Ver Versão Completa : Pajero full - comentários gerais
Páginas :
1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
11
12
13
14
15
16
17
18
[
19]
Pessoal, boa noite a todos! Tenho uma Pajero Full diesel, "safra" 2008. Está com 221.000km rodados, com todas as revisões periódicas (10.000km) feitas de acordo com o manual. De uns meses pra cá venho notando problema de PERDA DE POTÊNCIA que ocorre quando fico muito tempo com o carro girando baixo, seja em ponto morto (mais frequente) ou mesmo rodando em baixa velocidade (menos frequente). Quando vou acelerar o veículo o motor perde potência, as vezes chegando quase a morrer. Quando está em movimento, reduzo a marcha no Sport Mode e forço o motor a subir de giro. Com o carro parado, basta eu parar o veículo, desligar o motor, aguardar alguns segundos, ligar novamente e o carro fica novo, com 100% de rendimento. Isso pode acontecer várias vezes durante o dia, bastando que eu fique com o carro parado em ponto morto por longo tempo... Será que alguém tem idéia do que possa ser? Obrigado de antemão por qualquer ajuda!
Boa noite, tenho notado os mesmos sintomas na minha 2008 gls diesel, você conseguiu resolver esse problema?
Minha memória não me traiu!
Segue relato sobre o pneu aqui no Fórum 4 x 4:
Problemas com pneu Yokohama Geolandar original da Frontier Attack 2013 (https://www.4x4brasil.com.br/forum/nissan/145090-problemas-com-pneu-yokohama-geolandar-original-da-frontier-attack-2013-a.html)
Pois é.
Li o tópico todo.
Não lembrava dele.
Pessoas criticando, pessoas elogiando.
Bom, faça o que lhe deixa mais seguro.:concordo:
castillo
10/02/2022, 18:04
Muito obrigado, Escarlate, Glaicon e a todos que contribuem com esse importante fórum!
Tenho certeza que esse material que vai se formando aqui já ajudou e ajudará a muitos.
Estou ainda avaliando uns anúncios de Full 5D Diesel e me ocorreu a questão do seguro elevado, que não coincide muito com as estatísticas de furto e roubo que tenho visto por aí.
Imagino que o custo da franquia seja mais impactado pelo preço das partes e peças, mas gostaria da opinião dos colegas sobre esse ponto.
Alguém aqui tem Full Diesel na grande SP e gostaria de compartilhar sua experiência sobre seguro e sensação de segurança, ou sinistros já ocorridos?
Aferreira@
11/02/2022, 18:30
Muito obrigado, Escarlate, Glaicon e a todos que contribuem com esse importante fórum!
Tenho certeza que esse material que vai se formando aqui já ajudou e ajudará a muitos.
Estou ainda avaliando uns anúncios de Full 5D Diesel e me ocorreu a questão do seguro elevado, que não coincide muito com as estatísticas de furto e roubo que tenho visto por aí.
Imagino que o custo da franquia seja mais impactado pelo preço das partes e peças, mas gostaria da opinião dos colegas sobre esse ponto.
Alguém aqui tem Full Diesel na grande SP e gostaria de compartilhar sua experiência sobre seguro e sensação de segurança, ou sinistros já ocorridos?
Acho que esse texto irá ajudá-lo. Cópia de um post anterior que eu fiz. Boa sorte
Vou compartilhar minha história com vocês, pra quem sabe, ajuda-lós a decidir na hora da dúvida. Qual versão de Pajero Full devo escolher: Disel ou a gasolina?
Eu tinha decidido comprar uma Full (7 lugares) a disel, devido o menor consumo. Procurei por 2 meses e só encontrei carros extremamento rodados e mal conservados (embora a kilometragem não seja problema, se o dono fizer as manutenções corretas). Mais aí mora o problema. As pessoas que fazem revisões fora da autorizada, em sua grande maioria não guardam as notas dos serviçoes realizados..
Isso dificulda sua decisão na hora de comprar. Como comprar um carro usado sem registro de revisões? Só com base na palavra de quem está vendendo ou em uma vistoria de um mecânico de "confiança" (que normalmente tem preguiça em fazer uma avaliação dessas, que quando bem feita, dá trabalho. Os mecânicos não gostam de avaliar carros, eles gostam de arrumar).
Depois de procurar muito fui orientado pela concessionaria local a olhar modelos a gasolina, na hora eu não quis. Mas depois de pensar muito resolvi dar uma oportunidade pra ouvir o que eles tinham a me dizer.
Vou resumir: a escolha entre uma Pajero Full a gasolina ou a disel é uma questão de matemática.
Eu rodo 600 km por mês. Um carro a disel em boas condições, dificil de encontrar, e quando você acha o preço é lá em cima (a gasolina é mais fácil de encontrar e bem mais barato) é entre 30 e 37 mil mais caro que uma versão a gasolina.
Ele me mostrou matematicamente, que se eu pagasse esse montante a mais em uma disel, eu iria levar 4 anos (abastecendo uma versão a gasolina) para igualar o investimento, é claro menor na Full V 6. Fora isso, o seguro da versão a disel chegou a ficar 60 % mais caro do que na gasolina. E os mecanicos da autorizada me falaram que as manutenções da versão a disel são mais caras. Então percebi que eu não estaria levando um problema pra casa comprando uma Pajero Full HPE 3.8 v 6.
Diante disso decidi ficar com a gasolina (carro em excelente condições de conservação). A versão a gasolina V 6 é mais silenciosa, mais rápida, achei melhor de dirigir. Mesmo ela fazendo médias entre 4 km/l na cidade e 6 km/l na estrada.
Então meus amigos, pra vocês decidirem entre qual a versão de Pajero Full escolher, se a disel ou a gasolina, é uma questão matemática!
Faça as contas! ponha no papel. isso irá definir seu perfil e será decisivo pra sua escolha.
Há, ia me esquecendo, fora que já que economizei uns 30 mil (vou pagar ao longo 3 ou 4 anos de abastecimento), eu aindo posso investir esse dinheiro e ainda ganhar uns juros esse período.
Vocês podem ainda argumentar: "Há, mais a versão a gasolina a depreciação na hora de vender é maior". Amigos, uma Pajero Full V 6 usada já desvalorizou todo o que tinha de desvalorizar nos primeiros anos. perdeu. Se você compra a versão a gasolina barato, então venda barato. Simples assim!
Espero ter ajudado e um abraço!
Escarlate
13/02/2022, 07:49
Pois é.
Li o tópico todo.
Não lembrava dele.
Pessoas criticando, pessoas elogiando.
Bom, faça o que lhe deixa mais seguro.:concordo:
Bom dia!
Obrigado pelas ponderações Glaicon.
Optei pelo Pirelli Scorpion All Terrain Plus 265/60R18 110H. Nos longínquos anos 80 usei Pirelli Scorpion (obviamente com outro desenho) na dianteira de uma Pampa L 1988. O desempenho no barro foi excepcional (não me lembro se com rodas aro 14 ou as originais 13, faz muito tempo...).
A primeira experiência com a viatura, pegando estrada de terra seca com um pouco de areia na superfície deu a impressão que a Pajero ficou um pouco "solta". Pedi que colocassem a pressão recomendada no manual (29 na frente e 32 na traseira), mas não conferi no posto. O balanceamento ficou bom e não percebi ruído até 100 km/h. O isolamento acústico da Full é muito bom. Tentei num breve momento os 110 km/h e pareceu-me que o som da rolagem apareceu. Como minha velocidade de cruzeiro se situa entre 60 e 70 km/h, seráq difícil novo teste, mas deixarei a possibilidade em aberto.
A impresão que ficou é que os Yokohama G015 são muito bons tanto no barro quanto em pista seca e que tem boa durabilidade dentro de minha maneira de dirigir. Provavelmente passariam dos 60.000 km com folga. A "pulga atrás da orelha" fica por conta da possibilidade de fragilidade em suas laterais. No episódio em que ele "estourou" eu não estava a mais de 60 km/h (estava dando passagem a um caminhão que também não vinha rápido), fui ao acostamento e não senti nenhuma pancada ou mesmo algo que pudesse danificar o pneu.
Guardei os 3 restantes e não consegui ainda que fotografassem para que eu pudesse postar aqui. Aparentemente há pelo menos um milímetro até o marcador de desgaste e a altura dele deve ser de dois milímetros, ou seja, muita borracha ainda para utilização, mas tentarei medir mais precisamente quando for fotografá-los.
Em pesquisa posterior à compra percebi que há um tópico onde se sugere o Michelin LTX Force. Parece uma boa opção.
Castillo, obrigado pela citação.
Tenham todos um excelente Domingo e semana!
Bom dia!
Obrigado pelas ponderações Glaicon.
Optei pelo Pirelli Scorpion All Terrain Plus 265/60R18 110H. Nos longínquos anos 80 usei Pirelli Scorpion (obviamente com outro desenho) na dianteira de uma Pampa L 1988. O desempenho no barro foi excepcional (não me lembro se com rodas aro 14 ou as originais 13, faz muito tempo...).
Tenham todos um excelente Domingo e semana!
Olhei agora no site da PneuStore, e a informação sobre esse Pirelli é que ele tem o Tradeware em 640.
Tradeware é o índice de durabilidade, que neste caso é bem elevado.
Já o Yokohama Geolander tem o índice em 600.
Ou seja, esse Pirelli Vai durar muito contigo.:concordo:
Rocha_padaratzo
17/02/2022, 18:50
Boa noite a todos! Só para relatar um fato sobre a nave , tive duas Full diesel, uma 2010 preta blindada e outra 2013 branca edição 30 anos, após seis anos andando de Pajero Full eu decidi embarcar em um veículo menor e mais atualizado e fui para
Compass diesel , mas minha saga com ela só durou 4 meses, alguns problemas com o jeep que me chatearam e a falta de confiança com com o carro me fizeram voltar ao Pajero Full , pois gosto de viajar e sinceramente não vejo outro carro que me passe Tanta confiança como a Full,aquele veículo que vc pode estar no meio do nada e sabe que qdo der na chave ele não vai te deixar na mão,basta estar com as manutenções em dia . essa semana tive a sorte de pegar uma 12/13 edição 30 anos branca com a bancada clara extremamente extra e essa vai ficar pra família. Obg a todos!
Boa noite a todos! Só para relatar um fato sobre a nave , tive duas Full diesel, uma 2010 preta blindada e outra 2013 branca edição 30 anos, após seis anos andando de Pajero Full eu decidi embarcar em um veículo menor e mais atualizado e fui para
Compass diesel , mas minha saga com ela só durou 4 meses, alguns problemas com o jeep que me chatearam e a falta de confiança com com o carro me fizeram voltar ao Pajero Full , pois gosto de viajar e sinceramente não vejo outro carro que me passe Tanta confiança como a Full,aquele veículo que vc pode estar no meio do nada e sabe que qdo der na chave ele não vai te deixar na mão,basta estar com as manutenções em dia . essa semana tive a sorte de pegar uma 12/13 edição 30 anos branca com a bancada clara extremamente extra e essa vai ficar pra família. Obg a todos!
Opa!
Bota uma foto da viatura.
A branca perolizada é linda demais!
Parabéns pela aquisição.:concordo:
Wilton Cesar Alves
19/02/2022, 10:48
Gostaria de postar as fotos da viatura antes durante e depois da revitalização que fiz... Como faço? Não disponiliza onde anexar fotos...
Gostaria de postar as fotos da viatura antes durante e depois da revitalização que fiz... Como faço? Não disponiliza onde anexar fotos...
Clique em "resposta".
Em seguida clique na opção "modo avançado".
Aí é só rolar a página para cima, que aparecerá a opção "administrar anexos".
Clicando alí abrirá a página para anexar arquivos.
Selecione OK depois de carregadas e feche a tela.
Ou ainda, de modo mais fácil, ao abrir a sua tela para escrever um texto, logo acima aparecem as opções de fonte de texto, itálico, sublinhado, emojis e, mais à direita, o desenho de uma fotografia.
Clique nela que já aparecerá a opção para carregar fotos. :concordo:
Glaicon
Comprei a viatura com o motor trocado e documentos ja resolvidos, sensacional a maquina
Mas agora começou os problemas mecânicos creio que nao seja o motor, mas ja se era de esperar, comprei pela metade do valor de tabela, então os reparos mecânicos viriam
- rotação esta oscilando, ele chega a 400 rpm no Parado sendo desengrenado ou engrenado
- quando ando em marcha lenta ele demora a responder a aceleração , parece que engasga , mas na rotação alta nao demonstra problemas.
- estou sentindo um cheiro forte na fumaça, como se a gasolina não queimasse toda.
- tem hora que ao subir para entrar no condominio tem uma subida forte, o carro parece sem força.
todos itens acima fica alternando, tem dia que da, tem dia esta normal, muito estranho
como tem mais experiência, tem alguma recomendação ?
Não quero levar no mecânico sem ter ideias do que pode ser.
Glaicon
Comprei a viatura com o motor trocado e documentos ja resolvidos, sensacional a maquina
Mas agora começou os problemas mecânicos creio que nao seja o motor, mas ja se era de esperar, comprei pela metade do valor de tabela, então os reparos mecânicos viriam
- rotação esta oscilando, ele chega a 400 rpm no Parado sendo desengrenado ou engrenado
- quando ando em marcha lenta ele demora a responder a aceleração , parece que engasga , mas na rotação alta nao demonstra problemas.
- estou sentindo um cheiro forte na fumaça, como se a gasolina não queimasse toda.
- tem hora que ao subir para entrar no condominio tem uma subida forte, o carro parece sem força.
todos itens acima fica alternando, tem dia que da, tem dia esta normal, muito estranho
como tem mais experiência, tem alguma recomendação ?
Não quero levar no mecânico sem ter ideias do que pode ser.
Difícil falar com certeza, mas faria análise de bicos injetores, velas, cabos de velas, sensor de rotação.
Alguns erros aparecem com um leitor OBD.
Podes levar na oficina e acompanhar o diagnóstico.
Mas, que vais precisar de uma oficina de confiança, isso vais.
Boa sorte com a viatura.:concordo:
Glaicon
Se contar ninguém acredita, sobre o problema da demora em responder a aceleração , engasgar e cheiro forte por coincidência minha seta dianteira estava queimada, eu achava que esta queimada, fui verificar e vi uma gambiarra, retirei a gambiarra a seta voltou a funcionar e o problema de aceleração e engasgo acabou, parece que deu problema no aterramento, agora vou mandar dar uma geral no aterramento e na parte elétrica. Levei no mecanico e passou o rastreador e tinha alguns erros, mandamos limpar e agora é acompanhar.
Descobri também que o silencioso intermediário esta muito amassado o que pode esta causando os outros problemas.
Glaicon
Se contar ninguém acredita, sobre o problema da demora em responder a aceleração , engasgar e cheiro forte por coincidência minha seta dianteira estava queimada, eu achava que esta queimada, fui verificar e vi uma gambiarra, retirei a gambiarra a seta voltou a funcionar e o problema de aceleração e engasgo acabou, parece que deu problema no aterramento, agora vou mandar dar uma geral no aterramento e na parte elétrica. Levei no mecanico e passou o rastreador e tinha alguns erros, mandamos limpar e agora é acompanhar.
Descobri também que o silencioso intermediário esta muito amassado o que pode esta causando os outros problemas.
Eita!
Coisas da eletrônica.
Bom que era simples de resolver.:concordo:
Maurorjbrasil
25/02/2022, 21:01
Ela não tem correia dentada, É corrente.
Não precisa de manutenção.
Correias só para os agregados, como alternador, ar condicionado e direção hidráulica.
Como são peças de longa duração, vale à pena comprar as originais, fazendo a troca no seu mecânico de confiança.:concordo:
Obrigado Glaicon.
Acabei falando besteira sobre a correia.
Olhei no manual as manutenções necessárias, mas a que envolvia correia era do modelo a gasolina e a minha é a diesel.
