Postado originalmente por
Girti
Thales, de fato, para quem vem de São Paulo, o trajeto via Passa Quatros é mais curto. O Baré também tem razão ao afirmar que a estrada que liga Engo. Passos a Itamonte é linda, ela de fato o é, mas a estrada que liga o Vale do Paraíba a Passa Quatro também é muito bonita, e ainda há uma vantagem, você sai mais cedo da Dutra, com seus caminhões e motoristas estressados :parede:.
Se você nunca entrou em Cachoeira Paulista, vale a pena passar por lá, a cidade é bem bonitinha. Mas se você quiser ganhar alguns Km e algum tempo, você pode entrar em Canas, cidadezinha que fica alguns Km antes de Cachoeira Paulista.
O acesso é meio escondido, é preciso prestar atenção a partir do acesso a Itajubá (é fácil vê-lo, fica imediatamente após um posto avançado da Nova Dutra). Poucos Km depois deste acesso, há um posto de gasolina. Imediatamente ANTES deste posto, há uma pequena placa "Canas". Você deve atravessar o pátio do posto, paralelamente à Dutra, para acessar uma rua que leva a uma passagem sob a via Dutra. do outro lado, siga novamente paralelamente à Dutra por alguns metros, passe pelo pátio de outro posto de gasolina e entre à direita em uma avenida, que o levará até Canas. A partir de Canas, é só seguir as placas indicativas (Estâncias Hidrominerais, Passa Quatro, etc...).
Após subir a serra e cruzar a divisa SP/MG, você vai descer a serra (lindo visual à esquerda), passar por Passa Quatro e por Itanhandu. Alguns Km após Itanhandu, há um trevo, onde você deverá virar à direita, seguindo até Itamonte (uns 8 Km). Logo ao entrar na cidade, há um grande posto de combustíveis à sua esquerda (Posto Terras Altas, se não me engano). Recomendo abastecer nele, o combustível é de confiança, e os preços honestos. Há outros postos mais adiante, mas não confio neles, já tive problemas com a gasolina de alguns. Siga por mais alguns Km, você verá, à sua esquerda, a placa indicando ALAGOA, é lá que você deverá entrar. Depois, é só seguir pela principal, não dá para errar, há placas em todo o percurso.
Você vai passar por uma represa, se tiver tempo, dê uma entrada na estradinha que, logo antes da represa, sai à esquerda. Basta seguir por uns 100-200 m para ver a antiga usina e uma bonita queda d'água. Depois, é só voltar para a estrada principal e seguir viagem.