PS: Desculpem, escrevi EGR ali em cima em lugares que era pra ser "regeneração"
A regeneração é automática*
Você pode tirar somente a regeneração ou eliminar o sistema EGR inteiro..
Versão Imprimível
PS: Desculpem, escrevi EGR ali em cima em lugares que era pra ser "regeneração"
A regeneração é automática*
Você pode tirar somente a regeneração ou eliminar o sistema EGR inteiro..
Parolin,
O EGR e o DPF são sistemas distintos e envolvem peças completamente diferentes.
O EGR (Exhaust Gas Recirculation) é um sistema com válvula que permite a recirculação dos gases do motor (no cabeçote) com o objetivo de reduzir a emissão de NOx (um gás) resultante da combustão. Esta recirculação dos gases entre a admissão e escape faz com que a temperatura da explosão no cilindro abaixe para menos de 2.500ºC reduzindo a emissão de NOx.
Já o DPF (Diesel Particulate Filter) é um filtro de partículas que está no escapamento do veículo, após o catalisador e cuja função é reter as partículas sólidas emitidas pela combustão do diesel.
O processo de regeneração ocorre no filtro DPF, e não tem nada a ver com o EGR.
Corrigindo: não é 2.500ºC, e sim 2.500ºF.
Eu vi depois que escrevi que coloquei tudo "EGR" onde era pra falar sobre a regeneração também (no DPF).
Porém, esses sistemas se afetam, tentei falar sobre o porque do lag em baixa rotação devido ao EGR quando o DPF regenera (que já toma força do motor). No fim, deixei tudo mais confuso.
Enfim, da pra tirar o DPF do carro e reprogramar (ninguém fez um programa burlando os sensores ainda), assim como tirar o EGR também. Os americanos tiram os 2 juntos porque são sistemas que interferem demais no funcionamento normal do motor. (o que deixa o carro ilegal e perderia a garantia)
Dando uma olhada nos problemas do troller, esses 2 sistemas parecem estar apresentando mal funcionamento. (talvez pelo mal funcionamento da regeneração DPF apenas?)
Aproveitando já pergunto, como é o sistema de regeneração no troller? Ele somente incinera quando o filtro fica carregado demais? O sistema EGR não deveria ser fechado automaticamente na regeneração pra aumentar a temperatura dos gases que saem do motor e assim ajudar na incineração no DPF?
Pelo que entendi o DPF vai se regenerando sozinho com a temperatura dos gases que passam por ele e quando isso não é suficiente ocorre a regeneração em si, que não sei como é no troller.. Alguns carros aumentam a temperatura dos gases, outros até usam um sisteminha de incineração elétrica por resistências..
Ok, reuni mais informações sobre o EGR e o DPF.
Os 2 sistemas afetam-se diretamente.
Primeiro: funcionamento da regeneração
A regeneração não é bem uma "limpeza" e sim a queima das partículas retidas pelo filtro. O DPF nada mais faz do que acumular partículas nos seus filtros, e estas vão entrando em combustão com a temperatura dos gases do escape.
Existem 2 tipos de regeneração: a passiva e a ativa.
A passiva acontece naturalmente em uso pesado e velocidades maiores, já que o motor elimina muito mais temperatura pelo escape, as partículas vão queimando normalmente. Essa é a regeneração que tecnicamente deveria ser a grande responsável pela limpeza do filtro. Ela ocorre mais ou menos a partir de 70km/h. Com essa velocidade (ou mais) constante o filtro deve ficar limpo em 10 minutos.
A ativa ocorre quando a passiva não é suficiente para limpar o filtro e o mesmo chega a mais ou menos 40-45% de sua capacidade de armazenamento. Pelo que entendi, a injeção muda o comportamento para o motor gerar mais temperatura e, aparentemente, (por favor, não consegui entender direito essa parte porque vi tudo em inglês, correções são bem vindas) chega a jogar um pouco de diesel no DPF para aumentar a temperatura lá dentro e forçar as partículas a entrarem em combustão.
A regeneração ativa deve ocorrer a cada 482km (300 milhas) caso a passiva não esteja dando conta.
