na css pra ver se o código da peça é o mesmo.
Boa sorte na busca!
Tem cara de ser o mesmo do Corcel II...
FRONT DOOR LOCK | Body | SN413522 | LA | Suzuki | Catalog | PartSouq.com Auto Parts All Over the World (http://partsouq.com/en/catalog/suzuki/part?catalog=LA&model_code=SN413522&group=180)
PartSouq - Auto Parts All Over the World - Search results (http://partsouq.com/en/search/search?q=82270-76870)
Boa sorte na busca!
Boa sorte na busca!
Eu não entendi direito algumas partes desse esquema,
Por exemplo: na fechadura tem um quadro escrito 4-7, mas nem 7 tem no quadro ao lado...
alguem ai pra explicar?
Bem legal o site. As perspectivas explodidas são as mesmas que aparecem aqui no EPC que ocupa um baita espaço no HD. O detalhe é que aqui permite entrar com o número do chassis. Pode ter diferença de peças entre os modelos do Jimny.
Outro site legal é o FindPart.org que permite entrar com o part# e lista similares compatíveis de outros veículos.
Abs,
Marcus
Dá pra colocar o número do chassis sim nesse catálogo online. Agora que percebi. Porém, alguns números ele pula também não entendi o porquê. No EPC aparece tudo. Excelente dica mesmo assim.
abss
Bem legal o site. As perspectivas explodidas são as mesmas que aparecem aqui no EPC que ocupa um baita espaço no HD. O detalhe é que aqui permite entrar com o número do chassis. Pode ter diferença de peças entre os modelos do Jimny.
Outro site legal é o FindPart.org que permite entrar com o part# e lista similares compatíveis de outros veículos.
evcanais
27/04/2013, 11:02
Prezados amigos este é meu primeiro post e gostaria de sanar uma duvida se possivel. Estou com o Jimny a 3 semanas e tem algo que esta me incomodando: existe uma caixa de ar atras do painel perto do acelerador. gostaria de saber se é normal ela esquentar, pois chega a incomodar muito no pé do acelerador com o calor excessivo. Caso não seja normal o que pode estar ocorrendo ?
Outra duvida: Como sou novo no assunto 4x4 - peço até desculpas pela minha ignorancia - é normal também um suave ronco no diferencial quase que como o barulho de ré dos carros comuns ?
Desde ja agradeço e espero ainda poder aprender mais com os novos companheiros do forum.
Prezados amigos este é meu primeiro post e gostaria de sanar uma duvida se possivel. Estou com o Jimny a 3 semanas e tem algo que esta me incomodando: existe uma caixa de ar atras do painel perto do acelerador. gostaria de saber se é normal ela esquentar, pois chega a incomodar muito no pé do acelerador com o calor excessivo. Caso não seja normal o que pode estar ocorrendo ?
Outra duvida: Como sou novo no assunto 4x4 - peço até desculpas pela minha ignorancia - é normal também um suave ronco no diferencial quase que como o barulho de ré dos carros comuns ?
Desde ja agradeço e espero ainda poder aprender mais com os novos companheiros do forum.
Olá e bem vindo,
Acho que esse calor não é comum não, eu nunca percebi nada de diferente com o meu
é normal também um suave ronco no diferencial quase que como o barulho de ré dos carros comuns ?
O ronco é no diferencial? Dianteiro ou traseiro? Não é na caixa de transferência não?
Se o ronco for no diferencial, verifica se não está folgado. Se estiver folgado, vai dar um pequeno tranco no cardã quando vc vai pra frente pára e depois dá ré. Isso para o traseiro. Para o dianteiro, faz isso com o 4x4 ligado.
Baixa o óleo do diferencial pra ver se aparece limalha de ferro junto com o óleo ou se fica limalha presa no bujão (ímã).
se acontecer isso, vale a pena vc mandar abrir o diferencial pra dar uma olhada.
Boa noite Sres, tudo bem?
Estou com aquela famosa duvida existencial de botar os pneus 215/75 R15 no meu Jimny ou não. Alem do problema de ter que fazer um body lift, outras conseqüências deveria esperar como diminuição da força para subir ladeiras, diminuição da capacidade de frenagem devido ao aumento de diâmetro e o efeito negativo na estabilidade do veiculo. Mas também me falaram de um desgaste prematuro da embreagem devido a dificuldade que o jipinho terá para arrancar com estes pneus maiores. Aparentemente é só sofrimento para ele. Outra desvantagem é o aumento de consumo de combustível.
No modelo nacional que vem com 215/75 R15 a Souza Ramos fez alguma coisa para compensar o aumento de diâmetro ou não?
Existem outras opções não tao legais mas menos extremas: 215/70 R15, 205/75 R15 e ate 195/80 R15
Gostaria muito de vocês me contem suas experiencias com pneus 215/75 R15 respeito a todos estes quesitos que falei aqui acima.
Muito obrigado pela ajuda, a minha decisão dependera dos conselhos de vocês.
Abraços
Thierry
Rodrigo Rey
30/04/2013, 21:10
Bom Thierry, eu tenho o Jimny HR, já veio com calço e pneus 215/75 r15... nunca andei no original, não sinto ele xôxo... é só saber trabalhar o giro do motor que ele vai muito bem... na cidade ele é super esperto e na estrada já dei 150... mas ele sai do chão... qq desnível de pista ele troca de faixa... isso aconteceu comigo na primeira estrada que peguei com ele... "vamos ver quanto ele dá?"... depois desse dia mantenho 120 130 na estrada e já tá bom....
Quanto aos pneus eu já te recomendaria os BF 215/75 r15... pois o meu são os Pirelli A/T que na minha opinião é uma bosta no barro... não serve pra nada...
Semana que vem estou colocando os BF + parachoques de ferro + guincho 9000
Aí vai começar a ficar gostoso os passeios...
Na boa... levanta ele e põe os BF... além de ele ficar bom em todos os terrenos... ele vai ficar com cara de jeep, coisa que ele original o povo fica comparando com os Ecoesports... aquele fiestão mais alto...
Bom Thierry, eu tenho o Jimny HR, já veio com calço e pneus 215/75 r15... nunca andei no original, não sinto ele xôxo... é só saber trabalhar o giro do motor que ele vai muito bem... na cidade ele é super esperto e na estrada já dei 150... mas ele sai do chão... qq desnível de pista ele troca de faixa... isso aconteceu comigo na primeira estrada que peguei com ele... "vamos ver quanto ele dá?"... depois desse dia mantenho 120 130 na estrada e já tá bom....
Quanto aos pneus eu já te recomendaria os BF 215/75 r15... pois o meu são os Pirelli A/T que na minha opinião é uma bosta no barro... não serve pra nada...
Semana que vem estou colocando os BF + parachoques de ferro + guincho 9000
Aí vai começar a ficar gostoso os passeios...
Na boa... levanta ele e põe os BF... além de ele ficar bom em todos os terrenos... ele vai ficar com cara de jeep, coisa que ele original o povo fica comparando com os Ecoesports... aquele fiestão mais alto...
Muito obrigado Rodrigo,valeu pelos conselhos. Justamente o meu ta estacionado do lado de uma EcoSport e é verdade.
Vou botar os all terrain da bfg. Aproveito para te fazer outra pergunta. Hoje instalei aquele protetor dianteiro e perdi um pouco de altura livre do solo. Fiquei decepcionado pois diziam que no iria alterar o desempenho off road mas acho que acaba mudando um pouco.
Você tem este protetor? Atrapalha muito no off road?
Obrigado
Abraços
evcanais
01/05/2013, 20:56
O ronco é no diferencial? Dianteiro ou traseiro? Não é na caixa de transferência não?
Se o ronco for no diferencial, verifica se não está folgado. Se estiver folgado, vai dar um pequeno tranco no cardã quando vc vai pra frente pára e depois dá ré. Isso para o traseiro. Para o dianteiro, faz isso com o 4x4 ligado.
Baixa o óleo do diferencial pra ver se aparece limalha de ferro junto com o óleo ou se fica limalha presa no bujão (ímã).
se acontecer isso, vale a pena vc mandar abrir o diferencial pra dar uma olhada.
Treco tudo certo ?
Na verdade nao sei dizer direito onde é esse ronco, vc perguntou se o ronco é na caixa de transferencia, pois ela tem algum ronco ou som especifico ? talvez este seja até um barulho especifico do carro, mas como sou leigo no assunto possa ser apenas uma cisma.
Penso que o certo seria eu dar uma volta num outro jimny pra tirar esta cisma, mas os bichinhos são raros de ser ver aqui no estado de SP.
Rodrigo Rey
03/05/2013, 08:31
Thierry
Esquecí de mencionar que os pneus que vou colocar são os BF MUD.... eu não curto os ALL Terrain... eles não conseguem se limpar do barro e ficam muito lisos... iguais aos Pirelli A/T
Oi Rodrigo
Já botei os All Terrain, ficou muito bom!!! Eu to ciente que os Mud são lameiros mas eu prefiro o meio termo. A minha mulher também dirige o carro e faço menos trilha do que gostaria.
Abraços
Boa tarde
Ha um tempo atras venho escutando um rangido que vem da parte da frente do meu Jimny, este barulho ia e vinha. Inicialmente não prestei muita atenção pensando que podia ser sujeira mas este fim de semana o barulho se instalou para ficar. É um rangido quando esterço a direção e parece que vem da caixa da direção. Fiz o teste com o carro parado e fazendo pequenos movimentos de zig zag no volante o rangido aparece.
Alguém já teve esta experiencia?
Muito obrigado
Vespeiro
06/05/2013, 08:30
Olá amigos,
Depois de muito pesquisar, acabo de comprar o meu Jimny. Vocês foram fundamentais nessa decisão!
Jimny HR 2011/2011 branquinho, com Pirelli 215/75/15, 22.000km.... bem lindinho!
Ontem peguei uma estrada de terra, com muito buracos, e surgiu um ruído insistente (nhic, nhic, nhic,...) o tempo todo (asfalto e terra).
O que pode ser?
Existe a necessidade de lubrificação da suspensão do carro? como é feita? em que peridiocidade?
A intenção não é usar o carro de forma off-road, mas eventualmente sar umas saídas leves.
Qualquer ajuda é bem vinda.
Obrigado.
Abss
Daniel
PS - sabem me dizer onde foi para o tópico "Jimny 2010 compensa?", pois estou tendo dificuldade de achar os tópicos no fórum, principalmente os relacionados ao Jimny.
Olá amigos,
Depois de muito pesquisar, acabo de comprar o meu Jimny. Vocês foram fundamentais nessa decisão!
Jimny HR 2011/2011 branquinho, com Pirelli 215/75/15, 22.000km.... bem lindinho!
Ontem peguei uma estrada de terra, com muito buracos, e surgiu um ruído insistente (nhic, nhic, nhic,...) o tempo todo (asfalto e terra).
