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  • #385
    Usuário Avatar de AlonsoFausto
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    29/05/2013
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    Citação Postado originalmente por sharls Ver Post
    Olá amigos , já acompanho o fórum a bastante tempo, e sempre o uso como ferramenta para dirimir dúvidas, mesmo sem postar muito, mas consultando posts anteriores. Aproveitando e ao mesmo tempo reativando este tópico gostaria da ajuda dos mais experientes, principalmente dos mais calejados com questão de temperaturas alteradas em suas viaturas como é o caso do Dr. Guilherme.Possuo uma hilux 1996(japinha) bastante conservada e com toda manutenção em dia, 198000km e que este final de semana apareceu com oscilação de temperatura, ora quase encostando no vermelho, e ao mesmo tempo volta a temperatura normal, isto em um modo de condução sem forçar nada, ate mesmo parada e com motor funcionando. Em uma avaliação “EMPÌRICA” mesmo ,ao abrir capô não observo variação brusca de temperatura como mostra o marcador, tanto em bloco como em radiador. O radiador da mesma foi substituído a cerca de 30000km atrás, por um original, não baixa o nível de água. Fui procurar a opinião de 03 mecânicos em minha região, que diga-se de passagem é pobre em tais profissionais e foram unânimes em dizer que tinha que varetar o radiador e prender a polia viscosa (REBITAR), acho que é o termo que mais se assemelha, e não confie no diagnostico. Não verificaram nem a qualidade do liquido de arrefecimento, que mais parece de um carro zero e ao meu ver a polia viscosa também faz seu trabalho a contento, então pergunto, o mais provável não séria verificar o sensor de temperatura, como séria feito tal procedimento. Desde já agradeço a opinião de todos.

    Sharls, verifica se o aterramento dela está perfeito. Oscilações rápidas do ponteiro marcador de temperatura podem aparecer quando o "terra" não está bom ou bem fixado e não possuem relação com a temperatura, mas sim com o aterramento.

    OBS: é uma possibilidade, já vi acontecer e por isso postei.... mas não sou experiente no assunto.

    Abraço.
    Fausto
    Atual: Pajero Full HPE 2008
    Ex Sw4 2002, Hilux 1994 solid axle.

  • #386
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    Olá Fausto...
    Valeu pela dica ,excelente...vou verificar amanhã e depois posto o resultado.
    Abraço.
    4X4 Brasil

  • #387
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    Eu começaria por aí mesmo. Acho que o problema é elétrico. Verifica o aterramento, sensor um curto circuito, etc.
    SW4 3.0 TD 2001 - EX - SW4 2.8 93 JAPONESA ORIGINAL - EX - TOYOTA HILUX CD SRV 3.0 TD 2002 - 1KZT-E

  • #388
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    SHALS

    Agradecendo a citação de meu nome , pois sofri muito com isto , o caminho é este mesmo já citado pelo ALONSO e CLANDIO.

    Mas a dica que dou para vc ficar bem mais tranquilo indepedentemente da solução do seu caso , É VC COLOCAR O TERMÔMETRO " RACETRONIX COM SINAL DE ALERTA SONORO " comprado na DELBRAS é barato e vai te garantir e prevenir de um possível SUPERAQUECIMENTO , pois como é sabido por todos que : O TERMÔMETRO ORIGINAL DO CARRO NÃO MARCA A TEMPERATURA COMO DEVERIA , DEIXA A DESEJAR , POIS QDO ELE FUNCIONA NORMAL E SE A TEMPERATURA SUBIR ELE SÓ VAI ACUSAR SAINDO DO LUGAR QUE É UM POUCO ABAIXO DO MEIO QDO A TEMPERATURA PASSAR DOS 100ºC , AÍ O MOTOR JÁ FOI PRO FERRO , COMO ACONTECEU COM A MINHA EX SW4 93 .

    Logo : procure o problema que esta ocorrendo e ao mesmo tempo COMPRE LOGO O TERMÔMETRO RACETRONIX ( marca a temperatura da água ) ou outro que marca a temperatura do cabeçote .

    Abraço

  • #389
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    Citação Postado originalmente por guilhermeabreu Ver Post
    SHALS

    Agradecendo a citação de meu nome , pois sofri muito com isto , o caminho é este mesmo já citado pelo ALONSO e CLANDIO.

    Mas a dica que dou para vc ficar bem mais tranquilo indepedentemente da solução do seu caso , É VC COLOCAR O TERMÔMETRO " RACETRONIX COM SINAL DE ALERTA SONORO " comprado na DELBRAS é barato e vai te garantir e prevenir de um possível SUPERAQUECIMENTO , pois como é sabido por todos que : O TERMÔMETRO ORIGINAL DO CARRO NÃO MARCA A TEMPERATURA COMO DEVERIA , DEIXA A DESEJAR , POIS QDO ELE FUNCIONA NORMAL E SE A TEMPERATURA SUBIR ELE SÓ VAI ACUSAR SAINDO DO LUGAR QUE É UM POUCO ABAIXO DO MEIO QDO A TEMPERATURA PASSAR DOS 100ºC , AÍ O MOTOR JÁ FOI PRO FERRO , COMO ACONTECEU COM A MINHA EX SW4 93 .

