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Convex Datacenter
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  • #493
    Moderador Avatar de Elmer_Jeep
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    Citação Postado originalmente por Zanella Ver Post
    A questão do intercooler....
    - instalando-o junto com AC, aquela parafernália na frente do radiador não fará o ar chegar na colmeia muito aquecido diminuindo a eficiência do sistema? aquecendo o motor
    - mesmo que em dias muito quentes ocorra uma perda de eficiência do turbo, o rendimento do conjunto será melhor do que sem ele? (imagino que sim)
    - o turbo em si sobreaquece o motor? ou é o pé do vivente que acaba forçando mais o motor pq tem mais potência e por consequência aumenta a temperatura do motor?

    obrigado
    1 - Estou nessa fase da empreitada, se a parafernália vai aquecer ou não só vou saber depois que colocar pra andar, mas realmente o trambolho é feio:





    2 - O rendimento com intercooler sempre vai ser melhor devido à compactação das moléculas do ar pressurizado mas isso não quer dizer que o motor vai trabalhar frio, apenas que o incremento de ar/combustível será otimizado comparado com o turbo sem cooler.

    3 - Naturalmente uma turbina depende do seu lado "quente" pra funcionar e o ar após ser comprimido na parte "fria" também sofre aquecimento. Porém, se vc tiver snorkel a turbina sempre vai captar ar fresco que já ajuda bastante, andei lendo sobre isso e parece que essa parte da captação que é realmente conhecida como intercooler, já o "radiador do ar" seria um aftercooler pois está localizado após a turbina.

    4 - Creio que a questão do aquecimento está relacionada com o que o Walter falou, "o vivente" não quer aliviar o pé e nem "bater alavanca" ai quer que a viatura mantenha o torque em 5ª marcha subindo o morro, nesse caso a tendencia é aquecer mesmo.

    []'s

  • #494
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    Voltando de viagem ao MT. Meu motor não tem o I.C. A temperatura só sobe mesmo quando a pressão do turbo está alta. No plano mantendo 120 Km/h a pressão ( no meu caso ), fica em torno de 0,5kg a temp. fica estável, em subidas longas ela sobe até uns 8 graus, retornando logo que se alivia o pé. Num trecho com pouco movimento, asfalto bom e longas retas, me empolguei e mantive velocidade entre 130, 140 + ... pressão do turbo acima de 1kg, a temperatura foi subindo gradativamente e depois de cerca de uma hora tava quase batendo 100 graus, aliviei um poco o pé e ela voltou ao patamar normal. Para esse uso hard, creio que o IC realmente ajude, a própria velocidade cria uma puta ventilação.
    SW4 95 caveirão

  • #495
    dimasi,
    mesma situação sua,mesma opniao,qdo chegou a 140 como estava o pedal do acelerador,ainda tinha curso.?
    acha que ainda dava mais,qto estava a rpm.?
    .( Para esse uso hard, creio que o IC realmente ajude, a própria velocidade cria uma puta ventilação.)
    ate mais,

  • #496
    estou pensando em retirar aquela borboleta que fica na admissão.. O que vocês acham???
    Amarok CS S 17/17
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  • #497
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    Citação Postado originalmente por dudu83 Ver Post
    estou pensando em retirar aquela borboleta que fica na admissão.. O que vocês acham???
    Não sei se muda algo na performance. Até onde sei ela(borboleta) está lá somente para reduzir o barulho da combustão.
    Talvez mude o ronco, tipo quando se funciona um motor sem filtro de ar.

    []'s

  • #498
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    Citação Postado originalmente por felix Ver Post
    dimasi,
    mesma situação sua,mesma opniao,qdo chegou a 140 como estava o pedal do acelerador,ainda tinha curso.?
    acha que ainda dava mais,qto estava a rpm.?
    .( Para esse uso hard, creio que o IC realmente ajude, a própria velocidade cria uma puta ventilação.)
    ate mais,
    Felix,
    Ainda tinha um pouco de curso. A rotação tava em cerca de 3200, isso com pneus 32". O máximo que cheguei foi 160 numa baixada.
    Para chegar nessas velocidades vc tem que trabalhar o motor. Ir dando acelerador conforme o motor responde. Se vc pegar e simplesmente afundar o pé, como se faz em motores à gasolina, vc só produz fumaça preta.
    Abs
    SW4 95 caveirão

  • #499
    Citação Postado originalmente por Elmer_Jeep Ver Post
    Não sei se muda algo na performance. Até onde sei ela(borboleta) está lá somente para reduzir o barulho da combustão.
    Talvez mude o ronco, tipo quando se funciona um motor sem filtro de ar.

    []'s
    a maior dificuldade esta sendo com o acelerador... mas vou retirar a borboleta sim vou ganhar bastante espaço com isso
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  • #500
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    Eu ainda não retirei a borboleta, mas a desativei deixando totalmente aberta.
    No meu entender a borboleta prejudica a turbina, pois impõe um súbito aumento de pressão e desaceleração brusca do rotor cada vez que fecha o acelerador, como numa torca de marcha, por exemplo.
    É por isso que os carros a gasolina turbinados utilizam válvula de prioridade (ou blow-off), que alivia a pressão da turbina nas desacelerações.

  • #501
    Pessoal, retirar essa borboleta só vai aumentar o barulho do motor, não vai ganhar nada em potência....

    Quanto ao subto aumento de pressão, isso pode ser contornado com uma simples regulagem dos "braços" do acelerador fazendo com q a válvula não se feche por completo ou adicionar uma válvula de prioridade.... Carro a gasolina isso é mais complicado prq essa borboleta se fecha por completo e muito rapidamente....

    Quando turbinei minha ex band eu optei por usar a válvula pois em casos de necessidade ela se abre (espirra) permitindo q a turbina continue cheia e pronta para a próxima acelerada, pois não há tranco da contra pressão.....

    Caso optem por usar a válvula de prioridade vocês DEVEM usar o modelo "turbo original" de duplo estágio, caso contrário poderá entrar POEIRA e ÁGUA pela válvula quando não estiverem acelerando!
    TROLLER 3.0
    Ex. TOYBAND CURTA - RESGATE

  • #502
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    Olá,

    o motor (14b) está sendo montado e o kit turbo instalado, li em algum post a recomendação de utilizar LDA, é cara? onde encontro? tem alguma marca ou modelo melhor, ou algum que devo evitar?

    obrigado.

  • #503
    Usuário Avatar de Walter da Camper
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    Tempos atrás pesquisei se existia LDA adaptável à BI do 14B e não cheguei a nenhuma conclusão.
    Realmente ele faz falta, pois nas saidas de lombadas e outras situações de aceleração rápida produz bastante fumaça preta.
    Considerando que a função prática do LDA é limitar o débido, fazendo uma aceleração progressiva enquanto não enche a turbina, eu adotei uma solução curiosa: Virei a ponta do escape para a lateral, de modo a visualizar a fumaça no retrovisor e fiz diversas experiências entre o modo de dirigir e a produção de fumaça. Depois de alguns dias brincando com isso, dá pra se acostumar a acelerar progressivamente acompanhando o giro do motor e o resultado é praticamente zero de fumaça visível (LDA feito no pé... igual freio ABS de jipeiro).

    Citação Postado originalmente por Zanella Ver Post
    Olá,

    o motor (14b) está sendo montado e o kit turbo instalado, li em algum post a recomendação de utilizar LDA, é cara? onde encontro? tem alguma marca ou modelo melhor, ou algum que devo evitar?

    obrigado.

  • #504
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