x
Convex Datacenter
Página 2 de 20 PrimeiroPrimeiro 123456789101112 ... ÚltimoÚltimo
Resultados 13 a 24 de 233

Cambio Automátivo Vitara

Olá!

Eu estava atrás de informções sobre cambio automático e lendo no Forum 4x4 descobri que vc tem/tinha o mesmo problema que o meu, que quando o motor está frio ele não passa para segunda e cai em ponto morto.

O que aconteceu afinal? Como vc resolveu? Quanto gastou?

Abraços e obrigado por qualquer ajudar.

Felipe Deniz
    fgdeniz@brturbo.com.br
    Joinville/SC
    Vitara Metal Top 94 automático

Usuário Avatar de JoaoAlberto
    Entrada
    10/12/2004
    Local
    Fortaleza/CE
    Agradecimentos: 0
    "Se não der resultado, compre o "master kit"de reparo por 90 paus."

Quais as peças que vem nesse "master kit"?
    O meu cambio tem todos os sintomas aqui citados acrecentado de vazamentos de AT

Usuário Avatar de n0gs
    Entrada
    10/02/2006
    Local
    BH/MG

Kits de reparo de transmissão AT.

E ae Joao Alberto,

Primeiramente, vc vai ter que mandar abrir a caixa de transmissão.
    Isso já custa um bom $$$...
    Depois o mecânico vai lhe dizer o que precisa de trocar.
    Pelo que sei os componentes básicos de um câmbio são:

Juntas
    Discos de Composite
    Discos de Aço
    Cinta
    Filtro de óleo da caixa
    Conversor de Torque
    óleo

Existem três categoria de Kits:

Master KIT: Vem com todos os discos de composite, todos os discos de aço e juntas.
    Banner KIT: Todos os discos de composite, juntas.
    Overall KIT: Juntas

Então, depende do que vc vai precisar, exemplo:
    Se os seus discos de composite estiverem fritos, você poderia comprar apenas o banner kit, caso algum disco de aço estiver fritado você compraria a parte por +- 20 reais cada.

A Cinta, filtro, conversor de torque e obviamente o óleo são a parte do kit.

Este conversor de torque é a peça mais complexa do sistema, exige manutenção especializada e normalmente o pessoal sofre pra mecher nisso... pelo que percebi conversando com mecanicos....
    é isso... espero ter ajudado....
    Abraço.
    4X4 Brasil

Entrada
    10/12/2004
    Local
    Fortaleza/CE
    Valeu cara,
    Como só uso a viatura nos fins de semana fico sempre adiando o serviço mas tenho que resolver logo para não ter um agravamento e deixar de ouvir as queixas da patroa por causa da sujeira (ATF) na garagem. Ontem mesmo liguei para a Guidomatic e o Fabio me passou o preço do master kit: R$-680,00 é isso mesmo? O que seria esse de 90 paus? seria o overall kit?
    Grato pela atenção;

O que a mula do Bill quiz dizer, é que o câmbio do Suzuki, é o MESMO do chevete, mesmo do opala3 etc etc etc... o modelo é TH180 acabei de comprar na transmissionparts.com por 58 doletas...cabe num envelope, mada pra cá pelo correio, na pior da hipóteses sai por R$ 200,00 com impostos.
    É o kit completo ! com os discos inclusive...

Tô falando....aqui no Brasil o medo de câmbio e diferencial é impressionante !
    Quanto ao conversor de torque, é uma peça complexa e ruim de mecher por ser "selada" mas existem inúmeras oficinas que as consertam...quer uma dica? mande seu mexânico retirar (mas só se tiver certeza de que está com problemas) e leve a uma oficina de reparos de tratores (quase todo trator tem um conv de torque !) Lá sairá muito mais barato !

Usuário Avatar de n0gs
    Entrada
    10/02/2006
    Local
    BH/MG

transmissionparts.com

Valeu a dica do site stephan, vai me economizar uma boa $$$...

olá a todos.

não entendo muito de câmbio auto, mas como sou curioso prá c...... pesquisei na net e tambem em oficinas de câmbio auto ( a maioria esconde o jogo, mas tem um ou outro gente boa).

o câmbio auto do vitara é o th 180, ou seja, é o mesmo do opala. pelo menos no meu carro, em cima do câmbio tem uma plaquetinha: GMC company for suzuki.
    quanto a ser igual ao do chevette, os caras de oficina juram que não é o mesmo. ( eu não sei, nunca vi do chevette, só do opala.)

