Ver Versão Completa : Pajero full - comentários gerais
Páginas :
1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
11
12
13
14
15
[
16]
17
18
19
Alexandre David
14/06/2019, 17:34
Amigos estou com um problema na minha full a led laranja do 4x4 so fica acesa e as luzes das rodas não acendem mais ficando Verde. Porém que agora fica dando um estalos horrível me ajudem por favor. Acredito que e engatou a tração e não voltou 100%. Mas não quer voltar mexendo na alavanca. Já limpei os contatos de solenoide. Tirei o console Central limpei os contatos. E nada.
Lembro um dia de ter lido algo assim e a pessoa resolveu levantando o carro em um elevador hidráulico e deixando as 4 rodas livres. Elas giraram sozinhas e pararam. E tudo voltou ao normal. Vale tentar.
Bom dia amigos ...
Postei num outro tópico, e não poderia deixar de postar aqui ... Vejam a “criança”, se metendo no meio dos grandalhões para tomar “leitinho” ... Pode???!!! ... Rsrsrs ... Frentistas ficam p* da vida com isso ... e os caminhoneiros, também ... mas, fazer o quê, né???!!! ... ela gosta de "leitinho" fresquinho ... e a gente tem que atender aos caprichos ... rsrsrs ...
Abs.
Vamos lá, gente!!! ... Façam como eu e o Glaicon ... Postem aqui as fotos de suas viaturas ... Abs.
Boa tardeeee! Logo logo posto umas fotinhos da minha...
Bom dia amigos ...
Postei num outro tópico, e não poderia deixar de postar aqui ... Vejam a “criança”, se metendo no meio dos grandalhões para tomar “leitinho” ... Pode???!!! ... Rsrsrs ... Frentistas ficam p* da vida com isso ... e os caminhoneiros, também ... mas, fazer o quê, né???!!! ... ela gosta de "leitinho" fresquinho ... e a gente tem que atender aos caprichos ... rsrsrs ...
Abs.
Enasor, na Argentina eles não deixam você fazer isto.
Mandam pra fila de automóveis.
Eu chegava nos postos e via bomba vazia na área dos caminhões e estacionava lá.
"Nana, Nina, não!"
Todavia, acredito que os tanques de combustíveis são interligados para todas as bombas, sob pena de os caminhões tanques terem que fazer mais de uma parada para descarga de combustível no mesmo posto.
E isto eu nunca vi.:concordo:
titanium
16/06/2019, 11:55
Fala, Titanium!
Visitando o tópico da Full, hein?
Entre, sente e fique à vontade.
Aqui é bem tranquilo, sem aquele stress de outros tópicos.
Se você lêr umas quatro páginas, ficará com vontade de adquirir uma.
Garanto.
Bom, a minha é uma HPE diesel, 2008, com longos 224.000 Km´s.
Acho que aguenta mais um pouco de estrada.
Aliás, em exatos 30 dias, Mendoza!:dance:
Olá Glaicon!
Justamente... estou bisbilhotando aqui para ver se indico a viatura para um amigo.
Nunca teve carro diesel e está em busca de economia de combustível e um carro 7 lugares...
Acho que a boa relação Custo x Benefício considerando o perfil dele são as Prado e as Full.
Belíssima sua Full!
Não parece ser 2008 de tão bonita nas fotos!
Curta bastante a viatura!
Eu certamente um dia terei uma Mit.. só não sei quando.. rsrsrs
Abraço
Adelino Coletto
16/06/2019, 19:16
Desculpem minha burrice! Me digam como faço para postar uma foto neste fórum.
Pajero Full 3.2 2014/2014.
Miranda_MG
16/06/2019, 20:55
Adelino,
A forma mais simples é através da barra de comandos da janela de resposta. O botão está circulado em vermelho na imagem abaixo. Clique sobre ela para ampliar.
566960
É possível também anexar imagens, mas na janela de resposta, modo avançado.
Abraço,
Miranda
Desculpem minha burrice! Me digam como faço para postar uma foto neste fórum.
Pajero Full 3.2 2014/2014.
Nunca teve carro diesel e está em busca de economia de combustível e um carro 7 lugares...
Acho que a boa relação Custo x Benefício considerando o perfil dele são as Prado e as Full.
Abraço
Ele estará bem embarcado nas duas.
Todavia, a relação pesoXpotência da Full, aliada ao bom câmbio automático, proporcionará maior economia nas viagens.
Fora os diversos mimos disponíveis aos ocupantes.
Garanto!:concordo:
titanium
17/06/2019, 13:05
Ele estará bem embarcado nas duas.
Todavia, a relação pesoXpotência da Full, aliada ao bom câmbio automático, proporcionará maior economia nas viagens.
Fora os diversos mimos disponíveis aos ocupantes.
Garanto!:concordo:
Opa, vou repassar a opinião para ele.
Valeu Glaicon!
Thomas Rocha
18/06/2019, 09:22
Salve Galera!
Sou novo por aqui. Adquiri uma pajero full 2011/11, há um mês com 145 mk, saindo de uma pajero sport 07/08, depois de cinco anos comigo. To achando muito top o carrão. Então, achei que bate um pouco seco na estrada de terra, amortecedores novos kayab, tudo certo na suspensão. Estou com pneu 265/60/18. Alguma dica para deixar mais macia nos buracos, principalmente costeleira, esfregadeira de estrada de chão? Ando mais no asfalto, mas gosto de ir pescar e pego uns 40 km de estrada de chão. Quem puder ajudar, por favor!
Pessoal,
Vcs sabem quanto tempo dura ou a kilometragem do braço da suspensão dianteira de uma Pajero Full Diesel 2006?
Ola, td bem? Qtas libras vc ta calibrando os pneus? Eu to com yokohama g015 com 30lbs pra terra e fica bem de boa. Eu tinha uma sport tbm. Kkkkk vc vindo de uma sport e achar a full batendo kkkkkk. Entao ta batendo meeessssmo kkkkkkminha sport era durona mas sinto falta dela. Mas ve a calibragem geralmente 30 a 32 q euuso aq e fica bem macio. Mas eu nao se essa seria a correta. Boa sorte com seu carro. É um baita carro.
ABS!
Adelino Coletto
20/06/2019, 19:48
Ola, Pessoal das Pajero!
Na Mitsubishi de Cascavel, cidade próxima daqui, surgiu um motor de Pajero Full diesel, não sei de que ano, com 500.000 km, sem nenhum problema de motor. Um exemplo, de qualidade. Certamente os cuidados e uso, foram exemplares. Relato de um funcionário da concessionaria.
Pajero Full, 3.2 2014/2014.
Ola, td bem? Qtas libras vc ta calibrando os pneus? Eu to com yokohama g015 com 30lbs pra terra e fica bem de boa. Eu tinha uma sport tbm. Kkkkk vc vindo de uma sport e achar a full batendo kkkkkk. Entao ta batendo meeessssmo kkkkkkminha sport era durona mas sinto falta dela. Mas ve a calibragem geralmente 30 a 32 q euuso aq e fica bem macio. Mas eu nao se essa seria a correta. Boa sorte com seu carro. É um baita carro.
ABS!
Eu uso pneus AT, aro 18, e rodo com 40 libras.
Não tenho como comparar em achar o veículo duro ou não em relação a outro, pois é uma questão individual de cada motorista, mas não tenho essa sensação, não.
Posso dizer apenas que está firme.
Rodo bem tranquilo com essa calibragem, seja na cidade ou estrada.
Você acha que a sua está boa de suspensão?:pipoca:
FBSAFADI
22/06/2019, 18:18
Boa noite!
Caros amigos, estou viajando, de passagem por Salvador. Alguém conhece uma oficina de confiança por aqui, ou é melhor ir na concessionária?
Adelino Coletto
23/06/2019, 10:40
Atendendo ao pedido do nobre Enasor, estou postando a imagem da minha pretinha...! 2014/2014, 3.2..567080
Adelino Coletto
23/06/2019, 10:43
Ela vera no próximo ano o Glaciar Perito Moreno, que visitei ano passado , em viagem de avião.
567081
... motor de Pajero Full diesel ... 500.000 km ...
Bom dia ... Nossa!!!! ... Ver relatos assim é, realmente, animador ... e ao mesmo tempo, desanimador ... cada vez mais, sinto menos vontade de desfazer de minha Full ... ainda mais, com os lançamentos que a gente vê acontecendo por aí ... Preços lá na estratosfera (mas, fazer o quê ... brasileiro é bobo, e paga, né???!!!), "bonitinhos", com curvas moderninhas, botãozinho que aciona isso prá cá, botãozinho que aciona aquilo prá lá, mas, na verdade, trazem a imagem de carros fracos, descartáveis e feitos para durarem pouco, mesmo, parecendo direcionados para madames irem ao shopping, cabeleireiro, levarem meninos na escola, irem em festinhas, etc., menos, para expedições ... Abs.
FBSAFADI
24/06/2019, 11:26
Bom Dia Prezados!
Alguém aventurou substituir as lanternas traseiras da pajero full 2002 por lanternas da 2008, por exemplo?
Bom dia, Lamarão!
Vi sua postagem no forum, e vi que vc é de Salvador.
Estou passando por Salvador e estou com um probleminha com minha full. Você indica algum mecânico? Ou é melhor ir na concessionária? E qual seria, já que são três?
Abraço
Bruno
Adelino Coletto
24/06/2019, 14:27
Verdade Enasor.
Quando vemos lançamentos de novos modelos, poucos levam em conta, antes de tudo as melhorias em segurança. E, sim, detalhes de "perfumarias esteticas", que em suma só fazem bem aos olhos, e não à defesa do nosso corpo, em caso de acidente. Veja, por exemplo, o novo Pajero sport, vejo quase só criticas à traseira da viatura. Em segurança, é superior a todas as SUVs..
abraços
Tenho uma Full 99 com motor diesel MWM 2004. Perfeito o funcionamento, mais de 3 anos e só troca de óleo. Vou vender triste.
Jaco Alles
25/06/2019, 17:11
Boa tarde pessoal. Sou novo aqui pela página e estou meio perdido buscando algumas informações.
Primeiro parabéns pela qualidade das dicas.
Meu problema hoje é definir o modelo de troca do pneus.
Tenho uma Full 3D ano 2012, 62KM, aro 18. O original é aro 18 com Bridgestone 265/60/18 mas comprei a usada com 275/65/18 BF Goodrich AT. Como estou usando por enquanto, e pelos próximos 2 anos, só na cidade, vou guardar o jogo de pneus AT e colocar um jogo novo no aro 18.
Qual a melhor opção? achei de várias marcas, claro eliminando as mais baratas, e sobraram:
Yokohama Geolandar H/T G056 265/60 R18 110H R$ 705,00
Bridgestone dueler h/t 840 265/60/18 R$ 625,00
Michelin Primacy SUV 265/60/18 R$ 919,00
Dunlop 265/60/18 R$ 665,00
Alguém recomenda trocar o aro e colocar 20, para andar na cidade e asfalto?
FBSAFADI
25/06/2019, 22:21
Boa noite, Jaco!
A minha é 2011, logo vem com aro 18, 265/60.
Já usei Scorpion, Pirelli. Não gostei.
Depois coloquei BF KO2, 275/65. Excelente pneu, mas faz muito barulho depois de uns 30.000Km. Mas são insuperáveis em resistência e durabilidade. Também não achei interessante usar medidas diferentes do original. Na época não havia opção, mas hj está chegando o KO2 265/55. Um pouco mais estreito, um pouco mais alto que a medida original.
Depois usei Michelin LTX FORCE, 265/60. Excelentes pneus. Principalmente na chuva. Com eles minha ambulânça fez bons índices de consumo, principalmente na estrada. Na lama não tem bom desempenho.
Comprei semana passada um jogo de gereral grabber AT3 265/60. Macios, parecem ser resistentes, preço bom. Aumentou consideravelmente o consumo. Ainda em observação. Não testei ainda na lama. Estou em viagem para o ES com esses pneus. Os LTX deixei para vender no OLX, ainda com 5,5mm de borracha, depois de 40.000km rodados.
Bem, se vc não pretende pegar lama, principalmente pedras, eu ficaria com o LTX Force da Michelin. É o melhor dos mundos favorecendo asfalto, mas não passa vergonha numa trilha leve.
Eu não usaria pneu 100% asfalto nesse carro. Mas isso é bem pessoal.
Jamais mudaria para aro 20. Pneus mais caros...Além disso, não vejo vantagem nem na estabilidade, nem no conforto.
FBSAFADI
25/06/2019, 22:24
Só corrigindo, o BF que está para chegar é o KO2 265/65... segundo um vendedor me passou...
Como estou usando por enquanto, e pelos próximos 2 anos, só na cidade, vou guardar o jogo de pneus AT e colocar um jogo novo no aro 18.
Desculpe, mas eu não faria isto.
Pneus sem pressão, guardados e não rodando irão ressecar.
Utilize os atuais até nova troca ou tente ofertá-los como parte de pagamento no jogo novo.:concordo:
Miranda_MG
26/06/2019, 15:28
Oi, Glaicon.
Permita-me um complemento no seu comentário.
Como o Jaco, possuo dois jogos de pneus. E antes de decidir por manter esse jogo adicional, fiz uma boa pesquisa.
Primeiro, sobre ressecar, o pior fator para a borracha é a luz ultravioleta. Depois, vapores de alguns produtos químicos e temperaturas extremas consideráveis. Se quiserem a explicação científica, até consigo recuperar e posto aqui. Logo, se os pneus estiverem armazenados longe da luz do sol ou de lâmpadas fluorescentes, em ambiente livre de vapores e em temperatura ambiente, não há problema para a borracha. Óbvio, deve-se observar a validade. Mas nessas condições, ela é estendida.
Segundo, sobre deformação, se os pneus estiverem com as rodas, devem ser mantidos cheios em calibragem média. Isso ajuda a manter a sua estrutura. Devem ser mantidos deitados. Se estiverem sem as rodas e dependendo do peso do pneu (que sabemos que há diferenças consideráveis entre marcas), o empilhamento do jogo inteiro pode deformar o que está por baixo e o segundo também. Aí deve-se fazer de dois em dois.
Abraço,
Miranda
Desculpe, mas eu não faria isto.
Pneus sem pressão, guardados e não rodando irão ressecar.
Utilize os atuais até nova troca ou tente ofertá-los como parte de pagamento no jogo novo.:concordo:
Segundo, sobre deformação, se os pneus estiverem com as rodas, devem ser mantidos cheios em calibragem média. Isso ajuda a manter a sua estrutura.
Abraço,
Miranda
Realmente, se mantidos montados já ajuda na conservação.:concordo:
Bom dia, caros amigos ...
Já que o assunto é relativo a pneus que ficam guardados, vai aqui uma experiência que tive, relativamente ao estepe (que fica “guardado”, só que "pendurado" do lado de fora da porta traseira de nossas Fulls) ... Quando precisei trocar pneus, coloquei o estepe zerado para rodar, juntamente com os outros três de mesma marca e modelo, também zerados, porém, de anos diferentes ... Resultado: O estepe desgastou-se mais acentuadamente em relação aos demais, chegando prematuramente no “TWI”, enquanto os demais ainda estavam em bom estado ... Acredito que esse desgaste diferenciado do estepe deu-se por várias razões: Ano diferente; submetido a intempéries por mais tempo, e sem rodar; etc. ... Em razão disso, acabei tendo que trocar dois pneus de um dos eixos para o veículo não ficar “manco” ... Então, fica essa experiência aos confrades para que não incorram no mesmo erro meu ...
Abs.
Miranda_MG
27/06/2019, 08:40
Grande enasor!
Uma dica é incluir o estepe no rodízio. :curtir:
Abraço,
Miranda
Bom dia, caros amigos ...
Já que o assunto é relativo a pneus que ficam guardados, vai aqui uma experiência que tive, relativamente ao estepe (que fica “guardado”, só que "pendurado" do lado de fora da porta traseira de nossas Fulls) ... Quando precisei trocar pneus, coloquei o estepe zerado para rodar, juntamente com os outros três de mesma marca e modelo, também zerados, porém, de anos diferentes ... Resultado: O estepe desgastou-se mais acentuadamente em relação aos demais, chegando prematuramente no “TWI”, enquanto os demais ainda estavam em bom estado ... Acredito que esse desgaste diferenciado deu-se por várias razões: Ano diferente; submetido a intempéries por mais tempo, e sem rodar; etc. ... Em razão disso, acabei tendo que trocar dois pneus de um dos eixos para o veículo não ficar “manco” ... Então, fica essa experiência aos confrades para que não incorram no mesmo erro meu ...
Abs.
Grande enasor!
Uma dica é incluir o estepe no rodízio. :curtir:
Abraço,
Miranda
Valeu, meu prezado Miranda!!! ... Acho que o melhor é isso mesmo ... Porém, para manter aquele aspecto agradável de estepe sempre "novinho", preferi deixá-lo lá, permanentemente, fazendo o rodízio apenas dos 4 pneus que estão rodando ... e lá na frente, quanto tiver que trocar, troco só os 4, em que pese a durabilidade dos mesmos, em tese, ser menor do que se fizesse o rodízio dos 5 ... Talvez não seja uma boa prática, fazer o rodízio apenas dos 4, mas, vou manter assim mesmo ... Forte abraço ao prezado amigo.
Vitor226
27/06/2019, 14:24
Boa tarde!
Acabei de entrar aqui, não sei bem como funciona e nem se a minha dúvida deveria estar aqui, mas vamos lá.
Estou interessado em adquirir uma Pajero Full HPE 2014/2015, gostaria de saber o que deveria observar na hora da compra?
Não vou falar que li todas as páginas daqui, mas li algumas, e vi vários elogios ao veículo, mas como não estou querendo jogar dinheiro fora em um carro de conservação duvidosa, gostaria muito da opinião de vocês felizes proprietários.
Prezado amigo Vitor ... Boa noite.
Primeiramente, sejas bem vindo ao fórum ...
Tenho uma Full 2013/2014 HPE Diesel ... igualzinha à que pretendes adquirir, à exceção de algumas "perfumarias" (grade frontal, caixa do estepe, leds de iluminação diurna ...) ... Posso lhe dizer que é um excelente SUV ... luxuoso, confortável, espaçoco, confiável, seguro, e com baixo custo de propriedade e de manutenção ... o meu está rodando desde setembro/2013 (comigo, 2.º dono, desde março/2015) ... até agora (tanto na minha mão, quanto na mão da proprietária anterior) custo R$ 0,00 de manutenção corretiva (nunca nos deixou na mão por ter quebrado isso, ou aquilo) ... gastos com ela, apenas com manutenções preventivas previstas no manual do veículo, feitas na css, a preços acessíveis e tabelados ... troquei algumas peças de reposição que se gastam naturalmente em qualquer veículo (pneus, bateria, pastilhas de freio, correias, palhetas do limpador de parabrisas ... ) ... Verifique, então, o estado dessas peças de reposição natural, e se já foram trocadas ... Verifique também o estado de buchas, coxins do motor, amortecedores ... Se as revisões foram feitas na css, não há muito com que se preocupar com as preventivas, porém, se não foram, é bom saber se foram trocados fluidos diversos (Transmissão, diferencial, arrefecimento do motor, freios, óleo do motor, etc.) ... Se estiver com baixa quilometragem, desconfie ... não custa nada ir na css Mit e pedir para passarem o MUT-III ... esse escanner lê a verdadeira quilometragem gravada na ECU (A relação custo x benefício para adulterá-la é inviável para os adulteradores) ... E um lembrete, apenas para você não se assustar quando ver essa leitura: Normalmente a quilometragem do hodômetro é diferente da registrada na ECU, mesmo nos não adulterados, mas, nestes, a diferença é pequena ... Se for carro que andou muito por regiões litorâneas, dê uma olhada no teto solar, sob as borrachas das portas, principalmente as traseiras, sob as fixações do aerofólio traseiro, bocal do tanque de gasolina, internamente, na parte superior (a ferrugem costuma aparecer nesses locais) ... Analise o perfil do dono (se é pessoa que gosta de ralies, trilhas, muitos passeios em dunas, etc.), pois, normalmente, nesses casos, coxins do motor, amortecedores, buchas, etc., tem vida mais curta do que no uso normal ... Se for carro reprogramado (para aumentar a potência), mais uma razão para atentar para o perfil do dono, pois, veículos assim, se bem utilizados, não trazem problema nenhum (pelo contrário, são econômicos, mais potentes, etc.), mas, se mal utilizados, na mão de donos "pés-de-chumbo", que gostam de arrancadas fortes, etc., com certeza, a vida útil de câmbio, motor, suspensão, etc, desses veículos será reduzida ... Na maioria das vezes, donos de Fulls que reprogramam são pessoas equilibradas e que sabem utilizar o potencial desse recurso, mas, se você não conhece o perfil do dono, vai se saber lá como esse veículo foi utilizado, não é mesmo? ... Ande com o veículo num piso irregular, e veja se não tem "grilos", "nhec-nhecs", chiados, etc. (isolamento acústico é uma coisa mal resolvida pela fábrica neste veículo, mas, nada que um bom "tira-grilos" não resolva, ficando bem melhor, mas, isso vai lhe custar um dinheirinho) ... Se você vai utilizar esse veículo na maioria do tempo em viagens, passeios e expedições, posso lhe dizer que é uma excelente alternativa (Para longas viagens em expedições esse veículo é imbatível) ... Se você vai utilizar esse veículo na maioria do tempo em terrenos ruins e de muita trepidação, neste caso, pense nesses "grilos" que citei, pois, se fores sensível a isso, num instantinho vais querer vendê-lo ... amigo meu, fazendeiro, comprou uma Full para uso cidade/fazenda ... na verdade, comprou para a esposa fazer esse uso, pois, ele mesmo, utiliza a picape ... num instantinho resolveram trocar por uma SW4, por conta da "escola de samba" que apareceu na Full em razão do uso constante nas estradas da fazenda, cheias de "costelas de vaca" ... portanto, neste caso, uma SW4 é mais aplicável, apesar de ter menos tecnologia embarcada em conforto, mecânica, potência, etc., mas com a parte de isolamento acústico mais bem resolvida pela Toyota ... No mais, ande com o veículo no asfalto, e imprima uma velocidade em torno de 120 kms/h ... Se aparecer uma "tremedeira" no volante isso pode ser sinal de falta de balanceamento (Sendo aro 20, e dependendo do pneu que colocares, é difícil de se conseguir esse balanceamento ... na minha, consegui resolver isso fazendo balanceamento no local, sem tirar as rodas do veículo, numa máquina especial ... ainda no teste de estrada, freie, lentamente ... Se der pequenas trepidações pode ser sinal de discos de freio empenados (haverá, então, que se dar um "passe" neles, e, dependendo do caso, trocá-los) ... Se neste teste de estrada, ao mudar de direção, você perceber que está "passarinhando", pode ser amortecedores precisando serem trocados ... teste a Central Multimídia, e veja se está funcionando bem, inclusive com a câmera de ré ... Se o GPS está funcionando direitinho (inclusive com o cartãozinho inserido lá no slotezinho dele ... esse tal cartãozinho é caro na css) ... Se os comandos no volante estão bem sincronizados com ela ... Teste o ar condicionado, o teto solar (abertura e fechamento), içamento dos vidros, funcionamento dos faróis e lanternas e os comandos no volante para verificar se estão funcionando direitinho ... se, ao manobrar em pequenos espaços, tendo que disterçar o volante, aparecer um chiado, cuidado para não lhe enfiarem uma troca de peças caras, pois, isso, no meu caso, foi resolvido com uma simples lubrificação da coifa da direção ... um "toc-toc" em baixo, nas arrancadas e paradas, também pode não ser caso de muita preocupação, pois, pode ser resolvido com um simples reaperto geral em determinadas porcas (homocinéticas, cardã, etc.) ... bem ... basicamente, é isso aí ... Apesar do "testamento", com certeza, devo ter me esquecido de um montão de coisas, e escrito alguma bobagem (releve), de forma que a dica principal que lhe dou é não ter pressa na aquisição desse veículo, e ler com calma esse tópico aqui o máximo que puder (tem outros bons tópicos também) ... você vai ver muitas dicas, pré e pós aquisição que lhe serão muito úteis, inclusive na preservação desse veículo, que, se bem cuidado, você vai deixá-lo como herança para seus netinhos ...
Forte abraço, e desejo-lhe boa sorte ...
Bem vindo, Vítor.
Saiba que se você comprar a Full, poderá até dar uma volta no Canadá.
