LLeeoo,
Simplificadamente existem tres soluções para o freio traseiro:
1- Uma válvula na tubulação do freio traseiro (a grande maioria dos carros é assim) que limita a pressão máxima no freio traseiro.Ao se pisar pouco no freio , a valvula não interfere e a distribuição de força de frenagem é feita pela relação de diametros entre os cilindros dianteiro e traseiro pois a pressão é a mesma.Ao se pisar mais forte , acima da calibragem da válvula , essa limita a pressão na traseira e na dianteira vai ser função de quanto se pisa.O objetivo é que não haja derrapagem nas rodas traseira ao se freiar para ser ter controle do veiculo.O problema com esse sistema é que ele está dimensionado para a carga mínima do veiculo(não pode travar) se voce carrega mais , a traseira fica com a mesma força de frenagem anterior e o freio dianteiro tem que segurara carga adicional.
2-Uma evolução é a valvula sensível a carga que mede a carga atraves da altura da suspenção.Ou seja é uma válvula limitadora de pressão como a anterior , porém a pressão máxima depénde da posição da haste que como é montado , depende da altura da suspensão .Quando carregada a altura é menor e a válvula permite maior pressão no freio traseiro e ao contrário para menor carga.
Alguns carros tem esse sensor em um dos lados da suspenção traseira .Geralmente nesses casos o veiculo tem um bom estabilizador traseiro (que tende a igualar a altura , mesmo em curvas).A Hilux não tem estabilizador traseiro e tomar a referencia no diferencial tende a tomar a altura media da suspenção.
Só para exemplo , a Palio Week da minha filha tem 2 sensores , um para cada roda traseira , em cada lado da suspenção traseira , o que é bem melhor.
3-Melhor de todos é o EBD(algo como Eletronic Brake Distribuition) que só é usado com veiculos com ABS pois o sistema monitora atraves dos sensores a rotação das rodas traseiras e controlam a força de frenagem individualmente.
A Hilux apesar de ter ABS com sensores individuais nas rodas traseiras , o acionamento das rodas traseiras é único.Ou seja se numa frenagem uma das rodas traseiras estiver com pouca aderencia , o sistema alivia a pressão em ambas rodas traseiras , o que me parece meio estúpido , mas é assim.
Parece que a Ranger com ABS possue EBD (não tem válvula sensivel a carga).Nas que não tem ABS , possui a válvula.
Falou-se muito do desgaste do freio dianteiro das Hilux , mas a minha eu acabei de trocar as pastilhas(comprada na Argentina por 262,00 pesos(R$200,00) com 34000 km e rodaria certamente mais alguns KM , mas como vou viajar em breve não quis arriscar.Ela possui alarme que é uma latinha que ao encostar no disco faz barulho e ainda faltava uns 2 mm para chegar a encostar.
De fato a pastilha é muito macia pois o disco tem pouquissemos sinais de desgaste , indicando que ou o disco é muito duro , ou a pastilha macia ou os dois.
Uma da s razões que eu atribuo a durabilidade adequada da pastilha (boa considereando o carro automático) é que o ajuste da valvula do freio traseiro está muito bom pois com as janelas abertas e frenagem mais forte , em algumas situações percebo os pneus traseiros gritando(levemente) indicando que eles estão fazendo sua parte para segurar o carro e dessa maneira diminuindo a carga sobre os dianteiros.
Por isso tenho recomendado a quem alterou a suspenção a reajustar essa válvula .
Homero