Postado originalmente por
Jorgao
Marcelo, concordo a respeito das opiniões, mas vale o que o william falou.
O que acontece, é que todo lançamento de veículo com motor novo, ninguém sabe os problemas que vão aparecer. Esse é o caso dos 3.2. Porém, os problemas do 3.2 extrapolaram, colocando em jogo vidas e acabando com a confiabilidade do motor.
Os 3.0 2006 possuem os mesmos problemas que todos 3.0. Bicos que colam e só saem com ferramenta própria e bomba d'água com rotor de plástico que quebrava. Foram os primeiros, e sempre serão os 3.0 mais antigos. Na época, em 2006 e 2007, era uma coisa horrenda ter um problema que precisasse sacar os bicos (por ex, um calço hidráulico), até porque não existia ferramenta própria para sacar os bicos e eles eram muito caros. A bomba d'água no 3.0, apesar de soar grave para galera da antiga que vinha de motores sem nenhum controle de injeção, também por ser um motor que não superaquece facilmente, nunca foi algo grave, pois você roda normalmente com o veículo, só tendo problemas quando exige muito do motor e aí descobre que a danada está quebrando ou quebrou. A maioria quebrou em torno dos 20 mil km rodados. Há quem diga que o problema era o aditivo, o que tem fundamento, pois só acontecia em alguns. A minha mesmo, durou longos anos e muitos km, bem como a do 2006 da fazenda do meu amigo. Após a saída de linha do motor, um fabricante paralelo pode lançar a bomba d'água com rotor em alumínio. No fim das contas, o motor se mostrou confiável e extremamente eficiente, e por isso é o sucesso que é hoje.
Com o 3.2 a psicologia é a mesma, e espero que o final seja o mesmo. A diferença é que não são meros problemas que dificultam a manutenção corretiva como era o caso dos 3.0. São problemas graves, que impedem o funcionamento do motor e tiram sua confiabilidade. E para agravar os problemas, o fabricante MWM em conjunto com a Ford/Troller se nega a resolver ou finge que resolveu. Espero que os 3.2 que nunca apresentaram qualquer problema, continuem assim, mas tenho poucas esperanças de ver isso acontecendo.