Conectar

Ver Versão Completa : Pajero full - comentários gerais



Páginas : 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 [12] 13 14 15 16 17 18 19

Diogo Couto
13/12/2017, 20:17
Muitíssimo obrigado pela dica incrível vou comprar as peças no site indicado 👍🙏🍀

Diogo Couto
13/12/2017, 20:19
Como funciona o pagamento dos impostos eu pago quando chega aqui ?

Diogo Couto
13/12/2017, 20:47
Essas peças são as originais do carro ?😱

Everson
14/12/2017, 08:19
Bom dia Carpoto.
Lendo essas informações me passou uma dúvida.
A minha que é uma 2013 diesel 3.2 tem essa correia dentada e esticador, etc?
Obrigado

Glaicon
14/12/2017, 08:26
Bom dia Carpoto.
Lendo essas informações me passou uma dúvida.
A minha que é uma 2013 diesel 3.2 tem essa correia dentada e esticador, etc?
Obrigado
A 3.2 diesel tem corrente metálica.
Deve ser trocada somente se começar a fazer barulho estranho.
A minha está com 191.000 Km´s e é original.:concordo:

enasor
14/12/2017, 09:22
... 3.2 diesel tem corrente metálica ... A minha está com 191.000 Km´s e é original.:concordo:

Bom dia ...

Pois é, meus caros amigos Everson e Glaicon ... essas correntes de sincronismo são feitas de aço, ao invés de correia dentada, que são feitas de borracha ... são bem mais seguras e trazem maior tranquilidade ... a longevidade dessas correntes é muito grande, chegando a durarem tanto quanto o motor ... esse sistema é lubrificado pelo mesmo óleo do motor ... cuidando com zelo das trocas de óleo do motor (Óleo adequado e trocado na periodicidade recomendada no manual), de forma a manter o sistema adequadamente lubrificado, chegam a serem trocadas somente quando da retífica do motor, ou seja, no caso de vocês, no mínimo, de 450 mil kms prá lá, porque sei que são bastante cuidadosos ...

Abs.

caporto
14/12/2017, 11:59
Como funciona o pagamento dos impostos eu pago quando chega aqui ?
Caro Diogo,

Quando você compra em sites fora do Brasil quando a mercadoria chega ao Brasil ela passa pela alfandega que pode taxar ou não as mercadorias, não sei lhe dizer qual o critério que a Receita Federal usa, uns dizem que é amostragem outros dizem que todos os produtos são averiguados. Mas o certo é que se o seu produto for taxado ai a RF calcula o imposto de 70% + ICMS do seu estado e envia a mercadoria para os correios.
Este por sua vez notifica você em sua casa para ir até a agencia de correios que está o produto, lá você saberá o valor do imposto que foi cobrado, já vi alguns casos que o valor do imposto é absurdo pois eles arbitram o valor da compra e nesses casos você poderá contestar o valor do imposto e para isso deve levar comprovantes da compra tipo extrato do cartão de credito, informações da pagina onde comprou que mostre o valor da compra, lembrando que se paga imposto até sobre o valor do frete um absurdo mas este é o nosso Brasil.
Então você envia as copias da compra e preenche um formulário lá nos correios para a contestação do valor do imposto. Dai os correios devolvem a mercadoria até a RF para recalcular o imposto e depois a mercadoria volta novamente para a agencia onde vc irá retirar a mesma.
Abs.

caporto
14/12/2017, 12:10
Essas peças são as originais do carro ?


Diogo,

Lá no site tem as peças originais e sempre que disponível eles colocam na parte de baixo as peças de reposição de outras marcas como a Febest, Koyo, Mopar etc
Veja o exemplo aqui da correia dentada, onde na primeira parte mostra a peça com numero original Mit. e na parte de baixo mostra a peça substituta fabricada pela SUN que é uma empresa japonesa que fabrica correias para as principais fabricantes japonesas de carro. Portanto a chance da correia original da Mit ser fabricado pela SUN é muito grande, mas vc tem que pagar um pouco mais caro pela garantia de que a peça é original para o seu carro.

554369

Olha agora o caso de um dos tensores, veja que tem muitos substitutos.

554370

Espero que tenha dado uma esclarecida ai nas suas ideias.

Abs.

caporto
14/12/2017, 12:30
Bom dia Carpoto.
Lendo essas informações me passou uma dúvida.
A minha que é uma 2013 diesel 3.2 tem essa correia dentada e esticador, etc?
Obrigado


Caro Everson,

Conforme já lhe expliquei pelo Whatsapp, mas é bom deixar aqui também até porque pode vir a ser duvida de outros colegas. Conforme já explicou ai os amigos Glaicon e Enasor as Full diesel não possuem correia dentada no sincronismo do motor e sim um corrente, esta dá imagem abaixo:

554371 554372

As correias que as Full possuem são as chamadas correias de acessórios (AR, Alternador e DH) e estão no plano de manutenção para serem verificadas a cada 20k km ou seja nas revisões de 20, 40, 60, 80 e por ai vai. Mas fala em verificar a tensão e substituir se necessário. Ai casa seja consta que as mesmas esteja trincadas ou muito feias ai sim deve-se efetuar a troca. Veja as fotos abaixo:

554373 554374

Espero que tenha ficado claro.

Abs.

caporto
14/12/2017, 12:57
Caros colegas,

Para aqueles costumam fazer compras em sites internacionais e sempre tem os velhos problemas de taxação da RF. Os correios criaram um serviço para desembaraço dessas mercadorias chamado "Minhas Importações" o objetivo dele é intermediar a burocracia da RF e do dono da encomenda, onde eles prometem que poderemos pagar o imposto por cartão de crédito, contestar o valor do imposto ainda quando o produto tiver na RF o que pode agilizar o processo em uns 40 dias caso vc precise contestar o valor do imposto. Segue abaixo os link para quem tiver interesse.

Minhas Importacoes — Correios: encomendas, rastreamento, telegramas, cep, cartas, selos, agencias e mais! (https://www.correios.com.br/para-voce/recebimento/importacoes/minhas_importacoes)

Agui tem uma cartilha com explicações.

https://www.correios.com.br/para-voce/recebimento/pdf/cartilha

Eu já fiz meu cadastro, mas as minhas 8 compras que já chegaram em Curitiba foram todas liberadas em tributação, inclusive a minha nova Central Multimídia que comprei para a Full para substituir a minha atual que não possui GPS integrado.
Então ainda não tive como testar o sistema para dar mais detalhes aqui.

abs.

Diogo Couto
14/12/2017, 13:39
mais uma vez meu muito obrigado pelas informacoes esclerecedoras

Diogo Couto
14/12/2017, 13:42
muito esclarecedor obrigado mesmo

Diogo Couto
14/12/2017, 13:47
muito esclarecedor obrigado mesmo

enasor
14/12/2017, 14:29
2019 Mitsubishi Montero Design, Future and Engine – Final Spots (https://finalspots.com/2019-mitsubishi-montero-design-future-engine/)

Leandro1980
14/12/2017, 19:07
Leandro:

As Pajeros anteriores a 2000 2ª série (até julho de 2000) tem a bomba injetora mecânica rotativa,não apresentando os defeitos das acima desse ano semi eletrônicas.Quando apresentam algum defeito são de fácil conserto e custo relativamente baixo(cerca de R$ 1.000,00 para trocar os reparos internos) e qualquer bom bombista sabe mexer nela.
As de 1994 até 1997 (1ª geração) são chamadas GLX ;algumas têm turbo e intercooler e a carroceria é mais estreita nas rodas.As GLS-B são de outubro de 1997 a julho de 2000,todas com turbo e intercooler e além das mudanças cosméticas,a principal diferença é no câmbio "Super Select" que permite andar com a tração nas 4 rodas mesmo em asfalto em velocidade de até 100km/h;e é possível engatar a tração com o carro em movimento até 80Km/h(para situações de perda de aderência quando começa uma chuva,por exemplo).É um ótimo carro,mas tudo depende do estado de conservação e manutenções feitas.E se for com câmbio manual,terá menos problemas ainda.
As chamadas GLS são as Sport (montadas no Brasil e um pouco mais simples) ,alguns modelos de Triton e as Pajeros mais novas(não sei os anos e nem se me engano,os colegas podem ajudar).
Boa sorte na escolha e abraço.
Ronaldo.

Amigos Ronaldo e Enasor

Vocês me ajudaram muito a ter mais referências para tomar algumas decisões aqui.
Aprendi muito!!

Agradeço muito a ajuda que me deram.

Estou inclinado a ficar com uma 99/00 GLS-B porque é o que posso adquirir agora, já que não posso esperar muito tempo para acumular o suficiente para comprar uma mais nova. E também pela sensação de insegurança de comprar uma em que posso ter um problema tão grande e tão dispendioso. Já vi alguns modelos aqui e estou encaminhando esta decisão.

Um comentário à parte: é incrível ver que a grande maioria dos vendedores que anunciam suas pajeros não sabem quase nada de informações sobre elas. Muitos ficam sem saber responder algumas questões básicas. Isso por um lado ajuda a fugir de umas enrascadas, mas prejudica quando você pode estar diante de uma boa oportunidade. Mesmo antigos donos não se dedicam a saber mais sobre suas pajeros, o que é lamentável.

Mas ainda bem que temos um fórum excelente como este para fugir do limbo!

Muito obrigado mesmo, caros amigos!!

Grande abraço!

Leandro

enasor
15/12/2017, 07:17
... é incrível ver que a grande maioria dos vendedores que anunciam suas pajeros não sabem quase nada de informações sobre elas. Muitos ficam sem saber responder algumas questões básicas. Isso por um lado ajuda a fugir de umas enrascadas, mas prejudica quando você pode estar diante de uma boa oportunidade. Mesmo antigos donos não se dedicam a saber mais sobre suas pajeros, o que é lamentável.

Mas ainda bem que temos um fórum excelente como este para fugir do limbo!

...

Bom dia ... Tens razão, meu caro amigo ... às vezes brinco ... deveria ser pré-requisito ter uma carteirinha do fórum 4x4Brasil para possuir e/ou dirigir um veículo 4x4 ... rsrsrs ... Forte abraço e boa sorte.

Everson
15/12/2017, 09:28
Amigos Ronaldo e Enasor

Vocês me ajudaram muito a ter mais referências para tomar algumas decisões aqui.
Aprendi muito!!

Agradeço muito a ajuda que me deram.

Estou inclinado a ficar com uma 99/00 GLS-B porque é o que posso adquirir agora, já que não posso esperar muito tempo para acumular o suficiente para comprar uma mais nova. E também pela sensação de insegurança de comprar uma em que posso ter um problema tão grande e tão dispendioso. Já vi alguns modelos aqui e estou encaminhando esta decisão.

Um comentário à parte: é incrível ver que a grande maioria dos vendedores que anunciam suas pajeros não sabem quase nada de informações sobre elas. Muitos ficam sem saber responder algumas questões básicas. Isso por um lado ajuda a fugir de umas enrascadas, mas prejudica quando você pode estar diante de uma boa oportunidade. Mesmo antigos donos não se dedicam a saber mais sobre suas pajeros, o que é lamentável.

Mas ainda bem que temos um fórum excelente como este para fugir do limbo!

Muito obrigado mesmo, caros amigos!!

Grande abraço!

Leandro


Bom dia aos amigos do fórum.
Ratificando o agradecimento, também quero externar o meu aos integrantes pelas preciosas informações compartilhadas por aqui.
Todos tem grande importância em suas declarações, pareceres e experiências, mas gostaria de analtecer a fundamental importância dos ensinamentos do Enasor com toda uma preocupação em nos passar onde buscar detalhes técnicos.
Outro gigante é o Carpoto. Falo com ele algumas vezes pelo watzap. Ele me deu todas as dicas de como comprar no site da Partsouq. Comprei minha full 2013 com muito receio. Querendo desfrutar de toda a tecnologia e conforto, mas com medo pelas informações que se ouve sobre valores extratosféricos em manutenções. Mas em vista das postagens detalhadas do Carpoto e toda a técnica para o conserto é que perdi o receio da mecânica da full, pois ficou mais simples o entendimento. Esse último problema no sistema de freio da pajero do Carpoto, nos exemplifica a diferença de valores daquele que cai na mão de css ou de mecânico trocador de peças, daquele que procura realmente reparar um estrago.
Atualmente estou tentando vender minha full, em vista de necessitar aplicar uma parte do valor em outro ramo, mas independente de ter ou não Full, continuo sempre aqui acompanhando, pois as informações compartilhadas são de altíssima importância para qq um que tenha carros desse porte.
Obrigado aos incansáveis informantes: Carpoto e Enasor por todo o despreendimento em fornecer seus tempos preciosos para nos suprir de tantos detalhes.

enasor
15/12/2017, 09:43
... estou tentando vender minha full ...

Prezado amigo Everson
Bom dia.
Fica a humilde sugestão para que deixes sua viatura anunciada na seção de Classificados do site 4x4Brasil ... veículos aqui anunciados, via de regra, pertencem a usuários frequentadores do fórum, já experientes, de bom conhecimento de suas viaturas, zelosos e que sabem cuidar das mesmas, de forma que, torna-se interessante adquirir uma viatura anunciada aqui, tendo em vista que é muito grande a possibilidade de que sejam viaturas de bom "pedigree" e muito bem cuidadas ... e estando anunciada aqui, além de podermos indicar, ainda aumenta a abrangência a outros colegas de fórum interessados ... quando eu for vender a minha, com certeza, colocarei aqui, em primeira mão ...
Forte abraço e boa sorte.

E.T.:
Não sei é permissível (consulte a Administração ... se o Xibiu nos ler, certamente vai nos orientar quanto a isso), mas, se não houver nenhum óbice, fica outra sugestão: Adicione na sua assinatura a expressão: “À Venda – Vide Classificados” ... assim, em cada comentário seu, os novos colegas saberão disso, e será um lembrete para todos nós ...

Diogo Couto
16/12/2017, 09:39
Caro diogo,

Quanto as correias da Dayco, Gates e Continental (Contitech) são de primeira linha. O que vc achou da marca Koyo deve ter sido os tensionadores, esta marca Koyo é a indicada como substituta juntamente com a Febest nos sites da PartSouq como na Amayama, portanto deve ser de primeira linha também.
Vai se acostumando pois tem certos serviços que as CSS querem nos esfolar, mas se souber pesquisar e tiver uma boa oficina com mecânicos experientes você faz as manutenções gastando menos da metade do que a CSS pediu.
Veja o preço da correia e dos tensores do seu carro aqui.

ENGINE - CAMSHAFT & VALVE | PAJERO/MONTERO(EUR) - 3800/LONG WAGON Europe V80,90# | Mitsubishi | Genuine Parts Catalogs | PartSouq Auto Parts Around the World (https://partsouq.com/en/catalog/genuine/unit?c=Mitsubishi&ssd=%24HQARW1d0AgILBUg0JRxla0xQXV1sYQI8WA%24&vid=7081&cid=&uid=138119&q=)

Mesmo pagando imposto de 100% você teria as peças originais pelo preço que encontrou no Mercado Livre.

Abs.


bom dia meu caro ,
desde já agradeço todo o suporte , tenho uma duvida vc saberia me informar o código do meu carro para pesquisa de peças a minha seria uma full 11/12 3.8 v6 gasolina 2portas.Muito obrigado ainda não estou sabendo navegar direito no fórum mas aos poucos vou pegando o jeito .
obrigado

americo_mattar
16/12/2017, 14:37
Diogo, digital chassi dela no partsouq.com lá vai aparecer todos os detalhes do seu modelo.



bom dia meu caro ,
desde já agradeço todo o suporte , tenho uma duvida vc saberia me informar o código do meu carro para pesquisa de peças a minha seria uma full 11/12 3.8 v6 gasolina 2portas.Muito obrigado ainda não estou sabendo navegar direito no fórum mas aos poucos vou pegando o jeito .
obrigado

americo_mattar
16/12/2017, 14:53
Salve grupo,
Avançando nos up-grades da minha full, nesta semana troquei os 4 amortecedores (mesmo os antigos estando bons), instalei um kit de 1,5” calçando as molas e coloquei pneus 275/65 18. Com esse setupfica quase perfeito, tive apenas que ajustar com pistola de calor o para-barro na parte inferior do paralamas.

As primeiras impressões são boas, o carro ficou mais robusto, com essa mudança está 2,8” mais alto, mais apto aos caminhos fora de estrada.

Outra situação que enfrentei, o dono anterior andou com a coifa da homocinetica traseira rasgada, o que detonou a peça, o pior é que aqui só vende o semi-eixo completo. Manutenção preventiva é fundamental. No final consegui um semi novo, só para ter uma ideia dos preços na ccs r$4700; no partsouq us$800; optei por usar uma de desmanche r$1000.

conforme for avancando posto mais informações.

554405

caporto
18/12/2017, 13:02
Bom dia aos amigos do fórum.
Ratificando o agradecimento, também quero externar o meu aos integrantes pelas preciosas informações compartilhadas por aqui.
Todos tem grande importância em suas declarações, pareceres e experiências, mas gostaria de analtecer a fundamental importância dos ensinamentos do Enasor com toda uma preocupação em nos passar onde buscar detalhes técnicos.
Outro gigante é o Carpoto. Falo com ele algumas vezes pelo watzap. Ele me deu todas as dicas de como comprar no site da Partsouq. Comprei minha full 2013 com muito receio. Querendo desfrutar de toda a tecnologia e conforto, mas com medo pelas informações que se ouve sobre valores extratosféricos em manutenções. Mas em vista das postagens detalhadas do Carpoto e toda a técnica para o conserto é que perdi o receio da mecânica da full, pois ficou mais simples o entendimento. Esse último problema no sistema de freio da pajero do Carpoto, nos exemplifica a diferença de valores daquele que cai na mão de css ou de mecânico trocador de peças, daquele que procura realmente reparar um estrago.
Atualmente estou tentando vender minha full, em vista de necessitar aplicar uma parte do valor em outro ramo, mas independente de ter ou não Full, continuo sempre aqui acompanhando, pois as informações compartilhadas são de altíssima importância para qq um que tenha carros desse porte.
Obrigado aos incansáveis informantes: Carpoto e Enasor por todo o despreendimento em fornecer seus tempos preciosos para nos suprir de tantos detalhes.

Car Everson,

Obrigado pelas palavras de agradecimento. Como já disse várias vezes aqui, estou sempre a disposição de quem precisar e é claro desde que possa ajudar com as minhas experiencias.
E como lhe disse pelo Zap estarei na torcida para terminar sua obra sem precisar de desfazer da sua Full.

Abs.

caporto
18/12/2017, 13:06
bom dia meu caro ,
desde já agradeço todo o suporte , tenho uma duvida vc saberia me informar o código do meu carro para pesquisa de peças a minha seria uma full 11/12 3.8 v6 gasolina 2portas.Muito obrigado ainda não estou sabendo navegar direito no fórum mas aos poucos vou pegando o jeito .
obrigado

Caro Diogo,

Conforme o colega Américo informou, no site da partsouq basta vc inserir o chassi do seu carro que ele já lhe apresentará o seu carro. Já falei aqui antes que não sei o porque mas existe alguns números de chassi que ele não encontra, mesma coisa do programa ASA da Mit. Nesse caso vai ai o modelo do seu carro é uma Pajero V98W você deve encontrar este código no numero do chassi do seu carro.

Abs.

americo_mattar
19/12/2017, 08:37
Atualizando o status,
Nem tudo são flores, os pneus 275/65 r18 com o lift de 1,5" fica justo mas não pega em nada, porem não da cambagem na traseira, mesmo ajustando no máximo ainda assim fica positiva. Assim sendo resolvi voltar para a configuração original até estudar um pouco mais o tema.

Em janeiro irei fazer os testes com pneus 265/65 r18. Alguém do grupo já usa essa medida?
Como comentei anteriormente a ideia é deixar a pajero um pouco mais robusta para incursões off-road (não é trilha), mas sem prejudicar o conforto nem a segurança do carro.

Conforme for avançando vou postando aqui no grupo.





Salve grupo,
Avançando nos up-grades da minha full, nesta semana troquei os 4 amortecedores (mesmo os antigos estando bons), instalei um kit de 1,5” calçando as molas e coloquei pneus 275/65 18. Com esse setupfica quase perfeito, tive apenas que ajustar com pistola de calor o para-barro na parte inferior do paralamas.

As primeiras impressões são boas, o carro ficou mais robusto, com essa mudança está 2,8” mais alto, mais apto aos caminhos fora de estrada.

Outra situação que enfrentei, o dono anterior andou com a coifa da homocinetica traseira rasgada, o que detonou a peça, o pior é que aqui só vende o semi-eixo completo. Manutenção preventiva é fundamental. No final consegui um semi novo, só para ter uma ideia dos preços na ccs r$4700; no partsouq us$800; optei por usar uma de desmanche r$1000.

conforme for avancando posto mais informações.

554405

Everson
20/12/2017, 10:29
Amigos do forum.
Ontem dia 19/12/2017 fiz a troca do óleo, filtro e junta da caixa automática.
levei numa oficina na região de Santa Maria que recebe todo o serviço de caixas automáticas das oficinas e css da minha cidade.
Oficina muito bem expecializada.
O mecânico colocou um suporte na caixa para poder iniciar a desmontagem. retirou o cáter.
Visualmente o óleo estava em boas condições ainda, dito pelo mecânico. Olhando contra a luz, apresentava um fundo avermelhado, mas muito discreto, estava mesmo escuro na minha visão.
A tampa do cárter estava limpa, sem qualquer limalha.
O filtro foi retirado e nada de qualquer limalha ou sujeira. Foi lavado e parecia novo no meu entender.
Lavado a tampa do cárter, foi colocada a junta com um pouco de cola, instalado o novo filtro original e recolocada a tampa.
Esgotou todo o óleo da máquina e colocou 12 litros do óleo que levei.
Conectou duas mangueiras na região da caixa e numa mangueira e foi fazendo uma diálize. Aos poucos. De maio em meio litro e um em um.
Após a transmissão dos 12 litros, onde foi entrando o novo e saindo o velho.
Retirado as mangueiras da máquina, fez a sangria para ver o excesso de óleo. Ao retirar a tampa em baixo, saiu óleo em grande quantidade para baixar o nível. Quando o fio de óleo afinou o mecânico fechou o tampão. Disse que não deixa sair até ficar pingando e sim ao ficar com um fio de óleo.
Testei o carro em mais de 80 km. Ficou exatamente igual. Sem problemas.

enasor
20/12/2017, 13:53
Boa tarde ...

Muito bem, meu caro amigo Everson ... Parabéns ... veículo zerado!!!! ... pelo seu relato, esse mecânico parece ser bom ... inclusive, deixou propositadamente o nível do fluido um pouco acima do nível de transbordo (tampou o bujão de transbordo, antes do escorrimento se tornar gotas), como deve ser feito no ajuste parcial de nível, uma vez que o fluido estava fora da temperatura normal de trabalho no momento da troca ...

Fica aqui uma sugestão, para você combinar com o seu mecânico, para ser feito o ajuste final do nível do fluido no interior do cárter da TA:

- Estando o sistema frio, você vai andar com o veículo durante uns 15 minutos, para que o fluido da TA chegue na temperatura normal de funcionamento do sistema. Inclusive, neste teste de rodagem, faça umas manobras com o câmbio, mudando de marchas no modo manual ... se puder, faça, também, uns “quick-down” (aquelas reduções de marchas feitas no pedal, pisando fundo no acelerador) ...

- Feito isso, volte lá na oficina e, com o veículo estacionado num nível plano, com o motor em funcionamento, após fazer a movimentação da alavanca em todas as posições (parando-a um tempinho de 10 segundos em cada posição), proceda ao ajuste final do nível do fluido da TA no interior do cárter.

- Neste ajuste final, aí sim, a drenagem pelo furo do bujão de transbordo deverá ser efetuada até o escorrimento se tornar gotas (Isto está previsto no manual técnico da Mitsubishi) ...

- Por falar em manual técnico, finalmente, se possível, peça ao seu mecânico para fazer o ajuste final de torque dos parafusos, utilizando o torquímetro nos seguintes apertos:

- Parafusos de fixação do cárter: Torque: 7 ± 0,9 N·m ou 5,0 ft-lb;
- Bujão de enchimento: Torque: 39 ± 1,5 N·m ou 29 ft-lb;
- Bujão de drenagem: Torque: 20 ± 2 N·m ou 15 ft-lb;
- Bujão de transbordo (de verificação de nível): Torque: 20 ± 2 N·m ou 15 ft-lb

Forte abraço.

E.T.:

Umas perguntinhas ao nobre amigo:

Qual a quilometragem do veículo, quando da troca? ... caso você tenha acompanhado a troca, você visualizou muitas partículas metálicas grudadas nos imãs do interior do cárter? ... tirou alguma foto para mostrar aqui para nós? ...

Everson
20/12/2017, 15:03
Nobre guru técnico de nosso fórum.
TD bem Enasor.
No fundo do carter só vi que ao passar o dedo na as áreas onde tinha os imãs, parecia ter mínimas poeiras entendi. Como se fosse uma poeira lambuzada no óleo. Acho q é isso. Limalha q se pudesse ver não.

Everson
20/12/2017, 15:10
Aproveitando Enasor.
É necessário essa nova retirada de mais um pouco desse óleo?
Pois o dono dessa grande oficina é um cara que dá curso de caixas automáticas em toda a região e foi ele mesmo que disse ao mecânico deixar essa pequena maior quantidade de óleo. Mas sabendo como vc sabe da técnica relativo às nossas Full, me preocupou, pois ele não me falou em fazer mais uma ajustagem.
Com certeza vou perguntar pra ele sobre esse procedimento, pois como sei que vc sabe rigorosamente os detalhes dessa manutenção, vou ver com ele.
Fotos tirei sim....Kkkk...mas não são no nível técnico seu nem do Carpoto....kkkkk..as minhas são a moda loco...kkkkk.
Vou tentar postar aqui algumas.
Mais uma vez agradeço essa apurada técnica a mais que eu não estava sabendo.

enasor
20/12/2017, 15:18
... É necessário essa nova retirada de mais um pouco desse óleo? ...

Sim, meu caro amigo Everson ... verás isso em algum ponto do manual técnico do “link” abaixo (quando tiver um tempo, encontro para você):

[W/M]PAJERO (V8#,V9#) (http://faq.out-club.ru/download/pajero_iv/maintenance/Service_Manual_2008_2013/2013/index_M1.htm)

Abs.

Everson
20/12/2017, 15:21
Ela está com 115800 km.
Na foto da parte interna da tampa do carter ela estava ainda com o óleo usado. Ainda não tinha sido lavada.
554474554475554476554477554478554478

enasor
20/12/2017, 15:35
... É necessário essa nova retirada de mais um pouco desse óleo? ...


Sim, meu caro amigo Everson ... verás isso em algum ponto do manual técnico do “link” abaixo (quando tiver um tempo, encontro para você):

[W/M]PAJERO (V8#,V9#) (http://faq.out-club.ru/download/pajero_iv/maintenance/Service_Manual_2008_2013/2013/index_M1.htm)

Abs.

Caro amigo Everson ...

Conforme lhe prometi, para você ver como se faz a checagem/ajuste do nível do fluido da TA, siga o seguinte procedimento:

Abra o “link” que lhe passei acima => “23C-AUTOMATIC TRANSMISSION<V5AWF>” => “ON-VEHICLE SERVICE” => “ON-VEHICLE SERVICE” => “A/T FLUID CHECK (http://faq.out-club.ru/download/pajero_iv/maintenance/Service_Manual_2008_2013/2013/23/html/M123110370017100ENG.HTM)”

Ali verás a orientação:

“6.<When the fluid is drained>
Wait until the fluid becomes oil drops, and then tighten the overflow plug with a new gasket and the filler plug with a new O-ring to the specified torque.”

Tradução:

"6. <Quando o fluido é drenado>
Aguarde até que o fluido se torne gotas de óleo e, em seguida, aperte o bujão com uma junta nova e o bujão de enchimento com um novo O-ring ao torque especificado.

Nota: Esse ajuste de nível do fluido não é uma ciência exata ... alguns mecânicos seguem rigorosamente o manual ... outros, deixam um pouquinho acima, tal como fez seu mecânico ... portanto, deixando-se um pouco acima do nível de transbordo não irá trazer nenhum comprometimento ao câmbio de seu veículo, viu???!!!! ... e, neste último caso, numa próxima verificação, certamente haverá um pequeno escorrimento, de forma que você saberá que o fluido não estará abaixo do nível de transbordo e, assim, não precisará adicionar mais fluido ... certamente, essa foi a preocupação de seu mecânico ... portanto, se ele lhe aconselhar deixar assim, pode confiar e ficar tranquilo ... não pode ficar é muito acima do nível ... mas, ele sabe a medida certa, OK???!!!! ... tanto que, conforme você comentou, quando o "fio de óleo afinou o mecânico fechou o tampão", o que sinaliza que o fluido não está tão acima do nível de transbordo no interior do cárter ... eu, particulamente, mandaria deixar o fluido no nível de transbordo (com o sistema na temperatura normal de trabalho), mesmo correndo o risco de ter que adicionar mais um pouco na próxima verificação ...

Abs.

E.T.:

Muito obrigado ao nobre amigo pela generosidade em compartilhar essa experiência conosco ... com certeza, serão muito úteis para todos nós ...

CjSales
20/12/2017, 15:35
* AJUDA *

Boa tarde amigos!

Estou com uma dúvida e gostaria da ajuda de vocês.
Minha jardineira (Pajero Full 3.2 06/06), tem dois sensores de rotação iguais. Se eu não me engano um pega na bomba e outro no virabrequim. Esses sensores tem a mesma numeração.
Desde quando eu a comprei ela acende a luz da injeção e de controle de estabilidade, de forma intermitente.
Há pouco tempo precisei mexer na bomba injetora e ao montar novamente o mecânico montou esses sensores invertidos. O carro ficou muito ruim, depois que aquecia ela acendia a luz de injeção e perdia potência na estrada. No trânsito ela ficava soltando fumaça preta e trepidando em macha lenta, dando aqueles trancos quando estava do Drive. Ah ... e a luz de estabilidade não acendeu mais.
Enfim, voltei com o carro para o meu mecânico, que não é o mesmo que mexeu na bomba, e ele resolveu inverter os sensores. Resultado: o carro ficou ótimo, parou de dar os trancos e soltar fumaça, porém a luz de injeção e estabilidade voltou a acender. O funcionamento do carro é normal, porém a luz no painel esta ficando praticamente o tempo todo.

Gostaria de saber se esse carro realmente usa 2 sensores iguais. Pelo que tudo indica, parece que o sensor de baixo (acho que vai no virabrequim), está com problema. A minha dúvida é :
* está dando problema porque o sensor está errado ou realmente o sensor pode estar com problema? Já que quando eu passei ele para cima (bomba injetora) o carro ficou horrível.

Espero que possam me ajudar.

Abraços

enasor
20/12/2017, 16:58
... Abra o “link” que lhe passei acima => “23C-AUTOMATIC TRANSMISSION<V5AWF>” => “ON-VEHICLE SERVICE” => “ON-VEHICLE SERVICE” => “A/T FLUID CHECK (http://faq.out-club.ru/download/pajero_iv/maintenance/Service_Manual_2008_2013/2013/23/html/M123110370017100ENG.HTM)”

Ali verás a orientação:

“6.<When the fluid is drained>
Wait until the fluid becomes oil drops, and then tighten the overflow plug with a new gasket and the filler plug with a new O-ring to the specified torque.”

Tradução:

"6. <Quando o fluido é drenado>
Aguarde até que o fluido se torne gotas de óleo e, em seguida, aperte o bujão com uma junta nova e o bujão de enchimento com um novo O-ring ao torque especificado.

...

Opa ... faltou uma passagem ... corrigindo: ...

onde se lê:

... => “23C-AUTOMATIC TRANSMISSION<V5AWF>” => “ON-VEHICLE SERVICE” => “ON-VEHICLE SERVICE” => “A/T FLUID CHECK (http://faq.out-club.ru/download/pajero_iv/maintenance/Service_Manual_2008_2013/2013/23/html/M123110370017100ENG.HTM)”

Leia-se:

... => “23C-AUTOMATIC TRANSMISSION<V5AWF>” => “ON-VEHICLE SERVICE” => "ESSENTIAL SERVICE" => “A/T FLUID CHECK (http://faq.out-club.ru/download/pajero_iv/maintenance/Service_Manual_2008_2013/2013/23/html/M123110370017100ENG.HTM)”

caporto
20/12/2017, 17:47
* AJUDA *

Boa tarde amigos!

Estou com uma dúvida e gostaria da ajuda de vocês.
Minha jardineira (Pajero Full 3.2 06/06), tem dois sensores de rotação iguais. Se eu não me engano um pega na bomba e outro no virabrequim. Esses sensores tem a mesma numeração.
Desde quando eu a comprei ela acende a luz da injeção e de controle de estabilidade, de forma intermitente.
Há pouco tempo precisei mexer na bomba injetora e ao montar novamente o mecânico montou esses sensores invertidos. O carro ficou muito ruim, depois que aquecia ela acendia a luz de injeção e perdia potência na estrada. No trânsito ela ficava soltando fumaça preta e trepidando em macha lenta, dando aqueles trancos quando estava do Drive. Ah ... e a luz de estabilidade não acendeu mais.
Enfim, voltei com o carro para o meu mecânico, que não é o mesmo que mexeu na bomba, e ele resolveu inverter os sensores. Resultado: o carro ficou ótimo, parou de dar os trancos e soltar fumaça, porém a luz de injeção e estabilidade voltou a acender. O funcionamento do carro é normal, porém a luz no painel esta ficando praticamente o tempo todo.

Gostaria de saber se esse carro realmente usa 2 sensores iguais. Pelo que tudo indica, parece que o sensor de baixo (acho que vai no virabrequim), está com problema. A minha dúvida é :
* está dando problema porque o sensor está errado ou realmente o sensor pode estar com problema? Já que quando eu passei ele para cima (bomba injetora) o carro ficou horrível.

Espero que possam me ajudar.

Abraços

Caro CjSales;

Os dois sensores de velocidade que são conectado a BI são exatamente iguais este é o partnumber ME203180 veja a foto do mesmo abaixo.

554484

FUEL - FUEL INJECTION PUMP | PAJERO/MONTERO(G.EXP) - 3200D-TURBO/LONG WAGON General 12.2006 | Mitsubishi | Genuine Parts Catalogs | PartSouq Auto Parts Around the World (https://partsouq.com/en/catalog/genuine/unit?c=Mitsubishi&ssd=%24HQARW1d0DAsHDEg0JRheeXljXmBnewU8WA%24&vid=9948&cid=1&uid=262817&q=)

Abaixo segue imagem da BI explodida para você ver a sua localização.

554485 554486

Como você inverteu os sensores e o carro ficou normal, pode ser que um deles esteja com defeito, agora quanto a luz da injeção acessa é estranho, pois quem manda esta informação para a ECU da injeção é o GE da BI.

Se quiser o manual da BI segue o link:

zexel vrz - Google Drive (https://drive.google.com/file/d/0B5ydRvZLZJSGRVhTME1oVlgyamc/view?usp=sharing)

Espero que lhe ajude a resolver o problema.

Abs.

CjSales
20/12/2017, 18:03
Caro CjSales;

Os dois sensores de velocidade que são conectado a BI são exatamente iguais este é o partnumber ME203180 veja a foto do mesmo abaixo.

554484

FUEL - FUEL INJECTION PUMP | PAJERO/MONTERO(G.EXP) - 3200D-TURBO/LONG WAGON General 12.2006 | Mitsubishi | Genuine Parts Catalogs | PartSouq Auto Parts Around the World (https://partsouq.com/en/catalog/genuine/unit?c=Mitsubishi&ssd=%24HQARW1d0DAsHDEg0JRheeXljXmBnewU8WA%24&vid=9948&cid=1&uid=262817&q=)

Abaixo segue imagem da BI explodida para você ver a sua localização.

554485 554486

Como você inverteu os sensores e o carro ficou normal, pode ser que um deles esteja com defeito, agora quanto a luz da injeção acessa é estranho, pois quem manda esta informação para a ECU da injeção é o GE da BI.

Se quiser o manual da BI segue o link:

zexel vrz - Google Drive (https://drive.google.com/file/d/0B5ydRvZLZJSGRVhTME1oVlgyamc/view?usp=sharing)

Espero que lhe ajude a resolver o problema.

Abs.

Caro Caporto,

Muitíssimo obrigado.
Vou arriscar comprar o sensor para fazer o teste.
Meu mecânico havia comentado que não acha que a luz acende por causa dele. Desconfiou até mesmo do sistema de tração. Porém eu estou usando o raciocínio de que quando se inverteu os sensores a luz não acendia mais. Só acendia a de injeção quando o carro começava a falhar.
Então vou arriscar rsrs

Muito obrigado!!!!

caporto
20/12/2017, 19:26
Caro Caporto,

Muitíssimo obrigado.
Vou arriscar comprar o sensor para fazer o teste.
Meu mecânico havia comentado que não acha que a luz acende por causa dele. Desconfiou até mesmo do sistema de tração. Porém eu estou usando o raciocínio de que quando se inverteu os sensores a luz não acendia mais. Só acendia a de injeção quando o carro começava a falhar.
Então vou arriscar rsrs

Muito obrigado!!!!

CjSales,

Cara se você quiser tirar mais duvidas dá uma ligada para o Bruno da Koringa Bombas Injetoras (42) 99981-1491 o cara é muito gente boa e ele pode lhe dar uma luz sobre esta luz acendendo. Vou mandar uma msg para ele dizendo que vc vai ligar para tirar uma duvida OK?

abs.

Glaicon
22/12/2017, 07:42
Viatura aspirada, lavada e encerada.
Semana que vem, estrada!:dance:

André Pajero Full
22/12/2017, 08:25
Bom dia amigos. Sou novo por aqui e estou meio perdido.. Me desculpem se escrevi no lugar errado... Preciso tirar uma dúvida! Adquiri uma Full V6 2001 recentemente e as luzes do 4x4 estão todas apagadas, só a laranja piscando e quando passo de 60 km/h começa uma ronqueira que da pra sentir no assoalho do carro. Alguém já passou por isso? O que poderia ser? Aguardo retorno. Grato.

Di Franco
23/12/2017, 13:19
Boa Tarde Turma,

Hoje troquei o óleo da FULL optei pelo 10w40 Lubrax Avante Sintético. Não tive muita escolha, até encontrei o Advento 4x4 em Itatiba/SP por 30R$, porém os filtros eu tenho os originais da MIT e a empresa Casa do Óleo infelizmente não faz a troca em seu estabelecimemnto sem comprar os filtros (venda casada). Enfim, encontrei uma oficina honesta e que tinha em estoque o galão de 20L do Avante Sintético 10w40. Alguém mais utilizou esse óleo, quais as observações e impressões? Será que coloca o carro em risco?

Abraço


Olá, Everson!
Esse é um dilema de todos, de fato. Bem, eu vinha usando o Motul 2100 15w-40. Excelente óleo, mas difícil de achar aqui em João Pessoa a um preço bom.

Depois de umas pesquisas passei a usar o Lubrax Avante sintético, 10w-40, cuja troca ocorreu semana passada. Mesmo assim, fiquei desconfiado. Então, agora há pouco liguei para a Petrobras, 0800 728 9001, e após um cadastro, falei com o engenheiro da empresa chamado Paulo. Resumindo, ele me disse que esse óleo é indicado para pajero full mais antigas, pois a partir de 2013 existe um contrato fechado com a MMC, que só lá se encontra o lubrax 10-30. Mas me garantiu que esse Avante é superior ao que está no manual do carro. O preço é melhor ainda, comprei por 28,00 o litro, comprando o galão de 3L. Quando vc vai no site da Petrobras, https://cn.br-petrobras.com.br/agenda/lubrificante.jsf, só tem a opção para pajero full a partir de 2013. Aí, a MMC indica no balcão que o Lubrax 10-30 é para todas as pajeros full. Isso é um mero contrato misturado com falta de informação.
Abraço
Abraço

leojaz
24/12/2017, 00:48
Viatura aspirada, lavada e encerada.
Semana que vem, estrada!:dance:


Boa viagem!
Depois informe o consumo na estrada.

Glaicon
24/12/2017, 08:10
Boa viagem!
Depois informe o consumo na estrada.
Já posso antecipar, tamanha a regularidade da viatura: 12 Km/l.
Isto no modo de dirigir tranquilo, sempre 2 Km/h abaixo do limite de velocidade permitido nas rodovias, aferido no GPS e setado no piloto automático.
98 Km/h é a minha tocada.
Família dorme tranquila, não gera stress e não ganho multas.:concordo:

caporto
24/12/2017, 16:17
Caros colegas do forum, que neste Natal e em todos os dias do próximo ano, possamos fazer de Jesus nosso melhor amigo, pois ele é o maior motivo do Natal e da nossa existência. Feliz Natal e um novo ano cheio de amor, paz, amizade, humildade e sabedoria. São os votos do Caporto
e família para todos da família 4X4 Brasil.

caporto
24/12/2017, 16:32
Caro André,

Seja bem vindo ao nosso fórum. Olha só tenho uma Full 2003 diesel mas a parte de tração acredito que seja igual.
1 - Se as 4 luzes das rodas da tração estão apagadas e a luz do diferencial central está piscando então significa que existe alguma anormalidade na sua tração. Provavelmente a sua tração deve estar acionada e com o bloqueio do diferencial central acionado por isso quando passa de 60 Km/h escuta a barulheira.
2 - Os causadores deste tipo de problemas podem ser os solenoides de vácuo que é um.conjunto que ficam no compartimento do motor e são ligados na bomba de vácuo e no atuador da tração. Outro é o sensor da.tração que pode estar ruim não identificando em qual posição a caixa está setada. E o próprio atuador da tração ele é a peça que é responsável por movimentar as engrenagens da tração e acionar cada caixa.
O ideal é levar.em uma boa oficina que entenda de 4X4 melhor ainda se.entender de Mitsubishi para eles darem uma olhada.
Espero que encontre o problema e resolva facilmente.
Abs.

enasor
24/12/2017, 17:57
Caros colegas do forum, que neste Natal e em todos os dias do próximo ano, possamos fazer de Jesus nosso melhor amigo, pois ele é o maior motivo do Natal e da nossa existência. Feliz Natal e um novo ano cheio de amor, paz, amizade, humildade e sabedoria. São os votos do Caporto
e família para todos da família 4X4 Brasil.

Grande Caporto
Faço minhas, as suas belas palavras ...
Forte abraço.

FBSAFADI
24/12/2017, 20:06
boa tarde, acredito que entre sem problema essa medida de pneu, comparando com o meu atual (275/65/18 ) , as medidas que vc quer colocar ficariam quase iguais,

Diferença Entre Medidas

Largura: -10 mm (-3,64%)
Altura de Parede: -19,75 mm (-11,05%)
Diâmetro de Fora: 11,3 mm (1,39%)
Circunferência: 35,5 mm (1,39%)
Revoluções por Quilômetro: -5,35 (-1,37%)


Olá, Daniel! Qual pneu vc está usando?

FBSAFADI
24/12/2017, 21:18
Boa Tarde Turma,

Hoje troquei o óleo da FULL optei pelo 10w40 Lubrax Avante Sintético. Não tive muita escolha, até encontrei o Advento 4x4 em Itatiba/SP por 30R$, porém os filtros eu tenho os originais da MIT e a empresa Casa do Óleo infelizmente não faz a troca em seu estabelecimemnto sem comprar os filtros (venda casada). Enfim, encontrei uma oficina honesta e que tinha em estoque o galão de 20L do Avante Sintético 10w40. Alguém mais utilizou esse óleo, quais as observações e impressões? Será que coloca o carro em risco?

Abraço

Olá, Di Franco! Até próxima semana estarei fazendo a terceira troca com esse óleo Avante sintético 10w40 Lubrax. Não tenho o que reclamar. Troco a cada 7500km, com uso misto, ou 10.000 se for só estrada. Não há sinal de qualquer dano ou desgaste irregular. Falei com o 0800 da lubrax para usar esse óleo, e me passaram para o engenheiro responsável que me disse não haver problema alguma usá-lo no lugar do 15w40. Inclusive o Avante é superior às características do Castrol que consta no manual do carro.

A minha vinha fazendo 7,8 a 8,2 km/L na cidade, mas após testar vários postos, encontrei um que já está no terceiro tanque fazendo 8.7 a 9,2 na cidade.

Abraço

leojaz
26/12/2017, 02:24
Já posso antecipar, tamanha a regularidade da viatura: 12 Km/l.
Isto no modo de dirigir tranquilo, sempre 2 Km/h abaixo do limite de velocidade permitido nas rodovias, aferido no GPS e setado no piloto automático.
98 Km/h é a minha tocada.
Família dorme tranquila, não gera stress e não ganho multas.:concordo:

Excelente consumo e parabéns por conseguir viajar a menos de 100km/y numa Full!
De maneira alguma costumo correr, mas mantenho 110km/h por causa de um professor de mecânica que tive, segundo ele essa seria a velocidade de melhor consumo com maior velocidade e normalmente onde o ponteiro do velocímetro marca 12h. (Sei lá se é verdade)
Eu fazia 11km/L na Full 2006 nessa velocidade se não falha a memória.

Glaicon
26/12/2017, 07:48
Excelente consumo e parabéns por conseguir viajar a menos de 100km/y numa Full!
De maneira alguma costumo correr, mas mantenho 110km/h por causa de um professor de mecânica que tive, segundo ele essa seria a velocidade de melhor consumo com maior velocidade e normalmente onde o ponteiro do velocímetro marca 12h. (Sei lá se é verdade)
Eu fazia 11km/L na Full 2006 nessa velocidade se não falha a memória.
Ainda não viajei.
Foi apenas uma previsão.
Partiremos amanhã, 05:00h, dormindo em Ribeirão Preto.
Pretendo fazer com um só tanque de combustível (980 Km´s).
Todavia, dependerá do trânsito de fim de ano.
Manter a velocidade entre 100 e 110 Km/h deixa a viatura no melhor ponto para economia.
É a equação ideal entre rotação do motor e força para mantê-la andando, exigindo pouca aceleração.
Esta semana troquei o filtro de ar, pois o outro utilizei por 30.000 Km´s.
Veremos se dá alguma melhorada no consumo.
Na quinta-feira de manhã postarei o resultado da primeira pernada.:concordo:

André Pajero Full
29/12/2017, 20:54
Obrigado pela dica, amigo Caporto. Vou procurar uma oficina especializada em 4 x 4. Estou muito feliz com a viatura! Esse foi o único problema que pintou! Assim q resolver, volto pra contar o que houve! Forte abç.

roger4x4df
02/01/2018, 16:27
Pessoal,

Semana passada levei minha Full 2014 para fazer a revisão na concessionária. O atendente, durante o check list do carro me ofereceu o destravamento da central multimídia de forma que a TV Digital pudesse funcionar com o carro em movimento (freio de mão "baixado"). Apesar de nunca ter tentado usar a TV com o carro em movimento, achei boa a ideia, pois meus filhos poderiam ver as imagens durante os deslocamentos.

O fechar o orçamento de revisão, percebi que o valor "tabelado" havia aumentado R$ 300,00! Questionei, e ele me disse que esse acréscimo seria o custo do "serviço de destravamento" da central. Achei o valor salgado, e acabei abrindo mão de fazê-lo naquele momento.

Alguém sabe me informar se é possível fazer isso fora da autorizada a um custo mais "razoável"?

ivancgbsb
02/01/2018, 16:45
Alguém sabe me informar se é possível fazer isso fora da autorizada a um custo mais "razoável"?

Boa tarde Roger.

Pode tentar Aldeir na feira dos importados, do lado da Ceasa.

Espeto
02/01/2018, 19:20
Boa noite tenho uma Full 2006 meu mecânico me indicou usar o óleo da motul 10w40 turbo light motor 3.2 a diesel

Everson
04/01/2018, 08:20
Bom dia.
Passo aqui só para ratificar a importância da ajuda que os nobres integrantes deste forum da Pajero Full tem para os proprietários.
Na verdade o site 4x4brasil, teve a felicidade de colocar todo esse material à nossa disposição. Mérito do site.
Mas uma coisa me causou certo pensar. Como estou colocando minha Full a venda, comecei a ver outras possibilidades de camionetes com valor mais baixo.
Aí fui dar uma lida no forum da amarok. Procurei de primeira, aquelas publicações onde o cidadao entre solicitando detalhes a verificar numa possível compra do carro. Bem! Pode ser que eu tenha casualmente acessado às solicitações que não tiveram resposta, mas de umas 30 páginas que li, alguns entravam pedindo informações e percebi que não tiveram resposta.
Repito! Pode ter sido casualidade, mas a minha impressão é que ficou muito distante da atenção dada no forum da Full.
Tchê! apesar de ter lido somente umas 30 pag, as conclusões que tirei, ainda que muito tenue, é q um auxílio real como o conseguido aqui pelos integrantes da Full não se tem por lá.
Parabéns a todos nós que temos essa sensibilidade de compartilhar não só os relatos do que ocorre em nossas FUll, mas principalmente pelo auxílio que dão àqueles que estão entrando no modelo.

Glaicon
04/01/2018, 08:45
Bom dia.
Passo aqui só para ratificar a importância da ajuda que os nobres integrantes deste forum da Pajero Full tem para os proprietários.
Na verdade o site 4x4brasil, teve a felicidade de colocar todo esse material à nossa disposição. Mérito do site.
Mas uma coisa me causou certo pensar. Como estou colocando minha Full a venda, comecei a ver outras possibilidades de camionetes com valor mais baixo.
Aí fui dar uma lida no forum da amarok. Procurei de primeira, aquelas publicações onde o cidadao entre solicitando detalhes a verificar numa possível compra do carro. Bem! Pode ser que eu tenha casualmente acessado às solicitações que não tiveram resposta, mas de umas 30 páginas que li, alguns entravam pedindo informações e percebi que não tiveram resposta.
Repito! Pode ter sido casualidade, mas a minha impressão é que ficou muito distante da atenção dada no forum da Full.
Tchê! apesar de ter lido somente umas 30 pag, as conclusões que tirei, ainda que muito tenue, é q um auxílio real como o conseguido aqui pelos integrantes da Full não se tem por lá.
Parabéns a todos nós que temos essa sensibilidade de compartilhar não só os relatos do que ocorre em nossas FUll, mas principalmente pelo auxílio que dão àqueles que estão entrando no modelo.
Everson, posso dizer que o pessoal da Full já possui uma certa idade e está mais tranquilo com a viatura, tendo satisfação em ajudar e dividir experiências.
Talvez o pessoal de outros pampas possua objetivos e características um pouco diferentes, mas nada que vá desanimá-lo de adquirir outra viatura.
Keep walking!:brinde:

caporto
04/01/2018, 09:37
Pessoal,

Semana passada levei minha Full 2014 para fazer a revisão na concessionária. O atendente, durante o check list do carro me ofereceu o destravamento da central multimídia de forma que a TV Digital pudesse funcionar com o carro em movimento (freio de mão "baixado"). Apesar de nunca ter tentado usar a TV com o carro em movimento, achei boa a ideia, pois meus filhos poderiam ver as imagens durante os deslocamentos.

O fechar o orçamento de revisão, percebi que o valor "tabelado" havia aumentado R$ 300,00! Questionei, e ele me disse que esse acréscimo seria o custo do "serviço de destravamento" da central. Achei o valor salgado, e acabei abrindo mão de fazê-lo naquele momento.

Alguém sabe me informar se é possível fazer isso fora da autorizada a um custo mais "razoável"?

Caro Roger;

Já instalei CM para alguns amigos e esta questão de destravar o sinal de DVD ou TV é um processo muito simples. Eu particularmente faço como 99% dos instaladores que é o aterramento do fio Parking da CM pois em vários manuais de CM que instalei fazia esta recomendação se quisesse que o vídeo de DVD ficasse liberado com o carro em movimento.
Mas é possível também fazer o mesmo destravamento usando um Rele como pode ser visto na reportagem do link abaixo.

Desbloquear imagem em movimento do multimidia - O seu Blog Automotivo (https://www.reiaudio.com.br/desbloquear-imagem-em-movimento-do-multimidia/)

Veja abaixo o procedimento realizado em uma L200 que usa a CM da Clarion, as Full tb usam CM da Clarion, e repare que o procedimento que ele faz é exatamente o que falei.

Desbloqueio de imagem NX501BA da L200 - YouTube (https://www.youtube.com/watch?v=Fwe-NwN6nj4)

Abs.

roger4x4df
04/01/2018, 10:49
Muito obrigado pela dica, Caporto! Vou tentar fazer esse procedimento do aterramento do fio parking, que me parece ser o mais adequado e prático.

À propósito, no dia em que fui pegar minha Full na revisão na Nara (concessionária aqui de BSB), tinha um rapaz no caixa fazendo um pagamentos na minha frente com uma camisa polo da oficina que você sempre comenta, a MitSan. Fiquei atento e quando se virou pude ver o nome bordado na polo. Era o Antônio. Conversamos um pouco, em especial sobre a reposição das pastilhas de freio da Full. Na autorizada pediram a bagatela de R$ 900 (dianteiras e traseiras). Achei meio "salgado", ainda mais considerando que meu carro ainda não está precisando trocá-las (28 mil km)!! Segundo a concessionária, seria uma substituição "preventiva"...

JOSE CANDIDO
04/01/2018, 16:35
Roger,

pode ir la na MitSan / Antonio, sem erro ....
é um dos mecanicos mais competentes que eu ja conheci ...

e lembre-se ... trocar as pastilhas la com ele, nao vai fazer vc perder sua garantia ....

att.,

caporto
05/01/2018, 09:07
Muito obrigado pela dica, Caporto! Vou tentar fazer esse procedimento do aterramento do fio parking, que me parece ser o mais adequado e prático.

À propósito, no dia em que fui pegar minha Full na revisão na Nara (concessionária aqui de BSB), tinha um rapaz no caixa fazendo um pagamentos na minha frente com uma camisa polo da oficina que você sempre comenta, a MitSan. Fiquei atento e quando se virou pude ver o nome bordado na polo. Era o Antônio. Conversamos um pouco, em especial sobre a reposição das pastilhas de freio da Full. Na autorizada pediram a bagatela de R$ 900 (dianteiras e traseiras). Achei meio "salgado", ainda mais considerando que meu carro ainda não está precisando trocá-las (28 mil km)!! Segundo a concessionária, seria uma substituição "preventiva"...

Roger;

Que coincidência heim conhecer o Antonio dentro da Nara, que bom que já deu para você trocar uma ideia com ele. Sobre o serviço da Mitsam é como o amigo José Candido falou ai pode ir lá tranquilo que a troca das pastilhas não vai fazer você perder sua garantia.
Uma troca desse de pastilhas lá na Mitsam te garanto que deve ser a metade do preço. A minha full esta lá desde ontem para fazer a revisão de 200.000 KM resolvi antecipar esta revisão mesmo o carro estando com 198.000 porque estou com uma coifa da homocinética rasgada do lado da roda, vou trocar as pastilhas de freio traseira, verificar as correias do alternador e do AR, trocar óleo, filtros em fim dar uma conferida geral no carro.

Quanto ao desbloqueio da sua CM, se você tiver conhecimento pode tentar você mesmo fazer o procedimento, caso contrário vá ou na Feira dos Importados ou na Rua dos Acessórios na W3 Norte que lá com certeza fazem isto para você e por um preço mais justo.

Não esquece de voltar aqui e dizer como foi o procedimento que realizou e se deu certo, para quem sabe encorajar outros donos de Full como a sua.

Abs.

antonioguimaraes
06/01/2018, 14:01
Prezados, sou novo no forum.
De um tempo para cá, passei a viajar do rio a Sp, quase que semanalmente para trazer mercadorias para minhas lojas.
Venho fazendo essas viagens em carros de passeio sedan, que além de serem desconfortáveis, não possuem espaço suficiente no porta-malas.
Resolvi achar um carro que resolvesse o problema de espaço, conforto e economia de combustível.
Comecei a procurar em sites de leilões(tenho hábito) e quase comprei numa ocasião uma Grand Livina e um Suzuki em outra ocasião.
Em dezembro, encontrei uma Pajero Full 2001, diesel num leilão de veículos apreendidos pela Prefeitura do Rio.
Consultei um grande amigo que é dono da BR1000, desmanche de veículos em Itaborai(RJ), especializado em caminhões e camionetes, que me disse ser a Full um grande carro, e que se arrematasse por um valor baixo ficaria com o carro para desmanchar e vender em peças, caso eu não me interessasse em recuperar o carro.
No dia do leilão acabei arrematando o carro por um valor total de R$ 15.200,00.
Nessa semana retirei o carro do depósito da Prefeitura, levando rebocado direto para a BR1000, onde o mecânico colocou o veículo para funcionar, e percebemos que o motor estava ótimo, a bomba injetora e bicos idem.
Estava tudo correndo melhor que a encomenda, mas infelizmente fui dar uma volta com a viatura e percebi que ela demora a passar a terceira marcha e dá uns trancos.
Gostaria de saber dos amigos o que pode ser esse defeito, se é grave e onde posso achar um mecânico de caixa automática honesto aqui no Rio. 554883 Essa é a foto da full abandonada no depósito no Rio.

Agradeço desde já . Abraços

caporto
08/01/2018, 09:58
Prezados, sou novo no forum.
De um tempo para cá, passei a viajar do rio a Sp, quase que semanalmente para trazer mercadorias para minhas lojas.
Venho fazendo essas viagens em carros de passeio sedan, que além de serem desconfortáveis, não possuem espaço suficiente no porta-malas.
Resolvi achar um carro que resolvesse o problema de espaço, conforto e economia de combustível.
Comecei a procurar em sites de leilões(tenho hábito) e quase comprei numa ocasião uma Grand Livina e um Suzuki em outra ocasião.
Em dezembro, encontrei uma Pajero Full 2001, diesel num leilão de veículos apreendidos pela Prefeitura do Rio.
Consultei um grande amigo que é dono da BR1000, desmanche de veículos em Itaborai(RJ), especializado em caminhões e camionetes, que me disse ser a Full um grande carro, e que se arrematasse por um valor baixo ficaria com o carro para desmanchar e vender em peças, caso eu não me interessasse em recuperar o carro.
No dia do leilão acabei arrematando o carro por um valor total de R$ 15.200,00.
Nessa semana retirei o carro do depósito da Prefeitura, levando rebocado direto para a BR1000, onde o mecânico colocou o veículo para funcionar, e percebemos que o motor estava ótimo, a bomba injetora e bicos idem.
Estava tudo correndo melhor que a encomenda, mas infelizmente fui dar uma volta com a viatura e percebi que ela demora a passar a terceira marcha e dá uns trancos.
Gostaria de saber dos amigos o que pode ser esse defeito, se é grave e onde posso achar um mecânico de caixa automática honesto aqui no Rio. 554883 Essa é a foto da full abandonada no depósito no Rio.

Agradeço desde já . Abraços

Caro Antonio,

Seja bem vindo ao fórum, aqui com certeza você encontrará muitas respostas para duvidas que venha a ter sobre este seu carro
Agora vamos as suas duvidas:
1 - Já que o carro esta funcionando e melhor que o esperado no que diz respeito a motor, BI e bicos, a primeira coisa a fazer é descer o tanque dela e dar uma limpada geral no tanque, bocal de abastecimento e na linha de combustível.
2 - Sobre o cambio como é uma caixa automática e pelas fotos o dono anterior não devia ser dos mais cuidadoso não, então a primeira dica é verificar o fluido do cambio como esta a situação dele, este fluido nas Full é trocado a cada 40k KM. Este fluido quando está ruim provoca falhas do tipo a que está falando nos trancos, pular marcha, dificuldade no engate e etc. Então o recomendado é verificar o fluido do cambio primeiro e trocar já que você não deve saber o histórico do carro.
3 - No demais detalhes de lataria ai você vai fazendo na medida que lhe for conveniente. Pelo valor que você arrematou ela ainda tá com uma boa margem de lucro para investir nela.
4 - Essa Full já é com motor 3.2 ou é a 2.8 ?

Estamos a disposição.

Abs.

antonioguimaraes
08/01/2018, 15:32
Prezado Caporto,

Nesse momento ela está parada na oficina, onde será feita funilaria e pintura geral. Já troquei o filtro de combustível e mandarei limpar o tanque e sistema tão logo essa etapa acabe.
Além de estar com motor e BI funcionando bem, ela nunca bateu e tem uma lataria bem esticada.
Minha preocupação maior era em relação à caixa de marchas, mas vou seguir suas orientações e verificar as condições do fluído. Tomara que seja isso.
A full é motor 2.8.
Te agradeço muitíssimo pela dica.
Acho que dentro de um mês ela estará reformada e posto fotos. Abraços

lkzan
08/01/2018, 21:51
Pessoal,

Semana passada levei minha Full 2014 para fazer a revisão na concessionária. O atendente, durante o check list do carro me ofereceu o destravamento da central multimídia de forma que a TV Digital pudesse funcionar com o carro em movimento (freio de mão "baixado"). Apesar de nunca ter tentado usar a TV com o carro em movimento, achei boa a ideia, pois meus filhos poderiam ver as imagens durante os deslocamentos.

O fechar o orçamento de revisão, percebi que o valor "tabelado" havia aumentado R$ 300,00! Questionei, e ele me disse que esse acréscimo seria o custo do "serviço de destravamento" da central. Achei o valor salgado, e acabei abrindo mão de fazê-lo naquele momento.

Alguém sabe me informar se é possível fazer isso fora da autorizada a um custo mais "razoável"?

Olá Roger, esse procedimento é tão simples... mais tão simples... basta retirar as molduras do painel e aterrar um fio que sai da central e vai para o freio de mão. Pronto, a central vai achar que o freio de mão está sempre puxado.
Eu paguei R$ 60,00 para uma rapaz de uma oficina de som aqui em SP fazer pra mim.
Tudo é questão de como fazer o orçamento.
Se vc perguntar "Quanto custa para destravar a Central Multimedia de um Pajero Full?"
ou "Quanto custa para aterrar um fio que sai da central e vai até o freio de mão?"
O procedimento todo não durou 20min

SavioBatista
09/01/2018, 01:30
Prezado Caporto,

Nesse momento ela está parada na oficina, onde será feita funilaria e pintura geral. Já troquei o filtro de combustível e mandarei limpar o tanque e sistema tão logo essa etapa acabe.
Além de estar com motor e BI funcionando bem, ela nunca bateu e tem uma lataria bem esticada.
Minha preocupação maior era em relação à caixa de marchas, mas vou seguir suas orientações e verificar as condições do fluído. Tomara que seja isso.
A full é motor 2.8.
Te agradeço muitíssimo pela dica.
Acho que dentro de um mês ela estará reformada e posto fotos. Abraços

Parabéns pela compra, acredito que essa questão do cambio tb seja somente fluido velho, pois o mesmo e bem resistente.
vamos acompanhar o passo a passo.

SavioBatista
09/01/2018, 01:33
Olá Roger, esse procedimento é tão simples... mais tão simples... basta retirar as molduras do painel e aterrar um fio que sai da central e vai para o freio de mão. Pronto, a central vai achar que o freio de mão está sempre puxado.
Eu paguei R$ 60,00 para uma rapaz de uma oficina de som aqui em SP fazer pra mim.
Tudo é questão de como fazer o orçamento.
Se vc perguntar "Quanto custa para destravar a Central Multimedia de um Pajero Full?"
ou "Quanto custa para aterrar um fio que sai da central e vai até o freio de mão?"
O procedimento todo não durou 20min

Verdade, na minha Dakar quando perguntava para "destravar cobravam na média de 180 reais aqui em Fortaleza, dai olhando os videos na internet vi como era simples o procedimento e mudei justamente a pergunta, como mágica o orçamento passou a ficar na média dos 50 a 70 reais. rsrsrsrs

enasor
09/01/2018, 15:52
Amigos, boa tarde ...

Relativamente a DESIGN, para consolo daqueles que, como eu, tem e amam seus Pajeros Full, apesar dos comentários de que é um SUV feio, ultrapassado, e tal ... a Mercedes-Benz, pelo jeito, também não está preocupada com um aspecto externo bonitinho e moderninho, preservando as linhas quadradas originais, mostrando que seu SUV mais caro continua com a mesma cara de “casca grossa” de sempre, e o que vale mesmo, em termos práticos, é robustez, eficiência e o "recheio" em tecnologia embarcada em conforto, mecânica, segurança, etc., coisas que, guardadas as devidas proporções comparativamente ao "G", o Pajero Full tem satisfatoriamente, pelo menos para as minhas modestas exigências no meu dia-a-dia, e da minha família, quando viajamos a bordo ...

Abs.

Mercedes-Benz Classe G evolui por dentro, mas por fora... - Autos Segredos (https://www.autossegredos.com.br/segredos/mercedes-benz-classe-g-evolui-por-dentro-mas-por-fora/)
Vazam as primeiras imagens do novo Mercedes-Benz Classe G - AUTO ESPORTE | Noticias (http://revistaautoesporte.globo.com/Noticias/noticia/2018/01/vazam-primeiras-imagens-do-novo-mercedes-benz-classe-g.html)
Auto Esporte - Primeiras impressoes: Mercedes-Benz Classe G 55 AMG (http://g1.globo.com/carros/noticia/2011/08/primeiras-impressoes-mercedes-benz-classe-g-55-amg.html)
Auto Esporte - Aposentado viaja o mundo ha 22 anos sobre as rodas de um Classe G (http://g1.globo.com/carros/noticia/2012/03/aposentado-viaja-o-mundo-ha-22-anos-sobre-rodas-de-um-classe-g.html)

Abs.

caporto
09/01/2018, 18:12
Amigos, boa tarde ...

Relativamente a DESIGN, para consolo daqueles que, como eu, tem e amam seus Pajeros Full, apesar dos comentários de que é um SUV feio, ultrapassado, e tal ... a Mercedes-Benz, pelo jeito, também não está preocupada com um aspecto externo bonitinho e moderninho, preservando as linhas quadradas originais, mostrando que seu SUV mais caro continua com a mesma cara de “casca grossa” de sempre, e o que vale mesmo, em termos práticos, é robustez, eficiência e o "recheio" em tecnologia embarcada em conforto, mecânica, segurança, etc., coisas que, guardadas as devidas proporções comparativamente ao "G", o Pajero Full tem satisfatoriamente, pelo menos para as minhas modestas exigências no meu dia-a-dia, e da minha família, quando viajamos a bordo ...

Abs.

Mercedes-Benz Classe G evolui por dentro, mas por fora... - Autos Segredos (https://www.autossegredos.com.br/segredos/mercedes-benz-classe-g-evolui-por-dentro-mas-por-fora/)
Vazam as primeiras imagens do novo Mercedes-Benz Classe G - AUTO ESPORTE | Noticias (http://revistaautoesporte.globo.com/Noticias/noticia/2018/01/vazam-primeiras-imagens-do-novo-mercedes-benz-classe-g.html)
Auto Esporte - Primeiras impressoes: Mercedes-Benz Classe G 55 AMG (http://g1.globo.com/carros/noticia/2011/08/primeiras-impressoes-mercedes-benz-classe-g-55-amg.html)
Auto Esporte - Aposentado viaja o mundo ha 22 anos sobre as rodas de um Classe G (http://g1.globo.com/carros/noticia/2012/03/aposentado-viaja-o-mundo-ha-22-anos-sobre-rodas-de-um-classe-g.html)

Abs.

Caro enasor,

Com certeza o designe mais antigo e quadrado não é motivo para abrir mão de um carro como os nossos Pajero Full, pelo contrario tem muitos que adoram os carros mais quadrados, como exemplo tem as Toyota Bandeirante, o Land Rover Defender, este Mercedes Bens Classe G e alguns outros pelo mundo.
Não sei se percebeu o que achei interessante foi a KM que o velhinho já rodou com a sua Classe G - 800 mil KM.

Auto Esporte - Aposentado viaja o mundo ha 22 anos sobre as rodas de um Classe G (http://g1.globo.com/carros/noticia/2012/03/aposentado-viaja-o-mundo-ha-22-anos-sobre-rodas-de-um-classe-g.html)

O velhinho tem disposição e com certeza é mais um que vai fazer 1 milhão de KM com seu carro 4x4.

Abs.

enasor
09/01/2018, 18:27
Com certeza o designe mais antigo e quadrado não é motivo para abrir mão de um carro como os nossos Pajero Full ...

... o que achei interessante foi a KM que o velhinho já rodou com a sua Classe G - 800 mil KM.

Auto Esporte - Aposentado viaja o mundo ha 22 anos sobre as rodas de um Classe G (http://g1.globo.com/carros/noticia/2012/03/aposentado-viaja-o-mundo-ha-22-anos-sobre-rodas-de-um-classe-g.html)

O velhinho tem disposição e com certeza é mais um que vai fazer 1 milhão de KM com seu carro 4x4 ...

Concordo com você, meu caro amigo Caporto ... e quanto ao velhinho (um belo exemplo de disposição para expedições), considerando a data da reportagem (início de 2012), é bem provável que ele já tenha ultrapassado essa marca ... Forte abraço.

marlonwh
12/01/2018, 17:38
Pessoal,

novamente recorro ao grupo para pedir uma ajuda.

Depois de muitas alegrias o Gps da central original(nx700b) da minha Pajero falhou. Estava todo certinho, com atualizações originais e tudo mais, mas sem motivo algum (nem estava com o cartão de memória inserido) o GPS parou de ligar. As demais funções estão ok.

tentei restaurar o backup, nem sinal. Tentei reiniciar, atualizar o Igo, etc. Nem sinal.

Como já havia pensado em atualizar antes, devido a clássica dificuldade para atualizar os mapas resolvi buscar acentual 501bc, que equipa as mais novas. Porém não encontrei mais a venda. Me indicaram a central Pioneer F80, que é bem mais moderna para colocar no lugar. Pergunto:

1 - Alguém ja já teve o mesmo problema com sua central? Teve sucesso com a solução?
2- alguém ja instalou essa central da pioneer? Fica bom? Acabamento no painel, controles do volante, etc?


Gosto muito da central original, boa qualidade do som e me atendeu perfeitamente até aqui, mas esses produtos evoluem bastante rapidamente e penso que a atualização pode ser uma boa. Contudo não queria uma central de qualidade inferior.


obrigado!

Glaicon
13/01/2018, 09:59
Senhores, neste fim de ano, como já havia comentado, viajamos para Caldas Novas, Goiás.
Na volta passamos por Maringá, para visitar os amigos.
Foram 3.200 Km´s no total.
Viagem excelente.
A viatura se comportou maravilhosamente bem.
Que coisa boa dirigir por São Paulo.
Rodovias impecáveis, estradas com até cinco faixas de rolamento. Um espetáculo.
Como imaginado, a média geral de consumo ficou nos 12 Km´s por litro.
Isto no percurso Florianópolis-Ribeirão Preto.
Porém, já em São Paulo zerei o computador no modo Manual e, rodando por uma hora e vinte minutos a 105 Km/h (real), piloto automático, consegui média de 13,1 Km/l.
Fiquei super satisfeito.
Vejam na foto do painel, onde aparece 723 Km´s percorridos, o quanto ainda marcava de combustível.
Foram 980 Km´s até Ribeirão Preto com um só tanque.
Ontem troquei o óleo da viatura.
Pronta pra outra viagem!:concordo:

enasor
14/01/2018, 07:47
Senhores, neste fim de ano, como já havia comentado, viajamos para Caldas Novas, Goiás.
Na volta passamos por Maringá, para visitar os amigos.
Foram 3.200 Km´s no total.
Viagem excelente.
A viatura se comportou maravilhosamente bem.
Que coisa boa dirigir por São Paulo.
Rodovias impecáveis, estradas com até cinco faixas de rolamento. Um espetáculo.
Como imaginado, a média geral de consumo ficou nos 12 Km´s por litro.
Isto no percurso Florianópolis-Ribeirão Preto.
Porém, já em São Paulo zerei o computador no modo Manual e, rodando por uma hora e vinte minutos a 105 Km/h (real), piloto automático, consegui média de 13,1 Km/l.
Fiquei super satisfeito.
Vejam na foto do painel, onde aparece 723 Km´s percorridos, o quanto ainda marcava de combustível.
Foram 980 Km´s até Ribeirão Preto com um só tanque.
Ontem troquei o óleo da viatura.
Pronta pra outra viagem!:concordo:

Bom dia.
Parabéns ao nobre amigo pelo belo passeio com a família, e pelo excelente desempenho da nave.
Forte abraço.

Glaicon
14/01/2018, 08:58
Enasor, de véspera eu troquei o filtro de ar do motor, pois o anterior já tinha rodado 35.000 Km´s.
Acho que fez bem à viatura, pois nunca tinha conseguido essa média durante mais de uma hora de percurso.
Gostei!:concordo:

marlonwh
14/01/2018, 12:55
Enasor, de véspera eu troquei o filtro de ar do motor, pois o anterior já tinha rodado 35.000 Km´s.
Acho que fez bem à viatura, pois nunca tinha conseguido essa média durante mais de uma hora de percurso.
Gostei!:concordo:


Fez bem em trocar o filtro. Sempre antecipo a troca do filtro de ar. Custo baixo e o motor “respira” melhor. E se aparentemente diminuiu o consumo, da para dizer que financeiramente a economia em combustível ainda abate do valor do filtro.

Aproveito para atualizar o pessoal sobre a central NX700b da minha Pajero.

Tentei varias formas de atualizar a central, backup, etc. Nenhuma funcionou. Levei numa loja especializada e indicaram uma pessoa especializada em atualização de central pois pouco conseguiram.

O especialista, já por telefone, disse que iria tentar, mas pelos sintomas, suspeitou que poderia ser problema de hardware. Informou que apenas o bluetooth e o navegador usam Windows nessa central. E esses são os únicos sistemas afetados na minha. Disse que já pegou dois casos similares e eram problemas na placa que tem os processadores que rodam Windows. Chegando lá, a central sequer leu os cartões de memória que ele tinha, e fui encaminhado a uma terceira assistência técnica, essa especializada na parte eletrônica.

Esses últimos tem varias centrais sendo consertadas, retiraram a central do carro e ficaram de avaliar até quarta-feira.

Aproveitei para ver a central f80 da pioneer, mas a máscara original não encaixa 100% nessa central. Vou aguardar retorno sobre a minha central, pois se for trocar quero uma que fique muito bem ajustada ao painel, sem precisar fazer gambiarras para instalar.

Atualizo quando tiver novidades.

Abracos

EvertonAndrade
14/01/2018, 17:00
Meu amigo, que notícia ruim... Estava decidido a colocar essa central Pionner F80TV na minha Full....




Fez bem em trocar o filtro. Sempre antecipo a troca do filtro de ar. Custo baixo e o motor “respira” melhor. E se aparentemente diminuiu o consumo, da para dizer que financeiramente a economia em combustível ainda abate do valor do filtro.

Aproveito para atualizar o pessoal sobre a central NX700b da minha Pajero.

Tentei varias formas de atualizar a central, backup, etc. Nenhuma funcionou. Levei numa loja especializada e indicaram uma pessoa especializada em atualização de central pois pouco conseguiram.

O especialista, já por telefone, disse que iria tentar, mas pelos sintomas, suspeitou que poderia ser problema de hardware. Informou que apenas o bluetooth e o navegador usam Windows nessa central. E esses são os únicos sistemas afetados na minha. Disse que já pegou dois casos similares e eram problemas na placa que tem os processadores que rodam Windows. Chegando lá, a central sequer leu os cartões de memória que ele tinha, e fui encaminhado a uma terceira assistência técnica, essa especializada na parte eletrônica.

Esses últimos tem varias centrais sendo consertadas, retiraram a central do carro e ficaram de avaliar até quarta-feira.

Aproveitei para ver a central f80 da pioneer, mas a máscara original não encaixa 100% nessa central. Vou aguardar retorno sobre a minha central, pois se for trocar quero uma que fique muito bem ajustada ao painel, sem precisar fazer gambiarras para instalar.

Atualizo quando tiver novidades.

Abracos

marlonwh
14/01/2018, 20:00
Meu amigo, que notícia ruim... Estava decidido a colocar essa central Pionner F80TV na minha Full....

Se já estava decidido, peça para ver a central. Retira a moldura da atual e veja como encaixa. Não sei qual o ano da sua, e quem sabe acha uma moldura que fica legal. Também alerto que sou um chato. hehe O vendedor da loja jurou que ficaria muito bom. Resolvi aguardar o veredito sobre a minha central antes de seguir adiante.

Glaicon
15/01/2018, 07:07
Se já estava decidido, peça para ver a central. Retira a moldura da atual e veja como encaixa. Não sei qual o ano da sua, e quem sabe acha uma moldura que fica legal. Também alerto que sou um chato. hehe O vendedor da loja jurou que ficaria muito bom. Resolvi aguardar o veredito sobre a minha central antes de seguir adiante.
Existem multimídias, cujas molduras são únicas e envolvem o computador de bordo, deixando o acabamento perfeito.
Só não vou opinar sobre marca e qualidade do produto, porque não conheço.:concordo:

Homar
15/01/2018, 11:20
Bom dia, senhores, ate que enfim comprei a minha vtr, uma Full 13/13 branca, estou gostando demais do carro.
Obrigado a todos

EvertonAndrade
15/01/2018, 17:56
A minha é uma 12/12...
O problema que moro em uma cidade pequena, uma central dessas eu teria que pedir pela net.
Se tiver alguma novidade a respeito, por favor avise-nos aqui.
Muito obrigado

enasor
16/01/2018, 08:30
Bom dia, senhores, ate que enfim comprei a minha vtr, uma Full 13/13 branca, estou gostando demais do carro.
Obrigado a todos

Grande Homar ...
Bom dia


Parabéns pela bela aquisição, que certamente vai lhe proporcionar uma excelente relação entre custo e benefício ... depois, posta fotos aqui para a gente ver ... e vai nos mantendo informados sobre as ocorrências e desempenho de sua viatura ... o compartilhamento de experiências aqui no fórum é fator muito importante para que possamos cuidar bem de nossas viaturas ...

Forte abraço, e boa sorte com a sua nave ...

caporto
16/01/2018, 10:12
Bom dia.


Sobre a CM para a Pajero Full, em especial para este carro eu nunca acompanhei a troca de nenhuma, mas seguindo na linha de Mitsubishi já orientei e testei as CM do ASX, Lancer e Outlander. No ASX testei uma Cm da CASKA vendida na propria CSS para a proprietaria do carro no momento da compra onde ofereceram substituia Clarion por esta CASKA por uma pechincha de R$ 4.700,00. Já nos ASX de outro dois colegas que não gostavam da CM Clarion compraram a CM da M1 (Motor One), estas CM já são molduradas, vem pronta para encaixar no painel do carro mantendo todas as conexões originais. Estas CM não deixaram a desejar em nada quando comparada a CASKA do ASX da outra colega. No Outlander de um colega de trabalho colocamos uma AIKON também mantendo a originalidade e o funcionamento da CM é excelente. Em todas estas o GPS é desbloqueado e simples de atualizar, bastando procurar um pacote do programa de seu GPS preferido e colocar no Cartão MicroSD.
O ideal é que encontrassem uma CM dessa na sua propria cidade para poderem olhar o acabamento e até mesmo pedir os caras para ligarem ela para vcs darem uma olhada nas opções do menu.
Outra coisa existem CM com Android eu particularmente achei uma droga a CM da minha Full é com Android, confesso a vocês que a CM do meu carro só uso para ouvir musica e ver a camera de RÉ, pois o GPS é um parto para achar sinal de satelite, se for usar o Waze uso no celular que é muito melhor, o espelhamento de tela não é bom.
Para acabar com isso eu comprei uma nova CM pelo Aliexpress já chegou no Brasil, foi liberada sem imposto e esta com os correios já faz mais de 30 dias e não recebi ainda. Esta nova CM que comprei usa o Windows CE 6.0 que é o padrão das CM boas, pois somente no Windows os programas de GPS rodam lisinho sem travamenbtos e fechamentos inesperados.
Vejam modelos de CM para Pajero Full
Central Multimidia Mitsubishi Pajero Full - Som Automotivo no Mercado Livre Brasil (https://carros.mercadolivre.com.br/som-automotivo/central-multim%C3%ADdia-mitsubishi-pajero-full)
Outra coisa quando forem escolher uma CM tentem descobrir se o modulo GPS usa windows CE 5 ou 6 e se possui o minimo de 128 MB de memoria RAM o ideal é 256 MB de RAM e um processador de pelo menos 600 Mhz. Porque se tiver os requisitos de memoria e processador abaixo disso vocês não conseguem rodar um programa de GPS mais atualizado como o iGO Primo, acabam ficando no iGO8 que é muito antigo. Outra coisa se atentar se a Cm é DUAL ZONE que permite ouvir musica e usar o GPS simultaneamente.
Bem é isso espero que ajude algume estas dicas.
Abs.

Homar
16/01/2018, 13:09
Grande Homar ...
Bom dia


Parabéns pela bela aquisição, que certamente vai lhe proporcionar uma excelente relação entre custo e benefício ... depois, posta fotos aqui para a gente ver ... e vai nos mantendo informados sobre as ocorrências e desempenho de sua viatura ... o compartilhamento de experiências aqui no fórum é fator muito importante para que possamos cuidar bem de nossas viaturas ...

Forte abraço, e boa sorte com a sua nave ...
Grande Enasor, sobre o consumo ela está fazendo na casa dos 8-9 dentro da cidade e na estrada uma media de 10-11, mas ainda estou adaptando e aprendendo a economizar um petróleo...:angel:
Daqui alguns dias eu vou trocar as pastilhas de freio (a sorte é que encontrei um mecânico de confiança e super honesto, ele trabalho 7 anos na cc daqui de Goiânia):-D
Quando entrar no notebook eu posto as fotos (estou no pc do escritório).
Abração

EvertonAndrade
16/01/2018, 17:13
Caporto

Eu estava paquerando esse modelo aqui:

Central Multimidia CENTRAL MULTIMIDIA AVIC-F80TV - Pioneer do Brasil (http://pioneer.com.br/central-multim%C3%ADdia/AVIC-F80TV#)

Será que vc pode me dizer algo a respeito?
Muito obrigado!







Bom dia.


Sobre a CM para a Pajero Full, em especial para este carro eu nunca acompanhei a troca de nenhuma, mas seguindo na linha de Mitsubishi já orientei e testei as CM do ASX, Lancer e Outlander. No ASX testei uma Cm da CASKA vendida na propria CSS para a proprietaria do carro no momento da compra onde ofereceram substituia Clarion por esta CASKA por uma pechincha de R$ 4.700,00. Já nos ASX de outro dois colegas que não gostavam da CM Clarion compraram a CM da M1 (Motor One), estas CM já são molduradas, vem pronta para encaixar no painel do carro mantendo todas as conexões originais. Estas CM não deixaram a desejar em nada quando comparada a CASKA do ASX da outra colega. No Outlander de um colega de trabalho colocamos uma AIKON também mantendo a originalidade e o funcionamento da CM é excelente. Em todas estas o GPS é desbloqueado e simples de atualizar, bastando procurar um pacote do programa de seu GPS preferido e colocar no Cartão MicroSD.
O ideal é que encontrassem uma CM dessa na sua propria cidade para poderem olhar o acabamento e até mesmo pedir os caras para ligarem ela para vcs darem uma olhada nas opções do menu.
Outra coisa existem CM com Android eu particularmente achei uma droga a CM da minha Full é com Android, confesso a vocês que a CM do meu carro só uso para ouvir musica e ver a camera de RÉ, pois o GPS é um parto para achar sinal de satelite, se for usar o Waze uso no celular que é muito melhor, o espelhamento de tela não é bom.
Para acabar com isso eu comprei uma nova CM pelo Aliexpress já chegou no Brasil, foi liberada sem imposto e esta com os correios já faz mais de 30 dias e não recebi ainda. Esta nova CM que comprei usa o Windows CE 6.0 que é o padrão das CM boas, pois somente no Windows os programas de GPS rodam lisinho sem travamenbtos e fechamentos inesperados.
Vejam modelos de CM para Pajero Full
Central Multimidia Mitsubishi Pajero Full - Som Automotivo no Mercado Livre Brasil (https://carros.mercadolivre.com.br/som-automotivo/central-multim%C3%ADdia-mitsubishi-pajero-full)
Outra coisa quando forem escolher uma CM tentem descobrir se o modulo GPS usa windows CE 5 ou 6 e se possui o minimo de 128 MB de memoria RAM o ideal é 256 MB de RAM e um processador de pelo menos 600 Mhz. Porque se tiver os requisitos de memoria e processador abaixo disso vocês não conseguem rodar um programa de GPS mais atualizado como o iGO Primo, acabam ficando no iGO8 que é muito antigo. Outra coisa se atentar se a Cm é DUAL ZONE que permite ouvir musica e usar o GPS simultaneamente.
Bem é isso espero que ajude algume estas dicas.
Abs.

enasor
16/01/2018, 21:50
... 8-9 dentro da cidade e na estrada uma media de 10-11, mas ainda estou adaptando e aprendendo a economizar um petróleo... vou trocar as pastilhas de freio ...

Boa noite, meu caro amigo Homar ...

Excelente consumo ... a minha também sempre fez em torno disso na cidade (último enchimento do tanque revelou um consumo real de 8,47 kms/litro) ... na estrada, na última viagem que fiz, apresentou um consumo real de 12,5 kms/litro (Diesel S10 aditivado; AC ligado; velocidade de cruzeiro de 100 a 120 kms/h.; piloto automático; estrada boa e sem congestionamento; ...) ... Neste final de semana saio para um passeio de uns 1.500 kms ... pensei em trocar o filtro de ar, tal como o Glaicon fez, mas acho que vou fazer isso na volta, quando aproveitarei para trocar o óleo do motor, filtro de cabine, filtro de combustível e, já que você tocou no assunto, quem sabe, também substituir as pastilhas de freio dianteiras originais pelas Fra-le PD/528 que comprei no Mercado Livre por menos de R$ 200,00 (já incluso o frete), enquanto que na css queriam mais de R$ 1.000,00 pelas ditas genuinas ...

Forte abraço.

enasor
16/01/2018, 22:04
... Vejam modelos de CM para Pajero Full
Central Multimidia Mitsubishi Pajero Full - Som Automotivo no Mercado Livre Brasil (https://carros.mercadolivre.com.br/som-automotivo/central-multim%C3%ADdia-mitsubishi-pajero-full)
...

Grande Caporto
Boa noite.

Gozado que a CM Clarion NX501BC que equipa Fulls modelo 2014 em diante sumiu do mercado ... essa CM é ótima, pelo menos para as minhas modestas exigências ... e, por falar nela, a minha está funcionando muito bem com o excelente navegador IGO Primo Infinity 2.4, que você generosamente nos indicou ... a última versão que você nos passou o "link" para download foi a 3.6 ... tem alguma versão nova? ... caso positivo, gostaria de "baixá-la", pois vou fazer uma viagem neste final de semana, e, apesar da versão 3.6 estar "funfando" bem, seria interessante ter uma versão mais recente do navegador, com mapas, POIs, etc., mais atualizados ... tentei acessar o site "gpspoint" que disponibilizava as atualizações, mas o mesmo está "fora do ar" ... radares, lombadas, etc., venho atualizando regularmente pelo site "maparadar" ...

Forte abraço.

marlonwh
16/01/2018, 23:24
Grande Caporto
Boa noite.

Gozado que a CM Clarion NX501BC que equipa Fulls modelo 2014 em diante sumiu do mercado ... essa CM é ótima, pelo menos para as minhas modestas exigências ... e, por falar nela, a minha está funcionando muito bem com o excelente navegador IGO Primo Infinity 2.4, que você generosamente nos indicou ... a última versão que você nos passou o "link" para download foi a 3.6 ... tem alguma versão nova? ... caso positivo, gostaria de "baixá-la", pois vou fazer uma viagem neste final de semana, e, apesar da versão 3.6 estar "funfando" bem, seria interessante ter uma versão mais recente do navegador, com mapas, POIs, etc., mais atualizados ... tentei acessar o site "gpspoint" que disponibilizava as atualizações, mas o mesmo está "fora do ar" ... radares, lombadas, etc., venho atualizando regularmente pelo site "maparadar" ...

Forte abraço.


A primeira irá coisa que pensei quando vi o problema foi comprar uma nx501bc, que já tinha pensado em comprar no ano passado. Mas não encontrei mais. Por alguma razão sumiu.

Pensei em uma das originais, mas na primeira das lojas que liguei, já disseram que em termos de qualidade do som apenas a da pioneer (das opções da loja) seria equivalente a clarion. Das “originais”, vi booster, m1, etc. O acabamento no painel certamente é bom, pois já vem com a moldura toda. Cheguei a ver em sites chineses algumas com telas de 9 polegadas que parecem bonitas, e com boa especificação de hardware (memória, processador, tela) mas suspeito da qualidade do som.

como fiquei nessa dúvida, dediquei mais tempo para tentar consetar a minha. Pois inicialmente iria para a troca pela nx501b como primeira opção, uma vez que cogitava trocar mesmo com ela funcionando perfeitamente. Amanhã devo receber um parecer da Assistência técnica.

Abracos.

marlonwh
16/01/2018, 23:27
Bom dia.


Sobre a CM para a Pajero Full, em especial para este carro eu nunca acompanhei a troca de nenhuma, mas seguindo na linha de Mitsubishi já orientei e testei as CM do ASX, Lancer e Outlander. No ASX testei uma Cm da CASKA vendida na propria CSS para a proprietaria do carro no momento da compra onde ofereceram substituia Clarion por esta CASKA por uma pechincha de R$ 4.700,00. Já nos ASX de outro dois colegas que não gostavam da CM Clarion compraram a CM da M1 (Motor One), estas CM já são molduradas, vem pronta para encaixar no painel do carro mantendo todas as conexões originais. Estas CM não deixaram a desejar em nada quando comparada a CASKA do ASX da outra colega. No Outlander de um colega de trabalho colocamos uma AIKON também mantendo a originalidade e o funcionamento da CM é excelente. Em todas estas o GPS é desbloqueado e simples de atualizar, bastando procurar um pacote do programa de seu GPS preferido e colocar no Cartão MicroSD.
O ideal é que encontrassem uma CM dessa na sua propria cidade para poderem olhar o acabamento e até mesmo pedir os caras para ligarem ela para vcs darem uma olhada nas opções do menu.
Outra coisa existem CM com Android eu particularmente achei uma droga a CM da minha Full é com Android, confesso a vocês que a CM do meu carro só uso para ouvir musica e ver a camera de RÉ, pois o GPS é um parto para achar sinal de satelite, se for usar o Waze uso no celular que é muito melhor, o espelhamento de tela não é bom.
Para acabar com isso eu comprei uma nova CM pelo Aliexpress já chegou no Brasil, foi liberada sem imposto e esta com os correios já faz mais de 30 dias e não recebi ainda. Esta nova CM que comprei usa o Windows CE 6.0 que é o padrão das CM boas, pois somente no Windows os programas de GPS rodam lisinho sem travamenbtos e fechamentos inesperados.
Vejam modelos de CM para Pajero Full
Central Multimidia Mitsubishi Pajero Full - Som Automotivo no Mercado Livre Brasil (https://carros.mercadolivre.com.br/som-automotivo/central-multim%C3%ADdia-mitsubishi-pajero-full)
Outra coisa quando forem escolher uma CM tentem descobrir se o modulo GPS usa windows CE 5 ou 6 e se possui o minimo de 128 MB de memoria RAM o ideal é 256 MB de RAM e um processador de pelo menos 600 Mhz. Porque se tiver os requisitos de memoria e processador abaixo disso vocês não conseguem rodar um programa de GPS mais atualizado como o iGO Primo, acabam ficando no iGO8 que é muito antigo. Outra coisa se atentar se a Cm é DUAL ZONE que permite ouvir musica e usar o GPS simultaneamente.
Bem é isso espero que ajude algume estas dicas.
Abs.


obrigado pela aula. Certamente utilizarei as dicas na escolha de uma nova central. Tendo ou nao conserto a minha irei trocar. Apenas uma questão de data.


Abs

Glaicon
17/01/2018, 08:52
Por conta das conversas sobre modelos e marcas e modelos de multimídia, ficando olhando os anúncios sobre os aparelhos que fazem o "espelhamento" com os celulares Android e Iphone.
O que observei nas perguntas e respostas existentes é que, com a atualização automática dos celulares, as centrais já ficam desatualizadas, gerando dificuldades de funcionamento.
Separei duas perguntas e respostas como exemplo:
- "Conseguiram testar se espelha com o Android 7?
Bom dia, somente 6.0 infelizmente 14/12/2017 07:08"
- "Amigo, não consigo espelhar com o IOS 11.2 ? Ou seja com as atualizações do IOS perco o espelhamento?
Boa noite, infelizmente não. Somente até IOS 10. 06/1/2018 01:56"

Por isso, ao pesquisarem aparelhos, observem quais versões eles rodam.
Mudando de assunto, Enasor, troque agora o filtro de ar e faça um teste de autonomia.
Veja se dá alguma diferença.
Já rodou quantos KM´s com o filtro atual?
Usei um de marca paralela, JapanParts. Possui o mesmo número de favos que o filtro original.
Encaixou perfeitamente, não gerando qualquer folga ou vibração, como acontecia com um outro paralelo que tinha na viatura quando a comprei.
Paguei R$ 69,00.
O original está R$ 176,00.
É uma diferença bem razoável.:concordo:

caporto
17/01/2018, 15:50
Caporto

Eu estava paquerando esse modelo aqui:

Central Multimidia CENTRAL MULTIMIDIA AVIC-F80TV - Pioneer do Brasil (http://pioneer.com.br/central-multim%C3%ADdia/AVIC-F80TV#)

Será que vc pode me dizer algo a respeito?
Muito obrigado!

Caro Everton,

As características de hardware dessa CM parece ser boa, mas ela já tem alguns problemas com o GPS que vem nela, pois já usa o iGO NEXTGEN que por enquanto ainda não está tão aperfeiçoado como o iGO Primo.
Veja o link abaixo, acompanhe as discussões de pessoas que já compraram esta CM.

F80TV duvidas (1/26) - GPSPoint (http://www.gpspoint.com.br/forum/64-central-multimidia/200878?limitstart=0)

Abs.

EvertonAndrade
17/01/2018, 17:59
Muito obrigado!

EvertonAndrade
17/01/2018, 18:00
Muito obrigado!




Caro Everton,

As características de hardware dessa CM parece ser boa, mas ela já tem alguns problemas com o GPS que vem nela, pois já usa o iGO NEXTGEN que por enquanto ainda não está tão aperfeiçoado como o iGO Primo.
Veja o link abaixo, acompanhe as discussões de pessoas que já compraram esta CM.

F80TV duvidas (1/26) - GPSPoint (http://www.gpspoint.com.br/forum/64-central-multimidia/200878?limitstart=0)

Abs.

caporto
17/01/2018, 22:12
Grande Caporto
Boa noite.

Gozado que a CM Clarion NX501BC que equipa Fulls modelo 2014 em diante sumiu do mercado ... essa CM é ótima, pelo menos para as minhas modestas exigências ... e, por falar nela, a minha está funcionando muito bem com o excelente navegador IGO Primo Infinity 2.4, que você generosamente nos indicou ... a última versão que você nos passou o "link" para download foi a 3.6 ... tem alguma versão nova? ... caso positivo, gostaria de "baixá-la", pois vou fazer uma viagem neste final de semana, e, apesar da versão 3.6 estar "funfando" bem, seria interessante ter uma versão mais recente do navegador, com mapas, POIs, etc., mais atualizados ... tentei acessar o site "gpspoint" que disponibilizava as atualizações, mas o mesmo está "fora do ar" ... radares, lombadas, etc., venho atualizando regularmente pelo site "maparadar" ...

Forte abraço.

Presado enasor;

Após a versão 3.6 foi lançada a versão 3.7 e mais atual é a 3.8 que foi lançada em outubro de 2017. Em termos de mudanças basicamente o que vem de novo em cada pacote são os mapas mais atualizados. A versão 3.7 por exemplo teve alguma mudança no executável que não rodou na Pajero Full do amigo Everson e acabamos deixando a versão 3.6 na CM dele.
Eu particularmente ainda uso a versão 3.6 porque nos meus GPS foi a mais estável que já usei, eu vou só atualizando os mapas.
Estou baixando a versão 3.8 para testes, e uso os mapas HERE 2017 Q2, já saiu o HERE 2017 Q3 estou tentando baixar o pacote ficou muito grande mais de 1.2 GB só de mapa quero ver o que mudou tanto neste mapa.

Neste link tem a versão 3.8 com o mapa HERE 2017 Q2 o pacote completo tá quase o dobro do tamanho do 3.6.

Infinity_2.4 - v3.8 - 11102017.rar (https://nofile.io/f/JvpeVtyXqwk/Infinity_2.4+-+v3.8+-+11102017.rar)

Senha para descompactar: M4xx1Mu$$

Como dica já sabe né, testa a nova versão em outro cartão SD, deixa o seu SD da versão 3.6 que está OK guardado. Para eventuais problema com o pacote novo.

Abs.

enasor
17/01/2018, 22:15
... Enasor, troque agora o filtro de ar e faça um teste de autonomia.
Veja se dá alguma diferença.
Já rodou quantos KM´s com o filtro atual?
Usei um de marca paralela, JapanParts. Possui o mesmo número de favos que o filtro original.
Encaixou perfeitamente, não gerando qualquer folga ou vibração, como acontecia com um outro paralelo que tinha na viatura quando a comprei.
Paguei R$ 69,00.
O original está R$ 176,00.
...

Prezado amigo Glaicon
Boa noite

Rodei 23.000 kms com o filtro atual ... hoje dei uma olhada nele, e parece ainda limpo ... acho que dá para rodar mais um pouco, mas, mesmo assim, no retorno da viagem vou trocá-lo, tendo em vista que enfrentarei algumas estradas poeirentas ... Obrigado pela dica ...

Forte abraço.

enasor
17/01/2018, 22:51
... versão 3.8 com o mapa HERE 2017 Q2 o pacote completo ...

Infinity_2.4 - v3.8 - 11102017.rar (https://nofile.io/f/JvpeVtyXqwk/Infinity_2.4+-+v3.8+-+11102017.rar)

Senha para descompactar: M4xx1Mu$$

... dica ... testa a nova versão em outro cartão SD ...

Grande mestre Caporto
Boa noite

Obrigado pelo "link" e pelo lembrete ...

Já estou baixando essa nova versão ... minha internet é ultra banda larga de 100MB, e está "penando" para descarregar esse "elefantinho" de 3,8 GB no meu PC ... rsrsrs ...

Estou baixando também, de outro site, as atualizações dos mapas (HERE 2017 Q3) ...

Novo Mapa HERE Brasil 2017.Q3 (iGO) - Mapas, Skins, Poi's, Relevos, Raster, Radares, Modulos - GPS Clube (http://gpsclube.com/forum/index.php?/topic/3344-novo-mapa-here-brasil-2017q3-igo/?hl=%20primo%20%20infinity)

Amanhã, se der tempo, dou "feedback" se minha CM deu conta deste "leve pacotinho" de 3,8 GB zipado, sem contar os novos mapas ...

Forte abraço.

enasor
18/01/2018, 00:24
... se der tempo, dou "feedback" se minha CM deu conta ...

Grande Caporto

Navegador IGO Primo Infinity 2.4 - Versão 3.8 instalado, e com mapas, POIs e maparadar atualizados ... configurado conforme suas orientações passadas em post anterior aqui neste tópico ... "funfou" bem e tranquilamente na minha CM ... agora, só testar na estrada ... mais uma vez, muito agradecido ao gentil amigo pelos seus bons préstimos ...

Forte abraço.

Homar
18/01/2018, 10:21
Sobre a CM, eu desgostei da minha quando coloquei duas telas de dvd nos encostos e ela não como mandar para elas, fora o botão do volume que está doido (tem horas que fica mudo e do nada liga no 12..kkkk estou usando o comando no volante)...sobre o gps eu não manjo nada de informática (mas nada mesmo) então não sei atualizar, muito menos a versão ..kkkkk
Sobre as pastilhas, aqui em Goiânia, meu mecânico consegue as pastilhas por 260 eu acho (originais)....devo trocá-las no mês que vem, ai passo os valores certinho

marlonwh
18/01/2018, 22:07
Sobre a CM, eu desgostei da minha quando coloquei duas telas de dvd nos encostos e ela não como mandar para elas, fora o botão do volume que está doido (tem horas que fica mudo e do nada liga no 12..kkkk estou usando o comando no volante)...sobre o gps eu não manjo nada de informática (mas nada mesmo) então não sei atualizar, muito menos a versão ..kkkkk
Sobre as pastilhas, aqui em Goiânia, meu mecânico consegue as pastilhas por 260 eu acho (originais)....devo trocá-las no mês que vem, ai passo os valores certinho

Que pena esses problemas com a Central.

A pastilha é tranquilo mesmo, nem lembro quanto paguei quando troquei as minhas. Mas lembro que achei os valores super honestos pelo porte do carro.

A sua Pajero é 13/13, certo? Já usa a NX501bc ou ainda é a NX701B?


A minha ainda não tem um orçamento... Fui até a assistência técnica e estavam tentando restaurar a memória dela. O técnico já não estava mais e fiquei sem maiores detalhes. Vamos ver se até amanhã recebo uma boa notícia.



Abraços,
Marlon

ramonpoa
19/01/2018, 12:38
Grande mestre Caporto
Boa noite

Obrigado pelo "link" e pelo lembrete ...

Já estou baixando essa nova versão ... minha internet é ultra banda larga de 100MB, e está "penando" para descarregar esse "elefantinho" de 3,8 GB no meu PC ... rsrsrs ...

Estou baixando também, de outro site, as atualizações dos mapas (HERE 2017 Q3) ...

Novo Mapa HERE Brasil 2017.Q3 (iGO) - Mapas, Skins, Poi's, Relevos, Raster, Radares, Modulos - GPS Clube (http://gpsclube.com/forum/index.php?/topic/3344-novo-mapa-here-brasil-2017q3-igo/?hl=%20primo%20%20infinity)

Amanhã, se der tempo, dou "feedback" se minha CM deu conta deste "leve pacotinho" de 3,8 GB zipado, sem contar os novos mapas ...

Forte abraço.

Alguém ainda usa GPS do carro? tenho a central na Pajero full.... nem sei de que ano são os mapas. Na minha BMW X3 o cara até me atualizou para os mapas south america 2017.... e te digo.. NEM na pajero.. NEM na x3 uso os GPS do carro.... (e isso que uso GPS em viagens desde o Garmin IV.. que nem era Garmin maps ainda).

Depois de usar o WAZE no celular.. com tudo que é informação, radares, polícia, mapas atualizados on-line, informação de tráfego, etc... os GPS dos carros são dinossáuricos...

marlonwh
19/01/2018, 19:40
Alguém ainda usa GPS do carro? tenho a central na Pajero full.... nem sei de que ano são os mapas. Na minha BMW X3 o cara até me atualizou para os mapas south america 2017.... e te digo.. NEM na pajero.. NEM na x3 uso os GPS do carro.... (e isso que uso GPS em viagens desde o Garmin IV.. que nem era Garmin maps ainda).

Depois de usar o WAZE no celular.. com tudo que é informação, radares, polícia, mapas atualizados on-line, informação de tráfego, etc... os GPS dos carros são dinossáuricos...

pior q fiquei sem e senti falta. Normalmente usava para confirmar o nome da rua, saber quais as próximas ruas iria cruzar em locais menos conhecidos, só dando uma rápida olhada na tela sem usar o roteamento. Também ajudava muito em lugares sem sinal de celular. Para gravar trajetos percorridos sem fritar a bateria do celular. Em locais em que os mapas são ruins usava a multimídia mais o celular com mapas off-line diferentes para ter mais de uma confirmação e buscar alternativas.

as novas tem espelhamento do celular e mostram o waze na tela grande.

enfim, usava. Eheh confirmaram hoje que o gps da minha central tem que ser consertado pela clarion via ccs. Procedimento que não quero fazer. Então chegou a hora de escolher uma nova. Como uso Apple estou tendendo a essa pioneer f80 que aceita o Apple CarPlay, vou ver se acho uma moldura que fique 100%.


Abracos

José Carlos Formiga Junio
20/01/2018, 10:18
Pessoal, bom dia a todos!
Acompanho há muito tempo o fórum e acabo de me cadastrar, não dominando muito bem as ferramentas, pelo que me desculpem se errei quanto a forma.
Acalento o sonho de ter uma pajero full há anos, mas outros compromissos me impediram de adquirir uma mais nova, o que sempre acarretava adiamentos ao plano.
Agora estou decidido a comprar uma que caiba no "bolso" e zelar dela até poder fazer um upgrade.
Estou vendo umas a gasolina aqui em Cuiabá por volta de 65 mil (maximo) que seria o segundo carro da casa, pelo que justifico a opção pelo combustivel, pois não rodaria mais que 20 mil km ano e já estou com a tarefa em dia quanto ao custo/benefício.
Apenas por desencargo de consciência, 10 anos para uma pajero full 2008 não significa muito né?
E se ela, embora bem conservada, contar com 120.000km rodados... tem motor para quanto mais?
Meu uso é só cidade e umas idas para Chapada dos Guimarães (cidade vizinha)...
O que me dizem os amigos????

Amiko
20/01/2018, 13:04
Alguém ainda usa GPS do carro? tenho a central na Pajero full.... nem sei de que ano são os mapas. Na minha BMW X3 o cara até me atualizou para os mapas south america 2017.... e te digo.. NEM na pajero.. NEM na x3 uso os GPS do carro.... (e isso que uso GPS em viagens desde o Garmin IV.. que nem era Garmin maps ainda).

Depois de usar o WAZE no celular.. com tudo que é informação, radares, polícia, mapas atualizados on-line, informação de tráfego, etc... os GPS dos carros são dinossáuricos...

Eu não uso de forma nenhuma. Para dentro da cidade, Waze é imbatível. Para estrada, Garmin com os mapas do Projeto Tracksource. GPS no carro é a maior engodo...

Glaicon
21/01/2018, 07:32
Pessoal, bom dia a todos!
Acompanho há muito tempo o fórum e acabo de me cadastrar, não dominando muito bem as ferramentas, pelo que me desculpem se errei quanto a forma.
Acalento o sonho de ter uma pajero full há anos, mas outros compromissos me impediram de adquirir uma mais nova, o que sempre acarretava adiamentos ao plano.
Agora estou decidido a comprar uma que caiba no "bolso" e zelar dela até poder fazer um upgrade.
Estou vendo umas a gasolina aqui em Cuiabá por volta de 65 mil (maximo) que seria o segundo carro da casa, pelo que justifico a opção pelo combustivel, pois não rodaria mais que 20 mil km ano e já estou com a tarefa em dia quanto ao custo/benefício.
Apenas por desencargo de consciência, 10 anos para uma pajero full 2008 não significa muito né?
E se ela, embora bem conservada, contar com 120.000km rodados... tem motor para quanto mais?
Meu uso é só cidade e umas idas para Chapada dos Guimarães (cidade vizinha)...
O que me dizem os amigos????
Por experiência, te digo que local para comprar carro - ou viatura - é São Paulo, Capital.
Veículos pouco rodados e com bom preço.
Por R$ 65.000,00 compras uma Full 2010 HPE.
Vale a viagem.
Boa sorte na sua busca.:concordo:

José Carlos Formiga Junio
21/01/2018, 09:33
Obrigado pela dica... estava vendo no site webmotors e a diferença de preço é absurda. E identifiquei muitos carros com km inferior a 100 mil.

EvertonAndrade
21/01/2018, 09:41
Se achar algo, por favor, nos avise aqui a respeito da moldura e do uso em geral. Também estou nesse dilema da CM.

Valeu


pior q fiquei sem e senti falta. Normalmente usava para confirmar o nome da rua, saber quais as próximas ruas iria cruzar em locais menos conhecidos, só dando uma rápida olhada na tela sem usar o roteamento. Também ajudava muito em lugares sem sinal de celular. Para gravar trajetos percorridos sem fritar a bateria do celular. Em locais em que os mapas são ruins usava a multimídia mais o celular com mapas off-line diferentes para ter mais de uma confirmação e buscar alternativas.

as novas tem espelhamento do celular e mostram o waze na tela grande.

enfim, usava. Eheh confirmaram hoje que o gps da minha central tem que ser consertado pela clarion via ccs. Procedimento que não quero fazer. Então chegou a hora de escolher uma nova. Como uso Apple estou tendendo a essa pioneer f80 que aceita o Apple CarPlay, vou ver se acho uma moldura que fique 100%.


Abracos

marlonwh
22/01/2018, 00:41
Se achar algo, por favor, nos avise aqui a respeito da moldura e do uso em geral. Também estou nesse dilema da CM.

Valeu

Everton,

Acabei comprando a F80TV mesmo. Só usei por muito pouco tempo, alguns poucos minutos experimentando e configurando, além de 1 dia de uso no transito.

Seguem os comentários:

- Serviu no mesmo local do som anterior, e usando a mesma moldura. Não gostei que a tela dela é mais fina que a do clarion e fica um pouco recuada em relação a moldura. Mas as funções de abrir e fechar funcionam normalmente. Coloquei uma foto para explicar melhor.
- Gostei bastante da qualidade do som, superior ao anterior.
- Gostei do software do GPS ser mais atual, e com opção de receber dados do celular (via software AVICSYNC).
- Gostei do AppleCar Play, os pedidos que fiz para a Siri funcionaram melhor do que quando ela ficava desconectada da central. Apesar de que não pedi quase nada. Mas antes com o som ligado ela não me escutava bem e raramente atendia. Aparentemente melhorou, pois quando pedi ela brotou na tela da multimidia prontamente. Alertas recebidos pelo celular aparecem no visor da central.
- A central responde mais rapidamente que a anterior aos comandos na tela.
- O comando de voltar para a musica anterior a partir do volante funciona com meu celular e o deezer. Antes os dois comandos eram = a seguir para a próxima nesta função.
- Os comandos no volante funcionaram sem comprar nenhuma interface adicional, e sem adaptações. Mas tem uma configuração que a empresa que instalou fez e não consegui acompanhar.
- O bluetooth suporta audio, a central antiga requeria cabo.
- A TV é integrada. Quando comprei já tinha TV na central, mas era um equipamento externo e que ficava solto no painel. Pareceu que fiquei com um barulho a menos. Apesar que pedi um cuidado extra na montagem e toda a fiação nova ficou protegida por espuma. A instalação anterior era bem pior pelo que observei.
- Precisou instalar a antena da central no vidro. Preferia não ter que pendurar mais uma coisa no vidro.
- Precisou instalar a antena do GPS no vidro. Preferia usar a original do carro (vidro traseiro).
- Precisou instalar o microfone externo no vidro próximo ao retrovisor. Preferia o método antigo do microfone ser no próprio aparelho. Não cheguei a testar se melhorou a qualidade do audio em conversas telefônicas no viva voz.
- A câmera de ré apresenta a imagem com um angulo um pouco mais aberto e ficou aparecendo uma parte da moldura preta no cantinho, antes nunca reparei nisso, então creio que o aparelho mostra a imagem de uma forma diferente do outro. Notei umas pequenas falhas/pausas quando usando esse modo. Talvez seja do aparelho, talvez já fosse assim e eu nunca reparei. Não chega a incomodar, mas notei alguma diferença entre os dois, mesmo sem trocar a câmera.


555245555243555244

Abraços

Glaicon
22/01/2018, 07:01
Obrigado pela dica... estava vendo no site webmotors e a diferença de preço é absurda. E identifiquei muitos carros com km inferior a 100 mil.
Esse é o melhor site para pesquisar.:concordo:

EvertonAndrade
22/01/2018, 19:48
Muito obrigado Marlon.
Se puder, dê mais opniões na medida que usar mais...

Uma coisa que sinto muita falta é justamente a questão da conexão bluetooth, na Outlander consigo ouvir meus podcasts e estudar enquanto viajo sozinho, já na Full não consigo isso (Acredito que seja o que mais me faz falta).
Alem do espelhamento do Waze na central, que deve ser ótimo né!

Muito obrigado amigo.



Everton,

Acabei comprando a F80TV mesmo. Só usei por muito pouco tempo, alguns poucos minutos experimentando e configurando, além de 1 dia de uso no transito.

Seguem os comentários:

- Serviu no mesmo local do som anterior, e usando a mesma moldura. Não gostei que a tela dela é mais fina que a do clarion e fica um pouco recuada em relação a moldura. Mas as funções de abrir e fechar funcionam normalmente. Coloquei uma foto para explicar melhor.
- Gostei bastante da qualidade do som, superior ao anterior.
- Gostei do software do GPS ser mais atual, e com opção de receber dados do celular (via software AVICSYNC).
- Gostei do AppleCar Play, os pedidos que fiz para a Siri funcionaram melhor do que quando ela ficava desconectada da central. Apesar de que não pedi quase nada. Mas antes com o som ligado ela não me escutava bem e raramente atendia. Aparentemente melhorou, pois quando pedi ela brotou na tela da multimidia prontamente. Alertas recebidos pelo celular aparecem no visor da central.
- A central responde mais rapidamente que a anterior aos comandos na tela.
- O comando de voltar para a musica anterior a partir do volante funciona com meu celular e o deezer. Antes os dois comandos eram = a seguir para a próxima nesta função.
- Os comandos no volante funcionaram sem comprar nenhuma interface adicional, e sem adaptações. Mas tem uma configuração que a empresa que instalou fez e não consegui acompanhar.
- O bluetooth suporta audio, a central antiga requeria cabo.
- A TV é integrada. Quando comprei já tinha TV na central, mas era um equipamento externo e que ficava solto no painel. Pareceu que fiquei com um barulho a menos. Apesar que pedi um cuidado extra na montagem e toda a fiação nova ficou protegida por espuma. A instalação anterior era bem pior pelo que observei.
- Precisou instalar a antena da central no vidro. Preferia não ter que pendurar mais uma coisa no vidro.
- Precisou instalar a antena do GPS no vidro. Preferia usar a original do carro (vidro traseiro).
- Precisou instalar o microfone externo no vidro próximo ao retrovisor. Preferia o método antigo do microfone ser no próprio aparelho. Não cheguei a testar se melhorou a qualidade do audio em conversas telefônicas no viva voz.
- A câmera de ré apresenta a imagem com um angulo um pouco mais aberto e ficou aparecendo uma parte da moldura preta no cantinho, antes nunca reparei nisso, então creio que o aparelho mostra a imagem de uma forma diferente do outro. Notei umas pequenas falhas/pausas quando usando esse modo. Talvez seja do aparelho, talvez já fosse assim e eu nunca reparei. Não chega a incomodar, mas notei alguma diferença entre os dois, mesmo sem trocar a câmera.


555245555243555244

Abraços

djalmab
23/01/2018, 09:49
Que pena esses problemas com a Central.

A pastilha é tranquilo mesmo, nem lembro quanto paguei quando troquei as minhas. Mas lembro que achei os valores super honestos pelo porte do carro.

A sua Pajero é 13/13, certo? Já usa a NX501bc ou ainda é a NX701B?


A minha ainda não tem um orçamento... Fui até a assistência técnica e estavam tentando restaurar a memória dela. O técnico já não estava mais e fiquei sem maiores detalhes. Vamos ver se até amanhã recebo uma boa notícia.



Abraços,
Marlon

Opa.. Acho que a Vx709B foi ate o modelo 2011..

Homar
23/01/2018, 10:51
Opa.. Acho que a Vx709B foi ate o modelo 2011..

Bom dia, ai eu já não sei, mas qual é a marca que vocês me recomendam? Já vou olhar na net, quem sabe acho mais barato...
ou se é compatível com outro modelo...( só de falar Pajero Full o povo acha que tem $$) :parede:
Obrigado

enasor
23/01/2018, 15:00
Alguém ainda usa GPS do carro? ... Depois de usar o WAZE no celular.. com tudo que é informação, radares, polícia, mapas atualizados on-line, informação de tráfego, etc... os GPS dos carros são dinossáuricos...

Boa tarde ...

Pois é, meu caro amigo ... tens razão ... PORÉM ...

Acabo de voltar de uma viagem de uma cidadezinha do interior de Goiás ... por incrível que pareça, o GPS me “salvou” em algumas oportunidades, tendo em vista que naquelas redondezas meu celular não “pegava” de jeito nenhum ... sem linha, sem internet ... sem WhatsApp ... totalmente incomunicável ... Dessa forma, para circular pelas redondezas daquela localidade tive que recorrer aos bons préstimos do velho, firme e forte GPS, direcionando-me e avisando-me da proximidade de radares, lombadas, velocidade acima do limite da pista, proximidade de curvas acentuadas e perigosas, etc. ...

Mas, nos trechos em que o Waze funciona no meu celular, sempre confio mais nele na condução dos meus rumos, pois, há ocasiões em que o GPS da Central Multimídia se perde ...

Forte abraço.

roger4x4df
23/01/2018, 16:06
Concordo 100% com isso!

Já comprei alguns carros em SP capital e cidades próximas. Acho que tem muita gente que compra veículos 0km por lá e só os utiliza nos finais de semana ou viagens. Dou sempre preferência a veículos semi novos e baixa quilometragem. Faço questão que os carros sejam único dono e evito comprar em lojas. Dessa forma, durante a negociação fica mais fácil confirmar o real estado de conservação, como foi feita sua manutenção e se o mesmo já sofreu algum dano. Se estiver tudo bem encaminhado, pego um avião e já volto rodando na viatura.

Fiz isso umas 5 vezes nos últimos 10 anos. Não me arrependi em nenhuma delas...

Tem que ficar apenas beeeem ligado durante a negociação, afinal tem muito gato por lebre por aí, além dos tradicionais golpes que o povo anda aplicando.

Aliás, falando em golpe, ouvi falar de uma modalidade que me deixou "de cabelos em pé"! Os malas anunciam os bens na internet, normalmente veículos de alto valor ou implementos agrícolas, com um valor bem próximo ao de mercado, mas com desconto atraente. As fotos do anúncio são sempre condizentes e o vendedor, ao ser contactado, demonstra entender de fato do bem que está "vendendo". Uma vez encaminhado o negócio, quando o comprador chega na cidade onde estaria o bem e vai se encontrar com dito vendedor, é simplesmente sequestrado pelos comparsas, sendo liberado somente após entregar valor equivalente ao bem que estava sendo adquirido.

Enfim, é bom ficarmos sempre "atentos"!


Por experiência, te digo que local para comprar carro - ou viatura - é São Paulo, Capital.
Veículos pouco rodados e com bom preço.
Por R$ 65.000,00 compras uma Full 2010 HPE.
Vale a viagem.
Boa sorte na sua busca.:concordo:

enasor
23/01/2018, 23:23
Amigos do tópico:
Boa noite.

Conforme retro citei, acabo de chegar de um pequeno passeio, e aproveitei a oportunidade para, desta vez, medir o desempenho de minha viatura para compartilhar com vocês ...

Segue, aqui, um pequeno diário de bordo dessa viagem, feita em meu Pajero Full HPE 5D Diesel 200cv 2013/2014, com 5 pessoas a bordo e muita bagagem ... pneus 265/50/R20 calibrados com 33 libras na frente e 36 atrás ... calibragem muito útil, tendo em vista que houve situações em fui surpreendido por "pequenas crateras" em alguns trechos de estradas mal conservadas (como não poderia deixar de ser nesse nosso Brasil) ... não troquei o filtro de ar antes da viagem, contrariando o bom conselho de nosso prezado amigo Glaicon:

Na ida:
Trecho de teste percorrido: 347 kms
Consumo total: 27,04 litros de diesel S10
Consumo unitário: 12,83 kms/litro
Condições da viagem:
- Velocidade média de cruzeiro: 90 a 100 kms/hora
- Estrada boa, sem congestionamentos;
- Piloto automático desligado durante todo o tempo.
- Ar condicionado desligado.

Na volta:
Trecho de teste percorrido: 328 kms
Consumo total: 37,86 litros de diesel S10
Consumo unitário: 8,66 kms/litro
Condições da viagem:
- Velocidade média de cruzeiro: 130 kms/hora (pressa de chegar ... rsrsrs ... fortemente, não recomendo!!!).
- Estrada boa, sem congestionamentos;
- Piloto automático ligado em certas ocasiões
- Ar condicionado ligado durante todo o tempo

Toda a viagem:
Distância total percorrida: 1.374 kms
Consumo total: 141,30 litros de diesel S10
Consumo unitário: 9,72 kms/litro
Condições da viagem:
- Velocidade média de cruzeiro: Sem dados, tendo em vista que utilizei o veículo em diversas modalidades de percursso (passeios pelas cidades, por estradas de terra de acesso a cachoeiras, clubes de campo, tração 4x4 em algumas situações, etc.)
- Estradas boas, razoáveis e ruins (razoáveis, na maioria do tempo, mesmo as de terra)
- Piloto automático ligado em algumas ocasiões
- Ar condicionado ligado na maioria do tempo.

Sem quaisquer contratempos, tanto na ida, quanto na volta ... esse veículo é fantástico ... muito satisfeito ...

Forte abraço a todos.

Glaicon
24/01/2018, 06:25
Na volta:
Trecho de teste percorrido: 328 kms
Consumo total: 37,86 litros de diesel S10
Consumo unitário: 8,66 kms/litro
Condições da viagem:
- Velocidade média de cruzeiro: 130 kms/hora (pressa de chegar ... rsrsrs ... fortemente, não recomendo!!!).
- Estrada boa, sem congestionamentos;
- Piloto automático ligado em certas ocasiões
- Ar condicionado ligado durante todo o tempo

Sinistra essa média!:shock:
Tem certeza?
Consumo aumentou aproximadamente 35% em relação ao caminho contrário.
Quantos RPM´s dava o motor rodando a constantes 130 Km/h?:pipoca:

Homar
24/01/2018, 09:00
Amigos do tópico:
Boa noite.

Conforme retro citei, acabo de chegar de um pequeno passeio, e aproveitei a oportunidade para, desta vez, medir o desempenho de minha viatura para compartilhar com vocês ...

Segue, aqui, um pequeno diário de bordo dessa viagem, feita em meu Pajero Full HPE 5D Diesel 200cv 2013/2014, com 5 pessoas a bordo e muita bagagem ... pneus 265/50/R20 calibrados com 33 libras na frente e 36 atrás ... calibragem muito útil, tendo em vista que houve situações em fui surpreendido por "pequenas crateras" em alguns trechos de estradas mal conservadas (como não poderia deixar de ser nesse nosso Brasil) ... não troquei o filtro de ar antes da viagem, contrariando o bom conselho de nosso prezado amigo Glaicon:

Na ida:
Trecho de teste percorrido: 347 kms
Consumo total: 27,04 litros de diesel S10
Consumo unitário: 12,83 kms/litro
Condições da viagem:
- Velocidade média de cruzeiro: 90 a 100 kms/hora
- Estrada boa, sem congestionamentos;
- Piloto automático desligado durante todo o tempo.
- Ar condicionado desligado.

Na volta:
Trecho de teste percorrido: 328 kms
Consumo total: 37,86 litros de diesel S10
Consumo unitário: 8,66 kms/litro
Condições da viagem:
- Velocidade média de cruzeiro: 130 kms/hora (pressa de chegar ... rsrsrs ... fortemente, não recomendo!!!).
- Estrada boa, sem congestionamentos;
- Piloto automático ligado em certas ocasiões
- Ar condicionado ligado durante todo o tempo

Toda a viagem:
Distância total percorrida: 1.374 kms
Consumo total: 141,30 litros de diesel S10
Consumo unitário: 9,72 kms/litro
Condições da viagem:
- Velocidade média de cruzeiro: Sem dados, tendo em vista que utilizei o veículo em diversas modalidades de percursso (passeios pelas cidades, por estradas de terra de acesso a cachoeiras, clubes de campo, tração 4x4 em algumas situações, etc.)
- Estradas boas, razoáveis e ruins (razoáveis, na maioria do tempo, mesmo as de terra)
- Piloto automático ligado em algumas ocasiões
- Ar condicionado ligado na maioria do tempo.

Sem quaisquer contratempos, tanto na ida, quanto na volta ... esse veículo é fantástico ... muito satisfeito ...

Forte abraço a todos.

Bom dia, parabéns pela viagem e pelos dados coletados.

Eu nunca consegui fazer media acima de 12 km/l...:parede:

O carro é fantástico mesmo...não tem como não gostar de tamanho conforto e dirigibilidade...

Abraços

Homar
24/01/2018, 09:17
Sobre a CM, achei essa no ebay que entrega no Brasil...não sou expert no assunto mas deixo a sugestão

Car DVD Player Mitsubishi Pajero NW NT NS Stereo Radio MP3 Fascia Facia Kit TU | eBay (https://www.ebay.com/itm/Car-DVD-Player-Mitsubishi-Pajero-NW-NT-NS-Stereo-Radio-MP3-Fascia-Facia-Kit-TU/272838851568?epid=2240554749&hash=item3f86767bf0:g:SXYAAOSw4i5Zskt5)

lkzan
24/01/2018, 09:29
Amigos do tópico:
Boa noite.

Conforme retro citei, acabo de chegar de um pequeno passeio, e aproveitei a oportunidade para, desta vez, medir o desempenho de minha viatura para compartilhar com vocês ...

Segue, aqui, um pequeno diário de bordo dessa viagem, feita em meu Pajero Full HPE 5D Diesel 200cv 2013/2014, com 5 pessoas a bordo e muita bagagem ... pneus 265/50/R20 calibrados com 33 libras na frente e 36 atrás ... calibragem muito útil, tendo em vista que houve situações em fui surpreendido por "pequenas crateras" em alguns trechos de estradas mal conservadas (como não poderia deixar de ser nesse nosso Brasil) ... não troquei o filtro de ar antes da viagem, contrariando o bom conselho de nosso prezado amigo Glaicon:

Na ida:
Trecho de teste percorrido: 347 kms
Consumo total: 27,04 litros de diesel S10
Consumo unitário: 12,83 kms/litro
Condições da viagem:
- Velocidade média de cruzeiro: 90 a 100 kms/hora
- Estrada boa, sem congestionamentos;
- Piloto automático desligado durante todo o tempo.
- Ar condicionado desligado.

Na volta:
Trecho de teste percorrido: 328 kms
Consumo total: 37,86 litros de diesel S10
Consumo unitário: 8,66 kms/litro
Condições da viagem:
- Velocidade média de cruzeiro: 130 kms/hora (pressa de chegar ... rsrsrs ... fortemente, não recomendo!!!).
- Estrada boa, sem congestionamentos;
- Piloto automático ligado em certas ocasiões
- Ar condicionado ligado durante todo o tempo

Toda a viagem:
Distância total percorrida: 1.374 kms
Consumo total: 141,30 litros de diesel S10
Consumo unitário: 9,72 kms/litro
Condições da viagem:
- Velocidade média de cruzeiro: Sem dados, tendo em vista que utilizei o veículo em diversas modalidades de percursso (passeios pelas cidades, por estradas de terra de acesso a cachoeiras, clubes de campo, tração 4x4 em algumas situações, etc.)
- Estradas boas, razoáveis e ruins (razoáveis, na maioria do tempo, mesmo as de terra)
- Piloto automático ligado em algumas ocasiões
- Ar condicionado ligado na maioria do tempo.

Sem quaisquer contratempos, tanto na ida, quanto na volta ... esse veículo é fantástico ... muito satisfeito ...

Forte abraço a todos.

Obrigado por compartilhar conosco caro Enasor.
Como vcs sabem em Dez/2017 eu fiz o remap da minha Pajero com o pessoal da SFI aqui em SP.
Antes do remap eu obtia médias de consumo muito semelhantes a sua:
- Em velocidades de cruzeiro de 90 a 100 Km/h = de 12 a 13 Km/Litro;
- Em velocidades de cruzeiro de 100 a 110 Km/h = 11 Km/Litro;
- Em velocidades de cruzeiro de 120 a 130 Km/h a média caia para 9 Km/Litro;

Meu carro é exatamente igual ao seu: Pajero Full HPE 5D Diesel 200cv 2013/2014, mesma medida de pneu 265/50/R20.
A única diferença é que após o remap ele ficou 256cv medidos no dinamômetro.

Agora nas férias de fim de ano, fizemos uma viagem SP - BH, depois BH - Ilhabela e depois Ilhabela - Floripa e voltamos para SP. Foram mais de 3mil KM rodados e eu fiz questão de acompanhar o consumo da viatura para saber de fato os efeitos após o remap.
Bem, hoje obtenho as seguintes médias usando os 4 pneus calibrados com 33 libras:
- Em velocidades de cruzeiro em torno de 90 Km/h = 15 Km/Litro;
- Em velocidades de cruzeiro em torno de 110 Km/h = 13 Km/Litro;
- Em velocidades de cruzeiro em torno de 120 Km/h = 12 Km/Litro;

O consumo apenas dentro da cidade, sem pegar a marginal, fica em torno de 9 Km/Litro.

caporto
24/01/2018, 10:22
Sobre a CM, achei essa no ebay que entrega no Brasil...não sou expert no assunto mas deixo a sugestão

Car DVD Player Mitsubishi Pajero NW NT NS Stereo Radio MP3 Fascia Facia Kit TU | eBay (https://www.ebay.com/itm/Car-DVD-Player-Mitsubishi-Pajero-NW-NT-NS-Stereo-Radio-MP3-Fascia-Facia-Kit-TU/272838851568?epid=2240554749&hash=item3f86767bf0:g:SXYAAOSw4i5Zskt5)

Caro Homar,

As carateristas desta CM são muito modestas, não possui GPS, espelhamento de tela outros recursos interessantes como Android Car e Apple Car Play.
E pelo valor da CM quando você somar o valor do frete e se ela for taxada sairá pelo preço de você comprar uma aqui no Brasil mesmo.
Porque não vai no mesmo modelo que o Marlown comprou e deu certo na Full dele, que foi a F80TV ou então outro modelo tipo as M1 (Motor One).
Abs.

Homar
24/01/2018, 10:30
Caro Homar,

As carateristas desta CM são muito modestas, não possui GPS, espelhamento de tela outros recursos interessantes como Android Car e Apple Car Play.
E pelo valor da CM quando você somar o valor do frete e se ela for taxada sairá pelo preço de você comprar uma aqui no Brasil mesmo.
Porque não vai no mesmo modelo que o Marlown comprou e deu certo na Full dele, que foi a F80TV ou então outro modelo tipo as M1 (Motor One).
Abs.


Caro Caporto, não estou pensando em trocar minha CM, era só porque vi aqui no fórum a discussão e quis dar uma ideia mas como eu disse, sou bastante leigo no assunto...

Obrigado pelas dicas
Quero apenas curtir a viatura...é fantástica, estou alucinado por ela..kkk

Obrigado

ivancgbsb
24/01/2018, 10:46
Bom dia pessoal e desculpem.
Caporto, você não lê mensagens particulares ?

enasor
24/01/2018, 16:39
Sinistra essa média!:shock:
Tem certeza?
Consumo aumentou aproximadamente 35% em relação ao caminho contrário.
Quantos RPM´s dava o motor rodando a constantes 130 Km/h?:pipoca:

Grande Glaicon
Boa tarde

Também achei muito estranho esse consumo no retorno de viagem ... não sei lhe informar a RPM ... infelizmente não me ative a esse importante detalhe ...

Pode ser que as “crateras” encontradas pelo caminho tenham provocado desalinhamento das rodas e, agora, esteja ocorrendo arrasto, provocando um maior consumo de combustível ... e/ou, como andei por estradas de terra, pode ser que o filtro de ar esteja saturado, dificultando a passagem de ar, o que também acarreta aumento de consumo de combustível ... de qualquer forma, apesar do veículo estar com apenas 69.000 kms, resolvi antecipar a revisão de 80.000 kms, quando aproveitarei para mandar verificar alinhamento/balanceamento/rodízio de pneus ... filtros, inclusive de ar, serão naturalmente trocados na revisão ... também mandarei verificar outros fatores que podem ter ocasionado esse consumo exagerado (bicos, etc.) ... também não descarto a hipótese de combustível adulterado; roubo no abastecimento, inserindo no tanque menos combustível que o informado na bomba; etc ... depois, conto o resultado ...

Forte abraço.

lkzan
24/01/2018, 16:49
Grande Glaicon
Boa tarde

Também achei muito estranho esse consumo ...

Pode ser que as “crateras” encontradas pelo caminho tenham provocado desalinhamento das rodas e, agora, esteja ocorrendo arrasto, provocando um maior consumo de combustível ... e/ou, como andei por estradas de terra, pode ser que o filtro de ar esteja saturado, dificultando a passagem de ar, o que também provoca aumento de consumo de combustível ... de qualquer forma, apesar do veículo estar com apenas 69.000 kms, resolvi antecipar a revisão de 80.000 kms, e aproveitarei para mandar fazer alinhamento/balanceamento/rodízio de pneus ... filtros, inclusive de ar, serão naturalmente trocados na revisão ... espero que regularize esse consumo ...

Forte abraço.

Caro Enasor,
A 130 Km/H o consumo do carro é outro mesmo.
O caminho de VOLTA deve ter um relevo diferente, talvez mais subidas e menos descidas do que o caminho de IDA.
É claro que as ações que vc vai tomar (revisão, filtros e alinhamento) vão fazer diferença, mas na minha opinião, revelo e velocidade de cruzeiro são as variáveis que mais influenciaram.
Veja as médias de consumo que eu publiquei acima, a medida que a velocidade de cruzeiro sobe o consumo sobe junto.
Não tem mágica, a viatura é uma jamanta de 2600Kg.

enasor
24/01/2018, 16:53
Caro Enasor,
A 130 Km/H o consumo do carro é outro mesmo.
O caminho de VOLTA deve ter um relevo diferente, talvez mais subidas e menos descidas do que o caminho de IDA.
É claro que as ações que vc vai tomar (revisão, filtros e alinhamento) vão fazer diferença, mas na minha opinião, revelo e velocidade de cruzeiro são as variáveis que mais influenciaram.
Veja as médias de consumo que eu publiquei acima, a medida que a velocidade de cruzeiro sobe o consumo sobe junto.
Não tem mágica, a viatura é uma jamanta de 2600Kg.

Prezado amigo Ikzan ...
Boa tarde.

Também pode ser isso ... vamos aguardar ...

Forte abraço.

E.T.:


...
Em velocidades de cruzeiro de 120 a 130 Km/h a média caia para 9 Km/Litro ... Meu carro é exatamente igual ao seu: Pajero Full HPE 5D Diesel 200cv 2013/2014, mesma medida de pneu 265/50/R20 ...

Pode ser que o amigo tenha razão ... agora, peguei os dados de uma outra viagem que fiz em janeiro/2017, desta feita rodando 1.137 kms no retorno, e veja os resultados:

Consumo total de combustível: 114,092 lts de diesel S10
Consumo unitário médio: 9,96 kms/litro
Nota:
- Veloc. média de cruzeiro: 120 kms/h
- Ar condicionado: Ligado.
- Piloto automático: Sempre que possível, ativado.

Cálculo do consumo médio de combustível nesta viagem (Estrada e passeios):
- distância total real percorrida: 2.547 kms
- consumo total de combustível: 273,73 lts
Consumo unitário médio: 9,3 kms/litro.

Marcos Vaz
24/01/2018, 17:44
Boa tarde a todos, estou precisando de uma ajuda, minha pajero é a GLS ano 94 motor 2.8 turbo intercooler.
Descobri que meu RPM não esta funcionando pois não está chegando nele o sinal (pulso) que faz ele funcionar.
Será que alguém sabe me diser de onde vem esse sinal já que o motor não tem bobina, será que do alternador?

Martha Godoy
24/01/2018, 21:11
Oi amigo! Vi que tua publicação é de 2015, então já passou tempo suficiente pra saber o desenrolar da história, heheheh.

Eu comprei uma Full 2005 3.2 HPE automática diesel, e em dois dias ela começou a ficar fraca e com muita dificuldade pra arrancar depois de já estar andando há alguns minutos. Passamos o scanner e o erro que apareceu foi dessa borboleta, aí o mecânico simplesmente tirou a mangueirinha de pressão da borboleta e o carro parou de apresentar o problema (mas isso foi hoje, então não sei bem até onde parou). Agora me deparo com teu relato de que com os mesmos sintomas a causa era exatamente o contrário. A tua não teve mais esse problema? Mexer na mangueira realmente resolveu?

Um abraço.




Caros amigos,

Como já tinha adiantado aqui, depois que descobrimos a mangueira da válvula de pressão solta e isolada com um parafuso, após a reconexão dessa mangueira o carro aparentemente ficou normal.
Na sexta fiz um teste de 60 km e ficou ok. Pedi o Antonio para ir com ela para casa e testar, ele foi e voltou no sábado e me disse que não deu falha nenhuma mais. Então busquei o carro no sábado perto do meio dia.
Aproveitei que tinha que ir olhar uns pisos com a patroa, andamos a tarde inteira com o carro de um lado para outro, idem no domingo, hoje também tive que ir comprar mais uma leva de material agora elétrico.
O carro está normal sem falha nenhuma e espero que assim ele fique, pois viajo no domingo em ferias, dessa vez não rodarei 3700 km, apenas 1000 km.

Abs.

marlonwh
25/01/2018, 00:43
Bom dia, ai eu já não sei, mas qual é a marca que vocês me recomendam? Já vou olhar na net, quem sabe acho mais barato...
ou se é compatível com outro modelo...( só de falar Pajero Full o povo acha que tem $$) :parede:
Obrigado
Olá,

depois de ler esse tópico que destaco abaixo e de pesquisar itens à venda aqui e no exterior, acabei optando pela pioneer que é fabricada no Brasil. Também porque meu carro já tinha a máscara para centrais 2 din e não requeria maiores adaptações para a instalação. Outra prioridade é que queria manter a qualidade do som e se possível com Apple car play. Muita gente não usa o GPS ou valoriza a qualidade do som, ficando contente com modelos “intermediários”, se é que podemos chamar assim um sistema que prioriza outros aspectos de usabilidade, preço, etc. Então acabei restrito as marcas de “primeira linha” (Kenwood, alpine, clarion, pioneer...) e delas a pioneer é que foi mais fácil de encontrar por aqui. A clarion que eu tinha preferência sumiu do mercado...

Veja o que disseram colegas de outro fórum sobre as demais marcas. Vi essas marcas a venda e bem recomendadas em outros lugares. Por outras características como a máscara do painel (nem todos têm a máscara 2 din original de fábrica, depende do ano), facilidade de atualizar o gps, etc. Na loja que acabei comprando, tinha uma da caska também, com Android e tudo mais. Mas achei inferior e não tinha o CarPlay da Apple, então ficou fácil decidir.

“Quem me conhece aqui sabe que não falo bem das centrais multimidia, TODAS não prestam (na minha opnião) algumas conseguem ser menos piores, segue uma classificação da menos pior para as ruins.
Caska
Roadrover (M1, Hurricane e mais um monte de empresas ae que dizem fabricar e ou desenvolver kkkkk)
Flyaudio
Hbuster e Wilson”

”O fabricante de Booster é Winca
O fabricnte de Caska é Coagent (obs: unica empresa que utiliza a marca chinesa)
O fabricante de M1 é Roadrover
...

Se vc quer um sistema confiável e de boa qualidade, Pioneer, Alpine, Sony etc

Se quer praticidade na hora da instalação OEM Chinês.”

CENTRAIS MULTIMIDIAS/ DVD - marcas recomendadas, precos, onde comprar, experiencias | HT Forum (https://www.htforum.com/forum/threads/centrais-multimidias-dvd-marcas-recomendadas-precos-onde-comprar-experiencias.210616/)


Abraços
marlon

caporto
25/01/2018, 11:36
Oi amigo! Vi que tua publicação é de 2015, então já passou tempo suficiente pra saber o desenrolar da história, heheheh.

Eu comprei uma Full 2005 3.2 HPE automática diesel, e em dois dias ela começou a ficar fraca e com muita dificuldade pra arrancar depois de já estar andando há alguns minutos. Passamos o scanner e o erro que apareceu foi dessa borboleta, aí o mecânico simplesmente tirou a mangueirinha de pressão da borboleta e o carro parou de apresentar o problema (mas isso foi hoje, então não sei bem até onde parou). Agora me deparo com teu relato de que com os mesmos sintomas a causa era exatamente o contrário. A tua não teve mais esse problema? Mexer na mangueira realmente resolveu?

Um abraço.

Bom dia Martha,

Depois que reconectamos a mangueira que cite, o carro rodou bem por mais de 1 ano, ai tive problemas na BI. Após resolver o problema da BI não tive mais problemas não e a mangueirinha continua conectada.
Você já pediu para verificar como está a situação da sua EGR e coletor de admissão, eu mandei limpar a EGR da minha na época alem de limpar também este conjunto que possui as duas valvular de vácuo, uma controla a marcha lenta e outra controla a máxima.

Abs.

caporto
25/01/2018, 11:39
Bom dia pessoal e desculpem.
Caporto, você não lê mensagens particulares ?

Caro Ivan,

Eu respondi seu e-mail ontem mesmo. Mas confesso que não costumo olhar diariamente a caixa de mensagens particular não.

Abs.

Everson
25/01/2018, 16:48
Boa tarde amigos.
Cheguei ontem de uma viagem de aproximadamente 1800 km.
Minha Full 12/13, pneus 265 50 20, 5 portas. 4 ocupantes e bastante bagagem.
Minhas medias de consumo ficaram acredito muito semelhantes com a descrição do amigo.
Não fiz uma conferência tão detalhada, mas andei praticamente 85 % do tempo no piloto automático 110 km/h.
No computador de bordo no final marcava 11 km/l, mas acredito que se fizesse a conferência real na boca do tanque, acho que deve ter feito uns 10,6 de média. Me representa que o computador de bordo marca a maior.
Como disse, acho q a minha está no padrão. Uma vez fiz uma pequena viagem de 400 km, ida e volta, andando numa média de 90 95 e ela marcou no computador de bordo naquela vez 13,5.
Acredito que se eu tivesse colocado no piloto automático 130, não teria feito média maior que 9 e alguma coisa por litro.

Everson
25/01/2018, 16:56
Outra coisa amigos e essa vou ter q usar da sabedoria dos nobres amigos em alguma indicação de onde conseguir.
Consegui perder a tampinha "Card" da minha central multimidia. Não dá para acreditar. O troxo caiu acredito dentro do saco de lixo e se foi.
Agora estou com esse problema para ter de consegui.
Se souberem de alguém q trabalhe com esses aparelhos e puderem passar o contato ficarei muito agradecido.
555363

bisnas
25/01/2018, 21:05
Ola amigos, talvez voces possam me ajudar.
Eu estou de olho em uma Grand Vitara 2011 4x4
Fui ver uma essa semana, porem, o dono que tinha colocado a venda
acabou trocando ela em uma revenda
Passei na tal revenda e a Grand Vitara ja havia sido vendida (tava muito nova mesmo, pirei quando vi, mas ja foi)
pois bem, nessa mesma revenda tinha uma Pajero Full 2005, 4 portas, 3.2 HPE
olhei o carro e nao me agradou muito, ele nao ta batido, mas ta com o parachoque esfolado (os dois)
ela esta com 237 mil kms
preço sem troca 45 mil
com troca 50
Pergunto, vale a pena?
Alguem teve a GV3 e trocou pela full?
Nunca tive experiencia com nada a diesel tenho medo de pegar uma bucha
e na primeira revisao leva uma xapuletada e ter que deixar no canto da caragem
O sogro de um amigo meu disse que era um bom carro
ele gostava muito de pescar, mas segundo ele, caso use para viajar sem muitas pausas no motor
ela costuma a baixar oleo, procede isso?
Eu confesso que fiquei empolgado, loco pra pegar esse trem e dar um belo de um trato
calçar de pneu e cair na estrada...
Mas como disse, nao tenho experiencia com motores a diesel
e pelo que li, o consumo fica perto da GV3, a unica vantagem é o preço do diesel que esta um pouco mais baixo
ai é que ta a duvida, vale a pena? ou acaba a GV3 sendo uma melhor opção por ter uma manutenção mais em conta visto que é gasolina
se puderem contribuir com algo ficarei grato
se ajuda, eu nao ligo pra velocidade final
valeu

bisnas
25/01/2018, 22:12
Pajero Full com motor diesel disparado! - YouTube (https://www.youtube.com/watch?v=XUWvNksbsUo)

Glaicon
26/01/2018, 07:10
Pajero Full com motor diesel disparado! - YouTube (https://www.youtube.com/watch?v=XUWvNksbsUo)
Bom, pelo vídeo que você colocou, provavelmente já nem deseja mais opiniões sobre a compra da Full 2005, certo?:pipoca:

bisnas
26/01/2018, 08:27
Bom, pelo vídeo que você colocou, provavelmente já nem deseja mais opiniões sobre a compra da Full 2005, certo?:pipoca:

:chorandoderir:
Fiquei assustado, vi que pode acontecer com qualquer motor a diesel, inclusive tem vários casos com o Renegade.
Ao menos se acontecer ja sei como proceder (ou tentar) para que o motor desligue.
Como falei, nunca nem cheguei perto de um motor a diesel, tudo é novo...

enasor
26/01/2018, 09:21
... nessa mesma revenda tinha uma Pajero Full 2005, 4 portas, 3.2 HPE ... nao me agradou muito ... esta com 237 mil kms ... vale a pena? ... tenho medo de pegar uma bucha ... nao tenho experiencia com motores a diesel ...

Prezado amigo Bisnas ...
Bom dia.

Grifei "revenda" propositadamente, e veja que seu "anjo da guarda" já está te prevenindo ... Considerando que esse Pajero Full não tem "pedigree" (dono conhecido e zeloso, histórico de revisões confiável, etc.), acho recomendável seguir o conselho do amigo Glaicon ... além do mais, modelos 2007 para trás são dotados de bomba injetora semi-eletrônica, com histórico de problemas que você pode conferir aqui mesmo neste site "4x4brasil", cujo custo de reparação é bastante oneroso ... é melhor você aguardar um pouquinho mais e ir lendo esse fórum e conhecendo mais a respeito desse veículo ... enquanto isso, vai juntando um pouquinho mais de dinheiro e adquira um modelo 2008 em diante (este, ao invés de bomba injetora semi-eletrônica, já é dotado de sistema common rail, com bomba de alta pressão, que praticamente não dá problemas, e se der, o custo de reparação é bem mais baixo) ...

Forte abraço e boa sorte.

bisnas
26/01/2018, 11:34
Prezado amigo Bisnas ...
Bom dia.

Grifei "revenda" propositadamente, e veja que seu "anjo da guarda" já está te prevenindo ... Considerando que esse Pajero Full não tem "pedigree" (dono conhecido e zeloso, histórico de revisões confiável, etc.), acho recomendável seguir o conselho do amigo Glaicon ... além do mais, modelos 2007 para trás são dotados de bomba injetora semi-eletrônica, com histórico de problemas que você pode conferir aqui mesmo neste site "4x4brasil", cujo custo de reparação é bastante oneroso ... é melhor você aguardar um pouquinho mais e ir lendo esse fórum e conhecendo mais a respeito desse veículo ... enquanto isso, vai juntando um pouquinho mais de dinheiro e adquira um modelo 2008 em diante (este, ao invés de bomba injetora semi-eletrônica, já é dotado de sistema common rail, com bomba de alta pressão, que praticamente não dá problemas, e se der, o custo de reparação é bem mais baixo) ...

Forte abraço e boa sorte.

Acho que agora entendi o comentário do amigo Glaicon

Aproveitando enasor, voce cita o modelo 2008, nesse caso o modelo abaixo é 2007/2008
com a frente nova, esse modelo ja se vem equipada com esse sistema common rail
o desse anuncio por exemplo:
MITSUBISHI PAJERO FULL 3.2 GLS 4X4 16V TURBO INTERCOOLER DIESEL 4P AUTOMATICO - Webmotors - 21886182 (https://www.webmotors.com.br/comprar/mitsubishi/pajero-full/3-2-gls-4x4-16v-turbo-intercooler-diesel-4p-automatico/4-portas/2007-2008/21886182?idcmpint=t1:c17:m07:webmotors:clique_card _resultado_busca::anuncio-normal-pos-17&utm_medium=calhau&utm_campaign=clique_card_resultado_busca&utm_content=anuncio-normal-pos-17)

acho que vai demorar um poucooooo pra eu pegar esse modelo
ele é so um pouquinho a mais de dinheirinho hehehehe

mas enquanto isso aproveito pra estudar e ir procurando sites de peça
porque quando eu pegar uma, vai ser pra "casar"

se aparecer uma boa GV3 que esta dentro do meu orçamento (2010 a 2012) eu pego
e vou fazendo um caixinha 2 para daqui uns anos pegar a full

obrigado a todos
vou ficar aqui de olho no topico
:D

enasor
26/01/2018, 12:40
... enasor, voce cita o modelo 2008, nesse caso o modelo abaixo é 2007/2008
... anuncio ...
MITSUBISHI PAJERO FULL 3.2 GLS 4X4 16V TURBO INTERCOOLER DIESEL 4P AUTOMATICO - Webmotors - 21886182 (https://www.webmotors.com.br/comprar/mitsubishi/pajero-full/3-2-gls-4x4-16v-turbo-intercooler-diesel-4p-automatico/4-portas/2007-2008/21886182?idcmpint=t1:c17:m07:webmotors:clique_card _resultado_busca::anuncio-normal-pos-17&utm_medium=calhau&utm_campaign=clique_card_resultado_busca&utm_content=anuncio-normal-pos-17)

...

Essa aí do anúncio é 2007/2008, ou seja, modelo 2008 ... portanto, já é common rail ... Abs.

enasor
27/01/2018, 09:35
Bom dia, amigos ...

Conforme retro citado, consumo no retorno de viagem: 8,6 kms/litro ... "sinistro", conforme citado pelo Glaicon ...

Acabei de fazer a oitava revisão ... no tocante a procedimentos que poderiam melhorar o consumo, foi feito: “Reaprendizagem” de bicos, sob monitoramento do MUT III, limpeza do sensor MAF, trocado filtro de ar, colocado aquele Limpador do Sistema de Combustível da Mit (uma espécie de “querosene de luxo” que ajuda também na limpeza de bicos), feito alinhamento e balanceamento do conjunto rodas/pneus, pneus calibrados com 30 e 33, verificado vários pontos onde poderia ocorrer vazamentos, etc. ...

Vejam o consumo marcado no computador de bordo, após algumas voltas pela cidade: 5,8 kms/litro (sem ar condicionado ligado), quando o normal dessa viatura é marcar entre 8,0 a 9,0 kms/litro estando o sistema bem regulado ... MUT III não revelou nenhuma anomalia (Nenhum DTC encontrado) ... sensor MAP aparentemente funcionando normalmente ... abastecimento feito em posto BR, de grande rotativade de caminhões e altamente confiável ... agora, quem está achando o consumo “sinistro” sou eu ... de qualquer forma, vamos esperar e acompanhar ... torcendo para que esteja ocorrendo um mero ajustamento do sistema ...

Forte abraço a todos.

Glaicon
28/01/2018, 08:13
agora, quem está achando o consumo “sinistro” sou eu.
Forte abraço a todos.
:chorandoderir::chorandoderir::chorandoderir::chor andoderir:

enasor
28/01/2018, 08:23
:chorandoderir::chorandoderir::chorandoderir::chor andoderir:

Bom dia

Voltei na css, e me tranquilizaram ... deram uma "geral", passaram novamente o scanner e nenhum DTC encontrado ... pode ser que ainda tinha no tanque algum resto daqueles combustíveis "especiais" que a gente encontra pelas estradas ... hoje, dei uma voltinha pela cidade, nas mesmas condições de ontem (sem AC ligado, sem congestionamentos, etc.), e, contrariamente ao que foi observado ontem, o consumo mostrado no computador de bordo está bem menor que o normal (8 a 9 kms/litro), talvez por conta do tratamento feito na revisão (adição de aditivo limpante, limpeza do MAF, filtro de ar novo, alinhamento, reaprendizagem de bicos, etc.) ... parece que, aos poucos, o sistema vai se adaptando à realidade do cotidiano ... Ainda bem que foi só um susto ... rsrsrs ...

Forte abraço.

Rocha_padaratzo
28/01/2018, 23:12
Bom dia a todos do fórum,
Há uma semana atrás fiz uma revisão na suspensão da minha viatura Pajero Full 09/10. Na ocasião foram trocados barra de direção, pastilhas de freio dianteiro e traseiro, discos traseiros e lojas de freio traseiro, também coloquei dois pneus dianteiros semi novos.fiz o
Balanceamento, alinhamento e após isso fui a praia, tracionei normalmente estava tudo perfeito, mas na volta da praia o carro acendeu AS LUZES do MOTOR, ACS OFF, E A LUZ DO DIFERENCIAL FICOU PISCANDO. Desde então ao ligar o carro fica acende somente a luz do motor , mas em deslocamento ao colocar 3.000 giros acende as outras luzes citadas anteriormente e percebo q o carro fica meio lento principalmente na troca de marchas.
Coloquei o scaner e foi constatado o erro no SENSOR MAF. (Sensor do fluxo de ar) apareceram outros erros mas que foram deletados mas o do sensor maf continuou. Depois disso foi colocado o scaner por três vezes né só o erro do sensor maf persistiu. Tirei o sensor limpei bem mas continua o defeito.
Pergunto: poderá mesmo ser esse sensor? tenho receio de comprar e o problema Persistir, já verifiquei todos os sensores que estão bem conectados ,luzes funcionando,enfim tudo. Vi que pode haver inúmeras razões pra isso acontecer no fórum, estranho é que aconteceu depois q mexi na suspensão, o carro tava normal. Quero crer na coincidência, como falei, meu receio é só desse scaner estar errado. Mas se em três vezes ele tá apontando o mesmo erro eu vou comprar e ver no que dar.
Quem tiver passado por problema parecido e puder dar sugestões agradeço, confio ou não no scaner?


Boa noite a todos! O problema do Pajero foi resolvido. Ao ir na css apagaram a luz no scaner mas me informaram q ela acenderia novamente, e realmente reacendeu poucos km após sair da css. Informaram tbm que teria que marcar para verificar , mas que eu poderia ficar tranquilo pois poderia ser uma mangueirinha furada acusando o sensor de fluxo de ar. Passei alguns dias rodando com o problema enquanto arrumava um tempo para agendar.
O que aconteceu q na semana passada em movimento o carro do nada cortou cortou corrente e começou a alarmar.... fiquei no prego. Como se realmente o alarme tivesse acionado e cortado a corrente. Levei o veículo no reboque pra casa e chamei meu eletricista de confiança pra verificar. Tinha um fio de aterramento do alarme em curto, mandei desativar todo o alarme, pois não era de fabrica, era instalado no mercado paralelo pelo proprietário anterior.
Acontece que ao retirar o alarme as benditas luzes não acenderam mais, e já faz algum dias que está tudo normal e inclusive já pisei fundo e nada. Tudo normal com o pajero.
Fica o relato e a dica que nossos veículos são bastante sensíveis a algumas instalações paralelas,pois o mesmo possui muitos sensores, é muito bom sempre ler relatos, pesquisar e trocar informações, pois, inclusive uma luz queimada ou um fusível poderia ter ocasionado o defeito. Enfim, tudo resolvido e a máquina está normal. Um abraço a todos do fórum.

enasor
30/01/2018, 07:33
Boa noite a todos! O problema do Pajero foi resolvido. Ao ir na css apagaram a luz no scaner mas me informaram q ela acenderia novamente, e realmente reacendeu poucos km após sair da css. Informaram tbm que teria que marcar para verificar , mas que eu poderia ficar tranquilo pois poderia ser uma mangueirinha furada acusando o sensor de fluxo de ar. Passei alguns dias rodando com o problema enquanto arrumava um tempo para agendar.
O que aconteceu q na semana passada em movimento o carro do nada cortou cortou corrente e começou a alarmar.... fiquei no prego. Como se realmente o alarme tivesse acionado e cortado a corrente. Levei o veículo no reboque pra casa e chamei meu eletricista de confiança pra verificar. Tinha um fio de aterramento do alarme em curto, mandei desativar todo o alarme, pois não era de fabrica, era instalado no mercado paralelo pelo proprietário anterior.
Acontece que ao retirar o alarme as benditas luzes não acenderam mais, e já faz algum dias que está tudo normal e inclusive já pisei fundo e nada. Tudo normal com o pajero.
Fica o relato e a dica que nossos veículos são bastante sensíveis a algumas instalações paralelas,pois o mesmo possui muitos sensores, é muito bom sempre ler relatos, pesquisar e trocar informações, pois, inclusive uma luz queimada ou um fusível poderia ter ocasionado o defeito. Enfim, tudo resolvido e a máquina está normal. Um abraço a todos do fórum.

Grande Rocha_padaratzo
Bom dia.
Obrigado pelo "feedback".
Forte abraço ao amigo, e felicidades com sua bela viatura.

enasor
30/01/2018, 08:51
Amigos do fórum
Bom dia.

