Pessoal
Falei denovo o mecânico e ele não recomenda com calços, pois disse que as molas podem bater facilmente e comentou que o melhor seria mesmo o "BANHO TÉRMICO", E AGORA?!?
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Pessoal
Falei denovo o mecânico e ele não recomenda com calços, pois disse que as molas podem bater facilmente e comentou que o melhor seria mesmo o "BANHO TÉRMICO", E AGORA?!?
AMIGO EZAHN
Comprei as molas , ou melhor mandei fazer as molas na www.srcmolas.com.br , na realidade quem mandou fazer foi o RODRIGO IELPO BASTOS daqui do forum , ele tem uma CAMPER e lendo meus relatos e soluções das molas do meu ENGESA me pediu orientações sobre que molas ele deveria cololcar na CAMPER dele , daí dei as dicas das medidas a ele e este endereço que consegui pesquisando aqui na internet , daí ele foi pedir para mandar fazer as molas para ele e aproveitei e pedí para ele fazer o pedido para mim tb .
O caso é que tem que ter firma , caso não tenha procura um amigo que tenha pois tem que ter CNPJ , daí eles mandam para qualquer lugar do Brasil , outra dica :é não dizer para que carro é pq se ficar sabendo talvez cobre pela marca do carro e não pelo material produzido , o RODRIGO disse que era para máquinas que ele tem .
Na semana passada qdo fui fazer o orçamento para ver por qto ficava o preço , no pedido eles pedem alem das medidas QUAL O MATERIAL A SER USADO aí me enrolei , pq existe uma gama de materiais muito grande , vou ligar pro RODRIGO pra saber com qual material que ele mandou fazer as nossas molas , qual a liga do aço .
Qualquer dúvida é só falar .
SANDROGAÚCHO , acho que este seu mecanico esta falando água , abobrinha pq as molas que estão cansadas arreadas , estão pelo excesso de uso fadiga de material e não por ter sido destemperada , e um BANHO TÉRMICO não faria ela voltar ao tamanho original , para mim BANHO TÉRMICO seria temperar ela de novo , mas ela não sofreu esquente suficiente para perder a TEMPERA ORIGINAL DO AÇO . Não sou conhecedor de laminação de aço e nem de teorias de ligas metálicas e temperas de materiais .
Vou mandar fazer molas novas com tamanho que seja nescessário para que minha SW4 não fique com a bunda arreada . Fiz ísto em meu ENGESA e estou muito satisfeito , o RODRIGO IELPO BASTOS tb esta satifeito com as molas que mandou fazer para a sua CAMPER tb .
guilhermeabreu,
a especura da aba é só para fixar na mola, quando vc colocar peso no carro este calça encosta no eixo ajudando as molas,não fica sepando a trazeira qdo coloca peso, é um sistema original da toyota, vc pode fazer uma consulta com um tecnico da toyota que vai lhe explicar melhor, se precisar de mais detalhes pode solicitar
Fiquei interessado neste lance da mola feita sob encomenda. Quem sabe se medisse a mola traseira do kit ironmam ou outro destes e mandar fazer igual. Deve ficar bom. Quando tiver mais informações do material, se mandou fazer, ou orçamento posta aqui.
Quanto ao banho térmico, deve ser o que me falaram. Espicha a mola primeiro e depois tempera ela novamente.
SINVAL
Pelo que vc explicou este calço NÃO É CALÇO E SIM UM BATENTE , este BATENTE é para que a suspensão NÃO DÊ FIM DE CURSO e no meu caso , o meu problema é que a traseira esta arreada , EU PRECISO DE LEVANTAR A TRASEIRA , aí seria de 2 formas : 1º- COLOCANDO CALÇO EM BAIXO DA MOLA OU 2º- COLOCANDO MOLAS MAIORES .
Que é o que pretendo fazer .
Coloquei esses batentes (BATENTE DA MOLA DA HILUX SW4 95 A 2004) e problema resolvido,
suspensãoo traseira ficou excelente.
