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  • #1
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    Dificuldade para o motor 2.8 pegar de manhã




    Citação Postado originalmente por rodolfo40c Ver Post
    caros amigos!
    Hoje pela tarde, mais um dia de pelejo, resolvi levar a uma auto-elétrica. Ja fui orientando como deveria ser feito os testes pra ganhar tenpo e refizemos tudo novamente.
    E ao estar tudo ligado e isolado, a tensão de 12v não passava para as velas, ficava até o cabo que vem do relé..
    Tiramos o cabo que vem do relé e deixamos só a barra interligando as velas, e ligamos no positivo da bateria, e pela surpresa, era impossível deixar o cabo do positivo nessa barra, pois era uma centelha gigantesca que dava medo. As velas estavam com uma resistência muito baixa ou alguma em curto. Preferir comprar logo um jogo de vela. Comprei velas originais da eiko, japonesa.
    Após comprar o jogo de vela, refizemos toda a instalação, isolamos mais uma vez a barrinha, não deixamos nada em contato, trocamos as velas e fizemos o teste.. E dessa vez finalmente chegou a tensão 12v na barrinha alimentando-as. Ou seja, tinha realmente uma vela em curto, e desconfio de uma que frescou pra desenrroscar. Só saiu a base de muito desingripante.
    Porém meus amigos, não teve como não desanimar, o carro continua não pegando só do bate. Mesmo aquecendo os 20 segundos.
    Acho que agora já devemos mudar de tópico, pois o fantasma das velas ja foi solucionado, mas não o "nhem nhem".
    =(
    caro amigo, neste caso mande uma oficina especialista em bomba injetora, pois este sintoma está parecendo que a mesma pode estar fora de ponto ou pode estar com entupimento ou falha em algum elemento interno.

  • #2
    É meu amigo Alexandre! Despois de resolver esse problema com as velas, e continuar com falha na partida, ja comecei a desconfiar do problema ser entre o motor e a bomba injetora. Ontem pela tarde fiz uma pequena inspeção no filtro de combustível que por sinal troquei a uns 15 mil km. Quando abri a válvula, me parecia entrando ou saindo ar, mas imagino que com a pressão do combustível expeliu o ar. Comecei a bombear e saiu parece um café de diesel tão sujo, me lembrou até o filtro antigo que troquei de tão imundo de ferrugem, que ao bater no chão foi saindo uma lama de tanta impureza. Resultado, a pickup ta pegando so do bate da chave, inclusive hoje pela manhã, que o clima está mais frio. Não sei a frequência de troca desse filtro de combustível, mas pelo visto é bom trocar a cada 20 mil km.

    PS: Desde já agradeço a todos que tiveram total paciência em me ajudar a identificar a inoperabilidade das velas e a solução de isolar o sistema elétrico da mesma. Sem vocês, eu estaria até hoje queimando fusível sem saber o motivo. Hoje conheço mais um pouco do meu carro graças a vocês.

    Graças a Deus e a vocês, hoje meu carro voltou a dar partida com toyota

  • #3
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    Tanque com ferrugem

    Rodofo, agora realmente podemos comemorar!! Via a toyota!! Fico contente que resolveu.

    Citação Postado originalmente por Rodolfo40c Ver Post
    É meu amigo Alexandre! Despois de resolver esse problema com as velas, e continuar com falha na partida, ja comecei a desconfiar do problema ser entre o motor e a bomba injetora. Ontem pela tarde fiz uma pequena inspeção no filtro de combustível que por sinal troquei a uns 15 mil km. Quando abri a válvula, me parecia entrando ou saindo ar, mas imagino que com a pressão do combustível expeliu o ar. Comecei a bombear e saiu parece um café de diesel tão sujo, me lembrou até o filtro antigo que troquei de tão imundo de ferrugem, que ao bater no chão foi saindo uma lama de tanta impureza. Resultado, a pickup ta pegando so do bate da chave, inclusive hoje pela manhã, que o clima está mais frio. Não sei a frequência de troca desse filtro de combustível, mas pelo visto é bom trocar a cada 20 mil km.

    PS: Desde já agradeço a todos que tiveram total paciência em me ajudar a identificar a inoperabilidade das velas e a solução de isolar o sistema elétrico da mesma. Sem vocês, eu estaria até hoje queimando fusível sem saber o motivo. Hoje conheço mais um pouco do meu carro graças a vocês.

