Postado originalmente por
SÉRGIO HOLANDA
Caro Marlúcio,
vejamos:
1 - a subida de temperatura as vezes pode ocorrer sim, normal, você estava pesado, andando rápido e quando ligou o ar pesou no motor e fez a temperatura subir um pouco, na verdade ela pode ir até aquela faixa vermelha e não prejudicar o motor, se for coisa rápida, no caso do 1kzt tem o problema da fragilidade do cabeçote após certa kilometragem, mas no seu caso foi coisa rápida e não afetou seu cabeçote.
2 - o equipamento é um alarme com sensor no bloco do motor, que esquenta antes do radiador, de forma que faz com que você fique de olho no medidor de temperatura e com isso quando ele mexer você tira o pé. O meu é feito em São Paulo e acredito que deva ter alguém vendendo em BSB. Vou ver se existe algum vendendo pela internet e te aviso.
3 - se sempre usaou aditivo e nunca colocou água de troneira o radiador deve estar zerado, apenas sujo por fora com poeira, e bichos que vão grudando nele. Dá uma olhada na cor da água. Eu rodei 300mil km com minha ex-sw4 e o radiador estava perfeito, pois sempre usei aditivo original, você pode fazer uma troca de aditivo, secar, lavar em uma máquina que faz isso e colocar adtivo Toyota original novo.
4 - Intercoolar vai te dar um motor mais potente, na ordem de 130cv e torque na faixa de 35kgf (o mesmo da Nova Hilux) e uma vida útil maior ao motor, principalmente no seu caso que viaja, porque na cidade sem velocidade de deslocamento o intercoole perde sua eficiência. Se você quiser trocar, ótimo, a Nova Hilux é uma máquina, mas não tem a mesma resistência da sua SRV. Acho que isso é muito pessol, no seu caso como seu carro é uma máquina a necessidade de troca é mais por questão pessoal mesmo. Se eu pudesse, meu dinheiro desse e a patroa quisesse teria as duas...

, cê deixava a patroa com a nova e usava pra andar na cidade e quando quisesse aventura mais peada iria na sua.
5 - esperando a quinta e demais perguntas...
Grande abraço e pode mandar nas perguntas, afinal estamos aqui pra aprender, ensinar e ajudar.
Sérjão