Pois bem, definida a regeneração ativa e passiva, temos que entender que a regeneração ativa não deveria, em tese, aparecer frequentemente e seria usada pela ECU em regime de exceção.
Esse sistema DPF pressupõe um uso de trabalho pesado ou em longas distâncias constantes. O "acelera e para" da cidade contribui para o acumulo precoce de partículas no filtro e a cada 482km a ECU vai realizar a regeneração ativa para limpar o mesmo. O grande problema é: se, em quanto você estiver no processo de regeneração ativa, continuar dirigindo no "acelera e para, esta pode ser interrompida. Tecnicamente você deve tentar manter o giro acima de 2 mil para não dar problema.
Portante, se o seu troller está realizando a regeneração ativa a cada mais ou menos 500km, tem algum problema acontecendo.
A regeneração passiva é completamente "mecânica" e independe de de central ou qualquer programação. Simplesmente em alta velocidade ou trabalho pesado (como trilhas), as temperaturas dos gases aumentam e as partículas vão queimando. 10 minutos são o suficiente para limpar um filtro. Se você usa seu troller só em cidade e é daqueles que anda mais calmamente e gosta de economizar combustível, isso gera entupimento precoce do filtro
A ativa é acionada eletronicamente e pode ser interrompida por "acelera e para" do carro ou dar algum mal funcionamento devido a problemas do sistema do carro..
Até agora da pra concluir que, se o troller tem um problema na ECU, isso influenciaria na regeneração ativa e não na passiva.
Mas provavelmente muitos trollers que vão direto para trilhas e pegam frequentemente estradas tem apresentado o "problema na regeneração" e o entupimento do DPF...
PS: a regeneração ativa ocorre em torno de 45% da capacidade do filtro. em 75% o carro vai provavelmente entrar em estado de emergência e o não é mais possível a regeneração tanto ativa quanto passiva, necessitando de uma limpeza verdadeira em algum mecânico.
Onde entra o EGR em tudo isso?
O EGR é um sistema que re-circula gases, esfria-os, e joga no motor junto com o ar em rotações mais baixas para baixar a temperatura interna da combustão e diminuir o tal do NOX (Que eu nem sabia que existia).. (correções são aceitas).
Só que ele aumenta o nível de PM (Particulate matter - partículas que o DPF retém...) nos gases.
O EGR atua em consonância com o DPF. Em baixa rotação, o EGR joga ar no motor e diminui o NOX mas aumenta as PM, aí o DPF segura as PM. Em alta rotação o EGR se fecha (ele é inversamente proporcional à sua aceleração), produz menos PM, a temperatura dos gases aumentam (pelo trabalho maior) e queimam as PM do filtro.
Só que um EGR com problema pode causar alguns problemas. Ele pode não fechar a sua válvula direito (ou travar inteira aberta, ou quem sabe ser acionada quando não deveria) jogando os gases dele no motor toda hora, o que causa aumento nas PM, mistura ruim de diesel (Queima pior) e diminuição na temperatura dos gases que vão para o DPF, não conseguindo realizar tanto regeneração ativa quanto passiva, entupindo tudo e parando o carro.
Além de que, um EGR defeituoso pode causar graves danos a turbina, comportamento estranho do carro, pulos de giro, buracos na aceleração e alguns outros danos..
Um EGR pode ter mal funcionamento devido ao acúmulo de PM nele mesmo (trava a válvula) ou por problemas elétricos e de ECU.
Quando um carro lá fora entope frequentemente o DPF, os mecânicos limpam o EGR e reprogramam o carro. (isso se o tal RE-FLASH que eles falam é colocar um programa novo.. posso estar errado)
Enfim, tentei reunir informações que a troller não passa para nós. Um carro com sistema DPF exige um jeito de dirigir diferente, tal qual não é informado aos compradores daqui...
Lá fora tem mil reportagens explicando que esse sistema não é para todos devido a necessidade de direção diferenciada..
