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Convex Datacenter
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  • #1
    Usuário Avatar de Ezahn
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    Citação Postado originalmente por Rodolfo40c Ver Post
    Fala Galera!
    Hoje eu tirei o dia para fazer todos esses testes...
    Nunca foi difícil tirar essa barra metálica que alimenta as 4 velas. Tive que desmontar os mangotes do turbo, para ter espaço para trabalhar.
    O teste foi o seguinte: Como o amigo disse, desmontei essa barra metálica que interliga as velas, e testei independentemente cada uma, com um fio e o fusível no meio. Liguei no positivo, e encostei somente na rosquinha onde é conectado a barra metálica de 12v, e pronto, saiu uma faísca na bunda de cada vela. Porém nao queimou o fusível de 15A. Fiquei na dúvida dessa faísca...
    É normal sair essa faísca? Ou nao deveria ter acontecido nada? Já que a faísca é quando há curto.
    Só sei que amanhã vou comprar outra barra metálica e um jogo de vela..
    Qual fabricante da vela mais indicada por vocês?

    Ps: O medo é comprar um jogo de vela e queimar tudinho...

    Se vc ligou e não queimou então as velas devem estar boas. A faísca é sinal de que a vela não esta queimada, e o fato de não ter queimado o fusível é sinal de que não tem curto.

    Agora com uma lampadinha ligada em um fio ponha um polo no positivo e o outro na ponta do fio que vc desligou da barra. Não deve acender. Ai significa que não tem curto na ligação (fios etc) . Então o curto é nesta fixação da barra, onde prende o fio. A tal bucha isolada.
    Vc tá chegando. Não desanima não.
    Boa sorte.
    Hilux SW4 93 2.8 TDI

  • #2
    Acho que é normal sair uma faisquinha na hora que é estabelecido o contato com a vela, pois a vela puxa bastante corrente, e isso é um sinal que as velas estão funcionando. Acho desnecessário comprar um jogo de velas e outra barrinha antes de saber qual é a causa do curto, pois vc pode trocar e montar e o curto ainda continuar. Então já que já esta se familiarizando com o sistema, gaste mais um tempinho mechendo e fuçando e tente montar tudo com atenção a possieis partes que podem causar o curto.
    Se realmente achar necessario compar as velas, procure bosh e as originais, outras marcas não sei se prestam.
    O fusivel que vc deve usar é de 80A , não use menor porque não aguenta.
    Hilux CD 95
    Hilux SW 99

  • #3
    Usuário Avatar de Jorlex
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    Rodolfo,
    Mais uma etapa concluida. Suas velas estão legais. A faisca é normal pois as velas tem uma resistencia muito baixa. Quando não sai faisca é sinal que a vela está ruim (aberta).
    Como mencionou o nosso amigo "ZZ" seu problema so pode estar no isolamento entre a barra e o cabo que alimenta as velas.
    Imagine o seguinte: A tensão do rele chega até o terminal que pega na barra.Vc constatou isto desconectando o cabo da barra e usou a lampada de teste no cabo. Lembra?!
    Suas velas estão boas, faiscam, mas não queimam fusivel. Só restou o isolador do tal estojo que prende a barra no
    cabo.
    Pronto!!! vamos fazer o seguinte... Pegue mais uma porca com a mesma medida do estojo, use uma como contra-porca, remova este estojo e refaça ligação do cabo na barra. Porém. Sem o estojo tente prender o cabo na barra com seus recursos, mas sempre com muito cuidado para não dar curto.
    Vai dar certo!!!
    Abs,
    Jorge Alexandre


  • #4
    TESTE FINAL!

    Amigos do forum!

    Hoje mais uma tarde inteira por de baixo desse capô!
    Realmente estava havendo uma falha ao enrroscar a porca do cabo de alimentação dos 12v que é conectado junto a barra metálica das 4 velas.. Tinha apenas uma porca de plástico embaixo isolando, porém ao apertar com a porca por cima, ela ja fazia o contato do parafuso ao cabo de alimentação. Eliminei esse curto com algumas mangueiras de borracha, ficou perfeito.. Mas ao ligar meia ignição, sem sucesso.
    E achei estranho porque agora com todas as velas ligadas, ao ligar o eletrico do carro, o fusível gambiarra nem estava mais queimando .(abrindo)
    Agora tem um grande detalhe: Notei que pegando meu teste de 12v com uma lâmpada, ligando no negativo e somente no cabo de alimentação que vem do relé 12+, o teste fica aceso até o relé disparar. E quando conecto esse cabo de 12v que vem do relé na barra metálica alimentando as 4 velas, o teste nem acende. Já testei essas velas como vc´s me indicaram, mas será que elas que nao estão mais prestando? Pelo menos no teste delas, nao estão queimando fusível e ocorre a pequena faísca.
    Resumo: O cabo que vem do relé estando solitário, está passando os +12v. Mas quando conecto ele na barra de alimentação das velas, o teste nao acende a luz.

