PDA

Ver Versão Completa : Peças E Adaptações Para Jimny

Páginas : 1 2 3 4 5 6 7 [8] 9 10 11 12

Treco
19/11/2011, 11:48
E aí Maurício, beleza?

O rolamento, eu não conheço nenhum similar. Só o original. Pelo menos vende separadamente na Suzucar.
O platô da fiorino é quase idêntico. Tentamos adaptar um aqui, torneando a aranha mas não deu certo.
Abs,

essa do fiorino não sabia.
gastei uns mil reais trocando todo o conjunto (com cabo e mao de obra).
e o rolamento? e o platô?

rmalato
20/11/2011, 14:03
É o administrador que abre um tópico fixo ? o Jimny merece um fixo para peças e adaptações. Administrador da essa força aí :shock:

Carlos, em minha humilde opinião, mas o fato do Jimny ter "explodido" em postagens aqui, acho que falta um pouco de coordenação das nossas próprias postagens e acredito que isso ajudaria a fixar vários tópicos do Jimny...

Tem gente que posta adaptação no tópico "2010 compensa", tem aqui comentários que poderiam ter postado lá e assim vira uma confusão...

Também acredito que este tópico mereça destaque, mas podíamos organizar algumas informações, pra nós mesmos termos pontos de partida, que acha??

J Carlos
20/11/2011, 22:49
Concordo, as vezes tem uma mistura de mensagens, mas um tópico fixo Peças e adaptações, iria ajudar. E o Jimny merece.

Maurício Fernandes
20/11/2011, 22:54
Este é o tópico de peças e adaptações.

J Carlos
21/11/2011, 09:12
Sim é, mas não é fixo.

marcos meyer
21/11/2011, 20:51
Marcos

Qual foi a escolha que você fez para instalar os pneus 235/75? Kit, amortecedores/molas ou calços?

Mauro, comprei-o com o pneu citado, calço de 2" e molas originais. O ex dono colocou amortecedores da ipanema na traseira e alongador com os amortecedores originais na dianteira. Deu problema rápido, já que o curso dos amortecedores dianteiros ficou muito restrito e logo veio a estourá-los. Resolvemos então, após dicas neste fórum, inserir amortecedores da Chevy 500. Deu certo e não achei que ficou muito "duro", porém ao passr em buracos ou quebra molas a uma certa velocidade, raspam. Estou a procura de uma solução. Tens dicas?

Sds, Marcos Meyer

marcos meyer
21/11/2011, 21:05
Oi Marcos,

O retentor é tranquilo. É só tirar e levar numa loja de retentores/rolamentos que tem.
Esse kit embreagem é do jimny mesmo?
Dá uma comparada com a embreagem velha pra ver se realmente tem diferença.
A original do jimny não é pra dar problema nenhum.
Uma dica: quando o disco de embreagem se acabar, o disco de embreagem da fiorino serve pro jimny e tem em qualquer auto peças.

Treco, sobre a embreagem:

Comprei-a em uma casa de importados aqui em Vitória - mercarm . O plator e discos são idênticos, porém o colar tem uma diferença no encaixe do garfo. Dúvidas: Vc está chamando de rolamento o colar? Qual o ano da fiorino que tem o disco semelhante? Vc manteve o plator e substituiu o colar e disco?

Obrigado pela dica! Marcos Meyer

Obs:Vejam a foto com os colares

marcos meyer
21/11/2011, 21:09
Colegas,

Minha viatura tem 100 mil km. Desta maneira, solicitei ao meu mecânico que removesse o tanque para fazer a substituição natural deste componente. Ao buscar na net, tomei um susto danado com o preço (SUZUCAR - 535,00). Para aqueles que passaram por esta experiência, compraram o original ou rolou adaptação ?

Sds, Marcos Meyer

Mauro B
21/11/2011, 22:18
Mauro, comprei-o com o pneu citado, calço de 2" e molas originais. O ex dono colocou amortecedores da ipanema na traseira e alongador com os amortecedores originais na dianteira. Deu problema rápido, já que o curso dos amortecedores dianteiros ficou muito restrito e logo veio a estourá-los. Resolvemos então, após dicas neste fórum, inserir amortecedores da Chevy 500. Deu certo e não achei que ficou muito "duro", porém ao passr em buracos ou quebra molas a uma certa velocidade, raspam. Estou a procura de uma solução. Tens dicas?

Sds, Marcos Meyer

A melhor solução parece ser o kit da OME de 1,5", mas o pessoal daqui do forum propõe uma solução mais simples e barata: 4 molas traseiras de Chevette, amortecedores D de Besta GS 12 lugares (tirar capa e trocar olhal 12mm) e T Kombi Carat. Mesmo assim pode ser necessário cortar um pouco do para-lama.

Caiogaucho
24/11/2011, 23:32
Sim muito boa.
Vai entrar se ficar muito tempo submerso, aí não tem jeito não.
De qualquer forma, já tirei o carpete e instalei "passadeiras" (tipo a hilux 95).
Aqui no sul temos que fazer isso, pois é muita umidade, água, barro, chuva, etc... no NE não precisa.

Maurício,
Não entendi qdo vc falou em "passadeiras":?::?:

Caio

sandro-natal
25/11/2011, 12:51
Pô cara, 18 mensagens atrás tem isso. Dê uma pesquisadinha antes. Puxão de orelha mesmo! He, he, he...

Colegas,

Minha viatura tem 100 mil km. Desta maneira, solicitei ao meu mecânico que removesse o tanque para fazer a substituição natural deste componente. Ao buscar na net, tomei um susto danado com o preço (SUZUCAR - 535,00). Para aqueles que passaram por esta experiência, compraram o original ou rolou adaptação ?

Sds, Marcos Meyer

VICTORP
25/11/2011, 22:39
ai galera otima noticiss, resolvi o caso da corrente da t-case, fiz um esticador, e ficou otimo, dei certinho dentro da caixa de tracao,to arrancando o jimny patinado na lajota e nem sinal de pular... posto as fotos em seguida!

Treco
26/11/2011, 13:22
Treco, sobre a embreagem:

Comprei-a em uma casa de importados aqui em Vitória - mercarm . O plator e discos são idênticos, porém o colar tem uma diferença no encaixe do garfo. Dúvidas: Vc está chamando de rolamento o colar? Qual o ano da fiorino que tem o disco semelhante? Vc manteve o plator e substituiu o colar e disco?

Obrigado pela dica! Marcos Meyer

Obs:Vejam a foto com os colares

Marcos, quanto ao disco de embreagem, eu não me lembro exatamente qual ano da fiorino. Eu levei na auto-peças e vi que da fiorino dava. Com relação ao colar, o novo é o da direira, não é isso? To achando estranho.
Olha a foto do colar original:

Maurício Fernandes
26/11/2011, 15:51
Maurício,
Não entendi qdo vc falou em "passadeiras":?::?:

Caio

é o piso de borracha, usado em ônibus (os mais antigos).

rmalato
02/12/2011, 22:01
Pessoal, uma questão...

Apesar do Jimny ser curto, tenho sempre dificuldade em estacionar por conta do estepe...

andei pensando em um sensor de estacionamento...

Pesquisei muita coisa e encontrei algo interessante mas que não tem nenhum relato sobre a eficiência...

Existe um modelo da Positron, PS 200, que tem uma função OFFSET... segundo o anúncio e o manual, ele aumenta a sensibilidade incluindo o estepe, e não vi nada parecido em nenhum outro anúncio...

Já googleei um tanto e não encontrei ninguém falando nada sobre isso... Alguém tem uma luz aí?
323419
Segue o manual do produto...
http://webadmin.pst.com.br/arquivo/cc7006d7-44e2-4d0c-a8c2-127a57ac34d9.pdf

Produtos | Pósitron (http://www.positron.com.br/ProdutosDetalhe.aspx?Produto=Sensor-de-Estacionamento&Id=2688)

Também poderia usar um desses...
Revolucionário Novo modelo de Sensor de Estacionamento! - YouTube (http://www.youtube.com/watch?v=T8WZ0HGQnQM)

Loras
04/12/2011, 00:01
Travessas para bagageiro: Projecar W115 SpaceFox larga em alumínio.

Detalhes da instalação aqui:

http://www.4x4brasil.com.br/forum/suzuki/98814-travessas-para-longarinas-suzuki-jimny-hr.html

Abraços,

marcelopapel
04/12/2011, 11:16
Ae galera beleza??

estou a procura de algumas melhorias para meu Jimny e gostaria de saber primeiro, dos mais entendidos, informações sobre qual guincho serve para o JIMNY; que tipo de bloqueio traseiro serviria; que marca snorkel é a melhor?; e onde eu posso comprar essas coisas barato e em locais confiáveis?? Grato desde já pela resposta, mas é o natal chegando e espero comprar presentes para meu pequeno grande carro.

abraços.

Gileno
04/12/2011, 13:21
Cara, meu jimny comprei(usado) com o sensor já instalado e funciona muito bem! E ele já dá o desconto do estepe. Quando zera, o estepe está a uns 10 cm da parede.É uma tranquilidade! Estou viajando, mas assim que voltar posto aqui a marca e modelo.

Pessoal, uma questão...

Apesar do Jimny ser curto, tenho sempre dificuldade em estacionar por conta do estepe...

andei pensando em um sensor de estacionamento...

Pesquisei muita coisa e encontrei algo interessante mas que não tem nenhum relato sobre a eficiência...

Existe um modelo da Positron, PS 200, que tem uma função OFFSET... segundo o anúncio e o manual, ele aumenta a sensibilidade incluindo o estepe, e não vi nada parecido em nenhum outro anúncio...

Já googleei um tanto e não encontrei ninguém falando nada sobre isso... Alguém tem uma luz aí?
323419
Segue o manual do produto...
http://webadmin.pst.com.br/arquivo/cc7006d7-44e2-4d0c-a8c2-127a57ac34d9.pdf

Produtos | Pósitron (http://www.positron.com.br/ProdutosDetalhe.aspx?Produto=Sensor-de-Estacionamento&Id=2688)

Também poderia usar um desses...
Revolucionário Novo modelo de Sensor de Estacionamento! - YouTube (http://www.youtube.com/watch?v=T8WZ0HGQnQM)

rmalato
04/12/2011, 16:55
Opa Gileno,

se vc puder tirar a foto da disposição dos sensores no parachoque eu ficaria mais feliz ainda, rsrsrs... É essa a minha maior dúvida!!!

Obrigadão!!!

Cara, meu jimny comprei(usado) com o sensor já instalado e funciona muito bem! E ele já dá o desconto do estepe. Quando zera, o estepe está a uns 10 cm da parede.É uma tranquilidade! Estou viajando, mas assim que voltar posto aqui a marca e modelo.

Fabil
04/12/2011, 18:55
Ae galera beleza??

estou a procura de algumas melhorias para meu Jimny e gostaria de saber primeiro, dos mais entendidos, informações sobre qual guincho serve para o JIMNY; que tipo de bloqueio traseiro serviria; que marca snorkel é a melhor?; e onde eu posso comprar essas coisas barato e em locais confiáveis?? Grato desde já pela resposta, mas é o natal chegando e espero comprar presentes para meu pequeno grande carro.

abraços.

qual o ano do seu jimny?

Caiogaucho
04/12/2011, 19:57
Opa! Tb tenho interesse em saber. Se tudo der certo, estarei com um 2012 e tb gostaria de saber qual o guincho mais apropriado (custoxbenefício\0.

abs
qual o ano do seu jimny?

Treco
13/12/2011, 20:41
Pessoal,

Depois que coloquei rodas mais largas, passei a ter problemas com o tamanho dos parafusos das rodas (prisioneiro). Ficavam muito curtos e as porcas não enroscavam direito. Perdia porcas e parafusos com frequencia. Depois de várias tentativas, hoje utilizo parafusos da Kia Besta. Mas não é plug & play. É necessário esmerilhar levemente a base do parafuso (onde fica o fresado) antes de colocar no lugar.
Att,

Caiogaucho
14/12/2011, 23:47
Concordo plenamente!!

Já está merecendo um Tópico Fixo para Jimny!!!!

abs

Inclusive o ADMINISTRADOR deveria trocar o nome do tópico "Jimny 2010 compensa" pra "Jimny HR" ou "Jimny Compensa".
E por esse tópico como fixo. É o mais importante disparado.

Candido Lopes
21/12/2011, 08:54
qual o ano do seu jimny?

Fabil, bom dia!! vc poderia tirar uma dúvida minha sobre bloqueador de diferencial para o Jimny?
Fiquei interessado em instalar um bloqueador KAYSER na dianteira do jimny, com o seguinte pensamento: a transmissão que parte do T-case(se é que é esse o nome) para as rodas dianteiras só deve girar quando o 4X4 estiver engatado, não é isso? se assim for, o bloqueador só entrará em "trabalho" nessa condição, sendo seus problemas de barulho e tranco restrito ao uso do 4X4. Estou correto ou não é por aí ??? não sou bem um conhecedor de mecânica de veículo ..rsrs. Grato. Abç

Mauro B
21/12/2011, 09:00
Pessoal

Alguém sabe de algum Jimny "sucata" do qual se possa comprar peças de acabamento? Preciso de uma daquelas molduras plásticas das entradas de ar e de uma antena nova, e a Suzukar não tem (pelo menos não tinha até há alguns dias).

Mauro

Marcus Neves
21/12/2011, 14:15
Para quem é da cidade de São Paulo, abriu uma nova concessiorária Suzuki na Mooca (está no site).

Agendei a revisão de 10.000 Km no dia 27/12, depois eu informo como foi o atendimento.

Informaram que o preço da revisão é de R$ 480,00. Este preço é tabelado?

MARINI

Endereço: Avenida Paes de Barros, 1980,
Bairro: Mooca
Telefone: 11 - 4323-0050
E-mail: marini@marinimultimarcas.com.br
Site: www.marini.suzukiveiculos.com.br (http://www.marini.suzukiveiculos.com.br)

MARINI (OFICINA)

Endereço: Rua Madre de Deus, Nº 1700,
Bairro: Mooca
Telefone: 11 - 4327-7004/ 7074
E-mail: contato@grupomarini.com.br (%20contato@grupomarini.com.br)
www.marini.suzukiveiculos.com.br (http://www.marini.suzukiveiculos.com.br)

Abraço

sandro-natal
21/12/2011, 17:18
Levei toda a embreagem do meu Jimny para a loja de auto-peças, procurando similares nacionais.
O disco da Fiorino cabe no Jimny, mas ele é menor. Achei que o desempenho da embreagem iria piorar com esse disquinho, e coloquei todo o kit original.
Não achei nenhum rolamento similar, e nenhum platô.

Caiogaucho
22/12/2011, 23:55
Alguem conhece esta trava-porca: Tranca Estepe Suzuki Jimny 2011 - Dujan Acessórios Automotivos (http://www.dujan.com.br/product.php?id_product=19)

Estou à cata de algo confiável!!

Além da idéia do Davi, mais alguma sugestão???

Abs

Pessoal, eu adotei a seguinte alternativa para garantir que o estepe não seja retirado: um parafuso com largura um pouco menor que a porca original + um cadeado pequeno (pado, por exemplo) e um torneiro mecânico qualquer.

O torneiro fez um furo quase no final do parafuso. Eu coloquei o parafuso de fora para dentro, passei a mão pelo espaço entre os aros da roda, passei o cadeado pelo buraco feito no torneiro e fechei o cadeado. Como o cadeado fica por trás da roda, não dá nem para ver que ele está lá. Só é um pouco apertado para abrir o parafuso, mas com jeito, tudo certo. Agora o mais incrível de tudo, o custo total: menos de R$ 30,00!!! Garanto que não há nada eficiente e com esse valor por aí.

Abraço.

Treco
23/12/2011, 09:59
Levei toda a embreagem do meu Jimny para a loja de auto-peças, procurando similares nacionais.
O disco da Fiorino cabe no Jimny, mas ele é menor. Achei que o desempenho da embreagem iria piorar com esse disquinho, e coloquei todo o kit original.
Não achei nenhum rolamento similar, e nenhum platô.

Vc quis dizer que o disco é mais fino, não é isso? Porque o tamanho é idêntico.
É como eu disse, essa é uma opção, caso vc precise apenas de um disco novo. Equipamento original é sempre o ideal.
O que houve com sua embreagem?
Sds,

sandro-natal
23/12/2011, 12:27
A área de contato do disco com o platô é menor no disco da Fiorino. Com certeza isso provocaria um maior aquecimento da embreagem.
Minha embreagem estava muito dura. Troquei disco, platô, rolamento, cabo e ainda o rolamento do volante do motor (esse eu encontrei em uma loja de rolamentos qualquer).

sandro-natal
23/12/2011, 12:37
Só um alerta:
Em atoleiros na lama, nos quais os diferenciais ficaram enterrados, ao puxarem meu Jimny com cinta, foram arrancados os dois pontos de ancoragem da frente e um de trás quase caiu.
Lição: tais pontos de ancoragem só servem para fixar o carro dentro do navio e para retirar de atoleiros leves, como por exemplo, na areia. E mesmo na areia, tem que puxar sem sopapo. Se não conseguir, é para colocar duas viaturas em série para puxar suavemente.
Para puxadas mais fortes, deverá ser instalado um ponto de ancoragem na frente e um atrás, soldados ou fortemente aparafusados no chassis.
Também recomendo fortemente o uso da técnica do pneu na frente do carro e apoiando a cinta. Essa técnica evita a necessidade de aplicar muita tração na cinta, já que a viatura é levantada, eliminando-se a resistência do material do terreno, que funciona como um super freio.
Se eu tivesse usado essa técnica, mesmo usando os pontos de ancoragem originais, com certeza eles não teriam sido danificados, e a viatura teria saído do atoleiro.
Valeu!

Caiogaucho
23/12/2011, 13:36
Clemente posta aqui fotos do seu dispositivo anti-roubo de estepe! Gostaria de saber como é feita a inserção do parafuso para a parte interna da porta!

abs

que M heim!

Ainda é um tanto raro ver Jimnys em SP, mas dois dos 4 ou 5 que ví semana passada ,estavam sem os estepes.

O que fiz em todos os 4x4 que tive, é comprar um parafuso bem forte em aço 12.9 de ± 12mm. Arredondo sua cabeça e faço um furo para um bom cadeado. Insiro então o parafuso através da roda, fixando-o com por trás do suporte com uma borboleta ou porca e então travo tudo com o cadeado, que pela localização torna seu acesso a ferramentas de corte inviável.