O que pode ser?
Existe a necessidade de lubrificação da suspensão do carro? como é feita? em que peridiocidade?
A intenção não é usar o carro de forma off-road, mas eventualmente sar umas saídas leves.
Obrigado.
Abss
Daniel
PS - sabem me dizer onde foi para o tópico "Jimny 2010 compensa?", pois estou tendo dificuldade de achar os tópicos no fórum, principalmente os relacionados ao Jimny.
Olá,
http://www.4x4brasil.com.br/forum/suzuki/66096-jimny-2010-compensa.html
Olá amigos,
O que pode ser?
Obrigado.
Abss
Daniel
Fala Daniel, parabéns pela aquisição. O meu jimny também tem esse barulho que, carinhosamente, apelidei de ratinho. Imagino que seja algum coxim ou suporte de algo, mas confesso que não tive tempo de ir atrás disso.
Olá pessoal, possuo um Jimny 4all.Vem com pneus 205 70 r15 HT.Gostaria de saber se alguém conhece um lugar em São Paulo, onde possa colocar calço na suspensão, para colocar pneus maiores.Grato.
Olá pessoal, possuo um Jimny 4all.Vem com pneus 205 70 r15 HT.Gostaria de saber se alguém conhece um lugar em São Paulo, onde possa colocar calço na suspensão, para colocar pneus maiores.Grato.
Olá Oyama, procura no RC4x4, lá tem bastante coisa www.rc4x4.com.br
Ola Freak e Vespeiro.
Tenho exatamente o mesmo problema mas agora piorou já que agora o ruido aparece quando esterço o volante e também quando faço zig zag com o carro parado. Para mim o problema vem da caixa de direção. A manha estou levando o carro para o CCS.
Abraços
evcanais
09/05/2013, 17:27
Oi Rodrigo
Já botei os All Terrain, ficou muito bom!!! Eu to ciente que os Mud são lameiros mas eu prefiro o meio termo. A minha mulher também dirige o carro e faço menos trilha do que gostaria.
Abraços
Thierry tudo certo?
Conta ai o que ta achando dos pneus ? Você chegou a suspender o carro ? e na estrada como se comporta ?
abr
Thierry tudo certo?
Conta ai o que ta achando dos pneus ? Você chegou a suspender o carro ? e na estrada como se comporta ?
abr
Agora sim o carro parece um 4x4, ficou muito bom. Dirigindo também achei muito bom. Como o diâmetro é maior e a espessura da banda é muito maior sinto que filtra muito mais os buracos da estrada. Sinto o carro mais confortável. Em estrada a "alta velocidade" (note-se entre aspas) ainda não o testei. Ate agora não fiz nenhuma outra mudança, estou com esperança de não ter que suspender o jipinho.
Depois de andar em estrada te contarei como me foi.
Abs
Olá pessoal, tenho um Jimny 2013 4all, que vem com pneus 205/70 r15 HT.Pretendo colocar pneus BF Mud 235/75 r15.Gostaria de opiniões sobre qual o melhor custo benefício para alteração da suspenção? Calços são ruins na prática? Onde fazer a alteração em São Paulo?Kits Jimnybits são bons?Onde instalá-los?
Putz, fiz uma viagem para Teresópolis e quase consumiu meio tanque...
Caraca.... To preocupado com o consumo com estes novos pneus!!!:curtir_nao:
Abs
Tierry, qual a calibragem que você esta usando? indo de boa.. o meu faz 12,5 km/l na BR, andando em 80-90....mas se usar o pedal acima de 120... aí ele faz uns 9-10 km /l.
ah perdão.. eu uso 30 libras nele.. em todos... Quando quero um passeio mais suave, ponho 23 dianteiros, e 26 traseiros, conforme o manual..
ah perdão.. eu uso 30 libras nele.. em todos... Quando quero um passeio mais suave, ponho 23 dianteiros, e 26 traseiros, conforme o manual..
Oi HBO
Na viagem de ida para Teresópolis me pareceu que o consumo foi absurdo. Eu tava usando 28 libras. Esto foi com pneus 215/75. Da outra vez que fui para Terê com os 205/70 achei que não tinha consumido tanto assim(23 na frente e 26 atras). To fazendo novamente o calculo de consumo com estes pneus. Com os originais calculei 12 kms/lt. Na estrada eu ando a 110 km/h.
Você ta colocando 23 e 26 lbs também com os 215/75 R15?
Abraço
Olá pessoal, tenho um Jimny 2013 4all, que vem com pneus 205/70 r15 HT.Pretendo colocar pneus BF Mud 235/75 r15.Gostaria de opiniões sobre qual o melhor custo benefício para alteração da suspenção? Calços são ruins na prática? Onde fazer a alteração em São Paulo?Kits Jimnybits são bons?Onde instalá-los?
Olá Oyama, boa pedida, coloquei esses e estou achando muito bom, cara eu fiz alteração de suspenção, então não posso te dizer se calço fica ruim, mas acho menos aconselhavel, até por que se você aumentar só com calços você não ganha a abertura que a suspenção te da e pra fazer trilha mais pesada é bom pois te ajuda a manter todos os pneus no chão, alteração em qualquer mecânico você faz, o principal é achar as peças, os meu kit eu comprei no jimny bits, ficou salgado, mas não tenho do que reclamar, principalmente por que minha suspenção já estava uma merda ai ia ter que trocar mesmo, passar por quebra molas e lombadas melhorou muito.
Aqui no brasil sei que o RC4x4 tem um kit pronto e ele me ofereceu uma vez uns calços de suspenção(se for por calços acho que os de suspa são melhores que os de carroceria).
Uma forma mais barata é utilizar umas receitas que circulam por ai no forum, tem gente que coloca amortecedor de kombi, joga a mola de frente para a traseira e por ai vai, fica muiiiiito mais barato que comprar no jimny bits e acho melhor que os calços.
Da uma olhada no tópico http://www.4x4brasil.com.br/forum/suzuki/68957-jimny-levantando-suspensao.html , lá tem várias informações e fotos de quem fez as alterações, inclusive a minha.
Outra coisa é que provavelmente terá que trocar ou serrar seu parachoque dianteiro para o pneu não raspar.
Só te recomendo uma coisa, faça essa modificação só se você for fazer trilhas mais pesadas com ele e não apenas por estética, claro que se você tiver grana de sobra pra gastar ai ta blz..rsrs
Se você for fazer trilhas, não irá se arrepender, o meu ficou espetacular com setup pra rodar no barro forte.
Olá pessoal,
Marbovo, muito obrigado pelas informações.Já estava com receio dos calços e você me ajudou bastante.Vou partir para o kit também.
Você acha, que com pneus 235/75 r 15 fica meio "xoxo", ou não ?Aumentou muito o consumo? Qual bloqueio de diferencial você acha mais interessante?Valeu!
Olá pessoal,
Marbovo, muito obrigado pelas informações.Já estava com receio dos calços e você me ajudou bastante.Vou partir para o kit também.
Você acha, que com pneus 235/75 r 15 fica meio "xoxo", ou não ?Aumentou muito o consumo? Qual bloqueio de diferencial você acha mais interessante?Valeu!
Olá Oyama, o que eu usava antes era o 215, na cidade pra mim está a mesma coisa, o que perdeu um pouco é em subidas na estrada, trechos de subida mesmo que não seja muito íngreme, eu dificilmente consigo manter a velocidade, para mim essa foi a única coisa que piorou, mas mesmo assim não muito, pois com os 215 já perdia folego nas subidas também.
Consumo eu não medi ao certo, mas ta mais ou menos a mesma coisa que antes, faz mais ou menos uns 350km, mas não medi certinho, sei que antes na cidade, as 2x que medi deu 9,8km/L. Na estrada era engraçado, indo do Rio para Campinas, a média também era de 9,8, mas voltando a média ficava em uns 12, não sei se é por que de Campinas para o Rio tem menos subidas.
Uma coisa que o povo reclama é que com pneu maior o velocimetro não fica certo, mas eu comparo no GPS e ta a mesma coisa... então não sei se é só comigo ou isso é lenda
Cara, diferencial tem aquele problema, se for autómatico ele fica estalando nas curvas, e o único manual que tem é o ARB que sai uns R$ 4 a R$ 5 mil facil com o compressor, mas já ouvi falar de gente que tem o Kaiser(automático) e que não faz muito barulho.
Eu fiquei nessa dúvida sua também, ai eu desisti de comprar..rsrs
Se você for usar o carro bastante pra trilha, coloca o automático mesmo e já era, mas se for usar bastante no asfalto ai já fica chato se estalar toda curva que você fizer...Massss se tiver dinheiro para o ARB, ou tiver alguem para trazer de fora,ai não precisa nem pensar, É ARB na cabeça.
Muito esclarecedor!Obrigado.
Alguém pode disponibilizar os valores praticados pela Suzuki, "tabela de revisão" atualizada. Não encontrei disponível no site. O carro vai pra 4ª revisão.
JulioTavares
15/05/2013, 20:07
Pessoal, li em algum lugar que usar pneus 215 75 com o carro original (4all) sem lift compromete a durabilidade de alguns componentes da suspensão, é verdade? Coloquei no meu carro porém não notei raspar em nada mesmo passando rápido em desniveis.
Qual o lift mais simples de se fazer (com cerca de 2") com o melhor custo beneficio? Calços de mola?
muito obrigado
Pessoal, li em algum lugar que usar pneus 215 75 com o carro original (4all) sem lift compromete a durabilidade de alguns componentes da suspensão, é verdade? Coloquei no meu carro porém não notei raspar em nada mesmo passando rápido em desniveis.
Qual o lift mais simples de se fazer (com cerca de 2") com o melhor custo beneficio? Calços de mola?
muito obrigado
O mais simples e barato é calço, de mola ou carroceria, mas se não está raspando nada eu não colocaria
muito obrigado
Se não está raspando em nada e vc ñ precisa de altura, não mexa em mais nada e seja feliz! Não vai comprometer nada, apenas lembre-se que sua velocidade real será um pouco maior que a indicada no velocímetro.
Fabio Geo
15/05/2013, 21:55
Saudações!!!!! Também estou buscando a dita "Tabela de Revisão".....sumiu do site
Marcus C.
16/05/2013, 11:15
Fabio e Ekabral, tenho essa foto aqui. Só não lembro de quem eu peguei. É uma tabela antiga, de dezembro de 2011. Talvez sirva de referência.
411429
Abs,
Marcus
davidtuf
16/05/2013, 13:18
alguém ai já ligou o farol de neblina traseiro do lado direito, pois o normal é ligar só o esquerdo né? to querendo ligar o direito tbm..
alguém ai já ligou o farol de neblina traseiro do lado direito, pois o normal é ligar só o esquerdo né? to querendo ligar o direito tbm..
Oi, é só do lado esquerdo mesmo, o direito só tem a capa para ficar igual.