Durante a lavagem e limpeza interna de meu Pajero Full, o lavador encontrou essa pecinha plástica de 13 cms de comprimento por 4,5 cms de largura, caída perto do pedal do acelerador , sob o tapete ... ele já ia jogando fora essa peça, pensando tratar-se de uma peça quebrada de um brinquedo de criança ... em princípio até pensei o mesmo ... de algum brinquedo de algum de meus sobrinhos ou de meus filhos ... não comentei nada aqui, porque queria descobrir de onde era essa peça ... pesquisei, e descobri que se trata de uma peça que suporta as tubulações de entrada/saída de água do radiador de ar quente, o qual fica localizado sob o painel, inferiormente, do lado do motorista, nas proximidades do conector OBD II ... diferentemente do OBDII (que fica exposto), essa peça fica encoberta pelo acabamento de plástico ... com certeza, foi “cuspida” em razão do baque no momento da passagem por alguma “cratera” dessas "boas" estradas brasileiras por onde passei durante a viagem, vindo a cair nas proximidades do pedal do acelerador ... certamente a tubulação movimentou-se e forçou a peça no sentido contrário à sua fixação provocando ali o rompimento, onde é muito frágil ... encontrei dificuldade em encontrar essa peça em css, tendo em vista que não foi possível identificar seu part number (fica aí um desafio ao mestre Caporto ... rsrsrs) ... essa peça tem apenas as seguintes inscrições gravadas nela “>PP-T20K< 559” ... com sorte, já consegui outra num desmanche ... conforme citei, o que se observa, é que a fixação dessa peça ao sistema do radiador de ar quente é bastante frágil (apenas um parafusinho segura seu miolo, o qual, por ser plástico, quebra-se muito facilmente) ... tendo em vista que essa peça é uma simples acomodação das tubulações do ar quente, muitos a perdem e nem dão conta disso, pois o sistema de ar quente continua funcionando normalmente, mesmo com a ausência da mesma ... fica, então, a dica para que evitem trancos fortes, pois essa peça é muito fácil de quebrar e difícil de encontrar, além do que, somente é vendida com o conjunto completo do radiador do ar quente ...

Forte abraço a todos.

enasor
30/01/2018, 10:03
só complementando, a título de curiosidade ...

Vejam a mesma ocorrência com outros proprietários, em sites russos ...

???? ???????? ??? ??? ?????????? ????????? ?????? - ???????? ?????????? (http://vnedorozhnik.net.ua/index.php?s=&showtopic=8266&view=findpost&p=159947)

www.pajero4x4.ru • Просмотр темы - Неизвестная запчасть! Помогите разобраться и найти! (http://pajero4x4.ru/bbs/phpBB2/viewtopic.php?f=60&t=111895)

Para entenderem mais ou menos o que dizem, basta abrirem o site, clicar na tela com o botão direito do mouse e, em seguida, clicar sobre a opção "Traduzir para o português" ...

Abs.

Marcio Couto
30/01/2018, 10:09
Bom dia a Todos, entrei no grupo pois chegou a hora de comprar minha Full! Tenho uma Outlander 2008 3.0 Gas que me faz muito feliz, peguei zero, está com 200.000 Km sem nenhum problema. Estou curioso, pois ja li aqui que a Full, talvez não seja um carro para o dia a dia, moro no interior e meus planos é aposentar minha linda outlander, para que descanse um pouco, não vou vende-la. A Full é um carro que posso usar no dia a dia? Meu dia a dia é bem tranquilo, sem transito ou maiores problemas dos grandes centros Urbanos. Estou olhando uma 3.2 HPE 5p 2013/14. Obrigado e feliz por finalmente estar participando do grupo. Obrigado.

enasor
30/01/2018, 11:53
Bom dia a Todos, entrei no grupo pois chegou a hora de comprar minha Full! Tenho uma Outlander 2008 3.0 Gas que me faz muito feliz, peguei zero, está com 200.000 Km sem nenhum problema. Estou curioso, pois ja li aqui que a Full, talvez não seja um carro para o dia a dia, moro no interior e meus planos é aposentar minha linda outlander, para que descanse um pouco, não vou vende-la. A Full é um carro que posso usar no dia a dia? Meu dia a dia é bem tranquilo, sem transito ou maiores problemas dos grandes centros Urbanos. Estou olhando uma 3.2 HPE 5p 2013/14. Obrigado e feliz por finalmente estar participando do grupo. Obrigado.

Prezado amigo Marcio
Bom dia.

Adquiri o meu em março/2015, semi-novo, com 38.500 kms ... minha meta era adquirir a nova SW4, que foi lançada em 2016 ... posso lhe dizer que tomei a melhor decisão ... gastei muito menos dinheiro na aquisição de um veículo superior e que até agora só me proporcionou muita segurança, conforto e tranquilidade, tanto em minhas viagens, quanto no meu dia-a-dia, e com um custo de propriedade muito menor (IPVA, seguro, etc.) ... já rodei 31.000 kms com esse veículo e até agora, só gastos com manutenções preventivas (preços tabelados e justos nas css Mit), além, claro, de despesas com peças de reposição normais em qualquer veículo (pneus, bateria, pastilhas de freios, etc., a preços bem acessíveis pelo naipe do veículo) ... zero gastos com manutenção corretiva ... para não dizer que nunca quebrou um parafusinho sequer, quebrou essa peça aí que comentei logo atrás, talvez quando passei por uma cratera enorme na estrada, e que me custou meros R$ 20,00 no mercado livre ... esse veículo é excelente para viajar com a família, com muita bagagem a bordo ... no uso dia-a-dia, você acaba “vestindo” o veículo e, aquela sensação de veículo grande, difícil de manobrar, acaba caindo por terra ... verás que é um veículo extremamente confortável, muito fácil de disterçar, dotado de uma excelente Central Multimídia integrada com câmera de ré e sensor de proximidade que proporciona muita facilidade em manobrar em qualquer local, com ampla área envidraçada, sem praticamente “pontos cegos”, etc. ... em razão do exposto, já estou pensando, num futuro próximo, num modelo 2017, também semi-novo, é claro ... no dia-a-dia, só lhe recomendo que não ponhas esse veículo para rodar em terrenos acidentados, com “costelas de vaca”, buraqueira, etc., pois, com certeza, terás problemas com barulhos internos (isolamento acústico mal resolvido pela fábrica) ... mas, nada que um bom “tira-grilos” não resolva ... outra coisa: Faça as trocas de óleo do motor a cada 5.000 kms com o fluido especificado no manual do veículo, pois, esse óleo não só lubrifica o motor, como também, o turbo e a corrente de comando (outra grande vantagem desse veículo em relação aos congêneres, pois você nunca será surpreendido com quebra de correia dentada) ... quando puderes, leia com calma esse tópico, pois tem muita dica útil aqui, que, com certeza, vai ajudá-lo a preservar essa nave ... podes comprar que não vais se arrepender ... excelente custo x benefício ...

Forte abraço e boa sorte.

Marcio Couto
30/01/2018, 12:20
Obrigado Enasor, estou realmente animado, confesso, melancólico por deixar Minha outlander quieta. Um Auto incrível. Ansioso pela Full, aguardando a finalização do negocio.

Grande abraço e devo estar mais por aqui.

caporto
30/01/2018, 22:40
Achei este vídeo interessante da troca do fluido por dialise do câmbio automático da L200 Triton que é idêntico ao câmbio de algumas Full.

TROCA DE FLUIDO DE TRANSMISSÃO AUTOMÃTICA L200 TRITON,ÓLEO DE CÂMBIO - YouTube (https://youtu.be/ke-VPqXZA-k)

Abs

marlonwh
31/01/2018, 00:25
Amigos do fórum
Bom dia.

Durante a lavagem e limpeza interna de meu Pajero Full, o lavador encontrou essa pecinha plástica de 13 cms de comprimento por 4,5 cms de largura, caída perto do pedal do acelerador , sob o tapete ... ele já ia jogando fora essa peça, pensando tratar-se de uma peça quebrada de um brinquedo de criança ... em princípio até pensei o mesmo ... de algum brinquedo de algum de meus sobrinhos ou de meus filhos ... não comentei nada aqui, porque queria descobrir de onde era essa peça ... pesquisei, e descobri que se trata de uma peça que suporta as tubulações de entrada/saída de água do radiador de ar quente, o qual fica localizado sob o painel, inferiormente, do lado do motorista, nas proximidades do conector OBD II ... diferentemente do OBDII (que fica exposto), essa peça fica encoberta pelo acabamento de plástico ... com certeza, foi “cuspida” em razão do baque no momento da passagem por alguma “cratera” dessas "boas" estradas brasileiras por onde passei durante a viagem, vindo a cair nas proximidades do pedal do acelerador ... certamente a tubulação movimentou-se e forçou a peça no sentido contrário à sua fixação provocando ali o rompimento, onde é muito frágil ... encontrei dificuldade em encontrar essa peça em css, tendo em vista que não foi possível identificar seu part number (fica aí um desafio ao mestre Caporto ... rsrsrs) ... essa peça tem apenas as seguintes inscrições gravadas nela “>PP-T20K< 559” ... com sorte, já consegui outra num desmanche ... conforme citei, o que se observa, é que a fixação dessa peça ao sistema do radiador de ar quente é bastante frágil (apenas um parafusinho segura seu miolo, o qual, por ser plástico, quebra-se muito facilmente) ... tendo em vista que essa peça é uma simples acomodação das tubulações do ar quente, muitos a perdem e nem dão conta disso, pois o sistema de ar quente continua funcionando normalmente, mesmo com a ausência da mesma ... fica, então, a dica para que evitem trancos fortes, pois essa peça é muito fácil de quebrar e difícil de encontrar, além do que, somente é vendida com o conjunto completo do radiador do ar quente ...

Forte abraço a todos.

Enasor,

Agora que você falou dessa peça, lembrei de um "causo" com minha full. Nem lembrava mais...

Na primeira viagem que fiz com ela, recém comprada há menos de 15 dias. Depois de rodar um bom tanto, na estrada real, cerra do cipó, chegando nas proximidades de Diamantina apareceu essa peça ai. Caiu no meu pé no meio da estrada. Uns 10 minutos antes de pararmos para tirar essa foto que anexei ai (estou ali, 4o carro da fila). Imagina o susto, uns 1000 KM para voltar para casa e uns 3000 e tantos para completar o roteiro completo até a chapada diamantina. Fiquei assustado procurando de onde veio e não achava. E o medo de parar e fazer o comboio inteiro esperar! A peça estava quebrada da mesma forma, encontrada no mesmo local. Fui e voltei procurando o local da danada... Nada de achar.

Quando cheguei de viagem fui até a CCS, nem sabiam que peça era. Então fui até o Ruy, da RL Motors, especializada em Mit aqui de Curitiba. De cara olhou e já sabia de onde era. Deu uma risada e falou que a quebra é comum em quase todas, questão de tempo, e não acarreta problemas ao carro. Ainda assim pedi para ele consertar. Acabou que ele nem me cobrou nada a mais por isso, ficou pela revisão completa mesmo.

De lá para cá, só ele coloca a mão na minha full. Sempre honesto e com bons preços. Conhecedor do carro. Nenhuma surpresa, nunca me deixou na mão.

Mas valeu pela lembrança, dos bons momentos que tive desde que comprei a full. Claro que preocupei com a peça, mas foi uma viagem fantástica e já até tinha esquecido deste detalhe.

Grande abraço


555561

enasor
31/01/2018, 08:08
Enasor,

Agora que você falou dessa peça, lembrei de um "causo" com minha full. Nem lembrava mais...

Na primeira viagem que fiz com ela, recém comprada há menos de 15 dias. Depois de rodar um bom tanto, na estrada real, cerra do cipó, chegando nas proximidades de Diamantina apareceu essa peça ai. Caiu no meu pé no meio da estrada. Uns 10 minutos antes de pararmos para tirar essa foto que anexei ai (estou ali, 4o carro da fila). Imagina o susto, uns 1000 KM para voltar para casa e uns 3000 e tantos para completar o roteiro completo até a chapada diamantina. Fiquei assustado procurando de onde veio e não achava. E o medo de parar e fazer o comboio inteiro esperar! A peça estava quebrada da mesma forma, encontrada no mesmo local. Fui e voltei procurando o local da danada... Nada de achar.

Quando cheguei de viagem fui até a CCS, nem sabiam que peça era. Então fui até o Ruy, da RL Motors, especializada em Mit aqui de Curitiba. De cara olhou e já sabia de onde era. Deu uma risada e falou que a quebra é comum em quase todas, questão de tempo, e não acarreta problemas ao carro. Ainda assim pedi para ele consertar. Acabou que ele nem me cobrou nada a mais por isso, ficou pela revisão completa mesmo.

De lá para cá, só ele coloca a mão na minha full. Sempre honesto e com bons preços. Conhecedor do carro. Nenhuma surpresa, nunca me deixou na mão.

Mas valeu pela lembrança, dos bons momentos que tive desde que comprei a full. Claro que preocupei com a peça, mas foi uma viagem fantástica e já até tinha esquecido deste detalhe.

Grande abraço



Grande marlonwh ...
Bom dia.
Muito obrigado por compartilhar mais essa sua interessante experiência conosco ...
Forte abraço ao prezado amigo.

enasor
31/01/2018, 08:18
Achei este vídeo interessante da troca do fluido por dialise do câmbio automático da L200 Triton que é idêntico ao câmbio de algumas Full.

TROCA DE FLUIDO DE TRANSMISSÃO AUTOMÃTICA L200 TRITON,ÓLEO DE CÂMBIO - YouTube (https://youtu.be/ke-VPqXZA-k)

Abs

Grande amigo Caporto
Bom dia.

Como sempre, generosamente trazendo novidades ao conhecimento de nossa comunidade.

É interessante esse processo mecânico de troca de fluido da transmissão ... essas máquinas (conhecidas pela alcunha de “Máquina de Flushing”) estão se difundindo pelo Brasil, e o tempo de troca utilizando as mesmas é bastante rápido, além do processo ser muito limpo e fácil, onde um simples funcionário, que entenda pouco de transmissão automática, pode fazer o serviço, razão pela qual esse tipo de troca de óleo está se tornando até mais barato que o método convencional ...

O caso apresentado por você, para nosso orgulho, trata-se de uma “Máquina de Flushing” desenvolvida e patenteada por um brasileiro chamado Roberval Cazzolino, fundador da empresa ATF Brasil ... MAQUINA DE TROCA DE OLEO CAMBIO AUTOMATICO | Brasil | ATF BRASIL (https://www.atfbrasil.com.br/) ...

Quem tiver interesse em ver mais vídeos para ver essa máquina trabalhando pode acessar o “link” abaixo:

ATF BRASIL
- YouTube (https://www.youtube.com/channel/UCBM0jllqPETIE66rsYSF71w/videos)

Achei muito interessante e inteligente essa patente, pois mostra a máquina trabalhando num processo simples e transparente ... Só tenho uma pequena crítica ... e um temor ...

A crítica ...

Num primeiro momento coloca-se o motor do veículo para funcionar, até que a bomba deixe de succionar o fluido velho existente no cárter ... quando isso ocorre, liga-se a máquina para injetar no sistema o fluido novo sob pressão ... veja que, após certo tempo, o cárter é enchido novamente com o fluido novo, desta feita, por ação da máquina, quando, então, esse fluido novo, por ação da bomba, irá “empurrar” o fluido velho ainda retido no conversor de torque, “expulsando-o” para o reservatório de captação ... PORÉM, até o momento que a máquina consiga encher novamente o cárter, a bomba de óleo do veículo trabalha “em seco”, o que não é nada interessante ... se eu colocasse meu Pajero Full sob os préstimos dessa máquina, eu, preventivamente, exigiria que o cárter fosse esgotado e enchido novamente com fluido novo, manualmente, e, somente depois disso colocaria essa máquina para trabalhar ...

O temor ... e aí é com relação a todas as “máquinas de flushing” ...

Verifica-se que existe um diferencial importante entre o processo convencional, feito manualmente, e o processo por “Máquina de Flushing”, feito mecanicamente, senão, vejamos:

- Pelo processo convencional numa ponta é feita a captação do fluido velho e, na outra, o fluido novo é direcionado para o cárter por gravidade, através de um bujão de enchimento ou pelo furo da vareta de inspeção de nível da TA;

- Já no processo mecânico, visto no vídeo, da mesma forma que no convencional, numa ponta é feita a captação do fluido velho, enquanto que, na outra, o fluido novo é direcionado para o cárter através de uma pressão exercida pela máquina.

O fator importante é que, antes de cair no cárter, o fluido passa pelo corpo da transmissão. E é aí que reside o temor de utilizar a máquina, principalmente em veículos com quilometragem rodada mais alta, pois, a ação da pressão exercida pela máquina poderá ser muito diferente da pressão normalmente utilizada pelo sistema, podendo promover a soltura de eventuais borras, ou partículas em repouso, ali decantadas, que poderão ser deslocadas para locais impróprios do corpo de válvulas onde poderão desencadear efeitos indesejáveis, razão pela qual a própria APTTA (Associação de Profissionais Técnicos em Transmissão Automática) manifesta-se desfavoravelmente ao uso dessas máquinas ... veja, no arquivo anexo, o posicionamento deles ...

“28-Devo fazer um “flush” (limpeza com liquido especial e troca de fluido) em minha transmissão ou com manutenção normal?

... “flush” na transmissão envolve ligar uma máquina especial nas linhas de arrefecimento da transmissão e efetuar uma troca completa de fluido ... algum material solto pode se deslocar de seu local de repouso e contaminar o corpo de válvulas ...” (isso, em razão da pressão exercida pela máquina para injeção do fluido novo no sistema) ... Pessoalmente, não aconselhamos o “flush”. Acreditamos na manutenção convencional da transmissão como melhor procedimento. Remova o cárter, troque o filtro, substitua a junta e reinstale o cárter, enchendo-o de fluido novo. Feita corretamente, não haverá risco de vazamentos.
...

33-Qual é a diferença entre uma manutenção preventiva da transmissão e o processo de “flush”?

Uma manutenção preventiva da transmissão consiste em um teste drive, remoção do cárter da transmissão, remoção do fluido (cerca de metade do total), troca do filtro e junta do cárter, adição de fluido novo, novo teste drive e ajuste do liame de acionamento da alavanca e cintas se necessário.
As vantagens: O filtro é trocado junto com o fluido, de maneira similar à uma troca de óleo de motor e o veículo é testado bem como os componentes periféricos são ajustados (se necessário. Usualmente, este serviço é feito em uma oficina que possui mais conhecimento a respeito de transmissões automáticas.
A desvantagem: Somente uma parte do fluido é trocada.

Processo de flush (lavagem da transmissão com um liquido especial por meio de máquina e troca do fluido) consiste em se ligar uma máquina à transmissão e remover virtualmente todo o fluido velho dela, substituindo-o por fluido novo. A menos que o cárter seja removido, o filtro não é substituído. Em algumas oficinas, o veículo não é testado e nem os periféricos ajustados.
A vantagem: Praticamente todo o fluido da transmissão é substituído.
As desvantagens: Na maioria das vezes este serviço é realizado por uma oficina que possui menos conhecimento sobre transmissões automáticas e nenhum serviço adicional é realizado.
Ocasionalmente, sintomas de funcionamento anormal aparecem porque o corpo de válvulas ou outros itens de controle são contaminados por limalhas ou resíduos de desgaste que são movimentados e circulam durante o processo de “flush”.”

Outra matéria que comenta desfavoravelmente ao uso dessas máquinas ...

Vale a pena trocar o fluido do cambio automatico via flushing? | Quatro Rodas (https://quatrorodas.abril.com.br/auto-servico/vale-a-pena-trocar-o-fluido-do-cambio-automatico-via-flushing/)

E, também, há aqueles profissionais que comentam desfavoravelmente tanto com relação ao método convencional, quanto ao uso dessa máquina aí do vídeo, sendo que, no caso em questão, apresenta fortes razões favoráveis ao uso de máquinas com funcionamento semelhante à dele ... rsrsrs ...

Troca de oleo de cambio automatico tudo o que voce precisa saber (video mais completo do youtube) - YouTube (https://www.youtube.com/watch?v=OKbBVeENC4U&feature=youtu.be&t=4368)

Particularmente, embora prefira o velho, bom e confiável método convencional, pode até ser que eu utilize uma dessas máquinas para a troca de fluido da TA de meu Pajero Full, tendo em vista que a troca será absolutamente preventiva e o veículo está pouco rodado, câmbio bem tratado, com o fluido velho ainda em bom estado, de forma que é muito pouco provável a possibilidade de carreamento de objetos estranhos (borras, etc.) para o corpo de válvulas em razão da pressão exercida pela máquina durante a inserção do fluido novo ...

Forte abraço.

Léo Lemer
31/01/2018, 08:35
Oi, bisnas!
Não tenho vasta experiência como alguns aqui no fórum, mas vou te falar da minha Full GLS 2006/2006 Diesel, que eu comprei no início de 2013 com 120.000 Km na CSS Yen - Barra da Tijuca, com a manutenção impecável na mesma, com o manual todo carimbado. Paguei 60 mil reais.
Como você citou que nunca teve nenhum carro à Diesel, sugiro arrumar alguém de sua confiança para avaliar o carro para você. A Pajero Full é um espetáculo, mas ela cheia de defeitos vai te trazer um custo alto e aporrinhação, e logo estará com raiva do carro.
Do modo geral, é um carro como qualquer outro. O manual de proprietário carimbado pela CSS te dará um norte sobre as manutenções. Se possível, levante o carro para ver as suspensões, se há vazamento em algum local e as condições debaixo do carro, para ver se não há indícios de uso severo, tipo um rally.
A atenção especial fica por parte do sistema de combustível da Pajero. Ferrugem no bocal e no tanque podem te trazer problemas na bomba injetora, o que é "comum" acontecer até o ano 2006, como você já deve ter ligo aqui no fórum. Por exemplo, a minha começou a falhar quando eu colocava em D ou em R, com o pé no freio. Hoje está fazendo um reparo na bomba injetora. Graças a Deus não é nada demais. Devo gastar no máximo 2 mil reais, incluindo a mão de obra. Mas já li e ouvi relatos que tem gente que cobra até 20 mil reais, dependendo da situação.
Mas vamos a parte boa (o que é por isso que o pessoal compra uma zero por 260 mil reais!! rs): depois que você tiver uma, não vai querer outra coisa. Conforto e segurança estão em primeiro lugar. Para viajar 12 h seguidas é super tranquilo. Além de ser à Diesel, no que vai te economizar no bolso.
Tudo no carro é bem pensado. Os bancos traseiros que são rebatíveis e reclináveis, dão um show à parte.
Em 5 anos é a primeira vez que eu faço uma manutenção corretiva. O carro nunca quebrou comigo. Só fiz as manutenções preventivas e periódicas, que são um pouco mais caras que um carro mais popular. Mas o preço paga o prazer de ter uma Full.
Eu acho que é um carro grande mas que cabe em qualquer espaço. Sua altura e largura geralmente cabem em qualquer garagem de prédios e todos os shoppings que eu já fui aqui no Rio ou SP. O porta malas é difícil de você lotar. Tem muito espaço. O 6º e 7º lugares cabem adultos, mas não são confortáveis para longas distâncias.
Se você mora em algum local que tenha enchentes com chuvas, pode ter certeza que não ficará boiando na rua. O carro é que qualquer situação mesmo! Lama, chuva, terra? É com a Full mesmo.
Em resumo, procure uma em bom estado que você será muito feliz! Hoje, eu só troco por outra mais nova. Enquanto eu puder, Pajero Full para sempre!
Grande abraço e boa sorte aí na procura.
Alguém tem mais a acrescentar ou retificar? rs

enasor
31/01/2018, 08:40
Oi, bisnas!
...
Alguém tem mais a acrescentar ou retificar? rs

Bom dia.

Só a endossar, e assinar embaixo ...

Forte abraço ao amigo.

Rocha_padaratzo
31/01/2018, 12:25
Com certeza, Doze títulos do Paris Dakar fora os segundo e terceiro lugares não é para qualquer veículo.
Da minha preta 09/10 eu só saio pra uma mais nova de ano. Uma branca Pérola com os bancos beges ou aquela marrom metálico ! Full é Full, só sabe quem tem.

bisnas
31/01/2018, 23:29
Devo gastar no máximo 2 mil reais, incluindo a mão de obra. Mas já li e ouvi relatos que tem gente que cobra até 20 mil reais, dependendo da situação.

boa noite léo!

Muito grato pela sua ajuda, desculpa minha ignorância mais uma vez,
talvez ate seja uma pergunta indiscreta ou indecente, mas irei fazer....

Marquei o texto em negrito pois me chamou a atenção a questão dos valores
a pergunta que nao quer calar, a voce e a quem tem uma full e queira me responder,
acredito que talvez seja a duvida de muitos, mas, qualquer coisa me responda privado

sei que aqui no forum tem pessoas te todas as classes sociais
As vezes o "cidadao" ate consegue adquirir (uns com muito outros com pouco sacrificio),
pois foi evoluindo com o passar do tempo chevette, uno, escort, gol quadrado, gol bola ...... e por ai vai,
ate alcançar algo na faixa de 35 mil reais (meu caso)
a diferença de 35 para 50 é um salto digamos que possivel
sei que tudo tem desgaste, e tudo pode quebrar

mas tendo em vista que esse seu reparo ficou em 2 mil dinheiros (e de outro colega em 20)
uma familia de 3 pessoas com uma renda familiar de R$ 2500
consegue manter um carro desse? (sem contar emplacamento e seguro no caso)

Léo Lemer
01/02/2018, 01:05
Oi, bisnas!
Não tem problema algum perguntar.
Acho que cada um tem sua realidade e vai, ou pelo menos deveria, comprar o que o seu bolso cabe.
Sobre a relação valor do carro x estado geral não tem nada a ver se ele está melhor ou não que outro. É claro q um mais antigo pode estar mais depreciado que um novo. Acho que você deve colocar em questão é se o carro está com a manutenção em dia. Agora a certeza ninguém tem, até um zero pode ficar dando dor de cabeça, salvo a questão que a CSS tem que se virar para deixar tudo certo.
Precisar se vai gastar 2 ou 20 é difícil. Mas uma boa manutenção preventiva diminuirá, e muito, o risco de você gastar muito. Tem gente que não tem o cuidado, por exemplo, de trocar o filtro do Diesel com mais regularidade, ou até mesmo o óleo do motor. Isso é um risco que não vale a pena.
Mas a minha dica é tentar descobrir se a viatura é bem cuidada. Se for, pode pegar que é só alegria. Acho que até se estiver um pouco mal cuidada é difícil de quebrar assim do nada. rs
Compra uma Full que você vai adorar! Depois você me diz o que achou...

Abraços!

Deixo novamente o espaço para os outros mais experientes também comentarem. rs

Glaicon
01/02/2018, 06:51
Oi,Tem muito espaço. O 6º e 7º lugares cabem adultos, mas não são confortáveis para longas distâncias.
Alguém tem mais a acrescentar ou retificar? rs
Na minha, só se forem dois canarinhos ADULTOS.
Porque, se for gente, aí o bicho pega!:mrgreen:

marlonwh
01/02/2018, 09:37
boa noite léo!

Muito grato pela sua ajuda, desculpa minha ignorância mais uma vez,
talvez ate seja uma pergunta indiscreta ou indecente, mas irei fazer....

Marquei o texto em negrito pois me chamou a atenção a questão dos valores
a pergunta que nao quer calar, a voce e a quem tem uma full e queira me responder,
acredito que talvez seja a duvida de muitos, mas, qualquer coisa me responda privado

sei que aqui no forum tem pessoas te todas as classes sociais
As vezes o "cidadao" ate consegue adquirir (uns com muito outros com pouco sacrificio),
pois foi evoluindo com o passar do tempo chevette, uno, escort, gol quadrado, gol bola ...... e por ai vai,
ate alcançar algo na faixa de 35 mil reais (meu caso)
a diferença de 35 para 50 é um salto digamos que possivel
sei que tudo tem desgaste, e tudo pode quebrar

mas tendo em vista que esse seu reparo ficou em 2 mil dinheiros (e de outro colega em 20)
uma familia de 3 pessoas com uma renda familiar de R$ 2500
consegue manter um carro desse? (sem contar emplacamento e seguro no caso)


amigo,

se está com a grana curta, evite certos anos de viatura a diesel como consta aqui nos post anteriores do fórum. O risco de ter que a arrumar a BI é alto. E é uma manutenção cara.

Cada um tem suas prioridades e manter um carro custa dinheiro. Não sei qual a necessidade de um veículo desse porte, qual o uso, se precisa 4x4. De modo geral, acho que sua necessidade deve ser avaliada antes de optar por compra. Ainda ontem conversei com uma pessoa que, por ter uma barraca na feira, precisa de um veiculo com capacidade de carga. Justificaria priorizar o investimento no veículo, já há pessoas que previsam de outra coisa.

Em minha humilde opinião, uma família de 3 que tem renda de 2500 poderia usar o dinheiro melhor de outra forma. Lembre-se. Um carro destes tem custos mais elevados com pneus, freios e outros itens quando comparado aos populares do mercado. Mas como falei, o que manda é a sua necessidade e quais requisitos o veículo precisa atender.

Também considero um veículo barato de manter e confiável quando considero o porte e capacidade da viatura. Mas não arriscaria comparar o custo de manutenção ao de um uno, por exemplo. É um grande veículo, estou satisfeito e indico, mas sempre leve em conta se é realmente o que precisa.


Abracos

enasor
01/02/2018, 10:43
... uma família de 3 que tem renda de 2500 poderia usar o dinheiro melhor de outra forma. Lembre-se. Um carro destes tem custos mais elevados com pneus, freios e outros itens quando comparado aos populares do mercado ... considero um veículo barato de manter e confiável quando considero o porte e capacidade da viatura. Mas não arriscaria comparar o custo de manutenção ao de um uno, por exemplo. É um grande veículo, estou satisfeito e indico, mas sempre leve em conta se é realmente o que precisa ...

Sábio conselho ... com uma renda familiar dessa, também acho temerário ... além das manutenções preventivas normais (trocas de óleo, filtros, etc.) há outros gastos em peças de reposição normais (Pneus, bateria, pastilhas, amortecedores, coxins, plalhetas, alinhamento/balanceamento, correias, etc.), os quais são em conta comparativamente a SUVs congêneres, PORÉM, conforme bem lembrado pelo amigo marlonwh, não são nada baratinhos comparativamente a um veículo popular ... por exemplo, para quem precisa trocar pneus, só um Pirelli 265/50/20 está por volta de R$ 1.000,00 ... e qualquer veículo com mais ano de uso e mais rodado, naturalmente, vez ou outra, vai demandar gastos com peças de reposição, mesmo sendo um Pajero Full que é um "trator de luxo" difícil de quebrar ... realmente, há que se pensar, planejar e dar uma boa olhada no bolso para ter um veículo desse ... e se alguém der uma "ralada" na funilaria, prepare o bolso, pois muitos funileiros brilham os olhinhos (a ponto de serem vistas cifra$$$ em suas retinas) quando vêem um Pajero Full adentrando sua oficina ... por terem poucos rodando no cotidiano e por ser um veículo robusto e estiloso, acham que quem tem um Pajero Full está montado na grana ... rsrsrs ... e certos mecânicos também, conforme bem citou o amigo Léo "... bomba injetora ... tem gente que cobra até 20 mil reais" ... e achar "moscas brancas" de bom "pedigree", como, por exemplo, as dos amigos Léo e Caporto, bem cuidadas e que, garantidamente, tão cedo não vão dar problemas, principalmente em bomba injetora, é muito difícil ... pelo exposto, no particular caso do amigo bisnas, e considerando suas próprias palavras "nao tenho experiencia com motores a diesel", também aconselho a não arriscar ...
Abs.

Glaicon
02/02/2018, 07:05
e se alguém der uma "ralada" na funilaria, prepare o bolso, pois muitos funileiros brilham os olhinhos (a ponto de serem vistas cifra$$$ em suas retinas) quando vêem um Pajero Full
Abs.
É verdade.
Só porque a gente tem uma Full, as pessoas já te olham diferente.
Um dia parei na sinaleira, vidro aberto, e veio um pedinte:
"E aí, MAGNATA, dá um dinheirinho, para ajudar no lanche?":D

enasor
02/02/2018, 08:59
... e se alguém der uma "ralada" na funilaria, prepare o bolso, pois muitos funileiros brilham os olhinhos (a ponto de serem vistas cifra$$$ em suas retinas) quando vêem um Pajero Full ...


É verdade.
Só porque a gente tem uma Full, as pessoas já te olham diferente.
...

Bom dia ...

Pois é, meu caro amigo Glaicon ...

Por falar em funilaria, lembrei-me que no início do ano passado, em um passeio pela belíssima região de Cabo Frio, ao dar uma ré, sem ligar a câmera de ré, e entusiasmado com a beleza do lugar, não me ative ao aviso sonoro de proximidade de obstáculos e acabei encostando a capa do estepe num galho que provocou uma pequena marca de aproximadamente 1,5 centímetros quadrados ... toda vez que batia o olho ali me causava um incômodo, vendo o restante da viatura nos “trinques” ... aproveitando que ainda estou em férias, procurei meu funileiro de confiança para reparar aquilo e retocar mais alguns pequenos risquinhos pelas redondezas ... resultado da “brincadeira”: Um trabalho de aproximadamente duas horas que me custou R$ 200,00 ... fiquei lá no “pé do toco” esperando e acompanhando o trabalho o tempo todo ... Fica um aviso a quem gosta dessa cor branca perolizada ... é linda, pois, dependendo da claridade, se apresenta em tonalidades diferentes, desde um cinza até um bege bem clarinhos, PORÉM, é do tipo "tricoat", razão pela qual é um "parto" conseguir colocar essa tinta na tonalidade correta para aplicação ... o próprio dono da oficina preferiu fazer esse trabalho, e é nessas horas que a gente aprende a valorizar o trabalho de um bom profissional, pois, todo o cuidado com um veículo desse é pouco ...

Forte abraço.

FaRoFFeRo
02/02/2018, 10:46
ao sr Caporto,

Preciso de dicas de onde revisar minha bomba injetora em Brasilia ou arredores.
Você pode me ajudar? Eu sou proprietário de uma Pajero Sport.

caporto
02/02/2018, 11:26
Caro FaRoFFeRo,

Como seu carro é uma Pajero Sport ou é 2.5 ou 2.8 e estas BI possuem manutenção mais simples.
Eu recomendo vc ir na Mitsam, lá o Antônio pode lhe indicar ou o Valtair que faz serviço de BI para ele ou outro de confiança.
Porque não vou lhe indicar nenhum bombista direto? Simples, é porque nunca fiz serviço na minha BI aqui em bsb, a BI da minha Full foi feita pelo Bruno da Koringa Bombas em Ponta Grossa PR.
Espero que dê tudo certo aí com seu carro.

Abs.

caporto
02/02/2018, 11:38
É verdade.
Só porque a gente tem uma Full, as pessoas já te olham diferente.
Um dia parei na sinaleira, vidro aberto, e veio um pedinte:
"E aí, MAGNATA, dá um dinheirinho, para ajudar no lanche?":D

É senhores,

Eu falo isso aqui desde que comprei minha Full.
Que junto com o carro veio de brinde um doutorado e uma empresa para minha pessoa. Pois de uma hora para outra virei patrão e doutor.
E por conta disso tome preço diferenciado para todo tipo de serviço.
Até no trabalho vc ouve piadinhas dos colegas, tipo Pajero Full é carro de rico e isso vindo de pessoas que pagam 100k em um golf, outro que vai lá e paga 80k em um pólo enquanto minha Full vale apenas 40k.
Abs.

FaRoFFeRo
02/02/2018, 12:07
Ok! Caporto, Muito obrigado pela força.

enasor
02/02/2018, 12:34
...
Só porque a gente tem uma Full, as pessoas já te olham diferente.
Um dia parei na sinaleira, vidro aberto, e veio um pedinte:
"E aí, MAGNATA, dá um dinheirinho, para ajudar no lanche?":D


... junto com o carro veio de brinde um doutorado e uma empresa para minha pessoa. Pois de uma hora para outra virei patrão e doutor.
...
Até no trabalho vc ouve piadinhas dos colegas, tipo Pajero Full é carro de rico ...

Bom dia.

Pois é, meus caros amigos Caporto e Glaicon ...

Taí mais um grande diferencial em ter um Pajero Full ... A Mit, tal qual a Mercedes-Benz, respeitosamente aos seus clientes, há longa data, e até hoje, procurou não fazer grandes alterações nesse segmento de SUVs, principalmente no design ... Assim, seus Fulls 2003 e 2008, respectivamente, são vistos com a mesma distinção de um zerado que, na loja, é vendido por um preço em torno de R$ 250.000,00 ...

Aproveito o ensejo para relembrar nossos comentários:

http://www.4x4brasil.com.br/forum/mitsubishi/148669-pajero-full-comentarios-gerais-235.html#post2460257

Vida longa aos nossos exclusivos Fulls ...

Forte abraço a todos.

bisnas
02/02/2018, 21:24
Boa noite amigos,
sou grato por cada um dar sua opinião e seu pensamento
vou explicar minha situação
quem sabe os colegas possam me dar uma luz

aconteceu que eu venho do mundo duas rodas, motociclista LOUCO por moto
rodava muito, prefiro umas mil vezes andar de moto do que de carro (posso mudar de ideia, diz a dona encrenca)
rodei por diversas vezes e por dias seguidos faixas de 800 a 1000 kms por dia de moto
prefiriria rodar os 1000kms com a minha ex moto do que com o meu carro atual
porem, prometi que, assim que eu e a dona encrenca batêssemos o martelo pra ter um remelentinho
eu aposentaria a moto, e foi que fiz.
Vendi com uma dor muito grande, como se algo tivesse sido arrancando de mim
parece que perdi minha identidade, um pedaço de mim se foi com a moto e com a ideia de nao rodar mais.
Minha historia sempre havia sido com motos esportivas, mas sempre me limitava a pegar estrada ruim,
e a rodar pouco, pois a posição era desconfortável alem de ter que ficar segurando o peso da dona encrenca.
Certo dia, acho que a uns 5 anos atras, um colega me deixou a chave da sua big trail (Vstrom 1000 2005)
pois ele iria ficar uns 40 dias fora e pediu que eu tentasse rodar ao menos uma vez por semana
no "talo" que era pra a bateria pegar uma carga legal.
No primeiro sabado fiquei com "mimimi" mas peguei a moto e rodei por uns 20 minutos
no segundo final de semana um sabado, acordei cedo e rodei mais ou menos uns 120 kms
comecei a perceber as "qualidades" e vantagens de se ter uma "suspensão" na moto
alem de ficar sentado muito melhor que em um sofa, como sempre rodo com a dona encrenca,
convidei ela pra ir ate a serra do RR (é pertinho de onde moro),
tive a oportunidade de voltar pela serra do corvo, puts, foi ai que eu vi que eu tava andando a
muito tempo com a moto errada pro que eu queria fazer
resumindo, 4 meses apos ter experimentado a Vstrom, peguei uma Big Trail tambem.

Pois bem, queria um "automovel" que eu pudesse rodar tranquilamente essa faixa
de km em um dia sem se cansar, sem estar morto no outro dia.
Gosto muito de "passear" e nesses ultimos meses ando meio jururu,
sensação de estar preso, da casa pro trabalho e do trabalho pra casa, sem aventuras
Queria um carro que eu pudesse ir e voltar pra qualquer lugar (eu sei que um fusca ja serviria)
pegar, areia, lama, grama molhada, ripio, enfim, queria fazer o que eu fazia com a moto
e tambem, queria algo pra quem sabe ficar pra sempre
não sou modista, gosto do que é bom e não da dor de cabeça
sei que é muito importante e seguro, mas prefiro algo menos tecnologico
mas um piloto automático eu aceitaria sem problemas

Eu acho que a Full ou a GV3 me atenderiam, mas posso estar enganado,
e um carro mais simples vai me atender muito bem
quanto aos custos de manutenções basicas e pneu eu estou preparado

é mais ou menos isso
desculpem se o texto ficou grande
mas acho que consegui fazer entender melhor a utilização do carro

GV3-2014
02/02/2018, 22:49
Bisnas,

Antes de mais nada cumprimento e peço licença aos parceiros do Forum proprietários da Pajeiro para falar da GV3 aqui.

se vc gosta de velocidade a GV 3 2.0 não é um carro pra vc, ai vc teria que encontrar uma v6, o que não é tão simples assim, pq vieram poucas pro Brasil.

