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  • #1
    Usuário Avatar de Sandrãobh
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    Citação Postado originalmente por Renato Fraga Ver Post
    Na traseira sim, na dianteira, não necessariamente.

    Como acabei de dizer, na traseira se você conseguir deixar ela com os furos alinhados, melhor.
    NA dianteira, ela pode ter inclinação, mas deve sempre estar paralela À barra de direção, aquela que sai do pitman até o eixo.


    Se for mexer com suportes, comece pelo que se fixa ao chassi. Quanto mais no centro do eixo for a fixação da panhard melhor o comportamento. Se for feita uma extensão, elevando a fixação da barra ao eixo, pode ocasionar um movimento de translação do eixo que em alguns momentos pode gerar um certo desconforto ao motorista.


    Referente à High Steer:


    No meu carro foi feito assim !!!
    Valeu Renato.... Acho que de momento vou por prioridades:

    1- Alinhar/centralizar os eixos.... corte e colocação de regulagem em ambas barras panhard,
    2- Restabelecer o grau do caster .... corte e colocação de regulagem nos links,
    3- High steer.... vc usou o furo de baixo original e fez um complemento e o soldou à peça aonde foi fixada o terminal da barra que vai ao pitmam? E no pitmam o terminal encaixa por cima?
    4- Alinhamento da panhard traseira...confecção de suporte que vem do chassi...

    Alguma dica para corrigir uma cambagem de - 0,42'' e - 0,54? Recomendada de -0,30'' a 0,30''....

    Obrigado

    abç....
    T4 2.8 -CARROÇA- BF 35', Bead's15x9 - Bilstein 5125-12'', E-locker/Spartan , Warn XD 9000 I/ Warn RC 9,0 (T) , RK 2,5''/3,5'', 4:56's, LEDs...

  • #2
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    Citação Postado originalmente por Sandrãobh Ver Post
    Valeu Renato.... Acho que de momento vou por prioridades:

    1- Alinhar/centralizar os eixos.... corte e colocação de regulagem em ambas barras panhard,
    2- Restabelecer o grau do caster .... corte e colocação de regulagem nos links,
    3- High steer.... vc usou o furo de baixo original e fez um complemento e o soldou à peça aonde foi fixada o terminal da barra que vai ao pitmam? E no pitmam o terminal encaixa por cima?
    4- Alinhamento da panhard traseira...confecção de suporte que vem do chassi...

    Alguma dica para corrigir uma cambagem de - 0,42'' e - 0,54? Recomendada de -0,30'' a 0,30''....

    Obrigado

    abç....
    Sandrão,

    não me preocuparia com cambagem ainda, seu carro tá bem próximo da tolerância, provavelmente quando vc fizer o ajuste do caster, a cambagem deva voltar ao padrão.

    explico, imagina o seguinte exemplo: um alteres com dois pesos na ponta, com uma inclinação fixa, simulando um eixo rígido com cambagem negativa (a parte de cima dos pesos mais próximas e a parte de baixo mais afastadas), se vc girar esse alteres 180º a cambagem passaria a ser positiva, bom isso é só pra ilustrar...o eixo não dá giro de 180º, mas um giro bem pequeno, tipo 3 a 4º graus com o lift. Então provavelmente com a correção do caster a cambagem deve voltar pra tolerância.

    no meu fiz a correção da cambagem através do tubo do diferencial (brutallity), mas pq havia apenas um lado fora da especificação... essa forma de correção, como foi feita (no dito alinhamento técnico que na verdade devia se chamar alimento bruto) tb não é a mais indicada, apesar de ser uma solução, e é um recurso que só deve ser utilizado uma única vez, e só se a coisa for milimetrica, pois se ficar pra cima e pra baixo com os tubos vai enfraquecer a estrutura. as vezes o próprio metal volta pro lugar devido a sua elasticidade, tanto é que com 3000km o pessoal pede pra voltar pra conferir tudo de novo.

    lembrando que as vezes até um danado dum rolamento frouxo altera a cambagem...

    abraço!
    ENGESA F1 88
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  • #3
    Usuário Avatar de Sandrãobh
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    Citação Postado originalmente por Pedro Rocha Ver Post
    Sandrão,

    não me preocuparia com cambagem ainda, seu carro tá bem próximo da tolerância, provavelmente quando vc fizer o ajuste do caster, a cambagem deva voltar ao padrão.

    explico, imagina o seguinte exemplo: um alteres com dois pesos na ponta, com uma inclinação fixa, simulando um eixo rígido com cambagem negativa (a parte de cima dos pesos mais próximas e a parte de baixo mais afastadas), se vc girar esse alteres 180º a cambagem passaria a ser positiva, bom isso é só pra ilustrar...o eixo não dá giro de 180º, mas um giro bem pequeno, tipo 3 a 4º graus com o lift. Então provavelmente com a correção do caster a cambagem deve voltar pra tolerância.

    no meu fiz a correção da cambagem através do tubo do diferencial (brutallity), mas pq havia apenas um lado fora da especificação... essa forma de correção, como foi feita (no dito alinhamento técnico que na verdade devia se chamar alimento bruto) tb não é a mais indicada, apesar de ser uma solução, e é um recurso que só deve ser utilizado uma única vez, e só se a coisa for milimetrica, pois se ficar pra cima e pra baixo com os tubos vai enfraquecer a estrutura. as vezes o próprio metal volta pro lugar devido a sua elasticidade, tanto é que com 3000km o pessoal pede pra voltar pra conferir tudo de novo.

    lembrando que as vezes até um danado dum rolamento frouxo altera a cambagem...

    abraço!
    Valeu Pedro.... realmente vou seguir as prioridades: links e panhards mexidos = nova aferição no aparelho de alinhamento.... depois high steer e + aferição= tentar chegar próximo do n. perfeito....

    abç
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  • #4
    Eu acho as relações do Troller 3.2 muito curtas... Não é que elas sejam curtas, é que o motor gira menos que o 3.0 então na pratica temos menos velocidade por marcha.