Descobri isso na vistoria... o cara reclamou e eu não sabia, ai levei para "trocar a lampada" e quando abriu viu que não tinha nada...rsrs
Olá pessoal,
No manual, fala para não puxar carros mais pesados.Basicamente, quase todos.Tenho um amigo com Wrangler.Na eventualidade de eu usar a cinta para puxá-lo, a chance de quebra do Jimny é muito grande?Bovo, como está a nova suspensão em relação ao conforto no dia a dia?É mais macia?
Olá pessoal,
No manual, fala para não puxar carros mais pesados.Basicamente, quase todos.Tenho um amigo com Wrangler.Na eventualidade de eu usar a cinta para puxá-lo, a chance de quebra do Jimny é muito grande?Bovo, como está a nova suspensão em relação ao conforto no dia a dia?É mais macia?
Olá Oyama,
Nem da pra puxar carros maiores, se você tentasse, eles é que iriam puxar o jimny, ter jimny é igual ter sangue O-, todo mundo puxa ele, mas ele só puxa outro jimny..rss
Cara a suspensão para mim está melhor, mas como disse antes, quando eu peguei ele, a antiga já não estava 100% então não posso dizer em relação a suspensão de um jimny 0km
Ótima analogia essa do sangue! rsrs
Puxar um jipão pesado só com guincho (e dos poderosos). Ou talvez uma cinta daquelas cinéticas...
http://www.bubbarope.com/professional-recovery-rope
Mas é melhor deixar quieto. Principalmente com esses pontos de reboque originais.
Achei um vídeo aqui:
http://www.youtube.com/watch?v=2Oin_iHzPgA (http://www.youtube.com/watch?v=2Oin_iHzPgA)
Lembrei agora que já puxei uma Ranger sem problema. Mas se tiver sentado o peito na lama, até pra puxar outro Jimny fica difícil.
Eu mandei fazer uma peça pro engate. Consegui um retalho de aço 1045, fiz o projeto e mandei pra um torneiro, Ficou baratin. Segue uma foto.
411598
A última invenção aqui foi um suporte pra iPad. Seguem fotos.
411601411602
A última invenção aqui foi um suporte pra iPad. Seguem fotos.
411601411602
haha, esse suporte ficou show.
Pessoal, obrigado pelas respostas.
PS:Não aguento mais, pessoas que não frequentam o Forum 4x4, comparando o Jimny com o Ecosport.Eta povinho desinformado!!!
eu já tirei band atolada com meu jimny...mas com jeito..sem fica forçando e o cara ajudando de lá é claro..
davidtuf
18/05/2013, 11:07
então não existe nenhuma maneira de ligar o direito? nem comprando um soquete e fazendo um buraco pra q o mesmo se encaixe? :(
Oi, é só do lado esquerdo mesmo, o direito só tem a capa para ficar igual.
Descobri isso na vistoria... o cara reclamou e eu não sabia, ai levei para "trocar a lampada" e quando abriu viu que não tinha nada...rsrs
então não existe nenhuma maneira de ligar o direito? nem comprando um soquete e fazendo um buraco pra q o mesmo se encaixe? :(
Cara, esquece isso, jeito de fazer sempre tem, mas é gambiarra pura, tem que furar parachoque colocar o soquete fazer a fiação, você pode até perder a garantia por isso... lanterna de neblina normalmente é só de um lado mesmo
davidtuf
18/05/2013, 22:20
acredito q eu já tenha perdido a garantia da parte elétrica pois eu instalei o módulo para subir os vidros e não foi original teve d cortar os fios.. então....
Cara, esquece isso, jeito de fazer sempre tem, mas é gambiarra pura, tem que furar parachoque colocar o soquete fazer a fiação, você pode até perder a garantia por isso... lanterna de neblina normalmente é só de um lado mesmo
JulioTavares
20/05/2013, 17:06
Alguém saberia me dizer qual o tipo de lâmpada dos milhas dianteiros do jimny (2012)?
ltem site que diz ser H3, outro diz ser H8 e aqui no forum achei um post dizendo ser H11... Fiquei na dúvida agora!
Obrigado
Davi, desencana dessa coisa de garantia. É legal sim manter o carro original, mas por motivos mais fortes ao meu ver. Personalização tem que rolar. Vai ficar esperando sei lá quantos mil anos de garantia? Se fosse pra não alterar nada comprava um Fit :twisted:
Julio, se for o Jimny japinha temho 90% de certeza que é h11.
Acabei de confirmar pelo catálogo online. é H11 mesmo.
0947112210
BULB,12V55W,H11 (https://partsouq.com/en/catalog/suzuki/part?catalog=LA&model_code=SN413522&group=93)
JulioTavares
20/05/2013, 22:38
Acabei de confirmar pelo catálogo online. é H11 mesmo.
0947112210 (tel:0947112210)
BULB,12V55W,H11 (https://partsouq.com/en/catalog/suzuki/part?catalog=LA&model_code=SN413522&group=93)
Valeu thix4!!
Olá pessoal,
Alguém tem experiência com alargador de rodas no Jimny?Se sim o que achou?
Olá pessoal,
Alguém tem experiência com alargador de rodas no Jimny?Se sim o que achou?
Olá Oyama, tem um tópico que criei um tempo atrás sobre o assunto, não tem muita informação, mas já ajuda...
http://www.4x4brasil.com.br/forum/suzuki/116699-jimny-alargador-de-roda.html#post1877961
Valeu marbovo,
Sou novato e tenho passado várias vêzes pela seguinte situação:Rampa muito inclinada, o povo tem mania de colocar piso de pedra, que tem bastante aderência.O contagiros vai caindo rápido no meio da rampa, mesmo em primeira e o carro morre.A solução que encontrei é engatar a reduzida por um curto trajeto.Porém, fico encanado, pois não é piso escorregadio, apenas muito inclinado.Alguém com mais experiência pode comentar?Grato.
Valeu marbovo,
Sou novato e tenho passado várias vêzes pela seguinte situação:Rampa muito inclinada, o povo tem mania de colocar piso de pedra, que tem bastante aderência.O contagiros vai caindo rápido no meio da rampa, mesmo em primeira e o carro morre.A solução que encontrei é engatar a reduzida por um curto trajeto.Porém, fico encanado, pois não é piso escorregadio, apenas muito inclinado.Alguém com mais experiência pode comentar?Grato.
Olá, o problema de ligar o 4x4 em piso aderente é nas curvas, se a rampa for reta não tem problema, mas mesmo em curvas se estiver em baixa velocidade como parece ser o caso, acho que não tem muito problema, mas ai não tenho certeza.
Caramba, mas que rampa é essa que faz o motor morrer??
O que força é rodar no asfalto fazendo curva. Só manobrar acho que é tranquilo.
E, mesmo assim, não vai quebrar de repente. Tá cheio de tiozão aí que usam 4x4 da viaturas part-time no asfalto direto. Pode reparar.
Deixa eu explicar rapidamente o problema de ligar o nosso 4x4 nas ruas, se faltar alguma coisa ou se eu falar besteira, por favor me corrijam.
Quem transmite a energia do eixo cardã para as rodas é o diferencial, nos carros normais, só existe um diferencial no eixo da frente ou de trás, isso depende se a tração é dianteira ou traseira.
Nos carros 4x4 eles tem 2 diferencias, tanto na frente quanto na parte de trás, no nosso caso o de trás sempre funciona e o da frente é acionado quando ligamos o 4x4 para ter tração em todas as rodas.
Num carro quando você faz uma curva a roda do lado de fora da curva tendem a rodar mais rápido pois o caminho dela é maior que o da roda que faz a parte fechada da curva, para o carro não derrapar o diferencial sempre manda mais energia para a roda que está rotacionando mais, isso em todos os carros, até 4x2.
Nos carros que podem ligar o 4x4 nas ruas além dos 2 diferenciais eles tem mais um, chamado de diferencial central, ele distribui a energia entre os difs. da frente e de trás, no nosso caso, o jimny não tem esse diferencial.
Então se numa rua de alta aderencia, quando o carro estiver virando, as rodas da frente tendem a rodar mais que as rodas de trás, mas como não tem um diferencial central para mandar mais giro para frente que para trás, essa manobra tende a forçar esse sistema do carro e eventualmente causar algum dano.
É mais ou menos assim...rsrs
Ah, aproveitando, é por isso que quem faz trilha costuma(quando da R$) colocar o bloqueio de diferencial, para evitar que essa redistribuição de energia de uma dora para outra funcione, por que muitas vezes um pneu perde o contato com o chão ai como ele está solto, o diferencial manda toda a energia para ele ai a roda que está no chão, que é a que precisa de energia para mover o carro, não gira, ai as pessoas pões esse bloqueio para não haver a distribuição
Valeu pessoal,
A última vêz foi domingo passado na Cachoeira dos Pimentas em Cunha.A penúltima, no Hotel Green Mountains em Monte Verde.
E como disse o Thix, não é só de ligar no asfalto que quebra tudo...rsrs isso vai com o tempo
É isso aí que eu entendo também.
Tem ainda alguns 4x4 de asfalto chamados AWD (All Wheel Drive) que me parece que é outro sistema, tipo uma embreagem eletrônica. Até o SX4 eu acho que ele só equaciona quando precisa, não fica direto. Ou seja, não sei se tem diferencial central.
É isso aí que eu entendo também.
Tem ainda alguns 4x4 de asfalto chamados AWD (All Wheel Drive) que me parece que é outro sistema, tipo uma embreagem eletrônica. Até o SX4 eu acho que ele só equaciona quando precisa, não fica direto. Ou seja, não sei se tem diferencial central.
Verdade, isso não conhecia, o SX4 só tem os 2 difs. mesmo
Achei o Guilherme Maccari (http://www.4x4brasil.com.br/forum/4x4brasil-off-road/72685-guilherme-maccari.html) aqui do forum falando mais sobre isso:
"Cara, a tração no eixo traseiro do SX4 é acionada por uma embreagem, peça que antecede o diferencial traseiro, por isso me referi ao "acoplamento" no post posterior. O único meio de controle do seu acionamento é nessa embreagem eletrônica e não na caixa de transferência ou no diferencial central. O eixo cardan do SX4 está sempre acionado, ou seja, sempre girando.. No modo 2wd a embreagem eletronica deixa o eixo cardan girando em falso o tempo todo, quando no modo AUTO, ao detectar a falta de aderência em alguma roda dianteira, a embreagem "acopla" o eixo cardan ao diferencial traseiro, controlando a quantidade de torque a ser transferida.. já no modo LOCK, a embreagem está sempre acoplada, ou seja, 4x4 full time até 60km/h.. só não posso confirmar se a transferência no modo LOCK se da sempre na proporção 50/50%."
