x
Convex Datacenter
    Usuário
    Entrada
    31/10/2012
    Local
    camaquã/RS
    Agradecimentos: 3

Citação Postado originalmente por jotajulian Ver Post
    Fala galera!!! Novo aqui, vou aproveitar o tópico pra não ter risco de repetir! Estou saindo da minha Saveiro Trooper CE e a próxima vitima já está escolhida, será uma Toyota SW4 3.0 TD de 97 a 01 (com preferencia por 00 e 01 visto a questão de aquecimento), a escolha desse modelo foi graças ao planejamento de fazer uma expedição ao Ushuaia, entre outros destinos no sul da Argentina e Chile(assunto para próximo tópico hehe). Meu primeiro diesel, chegou a hora da duvida: o que preciso levar em conta na hora de avaliar o carro, quais são os "truques" para saber se o conjunto motor/caixa/diferencial estão em bom estado, e quais são os pontos fracos desse modelo, onde ela acusa desgaste excessivo?

Sei muito bem que o ideal é levar em um mecanico de confiança, mas como provavelmente eu vá comprar fora da cidade, talvez precise me virar sozinho. Abraço e agradeço desde já!!

As 00 e 01 também esquentam e dão problema da cabeçote, mas pelo que tenho ouvido, normalmente por descuido do proprietário que não dão a devida manutenção ao radiador, válvula termostática e bomba dágua. É um carro de manutenção cara que exige praticamente só peças originais. A minha é 2000, linda quando comprei, aparentemente muito bem cuidada, só que gastei nela até agora R$ 21.000,00, apenas em manutenções corretivas, e ainda provavelmente terei que abrir o cabeçote, talvez haja trica, pois baixa líquido do radiador. Cara, o conselho que te daria hoje: vai de S10 ou Ranger, camionetas nacionais, com manutenção bem mais em conta, motores confiáveis e bem mais fácil de você localizar mecânicos especializados para a manutenção.
    4X4 Brasil

Usuário Avatar de Glaicon
    Entrada
    22/06/2009
    Local
    Florianópolis/SC
    Agradecimentos: 190
    Olha, para não se incomodarem, corram para a concessionária.
    chegou a nova SW4, modelo 2016.
    Pague R$ 240.000,00 e pronto!
    Fácil, fácil, né?

Usuário Avatar de jotajulian
    Entrada
    07/02/2016
    Local
    Pelotas/RS
    Agradecimentos: 0
    Nem me fala, essa nuvem negra do aquecimento não sai da minha cabeça, o risco de pegar uma que já tenha aquecido e tenha sido feita apenas uma "meia-sola" é grande. Pensei muito na 2.8 maçarico, mas como pretendo usar bastante na estrada, tenho medo de achar fraca, principalmente pelo fato de estar acostumado a viajar em carros a gasolina, dificilmente menos de 130km/h de cruzeiro. Será que a opção da 2.8 turbinada é de se considerar em uma camioneta para expedições, ou seja, para rodar quase 1000km diários?

Outra questão que considero, é o espaço interno, os modelos mais novos possuem, aparentemente, uma carroceria maior, confere? pretendo acampar e passar a noite nela algumas vezes, o que me exigirá espaço tanto para as tralhas de acampamento quando para me acomodar e tirar algumas horas no saco de dormir.
    Estou aceitando qualquer dica de quem já esteve nesse dilema, por favor recém amigos, digam me o que acham!! Abraço!

Usuário
    Entrada
    22/11/2010
    Local
    Recife/PE
    Agradecimentos: 2
    Nem me fala, essa nuvem negra do aquecimento não sai da minha cabeça, o risco de pegar uma que já tenha aquecido e tenha sido feita apenas uma "meia-sola" é grande. Pensei muito na 2.8 maçarico, mas como pretendo usar bastante na estrada, tenho medo de achar fraca, principalmente pelo fato de estar acostumado a viajar em carros a gasolina, dificilmente menos de 130km/h de cruzeiro. Será que a opção da 2.8 turbinada é de se considerar em uma camioneta para expedições, ou seja, para rodar quase 1000km diários?

Outra questão que considero, é o espaço interno, os modelos mais novos possuem, aparentemente, uma carroceria maior, confere? pretendo acampar e passar a noite nela algumas vezes, o que me exigirá espaço tanto para as tralhas de acampamento quando para me acomodar e tirar algumas horas no saco de dormir.
    Estou aceitando qualquer dica de quem já esteve nesse dilema, por favor recém amigos, digam me o que acham!! Abraço!