    Me ajudem, a cabeça ja esta fumaçando!

  • #5
    Usuário Avatar de Jorlex
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    Amigo Rodolfo,
    Nunca desista nem deixe o desanimo tomar conta de vc. Estamos combinados?!
    Vc ja viu quantas coisas vc já descobriu?!
    Vou dar mais um palpite, pra variar, rs. Se eu estiver errado, podem me corrigir, valeu?!
    Como o rele levou muita porrada, pois funcionou em curto, estou achando que ele não está segurando corrente alta. Deve estar com os contatos torrados totalmente ou parcialmente.
    Acredito que uma lixada deve resolver seu problema, pelo menos pra quebrar um galho.
    Sinceridade. Se vc fosse do RJ testaria o rele do meu carro no seu. Sei exatamente o sufoco que a gente fica qdo algo está dificil de resolver.
    Boa sorte amigo.
    Jorge Alexandre


  • #6
    Usuário Avatar de Ezahn
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    Será que neste isolamento que vc fez entre o cabo e a barra não ficou isolando tudo?
    Hilux SW4 93 2.8 TDI

  • #7
    Olá brother´s!

    Isolei tudo certinho sim, fazendo contato apenas as duas chapinhas entre si.
    Agora fiquei em dúvida se compro outro jogo de vela..
    Por pouco tô indo amanhã comprar o jogo de vela e a barrinha metálica, agora se nao funcionar, deve ser o relé que não tá segurando essa corrente de 80A.
    Quanto custa um relé desse?
    PS: O relé libera 12v por ~20segundos, com o cabo solitário. Conectei esse cabo na barra metálica das velas, nao acende o "testímetro".
    Sendo que já não existe mais o quê pra isolar.

  • #8
    Usuário Avatar de Ezahn
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    Citação Postado originalmente por Rodolfo40c Ver Post
    Olá brother´s!

    Isolei tudo certinho sim, fazendo contato apenas as duas chapinhas entre si.
    Agora fiquei em dúvida se compro outro jogo de vela..
    Por pouco tô indo amanhã comprar o jogo de vela e a barrinha metálica, agora se nao funcionar, deve ser o relé que não tá segurando essa corrente de 80A.
    Quanto custa um relé desse?
    PS: O relé libera 12v por ~20segundos, com o cabo solitário. Conectei esse cabo na barra metálica das velas, nao acende o "testímetro".
    Sendo que já não existe mais o quê pra isolar.
    Rodolfo, antes de trocar as velas vc pode testar se elas funcionam da seguinte forma. Com o carro frio coloque a chave na posição on, ligue com um fio não muito fino as velas direto no + da bateria e segure por uns 8 segundos. Depois solte e corra dar a partida. Se o nhem nhem sumir é porque elas estão boas. A minha estava com o fuzível queimado e eu fazia isto para ligar.
    Agora a fumaça preta é normal, o motor fica girando e injetando diesel que não queima atá o carro ligar. Ai então queima tudo quando liga e fumaceia mesmo. Fumaça preta.

    Faz este teste e depois fala o que deu!
    Abraços
    Hilux SW4 93 2.8 TDI

  • #9
    Há! Outra coisa!
    É possível essas velas estarem realmente abertas (queimadas).
    Pois o carro não deveria nem funcionar com velas inoperantes.
    E o carro tá funcionando normalmente, só o nhem nhem que estressa, e força o motor de arranque.
    As vezes bato 3x para carro ligar.

    E uma observação importante: Ultimamente quando o carro começou ficar com o nhem nhem pela manhã, após eu ligar o carro, sai uma fumaça azulada apenas no ato da partida. E o carro abaixava um pouco o rpm durante uns segundos, acarretando maior vibração no motor, e depois ficava normal em menos de um minuto.
    Essas informações ajundam em algum diagnóstico?