Segue uns bons links pra entender como funciona o DPF e seus problemas:
diesel particulate filter (dpf) | AA (sugiro ler este)
Are diesel particulate filters more trouble than help? | Car Blogs | Car Magazine Online (questionando sobre a utilidade do DPF)
How a DPF Works (funcionamento e problemas, resumido)
Understanding Diesel DPF Regeneration - YouTube (ótima video aula)
DPF Cleaning | EGR | Diesel Engine Problems | BG Products UK (mais sobre)
Um ótimo caso documentado por um mecânico sobre um EGR que prejudicava a regeneração ativa e passiva: DPF fault fixed
E meu preferido: DPF: The Time Bomb Under Your Diesel - Diesel Power Magazine (DPF, uma bomba relógio)
Infelizmente é tudo em inglês. Achei BEM difícil encontrar informações decentes sobre o DPF em portugês.
Espero ajudar alguém a tirar alguma dúvida e informar os motoristas dos trollers um pouco sobre ter que dirigir diferente seus jipes.. (basicamente: mais trilhas = melhor. haha)
Por favor, corrijam quaisquer erros. Se possível, alguém poderia reunir mais sobre a necessidade de condução diferenciada e cuidados a serem tomados com esses 2 sistemas. Eu achei particularmente difícil aprender um pouco sobre eles e ninguém de uma CCS sabe informar direito sobre regeneração e como proceder...
Esqueci de falar que a queima das PM (regeneração) produz cinzas. E elas ficam lá até tomarem conta e você ter que trocar tudo ou limpar (demora uns 150kkm)
Como Funciona um FAP/DPF | Interescapes
Ta aí, em português!
PS: tecnicamente o DPF deveria ficar mais perto do motor, também.
PS2: esqueci de falar também que o comportamento normal do carro seria acender uma luz no painel indicando quando o filtro esta começando a ficar cheio e quando estiver quase entupido
Complementado no blog.
Definitivamente, o sistema não é para mim, pois saio de casa cedo, e chego ao trabalho antes mesmo do motor esquentar, e o principal uso é na cidade, com forte congestionamento (horário de pico).
Agora pergunto, onde está tudo isto no manual do Troller? Quem nos avisou a respeito disto?
Se são esses mesmo os requisitos para se ter o sistema do Troller funcionando perfeitamente, não terá cura, a não ser retirar o sistema completamente e substituí-lo por outro melhor.
Infelizmente a brincadeira da Ford foi muito sem graça, e agora tudo faz sentido, o carro se comportando de forma estranha, minha rotina em trânsito intenso e em muitos dias com trajetos curtos (Só estava indo passear no sítio em finais de semana, justamente quando os maiores problemas aconteciam, na BR).
E agora? Se a Ford insistir, só irá perder tempo, então, temos salvação?
Foi a melhor explicação sobre regeneração que já li. Agora está explicado por que o meu troller entrou em modo de segurança pela primeira vez. Peguei um engarrafemento de 6 horas na tamoios ( 76 km de anda para ) e quando entrei na Dutra mais alguns km's o carro entrou em modo de segurança. Fiquei acelerando mesmo com o modor em segurança, o mesmo deu uns trancos e voltou ao normal. Depois da primeira revisão o motor voltou a entrar em modo de segurança e só foi resolvido com a reprogramação da ECU. Hoje estou indo para a segunad revisão sem nenhum problema.
Eu sempre conduzo o troller mantendo sempre a rotação proxima de 2000 rpm, para evitar problemas.
É isso aí parolim, informação como essa que estamos precisando.
telles eu rodo muito na cidade. Dá pra vc rodar com rotação próximo de 2000rpm. Ex: passar para quinta marcha só com vlocidade acima de 80 km/h, e terceira para quarta quando a rpm estiver passando de 2000. Vai gastar mais combustivel mas acretido que não terá problema com o motor entrando em modo de segurança.
Não se pode somente enganar os sensores. Aliás não precisa fazer nada com eles. Faça um tubo de aço inox com as juntas v-band e neste tubo faça as buchas para os sensores. Pronto, simples assim!
Não faz fumaça, não fica barulhento e aparentemente so se percebe o carro um pouco mais solto. Não regenera nunca mais!
Fazendo uma peça bem feita fica plug-in-play e pra trocar uma pela outra depois de pronta são uns 20 minutos de serviço. Quando for fazer a revisão é so voltar o catalizador pro lugar. Não há como provarem nada, aliás, ninguém olha essa peça mesmo.
Segundo informações ha um ganho de 19 hp.