Postado originalmente por
pfbsouza
Serjão e demais amigos,
O caso é grave... troquei a junta por uma original e resolveu o problema, acabou completamente o vazamento, tudo parecia ótimo. Me entregaram o carro, e no final de semana resolvi fazer uma viagem curta (cerca de 300km) para experimentar. Não havia rodado nem 50km até então. Parti para a viagem, toda a família dentro do carro, só alegria. Olho direito na estrada, olho esquerdo no termômetro...
Quando estava quase saindo de Curitiba, o motor fez um barulho estranho, tipo rajando, logo quando estava ataravessando um cruzamento. Atravassei e tirei o pé, já numa descida, buscando acostamento. Então o motor rajou mais uma vez e parou.
Abri o capô, saia fumaça do cabeçote... mangueiras de água sem pressão, tirei a tampa e não tinha uma gota sequer. Analisando um pouco melhor percebi que havia escapado (mais uma vez) um selo do motor.
Acionei o guincho, levei a viatura de volta pra oficina, peguei meu velho e confiável Uno e fui viajar...
Não pensem que a história terminou, o pior ainda está por vir...
Ao desmontar, o mecânico constatou a correia dentada arrebentada - esta correia tinha menos de 10.000 km, original Toyota - ao retirar o cabeçote constatou-se uma válvula do primeiro cilindro quebrada, com danos ao pistão e ao cabeçote. Segundo os mecas, não houve superaquecimento, pois o óleo estava normal e não há sinais de queima na junta, e os casos aconteceram juntos mas são isolados, ou seja, a quebra da correia nada tem a ver com a perda do selo do motor.
Na negociação resolvemos rachar o prejuízo, mas confesso que estou desiludido com o carro.
Por falar em preju, lá vai: 1700 (outro cabeçote) + 230 (válvulas novas) + 260 (tuchos novos) + 200 (guias novos) + 250 (junta nova) + 400 (mão de obra de retífica). O pistão vamos usar o mesmo.
E ainda vai permanecer a dúvida, será que vai ficar bom?
Att,
Paulo