Acabei fazendo a revisão no meu mecânico de confiança. Fui antes na concessionária e vi tudo que tinha sido feito até a última revisão. Depois peguei o manual e verifiquei tudo que precisava ser feito até a revisão de 120.000 km e pedi para fazer.
Esta semana troquei os amortecedores pelos offshox com lift de 2`e troquei os pneus pelos Cooper 275/65.
Achei que ficou muito bom.
hscaetano16
26/02/2022, 06:57
Bom dia amigos!
Adquiri a poucos dias uma Pajero Full 2006 4x4 Diesel Automática, precisando de algumas manutenções! Porem, ela apresentou um defeito q não tinha apresentado qdo comprei, e não consegui ainda um mecânico que identificasse o problema. Levei em 3 oficinas de carro a Diesel 4x4/off-road e fui "dispensado" hahahaha
Vou relatar o problema, caso algum amigo tenha conhecimento da causa, agradeço a ajuda : )
A viatura anda normalmente, porem, esporadicamente, ela perde potencia, onde o RPM não chega a 2.000 giros mesmo afundando o pedal do acelerador, e fica com trepidação nas rodas traseiras e pedal de freio. Essa trepidação é equivalente a trepidação de quando passamos nos antigos redutores de velocidades que tinha ante os quebra-molas (aqui em fortaleza ce não se usa mais)... a trepidação acontece e depois para e o carro reduz a velocidade, a rotação continua abaixo de 2.000rpm e o carro não desenvolve!
Aí, do nada, o carro volta ao normal!!! já cheguei a rodas uns 3km com esse problema, e depois normalizou!
será um despacho, ou mal olhado??? kkkkk
Abrs
Pajero Full 2006 4x4 Diesel Automática
Obrigado Glaicon.
Acabei falando besteira sobre a correia.
Olhei no manual as manutenções necessárias, mas a que envolvia correia era do modelo a gasolina e a minha é a diesel.
Acabei fazendo a revisão no meu mecânico de confiança. Fui antes na concessionária e vi tudo que tinha sido feito até a última revisão. Depois peguei o manual e verifiquei tudo que precisava ser feito até a revisão de 120.000 km e pedi para fazer.
Esta semana troquei os amortecedores pelos offshox com lift de 2`e troquei os pneus pelos Cooper 275/65.
Achei que ficou muito bom.
A Pajerinho 3D é uma tentação de viatura.
Muito bonita.
Dá vontade de meter no barro.
Bom proveito!:concordo:
Bom dia amigos!
Adquiri a poucos dias uma Pajero Full 2006 4x4 Diesel Automática, precisando de algumas manutenções! Porem, ela apresentou um defeito q não tinha apresentado qdo comprei, e não consegui ainda um mecânico que identificasse o problema. Levei em 3 oficinas de carro a Diesel 4x4/off-road e fui "dispensado" hahahaha
Vou relatar o problema, caso algum amigo tenha conhecimento da causa, agradeço a ajuda : )
A viatura anda normalmente, porem, esporadicamente, ela perde potencia, onde o RPM não chega a 2.000 giros mesmo afundando o pedal do acelerador, e fica com trepidação nas rodas traseiras e pedal de freio. Essa trepidação é equivalente a trepidação de quando passamos nos antigos redutores de velocidades que tinha ante os quebra-molas (aqui em fortaleza ce não se usa mais)... a trepidação acontece e depois para e o carro reduz a velocidade, a rotação continua abaixo de 2.000rpm e o carro não desenvolve!
Aí, do nada, o carro volta ao normal!!! já cheguei a rodas uns 3km com esse problema, e depois normalizou!
Abrs
Considerando o ano do modelo dela, 2006, terá que fazer verificação na bomba injetora, pois é um componente que sofre desgaste com o uso.
Procure empresa renomada, pois se fôr isto mesmo, a facada no peito será grande, infelizmente.
Além disto, também podem ser bicos ou turbina.
Nada barato.
E como é carnaval, sugiro nem gastar dinheiro com abadá.
Guarde pra oficina.:mrgreen:
Boa sorte!:concordo:
hscaetano16
26/02/2022, 07:26
Bom dia... Bomba injetora estou qse descartando, um mecânico fez teste nela, e falou que está normal! Já outro, me falou sobre o sistema de freios eletrônicos, porém, não trabalha com o sistema, e me indicou outra oficina... E como é carnaval, só depois das cinzas 😵*💫😵*💫😵*💫
hscaetano16
26/02/2022, 10:16
Bom dia amigos!
Abrs
Enasor
É exatamente este óleo mesmo que está sendo usado agora, ele vem em tambores de 200 litros e só será vendido a CCS e oficinas autorizadas.
Quanto ao filtro de óleo a troca é a cada 10.000 km o mesmo vale para o filtro de Combustivel, e o Filtro de Ar se uso normal em cidade 20.000 uso severo 10.000.
Eu sempre troco filtro de oleo seguindo o manual e combustivel a cada 5.000 sigo o conselho dos mais experientes é melhor gastar 55,00 (filtro genuino Mit no Mercado Livre) do que arricar a sujeira passar para a bomba.
Segue anexo uma planilha que fiz com o plano de manutenção da full, nesta planilha ele está extendido até os 200.000 KM o dobro do manual do proprietario. Sempre o levo impresso marcado os itens que o pessoal tem que checar para mim nas revisões.
Abs.
ainda tem essa planilha disponivel??
Aferreira@
26/02/2022, 19:50
ainda tem essa planilha disponivel??
Pode ser um problema em várias origens. Mas devido ao seu relato, a suspeita de problemas nos bicos injetores. E isso em uma carro a diesel é um grande problema. Já experimentou trocar todos os filtros? Abastecer eu outro posto ou drenar o tanque? Ou pode a bomba de combustível. Procure uma oficina especializada em Mitsubishi.
Abraços e boa sorte!
hscaetano16
01/03/2022, 10:49
Bom dia amigos!
Abrs
Bom dia a todos!!!
Descobri que o problema era no Grau do volante, que estava acionando o ABS!!!
Bom dia a todos!!!
Descobri que o problema era no Grau do volante, que estava acionando o ABS!!!
O que é "Grau do volante?":pipoca:
AlonsoFausto
02/03/2022, 15:34
O que é "Grau do volante?":pipoca:
Glaicon,
A Full tem sensor de posição do volante. Provavelmente o volante do carro em questão já foi retirado e montado com a cinta/fita (do air bag e cabo flat) fora da posição neutra, fazendo com que a central entenda que o volante esteja "X graus virado para um dos lados", ainda que o carro esteja em linha reta. Isso bagunça todos os parâmetros de leituras de velocidades das rodas e etc.... a central intervém cortando a aceleração (ação do controle de estabilidade).
Abraço
Glaicon,
A Full tem sensor de posição do volante. Provavelmente o volante do carro em questão já foi retirado e montado com a cinta/fita (do air bag e cabo flat) fora da posição neutra, fazendo com que a central entenda que o volante esteja "X graus virado para um dos lados", ainda que o carro esteja em linha reta. Isso bagunça todos os parâmetros de leituras de velocidades das rodas e etc.... a central intervém cortando a aceleração (ação do controle de estabilidade).
Abraço
Jesuis!:mrgreen:
castillo
08/03/2022, 21:02
Boa noite a todos!
Sigo na saga por encontrar uma Full e já estou esgotando as opções disponíveis (Diesel, até 100 mil km).
Surgiu agora uma dúvida cruel: pegar uma com 93 mil km, com 4 pneus Goodyear novos (recém trocados), já com estribos laterais, motor bom, câmbio bom, eletrônica, AC e multimídia funcionando perfeitamente, muito bem conservada, IPVA pago, com apenas uns grilos na porta do passageiro e parte do painel e dano na trava do porta-treco (o primeiro, sob o apoio de braço); a viatura tem algumas marcas nas partes plásticas ao redor do porta malas, e alguns detalhes estéticos na parte inferior traseira do revestimento dos bancos da segunda fileira, mas nada que me incomode; revisões em concessionária até 78 mil km.
Ou, por R$32 mil a mais (incluindo as parcelas do IPVA a vencer), levar uma 1 ano mais nova, impecável, com 40 mil km, sem estribos laterais (uns 1.500, numa estimativa rápida) e com pneus originais - ainda não atingiram o Twi, mas imagino que já esteja próximo de trocar; revisões em concessionaria ate 28 mil km.
Para mim, está parecendo que a segunda é um melhor investimento pensando em uma eventual revenda, mas gostaria muito de ouvir a opinião dos colegas mais experientes aqui do fórum.
Deixo meu muito obrigado, desde já, a quem quiser compartilhar uma opinião!
Boa noite a todos!
Sigo na saga por encontrar uma Full e já estou esgotando as opções disponíveis (Diesel, até 100 mil km).
Surgiu agora uma dúvida cruel: pegar uma com 93 mil km, com 4 pneus Goodyear novos (recém trocados), já com estribos laterais, motor bom, câmbio bom, eletrônica, AC e multimídia funcionando perfeitamente, muito bem conservada, IPVA pago, com apenas uns grilos na porta do passageiro e parte do painel e dano na trava do porta-treco (o primeiro, sob o apoio de braço); a viatura tem algumas marcas nas partes plásticas ao redor do porta malas, e alguns detalhes estéticos na parte inferior traseira do revestimento dos bancos da segunda fileira, mas nada que me incomode; revisões em concessionária até 78 mil km.
Ou, por R$32 mil a mais (incluindo as parcelas do IPVA a vencer), levar uma 1 ano mais nova, impecável, com 40 mil km, sem estribos laterais (uns 1.500, numa estimativa rápida) e com pneus originais - ainda não atingiram o Twi, mas imagino que já esteja próximo de trocar; revisões em concessionaria ate 28 mil km.
Para mim, está parecendo que a segunda é um melhor investimento pensando em uma eventual revenda, mas gostaria muito de ouvir a opinião dos colegas mais experientes aqui do fórum.
Deixo meu muito obrigado, desde já, a quem quiser compartilhar uma opinião!
Se tem o dinheiro à mais, a segunda opção parece mais interessante.
Quais os anos, modelos e cores das viaturas?:pipoca:
Escarlate
10/03/2022, 16:17
Boa tarde!
Há relatos que para alguns podem parecer coisas simples e para outros terem valor, neste sentido gostaria de partilhar uma experiência passada nesta semana.
No dia seis, saindo do supermercado, deparei-me com uma chuva torrencial. Como havia transitado por estradas secundárias e embarradas, aproveitei para me deslocar a um conhecido ponto de alagamento da cidade e não deu outra, entre 40 e 50 cm de lâmina d'água, o que deve ter eliminado qualquer resíduo de barro da parte inferior da viatura.
Voltei à garagem, alavanca no neutro, acionei o freio de mão, alavanca no "P" e desliguei o motor. Retirei as compras e ontem, dia 9, precisei sair novamente.
Liquei o motor, alavanca no neutro, soltei a alavanca do freio de mão, alavanca no "D" e... o carro não se moveu. Dei umas pedaladas no pedal de freio, tornei a puxar e soltar o freio de mão, alavanca no "R", depois novamente no "D" e nada.
Consultei o manual e não localizei nenhum tópico que pudesse auxiliar. Voltei para casa e fui ao "Google" que me remeteu ao YouTube. Assisti alguns vídeos e num curto (menos de 2 min) achei a alternativa. Voltar a tentar deslocar para a frente e para trás até soltar o freio. Depois do décimo ciclo de tentativas, senti uma roda soltar e mais umas duas ou três, acompanhada de um estrondo, a outra também se livrou. Fiquei atento para mais algum eventual ruído que pudesse indicar outra anomalia mas a viatura transitou normalmente pelas ruas.
Recomendo precaução aos demais proprietários de veículos com mais de dez anos de uso. Creio que em uma nova isto não aconteceria.
Abraços.
Escarlate
10/03/2022, 16:19
Castillo, 93.000 km e os danos que você acusou indicam um carro mal cuidado.
Se optar pelo segundo, contrate um especialista para verificar a real quilometragem.
Abraço.
Boa tarde!
Há relatos que para alguns podem parecer coisas simples e para outros terem valor, neste sentido gostaria de partilhar uma experiência passada nesta semana.
No dia seis, saindo do supermercado, deparei-me com uma chuva torrencial. Como havia transitado por estradas secundárias e embarradas, aproveitei para me deslocar a um conhecido ponto de alagamento da cidade e não deu outra, entre 40 e 50 cm de lâmina d'água, o que deve ter eliminado qualquer resíduo de barro da parte inferior da viatura.
Voltei à garagem, alavanca no neutro, acionei o freio de mão, alavanca no "P" e desliguei o motor. Retirei as compras e ontem, dia 9, precisei sair novamente.
Liquei o motor, alavanca no neutro, soltei a alavanca do freio de mão, alavanca no "D" e... o carro não se moveu. Dei umas pedaladas no pedal de freio, tornei a puxar e soltar o freio de mão, alavanca no "R", depois novamente no "D" e nada.
Consultei o manual e não localizei nenhum tópico que pudesse auxiliar. Voltei para casa e fui ao "Google" que me remeteu ao YouTube. Assisti alguns vídeos e num curto (menos de 2 min) achei a alternativa. Voltar a tentar deslocar para a frente e para trás até soltar o freio. Depois do décimo ciclo de tentativas, senti uma roda soltar e mais umas duas ou três, acompanhada de um estrondo, a outra também se livrou. Fiquei atento para mais algum eventual ruído que pudesse indicar outra anomalia mas a viatura transitou normalmente pelas ruas.
Recomendo precaução aos demais proprietários de veículos com mais de dez anos de uso. Creio que em uma nova isto não aconteceria.
Abraços.
Já aconteceu comigo duas vezes.
A lona do freio de mão gruda no cubo de roda(ou sapata).
Na primeira vez foi um cagaço, ao ver a viatura "trancada", até que me lembrei da enxurrada que passei, imaginando que fosse algum problema desse tipo.
Engatei o drive e forcei o arranque.
Deu o estralo forte e soltou.
Na segunda vez já fiquei mais tranquilo.
Logo que soltou andei em seguida alguns metros com o freio de mão engatado em um ou dois dentes na alavanca, para dar uma raspada e limpada na lona.
Acredito que deva ter um pouco de ferrugem no cubo de roda, pois é de ferro.
Na próxima vez que passar por isto, e não fôr andar muito em seguida, é o caso de guardar o carro em local plano, e sem acionar o freio de mão.
Se fôr andar bastante, aí o calor da rodagem já deve secar todo o sistema.
Creio!:mrgreen:
Di Capua
11/03/2022, 16:37
Boa tarde Caporto , sigo o fórum a anos , sempre tirando minhas dúvidas através dos comentários, tenho uma Full 2001 ,onde tive a BI danificada pela sujeira no tanque. Não existia tanque de plástico, mas agora tem. Lembrei do fórum e estou postando .
Meu nome é Paulo , quero saber se posso e onde postar as fotos do meu produto, feito por minha encomenda em uma fábrica de tanques plástico para nicho agro .
Ficou ótimo .
Tanque Pajero Full 2001-2008
De polipropileno
Paulo 15 981075949
xibiu!!!
12/03/2022, 22:41
"O Mitsubishi Pajero completa 40 anos de história em 2022, feito raro dentro da história da indústria automobilística mundial. Mas a história dessa lenda começa muito antes de as primeiras unidades serem vendidas, em 1982. O começo de tudo se deu no longínquo ano de 1934 quando, por conta de uma encomenda do governo japonês que buscava veículos parrudos para uso militar em uma época de tensão pré-Segunda Guerra, a Mitsubishi Motors apresentou o protótipo PX33."
...
Mitsubishi Pajero completa 40 anos cheio de historias e curiosidades - Motor Show (https://motorshow.com.br/mitsubishi-pajero-completa-40-anos-cheio-de-historias-e-curiosidades/)
578571
Amigos
Alguém saber aonde encontro escapamento intermediário pajero full 2008 3.8 gasolina ? Moro em BH
Wilton Cesar Alves
27/03/2022, 19:06
Pessoal, boa noite
Uma coisa que me incomodou na primeira viagem que fiz com minha Full, foi a questão da acústica quanto a ruído externo, no caso motor... Achei muito alto para uma viagem de 14 horas,.o que começou a incomodar...
