Ver Versão Completa : Peças E Adaptações Para Jimny
Páginas :
1
[
2]
3
4
5
6
7
8
9
10
11
12
Afredo ... se vc conseguir as molas é uma otima!! dependendo o preco é claro..heheh
T+
alvaro.jrc
11/10/2007, 18:47
é isso ai mesmo, bombando!!!!!!
já era pra ser fixo
eu tenho um amigo que é engenheiro de uma fabrica de jmola aqui no rio e ele disse que faz pra mim as molas com a melhor liga possivel e na altura e pressao que eu quizer... vou cotar.. derrepente pra quem quiaser levantar já ter uma padrao de uma empresa brasiileira. se nao me engano é molas lobo
Alfredo :palmas:!!
Bota meu nome aí na fila das molas tb (dependendo do preço né!! :D)
Se ficar em conta e na medida certa entre estabilidade, resistência e maciez vc vai mudar a história do Jimny no Brasil. Só assim os donos de Samurai vão parar de dizer que jimny não pega trilha pesada pq não tem preparação para ele.
Falando em preparação.........Eu já vi a foto, mas ainda não tinha visto os detalhes da preparação do monster jimny. Faltou um pouco de senso estético, mas olha o monstrinho:
http://www.suzuki4x4products.com/nl/monsterjimny.htm :shock:
[]s a todos, boas trilhas e bom final de semana. Só tô de vorta segunda!
alvaro.jrc
16/10/2007, 23:03
Outra coisa.... Farol de milhas ou de neblina.... Já ví gente dizendo que adaptou o do GV outros do Fiat Idea. Será que não tem alguma opção mais em conta????? :pensativo: Queria colocar de milha pq neblina em Alagoas é igual a Pinguim no sertão, vc nunca vai achar, mas o farol de milha esquenta bem mais que o de neblina, será que não dá uma derretida no para-choques???
[]s Álvaro Rocha - O perguntador :grin:
Joao Baeta
16/10/2007, 23:36
Outra coisa.... Farol de milhas ou de neblina.... Já ví gente dizendo que adaptou o do GV outros do Fiat Idea. Será que não tem alguma opção mais em conta????? :pensativo: Queria colocar de milha pq neblina em Alagoas é igual a Pinguim no sertão, vc nunca vai achar, mas o farol de milha esquenta bem mais que o de neblina, será que não dá uma derretida no para-choques???
[]s Álvaro Rocha - O perguntador :grin:
:arrow:Nao fale besteira!
Dá para colocar o de GV sim....!!!!!!!!!
Acho que são msm diametro....
Abs
alvaro.jrc
17/10/2007, 21:21
:arrow:Nao fale besteira!
Dá para colocar o de GV sim....!!!!!!!!!
Acho que são msm diametro....
Abs
E cadê cascalho $$$$$$?????? :confused: O do GV eu sei que dá mas queria uma opção mais em conta.... Um genérico........ O do Gol GIV daria, pois o diâmetro é bem parecido, mas ele é inclinado.....
Mudando de assunto, cotei um Kit de suspensão na Sigma 4x4
Olha o "émeio" que recebi. :shock: (Quase baratinho)
Existe para o Suzuki Jimny 2000/01:
Kit 2" Old Man Emu p/ Jimny (inclui amortecedores e molas), US$ 1.890,00
Kit 3" Old Man Emu p/ Jimny (inclui amortecedores , molas e espaçadores de 1"), US$ 2.000,00
Preços postos aqui na loja em SP sem instalação
Falta ainda o frete da loja até você e mais 3% da nota fiscal nacional.
Abraços,
Wallace
11 4931 3435
11 9933 4718
Sigma 4x4
Alvaro,
Qual é a medida do BF que vc colocou ? Serviu ou fica raspando? Seu jimny é básico ou completo? Se for completo nao é wide e sim Full..
Joao Baeta
18/10/2007, 00:10
:arrow:Acredito que ele botou 235/75....
:pensativo:
Joao Baeta
18/10/2007, 00:12
E cadê cascalho $$$$$$?????? :confused: O do GV eu sei que dá mas queria uma opção mais em conta.... Um genérico........ O do Gol GIV daria, pois o diâmetro é bem parecido, mas ele é inclinado.....
Mudando de assunto, cotei um Kit de suspensão na Sigma 4x4
Olha o "émeio" que recebi. :shock: (Quase baratinho)
Existe para o Suzuki Jimny 2000/01:
Kit 2" Old Man Emu p/ Jimny (inclui amortecedores e molas), US$ 1.890,00
Kit 3" Old Man Emu p/ Jimny (inclui amortecedores , molas e espaçadores de 1"), US$ 2.000,00
Preços postos aqui na loja em SP sem instalação
Falta ainda o frete da loja até você e mais 3% da nota fiscal nacional.
Abraços,
Wallace
11 4931 3435
11 9933 4718
Sigma 4x4
:arrow:Caracoles!!!!!!!!!!
Mt caro hein?:eek:
Melhor ir comprar nos EUA e traz p/ cá!
:concordo:
alvaro.jrc
18/10/2007, 20:36
Alvaro,
Qual é a medida do BF que vc colocou ? Serviu ou fica raspando? Seu jimny é básico ou completo? Se for completo nao é wide e sim Full..
Tmorais, sinto q viajei aqui na maionese, o meu é completo, eu jurava que wide fosse o modelo :putz:(É nisso que dá não ler o manual) :parede:
Quanto aos BF são 235/75 R15 All Terrain que por sinal estavam raspando e muito, mas depois do BL de 2" melhorou um pouco, mas ainda não foram suficientes, por isso deixei o inseto na oficina para fazer uma gambiarr....digo, adaptação similar a que o "Pai do Pedro" fez, vou colocar o amortecedor do GV na frente e vai testar o lance das molas do opala, mas tem uma informação que o mecanico me passou que pode ser útil para o pessoal que está reinando na suspensão, ele falou que as molas traseiras do Gol quadrado servem no Jimny e dão uma levantada, não tão grande quanto a do opala, mas já é alguma coisa....
Ele vai testar as duas, opala e gol, amanhã eu vou ver o resultado e se ficar legal coloco fotos e detalhes da suspensão.
Outra coisa..........CONSUMO!!! PORRA O MEU TÁ FAZENDO 8KM/L VIAJANDO!!!!! Ele fazia 10km/l quando comprei e o pneu era do mesmo só que Pirelli S/T (velho, quase careca!!!), não entendi que esquema foi esse que deixou meu carro tão beberrão. O pior é que as velas são novas.....:cry:
alvaro.. se vc aumeta o diametro do pneus o velocimetro marca MENOS que o real... por isso sua media tá dando 8km/l... afira seu consumo com um GPS e verá que continua o mesmo
T+
alvaro.jrc
19/10/2007, 20:14
alvaro.. se vc aumeta o diametro do pneus o velocimetro marca MENOS que o real... por isso sua media tá dando 8km/l... afira seu consumo com um GPS e verá que continua o mesmo
T+
Aí é que está o problema ele estava fazendo 10km/l com o Pirelli 235 / 75 R 15, a mesma medida do BF. De qq forma, aproveitei que deixei o inseto no estaleiro para fazer a gambiarr....ops, adaptação na suspensão, com a mola de opala e aproveitei pedi pra olharem a injeção. Dei uma passada hoje lá só pra olhar como estava ficando o carro, olha o trator com BL de 2" e molas de opala com 8 espirais atrás e 10 na frente.
Dá uma olhada como ficou o carro depois de montado. Eu achei irado :twisted:
Pai do Pedro
19/10/2007, 20:47
...olha o trator com BL de 2" e molas de opala com 8 espirais atrás e 10 na frente.
Dá uma olhada como ficou o carro depois de montado. Eu achei irado :twisted:
Puts Álvaro, seu carro tá lindo, até perece o meu!!! :mrgreen::mrgreen::mrgreen:
Agora veja bem a estabilidade e a dirigibilidade. me diz tb quais foram os amortecedores traseiros utilizados que os meus ainda estão muito duros.
Grande abraço!!!
Joao Baeta
20/10/2007, 00:11
:arrow:Álvaro!
O Jimny fica mais longo com esse pneus, né?
alvaro.jrc
21/10/2007, 14:45
Puts Álvaro, seu carro tá lindo, até perece o meu!!! :mrgreen::mrgreen::mrgreen:
Agora veja bem a estabilidade e a dirigibilidade. me diz tb quais foram os amortecedores traseiros utilizados que os meus ainda estão muito duros.
Grande abraço!!!
Tô usando o carro há apenas 2 dias, ainda não fiz viagens nem trilhas, mas quanto à dirigibilidade percebi pouca diferença, tirando que está bem mais gostoso (o amortecedor do GV é um puta amortecedor!!) mas ainda não está 100% o amortecedor traseiro é um Nakata reforçado (do jimny mesmo) segundo o distribuidor ele não estoura fácil, mas o curso é muito limitado. Alguém já testou colocar o amortecedor traseiro do GV mesmo?? Será que cabe?? O da Kombi eu nem testei pq todo mundo falou que fica muito duro....
Para compensar a estabilidade pretendo colocar espaçadores nas rodas para deixar um pouco mais largo. Queria mudar o jogo de rodas com um offset mais externo, mas falta cascalho.... Essa brincadeirinha de amortecedor e molas já deixaram meu Visa comprometido...
Quanto às molas do opala, recomendo muito!!! Ela tem quase o dobro do diâmetro da do jimny, deve aguentar trilha topada!!! :D É muito melhor do que ficar colocando calço e gastando os tubos!! Eu já estava gostando do inseto, agora ferrou, onde passo o povo para pra olhar!! :dance:
Mais fotos depois do "UP Lift"!!
alvaro.jrc
21/10/2007, 14:52
O Jimny fica mais longo com esse pneus, né?
Rapaz quando comprei o carro meu sogro tirou onda dizendo que parecia que o carro ainda ia crescer, hoje tirei onda dele dizendo que agora cresceu!! :lol:
Joao Baeta
21/10/2007, 15:15
Rapaz quando comprei o carro meu sogro tirou onda dizendo que parecia que o carro ainda ia crescer, hoje tirei onda dele dizendo que agora cresceu!! :lol:
:arrow:Álvaro,
Qnd eu coloquei no meu Jimny.... Amortecedor da Kombi.... Senti pouco mais dureza... Esse é único problema! Mas dá bastante estabilidade... E curso maior!
Abs
Pai do Pedro
21/10/2007, 15:52
Álvaro, vc tem a referência desses amortecedores traseiros?
Saiu por quanto?
Abs.
leodinossauro
24/10/2007, 19:53
Galera, só corrigindo aqui o que foi falado de Jimny Wide, básico completo etc pelo TMorais.
Brasil:
1999 até 2000
. Jimny Wide - ar e direção de fábrica. Bancos em tecido.
2001-2003 ( todos com duplo comando de válvulas. Corrente ao invés de correia. Além de outros pequenos detalhes. A versão 2000 também inclui esses detalhes )
. Jimny Full
. Jimny ( com algumas diferenças no interior em relação ao full. Mas vinha com ar e direção )
. Jimny Standart - esse sim é o único básico. No caso o meu. Sem ar e direção. Borrachões pretos ao invés de na cor da lata. Bancos de lona e vidro manual. Ou seja, o pé duro hehe!
Lá fora
2003-até hoje. Nomenclatura que sempre foi utilizada lá fora...
. Jimny JX - Semelhante ao nosso Standart, mas vem com direção. ( e sem ar ).
. Jimny JLX - completo.
alvaro.jrc
05/11/2007, 16:53
Álvaro, vc tem a referência desses amortecedores traseiros?
Saiu por quanto?
Abs.
O amortecedor é Nakata a referência só conversando com o mecânico, assim que for lá eu pergunto. Saiu por R$ 300,00 o par.
[]s :smile:
alvaro.jrc
05/11/2007, 17:38
Pessoal, depois dos sapatinhos BF 235, meu inseto está fazendo 8km/l na cidade e não sai disso..... Já regulei injeção, troquei velas e nada!!!
Estou analisando alguma alternativa para gastar um pouco menos de dindin $$$$, pensei no GNV, mas já soube que devido ao cabeçote de alumínio não é muito recomendável, alcool fica beberrão e poucos recomendam.....
Alguém aqui no forum usa ou conhece algum jimny com GNV????? Já teve algum problema devido ao Gás????
[]s a todos.
leodinossauro
05/11/2007, 18:32
Alvaro,
adotei uma solução mais barata e menos invasiva ao motor: ter 2 jogos de pneus ! :-D Um grosseiro para a trilha ( 3K que o Fabil me vendeu ) e um street. Os stree ( 100% asfalto ) fazem 12 km/l direto aqui em Brasília, enquanto os de trilha dão 9 km/l.
Dá um trabalhinho pra trocar, mas é apenas um dos procedimentos pra preparar meu bichim pras trilhas de fim de semana.
Qd vou pra muito longe ( Minas, a 1000 km ) levo 1 pneu no porta-malas, 1 no estepe e 2 no bagageiro. Cara, dá trabalho ser "jipeiro borracheiro", mas tal solução tem sido a ideal para mim e me poupa $$$.
Abraço,
Joao Baeta
05/11/2007, 18:36
Pessoal, depois dos sapatinhos BF 235, meu inseto está fazendo 8km/l na cidade e não sai disso..... Já regulei injeção, troquei velas e nada!!!
Estou analisando alguma alternativa para gastar um pouco menos de dindin $$$$, pensei no GNV, mas já soube que devido ao cabeçote de alumínio não é muito recomendável, alcool fica beberrão e poucos recomendam.....
Alguém aqui no forum usa ou conhece algum jimny com GNV????? Já teve algum problema devido ao Gás????
[]s a todos.
Mande MP p/ Alfredo Stavale...!
Pois ele tem um Jimny com GNV!!!
Abs
alvaro.jrc
05/11/2007, 19:08
Alvaro,
adotei uma solução mais barata e menos invasiva ao motor: ter 2 jogos de pneus ! :-D Um grosseiro para a trilha ( 3K que o Fabil me vendeu ) e um street. Os stree ( 100% asfalto ) fazem 12 km/l direto aqui em Brasília, enquanto os de trilha dão 9 km/l.
Dá um trabalhinho pra trocar, mas é apenas um dos procedimentos pra preparar meu bichim pras trilhas de fim de semana.
Qd vou pra muito longe ( Minas, a 1000 km ) levo 1 pneu no porta-malas, 1 no estepe e 2 no bagageiro. Cara, dá trabalho ser "jipeiro borracheiro", mas tal solução tem sido a ideal para mim e me poupa $$$.
Abraço,
Jipeiro Borracheiro foi ótimo!!! :-D
No meu caso eu já desisti de usar pneus menores porque achei o visual do Jimny com pneus maiores e BL show de bola, só falta adequar o visual ao bolso de semi-arquiteto / funcionário público, senão a firma quebra :???:!!
alvaro.jrc
05/11/2007, 19:26
Mande MP p/ Alfredo Stavale...!
Pois ele tem um Jimny com GNV!!!
Abs
Não perdi tempo já mandei!!! Valeu João!!! :-D
leodinossauro
09/11/2007, 23:15
Galera,
sei que não é muito usual trocar o banco do Jimny, mas o meu anda me matando em viagens longas. ( Fora que devido minha altura minhas pernas não ficam confortáveis, já que o banco se desloca pouco para trás ).
Pretendo trocar só o banco do motorista mesmo. Ao contrário da maioria aqui, meus bancos são todos em lona ( meu Jimny é da versão Standart ) e talvez menos acolchoados que o Jimny com banco em tecido. O problema é o seguinte : o Jimny tem um padrão de trilhos muito louco !!! Tomando como referência o banco do motorista, o trilho da direita é uns 8 cm mais alto que o da esquerda, fora que a distância entre eles é mais estreita que os de carro de passeio. Outro detalhe: a "máquina" do banco do Jimny é excelente, com aquela lavanquinha que faz o banco inteiro deslizar para a frente, e não queria me desfazer dela. Assim, pergunto: seria possível adaptar um banco de couro de algum carro de passeio ? Os trilhos do Gran Vitara são semelhantes ? ( os bancos do GV seriam de bom tamanho ).
Se eu não achar, vou é pedir para um capoteiro tentar botar enchimento e deixá-lo mais "ergonômico". Agradeço sugestões,
Valeu,
alvaro.jrc
09/11/2007, 23:40
Galera,
sei que não é muito usual trocar o banco do Jimny, mas o meu anda me matando em viagens longas. ( Fora que devido minha altura minhas pernas não ficam confortáveis, já que o banco se desloca pouco para trás ).
Pretendo trocar só o banco do motorista mesmo. Ao contrário da maioria aqui, meus bancos são todos em lona ( meu Jimny é da versão Standart ) e talvez menos acolchoados que o Jimny com banco em tecido. O problema é o seguinte : o Jimny tem um padrão de trilhos muito louco !!! Tomando como referência o banco do motorista, o trilho da direita é uns 8 cm mais alto que o da esquerda, fora que a distância entre eles é mais estreita que os de carro de passeio. Outro detalhe: a "máquina" do banco do Jimny é excelente, com aquela lavanquinha que faz o banco inteiro deslizar para a frente, e não queria me desfazer dela. Assim, pergunto: seria possível adaptar um banco de couro de algum carro de passeio ? Os trilhos do Gran Vitara são semelhantes ? ( os bancos do GV seriam de bom tamanho ).
Se eu não achar, vou é pedir para um capoteiro tentar botar enchimento e deixá-lo mais "ergonômico". Agradeço sugestões,
Valeu,
Leva teu banco em um bom capoteiro, para trocar a espuma por uma de qualidade melhor e forra com couro, deve sair mais barato e dá menos dor de cabeça.
Rafael Bastos
13/11/2007, 12:08
Galera,
Acabei de comprar um Jimny, mas o farol dianteio esquerdo tá meio trincado, não que esteja quebrado, mas tá feio. Gostaria de saber onde posso encontrar um para vender, pois aqui em Fortaleza-Ce não achei não!
vlw
alvaro.jrc
13/11/2007, 12:31
Galera,
Acabei de comprar um Jimny, mas o farol dianteio esquerdo tá meio trincado, não que esteja quebrado, mas tá feio. Gostaria de saber onde posso encontrar um para vender, pois aqui em Fortaleza-Ce não achei não!
vlw
Primeiro lugar, seja bem vindo ao Forum!!!
Rafael me diz uma coisa, esse teu jimny é um prata com adesivos laterais na cor cinza????? Se for é um que estava à venda aqui em Maceió, tb com o farol esquerdo levemente trincado.
Tenta cotar na Suzucar, Japan Auto Parts e Carrera são as que mais vendem peças para o Jimny.
http://www.suzucar.com.br/
http://www.japanautoparts.com.br/
Rafael Bastos
13/11/2007, 12:39
Primeiro lugar, seja bem vindo ao Forum!!!
Rafael me diz uma coisa, esse teu jimny é um prata com adesivos laterais na cor cinza????? Se for é um que estava à venda aqui em Maceió, tb com o farol esquerdo levemente trincado.
Tenta cotar na Suzucar, Japan Auto Parts e Carrera são as que mais vendem peças para o Jimny.
http://www.japanautoparts.com.br/
Obrigado pela recpção Alvaro!
Não este carro comprei aqui em Fortaleza mesmo. Em relação à indicação das lojas muito obrigado! Vou ligar para saber.
abraços
Alfredo Stavale
15/11/2007, 20:02
Eu uso GNV Alvaro.
mandei uma mp pra você.
eu uso e pra mim valeu a pena. mas eu já comprei o carro com gnv. se nao eu nao colocaria. mês passado eu rodei 500km. ai nao compensa o investimento. mas a perda de potencia é aceitável, o consumo é entorno de 9 na cidade com ar ligado e levando em conta que da minha casa pro trabalho sao uns 7 km e o transito é infernal.
abraço gente!
alvaro.jrc
15/11/2007, 21:27
Valeu pela ajuda Alfredo!! :concordo:
Depois de muito pesquisar e incomodar os companheiros com um monte de perguntas resolvi testar um Kit o BIO FLEX da Planatc, sugerido por um Engenheiro Mecânico na comunidade Jimmy do Orkut, pelo que ví é uma empresa antiga, 17 anos fabricando aparelhos de diagnósticos de injeção e afins para veiculos. Se não der certo pelo menos o preju é pequeno pois o Kit
é relativamente barato.