Olá pessoal, gostaria de uma opinião dos mais experientes.Estou para decidir sobre, altura final do carro.Fiz trilha de erosão, em Ibitipoca com o carro original.Os pontos fortes do carro são inúmeros.Identifiquei porém, um ponto fraco que me preocupou, que é uma certa facilidade ao tombamento (lateral).Com o lift, isso piora muito?, até que ponto pneus mais largos acabam compensando ?Obrigado.
Oyama, na época que levantei meu carro cheguei a fazer uns cálculos. O negócio é o seguinte. Mesmo levantando somente 2" ou uns 5 cm, pra recuperar a estabilidade original você teria que praticamente trocar os eixos por eixos de Toy (mais longos). Para amenizar, os pneus mais largos posso te falar que faz muita diferença. Já usei 215 no meu Jimny com 3" e achei horrível. Com 235 segura muito melhor. Já cogotei usar espaçador de roda, mas desisti (por outros motivos). Se achasse rodas de liga com offset negativo acho que trocaria pra ver se ajuda. Qualquer milímetro que ganhe na bitola, sempre ameniza.
No mais, estou satisfeitíssimo com a estabilidade do carro após o lift. Lembre-se que seu curso aumenta e, apesar do balanço mudar, as rodas tendem a ficar no chão o tempo todo, garantindo controle. Não levanta mais a patinha tão fácil não. Tudo tem prós e contras. Eu já sabia disso quando levantei o carro. No off melhorou absurdo. No entanto, foi importante a fase de "sem noção" com o Jimny original. Se eu tivesse pegado um alto logo de cara... não sei não...
absss
Thiago
Olá pessoal, gostaria de uma opinião dos mais experientes.Estou para decidir sobre, altura final do carro.Fiz trilha de erosão, em Ibitipoca com o carro original.Os pontos fortes do carro são inúmeros.Identifiquei porém, um ponto fraco que me preocupou, que é uma certa facilidade ao tombamento (lateral).Com o lift, isso piora muito?, até que ponto pneus mais largos acabam compensando ?Obrigado.
Olá,
O meu já tombou quando era original numa das primeiras trilhas que eu fiz, realmente tem que tomar cuidado com o carro em inclinações laterais.
Quando fui fazer meu lift eu fiquei com esse receio também, mas depois de fazer eu não me arrependo não, como o Thix disse, o pneu mais largo e a maior abertura de suspensão fazem uma boa diferença, além do mais, acho o jimny original muito baixo para fazer trilhas mais pesadas.
Eu até pensei em comprar um alargador, mas por enquanto esse projeto está paralisado(o bom mesmo era a roda nova, ma$$$ rsrs).
Uma coisa que ajuda e estou pensando em colocar no meu são estribos já que com eles a galera pode ajudar na hora de alguma parte muito inclinada(já andei em cima de um estribo de uma troller e a sensação é foda, mas estamos lá pra isso rsrs)
Só que é bom ser um estribo que não abaixe muito o carro para não raspar(o meu antigo fazia isso e ficou todo quebrado numa outra trilha ai joguei fora).
No mais é tomar cuidado e lembrar sempre de uma coisa, se o carro ameaçar tombar, vire o volante na direção do tombo e acelera...rsrs
Valeu pelas dicas, pessoal.
Oyama, isso está meio off-topic, mas se optar por um lift, seguem algumas considerações:
- procure manter o centro de gravidade o mais baixo possível, sem deixar de atender seu propósito;
- pesquise kits de suspensão com fórmula avaliada por especialistas, principalmente a combinação da taxa de compressão das molas e amortecedores;
- para cada 1 cm de lift, você precisa de cerca de 5 cm de bitola para manter o fator de estabilidade estático (ângulo de rolagem) grosso modo proporcional;
- por último, mas não menos importante: a troca por pneus com diâmetro externo maior também tem como consequência a elevação do centro de gravidade.
Não se esqueça que o Jimny original já é alto e estreito. Qualquer lift maximiza estas duas características. Por outro lado, o mais importante, na minha opinião, ainda é a experiência do piloto.
abss
Thiago
Valeu pelas dicas, pessoal.
Estou transferindo estas informações para o tópico: 'Levantando a suspensão'
Boa tarde;
Colegas estou precisando do sensor de detonação e do sensor de velociadade para meu Jimny 2001, alguem sabe onde posso encontrar ou algum que se adapte?
Grato;
Acho que você quis dizer sensor de rotação? É uma falha comum nos Jimnys até 2003.
Dá uma ligada na Suzucar ou Alternativa 4x4. No eBay tem de monte, mas você precisa saber qual esse sensor exatamente.
Seu motor é o G13B ou M13A? Qual os sintomas e circurstância em que o problema aparece? Tem algum mecânico te orientando?
Boa tarde;
Colegas estou precisando do sensor de detonação e do sensor de velociadade para meu Jimny 2001, alguem sabe onde posso encontrar ou algum que se adapte?
Grato;
Acho que você quis dizer sensor de rotação? É uma falha comum nos Jimnys até 2003.
Dá uma ligada na Suzucar ou Alternativa 4x4. No eBay tem de monte, mas você precisa saber qual esse sensor exatamente.
Seu motor é o G13B ou M13A? Qual os sintomas e circurstância em que o problema aparece? Tem algum mecânico te orientando?
Ola THIX4;
É o sensor de detonação mesmo, o mecanico que que esta nos orientando e muito tradicional em veiculos 4x4 e sabe das limitações em coseguir peças da SUZUKI.
Não sei o motor, mas posso verificar, os sintomas são principalmente excesso no consumo de combustivel e lógico a luz de injeção acesa.
Abraço
Eu não entendo de mecânica, mas pesquisei sobre este sensor e consegui alguma informação:
Standard - Knock (Detonation) Sensors (http://standardbrand.com/Standard+-+Just+The+Facts-Knock+(Detonation)+Sensors/Content.aspx)
Este parece ser o número da peça, caso deseje pesquisar em concessionárias:
Car Part SUZUKI 1864084A00000 Knock Sensor (http://www.findpart.org/part/suz-1864084a00000)
Achei algo no mercado paralelo também:
Knock Sensor Suzuki Jimny (FJ) 1.3 16V 4x4 from Metzger - 0907042 (http://seekpart24.com/metzger/knock-sensor-907042?c=100754&at=15949)
Segundo o FindPart.org, este sensor é compatível com outros motores:
Car Part METZGER 0907042 Knock Sensor (http://www.findpart.org/part/met-0907042)
Já ligou na Suzucar, etc? Desculpe não poder te ajudar mais.
Ola THIX4;
É o sensor de detonação mesmo, o mecanico que que esta nos orientando e muito tradicional em veiculos 4x4 e sabe das limitações em coseguir peças da SUZUKI.
Não sei o motor, mas posso verificar, os sintomas são principalmente excesso no consumo de combustivel e lógico a luz de injeção acesa.
Abraço
Eu não entendo de mecânica, mas pesquisei sobre este sensor e consegui alguma informação:
Standard - Knock (Detonation) Sensors (http://standardbrand.com/Standard+-+Just+The+Facts-Knock+(Detonation)+Sensors/Content.aspx)
Este parece ser o número da peça, caso deseje pesquisar em concessionárias:
Car Part SUZUKI 1864084A00000 Knock Sensor (http://www.findpart.org/part/suz-1864084a00000)
Achei algo no mercado paralelo também:
Knock Sensor Suzuki Jimny (FJ) 1.3 16V 4x4 from Metzger - 0907042 (http://seekpart24.com/metzger/knock-sensor-907042?c=100754&at=15949)
Segundo o FindPart.org, este sensor é compatível com outros motores:
Car Part METZGER 0907042 Knock Sensor (http://www.findpart.org/part/met-0907042)
Já ligou na Suzucar, etc? Desculpe não poder te ajudar mais.
Amigo você ajudou de mais!!!
Liguei na suzucar e não tem este sensor, mas passaram o código, vou na oficina e vou confrontar com o que esta no Jimny e com os que voce mencionou. Também vou tirar fotos, pois outras lojas pediram para ter certeza se era o mesmo ex. A AMIGÃO PEÇAS.
Muito obrigado mesmo!!!É muito bom saber que tem pessoas que ajudam como você!!!
Abraços;
Ruiz, imagina não precisa agradecer. Só me ocorreu de ser o sensor de rotação porque já vi sendo trocados nos jimnys do primeiro modelo. Mas o sintoma é oscilação de RPM, o que não parece ser seu caso. Espero que dê certo o reparo.
Fiz uma rápida pesquisa aqui e apareceu no eBay bem mais em conta: KNOCK SENSOR RENAULT MEGANE SAFRANE TWINGO 21 25 SEB191 | eBay (http://www.ebay.co.uk/itm/KNOCK-SENSOR-RENAULT-MEGANE-SAFRANE-TWINGO-21-25-SEB191-/200778351815)
Verifique na concessionária, às vezes a diferença pra um original não é muita. Veja a localização dele no motor na imagem anexa (num. 13).
abraço,
Thiago
415541
Amigo você ajudou de mais!!!
Liguei na suzucar e não tem este sensor, mas passaram o código, vou na oficina e vou confrontar com o que esta no Jimny e com os que voce mencionou. Também vou tirar fotos, pois outras lojas pediram para ter certeza se era o mesmo ex. A AMIGÃO PEÇAS.
Muito obrigado mesmo!!!É muito bom saber que tem pessoas que ajudam como você!!!
Abraços;
Alguém conhece algum lugar em São Paulo que saiba instalar amortecedor de direção?
sandro-natal
27/06/2013, 08:44
Estou com dificuldade de encontrar a junta homocinética do lado direito, somente o lado da roda.
Vejam na foto.
419158
A peça que quebrou foi a junta que fica dentro daquela tulipa. Essa junta é composta por um rolamento e uma peça estriada fêmea na qual se encaixa o semieixo mais comprido. Essa peça estriada é solidária com a aranha que prende as esferas do rolamento. Exatamente a aranha e o encaixe fêmea estriado partiram.
Pois bem, andei olhando por aí, e a maioria dos carros se vende somente a ponteira da homocinética do lado da roda, que tem a tulipa com o rolamento dentro. Outros Suzuki também. Tem alguns anúncios na Suzucar e outras lojas nos quais se pode comprar somente a ponteira do lado da roda, essa que possui a tulipa com o rolamento dentro.
Vejam no link
Homocinética - DIFERENCIAL/CARDANS (http://suzucar.com.br/loja/index.php/diferencial-cardans-1/homocinetica.html)
Mas o Jimny não! Só só vende o conjunto completo, com semieixo. E por uma fortuna. O lugar mais barato que encontrei foi R$ 2.400,00, na Carrera. Na concessionária é mais caro ainda.
Somente a ponteira do Vitara ou do Samurai custam em torno de 290 reais!
Tenho um Jimny há anos, e sempre as peças desse carrinho são absurdamente caras! Realmente não vale a pena ter um Jimny, por mais gostosinho que seja de brincar com esse jipinho!
