
Postado originalmente por
pfbsouza
Olá a todos!
Primeiramente vou me apresentar, pois é minha primeira postagem neste forum. Meu nome é Paulo, moro em Curitiba e adquiri recentemente uma Hilux SW4, ano 93, motor 2.8D.
Fiz agora no período de festas uma viagem de 3800km, e passei por problemas de superaquecimento, o ponteiro chegou ao vermelho. Cheguei até um posto, recolocamos água e aparentemente normalizou. No último trecho da viagem percebi tendências de aquecer, com o ponteiro de temperatura passando do meio na subida de serras e solicitações maiores.
Já li todo este tópico, e já programei a limpeza completa do sistema de arrefecimento, bem como a substituição da água torneiral pela mistura correta de 40/60%, conforme orientações aqui do "Serjão" (nem bem cheguei e já com intimidades, hehehe). Não sei se irá resolver, gostaria da opinião de vocês. Infelizmente não conheço o histórico do carro, a kilometragem está perto de 260.000 e segundo um especialista aqui de Curitiba (foi quem analisou o carro antes da compra) parece ser real.
O carro comportou-se bem em todos os testes que fiz, inclusive um pequeno trecho de off-road - para os mineiros, foi a estrada do charco, entre Campos do Jordão (SP) e Wenceslau Braz (MG).
Tenho uma dúvida sobre a utilização do sistema de tração / reduzida: Percebi que mesmo com as rodas dianteiras livres (alavancas dos cubos na posição "free"), se colocar em L4 tenho reduzida apenas nas rodas traseiras, como se fosse um L2. Posso usar esse recurso, o que vocês me dizem? Se estiver falando besteira, me desculpem, pois é meu primeiro carro Diesel e também o primeiro 4x4.
Sem mais para o momento, desejo a todos um excelente 2008.
[]'s,
Paulo Brandão