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  • #1
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    Eh, eu tinha visto isso no seu outro post, por isso fui testar o 28 (29 no meu caso), melhorou muito a dirigibilidade, mas alguma idea do pq os freios estarem apitando agora qdo nao apitavam antes?

    E o pq deles terem regulado de acordo com aquela segunda linha do manual onde indica 35 frente / 46 traseira? achei estranho ...

  • #2
    Todo veículo sai de fábrica com a pressão muito acima do recomendado. Cabem as concessionárias colocarem a pressão correta na revisão de entrega e eles não devem ter feito isso...
    O freio ter começado a apitar foi coincidência... AT é assim mesmo... Tem que mudar o jeito de dirigir...
    L200 Triton AT 3.2 2010

  • #3
    Usuário Avatar de TylerNTL
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    Não sou proprietário da nova Hilux, mas recebi 06 CS 2.5 para trabalhar na atividade de plantão da empresa de eletricidade do RN (eu fui um defensor da compra das Hilux ao invés de Ranger ou S10).

    Na semana santa fomos premiados com uma colisão entre uma das caminhonetes com um boi em um BR no interior do RN. Pelas marcas das freadas e pelo histórico do motorista ele estava com no máximo 80 km/h e de certa forma não foi culpado pelo acidente, pois logo ao iniciar uma descida encontrou com uma boiada cruzando a BR e acionou os freios o mais rápido que pode.

    O ponto que quero destacar é que o pára-choques das novas hilux é extremamente baixo.
    O reforço de ferro está na altura de um pára choque de um celta a aproximadamente 40 cm do piso. Nas picapes normais (Ranger, S10, Hilux antiga) o reforço do pára-choques está a aproximadamente uns 80 cm do piso e protege o radiador e o motor.

    Já observei acidentes semelhantes onde a caminhonete(L200, Ranger) sai rodando normalmente apenas com capô amassado mas sem danos à parte mecânica. No caso da nova hilux o radiador do motor e do ar condicionado foram destruídos e provavelmente diversas outras peças foram danificadas(ainda não recebemos o orçamento da parte mecânica).

    Quero apenas destacar que, na minha opinião, a concepção dos pára-choques são um ponto negativo para a nova hilux. Pois apesar de politicamente corretos, pois devem causar danos menores em pequenos choques com veículos pequenos. Não protegem adequadamente a mecânica do carro.

    PS: Após o acidente estamos providenciando pára-choques de impulsão para as 06 viaturas.

  • #4
    Achei ridícula essa válvula de ajuste do freio que o Homero mostrou nas fotos. Quer dizer que se você passar as duas rodas em um buraco durante a frenagem o freio vai aliviar? E a frenagem em terrenos irregulares? Tudo bem que como a haste de controle fica no diferencial, a própria suspensão "filtra" a maioria dos buracos antes de chegar na válvula, mas justamente quando você está carregado é que a suspensão fica menos amortecida e o carro adquire a tendência de oscilar verticalmente. Com isso o freio começa a oscilar também? Solução meio porca pro meu gosto.

    Uma coisa que eu não entendi: vocês estão falando em trocar pastilhas e discos e da frenagem traseira. Ela tem freio a disco nas 4 rodas? ou o tambor também exige manutenção frequente? Na minha Ranger só troquei os discos junto com as pastilhas uma vez, e aproveitei para zerar os tambores, coisa que me arrependi amargamente...

  • #5
    Leo,
    Não é bem assim, essa válvula hoje e encontrada em quase todo os veículos e ela permite frenagens muito mais seguras. Ela diminui muito a tendência da caminhonete mudar de trajetória durante a frenagem independente da carga que estiver levando.
    L200 Triton AT 3.2 2010

  • #6
    Waltão, não discuto que o sistema é necessário, mas acho que a implementação é meio furada. Eu trabalho justamente com desenvolvimento de sistemas de comando para aviões, e essa idéia de usar o curso da suspensão para ajustar a carga de frenagem me parece bastante equivocada. Pode até ser que eu esteja errado, pois somente agora estou começando a estudar melhor as suspensões de carros, mas eu eu acho assim.