Boa sorte!:concordo:
Vitor226
28/06/2019, 09:48
Tenho uma Full 2013/2014 HPE Diesel ... igualzinha à que pretendes adquirir, à exceção de algumas "perfumarias" (grade frontal, caixa do estepe, leds de iluminação diurna ...) ... Posso lhe dizer que é um excelente SUV ... luxuoso, confortável, espaçoco, confiável, seguro, e com baixo custo de propriedade e de manutenção ... o meu está rodando desde setembro/2013 (comigo, 2.º dono, desde março/2015) ... até agora (tanto na minha mão, quanto na mão da proprietária anterior) custo R$ 0,00 de manutenção corretiva (nunca nos deixou na mão por ter quebrado isso, ou aquilo) ... gastos com ela, apenas com manutenções preventivas previstas no manual do veículo, feitas na css, a preços acessíveis e tabelados ... troquei algumas peças de reposição que se gastam naturalmente em qualquer veículo (pneus, bateria, pastilhas de freio, correias, palhetas do limpador de parabrisas ... ) ... Verifique, então, o estado dessas peças de reposição natural, e se já foram trocadas ... Verifique também o estado de buchas, coxins do motor, amortecedores ... Se as revisões foram feitas na css, não há muito com que se preocupar com as preventivas, porém, se não foram, é bom saber se foram trocados fluidos diversos (Transmissão, diferencial, arrefecimento do motor, freios, óleo do motor, etc.) ... Se estiver com baixa quilometragem, desconfie ... não custa nada ir na css Mit e pedir para passarem o MUT-III ... esse escanner lê a verdadeira quilometragem gravada na ECU (A relação custo x benefício para adulterá-la é inviável para os adulteradores) ... E um lembrete, apenas para você não se assustar quando ver essa leitura: Normalmente a quilometragem do hodômetro é diferente da registrada na ECU, mesmo nos não adulterados, mas, nestes, a diferença é pequena ... Se for carro que andou muito por regiões litorâneas, dê uma olhada no teto solar, sob as borrachas das portas, principalmente as traseiras, sob as fixações do aerofólio traseiro, bocal do tanque de gasolina, internamente, na parte superior (a ferrugem costuma aparecer nesses locais) ... Analise o perfil do dono (se é pessoa que gosta de ralies, trilhas, muitos passeios em dunas, etc.), pois, normalmente, nesses casos, coxins do motor, amortecedores, buchas, etc., tem vida mais curta do que no uso normal ... Se for carro reprogramado (para aumentar a potência), mais uma razão para atentar para o perfil do dono, pois, veículos assim, se bem utilizados, não trazem problema nenhum (pelo contrário, são econômicos, mais potentes, etc.), mas, se mal utilizados, na mão de donos "pés-de-chumbo", que gostam de arrancadas fortes, etc., com certeza, a vida útil de câmbio, motor, suspensão, etc, desses veículos será reduzida ... Na maioria das vezes, donos de Fulls que reprogramam são pessoas equilibradas e que sabem utilizar o potencial desse recurso, mas, se você não conhece o perfil do dono, vai se saber lá como esse veículo foi utilizado, não é mesmo? ... Ande com o veículo num piso irregular, e veja se não tem "grilos", "nhec-nhecs", chiados, etc. (isolamento acústico é uma coisa mal resolvida pela fábrica neste veículo, mas, nada que um bom "tira-grilos" não resolva, ficando bem melhor, mas, isso vai lhe custar um dinheirinho) ... Se você vai utilizar esse veículo na maioria do tempo em viagens, passeios e expedições, posso lhe dizer que é uma excelente alternativa (Para longas viagens em expedições esse veículo é imbatível) ... Se você vai utilizar esse veículo na maioria do tempo em terrenos ruins e de muita trepidação, neste caso, pense nesses "grilos" que citei, pois, se fores sensível a isso, num instantinho vais querer vendê-lo ... amigo meu, fazendeiro, comprou uma Full para uso cidade/fazenda ... na verdade, comprou para a esposa fazer esse uso, pois, ele mesmo, utiliza a picape ... num instantinho resolveram trocar por uma SW4, por conta da "escola de samba" que apareceu na Full em razão do uso constante nas estradas da fazenda, cheias de "costelas de vaca" ... portanto, neste caso, uma SW4 é mais aplicável, apesar de ter menos tecnologia embarcada em conforto, mecânica, potência, etc., mas com a parte de isolamento acústico mais bem resolvida pela Toyota ... No mais, ande com o veículo no asfalto, e imprima uma velocidade em torno de 120 kms/h ... Se aparecer uma "tremedeira" no volante isso pode ser sinal de falta de balanceamento (Sendo aro 20, e dependendo do pneu que colocares, é difícil de se conseguir esse balanceamento ... na minha, consegui resolver isso fazendo balanceamento no local, sem tirar as rodas do veículo, numa máquina especial ... ainda no teste de estrada, freie, lentamente ... Se der pequenas trepidações pode ser sinal de discos de freio empenados (haverá, então, que se dar um "passe" neles, e, dependendo do caso, trocá-los) ... Se neste teste de estrada, ao mudar de direção, você perceber que está "passarinhando", pode ser amortecedores precisando serem trocados ... teste a Central Multimídia, e veja se está funcionando bem, inclusive com a câmera de ré ... Se o GPS está funcionando direitinho (inclusive com o cartãozinho inserido lá no slotezinho dele ... esse tal cartãozinho é caro na css) ... Se os comandos no volante estão bem sincronizados com ela ... Teste o ar condicionado, o teto solar (abertura e fechamento), içamento dos vidros, funcionamento dos faróis e lanternas e os comandos no volante para verificar se estão funcionando direitinho ... se, ao manobrar em pequenos espaços, tendo que disterçar o volante, aparecer um chiado, cuidado para não lhe enfiarem uma troca de peças caras, pois, isso, no meu caso, foi resolvido com uma simples lubrificação da coifa da direção ... um "toc-toc" em baixo, nas arrancadas e paradas, também pode não ser caso de muita preocupação, pois, pode ser resolvido com um simples reaperto geral em determinadas porcas (homocinéticas, cardã, etc.) ... bem ... basicamente, é isso aí ... Apesar do "testamento", com certeza, devo ter me esquecido de um montão de coisas, e escrito alguma bobagem (releve), de forma que a dica principal que lhe dou é não ter pressa na aquisição desse veículo, e ler com calma esse tópico aqui o máximo que puder (tem outros bons tópicos também) ... você vai ver muitas dicas, pré e pós aquisição que lhe serão muito úteis, inclusive na preservação desse veículo, que, se bem cuidado, você vai deixá-lo como herança para seus netinhos ...
Bom dia Enasor!
Foi um testamento, mas muito relevante, o carro em questão está a venda em uma css da Mit aqui na minha região, e por este fato já dá pra relaxar um pouco kkk!
O que me preocupa é que como a região aqui é cercada de fazendas, as condições de estradas não é das melhores (para não dizer péssimas) e além do mais, é região de mineração de ferro, e para quem já teve a oportunidade de passar ao menos 1 hora em área de mineração sabe do que estou falando, esse pó de minério entranha em tudo, e não solta mais kkkk.
Obs.: ainda estou tentando convencer minha esposa, ela é meio aficionada por pickup, mas como acabamos de ter uma filha, estou primando mais pelo conforto e segurança, que por capacidade de carga e falta de segurança.
Mas muito obrigado pelas dicas, e pelo que estou vendo, caso consiga realmente concretizar esse negócio, serei mais um feliz proprietário deste Panzer da Mitsubishi.
Esqueci de dizer: A minha esposa é meio desconfiada com a Mitsubishi, tivemos um ASX que bebia mais que Opala kkkk!
Vitor226
28/06/2019, 09:51
Bem vindo, Vítor.
Saiba que se você comprar a Full, poderá até dar uma volta no Canadá.
Boa sorte!:concordo:
Bom dia Glaicon!
KKK Entrarei para um grupo seleto! kkk
Fico olhando as viaturas de vocês e babando aqui! kkkkk
Agora parece que vejo Full em todos os lugares que olho! kkk
:campeao: Boa tarde! COmo vai?
mesmo não sendo comigo a conversa, gostaria de agradecer pela maravilhosa contribuição.
lendo o seu texto vejo q fiz um ótimo negocio comprando a minha full.
vlw! abs!!!
Bom dia Glaicon!
KKK Entrarei para um grupo seleto! kkk
Fico olhando as viaturas de vocês e babando aqui! kkkkk
Agora parece que vejo Full em todos os lugares que olho! kkk
É um carrão, Vítor.
É de uma imponência absurda.
Um dia parei numa sinaleira, vidro aberto, veio o mendigo e disse: E daí, MARAJÁ, dá um dinheirinho?:chorandoderir:
Irapuan Feijo
02/07/2019, 09:13
Pessoal bom dia, tenho uma Pajero Full 2008 gls 3.8 gasolina, toda vez que troco a tração a luz amarela fica piscando, e so volta a indicar a tração depois de um tempo, uns 3 dias depois, mais a tração funciona normalmente é somente a indicação do painel que demora, alguem tem alguma dica ? já limpes todas as tomadas que encontrei no cambio, na caixa e nas solenoides.
Júlio Telesca Barbosa
02/07/2019, 19:53
Obrigado pela atenção da resposta Enasor. Na verdade me interessa, ao menos por enquanto, apenas o debate da questão. Demorei a responder porque estava em viagem e não acessava o fórum.
WellingtonFMachado
07/07/2019, 18:23
Senhores,
Viatura com 108.000kms, efetuei a 10° revisão e segue em anexo os serviços efetuados. No momento da revisão, foi identificado a necessidade de trocar também as correias dentada com tensores, a Poli V (ar, direção e alternador) com tensores e amortecedores dianteiros com mais uns itens da suspensão. Consegui algumas peças no peça fácil, mas mesmo assim, revisão pesada.
R$12.500.
Carro novo, espero que não apareça mais nada.
Senhores,
Viatura com 108.000kms, efetuei a 10° revisão e segue em anexo os serviços efetuados. No momento da revisão, foi identificado a necessidade de trocar também as correias dentada com tensores, a Poli V (ar, direção e alternador) com tensores e amortecedores dianteiros com mais uns itens da suspensão. Consegui algumas peças no peça fácil, mas mesmo assim, revisão pesada.
R$12.500.
Carro novo, espero que não apareça mais nada.
Foram mais de R$ 6.000,00 de mão de obra?:shock:
WellingtonFMachado
08/07/2019, 07:02
Na Revisão acima não estão contemplados a correia de fora e os rolamentos (Poli V. Ar, DH e Alternador). Essas peças tive que pedir em seguida.
FBSAFADI
10/07/2019, 12:13
Bom dia a todos!
Alguém já precisou trocar o alternador da full? Estou precisando fazer isso e na concessionária o preço é proibitivo.
WellingtonFMachado
10/07/2019, 18:32
Senhores,
Cuidado nessa época de frio.
Relatei acima que tive que trocar a correia do alternador.
Motivo: 01 Gato entrou no compartimento do motor pra se esconder do frio e a correia Poli V "dizimou" o coitado. Nessa bagunça a correia arrebentou , tive que pedir a peça "aéreo" pois estou com viagem marcada na próxima semana.
Prejuízo de mais ou menos R$5.500.
Correia, 02 rolamentos e 01 Tensor.
Adelino Coletto
10/07/2019, 20:34
E, para quem mora em regiões próximas rios, banhados... onde é possível a existências de cobras tipo jiboias, elas também procuram esses locais "quentinhos". Já vi, isso, e os estragos são muito maiores.
Rsrsrsrsrsr.
Atual Pajero Full diesel 2014.
ronaldo gabina
10/07/2019, 21:49
Prezados, boa noite.
Penso em pegar uma Pajero 2001 3P gasolina cambio manual. O que me recomendam observar no carro? Aparentemente o carro está bem conservado mas só quando ver ao vivo saberei.
Bom dia, senhores.
Dentro de instantes, partiu Mendoza!
Pegar um pouquinho de estrada.
Desta vez com meu amigo Marcos e família juntos.
É o nosso reencontro na estrada desde 2014, quando tiveram o acidente.
Dormir hoje no extremo-oeste do nosso estado.
Amanhã de manhã fazemos a aduana e nos encontraremos em Posadas.
Colocar mais uns 5.500/6.000 Km´s pra conta.:drunk:
Bom dia, senhores.
Dentro de instantes, partiu Mendoza!
Pegar um pouquinho de estrada.
Desta vez com meu amigo Marcos e família juntos.
É o nosso reencontro na estrada desde 2014, quando tiveram o acidente.
Dormir hoje no extremo-oeste do nosso estado.
Amanhã de manhã fazemos a aduana e nos encontraremos em Posadas.
Colocar mais uns 5.500/6.000 Km´s pra conta.:drunk:
Boa viagem meu caro amigo Glaicon ... E não se esqueça das fotinhas, hein? ... Forte abraço e boa sorte.
Amigos do tópico ... Bom dia.
Chegando da troca de óleo que costumo fazer a cada 5.000 kms, ou 6 meses, o que ocorrer primeiro ...
Veículo Pajero Full HPE 3.2 Diesel 2013/2014 ... Agora com 81.169 kms ... Utiliza só diesel S10, desde zerada ... sempre utilizei um aditivo redutor de particulados ... Uso praticamente só em cidade ... roda uns 4 ou 5 kms de manhã, para ir ao trabalho ... outros 4 ou 5 kms de tarde, quando retorno do trabalho ... no mais, alguns passeios curtos nos finais de semana pelas redondezas da cidade em que moro ... praticamente o giro do motor anda só em torno de 1.500 a 2.000 rpm ... raramente chega em 2.500 rpm ...
Preocupado com as condições de uso (urbano e em baixas rotações), pedi para o mecânico na css ver as condições da válvula da válvula da EGR quanto à carbonização ... serviço absolutamente simples, rápido e não invasivo ... para desconectar bastou desconectar uns 4 parafusos que a válvula já estava mão e a limpezinha foi super rápida ... nem me cobraram nada por isso, tamanha foi a simplicidade ... agora, se precisasse desmontar para limpeza no coletor de admissão, aí sim, já seriam "outros quinhentos" ... mas, diante do cenário do meu caso, não houve necessidade ...
Vejam as condições da EGR ... muito limpa ... pequenas sujeirinhas de carbonização incrustadas, as quais foram retiradas com uma simples chave de fenda ...
Também pude apreciar as condições da entrada no coletor de admissão ... não consegui tirar fotos, mas, estava tal qual a EGR, ou seja, muito limpo, com pequenas sujeirinhas ...
Abs.
Outra informação ... Quanto à longevidade de nossos motores, bomba de alta pressão, etc. ... Acabo de ver uma triton lá na css, pertecente a um produtor rural ... motor 3.2 Diesel, 180 ou 190 cavalos, não sei bem, se não me engano, 2012 ... só abastece com diesel S10 ... acreditem ... 348.000 kms rodados, sem nunca ter aberto o motor para nada ... Fiquei muito satisfeito de ver isso ... Imaginem a longevidade de nossas Fulls ... Abs.
E mais outra informação ... quanto à lubrificação de determinados pontos na parte de baixo de nossas Fulls ... o único ponto que requer lubrificação é a cruzeta do cardan dianteira (graxa normal) ... deram uma lubrificada na minha ... a montadora sugere a cada 20.000 kms, mas, o pessoal da css costuma fazer a cada 10.000 kms ... outra coisa que fizeram foi uma lubrificação na coifa da direção hidráulica (graxa grafitada) porque a direção estava com um pequeno rangido/chiado ... Ah!!! ... e, também, uma lubrificaçãozinha nos trincos das portas, capô, canaleta dos vidros, teto solar, etc., aplicando silicone, desengripantes e graxa líquida (silicone só nas canaletas dos vidros ... no restante, desengripante primeiro e, depois, graxa líquida) ... Não tem mais pontos de lubrificação, a não ser esses ... o resto é tudo lacrado ... Limpezinha na EGR, lubrificação nesses pontos informados, tudo servicinhos muito simples, rápidos e não invasivos ... nem me cobraram por isso ... E coloquei também aquele "querosene de luxo" deles para limpeza do sistema de combustível ... E fizeram, também, uma tal de "reeducação do sistema de injeção" utilizando o MUT III, feita com o veículo em funcionamento durante um certo tempo ...
Senhores, já estou em Mendoza.
Infelizmente, desde os primeiros 80 Km's da saída de Florianópolis a viatura desligou o piloto automático e acendeu a luz ASC Off.
Chegando em São Miguel do Oeste fui num mecânico de plantão e pedi para passar o scanner.
Bingo. Sensor MAF/MAP.
Abriu a peça é estava lotada de sujeira.
Limpou, mas não apagava a luz, mesmo ressetando via scanner.
Moral da história, estou sem piloto automático, sem overdrive e com luzes acesas no painel.
Viatura gastando mais por conta do giro mais elevado do motor.
É ruim perder o overdrive.
Pensei em levar na concessionária, mas vai demorar o serviço e ficarei sem a viatura.
Segue a viagem!
ivancgbsb
17/07/2019, 09:33
Bom dia Glaicon.
Anexo figura com concessionárias Mitsubishi em Mendoza.
Já tentou desligar a bateria e deixar pelo menos uma hora desligada ?
FBSAFADI
17/07/2019, 13:12
Senhores, já estou em Mendoza.
Infelizmente, desde os primeiros 80 Km's da saída de Florianópolis a viatura desligou o piloto automático e acendeu a luz ASC Off.
Chegando em São Miguel do Oeste fui num mecânico de plantão e pedi para passar o scanner.
Bingo. Sensor MAF/MAP.
Abriu a peça é estava lotada de sujeira.
Limpou, mas não apagava a luz, mesmo ressetando via scanner.
Moral da história, estou sem piloto automático, sem overdrive e com luzes acesas no painel.
Viatura gastando mais por conta do giro mais elevado do motor.
É ruim perder o overdrive.
Pensei em levar na concessionária, mas vai demorar o serviço e ficarei sem a viatura.
Segue a viagem!
Apesar de tudo, boa tarde, Glaicon!
Velho, esse sensor MAF/MAP é aquele que fica sobre o filtro de combustível, correto? Veja que tem uma mangueirinha de borracha saindo dele até o corpo da EGR. Talvez o defeito não seja na peça em si (no sensor), mas pode ser que a mangueirinha esteja com a passagem da entrada do corpo de admissão obstruída por carvão. Se isso acontecer, não forma vácuo, aí não ocorre leitura do sensor, acende a luz do painel esc off (do controle de tração) e o carro entra em modo de segurança, por isso não funcional o piloto automático e o overdrive.
Sugiro vc tentar limpar essa passagem que me referi. Ao tentar tirar a mangueira, puxe com cuidado, de preferência com um alicate de presilha, ou com jeitinho com uma chave de fenda na base da borracha. Tente desobstruir. Veja se passa ar pela mangueirinha. Se apagar, o que deve ocorrer após um deslocamento a uns 60km/h, seria bom limpar a EGR e corpo de admissão.
Abraço e boa sorte!
Fernando Bruno
Apesar de tudo, boa tarde, Glaicon!
Velho, esse sensor MAF/MAP é aquele que fica sobre o filtro de combustível, correto? Veja que tem uma mangueirinha de borracha saindo dele até o corpo da EGR. Talvez o defeito não seja na peça em si (no sensor), mas pode ser que a mangueirinha esteja com a passagem da entrada do corpo de admissão obstruída por carvão. Se isso acontecer, não forma vácuo, aí não ocorre leitura do sensor, acende a luz do painel esc off (do controle de tração) e o carro entra em modo de segurança, por isso não funcional o piloto automático e o overdrive.
Sugiro vc tentar limpar essa passagem que me referi. Ao tentar tirar a mangueira, puxe com cuidado, de preferência com um alicate de presilha, ou com jeitinho com uma chave de fenda na base da borracha. Tente desobstruir. Veja se passa ar pela mangueirinha. Se apagar, o que deve ocorrer após um deslocamento a uns 60km/h, seria bom limpar a EGR e corpo de admissão.
Abraço e boa sorte!
Fernando Bruno
O mecânico colocou pressão com uma mangueira de ar.
Aparentemente, tudo certo.
O sensor estava totalmente preto por dentro.
Apesar da limpeza, continua dando erro no scanner.
Dava o reset, mas voltava o erro em seguida.
A bateria foi desligada, mas não por uma hora. Apenas por três minutos.
Tenho o endereço da concessionária, mas não levarei.
Ficará assim até voltar pra casa.
Falei ontem como Marquinhos, meu amigo dono da Mitsubishi.
Ele disse que não dará nenhuma pane.
Então, ficará assim mesmo.
Vou tomar vinho e ver neve, para esquecer isto.:mrgreen:
O mecânico colocou pressão com uma mangueira de ar.
Aparentemente, tudo certo.
O sensor estava totalmente preto por dentro.
Apesar da limpeza, continua dando erro no scanner.
Dava o reset, mas voltava o erro em seguida.
A bateria foi desligada, mas não por uma hora. Apenas por três minutos.
Tenho o endereço da concessionária, mas não levarei.
Ficará assim até voltar pra casa.
Falei ontem como Marquinhos, meu amigo dono da Mitsubishi.
Ele disse que não dará nenhuma pane.
Então, ficará assim mesmo.
Vou tomar vinho e ver neve, para esquecer isto.:mrgreen:
Prezado amigo Glaicon
Bom dia ... Espero que esteja tendo uma ótima viagem ...
Parece que a centralina fica "doidinha" quando está havendo problemas com relação a recebimento de informações, seja por problemas na bateria, seja por problemas no sensor MAP, seja por problemas na mangueirinha de conexão do mesmo ao coletor de admissão, muita sujeira no próprio coletor ou na válvula da EGR, etc. ... aí começa a mostrar erros no scanner, acender luzes, desabilita o piloto automático, etc. ... até mesmo uma luz da lanterna ou fusível queimados, um procedimento na eletrônica mal efetuado quando da instalação de acessórios, rastreadores, etc. podem provocar isso ... é muito complexa a eletrônica dessas nossas Fulls ... por isso, temos que ficar de olho em tudo e, também, não colocarmos o veículos aos cuidados de qualquer mecânico ...
Agora, quanto ao seu problema ...
Veja a experiência do confrade LGVM ... ele anda meio afastado do fórum, mas, tem uma Pajero Full 2008 Diesel, como a sua ... Tirou zero ... Pelo que sei, já rodou com ela pelo menos uns 180.000 kms ... Na dele, deu os mesmos sintomas que está dando na sua, inclusive com desabilitação do piloto automático ... Veja o problema relatado por ele, e como resolveu (Trocando o sensor MAP, exatamente aquele indicado pelo nobre FBSAFADI) ...
https://www.4x4brasil.com.br/forum/mitsubishi/135874-asc-off-2.html#post2391461
https://www.4x4brasil.com.br/forum/mitsubishi/135874-asc-off-3.html#post2412755
Veja, também, a experiência do confrade Evandro (Também Full Diesel 2008 ... resolveu da mesma forma):
https://www.4x4brasil.com.br/forum/mitsubishi/135874-asc-off-3.html#post2412526
https://www.4x4brasil.com.br/forum/mitsubishi/135874-asc-off-3.html#post2424858
Acredito que você vai resolver o seu problema da mesma forma. E, na volta, além de trocar esse tal sensor MAP, sugiro-lhe que faça uma inspeção e, se for o caso, até mesmo a troca daquela mangueirinha de conexão entre o mesmo e o coletor de admissão ... Também reforço o conselho do FBSAFADI ... Aproveite o ensejo, e faça, também, uma limpeza na EGR e no coletor de admissão. Não é um trabalho muito invasivo como muitos pensam, e vale muito a pena ... Com certeza, você vai perceber que sua Full ficará outra, pois vai estar com o "pulmão" mais limpinho ...
