Todo motro a diesel com cabeçote de alumínio está sujeito a trincar o cabeçote. Notadamente o que acontece com estes motores 1KZt e 1Kzte, o que tivemos foi: os modelos 96 com radiadores pequenos. Demais modelos com km já elevada, problemas de manutenção, radiador com tampa de plástico que após algum tempo gerou trinca, perda de água e aquecimento do motor e com isso trinca dos cabeçotes de alumínio. Além disso a questão de se andar com giro muito alto do motor em longos deslocamentos, motor diesel não foi feito pra isso.
Atualmente os veículos a diesel possuem um diferencial mais longo o que faz girarem mais baixo, e com isso melhora da vida útil dos mesmos. Como estes motores D4D possuem apenas 4 anos de mercado, existe um trajeto de tempo para se avaliar, mas já temos muitos desses motores com 400mil km e inteiros. Eu rodei 100mil km em 1 ano com um motor desses e estava zero km quando vendi. Com miinha SW4 2001 rodei 320mil km sem problema algum.
Abrs,
Sérjão