Sendo viatura automática, vc recomenda andar na 2 ou na 3 com giro alto? Se deixar em Drive, acredito que o motor fique meio fraco....
Versão Imprimível
Se quer trilhas, esquece pneu a/t!
Vai de mud que estará bem. Na areia, abaixa a pressão e mantem o giro um pouco mais alto. Quando quiser parar, diminua a velocidade e não pise no freio para o carro não "afundar". De preferencia, pare em declive, ou lugar com maior tração.
Tirando a situação que o Túlio falou, que é a menos que o carro esteja andando muito tranquilo e fique gritando por causa do giro alto, eu opto por utilizar a reduzida...
Se você nao necessitar de velocidade e estiver em terreno off-road, a reduzida poupa e muito a embreagem do carro e, na areia é um lugar onde ela é bem forçada !!!
Fiz o passeio de Cabo Frio até Saquarema com o Túlio e tudo em reduzida. Minha reduzida não é tãããooo reduzida assim, então perco em algumas situações, mas nessa eu ganho... Andava a 80 Km/h na areia de 5a reduzida... E quando pegava trechos ruins, onde era necessário força, apenas jogava as marchas para baixo, sem precisar parar o carro para trocar. (O Túlio acho que estava em 4X4 Hi, mas tem um bichão 3.0 Turbo Diesel empurrando um carro leve e uma relação já originalmente encurtada).
Acredito que a maioria dos carros, sejam Diesel ou Gasolina, andem a pelo menos 60 Km/h de 5a reduzida, o que, para off-road, é suficiente, a exceção de dunas gigantes onde se precisa de muito embalo.
Em suma... Não precisando de velocidade, utilize sempre a reduzida e poupe muito sua embreagem.
Quanto ao câmbio automático, pode deixar no D (drive) e sinta o carro... Opte por uma marcha fixa caso ele fique alterando muito a marcha, jogando para baixo e para cima... Se ele alterar apenas quando for realmente necessário, sem problemas, pois seria isso que você precisaria fazer manualmente... Isso você vê na hora... Basta ter em mente não deixar o câmbio ficar toda hora trocando...
Abração!
é mais ou menos assim,
nao sei qual é o seu carro, mass.. geralmente motores a gasolina nao tem o torque tao alto,e nao consegue andar legal sem reduzida e essa areia daqui de saquarema é osso meu velho, fofa demais em alguns trechos,
acontece então que se voce nao usar a reduzida pode forçar sua embreagem,
faz o seguinte,
segue os conselhos do pessoal do passeio que tem mais experiencia nessa parada. joga umas 13 libras e vai embora
Quando eu fui no buraco, achei que a l200 andava melhor em Hi que HL.
Usando o giro um pouco mais alto. Mas isso era para subir as dunas que tem lá.
Pois em HL o carro tem mais força, mas como as marchas são curtas, eu tinha que trocar muito as machas para pegar uma boa velocidade para subir as dunas.
Subindo a duna, a cada trocada de marcha o carro perde muita velocidade em HL.
Achei melhor colocar uma segunda em HI e chegar o pau. Dai subia de boa.
Para andar no plano, acho que o HL senha melhor. Colocar uma 3 ou 4 reduzida e vai embora.
Mas o que faz toda diferença é muchar os pneus.
No asflato eu ando com 28 - 30lb.
Na areia eu comecei com 20 libras. O carro mal saia do lugar.
Com 18 andava com dificuldade.
Com 15 ja ia embora.
Na proxima vou por 14.
Para quem vai para trilha é bom ter um medidor de pressão dos pneus.
Um desses já ajuda: Medidor De Pressão Digital Pneus Carro Acessório Automotivo - R$ 29,00 no MercadoLivre
Vou experimentando devagarinho, pois muchar muito pode fazer o pneu sair do aro. Para evitar isso é bom tb não fazer curvas muito bruscas.
[]s,
Meu mamao eh um TR At !!
Valeu muito as dicas!!
Ate pq vou c 3 amigos e quem atolar primeiro paga a cerva ... Hahahahahah
;)
Fala galeraaaaa.....
Desembarquei hj, e sábado tenho compromisso, então o que rola para domingo?
Abs,
Galera,
Feriado do dia 15/11 estarei indo para a Serra da Canastra, já fiz minha reserva em uma pousada, quem mais irá?
Abs,