  • #10
    Pelo que vi, esse problema na partida é causado pelo não funcionamento das velas aquecedoras, pois elas servem apenas para facilitar a partida principalmente em dias frios, que sem elas o carro realmente fica dificil de pegar, e quando pega demora um pouco até estabilizar, pois é o tempo que demora para atingir a temperatura suficiente para a combustão/explosão , que no caso, as velas faziam isso acontecer rapidamente logo na partida !, por isso elas ligavam por 15/20 segundos e depois desligam pois não são necessarias com o motor em funcionamento, apenas para a partida mesmo. Ou seja, as velas vão influenciar apenas no momento da partida e por alguns segundos ou minuto depois, após isso, o motor começa a aquecer e as velas já não influenciam em nada, por isso são desligadas rapidamente(~20seg).
    Att.
    Hilux CD 95
    Hilux SW 99

  • #11
    Caros amigos!
    Hoje pela tarde, mais um dia de pelejo, resolvi levar a uma auto-elétrica. Ja fui orientando como deveria ser feito os testes pra ganhar tenpo e refizemos tudo novamente.
    E ao estar tudo ligado e isolado, a tensão de 12v não passava para as velas, ficava até o cabo que vem do relé..
    Tiramos o cabo que vem do relé e deixamos só a barra interligando as velas, e ligamos no positivo da bateria, e pela surpresa, era impossível deixar o cabo do positivo nessa barra, pois era uma centelha gigantesca que dava medo. As velas estavam com uma resistência muito baixa ou alguma em curto. Preferir comprar logo um jogo de vela. Comprei velas originais da EIKO, japonesa.
    Após comprar o jogo de vela, refizemos toda a instalação, isolamos mais uma vez a barrinha, não deixamos nada em contato, trocamos as velas e fizemos o teste.. E dessa vez FINALMENTE chegou a tensão 12v na barrinha alimentando-as. Ou seja, tinha realmente uma vela em curto, e desconfio de uma que frescou pra desenrroscar. Só saiu a base de muito desingripante.
    Porém meus amigos, não teve como não desanimar, o carro continua não pegando só do bate. Mesmo aquecendo os 20 segundos.
    Acho que agora já devemos mudar de tópico, pois o fantasma das velas ja foi solucionado, mas não o "nhem nhem".
    =(

  • #12
    Usuário Avatar de Ezahn
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    Citação Postado originalmente por Rodolfo40c Ver Post
    Caros amigos!
    Hoje pela tarde, mais um dia de pelejo, resolvi levar a uma auto-elétrica. Ja fui orientando como deveria ser feito os testes pra ganhar tenpo e refizemos tudo novamente.
    E ao estar tudo ligado e isolado, a tensão de 12v não passava para as velas, ficava até o cabo que vem do relé..
    Tiramos o cabo que vem do relé e deixamos só a barra interligando as velas, e ligamos no positivo da bateria, e pela surpresa, era impossível deixar o cabo do positivo nessa barra, pois era uma centelha gigantesca que dava medo. As velas estavam com uma resistência muito baixa ou alguma em curto. Preferir comprar logo um jogo de vela. Comprei velas originais da EIKO, japonesa.
    Após comprar o jogo de vela, refizemos toda a instalação, isolamos mais uma vez a barrinha, não deixamos nada em contato, trocamos as velas e fizemos o teste.. E dessa vez FINALMENTE chegou a tensão 12v na barrinha alimentando-as. Ou seja, tinha realmente uma vela em curto, e desconfio de uma que frescou pra desenrroscar. Só saiu a base de muito desingripante.
    Porém meus amigos, não teve como não desanimar, o carro continua não pegando só do bate. Mesmo aquecendo os 20 segundos.
    Acho que agora já devemos mudar de tópico, pois o fantasma das velas ja foi solucionado, mas não o "nhem nhem".
    =(
    Fico feliz que conseguiu resolver a questão das velas. Agora este problema de não pegar já é outra coisa, não saberia dizer mas deve ser algo entre motor o BI!!! Ai tem que procurar um bom mecânico de diesel.
    Boa Sorte.
    Hilux SW4 93 2.8 TDI

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