Tira o cambio fora (se já nao estiver) , joga no porta malas de um carro e vai em outra cidade que tenho um serviço especializado, manda fazer tudo lá e depois volta para o seu mecânico só montar a caixa no lugar.
Pessoal fui lá conversar com o mecânico pra falar sobre a hipótese que o Elias falou da engrenagem correr e por isso só quebrar a frente dos dentes, ele disse que não tem como porque as travas estavam no lugar e que foi até dificil de solta-las. Segue algumas fotos das engrenagens e do rolamento.. Anexo 484374 Anexo 484375 Anexo 484376 Anexo 484379 Anexo 484380Anexo 484377 Anexo 484378
Nesta ultima foto no "círculo" tem essa parte que está quebrada, ele disse que isso não tem nada a ver com o problema, pois só serve para segurar a trava e disse que a trava estava no lugar, e vai um espaçador tipo um cano por cima dessa parte, ou na frente não entendi direito, ele disse também que pode ser por causa do rolamento que estourou. Mas é isso ai, se tiver como mudar o nome do tópico eu gostaria, pois seu que o problema é meu e não geral :parede:... Se alguem conhece sobre o assunto pode descer a borracha, sei que marquei de ter voltado no mesmo mecânico, mas somos (pq sei que não é só eu) tão acostumados com nossas VTR que queremos que conserte logo, procurei aqui na região mas, não tem ninguem especializado em câmbios principalmente de camionetes, e para eu levar fora ficaria dificil Londrina fica uns 100 km daqui. Talves depois de montado vou em uma especializada e peço uma revisão, mas se Deus quiser não vai dar problema.
boa noite, como disse anteriormente, essa quebra não é normal nem por mal uso na minha opnião é por folga em rolamentos alguma montagem errada... pois parece que uma engrenagem não estava totalmente encaixada na outra...
olha a foto do meu cambio que desmontei aqui em casa da para ver a quinta no lugar
Anexo 484401Anexo 484402
pois nao tem outra explicação da engrenagem quebrar meio dente... a menos que o eixo esteja com folga ai ele desloca para o lado forçando meio dente das duas engrenagens...
muitos relatam que vc andar com a vtr a velocidades inferior a 60 km/h numa retomada vc deixa a engrenagem banguela...
seu eixo entalhado na foto esta danificado como vc circulou na foto... esse pequeno detalhe vai fazer sua trava quebrar com certa frequencia
o meu estava assim tmb rs
dai mandei usinar uma luva, no nosso cambio não existe essa luva apenas uma que conecta o cambio na caixa de transferencia
na primeira foto estou segurando a luva que mandei fazer...
Anexo 484403
nesta foto ela ja esta no lugar
Anexo 484404
Boa noite, legal as fotos heim Elias... Entendi o que você quis dizer sobre as engrenagens, pelo que o mecanico disse pode ter sido por causa do rolamento que postei na foto acima, que pode ter causado a quebra, e na vez anterior foi por causa do rolamento de gaiola que tinha quebrado, entao nas duas vezes tinha rolamento estourado. Pior que tô achando que foi azar mesmo, porque a caixa foi trocada e deve ter vinda com desgastes. Mas, fala mais sobre essa luva, você recomenda eu colocar uma tambem? nõ trouxe problemas no eixo que ela fica? E se fizer umas soldas no lugar daquele eixo entalhado será que não resolve? Parece que nossas caixas são meio diferentes, se olhar a "parede" da caixa onde na sua tem uma numeração e mais saliente que a minha que parece lisa...
eu não soldaria um eixo desse... ainda mais pq a solda faz perder o tratamento do eixo podendo deixar ele fraco...
eu coloquei essa luva recomendo sim... tem outro topico falando dela... eu pelo menos abri 3 vezes esse cambio por causa dessa trava... e uma que troquei engrenagem 1° e 2° da ultima vez troquei tds rolamento do cambio
da muita diferença na instalação o eixo fica firme com os rolamentos novos...
Sacanagem essa trava heim rsrs.... Pelo que o meca disse a trava estava no lugar, mas vou ver isso da luva para dar uma garantia a mais... Amanha vou falar com ele sobre os outros rolamentos para ver se está tudo certo. Depois que voce fez isso parou de quebrar?
AGROMAN
O ELIAS esta correto a engrenagem comeu só a metade É PQ ELA ESTAVA TRABALHANDO SÓ NA METADE .
vc fala pra mim que mora longe de LONDRINA , pensei que fosse uns 800km , mas 100km vc esta achando longe para vc resolver e fazer um serviço limpo e correto o seu cambio , acho que vc esta colocando uita dificuldade numa coisa simples , O QUE ADIANTA vc montar o cambio com seu meca que não entende muito de cambio e vc IR ANDANDO ATÉ OUTRA CIDADE PARA OUTRO MECA VER SE ESTA CERTO ????? Não acredito nisto .
O RUBENS LINHALIS te deu uma magnífica dica de vc levar só o cambio num espcialista e levar para seu meca só montar .
Este negocio de dar uma solda no eixo para fixar a trava , ISTO É O RETRATO DA GAMBIARRA DE UM MECA LAMBÃO .
Vc esta bem firme para que seja confirmada a LEI DE MURPHY .
Amigo só estou tentando te ajudar , NÃO FAÇA O QUE VC ESTA PENSANDO EM FAZER , leva seu cambio a um especialista e vai ter a garantia de que numa mais terá seu cambio quebrado .
Abraço
Não.tive mais problemas d câmbio já rodeio mais d dez.mil km e td perfeito
Vivendo e aprendendo, mas sem persistir no erro né :stop:... Por isso esse fórum é uma grande ferramenta de ajuda, e um grande meio de adquirir conhecimento. Vou procurar por alguma oficina em Londrina e dar uma conversada. Obrigado pela ajuda de todos, vou informando o andamento por aqui mais pra frente... Abraços
Agroman
Tem um grupo no Facebook que se chama Hilux Brasil Off-Road. Tem uma pessoa que posta lá que anuncia como repuestos originales, ele esta anunciando uma caixa de câmbio (Zero km) original por R$ 3.600,00, não posso garantir a idoneidade, quando preciso de peças originais eu compro na América com o Anderson. Já fiz várias compras, por indicação dos Mestres aqui do fórum e nunca tive problema. Que tal dar uma olhada? Tem que enviar a solicitação de amizade antes dos moderadores autorizarem a sua entrada no grupo. Lá no anuncio tem fotos da caixa e tudo e o contato é WhatsApp 67-98229127. Espero ter contribuído.
Abraço.
Consegui salvar as fotos de lá.
Caixa de câmbio completa nova da Toyota Hilux 2.8 4x4. Isto é o que esta escrito lá...
Anexo 484467Anexo 484468