A GV3 é um carro robusto, confiável e de manutenção barata, nos ítens comuns de desgaste. Pra vc ter uma idéia é comum as pastilhas originais durarem 100.000km e os discos durarem duas trocas de pastilhas. A suspensão é firme, e ela além de ser 4x4 integral tem reduzida, o que te permite ir a qualquer lugar que vc quiser. Ela não apresenta defeitos crônicos de projeto ou fabricação, o tendão de aquiles dela são os bicos injetores em função da nossa maravilhosa gasolina, mas nada que uma limpeza bem feita não resolva. O cambio AT é de 4 marchas, existe um buraco entre a 1 e a 2, mas os proprietários se acostumam. O cambio da GV é da Toyota (aisin-warner), muito robusto tbm. No forum da Suzuki existem muitas informações sobre ela, inclusive temos grupos no zap dedicados a passeios e mecânica. Por ser a gasolina o seguro é mais barato que carros a diesel, o caso de algumas Pajeros. O consumo fica em 8km/l na cidade e 10-11 km/l na estrada, mas claro depende do pé e muitas outras coisas. Existem várias possibilidades de adaptações, lifts, etc.

É um carro confortável pra longas viagens, para quem via na frente ou atrás, fui pra Patagônia ora com 4 ou 5 pessoas no carro sem problemas, andavamos 1000km/dia fácil. O porta malas é bom, 400L. Em termos de segurança a GV3 2.0 tem 2 airbags e ABS, não tem controle de tração nem de estabilidade, mas por ser 4x4 integral vc achará que estará andando em trilhos, no seco ou no molhado.

Algumas tem piloto automático e teto solar, abertura de portas na chave, vidros eletricos, ac, etc.

A comparação com a Pajero é difícil, são carros de categorias diferentes, a Pajero é mais espaçosa e potente e pelo que leio aqui, tbm possui manutenção mais cara e as a gasolina consumirão mais combustível que a GV. Ela possui maiores itens de segurança eletrônico como controle de tração e estabilidade.

Enfim, sugiro que vc faça uma leitura destas paginas que contem muita informação útil e tbm aquelas do forum da GV / suzuki, se quiser peça pra entrar no zap para ter uma conversa mais dinâmica.

Sugiro ainda que faça um test drive nos dois carros pra ver aquele que lhe agrada mais. Os dois são ótimos carros, cada um em sua categoria!

abs

Ricardo

Boa noite amigos,
sou grato por cada um dar sua opinião e seu pensamento
vou explicar minha situação
quem sabe os colegas possam me dar uma luz

aconteceu que eu venho do mundo duas rodas, motociclista LOUCO por moto
rodava muito, prefiro umas mil vezes andar de moto do que de carro (posso mudar de ideia, diz a dona encrenca)
rodei por diversas vezes e por dias seguidos faixas de 800 a 1000 kms por dia de moto
prefiriria rodar os 1000kms com a minha ex moto do que com o meu carro atual
porem, prometi que, assim que eu e a dona encrenca batêssemos o martelo pra ter um remelentinho
eu aposentaria a moto, e foi que fiz.
Vendi com uma dor muito grande, como se algo tivesse sido arrancando de mim
parece que perdi minha identidade, um pedaço de mim se foi com a moto e com a ideia de nao rodar mais.
Minha historia sempre havia sido com motos esportivas, mas sempre me limitava a pegar estrada ruim,
e a rodar pouco, pois a posição era desconfortável alem de ter que ficar segurando o peso da dona encrenca.
Certo dia, acho que a uns 5 anos atras, um colega me deixou a chave da sua big trail (Vstrom 1000 2005)
pois ele iria ficar uns 40 dias fora e pediu que eu tentasse rodar ao menos uma vez por semana
no "talo" que era pra a bateria pegar uma carga legal.
No primeiro sabado fiquei com "mimimi" mas peguei a moto e rodei por uns 20 minutos
no segundo final de semana um sabado, acordei cedo e rodei mais ou menos uns 120 kms
comecei a perceber as "qualidades" e vantagens de se ter uma "suspensão" na moto
alem de ficar sentado muito melhor que em um sofa, como sempre rodo com a dona encrenca,
convidei ela pra ir ate a serra do RR (é pertinho de onde moro),
tive a oportunidade de voltar pela serra do corvo, puts, foi ai que eu vi que eu tava andando a
muito tempo com a moto errada pro que eu queria fazer
resumindo, 4 meses apos ter experimentado a Vstrom, peguei uma Big Trail tambem.

Pois bem, queria um "automovel" que eu pudesse rodar tranquilamente essa faixa
de km em um dia sem se cansar, sem estar morto no outro dia.
Gosto muito de "passear" e nesses ultimos meses ando meio jururu,
sensação de estar preso, da casa pro trabalho e do trabalho pra casa, sem aventuras
Queria um carro que eu pudesse ir e voltar pra qualquer lugar (eu sei que um fusca ja serviria)
pegar, areia, lama, grama molhada, ripio, enfim, queria fazer o que eu fazia com a moto
e tambem, queria algo pra quem sabe ficar pra sempre
não sou modista, gosto do que é bom e não da dor de cabeça
sei que é muito importante e seguro, mas prefiro algo menos tecnologico
mas um piloto automático eu aceitaria sem problemas

Eu acho que a Full ou a GV3 me atenderiam, mas posso estar enganado,
e um carro mais simples vai me atender muito bem
quanto aos custos de manutenções basicas e pneu eu estou preparado

é mais ou menos isso
desculpem se o texto ficou grande
mas acho que consegui fazer entender melhor a utilização do carro

Glaicon
03/02/2018, 08:48
http://www.4x4brasil.com.br/forum/mitsubishi/148669-pajero-full-comentarios-gerais-235.html#post2460257[/URL]

Vida longa aos nossos exclusivos Fulls ...

Forte abraço a todos.
Ehhh, em 2015 eu já estava olhando tópicos da Pajero Full.
É incrível como eu passo a gostar de uma viatura sem tê-la, bastando para isto participar do fórum.
Foi assim com a Cherokee Sport, com a SW4 e a Full.
E confesso que admiro muito a Grand Vitara3, mas ainda está longe de ser a próxima viatura, pois rodarei um bom tempo de Full.:concordo:

enasor
03/02/2018, 09:40
... GV 3 2.0 ...

Bom dia.

Agradecimentos ao nobre amigo GV3-2014 por nos brindar com essa narrativa tão rica de detalhes sobre esse excelente veículo em questão ... sem dúvidas uma verdadeira aula que vai ajudar nosso prezado amigo bisnas, e de leitura obrigatória também a muitos outros amigos que estão em dúvida quanto à escolha de um SUV 4x4 ...

Pelo que pude apreciar até agora, entre Full e GV3, acredito que a GV3 está mais bem dimensionada ao perfil, às necessidades e ao bolso de nosso prezado amigo bisnas ... tenho um amigo de trabalho que tem uma, e está muito satisfeito com esse veículo ...

De qualquer forma, também aconselho a ir com calma, e seguir as recomendações do nobre GV3-2014: " ... faça uma leitura destas paginas que contem muita informação útil e tbm aquelas do forum da GV / suzuki, se quiser peça pra entrar no zap para ter uma conversa mais dinâmica. Sugiro ainda que faça um test drive nos dois carros pra ver aquele que lhe agrada mais ... " ...

Forte abraço.

E.T.:

Fica, também, a sugestão ao amigo bisnas para que leia a "saga” de nosso prezado amigo josue_soares que, inicialmente, adquiriu um Pajero Full diesel 2009/2010 e, depois, por conveniência, partiu para um Suzuki SX4 2012 AWD M/T ... acesse o "perfil" dele e, depois, clique em "Encontrar todos os posts" ... pode ser que, a experiência dele também lhe seja útil ...

Perfil: http://www.4x4brasil.com.br/forum/members/109976-josue_soares.html

http://www.4x4brasil.com.br/forum/suzuki/61086-suzuki-sx4-159.html#post2428747

FTJunior
03/02/2018, 15:54
Boa tarde!

Estou pensando em adquirir uma Pajero Full e com isso várias dúvidas surgem e gostaria da ajuda dos mais experientes, pois como eu viajo muito a trabalho (não será utilizado para este fim) provavelmente esse carro vai rodar muito pouco no dia a dia, deve ter uma maior utilização quando for viajar com a família.

Então a primeira delas é saber o que seria mais indicado se diesel ou gasolina.
Eu olhei alguns anúncios de modelos a gasolina e gostaria de saber a diferença entre as GLS e as HPE.
e quem puder me dar dicas na hora da escolha, eu agradeço.

Atualmente tenho um Corolla 2014 e vou me desfazer dele, a minha mulher reclama que o carro é grande demais, por isso vou comprar um compacto para ela e penso em uma Pajero para mim.

Peron portilho lopes
03/02/2018, 17:05
Boa tarde amigos estou com um problema minha full 3.8 2010 esta vibrando muito acima de 110 km , ja fiz balanciamento , alinhamento e nada ,alguem ja passou por isso ?

A viatura em questão, tem pelo menos trinta anos de tradição no mundo 4x4, graças à competente associação de luxo, conforto e capacidade off-road, cuja robustez e tecnologia embarcada lhe proporcionou doze títulos de campeão do Rally Dakar, detalhe que colocou o Mitsubishi Pajero Full como o maior vencedor nesta competição reconhecida como uma das mais desafiadoras do mundo.

Por isso, e por outras, acho que merece um tópico específico e democrático para que os amantes (ou não) da viatura e participantes do fórum em geral (proprietários, ou não) tenham um "ponto de encontro" e teçam comentários gerais relacionados à viatura em questão, tais como, críticas, sugestões, problemas em geral (crônicos ou não) relacionados ao veículo, ilusões/encantos e desilusões/desencantos, comparações, desempenho, novidades, cuidados especiais, adaptações, manutenções preventivas e corretivas, indicações e recomendações (ou desaconselhamentos) de locais de apoio, tais como, auto peças, oficinas e concessionárias pelo Brasil e América Latina, pedidos de ajuda/socorro em geral (dúvidas quanto a problemas com a viatura, dúvidas quanto à aquisição, etc.), troca de informações, comentários e fotos de viagens, fotos das viaturas, apresentação de novos usuários, etc., etc., etc. ...

Abs.[/QUOTE]

leandrosc
03/02/2018, 17:08
Amigos boa tarde. Ingressei no fórum porque sempre tive o sonho de ter uma pajero full, motor 3.2, diesel e agora parece que vou conseguir adquirir uma. Andei pesquisando e conversando com pessoas e me disseram que a manutenção é muito cara, tipo, se der problema em bomba ou bico injetor, gostaria de saber de vcs se de fato são peças que se estragam com facilidade, pois sei que todo carro tem manutenção, mas bem cuidado e trocando as peças no tempo certo, a sua vida útil é prolongada. Não me preocupo com a manutenção preventiva, pois a farei com muito gosto, pois trata-se de um sonho, hehe, fico preocupado mesmo se ela quebrar e eu não ter condições de arcar com o conserto. A pajero full não é um carro que fica dando problemas certo? Desde já muito obrigado. Pode deixar que ainda vou ler todas as mensagens deste tópico.

Di Franco
03/02/2018, 20:56
Pessoal, preciso de uma orientação dos especialistas.

Fiz a troca de pastilha de freio hoje. Não fui na css e fui em uma oficina bosch em Itatiba/SP. O disco estava bom (não estava empenado, mas ele apresentava a saliência na parte superior - superfície de menor contato com a pastilha). Foi feito um passe para retirar essa diferença e o coloquei as pastilhas de cerâmica da Bosch. Traseira e Dianteira. A pastilha dianteira era original e a traseira eu já tinha trocado por uma Fras-Le anteriormente. Ao sair da oficina percebi um barulho intenso (tipo ferro com ferro) na suspensão traseira. Não tive dúvidas. Alguma coisa não ficou bom na montagem da pinça. Enfim, acredito que o mecânico não montou junto com as pastilhas aquelas peças (calços da pastilha - tipo uma chapa fina metálica na traseira 555726e na dianteira aquelas duas chapas (foto) 555725 Consultei na partsouq e vi que esses itens são além da pastilha e não acompanham as pastilhas. Pergunto a vocês. São itens obrigatórios? Mesmo com a substituição das pastilhas essas peças permanecem inalteradas? Vou ter muito problema? Vou logo pela manhã na oficina para ver se ainda não jogaram no lixo essas peças. Podem me auxiliar para me ajudar com a conversa no oficina. Desculpem pelo tamanho da msg, mas preciso dessa ajuda.

Grande Abraço.555727555728

marlonwh
04/02/2018, 00:07
Amigos boa tarde. Ingressei no fórum porque sempre tive o sonho de ter uma pajero full, motor 3.2, diesel e agora parece que vou conseguir adquirir uma. Andei pesquisando e conversando com pessoas e me disseram que a manutenção é muito cara, tipo, se der problema em bomba ou bico injetor, gostaria de saber de vcs se de fato são peças que se estragam com facilidade, pois sei que todo carro tem manutenção, mas bem cuidado e trocando as peças no tempo certo, a sua vida útil é prolongada. Não me preocupo com a manutenção preventiva, pois a farei com muito gosto, pois trata-se de um sonho, hehe, fico preocupado mesmo se ela quebrar e eu não ter condições de arcar com o conserto. A pajero full não é um carro que fica dando problemas certo? Desde já muito obrigado. Pode deixar que ainda vou ler todas as mensagens deste tópico.
Olá,

Qual ano? Veja nas mensagens anteriores neste mesmo topico que há alguns anos que usam uma BI que pode ter manutenção bem cara. Outros não. Como falei para outro colega poucos dias atrás - é baita carro, que dificilmente da problemas e muito feliz com a minha (que é gasolina, 3.8), mas não da para comparar a manutenção com a de um carro 1.0. Pneus, freios e outros itens tem custos compatíveis com o tamanho do carro.

Abracos

marlonwh
04/02/2018, 00:16
Boa tarde amigos estou com um problema minha full 3.8 2010 esta vibrando muito acima de 110 km , ja fiz balanciamento , alinhamento e nada ,alguem ja passou por isso ?

A viatura em questão, tem pelo menos trinta anos de tradição no mundo 4x4, graças à competente associação de luxo, conforto e capacidade off-road, cuja robustez e tecnologia embarcada lhe proporcionou doze títulos de campeão do Rally Dakar, detalhe que colocou o Mitsubishi Pajero Full como o maior vencedor nesta competição reconhecida como uma das mais desafiadoras do mundo.

Por isso, e por outras, acho que merece um tópico específico e democrático para que os amantes (ou não) da viatura e participantes do fórum em geral (proprietários, ou não) tenham um "ponto de encontro" e teçam comentários gerais relacionados à viatura em questão, tais como, críticas, sugestões, problemas em geral (crônicos ou não) relacionados ao veículo, ilusões/encantos e desilusões/desencantos, comparações, desempenho, novidades, cuidados especiais, adaptações, manutenções preventivas e corretivas, indicações e recomendações (ou desaconselhamentos) de locais de apoio, tais como, auto peças, oficinas e concessionárias pelo Brasil e América Latina, pedidos de ajuda/socorro em geral (dúvidas quanto a problemas com a viatura, dúvidas quanto à aquisição, etc.), troca de informações, comentários e fotos de viagens, fotos das viaturas, apresentação de novos usuários, etc., etc., etc. ...

Abs.[/QUOTE]

Os pneus estão bons, sem bolhas, deformidades, etc? E a roda? Se vibra o volante bastante, possivelmente problema nos pneus ou rodas dianteiros. Já fez conferência em outra loja, nem sempre acertam...

Também vale olhar os discos de freio, se não estão empenados. Ai perceberia bem ao freiar também.

Uma alternativa seria fazer o balanceamento local, que fazem sem tirar a roda do carro, balanceando o conjunto todo.


Somente meus “2 cents”, deixo aberto a sugestões dos colegas mais experientes.

Abraços

Glaicon
04/02/2018, 08:49
Quiz: Ache a viatura!:mrgreen:

enasor
04/02/2018, 09:56
[/QUOTE] ...
Os pneus ... deformidades, etc?
...

Uma alternativa seria fazer o balanceamento local, que fazem sem tirar a roda do carro, balanceando o conjunto todo.
...[/QUOTE]

Exato ...
Quando adquiri minha viatura, em março/2015, ela veio com os pneus desgastados lateralmente ... a dona anterior andava com os pneus calibrados em 29 libras e, possivelmente, não zelava quanto a alinhamento/balanceamento ... resultado ... enquanto estava com esses pneus velhos, bastava atingir 110/120 kms/hora que lá vinha a tal “tremedeira” ... foi só colocar pneus novos e alinhar/balancear novamente que desapareceu a tremedeira ...

Nessa última viagem, apesar dos pneus estarem semi-novos, eis que voltou novamente a tal tremedeira ... desta feita, por recomendação do profissional da própria css, procurei uma oficina especializada em balanceamento no local ... após isso, voltei na css para fazerem o alinhamento 3D ... resultado ... a viatura está parecendo uma nave ...

Abs.

enasor
04/02/2018, 10:11
Quiz: Ache a viatura!:mrgreen:

Kkkkkkk ... até vendo do alto a viatura se destaca das demais ... bela foto ... Abs.

Di Franco
04/02/2018, 13:39
Caro ENASOR e CAPORTO Podem me ajudar meus amigos!!


Pessoal, preciso de uma orientação dos especialistas.

Fiz a troca de pastilha de freio hoje. Não fui na css e fui em uma oficina bosch em Itatiba/SP. O disco estava bom (não estava empenado, mas ele apresentava a saliência na parte superior - superfície de menor contato com a pastilha). Foi feito um passe para retirar essa diferença e o coloquei as pastilhas de cerâmica da Bosch. Traseira e Dianteira. A pastilha dianteira era original e a traseira eu já tinha trocado por uma Fras-Le anteriormente. Ao sair da oficina percebi um barulho intenso (tipo ferro com ferro) na suspensão traseira. Não tive dúvidas. Alguma coisa não ficou bom na montagem da pinça. Enfim, acredito que o mecânico não montou junto com as pastilhas aquelas peças (calços da pastilha - tipo uma chapa fina metálica na traseira 555726e na dianteira aquelas duas chapas (foto) 555725 Consultei na partsouq e vi que esses itens são além da pastilha e não acompanham as pastilhas. Pergunto a vocês. São itens obrigatórios? Mesmo com a substituição das pastilhas essas peças permanecem inalteradas? Vou ter muito problema? Vou logo pela manhã na oficina para ver se ainda não jogaram no lixo essas peças. Podem me auxiliar para me ajudar com a conversa no oficina. Desculpem pelo tamanho da msg, mas preciso dessa ajuda.

Grande Abraço.555727555728

enasor
04/02/2018, 19:09
Caro ENASOR e CAPORTO Podem me ajudar meus amigos!!
QUOTE=Di Franco;2463543 ...

Prezado amigo Di Franco
Boa tarde

Ainda não passei por essa experiência negativa pela qual você está passando, meu caro amigo ... troquei as pastilhas de freio traseiras na css e não tive nenhum problema, porém, cobraram-me um absurdo na época ... não sei que marca colocaram, pois eles não informam ... fiz o orçamento das dianteiras na css ... outro absurdo maior ainda, de forma que quando resolver trocá-las vou fazer fora da css ... já até as comprei ... são as FRAS-LE PD/528 SISTEMA SUMITOMO (Comprimento 134,4mm; Largura 77,1mm; Espessura 17mm) ... estranho isso que está acontecendo com seu veículo, pois, pelo que sei, essas pastilhas (tanto as traseiras, quanto as dianteiras) são muito simples de serem trocadas, e não acarretam nenhum transtorno ... vamos aguardar o pronunciamento do Caporto ... qualquer coisa, como você está aí mesmo em Brasília, leva lá no Antôno da Mitsam ... e depois não deixe de nos dar um “feedack”, pois agora também fiquei curioso de saber o que aconteceu com seu veículo ...

Forte abraço e boa sorte ... acompanhando ...

caporto
04/02/2018, 22:50
Caro ENASOR e CAPORTO Podem me ajudar meus amigos!!
QUOTE=Di Franco;2463543]Pessoal, preciso de uma orientação dos especialistas.

Fiz a troca de pastilha de freio hoje. Não fui na css e fui em uma oficina bosch em Itatiba/SP. O disco estava bom (não estava empenado, mas ele apresentava a saliência na parte superior - superfície de menor contato com a pastilha). Foi feito um passe para retirar essa diferença e o coloquei as pastilhas de cerâmica da Bosch. Traseira e Dianteira. A pastilha dianteira era original e a traseira eu já tinha trocado por uma Fras-Le anteriormente. Ao sair da oficina percebi um barulho intenso (tipo ferro com ferro) na suspensão traseira. Não tive dúvidas. Alguma coisa não ficou bom na montagem da pinça. Enfim, acredito que o mecânico não montou junto com as pastilhas aquelas peças (calços da pastilha - tipo uma chapa fina metálica na traseira 555726e na dianteira aquelas duas chapas (foto) 555725 Consultei na partsouq e vi que esses itens são além da pastilha e não acompanham as pastilhas. Pergunto a vocês. São itens obrigatórios? Mesmo com a substituição das pastilhas essas peças permanecem inalteradas? Vou ter muito problema? Vou logo pela manhã na oficina para ver se ainda não jogaram no lixo essas peças. Podem me auxiliar para me ajudar com a conversa no oficina. Desculpem pelo tamanho da msg, mas preciso dessa ajuda.

Grande Abraço.555727555728[/QUOTE]

Caro Di franco,

Já troquei pastilhas da minha full 3 vezes na Mitsam nunca tive problemas. Foram 2 dianteiras e 1 traseira a ultima troca fiz faz uns 30 dias.
Mas as minhas eles sempre colocam as travas metálicas. Mas as travas da minha são diferentes dessas sua.
Olha já ouvi relatos em outros fóruns sobre barulho de ferro com ferro justamente após colocar estas pastilhas de cerâmica. No caso que estou me lembrando tinha sido em.um jeta se não me engano e ele comprovou que era as pastilhas após retirar e colocar pastilhas comuns e o barulho acabou.
Então sugiro que volte na oficina o quanto antes e converse com o mecânico que fez o serviço para ver se ele descobre o que está ocorrendo.
E não esquece de voltar aqui para nos contar o que era e como solucionou.
Abs.

caporto
05/02/2018, 18:06
Caros colegas;


Vou relatar aqui as minhas atividades deste final de semana na minha Full.
Desde que comprei ela a um pouco mais de 5 anos o cinzeiro do porta malas nunca funcionou, outra coisa que sempre achei ruim era o Ar Condicionado traseiro, e para completar a um pouco mais de 1 mês o cinto do lado do passageiro da terceira fileira parou de desenrolar. No sábado fui em uma loja de cinto de segurança e o atendente já chegou todo alegre "E ai Deputado em que posso ajudar", isso me irrita de um jeito, então expliquei o problema do cinto e ele mandou logo que para consertar ficaria R$ 500,00 galera eu achei muito caro, então disse que ia ver e depois voltava lá.
No domingo resolvi eu mesmo tentar resolver os problemas, desmontei então as laterais plasticas para ter acesso ao que precisava, gracas a deus os meus 3 problemas ficaram tudo do mesmo lado.
Pensem na poeira que estava acumulada dentro das capas plasticas vejam nas fotos.

555771 555772 555772555773 555774


Comecei analisando o cinzeiro e descobri que na verdade alguém já havia mexido naquelas partes do carro para fazer reparo na lataria vejam nas fotos as marcas dos grampos que soldam para puxar a lata amassada e no cinzeiro e outras coisas mais, o positivo do cinzeiro não chegava tensão então alguém ligou um fio do positivo do cinzeiro ao positivo do ar condicionado, como eu nunca teste o cinzeiro com o AR traseiro ligado então achava que ele não funcionava, mas fazendo as medições vi que tem um positivo Pós Chave no mesmo chicote então resolvi deixar o cinzeiro da forma correta e liguei o positivo no Pós chave vejam as fotos:

555775 555776 555777


Parti então para verificar o cinto e para remover ele precisei remover o ventilador do AR Condicionado, após abrir o mecanismo do cinto descobri que o inclinometro estava cheio de sugeira o que não permitia que a esfera voltace a sua posição e liberasse a trava que permite o cinto desenrolar, feito uma limpeza geral no mecanismo montei novamente e pronto cinto funcionando 100% vejam as fotos do mecanismo.

555778 555779 555781 555780


Agora era a hora de ver o AR porque era tão fraquinho e não resfriava nada, primeiramente tinha muita mas muita poeira mesmo vejam as fotos da sujeira.

555782 555783


Removi o motor e uma especie de sensor e então ficou só a caixa de plastico, meti foi água com a mangueira e bucha com sabão neutro, ficou como novo vejam as fotos.

555784 555785


Dentro do compartimento da condensadora tinha uma bucha de pano, como se alguem tivessa tampado para não cair nada lá dentro e esqueceu de remover o pano quando foi montar o que já era o segundo indicativo de que o profissional que mexeu no carro era muito do ruim, lembram do positivo do cinzeiro né que pegou o positivo do AR e não o do Pos chave.
Dei uma boa soprada na condensadora e nos dutos de ar dai resolvi testar para ver se estava gelando, liguei o carro e deixei funcionando com o AR ligado por uns 3 minutos, quando coloquei a minha mão na condensadora estava formando gelo e grudou os meus dedos, ou seja estava funcionando e bem.
Mas ainda tinha a questão da quantidade de poeira que estava entrando para o carro, tem alguns buracos na lataria do carro que vem de fabrica tampada com um adesivo e no meu carro todos tinham sido removidos, então eu resolvi veda-los novamente para ver se resolvo o problema da poeira que estava entrando no porta malas.
Vejam como ficou após a limpeza da lateral e a vedação que fiz, usei fita alumínio aquela usada na instalação de ar condicionado.

555786


Agora era só montar o carro e testar para ver se deu tudo certo. Após a montagem olha a danada como ficou?

555787

Ainda não satisfeito, pois aspirar aquele carpete dá um trabalho danado, resolvi forrar o meu carpete do porta malas, não sei se dará para ver direito como ficou com o plastico, usei um plastico grosso que comprei em uma loja de tapeçaria.

555788 555789

A forração ficou legal, o bom é que os ganchos que travam os bancos dão um apoio bacana para o plastico, a parte de trás do plastico não deixei fixa por causa da tampa do banquinho das crianças.

Tudo montado efetuei os testes e:

1 - Cinzeiro funcionado OK.

2 - Cinto de segurança funcionando OK.

3 - Ar Condicionado traseiro agora saindo vento muito mais forte e fresquinho.

4 - Agora quanto a vedação de poeira só saberei depois de um tempo, pois as estradas que ando muito agora estão é com lama e devem ficar assim por mais alguns meses.

Então é isso turma, desculpe se o texto ficou longo e cansativo. Mas como sempre digo pode ser útil para alguém.

Abs.

enasor
05/02/2018, 18:26
Grande Caporto
Boa noite.
Obrigado por compartilhar mais essa experiência conosco, e parabéns pelo excelente trabalho zeloso, que demanda força de vontade, paciência e conhecimento ... por isso que sempre digo que sua viatura é “mosca branca de olhos azuis” ... muitíssimo bem cuidada ...
Forte abraço.

marlonwh
05/02/2018, 23:02
...
Então é isso turma, desculpe se o texto ficou longo e cansativo. Mas como sempre digo pode ser útil para alguém.

Abs.

Muito bom caporto.

Concordo contigo, chamar de deputado é pra acabar. Patrão, doutor, até passa, mas esse não queria vender mesmo! Kkk


Parabéns pela aula. Admiro sua coragem em abrir tudo e fiquei pensando como um mau profissional causa danos. Somente de deixar sem a vedação, quem desmontou essa parte condenou o cinto a parar de funcionar, o ar a ficar ineficiente e ainda o carro a ficar com um cheiro de po na cabine. Se tivesse levado na loja arrumar o cinto, trocariam o equipamento e em breve ele estaria novamente sem funcionar, pelo mesmo motivo. Teria jogado dinheiro fora.

Mas o que fiquei pensando mesmo é se não há outra vedação, além dos locais que colocou, pois a caixa de rodas deveria ter também um acabamento para evitar entrada de poeira, até este local, não?

Aproveito e compartilho uma pequena frustração. Penso que na instalação de som, alarme ou mesmo em qualqualquer reparo, como é o caso os “mexanicos” não ligam para essas pequenas buchas e tampas plásticas “sem função” que apenas tampam furos e depois o carro fica assim. Entra poeira, água.... enfim, degrada bastante o veículo no médio/longo prazo. E o pior é que este tipo de profissional é comum por ai.

Desde que comprei a minha Pajero notei que para instalar a antena da tv que veio com o som original, furaram uma dessas tampinhas entre a cabine e o compartimento do motor, para passar um cabo. Agora que troquei o equipamento fica lá a tampa furada. É só um furinho de 1 mm na tampinha, mas fico indignado do “especialista” ir lá e furar a peça que a fábrica deu-se ao trabalho de colocar ali. Pior é que, segundo me consta a instalação foi feita na própria ccs, mas vai saber...

Ps.: No som novo, fiquei ao lado, acompanhando o trabalho por duas horas. O instalador não gostou muito, mas teve que aturar. Ehehe.

Grande abraço

enasor
05/02/2018, 23:06
Prezados amigos
Boa noite

Peças para a troca do fluido da transmissão automática em mãos ... mecânico para o trabalho já escolhido ... agora é só decidir definitivamente ... opções: abrir o cárter e proceder à troca e/ou limpeza do filtro, bem como à troca da junta do cárter ... não abrir o cárter, situação em que sobrarão o filtro e a junta ... com 70.000 kms e considerando as condições de uso do veículo, acho pouco provável a existência de muita borra e/ou limalhas no filtro e interior do cárter, em que pese o mecânico estar querendo abrir o cárter, pelo menos para uma vistoria interna ... nas inúmeras pesquisas que fiz, inclusive em sites estrangeiros, em veículos nas mesmas condições de uso do meu (não uso severo) e com baixa kilometragem, absolutamente todas as transmissões estavam com pouca borra e pouquíssimas limalhas retidas nos imãs e na tela do filtro, razão pela qual estou muito propenso pela segunda alternativa (fazer a troca sem a abertura do cárter) ...

Forte abraço a todos.

marlonwh
05/02/2018, 23:15
Prezados amigos
Boa noite

Peças para a troca do fluido da transmissão automática em mãos ... mecânico para o trabalho já escolhido ... agora é só decidir definitivamente ... opções: abrir o cárter e proceder à troca e/ou limpeza do filtro, bem como à troca da junta do cárter ... não abrir o cárter, situação em que sobrarão o filtro e a junta ... com 70.000 kms e considerando as condições de uso do veículo, acho pouco provável a existência de muita borra e/ou limalhas no filtro e interior do cárter, em que pese o mecânico estar querendo abrir o cárter, pelo menos para uma vistoria interna ... nas inúmeras pesquisas que fiz, inclusive em sites estrangeiros, em veículos nas mesmas condições de uso do meu (não uso severo) e com baixa kilometragem, absolutamente todas as transmissões estavam com pouca borra e pouquíssimas limalhas retidas nos imãs e na tela do filtro, razão pela qual estou muito propenso pela segunda alternativa (fazer a troca sem a abertura do cárter) ...

Forte abraço a todos.

Enasor,

Difícil opinar, mas sou da opinião que quanto menos mexer no que está funcionando bem, melhor. Eu evitaria abrir tudo, a não ser que tivesse muita confiança no mecanico.

Abraços

Glaicon
06/02/2018, 06:49
Prezados amigos
Boa noite

Peças para a troca do fluido da transmissão automática em mãos ... mecânico para o trabalho já escolhido ... agora é só decidir definitivamente ... opções: abrir o cárter e proceder à troca e/ou limpeza do filtro, bem como à troca da junta do cárter ... não abrir o cárter, situação em que sobrarão o filtro e a junta ... com 70.000 kms e considerando as condições de uso do veículo, acho pouco provável a existência de muita borra e/ou limalhas no filtro e interior do cárter, em que pese o mecânico estar querendo abrir o cárter, pelo menos para uma vistoria interna ... nas inúmeras pesquisas que fiz, inclusive em sites estrangeiros, em veículos nas mesmas condições de uso do meu (não uso severo) e com baixa kilometragem, absolutamente todas as transmissões estavam com pouca borra e pouquíssimas limalhas retidas nos imãs e na tela do filtro, razão pela qual estou muito propenso pela segunda alternativa (fazer a troca sem a abertura do cárter) ...

Forte abraço a todos.
Falarei a frase que me disse o dono da oficina onde troquei o óleo da caixa automática da minha ex Cherokee Sport, ano 1999.
Troca esta feita em 2010.
- "Se o óleo está limpo, não precisa abrir a caixa, nem trocar o filtro."
A cor do óleo é que indicará a necessidade de abrir ou não.
Eles simplesmente baixavam uns três litros de óleo velho pela saída do cárter, ligando o motor, e colocavam três litros novos
pela entrada da vareta.
Fizeram isto até sair óleo novo do cárter.
Tudo certo.
Ressalto que o dono da oficina era funcionário da concessionária Chrysler que tinha em Florianópolis.
A mesma fechou e ele montou a própria oficina.
Pessoa experiente.
Enasor, pode anunciar a venda do filtro nos classificados.:concordo:

Rocha_padaratzo
06/02/2018, 10:42
Prezados amigos
Boa noite

Peças para a troca do fluido da transmissão automática em mãos ... mecânico para o trabalho já escolhido ... agora é só decidir definitivamente ... opções: abrir o cárter e proceder à troca e/ou limpeza do filtro, bem como à troca da junta do cárter ... não abrir o cárter, situação em que sobrarão o filtro e a junta ... com 70.000 kms e considerando as condições de uso do veículo, acho pouco provável a existência de muita borra e/ou limalhas no filtro e interior do cárter, em que pese o mecânico estar querendo abrir o cárter, pelo menos para uma vistoria interna ... nas inúmeras pesquisas que fiz, inclusive em sites estrangeiros, em veículos nas mesmas condições de uso do meu (não uso severo) e com baixa kilometragem, absolutamente todas as transmissões estavam com pouca borra e pouquíssimas limalhas retidas nos imãs e na tela do filtro, razão pela qual estou muito propenso pela segunda alternativa (fazer a troca sem a abertura do cárter) ...

Forte abraço a todos.


Bom dia Enasor e amigos do fórum,

O nobre colega pode postar quais foram essas peças compradas e qual o óleo específico e quantidade de litros que serão utilizadas? Obg

Rocha_padaratzo
06/02/2018, 10:47
Bom dia Enasor e amigos do fórum,

O nobre colega pode postar quais foram essas peças compradas e qual o óleo específico e quantidade de litros que serão utilizadas? Obg

Só complementando que a minha 09/10 farei com a abertura do carter pois está beirando os 200 mil km. Apesar do funcionamento do câmbio estarem perfeitos mas a cor está meio escurecida. Vou me prevenir.

enasor
06/02/2018, 20:01
Enasor,

Difícil opinar, mas sou da opinião que quanto menos mexer no que está funcionando bem, melhor. Eu evitaria abrir tudo, a não ser que tivesse muita confiança no mecanico.

Abraços


Falarei a frase que me disse o dono da oficina onde troquei o óleo da caixa automática da minha ex Cherokee Sport, ano 1999.
Troca esta feita em 2010.
- "Se o óleo está limpo, não precisa abrir a caixa, nem trocar o filtro."
A cor do óleo é que indicará a necessidade de abrir ou não.
Eles simplesmente baixavam uns três litros de óleo velho pela saída do cárter, ligando o motor, e colocavam três litros novos
pela entrada da vareta.
Fizeram isto até sair óleo novo do cárter.
Tudo certo.
Ressalto que o dono da oficina era funcionário da concessionária Chrysler que tinha em Florianópolis.
A mesma fechou e ele montou a própria oficina.
Pessoa experiente.
Enasor, pode anunciar a venda do filtro nos classificados.:concordo:

Boa noite ...

Meus agradecimentos aos nobres amigos marlonwh e Glaicon pelas abalizadas opiniões ... decisão já está tomada ... não vou fazer a abertura do cárter nesta primeira troca!!!! ... filtro e junta vão ficar sobrando ...

Forte abraço.

enasor
06/02/2018, 20:07
Bom dia Enasor e amigos do fórum,

O nobre colega pode postar quais foram essas peças compradas e qual o óleo específico e quantidade de litros que serão utilizadas? Obg


Só complementando que a minha 09/10 farei com a abertura do carter pois está beirando os 200 mil km. Apesar do funcionamento do câmbio estarem perfeitos mas a cor está meio escurecida. Vou me prevenir.

Prezado amigo Rocha_padaratzo ... boa noite.

A Transmissão Automática de seu veículo é igual à do meu veículo ...

Em atendimento à sua solicitação, segue relação de peças e o fluido que irei utilizar ... e para balizar seu orçamento, seguem também os preços que paguei ... comprei a junta e os anéis de vedação na css ... o filtro e o fluido comprei fora da css ...

RELAÇÃO DE PEÇAS PARA TROCA DO FLUIDO DA TRANSMISSÃO AUTOMÁTICA

PAJERO FULL HPE 5 PORTAS 3.2 DIESEL AUTOMÁTICO 2013/2014 – TRANSMISSÃO AUTOMÁTICA V5AWF



Part Number
Mitsubishi
Descrição
Quant.
Preço (R$)
OBS


2705A023
Junta do Cárter
1 un
118,63
ORIGINAL MITSUBISHI


2960A383
Anel de vedação do gargalo do filtro da transmissão automática
1 un
10,77
ORIGINAL MITSUBISHI


MD951858
Anel de vedação do bujão de transbordo e bujão de drenagem do cárter
2 un
17,40
ORIGINAL MITSUBISHI


MR518910
Anel de vedação do bujão de enchimento do cárter
1 un
27,80
ORIGINAL MITSUBISHI



Filtro Óleo Transmissão Automática
Substituto ao original Mitsubishi (Part Number 2804A020)
1 un
170,00
FABRICANTE AMERICANO
Fornecedor: Hidramático Barão/SP
Cód. Produto: 4HP22F82710A
NCM: 87084090



Fluido Sintético para Transmissão Automática
CASTROL TRANSMAX FULL SYNTHETIC MULTI-VEHICLE
Substitui os fluidos TQ-MSP3 e Dia Queen ATF-PA (Part Number 4030401) especificados nos manuais dos Pajeros Full

Lembrando:


O fluido disponibilizado nas css é o Lubrax ATF SP3, semi-sintético
A capacidade da transmissão V5AWF é de 10,9 litros de fluido. Recomenda-se comprar um pouco mais (2 a 3 litros).