    Graças a Deus e a vocês, hoje meu carro voltou a dar partida com toyota

    Agora aqui apresento o meu caso. Minha SW quando eu comprei tb sujava o filtro com 2.000km, ficava uma borra no filtro. Tirei o tanque e estava com muita ferrugem, inclusive furos. Depois de procurar outro sem sucesso descobri uma firma em Curitiba que faz o tratamento. Mandei para lá, demorou uns 20 dias mas o resultado ficou ótimo. Tem fotos e mais explicações neste tópico. Da para despachar por transportadora. Só conversei com eles por telefone e foram muito simpáticos e atenciosos. Eles vendem o produto para quem quiser fazer em casa, só que eles desenvolveram uma maquina que fica girando tanque e batendo o produto. A cobertura fica uniforme. Primeiro batem soda para desengordurar, depois batem ácido para tirar a ferrugem e por último batem com uma tinta epóxi especial que faz uma película e não permite que enferruje novamente. Eles me disseram que já trataram muitos tanques de hilux e a própria nissam de Curitiba levava os X terra para eles tratarem. Ele disse que é comum enferrujar o tanque das hilux. Gastei uns 350,00 com a solda e tudo. Eles tiveram que trocar uma chapa de uns 30x20cm. Recomendo. Evita problemas futuros com a BI.
    Ps, eles me falaram que nunca tiveram reclamações e que se a tinta epóxi soltar ele me dão outro tanque e me devolvem o dinheiro.
    Hilux SW4 93 2.8 TDI

  • #4
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    Valeu Rodolfo!!!
    Não te falei que com insistencia vc conseguiria?! Muitas vezes os mecanicos são bons, porem não tem vivencia com nossas viaturas. Neste ponto é legal quando são humildes e aceitam ideias. Corro daqueles que dizem: "Deixe o carro ai que quando estiver pronto te aviso". Vai fuçar o kct!!! Pra ele fuçar, fuço eu. rs.
    Vou te mandar mais um palpite: Tendo um tempinho, dá uma lavada no seu tanque. Deve ser ele que está mandando essa lama enferrujada para o teu filtro e o pior... para a sua bomba injetora.
    Abs,
    Jorge


  • #5
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    Ressuscitando o tópico...

    Voltando a questão das velas, já que pensei ter resolvido o problema por todo este tempo, agora ele voltou, e acredito que agora de fato são as velas (pelo menos espero, rsrsrs)

    Fiz o teste puxando fio com 12v direto do positivo da bateria e enconstando na cabeça da vela após desligar a "chapinha" que as interliga e não deu nada, pelo que já li, era para ter saído faísca certo? Anexo uma foto com o local onde fiz o contato...

    Também aproveito a oportunidade e posto uma foto do que o eletricista fez para mim, já que não chegava 12v nas velas apesar da molinha ascender. Com a instalação deste relé, ele aproveitou a energia da lâmpada que tem a molinha e que ascendia normalmente e mandou para o motor, solucionando o problema e não tendo que comprar uma nova "caixinha".

    Seguem as fotos:


    Rele vela aquecedora Hilux 2.8-vela-aquecedora-2.jpgRele vela aquecedora Hilux 2.8-vela-aquecedora.jpg
    Hilux Sw4 2.8 - 1995 - Toda original!!!

  • #6
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    Citação Postado originalmente por luiz eduardosh Ver Post
    Ressuscitando o tópico...

    Voltando a questão das velas, já que pensei ter resolvido o problema por todo este tempo, agora ele voltou, e acredito que agora de fato são as velas (pelo menos espero, rsrsrs)

    Fiz o teste puxando fio com 12v direto do positivo da bateria e enconstando na cabeça da vela após desligar a "chapinha" que as interliga e não deu nada, pelo que já li, era para ter saído faísca certo? Anexo uma foto com o local onde fiz o contato...

    Também aproveito a oportunidade e posto uma foto do que o eletricista fez para mim, já que não chegava 12v nas velas apesar da molinha ascender. Com a instalação deste relé, ele aproveitou a energia da lâmpada que tem a molinha e que ascendia normalmente e mandou para o motor, solucionando o problema e não tendo que comprar uma nova "caixinha".