Se algum colega puder me ajudar a encontrar somente a ponteira da homocinética da roda dianteira direita, eu agradeceria imensamente!
Um abraço!
Você tentou achar o código da peça e procurar fora do Brasil?
As vezes fica mais barato
sandro-natal
27/06/2013, 09:17
Deverá ficar mais barato, mas mesmo assim, como é o conjunto completo, ficará bem mais caro do que somente a ponteira do lado da roda, como se encontra aqui para outros Suzuki...
De qualquer maneira, vou pesquisar o preço no exterior, já que tenho o código da peça.
Obrigado pela sugestão.
Sandro, não desanima não.
Achei no eBay por bem menos (paralelo): Cv Joint Kit (Driveshaft Joint Kit) (Outer Right) Suzuki Jimny ADK88915B | eBay (http://www.ebay.co.uk/itm/Cv-Joint-Kit-Driveshaft-Joint-Kit-Outer-Right-Suzuki-Jimny-ADK88915B-/310673639208?pt=UK_CarsParts_Vehicles_CarParts_SM&hash=item4855978728)
O Russ da JimnyBits prometeu disponibilizar uma peça dessa reforçada para um futuro próximo. Talvez valha a pena disparar um e-mail pra ele: HD Uprated Front CV's and Halfshafts - JIMNYBITS - Suzuki Jimny / Vitara modification parts (http://www.jimnybits.co.uk/shop/hd-uprated-front-cv-39-s-and-halfshafts/blog_6.html)
E tenta fazer contato com esse cara que andou garimpando Jimnys sinistrados: http://www.4x4brasil.com.br/forum/suzuki/123500-pecas-do-jimny-para-o-samurai.html
abraço
sandro-natal
27/06/2013, 09:32
Valeu, Thix! Vou olhar todos esses links com atenção e entrar em contato com esses caras.
Mas desanima mesmo comprar peças para Jimny. Sou muito zeloso com o meu, e não espero nem um segundo para corrigir qualquer problema. Já troquei muitas peças do meu Jimny 2001. E sempre todas as peças são vendidas com preços elevados, na média, o triplo do preço das peças de outros carros nacionais. É exploração demais!
Opa Thix, pelo link que você passou ele disse que disponibilizaria no meio de maio então realmente vale a pena o Sandro mandar um e-mail perguntando.
Não tem o código só da ponteira?
Passa ele ai para eu dar uma olhada
Concordo com você, Sandro. Também gasto bem mais com o Jimny do que com um Gol. Esses tempos identifiquei uma pequena folga na roda dianteira, mínima mesmo. Dá-lhe troca de rolamentos de munhão. Fiz na concessionária, daí saiu caro, pois me obrigaram a trocar todos os retentores (estavam bons, é um absurdo). Enfim, era um job simples. Da próxima vez acho que arrisco fazer por conta.
abraço
Valeu, Thix! Vou olhar todos esses links com atenção e entrar em contato com esses caras.
Mas desanima mesmo comprar peças para Jimny. Sou muito zeloso com o meu, e não espero nem um segundo para corrigir qualquer problema. Já troquei muitas peças do meu Jimny 2001. E sempre todas as peças são vendidas com preços elevados, na média, o triplo do preço das peças de outros carros nacionais. É exploração demais!
sandro-natal
27/06/2013, 09:53
Vou entrar em contato sim. Não existe código somente para a ponta (absurdo!).
Junta homocinética dianteira direita, peça completa, com semieixo: 44101-81A00.
Essa loja aqui também envia para o Brasil, mas pesquise bem se existe diferença nas estrias para determinado modelo.
O ideal, como disse o Bovo, era o número da peça. Posso tentar olhar no EPC instalado no micro de casa. Qualquer coisa me manda o número do chassis no geothiago7@gmail.com
BLUEPRINT ADK PART NUMBERS - OUTER CV JOINT - ADK88915B £58.00 Blueprint Parts OUTER CV JOINT KIT (http://www.camskill.co.uk/products.php?show=41362)
sandro-natal
27/06/2013, 10:22
Entrei em contato com Fabil da Tecnotrilha e ele tem uma ponteira. Que alívio! Mais cara que as dos outros Suzuki, à venda na Suzucar, e também mais do que as peças lá fora, mas ainda um valor razoável. Considerando o tempo que o carro ficará parado, vou comprar com ele.
Muito obrigado a todos pela valiosa ajuda!
A compra de peças mais reforçadas é uma boa idéia. Li o link do cara que fez uma homocinética mais parruda. Vamos estudando...
Um grande abraço!
Atenção Moderadores:
Esse tópico deveria ser fixo.
Já tem mais acessos que o de peças para os samurais.
Concordo com você, Sandro. Também gasto bem mais com o Jimny do que com um Gol. Esses tempos identifiquei uma pequena folga na roda dianteira, mínima mesmo. Dá-lhe troca de rolamentos de munhão. Fiz na concessionária, daí saiu caro, pois me obrigaram a trocar todos os retentores (estavam bons, é um absurdo). Enfim, era um job simples. Da próxima vez acho que arrisco fazer por conta.
abraço
Olá Thix,
Cara, o meu ta no mecânico para uma revisada geral, mas de cara ele viu que a roda tava com folga também e mencionou trocar o munhão, eu tinha dado uma olhada por ai e não era muito caro, uns R$40 conto.
Rolamento Munhão Jimny R$ 42.99 - ALTERNATIVA 4X4 (http://alternativa4x4offroad.mercadoshops.com.br/rolamento-munhao-jimny_161xJM)
Será que se na suzuki eles vendem essa peça separada ou o conjunto todo como você diz?
Agora fiquei com medo, quanto foi o serviço para você?
Bovo, o kit que utilizei já vem o par (são dois por roda): http://www.jimnybits.co.uk/shop/images/uploads/jimsj1.JPG
E vem junto o retentor pro semi-eixo.
Me fizeram trocar todos os retentores, mas o que é recomendado, é esse aqui: Jimny Front Axle Swivel Seal - Service Items, Bushes and Parts - Jimny - JIMNYBITS - Suzuki Jimny / Vitara modification parts (http://www.jimnybits.co.uk/shop/jimny/service-items-bushes-and-parts/jimny-front-axle-swivel-seal/prod_467.html)
Os mecânicos pedem acho que um pouco por preguiça de encaixar o velho no lugar. E não é difícil. O que nunca mais encaixa é retentor de motor. Abriu, trocou. Em todo caso, é bom ter na manga, caso estejam ruins.
Cara, minha folga estava cerca de 3 mm. Se tirasse os munhões e colocasse arroelas provavelmente zerava a folga, mas não resolvia o problema em definitivo. Meu medo era afetar o rolamento de roda, que é bem mais caro. Também, conforme a folga vai aumentando, começa a vazar graxa por ali. Eu não deixaria chegar nesse ponto, mas tem muita gente que roda e não esquenta a cuca.
abssss
Olá Thix,
Cara, o meu ta no mecânico para uma revisada geral, mas de cara ele viu que a roda tava com folga também e mencionou trocar o munhão, eu tinha dado uma olhada por ai e não era muito caro, uns R$40 conto.
Rolamento Munhão Jimny R$ 42.99 - ALTERNATIVA 4X4 (http://alternativa4x4offroad.mercadoshops.com.br/rolamento-munhao-jimny_161xJM)
Será que se na suzuki eles vendem essa peça separada ou o conjunto todo como você diz?
Agora fiquei com medo, quanto foi o serviço para você?
Ah, me cobraram 1:30h de mão-de-obra + uns 500 reais de peças (incluindo outras miudezas que aproveitei pra fazer - coifa do cardã dianteiro, troca de óleos + respiros dos diferenciais, e mais alguma coisa que esqueci).
sandro-natal
28/06/2013, 08:22
Já troquei os rolamentos dos munhões duas vezes. A última, na semana passada, depois de menos de um ano da última vez. eles estavam destruídos pela corrosão, entrou água e lama e o nível de graxa não atendia adequadamente a parte superior do munhão, apesar do retentor ter sido trocado (peça original). Os rolamentos podem ser encontrados em qualquer loja de rolamentos, ele é comum, não é peça especial Suzuki.
Com relação a homocinética, ainda estou em busca de uma ponteira. A que eu pensei que daria certo o cara só quer vender o conjunto, ou dar um desconto eu enviando o meu semieixo. Ele ainda vai desmontar do carro e não sabemos o estado do mesmo.
Também encontrei água lá dentro, por isso que troquei as válvulas dos respiros e mandei exagerar bem na quantidade de selante nos munhões. Acho que é por ali que entra, não pelo retentor do ball joint.
Visualmente, os rolamentos não tinham sinal de desgaste. Se tivesse passado mais um tempo, com certeza iria enferrujar.
Tentei achar rolamentos similares, mas não encontrei. Só os próprios pra Jimny mesmo.
Boa sorte, Sandro, com as peças. Eu começaria pela JimnyBits e entraria em contato com a loja Camskill e eBay.
abraços
Já troquei os rolamentos dos munhões duas vezes. A última, na semana passada, depois de menos de um ano da última vez. eles estavam destruídos pela corrosão, entrou água e lama e o nível de graxa não atendia adequadamente a parte superior do munhão, apesar do retentor ter sido trocado (peça original). Os rolamentos podem ser encontrados em qualquer loja de rolamentos, ele é comum, não é peça especial Suzuki.
Com relação a homocinética, ainda estou em busca de uma ponteira. A que eu pensei que daria certo o cara só quer vender o conjunto, ou dar um desconto eu enviando o meu semieixo. Ele ainda vai desmontar do carro e não sabemos o estado do mesmo.
Sandro, tem algum código ou é parecido com de algum carro?
O mecânico ta falando para trocar mesmo, ai eu vou correr atrás da peça, mas precisaria de alguma referência para comprar na autopeça
Oi, achei aqui pelo forum, referência: 30302 rolamento cônico.
Legal Bovo, será que sai mais em conta comprar por aqui?
O par importado da JimnyBits + retentor de semi-eixo com frete sai por menos de 100 pratas.
Oi, achei aqui pelo forum, referência: 30302 rolamento cônico.
Achei uns por 90 e outros por 100 e alguma coisa, até compensa no jimny bits, mas ai vai demorar para chegar
Qual a diferença entre
Jimny Front Axle King Pin Swivel Bearings - Service Items, Bushes and Parts - Jimny - JIMNYBITS - Suzuki Jimny / Vitara modification parts (http://www.jimnybits.co.uk/shop/jimny/service-items-bushes-and-parts/jimny-front-axle-king-pin-swivel-bearings/prod_6.html)
e
Jimny Front Wheel Bearing Kit - Service Items, Bushes and Parts - Jimny - JIMNYBITS - Suzuki Jimny / Vitara modification parts (http://www.jimnybits.co.uk/shop/jimny/service-items-bushes-and-parts/jimny-front-wheel-bearing-kit/prod_48.html)
Pelo o que eu vi, o primeiro é o rolamento do munhão e o segundo o rolamento da roda.