A realidade mostra que para uso urbano o estepe hoje é desnecessário. No Defender, em razão das viagens longas pelo Chile e AR, tenho sempre instalado um bom compressor de ar Australiano da ARB modelo grande. Em resumo, tive com ele dois pneus furados em 2008 e o compressor garantiu sempre a chegada até um borracheiro. Os pneus radiais dificilmente deixam a pressão escapar de uma vez.

Estou seriamente pensando em instalar um compressor ARB grande no Jimny e abandonar o estepe. Levaria então um kit de reparo rápido e pronto. Menos peso, menor risco em SP e ainda fico com tudo pronto para instalar lockers ARB nos eixos, se um dia tiver a necessidade.

Abraços

Clmente[/QUOTE]

Candido Lopes
23/12/2011, 15:22
Clemente posta aqui fotos do seu dispositivo anti-roubo de estepe! Gostaria de saber como é feita a inserção do parafuso para a parte interna da porta!

abs

que M heim!

Ainda é um tanto raro ver Jimnys em SP, mas dois dos 4 ou 5 que ví semana passada ,estavam sem os estepes.

O que fiz em todos os 4x4 que tive, é comprar um parafuso bem forte em aço 12.9 de ± 12mm. Arredondo sua cabeça e faço um furo para um bom cadeado. Insiro então o parafuso através da roda, fixando-o com por trás do suporte com uma borboleta ou porca e então travo tudo com o cadeado, que pela localização torna seu acesso a ferramentas de corte inviável.

A realidade mostra que para uso urbano o estepe hoje é desnecessário. No Defender, em razão das viagens longas pelo Chile e AR, tenho sempre instalado um bom compressor de ar Australiano da ARB modelo grande. Em resumo, tive com ele dois pneus furados em 2008 e o compressor garantiu sempre a chegada até um borracheiro. Os pneus radiais dificilmente deixam a pressão escapar de uma vez.

Estou seriamente pensando em instalar um compressor ARB grande no Jimny e abandonar o estepe. Levaria então um kit de reparo rápido e pronto. Menos peso, menor risco em SP e ainda fico com tudo pronto para instalar lockers ARB nos eixos, se um dia tiver a necessidade.

Abraços

Clmente[/QUOTE]

Caio, mas e como ficaria o atendimento à legislação de trânsito? o porte do estepe não é mais obrigatório???

Fabil
23/12/2011, 15:33
Fabil, bom dia!! vc poderia tirar uma dúvida minha sobre bloqueador de diferencial para o Jimny?
Fiquei interessado em instalar um bloqueador KAYSER na dianteira do jimny, com o seguinte pensamento: a transmissão que parte do T-case(se é que é esse o nome) para as rodas dianteiras só deve girar quando o 4X4 estiver engatado, não é isso? se assim for, o bloqueador só entrará em "trabalho" nessa condição, sendo seus problemas de barulho e tranco restrito ao uso do 4X4. Estou correto ou não é por aí ??? não sou bem um conhecedor de mecânica de veículo ..rsrs. Grato. Abç

sim, a sua teoria está correta. o bloqueio automatico ( kaiser ou qualquer outro) só irá atuar quando a alavanca de traçao estiver na posicao 4x4 e as roda-livres engatadas ( que no caso do jimny é acionada automaticamente quando se coloca a alavanca em 4x4)

T+

Fabil
23/12/2011, 15:36
Caio, mas e como ficaria o atendimento à legislação de trânsito? o porte do estepe não é mais obrigatório???[/QUOTE]

o CBT é claro no que diz ao estepe ser equipamento de uso obrigatorio.
eu mesmo sou doido p/ sumir com meu "inutil" estepe do meu samurai, mas como nao posso tira-lo , uso um pneu pequeno ( rodo com 31" e deixo o estepe com um 205/70) p/ nao sobrecarregar a porta.

CGAUER
23/12/2011, 18:58
Fabil, o CBT permite uso de infladores como é o caso do Smart, todos os Porsches, Audi TT, etc.

Abs

Clemente

Caio, mas e como ficaria o atendimento à legislação de trânsito? o porte do estepe não é mais obrigatório???

o CBT é claro no que diz ao estepe ser equipamento de uso obrigatorio.
eu mesmo sou doido p/ sumir com meu "inutil" estepe do meu samurai, mas como nao posso tira-lo , uso um pneu pequeno ( rodo com 31" e deixo o estepe com um 205/70) p/ nao sobrecarregar a porta.[/QUOTE]

sandro-natal
23/12/2011, 19:10
Muitas vezes o pneu fura de forma que o compressor de ar não consegue enchê-lo. Outras vezes na trilha o pneu quase destalona, entra sujeira e também não consegue encher com o compressor. Ou seja, o pneu estepe é importante.

J Carlos
23/12/2011, 22:15
325899325898325897325896
Caiogaucho, eu fiz uma e comprei outra aqui www.expressrodas.com.br (http://www.expressrodas.com.br) .325895

abs

que M heim!

Abraços

Clmente[/QUOTE]

Caiogaucho
24/12/2011, 18:47
Valeu J. Carlos!

Vou copiar!!!

abs

rmalato
26/12/2011, 10:53
José Carlos, tudo bom?

Eu também comprei o parafuso da Mcgard e pensei se realmente teríamos apoio no caso de problemas... Enviei email para a burgbrasil pelo link de contato do site e faz 3 semanas... nenhum retorno.

Bem-vindo ao fascinante mundo da BURG Design (http://www.burgbrasil.com.br/mcgard/referencia.asp)

Perguntei sobre os procedimentos para mandar fazer um novo cachimbo do parafuso em caso de necessidade...

A dúvida é porque eu tenho pensado em comprar aquele jogo de 4 parafusos para colocar nas rodas, 1 em cada...

Você pode ajudar mandando um email também? Eu gostaria de saber se os cachimbos são feitos no Brasil, prazo de entrega e preço...

Abraços!!!

J Carlos
26/12/2011, 11:56
Oi rmalato, você quer uma cópia da que você comprou para o estepe ? Vou verificar a documentação da chave e depois retorno ok ?

J Carlos
26/12/2011, 17:48
Na embalagem a orientação para solicitar uma cópia da chave é ir até uma revenda autorizada Mcgard com o código da mesma. Onde moro não tem uma revenda, então enviei uma mensagem para expressrodas. Vamos aguardar.

danpeig
27/12/2011, 09:03
Se você tem o código da chave e um cartão de crédito pode pedir diretamente dos EUA. Eles entregam sem problemas.

J Carlos
27/12/2011, 14:43
rmalato, chegou a resposta da expressrodas, eles localizaram o meu pedido e informaram que era só enviar o código da chave + R$ 90,00 (chave + envio). É isso.

rmalato
27/12/2011, 15:39
JCarlos, legal que vc conseguiu, até agora não tive resposta do distribuidor oficial... :shock:

Danpeig, boa dica também!!! Enviarei um email pra ter idéia do custo total via EUA!! :)

Mas achei o preço do Brasil caro demais!!! R$90,00 é praticamente o preço que eu paguei pelo conjunto todo!!!

Obrigado pela ajuda pessoal!!! :concordo:

rmalato
04/01/2012, 17:12
Olá a todos, como existe um limite de 5 imagens por post, resolvi abrir um tópico pra postar meu tutorial sobre rede de bagagem!!! Abraço!!

http://www.4x4brasil.com.br/forum/suzuki/99833-jimny-instalando-suportes-para-rede-de-bagagem.html#post1601532

rmalato
04/01/2012, 20:45
Agora a tarde dei uma de meca e com o apoio de um amigo que "conhece", troquei as velas...:shock:

Sentia que o carro engasgava um pouco, principalmente na saída da garagem pela manhã, e o consumo estava oscilando entre 7,7 e 8,5 km/l...:discordo:

Odômetro geral 25.236 km rodados...
Comprei o carro com 15.000 km de uma concessionária em Ribeirão Preto...
Rodei até hoje com ele 9.979 km (está no odômetro B)...

Em nenhum dos recibos de revisão relata troca das velas...:putz:

Eu uso o odômetro A para medir o consumo, zerando toda vez que encho o tanque... e assim que troquei as velas fui pro posto encher o tanque que estava quase na reserva... sendo este último tanque com consumo de 8,1 km/l. :parede:

Comprei velas NGK BKR6E-11, não lembro quanto foi, porque comprei faz uns 4 meses mas não tinha coragem de trocar, rsrsrs... :putz:

No carro estavam velas de Iridium, NGK IR IFR6J-11... No manual de manutenção fala que se as velas forem BKR6E é pra trocar a cada 20k km e se for Iridium a cada 60k km...

Decidi trocar mesmo assim...

O resultado é que o motor está muito mais macio e a própria partida está mais "lisa"... Rodei durante a tarde e atestei que melhorou muito o funcionamento do motor e consequentemente do carro...

Vejam as velas trocadas como estavam...

327089 327090 327092 327093 327094

Será que fiz bem em trocar??? :confused:http://www.4x4brasil.com.br/forum/images/misc/pencil.png

J Carlos
04/01/2012, 22:12
Depois informa como ficou o consumo.

rmalato
10/01/2012, 22:14
Daniel, faz tempo que quero trocar os falantes... Comprei os que vc usou da Selene faz uns 3 meses, esta semana fui atrás dos terminais macho, mas por aqui é tudo complicado, daí encontrei um pacotinho de terminais da vonder e acho que ficou legal.

Disponibilizo aqui as referencias pra quem interessar... Daniel, se vc quiser usar as fotos pro tutorial do seu site, esteja a vontade.

Abraços a todos

Fabricante: Vonder
Terminal pré-isolado macho / TM-311
pacote com 20 unidades na cor vermelho
Diametro1 = 4,3mm
Diametro2 = 6,3mm
Para fios e cabos de 0,5 a 1,5 mm²
Preço em Belém (no norte tudo é muito mais caro que no sul e sudeste) = R$3,45

327718327719

rmalato
10/01/2012, 22:44
Referência do FILTRO DE AR... 13780-81A00

327731

danpeig
11/01/2012, 14:18
Muito obrigado.

Confesso que nem sabia que vendiam terminais pré-cabeados.

danpeig
11/01/2012, 14:32
Opa,

Essas velas usadas estão, pelo menos visualmente, em condições de novas. Talvez fosse o caso de recalibrar a distância dos eletrodos e manter como reserva. Existe uma possibilidade da falha do motor ter sido causada por mal contato nos terminais dos cabos nas velas antigas.

Só como curiosidade, dá uma olhada nesse artigo:
Tudo sobre Velas de Ignição (http://www.renaultclube.com/tudo-sobre-velas-de-ignicao/)

Agora a tarde dei uma de meca e com o apoio de um amigo que "conhece", troquei as velas...:shock:

Sentia que o carro engasgava um pouco, principalmente na saída da garagem pela manhã, e o consumo estava oscilando entre 7,7 e 8,5 km/l...:discordo:

Odômetro geral 25.236 km rodados...
Comprei o carro com 15.000 km de uma concessionária em Ribeirão Preto...
Rodei até hoje com ele 9.979 km (está no odômetro B)...

Em nenhum dos recibos de revisão relata troca das velas...:putz:

Eu uso o odômetro A para medir o consumo, zerando toda vez que encho o tanque... e assim que troquei as velas fui pro posto encher o tanque que estava quase na reserva... sendo este último tanque com consumo de 8,1 km/l. :parede:

Comprei velas NGK BKR6E-11, não lembro quanto foi, porque comprei faz uns 4 meses mas não tinha coragem de trocar, rsrsrs... :putz:

No carro estavam velas de Iridium, NGK IR IFR6J-11... No manual de manutenção fala que se as velas forem BKR6E é pra trocar a cada 20k km e se for Iridium a cada 60k km...

Decidi trocar mesmo assim...

O resultado é que o motor está muito mais macio e a própria partida está mais "lisa"... Rodei durante a tarde e atestei que melhorou muito o funcionamento do motor e consequentemente do carro...

Vejam as velas trocadas como estavam...

327089 327090 327092 327093 327094

Será que fiz bem em trocar??? :confused:http://www.4x4brasil.com.br/forum/images/misc/pencil.png

J Carlos
17/01/2012, 09:49
Achei na internet esse blog http://meujimny.blogspot.com/2011/06/melhorando-o-som-do-jimn328560y-parte-1-alto.html (http://meujimny.blogspot.com/2011/06/melhorando-o-som-do-jimny-parte-1-alto.html) aliás,muito bom e resolvi instalar os altofalantes traseiros e procurar o tal buraco na lataria citado no blog, olha as fotos, coloq328559uei um pedaço de fio no burado só prá mostrar melhor na foto. Fechei com silicone. Será que o Jimny que não é HR, tem aquela proteção na caixa de roda ?328558

J Carlos
17/01/2012, 09:54
As fotos espalharam na mensagem, não sei porque.

VICTORP
18/01/2012, 22:08
ai pessoal gostaria de compartilhasr aqui minha tremenda decepcao com a caixa de tracao do jimny.. cara, em 03 anos eu coloquei 03 correntes ( originais compradas na carreira) um kit de reducao do X, e minha caida nao para de dar problemas... cansado de gastar 1.100 reais por ano em corrente fiz um esticador pra ela.. o primeiro usava poliacetal, nao aguentou.. resolvir usar rolamentos em , os quais até que duraram, mas agora voltou a pular, agora resolvir apertar ainda mais o esticador par ver o quanto aguenta.. to quase explodindo ele por causa disso... outra coisa...alguem ja mexeu na caixa de marcha dele? trocou rolamentos? tem um roncando na mimnha caixa.... e o pior de tudo é que nem trilhas eu faco.. uso ele apenas em passeis na praia e na cidade....

Tiago & Jimny
19/01/2012, 08:11
VICTORP,

Sua corrente tá folgando por causa do Kit de Redução talvez. Melhor investigar... Eu troquei a corrente só 1 vez e não deu mais nada(troquei com 130.000 e estou com 148.000), e meus pneus são grandes. Eu tbm tenho o kit de redução, mais ainda não instalei. Estou querendo mandar para uma oficina de precisão para medir as engrenagens e comparar com as originais antes de instalar. Erros de tolerância podem ferrar a corrente... Outra solução é colocar uma caixa de redução do samurai antigo. Fica muito melhor que a original do Jimny e não quebra nunca.

Quanto ao ronco, não deve ser rolamentos da caixa de marcha. Deve ser o calço da caixa...Meu carro fazia um ronco sempre que eu esticava a primeira marcha, depois de trocar os calços o carro parece zero. Se o barulho for contínuo, pode ser o rolamento e colar da embreagem.

Quanto aos buracos na carroceria.... Gente não percam seu tempo tampando... O carro tem vários furos que vcs nem imaginam. O Jimny não é anfíbio po. Tem que ter buraco para a água sair também!

Já fiz várias travessias de rio, e já fiquei atolado dentro de um, não entra água por aí. Entra pelo buraco do cabo da tampa de combustível, pelos parafusos do banco, e etc... Tem inclusive uns ralos tampados com borrachas no assoalho para vazar a água se der mer... Mas eu nunca precisei.
Eu NUNCA vi mais que alguns respingos entrarem no carro. Tenho ele à 5 anos. Mas também não uso o carro de barco.

Outra dica: Jimny falhando pode não ser a vela. Pode ser um dos dois cabos de vela ou das 2 bobinas que estão rachadas e dando fuga. Eu já troquei os cabos e bobinas do meu Jimny e o carro ficou bem mais esperto. Limpeza de bico e trocar as velas faço 1 vez por ano. Gasolina no Jimny aditivada sempre conforme manual.
Passar o scaner para conferir a resposta da sonda lambda tbm é válido.

Abs
Tiago

VICTORP
20/01/2012, 00:13
VICTORP,

Sua corrente tá folgando por causa do Kit de Redução talvez. Melhor investigar... Eu troquei a corrente só 1 vez e não deu mais nada(troquei com 130.000 e estou com 148.000), e meus pneus são grandes. Eu tbm tenho o kit de redução, mais ainda não instalei. Estou querendo mandar para uma oficina de precisão para medir as engrenagens e comparar com as originais antes de instalar. Erros de tolerância podem ferrar a corrente... Outra solução é colocar uma caixa de redução do samurai antigo. Fica muito melhor que a original do Jimny e não quebra nunca.

Quanto ao ronco, não deve ser rolamentos da caixa de marcha. Deve ser o calço da caixa...Meu carro fazia um ronco sempre que eu esticava a primeira marcha, depois de trocar os calços o carro parece zero. Se o barulho for contínuo, pode ser o rolamento e colar da embreagem.

Quanto aos buracos na carroceria.... Gente não percam seu tempo tampando... O carro tem vários furos que vcs nem imaginam. O Jimny não é anfíbio po. Tem que ter buraco para a água sair também!

Já fiz várias travessias de rio, e já fiquei atolado dentro de um, não entra água por aí. Entra pelo buraco do cabo da tampa de combustível, pelos parafusos do banco, e etc... Tem inclusive uns ralos tampados com borrachas no assoalho para vazar a água se der mer... Mas eu nunca precisei.
Eu NUNCA vi mais que alguns respingos entrarem no carro. Tenho ele à 5 anos. Mas também não uso o carro de barco.

Outra dica: Jimny falhando pode não ser a vela. Pode ser um dos dois cabos de vela ou das 2 bobinas que estão rachadas e dando fuga. Eu já troquei os cabos e bobinas do meu Jimny e o carro ficou bem mais esperto. Limpeza de bico e trocar as velas faço 1 vez por ano. Gasolina no Jimny aditivada sempre conforme manual.
Passar o scaner para conferir a resposta da sonda lambda tbm é válido.

Abs
Tiago

tiago, seu jimny ta com que peneus? e sem kite de redução? ta rodando legal? eu ainda tenho meu kit original.. pode ser uma alternativa, so tenho medo pq o peneu é 235/75, pode ser q fike mt pato... a caixa creio q é rolamentos, pois ronca tanto acelerando qnto reduzindo...

rmalato
24/01/2012, 23:15
Já procurei por aqui mas está confusa a informação... quais medidas utilizar nas palhetas? 16"/16", 16"/18" ou 18"/18"???

Seguem os catálogos, pra ajudar, porque eu não entendo mais... hehehe

http://www.vbrasil.com/catalogoautomotivo/catalogo/conversao-palhetas.pdf

http://www.valeoservice.com.br/download/PDF/Catalogo%20palhetas.pdf

http://www.bosch.com.br/br/autopecas/produtos/palhetas/downloads/palhetas.pdf

http://www.dynapar.com.br/pt-br/pdf/CATALAGO_DYNA_2011.pdf

sandro-natal
25/01/2012, 15:56
Pára-brisa do Jimny.

