Postado originalmente por
Rubens Linhalis
Ventura..
Interessante a Hilux Cabine dupla com esse motor 2.7, nunca vi nesse ano de 2002, ela é 4x4 ? (Coloca umas fotos para vermos)
Ainda nao me sinto apto a dar informações precisas de consumo e desempenho pois nao rodei nem mil km com o carro desde a compra. Mas algumas coisas já consegui perceber: Esse motor 2.7 é para pessoas com paciência, não adianta ter presa. A pouco tempo estava andando na Sw4 a diesel (3.0) do meu pai, e é uma diferença ENORME, a diesel é muito mais potente.
O consumo, não fiz medições precisas. Troquei os pneus originais por maiores (31"), então o hodômetro esta marcando menos do que o real. Ainda nao sei o quanto esta marcando a menos, por isso as médias não serão reais. Se pisar o carro bebe, isso é fato. Estava trocando marchas na cidade por volta dos 3...a 3.500 giros. Pela média o carro fez menos de 6km/l (sem corrigir a diferença dos pneus maiores). A pouco tempo, passei a trocar marchas entre 2..2.500 giros, não fiz a media ainda, mas já andou bem mais do que antes.
Manutenção é um quesito legal. Eu resolvi por conta própria dar uma geral no carro. Ja tinha uma grana reservada para isso desde a compra, então resolvi fazer.
Suspensão eu troquei molas e amortecedores por Ironman. Buchas e balança estao ok. Troquei as 4 bieletas. Preciso trocar os braços da suspensão traseira (os menores) , mas são caros e devo fazer daqui uns meses.
Motor foi feita uma geral, regulagem de válvulas, troca de todos os filtros e fluidos, limpeza de bico alem de troca de algumas juntas. Ganhou velas e cabo de velas novos, copo e rotor do distribuidor novos (a sua 2002 nao sei se tem distribuidor).
Sistema de arrefecimento foi tirado o radiador para limpeza e verificar vazamentos (estava ok), troquei bomba dagua, polia viscosa. Os selos do motor também troquei (só os laterais), mas nao havia necessidade pois estavam intactos. Válvula termostática e tampa nova do radiador.
Foram feitas outras coisas menores e ainda tem coisa a ser feita. A manutenção é cara, comprei 90% de peças originais, 7% de peças de fabricantes genuínos (como Aisin e denso) e 3% de peças de outras marcas (ex: velas, cabos de velas e bieletas).
Comprei algumas coisas na CSS e em Ponta Porã, importei a maior parte das coisas.
Mandei realizar os serviços em uma oficina super conceituada em carros importados e antigos, e isso teve seu preço, mas era previsto.
Espero realmente não gastar mais nada em manutenção por muitos anos.
Ainda falta fazer algumas coisas no carro, mas esta muito próximo do "impecável". Depois dessa revisão, iria pra qualquer lugar rodando com o Pacato, um carro de 17 anos de uso, 150 mil km rodados e com certeza teve um último dono bem relaxado.
Abraço!
Obs.: abre um tópico da sua viatura!
Obs2.: Para pesquisas na internet use as palavras chave 4runner e 3rz-fe , é o modelo do carro e do motor no exterior.