Esses rolamentos são fáceis de achar em loja de rolamento. Basta levar a referência e optar por marca melhor.
Qual a diferença entre
Jimny Front Axle King Pin Swivel Bearings - Service Items, Bushes and Parts - Jimny - JIMNYBITS - Suzuki Jimny / Vitara modification parts (http://www.jimnybits.co.uk/shop/jimny/service-items-bushes-and-parts/jimny-front-axle-king-pin-swivel-bearings/prod_6.html)
e
Jimny Front Wheel Bearing Kit - Service Items, Bushes and Parts - Jimny - JIMNYBITS - Suzuki Jimny / Vitara modification parts (http://www.jimnybits.co.uk/shop/jimny/service-items-bushes-and-parts/jimny-front-wheel-bearing-kit/prod_48.html)
evcanais
09/07/2013, 14:19
Oyama tudo certo ? vi ai que vc trocou os pneus por mud ? fez lift ? pega em algum lugar ?
abr.
Olá Evcanais, não precisei de lift.Não pega em nada.O carro ficou muito melhor.Só custou a acertar o balanceamento, desisti do computadorizado e fiz o local, aí resolveu.
evcanais
11/07/2013, 14:22
Olá Evcanais, não precisei de lift.Não pega em nada.O carro ficou muito melhor.Só custou a acertar o balanceamento, desisti do computadorizado e fiz o local, aí resolveu.
Legal Oyama, fico feliz que de certo, to querendo trocar os meus , mas esse ai ta difícil de acha, só consigo achar o all-terrain, tem alguma sugestão de onde encontrar ?
desde ja obrigado
se der posta uma foto ai pra gente ver
Oi,
Qundo eu estava cotando colocar um 215 no meu, nessa loja de campinas tinha.
Da uma ligada e pergunta
Toninho Auto Center (http://www.toninhoautocenter.com.br/)
Passeio na Serra da Canastra
421236
evcanais
12/07/2013, 14:41
Valeu Bovo vou cotar em campinas, to pertinho
Oyama ficou muito loko , vou ver se consigo achar. obrigado
Nelson Foto
17/07/2013, 08:47
Bom dia...........é fácil instalar LED nos faróis do Jimny???????
Marcelo M.
17/07/2013, 10:54
Oyama, vc teria mais fotos do seu Jimny com os pneus mud? Está com algum lift? Quero colocar eles sem mecher na suspensão ainda...
Abraços
Fala pessoal,
Alguém sabe de alguma adaptação ou produto pronto para fazer de ponto de engate na traseira? aqueles que tem são tão vagabundos que da até medo de quebrar se usar de verdade(acho que foram feitos só para segurar o carro no navio vindo para cá).
Fabio Geo
20/07/2013, 23:02
Saudações!!!! Marbovo vi que outro forista (Mauricio Fernandes) fez um ponto de ancoragem bem legal no Jimny dele...dê uma olhada, em anexo.....penso em usar um ponto de ancoragem da AVM http://www.josewal4x4.com.br/ecommerce_site/arquivos7008/arquivos/1308527384_1.jpg, agora é fazer a programação para as coisas acontecerem....
Eu uso uma unha de Troller como ancoragem exatamente nessa posição da foto. Inclusive parece a minha. Ela está soldada diretamente no chassi do lado esquerdo e tive que fazer um buraco no parachoque. Ficou meio estranho mas é totalmente funcional.
Saudações!!!! Marbovo vi que outro forista (Mauricio Fernandes) fez um ponto de ancoragem bem legal no Jimny dele...dê uma olhada, em anexo.....penso em usar um ponto de ancoragem da AVM http://www.josewal4x4.com.br/ecommerce_site/arquivos7008/arquivos/1308527384_1.jpg, agora é fazer a programação para as coisas acontecerem....
Achei as fotos do ponto de ancoragem do meu carro que postei em outro tópico.
http://www.4x4brasil.com.br/forum/attachments/suzuki/168013d1369579630t-desatolando-jimny-dscf2864.jpg (http://www.4x4brasil.com.br/forum/attachments/suzuki/168013d1240575005-desatolando-jimny-dscf2864.jpg) http://www.4x4brasil.com.br/forum/attachments/suzuki/168014d1369579630t-desatolando-jimny-dscf2865.jpg (http://www.4x4brasil.com.br/forum/attachments/suzuki/168014d1240575053-desatolando-jimny-dscf2865.jpg)
Fala pessoal,
Alguém sabe de alguma adaptação ou produto pronto para fazer de ponto de engate na traseira? aqueles que tem são tão vagabundos que da até medo de quebrar se usar de verdade(acho que foram feitos só para segurar o carro no navio vindo para cá).
raphaelsaldanha
22/07/2013, 13:59
Olá pessoal,
Andei meio sumido, mas continuo acompanhando o fórum, e procurando viabilizar a viatura. Quem sabe para o final do ano...
Segue abaixo o link para acessórios do Jimny no Japão. Pode ser uma boa fonte de inspiração:
Link (http://www.suzuki-accessory.com/jimny/smartview/default0.htm)
raphaelsaldanha
22/07/2013, 14:12
E mais algumas opções para a versão Sierra:
Link Sierra (http://www.suzuki-accessory.com/sierra/smartview/default0.htm)
João Paulo Abreu
27/07/2013, 23:24
Olá Pessoal,
Existe algum amortecedor de direção nacional tipo Cofap ou Monroe que sirva no Jimny? (Ex: Kombi, Opala, Bandeirante/D20 ) Alguém aqui utiliza? A direção ficará levemente mais dura? Resolve o problema do Shimny ?
Nelson Foto
30/07/2013, 18:58
nenhuma empresa fabrica parachoque de impulsão para o jimny!!!!!!!!!!!!!!!!
Fabio Geo
30/07/2013, 22:57
Saudações!!! É verdade Nelson Foto, temos um nicho de mercado para ser preenchido. Qual empresa se habilita????? E também não se encontram estribos tubulares (comuns em pick-ups)....só planos, injetados!!!!!!!
Nelson
Em vez de parachoque de impulsão, sugiro pensar em um parachoque de aço. O de impulsão aumentou meu prejuízo em uma pequena batida, danificando o capô do meu carro. Depois disso doei-o.
Nelson Foto
31/07/2013, 07:18
Fabio Geo.........creio que eles não perceberam a quantidade de Jimny que está rodando........ou por comodismo......
Nelson Foto
31/07/2013, 07:21
Mauro B..........não havia me atentado neste detalhe...........bem observado.
Valeu!!!!!!!
obs: tenho uma casa em Jundiaí......onde vou aos fds.......quando tiver algum passei/trilha aí por campinas, me avise, ok?
nber76@gmail.com
Ok, Nelson.
Acompanhe o tópico Encontro de Jimnys, também.
http://www.4x4brasil.com.br/forum/suzuki/114468-encontro-de-jimnys.html
rs_rocha
04/08/2013, 14:49
Olá!
Comprei um Jimny HR 2010/2011 a pouco tempo. Paguei 37,5 mil e ele está com 25.500 rodados. O carro está muito bem conservado. No entanto to tendo que resolver um problema: a tração dele não estava sendo ativada pelos botões do painel e a luz indicando o 4x4 ficava acesa direto no painel, mas estava rodando normalmente, apesar de não conseguir acionar o 4x4. Então tive a infeliz ideia de levar a uma autoelétrica (difícil achar uma boa morando em Czs/AC). O rapaz tentou arrumar, mas no entanto acionou o 4x4 e ainda por cima o ar condicionado parou de funcionar. Ou seja, não tem como andar com o carro. Segundo ele, tem uma peça que controla o ar cond e a tração que está com defeito. Disse para comprar esta peça que estaria resolvido o problema.
424560 424562
Não sei se realmente essa peça tem essa função que ele diz (ar condic e tração).
Se alguém puder ajudar desde já agradeço, pois sou novo no ramo!
Abs.
Oi, ve se tem na suzucar Suzucar.com (http://suzucar.com.br/loja/)
Oi, não sei se ajuda, mas achei aqui numa explosão essa peça, pelo que parece ela realmente é um controlador do 4x4
Suzuki Jimny SN413 ( ), SN413Q, , (LHD). Suzuki. (http://suzuki-cat.ru/?&action=detail®ion=AR&modeltitle=Jimny&model=SN413&modif=03&gr=3&page=96)
É o item 41.
rs_rocha
05/08/2013, 15:54
Oi, não sei se ajuda, mas achei aqui numa explosão essa peça, pelo que parece ela realmente é um controlador do 4x4
Suzuki Jimny SN413 ( ), SN413Q, , (LHD). Suzuki. (http://suzuki-cat.ru/?&action=detail®ion=AR&modeltitle=Jimny&model=SN413&modif=03&gr=3&page=96)
É o item 41.
Valeu cara! Pela figura deu para comprovar que realmente esta peça controla o 4x4. Agora só falta eu encontrar algum lugar que venda. Mas já estou fazendo contato com algumas concessionárias! Abs.
Não consigo mandar MP.
Enfim, o amortecedor é pra resolver vibrações pequenas relacionadas a pneus maiores. Eu uso mais em viagem longa. Na cidade até desconecto.
Lembrando que a pequena vibração no volante por causa do eixo rígido nada tem a ver com "death wobble". esta última é uma vibração tão forte que o volante chacoalha violentamente e todos no carro pensam que vão morrer. Tive isso uma vez com o Jimny original ainda e descobri uma pequena folga na panhard dianteira. O parafuso tava meio solto. Ninguém conseguiu explicar como aconteceu, mas apertando resolveu.
O pessoal que utilizou de kombi disse que não presta. o da Bandeirantes acredito que sirva sem problemas. Eu mandei fazer um kit pra um amigo fixar o dele e ficou bem mais barato que importar. Se for usar o cofap de band precisa de uma modificação no projeto (figura seguinte).
abss
http://farm4.staticflickr.com/3686/9459089188_f297ec6d4d_o.jpg
http://farm6.staticflickr.com/5350/9456308113_032a314374_o.jpg
Olá Pessoal,
Existe algum amortecedor de direção nacional tipo Cofap ou Monroe que sirva no Jimny? (Ex: Kombi, Opala, Bandeirante/D20 ) Alguém aqui utiliza? A direção ficará levemente mais dura? Resolve o problema do Shimny ?
sandro-natal
07/08/2013, 14:55
Olá! Alguém sabe que amortecedores e molas de outro veículo nacional servem no Jimny? Pode ficar até 1 cm mais alto, não tem problema.
Abraço!
já deu uma busca aqui no fórum?
amortecedor traseiro já utilizei o de ipanema e é praticamente do mesmo tamanho do original.
Olá! Alguém sabe que amortecedores e molas de outro veículo nacional servem no Jimny? Pode ficar até 1 cm mais alto, não tem problema.