Não encontrei em Natal. Somente tem na concessionária, que cobrou 1100 reais!

Onde posso conseguir pára-brisa por um preço normal?

Treco
25/01/2012, 15:59
Eu sei que não são iguais. A do lado do motorista é maior. Da ultima vez levei meu carro numa dessas equipadoras e tirei as palhetas para comparar. Acabei tendo que comprar um jogo da palheta maior e outro da palheta menor pra casar no carro.
Meu carro é 2001/02.
Abs,

Já procurei por aqui mas está confusa a informação... quais medidas utilizar nas palhetas? 16"/16", 16"/18" ou 18"/18"???

alvaro.jrc
26/01/2012, 02:37
Carglass! Tem no brasil quase todo!

Pára-brisa do Jimny.

Não encontrei em Natal. Somente tem na concessionária, que cobrou 1100 reais!

Onde posso conseguir pára-brisa por um preço normal?

rmalato
26/01/2012, 19:46
Treco, uma piadinha... rsrs...

Liguei na Suzuki aqui em Belém e perguntei o preço das palhetas... o cara respondeu R$ 69,00...

Dai ele começou a rir, e depois disse: "Nossa, R$69,00... cada uma!!!"...

Outra coisa, pneu 215/75/15 aqui na região, só por encomenda, acreditem!!! Não encontrei nem em São Luis e nem aqui em Belém!!!

Thiago_fatorial
28/01/2012, 19:11
Palhetas: 18" lado motorista, 16" lado passageiro. Em grandes supermercados tipo Carrefour, extra e etc tem.
Parabrisa na Carglass: R$ 600,00 à vista, quando cotei.
Problema da corrente: reduzi a minha um dente (porém, é um processo complicaaaaaado...). Comigo, conheço dois que já fizeram, sendo que até agora, sem reclamações.

Posso opinar nesses assuntos porque passei por todos eles agorinha...

Loras
28/01/2012, 19:24

Seguem os catálogos, pra ajudar, porque eu não entendo mais... hehehe

http://www.vbrasil.com/catalogoautomotivo/catalogo/conversao-palhetas.pdf

http://www.valeoservice.com.br/download/PDF/Catalogo%20palhetas.pdf

http://www.bosch.com.br/br/autopecas/produtos/palhetas/downloads/palhetas.pdf

http://www.dynapar.com.br/pt-br/pdf/CATALAGO_DYNA_2011.pdf

Roberto,

Bem simples descobrir.

Meça com uma trena o comprimento da borracha na palheta instalada.

Pronto, descobriu.

Um abraço.

rmalato
31/01/2012, 20:36
Loras e todos, obrigado pelas dicas... realmente elas são diferentes em tamanho... a do motorista tem 18" e a do carona 16".

Tinha um kit Bosch com 17 e 19, então resolvi comprar 1 par de 16 e 1 par de 18... quando ficar ruim eu já tenho em casa pra trocar... Paguei 40 reais nas 4 palhetas... a traseira de 13" não encontrei...

HBO
03/02/2012, 00:28
sobre a traseira alguma sugestão pessoal?

rmalato
03/02/2012, 14:34
Mais informações, hoje liguei na concessionária...

"Bom dia,

Conforme combinado, segue em anexo doc. Alinhamento de direção- Jimny.

JIMNY COM PENU 215/75R15

-VEÍCULO SEM CARGA- 28 PSI (LIBRAS) NAS 4 RODAS.

-VEÍCULO CARREGADO- 29 PSI (LIBRAS) NAS RODAS DIANTEIRAS E 30 PSI (LIBRAS) NAS RODAS TRASEIRAS.

-ESTEPE – 44 PSI.

JIMNY COM PNEU 205/70 R15

-VEÍCULO SEM CARGA – 23 PSI (LIBRAS) NAS RODAS DIANTEIRAS E 26 PSI (LIBRAS) NAS RODAS TRASEIRAS.

-VEÍCULO CARREGADO – 23 PSI (LIBRAS) NAS RODAS DIANTEIRAS E 29 PSI (LIBRAS) NAS RODAS TRASEIRAS.

-ESTEPE – 44 PSI (LIBRAS)"

Em anexo vai o arquivo com as medidas para o alinhamento,

abraços

Roberto Malato.

Marcus Neves
16/02/2012, 18:14
Alguem sabe o que quer dizer T/A KM2 ou KO nos pneus BFGoodrich?

Mud Terrain T/A KM2

All Terrain T/A KO

MATOSWR
17/02/2012, 09:24
Olá...As palhetas dianteira eu já usei duas 16", fica bom. é mais facil do que comprar uma 16 e outro 18 separada.
Na traseira da pra usar a do fusca que é 10" sendo a original do jimny 11". Mas hora ou outra vc encontra umas palhetas 11" por ai.

vlw

rmalato
26/02/2012, 17:24
Olá a todos, relato 1:

Fiz o alinhamento e o balanceamento esta semana. É outro carro!!!

Ontem rodei 140km em estrada e o carro não "dança" mais de lado, não foge mais quando passa em asfalto irregular.
Andando a 110km o alinhamento ficou show e a sensação de dirigir com 40km era a mesma de 110km...
Tive problema no balanceamento e mandei refazer, ainda não está ok, mas já ficou 90%...

O melhor alinhador de Belém chama "seu Melo" e ele trabalha no IT Center da Av. Senador Lemos. Minucioso e detalhista, sem pressa nenhuma ele levou 30 minutos pra fazer o alinhamento. Estava com 7,3 de convergência total e ficou com 2,4.

Relato 2:

Acho que 1 mês atrás eu resolvi trocar as velas porque o carro parecia engasgar quando frio.

As falhas sumiram, mas o consumo não mudou. Aliás, o consumo é algo difícil de entender no Jimny, porque eu vejo carros que fazem 8, 9, 10, 11, 12, e até 13 km/l. Uma variação muito grande na minha opinião que ainda não consegui compreender, mas paciência, eu também moro numa região aonde mão de obra qualificada é caso de polícia, daí fica difícil descobrir se tem algo de errado com meu Jimny.

É isso pessoal, com o tempo vamos postando detalhes pra enriquecer esse tópico!!!

Abraços a todos!!!

wagnerfs
26/02/2012, 20:20
Olá pessoal.

Sou novo aqui no forum e tb no mundo 4x4. Adquiri recentemente um Jimny 2001/2002 e gostaria de saber qual o óleo de motor recomendado nas trocas pela Suzuki.

Sintético ou mineral?

Viscosidade?

Marca?

Loras
27/02/2012, 01:52
As falhas sumiram, mas o consumo não mudou. Aliás, o consumo é algo difícil de entender no Jimny, porque eu vejo carros que fazem 8, 9, 10, 11, 12, e até 13 km/l. Uma variação muito grande na minha opinião que ainda não consegui compreender, mas paciência, eu também moro numa região aonde mão de obra qualificada é caso de polícia, daí fica difícil descobrir se tem algo de errado com meu Jimny.

Com sinceridade, eu acho que o pessoal exagera um pouco... por isso eu digo: costumo "dividir por dois" tudo que leio na internet.

O Jimny aqui de casa chegou fazendo 8,5 - 9km/l.

Hoje mesmo com o rack das bikes instalado e ar ligado 100% do tempo faz 10km/l.

Pneu 205.

Um carro 1.3 com pouca aerodinâmica, reduzido, que "sente" o tamanho do motor... IMHO, não deve fazer mais que isso mesmo. Sem falar na excelente qualidade da nossa gasolina...

Abraço,

rmalato
27/02/2012, 08:34
Pois é Ricardo "Loras", eu realmente acho delicado...

Um exemplo é quem mora em Brasília... andar no Plano Piloto, é só pista plana extensa.
Meu Fit automático fazia 13km/l e meu peugeot 106 fazia 15km/l. Quase nunca usava ar.

Aqui em Belém as quadras são pequenas e praticamente todas tem semáforo, é aquela chatice de acelera e freia. Aqui é muito quente também e tem que usar o ar 100%. Resultado, o Fit fazia 9km/l.

Sábado enchi o tanque e fiz uns 150 km de estrada ida e volta com máxima de 100km/h, e hoje estou com meio tanque e cerca de 190km rodados... Se mantivesse isso, seguramente o final do tanque seria com uns 360km rodados, o que dá APROXIMADAMENTE uns 10k/l.

Como o meu HR tem 215, isso melhoraria a "média" real.

Mas é comum aqui na cidade um tanque gerar médias entre 7 e 8. Eu realmente esperava mais, porque era esse um ponto negativo da TR4 e não vejo agora que isso seja um ponto pro Jimny, mas enfim, eu gosto mesmo do carro.

Outra coisa, eu estou procurando algum porta-treco no formato 1DIN ou algum tipo de tampa plástica 2DIN pra tentar uma adaptação no som. Comprei esses dias uma câmera de ré e um monitor de 3,5", mas vem da china e ainda vai demorar pra chegar.

A idéia era tirar o som original e colocar um desses "cdless" e no espaço do outro DIN colocar a tela de ré...

Vejamos, quando tudo chegar eu posto e aí a gente vai construindo a coisa, beleza?

Abraços!!

Roberto.

Mauro B
28/02/2012, 15:23
Ontem realizei um sonho: personalizei e levantei o Jimny e coloquei pneus BF AT 235/75 R15. Couberam bem, mas o calço não é suficiente para impedir de encostar em situação de máxima compressão da mola, nem na frente, nem atrás.
Pergunta aos mais experientes: qual seria o mínimo de elevação necessário para parar de encostar? (O calço atual é de apenas 20mm).
Fotos:
333722333723333724333725

Loras
28/02/2012, 15:50
Roberto,

Na média é isso mesmo!!! Mas tem aquele velha história... cada um puxa a sardinha para seu lado...

E a cada conto, a história aumenta um ponto.

Eu acho 10km/l um consumo urbano justo para o Jimny.

Futuramente pretendemos aumentar os pneus... vamos ver como fica.

Existem casas de som que fazem moldura / caixas sob medida.

Eles certamente lhe ajudam nessa parte... plug and play eu não conheço nada.

Optei por instalar aquele módulo da Yatour para tocar Mp3 no som original.

Se encontrar algo, lhe aviso.

Abraço,

Loras
28/02/2012, 15:52
Ontem realizei um sonho: personalizei e levantei o Jimny e coloquei pneus BF AT 235/75 R15. Couberam bem, mas o calço não é suficiente para impedir de encostar em situação de máxima compressão da mola, nem na frente, nem atrás.
Pergunta aos mais experientes: qual seria o mínimo de elevação necessário para parar de encostar? (O calço atual é de apenas 20mm).

Mauro,

Para pneus 215 o mínimo são duas polegadas.

Pneus 235... basta acrescentar a diferença de altura entre eles e os 215.

Por curiosidade, como ficou desempenho de freio / aceleração?

Abraço,

alvaro.jrc
28/02/2012, 16:35
Para pneus 235 o Lift mínimo é de 2 polegadas.

Abraços!

Fotos:
333722333723333724333725

alvaro.jrc
28/02/2012, 16:36
E suas rodas são originais, muito estreitas e com offset muito para dentro. Sugiro procurar rodas tala 7 com offset -12, lógico, aliado ao Lift de 2".

Abraços!

Mauro B
28/02/2012, 19:56
Mauro,

Para pneus 215 o mínimo são duas polegadas.

Pneus 235... basta acrescentar a diferença de altura entre eles e os 215.

Por curiosidade, como ficou desempenho de freio / aceleração?

Abraço,

Na verdade os pneus 215 cabem com apenas 20mm (é o que havia no chassi do HR). Por isso achei que com algo em torno de 1 1/2" seria suficiente.
Quanto à aceleração, ainda é cedo para falar, mas eu esperava que ficasse ruim, e não senti tanta diferença. Tanto que decidi manter os pneus (em vez de trocá-los pelos 215), e levantar o Jimny um pouco mais. Só que eu queria chegar num limite mínimo suficiente e que não tornasse necessário mexer em outras coisas.

Loras
28/02/2012, 21:18

Abraços!

Alvaro,

As pesquisas que fiz em fóruns estrangeiros mostraram resultados diferentes.

Um Jimny carregado com 4 passageiros, lift HR e pneus 215 vai raspar no aplique em torções totais da suspensão.

Vai raspar também se cruzar um quebra molas subitamente, sem reduzir a velocidade. O Clemente já teve essa experiência no Jimny dele.

Enfim, quando os pneus originais estiverem em final de vida ou encontrar um comprador, posto os resultados por aqui.

Abraço!

Indiana Jimny
29/02/2012, 08:43
Fotos:
333722333723333724333725

Mauro só calços são muito pouco pra não encostar. Olha só, orientado pelo Álvaro, tecnólogo em tecnologia Off Road rsrs, eu coloquei pneus 235/75-15 MUD`s no meu Jimny. Alem dos calços foi preciso trocar molas e amortecedores. Usando na cidade quase não encosta, mas para fazer trilhas precisa de mais altura.

Mauro B
29/02/2012, 09:06
Mauro só calços são muito pouco pra não encostar. Olha só, orientado pelo Álvaro, tecnólogo em tecnologia Off Road rsrs, eu coloquei pneus 235/75-15 MUD`s no meu Jimny. Alem dos calços foi preciso trocar molas e amortecedores. Usando na cidade quase não encosta, mas para fazer trilhas precisa de mais altura.

Sei disso. Acontece que quando fui instalar a "fórmula mágica" sugerida aqui, nada batia: 4 molas traseiras de Chevete - originais têm tamanhos diferentes para D e T; além disso, as de Chevete têm a boca muito mais larga, e não cabem nos batentes de borracha originais. Por isso estou buscando ajuda.

O que você usou, e que outras modificações teve que fazer ?

Indiana Jimny
29/02/2012, 14:39
Sei disso. Acontece que quando fui instalar a "fórmula mágica" sugerida aqui, nada batia: 4 molas traseiras de Chevete - originais têm tamanhos diferentes para D e T; além disso, as de Chevete têm a boca muito mais larga, e não cabem nos batentes de borracha originais. Por isso estou buscando ajuda.

O que você usou, e que outras modificações teve que fazer ?

Realmente, quando encaramos por em prática tal receita, percebemos que essa tecnologia Off Road não é uma ciência exata. Daí junto aos nossos mecânicos, vamos encontrando alternativas. Para o diâmetro maior das molas, o meu mecânico ajustou no torno o último espiral. Para o caso das molas serem diferentes, dianteira e traseira, ele decidiu colocar a de vergalhão de maior bitola na dianteira do Jimny para compensar o peso do motor. Já a mais fina, foi colocada na traseira para atenuar a rigidez do amortecedor de besta 12 lugares que muita coisa pro Jimny.

alvaro.jrc
29/02/2012, 14:50
Loras, usei por mais de 1 ano, carregado até com 5 pessoas, em trilhas, passeios de praia e realmente raspa um cabelinho de sapo nas polainas, mas nada que uma boa serra de cano e boa vontade não resolvam, pois pega na parte mais escondida.

Lift de 2" feito sim com molas TRASEIRAS de chevette.

Inclusive esse Jimny roda desde 2008 com essa configuração, não mais comigo, mas com o atual dono que é de Aracaju.

Existe a opção do Kit OME e diversos outros importados, o problema tem sido conseguir quem os venda a preço justo.

Abraços!!!

Alvaro,

As pesquisas que fiz em fóruns estrangeiros mostraram resultados diferentes.

Um Jimny carregado com 4 passageiros, lift HR e pneus 215 vai raspar no aplique em torções totais da suspensão.

Vai raspar também se cruzar um quebra molas subitamente, sem reduzir a velocidade. O Clemente já teve essa experiência no Jimny dele.

Enfim, quando os pneus originais estiverem em final de vida ou encontrar um comprador, posto os resultados por aqui.

Abraço!

alvaro.jrc
29/02/2012, 15:00
Nessas duas imagens é possível ter noção da suspensão e o motivo de não ter dado certo no Jimny do Mauro B. veja a diferença do Offset das rodas, e olhe que devido aos cravos maiores o pneu mud rasparia ainda mais.

333881
333882
333883

Loras
29/02/2012, 17:42
Loras, usei por mais de 1 ano, carregado até com 5 pessoas, em trilhas, passeios de praia e realmente raspa um cabelinho de sapo nas polainas, mas nada que uma boa serra de cano e boa vontade não resolvam, pois pega na parte mais escondida.

Lift de 2" feito sim com molas TRASEIRAS de chevette.

Inclusive esse Jimny roda desde 2008 com essa configuração, não mais comigo, mas com o atual dono que é de Aracaju.

Existe a opção do Kit OME e diversos outros importados, o problema tem sido conseguir quem os venda a preço justo.

Abraços!!!

Interessante Álvaro.

Se a relação ficar boa, os 235 parecem uma nova opção.

Sobre raspar... foi exatamente o que li. Vai raspar na polaina.

Você pode ajustá-la ou pode extender um pouco o batente da suspensão. Das duas formas resolve!!!

Concordo contigo. Não fossem os preços do custo Brasil, eu certamente pensaria em adiantar a instalação do lift. Mas por enquanto, vamos "esgotar" o original mesmo.

Molas do Chevette traseiras. Tem as referências delas? Chegou a medir o cáster depois de instalar o "kit"?

Como resolveu os amortecedores?

Abraço!

Mauro B
01/03/2012, 17:09
Concluída a reforma (pintura personalizada, pneus novos e interior em couro), não pude esperar mais. Levantei o Jimny para não raspar mais. Segue a fórmula que usei:

- Pneus BF AT 235/75 R15.
- Calços de 19mm (3/4") na frente e atrás (RC4x4).
- Molas dianteiras de Chevete, com isoladores de borracha próprios, e amortecedores da Chevy (Cofap B.47464) na frente; foi necessário trocar o pino (parafuso) inferior por um de bitola menor, para utilizar uma bucha comum no olhal inferior do amortecedor.
- Molas dianteiras do próprio Jimny e amortecedores de Kombi (a óleo Cofap 0200208) atrás; foi necessário desbastar um pouco a bucha superior, para que entrasse no encaixe existente.

Resultado:
- Ergueu umas 2" (suficiente para não raspar mais).
- Dianteira e Traseira niveladas.
- A suspensão ficou muito dura para o meu gosto, e ainda estou ouvindo estalos das molas dianteiras, imagino que em acomodação.
- Caster que originalmente seria de em torno de +0,5(mínimo) a +1,5, ficou com -2,3; ainda não dá para dizer o resultado prático.
- Curso da suspensão na frente deve ter aumentado uns 60mm, pois os amortecedores da Chevy têm isso a mais de curso que os originais; talvez a barra estabilizadora passe a ser a limitante.
- Curso na traseira deve ter aumentado um pouco menos que isso.

Outros comentários:
- Ia instalar atrás os amortecedores Traseiros da Besta GS de 12 lugares, como sugerido por vários foristas, mas nenhum deles disse que é necessário encomendá-los para o modelo antigo, com olhais em vez de pino.
- O mesmo para as molas Traseiras do Chevete - precisariam de adaptação (não encaixam), e desisti delas.
- Gostei da aparência do carro. Vamos ver na trilha.

Fotos:
334025
334026
334027

Mauro B
01/03/2012, 17:20
Foto antes de levantar (estava só com os calços de 19mm):
334028

alvaro.jrc
01/03/2012, 19:41
Outros comentários:
- Ia instalar atrás os amortecedores Traseiros da Besta GS de 12 lugares, como sugerido por vários foristas, mas nenhum deles disse que é necessário encomendá-los para o modelo antigo, com olhais em vez de pino.

Se tivesse lido o tópico com cuidado veria que consta que o amortecedor é do tipo olhal-olhal e outra, é ÓBVIO que se você tem um amortecedor olhal-olhal e vai comprar outro, só sendo muito alheio ao assunto para comprar um pino-olhal....

O mais engraçado foi que postei inclusive a referência:
Besta 12 lugares, Cofap Super Ref. B.47070

Por aqui que aqui na minha terra tem expressão conhecida:
Tem gente que quer o (*) e ainda quer raspado, mais facilidade que isso impossível. Kkkkkkkkk!

PS: Não dou 3 trilhas pro amortecedor da Chevy e da Komny estourarem, eles são indicado pra samurai e não para Jimny, a localização e altura dos suportes de ambos são diferentes. Dá final de curso fácil. Digo isso pois já cometi essa burrada.

Abraços!

alvaro.jrc
01/03/2012, 21:11
PS: Não dou 3 trilhas pro amortecedor da Chevy e da Komny estourarem, eles são indicado pra samurai e não para Jimny, a localização e altura dos suportes de ambos são diferentes. Dá final de curso fácil. Digo isso pois já cometi essa burrada.
Abraços!

Leia-se Kombi, não sei como foi sair isso, deve ser um misto de Kombi com Jimny... Kkkkkk

Mauro B
01/03/2012, 22:55
Caro Álvaro

Também é óbvio para mim que tem que ser olhal.
O que eu quis dizer, é que ninguém falou, nem vc, foi que existia a opção com pino. Com isso minha encomenda chegou errada, e não tive outra alternativa, a não ser colocar o que eles tinham na loja.

A propósito, aí está o que vc escreveu em 2008:

"Fica aí a dica para o pessoal, amortecedor para os Jimnys com Lift > 4" o da Besta é uma boa pedida. A única "adaptação" foi o olhal do amortecedor que foi substituido por um de 12mm, mas isso é baba de fazer, não precisa reabrir o furo, basta trocar.

Uma outra opção é o da Asia Topic, vou postar uma tabela que achei no Camaradas do Niva.

Asia Topic - Todos - Traseiro FABRICANTE MODELO NAKATA ?????? MONROE 38112 COFAP SUPER L.12129 Dimensional Aberto 520,00 mm Fechado 315,00 mm Para suspensão levantada, ganho de 50 mm a mais de curso
Kia Amortecedor Traseiro Besta 1-1994 -> 12-1997 FABRICANTE MODELO NAKATA AC 30767 MONROE 38111 COFAP SUPER B.47070 COFAP TURBOGÁS Dimensional Aberto 550,00 mm Fechado 330,00 mm"

Vc. Fala em >4" e em substituição de olhal...

marcelopapel
20/03/2012, 18:20
fala galera,

estou precisando de uma ajuda, comprei 4 hellas FF75 para instalar no teto do meu Jimny, mas como nada é perfeito, eu não acho por onde passar a fiação. Alguém tem alguma ideia, já viu, já fez??

Abraços.

Fabio Geo
21/04/2012, 15:20
Saudações, seguem valores de revisão do JIMNY
Suzuki - Entre e divirta-se. (http://www.suzukiveiculos.com.br/SZK-com-voce/?cvid=8)

thix4
21/04/2012, 16:30
Também tenho curiosidade de saber como fica a relação com os 235/75/15. Sem esquecer que os Jimny antigos já eram naturalmente mais reduzidos que o atual, inclusive com 5a marcha overdrive (o,83 se não me engano) e 1:1 na quarta. O Jimny novo é 1:1 em quinta e kits de redução pra ele só importados. Entrei em contato com a empresa que faz e são caríssimos. Reduzem em alta e baixa na mesma porcentagem (tem 3 opções disponíveis: 20%, 27% e 35%). Tem da Apio também, mas só reduz em Low (58%). Finíssimo e também uma fortuna.

abs,

Thiago

Interessante Álvaro.

Se a relação ficar boa, os 235 parecem uma nova opção.

Sobre raspar... foi exatamente o que li. Vai raspar na polaina.

Você pode ajustá-la ou pode extender um pouco o batente da suspensão. Das duas formas resolve!!!

Concordo contigo. Não fossem os preços do custo Brasil, eu certamente pensaria em adiantar a instalação do lift. Mas por enquanto, vamos "esgotar" o original mesmo.

Molas do Chevette traseiras. Tem as referências delas? Chegou a medir o cáster depois de instalar o "kit"?

Como resolveu os amortecedores?

Abraço!

Mauro B
21/04/2012, 20:14
Também tenho curiosidade de saber como fica a relação com os 235/75/15. Sem esquecer que os Jimny antigos já eram naturalmente mais reduzidos que o atual, inclusive com 5a marcha overdrive (o,83 se não me engano) e 1:1 na quarta. O Jimny novo é 1:1 em quinta e kits de redução pra ele só importados. Entrei em contato com a empresa que faz e são caríssimos. Reduzem em alta e baixa na mesma porcentagem (tem 3 opções disponíveis: 20%, 27% e 35%). Tem da Apio também, mas só reduz em Low (58%). Finíssimo e também uma fortuna.

abs,

Thiago

A relação parece estar boa. Ficou bem melhor para estrada; só não se pode esquecer que o velocímetro agora tem um erro de 10%. Acompanhe o histórico no tópico Jimny: Levantando a Suspensão.

alex-comex@hotmail.com
26/04/2012, 20:44
Pessoal,

Peguei um Jimny agora. Tentei comprar as velas de ignição na Eletrocar, mas não tinham. Me indicam alguma lugar, ou se tem alguma outra que possa usar. me disseram que a de Palio dá.
Abraço

julianospz
01/05/2012, 23:00
Blza? Uma pergunta ao Álvaro, Loras e Mauro B, estou querendo colocar pneus 225/75 e estva vendo um kit na SOB composto por molas OME e amortecedores Doetsch Tech dando um lift de 4cm, segundo o vendedor. Gostaria de saber se esse kit é suficiente para não raspar.

Mauro B
02/05/2012, 07:21
Blza? Uma pergunta ao Álvaro, Loras e Mauro B, estou querendo colocar pneus 225/75 e estva vendo um kit na SOB composto por molas OME e amortecedores Doetsch Tech dando um lift de 4cm, segundo o vendedor. Gostaria de saber se esse kit é suficiente para não raspar.

Essa medida não é comum. 215/75 R15 cabe sem modificar nada e 235/75 é o que estou tentando acertar, mas não é fácil. Este lit da OME é excelente, mas acho muito caro para somente 4 cm. Os 235 raspariam.

alvaro.jrc
02/05/2012, 10:27
Talvez 225 caiba TALVEZ, 235 é certeza não caber. Com lift de 2" ainda precisei raspar um bocado as polainas do para-lamas e um pouco do para-choque.

julianospz
02/05/2012, 14:53
Estava vendo tambem o kit da RC 4x4 que possui lift de 4", meu medo é que altere muito a dirigibilidade, pois utilizo o carro no dia a dia e em viagens, mas gostaria de deixa-lo com visual mais "robusto", alguem ja viu algun jimny com esse kit???

alvaro.jrc
02/05/2012, 15:14
Estava vendo tambem o kit da RC 4x4 que possui lift de 4", meu medo é que altere muito a dirigibilidade, pois utilizo o carro no dia a dia e em viagens, mas gostaria de deixa-lo com visual mais "robusto", alguem ja viu algun jimny com esse kit???

Cara, eu vi o kit e aparentemente resolve tudo que precisa tanto em dirigibilidade quanto em resistência, tem até os links reforçados.

Tem certas coisas que não vale muito a pena economizar. Porém ainda não vi nenhum comentário de alguém que tenha comprado/aprovado.

Loras
02/05/2012, 16:12
IMHO, modificar apenas suspensão pode ser insuficiente.

Para usar no dia a dia e em viagens (carregado) você precisa pensar em freios, embreagem e aceleração.

Eu quero experimentar os 215 no meu Jimny, quando os pneus atuais terminarem a vida útil.

Mas essa será a medida máxima para mim. Na experiência que tenho em outros 4x4, não existe "almoço de graça".

Você pode comprar o melhor kit de suspensão do mundo. O simples fato de usar pneus maiores vai piorar o desempenho nas situações que descreve.

Para deixar mais "robusto" eu instalaria pneus 215/75R15 BF AT. Fica perfeito. Na medida. Lift de 2 polegadas (calços ou suspensão).

Abraço,

Caiogaucho
02/05/2012, 20:40
Loras, no meu caso que já veio com o Kit HR e Pneus 215, posso substituí-los diretamente pelos BF 215??

Abs

IMHO, modificar apenas suspensão pode ser insuficiente.

Para usar no dia a dia e em viagens (carregado) você precisa pensar em freios, embreagem e aceleração.

Eu quero experimentar os 215 no meu Jimny, quando os pneus atuais terminarem a vida útil.

Mas essa será a medida máxima para mim. Na experiência que tenho em outros 4x4, não existe "almoço de graça".

Você pode comprar o melhor kit de suspensão do mundo. O simples fato de usar pneus maiores vai piorar o desempenho nas situações que descreve.

Para deixar mais "robusto" eu instalaria pneus 215/75R15 BF AT. Fica perfeito. Na medida. Lift de 2 polegadas (calços ou suspensão).

Abraço,

julianospz
02/05/2012, 20:58
Tbem pensei nos 215/75 mas não encontrei em lugar algum ate mesmo no revendedor autorizado, o mais próximo foi o 225/75 mas ai necessita de um lift maior. Entrei em contato com a RC 4x4 e me aconselharam a "desconfiar" do lift apenas de mola e suspensao. Nao tenho nenhuma experiência com 4x4,pois é meu primeiro, e aí entra a opiniao dos mais experientes. Pois gastar R$ 3200,00 no kit mais uns R$ 2000,00 nos pneus e depois ver que não era oq vç esperava é SODA e aí conta as experiências relatadas no fórum, que pra mim serão levados em consideração na Hr de mexer no jimny......quanto mais se fala mais duvidas rsrsrsrsrsrs.....e qual seria melhor, lift de suspensao ou mola/amortecedor

Mauro B
03/05/2012, 06:59
Tbem pensei nos 215/75 mas não encontrei em lugar algum ate mesmo no revendedor autorizado, o mais próximo foi o 225/75 mas ai necessita de um lift maior. Entrei em contato com a RC 4x4 e me aconselharam a "desconfiar" do lift apenas de mola e suspensao. Nao tenho nenhuma experiência com 4x4,pois é meu primeiro, e aí entra a opiniao dos mais experientes. Pois gastar R$ 3200,00 no kit mais uns R$ 2000,00 nos pneus e depois ver que não era oq vç esperava é SODA e aí conta as experiências relatadas no fórum, que pra mim serão levados em consideração na Hr de mexer no jimny......quanto mais se fala mais duvidas rsrsrsrsrsrs.....e qual seria melhor, lift de suspensao ou mola/amortecedor

Opinião de quem está apanhando com isso: espere até encontrar os 215. Encomende... E não mude nada!

Loras
03/05/2012, 16:49
Loras, no meu caso que já veio com o Kit HR e Pneus 215, posso substituí-los diretamente pelos BF 215??

Abs

Sim Caio!

Basta trocar um pelo outro.

Agora, nas minhas pesquisas "internet a fora" existem relatos que o lift de apenas 1 polegada é insuficiente para pneus 215.

Existe um número "mágico" em lifts de suspensão. Geralmente até duas polegadas é basicamente: trocar molas, amortecedores, corrigir o cáster e pronto. A panhard / inclinação das cruzetas ficam no limite, mas vai numa boa!

Esse limite de duas polegadas é visto nas Defenders, Discovery, Wrangler, Jimny, Troller, etc. Viaturas que compartilham do mesmo sistema de suspensão: braços oscilantes paralelos + panhard com eixo rígido.

Por isso, dependendo do andar dos fatos, vou nessa receita: Lift de 2 polegadas na suspensão (molas + amortecedores + buchas excêntricas na dianteira)com pneus 215. E sem lift de carroceria.

A audiência de conciliação com a Suzuki não teve acordo.

A audiência de instrução já está marcada.

Abs.

Loras
03/05/2012, 16:51
Opinião de quem está apanhando com isso: espere até encontrar os 215. Encomende... E não mude nada!

x2

Se não estiver preparando o Jimny para trilhas mais ousadas, fique no básico!

Satisfação garantida.

Abs.

julianospz
07/05/2012, 11:05
Blza povo??
Procurando por pneus 215/75 achei tambem os 215/80 e agora outras duvidas apareceram, será que o lift de mola/amortecedor resolve? Estou vendo um kit de 1,5" será q é suficiente??

rmalato
10/05/2012, 07:55
Dica: Se o controle remoto da chave começar a falhar... é a bateria...
o modelo é pouco comum...

CR1616
Bateria/pilha Cr1616 Maxell - Cartela C/ 5 Unidades R$6,50 - R$ 6,50 no MercadoLivre (http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-236936094-bateriapilha-cr1616-maxell-cartela-c-5-unidades-r650-_JM?redirectedFromParent=MLB226833094)

Nem perguntei na concessionária, mas encontrei no mercado livre e veio de Salvador.

Abs.

J Carlos
10/05/2012, 13:28
Em relação a bateria do Jimny 2009 em diante tem alguma sujestão, de qual carro ?

Treco
10/05/2012, 13:31
Em relação a bateria do Jimny 2009 em diante tem alguma sujestão, de qual carro ?

A bateria do jimny 2010 é diferente? As antigas são as mesmas do honda civic

J Carlos
10/05/2012, 16:28
Li no fórum uma vez que a bateria do Fit era igual, mas não é. A do Civic não verifiquei.

Mauro B
10/05/2012, 16:46
Alguém sabe onde tem o regulador de pressão do motor pra vender?

rmalato
11/05/2012, 07:28
Passarei na Honda pra checar e aviso aqui...

J Carlos
11/05/2012, 08:08
Ok, rmalato.
No caso da bateria do Fit, é que os terminais são bem mais grossos do que a bateria do Jimny.

julianospz
11/05/2012, 21:38
Blza povo??
Procurando por pneus 215/75 achei tambem os 215/80 e agora outras duvidas apareceram, será que o lift de mola/amortecedor resolve? Estou vendo um kit de 1,5" será q é suficiente??

Alguém pode me ajudar.

wagnerfs
12/05/2012, 17:09
Estou com problemas no botão do vidro elétrico do lado esquerdo, onde a trava (verde) da mola do botão quebrou. Pelo que estive observando na net, vários proprietários de jimny já passaram por problemas diversos nesse ítem. Caso alguém tenha trocado a referida peça e ainda a possua (ref. 37990 81A10 - C8H-S22-T01 OMRON )e o problema apresentado seja diferente do apresentado do meu, tenho interesse na compra.

wagnerfs
12/05/2012, 17:37
Recentemente instalei em meu Jimny, o bloqueio de diferencial Kaiser no diferencial traseiro.Não vou negar que o carro para o off road ficou muito bom. Mas em compensação a dirigibilidade na cidade/asfalto ficou prejudicada. Em conversões acentuadas,seja a direita ou a esquerda, em algumas ocasiões, chega a “cantar pneu”. O que os usuários do referido bloqueio nesse fórum tem a falar do referido?

wagnerfs
12/05/2012, 17:38
Ok, rmalato.
No caso da bateria do Fit, é que os terminais são bem mais grossos do que a bateria do Jimny.

Eu troquei recentemente a bateria do meu jimny e, como você citou o terminal da bateria que comprei na honda (mod. 46B24R MF ao custo de R$262,00)tem um terminal grosso. Então, bastou trocar os conectores originais do jimny e ficou ok. Ah, não sei se sua bateria é presa pela haste, mas caso contrário é altamente recomendável isolar bem o terminal (+) da bateria, pois fica muito próximo ao capô do carro e a proteção original não consegue enconbrir totalmente o referido pólo.

thix4
13/05/2012, 15:36
Juliano, depende de quanto está disposto a serrar. Os 215/80 dão uma diferença boa dos 215/75, apesar de ilusão que serão somente 5% a mais de altura. Na verdade eles ficarão com diâmetro externo similar aos 235/75/15.

Baseado na experiencia dos HR, que tem lift de 1" e rodam 215/70, acredito que com 1,5" voce consiga colocar os 215/75 a/t sem problema. Já um Mud teria que cortar um pouquinho aquelamponta perto dos faróis de neblina. Tirar tipo uma meia lua de uns 10 cm de comprimento da parte aquadradada. Um lanterneiro bom faz isso rápido e fica imperceptível.

Nos Jimny até 2003 é possível colocar 215/75/15 sem lift por causa do formato do parachoque dianteiro. Mas sempre raspa um pouquinho na capa de roda quando passa muito rápido em lombadas. Mesmo os HR, se examinar com atenção, vai ver que a capa de roda normalmente tem algumas marcas por causa de raspar os pneus maiores. Nada grave.

Abs

Alguém pode me ajudar.

.Lex.
13/05/2012, 20:05
Baseado na experiencia dos HR, que tem lift de 1" e rodam 215/70[...]

HR rodam Pirelli Scorpion ATR LT 215/75 mesmo...

Abc!

thix4
13/05/2012, 21:01
Valeu pela correção :-)

Uma pena que esses Pirelli são tão difíceis de dar balanceamento. Inclusive são a raiz de todos as reclamações acerca dos HR que culminaram com o descontinuamento da versão com calços. A Pirelli havia feito esse ATR especificamente a pedido da Suzuki. Nessa medida melhor optar pelos Toyo Geolandar ou BFG. Outro dia achei Fate (parece que é argentino) ATR nessa medida bem em conta (330 cada). Se alguėm já utilizou, poste a experiência.

Abs

HR rodam Pirelli Scorpion ATR LT 215/75 mesmo...

Abc!

Loras
13/05/2012, 21:12
Blza povo??

Juliano,

Eu ACHO que vai raspar. Mas... de repente no seu uso fique tudo certo!!!

Onde encontrou? Qual a marca?

Começo a procurar pneus um pouco maiores e agressivos para o Jimny da dona moça.

Encontrei os BF All/Mud 215 no Mercado Livre.

Abs.

julianospz
14/05/2012, 18:00
Juliano,

Eu ACHO que vai raspar. Mas... de repente no seu uso fique tudo certo!!!

Onde encontrou? Qual a marca?

Começo a procurar pneus um pouco maiores e agressivos para o Jimny da dona moça.

Encontrei os BF All/Mud 215 no Mercado Livre.

Abs.

São pneus yokohama, encontrei em uma loja aq na cidade, só sob encomenda. Como mencionei anteriormente vou fazer um lift de 1,5", onde cabem os pneus 215/75 sem problemas, e será que caberiam tbem os 225/75, pois estes são 15mm maiores que os 215, não tenho intensão em "serrar" nada. E com o lift é necessário fazer a correção de caster?

thix4
14/05/2012, 18:46
Olá Juliano,

Pra livrar a ponto de poder colocar os 225 teria que subir muito. Opte pelos 215, mesmo porque os 225 vai sentir mais perda de potência e aumento de consumo. O seu é HR com calços? Se for, poderão rodar 215 sem modificações adicionais.

O lift de 1.5" ou 40 mm não precisa corrigir o cáster. Falo isso sem achismos e por experiência própria. Nunca medi ângulo de cáster e acho muito preciosismo de quem fica insistindo nisso. É senso comum que só a partir de 2" é recomendável corrigir. Mesmo assim, muitas pessoas não corrigem, mesmo com 3", porque não se incomodam em fazer ajustes mínimos no volante enquanto dirigem. Vai de gosto. Só!

Comecei com os calços nos amortecedores e extensão para os amortecedores e rodei mais de 10 mil km tranquilamente. Só retirei porque coloquei uma suspensão da Old Man Emu, também de 40 mm, que trouxe dos EUA. Recomendaria qualquer um destes setups pra qualquer pessoa que cruzasse meu caminho. O jipe fica mais alto, é perceptível, e continua com a dirigibilidade excelente se não melhor que a original.

Fuja de amortecedores e molas adaptados. Continue com os originais que foram projetados para o peso incomum do Jimny (levíssimo) ou compre um kit próprio para o Jimny como os Old Man Emu ou TrailMaster modelo Confort. Lembre-se que aqui temos buracos nas ruas e trilhas pedregosas o tempo todo. Não é só asfalto de primeiro mundo e lama no parquinho offroad. Além do mais, tenho visto todo tipo de problema com adaptações. Compre barato, compre 2x.

Boa sorte!

Thiago

julianospz
14/05/2012, 23:31
Valeu Thiago ! Estava em duvida quanto ao 215 e 225, mas vou seguir sua receita lift OME + 215/75, que era mais ou menos oq pretendia mas nunca tinha lido um relato sobre o kit da OME.

Loras
14/05/2012, 23:55
Juliano,

A experiência que tenho com pneus Yokohama não é boa. Gastam muito rápido.

Sobre o lift. Em geral até 2 pol realmente não é obrigatório corrigir o cáster, pois ainda fica dentro do limite de fábrica.

Mas... vai sentir diferença na condução sim! Principalmente em velocidades mais altas.

Nesse caso, eu corrigiria o cáster com buchas excêntricas. Job simples, duas horas de serviço e pronto. Pode até ser "preciosismo". Mas sou detalhista mesmo... gosto de tudo nos conformes. E realmente sinto diferença na maneira de conduzir. Reconheço na primeira curva quando o Jimny está com os pneus descalibrados... bem diferente da dona moça lá de casa.

Agora, acima de 2pol não é questão de gosto. É questão de SEGURANÇA. Estabilidade direcional.

Aliás, esse é um caminho que estou inclinado a seguir também.

OME + pneus 215 + buchas excêntricas. Quem sabe daqui alguns meses... ou se aparecer uma boa oportunidade antes.

Tenho kit OME há pelo menos 3 anos. Já tive na 110, tenho na HDJ. São caros, mas valem o custo benefício.

Recomendo.

Boa decisão.

Abraço,

J Carlos
16/05/2012, 09:46
O assunto é fora do tópico mas é dentro do fórum. Acho que nem todos verificam a página inicial do fórum, mas é interessante esse tópico "Comunicação via rádio" e lá dentro "Radio no celular - Alcance Global" acabei de instalar e se o sinal não estver oscilando, o bicho funciona mesmo. Vale a pena uma leitura.

Treco
16/05/2012, 17:43
A referência dos rolamentos do munhão do jimny que aparece no início deste tópico (ref. 6202) está errada.
A referência correta é rolamento cônico 30302.
Comprei SKF 30302 J2.

Treco
16/05/2012, 17:46
Para facilitar nossa vida...

Retentor roda dianteira (semi-eixo dianteiro) dimensões: 38 x 26 x 08 mm.
Retentor roda traseira dimensões: 62 x 48 x 09 mm.

julianospz
17/05/2012, 09:31
Como é meu primeiro 4x4 não tenho experiência nenhuma com algum tipo de pneu, mas observo muito a utilização dos BFgoodrich que tbem apresentão a Medida 215/75 com duas opções a Mud terrain e a All terrain. E minha primeira opção serão os Bf e se não encontrar vou para os Yokohama. Se alguém tiver outras opções na medida 215/75, compartilhem...
Loras vç sabe onde encontro o kit da OME, pois encontrei apenas as molas da OME e os amortecedores são da Doetsch Tech, e essas buchas excêntricas onde encontro?

Loras
17/05/2012, 12:37
Juliano,

Procure o Gustavo Gugelmin da Tecmin. Ele certamente consegue o kit OME completo para você.

As buchas excêntricas você encontra no Ebay. Quem sabe até mesmo a OME fabrique.

Precisa pesquisar com calma... principalmente nos fóruns estrangeiros.

O Fabil tem os braços dianteiros com cáster corrigido. Outra opção.

Abs.

Treco
18/05/2012, 12:25
Pessoal, os rolamentos das rodas traseiras do jimny são os mesmos do samurai.
Referência: 6207-ZZ-C3

Abs.

thix4
19/05/2012, 01:06
As buchas corretoras são pra lift de 2", não 1.5" (OME). E acima de 2" elas só melhoram e não corrigem totalmente. Pra ficar perfeito teria que trocar os braços de suspensão (pelo menos os dianteiros). Isso evitaria também desgaste prematuro das buchas. Acima de 2" tem que alongar panhards e acima de 3" colocar pitman maiores e espaçador de cardã.

Dwsculpe Loras, minha intenção não era discutir segurança, mas só o que se espera depois que subir o jipe. Se deseja correr e está difícil de manter uma linha reta, corrija ou vá mais debagar. Vai de gosto...

Juliano,

A experiência que tenho com pneus Yokohama não é boa. Gastam muito rápido.

Sobre o lift. Em geral até 2 pol realmente não é obrigatório corrigir o cáster, pois ainda fica dentro do limite de fábrica.

Mas... vai sentir diferença na condução sim! Principalmente em velocidades mais altas.

Nesse caso, eu corrigiria o cáster com buchas excêntricas. Job simples, duas horas de serviço e pronto. Pode até ser "preciosismo". Mas sou detalhista mesmo... gosto de tudo nos conformes. E realmente sinto diferença na maneira de conduzir. Reconheço na primeira curva quando o Jimny está com os pneus descalibrados... bem diferente da dona moça lá de casa.

Agora, acima de 2pol não é questão de gosto. É questão de SEGURANÇA. Estabilidade direcional.

Aliás, esse é um caminho que estou inclinado a seguir também.

OME + pneus 215 + buchas excêntricas. Quem sabe daqui alguns meses... ou se aparecer uma boa oportunidade antes.

Tenho kit OME há pelo menos 3 anos. Já tive na 110, tenho na HDJ. São caros, mas valem o custo benefício.

Recomendo.

Boa decisão.

Abraço,

thix4
19/05/2012, 01:15
Recebi até uma mensagem de outro usuário que também comprou OME. Não exiate mágica. Você pode colocar a melhor suspensão do mundo que o Jimny continua sendo um jipe de entre-eixos curto e pra isso não há remėdio. A qualidade dos amortecedores em relação a durabilidade e performance ao longo da vida útil ė que são melhores. O melhor jeito de amenizar os chacoalhos continua sendo engatar 4x4...

Valeu Thiago ! Estava em duvida quanto ao 215 e 225, mas vou seguir sua receita lift OME + 215/75, que era mais ou menos oq pretendia mas nunca tinha lido um relato sobre o kit da OME.

julianospz
19/05/2012, 20:41
E não quero magica thix4, sei que é um jipe e é assim quero q fique. A minha intenção é colocar pneus 215/75 e para isso é necessário levantar o carro, e acho que o kit OME é a melhor opção, ou não? Oq não quero, é que, se colocar o kit perca segurança na dirigibilidade pois utilizo o carro no dia a dia/viagens e com meu filho sempre a bordo. Colocando o kit teria algum "problema" quando a segurança?

thix4
19/05/2012, 21:03
Juliano, esse kit é feito pro Jimny. Nāo há problemas em relação a segurança. Ele eleva muito pouco o centro de gravidade. Pense nele como um upgrade para a suspensão original (maior vão livre, mesmo com carro carregado, e maior curso de suspensão). Sim, dá pra colocar os pneus, mesmo porque o HR com calços de 1" já consegue rodar os 215. Vai pegar um pouco nas capas das rodas dianteiras, assim como os HR, nas trilhas ou passando muito rápido em lombadas. Nada de mais. Espero ter ajudado.

E não quero magica thix4, sei que é um jipe e é assim quero q fique. A minha intenção é colocar pneus 215/75 e para isso é necessário levantar o carro, e acho que o kit OME é a melhor opção, ou não? Oq não quero, é que, se colocar o kit perca segurança na dirigibilidade pois utilizo o carro no dia a dia/viagens e com meu filho sempre a bordo. Colocando o kit teria algum "problema" quando a segurança?

sandro-natal
23/05/2012, 16:48
8 km/L. Já troquei velas, filtro de ar, cabos de velas, bobinas, peneira do tanque de combustível. 8 km/L.
Só falta desmontar e limpar a TBI (Throttle Body Injection = corpo da borboleta).
Lâmpada da injeção acende às vezes. Suspeito da SONDA LAMBDA. Amanhã farei teste na bancada.
Se for a sonda lambda, onde posso encontrar uma de preço bom? Serve de algum veículo nacional?
Muchas gracias, muchachos!
...........................

marcelo de lima oliveira
23/05/2012, 17:14
Ola, tenho um Jimy com 50k. Quais os principais itens para manutensão preventiva. Algum conhece uma boa oficina na Z sul de São Paulo para fazer a manutensão? Pretendo parar de ir a concessionária pelo preços abusivos!

sandro-natal
24/05/2012, 20:00
Só mantendo a galera informada...
Não deu tempo de levar para a bancada da injeção, para verificar a integridade da sonda lambda (sensor de oxigênio, que fica no coletor de escape).
Mas aproveitei que estava na oficina reparando bucha da barra panhard e mandei o mecânico limpar a TBI, para ver se o consumo alto seria devido a sujeira no corpo da borboleta.
Qual não foi minha surpresa quando acelerei o carro e parecia que ele tinha acabado de receber um potente V8 biturbo! O carro voou na pista! O semáforo abriu e deixei uma moto Kawasaki 1200R pra trás comendo poeira (tá bom, o cara não sabia que eu estava competindo com ele... he, he, he...). O meu carro não tem catalisador, que fora removido pelo antigo dono.
Amanhã eu vou testar a sonda lambda e depois postarei aqui os resultados.
Aproveitei e fiz umas pesquisas sobre os sensores, para ver se teria como garantir compatibilidade entre os sensores de carros diferentes. Ainda não consegui encontrar o que queria, se alguém puder me ajudar nesse aprendizado, agradeceria muito. Suspeito que os sinais devem ser padronizados, e que o que direciona o sensor para um carro ou outro seja a maneira de instalar, tipo de rosca, etc. Quando descobrir, postarei aqui.
Até o próximo capítulo...
P.S.: Ano 2000, modelo 2001, com 110 mil km rodados.

thix4
24/05/2012, 21:35
Marcelo, oficinas em São Paulo não saberia indicar. Quanto as revisões, não sei se já trocou o óleo da transmissão (4a revisão). Eu fui atrás do óleo especificado no manual e não encontrei facilmente. Tinha um com a mesma especificação, só que GL-5 e o manual especifica GL-4. O preço era bem em conta (R$36 o litro) e dizem que GL-5 é mesma coisa, só que tem uns aditivos a mais etc. Resolvi não arriscar. Mesmo porque o do diferencial é pedido GL-5 no manual. Porque colocariam GL-4 na transmissão? Depois vai me ferrar alguma coisa lá esses aditivos ou ficar raspando e vou ter que refazer o serviço. Sugestão: Fazer o que os engenheiros recomendam.

Preço: R$ 100 o litro na concessionária (óleo Mobil, fornecido pela própria Suzuki, e GL-4).

Custo total do serviço na própria concessionária: R$ 260 incluindo a mão-de-obra.

Tenho uma tabela das revisões aqui. Não sei se já foi postada aqui no fórum, mas segue abaixo.

abs,

Thiago

http://i49.tinypic.com/2rh00nc.jpg

Ola, tenho um Jimy com 50k. Quais os principais itens para manutensão preventiva. Algum conhece uma boa oficina na Z sul de São Paulo para fazer a manutensão? Pretendo parar de ir a concessionária pelo preços abusivos!

Fabio Geo
24/05/2012, 22:05
Saudações,

Thix4 segue tabela de revisões atualizada....

349344

thix4
24/05/2012, 22:15
É isso mesmo! Óleo da transmissão substituir com 50k. Valeu Fábio!

O meu zóiudo já rompeu essa barreira! Agora é o pedal da embreagem que tá ficando meio duro. Mas na realidade só percebo quando dirijo outro carro ou jipe mais novo. Parece que já me acostumei com o Leg Press diário. Vou tentar lubrificar o cabo, vamos ver. Senão vou acabar trocando inteira porque só o cabo custa 200 paus na Suzucar e o kit embreagem completo sai por 490 na alternativa.

abs

Saudações,

Thix4 segue tabela de revisões atualizada....

349344

Treco
27/05/2012, 10:46
É isso mesmo! Óleo da transmissão substituir com 50k. Valeu Fábio!

O meu zóiudo já rompeu essa barreira! Agora é o pedal da embreagem que tá ficando meio duro. Mas na realidade só percebo quando dirijo outro carro ou jipe mais novo. Parece que já me acostumei com o Leg Press diário. Vou tentar lubrificar o cabo, vamos ver. Senão vou acabar trocando inteira porque só o cabo custa 200 paus na Suzucar e o kit embreagem completo sai por 490 na alternativa.

abs

Antes de trocar tudo, primeiro lubrifica o cabo pra ver como fica. É rapido e barato. Até porque o kit embreagem vem sem o cabo.
Aí se vc trocar tuda já vai 700 paus sem o frete.

thix4
27/05/2012, 15:09
Esse é o plano mesmo Treco! Parece que é meio difícil de lubrificar e o problema tende a voltar em pouco tempo. Mas não custa tentar! Valeu pela dica ;-)

absss

Antes de trocar tudo, primeiro lubrifica o cabo pra ver como fica. É rapido e barato. Até porque o kit embreagem vem sem o cabo.
Aí se vc trocar tuda já vai 700 paus sem o frete.

Gileno
28/05/2012, 19:09
Só mantendo a galera informada...
Não deu tempo de levar para a bancada da injeção, para verificar a integridade da sonda lambda (sensor de oxigênio, que fica no coletor de escape).
Mas aproveitei que estava na oficina reparando bucha da barra panhard e mandei o mecânico limpar a TBI, para ver se o consumo alto seria devido a sujeira no corpo da borboleta.
Qual não foi minha surpresa quando acelerei o carro e parecia que ele tinha acabado de receber um potente V8 biturbo! O carro voou na pista! O semáforo abriu e deixei uma moto Kawasaki 1200R pra trás comendo poeira (tá bom, o cara não sabia que eu estava competindo com ele... he, he, he...). O meu carro não tem catalisador, que fora removido pelo antigo dono.
Amanhã eu vou testar a sonda lambda e depois postarei aqui os resultados.
Aproveitei e fiz umas pesquisas sobre os sensores, para ver se teria como garantir compatibilidade entre os sensores de carros diferentes. Ainda não consegui encontrar o que queria, se alguém puder me ajudar nesse aprendizado, agradeceria muito. Suspeito que os sinais devem ser padronizados, e que o que direciona o sensor para um carro ou outro seja a maneira de instalar, tipo de rosca, etc. Quando descobrir, postarei aqui.
Até o próximo capítulo...
P.S.: Ano 2000, modelo 2001, com 110 mil km rodados.

E aí, Sandro, depois da "turbinada" o carro ficou fazendo quantos km/l?

Henrique Suhett
29/05/2012, 13:38
Vou comprar um Jimny 0km! Estou com receio dessas versões que sairam (4sport, 4all, 4street e S) terem sido equipadas no Brasil. Sei que o conjunto mecânico é japonês.
Antes não tinha Jimny sem ar condicionado por exemplo, agora tem. A Suzuki comecará logo a fabricar no Brasil. Devido a isso, será que ela está mandando para cá os Jimny quase pronto e terminando de monta-lo com os fornecedores e mão de obra nacional? meu medo é esse! Queria muito essa versão 4Sport, mas estou quase comprando o nipônico que eles ainda têm em estoque.
Alguém sabe se esses modelos estão vindo do Japão já com os acessórios de lá? Ou será que a montadora já tem vários fornecedores de peças por aqui e o Jimny já está meio nacionalizado? Por favor me ajudem nessa decisão!

sandro-natal
29/05/2012, 15:45
Gileno, não sei, pois ainda não andei o suficiente para tirar a média. Mas parece que não melhorou na economia de combustível.

Fernando Baima
05/06/2012, 15:31
Gostaria de me apresentar e dizer que iniciei meus acessos ao site. Achei a idéia muito boa de um fórum específico para 4x4 e similares. Virei proprietário de um - JIMNY HR 2012 - há duas semanas e, a primeira vista, o carro é muito bom. Só acho ele um pouco bebedor - deve ser porque não estou acostumado com carros assim, rsrs! Mas é isso, irei de hoje em diante acompanhar as publicações do fórum e tentar abstrair ao máximo deste. Forte abraço a todos.

thix4
05/06/2012, 15:59
bem vindo Fernando!

Gostaria de me apresentar e dizer que iniciei meus acessos ao site. Achei a idéia muito boa de um fórum específico para 4x4 e similares. Virei proprietário de um - JIMNY HR 2012 - há duas semanas e, a primeira vista, o carro é muito bom. Só acho ele um pouco bebedor - deve ser porque não estou acostumado com carros assim, rsrs! Mas é isso, irei de hoje em diante acompanhar as publicações do fórum e tentar abstrair ao máximo deste. Forte abraço a todos.

WhiteJimny
23/06/2012, 14:58
Estou procurando 1 jogo de rodas para o Jimny. Pensei em ir atrás das rodas originais de ferro na Concessionária, já que elas estão vindo nos Jimny S, mas acredito que vão cobrar bem caro. O que vocês acham dessa que está em anexo?

A sua descrição é a seguinte: "Roda de Liga Leve Fortwheel 15x8 Diamantada / Alumínio 5 furos de 139,7, Off Set Negativo -27 Modelo Orion II (Aplicação: Jeep Willys, Suzuki, Niva e F-1000)"

Acredito que a original é mais estreita, correto? Será que teria problema por ela ser mais larga, usando os pneus originais 205? E quanto ao off set -27?

Quais as especificações da roda de liga original e da roda de ferro original?

Abraços,
Gian.
354808

.Lex.
23/06/2012, 21:17
Estou procurando 1 jogo de rodas para o Jimny. Pensei em ir atrás das rodas originais de ferro na Concessionária, já que elas estão vindo nos Jimny S, mas acredito que vão cobrar bem caro. O que vocês acham dessa que está em anexo?

A sua descrição é a seguinte: "Roda de Liga Leve Fortwheel 15x8 Diamantada / Alumínio 5 furos de 139,7, Off Set Negativo -27 Modelo Orion II (Aplicação: Jeep Willys, Suzuki, Niva e F-1000)"

Acredito que a original é mais estreita, correto? Será que teria problema por ela ser mais larga, usando os pneus originais 205? E quanto ao off set -27?

Quais as especificações da roda de liga original e da roda de ferro original?

Abraços,
Gian.
354808

Tambem querendo saber...quem souber ajuda ai! :karate:

sandro-natal
23/06/2012, 22:10
Car Bibles : The Wheel and Tyre Bible Page 4 of 4 (http://www.carbibles.com/tyre_bible_pg4.html)

An ideal rim-width calculator

Pelo excelente site que citei, para o pneu 205 70 15, só se pode usar rodas de 5,5" a 7".

A original do Jimny é a 15 x 5,5", 5 furos 139,7 mm offset positivo de um valor que não lembro agora, acho que 7 mm.

WhiteJimny
23/06/2012, 22:22
Sandro é isso mesmo. Dei uma pesquisada e a roda original do Jimny é 15x5,5, bem estreita. E como eu não quero fugir muito da medida original, vou procurar alternativas mais próximas dessa medida.

E quanto ao off set negativo, qual seria o ideal para o Jimny?

sandro-natal
24/06/2012, 11:32
A melhor é a original. É só perguntar para os engenheiros projetistas da Suzuki que eles irão confirmar.
Mas se você for modificar a suspensão, aí é outra história...

Candido Lopes
29/06/2012, 14:23
Pessoal, boa tarde!!!! Coloquei o parachoque da RC 4X4 e um guincho 9000lbs no Jimny. Fiz isso por necessidade pois queria pegar umas estradas mais complicadas sozinho ou com poucos amigos (em trilhas com muitos carros sempre tem carros maiores dispostos a puxar um Jimny..se ele ficar atolado..rsrs). Com isso fiquei com receio de perder uma das suas melhores características que é o baixo peso. Quando se soma o peso do peito de aço, do parachoque e do guincho, é algo relevante para o carrinho. Queria saber de vcs se alguém já conseguiu reduzir o peso do jimny na dianteira como forma de compensar esse acrescimo com acessórios offroad, tipo substituir ou retirar algum equipamento com o objetivo de reduzir o peso. Pensei em substituir o peito de aço por um "peito de alumínio", mas não sei se este último seria eficiente na sua função de proteção. Qualquer sugestão prática com essa intenção será bem vinda. Obrigado.

Abç,

Candido

HBO
29/06/2012, 14:57
Mostra fotos pra gente ai candido, parabens pelo investimento no Jim...

Loras
29/06/2012, 15:51
Candido,

Utilizar alumínio no protetor é uma opção.

Substituir o cabo de aço por um cabo sintético também! Além disso troque o rolete por uma guia de alumínio específica.

Futuramente eu pretendo adapter o guincho embutido no parachoque original mesmo. Dessa forma acrescentaria somente o peso do berço dele.

Abs.

iuredaluz
02/07/2012, 13:46
Olá amigos, tenho um Jimny 2011/2012 HR e o mesmo agora esta com seus 24 mil km, de uns tempos para cá o mesmo tem apresentado fortes trepidações sobre ao ultrapassar os 100km/h, ja li muito na internet e não encontrei algo parecido, somente um problema relatado chamado Shimmy, porém em relatos o Shimmy ocorre entre 70 e 80km/h e depois para, o meu é somente apôs 100kmh e só para se diminiuir abaixo disso. O carro se treme todo, fica totalmente instavel.

Levei na css e não sabem o que é. Alguem tem alguma dica???

HBO
02/07/2012, 14:14
faça um balanceamento dinamico das rodas já fez?

alinhamento ta 100% ?

Marcus Neves
02/07/2012, 18:21
Geralmente quando o volante trepida acima dos 100 km/h é balanceamento das rodas traseiras.

Olá amigos, tenho um Jimny 2011/2012 HR e o mesmo agora esta com seus 24 mil km, de uns tempos para cá o mesmo tem apresentado fortes trepidações sobre ao ultrapassar os 100km/h, ja li muito na internet e não encontrei algo parecido, somente um problema relatado chamado Shimmy, porém em relatos o Shimmy ocorre entre 70 e 80km/h e depois para, o meu é somente apôs 100kmh e só para se diminiuir abaixo disso. O carro se treme todo, fica totalmente instavel.

Levei na css e não sabem o que é. Alguem tem alguma dica???

iuredaluz
03/07/2012, 09:57
Geralmente quando o volante trepida acima dos 100 km/h é balanceamento das rodas traseiras.

Ja foi feito na css alinhamento, balanceamento e rodizio de pneus, continua na mesma, e o carro continua na css....

Marcus Neves
03/07/2012, 10:32
Os serviços das concessionárias deveriam ser bons, mas o alinhamento do meu ficou puxando para esquerda e me cobraram R$ 190,00 para isto. Levei ontem para refazer e se não ficar bom vou levar em uma oficina particular.

O balanceamento é barato, leva em uma oficina particular para balancear apenas as rodas traseiras. Se ficar bom você descobre que o problema é a concessionária.

Ja foi feito na css alinhamento, balanceamento e rodizio de pneus, continua na mesma, e o carro continua na css....

Marcus Neves
04/07/2012, 10:57
Fui buscar o carro na concessionaria Pro-Auto depois de 02 dias para refazer o alinhamento e tirar os barulhos do banco e portas.

Conclusão: Barulhos sanados e o alinhamento continua puxando para esquerda. Vou levar em uma oficina particular para acertar o alinhamento e arcar com o prejuízo de R$ 190,00.

r_lucien
09/07/2012, 18:19
Postando aqui a evolução que fiz no meu carro.
calço de carroceria de 2pol a mais do que ja vem no HR, que é em torno de 1/2pol, ou seja o carro esta entre 2,5 a 3 pol mais alto.

o que permitiu até agora sem problemas nenhum colocar um pneu maxxis bighorn 30x9,5 ou 235 75 15, por enquanto nem nas torções pegou, porém ainda não fiz nenhum teste pesado com ele.

Abraços

358097

msadantas
10/07/2012, 22:53
Amigos, estou triste.
Meu fiel companheiro esta no estaleiro e sem previsão de alta.
Meus finais de semana em Natal estão bem mais chatos.
Na realidade, tudo isto aconteceu quando meu jimny quebrou um dente do pinhão ou da coroa.
Preciso encontrar um que funcione. Na autorizada é para matar o preço.
Ligo para a suzucar e todo dia é uma história diferente. Um dia não tem.... no outro vai chegar... depois vão olhar no estoque e me retornam a ligação... o fato é que até agora, nada.
Alguem sabe onde encontro com um melhor custo?
Meu jimny é 2002/2003.
o número de dentes da coroa e do pinhão correspodem a 46 e 11, respectivamente.

sandro-natal
11/07/2012, 14:16
Dantas, tenho um 2001, e estou em Natal também. Instalei bloqueio e removi parte do diferencial, que está guardado. Se quiser dar uma olhada para ter certeza da peça que está danificada, fique à vontade. Sugiro que ligue para a Carrera. Também cote no ebay da Inglaterra.

Treco
12/07/2012, 01:21
Amigos, estou triste.
Meu fiel companheiro esta no estaleiro e sem previsão de alta.
Meus finais de semana em Natal estão bem mais chatos.
Na realidade, tudo isto aconteceu quando meu jimny quebrou um dente do pinhão ou da coroa.
Preciso encontrar um que funcione. Na autorizada é para matar o preço.
Ligo para a suzucar e todo dia é uma história diferente. Um dia não tem.... no outro vai chegar... depois vão olhar no estoque e me retornam a ligação... o fato é que até agora, nada.
Alguem sabe onde encontro com um melhor custo?
Meu jimny é 2002/2003.
o número de dentes da coroa e do pinhão correspodem a 46 e 11, respectivamente.

Dantas, tbm tive problemas com diferencial traseiro (relação 11 x 45) e quem me salvou foi o Fabil. No meu caso, troquei o diferencial completo.
Entra em contato com ele. Talvez ele tenha.
Att,

diegora
12/07/2012, 20:04
Olá amigos, comprei um Jimny HR 2010 recentemente.
Tenho uma dúvida em relação a trava eletrica, O carro trava e destrava as duas portas e o porta malas pela chave (possui alarme de fabrica) normalmente, mas quando o carro está ligado, eu não consigo destravar a porta do passageiro destravando a porta do motorista, a única maneira de destravar a porta do passageiro é me esticando e levantando a trava da tal porta ou desligando o carro, que faz com que as portas destravem automaticamente. Isso é normal? As portas não deveriam destravar quando eu destravo a do motorista? Ou o jimny é diferente? Grato.

msadantas
12/07/2012, 23:12
Amigo, como funciona este bloqueio?? não precisa da coroa e do pinhão?? desculpa...mas sou leigo... meu carro está numa oficina por tras do posto que fica na bernardo vieira, proximo a linha do trem. Manda teu contato telefonico por email.... é o meu nick @ ig
Dantas, tenho um 2001, e estou em Natal também. Instalei bloqueio e removi parte do diferencial, que está guardado. Se quiser dar uma olhada para ter certeza da peça que está danificada, fique à vontade. Sugiro que ligue para a Carrera. Também cote no ebay da Inglaterra.

msadantas
12/07/2012, 23:15
qual o ano do teu carro? o meu é 2002/2003. Será que a relação está correta ou o mecanico contou errado?
Dantas, tbm tive problemas com diferencial traseiro (relação 11 x 45) e quem me salvou foi o Fabil. No meu caso, troquei o diferencial completo.
Entra em contato com ele. Talvez ele tenha.
Att,

Treco
13/07/2012, 01:40
qual o ano do teu carro? o meu é 2002/2003. Será que a relação está correta ou o mecanico contou errado?

Meu carro tbm é 2002/2003. Conta de novo os dentes da coroa. Sei que os jimnys até 2001 tinham outra relação (acho que 8 x 43). O diferencial do jimny atual tbm não servia pra mim.

Att,

sandro-natal
13/07/2012, 16:05
Dantas, o bloqueio substitui apenas parte do diferencial, mantendo a coroa original. Depois eu pesquiso para ver quantos dentes a coroa e o pinhão o diferencial traseiro e o dianteiro possuem.
Bloqueio 100%nada mais faz do que bloquear totalmente o funcionamento do diferencial, de modo que as rodas girem na mesma velocidade, não importando as condições de aderência do solo.

marcelopapel
15/07/2012, 22:21
Olá amigos, estou com um probleminha no meu Jimny 2011, a suspensão dianteira está rangendo muito, já apertei todos parafusos da suspensão e nada. Alguém já teve esse problema? Como solucionou? Abraços.

rmalato
18/07/2012, 09:07
Olá a todos... acho que a nacionalização do Jimny trouxe uma "solução"...

O novo modelo S, não vem com rádio... mas vem com uma moldura de painel pronta pra usar qualquer rádio que não seja o original... ou seja, pode-se usar rádios 1 DIN... e no espaço que sobra, fizeram um porta trecos...

Descobri quando fui na webmotors e vi essa foto de um S...

359459

Perguntei aqui em Belém e o chefe da oficina não sabe de nada e não viu nada...

Alguém confirma isso, quanto custaria somente essa moldura???

De repente, é mais barato trocar essa moldura e colocar um rádio USB do que aquelas centrais multimídia que ladrão adora...

Bel
18/07/2012, 14:15
Olá,

Alguem conhece, no Rio de Janeiro, algum lugar que instale rede do porta-malas no Jimny?
Na ccs é caro demais, 350!

Abs

rmalato
18/07/2012, 14:48
É disso que estou falando...

359524

danpeig
18/07/2012, 15:03
Parece que a frente inteira do painel é diferente.

É disso que estou falando...

359524

rmalato
18/07/2012, 23:34
Então Daniel,

eu segui o tutorial no seu site e troquei os falantes dianteiros pelo mesmo do seu... agora me preparo pra seguir o outro e instalar os traseiros... mas isso não resolve... eu quero mesmo outro som, um que toque mp3...

e não to disposto a pagar 1500 num multimidia... com essa grana eu rodo quase 4000km... ou cerca de 6 meses de combustível.

Já pensei em comprar aquele acessório que vc tem que liga no rádio original, mas compras da china pra região norte demoram no mínimo 60 dias pra chegar, quando chega (tem coisa da dx.com e do ebay que nunca chegaram e no rastreio mostra que pararam em algum lugar... provável receita)...

Hoje de tarde liguei na Rakki, o cara das peças foi extremamente atencioso e disse que só tem o preço do "porta-treco" (70,00), a tampinha pra cobrir, quando não tem o rádio (caso dos S) ele não tinha em estoque e o sistema não dava o preço...

já a moldura do painel, ele disse que nem aparece no catálogo... pra ligar em 30 dias e perguntar de novo...

Logo que comprei o Jimny em janeiro de 2011 pensei nisso e até enviei email pra uma empresa na australia, pq eles fabricam essa moldura, mas responderam dizendo que não entregam no Brasil....

Vejamos...

Abraço,

Roberto.

msadantas
22/07/2012, 12:56
Alguém sabe onde se pode adquirir um diferencial trazeiro do jimny 2002/2003, em especial a coroa e o pinhão.
Já busquei em vários locais e não encontro.
A minha coroa quebrou um dente. Mandei para o torneiro refazê-lo. O que vcs acham?
Minha intenção é de colocar outro novo ou seminovo no local. Porém, enquanto não acho, estou tentando com o torneiro.

Treco
23/07/2012, 13:06
Alguém sabe onde se pode adquirir um diferencial trazeiro do jimny 2002/2003, em especial a coroa e o pinhão.
Já busquei em vários locais e não encontro.
A minha coroa quebrou um dente. Mandei para o torneiro refazê-lo. O que vcs acham?
Minha intenção é de colocar outro novo ou seminovo no local. Porém, enquanto não acho, estou tentando com o torneiro.

Dantas, o Fabil não conseguiu não?
Na época eu cheguei a cotar nas lojas virtuais que vendem peças de importados. Consegui inclusive o diferencial completo mas o preço não compensava (além do prazo de um mes pra chegar). Eles buscam pelo número do seu chassi, aí não tem como errar a peça.

Att,

rmalato
24/07/2012, 02:34
Loras, tudo bom?

Como está o seu ScanGaugeII??? Vc já viu o modelo novo ScanGaugeE??? Li que o SGII tem a mais scan tools e performance, enquanto o SGe tem gráfico de consumo e é mais barato... tô pensando, mas não sei qual escolher...

Qual tua opinião???

Abs.

Roberto

Loras
24/07/2012, 11:40
Roberto,

Está funcionando 100% desde a instalação.

Infelizmente tenho usado pouco o recurso do consumo... pois o carro fica 90% com dona moça.

Ela não costuma calibrar o aparelho ao encher o tanque.

Eu vejo o scan como uma excelente ferramenta para o faça você mesmo!!! E depois os outros indicadores do motor ajudam muito a evitar problemas de aquecimento.

Agora se quiser saber apenas o consumo, talvez o modelo mais simples seja interessante.

Um abraço,

thix4
24/07/2012, 18:43
Legal o tutorial Loras, não tinha visto! Dei um google e apareceu Clube da Graxa!

Achei um bem baratinho que pode ser usado com telefones Android ou iPhone:

OBDII Bluetooth Car Diagnostic Cable - Black + Blue + Orange (DC 12V) - Free Shipping - DealExtreme (http://www.dealextreme.com/p/obdii-bluetooth-car-diagnostic-cable-black-blue-orange-dc-12v-42825?item=15)

Não tenho experiência com isso, mas estou querendo colocar pra ver...

abss

Roberto,

Está funcionando 100% desde a instalação.

Infelizmente tenho usado pouco o recurso do consumo... pois o carro fica 90% com dona moça.

Ela não costuma calibrar o aparelho ao encher o tanque.

Eu vejo o scan como uma excelente ferramenta para o faça você mesmo!!! E depois os outros indicadores do motor ajudam muito a evitar problemas de aquecimento.

Agora se quiser saber apenas o consumo, talvez o modelo mais simples seja interessante.

Um abraço,

Loras
24/07/2012, 19:47
Esse leitor / conector para Iphone parece interessante mesmo!!!

Tem várias interfaces / softwares para personalização.

Além de não ocupar espaço no painel!!! De repente você consegue usar o mesmo Ipod que tem as músicas. Basta ele possuir rede sem fio ou BT.

Se comprar e puder compartilhar suas impressões, seria bacana!!!

Eu ainda não o fiz por absoluta falta de tempo...

Abraço,

thix4
24/07/2012, 20:11
Sim, ele tem BT! Não tinha nem pensado nisso! Mesmo porque meu celular é desses de 100 reais, bem simples. Mas o iPod fica quase que permanentemente na viatura!

Poxa, vou esperar virar o cartão e peço! Se a patroa ver mais alguma encomenda na caixa de correio esse mês ela me mata! hahah

absss

Esse leitor / conector para Iphone parece interessante mesmo!!!

Tem várias interfaces / softwares para personalização.

Além de não ocupar espaço no painel!!! De repente você consegue usar o mesmo Ipod que tem as músicas. Basta ele possuir rede sem fio ou BT.

Se comprar e puder compartilhar suas impressões, seria bacana!!!

Eu ainda não o fiz por absoluta falta de tempo...

Abraço,

rmalato
24/07/2012, 22:55
Então pessoal...

perguntei porque estava pensando em comprar um desses modelos que tem na DX mas fiquei sem rumo porque pesquisei esses modelos com o Jimny e não aparece nada de muito claro sobre funcionar ou não... :pensativo:

Passei por tantos fóruns e páginas que é difícil recuperar, mas em um o cara falava que um desses "genéricos" não funcionou no Jimny dele e acho que era 2008... :parede:

Vi vídeos no youtube desse modelo bluetooth com chip ELM327 e um software pra android chamado Torque, tem muitas funções... mas não consegui ver se tem diagnóstico....:bananadança:

Tem um modelo com cabo usb que outro vídeo falava que vinham vários programas pra vc escolher e usar e ocara demonstrava num note lenovo... :dance:

Fiz a revisão dos 50.000 e o carro tem 30.000, fui obrigado a fazer por tempo... também foi a última... não faço mais... dinheiro rasgado... a revisão durou 2 horas e o cara não fez nada além de trocar o óleo do motor e do câmbio... revisar alguma coisa, só se foi por osmose...
E pra não me sentir mais idiota pedi pra arrumar os barulhos das portas e reclamei de um barulho no escapamento, daí o preço desse serviço, só depois de tudo desmontado... então reclamei e ele falou que era pra voltar outro dia que ele desmontava e não cobrava... mas pode ter certeza que pra não cobrar, vai achar "algo que precisa trocar"...

Então, decidi fazer um curso de mecânica e começar a fazer a minha própria revisão, rsrs... por isso a idéia de comprar o scan... tenho um contato que traz direto de miami... fica um pouco mais caro, mas chega... aí pensei se o scangaugeII era suficiente pra isso... mas esses modelos da DX são muito baratos e se funcionar, fica perfeito...

Abraços!

Loras
24/07/2012, 23:48
Roberto,

Só tem um jeito de saber... comprar e testar. Infelizmente ainda é assim. A falta de informações técnicas abertas dificulta muito.

O leitor é padrão OBD2. O que precisa ser compatível é o software da interface que vai usar. Eu acredito que o Torque seja compatível sim!!!

Pretendo complementar aquele post em breve... mas alguns projetos profissionais tem ocupado meu tempo. Prioridades.

Vamos falando... desculpe não conseguir ajudar mais.

Abraço,

rmalato
25/07/2012, 09:06
Se o thix4 comprará o bluetooth, então comprarei o modelo usb... mas aposto que aí chega primeiro... pra cá leva uns 70 dias... :boxing:

Em 2013, quando chegar eu posto os testes... :chorandoderir:

Abraço

Roberto.

thix4
25/07/2012, 13:08
Cara, DX aqui também é loteria... Tem coisas q demora meses a fio... Até já esqueci que tinha comprado quando chega...

Bom, aproveitei o interesse de vocês também e acabei fazendo o pedido. Assim que chegar eu relato se funciona!

absss

Se o thix4 comprará o bluetooth, então comprarei o modelo usb... mas aposto que aí chega primeiro... pra cá leva uns 70 dias... :boxing:

Em 2013, quando chegar eu posto os testes... :chorandoderir:

Abraço

Roberto.

rmalato
25/07/2012, 23:23
Comprou o bluetooth??? Confirma que eu compro o com cabo usb e já peço hoje também...

A propósito, da última compra, feita em fevereiro, tem um monitor pra camera de ré que parou na verificação e até hoje não saiu...

thix4
25/07/2012, 23:28
Roberto, comprei sim! Aproveitei pra pedir uns LEDs que eu tava querendo também...

Vamos ver quanto demora!

Minhas compras demoram, mas chegam... Agora Feveireiro é tenso!!! heheh

abssss

Comprou o bluetooth??? Confirma que eu compro o com cabo usb e já peço hoje também...

A propósito, da última compra, feita em fevereiro, tem um monitor pra camera de ré que parou na verificação e até hoje não saiu...

rmalato
26/07/2012, 09:28
Ok, thix4, tô comprando o com cabo usb aí temos 2 aparelhos diferentes pra teste...

Eu gosto de "fazer arte" :chorandoderir:, das compras em fevereiro vieram uma câmera de ré e um monitor acho que de 3 polegadas que eu nunca instalei porque não encontrei um ângulo pra câmera ver a parte inferior do estepe. :parede:

Agora comprei um mp5 que pode conectar nesse monitor, junto com a câmera, daí a idéia é testar, e se funciona bem, eu troco pelo rádio original fazendo uma gambiarra no painel...

Outra coisa são os leds que o Loras usou... eu já tinha pensado em comprar mas não tinha idéia do tamanho deles...

Quando desmontar tudo pra instalar os falantes traseiros, instalo junto esses leds no "porta luvas traseiro" e tô pensando em instalar um led desses em algum lugar próximo do piso, pra iluminar o chão (sempre que cai alguma coisa a gente fica cego procurando no chão do carro), mas tem que testar se fica bom...

abraços.

MendesFortal
01/08/2012, 11:33
Amigos suzukeiros. Meu nome é Mendes , moro em Fortaleza e preciso da ajuda de vcs.
Eu tinha um vitara 97 e troquei em um jimny 2001. Mais acho que a alavanca de cambio é dura com relaçao a do vitara. Não arranha mais é dura para trocar as machas. É normal?

Treco
01/08/2012, 13:14
Amigos suzukeiros. Meu nome é Mendes , moro em Fortaleza e preciso da ajuda de vcs.
Eu tinha um vitara 97 e troquei em um jimny 2001. Mais acho que a alavanca de cambio é dura com relaçao a do vitara. Não arranha mais é dura para trocar as machas. É normal?

Leva o carro pra revisar o sistema de embreagem. As vezes um ajuste no cabo já resolve.

Att,

MendesFortal
01/08/2012, 14:03
[QUOTE=Treco;1748441]Leva o carro pra revisar o sistema de embreagem. As vezes um ajuste no cabo já resolve.
A embreagem tá alta não é falta de regulagem.

Treco
01/08/2012, 17:04
A embreagem tá alta não é falta de regulagem.

Só porque a embreagem está alta não significa que não esteja com problema. Além disso, por elilinação seria a primeira coisa que eu verificaria, até porque é a coisa mais fácil.
Depois de resolvido o problema posta aqui pra compartilhar a informação.

Att,

msadantas
01/08/2012, 18:54
Amigo, tive que morrer na concessionária da Suzuki daqui - IPPON.
O custo foi de 2.450,00 da coroa e do pinhão, mais 400,00 dos rolamentos, mais 500,00 de mao de obra..
A coroa e o pinhão vão chegar dia 07/08.
Não aguentava mais ver meu jimny na UTI, todo aberto.
Enfim, tentei na suzukar e em várias lojas em são paulo. Na verdade, ninguem teve.
Valeu pelo esforço de tentar ajudar.
Qualquer coisa, estamos as ordens aqui em Natal.

Dantas, o Fabil não conseguiu não?
Na época eu cheguei a cotar nas lojas virtuais que vendem peças de importados. Consegui inclusive o diferencial completo mas o preço não compensava (além do prazo de um mes pra chegar). Eles buscam pelo número do seu chassi, aí não tem como errar a peça.

Att,

HBO
01/08/2012, 19:47
me tira so uma duvida essa coroa e pinhao.. quebraram assim do nada.. ou vc tava subindo paredao....descendo? e como é ? da tranco? faz barulho? como detectou?

MendesFortal
01/08/2012, 22:19
[QUOTE=Treco;1748576]Só porque a embreagem está alta não significa que não esteja com problema. Além disso, por elilinação seria a primeira coisa que eu verificaria, até porque é a coisa mais fácil.
".........................
..........................
Amigos. Como eu faço para testar a embreagem e saber se o defeito é cabo ou disco?
.........................

Mauro B
02/08/2012, 07:31
[QUOTE=Treco;1748576]Só porque a embreagem está alta não significa que não esteja com problema. Além disso, por elilinação seria a primeira coisa que eu verificaria, até porque é a coisa mais fácil.
".........................
..........................
Amigos. Como eu faço para testar a embreagem e saber se o defeito é cabo ou disco?

A minha estava alta, porque estava gasta. Troquei. Preço Suzucar 532,00.

Treco
02/08/2012, 12:49
Amigo, tive que morrer na concessionária da Suzuki daqui - IPPON.
O custo foi de 2.450,00 da coroa e do pinhão, mais 400,00 dos rolamentos, mais 500,00 de mao de obra..
A coroa e o pinhão vão chegar dia 07/08.
Não aguentava mais ver meu jimny na UTI, todo aberto.
Enfim, tentei na suzukar e em várias lojas em são paulo. Na verdade, ninguem teve.
Valeu pelo esforço de tentar ajudar.
Qualquer coisa, estamos as ordens aqui em Natal.

Dantas, no final qual era a relação da sua coroa/pinhão? A relação é a mesma dos jimnys atuais?
Abs,

Treco
02/08/2012, 12:53

O ideal é primeiro levar o carro num mecânico pra ele ajustar a altura da embreagem. Talvez nem precise de fazer mais nada.

MendesFortal
02/08/2012, 20:05
O ideal é primeiro levar o carro num mecânico pra ele ajustar a altura da embreagem. Talvez nem precise de fazer mais nada.
Valeu pela força!!!!!!!

Mauro B
03/08/2012, 07:27
Alguém sabe onde encontro a antena do Jimny (no Brasil ou para importar)?

HBO
03/08/2012, 08:43
Ebbay tem... tava U$19,00 mas deram uma reajustada para U$49,00

r_lucien
04/08/2012, 15:53
Mostrar aqui o processo do recorte do parachoque dianteiro do meu Jimny (2010)... instalando tb o peito de aço que fecha as pontas do chassi e segura o que restou do parachoque. Parte ruim, perdi os farois de milha....

362646
362647
362648
362649
362650
362651
362652

gui_na_trilha
05/08/2012, 21:54
Cara, ficou Muito bom o resultado.. Agora, tem que ter coragem! kkk

thix4
13/08/2012, 17:13
Ficou 10 milhão! Que pneus colocou? Não entendi o setup... Tá com BL 3" é isso?

absss

Mostrar aqui o processo do recorte do parachoque dianteiro do meu Jimny (2010)... instalando tb o peito de aço que fecha as pontas do chassi e segura o que restou do parachoque. Parte ruim, perdi os farois de milha....

362646
362647
362648
362649
362650
362651
362652

thix4
13/08/2012, 17:15
Até que foi rápido a bagaça:

http://farm9.staticflickr.com/8289/7776104884_7b674a373b_b.jpg

Agora eu não consegui encontrar a porta na primeira olhada... Tem que desconectar alguma coisa? Quais as coordenadas pra achar a bendita?

absss

Ok, thix4, tô comprando o com cabo usb aí temos 2 aparelhos diferentes pra teste...

Eu gosto de "fazer arte" :chorandoderir:, das compras em fevereiro vieram uma câmera de ré e um monitor acho que de 3 polegadas que eu nunca instalei porque não encontrei um ângulo pra câmera ver a parte inferior do estepe. :parede:

Agora comprei um mp5 que pode conectar nesse monitor, junto com a câmera, daí a idéia é testar, e se funciona bem, eu troco pelo rádio original fazendo uma gambiarra no painel...

Outra coisa são os leds que o Loras usou... eu já tinha pensado em comprar mas não tinha idéia do tamanho deles...

Quando desmontar tudo pra instalar os falantes traseiros, instalo junto esses leds no "porta luvas traseiro" e tô pensando em instalar um led desses em algum lugar próximo do piso, pra iluminar o chão (sempre que cai alguma coisa a gente fica cego procurando no chão do carro), mas tem que testar se fica bom...

abraços.

rmalato
14/08/2012, 08:57
Nossa thix4!!!!!

Nunca nada pra cá chega rápido... até que dessa vez chegou no Brasil rápido mas está preso na receita e tenho certeza que ficará lá pra sempre... tenho uma compra que está parada lá desde abril..

Olha o tuto do Loras no site dele...
Instalação Scangauge no Suzuki Jimny [Tutorial] | Clube da Graxa (http://www.clubedagraxa.com.br/blog/instalacao-scangauge-no-suzuki-jimny-tutorial/)

thix4
14/08/2012, 13:25
Roberto,

Peguei agora na hora do almoço e olhei com mais cuidado. Achei a dita cuja.

Testei com meu iPod Touch e funfou!

Segue video abaixo. Utilizei a versão grátis do App Rev só pra testar a compatibilidade.

É o aplicativo mais barato, mas ainda custa U$ 39,90. Qualquer hora eu compro. No vídeo dá pra ver as opções que ele oferece (estão em cinza nessa versão).

Vou tentar fazer um tutorial depois e subir na página do Loras.

absss

Thiago

OBDII ELM 327 + iPod Touch on Suzuki Jimny - YouTube (http://www.youtube.com/watch?v=SMS9svelupU&feature=youtu.be)

Nossa thix4!!!!!

Nunca nada pra cá chega rápido... até que dessa vez chegou no Brasil rápido mas está preso na receita e tenho certeza que ficará lá pra sempre... tenho uma compra que está parada lá desde abril..

Olha o tuto do Loras no site dele...
Instalação Scangauge no Suzuki Jimny [Tutorial] | Clube da Graxa (http://www.clubedagraxa.com.br/blog/instalacao-scangauge-no-suzuki-jimny-tutorial/)

HBO
24/08/2012, 08:27
pessoal modelo, especificação ou referencia da pastilha de freio do Jimny.... se comenta que a do samurai cabe, porém... dizem que existem dois tipos... alguem pode me esclarecer? com fotos referencias etc... porque dar 400 pesetas em pastilha de freio... doi no escorpião.

Sfranco
24/08/2012, 08:44
Suzucar:

SUSP/FREIOS - Pastilhas - Pastilha de Freio SAMURAI 93 A 97/JIMNY - Suzucar - Peças e acessórios Suzuki (http://www.suzucar.com.br/loja/produto.asp?p=p&c=1289)

Não é essa mesmo???

pessoal modelo, especificação ou referencia da pastilha de freio do Jimny.... se comenta que a do samurai cabe, porém... dizem que existem dois tipos... alguem pode me esclarecer? com fotos referencias etc... porque dar 400 pesetas em pastilha de freio... doi no escorpião.

HBO
24/08/2012, 08:50
Sfranco, bom dia.
pergunto, esta referencia é 93 a 97 cabe no jimny 2011??

Sfranco
24/08/2012, 08:56
Bom dia!
Não posso te responder com ctza, liga lá na Suzucar;

veja as medidas de acordo com a pinça (acho que a nossa é Aisin):

Suzuki Jimny 1998 - Today 1.3 Petrol Front Brake Parts (http://www.brakepartssuperstore.org.uk/contents/en-uk/d11172.html)

Sfranco, bom dia.
pergunto, esta referencia é 93 a 97 cabe no jimny 2011??

thix4
24/08/2012, 08:59
É essa sim! Comprei pro meu, muito boa a pastilha! É japonesa mesmo!

Na hora de trocar, tem uma peça de ferro que vai por fora, que é pra quando acabar de vez a pastilha ela raspar e avisar antes de você detonar o disco de freio. Se quiser mantê-la, a recolocação exige paciência. A dica é utilizar umas mini-morsas pra poder segurar ela no lugar (a não ser que você tenha 4 mãos hehehe). Mas pode-se desencanar dela também. É só ficar esperto pra quando as pastilhas já tiverem no fim da vida.

Troquei do meu jipe com 50k achando que tavam gastas. Surpresa: ainda tinha um pouco menos da metade da original... Acabei trocando assim mesmo. Parou de fazer o barulho de freio que me irritava, então tá beleza!

abssss

Suzucar:

SUSP/FREIOS - Pastilhas - Pastilha de Freio SAMURAI 93 A 97/JIMNY - Suzucar - Peças e acessórios Suzuki (http://www.suzucar.com.br/loja/produto.asp?p=p&c=1289)

Não é essa mesmo???

sandro-natal
20/09/2012, 14:15
371383371384371385Conforme prometido, fotos do Jimny do meu amigo com pneus 215 70 15. Eles nao batem em nada, nunca. Em qualquer obstaculo e velocidade. Veículo original, sem calços.

Considerando o torque das rodas no solo com os pneus originais 205 70 15, com os pneus 215 70 15 temos uma perda de 2,1%. Com os pneus 215 75 15, a perda é de 5,3%.
Com os pneus 225 70 15 a perda é de 4,2%.
Com os pneus recapados montados em carcaça de 225 70 15 a perda de torque é de 10,2%.

cosme
21/09/2012, 12:52
Pessoal, coloquei uma trava McGard no estepe do Jimny e coloquei as minhas impressões e detalhes sobre o produto/instalação em:
Trava antifurto para estepe (http://jimnylog.wordpress.com/2012/09/21/trava-antifurto-para-estepe/)

valeu pelas dicas deste tópico com relação a proteção do estepe... ajudaram muito!
[]s

Loras
22/09/2012, 02:42
Roberto,

Peguei agora na hora do almoço e olhei com mais cuidado. Achei a dita cuja.

Testei com meu iPod Touch e funfou!

Segue video abaixo. Utilizei a versão grátis do App Rev só pra testar a compatibilidade.

É o aplicativo mais barato, mas ainda custa U$ 39,90. Qualquer hora eu compro. No vídeo dá pra ver as opções que ele oferece (estão em cinza nessa versão).