    O desgaste dos amortecedores, variação da dureza com a temperatura (quando os amortecedores são muito exigidos) o próprio atrito da suspensão em uma estrada lisa, fazem com que a frenagem mude. Sem falar no caso de se trocar os amortecedores, a dor de cabeça que isso pode causar... imagine só a diferença de você regular a dureza se colocar teus Ranchos na traseira de uma Hilux....

    Existem uns amortecedores traseiros inteligentes que eu quase comprei - eles variam a própria dureza conforme a carga imposta (com esses amortecedores, por exemplo, a válvula do freio deixaria de funcionar, pois a altura da picape com eles é constante). Para fazer um sistema de frenagem variável muito decente, seria necessário usar a carga nos amortecedores e não sua deflexão, uma vez que a frenagem depende do peso e não da altura do carro. O que acontece se você pisar no freio quando a picape estiver em uma curva? O centro de giro do rolamento não deve ser a bola do diferencial...

  • #7
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    LLeeoo,

    Simplificadamente existem tres soluções para o freio traseiro:

    1- Uma válvula na tubulação do freio traseiro (a grande maioria dos carros é assim) que limita a pressão máxima no freio traseiro.Ao se pisar pouco no freio , a valvula não interfere e a distribuição de força de frenagem é feita pela relação de diametros entre os cilindros dianteiro e traseiro pois a pressão é a mesma.Ao se pisar mais forte , acima da calibragem da válvula , essa limita a pressão na traseira e na dianteira vai ser função de quanto se pisa.O objetivo é que não haja derrapagem nas rodas traseira ao se freiar para ser ter controle do veiculo.O problema com esse sistema é que ele está dimensionado para a carga mínima do veiculo(não pode travar) se voce carrega mais , a traseira fica com a mesma força de frenagem anterior e o freio dianteiro tem que segurara carga adicional.


    2-Uma evolução é a valvula sensível a carga que mede a carga atraves da altura da suspenção.Ou seja é uma válvula limitadora de pressão como a anterior , porém a pressão máxima depénde da posição da haste que como é montado , depende da altura da suspensão .Quando carregada a altura é menor e a válvula permite maior pressão no freio traseiro e ao contrário para menor carga.
    Alguns carros tem esse sensor em um dos lados da suspenção traseira .Geralmente nesses casos o veiculo tem um bom estabilizador traseiro (que tende a igualar a altura , mesmo em curvas).A Hilux não tem estabilizador traseiro e tomar a referencia no diferencial tende a tomar a altura media da suspenção.
    Só para exemplo , a Palio Week da minha filha tem 2 sensores , um para cada roda traseira , em cada lado da suspenção traseira , o que é bem melhor.

    3-Melhor de todos é o EBD(algo como Eletronic Brake Distribuition) que só é usado com veiculos com ABS pois o sistema monitora atraves dos sensores a rotação das rodas traseiras e controlam a força de frenagem individualmente.


    A Hilux apesar de ter ABS com sensores individuais nas rodas traseiras , o acionamento das rodas traseiras é único.Ou seja se numa frenagem uma das rodas traseiras estiver com pouca aderencia , o sistema alivia a pressão em ambas rodas traseiras , o que me parece meio estúpido , mas é assim.
    Parece que a Ranger com ABS possue EBD (não tem válvula sensivel a carga).Nas que não tem ABS , possui a válvula.

    Falou-se muito do desgaste do freio dianteiro das Hilux , mas a minha eu acabei de trocar as pastilhas(comprada na Argentina por 262,00 pesos(R$200,00) com 34000 km e rodaria certamente mais alguns KM , mas como vou viajar em breve não quis arriscar.Ela possui alarme que é uma latinha que ao encostar no disco faz barulho e ainda faltava uns 2 mm para chegar a encostar.
    De fato a pastilha é muito macia pois o disco tem pouquissemos sinais de desgaste , indicando que ou o disco é muito duro , ou a pastilha macia ou os dois.

