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  • #13
    Usuário Avatar de Ezahn
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    Citação Postado originalmente por TCHEIGOR Ver Post
    eu to usando uma bomba manual, e tenho a impressão de que a graxa mais vaza pelo encaixe entre o bico graxeiro e a bomba do que entra no bico, é normal isso? me dá a impressão de estar botando graxa fora e não conseguir expulsar a velha...
    Sair um pouco para fora entre o bico e a bomba é normal, mas não pode ser muito. Tem que apertar o encaixe firme e bem reto. Se a sua bomba for aquela que fica tudo na mão (não tem o tambor e o flexivel) cuidado na hora de apertar para não quebrar o cano no pé onde rosqueia no cilindro de por graxa. A minha já quebrei assim.
    Agora, se mesmo assim a graxa não tiver entrando, as vezes tem que trocar o bico de graxa. Na pontinha do bico tem uma esfera, aperte ela com a quina de uma chave de fenda para ver se ela não esta travada.
    Abraços
    Hilux SW4 93 2.8 TDI

  • #14
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    27/07/2010
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    Beleza Delfim e Ezahn, dúvida sanada!
    Já tinha checado as esferas dos bicos e estão livres. E eu comprei uma mangueira flexível pra usar na bomba pois o aplicador que veio é rígido e em alguns bicos eu não alcançaria. Até testei com o bíco rígido original mas ele também vaza, aí fiquei na dúvida se não era eu que tinha dois aplicadores ruins, mas to achando que o ruim sou eu mesmo rsrsrs
    muito obrigado, um abraço
    Igor

  • #15
    Usuário Avatar de jorge.duarte
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    Pessoal,
    Tem essa engraxadeira no link abaixo, que achei muito interessante. Ela tanto é manual como pneumática, completinha.

    Engraxadeira Pneumatica e Manual 450 ml - R$ 99.81 na LojadoMecanico

    Abs

  • #16
    Jorge eu estou vendo de comprar essa aí.. só estou vendo se não acho a mesma mais barata.. ela vem com diversos bicos e possui mangueira flexivel também. Dá pra usar com aqueles compressores 12V também ou na mão.

    Sobre a graxa da Bardhal, eles responderam meu email. E a graxa "MO-" cada final numerico 1, 2 ou 3, é o grau do NGLI (que quanto maior for mais consistente (dura) a graxa é. Para nosso carro é indicado NGLI-2, logo a Bardhal MO-2 é indicada, pois é graxa a base de sabão de lítio com bisulfeto de molibdenio. Conversando com o pessoal do Rei do Oleo, falaram a mesma coisa que o colega acima, que usando uma graxa a base de sabao de litio NGLI-2 já é suficiente (ex:graxazul)... eu vou ver o preço das 2, se não for muita diferença, compro a MO-2.

    abs

  • #17
    Usuário Avatar de Ezahn
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    04/07/2010
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    Citação Postado originalmente por Trotta.79 Ver Post
    A mais resitente à água é com sabão de lítio.

    Bissulfeto de molibidenio é para pressões extremas e altas temperaturas, que não é o caso do cardan.

    Põe a com sabão de lítio, economize e fique tranquilo.

    Valeu
    Caras como já citei antes, suspensão traseira da minha XLX250R 89 tem 4 bicos de graxa e no manual pede a graxa de bissulfeto de molibdênio. Ali não esquenta mesmo, é só trabalho de articulação da balança. A questão deste componente não é só de temperatura do ponto de gota, o que a torna mais indicada tanto na XL como na hilux é a ALTA RESISTÊNCIA A ÁGUA. Por isto eu acho que deve ser melhor usar esta graxa, principalmente se usar no barro e travessias molhadas. Agora que só usa no asfalto ai acho que não deve fazer muita diferença.
    Segue link de especificações de 2 fabricantes descrevendo as suas características.


    primeira

    segundo
    Hilux SW4 93 2.8 TDI

  • #18
    Usuário Avatar de Zani
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    Pergunta minha de ignorante, mas estou acompanhando o tópico: agora que já definimos a graxa adequada, qual a quantidade que compramos para engraxar todos os bicos do carro, contando que teremos que expulsar a graxa antiga (no meu caso de posto de gasolina)....???
    Abraço.
    Zani
    Hilux CD SRV 2008 AT
    Ex Hilux 2002 CD 3.0 ; Ex SW4 1994

  • #19
    Vende-se no mínimo em 1kg (nos lugares que vi) e as engraixadeiras pequenas são de 1/2kg ou 1kg... pode comprar de latas de kilo em kilo ou daquelas maiores.. afinal, vai ter que engraixar a cada 1.500km ou 5.000km... é algo tão necessário (se não mais) que óleo do motor (que eu mesmo compro de 20 em 20lts).

  • #20
    Usuário Avatar de Ezahn
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    Eu comprei 1/2kg. Ainda não usei. No manual da minha 93 fala em engraxar o cardã a cada 6 meses ou 10.000km.
    Tem um macete lá no manual da 93. Tem um local na homocinética ( 2 locais em cada roda dianteira, melhor dizendo, 4 locais então) que tem que engraxar mas não fica com o bico lá. Tem que tirar um tampão, rosquear um bico, engraxar, e depois tirar o bico e por o tampão de novo. Quando levamos no posto, ou em um mecanico que não seja especialista (digo especialista mesmo e caprichoso) estes 4 pontos ficam sem engraxar mesmo. Isto porque examinando não tem bico, ai fica sem engraxar. Estas homocinéticas devem ser engraxadas a cada 1 ano ou 20.000km. Segue foto do manual
    Hilux SW4 93 2.8 TDI

  • #21
    Usuário Avatar de Ezahn
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    Agora a foto:
    Hilux SW4 93 2.8 TDI

  • #22
    No caso da SW4 2001/02 isso não ocorre mais. No manual da minha diz que em alguns tipos de uso o engraxe deve ser feito a cada 1.500km, "estradas poeirentas". Eu faço a cada 5mil km (acabei de andar meus primeiros 6mil km com a viatura nova) pois na média faço 1mil km por mes. Logo fica muito próximo do prazo de "6 meses" também. A graxa é barata, é o tipo de coisa que não custa nada precaver, afinal, manutenção (não preventiva) desse carro, é cara.

  • #23
    Usuário Avatar de SandroGaúcho
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    Gurizada...

    Isso aqui não é um forum! É um centro de pesquisas e desenvolvimento da Toyota! hehehe

    Muito obrigado pelas orientações, acabei comprando$$$$ a de sabão de lítio mesmo.

    Esse detalhe que Ezahn mostrou, um cara tinha me comentado que dificilmente eles engraxam esses pontos próximos a ponta de eixo.
    Tô na angústia de ter um tempinho pra fazer o serviço, pois não tenho ideia de quando foi feito pela última vez, dai já viu né...

    Sorte & Sucesso a todos!

  • #24
    Usuário Avatar de SandroGaúcho
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    Buenas

    Hoje a tarde fui fazer a lubrificação do cardã e homocinéticas, e vou dizer o seguinte... que lambança hehehe

    Mas depois peguei o jeito e ficou faltando 3 pontos:

    02 pivos da homocinéticas
    01 cruzeta do cardã

    Para poder injetar graxa nesses 3 pontos vou ter que comprar um biqueira pequena com angulo de 90º,não sei se existe.

    A quantidade que se usa é pouca desde que tenha a prática.

    Ao injetar, saiu uma graxa preta e quase líquida.

    Até mais

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