Powered by vBulletin

Nova Hilux. Opinião dos proprietários

Versão Imprimível

Mostrar 50 mensagem(ns) deste tópico em uma página
Página 8 de 12 PrimeiroPrimeiro Anterior 123456789101112 Próximo ÚltimoÚltimo
  • 23/11/2005, 23:09
    Walter L. L. Casitta
    Homero,
    Na minha Ranger a pastilha chaga aos 45.000Km, e acho perfeitamente normal numa picape automática e com a potência que a Hilux tem que durem 20.000Km. As pastilhas da minha ex Cherokee Sport chegaram a durar 25000Km sendo que junto com a primeira troca o disco teve que ser desempenado. A garantia cobriu o serviço, mas deveriam ter me dado um par de discos novos. Dependendo da forma de como o carro com câmbio automático é dirigido ou mal dirigido, as pastilhas não passam de 5000Km mesmo e isso é muito comum. Foi o que me disseram tanto nas concessionárias Jeep quanto os mecânicos da antiga Suziki que são amigos chegados.

Eu acho também que a Toyota não iria comer essa mosca e deixar a válvula corretora de frenagem esquecida, mas achei simples até de mais esse ajuste. Tudo bem considerando que a hilux é novinha, e quando estiver mais usada e com as molas ligeiramente arriadas?
    Acho que 99% dos automóveis também têm essa válvula e pelo menos nos Fiat Uno eu sei como é o procedimento de ajuste apesar de não lembrar dos valores:
    No uno era mais preciso que o que você descreveu porque funciona independentemente da altura da suspensão.
    Primeiro despertar o parafuso de trava das hastes da suspensão com a da válvula.
    Em seguida coloca-se uma carga no porta-malas com peso que estava determinado no manual de manutenção e que já não me lembro quanto.
    Depois no equivalente a sua chapa da articulação da válvula, era pendurado um outro peso que também não me lembro, mas algumas centenas de gramo.
    Finalmente se apertava o parafuso que trava a haste da válvula com a haste que vinha da suspensão naquela posição determinadas pelos pesos.
  • 23/11/2005, 23:54
    cbridi
    Citação:

Postado originalmente por Homero
    A minha pastilha aparentemente vai durar uns 30000km pois na revisão de 10000km ela havia gasto visivelmente menos que a metade.
    Na minha ranger ela durava 30000km e num Marea AT que tenho também.

Citação:

Postado originalmente por Walter L. L. Casitta
    Na minha Ranger a pastilha chaga aos 45.000Km

Puxa, então eu sou muito econômico em matéria de freios. :mrgreen:

As pastilhas originais da minha Ranger duraram quase 85.000 Km. Troquei por umas do mercado paralelo que nem lembro a marca e já rodei mais 35.000 Km, sendo que ainda tem muito material para gastar. Nas lonas traseiras ainda nem toquei, são originais, tem 120.000 Km rodados e 5 anos de uso.

[]'s com muito freio-motor...
  • 24/11/2005, 10:31
    Homero
    Walter L. L. Casitta,

Apesar de achar que 5000 km para uma pastilha é pouco , eu concordo que o desgaste depende da maneira de dirigir.
    Mas o que me intriga é que aparentemente existe uma diferença grande de comportamento entre as Hilux AT.
    No caso do dentista, o desgaste era um dos problemas, mas o pior era o fato de que a Pickup não parava depois que o freio esquentava.
    Quando soube dos problemas do dentista , decidi testar a minha e acelerei até quase 200 no velocitro e freiava forte até uns 80 , repeti isoo por 7 a 8 vezes ,parei em seguida num posto e coloquei a mão nas rodas.As dianteiras estavam bastante quentes mas conseguia ficar com a mão em contato(devia ter menos de 60 graus) , a traseira muito menos quente.No teste o comportamento me pareceu seguro então para meu uso considerei que estava adequado(se continuasse a repetir o ciclo continuamente , chegaria um momento em que apresentaria problemas).Imaginei que o caso do dentista deveria ser um defeito da dele e que a Toyota resolveria.

O ajuste do Uno que voce descreveu me parece conceitualmente muito bom , já o da Hilux é ridiculo.
    Argumentei com o mecanico (chefe da oficina) que se a medida era fixa , porque então tinha ajuste?
    Ele disse que era obrigado a seguir o procedimento mesmo que não concordasse com ele.

Outra coisa que me parece ruim é o ABS(nas 4 rodas).Aparentemente funciona bem , mas , apesar de ter sensor individual para cada roda , as rodas traseiras são acionadas em conjunto.Na foto da para ver que da válvula sai um flexivel só que vai conectado a um "T" que distribui para as duas rodas.
    Então se uma das rodas traseiras tende a travar , o sistema alivia a pressão nas duas rodas , ou seja , em situação limite , mais uma vez as pastilhas tem que sozinhas segurar o veiculo.