Boa noite! Acredito que seja importante não ter pressa na compra de sua próxima viatura. Se comprar uma com problemas vai ter que gastar e a conta não sai barata. Eu acabei de comprar uma cabine dupla SR5 1998 2.8 maçarico. Procurei muitas SW4, mas quanto ia verificar se estava com perda de pressão não conseguia achar uma que preste. O teste é simples, vc liga o carro, acelera um pouco e verifica se está soltando forte fumaça preta ao retirar um pouco a vareta de medição do óleo do motor. É o que chamam de motor "cachimbando", o que é indicativo de sérios problemas.

Não tenho muita experiência com motores, mas esta dica me foi dada por um mecânico e acho que é válida.

Boa sorte na sua busca!

Usuário
    Entrada
    31/07/2015
    Local
    Florianopolis/SC
    Agradecimento: 1
    Caro forista.
    À algum tempo sem entrar no forum, sinto-me na condição quase exata de me meter na conversa.
    Venho de muitas experiências com veículos usados, sempre apaixonado por SW4, principalmente pelas 2000, questão de gosto.
    Depois de algumas Blazers, consegui comprar em 07/07/15 a minha primeira SW4 2000.
    Cara, acredite, mesmo sendo mecânico praticamente toda minha vida,à comprei por telefone e quando fui pegar já tava paga, entrei liguei e saí. Saí para experimentar e ver o que tinha pra fazer.
    Carro, principalmente nossas SW, adianta claro um olhar mais aprofundado de alguem experiente, mas o dia à dia é que vai te mostrar o que ela realmente vai precisar.
    É igual casamento, tem que co-habitar, acordar de manhã, ligar e saí pra dar uma volta, ir andando, sentindo, esse é o sabor.
    Te preocupes claro, com ferrugem. Isso é fundamental. Se foram feitos reparos na estrutura/lataria, e se os mesmos foram feitos honestamente, pois são coisas muito difíces de ficarem como eram quando novas.
    A mecânica tudo se conserta, claro que tudo tem um preço, inclusive o principal preço é o valor incalculável que terás em possuí-la. Elas nos dão um prazer tão grande, que torna-se inexplicável, exageros à parte, é quase como a felicidade de teres uma parceira na vida, entendes? Sem me aprofundar muito, senão vão me chamar de maluco. Mas é bem assim.
    A parte mais difícil é não conseguir andar sem parar. Porque aquele barulhinho da bomba mecânica, o assobio suave do turbo, os trinta e poucos kilos de torque embaixo de teu pé direito, ah, não tem nem como explicar , nem posso ficar aqui falando de quanto elas são maravilhosas por muito mais linhas. Compra e vai vendo, vai fazendo o que é mais importante. Não te apavora com nada, tudo se conserta e a bicha vai valendo cada vez mais.
    Dá uma olhada na colméia do radiador, tem louco que costuma dar jato de agua forte e amassa tudo , no condensador tambem, aí ela tende a esquentar um pouco em subida de serra, a minha faz isso, aí desligo um pouco o ar(porque o condensador esquenta na frente do radiador) ela já mantem a temperatura no meio. Quando não tinha tido essa lembrança, parei ao perceber o ponteiro proximo do vermelho, não podes continuar, tem que parar. se o teu radiador ou o condensador estiverem assim, claro que o ideal é colocar novo, no meu caso tou levando, só dá esse pequeno aquecimento em subida longa de serra e puxando, no mais tudo em ordem.
    Tens que pensar que as peças sempre são mais demoradas pra achar, portanto, não pensa que vais encostar pra manutenção amanhã e depois de amanhã estará pronta, não, nem com carro nacional acontece isso, e digo novos, pois paras na concessionária e tens que esperar, pois hoje em dia, as peças ficam concentradas em determinados pontos em sua maioria, e tudo é via correio, não tem como, somente o trivial não é assim.
    Olha meu caro, o ideal é gostar. Igual à tudo na vida, gosta dela, vai atraz, depois tu vê e dá um jeito, tem jeito pra tudo.
    Sorte.
    • TOYOTA HILUX SW4 3.0 TD 2.000/2.000 Preta-MICHELIN LTX M/S²-USA-P265/70/16 #G20 Profissional# -TRACTOR-

Usuário
    Entrada
    27/07/2010
    Local
    porto alegre/RS
    Agradecimentos: 14
    Amigo não se iluda com a turbina. Turbinando se consegue melhorar as retomadas e a força nas subidas. A velocidade de cruzeiro continuará limitada ao giro do motor. Pra melhorar isso, só alongando a relação de diferenciais ou botando pneus muito grandes (33 pra cima). Com a turbina tu só vai chegar mais rápido na faixa de giro máximo.
    Mas nada disso importa pois realmente não é um carro à gasolina, nem é um carro e sim um SUV que deve ser guiado como tal, pois tem o centro de gravidade mais alto.
    Se quiser andar a mais de 110km/h por longos períodos sugiro procurar outra opção.