Alguém conhece alguma forma de melhorar esta acústica?
Pessoal, boa noite
Uma coisa que me incomodou na primeira viagem que fiz com minha Full, foi a questão da acústica quanto a ruído externo, no caso motor... Achei muito alto para uma viagem de 14 horas,.o que começou a incomodar...
Alguém conhece alguma forma de melhorar esta acústica?
A viatura está com pneus HT ou AT?
De fato, se nota o barulho do motor.
Porém, nada a ponto de incomodar.
Já o tipo de pneu pode influenciar.:concordo:
Wilton Cesar Alves
28/03/2022, 19:10
Para mim incomodou o motor mesmo, e agora comecei a prestar mais atenção nele dentro da cidade... Aquela história de não prestar atenção até incomodar...
Se tiver uma forma de reduzir o ruído do motor dentro do carro, quero fazer... Fora isto, o carro ficou muito top...
Detalhe, após o Remap Stage1 e 3800 km rodados, segue consumo:
Estrada: 10,6 Km/l
Para mim incomodou o motor mesmo, e agora comecei a prestar mais atenção nele dentro da cidade... Aquela história de não prestar atenção até incomodar...
Se tiver uma forma de reduzir o ruído do motor dentro do carro, quero fazer... Fora isto, o carro ficou muito top...
Bom, não sei como é o isolamento acústico original entre o compartimento do motor e a cabine.
Mas, a única tentativa seria adicionar novo isolamento, talvez pela parede do motor.
Se fizer isto, registre o passo a passo com fotografias.
Poderá têr mais interessados.:concordo:
Wilton Cesar Alves
29/03/2022, 22:09
Vou procurar a respeito
Média na viagem de ontem.
Florianópolis a Maringá/PR. 740 Km´s.
Velocidade real de 99 Km/h, piloto automático ligado quase que direto.
De Florianópolis até a serra antes de Curitiba fez 11,8 Km/l.
Depois, com o trechos mais acidentados ficou nesta média.
Lembrando que são pneus AT, que gastam mais.
Gostei da média.:concordo:
578877
castillo
18/04/2022, 03:09
Bom dia!
Aproveitando o ponto levantado pelo Wilton, pergunto aos colegas do fórum se têm experiência com forração termo-acústica do capô.
Encontrei esse anúncio no Mercado Livre e fiquei interessado. A se confirmar os dados do anúncio, a redução de ruidos internos e externos após a forração é bastante significativa para uma solução assim tão simples.
O que acham? Alguma contraindicação para esse tipo de forração do capô?
Link do anúncio: Manta Capo Borda Pajero Full 2008 - 2016 + Presilhas | Parcelamento sem juros (https://produto.mercadolivre.com.br/MLB-2208734723-manta-cap-borda-pajero-full-2008-2016-presilhas-_JM)
Bom dia!
Aproveitando o ponto levantado pelo Wilton, pergunto aos colegas do fórum se têm experiência com forração termo-acústica do capô.
Encontrei esse anúncio no Mercado Livre e fiquei interessado. A se confirmar os dados do anúncio, a redução de ruidos internos e externos após a forração é bastante significativa para uma solução assim tão simples.
Link do anúncio: Manta Capo Borda Pajero Full 2008 - 2016 + Presilhas | Parcelamento sem juros (https://produto.mercadolivre.com.br/MLB-2208734723-manta-cap-borda-pajero-full-2008-2016-presilhas-_JM)
A sua não tem esta forração original?:pipoca:
ALVARO ANGELO
18/04/2022, 07:57
Bom dia!
Muito boa essa dica de forração para capô. Olhei no site e eles tem uma quantidade enorme de modelos.
Guardei o link para uso futuro. Muito útil !!!
Alvaro Angelo
castillo
21/04/2022, 18:16
A sua não tem esta forração original?:pipoca:
Caro Glaicon, ainda não sei responder se os materiais são os mesmos das mantas oferecidas no anúncio que indiquei acima. Estou há 1 dia com o carro, após um longo processo de escolha que envolvia outros modelos. Muito feliz pela escolha, até o momento - mas completamente leigo sobre o carro ainda (primeiro MIT e primeiro 4x4 da vida).
As únicas coisas que têm me incomodado são a central multimídia e a câmera de ré. Já vi alguns comentários sobre o assunto neste tópico e vou pesquisar mais a respeito nos próximos dias.
Caro Glaicon, ainda não sei responder se os materiais são os mesmos das mantas oferecidas no anúncio que indiquei acima. Estou há 1 dia com o carro, após um longo processo de escolha que envolvia outros modelos. Muito feliz pela escolha, até o momento - mas completamente leigo sobre o carro ainda (primeiro MIT e primeiro 4x4 da vida).
As únicas coisas que têm me incomodado são a central multimídia e a câmera de ré. Já vi alguns comentários sobre o assunto neste tópico e vou pesquisar mais a respeito nos próximos dias.
Certo. Mas o capô da sua Full já tem a forração ou não?
Na minha tem.
Por isso a minha pergunta na outra postagem, pois se a sua já tem, por quê comprar a peça?
Mudando de assunto, senhores, sugiro fortemente que façam uma boa revisão nos tetos solares de suas viaturas.
Na minha acabei de efetuar a trocar do vidro, pois a estrutura metálica foi vencida pela ferrugem.
Nenhum latoeiro quis se arriscar em tentar arrumar a peça.
Deverei buscá-la hoje ou na próxima semana, pois já mandei executar outros reparos.
castillo
27/04/2022, 18:35
Certo. Mas o capô da sua Full já tem a forração ou não?
Na minha tem.
Por isso a minha pergunta na outra postagem, pois se a sua já tem, por quê comprar a peça?
De fato, a minha também já tem a forração.
Conselho precipitado de principiante que estava ansioso para pegar o carro. Por gentileza, desconsiderem o comentário.
Pensava que o barulho do motor fosse incomodar, mas já me acostumei e sinto que estou começando a gostar.
castillo
27/04/2022, 18:37
Aproveitando o ensejo, recomendam algum estribo lateral específico (Full 5p 2017) e/ou algum lugar/profissional para instalar em São Paulo-SP?
Sem querer abusar da boa vontade de todos, mas já abusando, alguém aqui usa o Carbit EasyConnection na central ClarionNX501BC? Vale mesmo a pena instalar para ter espelhamento + GPS de qualidade ou é melhor trocar a central por uma mais atual?
Muito agradecido desde já!
De fato, a minha também já tem a forração.
Conselho precipitado de principiante que estava ansioso para pegar o carro. Por gentileza, desconsiderem o comentário.
Pensava que o barulho do motor fosse incomodar, mas já me acostumei e sinto que estou começando a gostar.
Se você saiu de um carro à gasolina, é possível que o barulho do motor à diesel incomode um pouco. Fato.
Mas, como já está se acostumando, beleza.
Os pneus, se forem do tipo AT, também produzem barulho além do comum.
Igualmente questão de costume.:concordo:
Bom, senhores, serviço realizado e viatura entregue.
Sou suspeito para falar, pois sou amigo do dono da concessionária, mas o atendimento foi excelente.
Conversando com o rapaz responsável pela oficina, após o teste de rodagem, foi só elogios para o carro.
A meu pedido cortou o filtro de combustível, e estava bem feio, apresentando uma cor escura no papelão.
Perguntou quantos Km´s tinha rodado com o mesmo, mas eu não sabia, pois veio junto com a viatura.
Daqui para frente poderei controlar o tempo e Km´s de uso.
Recomendou troca a cada 10.000 Km´s.
Aliás, aqui vale um ponto muito positivo em relação à SW4, pois enquanto o filtro de combustível da Toyota está em R$ 136,00, quando da última troca, o da Pajero está em R$ 75,44.
Provavelmente, mais barato que marca Diabo em lojas de troca de óleo.
Por isso, não comprem marcas paralelas.
Colocado também aditivo para limpeza do sistema de combustível.
Quanto ao óleo da caixa automática, é o LUBRAX ATF SP3.
Respondendo ao Enasor, não, esta não foi a primeira troca do fluído da caixa. Inclusive, o óleo ainda estava avermelhado e em boas condições de uso.
Esta, inclusive, foi a avaliação feita ao final de maio, quando a viatura foi levada à concessionária para análise antes da compra, com o mecânico atestando à época que o óleo já tinha sido trocado.
Enfim, satisfação total.
Por ser amigo do Marcos, dono da concessionária, e por ele ter faltado minha festa de aniversário na semana retrasada, ainda ganhei boné e chaveiro da Mitsubishi.
Seguem algumas fotos, inclusive com preço das peças.
A mão de obra total ficou em aproximadamente R$ 870,00.
Pedigree modo on!:mrgreen:
Bom, senhores, decorridos cinco anos e meio, e aproximadamente 95.000 Km´s rodados, na próxima segunda-feira a viatura voltará à concessionária, para fazer a troca de todos os fluídos, filtros e correias.
Orçamento já feito e, comparando com os preços de outubro/2016, todos os itens mais que dobraram de valor.
De R$ 2.100,00 em 2016, agora será aproximadamente R$ 4.900,00.
Apesar de um pouco caro, considero necessário e saudável, para manter a qualidade e segurança da viatura.
O óleo atual da caixa automática ainda está avermelhado e limpo, o que é um bom sinal.
Fazendo a troca dele também, garante vida longa ao sistema.
Estava pensando em trocar e pegar uma Full 2014 ou 2015.
Mas, é besteira, pois também exigiria uma manutenção preventiva grande, pois todas as anunciadas estão em volta de 150.000 Km´s rodadas.
Além de IPVA e seguro mais caros, para o mesmo veículo.
Segue abaixo a nota fiscal de 2016 com os serviços feitos na época, e que serão repetidos agora.
Na próxima semana colocarei minhas impressões sobre os trabalhos feitos.:concordo:
579000
Di Franco
11/05/2022, 14:25
Caro Ricardo, você sabe se é possível trocar somente o refletor cromo e manter o mesmo sistema de lentes e lâmpada xenon original? sabe o código do refletor? não consigo encontrar no catálogo especificamente essa parte do farol. Se puder compartilhar.
Meu querido , esse é um problema crõnoco nas pejeros full, eu tenho uma 2010com o mesmo problema , o caso é o seguinte , no fundo do xenon tem um cromado que reflete a lux do canhao de xenon ,, com o passar dos anos esse cromo fica manchado, e já nao reflete, gerando apenas um feixe de luz fraca, onde ja não tem mais serventia, a solução seria trocar todo o canhão de xenon , ou trocar o farol e aproveitar as luzes do xenon do antigo, do contrario , vc ficará rodando como a grande maioria procurando chifre em cabeça de cavalo., troca as luzes não adianta , ja fiz isso tambem , depois vi na propria internet como resolver e foi assim que fiz , e deu certo.
Wilton Cesar Alves
18/05/2022, 08:03
Glaicon, eu estava com uma Discovery 4 e garanto, a diferença de ruído do motor é enorme... Mesmo sendo as duas a diesel... Por isso vem me incomodando... Devido alguns afazeres, ainda não consegui tratar está questão do ruído, mas vou tentar melhorar a manta do capô e entre o motor e a cabine...
Glaicon, eu estava com uma Discovery 4 e garanto, a diferença de ruído do motor é enorme... Mesmo sendo as duas a diesel... Por isso vem me incomodando... Devido alguns afazeres, ainda não consegui tratar está questão do ruído, mas vou tentar melhorar a manta do capô e entre o motor e a cabine...
Emocionalmente, a Discovery 4 é um sonho de consumo.:concordo:
Wilton Cesar Alves
20/05/2022, 07:00
Glaicon, infelizmente é um sonho que pode se tornar rapidamente um pesadelo... Eu tomei só um susto e já abandonei... Conforto sem igual, nada comparado a ela, maaaassss... Parece um carro de brinquedo, se olhar torto para ela quebra alguma coisa... Você já deve ter lido a respeito...
Parece um carro de brinquedo, se olhar torto para ela quebra alguma coisa.
:chorandoderir::chorandoderir::chorandoderir::chor andoderir::chorandoderir::chorandoderir:
Escarlate
28/05/2022, 09:17
Estava pensando em trocar e pegar uma Full 2014 ou 2015.
Mas, é besteira, pois também exigiria uma manutenção preventiva grande, pois todas as anunciadas estão em volta de 150.000 Km´s rodadas.
Além de IPVA e seguro mais caros, para o mesmo veículo.
Bom dia!
Pois é Glaicon, mesma ponderação que faço quando penso em trocar por uma mais nova.
No seu caso, uma 2015 deve estar custando uns R$190.000,00 e a 2008, uns R$95.000,00. A diferença de R$95.000,00 daria para custear a manutenção por muitos anos.
E a atual, você já conhece.
Abraço e bom final de semana!
Bom dia!
Pois é Glaicon, mesma ponderação que faço quando penso em trocar por uma mais nova.
No seu caso, uma 2015 deve estar custando uns R$190.000,00 e a 2008, uns R$95.000,00. A diferença de R$95.000,00 daria para custear a manutenção por muitos anos.
E a atual, você já conhece.
Abraço e bom final de semana!
Sim, já estou decidido.
Agora, então, que já fiz a revisão geral na concessionária, não tenho mais motivos para trocar.
Ficarei com esta por um bom tempo.:concordo:
lhhmatta
30/05/2022, 09:04
Sim, já estou decidido.
Agora, então, que já fiz a revisão geral na concessionária, não tenho mais motivos para trocar.
Ficarei com esta por um bom tempo.:concordo:
aproveitando, sobre revisão geral na css, comprei uma FULL 14/15 Gasolina com todas as 7 revisões feitas na Css.
A 8ª, que seria agora, custaria R$ 4.168,00 na Css. para as seguintes trocas:
- substituir filtro de ar
- substituir filtro de oleo
- substituir arruela bujão carter
- substituir filtro do ar condic.
- substituir liquido de arrefecimento (azul)
- substituir oleo do motor
- substituir lubrificante AYC - Transferência
- substituir oleo diferenciais dianteiro e traseiro
- substituir fluido de freio
- kit revisão
- fuel cleaner
É necessário fazer essa revisão na Css.? Ou um bom mecânico faz? Achei muito salgado o preço da Css.
aproveitando, sobre revisão geral na css, comprei uma FULL 14/15 Gasolina com todas as 7 revisões feitas na Css.
A 8ª, que seria agora, custaria R$ 4.168,00 na Css. para as seguintes trocas:
- substituir filtro de ar
- substituir filtro de oleo
- substituir arruela bujão carter
- substituir filtro do ar condic.
- substituir liquido de arrefecimento (azul)
- substituir oleo do motor
- substituir lubrificante AYC - Transferência
- substituir oleo diferenciais dianteiro e traseiro
- substituir fluido de freio
- kit revisão
- fuel cleaner
É necessário fazer essa revisão na Css.? Ou um bom mecânico faz? Achei muito salgado o preço da Css.
Sim, qualquer oficina boa faz todas essas trocas.
Realmente, o preço está um pouco salgado.
O óleo do motor e filtro eu fiz fora.
Sem a troca do fluído de freio, mas com a troca de óleo da caixa de marchas, que é o ítem mais caro, eu paguei pouco mais de R$ 4.600,00.
Por ser veículo com mais de dez anos de idade, eu consegui desconto de 15% nas peças e fluídos.
Nas viaturas mais novas se consegue 10% de desconto.
E pelo o que entendi, isto acontece em todas as concessionárias.
Verifique e negocie o preço.
A carimbada no manual vale muito!:concordo:
579180
lhhmatta
14/06/2022, 18:27
Sim, qualquer oficina boa faz todas essas trocas.
Realmente, o preço está um pouco salgado.
O óleo do motor e filtro eu fiz fora.
Sem a troca do fluído de freio, mas com a troca de óleo da caixa de marchas, que é o ítem mais caro, eu paguei pouco mais de R$ 4.600,00.