Ah!!! ... Outra coisa ... Na troca do sensor MAP, fica a sugestão para colocares o original ... Se achares caro o fornecido pela css, então, importe-o através do site "PartSouq" ... O número dessa peça lá, se não me engano, é 1865A035 ... 1865A035 Mitsubishi SENSOR,ENG CONTROL BOOST Price: 117.5$, Weight: 0.02kg - PartSouq - Auto Parts Around the World (https://partsouq.com/en/search/all?q=1865A035) ... Mas, confirme isso na css, fornecendo o chassi do seu carro ... Não se importe em pagar mais caro, pois, é uma coisa que se faz praticamente "uma vez só na vida" ... encare isso como um bom "investimento" em termos de custo x benefício, não valendo a pena esses "paralelos" oferecidos no Mercado Livre ... Tem serviços e coisas que mais cedo, ou mais tarde, tem que trocar mesmo, pois, são de desgaste natural (Pneus, bateria, correias, palhetas do limpador de parabrisas, fluidos e filtros diversos, etc., cada um, logicamente na sua periodicidade natural ... e esse tal sensor MAP, válvula da EGR, corrente de comando, amortecedores, etc., estão neste mesmo contexto ... um belo dia, mesmo longevos, eles terminam sua vida útil, como tudo na natureza) ... o sensor MAP de seu veículo até que durou muito, pois, se não me engano, o LGVM trocou o do veículo dele com quilometragem em torno de 140.000 kms ...
Forte abraço, boa sorte, e aproveite bem a sua viagem ... E não se esqueça das fotinhas, que você já está demorando para compartilhar com a gente!!! ... Rsrsrs ...
E.T.:
Relativamente à aquisição do sensor MAP, veja nossos comentários a partir do post do "link" abaixo:
https://www.4x4brasil.com.br/forum/mitsubishi/135874-asc-off-4.html#post2465162
Bom, senhores, finalmente em casa.
Arredondados 5.500 Km´s.
Destes, uns 5.350 sem o sensor de estabilidade, overdrive e piloto automático.
Pifaram logo nos primeiros Km´s de viagem, mas a viatura voltou a ficar normal ontem, na parada para abastecer em Porto Alegre, quando liguei o motor.
"Só" ficou acesa a luz de verificação do motor.
Com o ASC OFF apagado, acionei o piloto automático, trafegando normalmente.
Alegria esta que durou uns 20 Km´s, apenas.:mrgreen:
Novamente falhou e acendeu a luz do painel.
Segue viagem!
Pelo menos serviu para concluir que o sensor MAF/MAP (nunca sei o nome certo!) está funcionando.
Hoje mando para limpeza.
Durante o percurso de ontem cansei, pois bateu o sono, mesmo tomando Red Bull.
Como já estava na rodovia que liga Porto Alegre - Florianópolis, sem chance de errar percurso, entreguei o carro pra esposa e pulei pro banco de trás.
É um banco de ônibus leito!
Dormi muito bem por mais de uma hora.
Reconfortante.
Finalmente posso colocar umas fotos. Com o celular não era possível.
Chegando em casa, abri uma das lembranças de Mendoza.
Saúde!:concordo:
Senhores, atualizando informações e corrigindo erros.
Na verdade, a peça que foi retirada e limpa pelo mecânico no primeiro dia de viagem, foi a válvula EGR.
Eu confundi o nome das peças (puro desconhecimento mesmo).
O sensor MAF está lugar, não foi mexido e está funcionando.
A pequena mangueira que vai até o sensor, sim, estava entupida, desativando o controle de tração e gerando as demais consequências.
Foi passado o scanner e continua acusando só a falha do MAF.
Ele voltará a funcionar após a limpeza do sistema.
As peças já foram para banho químico.
Também será retirado e limpo o radiador do intercooler, otimizando o resfriamento da admissão.
Concluo que o aumento do consumo da viatura não tenha acontecido só por causa da troca dos pneus em maio do ano passado, passando de HT para AT.
É provável que a diminuição da entrada adequada de ar tenha contribuído para isto.
Acredito que após a limpeza ela tenha uma melhora na autonomia.
Tomara!
Seguem umas fotos da lateral do cabeçote, depois da retirada do coletor.
Vejam o resíduo acumulado.
Não são as galáxias, mas é um monte de buraco negro.:mrgreen:
O mecânico disse que se eu rodasse mais em trânsito urbano este problema já teria acontecido com metade da Km atual, que hoje está nos 230.000 Km´s.
Orçamento prévio de R$ 1.580,00.
Destes, R$ 1.200,00 só de mão de obra.
Tristeza!:?
titanium
25/07/2019, 12:58
Esse troço chamado EGR gera muita bagunça nos veículos diesel, especialmente considerando os óleos e diesels que temos disponíveis aqui no Brasil.
Por isso muitos optam por retirar...
:putz:
Esse troço chamado EGR gera muita bagunça nos veículos diesel, especialmente considerando os óleos e diesels que temos disponíveis aqui no Brasil.
Por isso muitos optam por retirar...
:putz:
Mas ela não reaproveita gases da combustão e torna a viatura mais econômica em relação à uma sem EGR?
Além disto, tendo rodado já 225.000 Km´s, acho que é uma manutenção necessária ou, pelo menos, aceitável.
Não vejo motivos para retirá-la, apesar de lêr sobre isto em tópicos de outras viaturas, como Nissan.:pipoca:
... EGR ... acho que é uma manutenção necessária ou, pelo menos, aceitável ... Não vejo motivos para retirá-la ...
Bom dia ... Particularmente, tenho vontade de isolar essa tal válvula da EGR ... ao mesmo tempo, tenho medo de fazer isso, eis que a eletrônica de nossas Pajeros Full é um tanto que complexa ... a centralina é interligada eletrônicamente a tudo ... e controla quase tudo ... um monte de sensores lhe enviam informações (MAF, MAP, Etc.) ... a própria EGR tem lá o seu circuito eletrônico, também, sob o controle da centralina ... tenho receio que qualquer mexidinha sem profundo conhecimento pode trazer complicações e preocupações ao proprietário, com luzinha acendendo aqui, outra acolá, etc. ... falhas, erros no scanner, etc. ... Por enquanto, vou deixando quieto esse negócio de isolamento da EGR ... Já estou conscientizado de que mais cedo, ou mais tarde, terei que trocá-la e promover a limpeza da admissão ... Enquanto isso, vou acompanhando as experiências dos confrades que isolaram a EGR ... Quase ninguém volta aqui para nos dizer, realmente, o resultado disso a longo e médio prazo ... Abs.
Miranda_MG
26/07/2019, 08:41
Bom dia, Glaicon.
É justamente o contrário quando se observa a questão da economia. Como ela reaproveita os cases da combustão, a proporção de oxigênio na mistura que chega aos cilindros para um novo ciclo de combustão acaba sendo menor. Logo, temos uma maior exigência de diesel para manutenção do desempenho. Respeitando as diferenças, mas usando como exemplo, seria equivalente à rodagem em altitudes elevadas em que o consumo de combustível é maior.
A principal função da EGR é a redução de emissão de poluentes provenientes da (re)combustão.
Abraço,
Miranda
Mas ela não reaproveita gases da combustão e torna a viatura mais econômica em relação à uma sem EGR?
ivancgbsb
26/07/2019, 09:03
Bom dia Glaicon.
Também será retirado e limpo o radiador do intercooler, otimizando o resfriamento da admissão.
Gostaria de mais detalhes sobre esse serviço. Tenho uma 2008 com 150k rodados e vivo querendo fazer isso.
Muito complicado para retirar o radiador ? Limpar com o que ?
Obrigado.
Bom dia Glaicon.
Gostaria de mais detalhes sobre esse serviço. Tenho uma 2008 com 150k rodados e vivo querendo fazer isso.
Muito complicado para retirar o radiador ? Limpar com o que ?
Obrigado.
Senhores, serviço pronto e luzes apagadas!
Nenhuma peça trocada.
Simplesmente limpeza.
O radiador do intercooler foi retirado por baixo do para-choques.
Precisou sacar aquela barra transversal que fica à frente do motor.
O radiador fica bem escondido. Deu trabalho. Isso é visível.
Mas um bom mecânico resolve com tranquilidade.
Enasor, quanto à retirar ou isolar alguma peça, e surgir algum erro, tens toda razão.
Digo isto porque com a retirada do radiador do intercooler e soltar as respectivas mangueiras, a viatura já pegava com dificuldade e acendia luz de advertência no painel.
Parecia carro sem combustível virando o motor.
Horrivel!
Por isso, nobre amigo e conselheiro, não invente!:mrgreen:
... Enasor, quanto à retirar ou isolar alguma peça ... não invente!:mrgreen:
Kkkkkkk ... Tá bom!!! ... Abs.
IvanCosta
28/07/2019, 21:29
Boa noite senhores!
Antes de mais nada quero parabenizar e agradecer a todos pelo excelente conteúdo deste tópico. É notável o alto nível técnico e a cortesia no trato entre os participantes.Já consegui ler quase todas as páginas e aprendi muito sobre este grande carro. Tenho uma Pajero Sport 2008 e já sou grande admirador da Mitsubishi. Agora estou prestes a dar o último passo evolutivo ao adquirir um Pajero Full diesel. Estou negociando uma HPE 2010/2011 com 120.000Km, que me parece de muito boa estirpe, com toda as revisões feitas na Concessionária e acompanhadas das respectivas notas fiscais. Só há uma questão me incomodando e gostaria muito da ajuda dos senhores. Não há em nenhuma das notas fiscais menção à substituição dos óleos da transmissão, diferenciais e caixa de transferência. Não sei se isso é comum, mas de mais de uma dezena de carros que já olhei nenhum havia feito as trocas, ou pelo menos não possuíam nenhuma evidência disso. Então, considerando a quilometragem, tal substituição já não deveria ter ocorrido algumas vezes? Caso não tenha mesmo ocorrido, devo desistir do negócio?
Agradeço desde já pela ajuda.
Boa noite senhores!
Antes de mais nada quero parabenizar e agradecer a todos pelo excelente conteúdo deste tópico. É notável o alto nível técnico e a cortesia no trato entre os participantes.Já consegui ler quase todas as páginas e aprendi muito sobre este grande carro. Tenho uma Pajero Sport 2008 e já sou grande admirador da Mitsubishi. Agora estou prestes a dar o último passo evolutivo ao adquirir um Pajero Full diesel. Estou negociando uma HPE 2010/2011 com 120.000Km, que me parece de muito boa estirpe, com toda as revisões feitas na Concessionária e acompanhadas das respectivas notas fiscais. Só há uma questão me incomodando e gostaria muito da ajuda dos senhores. Não há em nenhuma das notas fiscais menção à substituição dos óleos da transmissão, diferenciais e caixa de transferência. Não sei se isso é comum, mas de mais de uma dezena de carros que já olhei nenhum havia feito as trocas, ou pelo menos não possuíam nenhuma evidência disso. Então, considerando a quilometragem, tal substituição já não deveria ter ocorrido algumas vezes? Caso não tenha mesmo ocorrido, devo desistir do negócio?
Existe a vareta de verificação do óleo da caixa automática.
Fica próxima a de verificação do óleo do motor.
Puxe a mesma e, com um pano branco, observe se óleo está avermelhado.
Se estiver é bem provável que o câmbio esteja bom.
Você pode também levar os dados da viatura, como a placa, numa concessionária.
Terá o histórico dela de serviços feitos em qualquer concessionária, confirmando até a Km atual.
E boa sorte!:concordo:
Miranda_MG
29/07/2019, 08:47
Bom dia, Ivan.
Encontrei a seguinte tabela no manual da Full.
567824
Considerações:
1. O fluido da transmissão só precisa ser verificado e não há recomendação de troca por tempo ou distância de acordo com o manual. O manual também não especifica qual o procedimento a ser tomado se o nível do óleo estiver baixo (já que existe a instrução para verificá-lo). Estranho. Mas a discussão é maior do que isso. É justamente sobre a necessidade ou não de troca do fluido de transmissão. O manual recomenda que não e há especialistas que recomendam o contrário. E não é apenas a MIT que abre mão dessa troca em seus veículos. De qualquer forma, são discussões que já surgiram por aqui.
2. Para os demais fluidos que você citou, há recomendação de troca. E pela quilometragem da que você está olhando, já deveria ter havido a substituição e estariam no meio da sua vida útil (o que também é discutível, pois depende do modo de condução).
3. É comum que os "bujões" de acesso aos reservatórios de óleo (exceto o do motor), sejam magnetizados para coletar pequenos detritos ou limalhas provenientes do desgaste de engrenagens e partes móveis. Quando for verificar os níveis ou mesmo trocar os fluidos, veja se os da Full são assim e qual a quantidade que você vai encontrar lá. São indicativos de desgaste das peças.
4. Saiba da aparência dos óleos. Como o Glaicon disse, o ideal é uma coloração avermelhada. Mais escuro seria um óleo mais rodado já e, com aparência leitosa, óleo contaminado por algum agente externo, como água. Nesse último caso, é comum a viscosidade alterada também: para mais. Preocuparia-me muito essa condição de contaminação se houver.
Espero que tenha ajudado.
Abraço,
Miranda
Boa noite senhores!
IvanCosta
29/07/2019, 10:00
Bom dia senhores!
Prezados Glaicon e Miranda,
Obrigado pelas orientações, ótimas dicas.
Tenho uma dificuldade em especial para proceder o exame visual dos óleos. O carro em questão está no Rio de Janeiro, e eu moro em Lavras-MG. Assim, pretendo conseguir o máximo possível de informações a respeito do carro antes de decidir pela ida até a loja. À distância posso tentar o rastreio do histórico em uma concessionária, já que tenho toda a identificação do carro, até mesmo o chassi. Só tenho dúvidas se alguma concessionária concordará em me passar as informações sem que eu seja o dono do carro, mas vou tentar isso. Vou correr atrás.
Abraços muito obrigado!
RobsonSB
29/07/2019, 11:45
Bom dia IvanCosta,
Bom... vamos lá.....
Primeiramente, uma Pajero Full é sem dúvida um excelente carro. Mas assim como qualquer outro, vai depender dos cuidados que terás com ele.
Referente ao óleo da transmissão, eu passei por uma situação que me deu muito conhecimento sobre o assunto, mesmo não sendo da área de mecânica. Tentarei resumir pelo que passei, e algumas dicas que acho muito importantes.
Em primeiro lugar, creio que assim como todos os outros fluÃ*dos, o óleo da transmissão deve sim ser trocado. Pelo simples motivo que, assim como todo material orgânico ou sintético, eles têm suas propriedades alteradas ao longo do tempo. Fora que o mecanismo da transmissão é feita de metais e estes geram desgastes com o uso, ora mais, ora menos. Mas tem desgaste sim. Nada é eterno.
Agora sobre o que de fato aconteceu comigo.....
Eu comprei meu veÃ*culo com seus 158.000km. É uma Pajero Full Diesel 5p 2008/2008. Na revisão dos 160.000km decidi fazer a substituição do fluÃ*do da transmissão. Reforço que todas as revisões de meu veÃ*culos foram feitas em autorizada, inclusive esta dos 160.000km.
O que acabou acontecendo..... quando o veÃ*culo estava com mais ou menos uns 172.000km, começou a dar uma trepidação no momento de efetuar o LockUP no conversor de torque em 5a. marcha. Levei em um especialista aqui na região central do RS, e ele me disse que era problema na transmissão, possivelmente no conversor de torque, e que eu poderia gastar entre R$ 4.000,00 e R$ 11.000,00. Tomei um susto, pois ante de comprar o veÃ*culo estudei muito sobre ele e inclusive tem citações que a Pajero Full é um "trator de luxo", muito durável e de pouquÃ*ssima surpresas mecânicas (quando bem cuidado, claro).
Após este susto, comecei a estudar a fundo esse mecanismo de transmissão, e acabei descobrindo um mecânico de extrema confiança aqui em minha cidade (Cachoeira do Sul - RS). Levando lá, mesmo ele não sendo especialista como o outro cara que me assustou, e ele recomendou SIMPLESMENTE efetuar a troca novamente do fluÃ*do da transmissão JUNTAMENTE COM O FILTRO. Aqui está, creio eu, o segredo de tudo.
Na troca que fizeram na autorizada, e como eu acompanho sempre os serviços, NÃO trocaram o FILTRO.
Na minha interpretação disso tudo, creio que eu fiz a primeira troca do fluÃ*do da transmissão, mas nunca havia sido trocado o filtro. Assim, eu e o meu mecânico de confiança, cremos que houve perda de pressão interna da transmissão, gerando a trepidação no momento de acoplar o LockUP do conversor de torque.
Alguns pontos interessantes..... eu acabei rodando 12.000km como fluÃ*do novo e trocado na Mitsubishi. Quando levei no especialista, ele retirou uma amostra do fluÃ*do na minha frente, e me mostrou as caracterÃ*sticas. O fluÃ*do estava bastante escuro, praticamente um café passado bem forte. Foi então que ele me disse que eu teria que abrir o conversor de torque pois dentro dele, no LockUp existe um tipo de adesivo que faz o papel de "blocar" o LockUp, e provavelmente ele já deveria ter se esgotado e estava esfregando metal com metal. Por isso que eu deveria desmontar toda a transmissão para fazer uma avaliação do estrago todo. Ele chegou até a me mostrar que a amostra de fluÃ*do tinha um "certo brilho", dizendo que era por causa dos metais que já estavam entrando em contato no LockUp.
Ora... Acabei descobrindo que era tudo balela.
Após efetuar a troca do fluÃ*do, limpar bem a transmissão, e TROCAR O FILTRO, o veÃ*culo está como novo. Marchar trocando perfeitamente, e nunca mais apareceu a vibração ao efetuar o LockUp no conversor de torque.
Ou seja.... se fores trocar o fluÃ*do da transmissão, TROQUE O FILTRO TAMBÉM. Ele não custa nem R$ 200,00. Eu gastei R$ 1.400,00 para na troca que fiz em meu mecânico de confiança. Ou seja.... tudo terminou com um final feliz.
Espero ter ajudado. ;-)
Grande abraço e se tiver outras dúvidas, estaremos Ã* disposição.
Robson
Bom dia senhores!
Prezados Glaicon e Miranda,
Obrigado pelas orientações, ótimas dicas.
Tenho uma dificuldade em especial para proceder o exame visual dos óleos. O carro em questão está no Rio de Janeiro, e eu moro em Lavras-MG. Assim, pretendo conseguir o máximo possÃ*vel de informações a respeito do carro antes de decidir pela ida até a loja. À distância posso tentar o rastreio do histórico em uma concessionária, já que tenho toda a identificação do carro, até mesmo o chassi. Só tenho dúvidas se alguma concessionária concordará em me passar as informações sem que eu seja o dono do carro, mas vou tentar isso. Vou correr atrás.
Abraços muito obrigado!
IvanCosta
29/07/2019, 12:15
Excelente experiência RobsonSB. Muito obrigado pela atenção. Posso concluir então que mesmo não tendo ocorrido a troca não há motivo para suspeitar de problemas futuros na transmissão.
Mas ainda não tive retorno a respeito aos óleos de transferência e diferenciais. Algum colega poderia me ajudar por favor?
IvanCosta
29/07/2019, 14:39
Saudações a todos!
Conforme disseram o Glaicon, o Miranda e o RobsonSB, consegui na concessionária as informações que precisava. O consultor da Taiko, no Rio, me confirmou todas as revisões feitas e verificou a aquisição de óleo de engrenagens em duas oportunidades, aos 80k e 110k. Isso confirma a troca dos óleos da transferência e diferenciais. Ainda, segundo informação do consultor, o óleo da transmissão é inspecionado em cada revisão e não há recomendação de troca a não ser quando detectada alguma anormalidade no óleo. Fiquei muito satisfeito e acho que vou ao Rio buscar a Full. Se alguém puder contribuir com mais algumas informações sobre o que ficar atento na inspeção da viatura eu agradeceria muito. As dicas do Enasor já estão memorizadas.
Abraço!
Thomas Rocha
29/07/2019, 14:52
ABS!
Obrigado! Mas bate muito seco na estrada de terra. No asfalto é outro mundo, na terra parece que vai desmanchar. Pneus brigestone timberline, andando com 28 libras, 265/70/18. Será que seu trocar os pneus para 265/65/18 vai melhorar???
Fiquei muito satisfeito e acho que vou ao Rio buscar a Full. Se alguém puder contribuir com mais algumas informações sobre o que ficar atento na inspeção da viatura eu agradeceria muito. As dicas do Enasor já estão memorizadas.
Abraço!
Show de bola!
É um carrão!
Colocar o banco do motorista na altura máxima, encosto bem reto, piloto automático ligado, cruzar as pernas e, estrada!
Depois de rodar mais de 1.000 Km´s num único dia, ainda irás procurar um restaurante, para jantar.
Não cansa!
Pode apostar.:concordo:
Saudações a todos!
Conforme disseram o Glaicon, o Miranda e o RobsonSB, consegui na concessionária as informações que precisava. O consultor da Taiko, no Rio, me confirmou todas as revisões feitas e verificou a aquisição de óleo de engrenagens em duas oportunidades, aos 80k e 110k. Isso confirma a troca dos óleos da transferência e diferenciais. Ainda, segundo informação do consultor, o óleo da transmissão é inspecionado em cada revisão e não há recomendação de troca a não ser quando detectada alguma anormalidade no óleo. Fiquei muito satisfeito e acho que vou ao Rio buscar a Full. Se alguém puder contribuir com mais algumas informações sobre o que ficar atento na inspeção da viatura eu agradeceria muito. As dicas do Enasor já estão memorizadas.
Abraço!
Meu prezado amigo Ivan
Primeiramente, sejas muito bem vindo ao fórum ...
Parabéns pela escolha de uma Full ... Conforme o Glaicon comentou, ficarás satisfeito ... e fizestes muito bem em ler o máximo possível de comentários a respeito desse veículo antes da compra ... É isso aí ... o caminho é esse mesmo ... revelas seres muito inteligente, prudente e não precipitado ... quanto mais conhecimento tiveres, menor a probabilidade de adquirires uma Full com problemas ocultos que pode lhe trazer problema$$$ futuros ... Esse veículo, por si só já é bom, e se bem escolhido e de bom "pedigree", então, é veículo para deixar para os seus netinhos ...
Excelentes e irretocáveis, como sempre, os comentários que lhe foram dados pelos nobres colegas atrás ... você teve a sorte de seres aconselhado por três grandes "feras" aqui do fórum ...
Diante das dicas que lhe deram, não precisava, mas, vou arriscar dar meu humilde comentário ... vão aí meus 0,02 cents ...
Quanto à Full Diesel HPE 2010/2011 que pretendes adquirir ... é de uma excelente safra ... as modelo 2008 em diante já vem equipadas com sistema de injeção common rail, com bomba de alta pressão que espantou, de vez, o "fantasma" que tem assombrado muitos proprietários das modelo 2007 para trás equipadas com bomba injetora semi-eletrônica; mas, é importante destacar que essas, bem cuidadas, também não dão problemas (tenho conhecimento de muitos proprietários muito satisfeitos) ... Mas, vamos ao que interessa ... Essa aí que você está adquirindo já vem com outras coisinhas a mais em relação às modelo 2008 e 2009 ... Ela vem com 200 CV, escapamento cromado e turbina de geometria variável ... A rigor, é igualzinha a uma modelo 2013, à exceção de pequenas "perfumarias", tais como a central multimídia e aquele simbolozinho "HPE" na lateral ... E está novinha ainda, pois, 120.000 kms para o motor diesel, transmissão, suspensão, caixa de transferência, diferenciais, etc. para um veículo desse naipe não é nada ... Não necessariamente, mas, se as revisões foram feitas na css, isso é outro sinal de bom “pedigree”, ou seja, mais tranquilidade ... Citei "não necessariamente" porque há oficinas fora da css que prestam excelentes serviços ...
Quanto aos fluidos, citastes no seu primeiro post que não há documentação probante de que os fluidos da transmissão, diferenciais e caixa de transferência foram trocados ... Isso não é motivo para desistires do negócio, MAS, na dúvida, eu, particularmente, mandaria trocar esses fluidos, principalmente o da transmissão ... quanto aos fluidos dos diferenciais e caixa de transferência, parece que o consultor da Mit atestou suas trocas ... então é sinal de mais tranquilidade ...
Relativamente ao fluido da transmissão automática ... Se o amigo Glaicon me permite, gostaria de tecer só uma pequena correção, relativamente à verificação do nível e do estado do fluido nessa Full diesel 2010/2011 que pretendes adquirir ...
Nas Fulls diesel, essa verificação é feita através de vareta só até o modelo 2008 (inclusive) ...