Toyota SW4 DLX 2.8D 93/94 "GUERRILLA" General Grabber AT² 265/70R15
    Suzuki Jimny 4Sport 2018 "King Jim"

Entrada
    07/02/2016
    Local
    Pelotas/RS
    Citação Postado originalmente por TCHEIGOR Ver Post
    Amigo não se iluda com a turbina. Turbinando se consegue melhorar as retomadas e a força nas subidas. A velocidade de cruzeiro continuará limitada ao giro do motor. Pra melhorar isso, só alongando a relação de diferenciais ou botando pneus muito grandes (33 pra cima). Com a turbina tu só vai chegar mais rápido na faixa de giro máximo.
    Mas nada disso importa pois realmente não é um carro à gasolina, nem é um carro e sim um SUV que deve ser guiado como tal, pois tem o centro de gravidade mais alto.
    Se quiser andar a mais de 110km/h por longos períodos sugiro procurar outra opção.
    Desculpa, acabei não sendo claro quanto a questão do uso, estou bem ciente das diferenças(pra não chamar de limitações) do modelo e da mecânica diesel. Mas pra tentar ser mais claro, a minha preocupação é com ultrapassagens e subidas, como falei antes, pretendo fazer expedições e frequentar praias e dunas. No carro a gasolina, não tenho problema com nenhum dos dois. Não tenho ideia de andar a mais de 110km/h em um carro com suspensão elevada e pneus a/t(pretendo lift + pneu32"), mas será que consigo fazer esse uso sem ter desgostos?

Mas vamos lá, vou compartilhar o que o destino me reservou no dia de hoje. Tenho divulgado a minha procura aos quatro cantos e hoje surgiram duas ofertas, uma SW4 3.0TD 2000 na qual o dono já fez uma vez a tampa e pouco mais de um mês teve novos problemas com aquecimento, deixando então ela atirada em um canto, a situação dela é de abandono. A outra oferta é uma SW4 2.8 94/95 simplesmente linda de visual, interior e lataria impecável, o carro é da serra gaucha, e não está com absolutamente nenhuma modificação que indique uso em trilha ou semelhantes.
    A 3.0 é uma caixinhas de surpresa e o dono não falou em valores, existe a possibilidade de pagar barato por ela e fazer tudo novo, mas segue a pulga atrás da orelha de quanto gastarei pra "levantar" ela.
    A 2.8 está por exatos R$29.000,00 sem troca.

Abraço!

Entrada
    07/02/2016
    Local
    Pelotas/RS
    Citação Postado originalmente por Rapinheiro Ver Post
    Boa noite! Acredito que seja importante não ter pressa na compra de sua próxima viatura. Se comprar uma com problemas vai ter que gastar e a conta não sai barata. Eu acabei de comprar uma cabine dupla SR5 1998 2.8 maçarico. Procurei muitas SW4, mas quanto ia verificar se estava com perda de pressão não conseguia achar uma que preste. O teste é simples, vc liga o carro, acelera um pouco e verifica se está soltando forte fumaça preta ao retirar um pouco a vareta de medição do óleo do motor. É o que chamam de motor "cachimbando", o que é indicativo de sérios problemas.

Não tenho muita experiência com motores, mas esta dica me foi dada por um mecânico e acho que é válida.

Boa sorte na sua busca!
    Boa dica, vou fazer e conto minha experiencia!!!
    Obrigado!!

Usuário
    Entrada
    08/11/2008
    Local
    Santa Maria/RS
    Agradecimentos: 12
    Eu sou suspeito para falar, mas se essa 2.8 está realmente boa, iria nela.

Eu sai de uma picape 2002 com motor 1KZTE para uma SW4 93 com motor 3L justamente por causa do motor. A picape nunca deu problema, mas o tormento não me deixava sossegado.

Hoje tenho essa SW4 93, 2.8 e viajo tranquilo. Esta com 460 mil km e motor sereninho. Não baixa óleo nem água, pega só no beliscar a chave. Esse motor é fenomenal.

Mas o carro tem que estar bom, ter histórico de manutenção, etc.
    SW4 3.0 TD 2001 - EX - SW4 2.8 93 JAPONESA ORIGINAL - EX - TOYOTA HILUX CD SRV 3.0 TD 2002 - 1KZT-E

Entrada
    07/02/2016
    Local
    Pelotas/RS
    Citação Postado originalmente por Clandio Ver Post
    Eu sou suspeito para falar, mas se essa 2.8 está realmente boa, iria nela.

Eu sai de uma picape 2002 com motor 1KZTE para uma SW4 93 com motor 3L justamente por causa do motor. A picape nunca deu problema, mas o tormento não me deixava sossegado.

Hoje tenho essa SW4 93, 2.8 e viajo tranquilo. Esta com 460 mil km e motor sereninho. Não baixa óleo nem água, pega só no beliscar a chave. Esse motor é fenomenal.

Mas o carro tem que estar bom, ter histórico de manutenção, etc.

Show! Realemente essa versão é só elogios de quem teve.

segue fotos da sw que me ofertaram
    Procurando a primeira HiluxSW-9a9c7c73676076bd8cef44b46ce36d65.jpgProcurando a primeira HiluxSW-58a6942f3f2fb1578c04012a3c1fcbd9.jpgProcurando a primeira HiluxSW-6c1d5bf67850f9aec0aab8323a6019bf.jpgProcurando a primeira HiluxSW-efb6c071804b24ae129f6e42e9cafce1.jpg

Acho que estou só de teimoso pensando na 3.0 ainda haha

Usuário
    Entrada
    04/03/2004
    Local
    Jaraguá do Sul/SC
    Agradecimentos: 7
    Está muito bonita.

Quanto ao 3.0 só posso falar bem pela 98 que tive...
    Comprei de revenda, dei uma volta, olhei os detalhes, levei num mecânico que confirmou que estava ok e não tive dúvida.
    Fiquei com ela por mais de dois anos, indo para o MT duas vezes, andando sem pena mas também sem exagero.
    Com ela inclusive fui pela primeira vez ao Chile, acompanhando um Corolla 2009. Na altitude senti apenas que fumaceou mais, sem perda considerável de potência.

Troquei pela CD 07 que tenho hoje sem ter tido nenhum problema que tivesse me deixado na mão! Somente manutenção preventiva (óleo, amortecedor, discos/pastilha, retentores, etc).

É como o pessoal fala, avalie bem antes de comprar. A 3.0 anda muito bem e é mais espaçosa e confortável que a 2.8.
    Hilux 2.8 SRV CD 2018
    ex-Hilux 3.0 D-4D SRV 2007 auto - Goodyear Wrangler AT / Capota de fibra / YAESU FT-7800
    ex-Hilux SW4 3.0TD 1998 - A "vaca"

Usuário Avatar de chbeckel
    Entrada
    16/12/2013
    Local
    Cachoeira do Sul/RS
    Agradecimentos: 2
    Desculpa, acabei não sendo claro quanto a questão do uso, estou bem ciente das diferenças(pra não chamar de limitações) do modelo e da mecânica diesel. Mas pra tentar ser mais claro, a minha preocupação é com ultrapassagens e subidas, como falei antes, pretendo fazer expedições e frequentar praias e dunas. No carro a gasolina, não tenho problema com nenhum dos dois. Não tenho ideia de andar a mais de 110km/h em um carro com suspensão elevada e pneus a/t(pretendo lift + pneu32"), mas será que consigo fazer esse uso sem ter desgostos?

Mas vamos lá, vou compartilhar o que o destino me reservou no dia de hoje. Tenho divulgado a minha procura aos quatro cantos e hoje surgiram duas ofertas, uma SW4 3.0TD 2000 na qual o dono já fez uma vez a tampa e pouco mais de um mês teve novos problemas com aquecimento, deixando então ela atirada em um canto, a situação dela é de abandono. A outra oferta é uma SW4 2.8 94/95 simplesmente linda de visual, interior e lataria impecável, o carro é da serra gaucha, e não está com absolutamente nenhuma modificação que indique uso em trilha ou semelhantes.
    A 3.0 é uma caixinhas de surpresa e o dono não falou em valores, existe a possibilidade de pagar barato por ela e fazer tudo novo, mas segue a pulga atrás da orelha de quanto gastarei pra "levantar" ela.
    A 2.8 está por exatos R$29.000,00 sem troca.

Abraço!

Bom dia Jotajulian,

Caso vc não se interesse pela SW4 3.0 2.000 e se ela for do RS poderia me passar o contato ? Meu email é carloshenrique@lidertratores.com.br.

Obrigado
    SR 3.0 4x4 2002 + SW4 AT 2009 + Hilux SRV 2016
    Land Cruiser Prado 2006 - Ironman + Snorkel Safari + Unichip

• Classificados ANUNCIE GRÁTIS

AQUI VOCÊ ENCONTRA TUDO

Informações de Tópico

Usuários Navegando neste Tópico

Há 1 usuários navegando neste tópico. (0 registrados e 1 visitantes)

Tags para este Tópico

Permissões de Postagem