O que mudou?
Não entendi bem, posso estar falando uma grande bobagem. Este é um batente extremamente cumprido. A mola encolhe um pouco e já tá pegando no batente. Ele então evita a batida seca. Será que isto vai durar? Isto não seria uma grande gambiarra?
Justamente,
evita a batida seca e aquela traseira "bobona".
Também achei que era gambiarra, mas essa mesma peça venda nas autorizadas toyota,
a diferença é que na autorizada custa 880,00 cada.
Conversando com meu mecânico (MHS Service) ele falou que nos EUA a toyota convocou para um recall na suspensão traseira e colocou essa peça nas SW4 que tinham esse problema crônico de batida seca e suspensão traseira "mole".
abs,
Renato
CARO RENATOBARBOSA
Esta peça SÓ SERVE PARA EVITAR AS BATIDAS DE FIM DE CURSO ( batida seca ) , NÃO SERVE PARA LEVANTAR A TRASEIRA E NEM FAZER A SUSPENSÃO FICAR MAIS FIRME , o que faz a suspensão ficar mais firme : SÃO AMORTECEDORES MAIS DUROS OU MOLAS MAIS GROSSAS ( MAIS DURAS ) .
Insisto em dizer que esta peça só serve para quem tem a SW4 nivelada sem estar com a traseira arreada e quer evitar de dar batidas secas na suspensão traseira qdo passa por uma depressão maior , uma valeta ou um quebra molas .
A SOLUÇÃO CORRETA É COLOCAR MOLAS ORIGINAIS NOVAS OU MANDAR FAZER MOLAS MAIORES ( E MAIS GROSSAS=DURAS SE QUISER ) E SE QUISER COLOCAR ESTE ACESSÓRIO NÃO TERIA PROBLEMA ALGUM , ESTE ACESSÓRIO GARANTIRIA QUE A SUSPENSÃO NÃO DÊ AS BATIDAS SECAS .
Mas como no meu caso eu optei por fazer molas maiores e com fio ligeiramente mais grosso , tenho certeza que vou resolver todos os problemas com BAIXO CUSTO e DEFINITIVAMENTE .
Qdo tiver o orçamento das duas molas coloco aqui pra vcs .
OBS :
A minha SW4 com as molas originais esta apenas com a traseira arreada , NÃO TEM A TRASEIRA BOBONA , sou pé pesado , faço curvas com extrema facilidade , meus amigos que viajam comigo ficam impressionados com a estabilidade da mesma , e no seu caso este acessório resolveu o seu problema , ísto é que importa .
A minha mola cansada esta com as medidas colocadas logo acima , vou mandar fazer as novas com mais 6cm no comprimento ( 420mm ) as minhas estão com 360mm e o fio de 15mm ( o fio original tem 14,5mm ) apenas ísto , depois de colocadas , colocarei fotos de como esta e de como vai ficar .
ABRAÇÃO
EZAHN
Como esta mais do que claro , este batente funciona como mola ( como sua decrição esta bem clara e evitando que a mola se comprima toda ) , mesmo esta solução estando sendo feita e orientada pela TOYOTA , não consigo assimilar em minha cabeça do pq que a TOYOTA não tenha pensado em colocar uma mola com ESPECIFICAÇÕES DIFERENTES ( mais firmes por exemplo com outra liga metálica , de têmpera diferente ? ) com as mesmas medidas ??? Faria um RECALL trocando apenas as molas , ESTA SOLUÇÃO PROPOSTA POR ELES ( TOYOTA ) , ESTÃO ACEITANDO A HIPÓTESE DE QUE AS MOLAS COLOCADAS NAS SW4 ESTÃO SUBDIMENCIONADAS ( mais moles do que deveriam ) E INVENTARAM UMA SOLUÇÃO QUE ME PARECE MAIS COMO UMA VERDADEIRA " GAMBIARRA " .