Por ser veículo com mais de dez anos de idade, eu consegui desconto de 15% nas peças e fluídos.
Nas viaturas mais novas se consegue 10% de desconto.
E pelo o que entendi, isto acontece em todas as concessionárias.
Verifique e negocie o preço.
A carimbada no manual vale muito!:concordo:
579180
segui seu conselho, Glaicon. Não consegui um descontaaaaço na CSS, mas achei de bom tamanho 5% + 6x no cartão.
O que eu gostei foi do serviço prestado. Fizeram teste de rodagem duas vezes depois da revisão. Os mecânicos fizeram coisas até mais do que era o plano de revisão, como inverter os pneus para melhorar o desgaste, olharam barulhos internos, etc. Pra quem vai comprar o fato de o carro ter feito todas as revisões na CSS realmente faz diferença.
segui seu conselho, Glaicon. Não consegui um descontaaaaço na CSS, mas achei de bom tamanho 5% + 6x no cartão.
O que eu gostei foi do serviço prestado. Fizeram teste de rodagem duas vezes depois da revisão. Os mecânicos fizeram coisas até mais do que era o plano de revisão, como inverter os pneus para melhorar o desgaste, olharam barulhos internos, etc. Pra quem vai comprar o fato de o carro ter feito todas as revisões na CSS realmente faz diferença.
Sim, eles fazem uma análise completa.
Até acharam uma coifa com pequeno rasgo, que eu nem sabia.
Mas, como a obra de obra suplementar é muito cara, isto eu farei por fora.:concordo:
Otaviobfranco
26/06/2022, 20:40
Pessoal, minha Pajero é uma 3D 3.2 2008 motor 160cv.
Tem pneus 33 com as rodas originais 18r. Estou muito insatisfeito com consumo, está fazendo 6.5/7 na cidade e 7.5 na rodovia (sempre andando bem de boa, fazendo média).
O carro não tem nenhum defeito em linha de combustível etc. já foi tudo 100% conferido
Tem 122.000km
Possui egr isolada e remap
Todos mecânicos insistem dizer q a culpa é dos pneus maiores, mas não consigo acreditar que fazem TANTA diferença assim, tendo em vista que já tive outras Full e faziam 11/12 na estrada.
Vocês podem compartilhar opiniões comigo?
Sei que as Full mais novas, que tem o motor 200cv são bem mais econômicas.
Tem pneus 33 com as rodas originais 18r. Estou muito insatisfeito com consumo, está fazendo 6.5/7 na cidade e 7.5 na rodovia (sempre andando bem de boa, fazendo média).
O carro não tem nenhum defeito em linha de combustível etc. já foi tudo 100% conferido
Tem 122.000km
Todos mecânicos insistem dizer q a culpa é dos pneus maiores, mas não consigo acreditar que fazem TANTA diferença assim, tendo em vista que já tive outras Full e faziam 11/12 na estrada.
Estranho que, para a cidade o consumo está adequado.
Agora, para a estrada, realmente é muito alto.
Ela produz fumaça preta?
Sei que na estrada é difícil saber, em virtude da velocidade desenvolvida, mas se observar isto, pode indicar a passagem de combustível pelo sistema sem queimar corretamente, gerando o consumo elevado.
Ainda tem o remapeamento que, não sei se pode influenciar no consumo.
Ao contrário de você, alguns relatam até melhora na autonomia.
Nas viaturas com 200 CV´s não há melhora significativa no consumo, em relação às de 160 CV´s.:concordo:
Senhores, viatura na oficina.
A coifa rasgada que mencionei era da caixa de direção.
Aliás, nas duas coifas.
Por isso, ela foi sacada fora, para troca de todos os reparos e vedações.
Também será trocado o pivô do lado direito da suspensão.
Estava com folga.
Creio que era dali que surgia em velocidade baixa um nhec-nhec incômodo.
Deverá ficar pronta hoje.
Aproveitei e comprei pneus novos.
Dunlop Grandtrek AT 25.
Trocarei amanhã.
Voltando para modelo AT leve, quase HT,
Pneu brasileiro, com sílica, bem avaliado pelo INMETRO para consumo, uso na chuva e, ruído.
Tem chineses mais baratos, porém, com avaliação piorada.
Creio que vai melhorar um pouco a autonomia.
Quando mudei em 2018 de HT para AT, o consumo piorou 8%.
Depois, com a descarbonização do sistema e migrado para o S10, em 2019, consegui reduzir para 5% a diferença de autonomia.
Vamos ver se voltará a fazer os 12,5 Km/l, rodando a constantes 100 Km/h.
Agora em julho iremos para o Rio de Janeiro e Paraty.
Será um bom teste.:concordo:
.
579297
só sao Muito dificeis de achar para reposicao . Eu mudei de marca depois porque nao conseguia achar os mesmos aqui em brasilia para vender ...
Senhores, viatura na oficina.
A coifa rasgada que mencionei era da caixa de direção.
Aliás, nas duas coifas.
Por isso, ela foi sacada fora, para troca de todos os reparos e vedações.
Também será trocado o pivô do lado direito da suspensão.
Estava com folga.
Creio que era dali que surgia em velocidade baixa um nhec-nhec incômodo.
Deverá ficar pronta hoje.
Aproveitei e comprei pneus novos.
Dunlop Grandtrek AT 25.
Trocarei amanhã.
Voltando para modelo AT leve, quase HT,
Pneu brasileiro, com sílica, bem avaliado pelo INMETRO para consumo, uso na chuva e, ruído.
Tem chineses mais baratos, porém, com avaliação piorada.
Creio que vai melhorar um pouco a autonomia.
Quando mudei em 2018 de HT para AT, o consumo piorou 8%.
Depois, com a descarbonização do sistema e migrado para o S10, em 2019, consegui reduzir para 5% a diferença de autonomia.
Vamos ver se voltará a fazer os 12,5 Km/l, rodando a constantes 100 Km/h.
Agora em julho iremos para o Rio de Janeiro e Paraty.
Será um bom teste.:concordo:
.
579297
só sao Muito dificeis de achar para reposicao . Eu mudei de marca depois porque nao conseguia achar os mesmos aqui em brasilia para vender ...
Valeu, Djalma.
É o segundo feedback positivo aqui no fórum.
Vamos em frente!:concordo:
CARLOS MOREIRA
01/07/2022, 16:38
Tem 122.000km
A minha é uma 2006 com a mesma configuração de pneu e faz a mesma média.
Acredito sim na influência dos pneus no consumo. Além de maiores, são mais pesados e exigem mais do motor.
Abraço
A minha é uma 2006 com a mesma configuração de pneu e faz a mesma média.
Acredito sim na influência dos pneus no consumo. Além de maiores, são mais pesados e exigem mais do motor.
Abraço
Não sabia que pneus maiores poderiam influenciar tanto no consumo.
Estou pasmo!:shock:
AirtonLieuthier
13/07/2022, 15:56
Nas Outlanders, o original é 225/55R18...só de colocarem o 235/55R18, o consumo já costuma subir 1 km/l
Nas Outlanders, o original é 225/55R18...só de colocarem o 235/55R18, o consumo já costuma subir 1 km/l
Estou em viagem.
Ontem dirigi de Florianópois a Resende/RJ.
975 Km´s.
Média geral de 11,6 Km/l, medido na bomba, rodando entre 100 e 110 Km/h (velocidade real).
Direto no piloto automático.
Gostei muito da média, considerando um bom trecho com subidas e descidas.
Pneus super silenciosos. Barulho só do motor mesmo.
Logo mais, Rio de Janeiro.
Aí será turismo de Uber e táxi.:mrgreen:
Tenho um outro carro que usa pneus 245/60 e pensei em colocar os 265/60.. Os 265 sao quase 5KG mais pesados na balanca !!.. imagina os 33..
Tenho um outro carro que usa pneus 245/60 e pensei em colocar os 265/60.. Os 265 sao quase 5KG mais pesados na balanca !!.. imagina os 33..
Certamente, deve piorar o consumo.
Hoje estamos em Paraty.
Logo mais, tomar café e, iniciar volta pra casa.
Segundo o Maps, exatos 999 Km´s de estrada.
À noite estaremos lá.:concordo:
castillo
20/08/2022, 18:41
Amigos, aproveitando o tema sobre consumo (e inevitavelmente sobre motor), vocês usam ou recomendam algum aditivo estabilizador para diesel S10?
Tenho usado somente diesel S10, como recomenda o fabricante (Full 17/18), pisando com mais vigor em determinados momentos na rodovia para ajudar a prevenir/reduzir a carbonização do coletor de admissão, como recomendado pelo técnico na concessionária, mas comecei a reparar que o consumo varia bastante cada vez que abasteço em postos diferentes. Somando isso à questão da mistura obrigatória com biodiesel, comecei a pensar e ler a respeito dos aditivos, e gostaria de consultar os amigos do fórum sobre se recomendam algum produto para essa situação específica.
Amigos, aproveitando o tema sobre consumo (e inevitavelmente sobre motor), vocês usam ou recomendam algum aditivo estabilizador para diesel S10?
Tenho usado somente diesel S10, como recomenda o fabricante (Full 17/18), pisando com mais vigor em determinados momentos na rodovia para ajudar a prevenir/reduzir a carbonização do coletor de admissão, como recomendado pelo técnico na concessionária, mas comecei a reparar que o consumo varia bastante cada vez que abasteço em postos diferentes. Somando isso à questão da mistura obrigatória com biodiesel, comecei a pensar e ler a respeito dos aditivos, e gostaria de consultar os amigos do fórum sobre se recomendam algum produto para essa situação específica.
A própria Mitsubishi tem um aditivo para limpeza de bicos.
Muito eficiente. Chamam de MTECH.
Nas duas revisões gerais que fiz, eles já incluem o produto na ordem de serviço.
Além disto, comprei algumas vezes de forma avulsa.
Neste anúncio tem fotos dele, para conhecimento:
Limpador Sistema Combustivel Diesel Mitsubishi - Outros Automotivo - Magazine Luiza (https://www.googleadservices.com/pagead/aclk?sa=L&ai=DChcSEwjZ8eC77df5AhUad5EKHRzICK4YABAPGgJjZQ&ohost=www.google.com&cid=CAESauD2ZDBJWJ93paMTYV70QzR8gj3_MNL22c-DsH5ftJ52MY73gHEp9xeV7tm1-4ra3M01NuwGQohAneFqQsm8URoFhhK5YXbo1It9sqp9zd4iwQe B3tn15rB9_BIw-1Reeago1QhKZxGyLJA&sig=AOD64_0zHAR9S8rHdov9rAVmNLBJ9fgj8Q&ctype=5&q=&ved=2ahUKEwi58tm77df5AhXHvJUCHTmXAw4Q9aACKAB6BAgBE Fg&adurl=)
Agora, produto para "estabilizar o diesel", não conheço nada com esta propriedade.
Se existir, por gentileza, coloque o nome aqui, para que possamos pesquisar.:concordo:
PageroGYN
27/08/2022, 11:41
Bom dia "leojaz"
É realmente o preço deste display (RV Meter) é muito caro até fora do pais, é a primeira peça que vejo a CCS dar um valor real, porque $ 1.000,47 ao preço do dolar de hoje a mais de R$ 3,00 não compensa comprar fora de maneira nenhuma ainda mais se cair na Receita Federal.
Vamos a sua pergunta, já desmontei este painel da minha sim, para instalar a central multimídia e a câmera de rá, e olha ele é muito fácil de remover, é preso por dois parafusos na parte superior e quatro travas plasticas nas laterais, só precisa usar umas espatulas plasticas de preferência para não marcar as peças plasticas. Removido ela vc tem acesso ao SOM, ao painel do AR e ao Display. Veja a imagem abaixo:
502425
Qual é o ano da sua Pajero? Vou disponibilizar o Manual de Serviço da 2003 que também serve até as 2006 que usam a mesma plataforma e componentes. No caso do RV Meter existe alguma diferença entre os da Full de 2000 até 03/05/2003 part MR512861 e o da Full de 01/06/2003 até 03/12/2006 MN141404 ou 8750A148. Veja a imagem abaixo eu consultei no ASA que é o sistema que as CCS usam também, consegui este software nas minhas andanças pelos foruns mundo a fora, com ele é muito facil descobrir o part number de uma peça.
502430
Manual de Serviço Pajero/Montero/Shogum 2003
Pagina nao encontrada (https://drive.google.com/file/d/0B5ydRvZLZJSGbDB3eXFsYzBZMjQ/view?usp=sharing)
Boletins de correções do Manual Pajero/Montero/Shogum 2003
Pagina nao encontrada (https://drive.google.com/file/d/0B5ydRvZLZJSGZUx6bGFDa1c3LWM/view?usp=sharing)
Com este manual na mão vocês são capazes de consertar qualquer problema no carro com este manual e um bom eletricista eu já consegui reparar umas das ECU (PCM) da minha Full a que controla o cambio automático, o cara me cobrou 700,00 pelo reparo e na CCS me pediram R$ 11.700,00, mas isso só foi possível pois eu tinha todo o esquema elétrico do carro e seus componentes.
Espero que lhe ajude o material. Qualquer duvida estou a disposição.
Abs
Bom dia, Leojaz.
(((((((((( Sou novo aqui no 4X4 e procuro uma ajuda para solucionar o problema do display do computador de bordo da minha viatura, PAJERO FULL 2004, vi sua postagem sobre os manuais e gostaria de pode ver estes, pode me ajudar com isso, enviando o link ou os arquivos. Comprei o meu carro e ele foi muito mexido e estou recuperando e deixando ele mais arrumado. Conto com seu apoio.
PageroGYN
28/08/2022, 16:40
PAJERO FULL
Amigos,
A viatura em questão, tem pelo menos trinta anos de tradição no mundo 4x4, graças à competente associação de luxo, conforto e capacidade off-road, cuja robustez e tecnologia embarcada lhe proporcionou doze títulos de campeão do Rally Dakar, detalhe que colocou o Mitsubishi Pajero Full como o maior vencedor nesta competição reconhecida como uma das mais desafiadoras do mundo.
Por isso, e por outras, acho que merece um tópico específico e democrático para que os amantes (ou não) da viatura e participantes do fórum em geral (proprietários, ou não) tenham um "ponto de encontro" e teçam comentários gerais relacionados à viatura em questão, tais como, críticas, sugestões, problemas em geral (crônicos ou não) relacionados ao veículo, ilusões/encantos e desilusões/desencantos, comparações, desempenho, novidades, cuidados especiais, adaptações, manutenções preventivas e corretivas, indicações e recomendações (ou desaconselhamentos) de locais de apoio, tais como, auto peças, oficinas e concessionárias pelo Brasil e América Latina, pedidos de ajuda/socorro em geral (dúvidas quanto a problemas com a viatura, dúvidas quanto à aquisição, etc.), troca de informações, comentários e fotos de viagens, fotos das viaturas, apresentação de novos usuários, etc., etc., etc. ...
Abs.
Sempre fui fã da pajero e sempre acompanhei o Rally Dakar quando podia, consegui comprar minha Full 2004 e estou restaurando-a para ficar perfeita. Gostei da ideia, será uma cosia muito boa ter um lugar para consultar sobre nossa viatura e um encontro para poder admirar as dos outros e trocar ideias e experiencias.
Amigos, boa tarde
alguém ja fez reparo no acumulador do freio Abs, o minha é a pajero full 2008 e esta fazendo barulho quando se pisa no freio, ja desmanchei o conjunto e identificamos sendo o acumulador o problema. Eu sei que ate a 2007 se fazia recall mas para as 2008 em diante nao tem.
Amigos, boa tarde
alguém ja fez reparo no acumulador do freio Abs, o minha é a pajero full 2008 e esta fazendo barulho quando se pisa no freio, ja desmanchei o conjunto e identificamos sendo o acumulador o problema. Eu sei que ate a 2007 se fazia recall mas para as 2008 em diante nao tem.
Não sei como opinar sobre este problema.