    Logo : procure o problema que esta ocorrendo e ao mesmo tempo COMPRE LOGO O TERMÔMETRO RACETRONIX ( marca a temperatura da água ) ou outro que marca a temperatura do cabeçote .

    Abraço
    Olá Amigos....
    Muito obrigado ao Clandio e Dr. Guilherme. Vou dá uma conferida sim no aterramento e assim que tiver uma posição posto para os amigos, o correto é desta forma mesmo, testando por eliminação ,até conseguir resolver o problema, conto com a ajuda de vocês,rsrs.
    Quanto a questão do TERMÔMETRO Dr. Guilherme, achei a ideia brilhante, já estava propenso a colocar em prática mesmo, acompanhando os seus relatos anteriores. Onde posso conseguir o mesmo, lembrando que tenho que fazer uma compra online, pois resido em interior.
    Abraços e bastante agradecido com a atenção.
    4X4 Brasil

  • #390
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    Dr. Guilherme , quando tiver um tempinho dá uma olhada no pessoal da NOVA RANGER 2012, pois os mesmos estão enfrentando um problema enorme com o rompimento de uma mangueira que leva água do radiador para o sistema de refrigeração do cambio automático, o que acaba batendo o motor das viaturas, e tem um dos foristas que está tentando adaptar um sistema parecido com o que o sr. propõe , porem o mesmo está tendo dificuldades para adaptação.
    Abraços.

  • #391
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    Citação Postado originalmente por sharls Ver Post
    Dr. Guilherme , quando tiver um tempinho dá uma olhada no pessoal da NOVA RANGER 2012, pois os mesmos estão enfrentando um problema enorme com o rompimento de uma mangueira que leva água do radiador para o sistema de refrigeração do cambio automático, o que acaba batendo o motor das viaturas, e tem um dos foristas que está tentando adaptar um sistema parecido com o que o sr. propõe , porem o mesmo está tendo dificuldades para adaptação.
    Abraços.
    SHALS

    Beleza , vou dar uma passada lá e vc compra o RACETRONIX na DELBRAS ( www.deltapeças.com.br ) como falei acima , compra pela internet mesmo .

  • #392
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    Citação Postado originalmente por guilhermeabreu Ver Post
    SHALS

    Beleza , vou dar uma passada lá e vc compra o RACETRONIX na DELBRAS ( www.deltapeças.com.br ) como falei acima , compra pela internet mesmo .
    Dr. Guilherme, mais uma vez muito obrigado. Aparentemente meu problema parece que foi resolvido, era o sensor de temperatura, mandei verificar também todo aterramento como me recomendaram. Agora irei partir para a compra do sensor.
    Abraços e grato a todos.

  • #393
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    Citação Postado originalmente por sharls Ver Post
    Dr. Guilherme, mais uma vez muito obrigado. Aparentemente meu problema parece que foi resolvido, era o sensor de temperatura, mandei verificar também todo aterramento como me recomendaram. Agora irei partir para a compra do sensor.
    Abraços e grato a todos.
    SHALS

    Esta no caminho certo , pois como falei , NAS TOYOTAS HILUX E SW4 estando tudo certo em relação a marcação de temperatura com tudo certo O TERMÔMETRO ORIGINAL NÃO MARCA COMO DEVERIA MARCAR E POR ISTO VC PERDE O MOTOR POR SUPERAQUECIMENTO " MESMO O MARCADOR NÃO CHEGANDO NO VERMELHO " como aconteceu comigo , na minha ex SW4 93 eu bati o motor por superaquecimento sem que o TERMÔMETRO ORIGINAL NUNCA TIVESSE CHEGADO NO VELRMELHO , apenas qdo ele mexia para cima , eu parava o carro e completava a água pois estava com pequeno vazamento de água no radiador e com o tempo o motor foi pro saco assim mesmo .

    Daí descobri este RACETRONIX e o SPIA ELETRÔNICO DE TEMPERATURA e comecei a campanha aqui para que todos colcassem este TERMÔMETRO EXTRA em seus carros e muitos já foram salvos por este MAGNÍFICO ARTIFÍCIO instalado em seus carros .

  • #394
    Usuário Avatar de Armindo Neto
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    Galera, me ajudem por favor!!

    O aquecimento só ocorre quando é turbinada por conta própria ou as 3.0 turbinadas de fábrica apresentam esse problema?

    Seria mais ou menos o que acontece com as L200 2.5 4D56?
    T4 2.8 / T4 3.2 5 cil "Bumblebee"

  • #395
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    Armindo,
    Também acontece nas 3.0 originais, turbinadas de fábrica.
    Carlos Feitosa.
    LAND CRUISER PRADO 2009
    EX - SW4 3.0 TD 2002

  • #396
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    ARMINDO

    O problema crônico das L200 são reais e das TOYOTAS 2.8 3.0 turbinada ou não ocorrem por falta de manutenção , descuido , relaxamento , estes motores TOYOTA não tem problema crônico de superaquecimento como os da L200 . Fique tranquilo .

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