A partir do modelo diesel 2009 (inclusive) essa verificação se dá através do bujão de transbordo, o qual fica localizado na parte inferior do cárter (ao lado do bujão de esgotamento) ... abre-se esse bujão e procede-se à seguinte verificação visual: Se apresentar um escorrimento bem fininho, ou em forma de gotas, é sinal que está próximo do nível adequado ... se o mesmo apresentar um escorrimento muito forte é sinal que está muito acima do nível; neste caso, há que se retirar o excesso procedendo a um esgotamento, até atingir o nível adequado (isso é feito através do bujão de esgotamento) ... se não escorrer nada é sinal de que pode estar abaixo do nível; neste caso, então, há que se colocar mais fluido através do bujão de enchimento que fica na lateral da própria caixa de transmissão, lembrando que muitos não sabem onde fica esse tal bujão ... Veja, então, que são 3 bujões que você irá manusear, de acordo com a necessidade ... Por isso, e por outras, a recomendação é que essa verificação seja feita numa boa oficina especializada que verdadeiramente sabe dos macetes (pelo menos até que o proprietário saiba fazer isso sozinho com conhecimento e ferramental adequados), pois, nessa verificação há que se seguir um certo ritual para análise do estado do óleo, bem como para que o mesmo fique com o nível num patamar aceitável ... nem muito acima, nem muito abaixo, pois, em ambos os casos podem surgir sintomas e consequências indesejáveis no desempenho da transmissão ... Seguem algumas dicas, muitas delas já passadas em comentários anteriores do Glaicon: A verificação deve ser feita com o fluido da transmissão automática num intervalo de temperatura recomendável (entre 36 e 46 graus Célsius ... se não tiver um scanner para aferir isso, então basta conduzir o veículo durante uns 15 minutos, sem esforçar muito o motor (subidas, congestionamentos, etc.), até que o ponteiro de temperatura mostre que foi atingida a temperatura normal de funcionamento) ... Veículo colocado numa superfície plana com as rodas apoiadas no chão ... motor em funcionamento ... movimentar a alavanca nas várias posições, parando-a em cada posição num breve intervalo de tempo (Se não me engano, de 3 ou 10 segundos, não me lembro bem) ... Ah, sim ... Após a abertura de cada bujão ... Trocar os anéis de vedação dos mesmos ... custam barato na css ... E outra motivação para fazer isso numa oficina especializada, é seguir outra importante dica já passada pelo Glaicon quanto ao reaperto de parafusos e bujões da caixa automática: “Olha a preocupação com o reaperto dos parafusos da caixa automática, e a utilização de chave com torquímetro” ... Com efeito, um reaperto mal feito pode acarretar vazamentos, ou, pior, danos na estrutura da caixa que é feita de alumínio, se não me engano.
Outra dica quanto ao fluido da transmissão que vi em posts anteriores do Glaicon, e tomo a liberdade para passar aqui para você ... Se o óleo estiver avermelhado, ou marrom translúcido, é sinal de mais tranquilidade ... neste caso, pode até ser que o antigo dono já tenha feito essa troca ... porém, “Quando o óleo está escuro, quase preto, que indica desgaste dos discos de composite, aí é necessária a troca, pois estes discos se esfarelam”, ou seja, neste caso, é recomendável abrir o cárter, fazer uma limpeza e trocar o filtro da transmissão automática.
Só lembrando: A partir do ano passado, se não me engano, as css Mit colocaram essa troca do óleo da transmissão no plano de revisões, a partir de 80.000 kms ...
E se decidires fazer a troca do fluido da transmissão (Na dúvida, se foi trocado, ou não, recomendo fortemente essa troca) ... vou repetir aqui o que já disse em outra oportunidade ... Já que vai trocar, não deixe fazer serviço “meia-boca” no seu veículo ... Faça a troca COMPLETA abrindo o cárter e trocando o filtro ... Nessa troca o fluido é retirado e reposto o fluido retido no conversor de torque, sistema de arrefecimento, corpo de válvulas, etc., e não só o que estava armazenado no cárter ... E troca-se, também o filtro ... Siga o bom conselho do amigo Robson ... Não deixe de trocar o filtro!!! ... Manter o filtro sujo, é o mesmo que tomar banho e colocar a mesma cueca ... Rsrsrs ... Você irá se sentir bastante desconfortável, não é mesmo? ... Então, pense como seu veículo irá se sentir por longos anos ... Ficam retidas nas malhas desse filtro limalhas e demais particulas que se desgastam naturalmente pelo trabalho da transmissão automática ... E se o mecânico disser que não precisa trocar o filtro é porque ele não quer se dar ao trabalho de abrir o cárter, seja porque não sabe, seja porque não quer correr o risco de eventual retrabalho para pequenos ajustes que se fizerem necessários no pós troca ... E fique tranquilo, pois, para quem sabe, esse serviço (Abertura do cárter, limpeza e troca do filtro, junta do cárter e anéis de vedação dos bujões e colocação do fluido novo no nível) é simples, rápido e não invasivo, como muitos pensam ... Tem, sim, um ritual que deve ser seguido, inclusive reapertando parafusos e bujões nos torques corretos, mas, nada que um bom especialista não saiba.
Outra coisa: Caso lhe sugerirem aquelas "maquinas de Flushing" ... Cuidado com isso ... Saiba que utilizando essas máquinas, não se troca o filtro ... O mesmo permanece sujo, com eventuais limalhas e outras particulas retidas em suas malhas ... Essas NÃO SAEM nesse processo de "flushing" ... Então, você pode usar essas máquinas, troca sim, troca não, ou seja, em trocas alternadas ... ora utilizando elas, ora utilizando o método convencional, onde você manda abrir o carter e trocar o filtro, juntas, anéis, etc.
Outra coisa: Se fores fazer a troca na css ... Cuidado, também ... Não são todas, mas, muitas delas costumam não abrir o cárter para trocar o filtro, alegando que não precisa ... O motivo, eu já comentei ... E, pior, trocam apenas o fluido do cárter, sem proceder a uma diálise do sistema para retirar o fluido velho retido no conversor de torque, bomba, corpo de válvulas e sistema de arrefecimento ... Mas, isso não acontece só em certas css, não ... muitas oficinas "especializadas" por aí também fazem isso, ou seja, é coisa de mecânico porco, preguiçoso e irresponsável, mesmo ... ou desconhecedor, que acha que está fazendo o certo ...
Importante: Nessa troca do fluido da T.A., reserve meio dia e acompanhe de perto o serviço, para teres a certeza que procederam a troca em conformidade com os requisitos necessários (Abertura do cárter, limpeza do cárter e dos imãs, troca do filtro, junta do cárter, anéis de vedação dos bujões, esgotamento de todo o oleo do sistema e colocação do fluido adequado, etc.) ...
E quanto à escolha do fluido ... cuidado com a marca e especificação do fluido que vão colocar na transmissão de seu veículo (Marca, especificação, etc.) ... Se fizeres o serviço na css, eles só colocam o deles (que é um semi-sintético, porém, de boa qualidade); eles não aceitam que você traga o fluido de fora ... mas você pode fazer o serviço em oficina especializada e escolher no mercado outros fluidos sintéticos de boa marca ... Nos nossos posts anteriores já comentamos bastante sobre isso ...
Quanto ao seu comentário: "mesmo não tendo ocorrido a troca não há motivo para suspeitar de problemas futuros na transmissão" ... Sim ... Com essa quilometragem aí, e considerando que esse veículo não tenha sido utilizado constantemente em regime forçado (trilhas, ralies, rebocando barcos, trailer, congestionamentos severos, mal uso de repotenciação, etc.), não há motivos para suspeitar de problemas futuros ... MAS, reforço o que já comentei ... Na dúvida, nem pense ... Mande trocar esse fluido ... não economize com isso ...
Posso ter me esquecido de alguma coisa, mas, basicamente, é isso aí ...No mais, reserve uma "gordurinha" financeira para você investir nessas coisinhas pós-compra para deixar o veículo "nos trinques", confiável e do seu jeito ...
Forte abraço ao amigo, boa sorte na sua aquisição e não deixe de postar suas impressões e fotos depois.
Já pedi para adicioná-lo no WattsApp ...
Forte abraço.
IvanCosta
30/07/2019, 07:56
Show de bola!
É um carrão!
Colocar o banco do motorista na altura máxima, encosto bem reto, piloto automático ligado, cruzar as pernas e, estrada!
Depois de rodar mais de 1.000 Km´s num único dia, ainda irás procurar um restaurante, para jantar.
Não cansa!
Pode apostar.:concordo:
Bom dia Glaicon!
Rapaz, estou aqui em Lavras sonhando com isso. Ontem apertei mais um pouco a vendedora quanto a eventuais surpresas ao ver carro pessoalmente e ela soltou que “acabara de perceber dois retoques, um no capô e outro no paralamas dianteiro esquerdo. Disse que foram muito bem feitos, mas... Só vendo né. Não sinalizando batida forte tudo bem. Pretendo fazer a viagem fantástica amanhã. Um abraço forte!
Caro Ivan ... bom dia ...
Só mais um lembretezinho, com relação à carbonização do sistema de admissão ... Como esse veículo é uma diesel 2010/2011, possivelmente foi abastecida com o diesel S500, que provoca carbonização num nível mais acentuado que o diesel S10 ... Então, acho que vale a pena você mandar dar uma verificada rápida nas condições de carbonização da válvula da EGR e coletor de admissão ... Esse serviço de verificação é muito rápido, fácil e não invasivo e que demanda no máximo uns 15 minutos ... basta desapertar 4 parafusos e, pronto, a EGR já está nas mãos ... então, quando você for ver o veículo, peça a eles para retirarem essa válvula da EGR na sua frente, e veja as condições de carbonização dela, bem como da entrada no coletor de admissão ... se ela estiver muito obstruída, bem como a entrada no coletor de admissão, é sinal de que lá dentro dele também está bem carbonizado, havendo, então, que proceder a uma descarbonização, senão, mais cedo, ou mais tarde, esse veículo vai começar a apresentar falhas, acendimento de luzes, erros no scanner, etc. ... e existe o risco de até mesmo você perder essa EGR por danos no seu componente eletrônico em razão de excesso de carbonização ... então, uma vez verificado esse excesso de carbonização na entrada do coletor de admissão, aí, sim, haverá que desmontar e proceder a uma limpeza por banho químico, sendo um serviço mais demorado ... mas, não deixe de fazer essa verificação prévia, pois, senão, esse gasto vai sobrar para você no futuro ...
Abs.
IvanCosta
30/07/2019, 08:47
https://www.4x4brasil.com.br/forum/mitsubishi/148669-pajero-full-comentarios-gerais-320.html#post2511147
Bom dia Enasor!
Como disse, li e aprendi muito neste excelente tópico. Tenho o hábito de pesquisar muito sempre que preciso aprofundar o conhecimento em algo importante, como é o caso agora. Adquirir um carro que nunca tive, que sequer conheço de perto, e que para mim representa um alto investimento, não pode se dar com conhecimento meramente superficial. Modestamente, me vejo agora numa condição relativamente segura para definir a compra. Sem sombra de dúvida, devo isso totalmente à generosa contribuição de cada um neste tópico. Não procuro em nenhum outro lugar, só busco o que preciso aqui. Nesses anos todos de internet à disposição eu nunca vi nada parecido com o que vi aqui, tanto conhecimento, nível de detalhes e disposição para compartilhar e ajudar, cortesia e respeito mútuos, e muito mais. São meninos crescidos colaborando em volta de um mesmo brinquedo. Isso me anima muito em relação ao futuro da humanidade, sinceramente. Me lembra muito “Bola de meia, bola de gude” do nosso grande Milton Nascimento.
Estou muito honrado em participar, agradeço muito, e espero logo estar à altura de retribuir.
Quanto às diferenças encontradas em cada ano, ressalto que estiquei um pouco o orçamento justamente em razão disso. Sem demérito para as anteriores, o modelo HPE, o ano 2010 com seus 200cv, TGV, etc, que aprendi aqui, pesaram na escolha.
Sensacional a aula sobre o óleo da transmissão, não tinha ideia de tantos detalhes. Certamente vou seguir todos os conselhos e, com isso, me resguardar de problemas desagradáveis e caros.
Pretendo ir ao Rio amanhã ver o carro, apesar de ter uma segunda opção me tentando em SP. Pendente só uma “discórdia” no preço, que pode se resolver ainda se baixar a 83k. Se tudo se der como estou planejando e o carro me agradar, saindo do Rio ou de SP, farei a “viagem fantástica” do jeitinho que o Glaicon descreveu. Igual a um menino.
Continuo ouvindo conselhos e dicas que quiserem me passar. Agradeço desde já.
Aguardando o grupo de wattsapp. Obrigado por isso também.
Um abraço forte meu caro Enasor!
...
Aguardando o grupo de wattsapp ...
Tente se inserir através do "link" informado no post abaixo ...
https://www.4x4brasil.com.br/forum/mitsubishi/148669-pajero-full-comentarios-gerais-296.html#post2494716
Se não conseguir, manda email ou um ZAP ao Jeff pedindo a ele para te adicionar: jeff.catunda@uol.com.br - 85-991232722
Depois, diga aqui se deu certo ...
Abs.
IvanCosta
30/07/2019, 14:51
Ivan ... O outro administrador do ZAP é o Caporto (Carlos André) ... tente com ele também ... Abs e boa sorte.
61-8402-2346
caportotec@gmail.com (caportotec@gmail.com)
Olá Enasor!
Com o Jeff ainda não obtive resposta. Mandei um zap para o Caporto e vou aguardar. Seria de grande utilidade o grupo de zap no momento de ver o carro. O zap é mais dinâmico neste aspecto, quase instantâneo. Sigo aguardando a inclusão e lhe materei informado. Obrigado mais uma vez pela atenção.
Abraço forte!
Olá Enasor!
Com o Jeff ainda não obtive resposta. Mandei um zap para o Caporto e vou aguardar. Seria de grande utilidade o grupo de zap no momento de ver o carro. O zap é mais dinâmico neste aspecto, quase instantâneo. Sigo aguardando a inclusão e lhe materei informado. Obrigado mais uma vez pela atenção.
Abraço forte!
Acabo de pedir ao Caporto para dar uma agilizada ... ele me respondeu que você já está adicionado ... Abs.
IvanCosta
30/07/2019, 19:27
Boa noite caros companheiros!
Por acaso algum de vocês teria uma foto da central multimídia original da Full 2010? E da 2011, caso não seja a mesma? Nos anúncios aparecem vários modelos e não sei qual é a original. Se tiverem foto de alguma não original que seja comum encontrar instaladas pelos donos seria ótimo também. Obrigado.
Bom dia Glaicon!
Rapaz, estou aqui em Lavras sonhando com isso. Ontem apertei mais um pouco a vendedora quanto a eventuais surpresas ao ver carro pessoalmente e ela soltou que “acabara de perceber dois retoques, um no capô e outro no paralamas dianteiro esquerdo. Disse que foram muito bem feitos, mas... Só vendo né. Não sinalizando batida forte tudo bem. Pretendo fazer a viagem fantástica amanhã. Um abraço forte!
Que dê tudo certo!
Enasor, realmente, não sabia da eliminação da vareta de verificação de óleo da CA já nas modelos mais antigas, como 2009 em diante.
Entendo isto como esperteza (ou safadeza) do fabricante, para obrigar o proprietário a ir até à concessionária para simplesmente ver um nível de óleo.
A vareta era tão simples, rápida e eficiente.
O Lancer da minha esposa tem essa mesma característica.
Tem até adesivo colado no para-brisas dizendo que "a verificação do nível de óleo da caixa automática é procedimento especial, e deverá ser realizado pela Concessionária".
Pode?:rolleyes:
IvanCosta
31/07/2019, 06:49
Que dê tudo certo!
Enasor, realmente, não sabia da eliminação da vareta de verificação de óleo da CA já nas modelos mais antigas, como 2009 em diante.
Entendo isto como esperteza (ou safadeza) do fabricante, para obrigar o proprietário a ir até à concessionária para simplesmente ver um nível de óleo.
O Lancer da minha esposa tem essa mesma característica.
Tem até adesivo colado no para-brisas dizendo que "a verificação do nível de óleo da caixa automática é procedimento especial, e deverá ser realizado pela Concessionária".
Pode?:rolleyes:
Olá Glaicon! Bom dia a todos!
Povo danado esse hein.Mudei os planos um pouco. Estou a caminho de BH pra ver uns carros que tem por lá, aprender um pouco, ter um primeiro contato.Se achar algo bom já trago. Abraços!
... verificação de óleo da CA ... nas modelos mais antigas ...
...
Bom dia ... Tens razão, meu caro ... Muito bem observado ... Ficou mais complicada essa verificação nas modelo 2009 diesel em diante ...
Mas, encarando por outro lado: Considerando que é recomendável essa verificação só a cada 10.000 kms., a eliminação da vareta torna o sistema mais hermético àqueles mais leigos que poderiam fazer a verificação inadequadamente (sem seguir aquele ritualzinho de cuidados que você mesmo sempre recomenda em seus posts ... afinal, não é tão simples quanto a verificação do óleo do motor, a qual é feita mais amiúde) e, pior que isso, o risco de contaminar o sistema pela inserção de sujeiras pelo furo da vareta, ou até mesmo um fluido inadequado (Tivemos até um caso aqui de alguém que inseriu por ali um óleo de motor ... Rsrsrs) ...
Apenas para constar, lembro que a transmissão que equipa as Fulls diesel modelo 2009 em diante (V5AWF) compartilha peças com a A750 que equipa alguns veículos famosos da Toyota, tais como: 4Runner, Land Cruiser, Tacoma, Sequoina & Tundra 2003 em diante, Lexus LX-470 ... ou seja, é o mesmo tipo de caixa ... Compartilha, também, com a Suzuki Grand Vitara III V6 ... É interessante saber disso, pois, por exemplo, o filtro é o mesmo ...
Abs.
Miranda_MG
31/07/2019, 08:33
Ivan,
Precisando de qualquer coisa por aqui em que eu possa ajudar, coloco-me à disposição.
Abraço,
Miranda
Olá Glaicon! Bom dia a todos!
Povo danado esse hein.Mudei os planos um pouco. Estou a caminho de BH pra ver uns carros que tem por lá, aprender um pouco, ter um primeiro contato.Se achar algo bom já trago. Abraços!
Alexandre David
31/07/2019, 21:55
Glaicon/pessoal que se aventura. Fugindo um pouco do tema mas relacionando o, já andei pelas estradas de Mendoza (ok, 10 anos atrás) e lembro de ter ficado quilômetros sem sinal de celular. Voces levam algum sistema de comunicação para emergências ? (Rádio satélite rádio Px ou algo assim?)
IvanCosta
01/08/2019, 02:11
Ivan,
Precisando de qualquer coisa por aqui em que eu possa ajudar, coloco-me à disposição.
Abraço,
Miranda
Agradeço muito Miranda. Não dispenso, se precisar chamo sim.
Abraço forte!
Glaicon/pessoal que se aventura. Fugindo um pouco do tema mas relacionando o, já andei pelas estradas de Mendoza (ok, 10 anos atrás) e lembro de ter ficado quilômetros sem sinal de celular. Voces levam algum sistema de comunicação para emergências ? (Rádio satélite rádio Px ou algo assim?)
Nesta última viagem, como fomos em dois carros, levamentos rádio walk talk, de médio alcance.
Quando viajo sozinho não levo nada.
Só a fé!:mrgreen:
Miranda_MG
01/08/2019, 09:30
Alexandre,
Nesse caso, só comunicação via satélite mesmo. Mesmo os rádios móveis instalados nas viaturas têm alcance limitado e, muitas vezes, ainda têm a necessidade de terceiros disponíveis naquele momento.
Se a opção for por garantia quase 100% de comunicação disponível, há os telefones via satélite. Antes proibitivos, hoje são apenas caros (não só o aparelho, mas os planos também). De qualquer forma, escolhendo corretamente são viáveis. Os planos englobam dados, SMS e voz em diferentes pacotes.
Abraço,
Miranda
Pessoal, bom dia!
Tem uma questão com meu veículo que já tentei de tudo, e não acho uma solução.
O farol baixo do meu carro não ilumina! Ele acende, porém não ilumina nada.
O feixe de luz é MTO fraco (mesma intensidade quase do farolete de LED que coloquei).
A parte elétrica está perfeita, verifiquei tudo. Fora do farol a lâmpada acende com intensidade correta! Porém quando insere a lâmpada no farol, parece que a luz não "passa" pela lente de projeção. Ou seja, o problema não é lâmpada, tampouco parte elétrica. O problema é o farol (já testei outras lâmpadas e tudo mais. Inclusive já peguei uma lâmpada com extensão de outro carro e inseri no meu pra ter certeza que realmente era a lente do projetor do farol).
Acrescento que mesmo estando super fraco, deu pra verificar que o mesmo está regulado.
Pensei na hipótese do foco ter queimado. A única informação que consegui com o antigo dono foi que adquirir o veículo, as lampadas do xenon estavam queimadas, e ele trocou por lampadas novas. Talvez quando queimaram dentro do farol, danificaram a lente de projeção ou o foco, sei lá.
Alguém tem alguma luz do que possa ser, ou de uma possível solução? Trocar os dois faróis sairia bem caro, né! Mas até agora é a única solução que eu vislumbro possibilidade de correção do problema.
Em uma loja especializada aqui em BH me informaram que não era possível substituir apenas o foco, pois esse farol é selado. Mas não sei até que ponto essa informação procede.
O que está salvando para dirigir a noite é que coloquei xenon no farol de milha, e o mesmo ilumina MTO, o que minimiza um pouco a "falta" do farol baixo. Para ter ideia, com o xenon ligado na milha, é praticamente imperceptível a noite a iluminação proveniente do farol baixo.
Quem tá olhando fora do carro consegue perceber que o farol baixo está aceso, mas o mesmo não ilumina nada.
Conseguiu resolver ? A minha está com mesmo problema...
Caros Confrades, boa noite!!!
Gostaria de uma opinião de vcs!!!!
Adquiri há poucos meses um carro à gasolina, pensando daqui a uns quatro anos partir finalmente para a tão sonhada viatura à diesel. Todavia, meu perfil de uso mudou (tou rodando na faixa dos 1.400 km por mês, e com uma boa perspectiva de passar a andar mais) e agora o preço da gasolina tá começando a pesar no bolso.... :-(
Vi um anúncio de uma Full HPE 2010, diesel, na faixa dos 75.000, com quilometragem próxima dos 120.000 (e portanto, com revisão já batendo à porta). Como se diz por aqui, tou querendo "meter as caras" na compra. Pretendo dar uma olhada pessoalmente nela esta semana. Mas....
Pergunto: O que devo observar para avaliar se será uma boa aquisição (ou não)? ou é melhor aguardar um pouco e tentar mais na frente por uma viatura mais nova?
Supondo que ela esteja em boas condições, alguém que já fez uma revisão de Full com esta quilometragem, poderia informar por quanto saiu esta revisão?
Abraços para todos e desde já agradeço as opiniões dadas.
Att
Abívio Pimenta
Caros Confrades, boa noite!!!
Gostaria de uma opinião de vcs!!!!
Adquiri há poucos meses um carro à gasolina, pensando daqui a uns quatro anos partir finalmente para a tão sonhada viatura à diesel. Todavia, meu perfil de uso mudou (tou rodando na faixa dos 1.400 km por mês, e com uma boa perspectiva de passar a andar mais) e agora o preço da gasolina tá começando a pesar no bolso.... :-(
Vi um anúncio de uma Full HPE 2010, diesel, na faixa dos 75.000, com quilometragem próxima dos 120.000 (e portanto, com revisão já batendo à porta). Como se diz por aqui, tou querendo "meter as caras" na compra. Pretendo dar uma olhada pessoalmente nela esta semana. Mas....
Pergunto: O que devo observar para avaliar se será uma boa aquisição (ou não)? ou é melhor aguardar um pouco e tentar mais na frente por uma viatura mais nova?
Supondo que ela esteja em boas condições, alguém que já fez uma revisão de Full com esta quilometragem, poderia informar por quanto saiu esta revisão?
Abraços para todos e desde já agradeço as opiniões dadas.
Att
Abívio Pimenta
Abívio, segue abaixo a nota fiscal da revisão que fiz na minha Full diesel 2008, em setembro de 2016.
Foi uma revisão completa de 160.000 Km´s, na concessionária, inclusive com troca do óleo da caixa automática.
Não aparece o valor total dos serviços, mas hoje, atualizado, acredito que se aproxime de uns R$ 2.600,00/R$ 3.000,00.
Trocando os itens descritos, creio que deixará a viatura renovada, restando analisar separadamente a suspensão.
Boa compra!:concordo:
IvanCosta
05/08/2019, 07:37
Prezados senhores!