O Site da empresa http://www.planatc.com.br/
alvaro.jrc
15/11/2007, 22:02
Outra coisa, respondendo a sua pergunta e já deixando alguma informação para o restante do pessoal que esteja interessado em levantar o Jimnny.
A receita foi seguir basicamente o que o companheiro "Pai do Pedro" me passou, com algumas pequenas diferenças mas deu certo.
O esquema é o seguinte calços de carroceria de 2", os meus foram de borracha mesmo, mas se puderem colocar de PU seria melhor + Molas de opala cortadas em 10 espirais na frente (devido ao peso do motor) e atrás 8 espirais. O pai do pedro colocou molas usadas eu coloquei molas novas, mas depois ví que com elas usadas fica melhor pq estão mais macias. E para amortecedores, dianteiro do GV (fica show de bola) e traseiro coloquei um Nakata para o Jimny, mas é um modelo reforçado com regulagem de altura.
Assim que fiz a adaptação o curso do amortecedor traseiro ficou muito curto, voltei lá e o mecânico descobriu a regulagem de altura do amortecedor e agora ele já tem curso, mas ainda não estou 100% com eles, Mês que vem vou colocar o amortecedor da Kombi Cliper na traseira (que é o mais recomendado pela maioria).
Depois disso tudo os pneus BF 235 / 75 - R15 pararam de raspar, mas não sei se é o suficiente para um pneu 31 / 10.... Eu acho que usando um jogo de rodas com offset bastante negativo caiba com essa altura do meu jimny, não testei, mas se conseguir um jogo de pneus 31 por aqui faço o teste e coloco aqui no forum.
Para quem roda pouco ou usa o jipe somente em trilha usar pneus 31 é tranquilo, mas no meu caso, que rodo mais de 1500km por mês o pneu 235 já está me dando um consumo imoral 8km/l na estrada!!! :shock: Imagine um 31/ 10........Outra coisa, a redução, até nos samurais com pneus 31 tem gente colocando o kit X-Crawler pra corrigir a relação de transmissao.
O que eu acho que falta nessa adaptação, um pequeno limitador para quando vc esterça a viatura, evitando que o pneu raspe, ou então usar rodas com offset mais externo.
O que tem ainda a fazer.
-Trocar meu jogo de rodas por outro com offset mais pra fora da caixa pra compensar um pouco a relativa perda de estabilidade com a nova altura;
-passar a rodar no alcool senão vou ter que andar de bicicleta;
-Snorkel OGZ
-Desenhar uma alternativa legal para o para-choque dianteiro de forma que caiba um guincho e não fique estranho;
O que não verifiquei mas tenho quase certeza que precise mudar ou realinhar as barras panhard, acho que o Fabil que entende mais no assunto possa tirar essa duvida....
Coloquei de novo as fotos dele pronto, pena que não pude tirar enquanto estavam fazendo a adaptação pois não estava na oficina.....estou trabalhando das 08h às 23h, inclusive sábado......:cry:
alvaro.jrc
23/11/2007, 21:41
Não sei se todo mundo já tem, mas encontrei o manual de serviço do Jimny em um site que colocaram aqui no Forum.
o Link é:
http://www.suzukiinfo.com/jimny/jimny-fsm.zip
No site tem os manuais de mais um bocado de suzuki.
http://www.suzukiinfo.com
alvaro.jrc
23/11/2007, 21:43
Sim, em Inglês.
Alexandre X
26/11/2007, 21:19
Outra coisa, respondendo a sua pergunta e já deixando alguma informação para o restante do pessoal que esteja interessado em levantar o Jimnny.
A receita foi seguir basicamente o que o companheiro "Pai do Pedro" me passou, com algumas pequenas diferenças mas deu certo.
O esquema é o seguinte calços de carroceria de 2", os meus foram de borracha mesmo, mas se puderem colocar de PU seria melhor + Molas de opala cortadas em 10 espirais na frente (devido ao peso do motor) e atrás 8 espirais. O pai do pedro colocou molas usadas eu coloquei molas novas, mas depois ví que com elas usadas fica melhor pq estão mais macias. E para amortecedores, dianteiro do GV (fica show de bola) e traseiro coloquei um Nakata para o Jimny, mas é um modelo reforçado com regulagem de altura.
Assim que fiz a adaptação o curso do amortecedor traseiro ficou muito curto, voltei lá e o mecânico descobriu a regulagem de altura do amortecedor e agora ele já tem curso, mas ainda não estou 100% com eles, Mês que vem vou colocar o amortecedor da Kombi Cliper na traseira (que é o mais recomendado pela maioria).
Depois disso tudo os pneus BF 235 / 75 - R15 pararam de raspar, mas não sei se é o suficiente para um pneu 31 / 10.... Eu acho que usando um jogo de rodas com offset bastante negativo caiba com essa altura do meu jimny, não testei, mas se conseguir um jogo de pneus 31 por aqui faço o teste e coloco aqui no forum.
Para quem roda pouco ou usa o jipe somente em trilha usar pneus 31 é tranquilo, mas no meu caso, que rodo mais de 1500km por mês o pneu 235 já está me dando um consumo imoral 8km/l na estrada!!! :shock: Imagine um 31/ 10........Outra coisa, a redução, até nos samurais com pneus 31 tem gente colocando o kit X-Crawler pra corrigir a relação de transmissao.
O que eu acho que falta nessa adaptação, um pequeno limitador para quando vc esterça a viatura, evitando que o pneu raspe, ou então usar rodas com offset mais externo.
O que tem ainda a fazer.
-Trocar meu jogo de rodas por outro com offset mais pra fora da caixa pra compensar um pouco a relativa perda de estabilidade com a nova altura;
-passar a rodar no alcool senão vou ter que andar de bicicleta;
-Snorkel OGZ
-Desenhar uma alternativa legal para o para-choque dianteiro de forma que caiba um guincho e não fique estranho;
O que não verifiquei mas tenho quase certeza que precise mudar ou realinhar as barras panhard, acho que o Fabil que entende mais no assunto possa tirar essa duvida....
Coloquei de novo as fotos dele pronto, pena que não pude tirar enquanto estavam fazendo a adaptação pois não estava na oficina.....estou trabalhando das 08h às 23h, inclusive sábado......:cry:
Em breve os Jimnys poderão rodar com pneus 31" sem esse consumo imoral com a X Crawler for Jimny
alvaro.jrc
26/11/2007, 22:24
Em breve os Jimnys poderão rodar com pneus 31" sem esse consumo imoral com a X Crawler for Jimny
Eu sabia que vc estava desenvolvendo o X Crawler pro samuca helicoidal, ele serve no jimny ou vc tb está desenvolvendo um específico pro Jimny????
Independente da resposta, pode botar meu nome na lista de espera viu Alexandre!! :dance: Afinal de contas décimo terceiro só serve pra duas coisas, nos dar mais alegrias ou diminuir as tristezas:lol:!!
[]s!!!!
Alexandre X
26/11/2007, 23:22
Eu sabia que vc estava desenvolvendo o X Crawler pro samuca helicoidal, ele serve no jimny ou vc tb está desenvolvendo um específico pro Jimny????
Independente da resposta, pode botar meu nome na lista de espera viu Alexandre!! :dance: Afinal de contas décimo terceiro só serve pra duas coisas, nos dar mais alegrias ou diminuir as tristezas:lol:!!
[]s!!!!
O Kit está sendo desenvolvido a partir de uma tcase de Jimny e de sua respectiva corrente.
Especialistas em Suzuki juram de pé junto que a caixa do Jimny é identica ao Samurai Helicoidal, eu não coloco minha mão no fogo até fazer o teste definitivo, então primeiramente essa X Crawler é para o glorioso JIMNY.
Vou fazer um lista informal para que os interessados coloquem seu nome.
Colocar o nome na lista não significa nenhum compromisso de compra, apenas o registro de interesse em adquiri-la.
A expectativa é ter o Kit pronto ao mercado em março de 2008 a um custo inferior a R$1000,00
Não há pedido mínimo, nem é necessário o envio de qualquer quantia de sinal.
O pedido já foi feito.
Então encabeçando a lista tempos:
1) alvaro.jrc
2)
X Crawler - Gears for fun! :mrgreen:
alvaro.jrc
27/11/2007, 01:13
O Kit está sendo desenvolvido a partir de uma tcase de Jimny e de sua respectiva corrente.
Especialistas em Suzuki juram de pé junto que a caixa do Jimny é identica ao Samurai Helicoidal, eu não coloco minha mão no fogo até fazer o teste definitivo, então primeiramente essa X Crawler é para o glorioso JIMNY.
Vou fazer um lista informal para que os interessados coloquem seu nome.
Colocar o nome na lista não significa nenhum compromisso de compra, apenas o registro de interesse em adquiri-la.
A expectativa é ter o Kit pronto ao mercado em março de 2008 a um custo inferior a R$1000,00
Não há pedido mínimo, nem é necessário o envio de qualquer quantia de sinal.
O pedido já foi feito.
Então encabeçando a lista tempos:
1) alvaro.jrc
2)
X Crawler - Gears for fun! :mrgreen:
Inferior a R$ 1000,00 :pensativo:....
Bota meu nome em negrito aí rapá!
1) alvaro.jrc
2)
[]s!!!
ô X... a tcase é igual sim , a unica diferenca é na parte de acionamento das alavancas, que no jimny nao tem neutro... de resto as engrenagens sao iguais..
ô Alvaro... vc levantou a suspensao em 2" ??? nao teve problemas com shimmy nao???
p/ quem quer levantar o jimny e precisar dos links dianteiros sob medida p/ a correcao do caster, eu fabrico..heheheh
T}+
alvaro.jrc
27/11/2007, 10:16
ô X... a tcase é igual sim , a unica diferenca é na parte de acionamento das alavancas, que no jimny nao tem neutro... de resto as engrenagens sao iguais..
ô Alvaro... vc levantou a suspensao em 2" ??? nao teve problemas com shimmy nao???
p/ quem quer levantar o jimny e precisar dos links dianteiros sob medida p/ a correcao do caster, eu fabrico..heheheh
T}+
Shimmy não, rodo a 90km/h sem problemas, mas a direção ficou muito leve, como já havia acontecido com algumas pessoas que levantaram a suspensão. Quanto aos links pra correção do caster eu to sabendo que preciso mudar, mas o problema é que ele é sobre medida e como peste que eu vou levar um calango 4x4 daqui de Alagoas pra comer pão de queijo aí em minas????
Tem alguma trena via skype ou msn??? :mrgreen:
Pensei tb em colocar um amortecedor de direção, que em alguns casos mascara o Shimmy, mas o meu não tá com Shimmy mesmo....Era só pra deixar o carro mais seguro pra dirigir.
[]s!!!
Alexandre X
27/11/2007, 10:55
Viu so? Os entendidos em Suzuki dizem que as tcases sao iguais. Entao eu acredito neles :mrgreen:
Alfredo Stavale
27/11/2007, 11:07
eu tambem tenho interesse. mas não posso te dar cetreza agora porque eu ainda vou modificar meu carro e com certeza será necessário. era pra ter levado ao mecanico hoje, mas o trabalho me consome!:shock:
sabe quanto é essa redução? digo, em percentual.
uma duvida pessoal. teve gente que levantou o carro com molas e depois ainda colocou calço nas molas. porque cortou os elos entãopra depois colocar calços?
Pai do Pedro
27/11/2007, 11:14
uma duvida pessoal. teve gente que levantou o carro com molas e depois ainda colocou calço nas molas. porque cortou os elos entãopra depois colocar calços?
No meu caso coloquei as molas de opala com alguns elos cortados mas não coloquei calços.
Tb tenho interesse no kit de suspensão.
Abs.
mas quem disse que vc precisa traser o carro aqui? me fala ao certo quantas polegadas vc levantou o carro que eu faco o resto aqui... p/ ficar mais preciso ainda, leva seu jimny numa oficina com maquina de alinhar e peca apenas p/ o cara te informar em quantos graus esta o caster agora..
Alexandre X
27/11/2007, 12:22
A reducao sera de 24%
A relacao High passara de 1.32:1 para 1.63:1
A relacao Low passara de 2.123:1 para 2.65:1
alvaro.jrc
27/11/2007, 13:21
eu tambem tenho interesse. mas não posso te dar cetreza agora porque eu ainda vou modificar meu carro e com certeza será necessário. era pra ter levado ao mecanico hoje, mas o trabalho me consome!:shock:
sabe quanto é essa redução? digo, em percentual.
Eu coloquei calço de carroceria (body lift). Cortei por dois motivos:
1-3,5" somente na suspensão o carro ficaria muito instável.
2-O calço de carroceria já tinha colocado antes das molas, era muito trabalho colocar os calços originais pra poder colocar as molas do opala sem cortar.
Neste caso a ordem dos fatores alterou o produto...:mrgreen:
Alfredo Stavale
27/11/2007, 16:08
etA! pensei que era calço na mola.
colocou o calço de na carroceria de quantas polegadas? acho estranho porque o parachoque é preso no chassi e levantando a carroceria deveria ficar um vão entre o parachoque e a lataria. o não? me explica melhor esse pagode ai, porque sou burro pra dedeu pelo jeito.
você levantou levantou com a mola ?
você levantou com o calço de carroceria?
pra "mim" entender, tem que ser tudo bem explicadinho!:parede::parede:
hahaha
grande abraço!
alvaro.jrc
27/11/2007, 16:39
etA! pensei que era calço na mola.
colocou o calço de na carroceria de quantas polegadas? acho estranho porque o parachoque é preso no chassi e levantando a carroceria deveria ficar um vão entre o parachoque e a lataria. o não? me explica melhor esse pagode ai, porque sou burro pra dedeu pelo jeito.
você levantou levantou com a mola ?
você levantou com o calço de carroceria?
pra "mim" entender, tem que ser tudo bem explicadinho!:parede::parede:
hahaha
grande abraço!
Alfredo, Não se preocupe q vc com certeza não é mais leigo do que eu....Apesar de ser "apaixonado por carro como todo brasileiro" eu ainda consigo ser enrolado nas oficinas da vida....
O calço de carroceria foi de 1,5" (eu tava pensando q fosse de 2,5", mas confirmei com o meca).
E pra levantar o carro mesmo q foi mais complicado pq aí troquei molas e amortecedores, aproveitei q ja tava tudo ruim mesmo....
As molas são de opala [cortadas em 10 espirais na frente (devido ao peso do motor) e atrás 8 espirais], amortecedor dianteiro de GV e traseiro foi um Nakata que até hoje espero a especificação do mecânico, mas a galera ta colocando o da Kombi cliper atras e parece q fica bom. Eu recomendo testar o do GV atrás tb, segundo o gota do mecanico tb serve.
Quanto ao para-choque não vi diferença não.....
Precisa corrigir o caster tb, mas aí é com o Fabil, conversa com ele e chora um bocado!! :mrgreen:
Acho q é isso aí, boa sorte aí nas reinações!! :mrgreen:
[]s!!!!
Pai do Pedro
27/11/2007, 16:57
a galera ta colocando o da Kombi cliper atras e parece q fica bom. Eu recomendo testar o do GV atrás tb, segundo o gota do mecanico tb serve.
[]s!!!!
O da kombi clipper ficou extremamente duro no meu carro. Não sabia do amortecedor traseiro do GV. No meu carro tenho da pajero IO atras mas tb tá duro. Vou mandar diminuir a carga assim que puder.
Abs.
Alfredo Stavale
27/11/2007, 17:21
meu carro nao tem amortecedor. tá com 80mil km e ainda é o original. levei numa loja muquirana perto de casa e o cara ainda disse que testou e estava bom.... está terrivel fazer curva com ondulação na pista... se estiver chovendo então, eu viro passageiro até a 20 km/h.
Este Amortecedor do Gv tem preço acessivel? ou remanufaturado?
ô Pai do Pedro... me explica uma coisa... como é que vc "diminui" a carga de um amortecedor?
e outro detalhe... em samurais o amortecedor dianteiro de kombi fica muito bom quando instalado na traseira, como o jimny tem praticamente o mesmo peso de um samurai, nao estou entendendo como esse amortecedor pode ter ficado "duro" demais como relatam..
sei lá... mas amortecedor de GV deve ser no minimo uns 300,00, enquanto o de kombi no muito uns 150,00 o par, estou certo?
outro detalhe.. para o povo que esta usando mola TRASEIRA de opala na DIANTEIRA de Jimny, poderiam fazer uma medicao p/ mim? vejam o comprimento da mola, SEM CARGA ( ou seja, mola solta na mao), meca agora o comprimento da mola COM CARGA em ordem de marcha ( montada no carro e em piso plano) e me falem quantos centimetros ela arriou e qual o espaco entre os elos antes e depois de montada no carro..
pq pergunto isso??? por experiencia propria, digo que molas TRASEIRAS de automoveis geralmente nao funcionam bem na frente com o peso do motor.. salvo raras excessoes..
T+
Pai do Pedro
28/11/2007, 10:52
ô Pai do Pedro... me explica uma coisa... como é que vc "diminui" a carga de um amortecedor?
e outro detalhe... em samurais o amortecedor dianteiro de kombi fica muito bom quando instalado na traseira, como o jimny tem praticamente o mesmo peso de um samurai, nao estou entendendo como esse amortecedor pode ter ficado "duro" demais como relatam..
sei lá... mas amortecedor de GV deve ser no minimo uns 300,00, enquanto o de kombi no muito uns 150,00 o par, estou certo?
outro detalhe.. para o povo que esta usando mola TRASEIRA de opala na DIANTEIRA de Jimny, poderiam fazer uma medicao p/ mim? vejam o comprimento da mola, SEM CARGA ( ou seja, mola solta na mao), meca agora o comprimento da mola COM CARGA em ordem de marcha ( montada no carro e em piso plano) e me falem quantos centimetros ela arriou e qual o espaco entre os elos antes e depois de montada no carro..
pq pergunto isso??? por experiencia propria, digo que molas TRASEIRAS de automoveis geralmente nao funcionam bem na frente com o peso do motor.. salvo raras excessoes..
T+
E aí Fabil, beleza?
pois é meu velho, ainda não diminuí a carga mas irei fazer assim que puder.
Vale lembrar que depois que fiz a gambi coloquei amortecedores remanufaturados, ou seja, em torno de 60 o par. Para diminuir a carga vou voltar na loja dos amortecedores, o cara responsável pela recuperação de amortecedores vai calcular a carga certa para o peso do meu carro e refazer os amortecedores traseiros (que já são remanufaturados). Com relação aos amortecedores da kombi, o problema é que as indicações falavam em colocar os amortecedores traseiros da kombi clipper ( que são para aguentar peso etc). esses ficaram muito duros mas não havia pensado em adaptar os amortecedores dianteiros. Com relação às molas, posso fazer as medições mas no momento não estou em Fortaleza e só volto pra casa fim de dezembro. Basicamente o que o mecânico fez foi pegar 4 molas usadas de opala (inicialmente com 12 espirais) cortou 2 espirais para a dianteira e 4 para a traseia.
Abs.
Pai do Pedro,
Estes caras dos amortecedores tem este maquinário para medir com precisão estes amortecedores remanufaturados ? :shock: Na minha opinião acho muito dificil a recuperação de um amortecedor por ser uma peça lacrada de fabrica.:pensativo:
Pai do Pedro
28/11/2007, 12:01
Pai do Pedro,
Estes caras dos amortecedores tem este maquinário para medir com precisão estes amortecedores remanufaturados ? :shock: Na minha opinião acho muito dificil a recuperação de um amortecedor por ser uma peça lacrada de fabrica.:pensativo:
Fernando, se eles tem o maquinário correto eu não sei, mas pra vc ter uma idéia eu não queria determinados amortecedores a gás e eles refizeram em um dia e transformaram eles em hidráulicos.