Mas, estarei atento caso alguém coloque a solução, pois a minha também é 2008.
Não sei como opinar sobre este problema.
Mas, estarei atento caso alguém coloque a solução, pois a minha também é 2008.
valeuuuu, estou tentando importar, conseguindo posto aqui
Leonardo Rios
07/11/2022, 11:29
Pessoal bom dia. Estou dando uma olhada em uma Full 18/19. Queria saber se esse teto preto é original ou não. Não consegui verificar essa informação.
MITSUBISHI PAJERO FULL PAJERO FULL 3.2 DI-D 5D HPE 4WD | Asuka | Concessionária Mitsubishi em Goiânia (https://www.asuka.com.br/seminovos/pajero-full-pajero-full-32-di-d-5d-hpe-4wd-1259)
Segue o link do veículo.
Pessoal bom dia. Estou dando uma olhada em uma Full 18/19. Queria saber se esse teto preto é original ou não. Não consegui verificar essa informação.
MITSUBISHI PAJERO FULL PAJERO FULL 3.2 DI-D 5D HPE 4WD | Asuka | Concessionária Mitsubishi em Goiânia (https://www.asuka.com.br/seminovos/pajero-full-pajero-full-32-di-d-5d-hpe-4wd-1259)
Segue o link do veículo.
Não, não é original.
Nem o teto, nem os espelhos retrovisores, nem o rack.
Antigo dono fez uma invencionice de gosto discutível.:mrgreen:
Segue o link do veículo.
Corrigindo uma informação, Leonardo.
Ontem vi uma Full branca perolizada na rua.
O rack é originalmente preto.
Pensava que era prata, mas me enganei.
Fica a retificação.:concordo:
rodrigomoreiraES
29/11/2022, 08:31
Estou interessado em uma pajero Full 2001 3.2 diesel. observei que esse modelo em especifico vem com motor 4m41 e automatico de 5 marchas, vi que alguns modelos bem mais atuais como trinton e a propria full 2018 permanecem com o mesmo motor e cambio confere isso? existe algum problema cronico nesse modelo? quais seriam? pra poder obsrvar na hora da avaliação, alem dos pontos principais, diferenciais, cambio.
rodrigomoreiraES
29/11/2022, 17:45
Estou interessado em uma pajero Full 2001 3.2 diesel. observei que esse modelo em especifico vem com motor 4m41 e automatico de 5 marchas, vi que alguns modelos bem mais atuais como trinton e a propria full 2018 permanecem com o mesmo motor e cambio confere isso? existe algum problema cronico nesse modelo? quais seriam? pra poder obsrvar na hora da avaliação, alem dos pontos principais, diferenciais, cambio.
agora que fui ver que na vdd se trata de uma pajero full 2001 v6 flex, desanimei. imagino que nao deve fazer acima dos 6,5/7 km/l
agora que fui ver que na vdd se trata de uma pajero full 2001 v6 flex, desanimei. imagino que nao deve fazer acima dos 6,5/7 km/l
Bom, Rodrigo, caso você continue sua busca por Full à diesel, o problema das modelos até o ano 2007 é que elas possuem bomba injetora de combustível.
Esta bomba, por conta da baixa lubricidade do diesel (S10), danifica a mesma, cujo conserto é caro.
O enxofre existente no diesel mais antigo, contribuía no funcionamento da mesma.
Portanto, a procura por modelos até ano 2007 poderá ter essa desagradável surpresa.
Já a partir do modelo 2008, elas utilizam sistema common rail, que elimina este tipo de risco.
Antes de efetivar a compra, leve a viatura ao seu mecânico de confiança, para que faça alguns testes, inclusive rodando com a mesma, observando se há variações estranhas na marcha lenta.
Boa sorte na sua busca.:concordo:
rodrigomoreiraES
30/11/2022, 09:39
Bom, Rodrigo, caso você continue sua busca por Full à diesel, o problema das modelos até o ano 2007 é que elas possuem bomba injetora de combustível.
Esta bomba, por conta da baixa lubricidade do diesel (S10), danifica a mesma, cujo conserto é caro.
O enxofre existente no diesel mais antigo, contribuía no funcionamento da mesma.
Portanto, a procura por modelos até ano 2007 poderá ter essa desagradável surpresa.
Já a partir do modelo 2008, elas utilizam sistema common rail, que elimina este tipo de risco.
Antes de efetivar a compra, leve a viatura ao seu mecânico de confiança, para que faça alguns testes, inclusive rodando com a mesma, observando se há variações estranhas na marcha lenta.
no caso da flex nao possui bomba injetora certo? mas o consumo deve ser altissimo, questao das 2008 é valor que fica acima do previsto, inclusive da 2001 foi uma proposta na minha asx com uam volta, tive uma pajero sport 2001 diesel manual, tive problemas com a bomba injetora baita prejuizo.
carro oferecido ate ta bem cuidado visualmente, 130km, pneus novos, mas o que me desanimou foi questao da flex, consumo, apesar que hoje o diesel esta mais caro que a gasolina ja nem sei kkkkkkk 27 996067004
no caso da flex nao possui bomba injetora certo? mas o consumo deve ser altissimo, questao das 2008 é valor que fica acima do previsto, inclusive da 2001 foi uma proposta na minha asx com uam volta, tive uma pajero sport 2001 diesel manual, tive problemas com a bomba injetora baita prejuizo.
carro oferecido ate ta bem cuidado visualmente, 130km, pneus novos, mas o que me desanimou foi questao da flex, consumo, apesar que hoje o diesel esta mais caro que a gasolina ja nem sei kkkkkkk 27 996067004
Nos dias atuais o diesel não é vantajoso na cidade.
Se esta política de preço vai continuar, eu não sei.
Já na rodovia o diesel possui boa autonomia.
Um carro similar à gasolina não deve ser mais econômico que diesel.:concordo:
Leonardo Rios
12/01/2023, 20:17
Glaicon muito obrigado pela resposta.
Fechei o negócio há alguns dias em uma Full 2016, marrom, com interior bege, 100 mil Km rodados. Já ando de MIT há bastante tempo, já são 6 Triton, a atual uma 2023, baita máquina. Minha esposa ficou com uma Frontier por 8 anos, mas agora nossa família aumentou e ela adorou a Full. Sempre gostei muito de MIT, tenho uma boa relação com a turma da Asuka de Goiânia e da Marca Motors em Uruaçu-GO, afinal rodo uma média de 6 mil km/mês, então sempre estou dando revisão.
Quero dizer a vocês que li todo o tópico e aprendi demais sobre a Full. Vocês são demais! Até comprar peças nos Emirados eu aprendi (partsouq.com onde cadastrei o chassis e adquiri umas peças de acabamento).
Outra coisa que achei sensacional no tópico, vocês falam a verdade a respeito da viatura, qualidade e principalmente os defeitos (onde sempre ajudam a solucionar ou minimizar), assim podemos entrar no negócio sabendo, diferente de outros tópicos onde há uma exaltação exagerada de determinados Veiculos, como se fossem perfeitos (o que nenhum veículo é), afastando e até gerando desconfiança sobre a idoneidade das postagens. Enfim, gostei demais e quero ajudar e contribuir com informações reais sobre nossa convivência com a Full.
Saibam que vcs contribuíram muito para minha tomada de decisão.
Um grande abraço a todos.
Glaicon muito obrigado pela resposta.
Fechei o negócio há alguns dias em uma Full 2016, marrom, com interior bege, 100 mil Km rodados. Já ando de MIT há bastante tempo, já são 6 Triton, a atual uma 2023, baita máquina. Minha esposa ficou com uma Frontier por 8 anos, mas agora nossa família aumentou e ela adorou a Full. Sempre gostei muito de MIT, tenho uma boa relação com a turma da Asuka de Goiânia e da Marca Motors em Uruaçu-GO, afinal rodo uma média de 6 mil km/mês, então sempre estou dando revisão.
Quero dizer a vocês que li todo o tópico e aprendi demais sobre a Full. Vocês são demais! Até comprar peças nos Emirados eu aprendi (partsouq.com onde cadastrei o chassis e adquiri umas peças de acabamento).
Outra coisa que achei sensacional no tópico, vocês falam a verdade a respeito da viatura, qualidade e principalmente os defeitos (onde sempre ajudam a solucionar ou minimizar), assim podemos entrar no negócio sabendo, diferente de outros tópicos onde há uma exaltação exagerada de determinados Veiculos, como se fossem perfeitos (o que nenhum veículo é), afastando e até gerando desconfiança sobre a idoneidade das postagens. Enfim, gostei demais e quero ajudar e contribuir com informações reais sobre nossa convivência com a Full.
Saibam que vcs contribuíram muito para minha tomada de decisão.
Um grande abraço a todos.
Já passamos da idade de ficar defendendo marca de viatura.
Queremos é aproveitá-las da melhor maneira.
Preferencialmente, gastando o justo, sem prejuízos.:concordo:
Boa tarde a todos, Sou novo aqui no forum.
Li varias paginas sobre Pajero Full, que me foram muito úteis na decisão de adquirir a minha unidade. Uma 2008/2008 GLS diesel prata com 142.000 km rodados, praticamente 100% em rodovias. Nunca fez trilhas ou uso pesado. Comprei de meu tio, único dono. Uma revisão extensa agora no início de fevereiro - óleo do motor e da transmissão, discos e pastilhas, quatro amortecedores Kyb, palhetas e checagem geral - feita na oficina da Porto Seguro em São Paulo capital. Tenho algumas questões que gostaria de ter a ajuda dos amigos mais experientes:
1- A viatura tem o famigerado problema de algum ponto de ferrugem no bocal do combustível, apesar de bem cuidada. Quase desisti por conta disso, mas pelo que vi aqui é quase unânime esse problema em veiculos com mais idade. Há algo a ser feito para reverter o processo? Aditivar o diesel e manter o tanque cheio, como sugerido aqui por alguns colegas?
2- Minha GLS veio sem sensor de estacionamento. Meu tio instalou um multimídia da Multilaser com câmera de re, a qual é bem ruim a definição. CM no geral não me agradou. Gostaria de saber se há experiência dos colegas com alguma central mais moderna para indicação. Se alguem for de São Paulo capital e tiver algum local para indicar a compra/instalação seria muito bem vindo. Sou do interior de Pernambuco e meu tio irá enviar a Pajero numa cegonha. Então ele poderia já resolver isso antes de enviar o veículo.
3- Sabem dizer se há a possibilidade ou alguém teve a experiência de instalar sensor de estacionamento também?
Para começar é isso. Agradeço demais a quem puder contribuir com alguma informação. Espero com o tempo poder também contribuir com a minha experiência com esse veículo que é, realmente, sensacional.
Li varias paginas sobre Pajero Full, que me foram muito úteis na decisão de adquirir a minha unidade. Uma 2008/2008 GLS diesel prata com 142.000 km rodados, praticamente 100% em rodovias. Nunca fez trilhas ou uso pesado. Comprei de meu tio, único dono. Uma revisão extensa agora no início de fevereiro - óleo do motor e da transmissão, discos e pastilhas, quatro amortecedores Kyb, palhetas e checagem geral - feita na oficina da Porto Seguro em São Paulo capital. Tenho algumas questões que gostaria de ter a ajuda dos amigos mais experientes:
1- A viatura tem o famigerado problema de algum ponto de ferrugem no bocal do combustível, apesar de bem cuidada. Quase desisti por conta disso, mas pelo que vi aqui é quase unânime esse problema em veiculos com mais idade. Há algo a ser feito para reverter o processo? Aditivar o diesel e manter o tanque cheio, como sugerido aqui por alguns colegas?
2- Minha GLS veio sem sensor de estacionamento. Meu tio instalou um multimídia da Multilaser com câmera de re, a qual é bem ruim a definição. CM no geral não me agradou. Gostaria de saber se há experiência dos colegas com alguma central mais moderna para indicação. Se alguem for de São Paulo capital e tiver algum local para indicar a compra/instalação seria muito bem vindo. Sou do interior de Pernambuco e meu tio irá enviar a Pajero numa cegonha. Então ele poderia já resolver isso antes de enviar o veículo.
3- Sabem dizer se há a possibilidade ou alguém teve a experiência de instalar sensor de estacionamento também?
Para começar é isso. Agradeço demais a quem puder contribuir com alguma informação. Espero com o tempo poder também contribuir com a minha experiência com esse veículo que é, realmente, sensacional.
Parabéns pela aquisição.
É o ano da minha viatura.
Quanto ao sinal de ferrugem na entrada do tanque, eu não me preocuparia tanto com isso.
A minha também tem, mas no tanque, não.
Fiz uma limpeza dele em 2019, por conta da carbonização da EGR.
Não tinha quase sujeira no tanque.
Ferrugem mesmo, nenhuma.
Manter o tanque cheio, preventivamente, ajuda a evitar a oxidação interna dele.
Se já fez a revisão preventiva, parabéns.
A troca do óleo da caixa de marchas é fundamental.
Procure utilizar diesel S10.
Ele produz menos carbonização.
Sobre a multimídia não tenho opinião.
Aproveite a viatura!:concordo:
Glaicon, muito obrigado pelo retorno
Aproveitando que temos a viatura do mesmo ano, as quais tinham uma potência menor que as mais recentes e comuns de encontrar, gostaria de lhe perguntar sobre o comportamento em estrada em velocidades mais altas. Fui com a família passar o feriado de carnaval em São Paulo. Meu tio tem uma casa de praia em Ubatuba. Fui dirigindo a Pajero ida e volta da capital, via tamoios. Também fui e voltei de Ubatuba a Paraty. Aliás, foi com essa experiência que fiquei fascinado com o carro e conveci meu tio a me vender, já que não estava à venda. Carro absolutamente fantástico, extremamente estável em curvas, melhor até na minha opinião que um commander que atualmente possuo. Pois bem, o carro desempenhou bem nesses trajetos em velocidades mais baixas que 110-120, subidas de serra etc, sempre com o torque que espero pela ficha técnica, a qual aliás é quase idêntica a do commander (170 cv e 38 Kgfm). Na volta a São Paulo, já com o acerto da compra, resolvi testar mais a potência em alta, pensando em ultrapassagens em estradas de mão dupla, dura realidade das vias aqui no nordeste. Aproveitei o trecho de limite de 120 já próximo a capital para fazer esse teste. O que notei, em velocidades de 130-140, e naqueles trechos de subida em estrada (não é serra) é que o veículo não conseguiu ganhar velocidade com um kickdown no acelerador. Ficava o giro entre 2500 e 3000 RPM, mas não ganhava velocidade ou o fazia muito lentamente. Passei para manual e estava em 4 marcha. Quando reduzia manualmente para terceira, o giro se aproximava dos 4000 RPM, próximo a zona vermelha. Carro com bastante carga no porta malas, mais 3 adultos e duas crianças. Ao chegar no “ponto alto” da subida ou descida, o carro desenvolvia bem. Fiquei na dúvida se o câmbio não deveria reduzir para terceira nessa situação, considerando o kickdown. Talvez por só ter 5 marchas, seja mais difícil buscar os 3500 RPM de faixa ideal de potência máxima. Ou estou “mal acostumado” com as 9 marchas do commander rs. Ou então tenho algum problema de desempenho em alta mesmo. Como disse, não senti problema nos trechos de serra e em velocidades mais baixas. Agradeço se puder me passar a sua experiência com a sua viatura em situações semelhantes. De antemão, agradeço.