Na Tailandia , as equivalentes as SRV saem de fábrica com rodas 16" que a principio cabe disco de freio e pastilha maiores (a nova SW4 usa 16" e o disco e pastilha são maiores).Então me parece que essa solução é mais adequada para a performance da pickup e tambem que por economia optaram por roda 15" ,mais a adptação para 1000 kg muito mal feita na suspensão traseira .Isso pode ser a causa dos problemas conhecido das Hilux:freio e a perigosa traseira.Faltou competencia de engenharia.

Não sei de onde veio a fama da Toyota de ser maravilhosa???Me parece que as SW4 de 95 a 98 (mais ou menos ) tinham o radiador mal dimensionado, demorou anos para substituir.Falando com o mecanico ele disse que o problema dos motores 3.0 td até 2004 era a proximidade do turbo com o cabeçote que ao se desligar o motor o calor irradiado causava a trinca do cabeçote entre os cilindros 3 e 4!!! , e outros que não se sabe... então por isso acredito que a Toyota possa estar comendo mosca com o ajuste do freio traseiro.

Apesar de concordar com voce na questão de que o desgaste do freio depende do dirigir e toda pickup tem problema de aderencia na traseira quando vazia,essas características são piores nas novas Hilux o que na minha opinião é inaceitável para quem pretendia ser "A REVOLUÇÃO TOTAL".

hOMERO
  • 24/11/2005, 11:57
    davirb
    Eu acho que os freios não sofrem tanto sendo usados de 190 para 80km/h. Quando eu fiz a revisao dos 20.000km não me avisaram nada sobre as pastilhas de freio porque elas estavam boas. Em 2.000km elas acabaram e eu acho que sei como foi. Foi em um dia dirigindo como aquele dentista deve dirigir: rápido em estradas de terra com poças de água. Eu exigi bastante dos freios nesse dia, e daí eles acabaram... Foi o único dia nesses 2.000km que eu fiz isso, e os outros dias eu usei normalmente, o que nao justificaria todo esse desgaste. Deve ser esse uso constante, a cada curvinha fechada de terra, sempre acionando o abs, passando em poças e tal que desgasta as pastilhas, esquenta e dá cheiro de queimado. Mas dirigindo na cidade com cinco pessoas no carro eu já sinto diferença, quando paro o carro fica um cheiro forte de queimado, e isso acontece frequentemente. Cheiro de queimado em uso urbano não deveria acontecer né? Mas sei lá... agora o carro tá aí, mesmo com essas coisinhas não trocaria por nenhuma outra pickup. Espero que a toyota mude o material dessas pastilhas, acho que é o máximo que eu posso fazer.
    Ahh, e quando eles levantaram a traseira aqui pro Brasil acho que esqueceram de levantar a dianteira também :( :( :putz: hehe
  • 24/11/2005, 15:59
    Homero
    davirb,

Provalvemente nem olharam tua pastilha na revisão.

Se voce dirigiu feito o dentista e acabou a pastilha ainda posso tentar entender , mas com cinco pessoas na cidade e cheira queimado , para mim está claro que tem algum problema.

Faz uma experiencia e conta pra gente:Ande de tal maneira a sentir o cheiro de queimado e ao parar ponha a mão na roda TRASEIRA (a dianteira vai estar nuito quente) e conte como estava.Se estiver fria é porque o freio traseiro não está atuando.Deve estar quentinha(como água para banho) para um dia com 25 graus de temperatura.

Veja , esse freio está muito mal dimensionado cuidado pois se ele aquece com 5 pessoas na cidade , uma hora dessas voce pode ficar sem freio!!!

Mais uma bobagem da Toyota é o óleo de freio que apesar de ter ABS está esprcificado DOT3(no manual) .Todos os carros que tive com ABS o especificado era DOT4 .Adiferença é o ponto de ebulição , se seu freio cheira queimado , significa que o óleo pode criar vapor e o freio quase que deixa de atuar.Se usasse DOT4 teria uma margem de segurança maior.

A SW4 é um pouco mais pesada , mas só leva 650 kg de carga máxima , mas o freio é muito maior , assim como creio que é a pickup AT na Tailândia que só leva 700 kg.

Homero
  • 25/11/2005, 17:23
    davirb
    Pô, já to entrando na paranóia de ficar sem freio, hehe.