    Uma da s razões que eu atribuo a durabilidade adequada da pastilha (boa considereando o carro automático) é que o ajuste da valvula do freio traseiro está muito bom pois com as janelas abertas e frenagem mais forte , em algumas situações percebo os pneus traseiros gritando(levemente) indicando que eles estão fazendo sua parte para segurar o carro e dessa maneira diminuindo a carga sobre os dianteiros.
    Por isso tenho recomendado a quem alterou a suspenção a reajustar essa válvula .

    Homero

  • #8
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    LLeeoo,
    Só para complemantar , ao passar em buraco ,, se a roda estiver pulando , a aderencia vai estar baixa e mesmo que a valvula alivie a pressão ´é bem provável que o ABS entre de qualque maneira

  • #9
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    Como o tópico é a opinião dos proprietários , lá vai a minha opinião::

    A minha fará 1 ano comigo dia 15/05 .Hoje com 34000 km a impressão é que ela é resistente nada devendo0 a Ranger nesse aspecto(tive uma Ranger 99 e é a unica referencia de uso que tenho).Minha impressão no começo não era otimista , em parte pelo mau atendimento da Toyota(fabrica não revendedor).

    Historico

    No inicio ela apresentava um desnível de 2 com caido para o lado esquerdo que fazia a direção puxar para a direira .Tive de brigar com a Toyota que dizia que estava dentro da especificação.Por sorte o mec da autorizada é muito bom e conseguiu um retrabalho arqueando as molas mais baixas do feixe traseiro e ficou ótimo.Parece que sòmente a minha passou por esse retrabalho.Sòmente agora em fevereiro eles adotaram o procedimento de colocar um calço para corrigir o problema.Como a suspenção dianteira da Hilux possui a bandeija superior inclinada em relação a inferior e isso faz com que o desnivel altere o caster de uma roda em relação a outra o que fazia o carro puxar , então era obvio que 2 cm de desnível não era aceitável . Somente agora vieram com o retrabalho de colocar ~calço mas eu creio que não é a melhor solução pois o feixe de molas trabalha com 5 laminas , sendo as 3 primeiras trabalhando encostadas , com um espaço para encostar na 4a.A minha estava sem esse espaço e portanto o lado esquerdo estava mais firme que o direito e se fosse colocado calço ela continuaria assim, com o arqueamento os 2 lado ficaram iguais e a progressividade da suspenção traseira normal(ao aumentar a carga o feixe encosta na 4a mola tornando o sistema mais firme , sem carga somente 3 molas agem no inicio)
    Portanto se alguem tiver problema semelhante eu recomendaria arquear as molas e não calçar.


    Passado o problema da suspenção , apareceram umas bolhas nos pneus .Tentei brigar mas desisti.

    O consumo e desempenho muito bons , chegando a 200 km/h no velocímetro (185 real) e facilmente fazia mais de 11 km/l.

    As revisões não são caras , havendo uma tabela nas concessionáris .10000 km 164,00.
    Para a de 20000 km aqui cutaria 362,00 porem essa eu fiz na Argentina em Rio Gallegos por 211 pesos.Troaram o filtro de ar(de fato precisava) por 98 pesos.
    Ao retornar da Argentina fiz a de 30000 km , pedi para alinhar e deu 330,00.Apróxima de 40000 km é da órdem de 500,00 mas temtroca de fluido de freio e regulagem de válvulas.To pensando em ir para a Argentina para fazer...

    Na Argentina comprei Pastilha de freio 262 pesos e outro filtro de ar 98 pesos.
    A pastilha eu troquei em casa , o que nesse carro é muiro fácil:O mais dificil é tirar a roda , tira-se uma trava e 2 pinos e a pastilha está solta, retorna -se os cilindros com cuidado(4 por pinça) , coloca-se as pastilhas novas os 2 pinos e a trava .Muito fácil.

    O preço das pastilhas no Brasil estava da órdem de 630,00 mas me contaram que abaixaram para 315,00 o que melhora bem.A pastilha que comprei na argentina (na Toyota original) é made in Brasil e lá custava muito menos.(1/3)

    No quadro onde estão afixados os preços dos serviços , tem tambem os preços das Hilux antigas e os serviços são mais caros , sendo o tempo de mão de obra para a s revisões o dobro do usado na s novas!!!
    Então fazer as manutenções na autorizada para a Garantia de 3 anos , não é caro se conseguir fazer os extras (pastilha , filtro de ar, etc)em casa.Fiz em casa e o mec da Toyota sabe , não sei se isso é liberalidade dele somente , mas certamente , pela lei do consumidor creio que estaria no meu direito para continuar com direito a Garantia .