Segundo eles, refazem com a "carga" determinada pelos fabricantes dos carros e dão garantia de 3 meses. Como o jimny é um carro "incomum" vou levá-lo lá pro cara estimar a carga mais correta. Mas o que me levou a utilizá-los foi o baixo preço mesmo, uma vez que estou fazendo por tentativa e erro.
Abs.
alvaro.jrc
28/11/2007, 12:41
Rapaz, o negócio aqui está em tempo real, tá parecendo msn!!!:mrgreen:
Quanto aos amortecedores traseiros, vou terminar testa essa bobonica dessa da kombi, não estou muito satisfeito com esse Nakata....
Sim galera, esqueci de comentar sobre a peste do kit flex, os conectores vinham em dois padrões, ou bosch ou delphi (celta, etc), então comprei o bosch e não é que a conexão do jimny não bate!!
O eletricista disse que poderia fazer uma gambiar.... digo adaptação no conector, mas preferi não fazer pq o aparelho foi R$ 130,00 e uma injeção eletronica nova não deve sair barato....
Vou trocar o cabo da bobina q ta meio ruim pra ver se o consumo diminui....
Se não diminuir vou apelar praquelas cápsulas FFI, mandinga, reza braba, benzedeira.... Uma hora esse carro vai ter que consumir menos:parede:.
[]s!!!!
pai do Pedro...
o correto sao amortecedores DIANTEIROS de kombi na traseira do Jimny... se vc usou os traseiros de kombi, por isso ficaram duros...
e esse lance de "acertar a carga" dos amortecedores é PAPO FURADO... essas "remanufaturadoras" nem tem a minima condicao de possuir os carissimos equipamentos de calibragem de uma fabrica de amortecedor.. é tudo na base do chute mesmo..
"transformar " amortecedor a GAS em hidraulico??? TODO AMORTECEDOR é HIDRAULICO, pois é justamente o oleo que passando atraves de misnusculas valvulas que faz o servico de amortecer, no caso dos amortecedores a GAS , o gas serve para auxiliar o amortecimento e diminuir a temperatura interna.. obvio que a reformadora NAO tem equipamentos p/ injetar e calibrar o gás no amortecedor... dai o papo de "transformar o amortecedor a gás em hidraulico" ,,,, quando na verdade estao ESTRAGANDO o amortecedor...
na boa... vc esta sendo engando.. abre o olho ae..
T+
Pai do Pedro
28/11/2007, 13:44
pai do Pedro...
o correto sao amortecedores DIANTEIROS de kombi na traseira do Jimny... se vc usou os traseiros de kombi, por isso ficaram duros...
e esse lance de "acertar a carga" dos amortecedores é PAPO FURADO... essas "remanufaturadoras" nem tem a minima condicao de possuir os carissimos equipamentos de calibragem de uma fabrica de amortecedor.. é tudo na base do chute mesmo..
"transformar " amortecedor a GAS em hidraulico??? TODO AMORTECEDOR é HIDRAULICO, pois é justamente o oleo que passando atraves de misnusculas valvulas que faz o servico de amortecer, no caso dos amortecedores a GAS , o gas serve para auxiliar o amortecimento e diminuir a temperatura interna.. obvio que a reformadora NAO tem equipamentos p/ injetar e calibrar o gás no amortecedor... dai o papo de "transformar o amortecedor a gás em hidraulico" ,,,, quando na verdade estao ESTRAGANDO o amortecedor...
na boa... vc esta sendo engando.. abre o olho ae..
T+
Pois é, na verdade me sujeitei a isso porque não tenho como testar amortecedores novos e depois descartá-los. Sei que a carga não fica exatamente como deveria ser mas esses amortecedores, por exemplo, eram mais duros e já diminuíram um pouco a carga. Vou levar lá pra tentar diminuir ainda mais e gastarei 30 em cada um. De qualquer forma vou procurar os amortecedores dianteiros da kombi (remanufaturados) e ver se terão curso e se são mais macios. Se der certo compro novos.
Abs.
Eu não acredito em amortecedores remanufaturados, penso que numa loja de fundo de quintal é impossivel a recuperação com um minimo de qualidade e confiabilidade.
Supercharger
29/11/2007, 10:32
o cara responsável pela recuperação de amortecedores vai calcular a carga certa para o peso do meu carro
Esse pedreiro não deve saber nem as 4 operações básicas...
alvaro.jrc
29/11/2007, 16:46
É sinto que achei um dos motivos da bebedeira do Jimny, olha como tava o cabo da bobina do Jimny. Só estranhei o valor dos dois R$ 400,00 :shock:!! É isso mesmo ou eu que sou muito idiota????:cry:
Alfredo Stavale
29/11/2007, 17:32
nossa! eu to ganhando muito pouco!
alvaro.jrc
29/11/2007, 19:05
nossa! eu to ganhando muito pouco!
Estamos!!! Pq esses R$ 400,00 foram dividos em 6x no pobre coitado e sofrido do meu cartaozim.......:parede:
Caro Álvaro,
Se tivesse comprado o meu com 23.000km rodados=okm, não estaria sofrendo tanto, agora já era troquei em um automóvel (FIPE R$ 22.500,00) + R$ 16.000,00, e o comprador está super feliz.
Um abração.
alvaro.jrc
29/11/2007, 22:41
Caro Álvaro,
Se tivesse comprado o meu com 23.000km rodados=okm, não estaria sofrendo tanto, agora já era troquei em um automóvel (FIPE R$ 22.500,00) + R$ 16.000,00, e o comprador está super feliz.
Um abração.
Realmente é uma pena eu não ter a grana que teu Jimny valia, como eu ter essas LATINHA$$$ todas.....Ser liso é uma "*$@#&@¨$$#"!! :mrgreen:
Não sei se lhe parabenizo pela venda ou dou meus pesames pq se desfazer de um carro tão novo assim deve dar uma dor no coração viu!!
Mas o meu tb tá ficando novinho.... Só falta tempo$$$$$$$$!!:mrgreen:
Abração seu Antônio!!!
alvaro.jrc
01/12/2007, 13:57
Galera do Jimny,
Alguém já pesquisou preços do Kit de suspensão Procomp para o jimny???
Tem um Forum Tuga, que tem o Club Jimny onde uma boa quantidade de usuários já usou e aprovam. Considerando que a Procomp está começando a fabricar algumas peças no Brasil pode ser uma ótima pra nós pobres Suzukeiros abandonados.
Link do forum.
http://euroafiliados.com/clubjimny/index.php?PHPSESSID=3af5ef30e054a51bcf31fb582dcdef d1&topic=285.0
[]s!!!
alvaro.jrc
01/12/2007, 15:30
Mais uma pesquisada no Forum Portuga e encontei uma peça e gostaria de um help dos experts, ela poderia (poderia, não sei se sim....) resolver o problema do caster dos Jimnys Empoleirados ou é apenas para reforçar o encaixe????
http://img204.imageshack.us/img204/2497/0063nk6.jpg
http://img518.imageshack.us/img518/4094/0056kk9.jpg
http://img117.imageshack.us/img117/1091/0055vl4.jpg
Achei este site muito interessante, tem muitos Kits para Jimmy, deem uma olhada !!
http://www.suzuki4x4products.com
Abrs
Alfredo Stavale
01/12/2007, 16:17
muito caro para muito pouco. fazer kit de 2" e nada é a mesma coisa.
não sei onde estão com a cabeça de fazer um kit desses. como se com 2" o jimny ficasse muito melhor e/ou teria uma gama de pneus mais diversificada.
queria fazer um pergunta aqui pro pessoal que tem jimny.
Alguem tem um jimny e usa como jipe ou pelo menos tem essa pretenção de usa-lo em breve?
Joao Paulo
01/12/2007, 19:58
Alfredo,
tenho um Jimny desde o final de 2002, logo que comprei botei uns parachoques de metal, protecoes na cx de transferencia, um guincho warn 4.500 e pneus lameiros - no inicio os BSG 195/80 e depois os BF Mud 215/75/15.
Fiz varios passeios e trilhas - usei como jipe e fiquei satisfeito, acompanhando muitas vezes vitaras preparados, willys e defenders.
Atolei muitas vezes (nao levantei o carro e o 215/75 aumenta só uns 2 cm), mas sempre cheguei no final das trilhas e voltei para casa numa boa.
Apesar de 16v (pouco torque em baixa), o jipinho é muito valente e confortavel. Precisa de mais preparo se vc só vai ficar fazendo trilha - mas aí vale mais a pena comprar um willys.
Abraço,
Joao Paulo
Jimny "Formiguinha"
alvaro.jrc
01/12/2007, 20:10
muito caro para muito pouco. fazer kit de 2" e nada é a mesma coisa.
não sei onde estão com a cabeça de fazer um kit desses. como se com 2" o jimny ficasse muito melhor e/ou teria uma gama de pneus mais diversificada.
queria fazer um pergunta aqui pro pessoal que tem jimny.
Alguem tem um jimny e usa como jipe ou pelo menos tem essa pretenção de usa-lo em breve?
Alfredo, pelo q pesquisei sobre esses kits Procomp, eles têm opção de até 12,5cm, o que já é uma diferença MUITO grande!!
AMORTECEDORES PARA JIMNY NO BRASIL!!:
http://www.stopimport.com.br/advanced_search_result.php?keywords=jimny&x=7&y=9
Publique a foto do seu Jimny neste site ... (traduzido)
http://br.babelfish.yahoo.com/translate_url?doit=done&tt=url&intl=1&fr=slv&lp=xx_pt&trurl=http%3a%2f%2fwww.suzuki-samurai.nl%2fjimny%2fandere-jimnys%2fandere-jimnys-eng.html
Vejam a performance do Jimny (original) neste site (ícone jimny off-road performance) (escolha entre chapter01 a 06)
http://www.suzuki.co.jp/jimny/index.html
Video Drive action 4x4 jimny
http://www.suzuki.co.jp/snowdrive/index.html
A historia da Suzuki 4WD
http://www.suzuki.co.jp/4wd_history/index.html
Pai do Pedro
02/12/2007, 14:32
Alfredo,
tenho um Jimny desde o final de 2002, logo que comprei botei uns parachoques de metal, protecoes na cx de transferencia, um guincho warn 4.500 e pneus lameiros - no inicio os BSG 195/80 e depois os BF Mud 215/75/15.
Fiz varios passeios e trilhas - usei como jipe e fiquei satisfeito, acompanhando muitas vezes vitaras preparados, willys e defenders.
Atolei muitas vezes (nao levantei o carro e o 215/75 aumenta só uns 2 cm), mas sempre cheguei no final das trilhas e voltei para casa numa boa.
Apesar de 16v (pouco torque em baixa), o jipinho é muito valente e confortavel. Precisa de mais preparo se vc só vai ficar fazendo trilha - mas aí vale mais a pena comprar um willys.
Abraço,
Joao Paulo
Jimny "Formiguinha"
Oi João Paulo,
Queria saber onde vc conseguiu os parachoques de metal e os protetores?
Outra coisa, os parachoques traseiros continuaram originais? Fica estranho?
e a última? Saiu por quanto?
Abs.
http://suzuki88.mforos.com/
http://www.clubjimny.tk/
http://www.suzukiclub4x4.com.ar/index.php
Alfredo Stavale
04/12/2007, 10:17
Oi João Paulo,
Queria saber onde vc conseguiu os parachoques de metal e os protetores?
Outra coisa, os parachoques traseiros continuaram originais? Fica estranho?
e a última? Saiu por quanto?
Abs.
olha só, eu vou fazer os parachoques estribos e proteçõs pro meu carro. se você não tiver quem faça, espere um pouco que vocÊ pode gostar do que eu farei e copiar. Vou fazer com um cliente meu aqui do trabalho. ele já fez o parachoque dianteiro com suporte para guincho , parachoque trazeiro, estribo, proteços de carter e cx de tranferencia e protero de tanque do suzuki samurai do meu irmão. Eu ainda não vi porque meu irmão ainda não levou lá pra instalar. mas ele esteve aqui ontem pra ver alguns documentos da empresa dele e aproveitei pra mostrar algumas fotos pra ele e ele me disse que faz com facilidade do jeito que eu quero.
Eu só não comecei a fazer com ele porque quero ver o acabamento que ele vai fazer, tratamento do metal e claro, estética. se eu gostar, começo imediatamente.
vo mandar umas fotos em anexo do que eu quero fazer. se tiver algo tb pra me ajudar mande fotos. eu peguei a foto de um carro pra ser base pro meu , vou fazer as alterações parecidas com esse. segue em anexo.
olha só, eu vou fazer os parachoques estribos e proteçõs pro meu carro. se você não tiver quem faça, espere um pouco que vocÊ pode gostar do que eu farei e copiar. Vou fazer com um cliente meu aqui do trabalho. ele já fez o parachoque dianteiro com suporte para guincho , parachoque trazeiro, estribo, proteços de carter e cx de tranferencia e protero de tanque do suzuki samurai do meu irmão. Eu ainda não vi porque meu irmão ainda não levou lá pra instalar. mas ele esteve aqui ontem pra ver alguns documentos da empresa dele e aproveitei pra mostrar algumas fotos pra ele e ele me disse que faz com facilidade do jeito que eu quero.
Eu só não comecei a fazer com ele porque quero ver o acabamento que ele vai fazer, tratamento do metal e claro, estética. se eu gostar, começo imediatamente.
vo mandar umas fotos em anexo do que eu quero fazer. se tiver algo tb pra me ajudar mande fotos. eu peguei a foto de um carro pra ser base pro meu , vou fazer as alterações parecidas com esse. segue em anexo.
Alfredo,
Vi umas pára-choques para jimny neste site.. segue como ajuda.
Abraços
http://www.todoterreno.net/prod_suzuki.htm
Pai do Pedro
04/12/2007, 11:09
Alfredo, como o Tmorais mostrou, no site todoterreno tem um parachoque com peito de aço que fica muito bonito no jimny. só resta saber quanto ficaria...
Vou aguardar seu orçamento pra ver qual ficaria melhor.
Abs.
Alfredo Stavale
04/12/2007, 11:18
Alfredo,
Vi umas pára-choques para jimny neste site.. segue como ajuda.
Abraços
http://www.todoterreno.net/prod_suzuki.htm
é legal esses acessorios, mas eu prefiro parachoque tubular pelo fato de ter menos soldas pois o tubo pode ser "amassado" na curvatura desejada, o modelo desses da todoterreno não tem a largura do carro. ou seja, não proteje as laterais do carro. o tubular é mais leve e resistente do que em chapas de aço.
Eu quero deixar o carro mais largo, porque vou colocar pneus 30" ou 31" então quero que os paachoque façam a curva e protejam a lateral alem do estribo um pouco mais largo pra num fuuto proximo fazer um alargador ligando as pontas dos estribos as "quinas" dos parachoques.
é uma ideia de maluco, mas eu espero que dê certo.
mas legal a sua iniciativa TMorais. obrigado pela ajuda e se estiver "fuçando" a net por ai e ver mais coisas, coloque aqui no forum pra ajudar quem quer fazer acessorios de boa estetica e qualidade.
Pessoal!!!! vamos aumentar as opções!
o parachoque da todo-terreno é muito bacana... eu ja vi aqui em BH e ficou legal no jimny,.,.
quanto ao estribo, esse tubular da foto que o Alfredo postou, só serve p/ tirar vao livre e amassar a cx de ar do mesmo jeito...
estribo bom é como esse que eu fabrico.. protege toda a cx de ar e nao tira vao-livre, mas é para Samurai, p/ jimny eu precisaria de um emprestado p/ tirar medidas...
http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?t=22195&page=9
Alfredo.. de onde vc tirou essa de que tubular é mais resistente que perfilado?? isso nao é regra... tudo depende da espessura do tubo, do perfilado etc...
alvaro.jrc
04/12/2007, 11:56
Ainda não vi um para-choque que ficasse legal no Jimny, esse do site é um dos menos feios que já vi, mas mesmo assim não colocaria no meu Jimny.
Já vi alguns em Samurais que ficaram show de bola, até mais legal do q o original, mas pro Jimny ainda não achei nenhum que combinasse com os para-lamas e farois. Esses dias eu tô topado de coisas pra fazer, mas lá pra janeiro vou bolar um no Cad pra ver se fica bom.
[]s!!!
Pessoal!!!! vamos aumentar as opções!
Alfredo,
Este site estava publicado na pág.05 deste tópico. Dê uma olhada. Inclusive ele é bem detalhado sobre a opção de montagem. Só achei a entrada de ar frontal um pouco comprometida..
http://www.afn.pt/v2/produtos_lista.php?modelo_id=111#
Abraços,
Alfredo Stavale
04/12/2007, 12:28
autocad só conheço de nome!
não entendo nada disso.
Faça isso e bota pra jogo!
hehehe
se alguem descolar um projeto em cad já pronto do parachoque que agrada, se quiserem me mandar eu faco o orcamento do corte lazer ( acabamento impecavel!!) e montagem, soldas e pintura eletrostatica ou comum..
Fotos para ideias:
http://suzuki88.mforos.com/407023/2155247-los-suzuki-jimny-de-este-foro/
bom.. a questao é:
parachoques tubulares sao mais baratos de fazer, porem em 99% dos casos a estica fica horrivel
parachoques perfilados, QUANTO MAIS DOBRAS e SOLDAS tiver mais caro ficará.. portanto se quiserem um parachoque cheio de curvinhas, relevos, reentrancias acompanhando cada linha do design da lataria do carro , podem preparar o bolso p/ mais de 4 digitos no parachoque...
Supercharger
04/12/2007, 14:45
podem preparar o bolso p/ mais de 4 digitos no parachoque...
Mais de 4 digitos compra o Jimny, kakaka!
[]´s
Gustavo.
Este tubular é uma solução simples e não é das mais feias. E sai bem mais em conta que os 4 digitos né Fabil ?
Na traseira um tubo reto e na dianteira o protetor do motor acompanha a linha do tubo do parachoque.
Alexandre X
04/12/2007, 16:14
Pelo menos o Kit de Redução para Jimny custará menos de 4 digítos para o pessoal poder investir mais no parachoque :mrgreen:
alvaro.jrc
04/12/2007, 16:29
Mais didático impossível....
http://www.afn.pt/esquema_produtos/suzuki/Jimny%201.3%20Gasolina/Esquema%20de%20Montagem%20do%20Para-Choques%20com%20Base%20de%20Guinho%20(%20Tipo%20wa rn%209000%20).pdf
Já diz até como montar.
[]s
alvaro.jrc
04/12/2007, 16:31
Fotos para ideias:
http://suzuki88.mforos.com/407023/2155247-los-suzuki-jimny-de-este-foro/
Tem fotos do Jimny do Baeta nessa Página.
Alfredo Stavale
04/12/2007, 17:11
deve ser complicado limpar o guincho, realinhar o cabo e dar um chute nele quando parar de funcionar.....
Tem fotos do Jimny do Baeta nessa Página.
Este carioca é um viciado em Foruns !!:lol::lol:
esse parachoque do esquema ae é muito bonito, bacana mesmo, mas fazer um igual a esse aqui, pode preparar mais de 4 digitos...
alguem sabe quanto tá custando o da todo-terreno ?
T+
Pai do Pedro
04/12/2007, 17:31
Este carioca é um viciado em Foruns !!:lol::lol:
outro dia caí sem querer num site onde os usuários davam notas e avaliavam seus carros de passeio e vi que tinha um comentário sobre o jimny. Fui lá ver e adivinhem de quem era o comentário?
aahhh ô morcego, eu particularmente detesto parachoque tubular, acho feio p/ kraio quando usado em jipes de design quadrado e linhas retas ( suzukada, pajeros, etc..).. tubular é coisa p/ gaiola heheeh ou willys e olhe lá...heheheh
aahhh ô morcego, eu particularmente detesto parachoque tubular, acho feio p/ kraio quando usado em jipes de design quadrado e linhas retas ( suzukada, pajeros, etc..).. tubular é coisa p/ gaiola heheeh ou willys e olhe lá...heheheh
Não seja Speedporco e implicante !!!:mrgreen::mrgreen:
outro dia caí sem querer num site onde os usuários davam notas e avaliavam seus carros de passeio e vi que tinha um comentário sobre o jimny. Fui lá ver e adivinhem de quem era o comentário?