Estive ausente do fórum nos últimos dias, estava na caça da minha futura Full em BH. Não encontrei ainda uma que valesse a compra. Na faixa 2010 ou 2011 não há nenhuma que preencha meus requisitos, que estabeleci baseado nas orientações que recebi de vocês aqui. Falta olhar a do Rio, ainda não tive como ir ver. Se ela não for adequada vou esperar novos anúncios.Alerto aos que também estiverem na busca para o fato de que os carros que vi não correspondem ao anunciado, ficando muito aquém disso.Pior ainda, atenção com quilometragem divulgada, vi carros claramente adulterados. Numa loja em BH tem uma com 105mil que certamente tem o dobro. Abraços!
IvanCosta
05/08/2019, 07:41
Abívio, segue abaixo a nota fiscal da revisão que fiz na minha Full diesel 2008, em setembro de 2016.
Foi uma revisão completa de 160.000 Km´s, na concessionária, inclusive com troca do óleo da caixa automática.
Não aparece o valor total dos serviços, mas hoje, atualizado, acredito que se aproxime de uns R$ 2.600,00/R$ 3.000,00.
Trocando os itens descritos, creio que deixará a viatura renovada, restando analisar separadamente a suspensão.
Boa compra!:concordo:
Muito útil a nota Glaicon. Obrigado.
... Não encontrei ainda uma que valesse a compra. Na faixa 2010 ou 2011 não há nenhuma que preencha meus requisitos ... carros que vi não correspondem ao anunciado ... vi carros claramente adulterados ...
Bom dia ... O ruim de saber demais a respeito da viatura é isso aí ... Fica muito "exigente" ... Acho melhor não recomendarmos mais a leitura desse tópico aos interessados, né Ivan???!!! ... Kkkkkkkkk ...
IvanCosta
05/08/2019, 09:17
Bom dia ... O ruim de saber demais a respeito da viatura é isso aí ... Fica muito "exigente" ... Acho melhor não recomendarmos mais a leitura desse tópico aos interessados, né Ivan???!!! ... Kkkkkkkkk ...
Bom dia meu caro Enasor!
Minha vó já dizia que felizes são os ignorantes. Acredito mais nisso a cada dia.
Mas, o conhecimento adquirido aqui só está me ajudando, sem nenhuma dúvida. Ficamos mais sábios e mais exigentes e isso dificulta encontrar o carro que atenda, mas facilita muito o pós-compra. Contrariando minha vó, seremos sábios felizes. Kkkkkk. Abraço forte!
Caros, bom dia!!!
Caro Glaicon, obg pela informação. Será muito útil para uma eventual negociação. E como o IvanCosta citou, a gente acaba ficando "exigente" em relação às viaturas que encontramos :-) ....
Qto à viatura que citei, acabei dando uma olhada nela pessoalmente ontem. Ela é do dono da loja que está anunciando. Em relação ao estado de conservação, está em bom estado, mas sem dúvida mostra os sinais de quase 10 anos de uso e 117 mil e mais alguma coisa de quilometragem. Não cheguei à fazer um test-drive. Mas uma coisa me deixou com uma pulga atrás da orelha: Ele falou que iria levar a mesma para revisão, e que o período de troca de óleo indicado pela Mitsubishi é a cada 5000 Km. Esta informação é condizente?
João Pizzo
07/08/2019, 11:05
Bom dia Pessoal. Alguém conhece algum mecânico especializado em FULL aqui em Londrina-PR ?
Qto à viatura que citei, acabei dando uma olhada nela pessoalmente ontem. Ela é do dono da loja que está anunciando. Em relação ao estado de conservação, está em bom estado, mas sem dúvida mostra os sinais de quase 10 anos de uso e 117 mil e mais alguma coisa de quilometragem. Não cheguei à fazer um test-drive. Mas uma coisa me deixou com uma pulga atrás da orelha: Ele falou que iria levar a mesma para revisão, e que o período de troca de óleo indicado pela Mitsubishi é a cada 5000 Km. Esta informação é condizente?
Abivio, me desculpe, mas doeu nos olhos acreditar que proprietário da loja seja o dono da Full, como se fosse seu veículo de uso diário, e ainda com apenas 117.000 Km´s.
Primeiro, que dono de loja não tem veículo próprio. Ele usa tudo que está na loja.
Pode estar em nome dele, mas isto é questão tributária, que exige o ingresso da mercadoria no estoque.
Questão de fiscalização municipal.
Segundo, porque a Km está muito baixa.
Peça para ele mostrar o manual das revisões carimbadas.
Acho que ele dirá que o manual foi "perdido".
Eu, sinceramente, só compraria veículo de loja se efetivamente comprovar a Km e revisões, pois certamente o preço será mais caro que de particular.
Quanto à troca do óleo da caixa automática, para câmbios normais, a Km recomendada é de 80.000 Km´s.
Já para câmbio CVT, é a cada 40.000 Km´s.
O outro carro aqui de casa, um Lancer 2017, CVT, a concessionária fez a troca do óleo com 30.000 Km´s, pois passei dos seis meses da revisão anterior.
Ou seja, passaram direto da segunda para a quarta revisão, desprezando a Km anotada no painel.
Bom que esta revisão entrou na negociação como brinde da concessionária.
Ou seja, troca de óleo grátis!:concordo:
Boa noite!Há 5 dias sou novo proprietário de uma Full 2014, diesel. Tinha uma Dakar 2012, carro excelente, serve a todo tipo de estrada, uma disposição para off road superior a Full. A dakar é mais alta, ultrapassa obstáculos como um troller. A Full é outro carro, mais de estrada asfaltada, e off road mais brando, apesar do sistema 4x4 ser o mesmo da dakar; cansa menos em longas distancias, autonomia de combustível maior, mais estável nas curvas, tecnologia mais avançada em segurança. Ainda estou em Lua de mel, não deu pra encontrar defeitos, nem os tais grilos ouvi. Os 200cv são suficientes, acabei de sair dos 165cv e cambio 4 marchas, talvez em algum outro momento sinta necessidade de upgrade, mas por ora esta ótimo. Abraço!
Boa noite!Há 5 dias sou novo proprietário de uma Full 2014, diesel. Tinha uma Dakar 2012, carro excelente, serve a todo tipo de estrada, uma disposição para off road superior a Full. A dakar é mais alta, ultrapassa obstáculos como um troller. A Full é outro carro, mais de estrada asfaltada, e off road mais brando, apesar do sistema 4x4 ser o mesmo da dakar; cansa menos em longas distancias, autonomia de combustível maior, mais estável nas curvas, tecnologia mais avançada em segurança. Ainda estou em Lua de mel, não deu pra encontrar defeitos, nem os tais grilos ouvi. Os 200cv são suficientes, acabei de sair dos 165cv e cambio 4 marchas, talvez em algum outro momento sinta necessidade de upgrade, mas por ora esta ótimo. Abraço!
Mas ahhh!
Bem-vindo meu querido.
Coloca as fotos da viatura.
Já sei que vai fazer um par de vasos com a do Enasor.
Mesmo côr e ano do modelo.
Coloca também o preço da revisão e itens trocados, para o pessoal ter idéia de custos.
Brinquedão!:concordo:
Bom dia, meu caro amigo Loreão
Primeiramente, peço-lhe mil desculpas por não ter respondido seu email ... Tive problemas com meu computador e acabei não tendo possibilidades de acessar a minha caixa postal particular ...
Parabéns pela excelente aquisição ... Com certeza, terás só alegria com esse veículo ... Diante do que você já deve ter lido aqui neste tópico e, mais ainda, diante dos conselhos que já tivestes do amigo Glaicon, acho desnecessário mais delongas aqui, pois tudo que eu falar é “chover no molhado” ...
Desejo-lhe muuuuuuita felicidade e boa sorte com sua nave.
Forte abraço.
Caros amigos Glaicon e Enasor, segue fotos da viatura. Abraço!
Senhores, depois de muito meditar e ouvir conselhos, resolvi migrar para o diesel S10.
Ontem fiz a limpeza do tanque.
Encontrada somente sujeira no fundo do mesmo, facilmente removível.
Nada de borra ou coisas mais graves.
Reposto o tanque no lugar, foram devolvidos uns cinco litros de S500, que estavam separados num galão.
A viatura não mantinha a lenta e apagava.
Sinal que o pescador não capta diesel lá da parte mais baixa do tanque, evitando sugar dita sujeira.
Gostei desta informação.
Foram comprados mais 10 litros de diesel, e o motor já ficou redondo.
Custo de meros R$ 200,00.
Rodar uns três ou quatro tanques e trocar o filtro de combustível.
Assim, se alguma eventual craca se soltar das mangueiras, já ficará retida no mesmo.
Aproveitei e troquei o filtro de ar.
No próximo sábado já pegarei a estrada.
Lotar o tanque com diesel de rodovia, em posto de extrema confiança, e fazer algumas medições.
Seguem algumas fotos, destacando a sujeira no dedo do mecânico e postada sobre o tanque, para poder fotografar.:concordo:
... resolvi migrar para o diesel S10.
...
Aleluia!!!!! ... Até que enfim, hein, meu caro amigo???!!! ... Rsrsrs ... Já devias ter feito isso há muito tempo!!! ... Seu veículo é common rail, razão pela qual o diesel S10 pode ser utilizado sem nenhuma preocupação ... Lembro-me de ter lhe sugerido isso várias vezes ... Tenho conhecimento de vários casos dessa migração sem acarretar problema nenhum na viatura ... muito pelo contrário ... E essa limpeza prévia aí do tanque é muitíssimo recomendada, exatamente como você fez ... daqui pra frente, só uma sugestão: Algumas pequenas incrustações, mesmo com essa limpeza, podem ficam retidas nas paredes do tanque em locais de difícil visualização e acesso para serem retiradas ... O diesel S10 tem um efeito detergente muito forte ... Segundo palavras da própria Petrobrás no Manual do S10 "mal comparando, é como se ele fosse um querosene" ... então, ele dilui essas pequenas incrustações em partículas muito finas, as quais, atravessam as malhas do filtro de combustível, mas ficam retidas ali por algum tempo, antes de serem carreadas para o sistema de injeção, podendo entupir bicos, etc. ... Então, fica a sugestão para que nesse início de transição do S500 para o S10 você proceda a trocas do filtro de combustível mais amiúde que antes ... Agora, sim, seu veículo está renovado e com "sangue" novo ... menos carbonização no sistema de admissão (EGR e coletor de admissão), menos sujeira no escapamento, etc. ... Forte abraço e boa sorte com esse novo combustível que, sem dúvida, é superior ao anterior ...
E.T.:
Só falta, agora, você trocar o sensor MAP, viu? ... Rsrsrs ... É aquele sensor ligado ao coletor de admissão através de uma mangueirinha (que muitas vezes, em razão do longo tempo de uso também pode estar rasgada, entupida, etc. ... essa informação é para os mais inexperientes) ... Na próxima viagem (quando ocorrem mudanças de pressão atmosférica) pode ser que ele provoque aquele acendimento da luz da injeção e/ou da luz "asc-off" (principalmente dessa última) ... Isso é normal acontecer em viagens quando o sensor MAP está ficando "baleado" em razão de falhas de comunicação passadas por ele à central eletrônica ...
Aleluia!!!!! ... Até que enfim, hein, meu caro amigo???!!! ... Rsrsrs ... Já devias ter feito isso há muito tempo!!! ... Seu veículo é common rail, razão pela qual o diesel S10 pode ser utilizado sem nenhuma preocupação ... Lembro-me de ter lhe sugerido isso várias vezes.
Só falta, agora, você trocar o sensor MAP, viu?
Lembro das tuas recomendações, claro.
Mas, como sou um defensor do enxofre (:mrgreen:), preferi seguir no modo mais tradicional.
Todavia, meu amigo Rodrigo, que tem postos, foi categórico em falar dos maiores cuidados com o S10.
Falou até dos resíduos que ficam nos filtros de prensa, aqueles que ficam ao lado das bombas de combustível.
Disse que elementos filtrantes do S500 ficam melosos, com aspecto bem estranho, exigindo seguidas trocas dos refis.
Já o S10 se mostra intacto, fazendo trocas pela questão do tempo exigido pelo manual técnico de manutenção das bombas e agregados.
Dei-me por vencido e convencido!
Quanto ao sensor MAF, tudo certo.
Fazer algumas verificações de consumo, agora que o pulmão da viatura está limpo.:concordo:
Darth Le
24/08/2019, 11:10
Prezados, bom dia!!!
Estou acompanhando o grupo e li boa parte das mensagens, dúvidas que tb eram as minhas e aventuras.
Vi uma Full na rua e fui pesquisar mais sobre o carro. Me apaixonei.
Em um futuro próximo devo adquirir uma usadinha... 2008 pra cima... Devido ao preço.. diesel...
Por favor, me incluam no grupo do WhatsApp 11 9 7139 8581
Minha dúvida é sobre o seguro, como vocês estão fazendo com os carros que tem mais de 10 anos de uso?
Abraços
PS: depois de ver e pesquisar sobre o carro, praticamente todos os dias me deparo com uma no meu caminho... Hehehehehe... Tentação
[QUOTE=Darth Le;2512773
Minha dúvida é sobre o seguro, como vocês estão fazendo com os carros que tem mais de 10 anos de uso?[/QUOTE]
Eu tenho uma Full 2008.
Migrei o seguro de uma SW4 para ela em 2016, quando a comprei.
De lá para cá algumas seguradoras colocaram restrição na renovação da apólice.
A própria segura que tinha a apólice vigente, como forma de tornar a renovação desinteressante, passou a franquia de R$ 1.900,00 para R$ 6.000,00.
Meu corretor conseguiu migrar para a Tokio Marine, pagando R$ 2.887,00, na apólice, com franquia de R$ 2.082,00.
Preço para apólice completa (danos materiais, corporais e morais).
Achei honesto.:concordo:
Rodar uns três ou quatro tanques e trocar o filtro de combustível.
Assim, se alguma eventual craca se soltar das mangueiras, já ficará retida no mesmo.
No próximo sábado já pegarei a estrada.
Então, senhores.
Não precisei rodar nem 50 Km's com o S10 que, coincidência ou não, já acendeu a luz de verificação do motor.
Ou seja, o sensor do filtro de combustível já apitou!
E isto que eu estava a caminho do posto, para encher o tanque e seguir minha pequena viagem.
Bom, sabendo que deve realmente ser só o filtro, enchi o tanque com S10 e peguei a estrada.
Tudo certo.
Viatura rodando normalmente em percurso de 240 Km's.
Logo mais, fazer o retorno.
Esse filtro rodou uns 11.000 Km's.
Pegou pela viagem a Mendoza diesel S10, S500 e, S1500, misturando tudo no tanque.
Será que já estava saturado e coincidiu de acender a luz agora?:semideia
... á acendeu a luz de verificação do motor.
... seguir minha pequena viagem.
...
Bom dia, meu caro amigo Glaicon ... Fique de olho, principalmente nas viagens, onde há mudança de pressão ... Se nessas viagens ficar acendendo luzes, principalmente a "asc-off" e, ainda, desabilitar o piloto automático, por certo, conforme já comentei, será o sensor MAP ... Torcendo para que não seja ele, mas, sim, conforme você citou, uma simples saturação do filtro de combustível ... Forte abraço e boa viagem ...
Bom dia, meu caro amigo Glaicon ... Fique de olho, principalmente nas viagens, onde há mudança de pressão ... Se nessas viagens ficar acendendo luzes, principalmente a "asc-off" e, ainda, desabilitar o piloto automático, por certo, conforme já comentei, será o sensor MAP ... Torcendo para que não seja ele, mas, sim, conforme você citou, uma simples saturação do filtro de combustível ... Forte abraço e boa viagem ...
De ASC OFF eu entendo!:mrgreen:
Mas não, não foi ele.
Retorno de ontem feito na mesma tranquilidade.
Logo que possível, trocar o filtro e ressetar o erro no painel.:concordo:
Darth Le
26/08/2019, 09:36
Eu tenho uma Full 2008.
Migrei o seguro de uma SW4 para ela em 2016, quando a comprei.
De lá para cá algumas seguradoras colocaram restrição na renovação da apólice.
A própria segura que tinha a apólice vigente, como forma de tornar a renovação desinteressante, passou a franquia de R$ 1.900,00 para R$ 6.000,00.
Meu corretor conseguiu migrar para a Tokio Marine, pagando R$ 2.887,00, na apólice, com franquia de R$ 2.082,00.
Preço para apólice completa (danos materiais, corporais e morais).
Achei honesto.:concordo:
Vlw Glaicon...
Vc paga um ótimo preço de seguro...
Eu especulando aqui em SP não consegui nada ainda...
Abraço
Vlw Glaicon...
Vc paga um ótimo preço de seguro...
Eu especulando aqui em SP não consegui nada ainda...
Abraço
É o perfil.
Diferença de endereço e, principalmente, idade!:mrgreen:
mas, sim, conforme você citou, uma simples saturação do filtro de combustível.
Filtro novo comprado ontem na concessionária. R$ 105,00.
Fazer a troca agora no começo da manhã.
Ao meio dia saio em pequena viagem de Trabalho.
Trecho de 240 Km´s em cada sentido.
Vamos ver o consumo.:pipoca:
Filtro novo comprado ontem na concessionária. R$ 105,00.
Fazer a troca agora no começo da manhã.
Ao meio dia saio em pequena viagem de Trabalho.
Vamos ver o consumo.:pipoca:
Fui e voltei.
Viagem com muito movimento na área de duplicação de rodovia, na região de Blumenau.
Média de 11,7 Km/l.
Melhorou!
Não como era antes de colocar pneus AT, mas já deu uma melhorada.
Seguir observando a viatura.:concordo:
...
...
Fui e voltei.
...
Média de 11,7 Km/l.
...
Bom dia ... Média boa ... Parabéns ... Vai nos mantendo informados da perfomance da viatura, agora, com o novo combustível diesel S10 ... Abs.
E.T.:
Para aqueles que ainda não sabem, a viatura do amigo Glaicon é uma Pajero Full HPE 5D 2008 Diesel, com aproximadamente 230.000 kms (é isto né, Glaicon?), e que até há poucos dias atrás estava rodando com o diesel S500 ... Lembrando de um detalhe importante: Foi efetuada uma limpeza prévia do tanque e sua linha antes da migração para o S10 ... colocado, também, filtro de combustível novo ... Lembrando, também: Antes dessa migração, o amigo efetuou uma limpeza do sistema de admissão da viatura por conta do grande acúmulo de sujeira na válvula da EGR e suas conexões, incluindo o intercooler ... viatura renovada ... "pulmão, estômago, rins" ... tudo limpinho agora ... e com "sangue" novo ... é rodar mais 230.000 kms com tranquilidade ...
Pajero Full HPE 5D 2008 Diesel, com aproximadamente 230.000 kms (é isto né, Glaicon?)
231.000
Aumentou!:mrgreen:
Caros, é excelente esse nosso espaço.
Estou precisando trocar o regulador de pressão da bomba injetora (Pajero Full, 2008). Algum colega já passou por essa situação e poderia me informar onde encontrar a peça?
Abraços
FTJunior
01/09/2019, 04:44
Senhores, bom dia!
Seguem algumas observações que aconteceram ao longo do último ano.
Instalei o filtro da Purifilt e realmente o danado é bom mesmo o que vale o investimento. Não tem segredos e nem nada de mais, bastando olhar a potência de veÃ*culo e a correspondente em cada modelo de filtro. A instalação é simples e nem precisa ficar aquelas mangueiras passando por cima do motor como já vi alguns. Depois até mando as fotos se quiserem.
Ano passado fiz o remapeamento da injeção buscando melhorar o rendimento e o desempenho do veÃ*culo, o mesmo estava conseguindo fazer em torno de 11km/l e hoje chega a 13,5km/l, tem uma resposta muito melhor de retomada e de aceleração o que torna mais prazerosa a direção. É outro carro depois de ter feito isso, valeu cada centavo.
Junto com o remapeamento, ou melhor dizendo quando chipei o carro, foi realizado o isolamento eletrônico da EGR (inserido um comando na programação dela para não abrir mais) e até hoje não tive problemas com nada relativo a isso. Uma vez acusou erro mas foi porque o mecânico esqueceu de reconectar o mangueirinha do sensor MAP, na troca do filtro e com isso troquei de mecânico.
Ano passado realizei a limpeza da EGR, e agora em outubro ou novembro vou fazer uma limpeza novamente no tanque e sistema de alimentação, vou pedir para dar uma olhada na EGR e ver o que aconteceu depois do isolamento.
Esse mecânico novo resolveu o grilo da porta traseira, mudou o ajuste do encaixe da fechadura, ela bate mais seco ao fechar mas não trepida mais.
Em relação ao combustÃ*vel, até tentei mudar para o S-10, mas não deu certo o consumo piorou muito caiu para menos de 10km/l e isso pra mim não é viável em uso rodoviário. Chegando a apresentar falha no motor, literalmente perdendo potência e força, mas uma simples limpeza com um produto especÃ*fico resolveu o que indica que provavelmente foi bico. Uma vez que sempre usei pré-filtro o que elimina a possibilidade de ter sido sujeira.
Continuo usando o S-500 e assim alerto para os que usam S-10 para terem muito cuidado com a questão de lubrificação dos bicos e sempre usarem aditivo, para não terem surpresas.
Reforço mais uma vez o uso do aditivo, uma vez que deixo o carro parado frequentemente por 15 dias e nunca tive problemas com isso, sempre retiro o polo negativo da bateria e nunca apresentou falhas. registrando que tenho feito uma média mensal de 1.500 a 1.800 km em 2019 até agora, ano passado me empolguei um pouco e rodei muito.
A viatura em questão está com 192.000 km, sendo que comigo rodou 40.000 do ano passado (desde junho) até hoje.
Por ora é isso, um abraço a todos!
Vinícius Mamede
07/09/2019, 06:09
Bom dia pessoal..
Esposa grávida do terceiro filho que está me trazendo alegria e a desculpa para trocar de carro. Vou sair de uma CRV 2008 e se Deus quiser entrar em uma Pajero Full com seus 7 lugares que desejo há anos. Podem me ajudar com dicas e me adicionando nos grupos de whatsapp por favor?
Muito obrigado.
Um abraço à todos
12 982370268
Vinícius de Pindamonhangaba
Bom dia pessoal..
Esposa grávida do terceiro filho que está me trazendo alegria e a desculpa para trocar de carro. Vou sair de uma CRV 2008 e se Deus quiser entrar em uma Pajero Full com seus 7 lugares que desejo há anos. Podem me ajudar com dicas e me adicionando nos grupos de whatsapp por favor?
Muito obrigado.
Um abraço à todos
12 982370268
Vinícius de Pindamonhangaba
Vinícius, parabéns pela filharada e pela escolha da nova viatura!
As crianças amarão a terceira fileira de bancos.:concordo:
Salustiano Carlos
10/09/2019, 21:05
Desejo ao novo herdeiro e toda família saúde e paz meu irmão!!
Salustiano Carlos
10/09/2019, 21:20
Boa noite!! Alguém pode me informar onde consigo a tabela de manutenção da Pajero Full 2008?
FABRICIO PADOVANI
12/09/2019, 11:55
Bom dia amigos,
Gostaria de indicações para pastilhas de freios dianteiras e traseiras para a Pajero Full 2017 Diesel 7 lugares.
Grato,
Fabricio Padovani
Bom dia amigos,
Gostaria de indicações para pastilhas de freios dianteiras e traseiras para a Pajero Full 2017 Diesel 7 lugares.
Grato,
Fabricio Padovani
Prezado amigo Fabricio ... Bom dia.
As pastilhas de freio da minha viatura (Full 2013/2014) são iguais às da sua ...
Relativamente às traseiras ... Utilizei as oferecidas pela css Mit ... Paguei R$ 520,27, em janeiro/2017 ... Um absurdo, além de não saber de qual fabricante são, pois, a Mitsubishi não revela ...
Relativamente às dianteiras ... Na época que troquei a css queria mais de mil reais ... Preferi optar por comprar no mercado fora das css ... Optei pela Fras-le ... PD/528 sistema Sumitomo ... Medidas: Comprimento 134,4mm - Largura 77,1mm - Espessura 17mm ... Estou muito satisfeito ... Já rodando há quase 3.000 kms, sem quaisquer problemas (barulho, etc) ...
Forte abraço e boa sorte.
E.T.:
Agora, através do "PeçaFacil" você pode encontrar as pastilhas a preços mais acessíveis nas css Mit. Segue o "link" ... Mas, lembrando: Eles não revelam o fabricante ...
https://www.mitsubishimotors.com.br/portal/pecafacil/PAJEROFULL.pdf
FTJunior
14/09/2019, 13:54
Bom dia!
