Postado originalmente por
Elton JP
Recentemente, comprei uma Hilux SRV 2012 diesel. Antes de me decidir, pesquisei bastante, pois minha preferência era pela Hilux SRV flex, a que exigiria menor desembolso inicial. Por que Hilux? É a única que oferece a opção câmbio automático e 4x4, equipamentos que julgo essenciais, principalmente a tração 4x4, devido ao tipo de estrada que às vezes tenho que enfrentar.
A maior dificuldade que encontrei para comparar o custo das versões mencionadas foi saber com confiança o consumo da versão flex. Ouvi e li muitos comentários a respeito do consumo absurdo dessa versão. Fiz alguns cálculos e estimei valores para as seguinte variáveis, consumo, seguro, IPVA, custo de oportunidade (quanto que estaria deixando de ganhar investindo o dinheiro no mercado financeiro) e desvalorização para um período de 4 anos. De acordo com esses cálculos e , não encontrei diferenças significativas de custo entre a versão flex e diesel.
Para quem está avaliando a compra de uma picape, sugiro usar o mesmo roteiro que usei:
1. Vc realmente precisa de uma picape, um carro grande, de manutenção mais cara, menos confortável que um automóvel do mesmo preço e que exige mais espaço na garagem e nos estacionamentos fora de sua casa, muitas vezes escasso?
2. Se o uso for principalmente urbano e de baixa quilometragem, picape flex.
3. Se for precisar de tração 4x4 ou câmbio automático, há mais opções diesel do que flex. É provável que escolha uma versão diesel, embora os cálculos para apurar os custos sejam importantes para sua decisão e eles diferem de pessoa para pessoa. Dependerão de onde vc reside, como usará o veículo, sua característica de condução etc.
É isso. Espero ter ajudado alguém.