    Seguem as fotos:


    Rele vela aquecedora Hilux 2.8-vela-aquecedora-2.jpgRele vela aquecedora Hilux 2.8-vela-aquecedora.jpg
    Chara, primeiro vamos à gambiarra da luz da indicadora do painel. Não é o indicado e nem funciona igual à ligação original. O funcionamento original é energizar a luz por 5 segundos, então ela apaga. Mas as velas continuam energizadas por mais uns 10 segundos aproximadamente, ou até a partida, e só depois desligam. Desta maneira ela desliga antes da partida se vc esperar a luz apagar, e o correto é não desligar, é dar a partida com a vela aquecendo. Outra coisa é que o rele deve aguentar 80 amperes, que é a especificação do fusível original do circuito.

    Para testar se esta energizando as velas é só usar um teste de lâmpada. Peque uma lâmpadinha 12 V bem fraquinha com um soquete e ligue em 2 fios, com dois jacaré, um em cada ponta. Ligue uma ponta na cabeça de uma vela e a outra na massa (qq lugar de ferro sem tinta no carro). Do modo que está a ligação na sua a lampada deve acender enquanto a do painel estiver acesa. No meu carro ela permanece acesa por 15 a 20 segundos.

    Para testas as velas individualmente deve se retirar a peça que faz a ligação entre as velas e testar uma a uma. Ligue um jacaré na ponta da vela e o outro no polo positivo da bateria. A lâmpada deve acender. Até ai tudo certo, a sua deve estar boa pois é nova.

    O Fato de não ligar é estranho, pois no calor que deve estar fazendo ai o carro liga facilmente sem funcionar as valas. Se vc não mexeu nos canos do diesel, filtro e etc, não tem porque ser ar! O que pode ser á que tenha ficado mal colocada a vela e esteja vazando compressão do cilindro. Mas não é comum acontecer isto. Muito cuidado neste aperto para não quebrar uma vela. Acredito que de para fazer um teste com espuma de sabão, igual se teste em butirão de gás. Retire toda a ligação das velas, coloque espuma e de a partida, se borbulhar é porque está vazando compressão. Depois enxague.

    Quanto às velas faltando pedaço, estes pedaços derreteram e já devem ter sido expulsos com os gases da combustão. Quando troquei as minhas, as que estavam queimadas estavam iguaizinhas.
    Hilux SW4 93 2.8 TDI

  • #7
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    Citação Postado originalmente por Ezahn Ver Post
    Chara, primeiro vamos à gambiarra da luz da indicadora do painel. Não é o indicado e nem funciona igual à ligação original. O funcionamento original é energizar a luz por 5 segundos, então ela apaga. Mas as velas continuam energizadas por mais uns 10 segundos aproximadamente, ou até a partida, e só depois desligam. Desta maneira ela desliga antes da partida se vc esperar a luz apagar, e o correto é não desligar, é dar a partida com a vela aquecendo. Outra coisa é que o rele deve aguentar 80 amperes, que é a especificação do fusível original do circuito.

    Para testar se esta energizando as velas é só usar um teste de lâmpada. Peque uma lâmpadinha 12 V bem fraquinha com um soquete e ligue em 2 fios, com dois jacaré, um em cada ponta. Ligue uma ponta na cabeça de uma vela e a outra na massa (qq lugar de ferro sem tinta no carro). Do modo que está a ligação na sua a lampada deve acender enquanto a do painel estiver acesa. No meu carro ela permanece acesa por 15 a 20 segundos.

    Para testas as velas individualmente deve se retirar a peça que faz a ligação entre as velas e testar uma a uma. Ligue um jacaré na ponta da vela e o outro no polo positivo da bateria. A lâmpada deve acender. Até ai tudo certo, a sua deve estar boa pois é nova.

    O Fato de não ligar é estranho, pois no calor que deve estar fazendo ai o carro liga facilmente sem funcionar as valas. Se vc não mexeu nos canos do diesel, filtro e etc, não tem porque ser ar! O que pode ser á que tenha ficado mal colocada a vela e esteja vazando compressão do cilindro. Mas não é comum acontecer isto. Muito cuidado neste aperto para não quebrar uma vela. Acredito que de para fazer um teste com espuma de sabão, igual se teste em butirão de gás. Retire toda a ligação das velas, coloque espuma e de a partida, se borbulhar é porque está vazando compressão. Depois enxague.