FABRICANTE: CASTROL
Fornecedor: Mercado Livre



Quanto ao fluido da transmissão automática, no caso de seu Pajero Full, observa-se uma coisa interessante ... conforme citei, a TA de seu veículo é exatamente a mesma de meu veículo ... essa transmissão é equipada com o câmbio automático V5AWF fabricado pela AISIN WARNER (marca japonesa de propriedade do grupo Toyota) ... PORÉM, o manual de seu veículo (Full diesel 2009/2010) recomenda o fluido Castrol TQ-M-SP3, inclusive, com o alerta “TQ-MSP3 é o único produto aprovado pela MITSUBISHI para a utilização indicada. A utilização de outro produto pode causar danos à transmissão automática.” ... Lembrando: Esse fluido é de base mineral e não é mais disponibilizado pela Castrol já faz um bom tempo ... já o manual de meu veículo recomenda o fluido DIAQUEEN ATF-PA. Esse fluido é sintético e disponibilizado pela Mitsubishi Japão sob o Part Number 4030401 ... no Brasil, pelo que sei, as css Mit estão utilizando o Lubrax ATF SP3, semi-sintético ... se basearmos pelo nome, esse fluido atende à especificação ATF-SP3, mas, não atende à especificação ATF-PA, que é o caso de meu veículo, razão pela qual resolvi procurar no mercado um fluido 100% sintético que atendesse à especificação ATF-PA ...

Pesquisei vários fluidos de TA sintéticos que poderiam atender a esse câmbio V5AWF de meu veículo, dentre eles, descobri o CASTROL TRANSMAX FULL SYNTHETIC MULTI-VEHICLE (100% sintético), cuja ficha técnica informa que atende ambas as especificações (ATF-SP3 e ATF-PA) ... para minha maior tranquilidade, ainda consultei a Castrol Brasil, e, após consultarem suas bases internacionais, confirmaram-me que esse fluido pode ser usado na TA de meu veículo ... Esse fluido é disponibilizado aqui no Brasil, sendo encontrado inclusive na internet, no Mercado Livre, a preços variados ... na oportunidade que adquiri, encontrei esse fluido por um preço bem razoável (R$ 42,00/litro) ... resolvi adquirir 18 litros ... um exagero, considerando que a capacidade da TA de meu veículo é de 10,9 litros ... bastava ter adquirido uns 2 a 3 litros a mais ... porém, como o preço estava bom, comprei para sobrar mesmo, e para ter a tranquilidade de poder fazer uma boa lavagem no sistema ("flushing"), sem “dor na con$ciência” ... Atenção: Caso optes por esse fluido e fores comprar pela internet, fica o alerta para que não o confundas com o Castrol ATF Multivehicle, cuja base é mineral ... quando comprei, deparei-me com um vendedor querendo me vender "gato por lebre", dizendo que era a mesma coisa ...

Outra coisa:

Se essa for a primeira troca de fluido da transmissão automática, então acho que seu veículo passou bastante do momento ideal para essa troca, porém, nada preocupante ... sugiro-lhe que procure um bom especialista em câmbios automáticos que entenda como funciona a transmissão automática de Fulls, e troque uma ideia com ele sobre a abertura desse cárter ... uma vez decidido pela abertura do cárter, acompanhe de perto o processo de troca e, dependendo do grau de limalhas e impurezas que for encontrado lá dentro, converse com esse especialista sobre a viabilidade de uma boa limpeza também no sistema de arrefecimento, tais como o radiador de óleo, tubulações, etc. (isso é um trabalho preventivo simples, que pode ser feito conjuntamente com a limpeza do cárter, dos imãs, etc.) ... e neste caso, acho que vale a pena também pedir para o especialista fazer uma inspeção em áreas superiores mais nobres, como o conversor de torque, etc. ... ali também costuma acumular muita borra em decorrência do tempo e da quilometragem rodada, assim como poderá ser observado o desgaste de partes e peças importantes, as quais, com o tempo, foram se ajustando ao óleo velho sem prejuízo do funcionamento do câmbio, PORÉM, quando trabalharem sob a ação do fluido novo, inclusive com uma viscosidade diferente, existe o risco das folgas existentes acarretarem reações indesejáveis no funcionamento do câmbio ... dessa forma, será o caso de avaliar a substituição de alguns componentes ... porém, não precisa se assustar com isso ... é natural que todo câmbio se desgaste com o tempo, e chega um momento em que simples peças de reposição deverão ser trocadas ... ademais, é preferível descobrir isso agora do que tardiamente, quando o estrago em peças fundamentais já poderá estar num estágio tão avançado que demandará um custo infinitamente maior, às vezes até impraticável ... dessa forma, se for o caso de substituir algumas peças agora, pode ser que você não tenha custos relevantes em decorrência dessa preventiva, pois tem peças que não são muito caras, além do que, o câmbio desses veículos é muito forte e, talvez, esse veículo tenha sido utilizado em sua maior parte do tempo em condições não severas ... tomados esses cuidados, aí é esquecer esse assunto, pois, serão só alegria e tranquilidade daqui pra frente ... e esse naipe de veículo merece esse investimento ...

Forte abraço e desejo-lhe boa sorte ... quando decidires, não deixes de nos manter informados ...

Homar
07/02/2018, 11:06
Bom dia a todos, está chegando a hora de substituir as pastilhas de freio...
então, encontrei algumas referências aqui para os senhores, as mais em conta que achei foi R$ 95,00 na pastilha dianteira (marca Fas le) e R$110,00 nas traseiras (marca Cobreq), se levar as duas fica R$195,00.
Quem precisar, mando o contato.
Segundo meu mecânico, são todas boas e não faz diferença colocar marca diferente...
Qualquer dúvida, estou a disposição.

Abraço

Rocha_padaratzo
07/02/2018, 13:23
Prezado amigo Rocha_padaratzo ... boa noite.

A Transmissão Automática de seu veículo é igual à do meu veículo ...

Em atendimento à sua solicitação, segue relação de peças e o fluido que irei utilizar ... e para balizar seu orçamento, seguem também os preços que paguei ... comprei a junta e os anéis de vedação na css ... o filtro e o fluido comprei fora da css ...

RELAÇÃO DE PEÇAS PARA TROCA DO FLUIDO DA TRANSMISSÃO AUTOMÁTICA

PAJERO FULL HPE 5 PORTAS 3.2 DIESEL AUTOMÁTICO 2013/2014 – TRANSMISSÃO AUTOMÁTICA V5AWF



Part Number
Mitsubishi
Descrição
Quant.
Preço (R$)
OBS


2705A023
Junta do Cárter
1 un
118,63
ORIGINAL MITSUBISHI


2960A383
Anel de vedação do gargalo do filtro da transmissão automática
1 un
10,77
ORIGINAL MITSUBISHI


MD951858
Anel de vedação do bujão de transbordo e bujão de drenagem do cárter
2 un
17,40
ORIGINAL MITSUBISHI


MR518910
Anel de vedação do bujão de enchimento do cárter
1 un
27,80
ORIGINAL MITSUBISHI



Filtro Óleo Transmissão Automática
Substituto ao original Mitsubishi (Part Number 2804A020)
1 un
170,00
FABRICANTE AMERICANO
Fornecedor: Hidramático Barão/SP
Cód. Produto: 4HP22F82710A
NCM: 87084090



Fluido Sintético para Transmissão Automática
CASTROL TRANSMAX FULL SYNTHETIC MULTI-VEHICLE
Substitui os fluidos TQ-MSP3 e Dia Queen ATF-PA (Part Number 4030401) especificados nos manuais dos Pajeros Full

Lembrando:


O fluido disponibilizado nas css é o Lubrax ATF SP3, semi-sintético
A capacidade da transmissão V5AWF é de 10,9 litros de fluido. Recomenda-se comprar um pouco mais (2 a 3 litros).




FABRICANTE: CASTROL
Fornecedor: Mercado Livre



Quanto ao fluido da transmissão automática, no caso de seu Pajero Full, observa-se uma coisa interessante ... conforme citei, a TA de seu veículo é exatamente a mesma de meu veículo ... essa transmissão é equipada com o câmbio automático V5AWF fabricado pela AISIN WARNER (marca japonesa de propriedade do grupo Toyota) ... PORÉM, o manual de seu veículo (Full diesel 2009/2010) recomenda o fluido Castrol TQ-M-SP3, inclusive, com o alerta “TQ-MSP3 é o único produto aprovado pela MITSUBISHI para a utilização indicada. A utilização de outro produto pode causar danos à transmissão automática.” ... Lembrando: Esse fluido é de base mineral e não é mais disponibilizado pela Castrol já faz um bom tempo ... já o manual de meu veículo recomenda o fluido DIAQUEEN ATF-PA. Esse fluido é sintético e disponibilizado pela Mitsubishi Japão sob o Part Number 4030401 ... no Brasil, pelo que sei, as css Mit estão utilizando o Lubrax ATF SP3, semi-sintético ... se basearmos pelo nome, esse fluido atende à especificação ATF-SP3, mas, não atende à especificação ATF-PA, que é o caso de meu veículo, razão pela qual resolvi procurar no mercado um fluido 100% sintético que atendesse à especificação ATF-PA ...

Pesquisei vários fluidos de TA sintéticos que poderiam atender a esse câmbio V5AWF de meu veículo, dentre eles, descobri o CASTROL TRANSMAX FULL SYNTHETIC MULTI-VEHICLE (100% sintético), cuja ficha técnica informa que atende ambas as especificações (ATF-SP3 e ATF-PA) ... para minha maior tranquilidade, ainda consultei a Castrol Brasil, e, após consultarem suas bases internacionais, confirmaram-me que esse fluido pode ser usado na TA de meu veículo ... Esse fluido é disponibilizado aqui no Brasil, sendo encontrado inclusive na internet, no Mercado Livre, a preços variados ... na oportunidade que adquiri, encontrei esse fluido por um preço bem razoável (R$ 42,00/litro) ... resolvi adquirir 18 litros ... um exagero, considerando que a capacidade da TA de meu veículo é de 10,9 litros ... bastava ter adquirido uns 2 a 3 litros a mais ... porém, como o preço estava bom, comprei para sobrar mesmo, e para ter a tranquilidade de poder fazer uma boa lavagem no sistema ("flushing"), sem “dor na con$ciência” ... Atenção: Caso optes por esse fluido e fores comprar pela internet, fica o alerta para que não o confundas com o Castrol ATF Multivehicle, cuja base é mineral ... quando comprei, deparei-me com um vendedor querendo me vender "gato por lebre", dizendo que era a mesma coisa ...

Outra coisa:

Se essa for a primeira troca de fluido da transmissão automática, então acho que seu veículo passou bastante do momento ideal para essa troca, porém, nada preocupante ... sugiro-lhe que procure um bom especialista em câmbios automáticos que entenda como funciona a transmissão automática de Fulls, e troque uma ideia com ele sobre a abertura desse cárter ... uma vez decidido pela abertura do cárter, acompanhe de perto o processo de troca e, dependendo do grau de limalhas e impurezas que for encontrado lá dentro, converse com esse especialista sobre a viabilidade de uma boa limpeza também no sistema de arrefecimento, tais como o radiador de óleo, tubulações, etc. (isso é um trabalho preventivo simples, que pode ser feito conjuntamente com a limpeza do cárter, dos imãs, etc.) ... e neste caso, acho que vale a pena também pedir para o especialista fazer uma inspeção em áreas superiores mais nobres, como o conversor de torque, etc. ... ali também costuma acumular muita borra em decorrência do tempo e da quilometragem rodada, assim como poderá ser observado o desgaste de partes e peças importantes, as quais, com o tempo, foram se ajustando ao óleo velho sem prejuízo do funcionamento do câmbio, PORÉM, quando trabalharem sob a ação do fluido novo, inclusive com uma viscosidade diferente, existe o risco das folgas existentes acarretarem reações indesejáveis no funcionamento do câmbio ... dessa forma, será o caso de avaliar a substituição de alguns componentes ... porém, não precisa se assustar com isso ... é natural que todo câmbio se desgaste com o tempo, e chega um momento em que simples peças de reposição deverão ser trocadas ... ademais, é preferível descobrir isso agora do que tardiamente, quando o estrago em peças fundamentais já poderá estar num estágio tão avançado que demandará um custo infinitamente maior, às vezes até impraticável ... dessa forma, se for o caso de substituir algumas peças agora, pode ser que você não tenha custos relevantes em decorrência dessa preventiva, pois tem peças que não são muito caras, além do que, o câmbio desses veículos é muito forte e, talvez, esse veículo tenha sido utilizado em sua maior parte do tempo em condições não severas ... tomados esses cuidados, aí é esquecer esse assunto, pois, serão só alegria e tranquilidade daqui pra frente ... e esse naipe de veículo merece esse investimento ...

Forte abraço e desejo-lhe boa sorte ... quando decidires, não deixes de nos manter informados ...


Caro Enasor, mais uma vez obrigado por doar um pouco de seu tempo compartilhando excelentes informações com absoluto conhecimento técnico sobre a TA da Full. Li cada detalhe de seu post e farei absolutamente da forma que me indicaste, ficou tudo muito bem explicado aqui para mim e para os outros proprietários da Full sobre cada detalhe.
Como vc já fez a pesquisa com a própria Castrol eu vou comprar o transmax Full sintético e após fazer o procedimento postarei aqui o feedback.

Obg e Grande abraço!

antonioguimaraes
07/02/2018, 19:39
Prezados, comprei aquela Full 2001 2.8 diesel no leilão, no finall do ano passado..
Já fiz uma pintura geral, estou trocando todos os óleos e fluídos e substituindo vários itens da suspensão, buchas, pivôs etc...
Gostaria de saber dos colegas se a BI dessa versão 2.8 é tão problemática quanto a dos modelos equipados com o motor 3.2, relativamente aos custo e dificuldades.
Pesquisei um produto na internet chamado Red Tank, para ser aplicado no tanque e e gargalo, e também gostaria de saber se alguém já utilizou esse produto. Abraços a todos.

Marcio Couto
08/02/2018, 08:20
Bom dia Amigos, infelizmente a compra da minha Full não deu certo:(, a pessoa não cuidava bem dela, vazamento no carter, amortecedores estourados, bateria vazando etc.... 85.000 Km. Continuo procurando, se alguem souber de uma 3.2 Diesel 5p 2015/15 bx Km bem cuidada deem um toque. Estou procurando um preta( É pedir demais?) Abraço e bom Carnaval.

caporto
08/02/2018, 09:42
Prezados, comprei aquela Full 2001 2.8 diesel no leilão, no finall do ano passado..
Já fiz uma pintura geral, estou trocando todos os óleos e fluídos e substituindo vários itens da suspensão, buchas, pivôs etc...
Gostaria de saber dos colegas se a BI dessa versão 2.8 é tão problemática quanto a dos modelos equipados com o motor 3.2, relativamente aos custo e dificuldades.
Pesquisei um produto na internet chamado Red Tank, para ser aplicado no tanque e e gargalo, e também gostaria de saber se alguém já utilizou esse produto. Abraços a todos.

Bom dia Antônio.

Rapaz a BI da Full 2.8 é a mesma da Pajero Sport 2.8 ela também é da Zexel mas é uma BI mecânica e praticamente todo bombista bom sabe mexer nela. O preço de uma BI dessa completa para vc comprar é 2 mil e para uma revisão geral nela é na faixa de mil reais. Inclusive já tem gente adaptando está BI de 2.8 nas Full 3.2 para fugir do problema da BI da 3.2 que ainda é muito dispendioso.
Esta sua se vc fizer uma geral nela agora terá carro para muitos anos. E como vc pagou barato nela vc tem esta margem ainda não tem?
Mesmo a BI sua estando boa eu mandaria dar uma revisada geral nela porque aí será só uma preventiva mesmo com troca de poucàs peças com desgaste.
E sobre o tanque nunca vi este Red Tank não o que ele promete?
Eu mandei resinar o interior do meu tanque e bocal de abastecimento em Curitiba na tanque clean na época me custou mil reais redondo com frete já.

Abs.

antonioguimaraes
08/02/2018, 12:47
Bom dia Antônio.

Rapaz a BI da Full 2.8 é a mesma da Pajero Sport 2.8 ela também é da Zexel mas é uma BI mecânica e praticamente todo bombista bom sabe mexer nela. O preço de uma BI dessa completa para vc comprar é 2 mil e para uma revisão geral nela é na faixa de mil reais. Inclusive já tem gente adaptando está BI de 2.8 nas Full 3.2 para fugir do problema da BI da 3.2 que ainda é muito dispendioso.
Esta sua se vc fizer uma geral nela agora terá carro para muitos anos. E como vc pagou barato nela vc tem esta margem ainda não tem?
Mesmo a BI sua estando boa eu mandaria dar uma revisada geral nela porque aí será só uma preventiva mesmo com troca de poucàs peças com desgaste.
E sobre o tanque nunca vi este Red Tank não o que ele promete?
Eu mandei resinar o interior do meu tanque e bocal de abastecimento em Curitiba na tanque clean na época me custou mil reais redondo com frete já.

Abs.

Prezado Caporto, fiquei aliviado com a sua resposta em relação à BI. Vou mandar fazer uma revisão preventiva na bomba, conforme você me recomendou, logo assim que terminar de revisar a suspensão.

Até o momento, já fiz a pintura geral, elétrica, pneus e agora suspensão, não tendo gasto ainda 25 mil.

Quanto ao Red Tank, tem um site na internet. Promete criar uma camada protetora contra ferrugem, capaz inclusive de tapar furos que possam existir no tanque de combustível. Deve ser um sistema semelhante ao que você adotou. Eles vendem para quem tem carros e motos antigas, com tanques não fabricados originalmente para a nossa gasolina e alcool.

Estou tendo uma dificuldade com os apliques das portas e para lamas, que estavam com as presilhas quebradas, mas vou tentar prende-los melhor com lacres de malotes.

Se você tiver o contato do local onde você fez o trabalho no seu tanque, apenas para que possa comparar o preço e serviço, agradeceria. Abraços.

caporto
08/02/2018, 13:19
Prezado Caporto, fiquei aliviado com a sua resposta em relação à BI. Vou mandar fazer uma revisão preventiva na bomba, conforme você me recomendou, logo assim que terminar de revisar a suspensão.

Até o momento, já fiz a pintura geral, elétrica, pneus e agora suspensão, não tendo gasto ainda 25 mil.

Quanto ao Red Tank, tem um site na internet. Promete criar uma camada protetora contra ferrugem, capaz inclusive de tapar furos que possam existir no tanque de combustível. Deve ser um sistema semelhante ao que você adotou. Eles vendem para quem tem carros e motos antigas, com tanques não fabricados originalmente para a nossa gasolina e alcool.

Estou tendo uma dificuldade com os apliques das portas e para lamas, que estavam com as presilhas quebradas, mas vou tentar prende-los melhor com lacres de malotes.

Se você tiver o contato do local onde você fez o trabalho no seu tanque, apenas para que possa comparar o preço e serviço, agradeceria. Abraços.

Antônio.

O nome da pessoa e Cláudio Gocroski o celular é 41988574700 o valor do serviço no tanque da full e no gargalo fica em 750.00 mais o frete.
Dei uma olhada no Red Tank mas o produto para fazer um tanque de moto custa 299.00 então para fazer o tanque da full vai gastar muita grana fora o trabalhão que vai lhe dar para espelhar está resina no tanque todo.
E não sei se.sabe mas antes de aplicar a resina vc precisa fazer um ataque ácido para remover a ferrugem se não a ferrugem por baixo da resina estoura a camada de resina.
Mas faça aí a sua avaliação.
Sobre as presilhas vc deve encontrar elas no site PartSouq Auto Parts Around the World (http://www.partsouq.com) aí vc digita o chás si do seu carro e vai na parte de lataria que deve encontrar.

Veja o link abaixo

https://partsouq.com/en/catalog/genuine/unit?c=Mitsubishi&ssd=%24HQARW1d0DAsCBUg0JUtDVGxaVnJibDwsWA%24&vid=9911&cid=3&uid=306866&q=

Abs

Everson
08/02/2018, 13:23
Bom dia Amigos, infelizmente a compra da minha Full não deu certo:(, a pessoa não cuidava bem dela, vazamento no carter, amortecedores estourados, bateria vazando etc.... 85.000 Km. Continuo procurando, se alguem souber de uma 3.2 Diesel 5p 2015/15 bx Km bem cuidada deem um toque. Estou procurando um preta( É pedir demais?) Abraço e bom Carnaval.

Oi Marcio.
Estou anunciando a minha. è preta aro 20. Só que não é 2015 e sim 2013.

roger4x4df
08/02/2018, 16:23
Onde fez esse balanceamento no local aqui em BSB?

...
Os pneus ... deformidades, etc?
...

Uma alternativa seria fazer o balanceamento local, que fazem sem tirar a roda do carro, balanceando o conjunto todo.
...[/QUOTE]

Exato ...
Quando adquiri minha viatura, em março/2015, ela veio com os pneus desgastados lateralmente ... a dona anterior andava com os pneus calibrados em 29 libras e, possivelmente, não zelava quanto a alinhamento/balanceamento ... resultado ... enquanto estava com esses pneus velhos, bastava atingir 110/120 kms/hora que lá vinha a tal “tremedeira” ... foi só colocar pneus novos e alinhar/balancear novamente que desapareceu a tremedeira ...

Nessa última viagem, apesar dos pneus estarem semi-novos, eis que voltou novamente a tal tremedeira ... desta feita, por recomendação do profissional da própria css, procurei uma oficina especializada em balanceamento no local ... após isso, voltei na css para fazerem o alinhamento 3D ... resultado ... a viatura está parecendo uma nave ...

Abs.[/QUOTE]

enasor
08/02/2018, 20:21
[/QUOTE]

... oficina especializada em balanceamento no local ...[/QUOTE]


Onde fez esse balanceamento no local aqui em BSB?

...

Prezado amigo Roger
Boa noite

Infelizmente, não sei lhe informar, pois, não moro em Brasília ... talvez o Caporto, ou algum outro amigo aí de Brasília possam lhe indicar uma boa oficina do ramo ...

Forte abraço e boa sorte.

antonioguimaraes
09/02/2018, 09:43
Antônio.

O nome da pessoa e Cláudio Gocroski o celular é 41988574700 o valor do serviço no tanque da full e no gargalo fica em 750.00 mais o frete.
Dei uma olhada no Red Tank mas o produto para fazer um tanque de moto custa 299.00 então para fazer o tanque da full vai gastar muita grana fora o trabalhão que vai lhe dar para espelhar está resina no tanque todo.
E não sei se.sabe mas antes de aplicar a resina vc precisa fazer um ataque ácido para remover a ferrugem se não a ferrugem por baixo da resina estoura a camada de resina.
Mas faça aí a sua avaliação.
Sobre as presilhas vc deve encontrar elas no site PartSouq Auto Parts Around the World (http://www.partsouq.com) aí vc digita o chás si do seu carro e vai na parte de lataria que deve encontrar.

Veja o link abaixo

EXTERIOR - SIDE GARNISH & MOULDING | PAJERO/MONTERO(G.EXP) - 2800D-TURBO/LONG WAGON General 12.2006 | Mitsubishi | Genuine Parts Catalogs | PartSouq Auto Parts Around the World (https://partsouq.com/en/catalog/genuine/unit?c=Mitsubishi&ssd=%24HQARW1d0DAsCBUg0JUtDVGxaVnJibDwsWA%24&vid=9911&cid=3&uid=306866&q=)

Abs

Já liguei para a tal red tank e foi orçado em 600,00 a quantidade necessária para o nosso taque de 90 litros. Vou ver quanto o mecânico cobra para fazer a manobra e depois comparar com o serviço lá de Curitiba.

No dia 16 haverá um leilão onde encontrei a minha e, por coincidência, tem uma 2005 sendo leiloada. Deverá sair por uns 30 mil. Vale até como investimento. Se alguém se interessar o site é BRBID.
Abraços, bom carnaval a todos.

EvertonAndrade
13/02/2018, 12:21
Boa tarde pessoal.
Estou precisando de uma ajuda, alguém saberia me dizer se é possível eu instalar sensor de chuva e crepuscular na Full 2012?

Muito obrigado

marlonwh
13/02/2018, 14:48
Acredito que sim, uma vez que o modelo novo já tem. Quando comprei “senti falta”, pois meu outro veículo que uso tem. Depois acabei acostumando sem e não fui atrás.


Abraços

Otambosi
14/02/2018, 16:24
Boa tarde pessoal,
Estou a procura das calotas das rodas pra minha Pajero GLS-B 1999 3500 V6 Hi- Line, alguém pode me dizer onde encontro.
Obrigado

Juarez Pontes
17/02/2018, 01:43
Olá amigos.
Faz um tempo que não acesso o Fórum. Hoje procurei -- mas nada achei, postagens sobre uso do GNV -- já utilizando os novos sistemas disponíveis, na Pajero Full 3D HPE V6 250 HP à gasolina, ano 2008 em diante.
Inclusive sempre tive dificuldade em pesquisar assunto específico dentro de determinado tópico, outra coisa que agradeço a ajuda.

Glaicon
17/02/2018, 07:59
Olá amigos.
Faz um tempo que não acesso o Fórum. Hoje procurei -- mas nada achei, postagens sobre uso do GNV -- já utilizando os novos sistemas disponíveis, na Pajero Full 3D HPE V6 250 HP à gasolina, ano 2008 em diante.
Inclusive sempre tive dificuldade em pesquisar assunto específico dentro de determinado tópico, outra coisa que agradeço a ajuda.
Juarez, vejo pela tua assinatura que és ex-dono de uma SW4 2014.
Hoje, tens uma Full 3D 2011.
Tens algum arrependimento nesta troca?
Podes colocar um pequeno comparativo, considerando custo de manutenção, disponibilidade de peças, seguro, economia, conforto/ergonomia e outros pontos que consideres interessante?
Vejo muitas pessoas nesse dilema Toyota X Mitsubishi.
Também tive uma SW4, mas era ano 1998, manual.
Não dá para comparar com a atual Full 2008. São mundos diferentes.
Já como tivestes a SW mais atual, tens como dar uma opinião bem balizada.:concordo:

Rodrigo Willian Padilha
17/02/2018, 20:14
Boa noite, apareceu de um rolo aqui da empresa uma pajero full hpe 2006 modelo 2007 com 186mil km, atualmente estou pagando uma carta de consorcio e meu pai ofereceu ela pela minha carta, teria que dar uma geral nela, na suspensão etc, porém pesquisando achei o tal problema da bomba injetora, estou até pensando em desisir, pq já vi que tem o adesivo colado em cima da BI de um lugar que faz conserto. no quesito manutenção é mto cara de ser feita?

Glaicon
18/02/2018, 09:01
Boa noite, apareceu de um rolo aqui da empresa uma pajero full hpe 2006 modelo 2007. com 186mil km, atualmente estou pagando uma carta de consorcio e meu pai ofereceu ela pela minha carta, teria que dar uma geral nela, na suspensão etc, porém pesquisando achei o tal problema da bomba injetora, estou até pensando em desisir, pq já vi que tem o adesivo colado em cima da BI de um lugar que faz conserto. no quesito manutenção é mto cara de ser feita?
Tem gente aqui no fórum que, por conta do custo para conserto, pensou em suicídio.:mrgreen:

Rodrigo Willian Padilha
18/02/2018, 09:50
Tem gente aqui no fórum que, por conta do custo para conserto, pensou em suicídio.:mrgreen:

e eu achobq a bomba já esta condenada,
com o caro parado em P a lenta fica normal, agr se por em drive ou ré com ele parado, as vezes carro fica forçando sair e dando cutucões para frente, fora a fumaça q solta quando acelera. Acho q vai ser melhor revender do jeito q está e esperar minha carta sair q é mais lucro kkkkk

Rodrigo Willian Padilha
18/02/2018, 09:54
e eu achobq a bomba já esta condenada,
com o caro parado em P a lenta fica normal, agr se por em drive ou ré com ele parado, as vezes carro fica forçando sair e dando cutucões para frente, fora a fumaça q solta quando acelera. Acho q vai ser melhor revender do jeito q está e esperar minha carta sair q é mais lucro kkkkk
E olhando o tanque já tem ferrugem no bocal, mas já vi falar por aqui q não é por sujeira, e sim pela qualidade do diesel, se for por isso nem tem como evitar o problema, qualquer hr vai acontecer.

Glaicon
19/02/2018, 06:30
Ontem foi dia de sair da praia e subir a serra.
Rancho Queimado.
Cidade distante pouco mais de 60 Km´s de Florianópolis.
Saí de 30 Graus para 23ºC.
E ainda com café colonial no centro da cidade.
As fotos são na localidade Morro da Boa Vista.
O visual já explica o motivo do nome.:concordo:

marlonwh
19/02/2018, 07:56
Ontem foi dia de sair da praia e subir a serra.
Rancho Queimado.
Cidade distante pouco mais de 60 Km´s de Florianópolis.
Saí de 30 Graus para 23ºC.
E ainda com café colonial no centro da cidade.
As fotos são na localidade Morro da Boa Vista.
O visual já explica o motivo do nome.:concordo:
Glaicon,

Muito bacana este passeio aí. Pena q quando subi esse morro estava o tempo estava meio nublado. Mas estava bonito mesmo assim.

Abraços

Antonio c Silva
19/02/2018, 14:55
Estou tendo problemas com ela no plaino ela vai bem mas quando tento ultrapassar que preciso de mais velocidade ela não tem força , principalmente na subida , se tiver que ultrapassar , ela urra e não vai , parece carro mil , ja fiz bomba ,passa no raster e nao acusa nada alguem pode me ajudar

caporto
20/02/2018, 18:54
Estou tendo problemas com ela no plaino ela vai bem mas quando tento ultrapassar que preciso de mais velocidade ela não tem força , principalmente na subida , se tiver que ultrapassar , ela urra e não vai , parece carro mil , ja fiz bomba ,passa no raster e nao acusa nada alguem pode me ajudar

Caro Antonio,

Como você que já fez a BI, pode nos dizer se já tem muito tempo? o que foi reparado na BI vc se lembra?
Não sei se já fez isso, mas eu começaria verificando e se necessário trocando se o filtro de ar , depois o filtro de combustível, se não resolver nada, pedir para verificar a EGR, as borboletas da lenta e da alta, se continuar sem solução verificar a turbina e o intercooler.
E se ao final de tudo isso ainda tiver fraco, a chance de ser a sua BI é grande, pois o ela deve estar sem pressão o que indicaria um possível problema no corpo do distribuidor da BI.
Esperamos você aqui de volta para nos contar como solucionou este problema.

Abs.

andrecaires
22/02/2018, 12:31
Ola pessoal, tenho uma pajero full 2008 e começou acender as luzes asc off e luz amarela no painel. Ao passar pelo scan, detectou problemas no sensor map e válvula egr. Desmontei toda a parte da válvula egr e fiz uma limpeza geral na exaustão, estava com muita fuligem. Troquei uma mangueirinha do sensor map e limpei. Coloquei uma junta cega na saida do sistema de exaustão, antes de ir para o filtro da válvula egr, inutilizando a válvula egr. Limpei a válvula e todo o sistema com gasolina e diesel. Pronto, problemas resolvidos. Tudo ok, gastei 100 reais apenas. Eu mesmo fiz a limpeza e troquei apenas a mangueirinha do sensor map. Estava entupido de fuligem. Tudo funcionando 100 %. Ja viajei e testei bastante.

Everson
22/02/2018, 13:06
Amigos.
Já estou com minha Full a quase 1 ano. Essa semana deu uma forte chuva aqui e pela primeira vez, vi que apareceu um pouco de agua no lado do carona, no tapete.
Detalhe que já peguei muita chuva forte com ela, tanto andando em estrada, cidade e parada.
Dessa vez ela estava estacionada. Fiquei preocupado.
Onde será que devo buscar os mais prováveis locais de onde possa ter entrado?

enasor
22/02/2018, 13:10
Ola pessoal, tenho uma pajero full 2008 e começou acender as luzes asc off e luz amarela no painel. Ao passar pelo scan, detectou problemas no sensor map e válvula egr. Desmontei toda a parte da válvula egr e fiz uma limpeza geral na exaustão, estava com muita fuligem. Troquei uma mangueirinha do sensor map e limpei. Coloquei uma junta cega na saida do sistema de exaustão, antes de ir para o filtro da válvula egr, inutilizando a válvula egr. Limpei a válvula e todo o sistema com gasolina e diesel. Pronto, problemas resolvidos. Tudo ok, gastei 100 reais apenas. Eu mesmo fiz a limpeza e troquei apenas a mangueirinha do sensor map. Estava entupido de fuligem. Tudo funcionando 100 %. Ja viajei e testei bastante.

Grande andrecaires
Boa tarde

Agradecimentos ao nobre amigo por compartilhar essa experiência conosco ... muito bom saber que o sensor MAP de seu veículo não precisou ser trocado ...

Poderias me tirar uma dúvida? ...

Quando mencionastes “ ... Coloquei uma junta cega na saida do sistema de exaustão, antes de ir para o filtro da válvula egr, inutilizando a válvula egr. Limpei a válvula e todo o sistema ...” ...

Pergunto-lhe:

Isolastes a EGR? ... ou seja, os gases provenientes do escapamento não passam mais por ela em direção ao coletor de admissão? ... caso positivo, então, a grande dúvida que ninguém me esclareceu até agora: No caso de Pajeros Full com a EGR isolada, porém, limpa e em bom estado (sem danos no sistema eletrônico da mesma), a luz da injeção no painel está se mantendo apagada, acesa, ou piscando ocasionalmente ????? ...

Muito obrigado.

Forte abraço.

enasor
23/02/2018, 08:06
Amigos.
Já estou com minha Full a quase 1 ano. Essa semana deu uma forte chuva aqui e pela primeira vez, vi que apareceu um pouco de agua no lado do carona, no tapete.
Detalhe que já peguei muita chuva forte com ela, tanto andando em estrada, cidade e parada.
Dessa vez ela estava estacionada. Fiquei preocupado.
Onde será que devo buscar os mais prováveis locais de onde possa ter entrado?

Prezado amigo Everson
Bom dia.

Enquanto aguardamos mais opiniões, veja se as experiências relatadas nos tópicos dos "links" abaixo podem lhe serem úteis ...

http://www.4x4brasil.com.br/forum/mitsubishi/149550-pajero-dakar-entrando-agua-no-passageiro-quando-anda-em-pista-molhada.html

http://www.4x4brasil.com.br/forum/mitsubishi/83385-tr4-infiltracao-de-agua-do-lado-do-passageiro.html

http://www.4x4brasil.com.br/forum/mitsubishi/71695-tr4-esta-entrando-agua-na-cabine.html

http://www.4x4brasil.com.br/forum/mitsubishi/132482-agua-no-habitaculo-da-tr4.html

Forte abraço e boa sorte.

E.T.:

Ao solucionar, não se esqueça de dar um "feedback" para nós aqui, OK?

fabiano caxias
23/02/2018, 09:33
bom dia pessoal,sabem me informar se a folga do pinhao da pajerinho 97 e 99 regula com o aperto de uma luva sanfona tipo samurai f1000 ou precisa desmontar e regular com aroelas tipo willys
tem uma de um amigo com folga pouca no pinhao e se for sanfona seria so um ajuste de aperto,mas se for aroela tem q desmontar tudo ai doi o coração

caporto
23/02/2018, 11:26
Amigos.
Já estou com minha Full a quase 1 ano. Essa semana deu uma forte chuva aqui e pela primeira vez, vi que apareceu um pouco de agua no lado do carona, no tapete.
Detalhe que já peguei muita chuva forte com ela, tanto andando em estrada, cidade e parada.
Dessa vez ela estava estacionada. Fiquei preocupado.
Onde será que devo buscar os mais prováveis locais de onde possa ter entrado?

Caro Everson;

Já tive problema de infiltração de água na minha Full por duas vezes, a uns 3 anos atras estava entrando água do lado do motorista, descobri que o vazamento era pela borracha que veda o para-brisa que já estava meio folgada devido ao tempo e isso faz com que ela encolha um pouco e isso deixava uma pequena brecha no canto superior do para-brisa justamente onde escorria a água da calha. Eu comprei um tubo de silicone e apliquei no local, até hoje não vazou mais.
E a 1 mês atras eu voltando do Lago Corumba com meu pai pegamos uma tempestade violenta e começou a pingar água no mesmo lugar só que do lado do passageiro, depois fui verificar e foi o mesmo problema, folga na borracha tornei meter silicone e já joguei água com vontade lá e não vazou novamente.

Abs.

De Luca
23/02/2018, 12:06
Amigos.
Já estou com minha Full a quase 1 ano. Essa semana deu uma forte chuva aqui e pela primeira vez, vi que apareceu um pouco de agua no lado do carona, no tapete.
Detalhe que já peguei muita chuva forte com ela, tanto andando em estrada, cidade e parada.
Dessa vez ela estava estacionada. Fiquei preocupado.
Onde será que devo buscar os mais prováveis locais de onde possa ter entrado?

Se seu carro ficou estacionado em baixo de árvores, as folhas que caem podem entupir o suspiro do ar condicionado que deve estar jogando água para dentro do carro. Não ligue o ar pois pode queimar e aí é caro. Certeza que é isso.

Rocha_padaratzo
23/02/2018, 13:48
Ola pessoal, tenho uma pajero full 2008 e começou acender as luzes asc off e luz amarela no painel. Ao passar pelo scan, detectou problemas no sensor map e válvula egr. Desmontei toda a parte da válvula egr e fiz uma limpeza geral na exaustão, estava com muita fuligem. Troquei uma mangueirinha do sensor map e limpei. Coloquei uma junta cega na saida do sistema de exaustão, antes de ir para o filtro da válvula egr, inutilizando a válvula egr. Limpei a válvula e todo o sistema com gasolina e diesel. Pronto, problemas resolvidos. Tudo ok, gastei 100 reais apenas. Eu mesmo fiz a limpeza e troquei apenas a mangueirinha do sensor map. Estava entupido de fuligem. Tudo funcionando 100 %. Ja viajei e testei bastante.


O amigo pode informar o local exato que fica essa mangueirinha? Se poder postar uma foto... Tive esse mesmo problema há alguns dias no meu veículo e era um fio de aterramento do alarme q fazia acender as luzes. Agora está normal mas mesmo assim Gostaria de verificar essa mangueirinha pra ter certeza e verificar a Egr tbm.

enasor
25/02/2018, 09:05
O amigo pode informar o local exato que fica essa mangueirinha? Se poder postar uma foto... Tive esse mesmo problema há alguns dias no meu veículo e era um fio de aterramento do alarme q fazia acender as luzes. Agora está normal mas mesmo assim Gostaria de verificar essa mangueirinha pra ter certeza e verificar a Egr tbm.

Prezado amigo Rocha
Bom dia.

Essa mangueirinha é muito fácil de ser identificada. Veja, em anexo, a foto do MAP de meu veículo. É o mesmo do seu veículo ... eu me lembrei que o veículo do amigo é um Pajero Full Diesel 2009/2010 ... mas, algum outro amigo do fórum que quisesse ajudá-lo teria dificuldade para identificá-lo ... daí, fica a humilde sugestão para que o amigo coloque em sua assinatura a identificação de seu veículo ...

Voltando à mangueirinha ... Trata-se da pecinha preta, conectada à peça azul ... É a peça identificada com a seta vermelha na foto ... Esse conjuntinho está localizado ao lado do filtro de combustível ... essa mangueirinha está conectada à pecinha preta (MAP) e estende-se até o coletor de admissão ... ela tem aproximadamente ¼ de polegadas e uns 25 cms de comprimento ... não tem erro!!!! ...

À primeira vista, parece um conjuntinho inexpressivo, mas, veja o que a falta de manutenção pode acarretar ... essa tal mangueirinha está conectada ao coletor de admissão e, com o tempo, ela pode ressecar, ou até mesmo, pegar um pouco da sujeira que naturalmente vai para o coletor de admissão ... estando em mal estado (suja, ressecada, etc.), sua vazão poderá ficar obstruída, de forma a prejudicar a informação que é enviada ao MAP, que, por sua vez, passa informação errada à Centralina, que por sua vez, provoca o acendimento da luz da injeção, avisando o usuário do veículo que o sistema de injeção está com algum problema ... daí a necessidade de, periodicamente , pedir ao seu mecânico de confiança para fazer uma inspeção nesse sistema e, se for o caso, proceder a uma limpeza nessa mangueirinha, ou, dependendo do estado dela, até mesmo trocá-la, o mesmo valendo para o MAP ...