Vou tentar lembrar de fazer esse teste, to curioso pra saber se os freios de trás tao mesmo trabalhando direito. Agora vou dirigir igual o dentista pra testar os freios!!! hahaha, é emoção pra valer. :twisted:

depois escrevo o resultado, se eu sobreviver a fase de testes...

valeu
  • 27/11/2005, 12:12
    danielmotta
    ultimamente ando pensando em trocar de carro, pois quero um carro mais confortavel para viajar, e de preferencia com cambio hidramatico, meus joelhos agradecem. As minhas opções seriam ou uma pajero sport hpe, que eu acho um excelente carro, apesar de não conhecer muito, até já pedi algumas opiniões aqui no fórum, porem, pouca gente me ajudou, deve ser um carro bem resistente para uso no fora de estrada. Outra opção seria a nova Hilux, penso no modelo SRV, mais pelo que ano lendo, tenho me desanimado com a marca da toyota. Acho que a industria automobilistica é mais ou menos igual a da informática e todas as outras: todo e qualquer lançamento só fica bom depois de 1 ano ou mais, porque é nesse prazo de tempo que eles vão aperfeiçoando os erros. Enfim, o jeito é esperar até o ano que vem, mais mesmo assim minha favorita ainda continua sendo a pajero sport, quem sabe ano que vem surge um modelo mais potente!?

Abraços
    Daniel MOtta
  • 21/02/2006, 21:19
    fernandohilux
    PNEUS DA NOVA HILUX
    Passei por um aperto danado quando tive de fazer uma manobra brusca com a hilux srv aut.
    A frente da danada não obedecia e ia desgarrando até que em uma ora ela obedeceu!!!!!!

Pergunto ao EXPERT HOMERO ou a alguem experiente;

SE TROCASSE OS PNEUS ORIGINAIS PELOS MICHELIN SYNCROME 265/70/15 A DIRIGIBILIDADE E A ESTABILIDADE MELHORARIA???? VISTO QUE O ORIGINAL É 255/70/15.

A HILUX FICARIA MAIS DURA???

obs. Só ando praticamente no asfalto.

ABRAÇOS A TODOS
    FERNANDO
  • 21/02/2006, 21:30
    murilloaquino
    vo estava freandu ou simplesmente fez uma manobra busca?
    nao esqueça q a hilux nao deixa de ser uma PICK-Up com quase 2000 kg de peso e com um motor forte....
    cuidadoo...
  • 21/02/2006, 21:36
    fernandohilux
    murillo eu estava acelerando,se freasse eu não pararia.
    foi em uma curva aberta de esquina.
  • 21/02/2006, 21:41
    murilloaquino
    huum....o freio vc ate podia parar pelo fato de ter abs!!!
    agora issu é um efeito colateral do alto torque e de potencia nas rodas traseiras da hilux....
    eu troquei os pneus d minha ranger de 245/70 para 275/70
    ganhei muito em aderencia...
  • 21/02/2006, 22:37
    Homero
    fernandohilux,

Agradeço o "EXPERT" mas é um pouco exagerado , eu só gosto de entender o que acontece ao meu redor , principalmente quando estou dentro de um veiculo...

Me da mais informação sobre a manobra (velocidade, agua ,piso etc)

è a primeira vez que ouço esse tipo de problema com a Hilux.

Normalmente a traseira costuma desgarrar e não a frente.

O pneu original é ruim de aderencia principal,emte no molhado, por isso estou pedindo mais informações.

Pelo menos na minha , o pneu original transmite uma sensação de estabilidade muito boa dando confiança a se andar em maior velocidade.Minha maior reclamação seria no molhado onde é realmente pior.Tem também dificuldade de balanceamento.

Quanto a usar o Syncrhone 265/70/15 apesar de ser 265 , ele possue os ombros bastante arredondados e sua banda tem praticamente a mesma largura do original que é mais largo na banda do que outros 255.Não deve ficar mais duro , talves um pouco mais macio devido a maior altura(1,9%).
    O que deixaria duro seria usar uma roda maior e pneu de perfil 60 .Se usar perfil 75 a estabilidade pioraria ,mas a maciez aumentaria(depende também da borracha de cada pneu).
    Enfim acredito que esse pneu deve ser muito superior ao original, alem do indice de velocidade H para 210 km/h , significa mais segurança em alta velocidade que é dificil de segurar na Hilux , também o indice de carga(112 ) não é menor que o original.

Xeretando na net , descobri que no Brasil tem pneu Yokohama Geolander G051 , tanto 255/70 como
    265/70/15 e no link:
    http://www.tirerack.com/tires/survey...y.jsp?type=HAS
    (copie e cole no IE)

que é de um revendedor de pneu tem a avaliação de usuários de varias marcas de pneu e de 63 pneus para SUV etc esse yokohama está na posição 3 , o syncrhone está na 23 , o original da Hilux está na 49
    De uma olhada ni link que é interessante.

O Yokohama g051 265/70/15 deve ser muito semelhante ao Syncrone ,porem pela avaiação dos usuários deve ser melhor.

Só por curiosidade , o pneu que sai nas SW4 novas está na posição 53...

Homero
Mostrar 50 mensagem(ns) deste tópico em uma página
Página 8 de 12 PrimeiroPrimeiro Anterior 123456789101112 Próximo ÚltimoÚltimo
Todos horários são GMT -3. Hora atual: 11:35.