primeiro: o conversor de torque é provavelmente a última peça a dar defeito.é extremamente robusta.

o c.t. faz a função da embreagem num carro comum.
    se v. nunca viu um, ele fica dentro da flange do câmbio auto e liga a ponta de eixo do motor ao "câmbio" propriamente dito.
    parece um biscoito redondo gigante, e uma maneira simplista de entender seu funcionamento é:
    pegue na sua casa dois ventiladores de mesa e coloque um de frente ao outro. ligue um deles e o vento gerado por este fará o segundo girar.
    simples não?
    é assim que o c.t. funciona só que ao invés de estar num lugar aberto, fica fechado ( biscoitão) e o vento é o atf.
    é usado justamente para compensar de maneira gradativa o giro do motor com a transmissão, é um "escorregamento".( hoje em dia é usado até em motores elétricos com cargas de enorme inércia sem que o eixo exploda.)
    esse processo gera muito calor, por isso, o atf dos nossos câmbios vai para o radiador de água do carro ( se seu carro ferver além de poder danificar o motor pode danificar o câmbio).

segundo: aí vem o câmbio .seu funcionamento é parecido com o de pequenas "embreagens" com os discos misturado com "sincronizadores" (isto tambem gera calor prá kct). para mim fica impossível explicar com palavras como funciona. se tiver oportunidade vá a uma oficina e peça para ver um câmbio auto aberto. esta visão valerá mais do que mil palavras.
    até aí e´algo simples.
    o "veneno" vem no controle de tudo isto, que graças a Deus no nosso câmbio é tudo mecânico, ( pega informações de vácuo no coletor ,no cabo do acelerador, rotação ,...) nos carros modernos é gerenciado eletronicamente.
    aqui podem aparecer muitos defeitos inclusive o que v. cita, por ex. discos gastos.
    tem outro troço que se chama governador de velocidade, que se simplesmente sujo tambem pode causar o defeito, que some qdo o atf esquenta pois fica mais fluido e quente e consegue empurrar a sujeira bem como a dilatação da peça que ajuda que libere a tal válvula que faz a mudança de marcha.
    há ainda o corpo de válvulas que faz o gerenciamento do cãmbio onde uma simples sujeirinha já f... .( esse corpo de válvulas é aquele quadrado de alumínio que parece um "formigueiro" cheio de caninhos e valvulinhas esféricas que v. vê quando abre o cárter)

resumindo é bem mais provável este defeito ser no câmbio que no conversor.

no meu carro, em dias com temperatura abaixo de 10 graus, na primeira funcionada da manhã tenho que rodar uns duzentos metros para passar p/ segunda marcha, saindo normalmente, se sair com o pé embaixo o defeito nem acontece.
    por este defeito não abro meu câmbio de jeito nenhum!!!

primeiramente eu tenteria uma troca de atf ( já me disseram que quando o carro apresenta dificuldade na troca de marchas não se deve por atf novo e sim recolocar o velho coado, pois a açâo detergente do atf novo é maior e pode estragar os retentores. eu não sei, pois se fosse assim estragariam os retentores num câmbio bom também.......) eu opto por fluído novo, e o especificado que é o dexron lle, +- R$ 10,00 o litro. trocar também o filtro e a junta (junta + filtro,+- R$ 45,00).
    mas para ficar bom mesmo, seria necessário umas tres trocas sucessivas, pois o que nós conseguimos trocar é somente o atf que está no cárter, o que está dentro do conversor não sai (se alguem tiver alguma idéia de como fazer isto?!?!?!?!). tire também o atf que está no radiador, soltando as mangueiras .

obs: se o atf estiver preto e tiver uma borra preta no fundo do cárter e até mesmo pedacinhos pretos é indicativo de discos gastos.
    se possivel faça a troca em casa, v. economiza muito. para ter uma idéia liguei de curioso na pradomatic, ( dizem que é a melhor de sp) e tiveram a ousadia de me pedir R$ 800,00 por uma troca de óleo e questionei o motivo do preço absurdo me disseram que este carro usa um atf especial que custa R$ 60,00 o litro ( dexron lle, R$ 10,00/l) e que é preciso trocar o óleo da t-case, que naõ tem nada haver com o câmbio!!!!!.
    portanto faça v. mesmo, não é dificil, dá um certo trabalho mas.....

como um colega citou acima sai infinitamente mais barato comprar o reparo master pela internet, mas caímos no problema que nenhuma oficina fará o serviço sem usar as peças deles (se alguem souber de alguem que trabalhe c/ v. dando as peças e com garantia, pelo amor de Deus me avise!!!!! para deixar o fone guardado parasempre, he,he.). e falando por mim eu não tenho coragem de abrir um câmbio automático em casa. só de olhar o corpo de válvulas me dá calafrios!!

espero ter ajudado.