    Quanto às velas faltando pedaço, estes pedaços derreteram e já devem ter sido expulsos com os gases da combustão. Quando troquei as minhas, as que estavam queimadas estavam iguaizinhas.


    Valeu chará!!! Fiquei mais tranquilo com relação as velas velhas, agora, sei que vou ter que ver uma, pois, a nova não desceu até o final, o que significa que ficou algo dentro.

    Agora quanto a colocação do relé, foi feito por um eletricista bem desenrolado não sei como ele fez, mas o fato é que as velas ficam energizadas um tempinho mesmo, mas depois "desligam".

    Obrigado mais uma vez a todos e espero que as fotos tire a dúvida para quem venha ter problemas, ou melhor ainda, quem nunca havia trocado como eu, que num carro de 1995 já era para ter sido feito a tempo, mas carro "velho" todo original tem dessas coisas, rsrsrs
    Hilux Sw4 2.8 - 1995 - Toda original!!!

  • #8
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    Citação Postado originalmente por luiz eduardosh Ver Post
    Valeu chará!!! Fiquei mais tranquilo com relação as velas velhas, agora, sei que vou ter que ver uma, pois, a nova não desceu até o final, o que significa que ficou algo dentro.
    A ponta da vela fica na câmara de pré combustão, é um buraco oco, se a vela não entrou até o fim deve ser rosca e não um pedaço da vela velha. Mas enfim, tira e da uma cutucada! E a vela que não entrou toda, não esta vazando compressão por ela?

    Citação Postado originalmente por luiz eduardosh Ver Post
    Agora quanto a colocação do relé, foi feito por um eletricista bem desenrolado não sei como ele fez, mas o fato é que as velas ficam energizadas um tempinho mesmo, mas depois "desligam".
    A vela deve estar desligando junto com a luz do painel. É isto? Ai em Natal é o que basta!!
    4X4 Brasil
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  • #9
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    Troquei as velas e o carro quer pegar mas não pega!!!! Tenho que fazer a "sangria" do diesel??? Noto que ele quer pegar de primeira mas o motor muda de tom, esquisito!!!!

    Alguma sugestão????

    Segue a foto de como estavam as velas...

    Rele vela aquecedora Hilux 2.8-vela-velha.jpg
    Hilux Sw4 2.8 - 1995 - Toda original!!!

  • #10
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    Vc me deixou preocupado. Vc sabe onde foram parar os pedaços da velas 1 e 2 da foto? Antes de passar para o combustivel, certifique-se que as velas estão sendo energizadas. Coloque uma lampada de teste entre as velas e o bloco do motor. Se ela acende qdo a ignição é ligada, é sinal que as velas estão aquecendo.


  • #11
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    Citação Postado originalmente por Jorlex Ver Post
    Vc me deixou preocupado. Vc sabe onde foram parar os pedaços da velas 1 e 2 da foto? Antes de passar para o combustivel, certifique-se que as velas estão sendo energizadas. Coloque uma lampada de teste entre as velas e o bloco do motor. Se ela acende qdo a ignição é ligada, é sinal que as velas estão aquecendo.
    Jorlex também fiquei, tanto que achei até no início que tinha algo batendo, um vizinho se aproximou, que até tem loja de peças, pedi para ele ouvir, ele disse não entender nada de diesel, kkkkkk, mas estou pensando em amanhã dá uma passada no meca, até porque uma das velas, não entrou até o fim, acredito ser justamente por causa do resto da outra, comprovando a teoria de alguns de que não tem como cair nada no motor, pois o furo seria bem menor que a vela...
    Valeu pelo apoio!!!
    Hilux Sw4 2.8 - 1995 - Toda original!!!

  • #12
    Usuário Avatar de jorge.duarte
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    Citação Postado originalmente por luiz eduardosh Ver Post
    Troquei as velas e o carro quer pegar mas não pega!!!! Tenho que fazer a "sangria" do diesel??? Noto que ele quer pegar de primeira mas o motor muda de tom, esquisito!!!!

    Alguma sugestão????

    Segue a foto de como estavam as velas...

    Rele vela aquecedora Hilux 2.8-vela-velha.jpg
    Luiz,
    Se o tempo estivesse frio, poderia ser o problema, mas acho que não é vela não! Geralmente, o pessoal injeta combustível na admissão, para o carro pegar, quando dá ar na bomba, forçando a puxar o combustível...tentou isso?
    SW4 - 2011 Prata

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