Substitui as pastilhas de freio dianteiras e traseiras por pastilhas da COBREQ e não tenho o que reclamar, até hj funcionam muito bem e já tem uns 30.000km que já rodo com elas.
inclusive são as mesmas que vão na SW4 pelo catalogo do fabricante.
E o preço é muito mais em conta.
EmersonDias
16/09/2019, 16:17
Boa tarde amigos. Estou de volta ao Fórum. Desta vez, bastante interessado em voltar para o mundo offroad de Pajero Full HPE Diesel 5p. Penso em uma 2011, e acredito que dentro de alguns poucos meses estarei com ela. Já tive Vitara, L200 e Tracker. Por ora, estou acompanhando as postagens de vocês, para não ser redundante nos questionamentos sobre o que mais observar ao adquirir esse veículo. De toda forma, se houver algumas considerações a serem feitas e os amigos puderem me ajudar, eu agradeço bastante.
emarquesc
18/09/2019, 11:29
Olá amigos, já faço parte do forum a algum tempo, porem estou querendo trocar a minha Sport por uma Full. Muito útil as informações que encontrei aqui. Parabens a todos. Deus abençoe a cada um de vocês.
emarquesc
18/09/2019, 11:52
Por favor, me coloquem no grupo do WhatsApp (83)99993-7171. Obrigado.
JulioElias
04/10/2019, 17:21
Prezados amigos,
Minha pajero full 2006 HPE diesel, recentemente após ligar o veículo algumas vezes não desliga o luz do painel SRS. A luz no painel fica ligando intermitente durante o percurso.
Por gentileza, caso alguém possa ajudar com alguma informação, agradeço antecipadamente.
Saudações,
Júlio.
Prezados amigos,
Minha pajero full 2006 HPE diesel, recentemente após ligar o veículo algumas vezes não desliga o luz do painel SRS. A luz no painel fica ligando intermitente durante o percurso.
Por gentileza, caso alguém possa ajudar com alguma informação, agradeço antecipadamente.
Saudações,
Júlio.
Apesar de serem viaturas diferentes, achei isto de resposta.
https://www.4x4brasil.com.br/forum/mitsubishi/173654-luz-srs-acesa-pajero-sport-hpe-2-5-2008-a.html
Leosanches
06/10/2019, 22:55
Boa noite galera ,tenho uma Full 2012 ,está balançando a traseira. Olhando no retrovisor dá pra ver a roda traseira como se estivesse torta , tirei ela pra conferir colocou no aparelho de balancear e não está torta
FTJunior
15/10/2019, 19:04
Senhores boa noite!
O tanque da minha viatura esta em estado lastimável, acho que o mecânico anterior nem avaliou direito quando comprei o carro ano passado e com esse novo mecânico a história foi diferente o casso é que terei que trocar o tanque andei pesquisando e achei um de plástico (porém sem o quebra ondas e ainda por cima com capacidade menor - 72lts) ou de inox que tem um valor salgado (4.300) mais 830 do bocal (ainda tem que isolar o contato do inox com a carroceria do carro senão forma pilha galvânica). Alguém sabe de mais alguma opção eu não consegui achar ninguém que faça o revestimento desse tanque.
Sds.
FTJunior
15/10/2019, 19:13
Complementando a informação anterior:
Só não tive problemas maiores porque coloquei o filtro da Purifilt, o que evitou danos a bomba e aos bicos injetores.
Complementando a informação anterior:
Só não tive problemas maiores porque coloquei o filtro da Purifilt, o que evitou danos a bomba e aos bicos injetores.
A limpeza do tanque não resolve?
O problema é ferrugem?
FTJunior
16/10/2019, 17:26
Meu caro!
Infelizmente não, a ferrugem tomou conta está bem judiado e olhe que usei aditivo pra ajudar.
Mas como viajo e ele fica 15 dias parado isso deve ter contribuído.
ELSON CARDOSO
19/10/2019, 23:50
Boa noite. Estou em MG. Tenho uma Pajero Full 2005 e a BI deu pau. Me indicaram o pessoal de Campinas, e me deram um orçamento de 15000. Existe outro lugar que arrume esta bomba?
E existe algum grupo de watszap? Me adicionem 31-984690929
Senhores, atualizando informações e corrigindo erros.
Na verdade, a peça que foi retirada e limpa pelo mecânico no primeiro dia de viagem, foi a válvula EGR.
Eu confundi o nome das peças (puro desconhecimento mesmo).
O sensor MAF está lugar, não foi mexido e está funcionando.
A pequena mangueira que vai até o sensor, sim, estava entupida, desativando o controle de tração e gerando as demais consequências.
Foi passado o scanner e continua acusando só a falha do MAF.
Ele voltará a funcionar após a limpeza do sistema.
As peças já foram para banho químico.
Concluo que o aumento do consumo da viatura não tenha acontecido só por causa da troca dos pneus em maio do ano passado, passando de HT para AT.
É provável que a diminuição da entrada adequada de ar tenha contribuído para isto.
Acredito que após a limpeza ela tenha uma melhora na autonomia.
Tomara!
Seguem umas fotos da lateral do cabeçote, depois da retirada do coletor.
Vejam o resíduo acumulado.
Não são as galáxias, mas é um monte de buraco negro.:mrgreen:
O mecânico disse que se eu rodasse mais em trânsito urbano este problema já teria acontecido com metade da Km atual, que hoje está nos 230.000 Km´s.
Orçamento prévio de R$ 1.580,00.
Destes, R$ 1.200,00 só de mão de obra.
Tristeza!:?
Bom, senhores, passados três meses desde a limpeza total do sistema de admissão e reaproveitamento dos gases, posso dizer que o fato melhor percebido foi a eliminação das fuligens dispersadas pelo cano de descarga da viatura.
O piso da garagem está todo marcado com os respingos pretos que saíam quando virava o motor.
Agora isto não acontece mais.
Quanto ao consumo, não consegui avaliar, pois ainda não fiz uma viagem decente para poder medir.
Mas, em 15 de novembro subiremos para Maringá (740 Km´s), cujo percurso já é bem conhecido pela viatura, podendo comparar com segurança a melhora ou não na autonomia.
Vamos aguardar!:safari-rig:
... três meses desde a limpeza total do sistema de admissão e reaproveitamento dos gases, posso dizer que o fato melhor percebido foi a eliminação das fuligens dispersadas pelo cano de descarga da viatura.
O piso da garagem está todo marcado com os respingos pretos que saíam quando virava o motor.
Agora isto não acontece mais ...
Bom dia, meu caro Glaicon
Pelo jeito, não estás com saudades do S-500 ... Só lembranças ... Rsrsrs ...
Forte abraço.
Boa noite! 2mil km com a Full, so alegria!Coloquei pneus novos Pneu Goodyear Aro 20 EfficientGrip SUV 265/50R20 107V, ja rodei 1500 km, achei macios, preço mais em conta que o pirelli original. Algum dos colegas tem experiencia com esse pneu? durabilidade? outro detalhe que fiquei na dúvida, foi qto a calibração, 32, 33 libras?. Estava usando 32 libras bem confortavel, 2 pessoas, sem carga; No ultimo fim de semana, coloquei 35, rodei 350 km, br 101, carro virou um foguete, gostei muito, mas será que da p deixar em 35 libras, 2 pessoas?
Bom dia, meu caro Glaicon
Pelo jeito, não estás com saudades do S-500 ... Só lembranças ... Rsrsrs ...
Forte abraço.
O que é S500?:mrgreen:
Boa noite! 2mil km com a Full, so alegria!Coloquei pneus novos Pneu Goodyear Aro 20 EfficientGrip SUV 265/50R20 107V, ja rodei 1500 km, achei macios, preço mais em conta que o pirelli original. Algum dos colegas tem experiencia com esse pneu? durabilidade? outro detalhe que fiquei na dúvida, foi qto a calibração, 32, 33 libras?. Estava usando 32 libras bem confortavel, 2 pessoas, sem carga; No ultimo fim de semana, coloquei 35, rodei 350 km, br 101, carro virou um foguete, gostei muito, mas será que da p deixar em 35 libras, 2 pessoas?
Os pneus na minha viatura são aro 18, mas utilizo 40 libras.
Deixam os mesmos mais firmes.
Claro que no aro 20 eles têm os ombros menores, copiando mais as irregularidades do asfalto.
Não sei se os ruídos chegariam a incomodar no seu caso.
Faça um teste com esta pressão e avalie.:concordo:
O que é S500?:mrgreen:
Kkkkkkkkk ...
... SUV 265/50R20 107V ... fiquei na dúvida, foi qto a calibração, 32, 33 libras? ... será que da p deixar em 35 libras, 2 pessoas?
265/50 R20 STR 107V - Pirelli ... Antes, a proprietária anterior utilizava 29 e 32, mas, os pneus desgastaram-se nas bordas ... Já há uns bons anos, uso urbano, utilizo 32 libras na frente e 35 libras atrás, para uma ou duas pessoas a bordo ... Tanque sempre cheio ... Agora, o desgaste é mais uniforme ... Satisfeito ... Em viagens (4 pessoas a bordo e muita bagagem) utilizo 33/36 variando até 35/38, dependendo da "buraqueira" que estiver esperando encontrar pela frente ... Também satisfeito ... Lembro-me de uma vez, numa das viagens, ter passado num buraco enorme na pista que provocou um enorme tranco, inclusive, até com a soltura de uma peça interna de plástico do sistema do ar condicionado que caiu aos meus pés ... Os pneus dianteiros aguentaram bem o tranco ... não danificou roda, nem nada ...
Os pneus na minha viatura são aro 18, mas utilizo 40 libras.
Deixam os mesmos mais firmes.
Claro que no aro 20 eles têm os ombros menores, copiando mais as irregularidades do asfalto.
Não sei se os ruídos chegariam a incomodar no seu caso.
Faça um teste com esta pressão e avalie.:concordo:
Olá Glaicon, muito obrigado!
265/50 R20 STR 107V - Pirelli ... Antes, a proprietária anterior utilizava 29 e 32, mas, os pneus desgastaram-se nas bordas ... Já há uns bons anos, uso urbano, utilizo 32 libras na frente e 35 libras atrás, para uma ou duas pessoas a bordo ... Tanque sempre cheio ... Agora, o desgaste é mais uniforme ... Satisfeito ... Em viagens (4 pessoas a bordo e muita bagagem) utilizo 33/36 variando até 35/38, dependendo da "buraqueira" que estiver esperando encontrar pela frente ... Também satisfeito ... Lembro-me de uma vez, numa das viagens, ter passado num buraco enorme na pista que provocou um enorme tranco, inclusive, até com a soltura de uma peça interna de plástico do sistema do ar condicionado que caiu aos meus pés ... Os pneus dianteiros aguentaram bem o tranco ... não danificou roda, nem nada ...
Muito Obrigado Enasor! Agora outra dúvida; na dianteria usa menos calibragem que na traseira? mas o peso maior não e dianteiro? Desculpe a ignorância!
Pneu Goodyear Aro 20 EfficientGrip SUV 265/50R20 107V,
durabilidade?
Achei a informação.
Ele tem índice tradeware 440.
Comparando com outros pneus, é durabilidade mediana.
Eu utilizo o Kumho AT KL 61, que tem tradeware 640.
É uma diferença significativa.
Todavia, o seu pneu tem índice de velocidade até 240 Km/h, o que exige maior desgaste de borracha para cumprir com as funções de tração e grip mais eficientes.
Já o meu tem índice de até 190 Km/h, e é mais barulhento, pois é versão AT.
Enfim, não te deixará pobre, mas exigirá trocas a cada 30/35.000 Km´s.:concordo:
... dúvida; na dianteria usa menos calibragem que na traseira? mas o peso maior não e dianteiro? ...
Prezado amigo Loreão ... Bom dia.
Colocastes uma dúvida interessante ... Com certeza tem uma explicação técnica (que desconheço) para o manual preconizar uma calibragem maior nos pneus traseiros que nos dianteiros em nossas Fulls ... De qualquer forma, vai aqui o "achômetro" de um leigo, mero proprietário, como você ... Então, fica a provocação para que apareça algum colega para nos dar uma explicação técnica bem mais razoável que essa minha, fazendo as devidas correções para nosso aprendizado ...
Vamos lá ...
Em princípio as rodas dianteiras suportam um esforço maior quando estamos desacelerando pisando no freio, mas, em condições normais de condução, acredito serem relevantes os seguintes fatores:
- Estando o veículo em movimento e acelerado (que é o mais usual, principalmente em viagens), e considerando que normalmente utilizamos o veículo no modo 4x2, e sendo tração traseira, nessas circunstâncias um peso maior é deslocado para a traseira, de forma que isso contribui para ir um esforço maior para a traseira, consequentemente, para os pneus traseiros.
- Tanque de combustível tem seu centro de gravidade mais perto da traseira e, ainda, considerando que o recomendável é andar com o mesmo sempre cheio (até mesmo por causa do risco de enferrujamento tendo em vista que o mesmo é metálico), e estando o veículo em movimento e acelerado, uma boa parte desse peso será, também, deslocada para a traseira, também contribuindo para submeter os pneus traseiros a um maior esforço.
Forte abraço ao amigo, e desculpe-me pelo "chute" ... Rsrsrs ...
E.T.:
O Glaicon é um estudioso nesse assunto de pneus ... Quem sabe ele possa nos dar uma ideia ...
Achei a informação.
Ele tem índice tradeware 440.
Comparando com outros pneus, é durabilidade mediana.
Eu utilizo o Kumho AT KL 61, que tem tradeware 640.
É uma diferença significativa.
Todavia, o seu pneu tem índice de velocidade até 240 Km/h, o que exige maior desgaste de borracha para cumprir com as funções de tração e grip mais eficientes.
Já o meu tem índice de até 190 Km/h, e é mais barulhento, pois é versão AT.
Enfim, não te deixará pobre, mas exigirá trocas a cada 30/35.000 Km´s.:concordo:
Obrigado Glaicon! Agora fico mais tranquilo, posso chegar aos 240km/h com segurança, hahahaha! Grande abraço amigo!
Prezado amigo Loreão ... Bom dia.
Colocastes uma dúvida interessante ... Com certeza tem uma explicação técnica (que desconheço) para o manual preconizar uma calibragem maior nos pneus traseiros que nos dianteiros em nossas Fulls ... De qualquer forma, vai aqui o "achômetro" de um leigo, mero proprietário, como você ... Então, fica a provocação para que apareça algum colega para nos dar uma explicação técnica bem mais razoável que essa minha, fazendo as devidas correções para nosso aprendizado ...
Vamos lá ...
Em princípio as rodas dianteiras suportam um esforço maior quando estamos desacelerando pisando no freio, mas, em condições normais de condução, acredito serem relevantes os seguintes fatores:
- Estando o veículo em movimento e acelerado (que é o mais usual, principalmente em viagens), e considerando que normalmente utilizamos o veículo no modo 4x2, e sendo tração traseira, nessas circunstâncias um peso maior é deslocado para a traseira, de forma que isso contribui para ir um esforço maior para a traseira, consequentemente, para os pneus traseiros.
- Tanque de combustível tem seu centro de gravidade mais perto da traseira e, ainda, considerando que o recomendável é andar com o mesmo sempre cheio (até mesmo por causa do risco de enferrujamento tendo em vista que o mesmo é metálico), e estando o veículo em movimento e acelerado, uma boa parte desse peso será, também, deslocada para a traseira, também contribuindo para submeter os pneus traseiros a um maior esforço.
Forte abraço ao amigo, e desculpe-me pelo "chute" ... Rsrsrs ...
E.T.:
O Glaicon é um estudioso nesse assunto de pneus ... Quem sabe ele possa nos dar uma ideia ...
Obrigado Enasor pela explanação! Certamente terá um motivo, acredito que tenham chegado a este valor de calibragem após sucessivos testes; entretanto há marcas variadas e cada pneu com suas especificações, provavelmente a montadora não vai testar tudo. Há 1 semana, entrou um prego no pneu traseiro, fui numa borracharia, cidadão experiente, 30 anos de profissão, disse o seguinte: a fabricante do automóvel entende do carro, mas quem entende de pneu e fabricante do pneu. Óbvio!
Paulão da Regulagem
25/10/2019, 17:58
Caro Fbsafadi,
Eu localizei os códigos das peças no site da partsouq colocando o chassi do carro, e já fui com os códigos anotados para o site da megazip.net.
sabe me dizer se Megazip é bom e confiavel? É dos EUA?
Tens toda razão!
Veja o meu caso: depois de rodados aproximados 25.000 Km´s desde a troca dos pneus, até agora sem rodízio, percebi que os pneus traseiros estão mais desgastados.
Tem muita borracha ainda nos quatro, mas é perceptível a diferença.
Ou seja, desgasta mais na traseira em condições de estrada.
Além disto, tem a carga útil do porta-malas, exigindo maior calibragem.:concordo:
:semideia:semideia:semideia:semideia
Obrigado Glaicon! Agora fico mais tranquilo, posso chegar aos 240km/h com segurança, hahahaha! Grande abraço amigo!
Tá, tudo bem.
Mas, nas curvas, apenas por cautela, baixe para 210 Km/h.
Só para não dar aquele jogo de suspensão e rolar de carroceria, que costuma desagradar os passageiros.:mrgreen:
Adelino Coletto
26/10/2019, 19:47
Ola, pessoal!
Possuo uma Pajero full 3.2, 2014/2014. Nos últimos dias tenho notado que dos defletores do ar condicionado tem exalado um odor forte, acido, irritante para o nariz, e olhos. Fui ao especialista em ar condicionado automotivo, e ele me aconselhou antes de mais nada que fosse à concessionaria para verificar se algum produto lubrificante estaria contaminando o ar. Porque aquele odor nunca tinha sentido em todos os carros que eu tive. Mas se ligar o ar frio, o odor, desaparece. Quando ligo so o ventilador, o ar vem com aquele cheiro, e aos poucos vai diminuído. Mas fica impregnando o ambiente interior da Full.Alguém já teve uma situação parecida? Porque se for bandeja suja, vocês sabem, abre toda a "buchada" da coitada, e a guaiaca fica murcha.....rsrsr
grande abraco gente Boa!
Ola, pessoal!
Possuo uma Pajero full 3.2, 2014/2014. Nos últimos dias tenho notado que dos defletores do ar condicionado tem exalado um odor forte, acido, irritante para o nariz, e olhos. Fui ao especialista em ar condicionado automotivo, e ele me aconselhou antes de mais nada que fosse à concessionaria para verificar se algum produto lubrificante estaria contaminando o ar. Porque aquele odor nunca tinha sentido em todos os carros que eu tive. Mas se ligar o ar frio, o odor, desaparece. Quando ligo so o ventilador, o ar vem com aquele cheiro, e aos poucos vai diminuído. Mas fica impregnando o ambiente interior da Full.Alguém já teve uma situação parecida? Porque se for bandeja suja, vocês sabem, abre toda a "buchada" da coitada, e a guaiaca fica murcha.....rsrsr
grande abraco gente Boa!
Grande Adelino ... Bom dia
Faz assim ... Ande com sua Pajero Full durante um bom tempo no ar condicionado, frio, com ele na temperatura que normalmente lhe agrade ... Depois disso, quando chegares no seu destino final, desligue o ar frio, deixando apenas no modo de ventilação no máximo e com a temperatura também no máximo (32 graus Celsius) ... Veja imagem, anexa ... Com o veículo ligado e parado, deixe funcionando assim por uns 5 minutos ... Isso se chama “choque térmico” e, por certo, os microorganismos que provocam esse mau cheiro irão sucumbir ... Faça isso toda vez que circulares com o veículo ... Depois de algum tempo, verás que esse mau cheiro sumirá ... Feito isso, para não voltar o mau cheiro, adquiras o hábito de, toda vez que estiveres nas proximidades de seu destino final, desligue o ar condicionado e acabe de chegar apenas no modo de ventilação ... E, apenas de vez em quando, provoque um "choque térmico" da forma que relatei ...
Forte abraço.
Adelino Coletto
27/10/2019, 20:01
Obrigado Enasor. Farei isto. Grande abraço.
Pajero Full 3.2 Diesel 5P aut. 2014/2014.
Boa noite....
Faz algum tempo que quero comprar uma Full.... acho que agora vai!.
Estou com alvo nas Full 3.2 HPE 2011.
Quais são os itens que normalmente devem ter maior atenção?
Vi que km baixo é raro... a grande maioria é 200.000 pra cima. Algum atenção neste quesito ou é isto mesmo?
Encontrei uma com 164.000 e fiz um teste nela ontem. Algumas coisas me chamaram a atenção, principalmente um barulho de "TOC" bem alto que fazia na tração traseira....era nítido que isto acontecia quando tracionava ou folgava a tração.
Sei que teria que levar para ver isto.... mas alguém já teve este tipo de problema e saberia me dizer quais as prova¡veis causas?
Outra coisa que identifiquei foram os faróis amarelados. É normal para um carro deste ano?
Em comparação com uma que testei hoje.....a de ontem estava muito mais amarrada....alongava demais as marchas antes das trocas. O dono disse que não tem o hábito de usar Diesel S10.
A que testei hoje em Itu esta um pouco descuidada... com para-choques que precisam de uma tinta. Vi que ele tem um retoque na lateral traseira direita e no suporte do estepe... provavelmente levou uma encostada ali. Estado geral de lataria daria um 7 pra ela....nada que uma gariba não resolva.
O ponto forte desta ultima é a mecânica...só peças originais... revisões periódicas... etc.
É a segunda que dirijo....ela era muito forte... mandava o é e ela não arregava..retomadas bem consistentes.... mudou a impressão que eu tive com a de ontem.
Claro ... com relação à performance não dá para comparar com minha Outlander GT.... mas sei que são propostas diferentes.
Não sei se estou analisando os itens corretamente.... gostaria da ajuda da galera mais experiente.
Aliás... se alguém aqui da região de São Paulo tiver uma para venda até R$ 89.000,00 me chama em PVT.
Encontrei uma com 164.000 e fiz um teste nela ontem. Algumas coisas me chamaram a atenção, principalmente um barulho de "TOC" bem alto que fazia na tração traseira....era nítido que isto acontecia quando tracionava ou folgava a tração.
Sei que teria que levar para ver isto.... mas alguém já teve este tipo de problema e saberia me dizer quais as prova¡veis causas?
A minha tem esse barulho.
É um "TOC", certo?
Acontece só no trânsito urbano, quando estou devagar e tiro o pé do acelerador.
Já investiguei os suportes da caixa automática, mas não era essa a fonte do barulho.
Possível peças metálicas se encostando também foi descartado.
Já li aqui no fórum a solução dada por um usuário dizendo que "deu um reaperto nas homocinéticas traseiras."
Perguntei na oficina sobre isto e disseram não ser possível
Enfim, não achei o barulho e me acostumei.
Como em rodovia não gera o barulho, deixei de lado.
Boa sorte na sua compra.:concordo:
trilheiros13
01/11/2019, 14:17
Boa tarde!
Alguém sabe onde consigo o acabamento do rack do teto da pajero full 13/14, é a cantoneira traseira direita em preto vinilico.
Se alguém conhecer algum desmanche ou ferro-velho que possua essa peça e puder me ajudar.
Obrigado.
Se der me add no w.zap 19 997092672
Obrigado
Neto
Adelino Coletto
02/11/2019, 21:37
BoaNoite,
Fiz minha segunda revisão da full, e verifiquei que o nível do óleo do motor, ficava acima do limite máximo em quase 1 cm. Fui a concessionaria e relatei o fato, mas ele disseram que não tem problema. Eu fui à uma casa de troca de óleo especializada, e pedi pra retirar o excesso. Pode isso? Todo o manual, diz que excesso de óleo prejudica componentes do motor.
Vossas opiniões a respeito, serão benvindas.
Pajero fuul 3.2 diesel 2014.
AntonioDem
04/11/2019, 12:06
Boa tarde pessoal.
Sensacional o conteúdo, a qualidade dos comentários e o companherismo da turma aqui.
Parabéns a todos.
Após ler quase todas as 328 páginas decici fazer meu primeiro post.
O motivo: estou decidido a pegar uma Full 3D e, a não ser que me façam mudar de idéia, pensei em pegar uma 0KM.
Tenho uma TR4 Long Range desde zero (e não venderei nunca) e uma santa fé (a ideia é abrir mão dessa para pegar uma Full).