Forte abraço.

enasor
25/02/2018, 09:21
Prezados amigos do fórum
Bom dia.

Fluido da transmissão trocado ... 70.327 kms rodados (45% em estradas e 55% cidade) ... seguem fotos do fluido velho e do fluido novo para apreciação de vocês ...

Troca meramente preventiva ...

Seguindo os sempre bons conselhos dos nobres amigos de fórum, considerando a baixa quilometragem do veículo, as condições de utilização (não severas), câmbio funcionando bem, etc., optei pela não abertura do cárter nesta primeira troca, até mesmo porque ao analisar o estado do fluido velho esgotado do cárter verificamos estar visualmente não muito escuro, sem cheiro de queimado, sem a presença de impurezas (borras, limalhas, etc.), etc, etc. ...

Método de troca: Convencional.

- Esgotamento do fluido velho do cárter através do bujão de drenagem, e reposição com fluido novo através do bujão de enchimento. Nesta etapa foram esgotados em torno de 3,8 litros. Lembrando: 1. Deve-se erguer a frente do veículo, para que o esgotamento seja o máximo possível. 2. Deve-se colher o fluido velho esgotado num balde graduado, com vistas a repor exatamente o mesmo volume com fluido novo.

- “Flushing” do fluido velho retido no conversor de torque, radiadores, tubulações, etc. Nesta etapa foram realizadas cinco sessões de esgotamento de 2 litros do cárter com o veículo funcionando e enchimento com 2 litros com o veículo desligado, até verificarmos que estava sendo esgotado apenas fluido limpo. O esgotamento foi feito desconectando-se uma mangueira de borracha conectada a jusante da tubulação metálica localizada após a saída do radiador de óleo (É a peça número 19,ou 25887F dos esquemas anexos). O enchimento foi feito por gravidade através de uma mangueira transparente de PVC que passamos pelo cofre do motor, sendo que numa ponta colocamos um funil para despejar o fluido novo e a outra ponta foi inserida no bujão de enchimento. Durante cada sessão de esgotamento preferimos movimentar a alavanca do câmbio nas várias posições, parando em cada posição em torno de 3 segundos para movimentar também o corpo de válvulas.

Ao final, foi feito o ajuste final de nível, através do bujão de verificação de nível (conhecido como bujão de transbordo). Lembrando: A partir dos modelos 2009, os Fulls são dotados de câmbio AISIN V5AWF, sendo que o ajuste de nível do fluido da T.A. é feito através de um bujão de enchimento e de um bujão de transbordo. Lembro, ainda, que nesta etapa de ajuste final de nível o fluido no interior do cárter deverá estar com a temperatura no intervalo de 39 a 46 graus Célsius. Se tiverem um scanner que passe essa informação, melhor. Caso não tenha o scanner, basta funcionar o veículo, sem forçar a rotação, em torno de 15 minutos, até o motor atingir a temperatura normal de funcionamento. Fizemos isso, e, depois, conferimos com o scanner. A temperatura acusou 40 graus Célsius.

Foram gastos 13 litros de fluido ... lembrando que a caixa de transmissão V5AWF comporta 10,9 litros no total ... utilizei o Castrol Transmax Full Synthetic Multi-Vehicle, 100% sintético ... coloquei, também, anéis novos de vedação nos bujões de enchimento, transbordo e drenagem (Códigos Mit MR518910, MD951858, MD951858, respectivamente ... os anéis dos bujões de transbordo e de drenagem são os mesmos) ... é recomendável a troca desses anéis sempre que tais bujões forem desapertados para qualquer finalidade ... são baratos na css ...

O que pude constatar é que esse método convencional de troca, além de ser o mais recomendável pela APTTA (Associação dos Profissionais Técnicos em Transmissão Automática), ainda é muito simples de ser feito. Pode ser feito com qualquer mecânico caprichoso ... Importante: Acompanhem o serviço, ajudem o mecânico no que for possível (Ex.: Enchimento do cárter, movimentação da alavanca durante a troca, etc.), e fiquem atentos em cada detalhe ...

O que posso dizer é que, ao final, no teste de rodagem, nota-se um melhor desempenho do câmbio ... fiz um passeio de 120 kms e notei que as marchas são mudadas mais suavemente pelo sistema ... parece-me até que houve uma melhora no consumo ... pode ser em razão do sistema estar mudando as marchas mais precocemente ... pretendo fazer a próxima troca daqui a 40.000 kms, claro, se ainda estiver com o veículo ...

Perdoem-me, se me esqueci de algum detalhe ... fica aberto a sugestões, no sentido de melhorar, ou corrigir algum procedimento feito inadequadamente ...

Forte abraço a todos.

Glaicon
26/02/2018, 06:21
Prezados amigos do fórum
Bom dia.

Fluido da transmissão trocado ... 70.327 kms rodados (45% em estradas e 55% cidade)
Ô viatura boa de se comprar!:palmas::palmas::palmas:

enasor
26/02/2018, 07:38
Ô viatura boa de se comprar!:palmas::palmas::palmas:

Bom dia ...

Pois é, meu caro amigo ... ontem mesmo falei com a ex-proprietária da minha viatura ... ela está com um 2017, que estou de olho nele ... mas ela não tem intenção de vendê-lo por enquanto ... antes desse 2017 ela teve um 2015 que me foi oferecido, mas, infelizmente, não deu negócio ... a css entrou no “meio da história” e acabou “melando’ o negócio ... numa transação conhecida como "casada", ela pegaria o 2017 zerado na css, sendo que o 2015 dela entraria para mim por preço FIPE (que eu pagaria diretamente a ela), enquanto que o meu ficaria na css por preço abaixo da FIPE ... evidentemente que não aceitei ... assim, ela acabou vendendo o 2015 dela na própria css para pegar esse 2017 zerado ... claro que ela deve ter perdido dinheiro nessa transação, entregando o 2015 na css ... sigo acompanhando ... quem sabe na próxima vez dá negócio ...

Mas, mudando de assunto, e voltando “à vaca fria”:

Você reparou na cor desse fluido velho? ... e olha que esse veículo sempre foi mimado e tratado “à pão-de-ló” ... não dá para entender porque algumas montadoras e certos mecânicos orientam seus clientes afirmando que esse fluido é vitalício e que não precisa trocar ... fica o conselho a todos ... mantenham o controle sobre as trocas desse fluido da transmissão, e não o deixem envelhecer na caixa de transmissão ... com o tempo, variações de temperatura e o trabalho forçado ele envelhece, perde viscosidade, perde lubricidade, cria borras, "y otras cositas más" ... o prejuízo poderá ser grande depois ... e se for veículo utilizado em condições severas (trilhas, ralies, etc.), o cuidado deve ser redobrado, havendo até que abrir o cárter para ver as condições lá dentro (Presença de borras e, principalmente, limalhas e outros sólidos, os quais, além de prejudicarem a circulação do fluido, obstruindo o filtro, ainda podem sinalizar a necessidade de algum reparo preventivo na transmissão, antes que aconteça um dano muito oneroso, às vezes até irreparável) ...

Forte abraço

caporto
26/02/2018, 10:56
Bom dia ...


Você reparou na cor desse fluido velho? ...

Forte abraço

Caro enasor;

Parabéns pela postagem sobre a troca do fluido do cambio da sua Jóia.
Parece que você adivinhou o que eu ia comentar, porque o seu fluido acredito eu que ele foi trocado na revisão de 40k KM e agora vc trocou com 70k KM. Ou não, essa é a primeira troca que de fluido desse carro?
Estranhei porque já troquei duas vezes na minha Full e somente na primeira vez quando peguei o carro que o fluido estava mais escuro estava mais para uma cor de vinho mais não preto ainda.
Depois de 40k KM troquei novamente e o fluido velho saiu vermelhinho quase como o novo que estava sendo colocado.
Ai eu questiono será que o fluido sintético perde as propriedades mais rápido que o fluido TQM-SP3 que uso?
Grande abraço.

enasor
26/02/2018, 20:09
... seu fluido ... foi trocado na revisão de 40k KM e agora vc trocou com 70k KM. Ou não, essa é a primeira troca de fluido desse carro?
Estranhei porque já troquei duas vezes na minha Full e somente na primeira vez quando peguei o carro que o fluido estava mais escuro estava mais para uma cor de vinho mais não preto ainda.
Depois de 40k KM troquei novamente e o fluido velho saiu vermelhinho quase como o novo que estava sendo colocado.
Ai eu questiono será que o fluido sintético perde as propriedades mais rápido que o fluido TQM-SP3 que uso?
...

Prezado amigo Caporto
Boa noite.

Informo-lhe que essa foi a PRIMEIRA troca de fluido da Transmissão Automática de meu veículo ... o fluido velho esgotado foi o originalmente colocado pela AISIN, fabricante do câmbio (AISIN ATF-MP – 100% sintético) ... quanto à cor, apesar de escurecido, acredito que esteja dentro das expectativas para um veículo com 70.000 kms rodados, comparativamente ao que a gente vê por aí ... para você ter uma melhor ideia do estado dele, segue uma imagem ampliada do momento em que estava sendo descartado ... inclusive, guardei uma amostra desse fluido velho para, futuramente, comparar o estado dele com o atualmente colocado (Castrol Transmax Full Synthetic Multi Vehicle – 100% sintético) ... só que, dessa vez, não vou esperar rodar mais 70.000 kms para fazer a próxima troca ... minha pretensão é fazer a próxima troca com 40.000 kms ... assim, considerando as condições em que utilizo o veículo, quero acreditar que daqui a 40.000 kms esse fluido também saia vermelhinho e em bom estado, tal como o de seu veículo ...

Quanto ao TQ-M-SP3 que você colocou em seu veículo, mesmo sendo mineral, é um fluido de boa qualidade, testado pela Mitsubishi, e que atende à especificação ATF-SP3 recomendada pela marca para o câmbio de seu veículo ... além disso, seu veículo é muito bem cuidado, pois sabemos que, além de ter muito conhecimento, ainda és um usuário muito zeloso ... portanto, muito natural as suas informações do bom estado desse fluido após 40.000 kms rodados pelo seu veículo ...

Quanto ao diferencial entre um mineral, semi-sintético e um sintético: Acredito que haja diferenças qualitativas, sim, entre eles, e que, devido a isso, em termos de longevidade, determinadas propriedades no sintético sejam mais duradouras que nos demais ... mas, não posso afirmar isso, pois não tenho qualificação para tanto ... precisaríamos de um parecer mais fundamentado de um especialista nesta área ... PORÉM, de uma forma, ou de outra, na minha modesta opinião, acho que a gente deve se abstrair disso ... o importante mesmo é atentar para as recomendações da montadora, e trocar esse fluido de acordo com as condições preconizadas no manual do veículo e respeitando um intervalo razoavelmente prudente de acordo com a utilização do veículo, mesmo que isso não esteja especificado no manual ... assim, com certeza, nas oportunidades das trocas a T.A. também estará em bom estado, seja o fluido mineral, semi-sintético ou sintético ... neste quesito de longevidade, acho que não vale a pena o usuário que colocou um sintético arriscar "esticar" o uso do mesmo para ver até onde ele irá manter as suas propriedades ... no caso de minha viatura, adotarei a mesma postura de troca de óleo do motor, ou seja, farei a troca mais amiúde (a cada 40K kms), independentemente do estado que estiver o fluido na oportunidade da troca, pois acredito que seja esse um dos fatores importantes que tornarão a transmissão mais longeva ... preferi colocar um sintético no meu veículo simplesmente para manter a mesma qualificação do fluido originalmente colocado pelo fábrica do câmbio ...


Forte abraço.

caporto
26/02/2018, 22:10
Caro enasor,

Obrigado pelos esclarecimentos. Então a cor do fluido velho faz sentido já que rodou por 70k km. Como eu tinha dito o fluido da minha tb saiu assim escuro ainda com cor avermelhada mas muito escuro. Provavelmente o dono anterior deve ter pulado a troca dos 120k km pois troquei com 142k km depois na de 180k km o fluido saiu vermelho claro ainda.
E com certeza continuarei a trocar o fluido no prazo a cada 40k km e tentar usar sempre o fluido recomendado. Até a minha próxima troca provavelmente já deverei usar o mesmo fluido que vc usou pois ele tem a especificação do SP3 tb e a MitSam está usando ele agora pois já não encontra mais o TQM-SP3.
Abs.

marlonwh
26/02/2018, 23:30
Prezados amigos do fórum
Bom dia.

Fluido da transmissão trocado ... 70.327 kms rodados (45% em estradas e 55% cidade) ... seguem fotos do fluido velho e do fluido novo para apreciação de vocês ...

Troca meramente preventiva ...

Seguindo os sempre bons conselhos dos nobres amigos de fórum, considerando a baixa quilometragem do veículo, as condições de utilização (não severas), câmbio funcionando bem, etc., optei pela não abertura do cárter nesta primeira troca, até mesmo porque ao analisar o estado do fluido velho esgotado do cárter verificamos estar visualmente não muito escuro, sem cheiro de queimado, sem a presença de impurezas (borras, limalhas, etc.), etc, etc. ...

Método de troca: Convencional.

- Esgotamento do fluido velho do cárter através do bujão de drenagem, e reposição com fluido novo através do bujão de enchimento. Nesta etapa foram esgotados em torno de 3,8 litros. Lembrando: 1. Deve-se erguer a frente do veículo, para que o esgotamento seja o máximo possível. 2. Deve-se colher o fluido velho esgotado num balde graduado, com vistas a repor exatamente o mesmo volume com fluido novo.

- “Flushing” do fluido velho retido no conversor de torque, radiadores, tubulações, etc. Nesta etapa foram realizadas cinco sessões de esgotamento de 2 litros do cárter com o veículo funcionando e enchimento com 2 litros com o veículo desligado, até verificarmos que estava sendo esgotado apenas fluido limpo. O esgotamento foi feito desconectando-se uma mangueira de borracha conectada a jusante da tubulação metálica localizada após a saída do radiador de óleo (É a peça número 19,ou 25887F dos esquemas anexos). O enchimento foi feito por gravidade através de uma mangueira transparente de PVC que passamos pelo cofre do motor, sendo que numa ponta colocamos um funil para despejar o fluido novo e a outra ponta foi inserida no bujão de enchimento. Durante cada sessão de esgotamento preferimos movimentar a alavanca do câmbio nas várias posições, parando em cada posição em torno de 3 segundos para movimentar também o corpo de válvulas.

Ao final, foi feito o ajuste final de nível, através do bujão de verificação de nível (conhecido como bujão de transbordo). Lembrando: A partir dos modelos 2009, os Fulls são dotados de câmbio AISIN V5AWF, sendo que o ajuste de nível do fluido da T.A. é feito através de um bujão de enchimento e de um bujão de transbordo. Lembro, ainda, que nesta etapa de ajuste final de nível o fluido no interior do cárter deverá estar com a temperatura no intervalo de 39 a 46 graus Célsius. Se tiverem um scanner que passe essa informação, melhor. Caso não tenha o scanner, basta funcionar o veículo, sem forçar a rotação, em torno de 15 minutos, até o motor atingir a temperatura normal de funcionamento. Fizemos isso, e, depois, conferimos com o scanner. A temperatura acusou 40 graus Célsius.

Foram gastos 13 litros de fluido ... lembrando que a caixa de transmissão V5AWF comporta 10,9 litros no total ... utilizei o Castrol Transmax Full Synthetic Multi-Vehicle, 100% sintético ... coloquei, também, anéis novos de vedação nos bujões de enchimento, transbordo e drenagem (Códigos Mit MR518910, MD951858, MD951858, respectivamente ... os anéis dos bujões de transbordo e de drenagem são os mesmos) ... é recomendável a troca desses anéis sempre que tais bujões forem desapertados para qualquer finalidade ... são baratos na css ...

O que pude constatar é que esse método convencional de troca, além de ser o mais recomendável pela APTTA (Associação dos Profissionais Técnicos em Transmissão Automática), ainda é muito simples de ser feito. Pode ser feito com qualquer mecânico caprichoso ... Importante: Acompanhem o serviço, ajudem o mecânico no que for possível (Ex.: Enchimento do cárter, movimentação da alavanca durante a troca, etc.), e fiquem atentos em cada detalhe ...

O que posso dizer é que, ao final, no teste de rodagem, nota-se um melhor desempenho do câmbio ... fiz um passeio de 120 kms e notei que as marchas são mudadas mais suavemente pelo sistema ... parece-me até que houve uma melhora no consumo ... pode ser em razão do sistema estar mudando as marchas mais precocemente ... pretendo fazer a próxima troca daqui a 40.000 kms, claro, se ainda estiver com o veículo ...

Perdoem-me, se me esqueci de algum detalhe ... fica aberto a sugestões, no sentido de melhorar, ou corrigir algum procedimento feito inadequadamente ...

Forte abraço a todos.

Obrigado pelo relato.
Em 800 km chego aos 70mil km, já preparando para a revisão. Considerando muito seriamente realizar a troca do fluido...


Abraços

Glaicon
27/02/2018, 06:10
quanto à cor, apesar de escurecido, acredito que esteja dentro das expectativas para um veículo com 70.000 kms rodados, comparativamente ao que a gente vê por aí ... para você ter uma melhor ideia do estado dele, segue uma imagem ampliada do momento em que estava sendo descartado
Forte abraço.
Mudou a côr do óleo, mas é visível que ele ainda está translúcido, o que indica bom estado.
Na foto dos copos, nem o óleo novo deixa passar luz por completo.:concordo:

enasor
27/02/2018, 19:29
Obrigado pelo relato.
Em 800 km chego aos 70mil km, já preparando para a revisão. Considerando muito seriamente realizar a troca do fluido...


Abraços

Boa noite

Recomendo fortemente ao prezado amigo que faça isso ... todos nós já temos plena consciência de que não existe esse negócio de fluido de T.A. vitalício, ou que pode "esticar" a quilometragem indefinidamente sem a troca do mesmo, conforme certas montadoras orientam ... a cor do fluido velho esgotado de meu veículo, com baixa quilometragem e utilizado em condições não severas, deixa isso bem claro ... ora, se com o motor fazemos as trocas religiosamente nas periodicidades recomendadas, independentemente do estado do fluido e do motor estar funcionando bem, por que não adotar a mesma postura com o câmbio, cuja reparação, nos dias de hoje, é mais complexa e mais cara, principalmente no caso de nossos veículos ... e, outra ... essa troca de óleo apresenta um custo por quilometragem rodada menor, comparando-se com a troca de óleo do motor ... portanto, em termos de custo x benefício, é um dispêndio muito bem empregado ...

Forte abraço.

Austriel
01/03/2018, 13:41
Caporto, entrei em contato com o fornecedor do filtro Purifilt. Vou instalar em Recife. Fica por R$895,00, mas dá 8% de desconto no dinheiro. boa tarde. Meu nome é: Austriel, sou novo no fórum e novo no mundo 4x4 . Comprei uma Pajero Full GLS motor 3.2 fiz o remapeamento da reiko em Recife de 165cvs para 245cvs. Também mandei baixar o tanque e fazer a lavagem do Mesmo pois o bocal de abastecimento já estava com ferrugem. Comprei aditivo que vocês estão usando e já recebi o Mesmo. Minha dúvida. Qual a proporção de teccon 10 usar para o tanque completo da Pajero Full 7 ligares?

caporto
01/03/2018, 14:39
boa tarde. Meu nome é: Austriel, sou novo no fórum e novo no mundo 4x4 . Comprei uma Pajero Full GLS motor 3.2 fiz o remapeamento da reiko em Recife de 165cvs para 245cvs. Também mandei baixar o tanque e fazer a lavagem do Mesmo pois o bocal de abastecimento já estava com ferrugem. Comprei aditivo que vocês estão usando e já recebi o Mesmo. Minha dúvida. Qual a proporção de teccon 10 usar para o tanque completo da Pajero Full 7 ligares?

Caro Austriel,

Seja bem vindo ao grupo. Olha sobre a sua pergunta da quantidade de aditivo para um tanque da Full.
Olha eu uso o Teccom 10 e sigo o recomendado pelo fabricante 1 ml para cada litro de diesel. Ou seja em um tanque de 90 litros adicione 90 mls, mas como você estará completando o tanque faça um chute realista e adicione ao tanque, eu sempre faço isso completo o tanque quando chega no meio e sempre pega próximo a 50 litros dai adiciono 50 ml.
Conta ai para nós como ficou seu carro após saltar de 165 cv para 245 cv?

Abs.

antonioguimaraes
02/03/2018, 15:45
Prezados,
minha full 2001, motor 2.8 4m40 apresenta uma dificuldade na troca de marchas, da segunda para terceira marcha.
Fui a um mecânico que diagnosticou defeito no corpo de válvulas ou na caixa de marchas, orçamentos de 2500 ou 6000 mil reais, respectivamente.
Me indicaram um outro técnico em câmbio automático, que me pareceu bem mais competente, que diagnosticou um defeito num sensor chamado TPS, que fica em cima da bomba injetora.
Alguém já teve esse problema.
Liguei na CSS que me cobrou 1800 reais no tal sensor, e não quis me fornecer o número de referência da peça, para tentar comprar em desmontes ou no exterior. Abraços

caporto
03/03/2018, 08:26
Caro Antônio,
O TPS da BI do seu carro se não me engano é a peça mais cara dessa BI.
Dificilmente você conseguirá comprar ele usado, pois quem vende a BI usada vende ela completa na faixa dos 2.500 se ele vender o TPS separado vai pedir 1.500,00 ou mais pois já vi vendedor pedindo 2.000,00 no tps usado no mercado livre.
Mas o valor que a CSS lhe passou tá razoável. Mas se precisa do código do tps para mais pesquisas segue o link da casa da pajero que possui os códigos da peça a pesar da peça estar em falta.
SENSOR DE POSIÇÃO POTENCIOMETRO TPS BOMBA INJETORA por R$1.599,00 (https://www.casadapajero.com.br/p-5396652-POTENCIOMETRO-%28TPS_LPS_SENSOR-ACELERACAO%29-BOMBA-ME201983-ORIGINAL-MITSUBISHI)
Abs

antonioguimaraes
03/03/2018, 10:14
Caro Antônio,
O TPS da BI do seu carro se não me engano é a peça mais cara dessa BI.
Dificilmente você conseguirá comprar ele usado, pois quem vende a BI usada vende ela completa na faixa dos 2.500 se ele vender o TPS separado vai pedir 1.500,00 ou mais pois já vi vendedor pedindo 2.000,00 no tps usado no mercado livre.
Mas o valor que a CSS lhe passou tá razoável. Mas se precisa do código do tps para mais pesquisas segue o link da casa da pajero que possui os códigos da peça a pesar da peça estar em falta.
SENSOR DE POSIÇÃO POTENCIOMETRO TPS BOMBA INJETORA por R$1.599,00 (https://www.casadapajero.com.br/p-5396652-POTENCIOMETRO-%28TPS_LPS_SENSOR-ACELERACAO%29-BOMBA-ME201983-ORIGINAL-MITSUBISHI)
Abs
Prezado Caporto, obrigado mais uma vez pela sua ajuda. Vou tentar comprar no Ebay ou Aliexpress. Não tenho muita pressa pois o carro está funcionando de forma inadequada, mas anda. Abraços

americo_mattar
03/03/2018, 20:08
Salve grupo,
hoje instalei o speedbooster na Pajero, posso assegurar que vale a pena. Muda o comportamento do carro, desaparece aquele delay quando se pisa no acelerador e as respostas ficam imediatas. A minha é uma diesel 2011.
Gostei e recomendo, vale o investimento.

Alem disso a instalação é muito simples, fiz em casa em 30min.

Glaicon
04/03/2018, 07:29
Salve grupo,
hoje instalei o speedbooster na Pajero, posso assegurar que vale a pena. Muda o comportamento do carro, desaparece aquele delay quando se pisa no acelerador e as respostas ficam imediatas. A minha é uma diesel 2011.
Gostei e recomendo, vale o investimento.

Alem disso a instalação é muito simples, fiz em casa em 30min.
O que é isso?:pipoca:

americo_mattar
04/03/2018, 19:08
E um chip que instala no acelerador aletronico.
o acelerador eletrônico e um potenciomentro que tem um certo atraso, o speedbooster deixa as respostas mais imediatas melhorando muito a dirigibilidade principalmente em alta nas ultrapassagens e arrancadas.




O que é isso?:pipoca:

Glaicon
05/03/2018, 06:07
E um chip que instala no acelerador aletronico.
o acelerador eletrônico e um potenciomentro que tem um certo atraso, o speedbooster deixa as respostas mais imediatas melhorando muito a dirigibilidade principalmente em alta nas ultrapassagens e arrancadas.
Interessante é o seu comentário pela facilidade de instalação.
Claro que você deve ter algum conhecimento para entender o sistema, mas, mesmo assim é elogiável.
Tenho vontade de fazer algo para aprimorar as respostas da viatura, mas meus preconceitos teimam em deixar as coisas na originalidade.
Por enquanto, vou só lendo os relatos.:concordo:

americo_mattar
05/03/2018, 12:56
Glaicon,
Posso te dizer que não se corta nenhum fio e não altera a originalidade do carro, vou tentar postar umas fotos aqui.

A instalação e os ajustes no aparelho são muito simples mesmo, ate eu consegui....rsrsr
Pode ir nesse que muda bem as respostas do carro.

Ele não altera potencia nem torque, apenas reduz a lentidão das respostas do sistema eletrônico. de qualquer forma fica muito mais agradável de dirigir



Interessante é o seu comentário pela facilidade de instalação.
Claro que você deve ter algum conhecimento para entender o sistema, mas, mesmo assim é elogiável.
Tenho vontade de fazer algo para aprimorar as respostas da viatura, mas meus preconceitos teimam em deixar as coisas na originalidade.
Por enquanto, vou só lendo os relatos.:concordo:

americo_mattar
05/03/2018, 14:03
O chip vai entre o conector original e o pedal, sem nenhuma gambiarra. Optei por colocar o controle ao lado do volante no painel.

556431556432556433

olinsv62013
06/03/2018, 05:45
Caros, sou novo aqui. Esse fórum é top. E sem duvida me ajudará bastante.
Adiquiri minha viatura em dezembro, e é uma full, 3.8, v6, 4x4, 3D, 2013, branquinha, blindada. Está com 47 k. Estou super satisfeito com o carango. O consumo é pau, mas rodo pouco, e os 4 km/l (cidade) e 7 km/l (estrada) estão valendo.

Não sei se estou no campo certo, assim, caso não, peço ao moderador as minhas desculpas antecipadas.

Tem algo na manutenção que devo me preocupar em trocar para essa quilometragem? Tipo correia dentada etc?

Forte abraço.

enasor
06/03/2018, 07:28
Caros, sou novo aqui. Esse fórum é top. E sem duvida me ajudará bastante.
Adiquiri minha viatura em dezembro, e é uma full, 3.8, v6, 4x4, 3D, 2013, branquinha, blindada. Está com 47 k. Estou super satisfeito com o carango. O consumo é pau, mas rodo pouco, e os 4 km/l (cidade) e 7 km/l (estrada) estão valendo.

Não sei se estou no campo certo, assim, caso não, peço ao moderador as minhas desculpas antecipadas.

Tem algo na manutenção que devo me preocupar em trocar para essa quilometragem? Tipo correia dentada etc?

Forte abraço.

Bom dia, prezado amigo olinsv2013

Sejas bem-vindo ao fórum e parabéns pela excelente aquisição ...

Tenho uma 2013/2014, porém, movida a diesel ... já rodando há 5 anos, sem quaisquer problemas com manutenção corretiva ... só preventivas ... certamente a sua, tal como a minha, está com o manual devidamente carimbado com as revisões básicas feitas na css ... se não estiver, fica a sugestão para que providencie isso ... não só vai valorizar mais a sua viatura na revenda, como também terás uma garantia de que no mínimo o básico foi feito, em termos de manutenção preventiva ... depois, é só dar seguimento com mecânico de sua confiança ... no mais, esse veículo não dá problemas ... basta seguir as preventivas estabelecidas no manual ...

Na minha viatura, acabo de trocar o fluido da transmissão, com 70k Kms ... mesmo com um uso tranquilo, sem forçar motor e câmbio, o fluido saiu bem escurecido, razão pela qual tomei a decisão de trocar esse fluido a cada 40k Kms ... como o seu está beirando os 50K Kms, sugiro-lhe também trocar e, tal como eu, manter uma periodicidade nas trocas subsequentes ... vão aparecer opiniões de que a quilometragem está baixa, que é muito cedo para trocar, etc., e tal ... mas, esse fluido perde suas propriedades não só em razão do seu trabalho forçado, como também em razão de seu envelhecimento natural ... e, considerando que o custo/quilometragem dessa troca é muito baixo (bem menor que o do motor), recomendo essa troca periodicamente, tal como é feito com o óleo do motor ...

Ferrugem: Esse veículo tem tanque metálico, susceptível de ferrugem ... ainda mais aí na sua região litorânea, onde a agressividade pela maresia é maior ... então, sugiro-lhe manter o tanque sempre cheio, evitando vazios no interior do tanque, os quais deixarão espaço para ferrugem interna e no bocal de abastecimento ... outra coisa: Mesmo rodando pouco, mantenha sempre o veículo em circulação, pois isso irá sacolejar o combustível no interior do tanque, mantendo suas paredes sempre lubrificadas ... não sei se existe um aditivo lubrificante para a gasolina, mas, como rodas pouco, se encontrares um no mercado compre e adicione moderadamente ... fique também de olho no teto solar e nas canaletas das portas, sob as borrachas de vedação ... mande olhar isso de vez em quando, pois costumam aparecer ferrugem nestas regiões ...

Outra coisa: Não se preocupe com correia dentada, pois, esse veículo é dotado de corrente de comando ... o único cuidado é manter as trocas de óleo conforme prescrito no manual do veículo, pois, não só o mecanismo dessa corrente necessita ser lubrificado pelo mesmo óleo do motor, como também a turbina ... e, por falar em turbina, sempre atente para a regra dos 30 segundos sem aceleração para preservar esse sistema (Após a partida, 30 segundos em marcha lenta, antes de sair acelerando; Ao parar, 30 segundos em marcha lenta, antes de desligar o motor ... é o tempo necessário para colocar/retirar o cinto de segurança, manobras em "creeping" no estacionamento plano, sem acelerar, só utilizando o impulso natural do câmbio automático, etc. ... além do mais, nas "saídas frias", proporcionará um tempinho para o óleo do motor subir para as partes altas do mesmo, antes de submetê-lo a esforço ... em viagens longas, nas "paradas quentes", uns 2 a 3 minutos em marcha-lenta, antes de desligar o motor, para o esfriamento da turbina e diminuição da rotação do eixo ainda recebendo lubrificação) ...

No mais, é colocar combustível e rodar, rodar, rodar ...

O problema principal que encontrarás é que ficarás “mal-acostumado”, e, quando pensares em mudar de viatura, dificilmente encontrarás um substituto à altura, com tanta tecnologia embarcada, e que lhe ofereça um custo tão baixo de propriedade e de manutenção ...

Vamos aguardar mais opiniões de outros proprietários, dando-lhe mais dicas e corrigindo alguma orientação que lhe passei, pois, conforme comentei, meu veículo é diesel ...

Forte abraço e boa sorte com sua nave.

enasor
06/03/2018, 08:48
E.T.:

Caro amigo olinsv62013 ... agora fiquei numa dúvida quanto ao sincronismo do motor no caso de seu veículo (Full 3.8, V6, Gasolina) ... no meu Pajero Full 3.2 diesel, tenho certeza que é feito através de corrente de comando ... mas, no caso de seu veículo, acho que é através de correia dentada mesmo ... segue o "link" de uma original Mit anunciada para venda, na internet ...

Correia Dentada Pajero Full 3.8 V6 04 A 2017 Original | Japan Imports (http://www.japanimports.com.br/correia-dentada-pajero-full-38-v6-04-2017-original-132914687xJM)

Fica à apreciação e correção dos mais entendidos ... caso isso se confirme, peço-lhe desculpas pelo engano ...

Abs.

enasor
06/03/2018, 09:59
Nossa!!!! ... acho que comentei muita besteira, meu caro olinsv62013, tanto com relação ao sincronismo do motor, quanto com relação à turbina ... desconsidere tudo ... não tenho nenhuma experiência com Fulls a gasolina, pois, estou acostumado com a minha viatura movida a diesel e pensei que as movidas a gasolina guardavam alguma semelhança nestes aspectos, porém, são mundos diferentes ... Forte abraço, e vamos aguardar o pronunciamento dos colegas mais experientes ...

olinsv62013
06/03/2018, 11:12
Enasor, b dia. Valeu por todos os comentarios. Ajudou vastante até aqui. Quando comprei, tinha ela acabado de fazer a revisão, que foi feita numa especializada, e trocado todos os óleos, inclusive da transmissão. Recebi até a cópia da OS. Estou pensando em colocar estribo e engate para reboque. Dá impressão de maior robustez. O carro dá realmente uma ótima impressão de segurança e confiabilidade.

Vou aguardar mais posts aqui sobre o que podemos cuidar preventivamente e que costumam dar problema se não cuidado.

Abraço.

enasor
06/03/2018, 11:48
... Estou pensando em colocar estribo e engate para reboque ... Vou aguardar mais posts aqui sobre o que podemos cuidar preventivamente e que costumam dar problema se não cuidado ...

Com certeza, caso algum dos colegas que possuem, ou já possuíram, um Full 3.8 V6 a gasolina acessem esse tópico, irão contribuir com sua experiência ...

Quanto ao estribo, pode colocar que você não vai se arrepender ... acho que vale muito a pena em diversos aspectos: Dá a impressão de maior robustez; Facilita, e muito, o acesso e a saída das pessoas do veículo (crianças, senhoras e idosos); Facilita lavar o teto do veículo (Sem o estribo, para conseguirem altura suficiente, os lavadores têm que abrir a porta do veículo para pisarem no assoalho do veículo, o que não acho muito conveniente) ... só tem que se lembrar da existência deles quando for passar sobre algum obstáculo mais alto ... eu me esqueci disso numa viagem é acabou dando um raspadinha, mas nada grave, pois os apropriados para o veículo são muito bem fixados na estrutura do veículo ...

Quanto ao engate, até pensei em colocar no meu, pensando em puxar uma carretinha (pretendo iniciar em breve a construção de um imóvel, e isso ajuda muito no transporte de alguns materiais), carregar bicicletas, etc. ... não é o propósito, mas, ainda ajuda a proteger a traseira contra aqueles "totós" provocados por incautos distraídos no trânsito, ou que têm o mau hábito de encostar muito na traseira do veículo ... mas, preferi não colocar, pelo menos por enquanto, tendo em vista que meu veículo é muito comprido (5D) e minhas garagens (no trabalho e residencial) são limitadas nesta dimensão, de forma que uma parte do veículo acaba extrapolando os limites da garagem e, também, ficando exposta às intempéries ... e se estacionar de ré, como sempre faço, já viu, né???!!!! ... invariavelmente as paredes do estacionamento acabam sendo detonadas!!!! ... já sem esse engate a gente acaba tomando mais cuidado, e prestando mais atenção na câmera de ré e nos avisos dos sensores de estacionamento ...

Abs.

Rocha_padaratzo
09/03/2018, 18:14
Prezado amigo Rocha
Bom dia.

Essa mangueirinha é muito fácil de ser identificada. Veja, em anexo, a foto do MAP de meu veículo. É o mesmo do seu veículo ... eu me lembrei que o veículo do amigo é um Pajero Full Diesel 2009/2010 ... mas, algum outro amigo do fórum que quisesse ajudá-lo teria dificuldade para identificá-lo ... daí, fica a humilde sugestão para que o amigo coloque em sua assinatura a identificação de seu veículo ...

Voltando à mangueirinha ... Trata-se da pecinha preta, conectada à peça azul ... É a peça identificada com a seta vermelha na foto ... Esse conjuntinho está localizado ao lado do filtro de combustível ... essa mangueirinha está conectada à pecinha preta (MAP) e estende-se até o coletor de admissão ... ela tem aproximadamente ¼ de polegadas e uns 25 cms de comprimento ... não tem erro!!!! ...

À primeira vista, parece um conjuntinho inexpressivo, mas, veja o que a falta de manutenção pode acarretar ... essa tal mangueirinha está conectada ao coletor de admissão e, com o tempo, ela pode ressecar, ou até mesmo, pegar um pouco da sujeira que naturalmente vai para o coletor de admissão ... estando em mal estado (suja, ressecada, etc.), sua vazão poderá ficar obstruída, de forma a prejudicar a informação que é enviada ao MAP, que, por sua vez, passa informação errada à Centralina, que por sua vez, provoca o acendimento da luz da injeção, avisando o usuário do veículo que o sistema de injeção está com algum problema ... daí a necessidade de, periodicamente , pedir ao seu mecânico de confiança para fazer uma inspeção nesse sistema e, se for o caso, proceder a uma limpeza nessa mangueirinha, ou, dependendo do estado dela, até mesmo trocá-la, o mesmo valendo para o MAP ...

Forte abraço.


Boa noite Enasor e a todos do fórum!

Verifiquei postei anteriormente sobre o acendimento dessas luzes ACS OFF ,luz do motor e controle de tração da minha Full 09/10 diesel 3.2 preta. A princípio achei que tinham acendido por conta de uma instalação do alarme q havia nela e esse alarme tinha dado uma pane elétrica há alguns dias atrás. Após isolamento do alarme as luzes se apagaram Mas após alguns dias voltou tudo novamente. Exitando em levar na concessionária pra ver esse reparo eu fiquei lendo e relendo postagens. Até que hj eu passei a tarde verificando tudo que tinha de mangueira nela e achei justamente a bendita mangueirinha que o colega citou.
A mesma estava desconectada bem na saída do motor e meio derretida , lembrando q são duas mangueirinhas. Uma fica bem na saída do sensor MAP o qual foi postado aqui e mostrado a foto e a outra ( no caso foi a que estava desconectada e derretida) fica bem abaixo dela, como se fosse uma continuação e termina conectada a uma saída no motor.
Resultado: problema resolvido por 1 real.(Custo da mangueira)

Fica aqui o feedback pra quem passar pela mesma situação algum dia.
Abraço a todos do fórum!!!!

enasor
09/03/2018, 19:57
... achei ... a bendita mangueirinha que o colega citou.
A mesma estava desconectada bem na saída do motor e meio derretida , lembrando q são duas mangueirinhas. Uma fica bem na saída do sensor MAP o qual foi postado aqui e mostrado a foto e a outra ( no caso foi a que estava desconectada e derretida) fica bem abaixo dela, como se fosse uma continuação e termina conectada a uma saída no motor.
Resultado: problema resolvido por 1 real.(Custo da mangueira) ...

Grande Rocha ...
Boa noite.

Parabéns ao amigo pela persistência, encontrando a causa e solucionando o problema de forma simples e bem barata ... e obrigado por compartilhar conosco essa experiência ...

Caso essa tal mangueirinha citada pelo colega andrecaires, e agora encontrada por você, esteja num local de fácil acesso e, principalmente, visualização para o foco da câmera, o amigo poderia tirar uma foto dela e postar aqui para nós? ... Se puder, identifique-a com uma seta na imagem ... Confesso-lhe que não consegui encontrar a tal mangueirinha ...

Muito obrigado e forte abraço.