Entrada
    10/12/2004
    Local
    Fortaleza/CE
    [QUOTE=gustavo signori]e falando por mim eu não tenho coragem de abrir um câmbio automático em casa. só de olhar o corpo de válvulas me dá calafrios!![QUOTE]

Caro Gustavo,

Sou um mexânico amador e na minha "Oficina/garagem" tenho feito reparos em varios motores a gasolina/diesel como tambem em cambios manuais, sempre em carros de minha propriedade ou familiares/amigos que, como eu, aceitam correr o risco de não dar certo (rs...) graças a Deus sempre deu certo. Tenho o cuidado de optar pelas melhores retíficas e usar peças novas e originais. Mas tratando-se de um cambio automático a história é outra, nunca vi um aberto e nem sei se necessita de ferramentas especiais para executar o serviço.
    Vou colher mais informações para ter certeza se tenho ou não condições de obter êxito em mais essa tarefa.
    Caso alguem possa me orientar, ficarei grato.

Usuário Avatar de n0gs
    Entrada
    10/02/2006
    Local
    BH/MG

AT

Gustavo,

muito obrigado pelos esclarecimentos, é sempre bom procurar entender bem o funcionamento de nossas coisas.... isso é dificil de se fazer nas oficinas.... os caras só querem o seu $$$....
    Já pedi o master kit pelo pessoal da "transmissionparts.com" e vou acompanhar de perto o trabalho da oficina q escolhi... quando estiver tudo resolvido posto o que foi preciso trocar e porque...
    abraços!!

Entrada
    10/12/2004
    Local
    Fortaleza/CE
    É isso aí nOgs,
    Vou ficar de butucas aqui no tópico, quem sabe eu crie coragem de mexer no meu cambio. Se puder tira umas fotos e posta aqui.
    Grato;
    4X4 Brasil

Smile

Citação Postado originalmente por fgdeniz
    Olá!

Eu estava atrás de informções sobre cambio automático e lendo no Forum 4x4 descobri que vc tem/tinha o mesmo problema que o meu, que quando o motor está frio ele não passa para segunda e cai em ponto morto.

O que aconteceu afinal? Como vc resolveu? Quanto gastou?

Abraços e obrigado por qualquer ajudar.

Felipe Deniz
    fgdeniz@brturbo.com.br
    Joinville/SC
    Vitara Metal Top 94 automático
    Felipe,
    ainda nao resolvi, continuo com o mesmo problema, na verdade falta de tempo para parar o carro no mecanico, é meu carro do dia a dia, pensei em parar nestas ferias, mas a D.Encrenca resolveu passear...
    o problema aconteceu após a troca de oleo e filtro
    acredito que a unica solução é parar o carro, tirar o carter fora e ver o que esta acontencedo, fazer o serviço de uma vez... nao acredito que trocar o oleo novamente va resolver...

achei interessante o catalogo no em http://www.transmissionparts.com/ com a vista explodida dos cambio. Por esse preço vou acabar comprando o MASTER KIT e mando trocar tudo, assim resolvo o problema de uma vez e dura mais uns 10 anos. Como vcs compraram o KIT por tel. ?!?! nao encontrei na pagina uma area de vendas nem valores.

[]´s
    4X4 Brasil

Usuário Avatar de n0gs
    Entrada
    10/02/2006
    Local
    BH/MG

transmissionparts.com

E ae meu velho,

deve ser pelo tel mesmo, eu pedi pra um amigo q mora lá ver isso pra mim...
    ele tá pesquisando em outros lugares tb...
    na verdade estava querendo comprar tudo de uma vez, o master kit, cinta e filtro e deixar tudo 0...
    até o final da semana eu já sei o que tá vindo...
    4X4 Brasil

• Classificados ANUNCIE GRÁTIS

AQUI VOCÊ ENCONTRA TUDO

Informações de Tópico

Usuários Navegando neste Tópico

Há 1 usuários navegando neste tópico. (0 registrados e 1 visitantes)

Permissões de Postagem