Desculpe-me pela demora na resposta. Marquei o tópico para acompanhamento, mas não sei o que houve, não recebi o alerta.
Sobre o tema: Realmente a montagem é uma parte muito importante neste tipo de serviço. Meu mecanico levou as peças numa retifica especializada no assunto aqui em SP.
Com relação às válvulas as diferenças são mínimas, mas existem. Descobrimos isso exatamente na etapa de montagem. Ai, tive que ir na concessionária comprar de última hora.
Sobre o conjunto da império não consigo opinar. Pelo fórum aqui o pessoal recomenda. E eles quando me ofereceram, já viria com as válvulas, o que seria já um indicativo para evitar incompatibilidade.
Quando vc comprou, as válvulas vieram junto? Essa pergunta é importante e fundamental. Há algumas pastilhas para regular algumas difenças, mas para válvulas do 1kzt no cabeçote 1kzte, a diferença é maior que a capacidade dessas pastilhas. Por isso comprei as válvulas específicas e novas da Toyota.
Ainda estou na fase de observação da Getrudes. A única diferença que percebo em relação ao comportamento anterior é que a partida a frio lança fumaça na garagem. També é o primeiro período frio que passo com ela - adquiri em Set/10.
Água e óleo normais. Consumo também normal. Motor mais justinho, sem o castanholar que havia anteriormente à troca do cabeçote, exatamente por eliminar as folgas nas válvulas. Já peguei estrada curta com ela, e nada de baixa de água. Apenas sinto uma pressão quando abro a tampa do radiador -uma vez a cada 15 dias- e não sei se isso é mesmo normal. Vou validar com o mecanico e fazer a última etapa> termömetro de mercúrio.
Espero ter ajudado, e reforço que sou um simples proprietário de meu primeiro veículo diesel.
Att,
JL