    Entre a original de 4.09 e a 4.56 tem alguma opção?

    Vou usar pneus 35".

    Abraços.
    2018 BMW X1 25i XDrive
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  • #5
    Usuário Avatar de Sandrãobh
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    Citação Postado originalmente por abreu Ver Post
    Eu acho as relações do Troller 3.2 muito curtas... Não é que elas sejam curtas, é que o motor gira menos que o 3.0 então na pratica temos menos velocidade por marcha.

    Entre a original de 4.09 e a 4.56 tem alguma opção?

    Vou usar pneus 35".

    Abraços.
    Abreu, tava procurando hj e vi uma 11x47 (4,27) para dana 44-3, não sei se é o mesmo por causa desse -3.....rsrsrs, Coroa e pinhão 11x47.S-10/Blazer. - Casa da Transmissão 4x4
    abç
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  • #6
    Usuário Avatar de Pedro Rocha
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    Abreu e Sandrão

    vi uma vez na casa da transmissão uma 4,27 (11x47) anunciada como para troller e marruá, senão me engano tinha um anúncio no ML....

    segue o link da casa da transmissão

    Coroa e pinhão 11x47 Marruá e troller - Casa da Transmissão 4x4


    abs.
    ENGESA F1 88
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  • #7
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    Citação Postado originalmente por Pedro Rocha Ver Post
    Abreu e Sandrão

    vi uma vez na casa da transmissão uma 4,27 (11x47) anunciada como para troller e marruá, senão me engano tinha um anúncio no ML....

    segue o link da casa da transmissão

    Coroa e pinhão 11x47 Marruá e troller - Casa da Transmissão 4x4


    abs.
    Isso aí... meu mecânico me recomendou 9x41..... da blazer/s-10 gasolina..... até hj as recomendações dele foram todas certas !!!

    abç
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  • #8
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    Citação Postado originalmente por Sandrãobh Ver Post
    Isso aí... meu mecânico me recomendou 9x41..... da blazer/s-10 gasolina..... até hj as recomendações dele foram todas certas !!!

    abç
    Sandrão

    na tabela o 3.0 (5 marcha 0,725), pneu 35, e relação 4,56, a 2000 rpm tá (arredondando) a 101km/h, tá muito próximo ao original (relação 4,09) com pneu 31 que na mesma rpm dá 100km/h (tb arredondando).

    9x41, na minha opinião, tb é a melhor opção entre as 4,56!!!

    no meu carro o erro no velocimetro depois dos pneus 35 ficou exatamente 10% a mais, se eu passar 40 na lombada eletrônica marca exatamente 44km/h

    além da tabela outra continha de padaria que fiz e que indica que 4,56 é ideal pros 35 (levando em consideração que o carro não seja só off road)é que ela é aproximadamente 10% mais curta que a 4,09, e ai compensa o erro do velocimetro, que deve ficar marcando praticamente a velocidade real como acontece com a relação original e pneu 33.

    um meca assim, é uma benção!!...rs

    abs!
    ENGESA F1 88
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  • #9
    Usuário Avatar de Renato Fraga
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    Só lembrando mais uma vez que se fizer high steer, precisa mexer na fixação da panhard.

    Eu volto a dizer que não acho necessário essa mudança. A panhard trabalhar um pouco inclinada no troller é até bem vinda.

    No meu carro foi feito o high steer porque se trata de um projeto bem diferente do que é originalmente no troller, apesar de usar a mesma suspensão.

    Abraços

  • #10
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    Citação Postado originalmente por Renato Fraga Ver Post
    Só lembrando mais uma vez que se fizer high steer, precisa mexer na fixação da panhard.

    Eu volto a dizer que não acho necessário essa mudança. A panhard trabalhar um pouco inclinada no troller é até bem vinda.

    No meu carro foi feito o high steer porque se trata de um projeto bem diferente do que é originalmente no troller, apesar de usar a mesma suspensão.

    Abraços
    Já to desistindo da mudança....rsrsrsrs.... vou apenas fazer como o Jaime -reforçar-(após ver e ouvir as experiencias dele) mas com terminais de 608....

    abç
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  • #11
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    Pessoal, retirei os 4 links e as panhards e levei tudo para o torneiro hj....

    Mas ainda estou indeciso quanto à barra de direção.... o terminal que vai na pitman, ele pode ser colocado com bucha cônica por cima do braço? Pergunto isso porque estava vendo a angulação da panhard e as duas ficarão praticamente em posições idênticas, o que dissem ser o ideal...mas ela pode trabalhar inclinada? Algum efeito colateral?

    abç
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  • #12
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    Desde que estejam paralelas entre si e que tenham o mesmo tamanho, não dará bumpsteer.
    C.J. - Carlos Negrão
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