    Há 3 semanas atras , acendeu a luz do filtro de combustível.Trocaram em garantia , se bem que custa 45,00 e não seria nada demais trocar a cada 20000 km por exemplo.
    Meu filtro estava bem sujo , tendo um "barro" preto no fundo .
    Havia notado que o carro andava menos e o consumo não fazia mais 11 , ficando entre 10 e 10,5.Depois que trocou o filtro , o desempenho ficou mais ágil e fiz 11,7 de consumo , o que não estava mais conseguindo.Conversando com o mecanico ele disse não ter informação que pouco antes de acender a luz a performance piora, mas eu provalvemente trocarei o filtro de combustível nas revisões(10000 km).


    Meu uso é somente para passeios , normalmente incluido nesses passeios um fora de estrada leve, por exemplo ir almoçar em Monte Verde e ir por teraa até Campos do Jordão para jantar.Joanópolis até Gonsalves por terra .Até Paraty por Cunha etc.
    O pneu de asfalto na terra seca vai muito bem , mesmo com erosões e outras dificuldades.Numa ida a Gonsalves , tem um local para visitar um Pedra que está a 2050 m de altitude.Indo para lá , o ultimo trecho de subida era bem íngreme e eu erroneamente não estava em reduzida e uma luz de temperatura alta do oleo do cambio automático acendeu , ao perceber, engatei a reduzida , continuei subindo e em menos de 1 minuto a luz apagou.

    Mesmo com pneu para asfalto a aventura mais radical foi Há 3 semanas que resolvi ir a Castelhanos em Ilha Bela.Resolvi por impulso e esqueci que havia chovido muito na semana.Esse caminho é uma trilha que corta a ilha , onde se sobe até o centro da ilha e depois desce até a praia novamente com direiro a travessia de um riozinho e uma grande poça dágua.
    Na ida a parte da subida estava boa porem a descida apresentava uns 8 trechos de barro muito escorregadio , já cavado pelo pessoal que com Bandeirantes levam os turistas.Apesar desses trecho muito ruins , como era descida cheguei sem problemas.O riozinho é razo mas a poça dagua era funda (quase todo o pneu)e eu ainda não sei que altura de água ela suporta pois a tomada de ar do motor é dentro do paralama.Mas passei sem problemas.è um trecho de seus 20 km que se faz em reduzida e leva-se 1,5 horas mais ou menos.
    Na volta eu estava preocupado e no primeiro barro (agora era subida e forte) só consegui passar com um bom embalo.Creio que se tivesse com um pneu AT passaria muito mais facilmente.Depois desse primeiro barro , o segundo já entrei embalado e passei.Um Bandeirante do pessoal de turismo chegou atras de mim e eu deixei ele passar e fui atras dele pois eles conhecem muito bem cada curva e por onde se deve passar e com embalo suficiente consegui voltar.
    Um problema que notei que ao ir mais rápido eu raspava o protetor do carter com frequencia e aí certamente a Ranger mesmo com pneu normal era mais alta.No final o protetor ficou meio lixado mas sem problemas , o que me preocupava eram as pedras.

    No fim do ano fomos até Ushuaia ,Chile , Bariloche e o carro se comportou muito bem com 14500 km em 23 dias.Fiz uma revisão na Argentina .O consumo na Argentina ficou em media 9 , mas a velocidade alta(quando percebia estava a 180) O pior trecho fez 7.9 .Nas estradas de rípio andava de 4x4 a 110/120 , fiz no total 1200 km de ripio .O carro se co9mportou muito bem.