Glaicon, muito obrigado pelo retorno
Aproveitando que temos a viatura do mesmo ano, as quais tinham uma potência menor que as mais recentes e comuns de encontrar, gostaria de lhe perguntar sobre o comportamento em estrada em velocidades mais altas. Fui com a família passar o feriado de carnaval em São Paulo. Meu tio tem uma casa de praia em Ubatuba. Fui dirigindo a Pajero ida e volta da capital, via tamoios. Também fui e voltei de Ubatuba a Paraty. Aliás, foi com essa experiência que fiquei fascinado com o carro e conveci meu tio a me vender, já que não estava à venda. Carro absolutamente fantástico, extremamente estável em curvas, melhor até na minha opinião que um commander que atualmente possuo. Pois bem, o carro desempenhou bem nesses trajetos em velocidades mais baixas que 110-120, subidas de serra etc, sempre com o torque que espero pela ficha técnica, a qual aliás é quase idêntica a do commander (170 cv e 38 Kgfm). Na volta a São Paulo, já com o acerto da compra, resolvi testar mais a potência em alta, pensando em ultrapassagens em estradas de mão dupla, dura realidade das vias aqui no nordeste. Aproveitei o trecho de limite de 120 já próximo a capital para fazer esse teste. O que notei, em velocidades de 130-140, e naqueles trechos de subida em estrada (não é serra) é que o veículo não conseguiu ganhar velocidade com um kickdown no acelerador. Ficava o giro entre 2500 e 3000 RPM, mas não ganhava velocidade ou o fazia muito lentamente. Passei para manual e estava em 4 marcha. Quando reduzia manualmente para terceira, o giro se aproximava dos 4000 RPM, próximo a zona vermelha. Carro com bastante carga no porta malas, mais 3 adultos e duas crianças. Ao chegar no “ponto alto” da subida ou descida, o carro desenvolvia bem. Fiquei na dúvida se o câmbio não deveria reduzir para terceira nessa situação, considerando o kickdown. Talvez por só ter 5 marchas, seja mais difícil buscar os 3500 RPM de faixa ideal de potência máxima. Ou estou “mal acostumado” com as 9 marchas do commander rs. Ou então tenho algum problema de desempenho em alta mesmo. Como disse, não senti problema nos trechos de serra e em velocidades mais baixas. Agradeço se puder me passar a sua experiência com a sua viatura em situações semelhantes. De antemão, agradeço.
Nas vezes que tentei dar uma acelerada mais forte para aumentar velocidades em subidas, tive a mesma sensação que você.
Pouco desenvolvimento.
Situação diferente de um carro à gasolina, que é mais ágil.
Por acreditar que este não é o propósito do motor à diesel, pois prioriza mais força que desempenho, me conformei com isto e sigo no modo easy rider.
Sequer lembro de ter chegado a 140 Km/h.
A família agradece.:concordo:
O commander que descrevi também é a Diesel, e performa um pouco melhor em alta, ganhando mais velocidade, porém não é nenhum foguete também. Na verdade é um veículo um pouco mais leve e tem as nove marchas, o que talvez favoreça a busca da rotação que gere a máxima potência do motor. De qualquer forma, vc está absolutamente certo. Não são veículos voltados para performance, do ponto de vista esportivo do termo. Na ampla faixa até os 120, mesmo totalmente carregado, não tenho o que reclamar. Devagar se vai ao longe, já diz o matuto. Sábio provérbio da nossa cultura. Obrigado pelo feedback. Agora é calibrar o pé para a minha nova viatura!
Abç
O commander que descrevi também é a Diesel, e performa um pouco melhor em alta, ganhando mais velocidade, porém não é nenhum foguete também. Na verdade é um veículo um pouco mais leve e tem as nove marchas, o que talvez favoreça a busca da rotação que gere a máxima potência do motor. De qualquer forma, vc está absolutamente certo. Não são veículos voltados para performance, do ponto de vista esportivo do termo. Na ampla faixa até os 120, mesmo totalmente carregado, não tenho o que reclamar. Devagar se vai ao longe, já diz o matuto. Sábio provérbio da nossa cultura. Obrigado pelo feedback. Agora é calibrar o pé para a minha nova viatura!
Abç
Já fomos de Florianópolis a Ushuaia, passando por El Calafate.
10.900 Km´s percorridos.
Se fôr dirigir de forma rápida, ultrapassando, freando em cima dos carros a frente, a viagem fica chata.
Pressa sem sentido.
Os filhos dormem, a esposa lê livros, e eu dirijo ouvindo música e curtindo o visual.
Não cansa, mesmo rodando 1.200 num único dia.:concordo:
Que viagem!! Sonho um dia em fazer algo semelhante. Não é qualquer veiculo que aguenta um roteiro desses. Atesta a força e confiabilidade da Full :concordo:
Alexandre David
04/04/2023, 23:20
Olá! Com relação ao kit multimidia, realmente o que vem da MIT, seja nova ou antiga, é bastante limitado.
Eu comprei um rádio pioneer DMHZ 6380 TV. Embora bem mais caro do que as versões "android", tem uma qualidade de tela muito superior, e a função android / apple car play funciona perfeitamente. Ele também tem um conector que permite utilizar os controles do volante. Tenho o mesmo rádio instalado em uma Mit Outlander e uma SW4 (ambos 2012) e funciona muito bem sem problemas há mais de 3 anos. Como tem o sistema Android Auto (no meu caso), utilizo com o waze, google maps, para ouvir youtube music, e o deezer . Em resumo, vale gastar um pouco mais para ter uma midia de qualidade. Qualquer loja de som em SP poderá te atender.
Multimídia Receiver - Pioneer do Brasil (http://pioneer.com.br/produtos/multimidia-receiver/)
Alexandre David
04/04/2023, 23:27
Olá!
A questão do consumo realmente pega. Tive duas Full HPE Gasolina que amei, mas.... nunca consegui fazer mais que 3.5 km/l na cidade ou 6.8 km/l na estrada.
Por questões de oportunidade de compra, atualmente estou com um SW4 3.0 Diesel. Muito embora não tenha a precisão técnica de uma Full (a suspensão é bem pior), é um bom carro, e consigo fazer médias de 8 km/l na cidade, e 10km/l na estrada. Penso que uma Full diesel conseguiria fazer as mesmas médias.
Assim, mesmo mais caro, o diesel acaba compensando pela média de consumo.
CONTUDO, a conta toda deve levar em consideração o custo de aquisição.
Atualmente, considero que os preços das Full estão fora de órbita, gasolina ou diesel, mas costumo dizer (você verá outros posts meus neste sentido aqui) que se você roda menos que 30.000 km / ano, e achar uma Full a gasolina, pouco rodada e com um preço inferior em ao menos R$ 25.000,00 da correspondente a diesel, vale a pena a compra da versão à gasolina, desde que você não precise de autonomia (as minhas nunca conseguiram fazer mais que 400 km com um tanque) e desligue o computador de bordo para não ver a média do tanque !!!!!!!
Olá!
A questão do consumo realmente pega. Tive duas Full HPE Gasolina que amei, mas.... nunca consegui fazer mais que 3.5 km/l na cidade ou 6.8 km/l na estrada.
Por questões de oportunidade de compra, atualmente estou com um SW4 3.0 Diesel. Muito embora não tenha a precisão técnica de uma Full (a suspensão é bem pior), é um bom carro, e consigo fazer médias de 8 km/l na cidade, e 10km/l na estrada. Penso que uma Full diesel conseguiria fazer as mesmas médias.
Assim, mesmo mais caro, o diesel acaba compensando pela média de consumo.
CONTUDO, a conta toda deve levar em consideração o custo de aquisição.
Atualmente, considero que os preços das Full estão fora de órbita, gasolina ou diesel, mas costumo dizer (você verá outros posts meus neste sentido aqui) que se você roda menos que 30.000 km / ano, e achar uma Full a gasolina, pouco rodada e com um preço inferior em ao menos R$ 25.000,00 da correspondente a diesel, vale a pena a compra da versão à gasolina, desde que você não precise de autonomia (as minhas nunca conseguiram fazer mais que 400 km com um tanque) e desligue o computador de bordo para não ver a média do tanque !!!!!!!
Se você tem dinheiro para comprar a versão diesel, no dia que resolver vender, ela ainda valerá como uma viatura diesel.
É simples valor agregado.
Agora, se o saldo permite comprar uma à gasolina, compre.
Desembolsa mais na compra, receberá também mais na venda, comparando as versões diesel e gasolina.
A diferença de preço entre elas se manterá, seja hoje ou mais pra frente.:concordo:
dioduarte
11/04/2023, 11:02
Bom Dia pessoal!
Meu nome é Diego, sou de Navegantes/SC e tem duas semanas realizei um sonho, adquiri uma Pajero Full 3D, é uma 2011 HPE 3.8 V6 prata. Ela tem 162mil KM rodados, mas é macia demais.
Ao avaliar o carro com um amigo entusiasta que entende um pouco detectamos um pequeno vazamento na tampa de válvulas, hoje estou levando ela no meu mecânico de confiança, especializado em 4x4, para sanar este problema, e também dar uma olhada no óleo da caixa de transferência.
Ao conversar com o antigo dono, dava pra ver que ele não entende muito de carros, simplesmente leva na ccs para as revisões e o que eles dizem que tem que fazer ele autoriza (tem $$$). Mas ele me mandou todas as OS do carro desde a revisão dos 100mil km, em 2019.
Nas OS pude ver que o líquido de arrefecimento foi trocado por último em fev/22, com 150mil km, junto com o óleo do câmbio (LUBRAX GL 5 80W/90), neste mesma revisão tem um item de nome BR-488-EX que não achei o que seria (algum lubrificante?). Barras axiais trocadas em nov/21 (147mil km), e amortecedores dianteiros em nov/19 (110 mil km). Foi feito um serviço de troca do bico injetor e uma solenóide em dez/20 (130mil km). Houve dois sinistros (leves) com o carro, um com reparo no parachoque dianteiro, e um com troca do retrovisor (R$ 4.300 em 2021 !!!).
A última revisão dos 160mil km foi em jan/23.
Antes de comprar solicitei pra ele uma vistoria, levou na própria ccs que sempre o atende e vistoriaram o carro, indicando somente o vazamento na tampa de válvulas mesmo.
Eu verifiquei o óleo do câmbio e está com aparência normal (translúcido avermelhado), mas sou leigo no assunto.
Sou um entusiasta de carros também, descobri essa paixão em jan/22 ao adquirir uma Gran Vitada 1999 2.0 3P (vendendo por causa da aquisição da Pajero), mas sei que tenho muito que aprender.
Minha dúvida é, tendo em vista o histórico de manutenções em dia apresentado, e pelo que andei até agora o carro está zerado, sem barulhos na suspensão, motor muito silencioso e que reage bem quando chamado no pedal, qual seriam as manutenções que tenho que priorizar no carro com essa KM atual?
Obserivei a correia dele (aprendi lendo aqui que ele trabalha com corrente, melhor ainda) e parece quase nova, apesar de não ter identificado a troca do item nas OS que recebi.
Por ser um segundo carro (tenho uma Tracker 2022 que minha esposa usa), e trabalhar de casa, ando muito pouco, com a minha GV andei menos de 6mil km em 1 ano. Como é mais confortável quero fazer viagens mais longas com a Pajero, coisa que é difícil com a GV.
Estou com os pneus AT também pra colocar nela já. Abaixo umas fotos da nova e da antiga (à venda).
Obrigado pela atenção, tenho aprendido muito sobre o carro lendo o fórum.
Parabéns pela aquisição, Diego.
Bela viatura e, com excelente histórico.
Considerando as revisões em concessionária, parece não ter nada para ser feito.
Só o vazamento mesmo, no cabeçote.
Deve ser só a junta.
Sobre a correia, ou correias, que você não identificou trocas, devem ser do ar condicionado, alternador e direção hidráulica.
Certamente foram trocadas em algum momento, como na revisão de 80.000 Km´s.
Como são baratas, por garantia você pode trocá-las, ou aguardar que comecem a "assobiar", fazendo aquele barulho bem característico.
Motivo de pouca preocupação.
De resto parece tudo certo, inclusive a côr do óleo da caixa de marchas.
Só aproveitar o brinquedão!:concordo:
dioduarte
12/04/2023, 09:30
Parabéns pela aquisição, Diego.
Bela viatura e, com excelente histórico.
Considerando as revisões em concessionária, parece não ter nada para ser feito.
Só o vazamento mesmo, no cabeçote.
Deve ser só a junta.
Sobre a correia, ou correias, que você não identificou trocas, devem ser do ar condicionado, alternador e direção hidráulica.
Certamente foram trocadas em algum momento, como na revisão de 80.000 Km´s.
Como são baratas, por garantia você pode trocá-las, ou aguardar que comecem a "assobiar", fazendo aquele barulho bem característico.
Motivo de pouca preocupação.
De resto parece tudo certo, inclusive a côr do óleo da caixa de marchas.
Só aproveitar o brinquedão!:concordo:
Obrigado Glaicon. De alguma forma sabia que ias responder hoje por volta das 06:00, hehehe. Realmente estou muito feliz com o carro. Com o pé coçando pra cair na estrada com ela e rodar algumas centenas de km, só pra testar. Como és de Floripa, podemos combinar um passeio qualquer hora. Se quiseres me ADD 47 9 8803 8745.
Obrigado Glaicon. De alguma forma sabia que ias responder hoje por volta das 06:00, hehehe. Realmente estou muito feliz com o carro. Com o pé coçando pra cair na estrada com ela e rodar algumas centenas de km, só pra testar. Como és de Floripa, podemos combinar um passeio qualquer hora. Se quiseres me ADD 47 9 8803 8745.
Não és o primeiro a saber do meu horário de funcionamento.
Manias que a gente vai criando ao longo do tempo.:mrgreen:
dioduarte
14/04/2023, 19:06
Pessoal, peguei minha Full 3D tem duas semanas, achei o farol baixo dela meio fraco. havia lido aqui sobre um problema no cromado do farol.
Como referência pros futuros donos, deixo o vídeo do link abaixo para saberem o que é o problema com o falou baixo fraco e o que fazer (troca dos projetores).
TROCA PROJETOR FAROL PAJERO FULL ATUALIZADO - YouTube (https://www.youtube.com/watch?v=0EtmlorFI1w)
Abraços.
PS.: se alguém fizer para de algum grupo de zap de donos da Full, me inclui aí, 47 9 8803 8745
Pessoal, peguei minha Full 3D tem duas semanas, achei o farol baixo dela meio fraco. havia lido aqui sobre um problema no cromado do farol.
Como referência pros futuros donos, deixo o vídeo do link abaixo para saberem o que é o problema com o falou baixo fraco e o que fazer (troca dos projetores).
Abraços.
PS.: se alguém fizer para de algum grupo de zap de donos da Full, me inclui aí, 47 9 8803 8745
Pois é. Eu não sei quantas horas úteis duram os faróis da Full.
Por costume eu não ligo o farol na cidade, pois as ruas são iluminadas.
Então, eu ligo somente faroletes e faróis de neblina.
Estes são lâmpadas alógenas mais baratas e fáceis de trocar.
Assim, os faróis principais terão vida mais longa.:concordo:
dioduarte
16/04/2023, 08:05
Vou aproveitar e ver pra trocar os projetores por LED, que tem manutenção mais fácil. Só tem que ver onde que vou levar a facada do serviço, kkk.
Uma pergunta, a tela do computador de bordo, tem como mudar a cor dos menus? A minha a faixa de opções embaixo tem o fundo azul, que acho lindo, mas vi em várias fotos outras full com essa faixa em vermelho. Isso dá pra trocar, ou depende do ano tem cores diferentes?
Vou aproveitar e ver pra trocar os projetores por LED, que tem manutenção mais fácil. Só tem que ver onde que vou levar a facada do serviço, kkk.
Uma pergunta, a tela do computador de bordo, tem como mudar a cor dos menus? A minha a faixa de opções embaixo tem o fundo azul, que acho lindo, mas vi em várias fotos outras full com essa faixa em vermelho. Isso dá pra trocar, ou depende do ano tem cores diferentes?
Achas que LED iluminará melhor que xênon?
Pesquise bem antes sobre isso.
Vejo adaptações de LED que ofuscam demais os carros que vem em sentido contrário.
E não sei sobre a qualidade de iluminação à frente do motorista.
Eu ficaria com a solução original.
Sobre o painel do computador de bordo, acho que varia a côr conforme o ano da viatura.
Não dá para trocar.
Acabei de olhar no manual.
Página 4-14 em diante.
Realmente, não dá para trocar.