Abraço!
Download do manual de serviço. sempre bom ter a mão.
https://dl.dropboxusercontent.com/u/20645300/Jimny_Service_Manual.pdf
sandro-natal
07/08/2013, 15:23
Já, mas só achei dica pra lift. Mas valeu a dica, já é um começo, obrigado.
Roger_RJ
07/08/2013, 23:19
Pessoal, decidi comprar um 4x4 e estou avaliando entre o Jimny e o TR4, portanto tenho várias dúvidas sobre ambos.
Em relação aos pneus do Jimny gostaria de saber se trocando os originais Dueler do 4Sport por BF All Terrain acarretaria alguma diferença no conforto ou estabilidade do carro no asfalto, tanto seco quando molhado.
E o MUD opcional do 4Sport, alteraria o conforto ou a estabilidade de alguma forma no asfalto?
Grato a todos
julianospz
08/08/2013, 16:07
Blza Mauro?? Que modelo e onde vç comprou esse aro.
Ontem realizei um sonho: personalizei e levantei o Jimny e coloquei pneus BF AT 235/75 R15. Couberam bem, mas o calço não é suficiente para impedir de encostar em situação de máxima compressão da mola, nem na frente, nem atrás.
Pergunta aos mais experientes: qual seria o mínimo de elevação necessário para parar de encostar? (O calço atual é de apenas 20mm).
Fotos:
333722333723333724333725
Pessoal, decidi comprar um 4x4 e estou avaliando entre o Jimny e o TR4, portanto tenho várias dúvidas sobre ambos.
Em relação aos pneus do Jimny gostaria de saber se trocando os originais Dueler do 4Sport por BF All Terrain acarretaria alguma diferença no conforto ou estabilidade do carro no asfalto, tanto seco quando molhado.
E o MUD opcional do 4Sport, alteraria o conforto ou a estabilidade de alguma forma no asfalto?
Grato a todos
Oi Roger, tenho um MUD e acho que não altera a estabilidade não, a única coisa que piora pelo que o pessoal fala é a área de frenagem principalmente em piso molhado, já que ele tem menos contato com o chão, mas acho que nada que seja exorbitantemente perigoso.
Uma coisa que você tem que ver é o jimny é feito sobre chassi e o TR4 é monobloco, então dependendo das trilhas que você for fazer, pode torcer o bloco do TR4, com o jimny isso não ocorre justamente por ser chassi.
Demais, acho que a única grande vantagem do TR4 é o espaço.
Roger, dá uma fuçada no fórum suzuki, sem preguiça rsrs. Veja também os tipos de posts comuns a cada modelo 4x4 que isso já diz muito sobre o que significa possuir um. Vai encontrar 99% das respostas. Quanto aos pneus, precisamos criar um tópico só pra isso porque toda hora regurgita em algum outro.
Grato a todos
Roger_RJ
09/08/2013, 11:40
Ok Thiago, grato pela orientação. Na realidade tenho lido bastante sobre ambos aqui no forum e consegui resposta para várias dúvidas, sem preguiça (rss).
No post anterior eu queria saber sobre o comportamento dos pneus MUD e AT relacionados especificamente à estabilidade no asfalto. Essa informação é importante no meu processo de decisão.
Insisti nesse mesmo assunto num outro que você colocou.
Grato pela atenção.
rs_rocha
14/08/2013, 10:35
Problema..
Não estou conseguindo desligar a tração do jimny! A tração está engatada. Já troquei uma placa eletronica (post anterior) que controla a tração e nada. Pior que nem consigo rodar com o carro, está parado na mecânica.
Falei com o rapaz da mecânica, e ele disse que o "motorzinho" que aciona e desliga a tração não está funcionando direito!
Sou novo no ramo, não entendo muito. Se alguem já passou por algum problema parecido e puder ajudar, agradeço!
abs
caro rocha, como é seu inglês?
no PDF anexo tem um passo-a-passo pra verificação de problemas na tração.
Problema..
Não estou conseguindo desligar a tração do jimny! A tração está engatada. Já troquei uma placa eletronica (post anterior) que controla a tração e nada. Pior que nem consigo rodar com o carro, está parado na mecânica.
Falei com o rapaz da mecânica, e ele disse que o "motorzinho" que aciona e desliga a tração não está funcionando direito!
Sou novo no ramo, não entendo muito. Se alguem já passou por algum problema parecido e puder ajudar, agradeço!
abs
Pra você sair do sufoco e rodar com o carro, o ideal seria desengatar manualmente. O tutorial que ensina a fazer isso está sem as fotos:
5/10/09 - Fixing a vacuum hub in the field (http://www.bigjimny.com/index.php?option=com_content&view=article&id=208:51009-fixing-a-vacuum-hub-in-the-field&catid=42:drivechain&Itemid=37)
Esses sistemas de vácuo são bastante chatos. Qual o ano do seu Jimny? Já pensou em colocar roda-livre manual?
Desculpe não poder ajudar mais.
rs_rocha
14/08/2013, 12:23
Meu inglês não é dos melhores! Mas vou usar um tradutor desses pra ajudar...
O Jimny é 2010/2011, modelo HR. Comprei faz pouco tempo..
O que seria colocar roda-livre manual? O seu é assim? modificou ou já é veio assim de fábrica?
Não sou expert no assunto, mas vamos lá. Favor corrigirem se falei muita besteira.
A roda-livre (fica no centro da roda dianteira) do Jimny é automática e permite que as rodas da frente girem livremente (2WD selecionado). Quando você seleciona 4WD, ele engata o cardã dianteiro através da t-case. Para esse giro chegar nas rodas, a roda-livre tem que ser acionada (conectar as rodas no eixo). No Jimny original é acionada automaticamente por sistema de vácuo (como se soltasse um vento ou desse uma "assoprada" pra engatar). Esse sistema é confiável até o ponto que não acumule muita lama ou tenha vazamentos nos sistemas de tubos ("pegar ar" e perde o vácuo). Com a roda-livre manual isso acaba, pois você trava e destrava manualmente girando um pequeno disco (tem que descer do jipe). Com ela desacionada manualmente, a força não é transferida para as rodas da frente, mesmo com o cardã dianteiro girando. Além de ser mais confiável, esse sistema possibilita, por exemplo, utilizar reduzida em 4x2. Ou seja, se o sistema de vácuo estiver ruim, existe a opção de substituir por roda-livre manual.
Recomendo levar o jipe em um mecânico que entenda de 4x4 pra avaliar a situação do seu sistema de vácuo. A tração pode também ser engatada ou desengatada manualmente. Pelo menos você pode colocar em 4x2 e ir usando o jipe até ter tempo pra parar no estaleiro e arrumar de vez.
Thiago
Meu inglês não é dos melhores! Mas vou usar um tradutor desses pra ajudar...
O Jimny é 2010/2011, modelo HR. Comprei faz pouco tempo..
O que seria colocar roda-livre manual? O seu é assim? modificou ou já é veio assim de fábrica?
rs_rocha
14/08/2013, 16:04
Estou morando em Cruzeiro do Sul/AC, dificuldade de encontrar por aqui mecânico que realmente entenda e saiba mexer em 4x4. Mas vou fazer isso, pedir para desengatar a tração manualmente. Quando voltar pra minha terra (RS), eu tento solucionar este problema da tração. Sabe me dizer, se tem algum problema não usar o 4x4 por um longo periodo? Devo ficar mais uns 2 anos por aqui. E minha intenção é voltar com ele pro RS.
Raidon
Não sou expert no assunto, mas vamos lá. Favor corrigirem se falei muita besteira.
A roda-livre (fica no centro da roda dianteira) do Jimny é automática e permite que as rodas da frente girem livremente (2WD selecionado). Quando você seleciona 4WD, ele engata o cardã dianteiro através da t-case. Para esse giro chegar nas rodas, a roda-livre tem que ser acionada (conectar as rodas no eixo). No Jimny original é acionada automaticamente por sistema de vácuo (como se soltasse um vento ou desse uma "assoprada" pra engatar). Esse sistema é confiável até o ponto que não acumule muita lama ou tenha vazamentos nos sistemas de tubos ("pegar ar" e perde o vácuo). Com a roda-livre manual isso acaba, pois você trava e destrava manualmente girando um pequeno disco (tem que descer do jipe). Com ela desacionada manualmente, a força não é transferida para as rodas da frente, mesmo com o cardã dianteiro girando. Além de ser mais confiável, esse sistema possibilita, por exemplo, utilizar reduzida em 4x2. Ou seja, se o sistema de vácuo estiver ruim, existe a opção de substituir por roda-livre manual.
Recomendo levar o jipe em um mecânico que entenda de 4x4 pra avaliar a situação do seu sistema de vácuo. A tração pode também ser engatada ou desengatada manualmente. Pelo menos você pode colocar em 4x2 e ir usando o jipe até ter tempo pra parar no estaleiro e arrumar de vez.
Thiago
Cara, que coisa chata. Tente procurar aqui no fórum a indicação de um mecânico na sua região. Pelo menos pra te ajudar a desmontar a roda-livre. Daí você consegue engatar e desengatar com a mão mesmo e confirma que o problema é no sistema de vácuo.
Quando você tenta engatar não faz nenhum barulho, tipo um clack? A luz tá acesa, piscando, apagada?
Estranho um jimny tão novo com esse tipo de apurrinhação.
Estou morando em Cruzeiro do Sul/AC, dificuldade de encontrar por aqui mecânico que realmente entenda e saiba mexer em 4x4. Mas vou fazer isso, pedir para desengatar a tração manualmente. Quando voltar pra minha terra (RS), eu tento solucionar este problema da tração. Sabe me dizer, se tem algum problema não usar o 4x4 por um longo periodo? Devo ficar mais uns 2 anos por aqui. E minha intenção é voltar com ele pro RS.
Raidon
mrlang71
15/08/2013, 12:22
Problema..
abs
Rocha eu vou na CSS hoje e pergunto como faz para desengatar, eu sei que no Grand Vitara a tração não desengata parado, a luz do painel só desliga depois que você toda alguns metros em linha reta. Como seu carro é novo, deve ser alguma coisa simples. De qualquer maneira vou investigar.
Marcelo M.
15/08/2013, 16:39
Fala galera, assistam esse vídeo:Jimny DVD Magazine J-ACTIN Vol.2 AUTOCROSS JAPAN - YouTube (http://www.youtube.com/watch?v=Mbf-Vx6jdU8)
abraços
Olá Chara,
Muito bom o video hein, engraçado como o carro se encaixa em duas propostas que são completamente diferentes e apesar de o vermelho ser mais o meu gosto, o amarelinho ficou bem bonito também.
mrlang71
15/08/2013, 17:29
Rocha eu vou na CSS hoje e pergunto como faz para desengatar, eu sei que no Grand Vitara a tração não desengata parado, a luz do painel só desliga depois que você toda alguns metros em linha reta. Como seu carro é novo, deve ser alguma coisa simples. De qualquer maneira vou investigar.