    Em resumo

    O carro é muito confortável na frente .Na traseira o espaço é bom mas em terrenos irregulares a suspenção traseira é um pouco dura e pode incomodar.Na estrada é imbatível permitindo longas distancias com ótimo conforto pelo silencio , macies dos controles , respostas do motor.
    No fora de estrada mais pesado , talves o unico senão seria a altura(raspa embaixo) .O comportamento é muito bom em terrenos muito irregular .O cambio automático nas trilhas me deu a impressão de ter uma vantagem de voce só precisar se preocupar com o caminho , terreno, inclinação etc e ficar totalmente descansado do motor e cambio e embreagem , o que resulta em muito menos estresse.Não percebi nenhuma situação aonde se tivesse cambio mecanico teria sido melhor , muito pelo contrario.

    Por outro lado com automático se quiser colocar pneu maior , testei de um amigo com pneu 31AT e o veiculo parece bem mais fraco alem de reduzir mais frequentemente.
    Uma soluçaõ seria usar diferencial mais reduzido.

    Por outro lado as manuais tem o cambio mais reduzido que as at(ULTIMA MARCHA)então um pneu maior vai bem.Acredito que é mandatório subir um pouco a suspenção dianteira , maesmo com os problemas de homocinetica , geometria etc , pois é um pouco baixa.
    Se fosse para usar em trilhas preferencialmente , uma boa escolha seria a SR com um pneu 33 com a suspensão elevada em 2".
    Uma Ranger seria mais facil colocar um 33 (so subir um pouco as barras , mesmo que muitos não gostem) mas o cambio longo atrapalha .Então uma SR só vai dar trabalho subir a suspenção.Se é para mudar o diferencial(nas Rangers) aí eu ficaria com as automaticas .


    Pelo preço de 101736,00 na epoca uma Ranger LTD modelo 05(a Hilux é 06)saira algo como 87000,00(mercado) sem automático, creio que a Hilux foi a melhor opção , hoje que se pode dizer que provalvemente é um veiculo resistente e desempenha muito bem em várias situações.
    Havia preocupação co estabilidade e aderencia traseira , mas com pressão adequada dos pneus eu hoje me sinto muito seguro.


    Homero

  • #10
    fala Homero!

    Muito legal a sua explanação, eu não havia me lembrado do EBD - esse sim interessante, pois o sistema eletrônico controla a pressão em cada roda independentemente, por meio de uma válvula para cada atuador de freio.

    Com relação à haste de medição de altura, tenho certeza de que montar ela no diferencial é muito melhor que montar em uma das rodas...

    Só com relação ao seu comentário da entrada do ABS quando uma roda estiver pulando: o ABS usado em automóveis não controla a pressão máxima da linha, apenas o fechamento da linha.

    Uma outra coisa é que há alguns detalhses com relação ao body-lift com esse sistema de haste:
    - quando levantar a picape, é necessário levantar igualmente a válvula do freio para manter seu ganho o mesmo;
    - se alterar o feixe de molas você perde a regulagem de fábrica (principalmente se a hilux tiver mola progressiva);
    - se alterar o curso da suspensão você perde a regulagem de fábrica.

    grande abraço!

  • #11
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    LLeeoo,

    Com BL nada altera pois a valvula vai presa no chassis

  • #12
    Olá Pessoal,

    Percorri todo o tópico, mas não vi ninguém falar sobre o consumo das novas HILUX, com motor 2.5 turbo/16 v (sistema de injeção direta e eletrônica). Acho que a maioria dos proprietários aqui tem a 3.0, que não tenho dúvidas deve mesmo ser um foguete, assim como a nova RANGER.

    Mas o que mais me interessa mesmo é o consumo, pois a tendência atual do preço do petróleo é subir mais ainda.

    Tenho um conhecido que possui uma 2006 (motor 2.5 turbo / 102cv), e me disse que na estrada está fazendo 15 a 16 km/L, andando entre 110km ou 120 km/h. Vi que ele está usando pneu 265/70-15 (não sei se são originais). O carro dele está com quilometragem baixa ~ 5000km. Um carro com quase 2T e com consumo do HONDA FIT, está excelente.

    Estando essas medidas de consumo realmente corretas, para mim esse é um grande trunfo da TOYOTA e a concorrência não tem produto pra concorrer.

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