As opções de mudança pelo usuário são apenas para padrões de leitura, tipo formato de hora(12/24h), calendário(dia/mês/ano, ano/mês/dia), consumo (Km/litro-litros/100Km), temperatura(C/F), dentre outros detalhes
Fiquemos com a tela azul mesmo.:mrgreen:
dioduarte
16/04/2023, 09:13
Então, tem duas questões aí, custo e atualização de tecnologia, ainda estou aguardando retorno do pessoal que faz o serviço para ver qual seria melhor $$ xênon ou LED. Nunca tive carro com xênon, mas meu outro carro usa LED e acho muito bom.
Outra questão é esse problema do xênon de queimar o cromado, repor o projetor agora e daqui 10 anos ter custo de novo pra trocar. Falo assim pois não pretendo vender o carro (nem mais cedo, nem mais tarde, kkk) esse vai ficar pra relíquia da família.
Então, tem duas questões aí, custo e atualização de tecnologia, ainda estou aguardando retorno do pessoal que faz o serviço para ver qual seria melhor $$ xênon ou LED. Nunca tive carro com xênon, mas meu outro carro usa LED e acho muito bom.
Outra questão é esse problema do xênon de queimar o cromado, repor o projetor agora e daqui 10 anos ter custo de novo pra trocar. Falo assim pois não pretendo vender o carro (nem mais cedo, nem mais tarde, kkk) esse vai ficar pra relíquia da família.
Se instalar faróis de LED, coloque depois suas impressões aqui, para que sirva de referência para outros usuários.:concordo:
GUILHERME POÇOS MG
17/04/2023, 11:48
Caros colegas;
Vou relatar aqui as minhas atividades deste final de semana na minha Full.
Desde que comprei ela a um pouco mais de 5 anos o cinzeiro do porta malas nunca funcionou, outra coisa que sempre achei ruim era o Ar Condicionado traseiro, e para completar a um pouco mais de 1 mês o cinto do lado do passageiro da terceira fileira parou de desenrolar. No sábado fui em uma loja de cinto de segurança e o atendente já chegou todo alegre "E ai Deputado em que posso ajudar", isso me irrita de um jeito, então expliquei o problema do cinto e ele mandou logo que para consertar ficaria R$ 500,00 galera eu achei muito caro, então disse que ia ver e depois voltava lá.
No domingo resolvi eu mesmo tentar resolver os problemas, desmontei então as laterais plasticas para ter acesso ao que precisava, gracas a deus os meus 3 problemas ficaram tudo do mesmo lado.
(...)
Caro Caporto,
Vi pelo seu post que você desmontou o porta malas para resolver alguns problemas: cinzeiro, ar condicionado... A minha pergunta é simples: tenho uma Pajero Full 3.2 diesel 5p 14/15 que está entrando poeira no porta-malas no lado esquerdo somente. Contactei o chefe de oficina da Mitsubishi e ele me disse que existe uma portinhola(código 7835A012) no lado direito e uma no lado esquerdo, que podem estar com problemas de fechamento, e assim entrando poeira por ela. Pra trocar essa portinhola tenho que desmontar a área interna ou tenho acesso pelo parachoque traseiro?
Obrigado!
dioduarte
27/04/2023, 12:09
Segue atualização de como está a 3D agora.
- Feita a troca da junta da tampa de válvulas. Na inspeção o mecânico viu que uma das buchas da barra estabilizadora dianteira estava um pouco ruim, compradas as duas originais e aguardando ter tempo de trocar.
- Trocada a central original (estou vendendo!!) por uma mais moderna, Pioneer, com conexão sem fio para CarPlay. O Instalador fez milagre e conseguiu conectar os controles do volante sem eu precisar comprar uma interface nova (R$ 300 de economia).
- Pintadas as rodas de grafite (antes eram prata, mas já eram pintadas também). Pintura a pó para maior durabilidade. Pinças pintadas de vermelho pra dar destaque e colocados os pneus AT, mesma medida dos originais.
Próxima atualização é a troca dos projetores dos faróis por novos de LED e instalação de DRL de LED dentro dos faróis. Pra semana que vem.
Seguem algumas fotos do que já foi feito. Foto antes da pintura das rodas e depois
Bela viatura!:palmas::palmas::palmas:
dioduarte
04/05/2023, 19:59
Segue atualização de como está a 3D agora.
Próxima atualização é a troca dos projetores dos faróis por novos de LED e instalação de DRL de LED dentro dos faróis. Pra semana que vem.
Atualizados os faróis, trocados os projetores de xênon por novos de LED, e colocado DRL de LED no desenho do farol, confesso que ficou muito melhor que eu esperava, principalmente no quesito beleza.
Fotos do antes/depois da modificação.
Bom dia. Acabei de comprar uma pajero full e não sei como tirar o estepe dela, inclusive não consigo nem encher o estepe devido não saber como remover a capa protetora do estepe. Saberia me dizer como fazer isso ?
dioduarte
16/05/2023, 09:43
Bom dia. Acabei de comprar uma pajero full e não sei como tirar o estepe dela, inclusive não consigo nem encher o estepe devido não saber como remover a capa protetora do estepe. Saberia me dizer como fazer isso ?
Bom Dia César, na tampa traseira, pelo lado de dentro, tem duas tampinhas no lado esquedo da tampa, perto da fechadura. Tens que tirar essas tampinhas, ali tem os dois parafusos que seguram aquela proteção do estepe, usa a chave de rodas para tirar esses parafusos e abrir a proteção. Tem um adesivo nessa área que explica como fazer.
Não estou com a minha full aqui agora, mas peguei uma foto da internet para mostrar onde ficam as tampas que falei.
Bom dia pessoal. Comprei uma pajero full 2014 e gostaria de saber como faço pra desativar a função de ela me avisar a todo momento qual o limite de velocidade
Possuo a viatura em questão a 3 anos, só me deu alegrias, está com 180mil km todas revisões feitas na concessionária o único problema que apresentou foi pistão do freio esquerdo travar após viagem longa com bastante offroad. Durante a ultima revisão (180 mil km) identificaram que a junta do cabeçote queimou, e oleo está passando do motor para o radiador. O orçamento da css: 36k. Somente o jogo de junta, 10k! Fora que esta incluindo troca de todos os 4 sensores de gases entre outros. Pesquisando vi que normalmente se a junta queima, o cabeçote empena, assim cabeçote e possivelmente o bloco tem de ser retificados. Possuo zero experiencia com esse tipo de manutençao, definitivamente não vou realizar na css. Fazendo esse overhaul, vale manter a viatura, ja que o motor ja esta proximo dos 200 mil? Rodo relativamente pouco por ano, mas sempre faço viagens longas e confio demais na bruta, tenho receio de fazer esse tipo de serviço e ela perder a robustez. Com esse diagnóstico, qual seria um valor realista para o serviço, incluso peças? Tenho em mente uns 15k.
Ja aproveito ainda para pedir indicação de mecânicos de confiança aqui na região de Vitoria ES. Desde já meu obrigado.
georgeguercio
24/05/2023, 10:20
Boa tarde.
Alguém tem opinião sobre ouso do óleo 5w30 sintético motul para pajero full diesel.
Tendo em vista que antes era castrol 15w40 semi, mudaram para 10w30 semi lubrax
Grato
Como alguns já devem ter visto em suas Full´s, a luz do check engine acende quando o filtro de combustível dá uma pequena saturada.
Basta uma alteração da pressão padrão de passagem de combustível, e a luz já acende.
Na primeira vez, lá por 2017, quase morri de susto quando isto aconteceu.
Hoje já não me assusto mais.
Bastava trocar o filtro, apagar o erro via reset no sistema, e tudo certo.
Agora, o que aconteceu de diferente, é que numa viagem de 540 Km´s distante de casa, ao voltar, domingo passado, a luz acendeu.
Estranhei um pouco, pois tinha rodado somente 14.000 Km´s desde a última troca do filtro, feita ano passado.
Segui viagem, pois não altera em nada o desempenho, e trocaria o mesmo aqui na região de Florianópolis.
Todavia, ontem, a luz apagou sozinha.
Isto nunca tinha acontecido.
Como foram rodados ditos 14.000 Km´s, e a média de duração do filtro é de até 20.000, vou esperar mais um pouco.
Mas, confesso que fiquei contente com esta zerada do sistema, apagando sozinho o erro.
Veremos quanto tempo vai durar esta alegria.
Vamos em frente!:mrgreen:
Como alguns já devem ter visto em suas Full´s, a luz do check engine acende quando o filtro de combustível dá uma pequena saturada.
Basta uma alteração da pressão padrão de passagem de combustível, e a luz já acende.
Na primeira vez, lá por 2017, quase morri de susto quando isto aconteceu.
Hoje já não me assusto mais.
Bastava trocar o filtro, apagar o erro via reset no sistema, e tudo certo…”:
Glaicon, vc notou mais alguma coisa na sua vtr?
Espero que nao seja igual ao meu caso, primeira indicação da queima da junta do cabeçote da minha foi a check engine, isso a mais ou menos um ano atrás. Na mesma época comecei a achar que o oleo do motor começou a baixar um pouco rápido e o consumo foi definitivamente aumentando de forma gradual (chegava a fazer 7.5 ate 8km /L na estrada, é uma V6 gasolina), porém nas ultimas viagens, não consegui nem 6km/L andando a 100zinho. Na primeira revisão na css depois da luz ter acendido, levantaram a hipótese das sondas lambdas, e gasolina ruim (por coincidência eu havia abastecido num posto “novo”)… pois a luz acendia por um tempo e passava vários dias sem acender mas acabei acostumando e o carro apesar desses sinais, não apresentou nada mais serio (falhas ou aumento de temperatura.
A CSS não tinha identificado o problema na junta do cabeçote, mas nessa ultima revisão (de 180mil) veio a triste noticia.
Resumo: levei numa especializada, valor bem mais em conta (mas bastante elevado ainda). Troca de juntas, algumas válvulas e retifica do cabeçote. So espero que o motor continue robusto após isso.
Glaicon, vc notou mais alguma coisa na sua vtr?
Mais nada.
Já acendeu a luz em uma viagem na Argentina, voltando de Ushuaia, e ainda rodei mais 3.500 Km´s com a luz acesa, até chegar em casa.
Bastou trocar o filtro de combustível, e tudo certo.
Não alterou potência, consumo, temperatura, nada.
Claro que a luz de verificação acende por outros motivos.
São vários sensores que disparam a luz de advertência.
Por enquanto, sigo acreditando que seja sempre por alteração de pressão no sistema de combustível.
Oremos!:angel:
Alguém possui o diagrama do airbag da full 2008, comprei o carro e ainda nao foi feito o recall do airbag parey que os sensores do airbag foram retirados, preciso saber aonde ficam e quais sao para colocar de novo, alguém me ajuda por favor
antoniogeo
25/07/2023, 10:59
Mais nada.
Já acendeu a luz em uma viagem na Argentina, voltando de Ushuaia, e ainda rodei mais 3.500 Km´s com a luz acesa, até chegar em casa.
Bastou trocar o filtro de combustível, e tudo certo.
Não alterou potência, consumo, temperatura, nada.
Claro que a luz de verificação acende por outros motivos.
São vários sensores que disparam a luz de advertência.
Por enquanto, sigo acreditando que seja sempre por alteração de pressão no sistema de combustível.
Oremos!:angel:
Fala Glaicon, bom dia!....
Tava procurando um post seu adequado à minha dúvida. Vamos lá. Pretendo trocar a minha viatura (talvez no fim do ano ou até a metade do próximo) pra fazer uma das belas coisas dessa vida: viagens mais longas/expedições. Aí lembrei que você também faz expedições, tinha uma SW4 e agora vi que tem uma Full.
A minha dúvida é exatamente entre esses dois modelos (na faixa de 50 a 60 mil). Entre dieses e gasolina, podendo escolher seria melhor diesel né... nessa faixa de preço, vi umas sw4 3.0 (ano 2000/2001) e umas Full 3.2 (ano 2001 até 2003 mais ou menos).
Então, se (e quando) vc puder, gostaria que dissertasse aí sobre essas duas opções. Se achar que vale considerar a gasolina também, pode ficar a vontade.
Um abraço!
Fala Glaicon, bom dia!....
Tava procurando um post seu adequado à minha dúvida. Vamos lá. Pretendo trocar a minha viatura (talvez no fim do ano ou até a metade do próximo) pra fazer uma das belas coisas dessa vida: viagens mais longas/expedições. Aí lembrei que você também faz expedições, tinha uma SW4 e agora vi que tem uma Full.
A minha dúvida é exatamente entre esses dois modelos (na faixa de 50 a 60 mil). Entre dieses e gasolina, podendo escolher seria melhor diesel né... nessa faixa de preço, vi umas sw4 3.0 (ano 2000/2001) e umas Full 3.2 (ano 2001 até 2003 mais ou menos).
Então, se (e quando) vc puder, gostaria que dissertasse aí sobre essas duas opções. Se achar que vale considerar a gasolina também, pode ficar a vontade.
Um abraço!
Antônio, se fosse escolher entre as duas viaturas iria de Pajero Full, sem dúvida alguma.
Motor mais potente, caixa de marchas mais eficiente (inclusive automática), maior espaço e conforto interno, melhor conjunto ótico, além de ser mais econômica.
Peças de manutenção se encontra para as duas com certa facilidade.
Todavia, contudo, entretanto, ambos os modelos usam bomba injetora.
Semi eletrônica na SW4 e, eletrônica na Full.
Ambas apresentam problemas de desgaste ao longo do tempo, com custo elevado para reparos.
Semana passada teve um usuário colocando a solução para problemas na bomba injetora da Full. Ou seja, sacou fora e adaptou bomba mecânica.
Na SW4 também tem relatos aqui no fórum da mesma solução, mudando o tipo de bomba injetora, usando a da modelo 1998 ou 1999, que é mecânica também.
Por isso, a compra de uma viatura com 20 anos de idade ou mais, importada, é deveras preocupante.
Terás que pesquisar muito bem o veículo, principalmente o histórico de manutenção.
Mas, partindo para a resposta direta, iria de Full.
E, com R$ 60.000 em mãos, você consegue comprar uma Full à gasolina ano 2008/2009.
Tirando o consumo elevado, que é natural para um motor seis cilindros, não terás outras preocupações.
Bastará confirmar a troca normal de óleo da caixa automática.
Boa sorte na sua escolha.:concordo:
antoniogeo
26/07/2023, 07:42
Antônio, se fosse escolher entre as duas viaturas iria de Pajero Full, sem dúvida alguma.
Motor mais potente, caixa de marchas mais eficiente (inclusive automática), maior espaço e conforto interno, melhor conjunto ótico, além de ser mais econômica.
Peças de manutenção se encontra para as duas com certa facilidade.
Todavia, contudo, entretanto, ambos os modelos usam bomba injetora.
Semi eletrônica na SW4 e, eletrônica na Full.
Ambas apresentam problemas de desgaste ao longo do tempo, com custo elevado para reparos.
Semana passada teve um usuário colocando a solução para problemas na bomba injetora da Full. Ou seja, sacou fora e adaptou bomba mecânica.
Na SW4 também tem relatos aqui no fórum da mesma solução, mudando o tipo de bomba injetora, usando a da modelo 1998 ou 1999, que é mecânica também.
Por isso, a compra de uma viatura com 20 anos de idade ou mais, importada, é deveras preocupante.
Terás que pesquisar muito bem o veículo, principalmente o histórico de manutenção.
Mas, partindo para a resposta direta, iria de Full.
E, com R$ 60.000 em mãos, você consegue comprar uma Full à gasolina ano 2008/2009.
Tirando o consumo elevado, que é natural para um motor seis cilindros, não terás outras preocupações.
Bastará confirmar a troca normal de óleo da caixa automática.
Boa sorte na sua escolha.:concordo:
Valeu demais Glaicon, muito obrigado!... a única questão que pega mesmo, que faz pensar duas vezes é essa da BI; por isso não descartei a6 cilindros. Bom, ainda tenho tempo pra pensar e pesquisar um pouco mais.