Pai do Pedro,
É assim mesmo, ja topei com ele em sites no Brasil, em Portugal, agora este na Espanha, se procurar ele está em vários no resto do mundo !! ÔÔ carioca fominha !!!:mrgreen::mrgreen::mrgreen:
Daqui a pouco ele entra aqui falando que estou implicando com ele !!! Hehe !!!
alvaro.jrc
04/12/2007, 19:31
Pai do Pedro,
É assim mesmo, ja topei com ele em sites no Brasil, em Portugal, agora este na Espanha, se procurar ele está em vários no resto do mundo !! ÔÔ carioca fominha !!!:mrgreen::mrgreen::mrgreen:
Todos os foruns sobre Jimny que eu já visitei o Baeta tava inscrito. Me diz uma coisa, ele é funcionário público???? Pq vai ter tempo pra acessar forum assim lá..........em Copacabana!!!! :twisted:
A orelha do John deve estar coçando....
[]s!!!!!
Todos os foruns sobre Jimny que eu já visitei o Baeta tava inscrito. Me diz uma coisa, ele é funcionário público???? Pq vai ter tempo pra acessar forum assim lá..........em Copacabana!!!! :twisted:
[]s!!!!!
Hihihi !!!
Tô falando com ele neste momento em outro Forum, e ele nega !!! Hehehe, cara de pau este carioca, mandei ele entrar aqui pra ver !!! :mrgreen::mrgreen:
Joao Baeta
04/12/2007, 19:44
:arrow:Estao me zoando né?
Eu nem entrei mais naquele forum Suzuki88....Pois escrevo mal!:mrgreen:
Fiquei sabendo agora que o Baeta tambem esta cadastrado nos Foruns dos E.U.A e da Argentina tambem !!:lol::mrgreen::lol::mrgreen:
Joao Baeta
04/12/2007, 19:49
Pai do Pedro,
:arrow:Opa!
Eu gosto de saber algo mais!!!!!!!!!!
Estou "mundi".... Estou em qq lugar até Japao:mrgreen:
[]s!!!!!
É la perto de Copacabana mesmo :lol::lol:, é no Leme !! KKKKKKKKK
Joao Baeta
04/12/2007, 19:51
[]s!!!!!
:arrow:Ô Alvaro,
Por acaso vc é do FBI brasileiro?
Vc fuxica tudo.........:mrgreen:
Joao Baeta
04/12/2007, 19:52
:arrow:Quem eu? Eu não!:mrgreen:
alvaro.jrc
04/12/2007, 21:45
:arrow:Ô Alvaro,
Por acaso vc é do FBI brasileiro?
Vc fuxica tudo.........:mrgreen:
Atirou no escuro mas acertou no pé João, além de Semi-Arquiteto, Lighting Designer em formação e aprendiz de jipeiro eu tb sou Escrivão de Polícia. :shock:
Sim faltou dizer que nos dias impares eu aproveito e durmo um pouco de noite. :mrgreen:
[]s!!!!!
Joao Baeta
04/12/2007, 21:48
Atirou no escuro mas acertou no pé João, além de Semi-Arquiteto, Lighting Designer em formação e aprendiz de jipeiro eu tb sou Escrivão de Polícia. :shock:
Sim faltou dizer que nos dias impares eu aproveito e durmo um pouco de noite. :mrgreen:
[]s!!!!!
:arrow: :lol: :lol: :lol: :lol:
Pelo menos o Kit de Redução para Jimny custará menos de 4 digítos para o pessoal poder investir mais no parachoque :mrgreen:
Alexandre,
Existe alguma possibilidade de ser desenvolvido o kit p/Tracker? Conta aí..
Abraços,
Joao Paulo
05/12/2007, 01:00
Pai do Pedro,
quanto aos meus parachoques e proteçoes, fiz com o Rodrigo Portugal (RC4x4.com.br) há 4 anos - já perdi a referencia de preço.
Ele não tinha moldes, fez sob medida. A estrutura é tubular e se apoia nas longarinas, ficou bem resistente. Não mexi na altura ou suspensão do carro.
Abraço,
Joao Paulo
Alfredo Stavale
06/12/2007, 14:10
qual roda de ferro mangels vocês gostam mais?
vou comprar amanha um jogo de rodas pra montar os pneus novo .Quero a opnião de vocês.
eu gosto da modular por ser mais discreto, o joão baeta falou que fica feio a branca... a cromada eu nao gosto, então ou branca ou cinza.
a daytona tb acho legal, mas nao vi nenhuma com furação jipe.
que tiver fotos de rodas posta aqui por favor. se for co pneu, melhor ainda. me ajuda a ver como fica.
abraços
eu uso daytona, na minhao opniao a mais bonita.. acho legal tb a orion ( furos redondos)..
a direcional e a modular sao feias p/ kraio!!
T+
Alfredo Stavale
06/12/2007, 14:52
tb acho!
eu tinha a daytona no troller e achava bonita, mas eu nunca vi em jipes com furação 139,7x5 aqui no rio de janeiro.
quanto custa ($$)ai na sua cidade as rodas de ferro da mangels?
a furacao do suzucada é a mesma de willys, rural, F1000.. aqui em BH se eu ainda conseguir mangels ( pq parara de fabricar a meses) deve ficar em torno de 200,00 cada NOVA na caixa... quer que eu procure p/ vc?
T+
Alfredo Stavale
06/12/2007, 17:01
achei aqui a r$176 a daytona branca , mas é 15x10. tem 15x7 triangular r$ 170. e 15x6 r$140.
15x6 serve pra pneu 30"? eu to comprando as rodas por causa do off set que é maior do que a original.
15x6 nao é idicada p/ pneus 30.. o ideal é 15x7 que vem de fabrica com o offset -12... a minha 15x7 mudei o offset p/ -25, dai nao raspa em nada na cx de rodas..
se nao me engano a 15x6 vem com offset 0, dai usando pneus 30 no jimny e sem lift nenhum, ACHO que vai pegar nos paralamas, só testando p/ ver
T+
Alfredo Stavale
07/12/2007, 02:02
poisé, nao sei o que faço!
Alexandre X
10/12/2007, 02:38
Pessoas, abri um tópico proprio para as reduções: http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?p=506377#post506377
alvaro.jrc
12/12/2007, 15:33
15x6 nao é idicada p/ pneus 30.. o ideal é 15x7 que vem de fabrica com o offset -12... a minha 15x7 mudei o offset p/ -25, dai nao raspa em nada na cx de rodas..
se nao me engano a 15x6 vem com offset 0, dai usando pneus 30 no jimny e sem lift nenhum, ACHO que vai pegar nos paralamas, só testando p/ ver
T+
O pneu 235 com rodas de offset 0 já raspam um bocado no para-lamas.
alvaro.jrc
14/12/2007, 15:58
Boas novas, depois de cabos de bobina (que pareciam de ouro pelo $$$$) o Jimny está de volta com um consumo razoável. Fui pra Recife e o danado fez 9,3km/l rodando estrada e cidade. Sem andar feito moça e com ar ligado.
Isso considerando que o Pneu original dele é 205/70R15 (26,30") e estou usando 235/75R15 (28,88") significa que o consumo está ainda melhor, pois usei como referência a Quilometragem do marcar aferido pro pneu original. Ou seja, seu consumo está na casa dos 10 a 10,5km/L
Resumindo....Nas minhas contas Recife ficou cerca de 25km mais perto de Maceió :mrgreen:.
[]s econômicos!!!
Alfredo Stavale
14/12/2007, 18:07
o meu faz 10km/l na cidade com ar. acho bem razoavel...
mais do que isso só carro popular.
http://www.suzukiclub4x4.com.ar/viewtopic.php?t=9111
lucguima
17/12/2007, 11:45
Olá, pessoal.
A homocinética esquerda do meu Jimny foi para o vinagre !
Existe alguma alternativa para os R$3.428,00 da peça (já com o eixo) ? Encontrei usada por R$ 1.150,00 . Mas ainda assim...
Por ora, estou rodando com ele em 4 X 2 .
Mas, como utilizo o carro para trabalhar em regiões inóspitas, a tração é imprescindível.
Qualquer dica é bem-vinda ! Valeu !
alvaro.jrc
17/12/2007, 12:20
Olá, pessoal.
Existe alguma alternativa para os R$3.428,00 da peça (já com o eixo) ? Encontrei usada por R$ 1.150,00 . Mas ainda assim...
Mas, como utilizo o carro para trabalhar em regiões inóspitas, a tração é imprescindível.
Em primeiro lugar, seja bem vindo Forum, se puder se apresentar pro pessoal do Jimny seria interessante...
Já tentou cotar na Japan ou na Suzucar, ou foi lá que lhe deram esse precinho???
www.japanautoparts.com.br/
[]s!
Preço está muito Bom!! Vale a pena!
http://www.jet.com.br/donatti4x4/categoria.asp?idcategoria=12067&Nivel=4014&categoria=Engate%20Traseiro&NumeroCategoria=10
ENGATE PARA REBOQUE MODELO EXPORTAÇÃO SUZUKI JIMMY - NEW TRACK promoção-4x4-suz
Produto sob encomenda
O prazo de entrega para este modelo é de 20 dias úteis.
Tipo Exportação.
Carga máxima de 800 kg.
Não fura o veículo.
Garantia contra defeitos de fabricação de...
R$ 185,40
Parcelado em até 4x sem juros ou
ganhe 10% desconto a vista com depósito bancário.
(clique aqui para mais informações)
leodinossauro
18/12/2007, 13:40
Álvaro, nessa brincadeira vc chegou a trocar vela ?
Pergunto isso porque venho pesquisando velas específicas para o Jimny e tenho aprendido umas coisas. A NGK tem vela a R$12,00 cada para o Jimny SOHC, ou seja, até 99/2000, específica para o motor G13BB.
Os Jimnys 2001 em diante, DOHC, parece que o motor é chamado de M13A, que não tenho certeza se é o mesmo do Suzuki Ignis. O Ignis tem vela no mercado por preço por menos de R$20,00 também da NGK. O problema que num catálogo boliviano ( digite Jimny M13 no Google que vai vir ) eles chamam o motor do Jimny 2001 em diante de G13 apenas, enquanto os anteriores ao 2000 de G13B ( o do Samurai feixe é o G13A e o do helicoidal G13BA ).
Resumindo:
1)Que velas colocaram no Jimny de vocês ?
2)O motor do Jimny 2001> é o igual o do Iginis ? ( M13A )
3)Chegando a um consenso, vamos atualizar a lista de peças presente na primeira página colocada pelo TMorais.
Falou moçada!
Boas novas, depois de cabos de bobina (que pareciam de ouro pelo $$$$) o Jimny está de volta com um consumo razoável. Fui pra Recife e o danado fez 9,3km/l rodando estrada e cidade. Sem andar feito moça e com ar ligado.
Isso considerando que o Pneu original dele é 205/70R15 (26,30") e estou usando 235/75R15 (28,88") significa que o consumo está ainda melhor, pois usei como referência a Quilometragem do marcar aferido pro pneu original. Ou seja, seu consumo está na casa dos 10 a 10,5km/L
Resumindo....Nas minhas contas Recife ficou cerca de 25km mais perto de Maceió :mrgreen:.
[]s econômicos!!!
alvaro.jrc
18/12/2007, 13:58
Álvaro, nessa brincadeira vc chegou a trocar vela ?
Pergunto isso porque venho pesquisando velas específicas para o Jimny e tenho aprendido umas coisas. A NGK tem vela a R$12,00 cada para o Jimny SOHC, ou seja, até 99/2000, específica para o motor G13BB.
Os Jimnys 2001 em diante, DOHC, parece que o motor é chamado de M13A, que não tenho certeza se é o mesmo do Suzuki Ignis. O Ignis tem vela no mercado por preço por menos de R$20,00 também da NGK. O problema que num catálogo boliviano ( digite Jimny M13 no Google que vai vir ) eles chamam o motor do Jimny 2001 em diante de G13 apenas, enquanto os anteriores ao 2000 de G13B ( o do Samurai feixe é o G13A e o do helicoidal G13BA ).
Resumindo:
1)Que velas colocaram no Jimny de vocês ?
2)O motor do Jimny 2001> é o igual o do Iginis ? ( M13A )
3)Chegando a um consenso, vamos atualizar a lista de peças presente na primeira página colocada pelo TMorais.
Falou moçada!
Léo,
Seguindo a teoria do Jack, troquei sim, Jack tá mechendo....
Troquei velas, cabos de vela e os $@%#@¨% dos cabos das bobinas....
Só não troquei a bobina em si, mas o resto.....
Ps: Não sei dizer qual foi a vela, mas considerando que é uma especializada suzuki acho q não deve ter colocado vela errada (Ou não né, cabeça de mulher e de mecânico é um mundo que não se explica):parede:!
[]s!!!
[QUOTE=leodinossauro;511893]Álvaro, nessa brincadeira vc chegou a trocar vela ?
Pergunto isso porque venho pesquisando velas específicas para o Jimny e tenho aprendido umas coisas. A NGK tem vela a R$12,00 cada para o Jimny SOHC, ou seja, até 99/2000, específica para o motor G13BB./QUOTE]
Leo,
O meu era 2002/03 e quanto fiz a troca das velas substituí as mesmas pelas NGK mesmo... valor algo em torno de 12,00 a 13,00 cada... Não percebi nenhuma mudança no carro.. isso influenciaria no consumo?
ricardo sabóia
19/12/2007, 20:15
1) A vela original NGK do jimny motor M13A, é a BKR6E, sempre usei e nunca tive problemas;
2) O motor M13A, é usado no Jimny (a partir de 00/01) e no Ignis;
3) O motor do samurai "injetado" é a partir de 93,então todos os samurais 93,94 e 95 feixe e os 96,97 e 98 helicoidais,usam o mesmo motor "single point" 1298cm3 (1.3) / SOHC / taxa de compressão 9,5:1 / 69cv a 6000 rpm / torque máximo de 10,5 kgfm a 3500 rpm.Os samurais "carburados", tem somente 63cv de potência.
Abs, Ricardo.
leodinossauro
20/12/2007, 13:55
TMorais, quanto ao consumo não sei, mas fico preocupado e em ferrar o motor mesmo usando peça indevida a longo prazo.
Beleza Ricardo, vc está realmente por dentro. Mas to achando esse assunto mais sério do que parece... pelo seguinte:
To usando vela nova do Palio, da Bosh, de 0.8 mm de abertura do eletrodo, que é aplicada em vasta maioria dos modelos de motor. Porém, para alguns, é usado o modelo 1.1mm, como é o caso do Gran Vitara e Ignis ( vide figuras em anexo que tirei de catálogos da NGK ).
A vela que você está usando, Ricardo ( ou usava), ou seja, a BKR6E, é de 0.8 mm, conforme figuras que mando abaixo. PORÈM ! Parece que a vela para o Jimny DOHC é de 1.1 mm!! ou seja, o modelo BKR5E-11
Portanto, estamos usando velas com "luz", ou seja, abertura do eletrodo, menor do que deveria. O Jimny está rodando bem, porém estou com a pulga a atrás da orelha, e não vai ser as oficinas que conheço até então que vão tirá-la hehe!
Abaixo o catálogo da NGK brasileiro( que prefere não fornecer a vela do Jimny DOHC), segundo o boliviano ( que mal sabe diferenciar o motor M13A ) e em terceiro uma loja de peças Suzuki na Inglaterra que deixa evidente a vela ser diferente e mais cara entre os SOHC e DOHC.
Abraços,
1) A vela original NGK do jimny motor M13A, é a BKR6E, sempre usei e nunca tive problemas;
2) O motor M13A, é usado no Jimny (a partir de 00/01) e no Ignis;
3) O motor do samurai "injetado" é a partir de 93,então todos os samurais 93,94 e 95 feixe e os 96,97 e 98 helicoidais,usam o mesmo motor "single point" 1298cm3 (1.3) / SOHC / taxa de compressão 9,5:1 / 69cv a 6000 rpm / torque máximo de 10,5 kgfm a 3500 rpm.Os samurais "carburados", tem somente 63cv de potência.
Abs, Ricardo.
ricardo sabóia
20/12/2007, 22:56
Léo, o negócio é o seguinte : se você olhar na tampa do capô por dentro,existem duas etqs.
uma com a regulagem de válvulas,e a outra com os tipos de velas a serem usadas; e no meu, é exatamente a NGK BKR6E com abertura 0,7~0,8mm ou DENSO K20PR-U.No manual do proprietário,também está igual a etiqueta.Você tem que se lembrar, que a gasolina brasileira é "batizada" com álcool e a octanagem é menor que a de outros países,então com uma gasolina melhor, com certeza as velas devem ser diferentes mesmo !
Abs, Ricardo.
lucguima
26/12/2007, 20:50
Em primeiro lugar, seja bem vindo Forum, se puder se apresentar pro pessoal do Jimny seria interessante...
Já tentou cotar na Japan ou na Suzucar, ou foi lá que lhe deram esse precinho???
www.japanautoparts.com.br/
[]s!
Olá, Álvaro e todos do fórum !
Obrigado pelas boas vindas !
Desculpe a afobação !
Meu nome é Luciano, moro em Curitiba-PR, e sou Engenheiro Cartógrafo. Logo, a profissão me exige, normalmente, "ir aonde nenhum homem jamais esteve" (parafraseando o Cap. Kirk da Jornadas nas Estrelas)! E sem um 4X4, isso não é possível, claro !
Hoje, ando com uma Sportage MRDI e um Suzukinho Jimny 2001 (amarelo !). Ambos, ótimos carros !
Mas eis que a homocinética esquerda dele (do Jimny) quebrou ! Coisa que me deixou intrigado, pois não sei se é normal, isso. Poderia ser mau uso ? No caso afirmativo, o que seria "mau uso" ?
De qualquer forma, Inês está morta, ou melhor, quebrada, e busco uma solução.
Os preços salgados que citei são da Suzucar ! Lá, eles condicionaram a compra ao conjunto completo, incluindo o eixo. Na Japan Auto Parts eles não tinham a peça (se não me falhe a memória, pois já consultei inúmeros lugares)...
Agora, estou procurando um genérico ou uma alternativa que seja mais viável !
E creio que aqui, no 4x4 Brasil, seja um dos melhores lugares para a troca de informações !
Mais uma vez, grato pelas boas vindas !
Luciano
alvaro.jrc
26/12/2007, 21:54
Olá, Álvaro e todos do fórum !
Obrigado pelas boas vindas !
Desculpe a afobação !
Meu nome é Luciano, moro em Curitiba-PR, e sou Engenheiro Cartógrafo. Logo, a profissão me exige, normalmente, "ir aonde nenhum homem jamais esteve" (parafraseando o Cap. Kirk da Jornadas nas Estrelas)! E sem um 4X4, isso não é possível, claro !
Hoje, ando com uma Sportage MRDI e um Suzukinho Jimny 2001 (amarelo !). Ambos, ótimos carros !
Mas eis que a homocinética esquerda dele (do Jimny) quebrou ! Coisa que me deixou intrigado, pois não sei se é normal, isso. Poderia ser mau uso ? No caso afirmativo, o que seria "mau uso" ?
De qualquer forma, Inês está morta, ou melhor, quebrada, e busco uma solução.
Os preços salgados que citei são da Suzucar ! Lá, eles condicionaram a compra ao conjunto completo, incluindo o eixo. Na Japan Auto Parts eles não tinham a peça (se não me falhe a memória, pois já consultei inúmeros lugares)...
Agora, estou procurando um genérico ou uma alternativa que seja mais viável !
E creio que aqui, no 4x4 Brasil, seja um dos melhores lugares para a troca de informações !
Mais uma vez, grato pelas boas vindas !
Luciano
Luciano, acho que já ví foto de um Jimny amarelo pra vender, vc adquiriu há pouco tempo ou era o seu que estava para vender???
Infelizmente desconheço alguma adaptação para a Homocinética do Jimny, mas pode ser que seja a mesma do Samurai com Suspensão Helicoidal, mas aguarda um pouco que algum companheiro mais experiente pode lhe orientar, acho que o Fabil deve saber, tenta manda uma MP pra ele.
Não sei se valeria tanto a pena, mas se vc tiver parente ou amigos em Portugal tem muito Jimny lá e o mercado de peças não é absurdo como o nosso.
No mais desculpe não poder ajudar, mas se souber de alguma alternativa menos $$$$ cara, posta aqui no Forum pq nunca se sabe quando uma vai quebrar....
[]s!!!
Fala alvaro..
eu nao tenho certesa se a homocinetica de jimny é a mesma do samurai helicoidal, tudo leva a crer que sim. mas nunca vi as duas na mao p/ comparar...
ô luciano, por quando vc achou as homo? posso tentar achar uma p/ vc por aqui...
T+
alvaro.jrc
27/12/2007, 17:24
Olá, pessoal.
Fabil a mensagem do Luciano foi essa aqui, R$ 3.428,00 (Quase Barato).:parede:
Se souber de algum lugar menos caro posta aí.
Tem um camarada na comunidade do Jimny no Orkut que falou que bateu o motor do Jimny pq vazou oleu numa viagem e ele não percebeu, só se ligou quando o carro parou de funcionar, fiquei curioso pra saber qual foi a solução que ele arrumou, se fez o motor ou botou outro. Não lembro de onde era, só lembro que era um Preto, se alguém tiver notícia.
[]s!!
Alexandre X
27/12/2007, 17:38
Custo a acreditar que uma homcinetica standard possa custar mais de 1000.
Luciano..
acabei de fazer uns contatos aqui.. consigo a homocinetica por R$950,00 , só p/ confirmar é a esquerda, lado MAIOR néh?? pq vai com o eixo junto..
se interessar mail-me
T+
leodinossauro
29/12/2007, 19:34
Galera, aí vai um breve relato de amortecedores traseiros da Ipanema no Jimny.
meu amortecedor traseiro esquerdo do Jimny estava vazando há algumas semanas e resolvi trocar. Ao invés de procurar alguém que tinha um dos dois do par usado sobrando, e assim comprar, decidi optar por um par novo mesmo. Vi posts aqui que o da Combi Clipper é a adaptação mais simples, mas fica muito duro. Assim, fiz como o ricardo sabóia e coloquei os traseiros da Ipanema, que possuem curso quase idêntido, ou melhor, 2 cm a mais abertos e 8mm a menos fechados, ou seja, não teria fim de curso precoce em relação aos originais.
Estou gostando dos novos amortecedores. O carro ficou ligeiramente mais macio nos buracos mas também um pouquinho mais mole nas curvas. Apesar disso, exigi bem e não senti insegurança nas curvas e o carro está firme. Contudo, não faço idéia de como se comportará na trilha. O Pai do Pedro disse que quando usou deu fim de curso, contudo acho que foi devido as novas molas mais altas que ele usou. Pensei em arriscar os da Omega Suprema, que estão com praticamente o mesmo preço ( R$240,00 o par ), mas acredito que seriam adequados se eu já estivesse com lift.
Portanto, até agora vai mais um ponto para amortecedores da Ipanema caso a suspensão esteja original. Se alguém além do Pai do Pedro usou e tem alguma restrição ou problema, poste também.
Falou galera.
Tiago & Jimny
03/01/2008, 23:56
Galera resolvi levantar meu jimny
mas pouca coisa
gostaria de levantar so pra ficar mais bonito mas sem ter que mexer em barra estabilizadora e amortecedores
gostaria de algo reversível
mas naum sei qual altura seria a ideal sem ter que mexer em nada
amigos meus já me aconselharam a colocar calço nas molas que seria o melhor para quem quer levantar pouca coisa
alguém tem experiencia no assunto para compartilhar?
Joao Baeta
04/01/2008, 00:34
Galera resolvi levantar meu jimny
mas pouca coisa
gostaria de levantar so pra ficar mais bonito mas sem ter que mexer em barra estabilizadora e amortecedores
gostaria de algo reversível
mas naum sei qual altura seria a ideal sem ter que mexer em nada
amigos meus já me aconselharam a colocar calço nas molas que seria o melhor para quem quer levantar pouca coisa
alguém tem experiencia no assunto para compartilhar?
:arrow:Thiaguinho...
Coloque calço de 1".... Ou Bote 2"!
Bjunda
Pai do Pedro
04/01/2008, 11:17
O Pai do Pedro disse que quando usou deu fim de curso, contudo acho que foi devido as novas molas mais altas que ele usou.
Oi Leo...
Na verdade os amortecedores que batiam eram os de monza, utilizados na frente. Eu ainda não usei os de ipanema mas acho que vc fez o melhor negócio. São os que mais se aproximam dos originais.
Quanto às homocinéticas, as minhas estouraram e mandei recondicionar porque as mais baratas que encontrei custariam oitocentos cada e usadas. Se as minhas durarem mais um pouquinho pode ser que eu consiga novas e mais baratas quando a suzuki voltar....
Rafael Bastos
04/01/2008, 16:08
Pessoal,
To vendendo meu Jimny :cry::cry:!
Ele é 2000/2001, cor prata, aros esportivos novos (não tem nem 2 meses), antena PX etc...
O carro está primeira todo revisado, pronto para viajar!
Quem se interessar favo me ligar 85- 91347085, R$ 30.500,00.
PS - O motivo: compra de casa, por isso vou ter que ficar só com um carro!
alvaro.jrc
04/01/2008, 16:54
Pessoal,
To vendendo meu Jimny :cry::cry:!
Ele é 2000/2001, cor prata, aros esportivos novos (não tem nem 2 meses), antena PX etc...
O carro está primeira todo revisado, pronto para viajar!
Quem se interessar favo me ligar 85- 91347085, R$ 30.500,00.
PS - O motivo: compra de casa, por isso vou ter que ficar só com um carro!
Rafael faz um tópico novo na parte de vendas e coloca algumas fotos que vc vende rapidinho. :mrgreen:
[]s!!
http://suzuki88.mforos.com/407023/6128590-preparacion-jimny-extreme/
Videos Jimny
Ver no tópico: Diversos/videos imagens...
http://www.clubjimny.pt.vu/
Jimny Extreme
http://www.youtube.com/watch?v=7Qidk4Ggx1I
alvaro.jrc
07/01/2008, 14:41
http://suzuki88.mforos.com/407023/6128590-preparacion-jimny-extreme/
Muito legal o link, bem detalhado, com fotos pra caramba, pena que jo no ablo nada de espanhol, pratimente só vi as figurinhas. KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK
[]s!!!
Alfredo Stavale
08/01/2008, 12:46
bem legal esse jimny... mas tá longe de ser " extreme".
acho que o sujeito levantou demais pra usar pneu 235, se fosse mais baixo caberia tranquilamente.
sou mais o meu!
Hisbello
15/01/2008, 22:29
Alguem sabe qual a suspensão dianteira que posso utilizar no Jimny? Ou onde posso conseguir a original?
alvaro.jrc
15/01/2008, 23:29
Alguem sabe qual a suspensão dianteira que posso utilizar no Jimny? Ou onde posso conseguir a original?
Sei sim, aqui: http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?t=18691
Apesar de ser um tópico de Lift foram citados amortecedores e molas para o Jimny.
Se quer adquirir o original procura na Suzucar e Japan.
Sem querer ser chato mas já sendo.... Se apresenta primeiro fica mais cordial aos colegas jimnyzeiros!! :mrgreen:
[]s!!
Alfredo Stavale
16/01/2008, 10:28
manda fazer do tamanho que você precisa. eu fiz mihas molas na molas tigre e ficou perfeito. +7cm e nada a reclamar... veja os compontentes de direção pois são são os mais sacrificados ao aumentar o carro. oficinas/lojas como bosch car service mede qualquer coisa no teu carro com precisão. procure uma sobre medição de caster e toe in, toe out. são as coisas que ainda não tive tempo de ver mas é possivel regular. se possivel coloque um amortecedor rancho ou procomp na direção, é fundamental pra pneus maiores.
e se apresente rapaz!
bem vindo ao clube!
Alfredo Stavale
16/01/2008, 10:31
ai pessoal eu tenho ainda 5 kit xenon h4-2 pra vender.
eu super facil de instalar. se alguem tiver interesse de colocar me dê um toque
H4-2 xenon low - halogen High
r$550,00
ricardo sabóia
16/01/2008, 20:06
Amigo de Sobral,o que foi que houve com a suspensão dianteira do seu jimny ? Houve algum acidente ou tá querendo adaptar alguma coisa ?
Abs, Ricardo.
Hisbello
16/01/2008, 20:32
Pessoal, desculpem por não ter me apresentado. Sou de Recife mas estou morando em Sobral - CE. Comprei meu Jimny há um ano e estou usando para conhecer algumas praias da região, principalmente Jericoacoara, que é muito boa.
O meu Jipe é ano 2000 e está em excelente estado. A antiga dona só usava o carro na cidade. Estou muito satisfeito com o carro. O único problema que eu tive foi com a suspensão, que estava quebrada na última aspira.
Obrigado pela atenção.
Abraço,
Hisbello
alvaro.jrc
16/01/2008, 20:47
Pessoal, desculpem por não ter me apresentado. Sou de Recife mas estou morando em Sobral - CE. Comprei meu Jimny há um ano e estou usando para conhecer algumas praias da região, principalmente Jericoacoara, que é muito boa.
O meu Jipe é ano 2000 e está em excelente estado. A antiga dona só usava o carro na cidade. Estou muito satisfeito com o carro. O único problema que eu tive foi com a suspensão, que estava quebrada na última aspira.
Obrigado pela atenção.
Abraço,
Hisbello
Eu tive o mesmo problema quando comprei o meu, já estava com 100.000km e nunca tinha sido trocado nem mola nem amortecedor, aproveitei que ia trocar, coloquei molas de opala, conforme indicação do colega pai do pedro e amortecedores de Grand Vitara, que na dianteira estão super bem, mas na traseira ainda estou procurando uma opção melhor, vou testar o do omega suprema futuramente, mas só depois de pagar o preju do Carnaval de Olinda :dance:!
[]s e seja bem vindo ao forum.
Hisbello
16/01/2008, 20:54
Valeu pela dica. Vou colocar do opala então. Os amortecedores parecem estar bons ainda.
Pelo que perebi, muita gente levanta os Jipes. Ninguem tem a mola original pra vender não?
alvaro.jrc
16/01/2008, 21:20
Valeu pela dica. Vou colocar do opala então. Os amortecedores parecem estar bons ainda.
Pelo que perebi, muita gente levanta os Jipes. Ninguem tem a mola original pra vender não?
Calma, calma, não priemos cânico!!! As molas de opala são uma boa quando vc pretende levantar o carro, como eu fiz e o pai do pedro tb. Se vc pretende levantar o carro aí o amortecedor original vai dar fim de curso. O colega pai do pedro e o Ricardo Sabóia são seus vizinhos, moram em Fortaleza, acho que eles podem te indicar alguns lugares para pesquisar.
Mola para a altura original eu desconheço, mas o amigo Alfredo Stavale mandou confeccionar as dele mais altas, se dá pra fazer mais alto, dá pra fazer original tb. Conversa com ele.
Aproveitando olha esse comentário que pode ser que ajude.
http://www.4x4brasil.com.br/forum/showpost.php?p=295162&postcount=56
[]s!!!
Pai do Pedro
17/01/2008, 08:00
Hisbello, vc pode levar seu carro numa loja de molas que eles retiram a mola boa e fazem uma nova com base nela...
quando estiver em Fortal da um toque pra gente dar um pulinho nas dunas...
ps. Aqui no forum tem topico de um grupo grande de cearenses que se reune pra fazer trilhas e passeios (inclusive Jeri).
da uma olhada...
http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?t=26703
Abs.
Hisbello
17/01/2008, 20:57
Valeu Pai do Pedro. Acabei de conferir o tópico lá. Muito bom! Quando tiver alguma programação boa por aí, vou tentar ir.
Quando vc ficar sabendo de alguma coisa, informa!
Abraço
ricardo sabóia
18/01/2008, 10:45
Pai do Pedro, tu já estás por aqui de novo ? Chegou quando ? Quando tiver um tempo, dá uma ligada pra eu ver como ficou o teu jimny depois de levantado !
Abs, Ricardo.
Pai do Pedro
18/01/2008, 12:08
Pai do Pedro, tu já estás por aqui de novo ? Chegou quando ? Quando tiver um tempo, dá uma ligada pra eu ver como ficou o teu jimny depois de levantado !
Abs, Ricardo.
E ai Ricardo...
Entre idas e vindas hoje estou no Rio mas semana que vem to em casa. Tive que refazer uma homocinetica que tava batendo e a original ta cara demais. Resolvi a folga na direcao apertando a caixa e trocando os terminais da barra de direcao. Agora ta beleza. Ainda tenho umas coisinhas pra ajeitar mas o carro ta otimo. Ainda estou com seus amortecedores da kombi. Ficaram duros e desisti deles...
Quando eu chegar vou ai pra gente conversar.
Abs.
ricardo sabóia
18/01/2008, 22:57
OK,vou ficar no aguardo !
Abs, Ricardo.
ricardo sabóia
22/01/2008, 22:00
PPedro, você trocou os terminais de direção por originais ou adaptou algum ?
Abs, Ricardo.
Alfredo Stavale
23/01/2008, 11:48
http://www.abtc.org.br/noticias.php?codigo=3628
Rafael Bastos
12/02/2008, 17:54
Pessoal,
Alguém sabe onde posso encontrar o comando do vidro elétrico da porta do motorista do Jimny? Na verdade preciso apenas da placa de comando, já que os botões estão OK!
Obrigado
alvaro.jrc
12/02/2008, 21:13
Pessoal,
Alguém sabe onde posso encontrar o comando do vidro elétrico da porta do motorista do Jimny? Na verdade preciso apenas da placa de comando, já que os botões estão OK!
Obrigado
Se levar numa eletronica nao conserta nao???
[]s!
Pessoal... vamos manter a atualização.. isso facilitará consultas futuras para todos, inclusive novatos.
Alvaro,
Vc foi nomeado para manter a lista em dia!!
Passo esse presente para vc...
abs,
I - Informações em Geral sobre Jimny:
01- http://www.clubjimny4x4.com (Fórum Portugal)
02- http://www.trilhos4x4.info/forum/ (Fórum Portugal)
03- http://suzuki88.mforos.com/ (Fórum Espanhol)
04- http://www.clubjimny.tk/ (Fórum Portugal)
05- http://www.suzukiclub4x4.com.ar/index.php (Fórum Argentino)
06- http://br.groups.yahoo.com/group/suzuki-net/
07- http://groups.msn.com/jimnyheaven/messages.msnw
08- http://es.groups.yahoo.com/group/lista-suzuki-jimny/?yguid=130568083
09- http://www.orkut.com/Community.aspx?cmm=331058
10- http://www.jimny.se/phpbb/
11- Incluam fotos e vejam Jimnys pelo mundo:
http://www.suzuki-samurai.nl/jimny/andere-jimnys/andere-jimnys-eng.html
12- Acesse o tópico Retrato
http://translate.google.com/translate?hl=pt-BR&sl=en&u=http://www.jimny.se/&sa=X&oi=translate&resnum=2&ct=result&prev=/search%3Fq%3Dmanual%2Bjimny%26hl%3Dpt-BR%26lr%3D%26sa%3DG
13- Modelos Suzuki Jimny
http://www.suzuki-auto.de/auto/live/modelle/jimny.html
http://www.suzuki.cimpomovel.pt/
14- Especificações/cores/fotos/equipamentos
http://www.autoavenida.pt/jimny.html
15- Jimny 05 portas, pick-up e até uma versão futurista...
http://www.jimny.se/pictures.html
16- Condução 4x4
http://www.zone.com.br/offroad/index.php?destino=tecnicas_mostra&id=2879
17- Vídeos sobre a performance off-road do Jimny em diferentes tipos de terreno. – Vale a pena conferir! Escolha as opções chapter 01 a 05.
18- Comentários do Jimny quando foi lançado aqui no Brasil.
http://www.gruposinos.com.br/motores/suzuky_2401.html
19- Um pouco da história do Jimny (português)
http://home.ism.com.br/~lvp/historia.htm
20- Sobre o Suzuki LJ Jimny (em inglês)
http://www.lj10.com/reviews/jumpinjimny.htm
21- Algumas imagens do Suzuki Jimny LJ10-1 ano 1970!
http://www.lj10.com/jimnymag/
22- A historia da Suzuki 4WD
23- Galeria de fotos Samurais e Jimnys pelo mundo.
http://www.jipeiroklingon.hpg.ig.com...scuriosos1.htm
http://www.formverk.is/suzuki/Jimny/...dur/image4.htm
http://homepage.mac.com/antims/PhotoAlbum1.html
24- Vídeos da propaganda do Jimny e diversos
http://video.google.com/videoplay?docid=5760120672778456139&q=suzuki++jimn y
http://s177.photobucket.com/albums/w...urrent=v20.flv
http://www.clubjimny.pt.vu/ Ver no tópico: Diversos/videos imagens...
http://www.youtube.com/watch?v=7Qidk4Ggx1I Jimny Extreme
http://www.suzuki.co.jp/snowdrive/index.html Video Drive action 4x4 jimny
http://www.suzuki.co.jp/jimny/index.html Video Drive action 4x4 jimny
25- Manual de serviço do Jimny e linha Suzuki
26- Copa Suzuki Jimny 2003
http://www.marinosanjose.infini-iber...aleria2003.htm
II - Peças e modificações pelo mundo:
01- Kit p Jimny
http://www.suzuki4x4products.com/
02- Modificações no jimny - passo a passo
http://suzuki88.mforos.com/407023/61...jimny-extreme/
03- Modificações suspensao jimny - site argentino
04- Para-choque Jimny
http://www.afn.pt/esquema_produtos/s...209000%20).pdf
05- Algumas idéias:
http://suzuki88.mforos.com/407023/21...-de-este-foro/
06- Adaptações para Jimny (colocação proteção, guincho, pára-choques...)
07- Ponto reboque traseiro Jimny http://www.trilhos4x4.info/forum/viewtopic.php?t=1424
08- Monstro Jimny- transformação - (Novo motor 1.6 16v, mudanças suspensão, colocação snorkel, entre outros..
http://www.suzuki4x4products.com/nl/monsterjimny.htm
09- Algumas idéias para quem quer ser mais radical.
http://www.overkill4x4.com/Jimny.html
10- Imagens e detalhes das adaptações, inclusive utilizando o kit da procomp.
http://www.blessedarethefew.com/ShaunsJimny.htm
11- Adaptação Jimny.
http://www.campmajo-offroad.com/productesCOR%20suzuki.html
III - Contatos para compra de peças:
01- GM Carrera (peças)– (011) 3649-2020
02- Allcar4x4 (085) 3272-4617 allcar4x4@yahoo.com.br
03- http://www.japanautoparts.com.br/ (11)5631-9102/5634-0250 -japanpecasimport@uol.com.br
04- http://www.suzucar.com.br/ (11)3744-9954/0918/5210 - suzucar@superig.com.br
05- http://www.alternativa4x4.com.br
06- http://www.ogz.com.br/
07- http://www.rc4x4.com.br
08- http://www.todoterreno.net/prod_suzuki.htm
09- http://www.caminhodaspedras4x4.com.br
10- http://www.jet.com.br/donatti4x4/cat...roCategoria=10 Engate e peças
11-http://www.jet.com.br/donatti4x4/categoria.asp?IdCategoria=7669&Nivell=40&Categoria=PRODUTOS%20P/%20SUZUKI
12- http://www.001shop.com.br/lojas/newtrack.com.br/
IV - Peças/Adaptações: (custos relacionados em out/2006)
01- Filtro de ar: somente original; Entre R$60,00 a R$80,00;
02- Filtro de óleo:
Fram ref. PH2951 a R$25,00 e Mann-Filter ref. W 610/80;
03- Óleo motor: 20-50W;
04- Palhetas : Qualquer nacional 16" L.direito / 18" L.esquerdo;
05- Pastilhas : as mesmas do Samurai; R$ 50,00
06- Amortecedor traseiro Jimny:
• Traseiro da kombi clipper; (BL.1007) – “porem alguns relataram que este amortecedor deixa o jimny muito duro.”
