Amigo Tcheigor...lamento lhe informar, mas tudo isso que voce escreveu, se refere a um motor a gasolina ou etanol...he he he!
O motor diesel, não trabalha com relação estequiométrica exata, quem trabalha assim é o motor a gasolina que através da borboleta dosa o ar admitido de acordo com a dosagem de combustivel...no final tem que dar 15 partes de ar para uma de gasolina....se for etanol é 9:1.
Pra começar o motor diesel não possui borboleta, ele trabalha sempre cheio, quanto mais cheio melhor, a turbina serve para enche-lo mais ainda.
Então, se não tem borboleta, como é feita a aceleração? como ele trabalha na marcha lenta e acelera?
Simples...a aceleração é feita pela dosagem de combustivel que é injetada na camara...assim na marcha lenta a bomba injetora joga uma gotícula de nada que é queimada naquele montão de ar e com certeza sobra um caminhão de ar...isso mesmo queima pobre, pobre não, paupérrima mesmo.
Conforme vai acelerando, a bomba vai injetando cada vez mais...uma goticula, duas, tres, quatro...até chegar um ponto em que começa a sair fumaça preta pelo escapamento, sinal de que agora já tem pouco ar para a grande quantidade de combustivel que está sendo injetado, uma parte desse combustivel não queima, carboniza e sai pelo escapamento.
Um pentelhessimo antes de começar a sair fumaça preta é o ponto ideal, onde se obtem a maior potencia do motor sem desperdicio de combustivel.
Motores diesel aspirados normalmente regulam a bomba injetora para jogar sempre um pouquinho a mais, para garantir que está sendo tirado o máximo de potencia do motor.
Em um motor diesel...quanto mais acelera mais combustivel queima e mais calor gera...fácil notar agora, que pelo seu raciocinio equivocado, o motor diesel derreteria na marcha lenta e trabalharia fresquinho com o pé no fundo...he he he.
Se não ficou claro, não tem problema, a gente continua proseando...que é isso que importa!