Para alguns usos muito específicos, a nova SW4 é melhor que a antiga. O fato de não ter mais o diferencial central, e não poder rodar no asfalto tracionada (4x4), é algo que tem potencial para ser grande dor de cabeça para muita gente. Eu acho - minha opinião - que esse preço vai cair, estamos em época de vacas magras, núvens no horizonte e vendas em baixa. E também porque a montadora está cobrando um valor muito acima dos demais da categoria, concorrendo com veículos mais equipados, mais seguros, muito melhor acabados e tão capazes quanto.
Qual a sua necessidade de uso do veículo? É uso de lazer e passeios, profissional, ambos (considerar sempre o que exige mais do veículo)? Quantos Km irá rodar? Existem basicamente duas categorias de utilitários grandes no mercado:
> Utilitários esportivos (SUV) autênticos, com chassis de longarinas e diferencial traseiro em eixo rígido - exemplos:
- Mitsubishi Pajero (Sport / Dakar);
- Chevrolet Trailblazer;
- Kia Mohave;
- Toyota Land Cruiser LC200 / LC150 Prado / 4Runner / SW4 / FJ Cruiser
> Ou os crossovers que as fábricas insistem em chamar de SUV, mas são plataformas monocoque (monobloco) com suspensões independentes - estes em geral são mais luxuosos, bem mais confortáveis e algumas vezes mais caros. Algumas vezes os veículos adotam uma estrutura mista de monobloco reforçado com longarinas, como o IBF (Land Rover Discovery) e o RISE (Mitsubishi Pajero Full). Exemplos:
- Mitsubishi Pajero Full;
- Land Rover Range Rover / Evoque / Discovery / Discovery Sport;
- Jeep Grand Cherokee / Cherokee;
- Porsche Cayenne;
> Há ainda o que comumente chamamos de "jipes", utilitários compactos com chassis de longarinas e eixos rígidos na frente e atrás, os mais comuns são:
- Jeep Wrangler;
- Land Rover Defender (fora de produção);
- Troller T4;
- Toyota Land Cruiser LC70;
- Mercedes-Benz Geländewagen G500 (e variantes);
O que define a capacidade fora de estrada de um veículo é basicamente sua geometria (ângulos de ataque, saída, vão central, altura livre do solo, e capacidade de articulação da suspensão), o tipo de tração (reduzida), e ângulos suportados de inclinação lateral, subida e descida. Controles eletrônicos ajudam.
Qual o nível de dificuldade fora de estrada o veículo terá de enfrentar? Se for apenas uma estrada de interior, os suv-crossovers são muito confortáveis e melhores na estrada, como o Jeep Cherokee, de preço semelhante ao SW4. Claro que o Cherokee, bem "pilotado", vai muito longe. Outro exemplo é o Land Rover Discovery Sport, que está sendo nacionalizado e tem manutenção básica com preço fixo de R$1990,00 para as cinco primeiras revisões - e um teto solar fantástico.. nessa categoria, dependendo da situação, os pneus fazem toda diferença.
Os utilitários com chassis e os jipes aguentam trancos que os outros não estão preparados (de fábrica), mas em geral são mais pesados e não tão confortáveis na estrada.
Veja que tamanho de veículo precisa, quanto vai levar de carga, por aonde pretende trafegar, e reduza sua lista para alguns poucos modelos. Compare os custos de manutenção e valor de revenda (nem sempre importante, depende da cada um). Por fim, o mais importante, ande em cada um deles, faça demorados test-drives, um dos veículos irá claramente ser a escolha emocional, depois que já tiver selecionado a lista com a razão. Pelo lado da razão, avalie as concessionárias e se informe da qualidade dos serviços e garantias.
Outra maneira do pessoal aqui poder te ajudar é perguntando: o veículo "tal", como se saí na estrada "tal"? Alguém já passou por lá..
Boa sorte! E não esqueça de contar aqui no fórum como anda a viatura.