Rocha, perguntei ao mecânico da CSS e ele me falou que para destravar você vai ter que arrancar o motor que aciona o 4X4 fora, e se for defeito no motor tem que trocar, as vezes o motor quebra lá dentro. Não é algo fácil de acontecer, ele falou para você levar lá que ele arruma rs, mas como você tá muito longe de SP, impossível. Minha sugestão é que se você tiver seguro, mande o carro de guincho na CSS mais próxima que eles resolvem...
Raidon
Cara, conheci uma mulher que tinha um jimny que tinha uns 2 ou 3 anos e nunca tinha ligado o 4x4, ai fomos num passeio e foi de boa, não deu problema não.
E eu que pensei que por essas bandas o povo só entendia de 4x4 por que só tem barro...kkkkk
rs_rocha
16/08/2013, 10:30
Fala Thiago!
O cara conseguiu destracionar o carro. Mas vou tentar conseguir algum mecânico de confiança em Rio Branco, vou pesquisar aqui no forum. Se não conseguir arrumar o acionamento pelos botoes, ao menos para fazer com que tracione ele manualmente de forma fácil. A luz tá piscando no painel; e quando tento engatar/desengatar a tração dá um estalo (clack). Pois é cara, o carro ta novo, mas to tendo que quebrar a cabeça com isso. O brabo que tinha a intenção de fazer umas trilhas com ele por aqui, tem uns ramais show de bola.
Raidon
Cara, que coisa chata. Tente procurar aqui no fórum a indicação de um mecânico na sua região. Pelo menos pra te ajudar a desmontar a roda-livre. Daí você consegue engatar e desengatar com a mão mesmo e confirma que o problema é no sistema de vácuo.
Quando você tenta engatar não faz nenhum barulho, tipo um clack? A luz tá acesa, piscando, apagada?
Estranho um jimny tão novo com esse tipo de apurrinhação.
rs_rocha
16/08/2013, 10:43
mrlang71, o carro já está destracionado! Não fiz seguro do carro ainda. E CCS mais próxima daqui é em Manaus. Mas vou tentar resolver o problema em Rio Branco mesmo. Não tenho como ir a Manaus por enquanto.
Bovo, menos mal. Pois acredito que vou ter que ficar um tempo sem acionar a tração dele novamente. Pelo menos até conseguir arrumar o problema. Ahh eu também pensava que os caras sabiam muito de 4x4 por aqui. O que mais tem é o tal do barro "tabatinga" kkkk... Até tem bastante mecânica, o problema é a qualificação.
Valeu a força pessoal!
Abs
E ai, fala como é morar no meio da floresta. Tirando o calor deve ser bem legal né.
Talvez nem fosse algo tão sério e o primeiro mexânico tenha tido o palpite errado. Até porque você disse que até o ar cond parou de funfar... Sabe dizer como ele desengatou? A roda-livre manual talvez seja jogo pra você. Pergunte aí.
Imagino o que não deve ter de diversão nessa terra! Rodei bastante na transamazônica a trabalho, com direito a ramais sensacionais. Não cheguei até o Acre, mas em PVH o pessoal ficou pilhando a gente pra conhecer as "linhas de nazca" acreanas.
Divirta-se com o jipinho :safari-rig:
Thiago
Fala Thiago!
O cara conseguiu destracionar o carro. Mas vou tentar conseguir algum mecânico de confiança em Rio Branco, vou pesquisar aqui no forum. Se não conseguir arrumar o acionamento pelos botoes, ao menos para fazer com que tracione ele manualmente de forma fácil. A luz tá piscando no painel; e quando tento engatar/desengatar a tração dá um estalo (clack). Pois é cara, o carro ta novo, mas to tendo que quebrar a cabeça com isso. O brabo que tinha a intenção de fazer umas trilhas com ele por aqui, tem uns ramais show de bola.
Raidon
Marcelo M.
21/08/2013, 12:09
Olá amigos, tenho um problema, alguém sabe onde posso achar a fixação do retrovisor interno? Aquelas duas pecinhas de plástico com garrinhas que o prendem. Na CCS só vende o conjunto completo e é um absurdo.
Outra coisa, alguém já teve problemas com ferrugem na antena? Hoje estive na CCS para verificar a antena, pois ela estava travada, e me informaram que o problema seria ferrugem e que não tem garantia, pois foi causado por um agente externo.:freaking:... Pois é querem me empurrar para eu trocar por 150 reais.
Abraços
Pessoal;
Ja andei consultando aqui, mas quer perguntar de novo, alguem sabe de alternativa para compra da corrente da caixa de redução do Jimny? o preço na suzucar e alternativa estão um absurdo.
Abraço a todos.
Pessoal,
Um tempo atrás tive problema com folga na roda dianteira, ocasionando vibração. Realizei a troca dos rolamentos de munhão e resolveu. Na ocasião, pude perceber que os rolamentos estavam bons, com aspecto de novos, sem sinal de desgaste ou ferrugem. Pois bem, existe um boletim de serviço para vibração nas rodas do Jimny feito pela Suzuki. é um passo-a-passo pra tentar identificar o problema. Quando é constatada folga nos munhões, existe a possibilidade de colocar pequenos calços em formato de arroelas fabricados pela própria Suzuki pra eliminar a folga, sem a necessidade da troca dos rolamentos. Investigando sobre esses calços, consegui o part# e realizei o pedido de um jogo pela própria concessionária. Custo 6.50 a unidade. Seguem as informações e o resto fica por sua conta e risco ;-)
Número da peça: 09181-15158-000
Referido boletim de serviço: https://dl.dropboxusercontent.com/u/20645300/death%20wobble%20bulletin.pdf
Aqui a foto dos calços: Rakuten: Six pieces of kingpin SIMM sets (Suzuki Jimny)- Shopping Japanese products from Japan (http://global.rakuten.com/en/store/rv4wildgoose/item/jimny-suspension007/?s-id=borderless_recommend_item_en)
Thiago
Thiago,
R$6,50 o kit com quantas arruelas?
Em qual concessionária conseguiu?
Abs.
Oi Loras,
6.50 cada arruela. Pensei em usar uma comum, mas pode não encaixar tão perfeitamente e não sei se aço ou cobre. Essas são próprias, então vale pagar. Encomendei uma meia-dúzia na css da minha cidade (Valentus) caso meu problema volte vou testar essa solução. Mas tem que ter certeza que a folga é no munhão. Esse teste do freio deles é interessante, pois se não acaba a vibração com balanceamento, a folga é no munhão. Obviamente porque a pinça de freio é fixada independente e se fosse rolamento de roda a vibração pararia na frenagem.
um abraço,
Thiago
Thiago,
R$6,50 o kit com quantas arruelas?
Em qual concessionária conseguiu?
Abs.
Thiago,
Importante informação.
Valeu disponibilizar a todos!!
rs_rocha
29/10/2013, 12:20
Boa tarde! Entraram no meu Jimny essa semana! Quebraram o vidro do motorista! Furtaram minha mochila, mas gracas ao app do iphone consegui localizar tudo! Pena só não ter conseguido botar a mao nos vagabundos.
Queria saber se alguém já teve que comprar algum vidro pro carro, onde comprou?
Ou se sabe onde posso conseguir!
Entrei em contato com uma concessionária em SP, me passaram o valor de 790,00 reais (importado) e 690,00 (nacional).
Achei muito alto o valor. Saberiam me dizer se é nessa faixa de valor mesmo??
Valeu!
dtartari
29/10/2013, 15:11
rokamura..aí as fotos dos locais...são autofalantes do tipo 4". os bravox e selenium encaixam certinho e são otimos...Para trocar os da frete é fácil, só os trazeiros que são chatos, pois tem q tirar bancos e forro..veja na última foto.
O jimny vem com chicote do som integrado os seu chicote eletrico..tudo certinho..não deixa o instalador alterar isso não..
Consegui colocar na frente falantes de 5"?
Estou comprando um par de falantes da Hlix de 5" com a intenção de colocar ali na frente no local dos originais (4")....
Atrás também outro par de Helix 5".
E dois tweeters sobre o painel na frente.
Vamos ver que bicho vai dar...
Abs
felippetti
30/10/2013, 09:00
Galera, eu gosto mesmo é de falar mal! então vamos lá. :odedo:
po 60 doletas em cada amortecedor es1000 é foda hein. eu paguei 120 dolares em 4 es9000 que é a serie pressurizada da procomp. agora, é amortecedor offroad. não é macio como amortecedor de carro de passeio.
(...)
PS: paguei 70 dolares dos eua pro brasil de frete dos meus 4 procomp. isso porque foi o mais demorado e barato. nem tracking pra companhar eu tinha.... mas eu comprei numa loja ocnhe cida que já tinha comrpado o guincho e vasria soutras coisas, ai sei que chegaria.
se for comprar, pega com traking se não tu vai fica preocupado com a encomenda sem saber onde ela está!
Alfredo,
recuperei este seu post (#1055) de 08/2009... Que site é este a que tu te referes como "loja conhecida"?
Agradeço a informação...
Rafael
Oi Thiago
Eu entendi diferente esse teste de freios. Entendi que ele serve para verificar se o disco de freio está empenado ou não, se ao frear der trepidação o disco de freio está empenado, caso contrário o disco de freio está bom e aí você parte para verificar os outros itens.
Esse teste do freio deles é interessante, pois se não acaba a vibração com balanceamento, a folga é no munhão. Obviamente porque a pinça de freio é fixada independente e se fosse rolamento de roda a vibração pararia na frenagem.
um abraço,
Thiago
Osman, o interessante a que me refiro é que pinça de freio e munhão são uma coisa, enquanto que roda e discos são outra. Se os discos de freio estiverem bons e a vibração continuar durante a frenagem, a única alternativa é folga no rolamento de roda (realmente não é mencionado aqui, pois dificilmente estarão ruins em Jimnys semi-novos). Mas me chamou a atenção porque a primeira vez que levei o carro na concessionária reclamando de folga na roda, me fizeram um orçamento pra trocar os rolamentos de roda (pra você ver como eles ainda desconhecem o carro). Se eu não tivesse insistido (e bastante) que era munhão, teriam trocado. Esse teste de freio já resolveria a dúvida.
Oi Thiago
Eu entendi diferente esse teste de freios. Entendi que ele serve para verificar se o disco de freio está empenado ou não, se ao frear der trepidação o disco de freio está empenado, caso contrário o disco de freio está bom e aí você parte para verificar os outros itens.
Ola Pessoal;
Novamente preciso do auxilio de voces, preciso comprar o cilindro mestre do freio do meu Jimny, o original esta muito salgado 1300 contos, alguem sabe de alguma adaptação ou onde posso encontrar em um preço melhor?
Grato;