
Postado originalmente por
Flugêncio Ferreira
Soldier,
O DAG foi feito no Niva da família Michetti, e que DAG...das 10 as 17:30hs. não era nada do que ele pensava ou tinham dito pra eles, nem o espírito que a Ritinha afirmava ter o Niva, foi brabo e só resolvido por pura sorte.
Em 1 hora, troquei o comutador, alternador e a correia do motor ( estava em frangalhos), serviço pronto, desligando e ligando normalmente, gerando 14V, despedidas, fotos e tudo mais. Mas, novamente voltou o problema. Mede daqui, mede dalí e nada de desligar o motor.
Para terem uma idéia, tirei todos os fuzíveis, todos os rêles, desliguei todos os fios do comutador e o motor continuava funcionando. só desligava desconectando a bateria. Ao religar a bateria, havia alimentação de 11,6V no positivo da bobina, com certeza havia um fio no chicote alimentado isto.
Abri o painel dos instrumentos e fui ver o que podia ser encontrado por lá, tava tudo ok. mas do lado direito, onde fica o painel do rádio, tá uma tristeza de tanta gambiarra de fio, tem dos vidros elétricos, do GNV, dos faróis, da buzina, e por aí vaí...
Mas o problema continuava...resolví trocar a caixa de fuzíveis completa, daí chegou um amigo, tb niveiro, e diz faz isso, veja isso, aquilo etc. tudo já tinha sido feito. Já estava aprontando uma gambiarra pra desligar a bobina. Pra desligar o Niva, tinha que desconectar a bateria.
Daí, pum!!! fumaça!! um fio deu o sinal do curto, cortado e imediatamente resolvido todo o problema. Era um fio daquela caixinha que fica presa bem próximo a numeração do chassi, que serve para num sei o que de poluição, que estava gerando todo esse problema.
Tem mais coisas pra contar, mas deixo pros Michetti mandarem aí.