Grande abraço!!!
Valeu demais Glaicon, muito obrigado!... a única questão que pega mesmo, que faz pensar duas vezes é essa da BI; por isso não descartei a6 cilindros. Bom, ainda tenho tempo pra pensar e pesquisar um pouco mais.
Grande abraço!!!
Tirando o consumo da seis cilindros, que é proporcional ao seu peso e potência, pode comprar, sem dúvida.
São bem menos rodadas, em comparação às modelos diesel, diminuindo a necessidade de manutenção.
Outra coisa que esqueci de falar ontem, é que a Full tem o sistema de tração full time, que permite engatar o 4X4 integral até 100 Km/h, sendo uma excelente opção para dirigir na chuva.:concordo:
Boa noite. Estou querendo trocar o miolo do aro de liga leve da minha pajero full e não sei como se faz
Parar tirar ele, tentei colocar uma chave de fenda pra remover mas ele não sai e machucou o aro. Alguém sabe como remover ele ?
Atualizados os faróis, trocados os projetores de xênon por novos de LED, e colocado DRL de LED no desenho do farol, confesso que ficou muito melhor que eu esperava, principalmente no quesito beleza.
Fotos do antes/depois da modificação.
Quem fez o serviço para você? Ficou nota 1.000 de aspecto. Melhorou a iluminação consideravelmente?
Quero fazer na minha, que por sinal é identica a sua.
dioduarte
18/10/2023, 16:05
Quem fez o serviço para você? Ficou nota 1.000 de aspecto. Melhorou a iluminação consideravelmente?
Quero fazer na minha, que por sinal é identica a sua.
Fiz num profissional aqui em Itajaí/SC. Fica muito show, coloquei DLR junto e restaurei os faróis, foi 2mil tudo.
Fiz num profissional aqui em Itajaí/SC. Fica muito show, coloquei DLR junto e restaurei os faróis, foi 2mil tudo.
Bacana! Tem o contato dele? Site, Instagram ou mesmo whatsapp?
Abs!
dioduarte
18/10/2023, 16:21
@conceptfarois instagram
47 99258-9288
@conceptfarois instagram
47 99258-9288
Obrigado Meu amigo!
As luzes de LED são projetadas de forma adequada, sem prejudicar a visibilidade dos motoristas vindo em sentido contrário?
Perante à Polícia Rodoviária existe alguma restrição de uso ou é permitido?
As fotos ficaram muito bacanas.:concordo:
dioduarte
19/10/2023, 09:47
Sim e sim.
As luzes foram reguladas e não brilham na cara dos motoristas contrários.
Se a PRF parar e ver que é LED é multa e tenho que arrumar de novo, não pode alteração de tecnologia de iluminação, por isso me arrependo de ter colocado LED, deveria ter colocado xênon de novo.
Se a PRF parar e ver que é LED é multa e tenho que arrumar de novo, não pode alteração de tecnologia de iluminação, por isso me arrependo de ter colocado LED, deveria ter colocado xênon de novo.
Pois é.
Eu tinha lido alguma coisa sobre esta proibição, mas não fui atrás da informação precisa.
Bom, os faróis da minha ainda estão bem satisfatórios.
Na hipótese de precisar trocar as lâmpadas e reatores, manterei a originalidade.
Obrigado pela resposta.:concordo:
Acabei de pesquisar um pouco e achei a matéria abaixo.
Farol de LED e permitido nos veiculos? Fras-le (https://blog.fras-le.com/farol-de-led/#:~:text=A%20partir%20de%202021%2C%20o,est%C3%A9ti ca%20nos%20far%C3%B3is%20%C3%A9%20permitida).
Portanto, fiquemos na originalidade.:concordo:
dioduarte
20/10/2023, 08:50
Pois é.
Eu tinha lido alguma coisa sobre esta proibição, mas não fui atrás da informação precisa.
Bom, os faróis da minha ainda estão bem satisfatórios.
Na hipótese de precisar trocar as lâmpadas e reatores, manterei a originalidade.
Obrigado pela resposta.:concordo:
Não adianta trocar lâmpada nem reator, é a parte cromada do refletor dentro do farol que queima com o calor e não reflete mais a luz, aí fica fraco, tem que trocar esta parte.
Não adianta trocar lâmpada nem reator, é a parte cromada do refletor dentro do farol que queima com o calor e não reflete mais a luz, aí fica fraco, tem que trocar esta parte.
Hummm, ... entendi.
Por isso que é tão cara a troca.:concordo:
Senhores, filtro de combustível da Full diesel à R$ 121,60, na concessionária.
R$ 50,00 mais barato que no Mercado Livre.
Vale à pena pesquisar e comprar produto de qualidade.:concordo:
luciano pajero full 2005
08/11/2023, 15:55
Boa tarde pessoal sou novo aqui acabei de comprar minha segunda pajero full eu tive a muitos anos atras uma 1999 tive que vender por problemas financeiros e agora retornando ao mundo 4X4 que amo ! peguei agora uma 2005 3.2 full diesel . amanha estarei pegando o carro adorei as dicas aqui do forum parabens aos idealizadores e aos membros que ajudam muito a nós novatos . e gostaria de dicas para realizar a primeira manutenção preventiva nela e oficinas na região de curitiba. grato .
xibiu!!!
16/01/2024, 19:16
Mitsubishi Pajero Full tera nova geracao e voltara ao mercado em 2027 (https://motor1.uol.com.br/news/704550/mitsubishi-pajero-full-nova-2027/)
581239
cabrinto420
25/04/2024, 12:09
Buenas pessoal, tudo bem? Estou cogitando comprar uma pajero full até uns 110 mil reais, tenho encontrado opçoes todas acima de 150 mil km rodados...algumas até com bem mais que isso.
Gostaria de saber os principais pontos que tenho que levar em consideração ao pegar um carro com essa KM rodada, o que devo me atentar ao olhar as viaturas etc.
Caso tenham algum grupo de whats favor me add também 48 9 9846 9501
Grande abraço
Buenas pessoal, tudo bem? Estou cogitando comprar uma pajero full até uns 110 mil reais, tenho encontrado opçoes todas acima de 150 mil km rodados...algumas até com bem mais que isso.
Gostaria de saber os principais pontos que tenho que levar em consideração ao pegar um carro com essa KM rodada, o que devo me atentar ao olhar as viaturas etc.
Caso tenham algum grupo de whats favor me add também 48 9 9846 9501
Grande abraço
Bom, com R$ 110.000,00 você comprará uma Full ano 2010.
Então, 150.000 Km´s é uma Km coerente para esse ano de fabricação/modelo.
Falando da versão diesel, claro.
Comprei a minha 2008 com 169.000 Km´s, em 2016. Hoje está com 285.000 Km´s.
Sem sustos.
Sendo um veículo bem cuidado, 150.000 Km´s é pouco, deixando de ser algo preocupante.
Para comprar com segurança, o vendedor precisará demonstrar a realização da manutenção preventiva, mediante notas fiscais.
A troca do óleo da caixa de marchas é a mais importante.
Se troca a cada 80.000,00 Km´s.
Você pode inspecionar a qualidade do óleo pela côr, que deverá se apresentar tipo vermelho (suco de morango), até a côr de óleo de carro (marrom translúcido). Esta é a variação entre o óleo novo e usado em boas condições de uso.
Use um pano branco ou guardanapo para a verificação.
Se o óleo estiver preto, aí é problema à vista.
Se a pessoa disser que "óleo da caixa não se troca", fuja!
A vareta do óleo da caixa fica ao lado da vareta de óleo do motor.
Ande com a viatura e faça os testes de tração, passando do 4X2 para o 4X4.
Se tiver algum receio, peça ao vendedor para fazê-lo.
De resto, é testar todas as funções do veículo, como luzes, ar condicionado dianteiro e traseiro, teto solar, rebatimento elétrico dos espelhos, vidros elétricos, etc.
Posso dizer que, se comprar, não te arrependerás.
Posição de dirigir excelente, sem cansaço. Você enxerga por cima dos veículos normais, antecipando manobras de emergência, caso necessário.
Na rodovia, os motoristas dão passagem naturalmente, puxando seus veículos para a direita.
Enfim, sou fã e recomendo fortemente a compra.
dojao campeao
16/07/2024, 10:01
Bom dia, aquiri uma Fullzinha v6 3.5 AT 2001 com 192.000 km, em excelente estado de conservação, verdadeira mosca branca com olhos azuis! Como não poderia ser diferente, com alguns itens na parte mecânica a consertar, a buzina embora boa (testada), está sem acionamento pelo botão do volante, parece que terei de "dançar" na tal cinta! Comecei (com muito dó) a prepará-la para trilhas de até médias dificuldades, sugestões serão bem vindas.
Bom dia, aquiri uma Fullzinha v6 3.5 AT 2001.
sugestões serão bem vindas.
Sugiro começar colocando fotos.:mrgreen:
Jorgeeas
23/10/2024, 17:35
Adquiri minha primeira Full, HPE 3.2 Diesel 2008! Fiz pequenas modificações, como pintura dos para-choques, grade da mais nova, faróis full LED, bancos pretos com costura prata, black piano nos amadeirados, detalhes prata no painel, central multimídia mais moderna e diamantei as rodas! Li bastante aqui antes da compra, mas infelizmente tive um prejuízo de cara com a substituição de todo o conjunto que gerencia os freios, ainda falta substituir as buchas do agregado traseiro, descarbonização, troca de óleo do diferencial, fazer a caixa de direção e mais alguns detalhes! Sigo com a leitura dos tópicos aqui para aprender mais sobre o carro, inclusive o consumo está bem alto, 5,5 km/l
Adquiri minha primeira Full, HPE 3.2 Diesel 2008! Fiz pequenas modificações, como pintura dos para-choques, grade da mais nova, faróis full LED, bancos pretos com costura prata, black piano nos amadeirados, detalhes prata no painel, central multimídia mais moderna e diamantei as rodas! Li bastante aqui antes da compra, mas infelizmente tive um prejuízo de cara com a substituição de todo o conjunto que gerencia os freios, ainda falta substituir as buchas do agregado traseiro, descarbonização, troca de óleo do diferencial, fazer a caixa de direção e mais alguns detalhes! Sigo com a leitura dos tópicos aqui para aprender mais sobre o carro, inclusive o consumo está bem alto, 5,5 km/l
Jorge, bem vindo ao fórum.
Manutenções básicas são necessárias, para dar confiança ao novo dono.
Sobre esse consumo elevado, ou você dirige estilo Velozes e Furiosos, ou precisa mesmo fazer a descarbonização.
A mistura ar/combustível deve estar prejudicada.
Boa sorte com sua viatura.:concordo:
Bom, senhores, aqui vos fala um ex dono de Pajero Full.
Foi-se!
Poucas viagens, viatura na garagem, esposa e filho com um só carro para dividir, criou-se a necessidade do segundo veículo também ser um pouco mais urbano, para que possamos compartilhar os mesmos.
Agora começa a busca pela nova viatura,
Lados racional e emocional da mente em conflito para decidir qual será.
Confesso que o emocional está com forte vantagem.:mrgreen:
DenisTerracan
07/11/2024, 10:41
Pessoal bom dia a todos.
Apesar do nick Terracan, hoje estou de Full 2005 Sapão 3.8V6 (bebe virado um Zé Pilintra).
Estou programando uma viajem com a família para Ilhabela e vamos claro pra Castelhanos, porém, não tenho ideia de como está a situação da estrada.
A viatura esta original só com pneus Hankook A/T
Ouvi comentários dizendo que hj em dia a estrada lá é bem de boa...nem 4x4 usa direito.
Algem teve por lá recentemente?
vlw abçs a todos.
Erikcerqueira
19/01/2025, 09:58
Olá pessoal, tenho uma Pajero Full V6 3.8 2009, tem um sistema de áudio Rockford Fosgate, dois alto-falantes não estão funcionando (sub grave e falante no painel) , como faço para localizar o módulo de potência?
Geralmente, o módulo de potência do som, fica atrás do volante ou atrás do porta-luvas?
Como acessá-lo corretamente? obrigado
Hurricanersx
27/02/2025, 10:33
Bom dia Srs... Estou procurando uma viatura para me aventurar nas estradas argentinas e realizar algumas expedições. Fiz, ano passado, um roteiro de 6mil km com minha Tiggo 5x, que foi bem por sinal, mas vi que necessito de um carro maior, mais valente (pensando em neve, estradas de chão, etc...) e fiquei balançado entre uma Pajero Full 2009 Diesel ou Trailblazer Diesel 2013. Pelos relatos anteriores vi alguns já fizeram até Ushuaia com uma Full... Perguntas: Já enfrentaram neve sem as malditas correntes? O que acham da Full para estas viagens?
Obrigado a todos.
Bom dia Srs... Estou procurando uma viatura para me aventurar nas estradas argentinas e realizar algumas expedições. Fiz, ano passado, um roteiro de 6mil km com minha Tiggo 5x, que foi bem por sinal, mas vi que necessito de um carro maior, mais valente (pensando em neve, estradas de chão, etc...) e fiquei balançado entre uma Pajero Full 2009 Diesel ou Trailblazer Diesel 2013. Pelos relatos anteriores vi alguns já fizeram até Ushuaia com uma Full... Perguntas: Já enfrentaram neve sem as malditas correntes? O que acham da Full para estas viagens?
Obrigado a todos.
Você precisa ter uma noção maior da quantidade de neve que cai sobre as estradas durante o inverno, na região sul da Argentina.
Dependendo do dia, passa de um metro de altura.
Você não chegará lá de jeito nenhum.
Tem anos que cai pouca neve, mas ainda assim as pistas congelam, exigindo uso de corrente.
Faltando mais de 500 Km´s para chegar a Ushuaia, as estradas já apresentam gelo sobre a pista.
Pesquise bem sobre isso.
Sobre a Full, é um carro sensacional.
Espaço, força e condições de sobra para encarar a estrada.
A minha era 2008.
Fomos a Ushuaia, mas no verão.
elifassantos
31/03/2025, 08:01
Caro Caporto,
Estou com um problema na minha Full 2008 que está com o seguinte problema....quando saio devagar, ela parece que tem uma folga na tração (parece folga no cardan). Isso pode ser o coxin do motor que está ocasionando isso ou vc acha que é problema de cardan ou até problema na caixa de transmissão?
Me ajuda nessa...
abs,
Bom dia. dando uma olhada no google, achei este comentario, e a minha uma full 2014 3.2 5p esta com problema parecido, quando em lenta uns 50km/h eu retiro o pe do acelerador e uns 2 segundos depois volto a acelerar da a impressao que tem uma folga no cardan , alguem ja deparou com este problema? outro e quando parado apos andar bastante parafrente e vou da uma re da um estalo no roda traseira, este acredito ser a porca , vou conferir isso fim de semana.
Jorgeeas
17/04/2025, 16:42
elifassantos, tive esse problema na minha Full 2008 3.2 Diesel e resolvi com a substituição das buchas dos braços traseiros.
elifassantos
25/04/2025, 11:28
elifassantos, tive esse problema na minha Full 2008 3.2 Diesel e resolvi com a substituição das buchas dos braços traseiros.
Eu vi este comentario na internet, eu tirei os parafusos do braco e "parece" bons o superiror, a outra ponta da manga de eixo nao cheguei a conferir.
outra duvida, quando voce tenta girar o cardan com a mao com o carro no "N" voce sente uma folga ? eu fiz uma revisao na MIT e o rapaz falou que e normal, mas sempre escuto este mesmo barulho quando em movimento, como se tivesse uma folga no sistema.
elifassantos
25/04/2025, 11:30
Sim e sim.
As luzes foram reguladas e não brilham na cara dos motoristas contrários.
uma duvida, a minha 2014 e muito ruim, muito mesmo praticamente nao da pra viajar em BR nao iluminada, ja troqui as lampadas por nova, original R$500,00, ficou do mesmo jeito, sera que tem que trocar o globo otico?