Vou tentar fazer um tutorial depois e subir na página do Loras.

absss

Thiago

OBDII ELM 327 + iPod Touch on Suzuki Jimny - YouTube (http://www.youtube.com/watch?v=SMS9svelupU&feature=youtu.be)

Thiago,

Meu irmão tentou funcionar no Iphone e o aparelho não reconheceu o leitor OBD2 BT.

Você fez algum tipo de jailbreak no Ipod?

Abs.

cosme
22/09/2012, 12:47
Faz sentido porque o bluetooth do iPhone é proprietário.

Pelo o que entendi o Thiago fez um jailbreak no iPod e utilizou o app roqyBluetooth (http://www.roqy-bluetooth.net)para se conectar com o ELM327.

Parece que há um suporte do app para iOS 5.

Valeu pelo retorno Thiago, muito bom.
Agora eu fiquei mais empolgado para testar no meu Jimny, mas a princípio eu vou partir para a solução WiFi
do ELM327. Free shipping ELM327 WIFI OBD2 Car Diagnostic Reader Scanner with Wireless | eBay (http://www.ebay.com/itm/Free-shipping-ELM327-WIFI-OBD2-Car-Diagnostic-Reader-Scanner-with-Wireless-/150893417896?pt=Motors_Automotive_Tools&hash=item2321f2d5a8&vxp=mtr)

Apesar de custar uns $20 a mais, eu acho que no meu caso vale à pena porque não tenho jailbreak e nem tenho
o interesse em fazer, e, eu não curto muito a estabilidade do sinal bluetooth.
[]s

Thiago,

Meu irmão tentou funcionar no Iphone e o aparelho não reconheceu o leitor OBD2 BT.

Abs.

thix4
22/09/2012, 13:38
Salve Loras e suzukeiros,

Sim, é necessário Jailbreak: What Model iPhone, iPod touch or iPad Do I Have? | State of Jailbreak (http://stateofjailbreak.com/what-device-do-i-have/) para instalação do RoqyBT (que desbloqueia o Bluetooth) e RoqyOBD4 (para efetuar conexão com o aparelho).

Quanto a conexão, dá certo sim como mostrado no vídeo. Ficou conectado uns dias na viatura e funciona o tempo todo, sem crise. Lembrando que ainda não comprei o APP full. Não posso opinar sobre a precisão. Inclusive, está emprestado para um amigo mecânico que ficou de testar com o Torque (para Android).

Devia ter feito um post na época. Mas nos comentários do vídeo tem algumas instruções. Qualquer galho tamos aí.

abraços,

Thiago

Thiago,

Abs.

Rogê
22/09/2012, 16:36
pessoa...instalei um amortecedor de direção da cherokee 97 no meu jimny....ficou maravilhoso de dirigir...recomendo....instalei em sp, na Josewall 4x4....recomendo..abç

Ivo Paris
04/10/2012, 23:19
Alguém sabe dizer se as lâmpadas do farol de neblina dianteiro do Jimny são a H11?
Estou querendo trocar por led

Loras
04/10/2012, 23:39
Interessante.

Vou repassar a informação a meu irmão.

Agora ele não curti muito o jailbreak... vamos ver!!!

Obrigado.

Abs.

HBO
05/10/2012, 03:20
Rogê tem foto do amortecedor instalado? adaptou muita coisa? mostra ai o passo a passo..

thix4
05/10/2012, 13:27
HBO,

Há pouco tempo atrás pedi a cotação (segue anexo) de um kit de fixação para amortecedor de direção na Giz International (China). Esses kits são meio universais mesmo. Achei que não compensa... Até porque é só prender o amortecedor na barra de direção com uma chapa e grampos. A parte que fixa no chassi não demanda necessariamente um kit de fixação. Pode-se simplesmente aproveitar furos ou fazer um novo furo ali. Inclusive, o amortecedor de direção da TrailMaster, que é o mais caro, é instalado assim.

abraços

373919

Rogê tem foto do amortecedor instalado? adaptou muita coisa? mostra ai o passo a passo..

HBO
07/10/2012, 14:57
nao consegui abrir o anexo...Anexo 373919 (http://www.4x4brasil.com.br/forum/attachment.php?attachmentid=373919)

thix4
07/10/2012, 15:02
Tenta este LINK (https://www.dropbox.com/sh/10hqtz52qa5sq19/MS0_owk7as/Jimny%20shock%20mounting%20kits%20Quotation%202012 .09.13.doc)

Porém, volto a dizer: sempre faça uma checagem de folgas e um bom balanceamento. O amortecedor de direção pode mascarar estas falhas.

Boa sorte!

abs

nao consegui abrir o anexo...Anexo 373919 (http://www.4x4brasil.com.br/forum/attachment.php?attachmentid=373919)

cosme
08/10/2012, 18:23
Pessoal, não sei se isso deveria entrar aqui neste tópico mas... lá vai: Suporte para smartphone (http://jimnylog.wordpress.com/2012/10/08/suporte-para-smartphone/).
É um suporte que adquiri para usar no rádio original do Jimny.
[]s

HBO
08/10/2012, 22:33
valeu abriu o link!!

Leo BA
10/10/2012, 21:59
371383371384371385Conforme prometido, fotos do Jimny do meu amigo com pneus 215 70 15. Eles nao batem em nada, nunca. Em qualquer obstaculo e velocidade. Veículo original, sem calços.

Considerando o torque das rodas no solo com os pneus originais 205 70 15, com os pneus 215 70 15 temos uma perda de 2,1%. Com os pneus 215 75 15, a perda é de 5,3%.
Com os pneus 225 70 15 a perda é de 4,2%.
Com os pneus recapados montados em carcaça de 225 70 15 a perda de torque é de 10,2%.

Olá Sandro;

Gostei desse pneu.......
Qual o modelo?
Tks;

thix4
11/10/2012, 11:46
Olá HBO,

Tem outras opções também (segue abaixo), mas acaba sendo mais barato pedir logo o kit completo (com o amortecedor). Se comprar só o hardware teria que adaptar algum de D-20, Kombi, Hilux...

abraços

Off-Road Modification Parts - Budget Steering Damper Bracket - BigJimny Store - (Powered by CubeCart) (http://www.bigjimny.com/store/index.php/off-road-modification-parts/budget-steering-damper-bracket/p_141.html)

Steering Stabiliser Bracket Kit (http://www.offroad-armory.com/store/index.php?route=product/product&path=20_70&product_id=400)

valeu abriu o link!!

rmalato
15/10/2012, 14:38
aí pra quem precisar trocar a bateria do Jimny vai o codigo das marcas...pois se pedir o vendedor pelo nome do carro ele fala q nao tem..rs ela é a mesma do honda FIT preços de 170 a 250 reias

HELIAR HL36JD
MOURA MP40SD
ACDELCO 11A047D1
HONDA 31500SADM01
BOSCH S5 36DA
CRAL CL40

Agora pela manhã passei o maior sufoco por conta da bateria.

Peguei esta lista e fui na loja. Da relação só tinha a HELIAR HL36JD, comprei e ela NÃO SERVE para o Jimny.

A polaridade é invertida e precisava ser a letra "E" e não "D".

Maior dor de cabeça pra trocar por outra porque os caras preenchem a garantia e depois é só confusão...

Mair tarde eu posto a foto da bateria HELIAR que coloquei por falta de opção, parece que é a de 50A do Honda Civic, que tem os polos tanto "D" quanto "E".

thix4
15/10/2012, 14:47
Um amigo aqui colociu a do Civic 99 e disse que deu certo.

Agora pela manhã passei o maior sufoco por conta da bateria.

Peguei esta lista e fui na loja. Da relação só tinha a HELIAR HL36JD, comprei e ela NÃO SERVE para o Jimny.

A polaridade é invertida e precisava ser a letra "E" e não "D".

Maior dor de cabeça pra trocar por outra porque os caras preenchem a garantia e depois é só confusão...

Mair tarde eu posto a foto da bateria HELIAR que coloquei por falta de opção, parece que é a de 50A do Honda Civic, que tem os polos tanto "D" quanto "E".

sandro-natal
15/10/2012, 16:03
Coloquei a bateria AJAX NS 60 SFE de 50 A.h. Ela é compatível com Swift, Sidekick, Civic.
12 V - 60 min - 400 A CCA 18°C, 570 A (CA 25 °C).

LeonCE
15/10/2012, 17:52
Pessoal

Estava viajando com meu Jimny 2009 para o interior... no meio da estrada, a 200km de Fortaleza, e andando numa velocidade de 100km, o motor disparou o alarme e, alguns segundos depois, parou!
Antes de viajar havia checado óleo e água, e a ultima revisão na autorizada estava completando 2mil km. Aliás esta revisão de 50mil km foi feita na própria Suzuki Sol, quando comprei o veículo. Ou seja, eram os 2mil que eu havia rodado!
Falei com o mecânico chefe de lá, ele se mostrou surpreso com o ocorrido. O carro não tinha nenhum vazamento, a bomba dágua parece estar ok, e o único suspeito até agora é a embreagem vicosa que gira a ventoinha do radiador!

Apesar de ter rodado apenas 2mil km, o carro não está mais na garantia de 3meses, pois desde que eu comprei, eu rodei mto pouco. Era minha segunda viagem de 500km (ida e volta).

Tive que comprar o jogo de juntas do motor de SP, alternativa4x4, + 8 guias de válvula. R$650,00.. (valor que variava até R$1100 só as juntas) mas as guias não couberam e me enviaram outras que tive que levar numa metalurgica para esculpir a cabeça do retentor.. + R$100,00. O guincho me custou R$450,00. Ainda tem a mão de obra (mais de R$500), a retífica do cabeçote R$600, e a identificação do "porquê" o carro esquentou.

Mas a emoção de ficar no prego sozinho, no meio de uma estrada com calor de 42o, sem água e nem sinal de celular, essa não tem preço!
375364

CGAUER
16/10/2012, 00:39
Leon,

caramba, horripilante sua história! Entrou para o livro dos horrores.

A temperatura chegou a aumentar? Soou um alarme?

Será que não foi um furo no radiador?

Abraços

Clemente

Pessoal

Estava viajando com meu Jimny 2009 para o interior... no meio da estrada, a 200km de Fortaleza, e andando numa velocidade de 100km, o motor disparou o alarme e, alguns segundos depois, parou!
Antes de viajar havia checado óleo e água, e a ultima revisão na autorizada estava completando 2mil km. Aliás esta revisão de 50mil km foi feita na própria Suzuki Sol, quando comprei o veículo. Ou seja, eram os 2mil que eu havia rodado!
Falei com o mecânico chefe de lá, ele se mostrou surpreso com o ocorrido. O carro não tinha nenhum vazamento, a bomba dágua parece estar ok, e o único suspeito até agora é a embreagem vicosa que gira a ventoinha do radiador!

Apesar de ter rodado apenas 2mil km, o carro não está mais na garantia de 3meses, pois desde que eu comprei, eu rodei mto pouco. Era minha segunda viagem de 500km (ida e volta).

Tive que comprar o jogo de juntas do motor de SP, alternativa4x4, + 8 guias de válvula. R$650,00.. (valor que variava até R$1100 só as juntas) mas as guias não couberam e me enviaram outras que tive que levar numa metalurgica para esculpir a cabeça do retentor.. + R$100,00. O guincho me custou R$450,00. Ainda tem a mão de obra (mais de R$500), a retífica do cabeçote R$600, e a identificação do "porquê" o carro esquentou.

Mas a emoção de ficar no prego sozinho, no meio de uma estrada com calor de 42o, sem água e nem sinal de celular, essa não tem preço!
375364

LeonCE
16/10/2012, 15:30
Não, amigo. Está tudo intacto. Com a aquecida o sistema de água deu uma "cuspida", mas até água ainda tinha no reservatório, não chegou a fumaçar. Repentinamente, a temperatura subiu e em 15seg apagou o motor. Só depois que montarem o motor é que vão tentar entender o que aconteceu. O próprio mecânico da Suzuki ficou de ir na oficina ver o caso. Para um carro que prometeram nacionalizar e produzir no Brasil, a partir de 2013, achar as peças ainda é bem difícil e os preços variam muito - de R$450 a 1200 só o jogo de juntas do motor! A própria autorizada não tinha os guias de valvulas, disse que nem no depósito da fábrica, e cotou cada um por R$130, com espera de 20dias. Comprei os 8 por R$110 e gastei mais R$100 para mandar esculpir as cabeças dos retentores na metalurgica. Nem no meu antigo Vitara a dificuldade com peças foi tão grande, sem falar nessa pane maluca!

Leon,

caramba, horripilante sua história! Entrou para o livro dos horrores.

A temperatura chegou a aumentar? Soou um alarme?

Será que não foi um furo no radiador?

Abraços

Clemente

CGAUER
17/10/2012, 12:05
Leon,

verifique a tampa do radiador. O sistema de arrefecimento dos Suzukis, tipo sifão, não chega a usar água da garrafa de fluído quando existe um furo no sistema.

Ou seja, se você furar o radiador ou tiver um problema na tampa do radiador, a garrafa permanecerá cheia e o radiador + motor absolutamente vazios.

Quanto tudo está ok, o sistema suga água da garrafa somente quanto o motor esfria, e quando aquece, devolve o saldo de expansão da água.

É recomendável trocar a tampa do radiador a cada 5 anos. Elas costumam ressecar e quebram, detonando assim o sistema de sifão que abastece o radiador com água...

Para encher o sistema de arrefecimento, após um furo ou reparo, é imperativo encher primeiro o radiador e depois a garrafa. Se encher só a garrafa, a água jamais vai chegar ao radiador, pois não existirá o efeito sifão.

Abraços

Clemente

Não, amigo. Está tudo intacto. Com a aquecida o sistema de água deu uma "cuspida", mas até água ainda tinha no reservatório, não chegou a fumaçar. Repentinamente, a temperatura subiu e em 15seg apagou o motor. Só depois que montarem o motor é que vão tentar entender o que aconteceu. O próprio mecânico da Suzuki ficou de ir na oficina ver o caso. Para um carro que prometeram nacionalizar e produzir no Brasil, a partir de 2013, achar as peças ainda é bem difícil e os preços variam muito - de R$450 a 1200 só o jogo de juntas do motor! A própria autorizada não tinha os guias de valvulas, disse que nem no depósito da fábrica, e cotou cada um por R$130, com espera de 20dias. Comprei os 8 por R$110 e gastei mais R$100 para mandar esculpir as cabeças dos retentores na metalurgica. Nem no meu antigo Vitara a dificuldade com peças foi tão grande, sem falar nessa pane maluca!

Sfranco
18/10/2012, 16:56
Leon;

este seu relato merece um tópico.

se tiver possibilidade de compartilhar conosco todo o problema, investigação e as possíveis causas seria bem interessante.

boa sorte na recuperação do jipinho.

Abços!!

Ivo Paris
23/10/2012, 23:37
Idéia para luz de teto no porta malas do Jimny:
377032
Kit de leds pronto
Adaptação reversível, Sem furos
Ilumina muito bem
Consome pouca energia
A parte mais difícil foi criar o suporte sem alterar o teto.

nandoprestes
25/10/2012, 20:00
Ivo, essa tela que vc colocou no portamalas e aquela original suzuki ou vc encontrou outra solucao?
Abs

Idéia para luz de teto no porta malas do Jimny:
377032
Kit de leds pronto
Adaptação reversível, Sem furos
Ilumina muito bem
Consome pouca energia
A parte mais difícil foi criar o suporte sem alterar o teto.

Ivo Paris
25/10/2012, 21:42
A telinha é do peugeot 206. Eu tinha uma em casa guardada.
Mas eu mesmo fiz as fivelas de fixação em cima e em baixo.
Ficou praticamente de graça e funciona muito bem

resolve777
15/11/2012, 15:17
Estou querendo colocar os pneus 235/75/15 quais foram as modificações do seu carro

Atomic
20/11/2012, 19:40
Fala galera tenho um jimny 10/11 HR que vem com os pneus Pireli 215/75/15 só possuo esse carro e uso ele para viajens e trilhar leves na praia e dunas. Será se vale a pena trocar esses pneus por uns bfgoodrich all terain a/t 215/75/15 ??? Será se notarei diferença ao andar com a vitura na areia??? Vale o investimento??? Acredito que não precisarei mecher em nda só trocar ou será que esses bf vão enconstar no parachoque?? Quem ja tiver passado por isso e puder ajudar!!! Valeus

Mauro B
21/11/2012, 08:12
Fala galera tenho um jimny 10/11 HR que vem com os pneus Pireli 215/75/15 só possuo esse carro e uso ele para viajens e trilhar leves na praia e dunas. Será se vale a pena trocar esses pneus por uns bfgoodrich all terain a/t 215/75/15 ??? Será se notarei diferença ao andar com a vitura na areia??? Vale o investimento??? Acredito que não precisarei mecher em nda só trocar ou será que esses bf vão enconstar no parachoque?? Quem ja tiver passado por isso e puder ajudar!!! Valeus

Atomic

Os BF All são excelentes. Tenho no meu Jimny. Duráveis, silenciosos e bonitos. Mas se você vão andar só em areia, acho que deveria deixar os originais.

Mauro

Atomic
21/11/2012, 11:24
Obrigado Mauro pela sugestão! Realmente como vc falou esses pneus são muito bonitos e por isso estou balançado por eles fora que são excelentes. Meus pneus estão meia vida acho que vou acabar antecipando a troca e colocar um jogo dos bf 215/75/15 a/t. Vc coloca quantas libras neles para rodar na cidade????E areia seria uns 12 mesmo né?

Atomic
21/11/2012, 23:26
Acabei colocando os bf at 215/75/15 e melhorou coisa de uns 100%!! Fora a estética, o carro ficou mais macio, pulando menos, aumentou prazer de dirigir, foi ótimo investimento. Coloquei 30 libras e ficou assim enquanto com os pireli original 215/75/15 eu colocava 28 libras. Quem usa esse pneu da bf 215/75/15 a/t costuma colocar quantas libras?

IAMDIX
21/11/2012, 23:33
Acabei colocando os bf at 215/75/15 e melhorou coisa de uns 100%!! Fora a estética, o carro ficou mais macio, pulando menos, aumentou prazer de dirigir, foi ótimo investimento. Coloquei 30 libras e ficou assim enquanto com os pireli original 215/75/15 eu colocava 28 libras. Quem usa esse pneu da bf 215/75/15 a/t costuma colocar quantas libras?

Esse pneu entra normal ou tem lift?