G
ostaria da opinião de vocês.
Obrigado e abraço a todos!
dbernardi
07/11/2019, 09:03
Senhores,
comprei minha ful 5p 12/13, porém não consigo rebater o bando traseiro do lado do passageiro, o duplo, o simples do lado do motorista rebate certinho, porém o outro não, pelas figuras do manual ele é possível de dobrar sim, porém não deve estar funcionando.
alguém sabe como arrumar ele?
dbernardi
07/11/2019, 09:05
Respondendo correto abaixo
dbernardi
07/11/2019, 09:07
Amigo, eu estava com o mesmo problema
é só tirar as rodas traseiras, suspendendo as duas, no centro da roda atrás de uma tampa tem um parafuso, esse parafuso deve ser apertado, fiz eu mesmo e já tem mais de 4 meses sem ruído.
Abraço
É um "TOC", certo?
Já investiguei os suportes da caixa automática, mas não era essa a fonte do barulho.
Já li aqui no fórum a solução dada por um usuário dizendo que "deu um reaperto nas homocinéticas traseiras."
dbernardi
07/11/2019, 09:16
Antonio,
Você pelo jeito gosta dos veículos a Gasolina/Flex, então compre e seja feliz.
Eu iria de Diesel, pois rodo muito e gosto do barulho do motor diesel, mas são preferências de cada um.
Boa tarde pessoal.
Sensacional o conteúdo, a qualidade dos comentários e o companherismo da turma aqui.
Parabéns a todos.
Após ler quase todas as 328 páginas decici fazer meu primeiro post.
O motivo: estou decidido a pegar uma Full 3D e, a não ser que me façam mudar de idéia, pensei em pegar uma 0KM.
Tenho uma TR4 Long Range desde zero (e não venderei nunca) e uma santa fé (a ideia é abrir mão dessa para pegar uma Full).
G
ostaria da opinião de vocês.
Obrigado e abraço a todos!
Amigos,
Agora foi! Pajero FULL comprada!!!....4 portas - 3.2 - 2011 - Preta.
Primeira impressão... chama demais a atenção por onde passa... é até estranho...rsrs.
Peguei de particular em um negócio que entrou a minha Outlander em um excelente preço.
Vou precisar fazer algumas coisinhas de para-choque, higienização interna, etc.... até esperado pois o carro não tinha gariba de revendas.
Na escolha pesou demais o quesito mecânico. O antigo dono dela abria mão de peças originais e manutenção em concessionária ... tem NF de tudo que foi feito a vida toda do carro.... nota 11 para a mecânica....
Já peguei estrada com ela.... o som da turbina é música para os ouvidos.
Não tem a mesma pegada da Outlander....mas são propostas diferentes.... Outlander GT 240CV era bem ignorante.
Feliz demais com a máquina....minha esposa então, que é a motorista oficial....esta amando.
Surpresa positiva com o Seguro.... R$ 2700,00 com franquia reduzida na Azul. No da Outlander (2010) paguei R$ 3.250,00 no início do ano.
Vou reler os tópicos e pegar as dúvidas que ficarem e tirar aqui.
Amigo, eu estava com o mesmo problema
é só tirar as rodas traseiras, suspendendo as duas, no centro da roda atrás de uma tampa tem um parafuso, esse parafuso deve ser apertado, fiz eu mesmo e já tem mais de 4 meses sem ruído.
Abraço
Na próxima ida à oficina pedirei para olharem.
Sabia que tinha lido a postagem sobre este assunto, mas não lembrava do procedimento correto.
Obrigado!:concordo:
Amigos,
Agora foi! Pajero FULL comprada!!!....4 portas - 3.2 - 2011 - Preta.
Fotos, fotos, fotos!:pipoca:
Boa tarde moçada, gostaria de algumas opiniões por gentileza!
Estou a pé há uns meses já, fiz negócio na minha Sport 3.5 num terreno e agora surgiu uma contemplação de consórcio que da pra pegar uma viatura de novo.
Como a Dakar deu uma leve melhorada em 2013/2014 estou numa dúvida cruel entre uma 2014 e uma Full 2011! será que ainda vale a pena pegar a Full nos dias de hoje? pretendo ficar com esse carro pelo menos uns 7 anos, então me passa pela cabeça a venda do mesmo futuramente, a. Mit provavelmente irá lançar um modelo remodelado da Full, será que não? estou muito inclinado em pegar uma Branca Pérola.
O que me dizem?
Boa tarde moçada, gostaria de algumas opiniões por gentileza!
Estou a pé há uns meses já, fiz negócio na minha Sport 3.5 num terreno e agora surgiu uma contemplação de consórcio que da pra pegar uma viatura de novo.
Como a Dakar deu uma leve melhorada em 2013/2014 estou numa dúvida cruel entre uma 2014 e uma Full 2011! será que ainda vale a pena pegar a Full nos dias de hoje? pretendo ficar com esse carro pelo menos uns 7 anos, então me passa pela cabeça a venda do mesmo futuramente, a. Mit provavelmente irá lançar um modelo remodelado da Full, será que não? estou muito inclinado em pegar uma Branca Pérola.
O que me dizem?
Amigo ... Bom dia ... Para viajar a Full é imbatível ... E a modelo 2011 é igualzinha às modelos posteriores, à exceção de algumas “perfumarias” que em nada acrescentam em termos de motor, suspensão, câmbio, resistência, etc., que é o que interessa nas viagens ... Se essa 2011 estiver “inteira” prefira ela à Dakar 2013/2014 ... Não vais se arrepender ...
E.T.:
E quanto à essa preocupação da Full estar saindo de linha ... Não se preocupe com isso não ... Veja o caso das Prado, as quais sairam de linha aqui no Brasil e, quanto à valorização, depreciação, etc. e tal, o efeito foi o contrário do que era esperado ... A Prado é um dos veículos que menos desvalorizam ... Com a Full não será diferente ...
À medida que tiveres um tempo, vá lendo este tópico ... E aqui no site 4x4Brasil tem, ainda, alguns posts onde vários colegas já tiveram a mesma dúvida que você: Dakar x Full, qual a melhor opção ... Tem vários tópicos aqui a respeito ... Olha: O amigo Loreão (veja post dele logo atrás) acaba de sair de uma Dakar (Ficou muito tempo com ela) para uma Full ... Mande uma MP para ele, e peça-lhe um parecer a respeito ...
Amigo ... Bom dia ... Para viajar a Full é imbatível ... E a modelo 2011 é igualzinha às modelos posteriores, à exceção de algumas “perfumarias” que em nada acrescentam em termos de motor, suspensão, câmbio, resistência, etc., que é o que interessa nas viagens ... Se essa 2011 estiver “inteira” prefira ela à Dakar 2013/2014 ... Não vais se arrepender ...
E.T.:
E quanto à essa preocupação da Full estar saindo de linha ... Não se preocupe com isso não ... Veja o caso das Prado, as quais sairam de linha aqui no Brasil e, quanto à valorização, depreciação, etc. e tal, o efeito foi o contrário do que era esperado ... A Prado é um dos veículos que menos desvalorizam ... Com a Full não será diferente ...
À medida que tiveres um tempo, vá lendo este tópico ... E aqui no site 4x4Brasil tem, ainda, alguns posts onde vários colegas já tiveram a mesma dúvida que você: Dakar x Full, qual a melhor opção ... Tem vários tópicos aqui a respeito ... Olha: O amigo Loreão (veja post dele logo atrás) acaba de sair de uma Dakar (Ficou muito tempo com ela) para uma Full ... Mande uma MP para ele, e peça-lhe um parecer a respeito ...
Valeu pela dica meu amigo! irei ver essa Full amanhã, está na concessionária MIT na cidade vizinha aqui, que segundo eles está toda revisada, como de fato espera-se que realmente esteja, afinal está dentro da Mitsubishi, estão pedindo 92k estou achando um pouco salgado, queria derrubar pra 88...89. Vamos ver o que vai dar.
Galera, o carro que vi hoje está lindo! top demais... uns detalhes que vi que segundo o dono será acertado por ele mesmo, como o comando do som do volante não está funcionando e outros detalhes besta... o controle do banco do motorista está meio que saltando pra fora da poltrona... acho que deva ter alguma ttava quebarada. O bocal do combustível está sem marcas de oxidação também.
Agora tenho uma dúvida pra tirar com vocês mais experientes em Diesel... esse será meu primeiro (ainda estou negociando valor) mas a questão é que eu trabalho fora e chego a ficar de 30 a 60 dias fora de casa! E aí??? com relação ao diesel ficar esse tempo todo parado?? como proceder pra não danificar nada?
Abraço
Fotos, fotos, fotos!:pipoca:
Ta ai a foto da danada!..
Muito feliz com a aquisição!....
Acho que a média real de consumo só daqui uns 3 meses.... quando acostumar com o barulho da turbina...kkk
Ando com o vidro aberto para escutar a turbina nas aceleradas... por enquanto ela vai consumir bastante.
569645
Acho que a média real de consumo só daqui uns 3 meses.... quando acostumar com o barulho da turbina...kkk
Ando com o vidro aberto para escutar a turbina nas aceleradas... por enquanto ela vai consumir bastante.
569645
:palmas::palmas::palmas::palmas::palmas::palmas:
Agora tenho uma dúvida pra tirar com vocês mais experientes em Diesel... esse será meu primeiro (ainda estou negociando valor) mas a questão é que eu trabalho fora e chego a ficar de 30 a 60 dias fora de casa! E aí??? com relação ao diesel ficar esse tempo todo parado?? como proceder pra não danificar nada?
Abraço
Bateria de qualidade e tanque cheio, para não criar vapor e água.
Basta!:concordo:
569645
kkkkkkkkkk muito top! o assobio da turbina é lindo demais
Bateria de qualidade e tanque cheio, para não criar vapor e água.
Basta!:concordo:
Show de bola então! acabei dando uma sorte danada... fui na MIT ver o carro e descobri que o real dono é um colega meu... que acabou deixando eu ficar com o carro... Me disse que assim que liberar a carta de crédito do meu consórcio eu pago ele.. kkkkkkkkk, se der alguma zica no meu lance eu devolvo... estou com ele em casa ja, percebi um probleminha no esguicho do farol... faz barulho de motor girando porém não saem do parachoque e esguicha a água.
estou com ele em casa ja, percebi um probleminha no esguicho do farol... faz barulho de motor girando porém não saem do parachoque e esguicha a água.
O farol tem que estar acesso e precisa ter água no reservatório.
Já aconteceu comigo.:concordo:
O farol tem que estar acesso e precisa ter água no reservatório.
Já aconteceu comigo.:concordo:
Pois é rapaz... eu li isso no manual, completei a água do reservatório do limpador traseiro e dianteiro... teria um reservatório só pra ele?
Outra coisa... Alguém sabe de onde é esse conector? não faço ideia... não achei lugar nenhum pra colocar ele, luz nenhuma aceso no painel e nenhuma anomalia no aparelho tb.
569699
Jocaneto
13/11/2019, 23:58
E aí pessoal! Sábado vou ver uma Pajero Full vou trocar na minha Sport flex vamos ver o que dá!
Algumas dicas do que observar? Vou ver uma 2011 com 164 mil rodados
Pois é rapaz... eu li isso no manual, completei a água do reservatório do limpador traseiro e dianteiro... teria um reservatório só pra ele?
Não. Para a parte da frente da viatura existe apenas o reservatório do limpador do parabrisa.:concordo:
Outra coisa... Alguém sabe de onde é esse conector? não faço ideia... não achei lugar nenhum pra colocar ele, luz nenhuma aceso no painel e nenhuma anomalia no aparelho tb.
569699
Normal. Toda viatura tem fio sobrando.:concordo:
Normal. Toda viatura tem fio sobrando.:concordo:
Ótimo então... menos mal rsrsrs! estou lutando pra encontrar uma seguradora... mas estão me passando valores absurdos que variam de 7 a 12k por ano! se chegasse a pelo menos 5k eu fechava... mas ta osso
Jocaneto
14/11/2019, 11:27
Acho que vou ver o mesmo carro que você viu nome do proprietário e Jean?
Jocaneto
14/11/2019, 11:28
Acho que estou vendo o mesmo carro que você viu de 164 mil km pode me orientar
Boa noite....
Faz algum tempo que quero comprar uma Full.... acho que agora vai!.
Estou com alvo nas Full 3.2 HPE 2011.
Quais são os itens que normalmente devem ter maior atenção?
Vi que km baixo é raro... a grande maioria é 200.000 pra cima. Algum atenção neste quesito ou é isto mesmo?
Outra coisa que identifiquei foram os faróis amarelados. É normal para um carro deste ano?
Em comparação com uma que testei hoje.....a de ontem estava muito mais amarrada....alongava demais as marchas antes das trocas. O dono disse que não tem o hábito de usar Diesel S10.
A que testei hoje em Itu esta um pouco descuidada... com para-choques que precisam de uma tinta. Vi que ele tem um retoque na lateral traseira direita e no suporte do estepe... provavelmente levou uma encostada ali. Estado geral de lataria daria um 7 pra ela....nada que uma gariba não resolva.
O ponto forte desta ultima é a mecânica...só peças originais... revisões periódicas... etc.
É a segunda que dirijo....ela era muito forte... mandava o é e ela não arregava..retomadas bem consistentes.... mudou a impressão que eu tive com a de ontem.
Claro ... com relação à performance não dá para comparar com minha Outlander GT.... mas sei que são propostas diferentes.
Não sei se estou analisando os itens corretamente.... gostaria da ajuda da galera mais experiente.
Aliás... se alguém aqui da região de São Paulo tiver uma para venda até R$ 89.000,00 me chama em PVT.
rodtdias
14/11/2019, 22:08
Ótima noite !!!!
Comprei uma Pajero full diesel 2016 blindado
Comprei rodas monster extreme R20 com pneus mud BF 285/50/20 (original já era aro 20 com pneus 265/50/20) porém está pegando em tudo.. alguém tem ideia de como resolver?
Obrigado
https://youtu.be/pTOLSrOaUns
Ótimo então... menos mal rsrsrs! estou lutando pra encontrar uma seguradora... mas estão me passando valores absurdos que variam de 7 a 12k por ano! se chegasse a pelo menos 5k eu fechava... mas ta osso
:-?:-?:-?:-?:-?:-?
Bom, senhores, dentro de instantes pegarei a BR rumo a Maringá.
740 Km's.
Hora de definir se a limpeza do sistema de admissão e troca de combustível vão revelar uma melhora no consumo.
Estou otimista.
Tanque está quase no zero.
Ou seja, parar em posto de rodovia e encher com diesel S10 novinho.
Não terei desculpas se o resultado for decepcionante.
Oremos!:mrgreen:
Miranda_MG
15/11/2019, 06:20
Bom dia.
As opções iniciais seriam duas:
1. Uso de espaçadores de rodas:
Alterariam o offset do conjunto (distância entre o eixo central da roda e o plano de superfície da montagem do cubo da roda). Obviamente, você levaria o conjunto mais para fora.
No entanto, há dois problemas de segurança associados. Um, a fixação dessa peça extra deve ser muito bem feita, tanto do lado do cubo quanto do lado da roda (e nesse caso, a garantia de qualidade da peça é fundamental). E o segundo, o diâmetro da borda externa do espaçador deve ser idêntico ao diâmetro do cubo da roda, para que a roda possa ficar devidamente apoiada nele sem gerar carga adicional sobre porcas/parafusos.
Há um terceiro problema associado à nossa legislação que é o conjunto rodas/pneus ultrapassar o plano da carroceria (ficando "para fora do carro").
2. Uso do lift.
Resumindo, problemas de segurança associados à estabilidade. Problema legal associado a modificações no veículo. Mas é uma possibilidade.
Aí fui assistir seu vídeo. Tá pegando é muito. Fosse apenas na parte de trás da caixa de rodas ou no chassi, tudo bem. Seria mais simples de resolver. Mas na frente... A caixa de rodas da Full é pequena e se fecha muito na dianteira. No seu caso, talvez um bom lift, mais o uso de espaçadores. Não sei se vale a pena. Talvez você tenha que trocar o tamanho dos pneus. :???:
A propósito, seus pneus são AT e não MUD. MUD talvez pegasse mais ainda porque a banda lateral deles é mais parruda.
Boa sorte.
Abraço,
Miranda
Ótima noite !!!!
Comprei uma Pajero full diesel 2016 blindado
Comprei rodas monster extreme R20 com pneus mud BF 285/50/20 (original já era aro 20 com pneus 265/50/20) porém está pegando em tudo.. alguém tem ideia de como resolver?
Obrigado
Rodas Monster xtreme R20 e pneus BFgoodrich 285/50/20 pegando como resolver - YouTube (https://youtu.be/pTOLSrOaUns)
Miranda_MG
15/11/2019, 06:29
Bom dia!
Talvez valha a pena procurar no manual técnico do veículo o que falta aí. Você deve conseguir encontrá-lo, com algum esforço, na Internet. Talvez o enasor ou outro forista o tenha aqui.
Simplesmente sobrar é contra-senso, pois seria custo adicional de fabricação e sabemos que isso não faz sentido a princípio.
Abraço,
Miranda
569699
rodtdias
15/11/2019, 09:35
Miranda
Bom dia
Muito obrigado... pela segurança vou trocar o pneu que acabei de comprar na internet e não consigo devolver 😔
Miranda_MG
15/11/2019, 10:15
Uma opção sensata.
Quais os tipos de vidro da sua blindagem? Pergunto para termos ideia do peso adicional do veículo.
Miranda
Bom dia
Muito obrigado... pela segurança vou trocar o pneu que acabei de comprar na internet e não consigo devolver 😔
rodtdias
16/11/2019, 08:27
Muito obrigado
Bom dia!
Talvez valha a pena procurar no manual técnico do veículo o que falta aí. Você deve conseguir encontrá-lo, com algum esforço, na Internet. Talvez o enasor ou outro forista o tenha aqui.
Simplesmente sobrar é contra-senso, pois seria custo adicional de fabricação e sabemos que isso não faz sentido a princípio.
Abraço,
Miranda
Pois é... vou dar uma pesquisada melhor! no site reparador mit tem toda a documentação lá... procedimentos, Vista explodida da partes... etc, irei dar uma navegada e ver se acho algo. Obrigado
Rein@ldo
16/11/2019, 15:34
Pessoal,
estou precisando da ajuda dos mais entendidos em multimídia.
Temos em casa uma Full 3D 12/13, que deu problema no kit multimídia.
Começou com dificuldade de ligar no botão, e agora liga somente quando quer, e cada vez está querendo menos.
Já vi em, algum comentário, que o kit original deste ano/ modelo não é bom.
Enfim, estamos pensando em trocar por um mais moderno.
Iremos fazer a revisão de 110.000 km no dia 30/11.
Troco na concessionária, se tiver preço de mercado, ou vejo algum fora?
Desde já grato!!
Pessoal,
Começou com dificuldade de ligar no botão, e agora liga somente quando quer, e cada vez está querendo menos.
Desde já grato!!
Fala amigão! estou pensando em trocar o meu tb pq não gostei desse modelo original... o gps não é muito confiável... o Bluetooth não é lá essas coisas... etc! achei muito bacana o S300+.. porém é salgadinho, estou pensando em por ele, totalmente funcional, responde os comandos do volante tb.
https://produto.mercadolivre.com.br/MLB-814652021-central-multimidia-pajero-full-08-a-13-10p-android-8-octacor-_JM
Pessoal,
Desde já grato!!
A tendência agora é dos aparelhos que fazem o espelhamento do celular, jogando pra tela o GPS do telefone ou aplicativo de música.
Na concessionária terá um custo bem elevado, comparando com o preço de lojas especializadas.
Acho que vale pesquisar nessas lojas.:concordo:
Deixa eu aproveitar aqui e fazer uma pergunta! estou sentindo o carro seco... tipo passar em paralelepípedo da a impressão que estou com 50 lb nos pneus... bate muito, é isso mesmo? até baixei pra 28 dianteiro e 30 traseiro! estou com com Bridgestone Dueler HT 265/60R18. Até aquelas faixas brancas pintadas no asfalto que são em relevo da pra sentir! Olhei a suspensão na oficina e está tudo ok, nenhum batente ou coxim ruim... Esse pneu é duro assim mesmo sabem se ela aceita bem um 265/70...265/65...275/65?
celomarechal
17/11/2019, 20:59
Amigos ; boa noite se por possível me ajudem !!!!
Pois estou procurando comprar a bucha do braço da suspensão traseira da full 2008 aqui no rj , se alguém souber me indicar algum lugar ficarei grato ...
Tem algum grupo aqui no rio de janeiro para proprietário da full ?
Pois é... vou dar uma pesquisada melhor! no site reparador mit tem toda a documentação lá... procedimentos, Vista explodida da partes... etc, irei dar uma navegada e ver se acho algo. Obrigado
Como eu disse, todo carro tem algum fio sobrando.
Concordo com o Miranda quando ele disse que seria contra-senso sobrar conectores.
Todavia, como esses veículos são considerados mundiais, alguns acessórios não são instalados para alguns países, por falta de necessidade.
Por exemplo: adianta no Brasil carro ter aquecimento de volante?
Nem o bloqueio de eixo traseiro via botão no painel nós temos, mas está lá o espaço para o botão no painel, abaixo do porta-trecos, e consta no manual como se tivesse, certo?
Então, acho que ao invés de se fazer um chicote elétrico para cada viatura e seu respectivo país de destino (exportação), deve ser mais barato deixar conector sobrando.
Para tanto, segue foto do conector sobrando na minha viatura junto à caixa do filtro, perto do sensor de fluxo de ar.:concordo:
Concordo com o Miranda quando ele disse que seria contra-senso sobrar conectores.
Todavia, como esses veículos são considerados mundiais, alguns acessórios não são instalados para alguns países, por falta de necessidade.
Nem o bloqueio de eixo traseiro via botão no painel nós temos, mas está lá o espaço para o botão no painel, abaixo do porta-trecos, e consta no manual como se tivesse, certo?
Então, acho que ao invés de se fazer um chicote elétrico para cada viatura e seu respectivo país de destino (exportação), deve ser mais barato deixar conector sobrando.
Para tanto, segue foto do conector sobrando na minha viatura junto à caixa do filtro, perto do sensor de fluxo de ar.:concordo:
Valeu Glaicon, faz muito sentido isso mesmo! eu tive um Vectra GLS e ele não possuia computador de bordo, somente a versão CD que era a top se linha, porém ao retirar o relógio que vinha na minha GLS percebi que tinha o chicote do computador de bordo! O que fiz? comprei um CB no ML e instalei no meu carro que funcionou perfeitamente.
Miranda_MG
18/11/2019, 07:52
Bem colocado! :palmas:
Rein@ldo
18/11/2019, 21:26
Gostaria de parabenizar a todos que participam deste tópico, alto nível!!!
Também agradecer ao vmterra e Glaicon pelas respostas sobre as dúvidas da troca do multimídia da Full, estou começando a pesquisar qual colocar, e assim que tiver trocado irei postar aqui.
Se alguém mais tiver alguma dica de modelo de multimídia para colocar na full, agradeço...
dbernardi
19/11/2019, 09:59
Usa aditivo, o TecCON 10, 100Ml por 100 Litros de Diesel para esse caso
Galera, o carro que vi hoje está lindo! top demais... uns detalhes que vi que segundo o dono será acertado por ele mesmo, como o comando do som do volante não está funcionando e outros detalhes besta... o controle do banco do motorista está meio que saltando pra fora da poltrona... acho que deva ter alguma ttava quebarada. O bocal do combustível está sem marcas de oxidação também.
Abraço
dbernardi
19/11/2019, 10:04
sempre compro com esse pessoal
Miltparts - SJMParts - Pecas Mitsubishi, Pecas L200, Pecas TR4, Pecas ASX, Pecas Pajero. Uma empresa do grupo Miltfort - Sua opcao para pecas e servicos Mitsubishi - www.sjmparts.com.br (https://www.sjmparts.com.br/)
Amigos ; boa noite se por possível me ajudem !!!!
Pois estou procurando comprar a bucha do braço da suspensão traseira da full 2008 aqui no rj , se alguém souber me indicar algum lugar ficarei grato ...
Tem algum grupo aqui no rio de janeiro para proprietário da full ?
dbernardi
19/11/2019, 10:18
Pode levantar, tirar as duas rodas traseiras
no centro tem uma tampa, tira ela
ai antes da porta tem uma trava, tira também
aperta, recoloca a trava, a tampa e as rodas
pode sair e rodar, estará resolvido.
sds.