• Amortecedor traseiro do Ipanema - é necessário apenas reabrir os furos dos olhais de 10 p/ 12 mm e esmerilhar um pouco o pino superior p/ encaixar
07- Correias: Alternador 4PK830 ou 835 / AR e DIR.HD 4PK955 ou 960;
08- Bomba de Gasolina: Bosch ref.477 3,0 bar;
09- Rolamentos dos munhões: iguais aos do samurai; (ref. 6202) R$65,00;
10- Sensor de rotação do virabrequim (cód. Da chevrolet “GM” nº. 93371176); R$320,00
11- Lonas de freio: Lonas do Corcel II (adaptação);
12- Tarugos e porcas pras rodas e estepe: Corcel II
13- Pneus 215/75-15 não raspam nunca se a roda for original (tala de 5,5");
14- Faróis auxiliares do Fiat Idea no Jimny. R$400,00;
V - Pneus:
http://www.pirelli.com.br SAC: 0800-78-7638
Scorpion S/T
205/75 R15 99S (On70%/ Off 30%)
215/75 R15 100S (On70%/ Off 30%)
225/75 R15 105S (On70%/ Off 30%)
Scorpion A/T
215/75 R15 100/97S
225/75 R15 102S
ATR 205 70 R15
Scorpion Mud
30x9.50 R15 104Q
31x10.50 R15 109Q
http://pneusbfgoodrich.com.br SAC: 0800-70-70-830
Long Trail T/A (On 80%/ Off 20%)
Radial All-Terrain T/A (On 50%/ Off 50%)
Radial Mud-Terrain T/A (On 20%/ Off 80%)
Mud-Terrain T/A KM 215/75/R15
http://michelin.com.br SAC: 0800-90-9400
4x4 Synchrone
205/70 R15 96H (On 80%/ Off 20%)
4x4 LTX M/S
205/75 R15 97S (On80%/ Off 20%)
225/70 R15 100S (On80%/ Off 20%)
225/75 R15 102S (On80%/ Off 20%)
4x4 LTX A/T
215/75 R15 100S (On50%/ Off 50%)
Continental - SAC: 0800-170061
http://www.conti-online.com/generator/www/br/pt/continental/automobile/geral/home/index_pt.html
http://www.generaltire.com/generator/www/br/pt/generaltire/automobile/temas/van/utilitario/grabber_at2/grabberat2_benef_pt.html
General Grabber AT2
225/75 R 15 109S (On 50% Off 50%)
235/75 R 15 109S (On 50% Off 50%)
255/70 R 15 108S (On 50% Off 50%)
Apesar do site da Continental não disponibilizar a medida 225/75 R15 ela é vendida. Solicitem informação.
General Grabber MT
30x9,50 R 15 104P (On 10% Off 90%)
http://www.generaltire.com/generator/www/br/pt/generaltire/automobile/temas/van/tracao_off_road/grabber_mt/master_pt.html
IV - Nomenclatura do Jimny
Brasil:
1999 até 2000
2001-2003 (todos com duplo comando de válvulas. Corrente ao invés de correia. Além de outros pequenos detalhes. A versão 2000 também inclui esses detalhes)
. Jimny Full (versão completa + rodas de liga)
. Jimny (com algumas diferenças no interior em relação ao full. Tinha ar e direção.)
. Jimny Standart - esse sim é o único básico. Não tinha ar e direção. Borrachões pretos ao invés da cor do veículo. Bancos de lona e vidro manual.
Fora do Brasil:
2003 - até hoje. Nomenclatura que sempre foi utilizada lá fora:
. Jimny JX - Semelhante ao nosso Standart, mas vem com direção. (sem ar).
. Jimny JLX - completo.
alvaro.jrc
12/02/2008, 22:01
Tmorais, valeu pela consideraçao. :concordo:
Não prometo atualizar muita coisa essa semana nao, mas semana que vem vou colocar umas outras coisas que tenho aqui.
Na fila pra receber dinheiro me indica tb viu :mrgreen:.
[]s!!!
Tmorais, valeu pela consideraçao. :concordo:
Não prometo atualizar muita coisa essa semana nao, mas semana que vem vou colocar umas outras coisas que tenho aqui.
Na fila pra receber dinheiro me indica tb viu :mrgreen:.
[]s!!!
Esse material foi da criação do tópico até hoje.. o resto é com vc.. eheh
Quanto ao money.. vc é quem vai pagar por estar "comprando" os direitos autorais do tópico.. kk
:palmas: Gostei, muito bom. Muita informação.
Alexandre X
13/02/2008, 00:07
caraca, sensacional!
posso publicar isso no suzukioffroad?
leodinossauro
13/02/2008, 01:49
Poxa ! Meu textinho sobre nomenclatura está registrado e eu nem sabia hehe!
Alexandre, teremos o maior prazer de ter essas informações divulgadas no suzuki off road. Afinal falta informação do Jimny lá. Acrescentem velas: Bosh do Palio (Eletrodo de 0.8 mm), tanto pro motor DOHC ( corrente ) quanto SOHC ( correia dentada ).
Abraços aos Jimnastas ! ( como dizem no fórum espanhol lista-suzuki-jimny@yahoogroups.com )
Pai do Pedro
13/02/2008, 02:08
Mais uma pra lista...
Precisei trocar as escovas do alternador e as escovas do monza cabem e trabalham direitinho.
O eletricista disse ainda que também pode adaptar o alternador do monza, se necessário.
Espero que nunca precise...
Abs.
alvaro.jrc
13/02/2008, 02:30
Esse material foi da criação do tópico até hoje.. o resto é com vc.. eheh
Quanto ao money.. vc é quem vai pagar por estar "comprando" os direitos autorais do tópico.. kk
Esqueci de comentar uma coisa, cara, parabens pelo apanhado, tava olhando agora com mais calma, tem muita coisa MESMO, depois já vou atualizar com a referencia do amortecedor da Besta 12 Lugares que estou usando e está ótimo. Quanto ao cascalho.....quando sair o décimo terceiro conversamos :mrgreen:.
[]s!!
Pessoal notem que existe uma gama boa de pneus relacionados... pergunta: Todos podem ser usados no Jimny? Existem todos no nosso mercado? Pergunto por que notei os BFs sem medida e perfil assim como alguns nunca vi à venda... Necessário atualizar os pneus da Pirelli...
Segue na lista : atualização Velas e Escova.
01- http://www.clubjimny4x4.com (Fórum Portugal)
08- http://es.groups.yahoo.com/group/lista-suzuki-jimny/?yguid=130568083
http://www.suzuki-samurai.nl/jimny/andere-jimnys/andere-jimnys-eng.html
http://translate.google.com/translate?hl=pt-BR&sl=en&u=http://www.jimny.se/&sa=X&oi=translate&resnum=2&ct=result&prev=/search%3Fq%3Dmanual%2Bjimny%26hl%3Dpt-BR%26lr%3D%26sa%3DG
13- Modelos Suzuki Jimny
16- Condução 4x4
http://www.zone.com.br/offroad/index.php?destino=tecnicas_mostra&id=2879
17- Vídeos sobre a performance off-road do Jimny em diferentes tipos de terreno. – Vale a pena conferir! Escolha as opções chapter 01 a 05.
http://home.ism.com.br/~lvp/historia.htm
http://www.jipeiroklingon.hpg.ig.com...scuriosos1.htm
http://video.google.com/videoplay?docid=5760120672778456139&q=suzuki++jimn y
http://www.marinosanjose.infini-iber...aleria2003.htm
01- Kit p Jimny
04- Para-choque Jimny
http://www.afn.pt/esquema_produtos/s...209000%20).pdf
05- Algumas idéias:
07- Ponto reboque traseiro Jimny http://www.trilhos4x4.info/forum/viewtopic.php?t=1424
08- Monstro Jimny- transformação - (Novo motor 1.6 16v, mudanças suspensão, colocação snorkel, entre outros..
11- Adaptação Jimny.
http://www.campmajo-offroad.com/productesCOR%20suzuki.html
03- http://www.japanautoparts.com.br/ (11)5631-9102/5634-0250 -japanpecasimport@uol.com.br
05- http://www.alternativa4x4.com.br
07- http://www.rc4x4.com.br
09- http://www.caminhodaspedras4x4.com.br
11-
http://www.jet.com.br/donatti4x4/categoria.asp?IdCategoria=7669&Nivell=40&Categoria=PRODUTOS%20P/%20SUZUKI
02- Filtro de óleo:
• Traseiro da kombi clipper; (BL.1007) – “porem alguns relataram que este amortecedor deixa o jimny muito duro.”
• Amortecedor traseiro do Ipanema - é necessário apenas reabrir os furos dos olhais de 10 p/ 12 mm e esmerilhar um pouco o pino superior p/ encaixar
10- Sensor de rotação do virabrequim (cód. Da chevrolet “GM” nº. 93371176); R$320,00
15- Escovas do alternador podem ser utilizadas as escovas do monza (cabem e trabalham de forma correta).
16- Velas: Bosh do Palio (Eletrodo de 0.8 mm), tanto pro motor DOHC ( corrente ) quanto SOHC ( correia dentada ).
V - Pneus:
http://www.pirelli.com.br SAC: 0800-78-7638
Scorpion S/T
Scorpion A/T
215/75 R15 100/97S
225/75 R15 102S
ATR 205 70 R15
Scorpion Mud
30x9.50 R15 104Q
31x10.50 R15 109Q
http://pneusbfgoodrich.com.br SAC: 0800-70-70-830
http://michelin.com.br SAC: 0800-90-9400
4x4 Synchrone
4x4 LTX M/S
4x4 LTX A/T
http://www.conti-online.com/generator/www/br/pt/continental/automobile/geral/home/index_pt.html
http://www.generaltire.com/generator/www/br/pt/generaltire/automobile/temas/van/utilitario/grabber_at2/grabberat2_benef_pt.html
General Grabber AT2
Apesar do site da Continental não disponibilizar a medida 225/75 R15 ela é vendida. Solicitem informação.
General Grabber MT
http://www.generaltire.com/generator/www/br/pt/generaltire/automobile/temas/van/tracao_off_road/grabber_mt/master_pt.html
Brasil:
1999 até 2000
2001-2003 ( todos com duplo comando de válvulas. Corrente ao invés de correia. Além de outros pequenos detalhes. A versão 2000 também inclui esses detalhes)
. Jimny (com algumas diferenças no interior em relação ao full. Tinha ar e direção.)
. Jimny Standart - esse sim é o único básico. Não tinha ar e direção. Borrachões pretos ao invés da cor do veículo. Bancos de lona e vidro manual.
Fora do Brasil:
. Jimny JLX - completo.
Tiago & Jimny
13/02/2008, 19:15
atenção galera
para os interessados, eu acabei de encomendar com o Rodrigo da RC4x4 o parachoque de aço e proteção da caixa de marcha. Ele está fazendo com base em um jimny que está na oficina dele. Como eu não sei se ele vai guardar a matriz quem estiver interressado vale ligar para ele e perguntar sobre.
deve ficar pronto no final do mês. Não esqueçam de citar que souberam pelo Tiago do RJ.
o preço do parachoque deve ficar abaixo dos 800 e tem o mesmo estilo do feito para o vitara por ele mesmo. Ele ainda não divulgou para mim as fotos mais assim que eu tiver eu posto inclusive postarei depois de instalado.
agora eu pergunto quem pode fazer o calço de suspeção de 1,5'' apenas?(para não ter que corrigir o caster) se for de outro estado, eu não terei disponibilidade de ir. Me mande seu orçamento.
Antes que o Srº Baeta venha dizer que é pouco, eu já respondo que decidi por esta medida pois meu pneu é 215 75 r15 e ficaria feio mais alto que isso já que eu não tenho interesse em usar pneus maiores devido a comprovada eficácia offroad com essa medida ao invés de maiores, pois "sobra" mais motor.
abraços a todos e fico feliz em ver que a comunidade não para de aumentar! E olha que a suzuki ainda não voltou ein... Quando voltar isso aqui vai bombar!
atenção galera
para os interessados, eu acabei de encomendar com o Rodrigo da RC4x4 o parachoque de aço e proteção da caixa de marcha. Ele está fazendo com base em um jimny que está na oficina dele. Como eu não sei se ele vai guardar a matriz quem estiver interressado vale ligar para ele e perguntar sobre.
deve ficar pronto no final do mês. Não esqueçam de citar que souberam pelo Tiago do RJ.
o preço do parachoque deve ficar abaixo dos 800 e tem o mesmo estilo do feito para o vitara por ele mesmo. Ele ainda não divulgou para mim as fotos mais assim que eu tiver eu posto inclusive postarei depois de instalado.
agora eu pergunto quem pode fazer o calço de suspeção de 1,5'' apenas?(para não ter que corrigir o caster) se for de outro estado, eu não terei disponibilidade de ir. Me mande seu orçamento.
Antes que o Srº Baeta venha dizer que é pouco, eu já respondo que decidi por esta medida pois meu pneu é 215 75 r15 e ficaria feio mais alto que isso já que eu não tenho interesse em usar pneus maiores devido a comprovada eficácia offroad com essa medida ao invés de maiores, pois "sobra" mais motor.
abraços a todos e fico feliz em ver que a comunidade não para de aumentar! E olha que a suzuki ainda não voltou ein... Quando voltar isso aqui vai bombar!
Tiago,
Veja com o Fabil aqui no Forum. Mande uma MP para ele.
Ou melhor, Fabil e sobre essa questão acima?
calco p/ as molas do jimny? eu faco.. 1,5pol ?
me mande uma MP que te passo o preco amanha..
T+
Fabil,
Me tire uma duvida... é possivel colocar espaçador na tracker ( esta com pneu 235/70 e calço de 2")? Vai ter problema nas bieletas e ponteiras ? Enfim é viável? Vi que o custo é alto...não sei se vale a pena..
Joao Paulo
14/02/2008, 08:57
Tiago,
fiz meus parachoques dianteiro e traseiro com o Rodrigo há quase 5 anos.
O dianteiro ficou muito bom, inclusive com berço para um warn 4500 que tenho instalado (não é um super guincho, mas ja me tirou de enroscos).
O traseiro foi necessario porque com o acumulo de lama, o parachoque de plastico era forçado para fora.
Fiz tb a proteção da caixa de transferencia e do tanque - este ultimo tirei porque estava batendo na suspensão traseira.
Ainda estou rodando com eles, ficaram muito bons, talvez o Rodrigo ainda se lembre.
Concordo com a medida dos pneus (215/75/15), e reforço que nesta nao precisei levantar o carro e o mesmo tb nao ficou xoxo.
Mantenho dois jogos, o original e um de BF Muds.
Tenho inclusive alguns Black Star à venda.
http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?t=35939
Se precisar de dicas, me mande mp.
Abraço,
João Paulo
Jimny "Formiguinha"
(um dos pioneiros em adaptações de Jimny no Brasil :0)
Pai do Pedro
14/02/2008, 09:23
atenção galera
para os interessados, eu acabei de encomendar com o Rodrigo da RC4x4 o parachoque de aço e proteção da caixa de marcha.
Tiago, depois que vc colocar seu parachoque tire umas fotos e posta aqui pra gente. Peça pro Rodrigo guardar a matriz que após o seu certamente outros irão querer tbm.
Abs.
Fabil,
Me tire uma duvida... é possivel colocar espaçador na tracker ( esta com pneu 235/70 e calço de 2")? Vai ter problema nas bieletas e ponteiras ? Enfim é viável? Vi que o custo é alto...não sei se vale a pena..
espacador de que?
Fabil,
Foi mal... espaçador p as rodas..
alvaro.jrc
14/02/2008, 11:20
atenção galera
Tiago dependendo do preço final e das fotos, tenho interesse tb. []s!!
Tiago & Jimny
14/02/2008, 18:27
Tiago dependendo do preço final e das fotos, tenho interesse tb. []s!!
Blz,
Já até falei com ele para guardar a matriz
mas ele vai ficar diferente do João Paulo, ele vai ser mais trabalhado, no estilo perfilado como os do vitara.
mando fotos logo que tiver
Mas eu nem perguntei do traseiro pois no meu carro não faz falta. O reboque do Jimny já protege muito bem o parachoque e mesmo pq se repararem o silencioso ficará a amostra. No meu carro já aconteceu de ficar repleto de barro mas nunca cedeu não. O da frente eu já dei algumas pancadas em baixo por conta de facão de lama. A caixa dele é na altura do chassi (diferente de vários "jipes") mas a proteção me deixará mais tranquilo quanto a pedras perdidas.
ps: Fabil, deixa só eu descobrir como mandar mensagem assim que eu pergunto rsrs.
Tiago & Jimny
14/02/2008, 18:32
Tiago,
fiz meus parachoques dianteiro e traseiro com o Rodrigo há quase 5 anos.
O dianteiro ficou muito bom, inclusive com berço para um warn 4500 que tenho instalado (não é um super guincho, mas ja me tirou de enroscos).
O traseiro foi necessario porque com o acumulo de lama, o parachoque de plastico era forçado para fora.
Fiz tb a proteção da caixa de transferencia e do tanque - este ultimo tirei porque estava batendo na suspensão traseira.
Ainda estou rodando com eles, ficaram muito bons, talvez o Rodrigo ainda se lembre.
Concordo com a medida dos pneus (215/75/15), e reforço que nesta nao precisei levantar o carro e o mesmo tb nao ficou xoxo.
Mantenho dois jogos, o original e um de BF Muds.
Tenho inclusive alguns Black Star à venda.
http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?t=35939
Se precisar de dicas, me mande mp.
Abraço,
João Paulo
Jimny "Formiguinha"
(um dos pioneiros em adaptações de Jimny no Brasil :0)
Vlw João mais eu já tenho um jogo de Black star 225 75 r15 sem ser o guiane, o meu é o RBS cross que um amigo meu me fez um preço bacana junto com um jogo de rodas.
alvaro.jrc
14/02/2008, 20:29
Blz,
Já até falei com ele para guardar a matriz
mas ele vai ficar diferente do João Paulo, ele vai ser mais trabalhado, no estilo perfilado como os do vitara.
mando fotos logo que tiver
Mas eu nem perguntei do traseiro pois no meu carro não faz falta. O reboque do Jimny já protege muito bem o parachoque e mesmo pq se repararem o silencioso ficará a amostra. No meu carro já aconteceu de ficar repleto de barro mas nunca cedeu não. O da frente eu já dei algumas pancadas em baixo por conta de facão de lama. A caixa dele é na altura do chassi (diferente de vários "jipes") mas a proteção me deixará mais tranquilo quanto a pedras perdidas.
ps: Fabil, deixa só eu descobrir como mandar mensagem assim que eu pergunto rsrs.
Toda proteção extra é lucro, mas o carter do Jimny e do samurar, pra conseguir acertar lá em cima, acho que só em um toco ou algo parecido, ela ficou muito bem localizada e é um dos motivos que eu relutaria em por um AP, pois o carter do ap fica quase arrastando no chão de tão baixo.
[]s!
Toda proteção extra é lucro, mas o carter do Jimny e do samurar, pra conseguir acertar lá em cima, acho que só em um toco ou algo parecido, ela ficou muito bem localizada e é um dos motivos que eu relutaria em por um AP, pois o carter do ap fica quase arrastando no chão de tão baixo.
[]s!
como é que é Alvaro??? de onde vc tirou que o carter do AP fica quase arrastando no chao???? por coicidencia estou aqui com um samurai com motor AP ( p/ adaptar um DH de opala) e o carter fica até mais alto que o carter do motor original... amanha tiro fotos... heheh
T+
alvaro.jrc
14/02/2008, 23:05
Rapaz eu tive um Gol Rallye que já era relativamente alto e consegui amassar o carter sem maiores estripulias, era bem baixo mesmo.
Teu AP é 1.6, 1.8 ou 2.0??
Numa adaptação para o Jimny aquela flange que vendem pra caixa seca do samurai serviria no Jimny?? Pergunto isso pq o meu apesar de bem cuidado já vai na casa dos 100.000km, isso que consta no marcador, mas nunca se sabe se o dono anterior desligou o hodômetro por algum tempo... Aí nunca se sabe quando se pode precisar de um motorzim...
Não se vc acompanhou um tópico sobre o motor fiat diesel no niva, pelo que o pessoal falou casa bem, será que nos zukis ele funfa? Caso positivo, a grosso modo pode ser um motor bom para dar uma melhorada não muito grande no torque. O q vc acha? Ja ouviu falar algo sobre ele???
[]s!!
to falando de motor AP em SAMURAI....
mas mesmo assium, já tive uma quantum rebaixada e nunca tive problemas com carter amassado, já tive gol, hj tenho uma saveiro e tb nao tenho problemas com carter nao...
ssimm, por incrivel que pareca esse motor 1.7diesel FIAT é bom, os agentinos adoram e sentam o kcte.... deve ficar muito bom na suzukada, mas p/ nos aqui no brasil, onde vc vai achar pecas???? mas nao sei o pq de tanta aversao ao AP diesel, é um EXCELENTE motor ( 1.9TD do Golf), facilimo de adaptar em suzukis, acha-se pecas no mercado brasileiro ( já que ele é fabricado aqui)... ou seja... é nego cacando sarna p/ cocar querendo outro motor...
alvaro.jrc
15/02/2008, 11:25
to falando de motor AP em SAMURAI....
mas mesmo assium, já tive uma quantum rebaixada e nunca tive problemas com carter amassado, já tive gol, hj tenho uma saveiro e tb nao tenho problemas com carter nao...
ssimm, por incrivel que pareca esse motor 1.7diesel FIAT é bom, os agentinos adoram e sentam o kcte.... deve ficar muito bom na suzukada, mas p/ nos aqui no brasil, onde vc vai achar pecas???? mas nao sei o pq de tanta aversao ao AP diesel, é um EXCELENTE motor ( 1.9TD do Golf), facilimo de adaptar em suzukis, acha-se pecas no mercado brasileiro ( já que ele é fabricado aqui)... ou seja... é nego cacando sarna p/ cocar querendo outro motor...
Não é aversão não os motores AP, com exceção do AP 1.6 diesel, eles são ótimos motores, meu unico problema em relação ao AP 1.9 é que ele é MUITO CARO!! Para uma adaptação bem feita, com Tdi, dele chega-se a gastar 10 pilas ou mais, aí valeria mais a pena vender o Jimny e partir pra um Troller mal acabado, fabricado com peças de uno, gol, bicicleta caloi, mas com um belo 2.8Td que é muito mais motor.
Adaptação de motor se passar de 6mil já acho que vale mais a pena vender o carro e partir direto para um Diesel original.
[]s!!
Não é aversão não os motores AP, com exceção do AP 1.6 diesel, eles são ótimos motores, meu unico problema em relação ao AP 1.9 é que ele é MUITO CARO!! Para uma adaptação bem feita, com Tdi, dele chega-se a gastar 10 pilas ou mais, aí valeria mais a pena vender o Jimny e partir pra um Troller mal acabado, fabricado com peças de uno, gol, bicicleta caloi, mas com um belo 2.8Td que é muito mais motor.
Adaptação de motor se passar de 6mil já acho que vale mais a pena vender o carro e partir direto para um Diesel original.
[]s!!
e vc acha que um fiat 1.7D sairia a quanto aqui no brasil??? tao o mais caro que um AP..
e se vc for na argentina comprar um, é mais negocio comprar um AP lá que deve ser +/- o mesmo preco do fiat e a manutencao aqui é bem mais barata...
mas 6 mil p/ adaptar um motor diesel???? aqui no BR ? esquece... nao dá mesmo... a menos que vc consiga comprar o motor a preco de banana... quem sabe um XUD9 de jpx..
T+
alvaro.jrc
15/02/2008, 12:00
e vc acha que um fiat 1.7D sairia a quanto aqui no brasil??? tao o mais caro que um AP..
e se vc for na argentina comprar um, é mais negocio comprar um AP lá que deve ser +/- o mesmo preco do fiat e a manutencao aqui é bem mais barata...
mas 6 mil p/ adaptar um motor diesel???? aqui no BR ? esquece... nao dá mesmo... a menos que vc consiga comprar o motor a preco de banana... quem sabe um XUD9 de jpx..
T+
Esse sim tem uma má fama que não merece, dizem que ele esquenta no JPX, mas nunca vi esquentar na PKP peugeot, o problema está no projeto do Jota , colocaram pouco motor e pouco radiador para muito peso, aí acham o carro fraco e botam turbo, depois fundem o motor e ficar achando que a culpa é dele, mas nos Suzukis, com um bom radiador ele deve ficar é muito bom. (dependendo da complexidade da adaptaçao)
[]S!
eu ACHO que a adptacao de um XUD9 na suzukada seria tao complexa quanto adaptar qualquer outro motor que nao seja o AP ( já que AP é feijao com arroz, já tem receita pronta e centenas de zukys com AP), mas basicamente é fazer uma flange p/ acoplar o xud ao cambio suzuki, o resto e detalhe comum a qualquer outro motor...
o lance é ter um pioneiro na receita.. ficando bom comeca a aparecer um monte ...
e concordo, o xud9 tem má fama aqui por erro de projeto da JPX, na argentina tem milhares de taxis e pickups com xud9 e o povo senta o pé sem dó...
ele num jipinho leve como a suzukada a probabilidade de ficar muito bom ;e grande...
e ae?? vai encarar ?? o primeiro Jimny XUD9 do brasil???
alias,. o Gvitara DIESEL que todos nos conhecemos ( uns anos samurai com motor mazda e outros com motor peugeot) adivinha qual motor é??? é um derivado do XUD9
os Gvitaras diesel ( e tracker) que sairam com motor MAZDA sao uma bosta, niguem quer pq o motor dá muito problema, mas os com motor peugeot sao excelentes... e derivado do XUD...
T+
alvaro.jrc
15/02/2008, 14:09
Rapaz, vou gastar mais um pouco o meu motor mas se aparecer um Xud 1.9 num preço bom e eu estiver com grana pode ter certeza que eu compro, não sei se vc conhece o Henry, que tb é membro do forum e tem um jimny, conversei com ele e ele me disse que a adaptação não é complicada, é praticamente plug-and-play. E como quem vende esse motor vende a preço de banana, é uma ótima opção, eu diria até que é a melhor opção considerando custo benefício.
[]s!!
alias,. o Gvitara DIESEL que todos nos conhecemos ( uns anos samurai com motor mazda e outros com motor peugeot) adivinha qual motor é??? é um derivado do XUD9
os Gvitaras diesel ( e tracker) que sairam com motor MAZDA sao uma bosta, niguem quer pq o motor dá muito problema, mas os com motor peugeot sao excelentes... e derivado do XUD...
T+
Fabil,
Sobre esses motores da Tracker/GV diesel.. não seria o contrário??? Pelo que sei os da Peugeot é que apresentam problemas devido a má qualidade do diesel brasileiro...
alvaro.jrc
15/02/2008, 15:36
POVO, ALGUEM SABE ALGUMA OPÇÃO GENÉRICA PARA O CINTO DE SEGURANÇA DO JIMNY???? Tranquei o carro com ele do lado de fora e o filho de uma cachorra do meu labrador, achou bonitinho e roeu o cinto, não chegou a partir, mas comprometeu bastante a segurança. :parede:
[]S!!
POVO, ALGUEM SABE ALGUMA OPÇÃO GENÉRICA PARA O CINTO DE SEGURANÇA DO JIMNY???? Tranquei o carro com ele do lado de fora e o filho de uma cachorra do meu labrador, achou bonitinho e roeu o cinto, não chegou a partir, mas comprometeu bastante a segurança. :parede:
[]S!!
Alvaro,
Veja na suzucar... peças semi-novas se eles possuem esse cinto (original) de algum veículo desmontado...
Fabil,
Sobre esses motores da Tracker/GV diesel.. não seria o contrário??? Pelo que sei os da Peugeot é que apresentam problemas devido a má qualidade do diesel brasileiro...
ue?? será que inverti as bolas??? heheheh mas o problema do peugeot é só o diesel brasileiro?
T+
Joao Baeta
15/02/2008, 17:59
eu ACHO que a adptacao de um XUD9 na suzukada seria tao complexa quanto adaptar qualquer outro motor que nao seja o AP ( já que AP é feijao com arroz, já tem receita pronta e centenas de zukys com AP), mas basicamente é fazer uma flange p/ acoplar o xud ao cambio suzuki, o resto e detalhe comum a qualquer outro motor...
o lance é ter um pioneiro na receita.. ficando bom comeca a aparecer um monte ...
e concordo, o xud9 tem má fama aqui por erro de projeto da JPX, na argentina tem milhares de taxis e pickups com xud9 e o povo senta o pé sem dó...
ele num jipinho leve como a suzukada a probabilidade de ficar muito bom ;e grande...
e ae?? vai encarar ?? o primeiro Jimny XUD9 do brasil???
T+
:arrow:Fabil....
Como vc é preconceituoso com o motor diesel Mazda 87cv!:putz:
Como vc sabe que eu tenho o GV TD 2001.... Eu acho bom carro... Dá mt menos problema do que o ano 2002 a 2004 que é Peugeot... Por inúmeras problemas!
1- Não aceita ao nosso diesel... Por má qualidade
2- Problema mais famoso que é parte eletrica que afeta a turbina.... Limitando o desepenho...!!!!!!
O meu GV nada tem isso!!!!!!
Porém é fraco... Mas habitua fácil!
Entao nao comece a falar besteiras!:concordo:
O Jimny TD deve ser da Renault 1.5 DDiS de 65cv ou 86cv! Provável! :concordo:
T+
calma fio.. já falei que fiz confusao... agora já to sabendo que é o mazda que é o "bao" do trackers...ehheeh
mas o peugeot só dá problema no sistema de alimentacao por causa do nosso diesel excepional néh?? de resto ele é bao?
T+
practical
15/02/2008, 20:11
A Practical antiga concessionaria Suzuki continua atendendo toda linha Suzuki,compeças e serviços
Para que precisar estamos na R Vieira de Moraes 1.246 fone 5533-0300
www.practicalkia.com.br
alvaro.jrc
15/02/2008, 20:17
A Practical antiga concessionaria Suzuki continua atendendo toda linha Suzuki,compeças e serviços
Para que precisar estamos na R Vieira de Moraes 1.246 fone 5533-0300
www.practicalkia.com.br (http://www.practicalkia.com.br)
Vcs têm o cinto de segurança dianteiro original (novo de preferencia??)
Joao Baeta
15/02/2008, 21:39
calma fio.. já falei que fiz confusao... agora já to sabendo que é o mazda que é o "bao" do trackers...ehheeh
mas o peugeot só dá problema no sistema de alimentacao por causa do nosso diesel excepional néh?? de resto ele é bao?
T+
:arrow:Pois é Fabil!
Nosso diesel não casa bem com o motor Peugeot!
Resto ele é bão!
Mas nada d+!
T+
anderson rabelo
15/02/2008, 23:50
Saudações companheiros....Tenho as jantes originais de ferro com pneus 222/75 remold Guiane e estou querendo comprar um jogo de rodas para asfalto, pneus 225/70 e jantes, porém tenho dúvidas se umas jantes que achei num site se encaixam, são as da F1000 aro 15 de 8 polegadas. por favor me deêm uma dica...Grato.
Pai do Pedro
16/02/2008, 00:24
Saudações companheiros....Tenho as jantes originais de ferro com pneus 222/75 remold Guiane e estou querendo comprar um jogo de rodas para asfalto, pneus 225/70 e jantes, porém tenho dúvidas se umas jantes que achei num site se encaixam, são as da F1000 aro 15 de 8 polegadas. por favor me deêm uma dica...Grato.
Anderson, as rodas da F-1000 têm a mesma furação dos suzukis, então cabem. Mas 8 polegadas de largura vão deixar as rodas um pouco projetadas para fora dos paralamas e os pneus 225/70 acabam raspando facilmente nos paralamas tbm.
Abs.
anderson rabelo
16/02/2008, 15:39
Anderson, as rodas da F-1000 têm a mesma furação dos suzukis, então cabem. Mas 8 polegadas de largura vão deixar as rodas um pouco projetadas para fora dos paralamas e os pneus 225/70 acabam raspando facilmente nos paralamas tbm.
Abs.
Saudações Pai de Pedro, como havia dito já estou usando pneus 225/75 guiane remold e para que eles coubessem tive que pôr calços e trocar amortecedores traseiros, e mesmo assim em socolavancos nas trilhas eles pegam nas caixas de rodas, quebrando aqueles pinozinhos plásticos que custam r$ 10,00 cada aqui na suzukar, mas a questão é..... será que com esses calços ultilizando jantes de 8 polegadas e pneus 225/70 que são bem menores, será que vai pegar ? eE será que fica bonito ?
Grato !
alvaro.jrc
16/02/2008, 18:49
Saudações Pai de Pedro, como havia dito já estou usando pneus 225/75 guiane remold e para que eles coubessem tive que pôr calços e trocar amortecedores traseiros, e mesmo assim em socolavancos nas trilhas eles pegam nas caixas de rodas, quebrando aqueles pinozinhos plásticos que custam r$ 10,00 cada aqui na suzukar, mas a questão é..... será que com esses calços ultilizando jantes de 8 polegadas e pneus 225/70 que são bem menores, será que vai pegar ? eE será que fica bonito ?
Grato !
Sam segui a receita do Pai do pedro e até agora estou satisfeito, com molas de opala e amortecedores maiores, com eles estou usando BF 235 sem raspar NADA, NADA MESMO.
[]s!!
Rafael Bastos
18/02/2008, 21:16
[]S!!
Amigo,
tem um jimny aqui em Fortaleza numa sucata, acho que eles tem o cinto ainda, se vc quiser posso dar uma olhadinha lá pra vc ou mesmo pegar o telefone.
sds
Rafael
Pai do Pedro
18/02/2008, 22:40
Amigo,
tem um jimny aqui em Fortaleza numa sucata, acho que eles tem o cinto ainda, se vc quiser posso dar uma olhadinha lá pra vc ou mesmo pegar o telefone.
sds
Rafael
Rafael, será que vc pode me arranjar o número da sucata aqui em Fortaleza?
Abs.
alvaro.jrc
18/02/2008, 22:45
Amigo,
sds
Rafael
Rafael, se vc puder me passar o telefone ou se for trajeto pra vc se puder desentolar pra mim, ficaria extremamente grato.
Sem querer abusar mais já abusando, além do cinto do motorista, estou precisando tb daquele ferrinho onde o porta luvas de baixo trava, onde a tranca pega para fechar (fica embaixo do painel e acima do porta-luva).
De qq forma te enviei uma MP.:concordo:
Abraços!!
Rafael Bastos
19/02/2008, 10:18
Rafael, será que vc pode me arranjar o número da sucata aqui em Fortaleza?
Abs.
Vou passar na sucata para ver o cinto do Álvaro, aproveito e pego o telefone para você.
Sds
Rafael
Rafael... já que vc vai passar lá, poderia verificar p/ mim se o jimny ainda tem o setor (cx) de direcao HIDRAULICA completa ( bomba, mangueiras, polias, suportes) e verificar o preco por favor?
T+
anderson rabelo
25/02/2008, 19:47
Saudações companheiros....Ontem senti que as pastilhas do meu JImny foram embora, liguei para Suzukar aqui em Salvador para ver o preço e me disseram que custa r$150,00 para min, pois o preço real era r$200,00, achei estranho pois numa das citações deste tópico disseram que custava r$50,00. O que vocês me dizem será que consigo mais barato, só que rápido.
Saudações !!
Anderson,
As pastilhas do Jimny são as mesmas do Samurai. Quando comprei (na suzucar) as minhas em jun/2006 custaram 50,00 (não deve ter tido nenhuma alteração significativa.. (tem frete mas o valor é muito pouco.. veja se precisa trocar o filtro de ar/óleo e aproveita e pede tudo em um frete só).
Mande um e-mail para Edvaldo:
www.suzucar.com.br
Outra opção:
www.japanautoparts.com.br
Abs
Complementando:
02- Filtro de óleo:
Veja pág. 42
Pai do Pedro
25/02/2008, 19:57
Saudações companheiros....Ontem senti que as pastilhas do meu JImny foram embora, liguei para Suzukar aqui em Salvador para ver o preço e me disseram que custa r$150,00 para min, pois o preço real era r$200,00, achei estranho pois numa das citações deste tópico disseram que custava r$50,00. O que vocês me dizem será que consigo mais barato, só que rápido.
Saudações !!
Não compre por 150,00!!!
Compra as pastilhas do Samurai. São menos de R$ 50,00. Tem até a referência delas em algum post antigo daqui.
anderson rabelo
25/02/2008, 20:52
Acabei de mandar um email para a Suzukar SP, será que eles tem preços diferentes ? Ah, em relação a outras peças de manutenção periódica já troquei todas há uns dois meses, o que eu estou querendo agora são jantes e vou aproveitar para ver o preço dos cabos de velas que nunca troquei.
Muito grato, Saudações !
se quiser ser mais muquiranda ainda, compre as pastilhas de corcel II / fiat 147 ( modelo 1/2 lua) e com um cegueta na mao basta dar uma paradazinha nas bordas que encaixa certinho na pinca do jimny... e o melhor?? custam em media 15,00 na autopeca da esquina...
T+
Joao Baeta
26/02/2008, 13:18
:arrow:Tinha o meu Verde.... Botei esse BL 1007 da Kombi...
Ficava duro.... Mas compensação dava melhora estabilidade!!
E coloquei na dianteira-> B.47506N que é do VW 1300/500/600
Abs
anderson rabelo
26/02/2008, 18:59
se quiser ser mais muquiranda ainda, compre as pastilhas de corcel II / fiat 147 ( modelo 1/2 lua) e com um cegueta na mao basta dar uma paradazinha nas bordas que encaixa certinho na pinca do jimny... e o melhor?? custam em media 15,00 na autopeca da esquina...
T+
Belezz Fabil, como havia dito o PPedro e o TToraes, na Suzukar SP custam só r$50,00, já confirmei, aqui em Salvador tá um absurdo, mas essa idéia que vc me deu é muito, fica legal mesmo ?Vou dar uma analizada.
Alexandre X
26/02/2008, 19:04
Fio, até onde sei Suzucar SP e Suzucar Salvador, sao 2 empresas completamente distintas que so compartilham o nome. Quem leva a melhor é a Suzucar Salvador que vai na carona do Edvaldo e Mauro que investem em marketing pra k7.
Belezz Fabil, como havia dito o PPedro e o TToraes, na Suzukar SP custam só r$50,00, já confirmei, aqui em Salvador tá um absurdo, mas essa idéia que vc me deu é muito, fica legal mesmo ?Vou dar uma analizada.
50,00 + frete néh?
as de corcel sao 15,00 na padaria da esquina...
se fica legal?? bao.. no meu samurai tem uns dois anos que adaptei.. tá freiando que é uma beleza..... e mais um punhado de amigo que conheco que usa a mesma gambiarra...heheh
T+
Pai do Pedro
26/02/2008, 19:29
50,00 + frete néh?
as de corcel sao 15,00 na padaria da esquina...
se fica legal?? bao.. no meu samurai tem uns dois anos que adaptei.. tá freiando que é uma beleza..... e mais um punhado de amigo que conheco que usa a mesma gambiarra...heheh
T+
Em qualquer autopeças vc pode comprar tambem as pastilhas do samurai (tem frasle inclusive) que não precisam de adaptação e são menos de R$ 50,00. Já as lonas de freio utilizo as do corcel II adaptadas.
abs.
anderson rabelo
27/02/2008, 18:20
Em qualquer autopeças vc pode comprar tambem as pastilhas do samurai (tem frasle inclusive) que não precisam de adaptação e são menos de R$ 50,00. Já as lonas de freio utilizo as do corcel II adaptadas.
abs.
Graças a vocês enconomizei r$50,00, liguei para o Irinaldo ( gerente de serviços e peças na Suzukar Salvador, falei das diferenças de preço, e o mesmo me fez r$100,00 no lugar, aí já ficou beleza, vou aproveitar e vê se troco os cabos de velas.
Valeu companheiros, saudações !
Segue novo link ref. ao forum do clubJimny de portugal.
http://www.clubjimny.pt.vu/
moreira sc
02/03/2008, 12:48
[:dance:
Boa tarde TMorais..:-o
Sentimos dificuldades de encontrar uma embreagem que dava certo no Jimny, só achamos a da Fiorino 1.5 (o disco é semelhante ao original) e o plator do Uno 1.0. Dai vem a questão se vale pena adaptar tudo isso, pois tende tirar 2mm do volante do motor e o rolamento não existe nenhum que dava certo, resumindo se achar uma embreagem original vale a pena desenbolsar um pouco mais.
Também precisámos de dois terminais de direção traseiros do Jimny desmontei e levei em algumas lojas de auto peças e nenhum dava a rosca certa, apenas um da Kombi era semelhante. O preço do terminal original é 180 reais meio salgado pro bolso.
Usamos o Jimny pra trabalho, ele nos leva para as divisas de fazendas, e alguns dias atrás ele quebrou um Homocinética, resumindo abrimos e constatamos que as rodas livres acionadas a vácuo estavam ligadas direto fazendo as mesma trabalharemn direto. Abraços e até mais com mais noticias de Jimny!!!!:dance:
resumindo.. vc já comprou ou nao a homo de jimny?
sobre os pivos ( terminais da draglink, ou seja a barra que une as duas rodas) se nao quer pagar 180,00 em cada pivo original, posso fazer p/ vc outra barra usando pivô de rural/willys que custam em media 40,00 cada em qualquer autopeca. se interessar mail-me
T+
moreira sc
03/03/2008, 11:19
Bom dia Tmorais!!:dance:
Tudo bom, ainda não compramos os terminais nem as homocinéticas, vc ai conseguiria achar essas Homocinéticas pra mim? Eu também precisava do tampa do porta luvas inferior, o pior que aqui em Sc não existe nada de peça usada nem nova pra Jimny. Se vc souber de um Jimny que está no ferro velho ai em sua cidade me liga. Muito obrigado!!8-):dance:
Qualquer coisa me liga (47) 3644-4837
alvaro.jrc
03/03/2008, 12:31
Tem um em fortaleza, é so olhar umas 10 postagens anteriores.
[]s!!
alvaro.jrc
03/03/2008, 20:30
Voltando ao assunto "para chocas":mrgreen:
Encontrei uma foto antiga aqui no pc que acho que deve agradar quem está pensando em fazer um para-choque perfilado e de preferência bonito como eu. :mrgreen: Falta melhorar um pouco o acabamento prox. ao farol, mas já é algo bem mais clean do que os que eu já vi.
http://img201.imageshack.us/img201/2906/1110kdkz4.jpg
E aí o que acham????
Voltando ao assunto "para chocas":mrgreen:
Encontrei uma foto antiga aqui no pc que acho que deve agradar quem está pensando em fazer um para-choque perfilado e de preferência bonito como eu. :mrgreen: Falta melhorar um pouco o acabamento prox. ao farol, mas já é algo bem mais clean do que os que eu já vi.
http://img201.imageshack.us/img201/2906/1110kdkz4.jpg
E aí o que acham????
Alvaro, num tem foto da traseira não (uii) !:mrgreen::mrgreen:
p/ fazer um desse naipe e nivel de acabamento, prepara uns 1.000,00 ae...
T+
Alfredo Stavale
04/03/2008, 13:22
Alvaro, aqueles que tu tinha me motrado da venezuela são mais legais, são menores.. esse tá parecendo um sofá.
alvaro.jrc
04/03/2008, 14:07
Alvaro, num tem foto da traseira não (uii) !:mrgreen::mrgreen:
Tenho não fernando :mrgreen:, essa foto achei por acaso fuçando meus arquivos antigos no pc do trabalho.
[]s!!
alvaro.jrc
04/03/2008, 14:10
p/ fazer um desse naipe e nivel de acabamento, prepara uns 1.000,00 ae...
T+
Se deixar só na mão da serralharia realmente fica uns R$ 1.000,00 ou mais, mas se vc deixar a parte mais leve e de finalização pra adiantar em casa pode ser que reduza alguns rurais.
[]s!
Alvaro, aqueles que tu tinha me motrado da venezuela são mais legais, são menores.. esse tá parecendo um sofá.
KKKKKKKKKKKKKKKKKKKK, sofá foi lasca alfredo!!! Acho que se trabalhar melhor o design da parte lateral, deixando menos protuberante acho que dá pra melhorar um bocado.
[]!!
Fabil,
Quais as peças que vc tem e fabrica para o Jimny? (incluindo originais/aumento suspensão etc..) Informe contato e-mail, tel. e site para incluir na atualização de peças e adaptações para Jimny.
Pessoal,
Se faz necessário atualizar os pneus para jimny disponíveis no mercado... entretanto para pneus maiores (que se faz necessário levantar o jimny) é importante saber discriminado o calço, amortecedor e modificações feitas para incluir na lista de forma mais precisa.
Alfredo e Alvaro que já começaram com as modificações informem aí para, após todos os dados, atualizarmos a LISTA.
Abs,
leodinossauro
05/03/2008, 15:01
Já vi embreagem do Jimny na faixa de 350 reais por aí. ( ML etc ) Acho que vale a pena, a não ser que a do seu tenha quebrado pra valer mesmo, e não está apenas gasta.
[:dance:
Boa tarde TMorais..:-o
Sentimos dificuldades de encontrar uma embreagem que dava certo no Jimny, só achamos a da Fiorino 1.5 (o disco é semelhante ao original) e o plator do Uno 1.0. Dai vem a questão se vale pena adaptar tudo isso, pois tende tirar 2mm do volante do motor e o rolamento não existe nenhum que dava certo, resumindo se achar uma embreagem original vale a pena desenbolsar um pouco mais.
Também precisámos de dois terminais de direção traseiros do Jimny desmontei e levei em algumas lojas de auto peças e nenhum dava a rosca certa, apenas um da Kombi era semelhante. O preço do terminal original é 180 reais meio salgado pro bolso.
Usamos o Jimny pra trabalho, ele nos leva para as divisas de fazendas, e alguns dias atrás ele quebrou um Homocinética, resumindo abrimos e constatamos que as rodas livres acionadas a vácuo estavam ligadas direto fazendo as mesma trabalharemn direto. Abraços e até mais com mais noticias de Jimny!!!!:dance:
alvaro.jrc
05/03/2008, 18:43
Pessoal, fiz essa pergunta no Suzuki-NET e não obtive resposta, vcs sabem dizer se aquela roda livre AMV para Samurai que vende na Donatti serve no Jimny???
Acho que já ví o fabil comentando que a original, manual do Samuca serve, mas como entendo bulhufas de mecanica gostaria de saber se dá certo e se presta tb.
[]s!!
leodinossauro
05/03/2008, 21:15
Álvaro, as rodas-livres do Jimny até onde sei resistem muito bem. O que de vez em quando um ou outro reclama é do acionamento à vácuo que pode ter as mangueiras danificadas, mas a roda-livre em si não ouvi falar que já quebrou.
Bom, no link abaixo, até onde entendi com meu inglês, o sujeito troca por uma roda-livre manual e comenta que o eixo do Jimny teria diferenças que fazia não ser possível o uso de rodas-livres de outros Suzukis mais antigos, ou seja, Samurai e Vitara. O sujeito então fez um espaçador e resolveu tal problema.
http://www.project-tinfoil.co.nz/step4.htm
Obviamente se o Fabiano já viu de perto os eixos do Jimny sem as rodas/disco de freio etc e se acredita ser o mesmo, manda ver. Converse com a Donnatti sobre devolução do produto caso não sirva. Você vai pagar o frete de volta mas é melhor do que ficar na dúvida eterna.
Inté
Pai do Pedro
05/03/2008, 21:33
Álvaro, as rodas-livres do Jimny até onde sei resistem muito bem. O que de vez em quando um ou outro reclama é do acionamento à vácuo que pode ter as mangueiras danificadas, mas a roda-livre em si não ouvi falar que já quebrou.
Bom, no link abaixo, até onde entendi com meu inglês, o sujeito troca por uma roda-livre manual e comenta que o eixo do Jimny teria diferenças que fazia não ser possível o uso de rodas-livres de outros Suzukis mais antigos, ou seja, Samurai e Vitara. O sujeito então fez um espaçador e resolveu tal problema.
http://www.project-tinfoil.co.nz/step4.htm
Obviamente se o Fabiano já viu de perto os eixos do Jimny sem as rodas/disco de freio etc e se acredita ser o mesmo, manda ver. Converse com a Donnatti sobre devolução do produto caso não sirva. Você vai pagar o frete de volta mas é melhor do que ficar na dúvida eterna.
Inté
Tive problemas com roda livre do meu carro semana passada. Simplesmente os retentores que garantem a vedação e acionamento a vácuo estavam desgastados e deixavam passar ar. Pra eu comprar os retentores originais teria que comprar a roda livre completa. Muita sacanagem. Tive que levá-los numa loja pra ver se arranjava algum e felizmente consegui. A segunda opção seria colocar rodas livres mecânicas de samurai, que segundo o mecânico são compatíveis.
O bom das rodas livres manuais (além de serem mais baratas) é que elas não dependem do acionamento remoto e não é necessário a utilização das válvulas de acionamento. São duas coisas a menos pra se preocupar.
Abs.
Joao Baeta
05/03/2008, 22:22
:arrow:Me lembro muito bem que qnd eu tinha o meu Verde... E tinha esse problema... Qnd eu colocava no 4x4 ele nao engatava... (Ao engatar vc ouve um "click")... As vezes ouvia esse barulho...!
Motivo-> Diafragma da roda esquerda furado e entrava ar lá dentro e não engatava!
Eu ia arrumar... Mas logo eu batí!
alvaro.jrc
05/03/2008, 23:09
Galera, muitissimo obrigado pelas respostas.
Um dos motivos que pensei em trocar é meio banal, mas a mangueira já saiu duas vezes em 2 meses e é um saco, já pensou vc no meio do nada e essa peste a vacuo solta??
O outro é um barulho que o meu jimny tá fazendo, meio que do nada na roda dianteira direita, aí quando vc engata o 4x4H ele para, a primeira coisa que suspeitei foi a roda livre com algum problema.
Quando saio do trabalho, subo uma ladeira e logo depois pego uma curva para a direita e já percebi que logo depois da curva começa o barulho, que é relativamente alto, mas basta dar uma toque no 4x4h que ele para. E é um som que nitidamente vem do lado direito. :pensativo:
Léo, esse link que mandasse é simplesmente DUCA! :dance: Muito massa, mas meu "ingreix" é bem mais ou menos, pelo que entendi foi o contrário, ele substituiu a roda livre a vacuo por uma manual, mas não achei qual. O espaçador que aparece na foto, ele diz que usou para poder instalar a nova roda livre.
"Next job on the list was the front hubs. The Jimny comes standard with vacuum operated hubs. A vacuum is only needed to either lock or unlock the hubs. Unfortunately they also have a reputation for unreliability due to air leaks in the system. The solution was to scrap them altogether and fit freewheeling hubs. I acquired a near perfect second hand set from Henry in the Norwest club who sell Suzuki parts and then made up a spacer to mate them to the hub assembly. Because the Jimny uses different cvs than the older model Suzuki’s’ a 7mm spacer is needed to position the hubs where it would not interfere with anything. An added advantage of the new hubs is the removal of the old torque head type bolts that the previous hubs used."
http://www.project-tinfoil.co.nz/hubs2.jpg
http://www.project-tinfoil.co.nz/hubs1.jpg
[]s!!!
Parte 1
http://www.youtube.com/watch?v=wKOWZaBljKA
Parte 2
http://www.youtube.com/watch?v=CzJTFSnTGSI&feature=related
Parte 3
http://www.youtube.com/watch?v=gA3ExKW0QmM&feature=related
Parte 4
http://www.youtube.com/watch?v=GnokYx5OgZc&feature=related
Parte 5
http://www.youtube.com/watch?v=cLc1DKAv_mY&feature=related
Alfredo Stavale
07/03/2008, 10:46
isso sim é um mudança importante.
todo apoio e se der certo por favor diga quais peças usaram e tudo descritos nos minimos detalhes. a minha funciona perfeito... eu uso a 4x4 com reduzida todo dia pra entrar em casa...pra nao destruir a grama, já que é inclinado a entrada. mas no futuro isso pode nao funcionar direito e roda livre manual é mt mais seguro.
alvaro.jrc
07/03/2008, 12:24
isso sim é um mudança importante.
todo apoio e se der certo por favor diga quais peças usaram e tudo descritos nos minimos detalhes. a minha funciona perfeito... eu uso a 4x4 com reduzida todo dia pra entrar em casa...pra nao destruir a grama, já que é inclinado a entrada. mas no futuro isso pode nao funcionar direito e roda livre manual é mt mais seguro.
Tem essa aqui à venda Alfredo, da AVM.
http://www.jet.com.br/donatti4x4/detalhes.asp?idproduto=39462&idcategoria=7766&Nivell=&Categorias=
http://www.jet.com.br/Design/donatti4x4/Produto/6648-1G.jpg
alvaro.jrc
07/03/2008, 12:30
Mandei um e-mail para a AVM (export@avm.com.br) para saber qual o modelo que serve no Jimny e me informaram que é o 457.
Achei na Armazém 4x4, mas o precinho tá meio salgado R$ 645,00 :roll:
http://www.001shop.com.br/lojas/armazem4x4.com.br/produtos.asp?produto=200&categoria=33&inf=8&a1=Roda-Livre%20AVM&a2=Manual+Premium
http://www.001shop.com.br/lojas/armazem4x4.com.br/produtos/AVM_L400-5.jpg
Alfredo Stavale
07/03/2008, 13:50
é.. caro mesmo.
Supercharger
07/03/2008, 13:55
ele substituiu a roda livre a vacuo por uma manual, mas não achei qual.
http://www.project-tinfoil.co.nz/hubs2.jpg
http://www.project-tinfoil.co.nz/hubs1.jpg
Esta RL da foto é a AISIN do Samurai feixe.
[]´s
Gustavo.
alvaro.jrc
07/03/2008, 14:10
Esta RL da foto é a AISIN do Samurai feixe.
[]´s
Gustavo.
Então é uma opção bem mais acessivel, se bem que esse modelo da AVM é bom confiável. Não é da linha de plastico, esse é metal mesmo.
[]s!!
alvaro.jrc
07/03/2008, 14:48
01- http://www.clubjimny4x4.com (http://www.clubjimny4x4.com/) (Fórum Portugal)
08- http://es.groups.yahoo.com/group/lis...guid=130568083 (http://es.groups.yahoo.com/group/lista-suzuki-jimny/?yguid=130568083)
http://www.suzuki-samurai.nl/jimny/a...imnys-eng.html (http://www.suzuki-samurai.nl/jimny/andere-jimnys/andere-jimnys-eng.html)
http://translate.google.com/translat...lr%3D%26sa%3DG (http://translate.google.com/translate?hl=pt-BR&sl=en&u=http://www.jimny.se/&sa=X&oi=translate&resnum=2&ct=result&prev=/search%3Fq%3Dmanual%2Bjimny%26hl%3Dpt-BR%26lr%3D%26sa%3DG)
13- Modelos Suzuki Jimny
16- Condução 4x4
http://www.zone.com.br/offroad/index...mostra&id=2879 (http://www.zone.com.br/offroad/index.php?destino=tecnicas_mostra&id=2879)
http://home.ism.com.br/~lvp/historia.htm (http://home.ism.com.br/%7Elvp/historia.htm)
http://www.jipeiroklingon.hpg.ig.com...scuriosos1.htm (http://www.jipeiroklingon.hpg.ig.com...scuriosos1.htm/)
http://video.google.com/videoplay?do...q=suzuki++jimn (http://video.google.com/videoplay?docid=5760120672778456139&q=suzuki++jimn) y
http://www.suzukiinfo.com (http://www.suzukiinfo.com/)
http://www.marinosanjose.infini-iber...aleria2003.htm (http://www.marinosanjose.infini-iber...aleria2003.htm/)
alvaro.jrc
07/03/2008, 14:52
01- Kit p Jimny
04- Para-choque Jimny
http://www.afn.pt/esquema_produtos/s...209000%20).pdf (http://www.afn.pt/esquema_produtos/s...209000%20%29.pdf)
05- Algumas idéias:
http://www.afn.pt/v2/produtos_lista.php?modelo_id=111# (http://www.afn.pt/v2/produtos_lista.php?modelo_id=111)
11- Adaptação Jimny.
http://www.campmajo-offroad.com/prod...%20suzuki.html (http://www.campmajo-offroad.com/productesCOR%20suzuki.html)
05- http://www.alternativa4x4.com.br (http://www.alternativa4x4.com.br/)
07- http://www.rc4x4.com.br (http://www.rc4x4.com.br/)
09- http://www.caminhodaspedras4x4.com.br (http://www.caminhodaspedras4x4.com.br/)
11-
http://www.jet.com.br/donatti4x4/cat...%20P/%20SUZUKI (http://www.jet.com.br/donatti4x4/categoria.asp?IdCategoria=7669&Nivell=40&Categoria=PRODUTOS%20P/%20SUZUKI)
02- Filtro de óleo:
• Amortecedor traseiro do Ipanema - é necessário apenas reabrir os furos dos olhais de 10 p/ 12 mm e esmerilhar um pouco o pino superior p/ encaixar.
• Amortecedor traseiro da Besta 12 lugares, Cofap Super Ref. B.47070. (R$ 190,00 o par)
15- Escovas do alternador podem ser utilizadas as escovas do monza (cabem e trabalham de forma correta).
16- Velas: Bosh do Palio (Eletrodo de 0.8 mm), tanto pro motor DOHC ( corrente ) quanto SOHC ( correia dentada ).
17 – Roda livre manual:
• Fabricante AVM linha 400, modelo 457. (R$ 645,00)
• AISIN do Samurai (usando um espaçador para adaptar).
V - Pneus:
http://www.pirelli.com.br (http://www.pirelli.com.br/) SAC: 0800-78-7638
Scorpion S/T
Scorpion A/T
215/75 R15 100/97S
225/75 R15 102S
ATR 205 70 R15
Scorpion Mud
30x9.50 R15 104Q
31x10.50 R15 109Q
http://pneusbfgoodrich.com.br (http://pneusbfgoodrich.com.br/) SAC: 0800-70-70-830
http://michelin.com.br (http://michelin.com.br/) SAC: 0800-90-9400
4x4 Synchrone
4x4 LTX M/S
4x4 LTX A/T
http://www.conti-online.com/generato.../index_pt.html (http://www.conti-online.com/generator/www/br/pt/continental/automobile/geral/home/index_pt.html)
http://www.generaltire.com/generator..._benef_pt.html (http://www.generaltire.com/generator/www/br/pt/generaltire/automobile/temas/van/utilitario/grabber_at2/grabberat2_benef_pt.html)
General Grabber AT2
General Grabber MT
http://www.generaltire.com/generator...master_pt.html (http://www.generaltire.com/generator/www/br/pt/generaltire/automobile/temas/van/tracao_off_road/grabber_mt/master_pt.html)
Brasil:
1999 até 2000
2001-2003 ( todos com duplo comando de válvulas. Corrente ao invés de correia. Além de outros pequenos detalhes. A versão 2000 também inclui esses detalhes)
Fora do Brasil:
. Jimny JLX - completo.