E ai.. valeu pelos parabéns!
Por enquanto só importei coisa da rockauto, mas já já vem coisa do ebay ou outras lojas.
Versão Imprimível
Leonardo..
Valeu pelo apoio. Eu fazia muita coisa no willys que tinha, deixei de ir a muitas micaretas e cachadas para ficar embaixo do carro me sujando de graxa e batendo cabeça..rs.
Com ferramenta certa, uma pesquisa e paciência, se resolve 90% do problemas.. Já separei uma maquinha fotográfica mais antiga para ir documentando tudo.. e com certeza muitas duvidas virão..rs
abraços!
Primeiro capitulo da novela "Vamos ver no que vai dar.."
Freio traseiro:
Pensando na revisão preventiva do carro, desde que comprei resolvi trocar o fluido de frio e os flexíveis. O fluido foi trocado nas semanas seguintes. Os cilindros de freio e lonas seriam verificados e possivelmente trocados. Os flexíveis comprei na rockauto, já chegaram e estão na fila para serem trocados.
Remoção o tambor de freio:
Já tinha feito isso no willys, e é bem parecido, a não ser pelo detalhe do freio de mão. Pesquisei algumas coisa na internet também. O procedimento seria:
- Retirar a roda
- Desengatar o freio de mao
- Dar umas batidas com martelo no tambor para "descolar"
- Puxar o tambor manualmente, que na teoria sairia com facilidade, mas não saiu.
Assim, passei para a segunda alternativa. Usar dois parafusos 8mm x 12,5 para sacar o tambor. Por falta de opção na loja de parafusos, comprei esse modelo feito de inox.
No inicio tudo bem, o tambor começou a sair, mas depois a rosca do tambor simplesmente se desfez e o parafuso espanou. Não sei se por ser inox ou se as roscas já estavam no fim da vida mesmo.
Anexo 470654
Voltei a olhar alguns "how to" separados e vi que pulei a parte que teria que mexer na regulagem das sapatas de frio por trás do espelho.
Fiz ajuste conforme o script mas mesmo assim foi muito difícil sacar o tambor. Usei martelo, chave de fenda, talhadeira, WD e o que tinha mais na mão. Mas saiu, apesar do tambor estar muito "preso" pelas sapatas.
Com o tambor fora, "desregulei" ainda mais as sapatas de freio e o tambor entrou e saiu facilmente, só com as mãos. Então acredito ter feito o procedimento certo, só pequei por não "desregular" mais (diga-se de passagem, é um procedimento bem chato de fazer..rs)
Nisso tudo gastei umas 2hr, e nos vídeos do youtube o camarada faz em 5 min...rs. Com todo o tempo gasto em um único tambor o outro não recebeu atenção nenhuma, vai ficar para o próximo final de semana.
É esse mesmo o procedimento para retirar o tambor de freio, alguma outra sugestão/orientação/técnica ?
Esta geral do freio:
Como dito, comprei na rockauto os flexíveis (dianteiro (2) e traseiro (1) ) e após deixar o carro para checagem geral em uma oficina, fui aconselhado a comprar os cilindros de freios traseiros (2). Comprei na América os originais. Ao desmontar veio a surpresa: cilindro e lonas/sapatas estão novas. O cilindro de freio aparentemente novos não demonstram qualquer desgaste ou vazamento. O cilindro de freio não é original, as lonas, não lembrei de olhar a marca.
A pergunta é: Tendo em mãos os cilindros originais, devo trocar assim mesmo? Ou deixa-los guardados para um eventual problema ?
O flexíveis serão trocados, então o sistema sofrerá sangria de fluido de qualquer jeito.
Anexo 470657 Anexo 470658
Por enquanto é isso pessoal: opinem, sugiram e orientem por favor..rs
abraços!
Completando:
1 - Abri um outro tópico para discutir como sangrar o freio em casa, de forma eficiente e barata:
http://www.4x4brasil.com.br/forum/fo...ml#post2162447
2 - Os links que estou usando como fonte para manutenção dos freios traseiros são:
- How to change brake shoes / drum brakes | Mike's Tech Blog
- Toyota Rear Brake Shoe Replacement - ORN
Esse vídeo é top!
https://www.youtube.com/watch?v=CrAFgGtNTgY
abraços!
Penso se os cilindros estão funcionando direito, são novos , mesmo não sendo o original , eu manteria o mesmo , pois as vezes mexe e não fica bom .
Caso vc perceba que os cilindros são de qualidade muito inferior , nesse caso trocaria.
alem do mais vc esta fazendo uma revisão preventiva , então penso que algumas peças vc trocara por Necessidade , outras trocara por prevenção (peças mais vitais ) e outras peças so va iexaminar e não tera necessidade de troca .
Esse final de semana mexi mais um pouco no Pacato..
O tambor de freio traseiro que não tinha saído, dessa vez saiu. E o problema era exatamente a regulagem das lonas. Fiz a regulagem conforme os tutoriais acima e deu certo, o tambor saiu muito fácil. Depois foi regular novamente o freio de mão e pronto.
O estado geral do freio era muito bom, cilindro e sapatas (lonas) novas. Fiz a limpeza e montei novamente.
Anexo 471461
Ferramentas usadas para retirar o tambor:
Anexo 471460
O freio, ainda sujo:
Anexo 471462
A novela dessa vez ficou por conta do próximo passo: Troca do flexível. O flexível estava beeeem ruim de sair, muita terra nos parafusos e rosca. Mas saiu sem muitos problemas.
O velho e novo, e a trava da parte superior do flexível.
Anexo 471463
Ao instalar o novo flexível, veio o problema. A rosca entrou fácil, deu aperto, ficou firme mas vazava. Nem estava pisando no pedal de freio e vazava, pingava fluido de freio na conexão superior. Na inferior tudo ok.
Anexo 471464
Retirei o flexível novo, comparei com o velho e aparentava ser idêntico. O velho, é original (made in japan). Esse novo não é original, comprei na rockauto. Será este o problema? Alguém já fez essa troca e usou outra marca de flexível a não ser o original?
No final instalei novamente o flexível velho, parou de vazar como um passe de mágica. Sangrei o freio e pronto.
Bora pra próxima..
Domingão aproveitei para desmontar algumas coisas do motor. Basicamente retirei o sistema de admissão de ar, radiador, mangueiras e hélice. Isso para ter acesso as juntas que serão trocas (citadas abaixo), correias, bomba d'agua, polia viscosa, radiador e mangueiras, válvula termostática e sei lá mais o que..rs
Ao desmontar o sistema de admissão de ar, constatei que as duas mangueiras estavam rasgadas, uma já remendada com fita isolante, a outra pode ter rasgado ao desmontar.
Anexo 471466 Anexo 471467 Anexo 471468
A sofisticada oficina..rs
Anexo 471469
Encontrei o que procurava:
- Vazamento na junta da tampa de válvula
Anexo 471470
- Vazamento no anel de vedação do eixo do distribuidor.
Anexo 471471
Ambos estão fazendo uma meleca no bloco do motor e periféricos. As juntas já estão comigo e serão substituídas.
Dando uma olhada no distribuidor, encontrei os contatos do cabo de vela oxidados e rotor do distribuidor aparentemente "queimado". Comprei na rockauto e serão trocados.
Anexo 471474Anexo 471475
Terapia é que não vai faltar...rs
abraços!
Não apareceu nas fotos nenhuma latinha de cerveja para acompanhar o serviço.:pipoca: