Postado originalmente por
SÉRGIO HOLANDA
Respondendo:
1 - Na ida não passamos, quer dizer, está na rota do barco e devemos aportar, mas não iremos ficar. Santarém iremos de carro quando estivermos voltando pela transamazônica, ai damos uma subida até Santarém para uma revisada e um passeio, depois voltamos pra transamazônica e continuamos nosso retorno. Esse trecho é de 67km de off road puro e 160km de, argh! asfalto.
2 - De Manaus seguimos pela BR 319 até Humaitá. Na 319 teremos em torno de 700km de off road tão brabo quanto a trasamazônica. Em Humaitá entramos na BR230, transamazônica, e seguimos para Apuí 452km de off road, devemos pernoitar ai, quer dizer, se a estrada deixar. Depois seguimos para Jacareacanga (200km) e dependendo do que passarmos seguimos para Itaituba (300km), se for possivel esse será nosso trajeto do dia 500km, mas isso depende da mãe natureza. De Itaituba seguimos para Rurópolis (170km) e Santarém (68km de off road e 160km de asfalto), pernoitando em Santarém e ficando uns dois dias para refazermos nossos mantimentos e revisar as viaturas. Saindo de Santarém rodamos até Placas (300km) ou se possível até Uruará (365km). E dai em diante até chegar em Marabá. Claro que tudo isso só poderá ser visto no decorrer da expedição, mas basicamente é essa a programação.
3 - É como eu disse, esse negócio de Santarém é para revisar as viaturas e descançar uns dois dias. Essa ida e volta de Santarém irá nos tirar 440km entre ida e volta, da BR230, mas acho que é válido. Após o retorno passaremos por Altamira e todo o trajeto da transamazônica (BR230) até Marabá e de lá Cabedelo, que o amigo vai ter de ir para poder finalizar a aventura.
Sérjão