É um "TOC", certo?
dbernardi
19/11/2019, 10:24
Fiz a mestra troca Sport 2.5 por uma Full 3.2
Pensa em alguém feliz com o novo brinquedo kkkk
Olá amigos, já faço parte do forum a algum tempo, porem estou querendo trocar a minha Sport por uma Full. Muito útil as informações que encontrei aqui. Parabens a todos. Deus abençoe a cada um de vocês.
dbernardi
19/11/2019, 10:38
estou namorando essa, mas ainda não tive coragem kkk
https://produto.mercadolivre.com.br/MLB-1093564697-central-multimidia-pajero-full-2010-a-2013-c-avh-z5180tv-_JM?quantity=1#position=1&type=item&tracking_id=3a28b5ac-20a5-42c9-8890-44a2944ee81a
a original é sofrível kkkk
Gostaria de parabenizar a todos que participam deste tópico, alto nível!!!
Também agradecer ao vmterra e Glaicon pelas respostas sobre as dúvidas da troca do multimídia da Full, estou começando a pesquisar qual colocar, e assim que tiver trocado irei postar aqui.
Se alguém mais tiver alguma dica de modelo de multimídia para colocar na full, agradeço...
Usa aditivo, o TecCON 10, 100Ml por 100 Litros de Diesel para esse caso
Valeu a dica... você utiliza a cada abastecimento esse mistura de 1ml por litro? a periodicidade é essa correto? uma vez que ele trata o que tem no tanque né.
Pode levantar, tirar as duas rodas traseiras
no centro tem uma tampa, tira ela
ai antes da porta tem uma trava, tira também
aperta, recoloca a trava, a tampa e as rodas
pode sair e rodar, estará resolvido.
sds.
Obrigado, Dennis.
Está registrado para a próxima visita na oficina.:concordo:
Deixa eu aproveitar aqui e fazer uma pergunta! estou sentindo o carro seco... tipo passar em paralelepípedo da a impressão que estou com 50 lb nos pneus... bate muito, é isso mesmo? até baixei pra 28 dianteiro e 30 traseiro! estou com com Bridgestone Dueler HT 265/60R18. Até aquelas faixas brancas pintadas no asfalto que são em relevo da pra sentir! Olhei a suspensão na oficina e está tudo ok, nenhum batente ou coxim ruim... Esse pneu é duro assim mesmo sabem se ela aceita bem um 265/70...265/65...275/65?
E aí pessoal... quem tem a full aí a mais tempo é isso mesmo? Minha Sport 2011 passava por costelas e buracos na estrada de chão bem mais suave.
E aí pessoal... quem tem a full aí a mais tempo é isso mesmo? Minha Sport 2011 passava por costelas e buracos na estrada de chão bem mais suave.
A sua viatura é aro 20.
Possui as laterais dos pneus muito curtas, reproduzindo na cabine as irregularidades da estrada com mais evidência.
Na minha Full, que é ano 2008, ainda é aro 18.
Possui mais borracha nas laterais, deixando-a mais confortável.
Aro 20 oferece melhor estética e pneus mais firmes nas curvas.
Questao de se acostumar.:concordo:
A sua viatura é aro 20.
Possui as laterais dos pneus muito curtas, reproduzindo na cabine as irregularidades da estrada com mais evidência.
Na minha Full, que é ano 2008, ainda é aro 18.
Possui mais borracha nas laterais, deixando-a mais confortável.
Aro 20 oferece melhor estética e pneus mais firmes nas curvas.
Questao de se acostumar.:concordo:
Fala Glaicon... a minha é 18 também 2010/2011,mas estou achando muito duro... A minha Pajero Sport 2011 era aro17 265/65
Fala Glaicon... a minha é 18 também 2010/2011,mas estou achando muito duro... A minha Pajero Sport 2011 era aro17 265/65
Me enganei, então.
Achei que tivesse lido aro 20 em outra postagem.
Bom, eu não tenho queixas da minha viatura.
Fica difícil comparar veículo mais ou menos firme/duro.
Questão muito subjetiva.
O negócio é rodar e se acostumar mesmo.
Não tem outro jeito.:concordo:
Me enganei, então.
Achei que tivesse lido aro 20 em outra postagem.
Bom, eu não tenho queixas da minha viatura.
Fica difícil comparar veículo mais ou menos firme/duro.
Questão muito subjetiva.
O negócio é rodar e se acostumar mesmo.
Não tem outro jeito.:concordo:
Bom dia ... Relativamente a essa história de duro/macio, acho que você definiu bem, meu caro ... Acho, também, que é subjetivo e questão de se acostumar ... Nas minhas viagens com minha Full, 2013/2014, aro 20, pneus 265/50 calibrados com 33/36 (ou 35/38, dependendo da estrada), vou com a família confortavelmente (para nosso gosto) em viagens com 700, 800 kms, às vezes até mais ... Já caí em buracos grandes, e nada de cortar pneu ou amassar roda ... Durante a viagem não notamos nenhuma trepidação ou grilos invadindo a cabine que nos traga desconforto ou aborrecimentos ... E chegamos no destino relativamente descansados, sem dores, reclamações, etc ... E olha que não sou nenhum menininho, hein!!! ... rsrsrs ... Chegamos, tomamos um banho e saímos para jantar, passear etc ... Então, conforme citastes é coisa pessoal e subjetiva, mesmo ... Forte abraço.
Está certo Enasor e Glaicon, muito obrigado por enquanto, minha estranheza maior é em calçamento irregular mesmo, que bate um pouco, de qualquer forma vou dar uma boa revisada na suspensão pra garantir que tudo está ok! Mas estou apaixonado pelo carro, era um sonho de muitos anos realizado! Pretendo fazer um remap na SFI Chips em Vila Velha no ES, não sou de correr ando na faixa de 110 no máximo 120...a intenção é deixar mais experta nas retomadas.. ultrapassagens, e manter o excelente consumo que ela vem fazendo.
Vocês sabem dizer qual é a Caixa da minha 10/11? estou querendo comprar o filtro dela na Partsouq e não estou certo do modelo que encontrei lá pelo chassi do carro, pois comparei a foto de lá com alguns do Mercado livre e está parecendo um pouco diferente o formato.
Segue umas fotos da viatura aí
569850569851569852
Logo.. logo irei comprar os estribos...
569862569863569864569865569866
Segue algumas fotos passeio fim de semana; saída de Florianópolis pela Br101 até Tubarão, subida da serra do Rio do Rastro, e segui até Urubici. Retorno pela Br282. Encantado com a Pajero Full, não peguei nenhuma estrada de off road, trajeto tranquilo para qualquer automóvel, mas com a Full é outra história, segurança e conforto! Boa semana a todos!
569862569863569864569865569866
Segue algumas fotos passeio fim de semana; saída de Florianópolis pela Br101 até Tubarão, subida da serra do Rio do Rastro, e segui até Urubici. Retorno pela Br282. Encantado com a Pajero Full, não peguei nenhuma estrada de off road, trajeto tranquilo para qualquer automóvel, mas com a Full é outra história, segurança e conforto! Boa semana a todos!
Chique demais meu amigo! passeio top, e como você mencionou com a full é outra história! Dá vontade de entrar no carro e sair sem rumo só pelo prazer de dirigir.
569862
Parabéns pelo passeio.
Apenas destaco que deveriam ter feito o passeio de forma contrária, ou seja, descer a Serra do Rio do Rastro, por conta do visual ao fazer as curvas assustadoras.:concordo:
dbernardi
25/11/2019, 13:34
isso mesmo, eu coloco 0,5ml por litro, faço a aplicação rotina
se deixar mais tempo parado, melhor 1ml por litro
Valeu a dica... você utiliza a cada abastecimento esse mistura de 1ml por litro? a periodicidade é essa correto? uma vez que ele trata o que tem no tanque né.
dbernardi
25/11/2019, 13:38
eu troquei as rodas 20 por 18 a minha full e coloquei pneus 265/65R18 General Grabber at2, estou feliz demais. Troquei também amortecedores dianteiros e devo trocar em breve os trazeiros.
Comparando com a Sport que eram aro 17, fica um pouco mais duro, mas estou usando 28libras nos 4 pneus e já com uns 15mil rodados não vi problemas de desgastes irregulares.
A nava está suave kkkk
dbernardi
25/11/2019, 13:54
Já fiz esse passeio em 2015
Subi a Serra do Faxinal
Descemos a Serra da Conquista
Subimos a Serra do Rio do Rastro
Descemos a Serra do Corvo Branco
Foram 12 dias de passeios maravilhosos, na época estava com a Sport 2.5, uma hora volto com a Full, pena que as 4 serras agora devem já estar asfaltadas, estavam em obras na em 2015
Parabéns pelo passeio.
Apenas destaco que deveriam ter feito o passeio de forma contrária, ou seja, descer a Serra do Rio do Rastro, por conta do visual ao fazer as curvas assustadoras.:concordo:
eu troquei as rodas 20 por 18 a minha full e coloquei pneus 265/65R18 General Grabber at2, estou feliz demais. Troquei também amortecedores dianteiros e devo trocar em breve os trazeiros.
Comparando com a Sport que eram aro 17, fica um pouco mais duro, mas estou usando 28libras nos 4 pneus e já com uns 15mil rodados não vi problemas de desgastes irregulares.
A nava está suave kkkk
Opa... dica anotada! pelo menos já aumentou a altura pra 65 e pneu AT tem. mais borracha tb né... show! O amortecedor trocou pq. estava vazando óleo.. ou trocou pq quis mesmo? colocou os KYB?
A nava está suave kkkk
Eu uso 40 libras nos quatro!:mrgreen:
...
Vocês sabem dizer qual é a Caixa da minha 10/11? estou querendo comprar o filtro dela na Partsouq e não estou certo do modelo que encontrei lá pelo chassi do carro, pois comparei a foto de lá com alguns do Mercado livre e está parecendo um pouco diferente o formato. ...
Bom dia, caro amigo ...
Primeiramente, vou lhe dar uma sugestão ... Atualize a sua “assinatura” colocando as referências da sua viatura ... Nem sempre as movidas a gasolina compartilham as mesmas peças das movidas a diesel, exatamente o caso de sua pergunta ... também tem casos de anos/modelo terem peças diferentes, mesmo do mesmo combustível ... e aí, muitos confrades acabam deixando de ajudá-lo porque não sabem o combustível, ano/modelo, etc. de sua viatura ...
No seu caso, em questão (Full 2010/2011 Diesel) o filtro da Transmissão Automática é diferente das movidas a gasolina ... A T.A. de seu veículo é a V5AWF da Aisin que equipa as pajeros full diesel a partir do modelo 2009 (Inclusive) ... Essa T.A.V5AWF compartilha peças com a T.A. A750 que equipa veículos top de linha da Toyota (4Runner, Land Cruiser, Tacoma, Lexus LX470, Sequoina e Tundra a partir dos modelos 2003 ... É a mesma T.A., também, do Grand Vitara ... Veja, então, que você pode adquirir esse filtro mais barato nas casas que vendem peças para esses veículos Toyota e Grand Vitara ...
Seguem os códigos desse filtro e, também, uma imagem dele para você não se confundir:
- Mitsubishi: 2804A020
- Toyota: A750.FIL01
Espero ter ajudado.
Forte abraço.
Só complementando ... Para ilustrar um pouquinho mais a equivalência de filtro da transmissão automática Full diesel 2009 em diante com Toyota e Grand Vitara:
https://www.4x4brasil.com.br/forum/suzuki/165309-com-quantos-km-troco-o-oleo-de-cambio-do-meu-gran-vitara-2011-a-1.html#post2452455
Abs.
Mauricio Mei
26/11/2019, 11:07
Pessoal, qual o menor aro de roda que cabe em uma Pajero full 3.8 2P 2011?
Estou comprando uma para passeios, trilhas leves e Rali de Regularidade... e quero colocar pneus MUD, so que no aro 18 tem muito pouca opcao a um custo absurdo...
Bom dia, caro amigo ...
Primeiramente, vou lhe dar uma sugestão ... Atualize a sua “assinatura” colocando as referências da sua viatura ... Nem sempre as movidas a gasolina compartilham as mesmas peças das movidas a diesel, exatamente o caso de sua pergunta ... também tem casos de anos/modelo terem peças diferentes, mesmo do mesmo combustível ... e aí, muitos confrades acabam deixando de ajudá-lo porque não sabem o combustível, ano/modelo, etc. de sua viatura ...
No seu caso, em questão (Full 2010/2011 Diesel) o filtro da Transmissão Automática é diferente das movidas a gasolina ... A T.A. de seu veículo é a V5AWF da Aisin que equipa as pajeros full diesel a partir do modelo 2009 (Inclusive) ... Essa T.A.V5AWF compartilha peças com a T.A. A750 que equipa veículos top de linha da Toyota (4Runner, Land Cruiser, Tacoma, Lexus LX470, Sequoina e Tundra a partir dos modelos 2003 ... É a mesma T.A., também, do Grand Vitara ... Veja, então, que você pode adquirir esse filtro mais barato nas casas que vendem peças para esses veículos Toyota e Grand Vitara ...
Seguem os códigos desse filtro e, também, uma imagem dele para você não se confundir:
- Mitsubishi: 2804A020
- Toyota: A750.FIL01
Espero ter ajudado.
Forte abraço.
Valeu meu amigo, assinatura atualizada! esse foi justamente o filtro que encontrei na Partsouq mesmo... tem a boca mais larga, diferente dos que encontrei no ML.
dennisbernardi
05/12/2019, 21:10
Sim troquei pois 1 estava com vazamento, coloquei os originais.
os de trás não estão com vazamento, porém fazem alguns barulhos estranhos, achei que eram os bancos guardados, já isolei eles, com toalhas, etc etc, para testar e o barulho continuar.
em janeiro devo trocar os traseiros por OFFSHOX e os dianteiros também, mesmo "novos".
Alguém usar OFFSHOX na Full? Qual calibração?
Opa... dica anotada! pelo menos já aumentou a altura pra 65 e pneu AT tem. mais borracha tb né... show! O amortecedor trocou pq. estava vazando óleo.. ou trocou pq quis mesmo? colocou os KYB?
dennisbernardi
05/12/2019, 21:14
Pessoal
para acessar os bancos do porta malas, somente o do lado do motorista (menor) dobra e abre? ou também o bando do lado do passageiro?
OBS: meu perfil não conseguir recuperar a senha, então estou com um novo.
Pessoalpara acessar os bancos do porta malas, somente o do lado do motorista (menor) dobra e abre? ou também o bando do lado do passageiro?
Os dois bancos reclinam e dobram.:concordo:
dennisbernardi
06/12/2019, 15:18
Então o meu está com algum problema, não está dobrando só reclinado.
alguém tem alguma dica de como arrumar?
Os dois bancos reclinam e dobram.:concordo:
Então o meu está com algum problema, não está dobrando só reclinado.
alguém tem alguma dica de como arrumar?
Te darei uma dica única, pois sei que funcionará:
Ao erguer a trava na traseira do encosto e deitá-lo para frente, mantenha a trava erguida e com a outra mão puxe o banco para frente.
Ou seja, em momento algum solte a trava até concluir o tombamento do assento.
Dará certo.
A minha certeza é grande porque já aconteceu comigo.:mrgreen:
Bom dia pessoal, deixa eu tirar uma dúvida rápida aqui com vcs... qual óleo estão usando? é minha primeira troca e esta no parabrisa a etiqueta de 5w30 com 10 mil km... mas o manual está pedindo 5 mil km a troca! Vi que 5w30 é sintético, então será a cada 10 mil mesmo? vi o Castrol Magnatec que tem proteção de partida a frio, provavelmente algum aditivo tipo Militec-1...o que me recomendam?
Bom dia pessoal, deixa eu tirar uma dúvida rápida aqui com vcs... qual óleo estão usando? é minha primeira troca e esta no parabrisa a etiqueta de 5w30 com 10 mil km... mas o manual está pedindo 5 mil km a troca! Vi que 5w30 é sintético, então será a cada 10 mil mesmo? vi o Castrol Magnatec que tem proteção de partida a frio, provavelmente algum aditivo tipo Militec-1...o que me recomendam?
Quanto menor a primeira viscosidade, mais rápida a lubrificação inicial.
Claro que não é algo extraordinário de diferença, pois a baixa viscosidade é para temperaturas ambientes congelantes, tipo -10 a -20°C.
Raros são os momentos que se chega perto dessas temperaturas aqui no sul, e apenas na região da serra.
No restante do Brasil, então, é quase impossível.
Quanto ao fato de serem óleos sintéticos, você pode sim prolongar as trocas, como 10.000 Km´s.
Fica à seu critério usar ou não o óleo sintético.
Mal não fará. Pelo contrário!:concordo:
Quanto menor a primeira viscosidade, mais rápida a lubrificação inicial.
Claro que não é algo extraordinário de diferença, pois a baixa viscosidade é para temperaturas ambientes congelantes, tipo -10 a -20°C.
Raros são os momentos que se chega perto dessas temperaturas aqui no sul, e apenas na região da serra.
No restante do Brasil, então, é quase impossível.
Quanto ao fato de serem óleos sintéticos, você pode sim prolongar as trocas, como 10.000 Km´s.
Fica à seu critério usar ou não o óleo sintético.
Mal não fará. Pelo contrário!:concordo:
Show a dúvida era somente essa de 10 mil km! Eu priorizo sempre o sintético pela tecnologia empregada.... eu sempre usei Militec-1 nos meus veículos tb e nesse não será diferente... Muito obrigado
MitRocinha
20/12/2019, 21:02
Amigos foristas,
estou prestes a comprar uma Pajero Full Diesel 2014/14 com menos de 100 mil km, aparentemente muito bem conservada e revisões na concessionária.
Já li bastante a respeito do carro (mas confesso que ainda não consegui terminar de ler todo esse tópico...:computador:). mas utilizei a ferramenta de busca do tópico e no forum todo e não encontrei algo parecido.... Caso tenha algum tópico sobre isso, me informem, por favor.
Sobre esse carro, gostaria de verificar com vocês se tem algo específico que eu deva checar antes da compra. Penso em realizar as seguintes precauções antes da compra:
1- vistoria cautelas - dekra ou terceira visao: alguma dessa ou outra no mercado se destaca perante as demais? Meu principal receio é sobre o histórico de leilão (seja de segurado - carros batidos ou recuperados de roubo - ou de bancos) e originalidade...essas vistorias detectam isso? Por exemplo, se o sujeito bateu a porta do carro e trocou por uma nova em folha, essas vistorias detectam isso? Mais algumas dicas sobre essas vistorias são bem vindas.
2- Checkup completo com mecânicos (de confiança?) de concessionária. Bom, ainda não tenho um mecânico na minha cidade que seja de confiança e especializado em mitsubishi. Acham que alguem especializado na marca/carro faria tanta diferença assim? E as concessionárias costumam fazer esse tipo de serviço, incluindo passagem de scanner para detectar problemas ou adulteração de km? A dicas de oficinas em LONDRINA-PR sao bem-vindas.
Bom, acho que é isso....enquanto isso vou lendo as muitas informações por aqui.
Uma outra dúvida...a partir de 2013 as full vem com aro 20. Como é o estepe? É roda de liga-leve ou comum de aço? Medidas dos pneus sao as mesmas? Nunca vi o estepe fora do suporte...
Agradeço demais a voces amigos!
MitRocinha
21/12/2019, 00:18
Em resumo, o que de mais sensível, em termos de mecânica, devo olhar antes de fechar uma negociação? Abraços
Amigos foristas,
estou prestes a comprar uma Pajero Full Diesel 2014/14 com menos de 100 mil km, aparentemente muito bem conservada e revisões na concessionária.
Já li bastante a respeito do carro (mas confesso que ainda não consegui terminar de ler todo esse tópico...:computador:). mas utilizei a ferramenta de busca do tópico e no forum todo e não encontrei algo parecido.... Caso tenha algum tópico sobre isso, me informem, por favor.
Sobre esse carro, gostaria de verificar com vocês se tem algo específico que eu deva checar antes da compra. Penso em realizar as seguintes precauções antes da compra:
1- vistoria cautelas - dekra ou terceira visao: alguma dessa ou outra no mercado se destaca perante as demais? Meu principal receio é sobre o histórico de leilão (seja de segurado - carros batidos ou recuperados de roubo - ou de bancos) e originalidade...essas vistorias detectam isso? Por exemplo, se o sujeito bateu a porta do carro e trocou por uma nova em folha, essas vistorias detectam isso? Mais algumas dicas sobre essas vistorias são bem vindas.
2- Checkup completo com mecânicos (de confiança?) de concessionária. Bom, ainda não tenho um mecânico na minha cidade que seja de confiança e especializado em mitsubishi. Acham que alguem especializado na marca/carro faria tanta diferença assim? E as concessionárias costumam fazer esse tipo de serviço, incluindo passagem de scanner para detectar problemas ou adulteração de km? A dicas de oficinas em LONDRINA-PR sao bem-vindas.
Bom, acho que é isso....enquanto isso vou lendo as muitas informações por aqui.
Uma outra dúvida...a partir de 2013 as full vem com aro 20. Como é o estepe? É roda de liga-leve ou comum de aço? Medidas dos pneus sao as mesmas? Nunca vi o estepe fora do suporte...
Agradeço demais a voces amigos!
Eduardo, se a viatura fez todas as revisões em concessionária, você pode diminuir bastante suas preocupações.
Se levar os dados da placa em uma concessionária, eles verificarão para você os itens trocados nessas revisões.
Se puder levar a própria viatura, melhor ainda.
Diga que você poderá ser um novo cliente. Isso ajudará a lhe darem uma atenção especial.
Para segurança plena, eu me certificaria apenas em confirmar se houve a troca do óleo da caixa automática.
É provável que o tenham feito, aproximadamente aos 80.000 Km´s.
Quanto à essas empresas de inspeção veicular, desconheço o alcance da investigação.
Quanto ao tamanho do aro, sim, ele é igual ás demais rodas, e também é de liga leve.
Boa sorte nessa compra.
Terás um ótimo Natal com se esse brinquedo novo na garagem.:concordo:
Paulo F S Barreiros
21/12/2019, 10:34
Bom dia. Estou com problema de aceleração oscilando da minha pajero 3.0 98. Troquei o sensor de fluxo de ar, mas continua alta a marcha lenta (varia de 1.500 a 2.200rpm).
Alguma dica de quais itens verificar?
Obrigado.
Acho que coloquei óleo a mais no motor... 10L, tem que levar em consideração o radiador de óleo tb? segundo o manual o total seriam 9,8L e sem o radiador seriam 8,5L.... se não precisar contar com ele, coloquei 1,5L a mais no motor! Comprei o Castrol Edge, caríssimo 72,00 o litro, na próxima irei de Magnatec Stop-Start, muito mais em conta.
Acho que coloquei óleo a mais no motor... 10L, tem que levar em consideração o radiador de óleo tb? segundo o manual o total seriam 9,8L e sem o radiador seriam 8,5L.... se não precisar contar com ele, coloquei 1,5L a mais no motor! Comprei o Castrol Edge, caríssimo 72,00 o litro, na próxima irei de Magnatec Stop-Start, muito mais em conta.
Bota óleo demais nisso!:shock:
Na minha, com a troca do filtro, dá 8,5 litros, deixando a marca na vareta bem no meio.
O radiador de óleo é separado, pois ele serve para resfriar o óleo do câmbio automático.
E a troca se faz, em média, com 80.000 Km´s.
Retire logo esse excesso.:concordo:
Bota óleo demais nisso!:shock:
Na minha, com a troca do filtro, dá 8,5 litros, deixando a marca na vareta bem no meio.
O radiador de óleo é separado, pois ele serve para resfriar o óleo do câmbio automático.
E a troca se faz, em média, com 80.000 Km´s.
Retire logo esse excesso.:concordo:
Nossa... valeu, depois que entrou os 10l fiquei justamente imaginando isso, vou retirar em casa agora! Valeu Glaicon
Viatura passeando e divando pela pequena cidade de Rancho Queimado, no começo da serra catarinense.
Saindo de um autêntico café colonial alemão.
Ô fartura!:mrgreen:
Viatura passeando e divando pela pequena cidade de Rancho Queimado, no começo da serra catarinense.
Saindo de um autêntico café colonial alemão.
Ô fartura!:mrgreen:
Top demais, realmente a Full é muito chique! Belas fotos.... :concordo: